Edite Maria Oliveira da Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5707581316608650
  • Última atualização do currículo em 06/12/2018


Professora Adjunta em Musicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica, obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), realizou pós-Doutoramento como pesquisadora integrada do Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) com o apoio da FCT, sendo atualmente colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG, mantendo paralelamente uma intensa atividade artística, com vários concertos de órgão (a solo, com ensembles e orquestra) na Europa e Brasil. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Edite Maria Oliveira da Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, E. M. O.;ROCHA, Edite

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música.
Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627
Campus UFMG
31270010 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34094759
Ramal: 4759
URL da Homepage: http://www.musica.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: Manuel Rodrigues Coelho - Flores de Música: Problemas de Interpretação, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: João Pedro de Oliveira.
Coorientador: Rui Vieira Nery.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Práticas interpretativas musicais.
1999 - 2004
Mestrado profissional em Diplom fur Alte Musik.
Schola Cantorum Basiliensis - Escola Superior de Música Antiga, SCB, Suiça.
Título: The diminutions and variation practice in the Portuguese keyboard music of the 17th and 18th century, Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Jean-Claude Zehnder.
Coorientador: Thomas Drescher.
Bolsista do(a): Gabinete de Relações Internacionais do Ministério da Cultura de Portugal, GRI, Portugal.
1994 - 1999
Graduação em Licenciatura em Ensino de Música.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Título: O Efeito Pigmaleão no Ensino de Música: estudo de caso.
Orientador: Susana Sardo.


Pós-doutorado


2010 - 2014
Pós-Doutorado.
Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Bolsista do(a): Fundação para a Ciência e Tecnologia, FCT, Portugal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes.


Formação Complementar


1997 - 1998
Extensão universitária em Programa Erasmus.
Conservatoire National de Région de Musique de Perpignan, CNRMP, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador na Pos-Graduação Música, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Visitante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

Linhas de pesquisa
Música e Cultura
05/2013 - Atual
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Ferramentas tecnológicas para pesquisa em Música
Musicologia: conceitos, paradigmas e perspectivas
Seminários de Música e Cultura
Tópicos em Música: Leitura, Escrita, Pesquisa e Tecnologia no contexto científico-acadêmico
Terminologias e Bases Conceituais Teóricas em Música
05/2013 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Aplicação da Glosa e ornamentos como Processo de Improvisação melódica (Tópicos em Música de Conjunto e Práticas interpretativas)
Ferramentas Tecnológicas para Pesquisa em Música (Tópicos em Música e Tecnologia)
História e Música A (Música e Rituais)
História e Música D (Historiografia da Música)
Práticas Editoriais e Tecnologia (MUS127 - Topicos em Musica e Tecnologia TD2)
Recursos Tecnológicos para realização, formatação e pesquisa em trabalhos acadêmicos
Seminários de História da Música: História da Música no Brasil (EaD)

Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações
Professora designada na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Atividades

07/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Pesquisa da ESMU-UEMG, .

Linhas de pesquisa
Pesquisa em Música
07/2014 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
História da Música e Apreciação Musical
Percepção
Recursos Tecnológicos para realização , formatação e pesquisa de trabalhos acadêmicos

Universidade de Aveiro, UA, Portugal.
Vínculo institucional

2006 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

09/2010 - Atual
Ensino, Programa Doutoral em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Projecto de Especialização I e II
Orientação de Documentos de Apoio ao Projecto
Orientação
07/2010 - 11/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Comunicação e Arte, .

Cargo ou função
Membro do Conselho do Departamento de Comunicação e Arte - UA.
09/2007 - 05/2013
Ensino, Mestrado em Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Didática Específica
Instrumento: Órgão de tubos
Música de Câmara
Orientação de dissertações de Mestrado (a partir de 09/2010)
Co-orientação de teses de doutoramento (a partir de 09/2011)
09/2006 - 05/2013
Ensino, Licenciatura em Ensino de Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Àrea Vocacional I-IV (módulo órgão de tubos)
Literatura do Instrumento
Música de Câmara
Orientação de estágios pedagógicos do Núcleo de Órgão (a partir de 09/2008)

Instituto de Etnomusicologia, INET, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Investigador integrado

Atividades

06/2007 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Música Erudita da Perspectiva dos Estudos Culturais, .


Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical, CESEM, Portugal.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Investigador Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador Núcleo de Estudos CARAVELAS, Carga horária: 10

Atividades

10/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, .


Associação Musical Pro-Organo, AMPO, Portugal.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Presidente, Enquadramento Funcional: Presidente

Atividades

12/2010 - Atual
Direção e administração, AMPO, .

Cargo ou função
Presidente da Direção.

Evangelisch Reformierte Kirchgemeinde Reinach (BL), ERKR, Suiça.
Vínculo institucional

2000 - 2005
Vínculo: Organista titular, Enquadramento Funcional: Organista, Carga horária: 40
Outras informações
Cargo que incluía a função de Organista dos órgãos da Igreja de Mischeli e da capela de Reinach, bem como responsável da atividade musical no Lar de idosos da comunidade.



Linhas de pesquisa


1.
Música Erudita da Perspectiva dos Estudos Culturais

Objetivo: Ideias musicais, géneros e práticas são estudados a partir de uma perspectiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise musical. Os principais eixos de investigação são a história de ideias musicais em Portugal entre o Antigo Regime e a Modernidade (Ou Actualidade?), o papel da música em estratégias de representação simbólica e reforço de poder, o estudo de práticas musicais domésticas e públicas, o intercâmbio musical entre Portugal e as suas colónias, a interacção entre música erudita e os universos das músicas tradicionais e das músicas populares urbanas..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Práticas interpretativas musicais.
2.
Música e Cultura

Objetivo: O Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB) é um grupo de pesquisa certificado pela UFMG e cadastrado no CNPq. Sua perspectiva é abrangente e interdisciplinar, visando compreender a produção musical brasileira pela conjugação analítica de fatores intrínsecos e extrínsecos, ?musicais? e ?extra-musicais?, que sempre a acompanharam e condicionaram. A linha de trabalho do grupo pode ser definida pelo trinômio Musicologia, Análise e Performance, desde que se compreendam bem os significados de cada um desses termos e, principalmente, sua interdependência no âmbito do trabalho do Núcleo. Da Musicologia, ciência de domínios muito vastos, o NeMuB pretende utilizar conceitos, metodologias e ferramentas teóricas interdisciplinares que permitam investigar o diálogo entre a música e a cultura brasileira de modo geral e os modos de inserção de determinadas obras e compositores na tradição, no cânone musical, nos movimentos artísticos e/ou no mercado cultural do país. O debate musicológico contemporâneo irá também fornecer subsídios para a discussão de temas fundamentais, tais como: ?música brasileira e identidade nacional?, ?música brasileira e pós-modernidade?, entre outros. Com os instrumentos da Análise Musical, os trabalhos desenvolvidos no NeMuB esperam objetivar dados imanentes às obras musicais que possam servir para confirmar, contrastar ou ampliar hipóteses advindas da visão mais geral fornecida pela Musicologia. Por fim, a Performance, a ser proposta em eventos promovidos pelo Núcleo como um instrumento eficaz de difusão de um repertório brasileiro, contemporâneo ou não, menos conhecido, será sempre entendida não como demonstração de meras habilidades técnico-instrumentais, mas como momento de consolidação de um entendimento musical em que estarão presentes tanto os resultados musicológicos quanto os analíticos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
3.
Pesquisa em Música
4.
Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira

Objetivo: Desde o momento da descoberta do Brasil, em 1500, até à sua independência em 1822, Portugal e o Brasil integraram o mesmo estado. Desde então, os dois países continuam a manter laços mais ou menos estreitos em termos diplomáticos, económicos, sociais e culturais, resultando num intercâmbio constante de pessoas e ideias a muitos níveis. A história da música dos dois países possui igualmente bastante em comum. No entanto, até recentemente, a tendência para os musicólogos de ambos os países tem sido a de investigar os respectivos patrimónios musicais independentemente uns dos outros . Este núcleo de estudos procura focar conscientemente a articulação entre os dois países, assim como fomentar interesse neste campo. Caravelas é um órgão do Centro de Estudos da Sociologia e Estética Musical (CESEM) sediado na Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Conta igualmente com a colaboração de instituições e indivíduos externos..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros (CEAMM)
Descrição: O CEAMM (Centro de Estudo dos Acervos Musicais Mineiros), sediado na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte), e que reúne pesquisadores da UFMG, UEMG, UNESP e Museu da Música de Mariana, visa apoiar o tratamento arquivístico de acervos musicais no Estado de Minas Gerais, realizar pesquisas musicológicas relacionadas ao patrimônio arquivístico-musical mineiro, incentivar o recolhimento e a salvaguarda de acervos musicais históricos, produzir material bibliográfico de caráter didático para apoio ao tratamento de acervos musicais e capacitar pessoal para o tratamento de acervos musicais. O CEAMM conta com a experiência arquivística e musicológica acumulada no Acervo Curt Lange da UFMG, no Labor Carmine (Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical) da UNESP e no Museu da Música de Mariana, para desenvolver técnicas e ações adaptadas aos acervos musicais mineiros. Objetivos: 1. Apoiar o tratamento de acervos musicais no Estado de Minas Gerais 2. Realizar pesquisas relacionadas ao patrimônio arquivístico-musical mineiro 3. Incentivar o recolhimento e salvaguarda de acervos musicais históricos 4. Produzir material bibliográfico de caráter didático para apoio ao tratamento de acervos musicais 5. Capacitar pessoal para o tratamento de acervos musicais.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edite Maria Oliveira da Rocha - Coordenador / Fabio Viana - Integrante / Fernando Lacerda - Integrante / Paulo Augusto Castagna - Integrante / Rodrigo Pardini Correa - Integrante.
2016 - Atual
A Correspondência de Curt Lange no contexto da música e musicologia do século XX
Descrição: O Acervo Curt Lange - UFMG (ACL-UFMG) é um dos acervos documentais mais significativos da América Latina, resguardando uma expressiva contingência documental formada pelo musicólogo teuto-uruguaio Francisco Curt Lange (1903-1997), ao longo de seu pioneiro trabalho de pesquisa efetuado em vários países, acolhendo fontes e registros de relações sociais com personalidades de diversas áreas. O Acervo resguarda documentos diversos (material bibliográfico, partituras musicais, correspondência, materiais audiovisuais e iconográficos, dentre outros), tendo sido integrado à Biblioteca Universitária da UFMG em 1995. Embora este projeto possa abarcar várias das suas séries integrantes como objeto de pesquisa, a série 2 - Correspondência tem sido um marco e eixo de investigação quanto ao panorama da música e musicologia através das relações estabelecidas com uma enorme quantidade de intelectuais, artistas, políticos, musicólogos, compositores etc, membros de instituições entre tantos e diversos contactos realizados por Curt Lange que nos permitem um aprofundamento da história da música, do pensamento musical e musicológico no Brasil e na América Latina no séc. XX. As atuais linhas de pesquisa dentro deste projeto abarcam: - Os eventos e publicações de Curt Lange no panorama musicológico - A relação com musicólogas brasileiras - A relação epistolar com Cuba - A iconografia e iconologia no Acervo Curt Lang UFMG - Tratamento informacional do Acervo Curt Lange UFMG: Descrição, Digitalização e Acessibilidade.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Edite Maria Oliveira da Rocha - Coordenador / Amanda Gomes - Integrante / Boris Tejeda Suñol - Integrante / Natália Leite Braga - Integrante / Julio Neves Guatimosim - Integrante.
2015 - 2016
Ferramentas Tecnológicas para Pesquisa em Música
Descrição: O estudo sobre as ferramentas tecnológicas para-e-na Pesquisa em Música, permite abarcar diversas e complementares perspectivas numa perspectiva transdisciplinar como: 1) fomentar a utilização, capacitação e formação dos alunos de ensino superior em Música na aplicação destes recursos para as suas realidades de pesquisa, particularmente ao nível da pós-graduação; 2) analisar o perfil e influência da geração cibernética no contexto da performance de pesquisa e impacto na investigação musical, cruzando com a teoria das ciências da Educação da "alfabetização acadêmica" e seus contextos e, 3) pesquisar e contribuir para a inter-relação e aplicação desses recursos nos processos metodológicos dentro das várias áreas de estudos da Música.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB)
Descrição: O Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB) é um grupo de pesquisa certificado pela UFMG e cadastrado no CNPq. Sua perspectiva é abrangente e interdisciplinar, visando compreender a produção musical brasileira pela conjugação analítica de fatores intrínsecos e extrínsecos, ?musicais? e ?extra-musicais?, que sempre a acompanharam e condicionaram. A linha de trabalho do grupo pode ser definida pelo trinômio Musicologia, Análise e Performance, desde que se compreendam bem os significados de cada um desses termos e, principalmente, sua interdependência no âmbito do trabalho do Núcleo. Da Musicologia, ciência de domínios muito vastos, o NeMuB pretende utilizar conceitos, metodologias e ferramentas teóricas interdisciplinares que permitam investigar o diálogo entre a música e a cultura brasileira de modo geral e os modos de inserção de determinadas obras e compositores na tradição, no cânone musical, nos movimentos artísticos e/ou no mercado cultural do país. O debate musicológico contemporâneo irá também fornecer subsídios para a discussão de temas fundamentais, tais como: ?música brasileira e identidade nacional?, ?música brasileira e pós-modernidade?, entre outros. Com os instrumentos da Análise Musical, os trabalhos desenvolvidos no NeMuB esperam objetivar dados imanentes às obras musicais que possam servir para confirmar, contrastar ou ampliar hipóteses advindas da visão mais geral fornecida pela Musicologia. Por fim, a Performance, a ser proposta em eventos promovidos pelo Núcleo como um instrumento eficaz de difusão de um repertório brasileiro, contemporâneo ou não, menos conhecido, será sempre entendida não como demonstração de meras habilidades técnico-instrumentais, mas como momento de consolidação de um entendimento musical em que estarão presentes tanto os resultados musicológicos quanto os analíticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2015
A Glosa e a Variação na Música para Tecla em Portugal (séculos XVI e XVII)
Descrição: Na primeira metade do século XVI, a música para tecla na Península Ibérica, à semelhança de outros países europeus, adoptava frequentemente a prática da interpretação de obras vocais em intavolatura, em que cabia ao intérprete a arte de glosar (variar melodicamente) as respectivas vozes. Com a publicação da ?Arte novamente inventada? de Gonzalo de Baena (Lisboa, 1540), estabelece-se um marco na arte da ?intavolatura? existente em Portugal no século XVI e a importância de conhecer os modelos característicos para glosar, que se evidenciam nos manuscritos e publicações de música para tecla existentes em Portugal durante o século XVII. Partindo de um enquadramento teórico e sociocultural da implicação desta técnica no repertório musical deste período, este projecto visa um levantamento, tipificação e análise dessa técnica relacionando-a com o desenvolvimento paralelo da variação na música para tecla em Portugal e Brasil, considerando a sua interrelação intrínseca com a composição, didática, improvisação e práticas interpretativas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2006 - 2010
Práticas interpretativas: caso das Flores de Música de Manuel Rodrigues Coelho
Descrição: Através de uma análise das seis breves advertências do prefácio do compositor Manuel Rodrigues Coelho (c.1555-c.1635), na sua obra 'Flores de Música' (Lisboa, 1620), primeira publicação de obras inéditas para tecla impresso em Portugal, foi possível fazer um estudo aprofundado sobre a contextualização e conceptualização de práticas interpretativas que demonstraram a intrínseca relação da componente compositiva, didática, interpretativa e improvisatória com as implicações e influências socioculturais no perfil de um músico em Portugal nos séculos XVII e XVIII..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2011 - Atual
Ações de restauro, conservação preventiva, organização e divulgação do Acervo Curt Lange
Descrição: O Acervo Curt Lange é composto pelo arquivo pessoal do musicólogo Francisco Curt Lange. Integrou-se à UFMG em 1995. Abrigado pela Biblioteca Universitária, sob a coordenação da Escola de Música, o Acervo reúne um dos mais importantes conjuntos de fontes documentais relacionados à música das Américas, do século XX, bem como ao estudo musicológico, tendo repercussão internacional. Por meio de vários projetos, o Acervo passou por estágios necessários de tratamento arquivístico, estando hoje instalado em sala adequadamente equipada e, após tratamento de limpeza, todos os documentos foram devidamente acondicionados, organizados em séries e sub-séries. Ao todo são treze séries ? bibliográfica; correspondência; vida; partituras; instrumentos musicais; instrumentos de trabalho; registros audiovisuais; iconografia; documentos raros; documentos de pesquisa; catálogos, programas e similares; homenagens; e lembranças ?, muitas delas subdivididas em sub-séries. Atualmente, um Conselho Curador composto por professores e funcionários das várias áreas pertinentes ao funcionamento do Acervo ? Música, Arquivologia, História, Biblioteconomia e Museologia ? vem orientando as diretrizes a serem empreendidas, através de discussão interdisciplinar. Para o seu bom funcionamento e manutenção, o Acervo necessita de um conjunto de ações, de forma continuada, em torno do tratamento arquivístico, no que se refere à sua organização, através da descrição de séries e sub-séries ainda não descritas; à conservação de seu conteúdo e à sua divulgação à sociedade, e sobretudo ao atendimento ao público presencial e por internet. Em 2011, procedeu-se às seguintes ações de Organização: a) a macrodescrição da série 7 (subséries 7.1, 7.2 e 7.3); b) revisão da descrição e digitalização da Sub-série 8.1 ? Fotografias (5200 itens); digitalização dos documentos da Série 9 ausentes no site do Acervo (20 itens); o detalhamento parcial da subsérie 2.2, em função de ser esta subsérie uma das mais buscadas por pesquisadores. Este trabalho, pela extensão da subsérie (em torno de 40.000 itens) prossegue em 2012. Com relação às ações de Conservação, foram estas: a) higienização de toda a série 1, com consequente isolamento de itens em que se detectaram fungos e bactérias para posterior ação de restauro; b) tratamento e acondicionamento adequado aos itens em que se detectaram danos ao estado físico; c) higienização e tratamento adequado à subsérie 8.2. No que se refere à Divulgação, foi feita a atualização parcial da Série 9 no site do Acervo, e também a atualização parcial dos dados do Acervo no Pergamum e a criação de uma página do Acervo em rede social. Além disso, visitas ao Acervo constaram da programação de disciplinas da Escola de Música e da Ciência da Informação, além da participação da equipe do Acervo no Projeto de extensão Viva Música da Escola de Música, através de duas palestras, e participação da coordenadora do Acervo como palestrante no II Seminário de Acervos Raros da UFMG. Em 2013, desenvolveram-se as ações: continuação no detalhamento da sub-série 2.2, facilitando sensivelmente o processo de busca por pesquisadores; em parceria com a Escola de Belas Artes, fez-se o levantamento dos negativos que necessitam de restauro ou higienização, e orçamento para elaboração de projeto; restauração e higienização dos negativos de vidro; restauração do Livro de Receitas e Despesas de Santa Cecília (1817) para devolução à Basílica do Pilar em Ouro Preto; atualização da série 9 no site do Acervo; atualização de dados no Pergamum; início da organização das bases de dados internas; difusão em disciplinas, fóruns, palestras. Em 2014, além de dar continuidade ao atendimeto ao público, tratamento e divulgação do Acervo, realizou-se junto à Escola de Música, o Seminário Guerra-Peixe: 100 anos; em abril de 2015, ocorreu o evento Koellreutter-Juan Carlos Paz com a participação de dois.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Edite Maria Oliveira da Rocha - Coordenador.
2010 - 2015
Lusitana Organa - Órgãos de Tubos de Portugal
Descrição: Abarcando as componentes científica, técnica, patrimonial do repertório musical existente adequado aos respectivos instrumentos, o projeto Lusitana Organa desenvolve uma coleção que pretende: registar áudio e descritivamente os órgãos de Portugal, através da promoção do imenso património material constituído pelos instrumentos existentes em todo o país; a incorporação e adequação da literatura musical específica nos espaços em que os órgãos se inserem; levantamento da documentação e contexto histórico e sociocultural; registo dos aspetos técnicos da informação narrativa de cada instrumento, construção e manufactura; a divulgação da literatura musical arquivística existente, sobretudo inédita, contida nas múltiplas fontes portuguesas e que carecem ainda de dedicada transcrição, interpretação e divulgação, além da promoção da criação musical com novas composições para este instrumento.
Situação: Desativado; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2016 - Atual
Periódico: Per Musi (UFMG)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia/Especialidade: MUSICOLOGIA HISTÓRICA (CIÊNCIAS MUSICAIS HISTÓRICAS).
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Musicologia.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Práticas interpretativas musicais.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Novas tecnologias.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2011
Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I, Câmara Municipal de Elvas.
2010
Bolsa de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade de Aveiro e INET-md.
2006
Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Universidade de Aveiro e INET-md.
1999
Bolsa do Gabinete de Relações Internacionais (GRI) do Ministério da Cultura, Schola Cantorum Basiliensis, Hochschule für Alte Musik der Musik Akademie Basel (Suíça)..
1997
Bolsa do programa Erasmus, Universidade de Aveiro, Conservatoire National de Région de Musique de Perpignan e Université de Perpignan.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, M. D.2015PEREIRA, M. D. ; GOMES, W. M. ; ROCHA, Edite ; GARCIA, M. F. . Análise espectral das variações no timbre da flauta transversal, a partir da execução de um saxofonista. Modus - Revista da Escola de Música da UEMG, v. X, p. 27-38, 2015.

