Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6500853543395518
  • Última atualização do currículo em 10/09/2018


Possui graduação em Bacharelado em Turismo pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2004) e em Licenciatura em Pedagogia, pela Universidade da Amazônia - UNAMA (2006). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Pará, Núcleo de meio Ambiente - NUMA (2008). Mestra em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, pela Universidade Federal do Pará , Núcleo de meio Ambiente - NUMA (2017). Tem experiência na área da educação com o desenvolvimento de projetos socioambientais e com a educação regular no ensino infantil, fundamental e superior. Realiza pesquisas relacionadas a gestão de recursos naturais, a educação ambiental, a formação docente em educação ambiental, educação ambiental na universidade, escola e o meio ambiente. Membro da Rede Paraense de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Supervisão, Administração Escolar, Educação Superior e Educação Ambiental. Atualmente atua como Técnica Administrativa, Nível Superior: área Pedagogia, na Universidade Federal do Pará. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, J. M. M. R.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado profissional em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Atividade Pesqueira e Organização Social: o caso das comunidades Igarapé Grande, João Pilatos e Cajueiro., Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Sérgio Cardoso de Moraes.
Coorientador: Rodolpho Zahluth Bastos.
2007 - 2008
Especialização em Especialização em Educação Ambiental. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Educação Ambiental na Escola: Experiências e práticas na Comunidade Quilombola de Abacatal no Município de Ananideua.
Orientador: Profª Drª Marilena Loureiro da Silva.
2001 - 2006
Graduação em Pedagogia.
Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Turismo.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O uso dos Jardins Botânicos enquanto espaço de Turismo e Lazer:.
Orientador: Helena Doris de Almeida Barbosa Quaresma.




Formação Complementar


2018 - 2018
Fundamentos e Práticas de Educação Ambiental para Espaços Educadores-Turma. (Carga horária: 60h).
Ministério do Meio Ambiente e da Amazonia Legal, MMA, Brasil.
2018 - 2018
Redação Oficial na Administração Pública. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2018 - 2018
Curso Livre de Inglês Instrumental On-Line. (Carga horária: 90h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Guia para a Produção de Conteúdos EAD. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Social. (Carga horária: 120h).
Universidade Aberta do Nordeste, UAN, Brasil.
2017 - 2017
A Construção do Projeto Pedagógico de Curso. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
Elaboração de Projetos Pedagógicos de Intervenção. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Projeto Político de Curso do Programa de Gestão de Assuntos Educacionais. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão de Projetos. (Carga horária: 24h).
Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2014 - 2014
Legislação Aplicada á Educação. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2010 - 2010
Período Básico de Alfabetização. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, SEMED, Brasil.
2008 - 2008
Língua de Sinais: Aprendendo a Falar com as Mãos. (Carga horária: 20h).
Escola de Governo do Estado do Pará, EGPA, Brasil.
2007 - 2007
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, SEMED, Brasil.
2007 - 2007
Projeto Letramento. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua, SEMED, Brasil.
2000 - 2001
Programa de Inglês Intermediário. (Carga horária: 200h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 34
Outras informações
Ministra a disciplina de Introdução a Ciência do Ambiente para a turma de Engenharia de Materiais no Campus Universitário Ananindeua-Pa

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 180
Outras informações
Executa, avalia e coordena a (re) construção do projeto pedagógico de curso, viabiliza o trabalho pedagógico coletivo e facilita o processo comunicativo da comunidade acadêmica e de associações a ela vinculadas. Assessora nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executa outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao ambiente organizacional. Desenvolveu assessoria na elaboração do Projeto Pedagógico dos cursos de: Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Energia, Tecnologia em Geoprocessamento. Atualmente, assessora o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia

Atividades

08/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .

Linhas de pesquisa
Gestão de Recursos Naturais
03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, .

