Karl Gerhard Seibert

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8946389550806126
  • Última atualização do currículo em 29/11/2018


Possui graduação em Antropologia cultural - Utrecht University (1991) e doutorado em Ciências Sociais - Estudos Africanos - Leiden University (1999). Tem experiência na área de Estudos Africanos, com ênfase em antropologia cultural e política. Principais áreas de pesquisa : Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), sobretudo Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe; história colonial e pós-colonial da África; potências emergentes em Africa (Brasil), políticas de desenvolvimento, cultura política, sociedades crioulas, processos de aculturação. De 1999 a 2008 foi pesquisador ligado ao Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT), em Lisboa. Foi pesquisador do ex-Centro de Estudos Africanos (CEA) do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, de 2008 a 2014. Desde maio de 2014 é professor adjunto da Unilab, Campus dos Malês, São Francisco do Conde, Bahia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Karl Gerhard Seibert
Nome em citações bibliográficas
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD

Endereço


Endereço Profissional
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Campus dos Malês.
Av. Juvenal Eugênio Queiroz, s/n
Centro
43900000 - São Francisco do Conde, BA - Brasil
Telefone: (071) 36518254
URL da Homepage: http://www.unilab.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1999
Doutorado em Ciências Sociais - Estudos Africanos.
Leiden University, LEIDEN, Holanda.
Título: Comrades, Clients and Cousins. Colonialism, Socialism and Democratization in São Tomé and Príncipe, Ano de obtenção: 1999.
Orientador: Peter Geschiere.
Coorientador: Pablo Eyzaguirre.
Bolsista do(a): Leiden University, RUL, Holanda.
Palavras-chave: Estudos Africanos; Transição política; Pós-colonialismo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1986 - 1991
Graduação em Antropologia cultural.
Utrecht University, UU, Holanda.
Título: The Post-colonial State in São Tomé and Príncipe.
Orientador: Wouter van Beek.
1976 - 1979
Graduação em Serviço Social.
Fachhochschule Frankfurt am Main, FH/Frankfurt, Alemanha.
Título: Der Wandel von der Psychiatrie der frühkapitalistischen Armenpolitik zur Propagierung der Sozialpsychiatrie in der Gegenwart - Eine Betrachtung seiner sozioökonomischen Bedingungen.
Orientador: Hans Reerink.




Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Estudos Africanos (CEA) / ISCTE-IUL, CEA / ISCTE-IUL, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto de Investigacao Cientifica Tropical, IICT, Portugal.
Vínculo institucional

1999 - 2008
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Research School CNWS, Leiden University, CNWS-RUL, Holanda.
Vínculo institucional

1992 - 1998
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Research assistant (assistent-in-opleiding), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Elisabethenstift Darmstadt, E-STIFT, Alemanha.
Vínculo institucional

1980 - 1986
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Centro de Estudos Afro-Orientais, UFBA, CEAO/UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Corpo docente Programa Pós-Afro, Carga horária: 0


Centro de Estudos Internacionais, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, CEI/ISCTE-IUL, Portugal.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Investigador associado, Enquadramento Funcional: Investigador associado, Carga horária: 0



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
As Relações Bahia - São Tomé e Príncipe, 1753 - 1822
Descrição: Depois do declínio da indústria açucareira em São Tomé e Príncipe, no correr do século XVII, o pequeno arquipélago no Golfo da Guiné esteve a todos os níveis mais em contato com a Bahia do que com Portugal. Após a queda do açúcar, as ilhas ganharam relevância estratégica como portos de escala para o reabastecimento com mantimentos dos negreiros em trânsito para as Américas, em particular para a Bahia. De 1677 a 1844, a Diocese de São Tomé, fundada em 1534, foi subordinada a Arquidiocese da Bahia. Durante este período o clero local das ilhas foi formado no seminário em Salvador. As famílias da elite são-tomense orgulhavam-se dos seus filhos ordenados padres na Bahia. De 1710 a 1808, os traficantes baianos tinham a obrigação de pagar impostos sobre os escravos adquiridos na costa da Mina em São Tomé. Desde 1753 quando a capital das ilhas foi transferida de São Tomé para Santo António, no Príncipe, o seu tribunal ficou sob a jurisdição do Tribunal de Relação da Bahia. Daí, as autoridades baianas eram os primeiros interlocutores dos governadores do arquipélago. Cabia ao governador da Bahia a nomeação do governador e do ouvidor do arquipélago, com a aprovação da Coroa, enquanto a Mesa de Inspeção da Bahia era responsável pelo regulamento do comércio da África. Além disso, uma parte significativa dos funcionários régios e militares no arquipélago provinha da Bahia. O projeto visa pesquisar o impacto político, econômico e sociocultural das relações com a Bahia em São Tomé e Príncipe, no período de 1753 a 1822 quando estas eram mais estreitas e intensas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Grupo de Pesquisa Africa: História e identidades
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Grupo de Pesquisa Centro Brasileiro de Estudos Africanos - CEBRAFRICA
Descrição: Este grupo está disponível para consulta pública na base corrente, no Portal do DGP do CNPq..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2014
Relações Brasil - África: aspectos político-estratégicos, económicos e histórico-culturais
Descrição: Este projecto interdisciplinar visa analisar as relações Brasil ? África ao nível político-estratégico, económico e histórico-cultura, assim como o impacto destas relações para a imagem de África na sociedade brasileira. Uma pesquisa integrando todas estas dimensões é inovadora. Ao contrário das relações da China com a África, o papel do Brasil, outra potência regional emergente, como novo actor no continente africano passou quase despercebido no âmbito da pesquisa em ciências sociais em Portugal. Desde o presidente Lula da Silva (2003-2010) chegou ao poder, o Brasil, reforçou consideravelmente as suas relações com a África em termos de uma nova política externa de afirmação do país como novo global player. Esta ofensiva diplomática não é nova, pois também nos anos 1970 o Brasil estabelecera relações políticas com muitos países africanos. Nos anos 1980 e 1990 a crise económica no Brasil resultou num grande declínio da cooperação com a África. Enquanto nos anos 1970 o Brasil apareceu em África como outro país em desenvolvimento, agora apresenta-se como potência regional emergente que reclama um lugar na política internacional que corresponde ao seu real peso demográfico, político e económico. Invocando tanto as afinidades históricas e culturais entre África e o Brasil como a grande percentagem de afro-descendentes na população brasileira, Brasília considera o aprofundamento das relações com a África uma obrigação política, moral e histórica do país. O papel das afinidades histórico-culturais nas relações com África é assunto transversal da pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Formação superior e desenvolvimento: Cooperação Portuguesa com os PALOP
Descrição: Este projecto tem como objectivo identificar a importância da formação avançada na concretização de projectos pessoais e, de uma forma mais abrangente, no próprio processo de desenvolvimento dos PALOP, assim como contribuir para uma análise crítica da cooperação portuguesa neste campo de acção específico. Tendo em conta que a importância dos percursos de vida dos formandos decorre do facto de partirem de escolhas que são elaboradas de forma mais ou menos individual, mas com repercussões nos contextos mais amplos da acção colectiva e sendo a educação avançada entendida, cada vez mais, como um instrumento determinante de acesso a lugares de decisão, considerou-se fundamental a análise da relação ensino superior-agentes de desenvolvimento, assim como das problemáticas que a sustentam, nomeadamente o papel desempenhado pela cooperação portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Karl Gerhard Seibert - Integrante / Ana Soares Barbosa Bénard da Costa - Coordenador / Carlos Manuel Mira Godinho Fernandes Lopes - Integrante / Margarida Dias Lima de Faria - Integrante / Tcherno Djalo - Integrante.Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2008 - 2011
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: uma análise comparativa de dois Estados insulares africanos
Descrição: O projeto visa analisar o desempenho notavelmente diferente dos países insulares lusófonos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe durante o período pós-colonial. O projeto trata da relação entre cultura e política nos dois arquipélagos. A sua relevância é a sua contribuição para o debate recorrente sobre as causas complexas de sucesso e fracasso no desenvolvimento. Durante o período pós-colonial ambos os Estados insulares receberam em termos per capita montantes de ajudas ao desenvolvimento relativamente elevados. Contudo, Cabo Verde desenvelveu-se consideravelmente melhor em relação a todos os indicadores, entre os quais crescimento económico, saúde, educação e a qualidade da governação. A aproximação comparativa visa investigar as semelhanças e diferenças entre as duas sociedades crioulas de uma perspetiva histórica, cultural e sócio-política. Por isso, o projeto inclui uma avaliação da história colonial dos dois arquipélagos, baseada na literatura existente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Karl Gerhard Seibert - Coordenador / Daniel Henrique Correia Gomes da Costa - Integrante / Heike Drotbohm - Integrante / Sandra Marisa Sanches Barros - Integrante.Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 19
2003 - 2005
Contextos Coloniais e Pós-coloniais da Globalização: Interacção e Discurso no Mundo Lusófono, sécs. XVI-XXI
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2008 - 2015
Periódico: Cadernos de Estudos Africanos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Holandês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Classificado nas provas do concurso público para professor adjunto de antropologia, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Seibert, Gerhard2018Seibert, Gerhard. São Tomé and the Biafran War (1967-1970). The International Journal of African Historical Studies, v. 51, p. 263-292, 2018.

