Renata Cardoso de Almeida

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5726417033444866
  • Última atualização do currículo em 07/11/2018


Mestranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCOM-Unisinos), inserida na linha de pesquisa Cultura, Cidadania e Tecnologias da Comunicação. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Unisinos, graduada com bolsa parcial do Programa Universidade para Todos (ProUni). Jornalista com experiência em veículos de comunicação, assessoria de imprensa, assessoria de comunicação interna e como pesquisadora em nível de Iniciação Científica, bolsista Unibic e CNPq ( PPGCC - Unisinos). Membro do Grupo de Pesquisa PROCESSOCOM - Processos Comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção. Membro da Rede AMLAT - Rede Temática de Cooperação Científica: Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina. Sua pesquisa mais recente, "Cidadania comunicacional na América Latina: um estudo de caso sobre a Tal TV", orientada pelo Profº Drº Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre, rendeu a distinção acadêmica ao seu Trabalho de Conclusão de Curso. Também participou recentemente da investigação "Publicidade, propaganda, alteridade e cidadania: estratégias transmetodológicas de análise da diversidade nos contextos de mudança econômica e social do Brasil e da Espanha", orientada pelo Profº Drº Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre. Atualmente também faz parte da Representação Discente do PPGCC - Unisinos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Renata Cardoso de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, R. C.


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Ciências da Comunicação.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil. Orientador: Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2017
Graduação em Jornalismo.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
Título: CIDADANIA COMUNICACIONAL, INTEGRAÇÃO E IDENTIDADES CULTURAIS NA AMÉRICA LATINA: análise de produtos audiovisuais da Tal Tv.
Orientador: Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.
2006 - 2009
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Estadual Cândido José de Godói, CECJG, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Oficina de Jornalismo. (Carga horária: 20h).
Jornal Correio do Povo, CORREIO, Brasil.


Atuação Profissional



Cartola Produtos e Serviços LTDA, CARTOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 30
Outras informações
Atividades desenvolvidas: Entrevistas e produção de Branded Content, textos publicitários e reportagens jornalísticas para revistas como Galileu e Super Interessante.


Jornal Correio do Povo, CORREIO, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Auxílio e acompanhamento na produção de reportagens; seleção e edição de notícias de agências nacionais e internacionais; edição de áudios e fotos (conhecimentos em Audacity e Photoshop); gestão de mídias sociais (Facebook e Twitter).


Enfato Comunicação Empresarial, ENFATO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Assessora de Comunicação Empresarial, Carga horária: 30
Outras informações
Produz material jornalístico para divulgação das ações práticadas pelo cliente, cobertura de eventos, contatos estratégicos, planos de ação e relatórios.


Fundação de Articulação e Des de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RGS, FADERS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágiária no setor de Comunicação Social, Carga horária: 30


