Josi Zanette do Canto

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  • Última atualização do currículo em 03/05/2018


Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação, linha educacional, da Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Educação na Cultura Digital, pela Universidade Federal de Santa Catarina ( 2016), possui especialização em metodologia do ensino interdisciplinar, pela FUCAP / SC (2010). Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci / SC (2009). Atualmente é professora de geografia do ensino fundamental II e Médio da rede pública e privada.Continuamente busca a integração das tecnologias digitais com a sala de aula. Assim como, a capacitação docente para a integração das TIC aos processos educativos. Cursando Pedagogia, (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Josi Zanette do Canto
Nome em citações bibliográficas
CANTO, J. Z.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Tecnologias da Informação e Comunicação.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: ESTRATÉGIA PARA A CAPACITAÇÃO DE DOCENTES PARA INTEGRAÇÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: Projeto Piloto em Escolas de Educação Básica Participantes do Programa InTecEdu.,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Juarez Bento da Silva.
Palavras-chave: Tecnologia de Informação e Comunicação; Capacitação docente; Educação Básica.
2014 - 2016
Especialização em Educação na Cultura Digital. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O DESENVOLVIMENTO COLABORATIVO DE UM APLICATIVO MÓVEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA.
Orientador: Prof.º Me. Luiz Martins Júnior.
2009 - 2010
Especialização em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Capivari, FUCAP, Brasil.
Título: Ferramentas Didáticas no Ensino da Geografia.
Orientador: Rosângela Araújo.
2017
Graduação em andamento em Pedagogia.
Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
2008 - 2009
Graduação em Licenciatura Plena em geografia.
Centro Universitário Leonardo Da Vinci, UNIASSELVI%20SC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
I JORNADA PEDAGÓGICA 2016. (Carga horária: 3h).
Sindicato das escolas particulares de SC, SINEPE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Programação no ensino médio - Robótica Educacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Ferramentas educacionais para o desen. de games. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2015 - 2015
Programa Dinheiro Direto na Escola. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
2015 - 2015
I Workshop Integrador de Inovação e Tecnologias na. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2015
Extensão universitária em Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio em Santa Catarina ? PNE. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Araranguá. (Carga horária: 20h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
2014 - 2014
Competências Básicas/ Programa Formação Escola. (Carga horária: 60h).
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE, Brasil.
2014 - 2014
Jornal e Educação. (Carga horária: 4h).
Grupo RBS, RBS, Brasil.
2014 - 2014
Oficinas Tecnologicas. (Carga horária: 20h).
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
2009 - 2011
Formação Continuada - PROJOVEM URBANO. (Carga horária: 360h).
Associação Horizontes/Projovem Urbano, AH, Brasil.
2008 - 2008
Competências e Atitudes na Arte de Educar. (Carga horária: 20h).
Secretária do Estado.do Desenvol Regi./ Gerência de Educação/ Criciúma - SC, 21ªGERED - SC, Brasil.
2006 - 2006
Extensão universitária em V Maio Negro - Racismo:conceitos,consequências. (Carga horária: 40h).
Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaboradora RExLab


Colégio Murialdo, MURIALDO, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Oficina Murialdo Learn Playing, Carga horária: 8
Outras informações
Oficina acerca do uso dos jogos na aprendizagem.Jogos digitais, de tabuleiro, atividades de psicomotricidade e ainda o desenvolvimento de jogos são realizadas na oficina Público alvo: educação básica. .

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Geografia, Carga horária: 12


Prefeitura Municipal de Balneário Arroio do Silva, PMBAS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Geografia, Carga horária: 20


EEB Bernardino Sena Campos, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 30


EEB Apolônio Ireno Cardoso - Bal.Arroio do Silva (SC), SED%20SC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 40
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT- SED/SC)


Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Prof.ª disc. Desenvolvimento Social e Sustent, Carga horária: 4
Outras informações
Programa Pronatec


ERM Adelina Maria Silvano Soares - Araranguá/SC, PMA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora/Professora, Carga horária: 40
Outras informações
Exercia a função de diretora e professora de religião e espanhol quando necessário.


EB municipal Marcílio Dias de Santhiago - Cricíuma/SC, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ensino Fundamental II, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato por tempo determinado ( Professora substituta/contratação por tempo determinado - prefeitura Municipal de Cricíuma/SC.


