Guilherme Felipe Zabot

Bolsista de Mestrado do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 13/07/2018


Mestrando em Ciências de Computação no Instituto de Ciências de Computação e Matemática Computacional (ICMC) pela Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Cascavel. Ex-Bolsista do Programa de Educação Tutorial - MEC/SESU do curso de Ciência da Computação - PETComp entre os anos de 2014 à 2017. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Guilherme Felipe Zabot
Nome em citações bibliográficas
ZABOT, G. F.;ZABOT, GUILHERME F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Orientador: Caetano Traina Junior.
2013 - 2016
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Título: Uma aplicação de Mineração de Texto em Faturas de Telefonia Móvel Corporativa.
Orientador: Clodis Boscarioli.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Cecilia Meireles, CCM, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Ruby II: Continuando Seus Primeiros Passos Na Programação. (Carga horária: 12h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
Ruby I: Introdução a Lógica de Programação com Jogos. (Carga horária: 12h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
Orientação a Objetos: Melhores técnicas com Ruby. (Carga horária: 10h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
Ruby III: Mais lógica de programação em um novo jogo. (Carga horária: 12h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
Ruby on Rails IV: Do Zero à Web. (Carga horária: 12h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
JavaScript: Programando na linguagem da web. (Carga horária: 20h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2017 - 2017
Node.js: Inovando com JavaScript no Backend. (Carga horária: 16h).
Alura Cursos Online, ALURA, Brasil.
2016 - 2016
Introdução a Plataforma Xamarin. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
2014 - 2014
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DIGITAL. (Carga horária: 3h).
XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, IHC'14, Brasil.


Atuação Profissional



Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Petiano do Grupo PETComp Unioeste Cascavel, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista no Programa de Educação Tutorial de Ciência da Computação (PETComp - Unioeste Cascavel)


Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: IC Voluntário, Enquadramento Funcional: (PICV/Unioeste), Carga horária: 10



Projetos de pesquisa


2015 - 2016
Técnicas de mineração de texto aplicadas a um processo supervisionado de descoberta de conhecimento em faturas de telefonia móvel corporativa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Desenvolvimento de um jogo web educativo para diferenciação de palavras homônimas para alunos surdos
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Jogabilidade e Design de Interação na Construção de um Jogo Educativo Para Crianças Surdas
Descrição: O uso de imagens e recursos visuais, como vídeos e animações pode contribuir sobremaneira no processo de ensino-aprendizagem de crianças surdas, porém, devem ser adequados à realidade da criança, ou seja, para que o ensino por meio de recursos visuais seja efetivamente adequado o recurso visual empregado deve apresentar significado a esse aluno. Poucos são os objetos de aprendizagem, no entanto, voltados a crianças surdas em fase de alfabetização. Este projeto se propõe a contribuir nesse campo por meio da identificação e avaliação de objetos de aprendizagem que possam ser utilizados ou adaptados a esse público-alvo, bem como pela construção de objetos de aprendizagem específicos para o usuário final alvo, em parceria com o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez do município de Cascavel, a serem disponibilizados em versão desktop e para web. Além disso, propõe-se a investigação e criação de personagens animados 3D a partir de captação dos gestos de Libras por sensores, no intuito de serem usados para fazerem a comunicação em Libras com a criança surda durante a interação com os jogos educacionais a serem desenvolvidos no decorrer da pesquisa.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2015
Ensino de programação para alunos do ensino médio
Descrição: O projeto desenvolvido consistiu-se principalmente do ensino de programação básica para alunos oriundos de escolas de ensino médio e também alunos de cursos técnicos que tenham interesse em buscar um curso superior na área de Computação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Guilherme Felipe Zabot - Integrante / Clodis Boscarioli - Coordenador / João Paulo Colling - Integrante / Alexandra Ferrari - Integrante / Gabriel Bruscatto - Integrante / Alexandre Barreiro Neto - Integrante / Henrique Pedro de Oliveira - Integrante / Remi Pietsch Junior - Integrante / Thales Felipe Costa Bertaglia - Integrante / Marcelo Fudo Rech - Integrante / Charles Giovane de Salles - Integrante / Deivide Possamai - Integrante / Fernando Fernandes - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Grupo de Estudos para a Maratona de Programação da ACM
Descrição: Projeto com o objetivo de auxiliar os estudantes em Algoritmos e Estrutura de Dados com foco nos Exercícios propostos na Maratona. Foram feitos encontros semanais simulando a Maratona da ACM, com problemas semelhantes e ajuda do professor.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BOSCARIOLI, C.2015BOSCARIOLI, C. ; BAQUETA, J. J. ; SOARES, R. Q. A. ; COLLING, J. P. ; ZABOT, G. F. . Computer Games to Teach Deaf Children in Literacy Acquisition. Revista Vínculos, v. 12, p. 56-69, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ZABOT, G. F.; KRUGER, G. R. ; OYAMADA, M. S. ; BOSCARIOLI, C. . Um sistema para Extração de Informação em Faturas de Telefonia Móvel Corporativa. In: CONTECSI 2018, 2018, São Paulo. International Conference on Information Systems and Technology Management, 2018.