2.
Vanicléia Silva Santos2017Vanicléia Silva Santos ; Seibert, Gerhard . Documentário Fitxicêlu. Crenças, Estigma e Ostracismo, São Deus Lima & Gerson Soares. AFRICANA STUDIA, v. 26, p. 113-116, 2017.

3.
Seibert, Gerhard2016Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe 1975-2015: politics and economy in a former plantation economy. Estudos Ibero-Americanos (PUCRS. Impresso), v. 42, p. 987-1012, 2016.

4.
Seibert, Gerhard2015Seibert, Gerhard. Colonialismo em São Tomé e Príncipe: hierarquização, classificação e segregação da vida social. Anuário Antropológico, v. II, p. 99-120, 2015.

5.
Seibert, Gerhard2014Seibert, Gerhard. Crioulização em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: as divergências históricas e identitárias. Afro-Ásia, v. 49, p. 41-70, 2014.

6.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2012Seibert, Gerhard. Tenreiro, Amador e os angolares ou a reinvenção da história da ilha de São Tomé. Realis Revista de Estudos Antiutilitaristas e Poscoloniais, v. 2, p. 21-40, 2012.

7.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2011Seibert, Gerhard. São Tomé?s Great Slave Revolt of 1595: Background, Consequences and Misperceptions of One of the Largest Slave Uprisings in Atlantic History. Portuguese Studies Review, v. 18, p. 29-50, 2011.

8.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2009Seibert, Gerhard; FIGUEIREDO, F. ; SOARES, M. ; SMITH, G. F. ; FADEN, R. B. . The Botany of the Cunene - Zambezi Expedition with Notes on Hugo Baum (1867-1950). Bothalia (Pretoria), v. 39, p. 185-211, 2009.

9.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2009Seibert, Gerhard. Santo Tomé y Príncipe: transformaciones políticas y socioeconómicas del período poscolonial. Nova Africa, v. 2009, p. 23-36, 2009.

10.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2009Seibert, Gerhard. Brasilien in Afrika: Globaler Geltungsanspruch und Rohstoffe. GIGA Focus Afrika, v. 4, p. 1-8, 2009.

11.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2009Seibert, Gerhard. Carlos Magno no Equador. Latitudes (Paris. 1997), v. n.d., p. 16-20, 2009.

12.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2008Seibert, Gerhard. «A Ilha de São Tomé» (1961) de Francisco Tenreiro. Uma Releitura Contextualizada. Economia e Sociologia (Évora), v. n.d., p. 69-88, 2008.

13.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2008Seibert, Gerhard. Donald Burgess. Ossobó. Ensaios sobre a Literatura de São Tomé e Príncipe. Africana Studia, v. 11, p. 277-282, 2008.

14.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2007Seibert, Gerhard. O Semi-Presidencialismo e o Controlo da Constitucionalidade em São Tomé e Príncipe. Negócios Estrangeiros, v. 11, p. 44-63, 2007.

15.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2007Seibert, Gerhard. Essays on the Literature of São Tomé e Príncipe. Lusotopie (Paris), v. 14, p. 195-200, 2007.

16.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2007Seibert, Gerhard. New insights into Mozambican postcolonial history. Journal of African History (Print), v. 48, p. 325-327, 2007.

17.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2005Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: un nuovo paese produttore di petrolio. Afriche e orienti. rivista di studi ai confini tra africa mediterraneo e medio oriente, v. VII, p. 126-132, 2005.

18.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2005Seibert, Gerhard. ?But the manifestation of the Spirit is given to every man to profit withal ? Zion Churches in Mozambique since the early 20th Century. LFM Le Fait Missionaire. Missions et sciences sociales, v. n.d., p. 103-128, 2005.

19.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2005Seibert, Gerhard. O Semi-presidencialismo e o Controlo da Constitucionalidade em São Tomé e Príncipe. Africana Studia, v. 8, p. 137-163, 2005.

20.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2005Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Duas Sociedades Crioulas com Percursos Diferentes. Nova Cidadania, v. VII, p. 64-66, 2005.

21.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2004Seibert, Gerhard. Os angolares da ilha de São Tomé: Náufragos, Autóctones ou Quilombolas?. Textos de Historia (UnB), v. 12, p. 43-64, 2004.

22.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2003Seibert, Gerhard. The Bloodless Coup of July 16 in São Tomé e Príncipe. Lusotopie (Paris), v. 2003, p. 245-260, 2003.

23.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2003Seibert, Gerhard. Um governador para S.Tomé. Revista História, v. XXV, p. 72-74, 2003.

24.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD2002Seibert, Gerhard. The February 1953 Massacre in São Tomé: Crack in the Salazarist Image of Multiracial Harmony and Impetus for Nationalist Demands for Independence. Portuguese Studies Review, v. 10, p. 52-77, 2002.

25.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1999Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: boatos, Rádio Boca a Boca e panfletos anónimos na cultura política local. Revista Internacional de Estudos Africanos, v. 1999, p. 299-316, 1999.

26.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1997Seibert, Gerhard. Le massacre de fevrier 1953 a São Tomé. Raison d'être du nationalisme santoméen. Lusotopie (Paris), v. 1997, p. 173-194, 1997.

27.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1996Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: Military coup as a lesson?. Lusotopie (Paris), v. 1996, p. 71-80, 1996.

28.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1996Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: Die politische Kultur eines Kleinstaates. Afrika, Asien, Brasilien, Portugal, v. 1996, p. 42-65, 1996.

29.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1996Seibert, Gerhard. São Tomé: o massacre de Fevereiro de 1953. Revista História, v. XVIII, p. 14-27, 1996.

30.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1995Seibert, Gerhard. A política num micro-Estado: São Tomé e Príncipe, ou os conflitos pessoais e políticos na génese dos partidos políticos. Lusotopie (Paris), v. 1995, p. 239-250, 1995.

31.
Seibert, Gerhard;SEIBERT, GERHARD1991Seibert, Gerhard. O Tchiloli de São Tomé. Revista História, v. XIII, p. 66-73, 1991.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Seibert, Gerhard; ROQUE, A. C. (Org.) ; MARQUES, V. R. (Org.) . Livro de Actas. Colóquio Interrnacional. São Tomé e Príncipe numa Perspectiva interdisciplina, diacrónica e sincrónica. 1ª. ed. Lisboa: ISCTE-IUL e IICT, 2012. v. 1. 663p .

2.
Seibert, Gerhard. Comrades, Clients and Cousins. Colonialism, Socialism and Democratization in São Tomé and Príncipe. 2ª. ed. Leiden: Brill Academic Publishers, 2006. v. 1. 615p .

3.
Seibert, Gerhard. Camaradas, Clientes e Compadres. Colonialismo, Socialismo e Democratização em São Tomé e Príncipe. 1ª. ed. Lisboa: Vega, 2001. v. 1. 560p .

4.
Seibert, Gerhard. Comrades, Clients and Cousins. Colonialism, Socialism and Democratization in São Tomé and Príncipe. 1ª. ed. Leiden: CNWS, Leiden University, 1999. v. 1. 465p .

Capítulos de livros publicados
1.
Seibert, Gerhard. Dia da Mulher de São Tomé e Príncipe (1974). In: Miguel Cardina; Bruno Sena Martins. (Org.). As Voltas do Passado. A Guerra Colonial e as Lutas de Libertação. 1ed.Lisboa: Tinta-da-China, 2018, v. , p. 304-310.

2.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. In: Jon Abbink; Victor Adetula; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 14. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2017. 1ed.Leiden: Brill, 2018, v. 14, p. 64-69.

3.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Jon Abbink; Victor Adetula; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 14. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2017. 1ed.Leiden: Brill, 2018, v. 14, p. 258-263.

4.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. In: Jon Abbink, Sebastian Elischer, Andreas Mehler, Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2016. 1ed.Leiden: Brill, 2017, v. 13, p. 63-68.

5.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Jon Abbink, Sebastian Elischer, Andreas Mehler, Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2016. 1ed.Leiden: Brill, 2017, v. 13, p. 252-257.

6.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. Africa South of the Sahara 2018. 47ed.Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 986-1005.

7.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. Cabo Verde. 47ed.Londres: Routledge, 2017, v. , p. 183-199.

8.
Seibert, Gerhard. Brazil´s Engagement with Africa. Africa South of the Sahara. 47ed.Londres: Routledge, 2017, v. , p. 42-51.

9.
Seibert, Gerhard. São Tome and Príncipe: The first plantation economy in the tropics. In: LAW, Robin, SCHWARZ, Suzanne, STRICKRODT, Silke. (Org.). Commercial Agriculture, the Slave Trade & Slavery in Atlantic Africa. Paperback edition. 2ed.Woodbridge: James Currey, 2016, v. , p. 54-78.

10.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Jon Abbink; Sebastian Elischer; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 12. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2015. 1ed.Leiden: Brill Academic Publishers, 2016, v. 12, p. 250-255.