EB Municipal Giácomo Zanette - Cricíuma/SC, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ensino Fundamental II, Carga horária: 20
Outras informações
Contrato por tempo determinado ( professora substituta/contratação Prefeitura Municipal de Cricíuma/SC


Prog. PROJOVEM URBANO - Cricíuma/SC, PJU, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Ciências humanas (EJA), Carga horária: 30
Outras informações
PROJOVEM Urbano- Programa elaborado pelo governo federal com o objetivo de formar jovens de 18 a 30 anos no ensino fundamental, executado pela Associação Horizontes.Ministrava aulas de geografia e história. Realizado no município de Criciúma - SC, nos bairros Metrópol e Renascer.


EEB Antonio Milanez Neto - Cricíuma/SC, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 30
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT - SED/SC)


EEB Quintino Folharine Dajori - Içara, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 30
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT - SED/SC)


EEB Lucas Bez Batti - Urussanga / SC, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 20
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT - SED/SC)


EEB Manoel Gomes Baltazar, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2005
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ens.Fund.II / Médio, Carga horária: 40
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT - SED/SC)


Escola de Educação Básica Castro Alves, SED/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Geografia Ensino Fundamental II, Carga horária: 40
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( Contrato ACT / SED-SC)


Escola de Educação Básica Profª Maria Garcia Pessi, EEBPMGP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profª de geografia fund./médio, Carga horária: 20
Outras informações
Contratação por tempo determinado ( ACT - SED/SC )



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Proposta de estratégia metodológica para a integração tecnologia no ensino de disciplinas STEM na Educação Básica da rede pública.
Descrição: Este projeto apresenta uma iniciativa de integração da tecnologia nos contexto da Educação Básica na rede Pública de Ensino. Para consecução dos objetivos estruturamos as ações desta proposta de projeto em dois eixos: um formativo que visa a capacitação dos docentes em relação às tecnologias e outro de integração das tecnologias nas atividades didáticas. A capacitação dos docentes, que será precedida por diagnóstico baseado no modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), terá sua formalização através da realização de mini cursos, oficinas e palestras que abordarão temas e estudos de casos referente a integração da tecnologia na educação. A integração da tecnologia se dará através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, disponibilizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) customizado para o projeto e disponível fisicamente também nas escolas, acessados por dispositivos convencionais ou móveis, que serão complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta dar encaminhamento metodológico, consolidar e expandir o projeto ?piloto? que atualmente desenvolvemos em duas escolas de Educação Básica da rede pública de ensino no município de Araranguá- SC, e assim ampliar e possibilitar o acesso de alunos e professores às ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem, principalmente nas áreas das disciplinas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), na Educação Básica, proporcionando mais disponibilidade e rapidez, por meio de um ambiente condizente com a realidade discente. A arquitetura em implementação utiliza recursos open source, experimentos remotos desenvolvidos no RExLab a partir de plataforma open hardware de construção própria e também do uso da plataforma Raspberry Pi e conteúdos didáticos abertos. As ferramentas computacionais de código aberto para dispositivos móveis auferem ao projeto caráter inovador e susceptível de reutilização, além de baixo custo. Espera-se com esta proposta de projeto ampliar e consolidar o projeto piloto em desenvolvimento, implantar e avaliar de forma mais consistente a metodologia proposta que objetiva o desenvolvimento de Planos de Ensino e Planos Aulas, baseados no modelo TPACK, que contemplem a integração curricular das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) e então compartilhar a experiência e todos os conteúdos didáticos e tecnologia gerada com outras instituições de ensino interessadas em replicar o modelo, a expertise adquirida a partir da execução do projeto..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Josi Zanette do Canto - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / Juarez Bento Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2014 - Atual
GT-MRE: Grupo de Trabalho em Experimentação Remota Móvel