2.
ARAUJO, G. A. F.2015ARAUJO, G. A. F. ; OLIVEIRA, D. R. ; ROCHA, Edite . O Youtube como ferramenta tecnológica na Pesquisa em Música. Modus - Revista da Escola de Música da UEMG, v. X, p. 39-50, 2015.

3.
MIRANDA, S. A. M.2015MIRANDA, S. A. M. ; MALAQUIAS, A. C. ; ROCHA, Edite . Processos de quantificação na identidade vocal: o caso de Amin Feres. Modus - Revista da Escola de Música da UEMG, v. X, p. 51-66, 2015.

4.
GOMES, A. P. S.2015GOMES, A. P. S. ; ROCHA, Edite . Acervo Curt Lange - UFMG: Considerações sobre a descrição da informação. Modus - Revista da Escola de Música da UEMG, v. X, p. 73-82, 2015.

5.
ROCHA, Edite2013 ROCHA, Edite; TRILHA, M. M. . A Música Didáctica Setecentista na Biblioteca do Palácio Ducal de Vila Viçosa. Música Hodie, v. 13, p. 123-135, 2013.

6.
ROCHA, Edite2012 ROCHA, Edite. Obras e Flores de Música: Contribuições para um Estudo Comparativo. Revista de Musicología, v. XXXIV, p. 353-369, 2012.

7.
ROCHA, Edite2007ROCHA, Edite. La registration dans les ?Jogos de versos? du Libro de Cyfra (Bibliothèque Municipale de Porto, MM 42). In Organo Pleno: Feschrift Für Jean-Claude Zehnder Zum 65. Geburtstag, v. 48, p. 231-256, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
ROCHA, Edite. O cravo na atualidade: ensino, repertórios e práticas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo de Minas de Som - Escola de Música da UFMG, 2016. v. 1. 131p .

2.
ROCHA, Edite; ZILLE, J. A. B. . Musicologia[s]. 1. ed. Barbacena: EdUEMG, 2016. v. 1.

3.
ROCHA, Edite; AMORIM, F. O. ; LACERDA, F. ; EUFRÁSIO, V. ; VIANA, F. ; CARVALHO, S. ; ZILLE, J. A. B. . 2º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais. 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG & EdUEMG, 2016. v. 2.

4.
ROCHA, Edite; PASCOA, M. ; EUFRÁSIO, V. . Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Íbero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2016. v. 4. 550p .

5.
ROCHA, Edite; AMORIM, F. O. ; CANESSO, R. ; VIANA, F. ; MACHADO, D. A. O. ; SOBREIRO, A. P. ; CARVALHO, S. ; ZILLE, J. A. B. . 1º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais. 1. ed. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG & EdUEMG, 2015. v. 1.

6.
ROCHA, Edite. Flores de Música de Manuel Rodrigues Coelho. 1. ed. Elvas: Câmara Municipal de Elvas, 2012. v. 1. 167p .

7.
ROCHA, Edite. Lusitana Organa - Órgãos de Tubos de Portugal. 1. ed. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011. v. 1. 114p .

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, Edite. Der 'Lundu da Monroy' in Manuskripten für Tasteninstrumente. In: Alge, Barbara. (Org.). Kunstmusik ? Kolonialismus ? Lateinamerika. 1ed.Essen: Verlag DIE BLAUE EULE, 2017, v. 4, p. 97-112.

2.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Contatos, influências e repercussões multiculturais nas rezas cantadas do ritual de Encomendação das Almas. In: VOLPE, Maria Alice; NOGUEIRA, Ilza. (Org.). Música no Universo Ibero-Afro-Americano: Desafios interdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: UFRJ, 2017, v. 7, p. 00-00.

3.
COSTA, R. B. ; ROCHA, Edite . A Música para cravo e órgão de Alessandro Scarlatti em Portugal e no Brasil: o manuscrito de Coimbra P-Cug MM60. In: Rocha, Edite. (Org.). O cravo na atualidade: ensino, repertórios e práticas. 1ed.Belo Horizonte: Selo de Minas de Som - Escola de Música da UFMG, 2016, v. 1, p. 39-55.

4.
ROCHA, Edite. A glosa e variação: teoria e prática nas Variações sobre ?Cosa Rara? de Pedro Anselmo Marchal. In: Holler, Marcos; Sousa Santos, Luis Otávio; Valverde, Rudolfo. (Org.). Anais X Encontro de Musicologia Histórica: theoria e práxis na música : uma antiga dicotomia revisitada. 1ed.Juiz de Fora: Centro Cultural Pró-Música | UFJF, 2016, v. 10, p. 128-141.

5.
ROCHA, Edite. A Musicologia e os seus afetos: carta introdutória. In: Rocha, Edite; Zille, José Antônio Baeta. (Org.). Musicologia[s]. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2016, v. 1, p. 09-13.

6.
ROCHA, Edite. MARCHAL, Pedro Anselmo [Pierre-Anselme Marchal/Maréchal] (fl. 1779-1820). In: Alberto Pacheco. (Org.). Dicionário Biográfico Caravelas. 1ed.Lisboa: Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, CESEM, 2015, v. , p. 1-17.

7.
ROCHA, Edite. COELHO, Manuel Rodrigues [Roiz / Rois]. In: Alberto Pacheco. (Org.). Dicionário Biográfico Caravelas. 2ed.Lisboa: Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira, CESEM, 2012, v. , p. 1-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite ; PAULA, L. E. . Competências na aprendizagem: relato de experiência para a construção de identidades socioculturais no ensino de música em escolas públicas. In: Educação Musical e Inclusão: desafios e Possibilidades, 2017, São Paulo - Campinas. Anais do X do Encontro de Educação Musical da UNICAMP. Campinas, São Paulo: UNICAMP, 2017. v. 10. p. 01-08.

