Maira Damasceno

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  • Última atualização do currículo em 19/12/2018


É doutoranda em História - Estudos Históricos Latino Americanos; possui Mestrado em Ciências Sociais - Políticas e Práticas Sociais e graduação em Licenciatura em História todos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua em temas que envolvem as sociedades ameríndias; História da América Latina; História do Brasil; História do Rio Grande do Sul; Educaçao decolonial; Educação Étnicorracial, Étnico cultural; Interculturalidade; Transdisciplinaridade; Decolonialidade e extensão universitária. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maira Damasceno
Nome em citações bibliográficas
DAMASCENO, M.;Damasceno, M.;M. DAMASCENO;Maira Damasceno;Maira D.;M. Damasceno

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Avenida Unisinos
São João Batista
93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil
Telefone: (51) 35912211


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Orientador: Maria Cristina Bohn Martins.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Latino-Americana.
2016 - 2018
Mestrado em Ciências Sociais.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: Pesquisa ação e possibilidades de interculturalidade crítica e descolonialidade acadêmica junto à comunidade Kanhgá Por Fi Ga em São Leopoldo/RSg,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Dr. José Ivo Follmann.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Pesquisa Ação; Interculturalidade Crítica; Descolonialidade Acadêmica; KANHGÁG; São Leopoldo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação étnicorracial.
2010 - 2015
Graduação em História.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: O ir e vir Kanhgág - Ressignificações e resistências na cidade de São Leopoldo (1996 - 2015).
Orientador: Dra. Maria Cristina Bohn Martins.
2005 interrompida
Graduação interrompida em 2007 em Direito.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Ano de interrupção: 2007
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Jornalismo.
Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Ano de interrupção: 2004




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Historiador: Pra que(m) serve seu conhecimento?. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Seminário de Estudos Autonomia Indígena em São Leopoldo. (Carga horária: 20h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Jesus e o Reino no Evangelho de Marcos. (Carga horária: 37h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PRATIC, Carga horária: 12
Outras informações
Atuou no projeto da Dra. Maria Cristina Bohn Martins: "Cruzar fronteiras, conectar mundos".

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: UNIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuou como auxiliar de pesquisa no projeto da Dra. Marluza Marques Harres: "A experiencia democrática no Rio Grande do Sul e a radicalização do PTB na década de 1960".


Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 20


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Doutorado, Carga horária: 10
Outras informações
CAPES/PROSUC

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsa CAPES/PROSUC


Programa de atendimento sócio educacional a comunidade indígena Kanhgág, PASECIK, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: coordenador, Carga horária: 12


Programa MAGIS Brasil, MAGIS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 12



