Alex Cabral Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5134534350623615
  • Última atualização do currículo em 14/11/2018


Possui graduação em Matemática - UFF/Universo (2006), Especialização em Ensino da Matemática (2012) e Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional pela Universidade Cândido Mendes Campos dos Goytacazes (2012). Atualmente sou professor do Instituto Federal Fluminense (IFF Campos Centro). Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Cálculo I, II, III, Cálculo Numérico, Álgebra Linear, Álgebra I e II e Estatística. Desenvolvo estudos estatísticos envolvendo pesquisa de satisfação docente através da percepção discente; pesquisa qualitativa e Educação Matemática; (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Alex Cabral Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal Fluminense, Diretoria de Ensino, Coordenação dos Cursos Superiores de Licenciatura.
Rua Doutor Siqueira - de 182/183 ao fim
Parque Tamandaré
28030130 - Campos dos Goytacazes, RJ - Brasil
Telefone: (22) 27262800
Ramal: 2813
URL da Homepage: www.portal1.iff.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Ciências Naturais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Orientador: Nilson Sergio Peres Stahl.
2010 - 2012
Mestrado em Mestrado Profissional em Pesquisa Operacional.
Universidade Cândido Mendes Campos dos Goytacazes, UCAM%20CAMPOS, Brasil.
Título: Influência da Exigência em avaliações sobre tópicos da avaliação docente pelo discente,Ano de Obtenção: 2012.
Orientador: Eduardo Shimoda.
Coorientador: Aldo Shimoya.
2012 - 2013
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemãtica. (Carga Horária: 360h).
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Influência da Exigência em avaliações sobre tópicos da avaliação docente pelo discente.
Orientador: Marcelo Eduardo Pereira.
2002 - 2006
Graduação em Matemática.
UFF/Universo, UFF/UNIVERSO, Brasil.
2002 interrompida
Graduação interrompida em 2004 em Engenharia Química.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Ano de interrupção: 2004
2001 interrompida
Graduação interrompida em 2001 em Ciências Náuticas.
Escola de Formação de Oficiais da Marinha, EFOM, Brasil.
Ano de interrupção: 2001




Formação Complementar


2017 - 2017
Extensão universitária em Curso de Formação para Novos Servidores do IFFluminense (segunda turma). (Carga horária: 83h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Curso SUPERA. (Carga horária: 150h).
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Extensão universitária em Praticas de Informatica na Educacao. (Carga horária: 30h).
Universidade Cândido Mendes, UCAM-CAMPOS, Brasil.
2016 - 2016
Extensão universitária em Curso de LIBRAS Online. (Carga horária: 90h).
Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
2016 - 2016
Curso da Rede Nacional de Certificadores. (Carga horária: 30h).
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Ciência e tecnologia. (Carga horária: 15h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2004 - 2004
Extensão universitária em Projeto de aprofundamento pedagógico de professore. (Carga horária: 5h).
Grupo Perspectiva Integral, GPI, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal Fluminense, IFF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

11/2016 - Atual
Ensino, Engenharia de Controle e Automação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo Numérico
01/2016 - Atual
Ensino, Engenharia Elétrica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra II
Cálculo Numérico
01/2016 - Atual
Ensino, Ciências da Natureza, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo III
Geometria Analítica
Matemática I
01/2016 - Atual
Ensino, Engenharia da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra II
Cálculo Numérico
12/2014 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática
12/2014 - 12/2015
Ensino, Sistemas de Telecomunicações, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálulo I
Álgebra Linear

Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenador do Progr. de Iniciação Científica


Alpha Colégio e Vestibulares, ALPHA, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

Atividades

02/2009 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - Pré-Vestibular
02/2009 - 12/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - 3o Ano Ensino Médio

Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16


Secretaria Municipal de Campos dos Goytacazes, SMEC CAMPOS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20


Colégio Pró Uni, PRÓ UNI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15


CENTRO EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA, CENSA_PPROV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Externato Campista, EXTERNATO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Colégio Andrews, ANDREWS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 2


Colégio e Curso Ação 1 RJ, AÇÃO 1, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10


Colégio Nossa Senhora de Lourdes, CNSL, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 2


Colégio Princesa Isabel RJ, CPI, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Outras informações
Atuei também como coordenador de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Matemática no Ensino Básico, Carga horária: 10

Atividades

02/2008 - 12/2009
Direção e administração, Colégio Princesa Isabel, .

