Andreza Souza Ranieri

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2897197168849069
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Engenheira Ambiental e de Energias Renováveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) , mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM).. Mestranda no curso de Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (NUMA/PPGDAM/UFPA). Atuando nas áreas de Erosão Costeira, Qualidade da Água e Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Andreza Souza Ranieri
Nome em citações bibliográficas
RANIERI, A. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado profissional em andamento em Gestao dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Erosão Costeira e Conflitos Socioambientais: O caso de Ajuruteua, Bragança - PA., Ano de Obtenção: .
Orientador: Luís Otávio do Canto Lopes.
Coorientador: Rodolpho Zahluth Bastos.
Palavras-chave: CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS; AJURUTEUA; EROSÃO COSTEIRA.
2012 - 2017
Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Título: Monitoramento da Qualidade da Água na Fazenda São Paulo de Cultivo de Camarão Marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) (Curuçá-PA).
Orientador: Marcelo Augusto Moreno.




Formação Complementar


2015 - 2015
INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO NO TERRAVIEW. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
2012 - 2012
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS. (Carga horária: 35h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora de Geologia Geral e Avaliação Quimica, Fisica e Ambiental dos Solos.

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiaria no Laboratório de Geologia de Ambientes Aquáticos



Projetos de pesquisa


2017 - 2017
Monitoramento da Qualidade da Água na Fazenda São Paulo de Cultivo de Camarão Marinho Litopenaeus vannamei (Boone, 1931) (Curuçá-PA)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Monitoramento da Qualidade da Água na Fazenda Nossa Senhora de Fátima de Cultivo de Camarão Marinho Litopenaeus vannamei (curuçá-PA)
Descrição: Descrição: Entre os ramos da aqüicultura, tem-se a carcinicultura que tomou grande impulso com a introdução de Litopenaeus vannamei. Entretanto, a atividade tem sofrido sérias limitações, no que diz respeito ao controle da qualidade da água no viveiro durante as operações de cultivo. Dessa forma, serão coletadas amostras de água em quatro pontos de coleta: na área captação de água de abastecimento, em dois pontos distantes 100m a montante e à jusante da captação e no ponto de descarga de efluentes. O objetivo geral é o de se avaliar a qualidade da água nos referidos pontos de coleta e suas interações com um ciclo de marés (maré enchente e na maré vazante). As amostras de água serão utilizadas na determinação de parâmetros abióticos, da biomassa fitoplanctônica e da clorofila-a. Cadastrado na PROPED n.022011-221..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Desenvolvimento de Pesquisa para Estudo do Desempenho Zootécnico do Camurim
Descrição: Descrição: Pré-Seleção de Área para os Parques Aquícolas para Cultivo de Camurim em Tanque-Rede..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Projeto Diagnóstico Geoambiental da RESEX Maracanã (Maracanã - PA)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Levantamento do Perfil Beneficiário da RESEX Maracanã
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2014
Morfologia, Sedimentologia e Índice de Sensibilidade Ambiental a Derrame de Petróleo das Praias e Planícies Arenosas de Macromaré do Litoral do Estado do Pará
Descrição: Descrição: Os índices de sensibilidade ambiental representam uma importante ferramenta para a execução de procedimentos de contingenciamento de derrames, e devem ser aplicados de forma a auxiliar na mensuração dos impactos. A zona costeira do Estado do Pará apresenta três regiões: Setor 1 - Costa Atlântica do Salgado Paraense: onde será estudada a Praia Grande em Colares; Setor 2 - Insular Estuarino: onde serão estudadas a Praia Grande (Salvaterra), as praias do Garrote, Barra Velha, Araruna e Pesqueiro (Soure); Setor 3 - Continental Estuarino: onde serão estudadas as praias do Farol, Chapéu Virado, Ariramba, São Francisco e Marahú (Ilha de Mosqueiro); praias do Amor e dos Artistas (Ilha de Outeiro), praias de Beja e Caripi (Barcarena). O Projeto PETROPRAIA tem como objetivo ações que subsidiem planos de contingência para derrames de óleo em praias e planícies arenosas no Estado do Pará através da identificação dos índices de sensibilidade ambiental...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2016 - 2016
Projeto Praia Limpa 2016
