Thaís Lopes Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8353703298836782
  • Última atualização do currículo em 07/02/2019


Possui graduação em Letras e em Tradução e Interpretação, pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo - UNASP (2012). Mestra em Letras - Linguagem, Cultura e Discurso, pela Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR (2016). Atualmente é professora de Língua Inglesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Formiga e Coordenadora Geral do IsF do IFMG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thaís Lopes Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, T. L.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Letras.
Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Título: Entre dois mundos: uma leitura de Eles estão aí fora, de Wander Piroli,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Cilene Margarete Pereira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2008 - 2012
Graduação em Tradutor e Intérprete.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Título: Trabalho de Conclusão de Curso.
Orientador: SCHÄFFER, A. M. M.
2008 - 2012
Graduação em Letras - Espanhol.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Título: A ATIVIDADE TRADUTÓRIA NA PRODUÇÃO DA ESCRITA CRIATIVA.
Orientador: SCHÄFFER, A. M. M.




Atuação Profissional



Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações, UNINCOR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Língua Portuguesa do Prog. Mest., Carga horária: 2

Atividades

01/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora EBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenadora Geral do Inglês sem Fronteiras (IsF) do IFMG; Coordenadora de Língua Inglesa do IsF do IFMG; Representante da Assessoria de Relações Internacionais do IFMG campus Formiga.

Atividades

4/2017 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal de Minas Gerais.

Atividade realizada
Coordenadora Geral do Inglês sem Fronteiras (IsF) do IFMG;.

Prefeitura Municipal de Formiga, PMF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 30


Companhia de Bebidas das Américas - Ambev, AMBEV, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Tradutora do Projeto Gol., Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


English Point, EP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 10


Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


CCAA, CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Inglês, Carga horária: 40



Linhas de pesquisa


1.
Literatura, História e Cultura.


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
MINAS GERAIS - DIÁLOGOS
Descrição: Dando continuidade ao projeto "Acervos Tricordianos", realizado nos anos de 2005 a 2007 na Universidade Vale do Rio Verde (UNINCOR), e expandindo sua temática e seu campo de abrangência, o projeto "Minas Gerais: diálogos" propõe o estudo crítico-teórico, analíticointerpretativo e/ou comparativo de textos e autores que tenham Minas Gerais como ?espaço literário? seja por ser lugar de procedência dos autores contemplados, seja por ser tematizada em escritos de autores nascidos em outros lugares, ou ainda por ser local privilegiado de publicação e difusão de certos autores não mineiros. Além do aspecto literário, este projeto também contempla o estudo das manifestações artísticas e culturais de Minas Gerais, de caráter urbano e/ou rural, priorizando o diálogo que eventualmente estabeleçam com a literatura. Destaca-se o empenho particular em ?descobrir?, divulgar e valorizar autores da região de Três Corações, promovendo a cultura local. A pesquisa do projeto se organiza em torno de quatro eixos temáticos: 1. Imagens de Minas (representações): Estudo das representações literárias e não literárias de Minas Gerais em suas produções escritas e/ou visuais; 2. Viagem a Minas (relatos de viajantes): Estudo dos relatos de viajantes ? reais e/ou imaginários ? que tenham escrito sobre Minas Gerais; 3. Minas em prosa e verso (estudo de autores mineiros): Estudo de obras de autores mineiros, tanto prosadores (romancistas, cronistas e contistas) quanto poetas e compositores; 4. Manifestações culturais mineiras: Estudo das diversas manifestações culturais mineiras, destacando as localizadas na região Sul Mineira. O projeto, derivado do grupo de pesquisa de mesmo nome, coloca-se também como aglutinador de pesquisas de professores e alunos, da Unincor e de outras instituições, buscando um nível de excelência na pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Thaís Lopes Reis - Integrante / Cilene Margarete Pereira - Coordenador / Aguinaldo Adolfo do Carmo - Integrante / Aline Mara de Almeida Rocha - Integrante / Luciano Marcos Dias Cavalcante - Integrante / Marcela Verônica da Silva - Integrante / Maria Alzira Leite - Integrante / Maria Elisa Rodrigues Moreira - Integrante.