Linhas de pesquisa
Educação Ambiental

Secretaria de Estado de Cultura, SECULT, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnico em Gestão Cultural, Carga horária: 180


Prefeitura Municipal de Ananindeua, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pedagogo, Carga horária: 180



Linhas de pesquisa


1.
Educação Ambiental
2.
Gestão de Recursos Naturais


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Grupo de Estudo de Educação, Cultura e Meio Ambiente
Descrição: Colaboradora e voluntária do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Meio Ambiente (GEAM) está diretamente relacionado a Universidade Federal do Pará..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Integrante / Marilena Loureiro da Silva - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Mostras Científicas nas Escolas Estaduais da Zona Metropolitana de Belém
Descrição: Desenvolvimento de mostras científicas nas escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém, enviando discentes dos cursos de graduação em engenharia (Programa Laboratório de Engenhocas) para apoiar professores e alunos da rede estadual de ensino quanto à montagem de projetos. O desenvolvimento do projeto também irá incentivar nos alunos o interesse às ciências e possível ingresso no futuro em uma carreira científica, além da conscientização socioambiental e contribuição na capacitação dos professores do ensino básico para uma melhor formação dos alunos do Ensino Médio, por meio do ensino das áreas da ciência de uma maneira criativa e estimulante que promova a melhoria da formação dos alunos que ingressarão nos cursos de graduação das universidades paraenses e futuros engenheiros na Região Amazônica. Este projeto também irá contribuir, com a população, de modo geral, a qual terá seu interesse despertado para a Ciência e Tecnologia, com experimentos apresentados seguindo uma abordagem lúdica e interativa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Integrante / Wellington da Silva Fonseca - Coordenador.
2018 - Atual
Jogoteca Ananin: uma forma lúdica de aprender matemática
Descrição: O projeto desenvolve atividades no intuito de despertar o interesse dos alunos para os conhecimentos da Matemática dentro de um ambiente lúdico, através uma aprendizagem significativa e satisfatória, bem como estimulando a responsabilidade socioambiental do individuo utilizando o espaço escolar como palco para o desenvolvimento de atividades envolvendo jogos lúdicos confeccionados com materiais reaproveitáveis, enquanto ferramentas pedagógicas fundamentais..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Coordenador / Ney Cristina Oliveira - Integrante / Verena Cristina Ribeiro Cavalcante - Integrante / Andrea Cristina Rodrigues De Souza - Integrante.
2017 - Atual
Recuperação Ambiental do Rio Cateté da Aldeia Indígena Xikrin
Descrição: Segundo relatos do próprio povo indígena Xikrin, baseado em observações ao longo dos últimos anos, o Rio Cateté, de onde sua tribo o tem como uma das suas fontes de sobrevivência vem sofrendo mudanças drásticas na qualidade da sua água, causando grande preocupação e insatisfação da etnia que vem sofrendo com o aparecimento de novas doenças que antes não acostumava a ocorrer em sua comunidade. Ainda segundo os indígenas essas mudanças na qualidade da água, vem se agravando ao decorrer dos anos juntamente com o surgimento dos empreendimentos de mineração às margens da reserva indígena e do Rio Cateté. Assim, através de um ofício expedido pela ?Associação Indígena Porekró em Defesa do Povo Xikrin do Cateté?, foi solicitada a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará que através do Grupo de Tratamento de minérios, Energia e Meio Ambiente (GTEMA/CNPq) análises investigativa do meio ambiental de contato com a sociedade indígena no sentido da determinação das condições ambientais da floresta, dos animais, da água, dos sedimentos e do pescado do rio na intensão de saber se algo do meio estava influenciando negativamente na saúde dos indígenas. Durante as análises constatou-se que o rio exibia características de rio poluído por metais pesados. Portanto a presente pesquisa busca analisar a distribuição geoquímica das concentrações tanto de metais pesados quanto outras substâncias nocivas na coluna d?água e no sedimento do rio e avaliar qual o grau de bio-acumulação presente na fauna e na flora desse ecossistema a fim de detectar se há contaminações a ponto de ser causadora de doenças e que podem danificar os sistemas biológicos por apresentarem características bio-acumulativas no organismo. Além disso, identificar os possíveis pontos de contaminação e tecer planos para solucionar os problemas encontrados e promover testes de operações mitigadoras de contaminantes metais pesados e assim aplacar os impactos provocados ao povo indígena..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Integrante / Reginaldo Sabóia de Paiva - Coordenador / Sílvio Bispo do Vale - Integrante / Alcy Favacho Ribeiro - Integrante.
2016 - Atual
Feira de Ciências nas Escolas Estaduais do Município de Ananindeua
Descrição: Auxiliar as escolas estaduais do município de Ananindeua a realizar ?Feiras de Ciências?, enviando discentes dos cursos de graduação em engenharia (Programa Laboratório de Engenhocas) para apoiar professores e alunos da rede estadual de ensino quanto à montagem de projetos. O desenvolvimento do projeto também irá incentivar nos alunos o interesse às ciências e possível futuro ingresso em uma carreira científica, além da conscientização socioambiental e contribuição na capacitação dos professores do ensino básico para uma melhor formação dos alunos do ensino médio de Ananindeua, por meio do ensino das áreas da ciência de uma maneira criativa e estimulante que promova a melhoria da formação dos alunos que ingressarão nos cursos de graduação das universidades paraenses e futuros engenheiros de nossa região. Este projeto também irá contribuir, com a população, de modo geral, a qual terá seu interesse despertado para a Ciência e Tecnologia, com experimentos apresentados seguindo uma abordagem lúdica e interativa...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Coordenador / Wellington da Silva Fonseca - Integrante / Diorge de Souza Lima - Integrante.