2.
BOSCARIOLI, C. ; BAQUETA, J. J. ; SOARES, R. Q. A. ; COLLING, J. P. ; ZABOT, G. F. . Jogos Educativos Computacionais Como Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Crianças Surdas em Fase de Alfabetização. In: LACLO, 2014, Manizales. IX Conferencia Latinoamericana de Objetos y Tecnologías de Aprendizaje, 2014. p. 313-321.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
ZABOT, G. F.; BOSCARIOLI, C. ; KRUGER, G. R. . Técnicas de Mineração de Texto aplicadas a um Processo Supervisionado de Descoberta de Conhecimento em Faturas de Telefonia Móvel Corporativa. In: II Encontro Anual de Iniciação Científicca, Tecnológica e Inovação - EAICTI, 2016, Cascavel. II EAICTI, 2016.

2.
ZABOT, G. F.; BOSCARIOLI, C. . Desenvolvimento de um Jogo Web Educativo para Diferenciação de Palavras Homônimas para Alunos Surdos. In: I Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, 2015, Cascavel. I EACTI, 2015.

3.
ZABOT, G. F.; REINEHR, T. P. ; BOSCARIOLI, C. . Jogabilidade e Design de Interação na Construção de um Jogo Educativo para Crianças Surdas. In: XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014, Londrina. XXIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 2014.

4.
BOSCARIOLI, C. ; FERRARI, A. ; BRUSCATTO, G. ; BARREIRO NETO, A. ; OLIVEIRA, H. P. ; PIETSCH JUNIOR, R. ; ZABOT, G. F. . Ciclo de Palestras e Minicursos do PETComp: Reflexões sobre os três anos do Projeto. In: SEU, 2014, Toledo. XIV Seminário de Extensão da Unioeste, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRAINA JR., CAETANO ; KASTER, DANIEL DOS S. ; ZABOT, GUILHERME F. ; CORDEIRO, ROBSON L. F. ; RODRIGUES JR., JOSÉ F. ; DE LIMA, DANIEL M. ; VASCONCELOS, GUILHERME Q. . TendeR-Sims - Similarity Retrieval System for Public Tenders. In: 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018, Funchal. Proceedings of the 20th International Conference on Enterprise Information Systems, 2018. p. 143-150.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II EACTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.Técnicas de mineração de texto aplicadas a um processo supervisionado de descoberta de conhecimento em faturas de telefonia móvel corporativa.. 2016. (Encontro).

2.
I EACTI - Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação ? II.Desenvolvimento de um jogo web educativo para diferenciação de palavras homônimas para alunos surdos. 2015. (Encontro).

3.
VI EPAC - Encontro Paranaense de Computação. 2015. (Encontro).

4.
VII JavaTech. 2015. (Encontro).

5.
Computer on the Beach. 2014. (Congresso).

6.
IHC 2014 - VI Simpósio sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 20014. (Simpósio).. 2014. (Simpósio).

7.
Maratona de Programação, SBC. 2013. (Olimpíada).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ZABOT, G. F.. VI EPAC - Encontro Paranaense de Computação.. 2015. (Outro).

2.
ZABOT, G. F.. XIII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 14). 2014. (Congresso).




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