11.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. In: Jon Abbink; Sebastian Elischer; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 12. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2015. 1ed.Leiden: Brill Academic Publishers, 2016, v. 12, p. 64-69.

12.
Seibert, Gerhard. Património Edificado de São Tomé e Príncipe. A Roça Sundy. In: Amaral, José Lobo de. (Org.). China e Países Lusófonos - Patrimônio Construído. Coleção Novos Caminhos n.º 3. 1ed.Macau: Instituto Internacional de Macau, 2016, v. 1, p. 394-415.

13.
Seibert, Gerhard. Brazil´s Engagement with Africa. Africa South of the Sahara 2017, 46th edition. 46ed.Londres: Routledge, 2016, v. 1, p. 42-50.

14.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. Africa South of the Sahara 2017, 46th edition. 46ed.Londres: Routledge, 2016, v. 1, p. 186-202.

15.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. Africa South of the Sahara 2017, 46th edition. 46ed.Londres: Routledge, 2016, v. 1, p. 985-1004.

16.
Seibert, Gerhard. A Cooperação Portuguesa Num Pequeno País Dependente das Ajudas Internacionais: o caso de São Tomé e Príncipe. In: Caros Sangreman. (Org.). O Cluster como Instrumento Teórico e Prático da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Portuguesa. O Caso de Moçambique, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe e Angola. 1ed.Lisboa: CeSA-ISEG/ULisboa e CEI-ISCTE/IUL, 2015, v. 1, p. 255-279.

17.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Sebastian Elischer; Rolf Hofmeier; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 11. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2014. 1ed.Leiden: Brill, 2015, v. , p. 243-250.

18.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. In: Sebastian Elischer; Rolf Hofmeier; Andreas Mehler; Henning Melber. (Org.). Africa Yearbook 11. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2014. 1ed.Leiden: Brill, 2015, v. , p. 56-61.

19.
Seibert, Gerhard. Brazil´s Engagement with Africa. Africa South of the Sahara 2016. 1ed.Londres: Routledge, 2015, v. 1, p. 42-49.

20.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. Africa South of the Sahara 2016. 1ed.Londres: Routledge, 2015, v. 1, p. 194-206.

21.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. Africa South of the Sahara 2016. 1ed.Londres: Routledge, 2015, v. 1, p. 1004-1023.

22.
Seibert, Gerhard. Sao Tome and Principe.. In: Thomas Riggs. (Org.). Worldmark Encyclopedia of Religious Practices. 2ªed.Detroit: Gale, 2014, v. 4, p. 108-114.

23.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler, Henning Melber, Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 10. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2013. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2014, v. 10, p. 67-72.

24.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler, Henning Melber, Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 10. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2013. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2014, v. 10, p. 259-264.

25.
Seibert, Gerhard. Brazil´s Engagement with Africa. In: Europa Publications. (Org.). Africa South of the Sahara 2015. 44ed.Londres: Routledge, 2014, v. 1, p. 32-38.

26.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Europa Publications. (Org.). Africa South of the Sahara 2015. 44ed.Londres: Routledge, 2014, v. 1, p. 1006-1025.

27.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Ensino Superior e Trajetórias em Portugal. In: Ana Bénard da Costa; Margarida Lima de Faria. (Org.). Formação Superior e Desenvolvimento. Estudantes Universitários Africanos em Portugal. 1ªed.Coimbra: Almedina, 2013, v. 1, p. 209-244.

28.
Seibert, Gerhard. Tenreiro, Amador e os Angolares ou a Reinvenção da História de São Tomé. In: Maria Cardeira da Silva & Clara Saraiva. (Org.). As Lições de Jill Dias. Antropologia, História, África, Academia. 1ed.Lisboa: CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia, 2013, v. 1, p. 171-185.

29.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 9. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2012. 1ed.Leiden: Brill, 2013, v. 1, p. 269-274.

30.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 9. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2012. 1ed.Leiden: Brill, 2013, v. 1, p. 75-80.

31.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: the first plantation economy in the tropics. In: Robin Law; Suzanne Schwarz; Silke Strickrodt. (Org.). Commercial Agriculture, the Slave Trade and Slavery in Atlantic Africa. 1ed.Woodbridge: James Currey, 2013, v. 1, p. 54-78.

32.
Seibert, Gerhard. Brazil-Africa Relations. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2014. 43ed.Abington, Oxon & Nova Iorque: Routledge, 2013, v. 1, p. 36-42.

33.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa Soutj of the Sahara 2014. 43ed.Abingdon, Oxon & Nova Iorque: Routledge, 2013, v. 1, p. 1015-1035.

34.
Seibert, Gerhard. Brazil-Africa Relations. In: Europa Publications. (Org.). Africa South of the Sahara 2013. 1ªed.Londres: Routledge, 2012, v. 42, p. 43-48.

35.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2013. 1ªed.Abingdon: Routledge, 2012, v. 1, p. 1019-1040.

36.
Seibert, Gerhard. Creolization and Creole communities in the Portuguese Atlantic. São Tomé, Cape Verde, the Rivers of Guinea and Central Africa in comparison. In: Toby Green. (Org.). Brokers of Change: Atlantic Commerce and Cultures in Pre-Colonial Western Africa. 1ªed.Oxford: Oxford University Press, 2012, v. 1, p. 29-51.

37.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 8. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2011. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2012, v. 1, p. 273-278.

38.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 8. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2011. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2012, v. 1, p. 73-78.

39.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 7. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2010. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2011, v. 1, p. 273-278.

40.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 7. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2010. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2011, v. 1, p. 75-80.

41.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2012. 1ªed.Abingdon: Routledge, 2011, v. 1, p. 1028-1049.

42.
Seibert, Gerhard. As igrejas espirituais em Moçambique contemporâneo. Explicações para o seu sucesso. In: Clara Saraiva, José Alberto Tavim, Philip J. Havik. (Org.). Caminhos Cruzados em História e Antropologia. 1ªed.Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010, v. 1, p. 329-340.

43.
Seibert, Gerhard. Francisco José Tenreiro: o homem além do poeta. In: Inocência Mata. (Org.). Francisco José Tenreiro. As Múltiplas Faces de um Intelectual. 1ªed.Lisboa: Edições Colibri, 2010, v. 1, p. 117-143.

44.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 6. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2009. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2010, v. 1, p. 271-276.

45.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 6. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2009. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2010, v. 1, p. 75-80.

46.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2010. 1ªed.Londres: Routledge, 2010, v. 1, p. 1003-1024.

47.
Seibert, Gerhard. Instabilidade política e revisão constitucional: semipresidencialismo em São Tomé e Príncipe. In: Marina Costa Lobo e Octávio Amorim Neto. (Org.). O Semipresidencialismo nos Países da Língua Portuguesa. 1ªed.Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2009, v. 1, p. 201-231.

48.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 5. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2008. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2009, v. 1, p. 253-258.

49.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 5. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2008. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2009, v. 1, p. 73-78.

50.
Seibert, Gerhard. Wo bleibt das Öl? In São Tomé und Príncipe frustriert der ausbleibende Ölboom lokale Politiker und ausländische Philantropen. In: Nicola Liebert. (Org.). Afrika.Stolz & Vorurteile.. 1ªed.Berlim: Le Monde diplomatique, 2009, v. 1, p. 71-74.

51.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2010. 1ªed.Londres: Routledge, 2009, v. 1, p. 1003-1024.

52.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 4. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2007. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2008, v. 1, p. 71-76.

53.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 4. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2007. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2008, v. 1, p. 269-274.

54.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2009. 1ªed.Londres: Routledge, 2008, v. 1, p. 960-981.

55.
Seibert, Gerhard. Alteraciones de Violencia y Poder en el Mozambique Poscolonial. In: Jon Abbink; Mirjam de Bruijn; Klaas van Walraven. (Org.). A propósito de resistir. Repensar la insurgencia en África. 1ªed.Barcelona: Oozebap, 2008, v. 1, p. 355-387.

56.
Seibert, Gerhard. O Massacre de Batepá. Em Fevereiro de 1953, o governador de São Tomé, Carlos Gorgulho, pôs a ilha a ferro e fogo. In: Antònio Simões do Paço. (Org.). Os Anos de Salazar,1952-1953 «Uma desordem perfumada». 1ªed.Lisboa: Planeta DeAgostini, 2008, v. 1, p. 64-73.

57.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: The Troubles of Oil in an Aid-Dependent Micro-State. In: Kenneth Omeje. (Org.). Extractive Economies and Conflicts in the Global South: Multi-regional Perspectives on Rentier Politics. 1ªed.Aldershot: Ashgate Publishing, 2008, v. 1, p. 119-134.

58.
Seibert, Gerhard. Auto-organização e entreajuda das populações nos bairros peri-urbanos de Maputo e Luanda. In: Jochen Oppenheimer; Isabel Raposo. (Org.). Subúrbios de Luanda e Maputo. 1ªed.Lisboa: Edições Colibri, 2007, v. 1, p. 163-173.

59.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 3. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2006. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2007, v. 1, p. 69-74.