Número de produções C, T & A: 4


Projetos de extensão


2015 - 2018
Smash Project
Descrição: O Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Minas Gerais, campus Formiga, realizou uma semana cultural no primeiro semestre de 2015. Dentre as oficinas realizadas, a de teatro obteve destaque, uma vez que os alunos mostraram grande interesse pela dança, teatro e música. Pensando nisso, apresentamos a proposta de um projeto integrador, o Smash Project, que promoverá o envolvimento de alunos e professores dos primeiros anos do Ensino Médio Integrado com a música e o teatro. O Smash Project, em sua fase final, envolverá a comunidade da cidade de Formiga, uma vez que os alunos farão uma apresentação pública das peças musicais criadas por eles. Pelo fato de ser um projeto abrangente a diversas áreas, os alunos dos três cursos (eletrotécnica, administração e informática) trabalharão de forma integrada, cumprindo assim, o propósito do Ensino Médio Integrado do campus Formiga..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Thaís Lopes Reis - Coordenador.
2015 - 2015
A contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água
Descrição: Edital ANA/CAPES nº18/2015 -referente ao Programa de Apoio à Produção de Material Didático para a Educação Básica - Projeto Água. O projeto ?A Contação de histórias no desenvolvimento de atitudes para o uso racional e preservação da água? objetiva a criação e produção de um livro paradidático para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O livro versará sobre aspectos sociais, históricos, geográficos, políticos, econômicos e culturais que envolvem a criação do Lago de Furnas até os dias atuais numa perspectiva socioambiental e emancipatória. Na criação do livro será considerado primordial que a história narrada permita que o leitor tenha envolvimento social com a discussão sobre a crise hídrica, perpassando de forma lúdica por vários conteúdos abordados nas disciplinas curriculares. Sendo assim, é possível a interlocução entre diversas áreas do conhecimento humano, integrando várias disciplinas curriculares na construção do livro..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Thaís Lopes Reis - Coordenador / Mônica Lana da Paz - Integrante / Aline Rodrigues Alvez - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2012
GOL project
Descrição: Tradução de manuais do sistema SAP 6.0 para a AMBEV.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .

Integrantes: Thaís Lopes Reis - Coordenador / Itaniel Hubner - Integrante.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: forScience Revista Científica do IFMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, T. L.2016REIS, T. L.. A DUPLICIDADE (ESPACIAL E PATOLÓGICA) EM ELES ESTÃO AÍ FORA, DE WANDER PIROLI. Memento (Três Corações), v. 7, p. 1-13, 2016.

2.
REIS, T. L.2015 REIS, T. L.; PEREIRA, C. M. . Família e Violência em Eles Estão Aí Fora, de Wander Piroli. Revista Língua & Literatura (Online), v. 17, p. 1-17, 2015.

3.
REIS, T. L.2014 REIS, T. L.. A atividade tradutória na produção da escrita criativa. Memento (Três Corações), v. 5, p. 1-18, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
REIS, T. L.. Violência simbólica e a crise de Rui Álvares em Eles estão aí fora, de Wander Piroli. In: V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2016, Três Corações. Anais do V Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2015. v. 6. p. 756-769.

2.
REIS, T. L.. VIOLÊNCIA SIMBÓLICA E A CRISE DE RUI ÁLVARES EM ELES ESTÃO AÍ FORA, DE WANDER PIROLI. In: IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2014, Três Corações. Anais do IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2014. v. 5. p. 529-538.

3.
REIS, T. L.. ENTRE DOIS MUNDOS: UMA LEITURA DE ELES ESTÃO AÍ FORA, DE WANDER PIROLI. In: IV Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, 2014, Três Corações. ANAIS DO IV ENCONTRO TRICORDIANO DE LINGUÍSTICA E LITERATURA, 2014. v. 5. p. 529-538.

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, T. L.. A história da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2012. (Tradução/Livro).

2.
REIS, T. L.. Ar. Artur Nogueira: Fatos Incríveis Editora, 2011. (Tradução/Artigo).

3.
REIS, T. L.. Revitalize seu casamento. Artur Nogueira: Fatos Incríveis Editora, 2011. (Tradução/Livro).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, T. L.. Abstract: O que é e como fazer. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REIS, T. L.. Participação em banca do CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS EDITAL Nº 93/2018 do IFMG. 2019.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Diverminas: Encontro sobre a Diversidade Linguística de Minas Gerais).A família Álvares e a encenação de papéis.. 2015. (Encontro).

2.
Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.Violência simbólica e a crise de Rui Álvares em Eles estão aí fora, de Wander Piroli. 2015. (Encontro).

3.
Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura.Entre dois mundos: uma leitura de Eles estão aí fora, de Wander Piroli. 2014. (Encontro).



Inovação



Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
REIS, T. L.2015 REIS, T. L.; PEREIRA, C. M. . Família e Violência em Eles Estão Aí Fora, de Wander Piroli. Revista Língua & Literatura (Online), v. 17, p. 1-17, 2015.

2.
REIS, T. L.2014 REIS, T. L.. A atividade tradutória na produção da escrita criativa. Memento (Três Corações), v. 5, p. 1-18, 2014.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/02/2019 às 22:13:01