Projetos de extensão


2016 - Atual
Observatório Sócio Ambiental (OSA) COLETIVO INDÍGENA
Descrição: O observatório tem o intuito de organizar os projetos do PASECIK, sendo eles: Projeto de Educação Popular (PEP) e Serviço de Fortalecimento de Vínculos Étnico Raciais (SFVER), também fomentando a produção de pesquisas qualitativas e quantitativas para organização em um acervo e disponibilização para pesquisas. Propõe-se ainda a desenvolver ações de documentação, sistematização, reflexão, formação e articulação de forma a colocar em sinergia todo o potencial acumulado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, buscando, sobretudo, uma interlocução contínua entre comunidades indígenas e Universidade. Desenvolver ações de documentação, sistematização, reflexão, formação nas diversas frentes de atuação do programa. Articulação de forma a colocar projeção e ação todo o potencial acumulado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, buscando, sobretudo, uma interlocução contínua com os diversos atores dentro e fora da Universidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maira Damasceno - Integrante / Gabriel Chaves Amorim - Coordenador / DORVALINO REFEJ CARDOSO - Integrante / Josme Fortes - Integrante.
2016 - Atual
Projeto de Acompanhamento Educacional e Educação Popular COLETIVO INDÍGENA
Descrição: Na perspectiva elaborada por Paulo Freire, buscamos organizar oficinas de educação popular que articulem pesquisas elaboradas por estudantes, núcleos e observatórios. Tendo em conta o respeito aos saberes dos educandos, auxiliando os usuários no processo de formação educacional e sobretudo fornecendo estímulo à criticidade cidadã. Se faz necessário que o educador passe por um processo de formação, previsto na ?Iniciação a Extensão Acadêmica e Plano de Formação Pessoal no Coletivo?. As oficinas de educação pretendem ser práticas e amparadas por certificados de conclusão, mediante preenchimento de projeto de eventos de extensão fornecido pela Universidade. Práticas também no sentido de se relacionarem com os projetos coletivos da Comunidade, buscando uma corporificação das palavras pelo exemplo. Sendo assim, o docente não só transmite conteúdos, reflete e critica sua prática, mas assume uma posição de total aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maira Damasceno - Coordenador / Gabriel Chaves Amorim - Integrante / DORVALINO REFEJ CARDOSO - Integrante / Josme Fortes - Integrante.
2016 - Atual
Projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Étnico Raciais (SCFVER)
Descrição: Inspirada na política social dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) busca fortalecimento da construção da identidade kanhgág em dualidade com os processos identitários do não indígena, propiciando valorização dos vínculos relacionais e de pertencimento às comunidades e identidades indígenas, tendo em vista o histórico de reprodução de desigualdades e de violência sob estas manifestações. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários. É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. (BRASIL, 2015) Tendo como principal diferencial as adaptações étnicas na metodologia de atuação, pois o conselho comunitário indígena reforça a necessidade de se vivenciar mais aspectos artísticas, culturais, de lazer e esportivos próprios da cultura kanhgág, dessa maneira, as práticas devem remeter a valorização dos símbolos culturais indígenas em detrimento do mundo ocidental..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Maira Damasceno - Integrante / Gabriel Chaves Amorim - Coordenador / DORVALINO REFEJ CARDOSO - Integrante / Josme Fortes - Integrante.


Outros Projetos


2016 - Atual
Coletivo Indígena
Descrição: Grupo atua em conjunto da comunidade Kanhgág da cidade de São Leopoldo, principalmente nas demandas de apoio educacional. Atua também no intercâmbio entre comunidade e Universidade aproximando os universos a partir de eventos acadêmicos ou não. Auxilia em áreas de formação educacional e reeducação das relações raciais e culturais..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Maira Damasceno - Integrante / Gabriel Chaves Amorim - Integrante / Jean Borba dos Reis - Integrante / DORVALINO REFEJ CARDOSO - Integrante / Marina da Rocha - Integrante / Josme Fortes - Coordenador / Jean Honorato - Integrante / Letícia Kayser - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Educação étnicorracial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Regional do Brasil.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Contemporânea.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DAMASCENO, M.2017DAMASCENO, M.. O ir e vir Kanhgág em São Leopoldo (1996-2016). HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 4, p. 132-147, 2017.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BERTUZZI, Damaris ; COSTA, Renilda Aparecida da ; DAMASCENO, M. ; FOLLMANN, J. I. ; JACOBSEN, M. A. ; PINHEIRO, Adevanir ; RODRIGUES., S. C. C. ; SANTANA, Jean Fábio de . Processos de Identidade, relações étnico raciais e relações religiosas. 1. ed. São Leopoldo: Casa Leiria, 2017. v. 300. 92p .

Capítulos de livros publicados
1.
DAMASCENO, M.. Apontamentos para uma aproximação da obra e biografia de Jessé Souza. In: José Ivo Follmann. (Org.). Dialogando com Jessé Souza. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2018, v. 1, p. 1-214.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Damasceno, M.. Descolonización de los currículos e historia oficial: algunas implicaciones en la ciudad de São Leopoldo / RS.. In: Las encrucijadas abiertas de América Latina. La sociologia en tiempos de cambio, 2018, Montevideo. Ponencias completas. Montevideo, 2017.

2.
DAMASCENO, M.. Direitos humanos na América Latina: fundamentações e perspectivas descoloniais.. In: Congresso da Associação Brasileira de Sociologia Jurídica - Sociologia jurídica contra a dogmática. Pontos de convergência, 2018, Porto Alegre. Anais do VIII Congresso ABraSD - Porto Alegre - 2017, 2017. v. VIII. p. 1504-1517.