Cargo ou função
Coordenador de Matemática - Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
02/2006 - 12/2009
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática - 3a Série Ensino Médio

Colégio São José Petrópolis, SÃO JOSÉ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12


Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro, FABERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Cursos de Extensão, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
Outras informações
Atuei também como Coordenador de Cursos de Extensão nesta Instituição no período entre 01/2010 e 03/2011

Atividades

01/2009 - 06/2011
Direção e administração, Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, .

Cargo ou função
Coordenador dos Cursos de Extensão da Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro.
02/2008 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Matemática da Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro

Grupo Perspectiva Integral, GPI, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

06/2006 - 12/2008
Direção e administração, Grupo Perspectiva Integral, .

Cargo ou função
Coordenador Adjunto dos Cursos Preparatórios - Escolas Técnicas e Militares.
02/2006 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor Assistente da 1a Série do Ensino Médio
02/2004 - 01/2006
Estágios , Grupo Perspectiva Integral, .

Estágio realizado
Monitor de Matemática do Ensino Médio.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Formação continuada de professores de Matemática das Escolas Públicas do Estado do Rio de Janeiro por meio de problemas olímpicos
Descrição: A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e do Governo Federal. Para os objetivos da OBMEP, propomos desenvolver este projeto no IFFluminense, por entendermos que identificar talentos entre os alunos e garantir formação continuada de qualidade, sejam diretrizes bem distintas. Decidimos elaborar este projeto, de modo a garantir uma maior eficácia nos resultados almejados.O programa OBMEP na Escola é voltado para os professores de Matemática das escolas públicas e visa a estimular atividades extraclasse (de no mínimo 4 horas semanais) com o uso dos materiais gratuitos da OBMEP. Professores de todo o país são habilitados para desenvolver essa atividade em suas escolas ou em qualquer escola pública que os convidarem para esse trabalho. O programa conta com o apoio da CAPES, que assume a responsabilidade pelo pagamento deste professor habilitado (PH). Este projeto de extensão será destinado aos estudantes dos cursos de graduação deste Instituto, de modo a auxiliarem e aprenderem com os professores habilitados.Tais estudantes, diferentemente dos professores habilitados pela OBMEP que atuam em escolas públicas, não terão direito à bolsa pela OBMEP e nem qualquer tipo de vínculo formal com ela, sendo seu vínculo unicamente restrito ao IFFluminense, por meio do qual terão a oportunidade de participarem dos encontros regionais com o coordenador e colaboradores do projeto. A atuação do aluno do curso de graduação do IFFluminense no projeto não se limita à aplicação da metodologia de resolução de problemas , estendendo-se ao acompanhamento e colaboração mensal com o trabalho do PH, participando ativamente de sua formação continuada. Cabe ao coordenador orientar o trabalho dos bolsistas mediante encontros mensais e visitas às escolas, apresentando palestras e motivando os alunos das escolas a se interessarem pelo aprendizado da Matemática. Os principais objetivos a serem alcançados com o projeto dizem respeito: .formação continuada por meio das metodologias de resolução de problemas e da ?Lesson study? .desenvolvimento, nos alunos, da criatividade e das competências exigidas pelos PCNs; .desenvolvimento do senso crítico dos alunos e de sua capacidade de argumentação; .estreitamento do diálogo entre o Instituto e as demais escolas; .abertura do leque para pesquisas acadêmicas na área da Didática..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador / Hyasmim Picoli Boechat - Integrante / Letícia Aguiar de Barros - Integrante.
2010 - 2010
Curso de Administração do Sistema Operacional Linux
Descrição: O Curso foi criado para auxiliar o aluno a administrar e configurar servidores em Linux, instalando, configurando e dando suporte às suas aplicações e principais serviços..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador / Álvaro Barros - Integrante.
2010 - 2010
Curso de Capacitação de Algoritmos I e II
Descrição: O curso foi proposto para auxiliar e capacitar o aluno a entender e formar algoritmos, um dos fundamentos das pesquisas científicas na área da computação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador / Lauro Guimarães - Integrante.
2010 - 2010
Projeto Orientação Vocacional
Descrição: O Projeto foi criado voltado aos alunos do Ensino Médio de uma escola particular no Município de Campos dos Goytacazes. Teve a participação de uma psicóloga neste projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador / Jamilson Machado dos Santos Junior - Integrante.
2010 - 2010
Curso de Matemática Financeira para Concursos
Descrição: O Curso foi proposto para alunos voltados para concursos públicos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador.
2010 - 2010
Curso de Extensão em Operações Bancárias
Descrição: O Curso foi proposto aos alunos que estavam se preparando para o Concurso de um Banco Público do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador.
2010 - 2010
Projeto Aulão Beneficente no Shopping Avenida 28
Descrição: O Projeto foi executado nas salas de cinema de um shopping no Município de Campos dos Goytacazes e toda renda voltada para Instituições de Caridade do mesmo Município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador / Regina Tonelli - Integrante.


