Jorge Luiz Veloso da Silva Filho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5646020008608979
  • Última atualização do currículo em 02/04/2018


Meste em História Social da Cultura Regional pelo Programa de Pós-Graduação de História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2017). Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014) Atuou como bolsista de iniciação científica CNPq/UFRPE (2013-2014). Faz parte do grupo de Laboratório de Estudos sobre o Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM). Trabalha temas vinculados aos campos do patrimônio e memória. Também desenvolve pesquisas em torno das ações educativas em museus, com o intuito de desenvolver jogos educativos que explorem o acervo destas instituições e a historicidade desses espaços. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jorge Luiz Veloso da Silva Filho
Nome em citações bibliográficas
SILVA FILHO, J. L. V.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em História Social da Cultura Regional.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: DO TEATRO AO MUSEU: O PROCESSO DE CRIAÇÃO DO MUSEU DO MAMULENGO - ESPAÇO TIRIDÁ,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Ricardo de Aguiar Pacheco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Museu do Mamulengo; Patrimônio; Cultura; Memória.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
2009 - 2014
Graduação em História.
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Título: Museu do Mamulengo na sala de aula: Proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de História.
Orientador: Ricardo de Aguiar Pacheco.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2005 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Escola Nossa Senhora da Conceição, ENSC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Extensão universitária em X Curso de Extensão Para Ler Fernand Braudel. (Carga horária: 16h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
2016 - 2016
Educação Patrimonial por meio de inventários participativos. (Carga horária: 4h).
Museu Cais do Sertão, MCS, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em IX Ler a História Cultural. (Carga horária: 20h).
Instituto Ricardo Brennand, IRB, Brasil.
2015 - 2015
Pesquisa e método na museologia. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Leituras sobre Patrimônio Cultural. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2014 - 2014
Educação contextualizada,História Regional e Local. (Carga horária: 6h).
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Leituras sobre Patrimônio Cultural. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
2011 - 2011
A arte dos pedreiros do mal. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.


Atuação Profissional



Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de iniciação científica PIBIC do CNPq/UFRPE.


Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Observatório do Ensino de História em Pernambuco
Descrição: O Observatório do Ensino de História em Pernambuco deseja perceber a coerência entre a formação inicial dos Professores, o currículo das escolas, e as demandas das avaliações nacionais (Enad e Enem) tomando como recorte o Ensino de História nas escolas de ensino médio da Cidade do Recife, PE. Este estudo visa auxiliar tanto os professores das escolas a qualificarem seu trabalho docente bem como apontar às universidades linhas de estruturação de seus cursos de formação de professores. Ao mesmo tempo oferece os gestores das políticas públicas de educação uma análise dos currículos com base nos instrumentos de avaliação nacional do ensino..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
O Museu como lugar de aprendizagem: as ações educativas dos Museus Históricos de Recife-Olinda
Descrição: Os museus foram criados e continuam a ser pensados como espaços de ensino e aprendizagem. Dos colecionadores de curiosidades do século XV as instituições públicas e privadas do século XXI a prática de promover o contato do público com o objeto teve sempre a ideia de estimular os sentidos e promover a aprendizagem. Para realizar esta tarefa que é apenas parte das funções de um museu são planejadas e desenvolvidas diferentes ações educativas. O presente projeto pretende identificar e caracterizar estratégias educativas desenvolvidas em diferentes espaços museológicos de Recife-Olinda com o intuito de identificar as estratégias metodológicas e os referenciais teóricos utilizados para a realização das ações educativas, em particular aquelas relacionadas a percepção do tempo histórico, ou seja, da percepção da transformação das relações sociais no tempo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Jorge Luiz Veloso da Silva Filho - Integrante / Ricardo de Aguiar Pacheco - Coordenador / Rafael Soares Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA FILHO, J. L. V.2014SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO NA SALA DE AULA: PROPOSIÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Mouseion (UniLasalle), v. 19, p. 99-107, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO: VINTE ANOS DE ATUAÇÃO NA PRESERVAÇÃO DO TEATRO NORDESTINO DE BONECOS.. In: XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015, Florianopólis. Anais eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE. In: X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2013, São Cristóvão. Anais do X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 15 a 17 de outubro de 2013. Aracaju: Editora Diário Oficial, 2013.

2.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE ? OLINDA. In: XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2013, Recife. Anais da XIII JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 09 a 13 de dezembro, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA FILHO, J. L. V.. Da retórica da perda à criação do Museu do Mamulengo. In: V Seminário Internacional de História e Historiografia, 2016, Recife. A História na encruzilhada dos tempos. RECIFE: UFPE, 2016. p. 83-84.

2.
SILVA FILHO, J. L. V.. Movimento Social Cultural: Construindo um conceito. In: XI ENCONTRO ESTADUAL ANPUH - PE, 2016, RECIFE. CADERNO DE RESUMOS DO XI ENCONTRO ESTADUAL ANPUH - PE, 2016. p. 69-69.