60.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 3. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2006. 1ªed.Leiden & Boston: Brill, 2007, v. 1, p. 259-264.

61.
Seibert, Gerhard. 500 years of the manuscript of Valentim Fernandes, a Moravian book printer in Lisbon. In: Beata Elżbieta Cieszyńska. (Org.). Iberian and Slavonic Cultures: Contact and Comparison. 1ªed.Lisboa: CompaRes 2007, 2007, v. 1, p. 79-88.

62.
Seibert, Gerhard. Castaways, Authoctons or Maroons? The debate on the Angolares of São Tomé island. In: Philip J. Havik; Malyn Newitt. (Org.). Creole Societies in the Portuguese Colonial Empire. 1ed.Bristol: University of Bristol, 2007, v. 1, p. 105-126.

63.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2008. 1ªed.Londres & Nova Iorque: Routledge, 2007, v. 1, p. 963-983.

64.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2007. 1ªed.Londres & Nova Iorque: Routledge, 2006, v. 1, p. 972-992.

65.
Seibert, Gerhard. Cape Verde. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 2. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2005. 1ed.Leiden: Brill, 2006, v. 1, p. 59-64.

66.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber, Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 2. Politics, Economy and Society South of the Sahara in 2005. 1ed.Leiden: Brill, 2006, v. 1, p. 245-250.

67.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: Mario Petri; Ulrich Schnier; Jürgen Bellers. (Org.). Handbuch der transitorischen Systeme, Diktaturen und autoritären Regime der Gegenwart. 1ed.Münster: LIT-Verlag, 2006, v. 1, p. 451-456.

68.
Seibert, Gerhard. Antropologia de S.T.P. In: Fernando Cristovão. (Org.). Dicionário Temático da Lusofonia. 1ªed.Cacém: Texto Editores, 2005, v. 1, p. 53-56.

69.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: C.Neal Tate. (Org.). Governments of the World. A Global Guide to Citizens? Rights and Responsibilities. 1ªed.Detroit: Thomson Gale, 2005, v. 4, p. 81-83.

70.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Andreas Mehler; Henning Melber; Klaas van Walraven. (Org.). Africa Yearbook 1. Politics, Economy and Society South of the Sahara 2004. 1ªed.Leiden: Brill, 2005, v. , p. 241-246.

71.
Seibert, Gerhard. Patrons, Parties and Polls. Changing Political Systems and Persistent Cultural Patterns in São Tomé e Príncipe. In: Anke van der Kwaak; Rachel Spronk; Karin Willemse. (Org.). From modern myths to global encounters. Belongings and the dynamics of change in postcolonial Africa. 1ªed.Leiden: CNWS, 2005, v. 1, p. 49-57.

72.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: The Difficult Transition from International Aid Recipient to Oil-Producer. In: Matthias Basedau; Andreas Mehler. (Org.). Resource Politics in Sub-Saharian Africa. 1ªed.Hamburgo: Institute of African Affairs, 2005, v. 1, p. 223-250.

73.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2006. 1ªed.Londres: Routledge, 2005, v. 1, p. 965-986.

74.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Principe, 1800 to the Present. In: Kevin Shillington. (Org.). Encyclopedia of African History. 1ªed.Nova Iorque & Londres: Fitzroy Dearborn, 2005, v. 1, p. 1320-1322.

75.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Principe, to 1800. In: Kevin Shillington. (Org.). Encyclopedia of African History. 1ªed.Nova Iorque & Londres: Fitzroy Dearborn, 2005, v. 1, p. 1318-1320.

76.
Seibert, Gerhard. Äquatorial-Guinea. In: Rolf Hofmeier; Andreas Mehler. (Org.). Afrika Jahrbuch 2003. Politik, Wirtschaft und Gesellschaft in Afrika südlich der Sahara. 1ªed.Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2004, v. 1, p. 169-172.

77.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: Rolf Hofmeier; Andreas Mehler. (Org.). Afrika Jahrbuch 2003. Politik, Wirtschaft und Gesellschaft in Afrika südlich der Sahara. 1ªed.Wiesbaden: VS Verlag für Sozialwissenschaften, 2004, v. 1, p. 201-204.

78.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Iain Frame. (Org.). Africa South of the Sahara 2005. 1ªed.Londres: Europa Publications, 2004, v. 1, p. 929-949.

79.
Seibert, Gerhard. Healing and Spirit Possession in São Tomé and Príncipe. In: Philip M. Peek; Kwesi Yankah. (Org.). African Folklore. An Encyclopedia. 1ªed.Londres e Nova Iorque: Routledge, 2004, v. 1, p. 165-166.

80.
Seibert, Gerhard. Performing Arts of São Tomé and Príncipe. In: Philip M. Peek; Kwesi Yankah. (Org.). African Folklore. An Encyclopedia. 1ªed.Londres e Nova Iorque: Routledge, 2004, v. 1, p. 339-343.

81.
Seibert, Gerhard. Religious Ceremonies and Festivals: São Tomé and Príncipe. In: Philip M. Peek and Kwesi Yankah. (Org.). African Folklore. An Encyclopedia. 1ed.Londres & Nova Iorque: Routledge, 2004, v. 1, p. 393-395.

82.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: R.Hofmeier; A.Mehler. (Org.). Kleines Afrika-Lexikon. 1ªed.Munich: Verlag C.H.Beck, 2004, v. 1, p. 256-257.

83.
Seibert, Gerhard. Äquatorial-Guinea. In: R.Hofmeier; A.Mehler. (Org.). Kleines Afrika-Lexikon. 1ed.Munich: Verlag C.H.Beck, 2004, v. 1, p. 19-21.

84.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Katherine Murison. (Org.). Africa South of the Sahara 2004. 1ed.Londres: Europa Publications, 2003, v. 1, p. 904-924.

85.
Seibert, Gerhard. Há vestígios dos Meninos Judeus na Cultura Santomense ?. In: Moshé Liba. (Org.). Jewish Child Slaves in São Tomé. 1ed.Wellington: New Zealand Jewish Chronicle Publications, 2003, v. 1, p. 41-58.

86.
Seibert, Gerhard. Äquatorial-Guinea. In: Rolf Hofmeier; Andreas Mehler. (Org.). Afrika Jahrbuch 2002. Politik, Wirtschaft und Gesellschaft in Afrika südlich der Sahara. 1ed.Opladen: Leske + Budrich, 2003, v. 1, p. 194-197.

87.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: Rolf Hofmeier; Andreas Mehler. (Org.). Afrika Jahrbuch 2002. Politik, Wirtschaft und Gesellschaft in Afrika südlich der Sahara. 1ed.Opladen: Leske + Budrich, 2003, v. 1, p. 227-230.

88.
Seibert, Gerhard. The Vagaries of Violence and Power in Post-Colonial Mozambique. In: Jan Abbink; Mirjam de Bruijn; Klaas van Walraven. (Org.). Rethinking Resistance: Revolt and Violence in African History. 1ed.Leiden: Brill, 2003, v. 1, p. 253-278.

89.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Katherine Murison. (Org.). Africa South of the Sahara 2003. 1ed.Londres: Europa Publications, 2002, v. 1, p. 857-874.

90.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Principe. In: Paul Tiyambe Zeleza; Dickson Eyoh. (Org.). Encyclopedia of Twentieth-Century African History. 1ed.Londres: Routledge, 2002, v. 1, p. 473-475.

91.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: Rolf Hofmeier: Andreas Mehler. (Org.). Afrika-Jahrbuch 2001. Politik, Wirtschaft und Gesellschaft in Afrika südlich der Sahara. 1ed.Opladen: Leske + Budrich, 2002, v. 1, p. 215-218.

92.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Herbert M. Kritzer. (Org.). Legal Systems of the World. A Political, Social and Cultural Encyclopedia. 1ed.Santa Barbara: ABC-CLIO, 2002, v. 4, p. 1403-1409.

93.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe. In: Patrick Chabal. (Org.). A History of Postcolonial Lusophone Africa. 1ed.Londres: Hurst, 2002, v. 1, p. 291-315.

94.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Katherine Murison. (Org.). Africa South of the Sahara 2002. 1ed.Londres: Europa Publications, 2001, v. 1, p. 824-840.

95.
Seibert, Gerhard. Lokale Politik und externe Einflüsse in der Transformation in São Tomé e Príncipe. In: Johannes Augel; Peter Meyns. (Org.). Transformationsprobleme im portugiesischsprachigen Afrika. 1ed.Hamburgo: Institut für Afrika-Kunde, 2001, v. 1, p. 153-172.

96.
Seibert, Gerhard. São Tomé und Príncipe. In: Jacob E. Mabe. (Org.). Das Afrika Lexikon. 1ed.Wuppertal: Peter Hammer Verlag, 2001, v. 1, p. 535-536.

97.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Katherine Murison. (Org.). Africa South of the Sahara 2001. 1ed.Londres: Europa Publications, 2000, v. 1, p. 944-959.

98.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe. In: António Barreto; Maria Filomena Mónica. (Org.). Dicionário da História de Portugal. 1ed.Lisboa: Figueirinhas, 2000, v. 9, p. 401-402.