Outros Projetos


2015 - Atual
Projeto de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Alex Cabral Barbosa - Coordenador.


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Perspectivas Online (Campos dos Goitacazes)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidade e Estatística.
3.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica / Subárea: Divulgação Científica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2014
Professor Paraninfo do Colégio Alpha, Colégio Alpha.
2013
Professor Nota 10 (Matemática), Jornal Folha da Manhã.
2013
Professor Paraninfo do Colégio Alpha, Colégio Alpha.
2013
Professor Paraninfo do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
2013
Professor Paraninfo do Colégio Externato Campista, Colégio Externato Campista.
2012
Professor Nota 10 (Matemática), Jornal Folha da Manhã.
2012
Professor Paraninfo Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.
2011
Professor Nota 10 (Matemática), Jornal Folha da Manhã.
2011
Professor Paraninfo Colégio Alpha, Colégio Alpha.
2010
Professor Nota 10 (Matemática), Jornal Folha da Manhã.
2010
Professor Paraninfo Colégio Pró Uni, Colégio Pró Uni.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, A. C.2014BARBOSA, A. C.; BARBOSA, P. A. S. ; SGRO, R. T. ; BOECHAT, J. C. S. . NEOPLASIAS RELACIONADAS AO TRABALHO: EXPOSIÇÃO DO TRABALHADOR AOS AGENTES CANCERÍGENOS. Revista Científica Indexada Linkania Júnior, v. 04, p. 31-46, 2014.

2.
BARBOSA, A. C.2012 BARBOSA, A. C.; SHIMODA, E. ; SANT?ANA, I. M. ; BARRETO, A. T. A. G. . INFLUÊNCIA DO GRAU DE EXIGÊNCIA EM PROVAS SOBRE ITENS DA AVALIAÇÃO DOCENTE PELO DISCENTE. Perspectivas Online (Campos dos Goitacazes), v. 02, p. 54-67, 2012.

3.
BARBOSA, A. C.2010 BARBOSA, A. C.; NASCIMENTO, Denise Cristina de Oliveira ; Ferreira, Ailton da Silva ; SILVA, G. B. S. ; BARRETO, S. R. ; NASCIMENTO, F. ; RIBEIRO, A. C. . ANÁLISE DO MODELO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE MATERIAIS NA ÁREA DE TELECOMUNICAÇÕES EM UMA EMPRESA DO SETOR PETROLÍFERO. Perspectivas Online (Campos dos Goitacazes), v. 04, p. 28-43, 2010.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, A. C.; MARTINS, J. C. (Org.) . Matemática Preparatória para Escolas Técnicas e Escolas Militares. 01. ed. Rio de Janeiro: Editora Gráfica GPI, 2007. v. 02. 204p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, A. C.. 'Matemática foi uma prova difícil e criativa'. Jornal Folha Dirigida, Brasil, p. 07 - 08, 28 nov. 2007.

2.
BARBOSA, A. C.. 'Profeornalssor orienta para questões de matemática'. Jornal Folha Dirigida, Brasil, p. 07 - 07, 18 ago. 2007.

