Daiane Letícia Colombi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0843925569299955
  • Última atualização do currículo em 03/02/2015


Licenciada e bacharel em História pela Universidade Regional de Blumenau (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em história e cultura indígena do Vale do Itajaí. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daiane Letícia Colombi
Nome em citações bibliográficas
COLOMBI, D. L.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2014
Graduação em História.
Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Título: ENTRE A PRESENÇA E A AUSÊNCIA: O INDÍGENA NA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA (1943-1944) e (1979-1990).
Orientador: Juliana de Mello Moraes.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.




Atuação Profissional



E.E.M Professora Elza H.T. Pacheco, E.E.M E.E.H.T. P, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20


Fundação Cultural de Blumenau, FCB, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 30
Outras informações
Funções desempenhadas no Museu da Família Colonial e Mausoléu.


E.E.B PADRE JOÃO STOLTE, EEB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
GPEAD (Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento)



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
REGISTRO E ANÁLISE: O INDÍGENA NA REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE SANTA CATARINA (1979- 2013)
Descrição: Santa Catarina historicamente foi habitado por diferentes povos indígenas que contribuíram para a formação étnica e cultural do Estado. Por meio desta exposição, a problemática levantada por este trabalho atenta-se ao seguinte fato: como a importante Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina representa a história do Estado, frente a uma população formada por brancos, negros, pardos e indígenas? Objetivando isto, a pesquisa teve como interesse analisar a construção histórica de Santa Catarina, atento à presença e ausência das histórias e culturas indígena, nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, na terceira fase editorial (1979-2013). Para tanto, a investigação se constitui de pesquisa bibliográfica e documental, na qual foi analisado trinta e duas (32) revistas. Os resultados apontam à necessidade de desenvolver pesquisas que busquem contribuir, identificar e viabilizar práticas sobre a presença e o registro histórico e cultural dos povos indígenas na região de Santa Catarina, sob uma perspectiva que considere estes povos enquanto agentes históricos importantes na formação étnica e cultural do Estado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NOS MUSEUS DO VALE DO ITAJAÍ.
Descrição: A cultura Indígena está presente no Vale do Itajaí a milhares de anos (PEREIRA, 1998). Com o processo colonizador, iniciado principalmente em 1850, inúmeros conflitos se instalaram entre os imigrantes europeus e os Povos Indígenas no Vale do Itajaí gerando grandes atritos. Passando mais de 150 anos vários espaços/lugares-registro/memórias, que retomam a esse passado entre eles, os Museus podem ser identificados no território. O presente projeto PIPE FURB Integrado ao projeto FAPESC, buscou investigar nos 35 museus da Mesorregião do Vale do Itajaí presenças e/ou ausências das histórias e culturas dos povos Indígenas que habitavam/habitam a região. A investigação de cunho quantitativo e qualitativo se constituiu de revisão bibliográfica, com maior ênfase nas obras de Silvio Coelho dos Santos e Luiza Wittmann, referentes à trajetória histórica dos povos indígenas presentes em Santa Catarina. A pesquisa social (questionários) foi desenvolvida com gestores, colaboradores e/ou funcionários dos Museus. Os resultados apontam para uma carência de espaços específicos da história e cultura indígena no Vale do Itajaí. Outro ponto levantado é a falta de pesquisa dentro dos museus em relação ao acervo indígena..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Daiane Letícia Colombi - Integrante / LILIAN BLANCK DE OLIVEIRA - Coordenador / MARLON MIRANDA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
VIII Prêmio Fritz Müller/FURB - Ensino, Pesquisa e Extensão, 8ª amostra Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (MIPE) - furb.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
COLOMBI, D. L.; MIRANDA, M. . Entre a Memória e a Hiatória: Presenças ou ausências da cultura material do Povo Xokleng Laklãnõ nos Museus do Vale do Itajaí.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COLOMBI, D. L.; MIRANDA, M. . Entre a Memória e a Hiatória: Presenças ou ausências da cultura material do Povo Xokleng Laklãnõ nos Museus do Vale do Itajaí.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
COLOMBI, D. L.. História e Cultura Indigena: Olhares sobre a prática do embelezamento. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
COLOMBI, D. L.. Museus do Vale do Itajaí: Um olhar sobre a cultura material Xokleng Laklãnõ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COLOMBI, D. L.. HISTÓRIAS E CULTURAS INDÍGENAS NOS MUSEUS DO VALE DO ITAJAÍ.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), II Congresso Sul- Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e V Coloquio catarinense de Ensino Religioso (CEER).Entre a Memória e a Hiatória: Presenças ou ausências da cultura material do Povo Xokleng Laklãnõ nos Museus do Vale do Itajaí.. 2014. (Seminário).

2.
IV Encontro de Integração PIBID. 2014. (Outra).

3.
XXI Semana Acadêmica de História:.Entre a Memória e a Hiatória: Presenças ou ausências da cultura material do Povo Xokleng Laklãnõ nos Museus do Vale do Itajaí.. 2014. (Seminário).

4.
7 SNHH Seminário Brasileiro de História da Historiografia - TEORIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: DIÁLOGOS BRASIL - ALEMANHA.. 2013. (Simpósio).

5.
Conferência: Ficção e História: O caso de Dom Casmurro. 2012. (Outra).

6.
Conferência: Memórias de uma Outra Guerra. 2012. (Outra).

7.
XX - Semana Acadêmica de História FURB - Movimentos Sociais na América Latina. 2.... 2012. (Seminário).

8.
XIX Semana Acadêmica de História FURB - Recortes Temáticososs. 2011. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 8:22:51