2.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . Geopolítica musicológica insular en la correspondencia de Francisco Curt Lange: Cuba, 1959-1975. In: 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar, 2017, Ouro Preto, MG. Anais do 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar. Ouro Preto (MG): Editora da UFOP, 2017. v. 1. p. 241-254.

3.
AZEVEDO, A. ; ROCHA, Edite . Museu e Música versus Museu da Música: olhares sobre relações conceituais e práticas musicais no Brasil. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia GO. Anais do VII Simpósio Internacional de Musicologia: Musicologia e Diversidade. Goiânia: Editora da UFG, 2017. v. 7.

4.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Manuscritos musicais de Encomendação das Almas: descrição e análise de contextos. In: VII Simpósio Internacional de Musicologia, 2017, Goiânia GO. Anais do VII Simpósio Internacional de Musicologia: Musicologia e Diversidade. Goiânia GO: Editora da UFG, 2017. v. 7.

5.
AZEVEDO, S. O. ; BRAGA, N. L. ; ROCHA, Edite . 1º Congresso Latino-Americano de Música (RJ, 1936): o contexto e idealização de um projeto de Curt Lange. In: 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar, 2017, Ouro Preto, MG. Anais do 1º Colóquio de Pesquisa em Música da UFOP: Ensino, memórias e linguagens em diálogo interdisciplinar. Ouro Preto (MG): Editora da UFOP, 2017. v. 1.

6.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . O ritual de Encomendação das Almas: aspectos de um a prática luso-brasileira. In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ?B. Horizonte - 2016, 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Cadernos de Resumos e Anais - XXVI Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2016. v. 26. p. 1-9.

7.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . La tradición y la búsqueda del nacionalismo en la ópera cubana: el caso de La Esclava de Mauri (1921). In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ?B. Horizonte - 2016, 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Cadernos de Resumos e Anais - XXVI Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2016. v. 26. p. 1-9.

8.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Reflexão etnomusicológica sobre cantos encontrados em materiais didáticos para Educação Musical. In: XXII Seminario Latinoamericano de Educación Musical del FLADEM, 2016, Buenos Aires. Anales del XXII Forum Latinoamericano de Educacion Musical. Buenos Aires, Argentina: FLADEM, 2016. v. 22. p. 1-13.

9.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Processos e Desafios de um Estágio Docente na Escola de Música da UFMG. In: II Congresso de Inovação de Metodologias de Ensino, 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Anais do II Congresso de Inovação de Metodologias de Ensino - 2016. Belo Horizonte: GIZ UFMG, 2016. v. 2. p. 1-13.

10.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . A reza cantada do ritual de Encomendação das Almas: correspondências entre determinadas realidades luso-brasileiras. In: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2016. v. 4. p. 446-466.

11.
AZEVEDO, A. ; GOMES, A. P. S. ; ROCHA, Edite . Arquivo Georges e Ana Maria Vincent: um relato descritivo. In: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2016. v. 4. p. 305-321.

12.
TOLEDO, R. H. ; MACHADO, D. A. O. ; ROCHA, Edite . Viola caipira: genealogia e evolução técnica do instrumento. In: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Caderno de Resumos e Anais: IV Simpósio Internacional de Música Ibero-Americana e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2016. v. 4. p. 291-304.

13.
Braga, Natália ; EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Oscar Lorenzo Fernândez e Francisco Curt Lange: um levantamento documental no Acervo Curt Lange. In: 2º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2016, congresso virtual. 2º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais (2016). Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG & EdUEMG, 2016. v. 2. p. 1-27.

14.
GOMES, A. P. S. ; AZEVEDO, A. ; EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Grupo de Música Antiga da UFMG: levantamento documental a partir do Arquivo Georges e Ana Maria Vincent. In: 2º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2016, congresso virtual. 2º Nas Nuvens... Congresso de Música: Anais (2016). Beo Horizonte: Escola de Música da UFMG & EdUEMG, 2016. v. 2. p. 1-16.

15.
SILVA, A. R. ; CORDEIRO, P. ; ROCHA, Edite . Processos de quantificação das práticas interpretativas na elaboração de ?Edição de Performance Audiovisual? (EdiPA). In: XXVI Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música ?B. Horizonte - 2016, 2016, Belo Horizonte (Minas Gerais). Cadernos de Resumos e Anais - XXVI Congresso da ANPPOM. São Paulo: ANPPOM, 2016. v. 26. p. 1-10.

16.
MACHADO, D. A. O. ; SOBREIRO, A. P. ; ROCHA, Edite . A utilização de ferramentas tecnológicas no contexto acadêmico-científico em música: relatório de um estudo aplicado. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitoria ES. Caderno de Resumos e Anais ANPPOM 2015. Vitoria: ANPPOM, 2015. v. 25.

17.
GOMES, C. A. G. ; ROCHA, Edite ; SILVA, A. R. ; TERRIGNO, F. B. . Fotografias sonoras de três performances: análise espectral da 'Danza Paraguaya nº 1' de Agustin Barrios. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitoria ES. Caderno de Resumos e Anais ANPPOM 2015. Vitoria: ANPPOM, 2015. v. 25.

18.
SILVA, A. R. ; BOREM, F. ; ROCHA, Edite . Variações de timing e escolhas estéticas na gravação histórica do Andante do Concerto Op.3 de Serge Koussevitzky. In: XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2015, Vitoria ES. Caderno de Resumos e Anais ANPPOM 2015. Vitoria: ANPPOM, 2015. v. 25.

19.
SOBREIRO, A. P. ; MACHADO, D. A. O. ; ROCHA, Edite . Ferramentas Tecnológicas para a Pesquisa em Música: Dinâmicas de um estudo aplicado. In: XXII Congresso Nacional da ABEM, 2015, Natal RN. Caderno de Anais ABEM 2015. Natal RN: ABEM/UFRN, 2015. v. 22.

20.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . O ritual de Encomendação das Almas: A produção bibliográfica e audiovisual digital no Brasil e em Portugal. In: 1º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2015, congresso virtual. Caderno de Anais 1º Nas Nuvens... Congresso de Música (2015). Belo Horizonte: UEMG e UFMG, 2015. v. 1.

21.
MENDES, R. R. O. ; ROCHA, Edite ; TERRIGNO, F. B. . Performance historicamente informada e suas variantes: Um levantamento bibliográfico (2000-2015). In: 1º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2015, congresso virtual. Caderno de Anais 1º Nas Nuvens... Congresso de Música (2015). Belo Horizonte: UEMG e UFMG, 2015. v. 1.

22.
ROCHA, Edite; TRILHA, M. M. . O Lundu como tema de variações: uma perspectiva de análise melódica sobre as ?Variações Landum da Monroi. In: XXIV Congresso da ANPPOM, 2014, São Paulo - SP. Pesquisa em música e diversidade: sujeitos, contextos, práticas e saberes. São Paulo: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2014.

23.
ROCHA, Edite. Variações Azeitonas novas? de Pedro Anselmo Marchal: abordagem das técnicas de diminuição e variação. In: IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica, 2014, Purenópolis, GO. ANAIS do IV Simpósio Internacional de Musicologia e VI Encontro de Musicologia Histórica. Goiânia: EMAC-UFG, 2014. v. 4. p. 308-314.

24.
ROCHA, Edite; TRILHA, M. M. . Tanger e Tocar na Arte da Tecla em Portugal (1540-1779). In: A Língua Portuguesa em Música, 2012, Lisboa. Actas do Congresso Internacional A Língua Portuguesa em Música. Lisboa: Caravelas ? Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira e CESEM, 2012. p. 195-203.

25.
ROCHA, Edite. A arte de glosar nas ?Flores de Música? (Lisboa, 1620). In: 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança 2009, 2010, Aveiro. Actas Post-ip (Post in Progress). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010.

26.
ROCHA, Edite. 'Susanna un Jour' de Manuel Rodrigues Coelho: Análise comparativa do tipo de glosas e aspectos de interpretação. In: Conferência Performa?09 - Encontros de Investigação em Performance, 2009, Aveiro. Actas da Conferência Performa?09 - Encontros de Investigação em Performance. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2009.

27.
ROCHA, Edite. Aspectos de Interpretação na obra de Manuel Rodrigues Coelho. In: Encontros de Investigação em Performance - Performa 07, 2007, Aveiro. Actas dos Encontros de Investigação em Performance - Performa 07. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

28.
Torres, A. ; ROCHA, Edite ; Zagalo, N. . Contributos da Música para a emocionalidade do Storytelling interactivo. In: Encontros de Investigação em Performance - Performa 07, 2007, Aveiro. Actas dos Encontros de Investigação em Performance - Performa 07. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2007.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FERREIRA, G. ; ROCHA, Edite . Acervo de partituras da Banda de Música Lira Santa Cecília de Pará de Minas/MG: Relato descritivo. In: 1º Nas Nuvens... Congresso de Música, 2015, congresso virtual. Caderno de Anais 1º Nas Nuvens... Congresso de Música (2015). Belo Horizonte: UEMG e UFMG, 2015. v. 1.