3.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . REPRESENTAÇÃO NO ENSINO DE HISTÓRIA: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL. In: IV EPHIS - A Historiografia para além do Campo Historiográfico: Novos Horizontes e Perspectivas, 2018, Porto Alegre. Anais IV EPHIS -PUCRS. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2017. v. 1.

4.
DAMASCENO, M.. Representações, diferenciações e processos de identidade das sociedades ameríndias brasileiras. In: XIII Jornadas Bolivarianas. A Educação na América Latina: 100 anos da Reforma de Córdoba, 2017, Florianópolis. Anais do Evento - XIII Edição, 2017.

5.
DAMASCENO, M.. DISPUTAS HISTORIOGRÁFICAS E RELAÇÕES DE PODER EM ÁREAS DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: IMPLICAÇÕES DA ?HISTÓRIA OFICIAL?. In: II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos (CI-EHILA), 2017, São Leopoldo. Anais do II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino-americanos, 2017. v. II. p. 48-55.

6.
DAMASCENO, M.. Processos de Ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo.. In: II Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS, 2015, Porto Alegre. O historiador e as novas tecnologias - reunião de artigos do II Encontro de Pesquisas Históricas - PUCRS. Porto Alegre: Memorial Ministério Público, 2015. v. 2. p. 1942-1956.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DAMASCENO, M.. Ressignificação cultural na emã (aldeia) Por Fi Ga em São Leopoldo -RS. In: XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015, São Leopoldo. XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica, 2015. p. 1112-1113.

2.
DAMASCENO, M.. RADICALIZAÇÃO E REPRESSÃO: O PTB E O GOLPE EM SÃO LEOPOLDO. In: XII Mostra de Pesquisa APERS: produzindo história a partir de fontes primárias, 2014, Porto Alegre. XII Mostra de Pesquisa APERS: produzindo história a partir de fontes primárias, 2014. v. 1. p. 21-21.

3.
DAMASCENO, M.. RADICALIZAÇÃO E REPRESSÃO: O PTB E O GOLPE EM SÃO LEOPOLDO. In: Feira de Iniciação Científica, 2014, Novo Hamburgo. Feira de Iniciação Científica -2014, 2014. p. 2-2.

4.
DAMASCENO, M.. Radicalização Política do PTB na década de 1960 em são Leopoldo.. In: XX Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica, 2013, São Leopoldo. Anais da XX Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica. São Leopoldo: Casa Leiria, 2013. p. 666-667.