2015 - 2017
Feira de Ciências nas Escolas Estaduais 2015: Tecnologia: Ciência, vida e aprendizado.
Descrição: A tecnologia é cada vez mais perceptível nos dias de hoje. Está interligada formal ou informalmente em vários aspectos, pois o seu benefício e, principalmente, a sua praticidade fizeram com que a sociedade evoluísse consideravelmente. Ao analisar o espaço como todo, é possível verificar que a tecnologia está presente em tudo, no trabalho, na rua, no ambiente doméstico, no cotidiano. Enfim, em tudo ela faz-se necessária, tomando cada vez mais, proporções capazes de beneficiar a sociedade. Por meio dos benefícios da tecnologia, é permitido realizar diversas atividades de forma prática, rápida e eficiente. A evolução dos meios de comunicação e dos transportes são um dos aspectos importantes sobre os benefícios que a tecnologia tem proporcionado para a população mundial. Outro benefício de válida importância é o avanço consideravelmente notório da ciência de forma geral, sendo esta também importante para o avanço da sociedade. Assim, este projeto auxilia as escolas estaduais a realizar Feiras de Ciências, enviando discentes dos cursos de graduação em engenharia e Ciência e Tecnologia (Programa Laboratório de Engenhocas) para apoiar professores e alunos da rede estadual de ensino quanto à montagem de projetos.Vale ressaltar que através deste projeto em 2014 alunos de nível médio de Tucuruí foram finalistas da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), em 2015 alunos tanto de Tucuruí quanto de Ananindeua foram finalistas na FEBRACE e um aluno do nível médio conquistou o 2º lugar do Premio Jovem Cientista do CNPq. Tais resultados refletem o alcance deste projeto nos municípios paraenses onde o projeto é desenvolvido...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Integrante / Wellington da Silva Fonseca - Coordenador.
2015 - Atual
Construindo Conhecimento em Matemática, a partir da utilização do lúdico (jogos) Confeccionados com Materiais Reaproveitáveis
Descrição: O desenvolvimento deste projeto visa através de jogos buscar aprimorar os conhecimentos matemáticos e envolver os educando nas brincadeiras, jogos e desafios apresentados e construídos. Os vários conteúdos matemáticos serão trabalhados de forma lúdica e prazerosa com os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) da Escola M.E.F José Maria Moraes, localizada no município de Ananindeua, Estado do Pará. Os alunos perceberão que é possível aprender Matemática de forma estimulante, recreativa e divertida, tendo maior aprendizagem em relação aos conteúdos estudados, bem como contribuindo para o aumento da criatividade, criticidade e raciocínio lógico no ensino da Matemática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Coordenador / Janise Maria Monteiro R. Viana - Integrante / Gabriel Fernando Melo Rodrigues - Integrante.
2015 - Atual
Jogos: um forma lúdica de aprender Física
Descrição: Tendo em vista a necessidade de tornar as aulas de Física mais prazerosas, dinâmicas e participativas a fim de desenvolver no educando as habilidades e competências propostas para o Ensino Médio, busca-se trabalhar o lúdico, através de jogos, no processo de ensino e aprendizagem, despertando no educando a curiosidade, levando-o aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, desenvolvendo o raciocínio lógico e seus aspectos cognitivos. Neste projeto, inicialmente serão apresentadas palestras pelos Graduandos da UFPA, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua, aos alunos da escola abordando a temática sobre a importância do meio ambiente, da responsabilidade socioambiental e da relevância da reciclagem do lixo. Posteriormente, serão realizadas oficinas de confecção dos materiais a serem utilizados no desenvolvimento dos jogos e assim, serão ministrados treinamentos a respeito dos jogos astronômicos, mini planetário, jogo de perguntas e respostas ?conhecendo a Física?, jogo da memória ?velocidade e aceleração?, Ludo do Movimento Uniforme Variado, entre outros pensados pelos próprios alunos e por final promover uma Exposição na Escola com os jogos produzidos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Integrante / Janise Maria Monteiro R. Viana - Coordenador / Ana Caroline Da Silva Reis - Integrante.
2014 - Atual
Fabricação de Jogos a partir de Materiais Reciclados como meio de Conscientização e Responsabilidade Socioambiental (JOGOTECA ANANIN)
Descrição: NESTE PROJETO EM UM PRIMEIRO MOMENTO SERÃO APRESENTADAS PALESTRAS PELOS GRADUANDOS DA UFPA AOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL ABORDANDO A TEMÁTICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE, DA RESPONSABILIDADE DE CADA UM DE NÓS PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DA IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL DA ESCOLA COMO UM TODO. POSTERIORMENTE, SERÃO FEITAS AS OFICINAS DE CONFECÇÃO DOS MATERIAIS A SEREM UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS E ASSIM, SERÃO MINISTRADOS TREINAMENTOS A RESPEITO DOS JOGOS DE XADREZ, DAMA, BOLICHE, MEMÓRIA E ?QUEBRA-CABEÇA?, E POR FINAL PROMOVER UM MINI-CAMPEONATO DE XADREZ E DAMA ENTRE AS ESCOLAS PARTICIPANTES DO PROJETO..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana - Coordenador / Janise Maria Monteiro R. Viana - Integrante / Allender Dyllean da Silva campos - Integrante.