Artigos aceitos para publicação
1.
ROCHA, Edite. O tema e variações na música para tecla em Portugal na viragem do séc. XVIII para XIX. Anais do V Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite ; PAULA, L. E. . Competências na aprendizagem: relato de experiência para a construção de identidades socioculturais no ensino de música em escolas públicas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LACERDA, F. ; EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Crise, renitência e a salvaguarda das memórias musicais do catolicismo tradicional no Brasil: uma perspectiva histórica sobre o ritual de Encomendação das Almas em povoados do entorno de Cláudio-MG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . Negritud y afrocubanismo en la correspondencia cubana de Francisco Curt Lange. (1935-1945). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . Geopolítica musicológica insular en la correspondencia de Francisco Curt Lange: Cuba, 1959-1975. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
AZEVEDO, S. O. ; BRAGA, N. L. ; ROCHA, Edite . 1º Congresso Latino-Americano de Música (RJ, 1936): o contexto e idealização de um projeto de Curt Lange. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
AZEVEDO, A. ; ROCHA, Edite . Museu e Música versus Museu da Música: olhares sobre relações conceituais e práticas musicais no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Manuscritos musicais de Encomendação das Almas: descrição e análise de contextos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ROCHA, Edite. Francisco Curt Lang (1903-1997) e seu legado: o acervo Curt Lange UFMG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRAGA, N. L. ; ROCHA, Edite . Francisco Curt Lange e o Boletín Latino Americano de Música VI: publicações da crítica musical brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
TERRIGNO, F. B. ; ASSIS, A. C. ; ROCHA, Edite . Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MALAQUIAS, A. C. ; ROCHA, Edite . A identidade musical da Corporação Musical Cachoeira Grande/MG: um estudo de caso sobre a relevância dos dobrados. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . El análisis epistolar como herramienta para la investigación musicológica: un relato de experiencia sobre la correspondencia de Francisco Curt Lange. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . O Museu Histórico Municipal Francisco Fonseca: desafios e impactos do seu arquivo musical na construção da história da música formiguense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
RABELO, T. ; ROCHA, Edite . João Batista Prado: estudo preliminar das suas obras no acervo da Lira Sancristovense. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
RICARDO, F. N. ; ROCHA, Edite . Estudo musicológico sobre o impacto da violência em Minas setecentista: assimetrias, significados, linguagem e distinção social. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ULHOA, R. T. ; ROCHA, Edite . O ensino e a transmissão do conhecimento musical setecentista no distrito Diamantino: pesquisas, repercussão e receptividade dos estudos de Curt Lange. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
GOMES, A. P. S. ; ROCHA, Edite . Entre diretrizes e poéticas: a descrição da Subsérie 8.1- fotografias do acervo Curt Lange ? UFMG. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ROCHA, Edite. Rotas do Lundu da Monroi: identidade e análise comparativa do tema com variações. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ROCHA, Edite. A glosa e a variação no repertório para teclado (séculos XVII-XVIII): um percurso acadêmico-científico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Contatos, influências e repercussões multiculturais nas rezas cantadas do ritual de Encomendação das Almas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . A reza cantada do ritual de Encomendação das Almas: correspondências entre determinadas realidades luso-brasileiras. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
AZEVEDO, A. ; GOMES, A. P. S. ; ROCHA, Edite . Arquivo Georges e Ana Maria Vincent: um relato descritivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
GOMES, A. P. S. ; AZEVEDO, A. ; EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Grupo de Música Antiga da UFMG: levantamento documental a partir do Arquivo Georges e Ana Maria Vincent. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
SUNOL, B. T. ; ROCHA, Edite . La tradición y la búsqueda del nacionalismo en la ópera cubana: el caso de La Esclava de Mauri (1921). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . O ritual de Encomendação das Almas: aspectos de uma prática luso-brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Braga, Natália ; EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Oscar Lorenzo Fernândez e Francisco Curt Lange: um levantamento documental no Acervo Curt Lange. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
CORDEIRO, P. ; SILVA, A. R. ; ROCHA, Edite . Processos de quantificação das práticas interpretativas na elaboração de ?Edição de Performance Audiovisual? (EdiPA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Processos e Desafios de um Estágio Docente na Escola de Música da UFMG. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
EUFRÁSIO, V. ; ROCHA, Edite . Cantos Afro-brasileiros em Materiais Didáticos para Musicalização: uma Reflexão etnomusicológica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
TOLEDO, R. H. ; MACHADO, D. A. O. ; ROCHA, Edite . Viola caipira: genealogia e evolução técnica do instrumento. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
ROCHA, Edite. The 'Lundu da Monroy' in Manuscripts for Keyboard: A Case of Transatlantic Musical Culture. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

32.
ROCHA, Edite. Patriônio Imaterial | Patrimônio Material: uma discussão necessária - o caso do Órgão de tubos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
ROCHA, Edite. The Lundu in Luso-Brazilian Keyboard repertoire: perspectives on historical and popular musical repercussion. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
ROCHA, Edite. A circularidade cultural numa herança partilhada: o caso do Lundu como tema e variações para tecla. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
ROCHA, Edite. Ferramentas tecnológicas na Pesquisa e Trabalhos acadêmicos em Música: contexto, desafios e contribuições?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
ROCHA, Edite. Trajetória sobre a diminuição e a variação ibérica: estratégias educativas para a improvisação, composição e interpretação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
ROCHA, Edite. As Ferramentas Tecnológicas na área da Educação Musical: interação no ensino e pesquisa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
ROCHA, Edite. A glosa e variação: teoria e prática nas variações de ?Cosa Rara? de Pedro Anselmo Marchal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
ROCHA, Edite. ?Variações Azeitonas novas? de Pedro Anselmo Marchal: abordagem das técnicas de diminuição e variação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

40.
ROCHA, Edite. Improvisação, interpretação e composição numa perspectiva melódica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
ROCHA, Edite; TRILHA, M. M. . O Lundu como tema de variações: uma perspectiva de análise melódica sobre as ?Variações Landum da Monroi?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
ROCHA, Edite. Glosa ou Variação? Eis a questão! Processo evolutivo na música para tecla em Portugal (séc XVI-XVIII). 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

43.
ROCHA, Edite. O tema e variações na música para tecla em Portugal na viragem do séc. XVIII para XIX. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

44.
ROCHA, Edite. The Italian Influence in the Flores de Música (Lisbon, 1620). 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

45.
ROCHA, Edite. Glosa ou Variação? eis a questão! Contributos sobre o estudo comparativo entre a glosa e a variação na música para tecla em Portugal. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
ROCHA, Edite. O Órgão de Tubos no panorama das actividades culturais em Portugal. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
ROCHA, Edite. Tangedor ou músico? Contributos sobre o perfil dos copistas do Ms. 964 de Braga. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
ROCHA, Edite. Tanger e Tocar na Arte da Tecla em Portugal (1540-1779). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

49.
ROCHA, Edite. Obra para tecla de David Perez e José Joaquim dos Santos: Análise comparativa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

50.
TRILHA, M. M. ; ROCHA, Edite . A Música didáctica setecentista na Biblioteca do Palácio Real de Vila Viçosa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
ROCHA, Edite. Repertórios de Música para Órgãos Ibéricos na história do património português. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
ROCHA, Edite. A Interpretação da música ibérica para tecla nos séculos XVI e XVII. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
ROCHA, Edite. The Works of Antonio de Cabezón and António Carreira in the MM 242 BGUC. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
ROCHA, Edite. Obras y Flores de Música: Contribuciones para un Estudio Comparativo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
ROCHA, Edite. A arte de glosar nas Flores de Música (Lisboa, 1620). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
ROCHA, Edite. 'Suzanne un Jour' de Manuel Rodrigues Coelho: Análise Comparativa do tipo de Glosas e Aspectos de Interpretação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
ROCHA, Edite. Manuel Rodrigues Coelho?s Flores de Música: Considerations about the inégalité. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
ROCHA, Edite. Manuel Rodrigues Coelho?s Flores de Música: considerations. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

59.
ROCHA, Edite. Aspects of Interpretation in the work of Manuel Rodrigues Coelho. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
ROCHA, Edite. Comparative Warnings Interpretation in the Works of Manuel Rodrigues Coelho and Thomas de Sancta Maria. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
Torres, A. ; ROCHA, Edite ; Zagalo, N. . Contributos da Música para a emocionalidade do Storytelling interactivo. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
ROCHA, Edite. Aspectos de Interpretação na obra de Manuel Rodrigues Coelho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
ROCHA, Edite. La Registración en los ?Jogos de Versos? del Libro de Cyfra adonde se contem varios Jogos de versos e obras e outras curiosidades de varios autores'. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, Edite. Apresentação do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. Belo Horizonte MG, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

2.
ROCHA, Edite. Introdução: O Cravo na Atualidade: ensino, repertórios e práticas. Belo Horizonte, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

3.
GONZALEZ, J. P. ; ROCHA, Edite . Desafios da Musicologia chilena para um novo século. Barbacena: EdUEMG, 2016. (Tradução/Artigo).

4.
EZQUERRO-ESTEBAN, A. ; ROCHA, Edite . Desafios da musicologia pan-hispânica na atualidade: uma reflexão. Barbacena: EdUEMG, 2016. (Tradução/Artigo).

5.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Ars Nova - Coral da UFMG. Belo Horizonte (MG): UFMG, 2014 (Compact Disc).