Officer Marketing Busines LTDA, OFFICER, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: Auxliar financeiro, Carga horária: 40
Outras informações
Organiza todas as contas a pagar da empresa, atua como suporte à gerência fineceira, é responsável pela organização e compensação dos cheques, e negociações com fornecedores.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Processos midiáticos e comunicacionais na América Latina em transformação/Produtos Multimídia que fabricam sentidos sobre cidadania comunicativa e cultura de integração na região
Descrição: Descrição: O projeto problematiza a produção midiática nos aspectos construtores de cidadania comunicacional e cultura de integração em multimeios na América Latina e na Península Ibérica. Nessa orientação define uma pesquisa exploratória, que situará propostas comunicacionais relevantes para seu posterior tratamento qualitativo em profundidade. Na fase seguinte estrutura análises comunicacionais sobre os processos (discursos, estratégias, estilos, narrativas, concepções, sofisticação tecnológica e conteúdos renovadores), na perspectiva de construir argumentos teóricos suscitadores e descrições empíricas sistemáticas. O objetivo geral do projeto busca identificar, selecionar, registrar, descrever e interpretar produções culturais midiáticas que apresentem arranjos instigantes, renovadores e prospectivos sobre a construção de cidadania multidimensional comunicativa (inter-relacional, intercultural, participativa, micro e macrossocial, sociossemiótica, inventivo-educativa, colaborativa e crítica). O referencial teórico da pesquisa se nutre de um conjunto de teorias críticas em comunicação, da América Latina e do mundo, que vêem problematizando a transformação sociocultural, midiática e comunicativa, em termos de cidadania e integração (aprofundamento, ampliação e compartilhamento das riquezas e identidades culturais); são destacadas as contribuições de Aníbal Ford, Muniz Sodré, Beatriz Sarlo, Alejandrina Reyes, Orozco Gómez, Adrián Padilla, María Cristina Mata, Jiani Bonin, Jesús Martín Barbero, Julio C. Valdez, Néstor García Canclini, Raúl Fuentes, Gabriel Kaplun, Valério Fuenzalida, Daniela Monje, Alejandro Piscitelli, Tomás Maldonado, Armand Mattelart, Manuel Castells, Noam Chomsky, Immanuel Wallerstein, Eric Hosbsbawm, Slavoj Zizek, Mia Cuoto, Boaventura Sousa Santos, Alain Badiou, Jacques Rancière, Manuel Martín Serrano , entre os principais autores e autoras que dialogam com a problemática dessa investigação. A metodologia proposta segue a linha de confluência e atravessamento de análise de discurso crítico, etnografias multimídia, pesquisa heurística de múltiplas fontes, análise audiovisual (formatos, dinâmicas, estilos, discursos), observação sistemática (portais, sites, blogs), entrevistas com pesquisadores e especialistas (confrontação e seleção qualitativa dos produtos), análise contextual (político e sócio-antropológico), que configuram a concepção transmetodológica. A pesquisa dirige-se para os seguintes resultados: produzir uma visualização enriquecida desses processos comunicacionais; contribuir com informações empíricas para o conhecimento da produção digital sobre Nossa América; fortalecer o pensamento sobre as noções de cidadania comunicacional e cultura de integração latino-americana; trabalhar, simultaneamente, na formação qualificada de doutores, mestres e estudantes de IC; dar continuidade ao conjunto de pesquisas que sobre as teorias e as realidades comunicativas da América Latina tem realizado o coordenador do projeto nas duas últimas décadas, em especial as referentes à estruturação transmetodológica dos conhecimentos em comunicação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Renata Cardoso de Almeida - Integrante / Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre - Coordenador / Júlia Gabriela Soares da Silva - Integrante / Rafael Foletto - Integrante / Felipe Gue Martini - Integrante / Thaís Costa Cardoso - Integrante / Adrián José Padilla Fernandéz - Integrante / Alberto Pereira Valarezo - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.
2015 - Atual
PUBLICIDADE, PROPAGANDA, ALTERIDADE E CIDADANIA: ESTRATÉGIAS TRANSMETODOLÓGICAS DE ANÁLISE DA DIVERSIDADE NOS CONTEXTOS DE MUDANÇA ECONÔMICA E SOCIAL DO BRASIL E DA ESPANHA
Descrição: O projeto de pesquisa, aprovado pelo PROGRAMA CAPES/DGPU nº 40/2014, tem como foco investigativo os sentidos construídos pela publicidade e propaganda televisivas em relação à diversidades e a alteridades socioculturais relativas a gênero, etnicidade, nacionalidade e fenótipos e as significações e apropriações realizadas por sujeitos socioculturalmente diversos, buscando pensar essa problemática na perspectiva da construção da cidadania comunicativa intercultural. A investigação se realizará em dois contextos, o espanhol e o brasileiro, que contemporaneamente passam por processos de mudanças sociomidiáticas apresentando, também, distinções em termos de configurações socioculturais. No decorrer da pesquisa pretendemos realizar um aprofundamento de perspectivas teóricas para fundamentar a investigação da referida problemática, com foco nos conceitos de publicidade