Outros Projetos


2017 - 2018
Programa Institucional de Bolsa de iniciação a Docência/PIBID/UFPA
Descrição: Atuação como Coordenadora de Gestão Pedagógica do PIBID/UFPA. O Programa objetiva propiciar a integração entre o Ensino Superior e a educação Básica, por meio da inserção qualificada de alunos de 19 cursos de licenciatura da UFPA no contexto de unidades escolares de 07 municípios paraenses, envolvendo um total de 439 alunos bolsistas, 59 professores da UFPA e 29 professores de escolas de educação básica..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento/Especialidade: Orientação Educacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
VIANA, J. M. M. R.2016 VIANA, J. M. M. R.; MORAES, S. C. ; FONSECA, W. S. . OS USOS DO JARDIM BOTÂNICO ENQUANTO ESPAÇOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E DE PROMOÇÃO DO ESTUDO DA BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 58, p. 2537, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, J. M. M. R.; MORAES, S. C. . Educação ambiental e conhecimentos tradicionais em comunidade ribeirinha amazônica. In: Sérgio Cardoso de Moraes. (Org.). Conhecimentos tradicionais: discussões e desafios. 1ed.Belém: Núcleo de Meio Ambiente, 2016, v. 1, p. 119-135.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, J. M. M. R.; FONSECA, W. S. . IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA. In: XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia,, 2016, Natal. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia,, 2016.