3.
BARBOSA, A. C.. Probabilidade atrapalhou os candidatos. Jornal Folha Dirigida, Brasil, p. 06 - 06, 18 jun. 2007.

4.
BARBOSA, A. C.. 'UFRJ: programa é considerado extenso'. Folha Dirigida, Brasil, p. 05 - 05, 08 ago. 2006.

5.
BARBOSA, A. C.. Notícias do Vestibular (GPI). Noticias do Vestibular do GPI, Rio de Janeiro, p. 01 - 01, 01 fev. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. C.; Bragança, K.F ; Silva, S.L ; Santos, R.C. . Criptografia e o Ensino da Função Afim e Sua Inversa. In: Congresso Internacional de Ensino da Matemática, 2017, Canoas - RS. Anais do VII Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2017.

2.
BARBOSA, A. C.; SHIMOYA, A. ; SANTOS, G. E. M. ; RANGEL, G. V. M. ; PAULO, A. C. L. . Aplicação de métodos estatísticos para avaliar os níveis de importância e satisfação dos clientes em um restaurante em Campos dos Goytacazes, RJ. In: Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra. "Logistica e Integração", 2015.

3.
BARBOSA, A. C.; SHIMODA, E. ; SHIMOYA, A. ; SOUZA, J. P. ; RADAEL, M. C. . Avaliação de pizzarias sob a percepção dos clientes: determinação da validade de itens do questionário. In: Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra. "Logistica e Integração", 2015.

4.
BARBOSA, A. C.; SHIMOYA, A. ; RADAEL, M. C. ; CRESPO, L. M. S. ; BARCELLOS, J. H. . Compilação e validação de itens de questionário para avaliação de satisfação de clientes de supermercado em Campos dos Goytacazes, RJ. In: Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra. "Logistica e Integração", 2015.

5.
BARBOSA, A. C.; SHIMOYA, A. ; MUSTAFA, H. A. ; VILACA, I. P. ; TERRA, J. D. . Validação de questionário sobre o nível de satisfação em uma loja de produtos para casa e aviamentos em Campos dos Goytacazes, RJ. In: Encontro Interestadual de Engenharia de Produção, 2015, São João da Barra. "Logistica e Integração", 2015.

6.
BARBOSA, A. C.; SERAFIM, S. ; BORGES, E. S. ; MATIAS, I. O. ; PULINI, I. C. . Avaliação da eficiência de objetos de aprendizagem como suporte ao ensino em sala de aula ? Encontro Mineiro de Engenharia de Produção. In: Encontro Mineiro de Engenharia de Produção, 2011, São João Del Rei. ?Engenharia de Produção: Expansão com Qualidade e Interface com o Mercado?. Juiz de Fora: Editora Emepro, 2011. v. 05. p. 01-12.

7.
BARBOSA, A. C.; MATIAS, I. O. ; SANT?ANA, I. M. ; BARRETO, A. T. A. G. . Método do ranking ponderado de importância / satisfação / esforço para melhoria: estudo de caso em empresa do ramo petrolífero. In: ?Engenharia de Produção: Expansão com Qualidade e Interface com o Mercado?, 2011, São João Del Rei. Método do ranking ponderado de importância / satisfação / esforço para melhoria: estudo de caso em empresa do ramo petrolífero. Juiz de Fora: Editora Emepro, 2011. v. 05. p. 01-14.

8.
BARBOSA, A. C.; NASCIMENTO, Denise Cristina de Oliveira ; Ferreira, Ailton da Silva ; OLIVEIRA, G. B. ; VIANA, L. S. . Estrategia de Marketing em um Plano de Saude: Utilização de ferramenta MASP na Resolução de Problemas e na Conquista da Fidelização de Clientes no Norte Fluminense. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2010, São Carlos. Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Rio de Janeiro: Editora Abepro, 2010. v. 119. p. 01-13.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, A. C.; Cabral, L.L.S . Avaliação da Percepção Discente Sobre a Influencia de Uma Instituição de Ensino que Divulga a Aprendizagem da LIBRAS. In: IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensao, 2017, Campos dos Goytacazes. http://conepe.guarus.iff.edu.br/apresentacao-oral-banner-e-projeto-pratico, 2017.

2.
BARBOSA, A. C.; Stahl, N.P ; Cabral, L.L.S . Perfil dos Alunos Ingressantes no Curso Tecnico Integrado do IFFluminense campus Campos Centro. In: CONEPE - Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2017, Campos dos Goytacazes. Anais CONEPE 2017, 2017.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ABREU, L. A. F.; BARBOSA, A. C.; ANDRADE; PEIXOTO. Participação em banca de Karina Bragança; Ramon Chagas Santos; Silvana Leal da Silva.Criptografia: Uma Ferramenta para o Estudo de Função Afim e de sua Inversa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Fluminense.