3.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . 20 ANOS DO MUSEU DO MAMULENGO ? ESPAÇO TIRIDÁ. In: II Seminário Brasileiro de Museologia, 2015, Recife. Caderno de resumos do 2º Seminário Brasileiro de Museologia, 2015.

4.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . DAS COLEÇÕES PESSOAIS AOS ACERVOS TEMÁTICOS: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO ESPAÇO MUSEOLÓGICO. In: III SEMINÁRIO GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2015, RECIFE. Anais do III Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia. RECIFE: UFPE, 2015. p. 540-540.

5.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO: 20 ANOS DE ATUAÇÃO EM PROL DO TEATRO DE BONECOS.. In: XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Recife. Anais da XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Movimento Social Cultural: Construindo um conceito.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . DO DISCURSO DA PERDA À CRIAÇÃO DO MUSEU DO MAMULENGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA FILHO, J. L. V.. DA RETÓRICA DA PERDA À CRIAÇÃO DO MUSEU DO MAMULENGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . 20 ANOS DO MUSEU DO MAMULENGO ? ESPAÇO TIRIDÁ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO: vinte anos de atuação na preservação do teatro nordestino de bonecos.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Das coleções pessoais aos acervos temáticos: a construção histórica do espaço museológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO: 20 ANOS DE ATUAÇÃO EM PROL DO TEATRO DE BONECOS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Museu do Mamulengo na sala de aula: Proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE ? OLINDA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; FARAH, Karina Ferreira Gonçalves . Educação Patrimonial: Conceitos e Práticas no Ensino de História. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; GOMES, R. G. B. . O Quinto Canta Zumbi. 2011. Teatral.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA. 2016. (Seminário).

2.
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA.Da retórica da perda à criação do Museu do Mamulengo. 2016. (Seminário).

3.
XI Encontro Estadual de História (ANPUH/PE) ? Democracia e Diversidade:Produção e Socialização do Conhecimento Histórico. 2016. (Encontro).

4.
XI Encontro Estadual de História (ANPUH/PE) ? Democracia e Diversidade:Produção e Socialização do Conhecimento Histórico.Movimento Social Cultural: Construindo um conceito. 2016. (Encontro).

5.
XVI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.Do discurso da perda à criação do Museu do Mamulengo. 2016. (Outra).

6.
III Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia,. 2015. (Seminário).

7.
III Seminário Gestão do Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia,.Das coleções pessoais aos acervos temáticos: a construção histórica do espaço museológico. 2015. (Seminário).

8.
II Seminário Brasileiro de Museologia.20 ANOS DO MUSEU DO MAMULENGO ? ESPAÇO TIRIDÁ. 2015. (Seminário).

9.
WORKSHOP: ANÁLISE DE OBJETOS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2015. (Outra).

10.
XV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.MUSEU DO MAMULENGO: 20 ANOS DE ATUAÇÃO EM PROL DO TEATRO DE BONECOS.. 2015. (Outra).

11.
XXVIII Simpósio Nacional de História.MUSEU DO MAMULENGO: vinte anos de atuação na preservação do teatro nordestino de bonecos.. 2015. (Simpósio).

12.
X Encontro Estadual de História ANPUH - PE: História e Contemporaneidade.Museu do Mamulengo na sala de aula: Proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de História. 2014. (Encontro).

13.
X Encontro Estadual de História ANPUH - PE: História e Contemporaneidade. 2014. (Encontro).

14.
VII Colóquio de História da UNICAP. 2013. (Outra).

15.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - Políticas e Práticas no Ensino de História -. 2013. (Encontro).

16.
X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História - Políticas e Práticas no Ensino de História -.As ações educativas nos museus históricos de Recife. 2013. (Encontro).

17.
XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão.As ações educativas nos museus históricos de Recife - Olinda. 2013. (Outra).

18.
Colóquio de História e Arte: "História e Arte: encontros". 2011. (Outra).

19.
1º Colóquio de interpretação do subdesenvolvimento: política, pensamento e globalização. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA FILHO, J. L. V.. I Colóquio de História e Arte: "História e Arte: Encontros". 2011. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SILVA FILHO, J. L. V.2014SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . MUSEU DO MAMULENGO NA SALA DE AULA: PROPOSIÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA. Mouseion (UniLasalle), v. 19, p. 99-107, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE ? OLINDA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . O MUSEU COMO LUGAR DE APRENDIZAGEM: AS AÇÕES EDUCATIVAS DOS MUSEUS HISTÓRICOS DE RECIFE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SILVA FILHO, J. L. V.; PACHECO, Ricardo de Aguiar . Museu do Mamulengo na sala de aula: Proposição de jogos educativos como recurso didático no ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Outras informações relevantes


Participa como estudante do Laboratório de Estudos sobre Patrimônio Cultural e Memória Social (LEPAM)



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:22:47