99.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. In: Katherine Murison. (Org.). Africa South of the Sahara 2000. 1ed.Londres: Europa Publications, 1999, v. 1, p. 895-909.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Ensino Superior e trajetórias em Portugal. In: II Congresso Internacional de Cooperação e Educação - Coopedu. África e o Mundo., 2013, Lisboa. II Coopedu. África e o Mundo. Livro de Atas. Lisboa: ISCTE-IUL / CEA, 2012. v. 1. p. 282-308.

2.
Seibert, Gerhard. Exclusão Social e Igrejas Cristãs Sincréticas em Moçambique. In: III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico, 2003, Lisboa. Novas Relações com África: Que Perspectivas? Actas do III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico. Lisboa: Vulgata, 2001. v. 1. p. 225-239.

3.
Seibert, Gerhard. Democracia e Corrupção. O caso de São Tomé e Príncipe. In: VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 2002, Porto. As Ciências Sociais nos Espaços de Língua Portuguesa: Balanços e Desafios. Actas VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2000. v. 1. p. 67-71.

4.
Seibert, Gerhard. Mozambique: een modelland in Sub-Sahara Afrika?. In: Afrika-expertbijeenkomst, 2001, Haia. Afrika-expertbijeenkomst. Ghana, Mali, Mozambique, Sierra Leone, Congo, Rwanda. 9 en 10 oktober 2000. Haia; Leiden: Ministerie van Buitenlandse Zaken; Afrika-Studiecentrum, 2000. v. 1. p. 49-53.

Apresentações de Trabalho
1.
Seibert, Gerhard. Crioulização, comunidades e sociedades crioulas no contexto africano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
Seibert, Gerhard. A Dupla Colonização de São Tomé e Príncipe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Seibert, Gerhard. Decolonization and socialist one-party rule in Cabo Verde and São Tomé and Príncipe. A comparative approach. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
Seibert, Gerhard. Brazil in Africa: end of the third rapprochement. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
Seibert, Gerhard. Luta pela Independência e Descolonização em S.Tomé e Príncipe. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: Desenvolvimento político e econômico no período pós-colonial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
Seibert, Gerhard. Poço Seco. São Tomé e Príncipe?s Oil Boom that Never Was. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Seibert, Gerhard. Luta pela independência, descolonização e consolidação do regime monopartidário em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Uma perspetiva comparativa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe e a Segurança no Golfo da Guiné. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
Seibert, Gerhard. The Impact of the Biafran War (1967-1970) on São Tomé. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Seibert, Gerhard. Brazil and Africa: Historical Legacies. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
Seibert, Gerhard. A Cooperação Brasileira com Países Africanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe e Cabo Verde: esquema de uma evolução conjunta?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
Seibert, Gerhard. Sugar, Cocoa and Oil. Economic Success and Failure in São Tomé and Príncipe from the 16th to the 21st Century. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: passado e presente de um pequeno Estado insular. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
Seibert, Gerhard. 60º Aniversário do Massacre de Fevereiro de 1953. Os acontecimentos à luz de um relatório oficial de 1974/75.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
Seibert, Gerhard. The Angolares: Formation, isolation and integration of São Tomé?s maroon community. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SEIBERT, GERHARD. África e a Geopolítica do Atlântico do Sul Relações Brasil ? África desde os anos de 1960. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
Seibert, Gerhard. Brazil ? Africa relations from the 1960s to the present: (dis)continuities under changing domestic and global political contexts. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
Seibert, Gerhard. Creolization and Creoles in the Portuguese Atlantic. A Historical and Anthropological Perspective. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
Seibert, Gerhard. Brazil in Africa: changes and continuities since the 1970s. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
Seibert, Gerhard. Relações Brasil - África. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
Seibert, Gerhard. Brazil returns to Africa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
Seibert, Gerhard. Ensino Superior em Portugal: os casos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
Seibert, Gerhard. Brazil: an ambitious reemerging player on the African continent.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
Seibert, Gerhard. A Cooperação Brasileira em África: atores, práticas e parceiros. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
Seibert, Gerhard. Brasil em África: a cooperação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
Seibert, Gerhard. O estatuto de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe durante a época colonial. Uma comparação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Seibert, Gerhard. A História de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Uma perspectiva comparada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
Seibert, Gerhard. As Relações Brasil - África: uma análise das dimensões políticas, económicas e culturais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
Seibert, Gerhard. Ensino Superior em Portugal: experiências de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
Seibert, Gerhard. Origens étnicas e mestiçagens nas ilhas de São Tomé e Príncipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
Seibert, Gerhard. Liberation Struggle and Decolonization in Cape Verde and São Tomé and Príncipe. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
Seibert, Gerhard. Brazil in Africa: Ambitions and Achievements of an Emerging Regional Power in the Political and Economic Sector. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe e Cabo Verde no período pós-colonial. Uma comparação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

36.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe comparados. Uma perspectiva história. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
Seibert, Gerhard. Tenreiro, Amador e os Angolares ou a reinvenção da história de São Tomé. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

38.
Seibert, Gerhard. Francisco José Tenreiro ? um intelectual entre Negritude e Estado Novo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

39.
Seibert, Gerhard. Rei Amador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
Seibert, Gerhard. Brasilien in Afrika. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

41.
Seibert, Gerhard. Migration, Diaspora and Development. The Case of Cape Verde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

42.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe no período pós-colonial. Uma comparação. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

43.
Seibert, Gerhard. Cape Verde and São Tomé e Príncipe. Commonalities and differences of two Lusophone African Countries. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

44.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: Society, Politics and Economy. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: The First Plantation Economy in the Tropics. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

46.
Seibert, Gerhard. Luta de libertação, descolonização e consolidação do poder em Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe. Uma perspectiva comparada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

47.
Seibert, Gerhard. O desenvolvimento da formação dos quadros superiores em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

48.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: da ?Independência Total? à dependência sem fim à vista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe ? Desenvolvimentos divergentes no período pós-colonial. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

50.
Seibert, Gerhard. Creolization and Creole communities in the Portuguese Atlantic. São Tomé, Cape Verde and. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

51.
Seibert, Gerhard. A instabilidade político-governativa em São Tomé e Príncipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: o desenvolvimento divergente de dois pequenos Estados insulares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

53.
Seibert, Gerhard. Equatorial Guinea?s External Relations: São Tomé e Príncipe and the CPLP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

54.
Seibert, Gerhard. Teoria e Prática do Semi-Presidencialismo em São Tomé e Príncipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

55.
Seibert, Gerhard. A questão da introdução do Tchiloli em São Tomé. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

56.
Seibert, Gerhard. Semi-Presidencialismo em Países de Língua Portuguesa: O caso de São Tomé e Príncipe. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

57.
Seibert, Gerhard. Representation and Self-Representation in Cape Verde and São Tomé e Príncipe: a comparison of two lusophone Creole societies. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

58.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Convergências e divergências de duas sociedades crioulas insulares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

59.
Seibert, Gerhard. Regime type, political stability, and socio-economic development. Cape Verde and São Tomé and Príncipe in comparative perspective. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

60.
Seibert, Gerhard. Mestiçagens sócio-culturais em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Divergências Históricas e Diferencias Identitárias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

61.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: Transformações políticas e sócio-económicas do periodo pós-colonial. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

62.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe e Cabo Verde: factores das divergências pós-coloniais. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

63.
Seibert, Gerhard. O 1.ª Barão de Água-Izé, João de Sousa e Almeida (1816-1869). 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

64.
Seibert, Gerhard. Teoria e Prática do Semi-Presidencialismo em São Tomé e Príncipe. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

65.
Seibert, Gerhard. Dois Ilustres Principenses: Maria Correia Salema (1788-1861), a princesa negra, e. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

66.
Seibert, Gerhard. The Cases of São Tomé e Príncipe and Equatorial Guinea. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

67.
Seibert, Gerhard. Beyond slavery in Cape Verde and São Tomé e Príncipe. A comparison of two African Creole societies. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

68.
Seibert, Gerhard. Uncertainty and order in peri-urban neighbourhoods in Mozambique: the role of local African independent churches. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

69.
Seibert, Gerhard. África e a geopolítica do petróleo. O caso de São Tomé e Príncipe. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
Seibert, Gerhard. 500º Aniversário do Manuscrito de Valentim Fernandes. Um dos Documentos Mais Antigos Sobre São Tomé. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

71.
Seibert, Gerhard. 45 Anos do livro A Ilha de São Tomé (1961), de Francisco Tenreiro ? uma releitura. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
Seibert, Gerhard. Cape Verde and São Tomé e Príncipe: Politics, Parties and Polls in two African island states. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

73.
Seibert, Gerhard. 500 years of the manuscript of Valentim Fernandes, a Moravian bookprinter in Lisbon. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

74.
Seibert, Gerhard. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Percursos Divergentes de duas sociedades luso-crioulas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

75.
Seibert, Gerhard. Francisco Tenreiro?s ?A Ilha de São Tomé? (1961) Revisited. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