Descrição: Descrição: A exploração inadequada da região amazônica - implantação de grandes projetos desenvolvimentistas, atividade madeireira e garimpo descontrolado que comprometem a fauna, a flora e o clima na Amazônia, têm provocado sucessivas transformações que não apenas desorganizam a base produtiva tradicional do homem amazônico, como efetiva uma nova estrutura que na maioria das vezes, o exclui dos frutos do progresso, e assim, ao mesmo tempo em que produz a riqueza, instala a miséria no solo amazônico. Desta maneira, torna-se necessário a promoção de um processo de reeducação da população permitindo assim a sensibilização dos problemas relativos ao meio ambiente e quanto suas atitudes podem influenciar no equilíbrio do ecossistema em que vive. No ambiente costeiro este problema não é diferente. Nas praias, nas dunas e restingas, o processo de destruição é preocupante. A especulação imobiliária, o grande acúmulo de pessoas e consequentemente a grande produção de lixo promovem o desequilíbrio, trazendo sérios problemas ao ambiente e aos moradores locais. Grande parte da população entende que, devido as praias e dunas serem um bem natural de uso comum, utilizam estes ambientes como se fossem uma área particular, construindo casas e bares e consequentemente, interferindo na harmonia existente. De encontro a esta situação foi constituída a Força Tarefa de Proteção da Zona Costeira (FTPZC), formada por instituições públicas federais, estaduais e municipais. A partir de estudos, relatórios e reuniões a FTPZC vem propor a realização de ações preventivas visando sensibilizar a população no que diz respeito a importância de preservação do ambiente costeiro e para isto, definiu como ação principal a implantação do Projeto Piloto denominado Praia Limpa, a ser desenvolvido na praia de Salinópolis no período de maio a julho de 2016..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
Projeto Praia Limpa 2015
Descrição: Descrição: A exploração inadequada da região amazônica - implantação de grandes projetos desenvolvimentistas, atividade madeireira e garimpo descontrolado que comprometem a fauna, a flora e o clima na Amazônia, têm provocado sucessivas transformações que não apenas desorganizam a base produtiva tradicional do homem amazônico, como efetiva uma nova estrutura que na maioria das vezes, o exclui dos frutos do progresso, e assim, ao mesmo tempo em que produz a riqueza, instala a miséria no solo amazônico. Desta maneira, torna-se necessário a promoção de um processo de reeducação da população permitindo assim a sensibilização dos problemas relativos ao meio ambiente e quanto suas atitudes podem influenciar no equilíbrio do ecossistema em que vive. No ambiente costeiro este problema não é diferente. Nas praias, nas dunas e restingas, o processo de destruição é preocupante. A especulação imobiliária, o grande acúmulo de pessoas e consequentemente a grande produção de lixo promovem o desequilíbrio, trazendo sérios problemas ao ambiente e aos moradores locais. Grande parte da população entende que, devido as praias e dunas serem um bem natural de uso comum, utilizam estes ambientes como se fossem uma área particular, construindo casas e bares e consequentemente, interferindo na harmonia existente. De encontro a esta situação foi constituída a Força Tarefa de Proteção da Zona Costeira (FTPZC), formada por instituições públicas federais, estaduais e municipais. A partir de estudos, relatórios e reuniões a FTPZC vem propor a realização de ações preventivas visando sensibilizar a população no que diz respeito a importância de preservação do ambiente costeiro e para isto, definiu como ação principal a implantação do Projeto Piloto denominado Praia Limpa, a ser desenvolvido na Ilha da Romana (Curuçá), no período de maio a julho de 2015..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2016 - 2016
Avaliação do índice de qualidade ambiental das águas no Desastre Ambiental do Porto de Vila do Conde - Barcarena (PA)
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
RANIERI, A. S.; CANTO, Otávio do. ; ALVES, M. A. M. S. . Erosão Costeira e Conflitos Socioambientais: O caso de Ajuruteua, Bragança - PA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
RANIERI, A. S.; CANTO, Otávio do. ; ALVES, M. A. M. S. . Erosão Costeira e Conflitos Socioambientais: O caso de Ajuruteua, Bragança - PA.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
RANIERI, A. S.; CANTO, Otávio do. ; ALVES, M. A. M. S. . Erosão Costeira e Sociedade: O Caso Específico de Ajuruteua - Pa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
ALVES, M. A. M. S. ; SILVA, A. L. P. ; RANIERI, A. S. ; CASTELO, L. G. ; BASTOS, A. C. G. . Hidrodinâmica (Maré, correntes e vazão) do Igarapé Itapepucu (Benevides - PA). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
VIANA, I. V. ; RANIERI, A. S. ; BRELAZ, J. S. . Biomassa como fonte alternativa de energia para comunidades. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
RANIERI, A. S.; BRELAZ, J. S. . Estudo do Nível de Consciência Ambiental dos Feirantes e Gestão Pública Ambiental no Mercado do Ver-o-peso em Belém - PA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
RANIERI, A. S.; COSTA, B. J. F. ; ALCANTARA, T. C. O. ; CARDOSO, C. M. ; BOTELHO, M. N. ; ALMEIDA, R. H. C. . ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE SANEAMENTO NOS BAIRROS DE BATISTA CAMPOS E TERRA FIRME - BELÉM - PARÁ. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, M. A. M. S. ; CANTO, Otávio do. ; RANIERI, A. S. . Variações Morfológicas e Erosão Costeira na Praia de Ajuruteua - PA. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
Demais trabalhos
1.
RANIERI, A. S.; BRELAZ, J. S. . ESTUDO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS FEIRANTES E GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL NO MERCADO DO VER-O-PESO EM BELÉM-PA. 2014 (Artigo) .

