Ramon Lira dos Anjos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2580104218634998
  • Última atualização do currículo em 10/11/2016


Tem experiência na área de laboratório de nematologia. Foi Presidente por 2 anos e Diretor de Marketing por 6 meses na Ager - Consultoria Agronômica (Empresa Júnior de Agronomia da UnB). Pesquisa na área de interação de plantas nativas do cerrado com nematoides do gênero Meloidogyne. Experiência na área de administração de materiais. Experiência em extensão rural (Emater- DF). Trabalhou como bolsista do Programa de Extensão do CNPq na área de Agroecologia na Extensão Rural no Centro Vocacional em Agroecologia e Agricultura Orgânica da UnB (CVTAAO-UnB) junto à Emater-DF. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ramon Lira dos Anjos
Nome em citações bibliográficas
ANJOS, R. L.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Graduação em Agronomia.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Reação de Plantas Nativas de Cerrado à Meloidogyne incognita, M. javanica e M. morocciensis.
Orientador: Cleber Furlanetto.
2005 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional 03 de Sobradinho, CEDUC%2003, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Introdução à Agricultura de Precisão. (Carga horária: 18h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2016 - 2016
Treinamento de Administração Rural. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2016 - 2016
Produção na Suínocultura. (Carga horária: 40h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2016 - 2016
Cadastro Ambiental Rural. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - DF, SENAR - DF, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Agrobrasília. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Agricultura Orgânica. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Manejo de Cupins em Áreas Agrícolas. (Carga horária: 8h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Empregado Júnior, Enquadramento Funcional: Diretor de Marketing, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Empregado Júnior, Enquadramento Funcional: Diretor Presidente, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2013 - 2014
OCORRÊNCIA E DIVERSIDADE BIOLÓGICA DE MELOIDOGYNE spp. EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DO CERRADO E CARACTERIZAÇÃO PATOGÊNICA EM PLANTAS NATIVAS
Descrição: Objetivou-se estudar a reação de plantas nativas de cerrado a Meloidogyne javanica, M. incognita e M. morocciensis. Foram testadas 16 espécies de plantas nativas além do tomateiro cv. Santa Clara como controle positivo, seguindo o delineamento experimental inteiramente casualizado com 4 repetições. Inoculou-se 5.000 ovos e J2 de cada espécie de Meloidogyne separadamente por planta/vaso. As plantas inoculadas foram mantidas em casa de vegetação por 6 meses e avaliadas com relação às variáveis índice de galhas (IG), índice de massas de ovos (IMO) e Fator de Reprodução (FR). Das plantas inoculadas apenas Ficus adhatodifolia (Gameleira) apresentou FR>1,0 para M. incognita, sendo que Handroanthus roseo-albae e H. serratifolius apresentaram FR>1,0 para M. javanica e H. serratifolius apresentou FR>1,0 para M. morocciensis. Essas plantas são hospedeiras potenciais desses nematoides e provavelmente permitem que esses nematoides se reproduzam e sobrevivam em áreas de cerrado nativo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ramon Lira dos Anjos - Coordenador / Cleber Furlanetto - Integrante / Danilo Furtado Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Levantamento de nematoides patogênicos à cultura de soja na Região Integrada de Desenvolvimento do distrito Federal e Entorno
Descrição: A soja (Glycine max), é uma oleaginosa (Faboideae) cujo grão é de grande relevância no cenário mundial de alimentos. Em 2013, a área plantada com soja no Brasil atingiu a marca histórica de 27.721,5 mil hectares e a safra brasileira atingiu o recorde de 81.456,7 milhões de toneladas. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar n.º 94 de 19 de fevereiro de 1998 e regulamentada pelo Decreto n.º 7.469 de 04 de maio de 2011, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. A RIDE é composta por 22 municípios e o Distrito Federal, sendo inserida em áreas de cerrado. Nessa região, a soja é uma das culturas de maior importância econômica e importante item de exportação. A cultura da soja é afetada por mais de 100 espécies de nematoides em todo o mundo, envolvendo cerca de 50 gêneros. No Brasil, os nematoides mais prejudiciais à cultura da soja têm sido os indutores de galha em raízes (Meloidogyne spp.), o de cisto (Heterodera glycines), o das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) e o reniforme (Rotylenculus reniformis) (Dias, 2010). Os prejuízos à cultura da soja causados apenas por nematoides de galha foram estimados em 30 a 90% (Sinclair & Shurtleff, 1975), sendo que para Pratylenchus spp., apenas 82 nematoides por grama de raiz causam a perda de 1 saca de 20 Kg ha-1. Tendo em vista a importância dos nematoides fitoparasitas para a cultura da soja no Brasil, estudos de levantamento das espécies de importância econômica para cada região são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de controle visando o aumento da produtividade da soja e o aumento da rentabilidade do produtor rural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Ramon Lira dos Anjos - Coordenador / Cleber Furlanetto - Integrante / Pedro Victor Verlage Alves - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitopatologia.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Nematologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Manejo e Conservação de Pastagens.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Agroecologia.
5.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Grandes culturas.
6.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
FURLANETO, CLEBER ; SANTOS, D. F. ; ANJOS, R. L. ; MESQUITA, F. L. ; CARVALHO, P.H. . Reação de Plantas nativas de cerrado a Meloidogyne paranaensis.. In: 48º Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2015, Viçosa. 48º Congresso Brasileiro de Fitopatologia e 2º Congresso Brasileiro de Patologia Pós-Colheita., 2015.

2.
VIANA, F. A. P. ; ANJOS, R. L. ; MEIRELES, I. L. O. ; CASTANEDA, N. E. N. ; MARTINEZ, C. A. G. ; JUNQUEIRA, A. M. R. . LEVANTAMENTO DE ESPÉCIES DE NEMATOIDES ASSOCIADAS A PLANTAS DE LISIANTHUS CULTIVADAS NA PROPRIEDADE TASHIRO AGROFLORES, TAGUATINGA - DISTRITO FEDERAL. In: 20º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais, 2015, Piracicaba. 20º Congresso Brasileiro de Floricultura e Plantas Ornamentais e 7º Congresso Brasileiro de Cultivo de Tecidos de Plantas, 2015.

3.
FURLANETO, CLEBER ; SANTOS, D. F. ; ANJOS, R. L. ; OLIVEIRA, D. P ; CASTANEDA, N. E. N. ; ALVES, P. V. V. . Reação de plantas nativas do cerrado a Meloidogyne javanica, M.incognita e M. morocciensis.. In: 47o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2014, Londrina. 47o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2014.

4.
ALVES, P. V. V. ; ANJOS, R. L. ; CASTANEDA, N. E. N. ; CARES, J. E. ; FURLANETO, CLEBER . Nematoides patogênicos às culturas da soja e do milho no Distrito Federal e Entorno.. In: 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013, Ouro Preto - MG. Anais do 46o Congresso Brasileiro de Fitopatologia, 2013.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ANJOS, R. L.; MONTALVAO, A. P. L. . Projeto ABC. 2015.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio de Fitopatologia da Universidade de Brasília " Inovações no manejo de doenças de plantas". 2016. (Simpósio).

2.
II Simpósio Brasileiro de Termitologia. 2013. (Encontro).



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 20:48:57