Apresentações de Trabalho
1.
DAMASCENO, M.. REFLEXÕES ACERCA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL, POLÍTICA E EDUCACIONAL JUNTO À COMUNIDADES NATIVO AMERICANAS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DAMASCENO, M.. Novas perspectivas teórico/metodológicas junto a comunidades indígenas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DAMASCENO, M.. Pesquisa ação e possibilidades de interculturalidade crítica e descolonialidade acadêmica junto à comunidade Kanhgág Por Fi Ga em São Leopoldo/RS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
Maira D.. Novas perspectivas teórico/metodológicas junto a comunidades indígenas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DAMASCENO, M.. Representações, diferenciações e processos de identidades das sociedades ameríndias brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAMASCENO, M.. DISPUTAS HISTORIOGRÁFICAS E RELAÇÕES DE PODER EM ÁREAS DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: IMPLICAÇÕES DA ?HISTÓRIA OFICIAL?.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . Representação no Ensino de História: perspectivas para uma educação descolonial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CARDOSO, D. R. ; DAMASCENO, M. ; AMORIM, G. C. . Cultura indígena e meio ambiente.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DAMASCENO, M.. Direitos humanos na América Latina: fundamentações e perspectivas descoloniais.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Damasceno, M.. Descolonización de los currículos e historia oficial: algunas implicaciones en la ciudad de São Leopoldo / RS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DAMASCENO, M.. Lei 11.645/08 Limites e possibilidades de decolonialidade acadêmica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
DAMASCENO, M.. Diálogo sobre Cultura Indígena Contemporânea.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DAMASCENO, M.. Educação étnicorracial e a Lei 11.645/2008.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
DAMASCENO, M.. Processos de ressignificação cultural na Emã (aldeia) Por Fi Ga em São Leopoldo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
DAMASCENO, M.. Processos de ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo - RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
DAMASCENO, M.. Processos de ressignificação cultural na Ëma Por Fi Ga em São Leopoldo-RS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
DAMASCENO, M.. Índios do Brasil. Quem são?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
DAMASCENO, M.. Apoio eleitoral ao PTB em São Leopoldo no contexto de radicalização política.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
DAMASCENO, M.. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
DAMASCENO, M.. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
DAMASCENO, M.. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
DAMASCENO, M.. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
DAMASCENO, M.. Apoio eleitoral ao PTB em São Leopoldo no contexto de radicalização política.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
DAMASCENO, M.. Processos de Ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo.. Porto Alegre: PUCRS, 2015 (Artigo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; REIS, J. B. ; HONORATO, J. ; KAYSER, L. . Comunidade na Escola. 2018.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. . 1º Iniciação a Extensão e ao Plano de Formação Pessoal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; KAYSER, L. ; HONORATO, J. ; REIS, J. B. . 2º Educação Popular Indígena. Preparatório ENEM e ENCEJA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; DAMASCENO, M. ; HONORATO, J. ; KAYSER, L. . 2º Fortalecimento de Vínculos étnico raciais. Crianças kanhgág entre 11 à 17 anos da comunidade indígena Por Fi Ga. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, Antônio dos ; AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. ; REIS, J. B. ; HONORATO, J. . Semana Indígena - Colégio Sagrado Scharlau. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; KAYSER, L. ; REIS, J. B. ; HONORATO, J. ; ROCHA, M. . 1º Educação Popular Indígena. Preparatório ENEM e ENCCEJA.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Crenças a céu aberto - PROJETO INDICADORES DE BEM-ESTAR PARA POVOS TRADICIONAIS (IBPT) EM TERREIROS DE SÃO LEOPOLDO-R. 2018. (Exposição).

2.
Encontro Regional Sul - Programa MAGIS Brasil. 2018. (Encontro).

3.
III Semana de Estudos Amazônicos. 2018. (Seminário).

4.
XVII Jornadas Internacionais sobre as Missões Jesuíticas.Novas perspectivas teórico/metodológicas junto a comunidades indígenas.. 2018. (Simpósio).

5.
II Congresso Internacional de Estudos Históricos Latino americanos em. DISPUTAS HISTORIOGRÁFICAS E RELAÇÕES DE PODER EM ÁREAS DE FRONTEIRAS INTERCULTURAIS: IMPLICAÇÕES DA ?HISTÓRIA OFICIAL?.. 2017. (Congresso).

6.
II Seminário Internacional Pós-Colonialismo, Pensamento Descolonial e Direitos Humanos na América Latina. 2017. (Seminário).

7.
IV Encontro de Pesquisas Históricas ? EPHIS/PUCRS.Representação no Ensino de História: perspectivas para uma educação descolonial. 2017. (Encontro).

8.
REEMERGÊNCIA INDÍGENA, INTERCULTURALIDADE E TRANSCULTURALIDADE. 2017. (Outra).

9.
VI Colóquio Internacional IHU. Política, Economia, Teologia. Contribuições da obra de Giorgio Agamben. 2017. (Outra).

10.
VIII Congresso ABraSD - Sociologia Jurídica contra dogmática? Pontos de convergência.. Direitos humanos na América Latina: fundamentações e perspectivas descoloniais. 2017. (Congresso).

11.
XIII Jornadas Bolivarianas - A educação na América Latina:100 anos da Reforma de de Córdoba.Representações, diferenciações e processos de identidades das sociedades ameríndias brasileiras. 2017. (Seminário).

12.
XXXI Congresso Associação Latino Americana de Sociologia. Descolonização dos currículos e história oficial: algumas implicações na cidade de São Leopoldo/RS.. 2017. (Congresso).

