Valéria Azevedo de Almeida

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  • Última atualização do currículo em 15/06/2018


Fisioterapeuta formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), Especialização em Saúde Materno-infantil pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Materno-Infantil da EMCM/ UFRN, Mestranda do curso de Neuroengenharia do Instituto Internacional de Neurociências - Edmond e Lily Safra (IIN-ELS). Experiência prática em saúde da mulher, saúde da criança, fisioterapia respiratória, em UTI neonatal. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Valéria Azevedo de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, V. A.;ALMEIDA, VALÉRIA A. DE;VALÉRIA AZEVEDO DE ALMEIDA;ALMEIDA,VALÉRIA A;Valéria Azevedo de Almeida;AZEVEDO DE ALMEIDA, VALÉRIA


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado em andamento em Neuroengenharia.
Instituto Internacional de Neurociências - Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), ISD, Brasil. Orientador: Reginaldo Freitas Junior.
2016 - 2018
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde Materno Infantil. (Carga Horária: 5760h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Título: EVOLUÇÃO DOS NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL SISTÊMICA EM RECÉM-NASCIDOS ADEQUADOS PARA IDADE GESTACIONAL.
Orientador: Silvana Alves Pereira.
2011 - 2015
Graduação em Fisioterapia.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Capitão Mor Galvão, CMG, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Princípios de pesquisa clinica em terapia intensiv. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Ventilação protetora para todos. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Monitorização hemodinâmica intensiva. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Mobilização e transferência do paciente. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Protocolo da fisioterapia no transplante. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Atuação fisioterapêutica no tratamento da dor. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Grupo de suportes em terapia intensiva. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Fisioterapia em Pacientes Graves. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Pilates Clínico - Teórico/Prático. (Carga horária: 200h).
CPFISIO, CPFISIO, Brasil.
2015 - 2015
Protocolo AVC. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Ei. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Atividade física no paciente cardiopata grave. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Abordagem Fisioterapêutica na cicatrização de fer. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2015 - 2015
Como realizar um ECG. (Carga horária: 1h).
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.
2014 - 2015
CURSO DE LÍNGUA INGLESA BÁSICO - AGR10. (Carga horária: 240h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2014 - 2014
PILATES NO SOLO. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2009 - 2009
Biossegurança. (Carga horária: 12h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta Residente, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de extensão