6.
ROCHA, Edite; Alexandrino, N. ; Bandeira, A. ; Bernardino, P. ; Filipe, T. ; Seiça, A. M. ; Soeiro, V. . Lusitana Organa ?Órgão do Mosteiro de Santa Maria de Semide. Paços de Brandão e Coimbra: Casa Discográfica Numérica, 2012 (Compact Disc).

7.
ROCHA, Edite. Lusitana Organa:Apresentação | Introduction. Coimbra, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

8.
ROCHA, Edite. Manuel Rodrigues Coelho ?Flores de Música:? Problemas de Interpretação. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2010 (Tese de Doutoramento).

9.
TRILHA, M. M. ; ROCHA, Edite . In Monasterio Aveirensi. Paços de Brandão (Portugal): Numérica Produções Multimedia, LDA, 2009 (Compact Disc).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, Edite; GUERRA, C. ; MADOERY, D. ; VOLPE, M. A. . Per Musi - Revista Acadêmica de Música. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MOREIRA, C. ; BIASON, M. A. ; ROCHA, Edite . Patrimônio Imaterial | Patrimônio Material: uma discussão necessária. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
ROCHA, Edite; BERNARDINO, P. J. F. ; BRESCIA, M. A. O. M. ; MENDIVE, M. ; SANTOS, J. . Gaia World Music: notas ao programa (AMPO). 2014.

4.
ROCHA, Edite; Pimenta, M. . IV Festival de Órgão da Madeira: notas de programa. 2013.


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, Edite; FREIXO, E. . Masterclass de Órgão na Série de Cursos em Órgãos Históricos - Tiradentes (01-04 fevereiro 2017). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, Edite. Per Musi - Revista Acadêmica de Música. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
ROCHA, Edite. Grupo de Trabalho: Ferramentas Tecnológicas para Pesquisa em Música no XXVI Congresso da Anppom - Belo Horizonte/MG. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
ROCHA, Edite. Curso de Órgão - II Festival Internacional de Música Histórica de Diamantina. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
ROCHA, Edite; PASCOA, M. ; EUFRÁSIO, V. . Caderno de Resumos e Anais do IV SIMIbA e I Congresso ABMUS. 2016. (Editoração/Anais).

6.
BOREM, F. ; ROCHA, Edite ; ROSSE, E. . Per Musi - Revista Acadêmica de Música. 2016. (Editoração/Periódico).

7.
ROCHA, Edite. Nas Nuvens... Congresso de Música. 2016. (Editoração/Periódico).

8.
ROCHA, Edite. Masterclass de órgão na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
FREIXO, E. ; ROCHA, Edite . Curso de Órgão - Encontros de Órgão Históricos Tiradentes. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
ROCHA, Edite. Nas Nuvens... Congresso de Música. 2015. (Editoração/Periódico).

11.
ROCHA, Edite. Aulas Abertas da Universidade de Aveiro (Órgão). 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
ROCHA, Edite. Aulas Abertas da Universidade de Aveiro (Órgão). 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
ROCHA, Edite. LX Semana de Estudos Gregorianos: Masterclass de Órgão. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
ROCHA, Edite. Masterclass de Órgão - Masterclass Conservatório de Música de Ponta Delgada (Acores, Portugal). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
ROCHA, Edite. Aulas Abertas da Universidade de Aveiro (Órgão). 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
ROCHA, Edite. LIX Semana de Estudos Gregorianos: Masterclass de Órgão. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
ROCHA, Edite. Masterclass de Órgão do Conservatório de Música de Calouste Gulbenkian de Aveiro. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
ROCHA, Edite. Aulas Abertas da Universidade de Aveiro (Órgão). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Produção artística/cultural
Música
1.
ROCHA, Edite; SOBREIRO, A. P. . Série Concertos em Tiradentes ao Órgão da Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes/MG 'Música no tempo de Camões', Edite Rocha e Andrea Peccioni 03fev2017. 2017. Interpretação.

2.
ROCHA, Edite. Ciclo 80 anos do Órgão de Tubos da Matriz São Vicente Férrer, Formiga MG. Concerto de Órgão solo Edite Rocha com a participação Coral Municipal de Formiga 07/04/2017. 2017. Interpretação.

3.
ROCHA, Edite; FREIXO, E. . Ciclo 500 anos da Reforma - concerto de cravo (Elisa Freixo) e órgão (Edite Rocha), Igr Luterana 2017-11-11. 2017. Interpretação.

4.
ROCHA, Edite; SOBREIRO, A. P. . II Festival Internacional de Música Histórica de Diamantina - O Órgão Ibérico no tempo de Cervantes. 2016. Interpretação.

5.
ROCHA, Edite; SOBREIRO, A. P. . Semana do Museu e Ciclo Prata da Casa - Concerto de Órgão e Canto. 2016. Interpretação.

6.
ROCHA, Edite; PASCOA, M. ; TRILHA NETO, M. M. . Concerto de encerramento da III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes - PPGLA-UEA, com a Oorquestra Barroca do Amazonas. 2016. Interpretação.

7.
ROCHA, Edite. Série Concertos ao Órgão Arp Schnitger, 31º Ano de Concertos na Sé de Mariana MG,. 2016. Interpretação.

8.
ROCHA, Edite. Trânsitos organísticos em Portugal (séc. XVII-XIX), Ciclo de Concertos da Catedral de Santa Terezinha, Uberlândia, 26-set-2016, Edite Rocha. 2016. Interpretação.

9.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

10.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

11.
ROCHA, Edite. Recitais em Lourdes. 2015. Interpretação.

12.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

13.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

14.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

15.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

16.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

17.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

18.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Solenidade de abertura do ano acadêmico UFMG - Ars Nova. 2015. Interpretação.

19.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

20.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2015. Interpretação.

21.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Matriz de Santo Antônio em Tiradentes/MG). 2014. Interpretação.

22.
ROCHA, Edite; FREIXO, E. . Concerto de Órgão (Museu Regional de São João del-Rei/MG). 2014. Interpretação.

23.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Ars Nova - Coral UFMG (Projeto Quarta Doze e Trinta). 2014. Interpretação.

24.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Ars Nova - Coral UFMG (Ig. São José BH). 2014. Interpretação.

25.
BITTENCOURT, L. ; ROCHA, Edite . Concerto Final de Formatura de Regência (Leonardo Bittencourt). 2014. Interpretação.

26.
MINAL, M. ; ROCHA, Edite . Concerto Final de Formatura de Regência (Marcelo Minal). 2014. Interpretação.

27.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Ars Nova ? Coral UFMG (Assembleia BH). 2014. Interpretação.

28.
ROCHA, Edite. Concerto Ars Nova ? Coral UFMG (Conservatório de Música UFMG). 2014. Interpretação.

29.
ROCHA, Edite. Concerto Ars Nova ? Coral UFMG (UFRGS). 2014. Interpretação.

30.
ROCHA, Edite. Concerto Ars Nova ? Coral UFMG (Porto Alegre). 2014. Interpretação.

31.
ROCHA, Edite. Concerto Ars Nova ? Coral UFMG (Viva Musica). 2014. Interpretação.

32.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto de Natal Ars Nova - Coral UFMG (Ig São José BH). 2014. Interpretação.

33.
MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Natal Ars Nova - Coral UFMG (Teatro Bradesco). 2014. Interpretação.

34.
VIANA, L. ; MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Final de Formatura de Regência (Lucas Viana). 2014. Interpretação.

35.
ALVES, S. ; MATTE, I. R. F. ; ROCHA, Edite . Concerto Final de Formatura de Regência (Samea Alves). 2014. Interpretação.

36.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2014. Interpretação.

37.
ROCHA, Edite. Concerto no Órgão histórico Arp Schnitger. 2014. Interpretação.

38.
ROCHA, Edite; Pimenta, M. . Concerto de Órgão com Canto (Mariana Pimenta). 2013. Interpretação.

39.
ROCHA, Edite; BERNARDINO, C. . Concerto de Órgão e Canto (Carla Bernardino). 2013. Interpretação.

40.
HINEY, A. ; ROCHA, Edite . Concerto com o Coro Vox Nua. 2013. Interpretação.

41.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Espanha). 2012. Interpretação.

42.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão no Festival Internacional do Porto (Carmelitas). 2012. Interpretação.

43.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão no Festival Internacional do Porto (Ig. São Francisco). 2012. Interpretação.

44.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Museu de Aveiro). 2012. Interpretação.

45.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Ribeira da Pena). 2012. Interpretação.

46.
ROCHA, Edite; AGUIAR, C. . Concerto de Órgão e Canto em Viseu (Cristina Aguiar). 2012. Interpretação.

47.
ROCHA, Edite; GIGA, I. . Concerto de Órgão e Capela de Canto Gregoriano ?Laus Deus?. 2012. Interpretação.

48.
ROCHA, Edite; AGUIAR, C. . Concerto de Órgão e Canto (Cristina Aguiar) 5º Festival de Música da Primavera de Viseu. 2012. Interpretação.

49.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Ciclo da Obra Integral de Johann Sebastian Bach para Órgão, Martinengo). 2012. Interpretação.

50.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Igreja da Misericórdia de Aveiro). 2012. Interpretação.