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Juarez Bento da Silva em 30/05/2017.
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver e implantar uma plataforma que integre ambiente virtual de ensino e de aprendizagem através da disponibilização de conteúdos didáticos abertos online, acessados por dispositivos móveis ou convencionais, e complementados pela interação com experimentos remotos. Pretende-se com esta proposta contribuir e estimular a integração da tecnologia na rede pública de ensino. Esta proposta contempla a construção e validação da plataforma, disponibilizando um ambiente que permita trabalhar com sistemas físicos reais através de Internet, preferencialmente através de dispositivos móveis. A arquitetura proposta é baseada em recursos de hardware e de software opensource, a fim de, favorecer a replicação do projeto, e integração destes em um ambiente distribuído de ensino e aprendizagem...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Promovendo a integração de professores e alunos de escolas de educação básica da rede pública ao patrimônio histórico
Descrição: O objetivo deste projeto é aplicar metodologia junto aos professores e alunos de escolas de Educação Básica da rede pública nas disciplinas de Geografia e História para seleção de informações e construção dinâmica do conhecimento referente ao Patrimônio Histórico do Município de Araranguá, a partir do acesso às imagens do acervo digital (documentos e fotografias), via aplicação Web já existente, resultante de trabalho denominado Memórias Digitais de Araranguá. A metodologia proposta foi criada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, baseia-se em quatro etapas: (1) Observação, (2) Registro, (3) Exploração e (4) Apropriação, para apreensão do conhecimento referente ao contexto da imagem estudada; para enfim, caracterizar-se em educação patrimonial. Então, por meio de pesquisa, oral e bibliográfica, os alunos serão integrados aos conteúdos do patrimônio local nas disciplinas de geografia e história. Pela identificação de cenas e fatos do patrimônio local, alunos e professores constroem o contexto e, esse conhecimento gera respeito e atitudes de conservação do patrimônio. Ou seja, a identificação do patrimônio se faz do ponto de vista do usuário, o que pode influenciar no aumento do interesse pela visitação ao Museu físico (real) do Município de Araranguá e, acima de tudo, na identificação e reconhecimento de si, de seus antepassados e demais personagens e fatos no contexto cultural e histórico do município. A região tem baixos níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Renda Per Capta, ao ser comparada com outras regiões do Estado de Santa Catarina, o que reforça a importância social deste projeto, a ser conduzido em escolhas públicas. Como maior impacto positivo, espera-se promover a inclusão digital de um grande número de alunos e professores da educação básica, que poderão a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, disponibilizar informações on-line, identificando e se apropriando do patrimônio histórico e cultural da sua localidade e assim, integrando os sujeitos à sua história, identidade local e consequentemente, construindo o respeito ao patrimônio público, de todos os cidadãos...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Josi Zanette do Canto - Integrante / Paulo C. L. Esteves - Integrante / Andréa Cristina Trierweiller - Coordenador / Gabrielli Ciasca Veloso - Integrante / Robson Rodrigues Lemos - Integrante / RAFAELA BETT SORATTO - Integrante / Tatiana Marcela Rotta - Integrante / Cassia Emídio Maciel - Integrante / Pedro Rocha Salema Ferreira - Integrante.
2016 - Atual
Programa - Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas.
Descrição: O objetivo deste programa é desenvolver e aplicar estratégia para a integração tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino e na aprendizagem em disciplinas da Educação Básica da rede pública de ensino. Uma vez cumprido o objetivo geral espera-se estar promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da utilização e aproveitamento das novas tecnologias baseadas na Internet, a fim de, oferecer uma série ferramentas flexíveis e interativas de apoio a aprendizagem a um grande número de professores e alunos da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Josi Zanette do Canto - Integrante / Willian Rochadel - Integrante / João Paulo Cardoso de Lima - Integrante / José Pedro Schardosim Simão - Integrante / Priscila Cadorin Nicolete - Integrante / Carine Heck - Integrante / Josiel Pereira - Integrante / Aline Coelho dos Santos - Integrante / Isabela Nardi da Silva - Integrante / Lucas Mellos Carlos - Integrante / Karen Schmidt Lotthammer - Integrante / Karmel Cristina Nardi da Silva - Integrante / Herculano Henriques Chingui Chitungo - Integrante / Juarez Bento Silva - Coordenador / Simone Meister Sommer Bilessimo - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação do Brasil - Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Professor ensino fundamental e médio.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, R. T.2017SOUZA, R. T. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . A Experimentação Remota como Recurso Pedagógico no Ensino de Energias Renováveis. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1, 2017.

2.
SIMAO, J. P. S.2017SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; PEREIRA, J. ; CANTO, J. Z. ; BERNARDINO, G. S. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. REVISTA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, v. 21, p. 1-10, 2017.

3.
W Rochadel2016W Rochadel ; CANTO, J. Z. ; SILVA, J. B. ; DELGADO, M. A. G. ; REBOLLO, M. A. G. . Ensino a distância na educação básica: a integração pedagógica de jogos digitais em ambientes virtuais. E-TECH: TECNOLOGIAS PARA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL, v. 9, p. 32-52, 2016.

