Gabriel Ferreira Dias de Melo

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  • Última atualização do currículo em 31/10/2018


Mestrando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Graduado em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, com ênfase em Sistemas Partidários e Sistemas Eleitorais, e Sociologia Política, com ênfase nas Teorias do Reconhecimento e Redistribuição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriel Ferreira Dias de Melo
Nome em citações bibliográficas
DIAS DE MELO, G. F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em CIÊNCIA POLÍTICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Fernando Henrique Eduardo Guarnieri.
2012 - 2015
Graduação em Ciência Política.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Formação dos partidos trabalhistas brasileiros: análise comparativa do processo de institucionalização do antigo PTB e do PDT.
Orientador: José Paulo Martins Junior.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Annes Gualberto, EEM, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Doutrinas Políticas - Liberalismo. (Carga horária: 20h).
Instituto Legislativo Brasileiro, ILB, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista do Programa de Educação Tutorial, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20
Outras informações
Monitor de Lego I - Introdução à Análise de Dados

Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Introdução ao R na Escola de Inverno do IESP-UERJ.



Projetos de pesquisa


2011 - 2015
Avaliação das Políticas Sociais orientadas para a inclusão no ensino superior: Rompendo barreiras ou reproduzindo desigualdades?
Descrição: As últimas décadas vêm sendo marcadas por uma tentativa, por parte do Estado brasileiro, de democratização do ensino superior, e, neste sentido o Programa Universidade para Todos ProUni, direcionado às instituições privadas e o Programa de Cotas, direcionado para as instituições públicas, aparecem como as duas principais políticas sociais orientadas para tal proposta. E seu ineditismo repousa na tentativa de vincular políticas públicas para o ensino superior a um projeto político governamental cujo discurso é o da sensibilidade aos anseios sociais por permeabilidade para este, que se apresenta como o setor da Educação mais reticente à entrada eqüitativa dos diferentes estratos sociais. Tendo como público-alvo carentes e negros respectivamente, estes programas têm sido apresentados como iniciativas privilegiadoras e promotoras da igualdade social, em princípio por defender, em seus projetos constitutivos, a proposta de democratizar o processo de recrutamento e seleção, rompendo assim com a principal barreira para o acesso ao ensino superior, e, em segundo lugar, por adotar um modelo de política também inédito para estes casos (inclusão de carentes e negros): o das ações afirmativas. Contudo, a análise destas propostas deve repousar, antes de tudo, sobre a natureza das políticas tanto quanto sobre a natureza do ensino superior que, se propõe, será democratizado, já que, de fato, o sistema público e o privado guardam lógicas constitutivas diferenciadas. Sendo assim, esta proposta de pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo político de construção de duas iniciativas de ação afirmativa orientadas para a inclusão e permanência de distintos grupos sociais no ensino superior: o Programa de Cotas e o ProUni em universidades brasileiras, e como objetivo secundário apresentar uma análise entre os casos nacionais e a experiência de inclusão em universidades públicas e privadas americanas. Projeto que, a partir de 2011, vem sendo financiado com recursos do MEC/SESu: Edital PET 2010 Edital nº 09 Benefício:(Bolsa para 12 alunos)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferreira Dias de Melo - Integrante / Weslley Luiz de Azevedo DIas - Integrante / Rafael Brant Costa - Integrante / Andréa Lopes da Costa Vieira - Coordenador / Luma Doné Miranda - Integrante / Felipe Bellido Quarti Cruz - Integrante / Jéssica Maria de Vasconcellos Santana Hipolito - Integrante / Breno Tavares Guimarães - Integrante / Bruna Fernandes de Sousa - Integrante / Mariana Virgilio Rocha - Integrante / Matheus Silva Lettre Chaves - Integrante / Philipe Silveira Carneiro da Cunha - Integrante.
2011 - 2015
Análise das condicionantes para o acesso e a permanência no Ensino Superior a partir do Gênero e da Raça
Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar as interveniências da relação Gênero-Raça no processo de inclusão e permanência no ensino superior. Pretende-se assim, observar, os caminhos pelo quais elementos socialmente distintivos, em especial o gênero e a raça, levam as diferentes inserções no campo do ensino superior; e, do mesmo modo, evidencia diferenciadas possibilidades de construção dos mecanismos de permanência e de realização educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gabriel Ferreira Dias de Melo - Integrante / Weslley Luiz de Azevedo DIas - Integrante / Rafael Brant Costa - Integrante / Andréa Lopes da Costa Vieira - Coordenador / Luma Doné Miranda - Integrante / Felipe Bellido Quarti Cruz - Integrante / Jéssica Maria de Vasconcellos Santana Hipolito - Integrante / Breno Tavares Guimarães - Integrante / Bruna Fernandes de Sousa - Integrante / Mariana Virgilio Rocha - Integrante / Matheus Silva Lettre Chaves - Integrante / Philipe Silveira Carneiro da Cunha - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
DIAS DE MELO, G. F.; DIAS, W. L. A. ; COSTA, R. B. . A Reprodução das Elites no Sistema Universitário Federal Brasileiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio China na África: Passado, Presente, Futuro. 2013. (Outra).

2.
Colóquio Os BRICS e a Incipiente Deslegitimação da Ordem Global. 2013. (Outra).

3.
Colóquio Internacional O Colapso das Ditaduras - Sul da Europa, América Latina, Leste Europeu e África do Sul. História e Memória. 2012. (Outra).

4.
II Coloquio Internacional Teoria, Discurso, Ação Política. Tempo, liberdade e ação política/IV Simpósio de Teoria Política IFCS-UFRJ. 2012. (Simpósio).

5.
O Golpe. Militares e civis na trama de 1964. 2012. (Outra).

6.
O Papel do Poder Legislativo no Processo Orçamentário. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DIAS DE MELO, G. F.; WAGA, A. ; CLOSS, M. ; FERRI, M. ; MACEDO, F. ; HENRIQUES JR, T. ; ALBUQUERQUE, F. ; MULLER, L. ; BRANCHER, P. ; CASTRO, A. C. . IV Semana Discente do IESP/UERJ - 2018: A Democracia na Encruzilhada.. 2018. (Congresso).




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