Leonardo Albarello Weber

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5437931301137285
  • Última atualização do currículo em 01/07/2018


Mestrando em Ciência Política pelo IESP-UERJ. Bacharel em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisador do Observatório Político Sul-Americano (OPSA) e do Núcleo de Estudo de Atores e Agendas de Política Externa (NEAAPE). Sua principal área de pesquisa é Política Internacional, com ênfase em Relações Internacionais da América do Sul e Política Externa da Venezuela. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Leonardo Albarello Weber
Nome em citações bibliográficas
WEBER, L. A.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em CIÊNCIA POLÍTICA.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Leticia Pinheiro.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Relações em Eixo e Integração Produtiva na América do Sul: Argentina, Brasil e Venezuela.
Orientador: André Moreira Cunha.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Evangélico Augusto Pestana, CEAP, Brasil.
2000 - 2007
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Geração Positiva, CGP, Brasil.




Formação Complementar


2016
Língua Espanhola.
Associação Comunitária de Ensino de Línguas Estrangeiras, ACELE, Brasil.
2012 - 2015
Curso de Língua Francesa. (Carga horária: 320h).
Instituto Roche, IR, Brasil.
2014 - 2014
Sciences Politiques.
Institut d'Études Politiques de Grenoble, IEP, França.
2012 - 2012
Extensão universitária em Simulações como Ferramenta de Ensino. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2006 - 2012
Curso de Língua Inglesa. (Carga horária: 513h).
CCAA Escola de Idiomas, CCAA, Brasil.
2011 - 2011
Economia da Cultura - Mini - Curso. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2011 - 2011
Teoria das Relações Internacionais - Mini - Curso. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.