4.
CANTO, J. Z.2016CANTO, J. Z.; HECK, C. ; ESTEVES, P. C. L. ; GRUBER, V. . REUS - APRENDENDO COM OS DEUSES. REVISTA EDUCAÇÃO & TECNOLOGIA, v. 14, p. 2, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
CANTO, J. Z.; W Rochadel ; SILVA, J. B. . INTEGRAÇÃO DO MOBILE LEARNING EM COMUNIDADES DE PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. In: Neuza Pedro; Ana Pedro; João Filipe Matos; João Piedade; Magda Fonte. (Org.). DIGITAL TECHNOLOGIES & FUTURE SCHOOL. 1ed.Lisboa, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. , p. 571-582.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z.; LOTTHAMMER, K. S. ; MARTINS JUNIOR, L. ; SILVA, J. B. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital, 2018, São Paulo. V Seminário Web Currículo: educação e cultura digital. São Paulo: PUC, 2017. p. 390-398.

2.
CANTO, J. Z.; SILVA, J. B. ; W Rochadel . Integração do mobile learning em comunidades de prática para o ensino de Geografia. In: TicEduca2016, 2017, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação Tecnologias digitais e a Escola do Futuro. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. p. 1142 -1153 .

3.
SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED 2017, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017. v. 1. p. 45-52.

4.
SOUZA, R. T. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . O Uso de Experimentos Remotos como FerramentasPedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. In: I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais - SITED 2017, 2017, Araranguá. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais, 2017. v. 1. p. 216-225.

5.
SANTOS, A. C. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, J. B. . LABORATÓRIOS VIRTUAIS E REMOTOS NO ENSINO INVESTIGATIVO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul, 2017, Criciúma. 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul. Criciúma: IFSC, 2017. v. VI. p. 501-509.

6.
CANTO, J. Z.; VELOSO, G. C. ; TRIERWEILLER, A. C. . PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO PRINCIPAIS SUJEITOS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. In: III Seminário Internacional de Práticas Pedagógicas Inovadoras (SIPPI), 2017, Curitiba. Educar para Autonomia: o uso de ?Metodologias Ativas? para o ensino e a aprendizagem. Curitiba: Positivo, 2017. p. 147-154.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z.. O USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) NA PERSPECTIVA DE COMUNIDADES DE PRÁTICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016, Araranguá/SC. I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, 2016. p. 41-44.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CANTO, J. Z.; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E TÉCNICA PARA INTEGRAÇÃO DA APRENDIZAGEM MÓVEL NA SALA DE AULA. In: 6º SICT-SUL - SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2018, Crciúma. 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense ? SICT-Sul. Criciúma: IFSC, 2018. p. 11-11.

2.
VELOSO, G. C. ; TRIERWEILLER, A. C. ; CANTO, J. Z. . Una metodología para la integración de profesores y alumnos de la enseñanza básica al patrimonio histórico cultural por medio de las tecnologías de la información y comunicación.. In: III Congreso Internacional: Nuevos Horizontes de Iberoamérica, 2017, Mendoza. III Congreso Internacional: Nuevos Horizontes de Iberoamérica. mendoza/Argentina: Nuevos Horizontes de Iberoamérica, 2017.