2.
RANIERI, A. S.; ALCANTARA, T. C. O. ; CARDOSO, C. M. ; BOTELHO, M. N. ; ALMEIDA, R. H. C. ; COSTA, B. J. F. . ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE SANEAMENTO NOS BAIRROS DE BATISTA CAMPOS E TERRA FIRME - BELÉM - PARÁ. 2013 (Artigo) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
RANIERI, A. S.; SANTOS, L. R. O. C.; ALVES, I. C. C.. Participação em banca de Izabela de Nazaré Tavares de Souza.MUDANÇAS MORFOLÓGICAS NOS PERFIS DE PRAIA E EROSÃO COSTEIRA NA PRAIA DE AJURUTEUA (BRAGANÇA - PA). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
RANIERI, A. S.; SANTOS, L. R. O. C.; ROSA, A. G.. Participação em banca de Thaylinne Barbosa de Freitas.AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS FREQUENTADORES DA PRAIA DO CARIPI (BARCARENA-PA) NO ÂMBITO DO PROJETO PRAIA LIMPA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Agricultura urbana: Gestão e desafios para cidades sustentaveis. 2017. (Exposição).

2.
Ciência na Costa amazônica: 20 anos do programa de estudos costeiros.A vulnerabilidade das comunidades em face a erosão costeira - O caso especifico de Ajuruteua (PA).. 2017. (Outra).

3.
Reserva Nacional do Cobre e Associados(RENCA): Um Debate Necessário. 2017. (Outra).

4.
III SIMPOSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIENCIAS AMBIENTAIS.ESTUDO DO NÍVEL DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DOS FEIRANTES E GESTÃO PÚBLICA AMBIENTAL NO MERCADO DO VER-O-PESO EM BELÉM-PA. 2014. (Simpósio).

5.
II SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIENCIAS AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA.ANÁLISE COMPARATIVA DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE SANEAMENTO NOS BAIRROS DE BATISTA CAMPOS E TERRA FIRME - BELÉM ? PARÁ.. 2013. (Simpósio).

6.
CIENCIA NA ILHA. EXPOSIÇÃO SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS. 2012. (Exposição).

7.
ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS. 2012. (Encontro).

8.
ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ENGENHARIA AMBIENTAL. 2012. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 10:57:15