Projetos de pesquisa


2014 - 2014
Estratégicas Periféricas depois da Crise Financeira Global: o Brasil no "Novo Normal"
Descrição: A crise financeira global provocou a primeira contração da renda mundial desde a Segunda Grande Guerra. O mercado de trabalho de muitas economias foi fortemente atingido. As finanças públicas e privadas se deterioraram. Os preços de várias classes de ativos financeiros desabaram. Todavia, seus efeitos não foram uniformes. Algumas economias, especialmente as periféricas, experimentaram impactos mais tênues, tanto reais, quanto financeiros, recuperando, com relativa brevidade, suas trajetórias prévias de crescimento. Este fato, associado às transformações estruturais explicitadas na primeira década do século XXI, tem levado vários analistas a sugerir que a economia mundial viverá um ?novo normal? nos anos pós-crise. Menor crescimento nas economias industrializadas e maior dinamismo dos emergentes consolidariam o quadro de nova divisão internacional do poder econômico e político. Em paralelo, não parece ter avançado agendas mais ambiciosas de reformas na arquitetura financeira global, de modo que a economia internacional poderá seguir sujeita aos ciclos financeiros de euforia e crise, que têm caracterizado o processo de globalização das últimas três décadas. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar as estratégias de gestão macroeconômica e inserção internacional das principais economias emergentes no pós-crise, especialmente na Ásia e América Latina, de modo a compreender melhor o posicionamento do Brasil no ?novo normal?. Trabalha-se com a hipótese de que as tendências prévias de adoção de ?estratégias defensivas? e de busca de arranjos regionais de cooperação, no comércio e finanças, serão mantidas. Ademais, a ascensão da economia chinesa à condição de potência global influenciará as possibilidades de inserção externa de várias economias periféricas, dentre elas o Brasil. [Texto extraído do Plano de Trabalho do Projeto de Pesquisa]..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2013
Núcleo de Estudos dos BRICS - NEBRICS
Descrição: O NEBRICs se propõe a realizar estudos econômicos sobre os países participantes do grupo dos BRICS: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os temas da pesquisa estarão relacionados, principalmente, com comércio, finanças, produção e políticas econômicas destes países, além de temas relacionados à integração econômica e ao desenvolvimento econômico. O aluno trabalhou como pesquisador voluntário do NEBRICS, pesquisando Estrutura Produtiva da China..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - 2015
UFRGSMUNDI 2015 - Transpondo Barreiras, Unindo Regiões.
Descrição: Simulações das Nações Unidas para o Ensino Médio. O aluno participa como parte do Staff Acadêmico, sendo diretor no comitê "Assembleia Geral da União Africana, o que inclui a escrita de um guia acadêmico. O evento central do UFRGSMUNDI 2015 ocorrerá entre 10 e 12 de outubro de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
UFRGSMUN 2015 - UFRGS Model United Nations: Be greater than yourself
Descrição: Simulações das Nações Unidas para o Ensino Superior. O aluno participa como membro do Staff Acadêmico do projeto, cujo evento central ocorrerá entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2015. O aluno é Diretor no comitê da "Conselho de Infraestrutura e Planejamento" da União de Nações Sul-Americanas, o que inclui a escrita de um guia acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Programa de Difusão do Conhecimento sobre a China
Descrição: O Programa de Difusão de Conhecimento sobre a China é uma parceria do Instituto Confúcio com o Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia. O aluno trabalha como Bolsista de Extensão, auxiliando em atividades acadêmicas e administrativas no Instituto Confúcio, cumprindo carga horária de 20h semanais. O Instituto Confúcio tem como objetivos: destacar para a comunidade a relevância dos estudos internacionais sobre a China para o Brasil e para o mundo. Promover o contato do público brasileiro com temas referentes à China em diversos aspectos, incluindo sociedade, cultura, economia, relações internacionais e estudos estratégicos. Incentivar a pesquisa acadêmica sobre a China. Encorajar a reflexão a respeito de temas relevantes para a parceria Brasil­China. Contribuir para a formação de uma massa crítica a respeito da China no Rio Grande do Sul e no Brasil, que contribua para o estabelecimento de relações profundas e maduras entre Brasil e China..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Revista Perspectiva: Reflexões sobre a Temática Internacional
Descrição: O aluno atua como membro do Conselho Executivo da Revista Perspectiva: Reflexões sobre a Temática Internacional, ISSN: 1983-9707, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas envolvem a revisão gramatical e técnica de artigos e a gestão executiva do periódico junto aos outros membros do conselho..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
UFRGSMUN 2014 - UFRGS Model United Nations: Question old structures, forge the future
Descrição: Simulações das Nações Unidas para o Ensino Superior. O aluno atuou como membro do Staff Acadêmico do projeto, totalizando 90h de atividades. O aluno participou como Diretor-Assistente no comitê da "Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul", o que incluiu a escrita de um guia acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
UFRGSMUNDI 2014
Descrição: O UFRGSMUNDI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que organiza uma Simulação das Nações Unidas (MUN) voltada a alunos secundaristas da rede pública e privada. O aluno participou como parte do Staff Acadêmico no comitê "Assembleia Geral da União Africana", o que incluiu a escrita de um guia acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2014
RIPE 2014 - Relações Internacionais para Educadores - Discutindo América Latina: Desafios e Possibilidades
Descrição: O RIPE consiste em um curso de curta duração sobre temas de Relações Internacionais para professores de História, Geografia e Sociologia do Ensino Médio da rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre, visando incentivar o debate das temáticas de Relações Internacionais em sala de aula. O aluno atuou como parte do Staff Acadêmico do projeto, o que incluiu a escrita de um material de apoio para os professores no ano que precedeu a edição de 2014, totalizando 30h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
UFRGSMUN 2013 - UFRGS Model United Nations 2013: New perspectives for a changing world
Descrição: Simulações das Nações Unidas para o Ensino Superior. O aluno participou como membro do Staff Administrativo do projeto, totalizando 90h de atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
UFRGSMUNDI 2013
Descrição: O UFRGSMUNDI é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que organiza uma Simulação das Nações Unidas (MUN) voltada a alunos secundaristas da rede pública e privada. O aluno participou como parte do Staff Acadêmico no comitê "Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente" (PNUMA), o que incluiu a escrita de um guia acadêmico, totalizando 68h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
RIPE 2013 - Relações Internacionais para Educadores - África em Foco
Descrição: O RIPE consiste em um curso de curta duração sobre temas de Relações Internacionais para professores de História, Geografia e Sociologia do Ensino Médio da rede pública da Região Metropolitana de Porto Alegre, visando incentivar o debate das temáticas de Relações Internacionais em sala de aula. O aluno atuou como parte do Staff Acadêmico do projeto, o que incluiu a escrita de um material de apoio para os professores no ano que precedeu a edição de 2013, totalizando 40h..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Curso de Capacitação EAD em Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial
Descrição: O Curso de Capacitação EAD em Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvimento Territorial é fruto de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo Federal e o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo para a elaboração e criação de uma rede eletrônica de suporte a qualificação de gestores público locais na elaboração, implementação, monitoramentento e avaliação dos Planos Plurianuais (PPAs) nos municípios brasileiros, para o período 2013-2015. O aluno trabalhou como Tutor EAD do curso, totalizando 120h de atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Monitoria
Descrição: Monitoria da Disciplina de Introdução à Economia Monitoria à Distância - Disciplina Presencial. Professor responsável - Cassio da Silva Calvete.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional/Especialidade: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Integração Regional.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
5BONACINA, A.2015BONACINA, A. ; ROCHA, E. L. ; MENGER, K. R. ; WEBER, L. A. ; CLOSS, M. B. . Assembleia Geral da União Africana: Presença de Potências Extrarregionais no Continente Africano: a exploração de recursos energéticos e minerais. UFRGSMUNDI, v. 3, p. 215-245, 2015.