Artigos aceitos para publicação
1.
SANTOS, A. C. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, J. B. . 'ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA INOVADORA PARA O USO DE LABORATÓRIOS ON-LINE EM AVEA'. Revista UniVap, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
CANTO, J. Z.. Tecnologia X Educação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOUZA, R. T. ; CANTO, J. Z. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . O Uso de Experimentos Remotos como Ferramentas Pedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SIMAO, J. P. S. ; SILVA, K. C. N. ; PEREIRA, J. ; BERNARDINO, G. S. ; CANTO, J. Z. ; TRIERWEILLER, A. C. ; ESTEVES, P. C. L. . Inovação Educativa e Usabilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
POPP, E. T. T. ; MARTINS JUNIOR, L. ; MARTINS, R. E. M. W. ; CANTO, J. Z. . O uso do site IBGE como um recurso pedagógico na disciplina de geografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
CANTO, J. Z.; LOTTHAMMER, K. S. ; MARTINS JUNIOR, L. ; SILVA, J. B. . FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CANTO, J. Z.. Caminhos, desafios e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CANTO, J. Z.; VELOSO, G. C. ; TRIERWEILLER, A. C. . PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CANTO, J. Z.; VELOSO, G. C. ; TRIERWEILLER, A. C. . PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MASON, A. P. U. ; MACAN, A. G. ; MARTINS, L. ; CANTO, J. Z. . O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
PACHECO, S. M. ; PACHECO, C. M. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, J. B. . Relato de experiência sobre o uso de dispositivo móvel como ferramenta pedagógica no ensino de matemática na educação básica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
SANTOS, A. C. ; CANTO, J. Z. ; SILVA, J. B. . LABORATÓRIOS VIRTUAIS E REMOTOS NO ENSINO INVESTIGATIVO DE BIOLOGIA: UMA APLICAÇÃO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
CANTO, J. Z.; SOUZA, R. T. ; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . A Utilização da Experimentação Remota como Ferramenta Pedagógica no Ensino de Energia Renováveis. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
CANTO, J. Z.. Tecnologias e educação, escutando o professor da educação básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CANTO, J. Z.; W Rochadel ; SILVA, J. B. . . Integração do mobile learning em comunidades de prática para o ensino de Geografia.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CANTO, J. Z.. O Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na Perspectiva de Comunidades de Prática no Ensino de Geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
CANTO, J. Z.. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação à prática interdisciplinar no ensino de geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CANTO, J. Z.. Dispositivos móveis: aprender e ensinar com a integração das tecnologias digitais. 2017. .

2.
CANTO, J. Z.. Integração de Tecnologias Digitais na Educação. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CANTO, J. Z.; MARTINS JUNIOR, L. . Dispositivos móveis - Apender e ensinar com o uso das TDIC. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CANTO, J. Z.; LOTTHAMMER, K. S. ; SILVA, J. B. . Capacitação de professores da educação básica e técnica para integração da aprendizagem móvel na sala de aula. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CANTO, J. Z.. Formação continuada: aprendendo com as TDIC: personalização do ensino.. 2017. .

6.
W Rochadel ; CANTO, J. Z. . Ambientes virtuais de aprendizagem para educação Básica: Etapa PIBIC-EM EEBMGP e EEBBSC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Fórum Regional de Educação.Caminhos, desafios e possibilidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas escolas.. 2017. (Outra).

2.
III Seminário Internacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula.PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Seminário).

3.
III Seminário Internacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula.PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Seminário).

4.
I Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação..PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Outra).

5.
I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais.O Uso de Experimentos Remotos como FerramentasPedagógicas para Educação Ambiental no Ensino Médio. 2017. (Simpósio).

6.
Seminário Integrador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação.A CAPACITAÇÃO DOCENTE PARA INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Seminário).

7.
Seminários SEaD: Inovações em Educação e seus desafios para o Ensino Superior,. 2017. (Seminário).

8.
V Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula.PATRIMÔNIO CULTURAL, TIC E ESCOLA: ALUNOS COMO SUJEITOS PRINCIPAIS NA CONSTRUÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS. 2017. (Seminário).

9.
V Web Currículo.FORMAÇÃO DOCENTE PARA A INTEGRAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS AOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. (Seminário).

10.
II Semana Acadêmica de Tecnologias da Informação e Comunicação.Tecnologias e educação, escutando o professor da educação básica. 2016. (Outra).

11.
3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais. Conhecimento na palma da mão: o desenvolvimento de um aplicativo como alternativa para estudos. 2015. (Congresso).

12.
III Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula.A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação à prática interdisciplinar no ensino de geografia. 2015. (Seminário).

13.
I Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.? O Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na Perspectiva de Comunidades de Prática no Ensino de Geografia. 2015. (Seminário).

14.
I Seminário Internacional de Praticas Pedagógicas Inovadoras.A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação à prática interdisciplinar no ensino de geografia. 2015. (Seminário).

15.
Seminário Social Good Brasil 2015.REPENSANDO EDUCAÇÃO PARA UM NOVO MUNDO - Painel. 2015. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CANTO, J. Z.. I Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CANTO, J. Z.. O Uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) na Perspectiva de Comunidades de Prática no Ensino de Geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
CANTO, J. Z.. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação à prática interdisciplinar no ensino de geografia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Cursos de curta duração ministrados
1.
W Rochadel ; CANTO, J. Z. . Ambientes virtuais de aprendizagem para educação Básica: Etapa PIBIC-EM EEBMGP e EEBBSC. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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