2.
SANTOS, M. R. ; RAMOS, L. G. S. ; FONSECA, W. S. ; VIANA, J. M. M. R. . Laboratório de Engenhocas: Efficiency History in the Implementation of Methology PBL.. In: Active Learning in Engineering Education Workshop (ALE), 2015, Donostia-San Sebastian.. Proceedings of the 13th International Workshop Active Learning in Engineerin, 2015.

3.
VIANA, J. M. M. R.; VIANA, J. M. M. R. . Um estudo sobre o desperdício de alimentos na central de abastecimento do Pará - Ceasa: alternativas possíveis. In: 4º Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais, 2015, Belém. ANAIS Artigos Aprovados ? 2015 Volume II, 2015. v. II.

4.
VIANA, J. M. M. R.; SOUZA, C. F. ; VASCONCELOS SOBRINHO, M. ; ROCHA, G. M. ; GIRARD, L. . Água e Desenvolvimento Humano: recurso, bem, direito e fator de reprodução social. In: 4º Simpósio Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2015, Belém. ANAIS Artigos Aprovados ? 2015 Volume I, 2015. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, J. M. M. R.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VIANA, J. M. M. R.. Tecnologias e Consciência Ambiental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VIANA, J. M. M. R.; MORAES, S. C. ; VIANA, J. M. R. . Atividade Pesqueira e Organização Social: o caso das comunidades Igarapé Grande, João Pilatos e Cajueiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
VIANA, J. M. M. R.; VIANA, J. M. M. R. ; MORAES, S. C. ; FONSECA, W. S. . Educação Ambiental em Comunidade Ribeirinha Amazônica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIANA, J. M. M. R.. Orientação Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VIANA, J. M. M. R.; FONSECA, W. S. ; SANTOS, M. R. . Jogoteca Ananin: aplicação de jogos fabricados com materiais reutilizáveis para o auxílio das ciências exatas e naturais.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
VIANA, J. M. M. R.; FONSECA, W. S. ; SANTO, E. C. E. ; SOUZA, W. T. J. . .Aplicação lúdica de experimentos com água na escola E.E.F. Eneida de Moraes, município de Ananindeua-Pa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
VIANA, J. M. M. R.. Formação de professores no curso de aperfeiçoamento em Educacão Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
VIANA, J. M. M. R.. Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
VIANA, J. M. M. R.; GOMES, A. C. ; FERREIRA, F. G. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. 2018.

2.
VIANA, J. M. M. R.. Projeto Pedagógico do Curso Tecnologia em Geoprocessamento. 2017.

3.
VIANA, J. M. M. R.; SILVA JUNIOR, A. F. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. 2017.

4.
VIANA, J. M. M. R.; ALEIXO, V. F. P. ; SILVA JUNIOR, C. A. B. ; SILVA, S. J. S. . Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Física. 2017.

5.
VIANA, J. M. M. R.. Edital Eixo Transversal 2015. 2015.

6.
VIANA, J. M. M. R.. Edital PIBEX 2015.. 2015.

7.
VIANA, J. M. M. R.; RIBEIRO, A. F. ; FREITAS, K. H. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. 2015.

8.
VIANA, J. M. M. R.; Wellington Fonseca ; GONZALEZ, L. P. ; VALE, S. B. . Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Energia. 2015.

9.
VIANA, J. M. M. R.. XVII Jornada de Extensão Universitária - Direitos humanos e Tecnologia. 2014.

10.
VIANA, J. M. M. R.. XVII Jornada de Extensão Universitária - Direitos humanos e Tecnologia. 2014.

11.
VIANA, J. M. M. R.; Wellington Fonseca ; VALE, S. B. ; ALEIXO, V. F. P. . Projeto Pedagógico Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 2014.

12.
VIANA, J. M. M. R.. Edital Eixo Transversal 2014.. 2014.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIANA, J. M. M. R.. Jogo Ensina a proteger o Meio Ambiente. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
VIANA, J. M. M. R.; VIANA, J. M. M. R. . Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. 2014. (Supervisão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GONZALEZ, L. P.; VIANA, J. M. M. R.; GONCALVES, C. S. L.. Participação em banca de Rubens Fernando Gonçalves. Ensinando Física para as Séries Iniciais a partir de História em Quadrinhos. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.