2015 - Atual
Estratégia de monitoramento e avaliação inter e multiprofissional do recém nascido: Segunda etapa
Descrição: Como forma de melhorar a assistência ao bebê, nascido no interior do estado, para distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) este projeto se propõe elaborar um programa de seguimento ou acompanhamento infantil (follow-up) para bebês de 0 a 6 meses. Dentro desse programa a criança e sua família serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, visando um atendimento mais abrangente e facilitando a troca de impressões e experiências entre os vários profissionais em beneficio da criança. O instrumento de avaliação utilizado para acompanhamento infantil será usado como ferramenta nas aulas praticas e no cuidado multi e inter profissional..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - Atual
Ação estratégica de atenção integrada ao crescimento e desenvolvimento infantil no interior do estado - Terceira etapa
Descrição: Como forma de melhorar a assistência ao bebê,nascido no interior do estado, para distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) foram elaborados os programas de seguimento ou acompanhamento infantil (follow-up). Este programa foi implantado em 2013 com o projeto ?Ação estratégica de atenção integrada ao crescimento e desenvolvimento infantil? e atualmente tem 76 bebês em acompanhamento.Dentro desse programa a criança e sua família são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, visando um atendimento mais abrangente e facilitando a troca de impressões e experiências entre os vários profissionais em beneficio da criança. Diante disso, o presente projeto pretende articular atividade de ensino, pesquisa e extensão através de ações estratégicas de atenção integrada entre os discentes dos três cursos de graduação da FACISA (fisioterapia, enfermagem e nutrição) e com isso desenvolver metodologias e recursos didáticosque visem à melhoria do ensino eaprendizagem dos discentes alocados no campus do interior. O ensino será realizado articulando os componentes curriculares do ciclo básico, pré-profissional e profissional dos três cursos, no intuito de utilizar o cenário do ambulatório de seguimento infantil para que os discentes coloquem a disposição da comunidade os conhecimentos adquiridos na FACISA e que também apreendam o conhecimento popular, visando à consolidação de sua formação mais próxima a realidade local. A pesquisa será integralizada com a elaboração de um instrumento de avaliação multiprofissional para acompanhamento do DNPM que será aplicado aos lactentes nascidos com diferentes idades gestacionais respeitando os preceitos da resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Estratégia de monitoramento e avaliação inter e multiprofissional do recém nascido de alto risco
Descrição: Descrição: Como forma de melhorar a assistência ao bebê, nascido no interior do estado, para distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) este projeto se propõe elaborar um programa de seguimento ou acompanhamento infantil (follow-up) para bebês de 6 a 18 meses. Um programa similar foi implantado em 2013 na FACISA com a coordenação da Professora Silvana Alves Pereira, na ocasião o projeto foi aprovado no edital de Ação Integrada 2013 Ação estratégica de atenção integrada ao crescimento e desenvolvimento infantil . No edital vigente pretende-se dar continuidade ao acompanhamento dos 53 bebês cadastrados no Ambulatório de seguimento interdisciplinar. Dentro desse programa a criança e sua família serão acompanhadas por uma equipe multidisciplinar, visando um atendimento mais abrangente e facilitando a troca de impressões e experiências entre os vários profissionais em beneficio da criança. Diante disso, o presente projeto pretende articular atividade de ensino e extensão através de ações estratégicas de atenção integrada entre os discentes dos três cursos de graduação da FACISA (fisioterapia, enfermagem e nutrição) e com isso desenvolver metodologias e recursos didáticos que visem à melhoria do ensino e aprendizagem dos discentes alocados no campus do interior. O ensino será realizado articulando os componentes curriculares do ciclo básico, pré-profissional e profissional dos três cursos, no intuito de utilizar o cenário do ambulatório de seguimento infantil para que os discentes coloquem a disposição da comunidade os conhecimentos adquiridos na FACISA e que também apreendam o conhecimento popular, visando à consolidação de sua formação mais próxima a realidade local. O instrumento de avaliação utilizado para acompanhamento infantil será usado como ferramenta nas aulas praticas e no cuidado multi e inter profissional. A extensão será realizada pelos discentes dos três cursos que estejam cursando do primeiro ao oitavo semestres do curso. Considerando o atrito natural em ações continuas, que levam à redução da adesão da família serão desenvolvidas ações estratégicas como orientação e mini cursos para mães e familiares, além de contato ou visita domiciliar para garantir o acompanhamento multi e inter profissional. Almeja-se com tal ação trazer as seguintes contribuições: acompanhar o crescimento e desenvolvimento infantil da criança de seis a 2 anos de idade, proporcionar aos discentes uma maior proximidade com a realidade local de forma a compreender a saúde não apenas como ausência de doença, mas como um completo bem-estar físico, mental e social, ofertando uma formação profissional na perspectiva de um indivíduo mais próximo à realidade dos sujeitos, entendendo-os como um ser que sofre influências sociais, econômicas e culturais as quais estão intimamente relacionadas à saúde. Estimulando práticas educativas resolutivas que diminuam ou eliminem o uso de medicamentos e intervenções desnecessárias incentivando o usuário às práticas promocionais; favorecer atividades de grupo com objetivo de socializar, integrar e aumentar o vínculo das mães e responsáveis com o serviço de saúde oferecido pela universidade na região do Trairi; fazer com que a mãe ou responsável legal pela criança assuma o seu papel na construção de um Sistema de Saúde mais justo colaborando para a melhoria da atenção à saúde na cidade de Santa Cruz.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (6) ..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