51.
ROCHA, Edite; CARNEIRO, L. . Concerto de Fagote e Órgão (Ciclo Órgão+). 2011. Interpretação.

52.
ROCHA, Edite; SPADARO, C. . Música da Patriarcal de Lisboa (Açores). 2011. Interpretação.

53.
ROCHA, Edite; SPADARO, C. . Música da Patriarcal de Lisboa (UA). 2011. Interpretação.

54.
ROCHA, Edite; MONTEIRO, S. R. . 8º Encontro de Música Antiga de Tentúgal. 2011. Interpretação.

55.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Misericórdia de Seia). 2011. Interpretação.

56.
ROCHA, Edite; GIGA, I. . Concerto de Órgão e Canto Gregoriano (LX Semana de Estudos Gregorianos). 2011. Interpretação.

57.
ROCHA, Edite; AGUIAR, C. . Concerto de Órgão, Ciclo ?Ecos de Órgão' (Satão) (Cristina Aguiar). 2011. Interpretação.

58.
ROCHA, Edite. Ciclo Ecos de Órgão (Sé Nova de Coimbra). 2011. Interpretação.

59.
ROCHA, Edite; AGUIAR, C. . Jornadas Europeias do Património (Aveiro) (Cristina Aguiar). 2011. Interpretação.

60.
ROCHA, Edite; TRILHA, M. M. ; Pacheco, A ; CRANMER, D. . Concerto Homenagem a David Perez (1711-1778), Colóquio ?David Perez e a música de sua época?, Museu de Aveiro. 2011. Interpretação.

61.
ROCHA, Edite; MONTEIRO, S. R. . Concerto de Órgão com o Coro litúrgico da Imaculada Conceição, Simpósio sobre a ?Prática Litúrgico-Musical no Convento de Santa Maria de Semide', Ciclo Ecos de Órgão e Dia Mundial da Música. 2011. Interpretação.

62.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão, Ciclo de Órgão e Música Sacra do Porto. 2010. Interpretação.

63.
ROCHA, Edite; STREITOVA, M. . Concerto de Flauta e Órgão (Ciclo Órgão+). 2010. Interpretação.

64.
ROCHA, Edite; PASCUAL, M. . Concerto de Corneta e Órgão (Ciclo Órgão+). 2010. Interpretação.

65.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão, Ciclo ?Ecos de Órgão' (Satão). 2010. Interpretação.

66.
ROCHA, Edite. Ciclo ?Ecos de Órgão? (Sé Coimbra). 2010. Interpretação.

67.
ROCHA, Edite; GIGA, I. . Concerto de Órgão e Canto Gregoriano (LIX Semana de Estudos Gregorianos). 2010. Interpretação.

68.
ROCHA, Edite. Concerto de Abertura do Ano Lectivo UA (Concerto Poulenc para Órgão e Orquestra). 2010. Interpretação.

69.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão no Festival de Faro. 2010. Interpretação.

70.
TRILHA, M. M. ; ROCHA, Edite . Concerto de Lançamento do CD ?In Monasterium Aveirensi?. 2010. Interpretação.

71.
ROCHA, Edite. Concerto Inaugural do Restauro do Órgão de Viana do Castelo. 2010. Interpretação.

72.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão, Prémio Fundação Mariana Seixas a D. Ximenes Belo. 2009. Interpretação.

73.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Dia da Música). 2009. Interpretação.

74.
ROCHA, Edite; FERREIRA, J. A. ; MARIO, A. . Concerto Inaugural do Restauro do Órgão de Covão do Lobo. 2009. Interpretação.

75.
ROCHA, Edite. Concerto do 10º Aniversário da Associação Musical Pro-Organo (AMPO) Órgão e Orquestra do Conservatório de Música. 2009. Interpretação.

76.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgao (Cavaillé-Coll, Rio de Janeiro). 2009. Interpretação.

77.
ROCHA, Edite. Concerto de Órgão (Festival da Primavera Viseu). 2009. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
ROCHA, Edite; PASCOA, M.; TRILHA, M. M.. Participação em banca de Manoella Coutinho Costa. Os trios de Avondano em Dresden: uma abordagem interpretativa. 2017. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA) - Universidade do Estado do Amazonas.

2.
ROCHA, Edite; LUCAS, G.; CARDOSO, A. N.. Participação em banca de Vinicius Eufrásio de Oliveira. Cantá pras Alma: a reza cantada do ritual de Encomendação de Almas. 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
TERRIGNO, F. B.; ROCHA, E. M. O.; FERNANDES, M.. Participação em banca de Carlos Alfeu Guerra Gomes. ¡Jha che valle! Agustin Barrios e suas danças paraguaias. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
PADUA, M. P.; ROCHA, Edite; DUTRA, L. M. C. S.. Participação em banca de Diego de Almeida Pereira. Uma investigação dos aspectos fisiológicos, didáticos, estéticos e interpretativos da Messa di Voce. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
Caspurro, H.; João Vaz; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de André das Neves Bandeira. A Música para Órgão de Flor Peeters: Influências e Performance. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro.

6.
ASSIS, A. C.; AMORIM, F. O.; GARCIA, M. F.; ROCHA, Edite. Participação em banca de Joana Monteiro Radicchi. A relação entre compositores e intérpretes: um estudo de caso.. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Santana, H.; Mota, J.; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de Vasco Alexandre Domingues Soeiro. Symphonie-Passion de Dupré: da Música Litúrgica à Sinfónica para Órgão. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro.

Teses de doutorado
1.
TERRIGNO, F. B.; ROCHA, Edite; SOARES, A.. Participação em banca de Carlos Ernest Dias. Villa-Lobos, Antonio Carlos Jobim e Edu Lobo: a canção de câmara e as trilhas de uma brasilidade musical. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
LUCAS, G.; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de Rubens de Oliveira Aredes. Práticas musicais na favela Morro das Pedras em Belo Horizonte: um estudo crítico sobre música e modo de vida. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NERY, R. V.; VAZ, J. M. N.; Caspurro, H.; TRILHA NETO, M. M.; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de António Paulo Melo e Alvim Oliveira. Estratégias educativas para a Improvisação do Tento de meio-registo de baixo.. 2014. Tese (Doutorado em Programa Doutoral em Música) - Universidade de Aveiro.

4.
CRANMER, D.; Jorge Correia; Pacheco, A.; Brito, M. C.; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de Kristina Neves Augustin. Os Castrati e a prática vocal no espaço luso-brasileiro (1752-1822). 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro.

5.
CASTELO-BRANCO, S. E.; DODERER, G. O.; NERY, R. V.; VAZ, J. M. N.; ROCHA, E. M. O.; LATINO, M. A. M. F.. Participação em banca de Isabel Emília Loureiro Calado. Interpretação dos Sinais de Ornamentação e Sugestões para as cadências nas Sonatas Prussianas de C. Ph. E. Bach. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Musicais) - Universidade Nova de Lisboa.

Qualificações de Doutorado
1.
CORNELSEN, E.; PATRIOTA, R. C.; BARBOSA, T. V. R.; ROCHA, E. M. O.. Participação em banca de Robson Bessa Costa. A importância da oratória, da retórica e da teoria dos afetos na gênese e na fruição lítero-musical nas cantatas de Alessandro Scarlatti. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMG) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, Edite; VIDEIRA, M.; Machado Neto, D.. Participação em banca de Pedro Faidiga Passos. A Missa de Santa Cecília: uma análise hermenêutica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Musicologia) - Universidade de São Paulo.

2.
ROCHA, E. M. O.; VIANA, F.; NASCIMENTO, G.. Participação em banca de Guilherme Matozinhos da Silva. A Vingança da Cigana ? drama joco serio de domingos caldas barbosa e antonio leal moreira: restauração montagem e estudo de uma ópera luso-brasileira do século XVIII. 2017.

3.
DUTRA, L. M. C. S.; ROCHA, E. M. O.; TERRIGNO, F. B.; PADUA, M. P.. Participação em banca de Anderson dos Reis dos Santos. As transcrições das Lendas Amazônicas de Waldemar Henrique para canto e violão: uma abordagem teórica e prática. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
ROCHA, E. M. O.; TERRIGNO, F. B.. Participação em banca de Carlos Alfeu Guerra Gomes. ¡Jha che valle! Agustin Barrios e suas danças paraguaias. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
TERRIGNO, F. B.; ASSIS, A. C.; ROCHA, Edite. Participação em banca de Marcos Maturro Forchiera. Processo de preparação de obras de Câmara em grupos com violão: uma abordagem etnográfica. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, W. M.; ROCHA, Edite. Participação em banca de Amanda Pamela dos Santos Gomes.Acervo Curt Lang na UFMG: enquadramento, desafios e contribuições. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, E. M. O.; MACHADO, A.; TOMIMURA, F.. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2017. Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
ROCHA, Edite; MOURA, P.. Concurso público de provas e títulos para provimento de cargos da carreira de professor de educação superior da Universidade do Estado de Minas Gerais ? UEMG. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
MOREIRA, P. C.; DODERER, G. O.; NERY, R. F. V.; MARQUES, J. M.; ROCHA, E. M. O.; PAIVA, R.. Concursos para a Contratação do Pessoal da Carreira Docente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Professor de Órgão.. 2014. Instituto Politécnico de Lisboa.

Outras participações
1.
ROCHA, Edite. Consultor AdHoc FAPAC - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre. 2017. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre.