e propaganda, recepção, cidadania comunicativa intercultural, diversidade cultural e alteridade. Como eixo estratégico epistemológico trabalharemos a perspectiva transmetodológica como concepção e orientação colaborativa que permita o conhecimento, intercâmbio, experimentação e confrontação de metodologias para a realização da investigação proposta. Nessa linha, pretendemos realizar experimentações metodológicas aproveitando as experiências dos grupos de pesquisa PROCESSOCOM (UNISINOS), MIGRACOM (UAB) e PRAGMA (UFRN) no desenvolvimento da pesquisa, em perspectivas transmetodológicas e multimodais. Nosso propósito é problematizar a propaganda e a publicidade brasileira e espanhola no que se refere a formas de incorporação da alteridade e da diversidade sociocultural em campanhas publicitárias audiovisuais veiculadas na TV aberta nos respectivos países. Trabalhamos com a hipótese de que imperam na propaganda e na publicidade fenótipos, estéticas, identidades e modos de ser caucasiano-ocidentais que não correspondem à diversidade social e cultural existente nos respectivos países. Entendemos a publicidade e a propaganda como elementos relevantes da institucionalização midiática, capazes de colaborar para o estabelecimento de determinada ordem social por meio da simplificação de seus significados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Renata Cardoso de Almeida - Coordenador / Júlia Gabriela Soares da Silva - Integrante / Felipe Gue Martini - Integrante / Thaís Costa Cardoso - Integrante / Jiani Adriana Bonin - Integrante / Nicolás Lorite Garcia - Integrante / Alberto Efendy Maldonado - Integrante / Nísia Martins do Rosário - Integrante / Juciano de Souza Lacerda - Integrante / Ângela Pavan - Integrante / Marina Zoppas de Albuquerque - Integrante / Maytê Ramos Pires - Integrante / Lívia Freo Saggin - Integrante / Paulo Junior Melo da Luz - Integrante / Andres Kalikoske Teixeira - Integrante / Adriana Coca - Integrante / Laura Wottrich - Integrante / Lisiane Machado Aguiar - Integrante / Francisco Gilberto Silva de Oliveira - Integrante / Odlinari Ramon Nascimento da Silva - Integrante / Louzianne Neves dos Anjos - Integrante / Iriudsana Maria Januário da Costa - Integrante / Kennet Anderson da Cruz Medeiros - Integrante / Marcelo Nogueira Moreno Filho - Integrante / Ana Paula de Barros Ferreira - Integrante / Helio Ronyvon Gomes Rocha - - Integrante / Marcia Lohss - Integrante.Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Bolsa.
2013 - Atual
?Configurações de cidadania comunicacional e cultura de integração transformadora na América Latina/ Expressões críticas relevantes na produção multimídia da Argentina"
Descrição: O projeto investiga configurações midiáticas que focam sua produção em expressões críticas relevantes na produção multimídia da Argentina. A questão central indaga sobre os novos processos de comunicação digital, perguntando-se sobre as configurações hipertextuais que reformulam e contribuem à enriquecimento comunicativo, midiãtico, estético, informativo e sociopolítico/cultural. Como essas mídias trabalham a transformação comunicacional contemporânea? A pesquisa justitica-se pela intensa e ampla inserção dos processos comunicacionais digitais na vida educativa, social, cultural, económica, política e científica da América Latina e as consequências que essas mudanças estão provocando e podem provocar nas estruturas sociocomunicativas e na vida dos cidadãos. O referencial teórico é transdisciplinar, busca articular campos de conhecimento, tendo como eixo de estruturação o conjunto de teorias da comunicação críticas. Orienta-se numa perspectiva epistemológica: histórica, heurística, multilética, latino-americana e transformadora. Propõe uma estratégia de pesquisa transmetodológica, trabalhando no sentido de uma confluência atravessadora de métodos. Procura resultados concretos em termos de descrição sistemãtica dessas ídias e suas potencialidades em benefício da educação das novas gerações; apresentará, também, interpretações profundas sobre as transformações e enriquecimentos expressivos e de conteúdo na amostra investigada; esses resultados serão dinâmicos e construtivos para a integração das sociedades latino-americanas. Delimita sua investigação às expressões críticas relevantes de ampla abrangência regional na produção multimídia da Argentina..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Renata Cardoso de Almeida - Coordenador / Alberto Efendy Maldonado Gómez de la Torre - Integrante.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Menção Honrosa na XXIII Mostra de Iniciação Cintífica e Técnológica Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2016
Prêmio Destaque na XXIII Mostra de Iniciação Cinetífica e Técnológica Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
2015
Menção Honrosa na XXII Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica, Unisinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1MALDONADO, A. E.2017MALDONADO, A. E. ; ALMEIDA, R. C. ; ZAMORA, P. . Reflexiones teórico-metodológicas sobre la realción entre comunicación y educación aplicadas al análisis de la publicidad. Temps dâ019Educació, v. 53, p. 67-73, 2017.