I Semana de Formação Acadêmica do Curso de Fisioterapia/FACISA
Descrição: O evento tem como objetivo geral a promoção do conhecimento científico através da divulgação dos TCC s realizados e será também um momento de reflexão e debate sobre os próximos passos após a formação em Fisioterapia. O público-alvo deste evento são os alunos de todos os períodos do curso de Fisioterapia da FACISA. No oitavo período do curso, os alunos devem cumprir um componente curricular denominado Projeto de Pesquisa (45h), que aborda a execução do projeto que deverá ser desenvolvido como TCC e serão estes alunos que farão parte da equipe organizadora do evento. A inserção da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso em eventos deste tipo denota maior importância aos produtos e resultados oriundos das pesquisas científicas realizadas dentro da Facisa, pois há pouco interesse na busca espontânea pelos frutos gerados com estes trabalhos.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
UNIVERSIDADE MAIS PÚBLICA: Uma estratégia para ingresso no Ensino Superior
Descrição: Descrição: Trata-se de um projeto desenvolvido por discentes, docentes e servidores da UFRN em parcerias com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Santa Cruz, e a Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti que, sensibilizados com a situação atual do sistema educacional da região do Trairi resolveram se unir e criar estratégias de ensino, para que alunos de escolas públicas se apropriassem de novos conhecimentos para ingressar no ensino superior. Nesse sentido, tornou-se necessário criar mecanismos que viabilizassem a aproximação da Universidade junto à sociedade na perspectiva de responsabilização mútua na melhoria da situação educacional dos jovens da região e, é nesse contexto, que surge o cursinho como estratégia de preparar alunos de escola pública para continuarem seus estudos ingressando no ensino superior. As aulas do cursinho são ministradas aos sábados e domingos nos laboratórios da FACISA e salas de aula da Escola Estadual e do IFRN. O projeto conta também uma estação de rádio local como estratégia de interação com a sociedade discutindo temas de educação/saúde e cidadania. Vale pôr em destaque que o cursinho foi cadastrado na UFRN em 2008 como projeto de extensão e alcançou índice satisfatório de aprovação no vestibular e em outros concursos, o que nos estimulou a desenvolver um trabalho de pesquisa com o objetivo de identificar a trajetória desses alunos na academia. A busca de informações torna-se importante, na medida em que, pode desencadear movimentos de discussão, propiciando aos alunos e a equipe do projeto, uma interação maior com a realidade e, desta forma, possibilitar um maior compromisso com a educação no processo contínuo de construção e reconstrução desta. Destaca-se também que os discentes/ministrantes de cursos de Licenciatura embasam seus conhecimentos para interagir com os alunos por acreditarem que a educação deve tomar como preocupação central a necessidade de promover uma formação que se oriente pelo Máximo de compromisso so. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
[Linha 2] Ação estratégica de atenção integrada ao crescimento e desenvolvimento infantil - Segunda Etapa
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - 2013
Prevenção e resgate de adolescentes em situação de risco por meio do esporte: Esporte para todos
Descrição: Este projeto faz parte do Programa de Extensão "Esporte e lazer como ferramentas na promoção da integração social do adolescente no município de Santa Cruz, RN". Participarão do projeto alunos da FACISA vinculados ao programa de extensão e a comunidade de Santa Cruz, especificamente os adolescentes, de ambos os sexos, que não possuam contra-indicações médicas para a prática de exercícios físicos. O projeto envolverá a prática recreacional de handebol, na quadra poliesportiva do IFRN, por um período de duas horas, duas vezes por semana, por nove meses. Serão avaliados nos participantes do projeto: o nível de atividade física; a auto-percepção da qualidade de vida; o bem-estar subjetivo, e as seguintes variáveis antropométricas (peso, índice de massa corpórea, diâmetro da cintura e relação cintura-quadril). Com o desenvolvimento do presente projeto de extensão espera-se estimular nos participantes o aprendizado quanto aos benefícios da adoção de estilo de vida saudável, a integração social bem como o planejamento e execução de programas de atividade física na comunidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Dia do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2011
Conhecendo a célula: A unidade fundamental da vida
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Ação estratégica de atenção integrada ao crescimento e desenvolvimento infantil - Segunda Etapa
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2013
Influência do Banho no Balde no Estado Comportamental de Recém-nascidos
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2015
1º Lugar na área de Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria durante o III CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA!!!, III CONEFIR.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, SILVANA A.2017PEREIRA, SILVANA A. ; PEREIRA JUNIOR, ANTÔNIO ; COSTA, MARCELO F. DA ; MONTEIRO, MARGARETH DE V. ; ALMEIDA, VALÉRIA A. DE ; FONSECA FILHO, GENTIL G. DA ; ARRAIS, NÍVIA ; SIMION, FRANCESCA . A comparison between preterm and full-term infants’ preference for faces. Jornal de Pediatria, v. 93, p. 35-39, 2017.