13.
Aula Inaugural - Xamanismo como modo performático - Prof. Esther Longdon (UFSC). 2016. (Outra).

14.
I Biblioweek - A importância e a utilidade dos repositórios institucionais. 2016. (Oficina).

15.
I Biblioweek - Currículo Lattes: criação e atualização. 2016. (Oficina).

16.
IHU IDEIAS - A descoberta dos vínculos sociais - os fundamentos da solidariedade.. 2016. (Outra).

17.
IHU IDEIAS - O ciclo das políticas Públicas e o protagonismo da sociedade civil.. 2016. (Oficina).

18.
V SIMPÓSIO DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS Protagonismos e Alternativas & I CONFERÊNCIA RILESS-EMES Economia Solidária e Empresas Sociais. 2016. (Simpósio).

19.
XXII Jornada de Ensino de História e Educação: ensino de História, currículos e práticaspedagógicas.Descolonização dos currículos e História Oficial: algumas implicações no município de São Leopoldo.. 2016. (Outra).

20.
Aula Inaugural - Conversas com um Jovem Professor - Leandro Karnal. 2015. (Outra).

21.
II Encontro de Pesquisas Históricas - EPHIS/PUCRS.Processos de ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo - RS. 2015. (Encontro).

22.
Processos de Libertação e Construção Nacionais: 70 anos da Coréia do Norte, 70 anos do Vietnã, 40 anos de Angola e 40 anos d Moçambique.. 2015. (Seminário).

23.
XXII Mostra UNISINOS de Iniciação Científica e Tecnológica.Processos de Ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo.. 2015. (Outra).

24.
XXI Jornada de Ensino de História e Educação - Interculturalidade, Educação e Diversidade: o que pode o professor de História?.Processos de Ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo.. 2015. (Outra).

25.
Feira de Iniciação Científica - FEEVALE. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Feira).

26.
Os Movimentos Estudantis na História Recente do Brasil. 2014. (Seminário).

27.
XII Encontro Estadual de História - ANPUH.Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Encontro).

28.
XII Mostra de Pesquisa do APERS. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Feira).

29.
XXI Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Popularização da Ciência 2014. Apoio eleitoral ao PTB em São Leopoldo no contexto de radicalização política.. 2014. (Feira).

30.
1964: Reformas de Base. 2013. (Seminário).

31.
Aula Inaugural - América Latina no Brasil. Termos de Pesquisa e abordagens Historiográficas- Maria Lígia Prado. 2013. (Outra).

32.
Fórum FAPA - Conhecimento: movendo o mundo. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Feira).

33.
Semana Acadêmica: História e Movimento. 2013. (Seminário).

34.
XII FÓRUM FAPA - Conhecimento: movendo o mundo.Apoio eleitoral ao PTB em São Leopoldo no contexto de radicalização política.. 2013. (Outra).

35.
XX Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2013. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Feira).

36.
XX Mostra UNISINOS de Iniciação Científica 2013.Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Outra).

37.
Seminário de Estudos, Autonomia Indígena em São Leopoldo- RS. 2012. (Seminário).

38.
XIV EREH SUL. 2012. (Encontro).

39.
Jesus e o Reino no Evangelho de Marcos. 2011. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. . Introdução à Extensão Universitária e Plano de Formação Pessoal junto ao Coletivo Indígena. 2018. (Outro).

2.
Maira D.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. . Roda de conversa com a Escola Pública - Kanhgág de São Leopoldo. 2018. (Outro).

3.
AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; DAMASCENO, M. . 1º Festa das Crianças Kanhgág. 2018. (Festival).

4.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FLORES, Andressa R. ; SCHNEIDER, M. C. . (Re)emergência Indígena interculturalidade e transdisciplinaridade. 2017. (Outro).

5.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; REIS, J. B. . Cine Debate Povos Indígenas Apresenta: MARTÍRIO. 2017. (Outro).

6.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; HONORATO, J. . Cine Debate Povos Indígenas apresenta: Martírio no IHU. 2017. (Outro).

7.
FORTES, J. ; DAMASCENO, M. ; AMORIM, G. C. . Diálogo inter-religioso e intercultural como resistência cultural. 2017. (Outro).