2.
BORGES; BARBOSA, A. C.; LOUREIRO. Participação em banca de Jessica Luizi de Souza Andrade.Probabilidade Genética: Uma abordagem interdisciplinar entre Biologia e Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química) - Instituto Federal Fluminense.

3.
BARBOSA, A. C.; FILHO; BARBOSA. Participação em banca de Francisco Ulisses da Silva Sousa.Modelagem Matemática e Resolução Mumerica para Equações Diferenciais Ordinárias: Uma Comparação Numérica Usando Problemas Clássicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

4.
BARBOSA, A. C.; FILHO; BARBOSA. Participação em banca de Francisco Ulisses da Silva Sousa.Modelagem Matemática e Resolução Mumerica para Equações Diferenciais Ordinárias: Uma Comparação Numérica Usando Problemas Clássicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

5.
BARBOSA, A. C.; FILHO; BARBOSA. Participação em banca de Francisco Ulisses da Silva Sousa.Modelagem Matemática e Resolução Mumerica para Equações Diferenciais Ordinárias: Uma Comparação Numérica Usando Problemas Clássicos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BARBOSA, A.C.; RODRIGUES, P. F. C.; MACHADO, R. M. M.; BARBOSA, A. C.. Banca examinadora da Prova de Desempenho Didático do Concurso Público de professor substituto de Matemática Edital 93/2015 IF Fluminense. 2015. Instituto Federal Fluminense.. 2015. Instituto Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE. 2016. (Congresso).

2.
IV Semana das Licenciaturas. 2016. (Seminário).

3.
Encontro Interestadual de Engenharia de Produção."Logistica e Integração". 2015. (Encontro).

4.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Estrategia de Marketing em um Plano de Saude: Utilização de ferramenta MASP na Resolução de Problemas e na Conquista da Fidelização de Clientes no Norte Fluminense. 2010. (Congresso).

5.
Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Análise do modelo estratégico de gestão de materiais na área de telecomunicações em uma empresa do setor petrolífero. 2010. (Congresso).

6.
4º Congresso Rio Educação. 4º Congresso Rio Educação. 2006. (Congresso).

7.
Congresso e Feira Saber. "Aprender e ensinar com felicidade: o Saber em busca do bem-estar". 2005. (Congresso).

8.
V Encontro Nacional de Marketing. 2005. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, A. C.; BARBOSA, N. M. . III Encontro Estaduaç PIC-OBMEP/IFFluminense & UENF-OBMEP nas Escolas. 2018. (Outro).

2.
BARBOSA, A. C.; ABREU, L. A. F. . Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEM/IMPA. 2018. (Outro).

3.
BARBOSA, A. C.; Cabral, L.L.S ; SALES, D. S. ; ABREU, L. A. F. . II Encontro Estadual PIC-OBMEP/IFFluminense. 2017. (Outro).

4.
BARBOSA, A. C.; ABREU, L. A. F. . Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio - PAPMEM/IMPA. 2017. (Outro).

5.
BARBOSA, A.C.; BARBOSA, A. C. . I Encontro Estadual PIC-OBMEP/IFFluminense. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karina França Bragança; Ramon C. Santos; Silvana da Silva. Criptografia: Uma ferramenta para o estudo de função afim e de sua inversa.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Instituto Federal Fluminense. Orientador: Alex Cabral Barbosa.



Outras informações relevantes


Sou avaliador de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) - avaliação interna e externa.

Durante o período que trabalhei no GPI (Instituto Menino Jesus), atuei também como coordenador dos Monitores de Disciplinas.

Durante o período que trabalhei no Colégio Princesa Isabel, atuei também como Coordenador na Área de Matemática do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Durante o período que trabalhei no Colégio Externato Campista, atuei também como Coordenador de Pré Vestibular.

Durante o período que trabalhei no Colégio e Faculdade Batista, atuei também como Coordenador da turma 3a Série do Ensino Médio e da turma Pré Vestibular. Atuei também na Coordenação das Olimpíadas Internas de Matemática de todo o Ensino Médio.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/02/2019 às 6:27:53