2.
GOMES DA FONSECA FILHO, GENTIL2017GOMES DA FONSECA FILHO, GENTIL ; DE ARAÚJO SILVA, GLAUCO FRANCISCO ; MORAN, CRISTIANE APARECIDA ; DE SOUZA, JANE CARLA ; AZEVEDO DE ALMEIDA, VALÉRIA ; ALVES PEREIRA, SILVANA ; SALES PASSOS, JOÃO OCTÁVIO ; DE AQUINO RIBEIRO, CARLA MONIQUE . Thermal and cardiorespiratory newborn adaptations during hot tub bath. INTERNATIONAL ARCHIVES OF MEDICINE, v. 10, p. 1-6, 2017.

3.
SILVA, Y. M.2017SILVA, Y. M. ; ALMEIDA, VALÉRIA A. DE ; NETO, M. ; LOPES, L. D. C. ; MORAN, C. A. ; CRUZ1, M. S. L. ; PEREIRA, S. A. . Comportamento da frequência cardíaca em diferentes jogos do Nintendo Wii e Xbox Kinect em crianças sedentárias. REVISTA DA SOCIEDADE DE CARDIOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO (SOCESP), v. 27, p. 71-71, 2017.

4.
PASSOS, J. O. S.2017PASSOS, J. O. S. ; GOMES, D. C. ; ALMEIDA,VALÉRIA A ; FONSECA FILHO, G. G. ; PEREIRA, S. A. . Newborns? Behavioral Adaptations during Hot Tub Bath: A Randomized Clinical Trial. Journal of Pediatrics and Neonatal Care, v. 6, p. 1-5, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, J. S. F. ; ALMEIDA,VALÉRIA A ; PEREIRA, A. A. ; DIAS, C. S. B. ; LIMA, I. N. D. F. . CONHECIMENTO SOBRE ASPIRAÇÃO ENDOTRAQUEAL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO HOSPITAL REGIONAL DR. MARIANO COELHO ? CURRAIS NOVOS/RN, BRASIL.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE, 2016, Campina Grande - PB. Anais II CONBRACIS, 2016. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, J. C. S. ; PEREIRA, S. A. ; ALMEIDA,VALÉRIA A ; XAVIER, C. ; LOPES, L. D. C. . ?NÍVEIS DE PRESSÃO ARTERIAL SISTÓLICA E DIASTÓLICA EM RECÉM-NASCIDOS SAUDÁVEIS NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA. In: 9º Congresso Internacional de Fisioterapia, 2017, Porto Alegre(RS). ANAIS DO 9º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO - 2017 SOCIEDADE BRASILEIRA DE FISIOTERAPIA. Porto Alegre(RS): REVISTA BRASILEIRA DE CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO, 2017. p. 3412.

2.
MACEDO, E. P. ; ALMEIDA,VALÉRIA A ; CANARIO, L. Q. A. ; SOUSA, J. K. C. . EDUCAÇÃO PERMANENTE: AVANÇOS NA IMPLEMENTAÇÃO EM UM HOSPITAL PÚBLICO. In: II COLÓQUIO NACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS NA EDUCAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE, 2016, Caicó. Anais do II Col. Nac. Ciênc. Soc. e Humanas na Ed. das Profissões da Saúde. Caicó: Col. Nac. Ciênc. Soc. e Humanas na Ed. das Profissões da Saúde, 2016. v. 17. p. 355-517.

3.
ALMEIDA,VALÉRIA A; ALMEIDA, V. A. ; CANARIO, L. Q. A. ; SOUSA, J. K. C. ; MEDEIROS, A. P. ; DANTAS, D. F. ; MEDEIROS, P. B. . VIVÊNCIAS DA SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MATERNO INFANTIL. In: XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno ? ENAM 2016 e do IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável ? ENACS 2016, 2016, Florianopolis. Anais do XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, 2016.