76.
Seibert, Gerhard. Cape Verde and São Tomé e Príncipe: Commonalities and Differences of two small African Creole Societies. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
Seibert, Gerhard. Igrejas Independentes Africanas em Moçambique: o seu papel social e comunitário. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

78.
Seibert, Gerhard. Instituições Sociais em São Tomé e Príncipe pós-colonial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

79.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: Trying to avoid the Curse of Oil Wealth. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

80.
Seibert, Gerhard. Thirty years of independence in Cape Verde and São Tomé e Príncipe. A comparative analysis of success and failure. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

81.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: a difícil transição de beneficiário da ajuda para produtor de petróleo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

82.
Seibert, Gerhard. Náufragos, autóctones ou cimarrones? O Debate Sobre a Origem dos Angolares de São Tomé. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

83.
Seibert, Gerhard. The explosive growth of African Independent Churches in Post-War Mozambique. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

84.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe: The difficult transition from aid-dependent cocoa producer to petrol state. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

85.
Seibert, Gerhard. O Controlo da Constitucionalidade em S.Tomé e Príncipe.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

86.
Seibert, Gerhard. Aspectos do Semi-Presidencialismo santomense. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

87.
Seibert, Gerhard. As Igrejas Independentes na África Austral. O caso moçambicano. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

88.
Seibert, Gerhard. Castaways, Authoctons or Maroons? The debate on the Angolares of São Tomé island. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

89.
Seibert, Gerhard. Massive Conversion to Spiritual Churches in Semi-Urban Areas in Mozambique. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

90.
Seibert, Gerhard. O Caso de São Tomé e Príncipe. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

91.
Seibert, Gerhard. Zione e Pentecostes em Moçambique: O fenómeno da proliferação das igrejas espirituais nos bairros peri-urbanos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

92.
Seibert, Gerhard. As igrejas espirituais em Moçambique. Explicações para o seu sucesso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

93.
Seibert, Gerhard. O Golpe de Estado São-tomense e o Futuro Petrolífero. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

94.
Seibert, Gerhard. Coup d?état in SãoTomé e Príncipe: Domestic causes, the role of oil and former « Buffalo » Battalion soldiers. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

95.
Seibert, Gerhard. Auto-organização nas áreas peri-urbanas de Luanda e Maputo. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

96.
Seibert, Gerhard. What is the Nature of the Current Political Instability in São Tomé e Príncipe. What are the Consequences to the Prospect for Oil Discovery?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

97.
Seibert, Gerhard. Elections in São Tomé e Príncipe. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

98.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe ? Perspektiven eines afrikanischen Kleinstaates. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

99.
Seibert, Gerhard. O Estado da pesquisa histórica e antropológica relativo às Igrejas Africanas de Moçambique. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

100.
Seibert, Gerhard. The February 1953 Massacre in São Tomé: crack in the Salazarist image of multiracial harmony and impetus for nationalist demands for independence. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

101.
Seibert, Gerhard. Exclusão social e igrejas cristãs sincréticas em Moçambique. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

102.
Seibert, Gerhard. Resistance, Violence and War in Post-Colonial Mozambique. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

103.
Seibert, Gerhard. Danço Congo Masquerades, Tchiloli and Auto da Floripes in São Tomé and Príncipe. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

104.
Seibert, Gerhard. As igrejas africanas independentes em Moçambique. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

105.
Seibert, Gerhard. Onde reza? Emergência, divulgação e papel das igrejas carismáticas africanas em Chimoio, Manica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

106.
Seibert, Gerhard. Mozambique: een modelland in Sub-Sahara Afrika?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

107.
Seibert, Gerhard. Democracia e Corrupção. O caso de São Tomé e Príncipe. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

108.
Seibert, Gerhard. Conceitos populares sobre as causas da doença e da morte em Moçambique contemporâneo. A emergência das igrejas ziones e pentecostais nos bairros suburbanos de Chimoio, Manica. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

109.
Seibert, Gerhard. Phasen der Transformation in São Tomé e Príncipe. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Seibert, Gerhard. São Tomé e Príncipe moves towards authoritarian rule. Dublin: Robert Elgie, 2018 (Artigo online).

2.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: presidential elections put an end to 25-year period of cohabitation. Dublin: Robert Elgie, 2016 (Artigo online).

3.
Seibert, Gerhard. São Tomé Simultaneously Strengthens Relations with Taipei and Re-Establishes Commercial Ties with Beijing. Lisboa: Portuguese Institute of International Relations and Security (IPRIS), 2014 (Artigo online).

4.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. Oxford Bibliographies in African Studies. Ed. Thomas Spear. Nova Iorque: Oxford University Press, 2014 (Artigo online).

5.
Seibert, Gerhard. Surging São Tomé. Waiting for Oil in the Gulf of Guinea. Nova Iorque: Foreign Affairs. Council on Foreign Relations, 2013 (Artigo online).

6.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: Political Instability Continues. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), 2013 (Artigo online).

7.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: The End of the Oil Dream?. Lisboa: IPRIS Viewpoints, 2013 (Artigo online).

8.
Seibert, Gerhard. S.Tomé e Príncipe. Lisboa: Inês Gonçalves, 2013 (Artigo online).

9.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe in 2011: Again Waiting for Better Times, With a New Old President. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), 2012 (Artigo online).

10.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: in the third attempt and after twenty years, a former autocrat returns to the presidency. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), 2011 (Artigo online).

11.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe in 2010: promises and disappointments. Lisboa: Instituto Português de Relações Públicas e Segurança (IPRIS), 2011 (Artigo online).

12.
Seibert, Gerhard. Rei Amador, história e mito do líder da revolta de escravos em São Tomé (1595). Lisboa: BUALA cultura contemporânea africana, 2011 (Artigo online).

13.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe: 12 oil ministers since 1999, but not a single drop of oil yet. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), 2010 (Artigo online).

14.
Seibert, Gerhard. São Tomé and Príncipe. Particularities of the Presidential Party. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurança (IPRIS), 2010 (Artigo online).

15.
Seibert, Gerhard. Carlos Magno no Equador ? A introdução do ?Tchiloli? em São Tomé. Lisboa: BUALA cultura contemporânea africana, 2010 (Artigo online).

16.
Seibert, Gerhard. 20 years on São Tomé and Príncipe has again voted for ?change?. Lisboa: Instituto Português de Relações Internacionais e Segurnça, 2010 (Artigo online).

17.
Seibert, Gerhard. A Situação Linguística no Espaço Lusófono: Contributo para um debate científico. Lisboa: IICT, Blogue História Lusófona, 2008 (Artigo online).

18.
Seibert, Gerhard. Novos elementos para a história da introdução do cacau em África. Lisboa: IICT, Blogue História Lusófona, 2008 (Artigo online).

19.
Seibert, Gerhard. António de Almeida e os caminhos errados da antropobiologia em São Tomé. Lisboa: IICT, Blogue História Lusófona, 2007 (Artigo online).

20.
Seibert, Gerhard. Democratic Republic of São Tomé and Príncipe. CultureGrams World Edition. Ann Arbor: ProQuest -CSA, 2007 (Artigo online).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Seibert, Gerhard. São Tomé Political Risk Project. 2012.

2.
Seibert, Gerhard. Political biography. 2012.

3.
Seibert, Gerhard. Study of identification of Cultural Initiatives Support Project in PALOP-countries. FED/2007/18974. 2007.

4.
Seibert, Gerhard. Avaliação do projeto ?Prevenção de Conflitos? da ONG International Alert. 2007.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
Seibert, Gerhard. Colonialismo e pós-colonialismo no esoaço lusófono. Seminário de doutoramento.. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
SEIBERT, GERHARD. Mestrado DCI/Doutoramento DED. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
Seibert, Gerhard. Ciclo de seminários 'Portugal não é um país pequeno': O Fim do Império Colonial Português e a Cena Internacional. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
Seibert, Gerhard. Licenciaturas de Estudos Africanos e de Geografia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
Seibert, Gerhard. Mestrado DCI. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
Seibert, Gerhard. Curso de Defesa Nacional. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Seibert, Gerhard. Licenciaturas de Estudos Africanos e de Geografia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
SEIBERT, GERHARD. Curso de Defesa Nacional. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
Seibert, Gerhard. Licenciatura em Geografia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
Seibert, Gerhard. Curso de Defesa Nacional. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
Seibert, Gerhard. Mestrado em Estudos Africanos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
SEIBERT, GERHARD. Mestrado de Ciência Animal em Meio Tropical. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

13.
SEIBERT, GERHARD. Mestrado em Antropologia/Movimentos Sociais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
Seibert, Gerhard. Mestrado em Antropologia, Colonialismo e Pós-Colonialismo. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
SEIBERT, GERHARD. Curso de pós-graduação em Multiculturalismo. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Seibert, Gerhard; SCHIEFER, U.; DUNNWALD, S.; CARVALHO, A. C. L.. Participação em banca de Philipp Jung. The dynamics of migration and their impact on the country of origin: A case study of Senegalese labour migrants on the Cape Verdean island Boa Vistas and their relatives at home. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

2.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de António Pedro Alves Lopes. A Influência do Poder Presidencial em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe em Perspetiva Comparada. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto Universitário de Lisboa.