2.
2MALDONADO, A. E.2017MALDONADO, A. E. ; ALMEIDA, R. C. . Cidadania, integração e identidades culturais na América Latina.. EXTRAPRENSA (USP), v. 10, p. 2010-231, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
ALMEIDA, R. C.; MALDONADO, A. E. . Cidadania comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo das páginas na web TVE, teleSUR e Canal Encuentro. In: Saggin, Lívia, Ferreira, Marcelo, Lima, Vívian de.. (Org.). Pesquisa na graduação: Desafios e experiências no campo da comunicação. 01ed.São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017, v. 01, p. 129-146.

2.
MALDONADO, A. E. ; ALMEIDA, R. C. ; ZAMORA, P. . América Latina: procesos mediáticos renovadores.. In: BONIN, J.A.; LORITE, N.; MALDONADO, A.E... (Org.). Publicidad, propaganda y diversidades socioculturales.. 01ed.Quito: CIESPAL, 2016, v. 01, p. 371-386.

3.
ALMEIDA, R. C.; MALDONADO, A. E. . Ciudadanía comunicacional en América Latina: una observación sobre abordaje. forma y contenido de las páginas en la web TVE, teleSur y Canal Encuentro. In: FERNÁNDEZ, Adrián José Padilla; MALDONADO, Alberto Efendy; VELA, Norah S. Gamboa. (Org.). Procesos Comunicacionales Educación y Ciudadanía en las Luchas de los Pueblos. 01ed.Caracas: FONDO EDITORIAL CEPAP, 2015, v. 01, p. 01-431.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ALMEIDA, R. C.. Sartori diz que não descarta apoio de petistas; vice quer aliança com Bolsonaro. Sul 21, Porto Alegre, 07 out. 2018.

2.
ALMEIDA, R. C.. ?Concentração imobiliária em áreas bem servidas de infraestrutura aumenta desigualdade?. Sul 21, Porto Alegre, 17 set. 2018.

3.
ALMEIDA, R. C.. ?Contratar empresas somente pelo preço é um crime com o dinheiro público?, diz presidente do CAU/BR. Sul 21, Porto Alegre, 16 set. 2018.

4.
ALMEIDA, R. C.. ?É do ideológico preferir o novo e a cidade vai perdendo sua função, seu uso?, diz conselheira do Iphan. Sul 21, Porto Alegre, 15 set. 2018.

5.
ALMEIDA, R. C.. ?Quando olhamos para a habitação de interesse social, vemos a cidade como responsabilidade de todos?. Sul 21, Porto Alegre, 14 set. 2018.

6.
ALMEIDA, R. C.. O caminho até aqui. Galileu, Brasil, p. 24 - 24, 01 ago. 2017.

7.
ALMEIDA, R. C.. O cachorro engarrafado. Galileu, Brasil, p. 18 - 18, 01 maio 2017.

8.
ALMEIDA, R. C.. Mitos e (meias) verdades. Super Interessante, Brasil, p. 36 - 39, 01 abr. 2017.

9.
ALMEIDA, R. C.. Boi + açúcar = ?. Galileu, Brasil, p. 26 - 26, 01 set. 2016.

10.
ALMEIDA, R. C.. Entre Alienados e Alienistas. Primeira Impressão, São Leopoldo, p. 14 - 17, 07 dez. 2015.

11.
ALMEIDA, R. C.. Um lugar Marcado pelas águas. Enfoque Barrinha, Campo Bom, RS, Brasil, p. 04 - 04, 28 abr. 2015.

12.
ALMEIDA, R. C.. Rupturas marcam a vida escolar. Enfoque Barrinha, Campo Bom, RS, Brasil, p. 04 - 04, 25 abr. 2015.

13.
ALMEIDA, R. C.. Espaço para crianças. Correio do Povo, Porto Alegre, p. 3 - 3, 09 nov. 2012.

14.
ALMEIDA, R. C.. Há 20 anos nas ruas de Porto Alegre. Babélia - Jornal-laboratório do Curso de Jornalismo da Unisinos, São Leopoldo/ RS, p. 20 - 20, 06 nov. 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania Comunicacional, integracção e identidades culturais na América Latina. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania comunicacional na América Latina: um estudo de caso sobre a Tal TV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania Comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo do Canal Encuentro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, R. C.. Professor Efendy Maldonado ministra taller ?Epistemologia da Comunicação?, em Quito 2014 (Texto de divulgação no site do GP Processocom).

2.
ALMEIDA, R. C.. Graziela Bianchi, integrante do Processocom, participa de encontro de grupos de pesquisa 2013 (Texto de divulgação no site do GP Processocom).

3.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania comunicativa digital: um horizonte a ser construído 2013 (Artigo no site do GP Processocom).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, R. C.. Gestão de conteúdo do blog Processocom. 2018. (Blog).

2.
ALMEIDA, R. C.. Gestão de contéudo do blog da Rede Amlat. 2018. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
LUZ, P. J. M. ; SANTOS, V. B. ; ALMEIDA, R. C. . Refletindo e construindo metodologias transformadoras a partir da transmetodologia. 2018. .

2.
ALMEIDA, R. C.; TORRE, A. E. M. G. L. . Configurações de cidadania comunicacional e cultura de integração transformadora na América Latina/ Expressões críticas relevantes na produção multimídia da Argentina. 2014. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
ALMEIDA, R. C.. Kombina pelo Uruguai: Carlos Urbim visita Juana de Ibarbourou. 2017. Filme.