2.
1WEBER, L. A.2015 WEBER, L. A.; EICHNER, E. . Eixo Hidroviário Sul-Americano. UFRGS Model United Nations, v. 3, p. 165-196, 2015.

3.
4HORING, J. S.2014HORING, J. S. ; CLOSS, M. B. ; WEBER, L. A. . ZOPACAS: A Presença de Potências Extrarregionais como ameaça à Zona de Paz e Cooperação. UFRGS Model United Nations, v. 2, p. 479-529, 2014.

4.
2WEBER, L. A.2014 WEBER, L. A.; CALICH, A. P. M. ; FREITAS, J. . Perspectivas Brasileiras de Integração Regional. Relações Internacionais para Educadores, v. 1, p. 193-212, 2014.

5.
3CALICH, A. P. M.2014 CALICH, A. P. M. ; WEBER, L. A. ; CLOSS, M. B. ; ROBERTO, W. M. . O papel do Brasil como indutor do processo de integração energética regional na América do Sul. Revista Perspectiva: Reflexões sobre a Temática Internacional, v. 1, p. 103-120, 2014.

6.
6ROSA, J. O.2014ROSA, J. O. ; MELOS, A. C. S. ; WEBER, L. A. ; MENGER, K. R. . Assembleia Geral da União Africana: Atores Militares Não-Estatais e Forças Militares Estrangeiras no Continente Africano. UFRGSMUNDI, v. 2, p. 129-154, 2014.

7.
7BRANDAO, L. C.2013BRANDAO, L. C. ; SCHENATTO, O. V. ; DONDONIS, E. ; BAPTISTA, M. ; WEBER, L. A. ; SANTOS, L. . Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente: transição energética. UFRGSMUNDI, v. 1, p. 95-155, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
BRANDALISE, A. ; TRIZOTTO, L. H. A. ; WEBER, L. A. . O impacto estratégico da Guerra das Malvinas na relação Brasil - Argentina. In: André Luiz Reis da Silva; José Miguel Quedi Martins. (Org.). O impacto estratégico da Guerra das Malvinas na relação Brasil - Argentina. 1ed.Porto Alegre: Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia, 2015, v. , p. 243-264.

2.
WEBER, L. A.; CALICH, A. P. M. ; HORING, J. S. ; MEDEIROS, K. ; SILVEIRA, W. A. ; ROBERTO, W. M. . Política Externa e de Segurança da Rússia. In: José Miguel Quedi Martins. (Org.). Estudos de Caso em Política Externa e de Segurança 2012/2. 1ed.Porto Alegre: Liro Editora Livre, 2013, v. 1, p. 48-71.

3.
WEBER, L. A.; ALT, P. ; STEFFEN, M. . Sob o jugo europeu: do imperialismo branco às guerras de independência africanas. In: SPOHR, A. P.; MEDEIROS, K.; STADNIK, M.;. (Org.). Relações Internacionais para Educadores. 1ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013, v. 2, p. 65-100.

Apresentações de Trabalho
1.
WEBER, L. A.. Desenvolvimento e Integração Regional: o novo modelo de Estado no Brasil e seu projeto para a América do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Pontes entre Culturas: Diálogos entre China e Brasil. 2015. (Seminário).

2.
Encontro Estudantil Regional de Relações Internacionais. 2013. (Encontro).

3.
I Painel ISAPE: Visões Sul-Americanas sobre a Nova Ordem Global. 2013. (Outra).

4.
Semana Acadêmica 2013. 2013. (Outra).

5.
UFRGSMUN 2013 - New Perspectives for a Changing World.Staff Administrativo. 2013. (Outra).

6.
Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos Internacionais. 2012. (Seminário).

7.
UFRGSMUN 2012 - Exploring New Possibilities, Treasuring the Past.Delegado da República da Indonésia no comitê Asean Regional Forum. 2012. (Outra).

8.
Seminário Desenvolvimento e Mudança Global na Perspectiva das Relações entre Mercosul e União Europeia. 2011. (Seminário).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 21:29:43