4.
ALMEIDA, V. A.; OLIVEIRA, N. P. D. ; PEREIRA, S. A. ; MAGALHAES, ; SOUSA, K. G. ; DANTAS, D. S. . AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE TORACOABDOMINAL EM IDOSAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA. In: II CONGRESSO POTIGUAR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA - II COFIR/RN, 2015. AVALIAÇÃO DA MOBILIDADE TORACOABDOMINAL EM IDOSAS, ATRAVÉS DA FOTOGRAMETRIA COMPUTADORIZADA, 2015. p. 91-92.

5.
SILVA, I. C. ; ALMEIDA, V. A. ; SANTOS, T. P. ; LOUIZE, C. ; GONCALVES, C. T. . EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS. In: II CONGRESSO POTIGUAR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA - II COFIR/RN, 2015. EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM INDIVÍDUOS PORTADORES DE HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS, 2015. p. 96-96.

6.
ALMEIDA, V. A.; PEREIRA, S. A. ; MORAN, C. A. ; CACHO, R. O. ; CACHO, E. W. A. ; LIMA, N. M. F. V. ; SOUSA, K. G. ; LONGO, E. . MUITO ALÉM DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NEONATAL: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO DE FACES EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS. In: III CONGRESSO NORDESTINO DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA - III CONEFIR, 2015. MUITO ALÉM DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA NEONATAL: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO DE FACES EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS. p. 126-126silva.

7.
ALMEIDA, V. A.; SILVA1, I. C. ; BARBOSA, M. C. S. ; ANDRADE, A. S. ; MEDEIROS, A. D. . A POSIÇÃO DE FOWLER NA SATURAÇÃO ARTERIAL DE OXIGÊNIO EM PACIENTES CRÍTICOS INTERNADOS EM UMA UTI. In: II CONGRESSO POTIGUAR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA - II COFIR/RN, 2015. A POSIÇÃO DE FOWLER NA SATURAÇÃO ARTERIAL DE OXIGÊNIO EM PACIENTES CRÍTICOS INTERNADOS EM UMA UTI, 2015. p. 89-89.

8.
PEREIRA, S. A. ; SILVA, L. D. ; ALMEIDA, V. A. ; NASCIMENTO, W. V. ; SILVA, Y. M. . PREFERÊNCIA VISUAL POR FACES ANTES DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA EM BEBÊS PREMATUROS DENTRO DA UTI NEONATAL. In: XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva, 2014, 2014, Salvador. XVII Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva. São Paulo: Assobrafir, 2014. v. 5. p. 91-91.

9.
ALMEIDA, V. A.; LOPES, J. M. . ALONGAMENTO DO RPG NÃO INTERFERE NO RECRUTAMENTO MUSCULAR EM CONTRAÇÕES EXCÊNTRICAS: ENSAIO CLÍNICO NÃO CONTROLADO. In: III Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia, 2014, João Pessoa-PB. III Congresso Brasileiro de Eletromiografia e Cinesiologia, 2014. p. 158-158.

10.
PASSOS, J. O. S. ; SOUZA, K. ; ALMEIDA, V. A. ; SOUZA, M. I. L. ; CORTEZ ; CRUZ ; PEREIRA, S. A. . INFLUÊNCIA DO BANHO NO BALDE NO ESTADO COMPORTAMENTAL DE RECÉM-NASCIDO. In: I Congresso Potiguar de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva ? I COFIR/RN, 2013, Natal/RN. ASSOBRAFIR Ciência.. São Paulo, SP: ASSOBRAFIR, 2013. v. 4. p. 146-146.