2.
ALMEIDA, R. C.. Um lixo à parte. 2014. Fotografia.

3.
ALMEIDA, R. C.. Moradores da Vila Vicentina. 2014. Fotografia.



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ALMEIDA, R. C.; SANTOS, V. B.; CORNELIUS, A. R. IV FIC ADOLFINA. 2018. EMEF Profa. Adolfina Diefenthaler. 2018. EMEF Profa. Adolfina Diefenthaler.

2.
ALMEIDA, R. C.. IV FIC ADOLFINA. 2018. EMEF Profa. Adolfina Diefenthaler. 2018. EMEF Profa. Adolfina Diefenthaler.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
130 Anos da abolição incompleta da escravidão no Brasil e 30 anos da constituição cidadã an. 2018. (Seminário).

2.
40 anos do Movimento Negro Unificado: História, Contribuições e Perspectivas. 2018. (Seminário).

3.
III Seminário Discente PPGCOM UFRGS.Como as mídias impactam o reconhecimento e o imaginário das mulheres do Quilombo do Areal, em Porto Alegre. 2018. (Seminário).

4.
III Seminário Discente PPGCOM UFRGS.Refletindo e construindo metodologias transformadoras a partir da transmetodologia. 2018. (Oficina).

5.
II Sinapiens - Seminários do Conhecimento.Aportes sobre a pesquisa exploratória em uma investigação em comunicação. 2018. (Seminário).

6.
IV Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção.Relações de gênero e negritude na comunicação: como as mídias incidem sobre o reconhecimento e o imaginário das mulheres do Quilombo do Areal, em Porto Alegre. 2018. (Encontro).

7.
XII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras sa.Relações de gênero e negritude na comunicação. 2018. (Seminário).

8.
XXIII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. Cidadania Comunicacional, Integração e Identidades Culturais na América Latina: Análise de produtos audiovisuais da Tal TV. 2016. (Congresso).

9.
IX Seminário Internacional Red Amlat de Metodologías transformadoras -.Cidadania comunicativa na América Latina: um estudo de caso sobre a Tal TV. 2015. (Seminário).

10.
XXII Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica. Cidadania Comunicacional na América Latina: Um estudo de caso sobre a Tal TV. 2015. (Congresso).

11.
VIII Seminário Internacional de MetodologíasTransformadooras de la Red Amlat..Cidadania comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo do Canal Encuentro. 2014. (Seminário).

12.
VIII Seminário Internacional de Metodologías Transformadoras de la Red Amlat.Educomunicação e Mídias Digitais: Apropriações da internet por Jovens de Classe Popular e Aprendizagens na Perspectiva da Cidadania Comunicativa. 2014.ri)..Cidadania comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo do Canal Encuentro. 2014. (Seminário).

13.
XXI Mostra de Iniciação Científica e Tecnológica e I Mostra de Popularização da Ciência 2014. Cidadania Comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo do Canal Encuentro. 2014. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, R. C.; BARATA, M. C. ; DIAS, M. S. M. ; LUZ, P. J. M. ; SILVA NETO, J. D. . Roda de conversa: Adoecimento e saúde mental na pós-graduação. 2018. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
ALMEIDA, R. C.; MALDONADO, A. E. . Ciudadanía comunicacional en América Latina: una observación sobre abordaje. forma y contenido de las páginas en la web TVE, teleSur y Canal Encuentro. In: FERNÁNDEZ, Adrián José Padilla; MALDONADO, Alberto Efendy; VELA, Norah S. Gamboa. (Org.). Procesos Comunicacionales Educación y Ciudadanía en las Luchas de los Pueblos. 01ed.Caracas: FONDO EDITORIAL CEPAP, 2015, v. 01, p. 01-431.


Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania Comunicacional na América Latina: uma observação sobre abordagem, forma e conteúdo do Canal Encuentro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALMEIDA, R. C.. Cidadania comunicacional na América Latina: um estudo de caso sobre a Tal TV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
LUZ, P. J. M. ; SANTOS, V. B. ; ALMEIDA, R. C. . Refletindo e construindo metodologias transformadoras a partir da transmetodologia. 2018. .


Redes sociais, websites e blogs
1.
ALMEIDA, R. C.. Gestão de conteúdo do blog Processocom. 2018. (Blog).

2.
ALMEIDA, R. C.. Gestão de contéudo do blog da Rede Amlat. 2018. (Blog).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 5:44:39