3.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de Jonas Alberto Mahumane. Representações e Perceções sobre Crenças e Tradições Religiosas no Sul de Moçambique: O Caso das Igrejas Zione. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa.

4.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de Edalina Rodrigues Sanches. Sistema de Partidos Cabo-Verdiano no Período Democrático: 1991-2006. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa.

5.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de Félix Cravid d?Apresentação Vicente. A Organização da Roça do Forro na Estrutura Fundiária de S.Tomé e Príncipe. 2007. Dissertação (Mestrado em História de África) - Universidade de Lisboa.

6.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de António José Oliveira C. Martelo. A cooperação Portugal - São Tomé e Príncipe na área da educação e ensino (1975-2005). 2005. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos) - Inst. Superior de Ciência do Trabalho e da Empesa.

Teses de doutorado
1.
VISENTINI, P. G. F.; Seibert, Gerhard; CEPIK, M. A. C.; ARTURI, C. S.. Participação em banca de Igor Castellano da Silva. Política Externa na África Austral: Causas das Mudanças nos Padrões de Cooperação-Conflito (1975-2010). 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em EStudos Estratégicos) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2.
Selma Pantoja; Seibert, Gerhard; Ferreira, Claudia; Costa de Brito, Eleonora; Moniz, Diva. Participação em banca de Renata de Jesus da Costa. Colonialismo e gênero entre os Ovimbundu: relações de poder no Bailundo (1880-1930). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

3.
LEITE, J. P.; OILVEIRA, P. A.; HENRIQUES, I. C.; PINTO, A. C.; Seibert, Gerhard; LOBO, M. C.. Participação em banca de Bárbara Pinto Teixeira Direito. Políticas Coloniais de Terras em Moçambique: o caso de Manica e Sofala sob a Companhia de Moçambique, 1892-1942. 2013. Tese (Doutorado em Ciência Política na especialidade de Política Comp) - Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa.

4.
Ramon Sarró; Seibert, Gerhard; Linda van de Kamp.; VASCONCELOS, João.. Participação em banca de Giulia Cavallo. Curar o Passado: mulheres, espíritos e 'caminhos fechados' nas igrejas Zione em Maputo, Moçambique. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Antropologia, Especialidade Antropolo) - Instituto de Ciências Sociais Univ.Lisboa.

5.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de Esterline Gonçalves Género. Análise da Estratégia de Desenvolvimento da União Africana. Uma abordagem geo-social aplicada a São Tomé e Príncipe. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Desenvolvimento Sócio-económico) - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

6.
Seibert, Gerhard. Participação em banca de Aires Bruzaca de Menezes. Estado, Políticas Públicas e Desenvolvimento: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2012. Tese (Doutorado em Estudos do Desenvolvimento) - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
5th European Conference on African Studies (ECAS5). Brazil ? Africa Relations from the 1960s to the present: (dis)continuities under changing domestic and global political contexts. 2013. (Congresso).

2.
Comemorações do 60º Aniversário do Massacre de Fevereiro de 1953.60º Aniversário do Massacre de Fevereiro de 1953. Os acontecimentos à luz de um relatório oficial de 1974/75. 2013. (Outra).

3.
Seminário Brasileiro de Estudos Estratégicos e Internacionais (SEBREEI). África e a Geopolítica do Atlântico do Sul. Relações Brasil ? África desde os anos de 1960. 2013. (Congresso).

4.
Seminário de doutoramento: Colonialismo e pós-colonialismo no esoaço lusófono.São Tomé e Príncipe: passado e presente de um pequeno Estado insular. 2013. (Seminário).

5.
Seminar Postcolonial Perspectives on Creole Identities and Creolising Cultures.Creolization and Creoles in the Portuguese Atlantic. A Historical and Anthropological Perspective. 2013. (Seminário).

6.
Workshop Origins and Development of Creole Societies in the Gulf of Guinea.The Angolares: Formation, isolation and integration of São Tomé?s maroon community. 2013. (Oficina).

7.
55th Annual Meeting African Studies Association. Brazil returns to Africa. 2012. (Congresso).

8.
Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe de uma perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica. O estatuto de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe durante a época colonial. Uma comparação. 2012. (Congresso).

9.
Fórum Brasil ? África. A Cooperação Brasileira em África: atores, práticas e parceiros. 2012. (Congresso).

10.
II COOPEDU - Cooperação e Educação. África e o Mundo.Ensino Superior em Portugal: os casos de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2012. (Seminário).

11.
VIII Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Brazil: an ambitious reemerging player on the African continent. 2012. (Congresso).

12.
4th European Conference of African Studies (ECAS4). Brazil in Africa: Ambitions and Achievements of an Emerging Regional Power in the Political and Economic Sector. 2011. (Congresso).

13.
Colóquio Internacional. As Lições de Jill Dias. Antropologia, História, África e Academia.Tenreiro, Amador e os Angolares ou a reinvenção da história de São Tomé. 2011. (Seminário).

14.
International Conference The End of the Portuguese Empire in a Comparative Perspective.Liberation Struggle and Decolonization in Cape Verde and São Tomé and Príncipe. 2011. (Seminário).

15.
Seminário Internacional. Arquipélagos Atlânticos Crioulos. Cabo Verde e Príncipe numa perspectiva comparada.Cabo Verde e São Tomé e Príncipe comparados. Uma perspectiva história. 2011. (Seminário).

16.
Seminário Internacional sobre Francisco Tenreiro.Francisco José Tenreiro ? um intelectual entre Negritude e Estado Novo. 2011. (Seminário).

17.
53rd Annual Meeting African Studies Assiciation. Migration, Diaspora and Development. The Case of Cape Verde. 2010. (Congresso).

18.
International Conference Commercial Agriculture in Africa as an Alternative to the Slave Trade.São Tomé and Príncipe: The First Plantation Economy in the Tropics. 2010. (Seminário).

19.
Portugal e os PALOP: Cooperação na Área da Educação. O desenvolvimento da formação dos quadros superiores em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 2010. (Congresso).

20.
VII Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Luta de libertação, descolonização e consolidação do poder em Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe. Uma perspectiva comparada. 2010. (Congresso).

21.
3rd European Conference on African Studies (ECAS3). Representation and Self-Representation in Cape Verde and São Tomé e Príncipe: a comparison of two lusophone Creole societies. 2009. (Congresso).

22.
Between Three Continents: Rethinking Equatorial Guinea on the 40th Anniversary of its Independence from Spain. Equatorial Guinea?s External Relations: São Tomé e Príncipe and the CPLP. 2009. (Congresso).

23.
Brokers of Change: Atlantic Commerce and Cultures in.Creolization and Creole communities in the Portuguese Atlantic. São Tomé, Cape Verde and the Rivers of Guinea in comparison. 2009. (Seminário).

24.
Conferência Internacional Poder em África.Teoria e Prática do Semi-Presidencialismo em São Tomé e Príncipe. 2009. (Seminário).

25.
X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. A questão da introdução do Tchiloli em São Tomé. 2009. (Congresso).

26.
51st Annual Meeting African Studies Association. Regime type, political stability, and socio-economic development. Cape Verde and São Tomé and Príncipe in comparative perspective. 2008. (Congresso).

27.
Conferência Mestiçagens Sócioculturais e Procura de Identidade na África Contemporânea: O Caso dos Países Africanos Lusófonos.Mestiçagens sócio-culturais em Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Divergências Históricas e Diferencias Identitárias. 2008. (Seminário).

28.
IV Congresso da Associação Portuguesa de Ciência Política. Teoria e Prática do Semi-Presidencialismo em São Tomé e Príncipe. 2008. (Congresso).

29.
Jornadas 2008. L'Àfrica Losòfona: Una Realitat fugitiva. Complexitat interna i contextos regionals dels PALOP.São Tomé e Príncipe: Transformações políticas e sócio-económicas do periodo pós-colonial. 2008. (Seminário).

30.
VI Congreso de Estúdios Africanos en el Mundo Ibérico. São Tomé e Príncipe e Cabo Verde: fatores das divergências pós-coloniais. 2008. (Congresso).

31.
2nd European Conference on African Studies (ECAS2). Uncertainty and order in peri-urban neighbourhoods in Mozambique: the role of local African independent churches. 2007. (Congresso).

32.
Beyond Slavery in the Iberian Atlantic.Beyond slavery in Cape Verde and São Tomé e Príncipe. A comparison of two African Creole societies. 2007. (Seminário).

33.
49th Annual Meeting African Studies Association. Cape Verde and São Tomé e Príncipe: Politics, Parties and Polls in two African island states. 2006. (Congresso).

34.
Iberian and Slavonic Cultures: Contact and Comparison.500 years of the manuscript of Valentim Fernandes, a Moravian bookprinter in Lisbon. 2006. (Seminário).

35.
Rethinking the Iberian Atlantic.Francisco Tenreiro?s ?A Ilha de São Tomé? (1961) Revisited. 2006. (Seminário).

36.
V Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe: Percursos Divergentes de duas sociedades luso-crioulas. 2006. (Congresso).