8.
DAMASCENO, M.. XXI Mostra de Iniciação Científica e Tenológica e I Mostra de Popularização da Ciência 2014. 2014. .

9.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . Os Movimentos Estudantis na História Recente do Brasil. 2014. (Outro).

10.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . Caracterização histórica dos movimentos estudantis no Brasil. 2014. (Outro).

11.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . Semana Acadêmica: História em Movimento. 2013. (Outro).



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
DAMASCENO, M.2017DAMASCENO, M.. O ir e vir Kanhgág em São Leopoldo (1996-2016). HUMANIDADES & INOVAÇÃO, v. 4, p. 132-147, 2017.


Livros e capítulos
1.
DAMASCENO, M.. Apontamentos para uma aproximação da obra e biografia de Jessé Souza. In: José Ivo Follmann. (Org.). Dialogando com Jessé Souza. 1ed.São Leopoldo: Casa Leiria, 2018, v. 1, p. 1-214.


Apresentações de Trabalho
1.
DAMASCENO, M.. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
DAMASCENO, M.. Radicalização Politica do PTB na década de 1960 em São Leopoldo.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
DAMASCENO, M.. Apoio eleitoral ao PTB em São Leopoldo no contexto de radicalização política.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DAMASCENO, M.. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
DAMASCENO, M.. Radicalização e repressão: o PTB e o golpe em São Leopoldo.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
DAMASCENO, M.. Processos de ressignificação cultural na Emã (aldeia) Por Fi Ga em São Leopoldo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
DAMASCENO, M.. Processos de ressignificação cultural na Emã Por Fi Ga em São Leopoldo - RS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
DAMASCENO, M.. Índios do Brasil. Quem são?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
DAMASCENO, M.. Diálogo sobre Cultura Indígena Contemporânea.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
DAMASCENO, M.. Educação étnicorracial e a Lei 11.645/2008.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
Damasceno, M.. Descolonización de los currículos e historia oficial: algunas implicaciones en la ciudad de São Leopoldo / RS.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DAMASCENO, M.. Lei 11.645/08 Limites e possibilidades de decolonialidade acadêmica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
DAMASCENO, M.. Pesquisa ação e possibilidades de interculturalidade crítica e descolonialidade acadêmica junto à comunidade Kanhgág Por Fi Ga em São Leopoldo/RS.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Maira D.. Novas perspectivas teórico/metodológicas junto a comunidades indígenas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Cursos de curta duração ministrados
1.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. . 1º Iniciação a Extensão e ao Plano de Formação Pessoal. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; KAYSER, L. ; HONORATO, J. ; REIS, J. B. . 2º Educação Popular Indígena. Preparatório ENEM e ENCEJA. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; DAMASCENO, M. ; HONORATO, J. ; KAYSER, L. . 2º Fortalecimento de Vínculos étnico raciais. Crianças kanhgág entre 11 à 17 anos da comunidade indígena Por Fi Ga. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
SANTOS, Antônio dos ; AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. ; REIS, J. B. ; HONORATO, J. . Semana Indígena - Colégio Sagrado Scharlau. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; KAYSER, L. ; REIS, J. B. ; HONORATO, J. ; ROCHA, M. . 1º Educação Popular Indígena. Preparatório ENEM e ENCCEJA.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. . Os Movimentos Estudantis na História Recente do Brasil. 2014. (Outro).

2.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FLORES, Andressa R. ; SCHNEIDER, M. C. . (Re)emergência Indígena interculturalidade e transdisciplinaridade. 2017. (Outro).

3.
DAMASCENO, M.; AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; HONORATO, J. . Cine Debate Povos Indígenas apresenta: Martírio no IHU. 2017. (Outro).

4.
FORTES, J. ; DAMASCENO, M. ; AMORIM, G. C. . Diálogo inter-religioso e intercultural como resistência cultural. 2017. (Outro).

5.
AMORIM, G. C. ; DAMASCENO, M. ; FORTES, J. . Introdução à Extensão Universitária e Plano de Formação Pessoal junto ao Coletivo Indígena. 2018. (Outro).

6.
AMORIM, G. C. ; FORTES, J. ; DAMASCENO, M. . 1º Festa das Crianças Kanhgág. 2018. (Festival).




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