11.
ALMEIDA, V. A.; DANTAS, F. G. . QUALIDADE DO SONO EM IDOSOS: RELAÇÃO COM O ESTADO DEPRESSIVO E NUTRICIONAL. In: CIEH, 2013, Campina Grande. QUALIDADE DO SONO EM IDOSOS: RELAÇÃO COM O ESTADO DEPRESSIVO E NUTRICIONAL, 2013. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, V. A.; OLIVEIRA, N. P. D. ; PEREIRA, S. A. ; MAGALHAES, A. ; DANTAS, D. S. . Avaliação da mobilidade tóracoabdominal em idosas atráves da fotogametria computadorizada ?,. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
ALMEIDA, V. A.; PEREIRA, S. A. ; RAMOS, B. A. ; DANTAS, D. S. ; CACHO, R. O. ; SOUZA, J. C. ; LIMA, N. M. F. V. . Avaliação da pressão inspiratória maxima em crianças?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALMEIDA, V. A.; BARBOSA, M. C. S. ; ANDRADE, A. S. ; GUDES, M. B. O. ; MEDEIROS, A. D. ; SILVA, I. C. . A posição de Fowler na saturação arterial de oxigênio em pacientes críticos internados em UTI. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALMEIDA, V. A.; MORAN, C. A. ; CACHO, R. O. ; CACHO, E. W. A. ; LIMA, N. M. F. V. ; SOUSA, K. G. ; LONGO, E. ; PEREIRA, S. A. . Muito Além da Fisioterapia Respiratória Neonatal: Um estudo de percepção de faces em recém-nascidos prematuros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SILVA, Y. M. ; CARVALHO, J. M. C. ; ALMEIDA, V. A. ; PEREIRA, S. A. ; SOUSA, K. G. . Comportamento do duplo produto de crianças em diferentes jogos do nintendo wii®. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, I. C. ; ALMEIDA, V. A. ; SANTOS, T. P. ; LOUIZE, C. ; GONCALVES, C. T. ; MAGNANI, K. L. . Efeitos do exercício físico em indivíduos portadores de hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALMEIDA, V. A.; LOPES, J. M. ; ANDRADE, A. S. . Alongamento do RPG não interfere no recrutamento muscular em contrações excêntricas: Ensaio clico não controlado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALMEIDA, V. A.; DANTAS, F. G. ; LOPES, J. M. . Qualidade do sono em Idosos: Relação cm o estado depressivo e Nutricional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PASSOS, J. O. S. ; ALMEIDA, V. A. ; PEREIRA, S. A. . Influência do banho no balde no estado comportamental de recém-nascidos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Bexiga Neurogênica: A necessidade de uma intervenção Multiprofissional. 2017. (Simpósio).

2.
6 Anos de fisioterapia na FACISA: onde estamos? Para onde queremos ir?. 2015. (Outra).

3.
Ateliê de português e matemática: Métodos e conteúdos preparatórios para o Enem.MÉTODOS E CONTEÚDOS PREPARATÓRIOS PARA O ENEM. 2014. (Oficina).

4.
Congresso brasileiro de eletromiografia e cinesiologia. ALONGAMENTO DO RPG NÃO INTERFERE NO RECRUTAMENTO MUSCULAR EM CONTRAÇÕES EXCÊNTRICAS: ENSAIO CLÍNICO NÃO CONTROLADO. 2014. (Congresso).

5.
Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. 2014. (Outra).

6.
I Semana de Formação Acadêmica do Curso de Fisioterapai. 2014. (Outra).

7.
Congresso Internacional de Envelhecimento Humano. QUALIDADE DO SONO EM IDOSOS: RELAÇÃO COM O ESTADO DEPRESSIVO E NUTRICIONAL. 2013. (Congresso).

8.
Dia do Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional. 2012. (Outra).

9.
V Fórum de Ensino de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 2012. (Outra).

10.
II Encontro de interiorização da fisioterapia e da terapia ocupacional. 2011. (Seminário).

11.
Projeto neurocine. 2011. (Exposição).

12.
8° Simpósio Brasileiro de Educação Química- SIMPEQUI. 2010. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA,VALÉRIA A; MACEDO, E. P. . Educação Permanente em saúde. 2017. (Outro).

2.
ALMEIDA, V. A.; PEREIRA, S. A. ; MEDEIROS JUNIOR, N. B. . II CONGRESSO POTIGUAR DE FISIOTERAPIA CARDIORRESPIRATÓRIA E FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVAII COFIR/RN. 2015. (Outro).

3.
ALMEIDA, V. A.. Semana de Formação Acadêmica do Curso de Fisioterapia/FACISA. 2014. (Outro).




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