37.
1st European Conference of African Studies (ECAS1). Thirty years of independence in Cape Verde and São Tomé e Príncipe. A comparative analysis of success and failure. 2005. (Congresso).

38.
48th Annual Meeting African Studies Association. São Tomé e Príncipe: Trying to avoid the Curse of Oil Wealth. 2005. (Congresso).

39.
27th Annual Conference African Studies Association of Australasia and the Pacific (AFSAAP)P),. The explosive growth of African Independent Churches in Post-War Mozambique. 2004. (Congresso).

40.
Charles Boxer Centenary Conference. Creole Societies in the Portuguese and Dutch Colonial Empires.Castaways, Authoctons or Maroons? The debate on the Angolares of São Tomé island. 2004. (Seminário).

41.
Conference of the African Studies Association in Germany (VAD). Massive Conversion to Spiritual Churches in Semi-Urban Areas in Mozambique. 2004. (Congresso).

42.
Conferência Internacional. Constitucionalismo e Práticas Constitucionais em Países Lusófonos.O Controlo da Constitucionalidade em S.Tomé e Príncipe. 2004. (Seminário).

43.
IV Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico. Zione e Pentecostes em Moçambique: O fenómeno da proliferação das igrejas espirituais nos bairros peri-urbanos. 2004. (Congresso).

44.
?Responsabilidade Social e Globalização?. Empresas, ONG e Estado na era da Globalização.O Golpe de Estado São-tomense e o Futuro Petrolífero. 2003. (Seminário).

45.
África. Etnicidades, Migrações e Conflitos.As igrejas espirituais em Moçambique. Explicações para o seu sucesso. 2003. (Seminário).

46.
Desenvolvimento urbano no contexto da guerra e das transformações político-económicas: Luanda e Maputo. Uma abordagem interdisciplinar.Auto-organização nas áreas peri-urbanas de Luanda e Maputo. 2003. (Seminário).

47.
Workshop Elections in Africa: The Past 10 Years ? an Assessment.Elections in São Tomé e Príncipe. 2003. (Oficina).

48.
Workshop Oil and Political Economy in São Tomé e Príncipe.What is the Nature of the Current Political Instability in São Tomé e Príncipe. What are the Consequences to the Prospect for Oil Discovery?. 2003. (Oficina).

49.
Portuguese/African Encounters.The February 1953 Massacre in São Tomé: crack in the Salazarist image of multiracial harmony and impetus for nationalist demands for independence. 2002. (Seminário).

50.
III Congresso de Estudos Africanos no Mundo Ibérico. Exclusão social e igrejas cristãs sincréticas em Moçambique. 2001. (Congresso).

51.
Afrika expertmeeting.Mozambique: een modelland in Sub-Sahara Afrika?. 2000. (Oficina).

52.
VI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Conceitos populares sobre as causas da doença e da morte em Moçambique contemporâneo. 2000. (Congresso).

53.
Transformationsprobleme im subsaharischen Afrika.Phasen der Transformation in São Tomé e Príncipe. 1999. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Seibert, Gerhard; ROQUE, A. C. ; MARQUES, V. R. . Colóquio Internacional São Tomé e Príncipe de uma perspectiva interdisciplinar, diacrónica e sincrónica. 2012. (Congresso).

2.
Seibert, Gerhard; COUTINHO, A. S. B. . Seminário Internacional. Arquipélagos Atlânticos Crioulos. Cabo Verde e São Tomé e Príncipe numa perspectiva comparada. 2011. (Congresso).

3.
Seibert, Gerhard; JERONIMO, M. B. ; SANCHES, E. ; ALMEIDA, C. . LisbonDebates. States, Culture & Society in Africa: Continuities and Changes. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Mariana Licurgo Ferreira Ribiero. Representaçoes da Guerra Biafra Nigeria na imprensa baiana. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras) - Universidade do Estado da Bahia. (Orientador).

2.
Marluce da Silva Santana. Histórias e memórias de empreendedores africanos em Salvador. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos) - Centro de Estudos Afro-Orientais, UFBA. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Ana Luizia Pires Lobo Jacinto. Recrutamento, Envio, Exploração e Integração Social da Mão-de-Obra Contratada de Angola para as Roças de Café e Cacau de São Tomé e Príncipe (1875-1961). Início: 2015. Tese (Doutorado em Estudos Étnicos e Africanos) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Calido Mango. A implementação da democracia multipartidária na Guiné-Bissau. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Artur Epifânio dos Santos. A Cor dessa Cidade Sou Eu?...Identidades Étnico-Sociais de Jovens da Escola Pública e Privada de Salvador. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa Multidisciplinar em Estudos Étnicos) - Centro de Estudos Afro-Orientais, UFBA, . Orientador: Karl Gerhard Seibert.

2.
Osana Leal Afonso Fernandes. Políticas públicas e projetos no setor do turismo: o caso dos investimentos na Ilha do Príncipe. 2014. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Projetos) - Universidade de Évora, . Coorientador: Karl Gerhard Seibert.

3.
Ana Maria Pires Dias. De Piroga não se Pesca ao Largo! Acordo de Parceria no Domínio das Pescas entre a União Europeia e a República Democrática de São Tomé e Príncipe: Quais os Benefícios para a Pesca Artesanal Santomense?. 2013. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos) - ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, . Orientador: Karl Gerhard Seibert.

4.
António Juliasse Sandramo. A Bebida Alcoólica em Moçambique: Estudo das Práticas Socioculturais do Uso da Bebida Alcoólica. Província de Manica como caso de estudo. 2009. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos) - Instituto Universitário de Lisboa, . Orientador: Karl Gerhard Seibert.

5.
Joana Areosa Feio. De étnicos a "étnicos": uma abordagem aos "angolares" de São Tomé e Príncipe. 2008. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Instituto Universitário de Lisboa, . Orientador: Karl Gerhard Seibert.

6.
Ester Costa Alegre. O sector informal em São Tomé e Príncipe: os candongueiros na cidade capital. 2007. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos) - Instituto Universitário de Lisboa, . Orientador: Karl Gerhard Seibert.

Tese de doutorado
1.
Flavio Castelo David Santos Andrade. A Educação para a Saúde: Contributo no Estudo da Educação para a Sexualidade dos Jovens São-tomenses. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Educação) - Universidade do Porto, . Coorientador: Karl Gerhard Seibert.

2.
Edalina Rodrigues Sanches. Explaining Party System Institutionalization in Africa: From a Broad Comparison to a Focus on Mozambique and Zambia. 2014. Tese (Doutorado em Ciência Política) - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de L, Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Coorientador: Karl Gerhard Seibert.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isna Gabriel Sia. Danças do povo brasa (balanta) da Guiné-Bissau na contemporaneidade: kussunde, kanta po e broska. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

Orientações de outra natureza
1.
Virgínio Vicente Mendes. Rituais da Iniciação do Povo Manjaco da Guiné-Bissau: Adivinho/Bepene e Régulo/Namantch. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

2.
Irene Lopes. Mediação Internacional Depois do Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012 na Guiné-Bissau. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

3.
Gilson Graciano dos Santos. Influências africanas na Bahia: religiões e línguas. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

4.
Lázaro Uassena Una. Comparação d/75o Colonialismo Português em Cabo Verde e na Guiné-Bissau, 1885-1973. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

5.
Amadu Victor Bedam. Imagem da África no Recôncavo Baiano: Conceitos sobre os Africanos em São Francisco do Conde-Bahia. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

6.
Manuela Gomes Pereira. A Inclusão das Mulheres na Política da Guiné-Bissau Depois da Introdução do Regime Democrático em 1994. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

7.
Jorgito Francisco Cusna. O Projeto Político do PAIGC e de Amílcar Cabral: Intenções e Realizações. 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

8.
Daniel Luís Tchuda. O Ensino no Período Colonial na Guiné-Bissau (1879-1973). 2017. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

9.
Neemias António Nanque. Revoltas e Resistências dos Papeis da Guiné-Bissau Contra o Colonialismo Português (1886-1915). 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

10.
Calido Mango. As Lutas de Libertação e os Processos de Descolonização nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (1955-1975). 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

11.
Sara Cristina Semedo Fortes Jerônimo Salvaterra. Preservação das Línguas Crioulas em São Tomé e Príncipe. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

12.
Emanuel de Jesus Correia Semedo. RABELADOS: FENÔMENO SÓCIO-RELIGIOSO DE CABO VERDE. 2016. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Humanidades) - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

13.
Elga Lessa de Almeida. Cooperação técnica Brasil-Moçambique: o sentido da acção cooperativa para o desenvolimento em Moçambique no governo Lula. 2013. Orientação de outra natureza. (Curso de Mestrado e Doutorado Académico) - Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karl Gerhard Seibert.

14.
Renata Jesus da Costa. Revisitando identidades femininas: representações das Ovimbundu nas narrativas de missionários, relatos de viajantes e mitologias de origem. 2013. Orientação de outra natureza. (Programa de Pós-graduação em História) - Universidade de Brasília - Instituto de Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Karl Gerhard Seibert.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/12/2018 às 20:51:12