2.
GOLDBERG, L. G.; ROCHA, Edite. Parecerista do I Simpósio Internacional Música e Crítica - CA-UFPel. 2017. Universidade Federal de Pelotas.

3.
GOLDBERG, L. G.; ROCHA, Edite. Parecerista na Subárea Musicologia e Estética do XXVII Congresso da ANPPOM. 2017. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

4.
SOUZA, A. G. R.; CLIMACO, M.; ROCHA, Edite. Comissão Científica e Parecerista do VII Simpósio Internacional de Musicologia - Goias. 2017. Universidade Federal de Goiás.

5.
OLIVEIRA, T.; ROCHA, Edite. Parecerista da Revista Brasileira de História da Educação. 2017. Sociedade Brasileira de História da Educação.

6.
FIGUEIREDO, C. A.; ROCHA, Edite. Parecerista do IV Simpósio Brasileiro de Pós-Graduandos em Música (SIMPOM) EM MÚSICA. 2016. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

7.
GOLDBERG, L. G.; ROCHA, Edite. Comissão científica e Parecerista do XI Encontro de Musicologia Histórica, Juiz de Fora. 2016. Universidade Federal de Juiz de Fora.

8.
ROCHA, Edite. Parecerista Ad-Hoc do Programa Para Iniciação Científica-IC FAPERO/CAPES Nº 008/2016. 2016. Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecn.

9.
ROCHA, Edite. Parecerista da Opus - Revista Eletrônica da ANPPOM. 2016. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.

10.
Pacheco, A.; SOUZA, A. G. R.; FERNANDES, C.; ESPOSITO, F.; PASCOA, M.; HOLLER, M.; ROCHA, Edite. Comissão Científica do Núcleo Caravelas - CESEM. 2016. Universidade Nova de Lisboa.

11.
ROCHA, Edite; CASTRO, B. M.. Comissão Científica do II Simpósio Internacional de Musicologia da UnB / I Encontro Temático do PPGMUS-UnB. 2016. Universidade de Brasília.

12.
KORMAN, C. H.; ROCHA, Edite; BORGHOFF, M. M.. Banca de Vestibular de acesso à UFMG. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
BORGHOFF, M. M.; LATERZA FILHO, M.; ROCHA, Edite. Prática Instrumental Avançada II (Programa de Doutorado). 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

14.
CRANMER, D.; ROCHA, Edite; MACHADO, D.; Pacheco, A.. Parecerista do Congresso Internacional Música, Cultura e Identidade no Bicentenário da Elevação do Brasil a Reino Unido. 2015. Universidade de São Paulo.

15.
ROCHA, Edite. Comissão Científica do Post-ip 15 - 3º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos em Música e Dança ? Aveiro. 2015. Universidade de Aveiro.

16.
FERNANDES, C.; STREITOVA, M.; RODRIGUES, P. M.; RAPOSO, R.; PESTANA, R.; CASTELO-BRANCO, S. E.; CARVALHO, S.; SARDO, S.; TERCIO, D.; ROCHA, Edite; SANCHEZ, I.; RIBEIRO, J. C.; CORREIA, J. S.; ROUBAUD, L.; SILVA, M. D.; CORTE-REAL, M. S. J.. Comissão Científica do Post-ip - 2º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança 2013. 2013. Instituto de Etnomusicologia.

17.
BARRENECHEA, S.; ROCHA, Edite; SILVA, L. E. A.; HAZAN, M. C.; D?AVILA, R. C.. Comissão Científica do I Ciclo Nacional de Eventos de Pesquisa e Extensão do PPGM e IVL/ CLA da Unirio. Tema: Presença de Guerra-Peixe: o compositor. 2012. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Eventos



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REMIAO, C. R. D. ; ROCHA, Edite . Série Seminários Acervo Curt Lange 2 - As faces de uma nação imaginada: Dialogos sobre a Música Brasileira na correspondencia de Curt Lange (1930-1940). Palestrante: Claudio Remião. 2017. (Outro).

2.
ARCHANJO, L. ; ROCHA, Edite . Série Seminários Acervo Curt Lange 1 - O caso Curt Lange: relatos de pesquisa e história da musicologia. Palestrante: Loque Archanjo. 2017. (Outro).

3.
ROCHA, Edite. Tributo a Koellreutter. 2016. (Exposição).

4.
ROCHA, Edite; BELEM, A. M. ; ASSIS, A. C. ; CASTRO, B. M. ; TERRIGNO, F. B. ; SUNOL, B. T. ; EUFRÁSIO, V. ; Machado Neto, D. . IV Simpósio de Música Ibero-Americana (SIMIbA) e I Congresso da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). 2016. (Congresso).

5.
ROCHA, Edite; AMORIM, F. ; VIANA, F. ; ZILLE, J. A. B. ; EUFRÁSIO, V. ; SUNOL, B. T. . 2º Nas Nuvens... Congresso de Música. 2016. (Congresso).

6.
ROCHA, Edite; AMORIM, F. ; VIANA, F. ; CANESSO, R. ; ZILLE, J. A. B. ; CARVALHO, S. ; SOBREIRO, A. P. ; MACHADO, D. A. O. . 1º Nas Nuvens... Congresso de Música. 2015. (Congresso).

7.
ROCHA, Edite. Simpósio sobre a ?Prática Litúrgico-Musical no Convento de Santa Maria de Semide. 2011. (Congresso).

8.
ROCHA, Edite. Ciclo Ecos de Órgão 2011. 2011. (Festival).

9.
ROCHA, Edite. Jornadas Europeias do Património. 2011. (Outro).

10.
ROCHA, Edite. Ciclo Ecos de Órgão 2010. 2010. (Outro).

11.
ROCHA, Edite. Post-ip - 1º Fórum Internacional de Pós-graduação em Estudos de Música e Dança 2009. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Felipe Novaes Ricardo. Simbolismo da distinção: compositores de patente, violência e lingüística-musical em Minas setecentista. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Rachel Tupynambá de Ulhôa. As corporações de professores de música no distrito diamantino: resgatando os processos de transmissão do conhecimento musical na fase áurea do período colonial mineiro. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel. Cenas Musicais de São Cristóvão (SE) Oitocentista. Início: 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Aline Azevedo Costa. Entre Objetos e Performances: O Núcleo de Acervos da Escola de Música da UEMG no limiar de Museu e/da Música. Início: 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

4.
José Carlos de Oliveira. Hindemith e o Órgão: Contributo da Unterweisung im Tonsatz de Paul Hindemith para a Interpretação das Obras para Órgão Solo. Início: 2011. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro. (Coorientador).

Iniciação científica
1.
Julia Tempesta Batista. Tratamento informacional do Acervo Curt Lange UFMG: descrição, acessibilidade e pesquisa. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Rede de Museus (PRPq). (Orientador).

2.
Natália Leite Braga. Correspondências no Acervo Curt Lange-UFMG: análise descritiva da relação epistolar com Francisco Mignone, Renato de Almeida e Luiz Heitor Corrêa Azevedo. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

3.
Júlio Guatimosim Neves. A Correspondência de Curt Lange no contexto da Música e Musicologia no Brasil do séc. XX: a relação com musicólogas brasileiras. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Augusto Mário Goulart Pimenta. Cantar com os olhos da mente: contraponto improvisado no espaço lusofono. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

2.
Amanda Pamela Santos Gomes. Entre dualidades e dualismos: a múltipla atuação do pesquisador em acervos musicais brasileiros. 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

3.
Boris Tejeda Suñol. Cuba en la órbita de Francisco Curt Lange: un abordaje epistolar (1935-1975). 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

4.
Vinícius Eufrásio de Oliveira. Cantá pras Alma: a reza cantada do ritual de Encomendação de Almas. 2015. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

5.
André das Neves Bandeira. A Música para Órgão de Flor Peeters: Influências e Performance. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro, . Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

6.
Vasco Alexandre Domingues Soeiro. Symphonie-Passion de Dupré: da Música Litúrgica à Sinfónica para Órgão. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade de Aveiro, . Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

Tese de doutorado
1.
António Paulo Melo e Alvim Oliveira. Estratégias educativas para a Improvisação do Tento de meio-registo de baixo.. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro, . Coorientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

2.
Kristina Neves Augustin. Os Castrati e a prática vocal no espaço luso-brasileiro (1752-1822). 2013. Tese (Doutorado em Música) - Universidade de Aveiro, . Coorientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Fernando Duarte Simões Lacerda. 2016. Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edite Maria Oliveira da Rocha.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Aldo Rodrigues Evangelista. Paradigmas na construção de uma interpretação musical: um estudo de caso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

2.
Gustavo Henrique Ferreira. Acervo da Banda de Música Lira Santa Cecília de Pará de Minas: levantamento historiográfico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

3.
Amanda Pamela dos Santos Gomes. Acervo Curt Lang na UFMG: enquadramento, desafios e contribuições. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Abi - Música) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

Orientações de outra natureza
1.
Lídia Correia. Relatório final do Estágio Pedagógico. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ensino de Música) - Universidade de Aveiro. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.

2.
Vasco Alexandre Domingues Soeiro. Relatório final do Estágio Pedagógico. 2010. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Ensino de Música) - Universidade de Aveiro. Orientador: Edite Maria Oliveira da Rocha.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 10:37:41