2.
ALEIXO, V. F. P.; VIANA, J. M. M. R.; GONCALVES, C. S. L.. Participação em banca de Eriton Luiz Machado de Almeida. O Ensino de Física para estudantes Surdos na Rede Pública: Um estudo de caso. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará.

3.
NUNES, F. A.; BRITO, A. I.; VIANA, J. M. M. R.. Participação em banca de Maria Cristina da Cruz Silva. Sala de Aula Quilombola e o Caixote Histórico: Experiências de um Aprendizado Significante. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino de História) - Universidade Federal do Pará.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, S. L. M.; VIANA, J. M. M. R.; SOUSA, E. S.. Participação em banca de Vanessa Cristina Ramos Vendramini.Geração Z, a inserção do smartphone no ambiente educacional: um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Pará.

2.
VIANA, J. M. M. R.; FONSECA, W. S.; LIMA. D. S. Participação em banca de DAVID GENTIL DE OLIVEIRA.Robótica Enquanto Estratégia Pedagógica na Escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional do GEAM, 20 anos de pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Ambiental.Sobremesas com Educação Ambiental. O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental. 2018. (Seminário).

2.
II Colóquio Diálogos Ambientais Tecnologias e Consciência Ambiental.Tecnologias e Consciência Ambiental. 2018. (Seminário).

3.
III Encontro Paraense de Educação Ambiental. 2017. (Encontro).

4.
II SIALAT- Seminário Internacional América Latina: Políticas e Conflitos Contemporâneos SIALAT.Atividade Pesqueira e Organização Social: o caso das comunidades Igarapé Grande, João Pilatos e Cajueiro. 2017. (Seminário).

5.
V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada a Gestão Territorial. Educação Ambiental em Comunidade Ribeirinha Amazônica. 2016. (Congresso).

6.
4° Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais. 2015. (Simpósio).

7.
8° Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. 2014. (Encontro).

8.
III Conferência Municipal de Educação de Ananindeua. 2009. (Encontro).

9.
Oficina Museus e Turismo. 2009. (Oficina).

10.
FITA Feira Internacional de Turismo da Amazônia. 2002. (Feira).

11.
Pajelança e Encantaria Amazônica.Assistente na organização do evento. 2002. (Seminário).

12.
Congresso Brasileiro de Turismo. 2001. (Congresso).

13.
XXI ENEPe Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, J. M. M. R. ; VIANA, J. M. M. R. . Miriti das Águas - projeto Nazaré em todo Canto. 2013. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
Henrique Yukio Okada. Teatro como forma lúdica de incentivo as ciências exatas e da terra. 2017. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará. Orientador: Janise Maria Monteiro Rodrigues Viana.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
VIANA, J. M. M. R.2016 VIANA, J. M. M. R.; MORAES, S. C. ; FONSECA, W. S. . OS USOS DO JARDIM BOTÂNICO ENQUANTO ESPAÇOS DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E DE PROMOÇÃO DO ESTUDO DA BIODIVERSIDADE NA AMAZÔNIA.. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AÇÃO, v. 58, p. 2537, 2016.


Livros e capítulos
1.
VIANA, J. M. M. R.; MORAES, S. C. . Educação ambiental e conhecimentos tradicionais em comunidade ribeirinha amazônica. In: Sérgio Cardoso de Moraes. (Org.). Conhecimentos tradicionais: discussões e desafios. 1ed.Belém: Núcleo de Meio Ambiente, 2016, v. 1, p. 119-135.


Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, J. M. M. R.. Orientação Profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VIANA, J. M. M. R.. Jogo Ensina a proteger o Meio Ambiente. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, J. M. M. R. ; VIANA, J. M. M. R. . Miriti das Águas - projeto Nazaré em todo Canto. 2013. (Exposição).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 15:36:15