Larissa de Souza Arruda

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2806999113601399
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Graduada (2013) em Letras - Língua Portuguesa e Língua Francesa pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre (2016) e doutoranda em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos, opção: Língua Francesa) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Temas de interesse: Didática de FLE; Formação de professor de FLE; Currículo; literatura e ensino de FLE; documentos prescritivos educacionais; políticas linguísticas; ISD; gênero profissional docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Larissa de Souza Arruda
Nome em citações bibliográficas
ARRUDA, L. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A abordagem ergonômica do trabalho prescrito em documentos oficiais de universidades públicas federais brasileiras.,
Orientador: Luiz Carlos Balga Rodrigues.
Coorientador: Ana Paula Marques Beato Canato.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2016
Mestrado em Letras Neolatinas.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FRANCÊS: um estudo de dois currículos universitários brasileiros,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Luiz Carlos Balga Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: currículo; formação de professor de FLE; gênero profissional docente; literatura e ensino de FLE.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2009 - 2013
Graduação em Letras - Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Francês.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio de Aplicação da UFPE, CAP-UFPE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Apprendre et enseigner le français avec TV5MONDE. (Carga horária: 6h).
Consulado Geral da França no Brasil, Maison de France, Brasil.
2014 - 2014
Actualisation des connaissances en civilisation FR. (Carga horária: 62h).
Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Medias, CAVILAM, França.
2014 - 2014
Atelier de Phonétique. (Carga horária: 3h).
Aliança Francesa do Recife, AF-REC, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação sobre Organização de Eventos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2011 - 2011
Talk: conversação e cultura de língua inglesa. (Carga horária: 16h).
Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Comerciais, AIESEC, Brasil.
2010 - 2010
Curso de Gramática Cognitiva en el Ventilador. (Carga horária: 3h).
Instituto Cervantes, INSTITUTO CERVAN, Brasil.
2010 - 2010
Cultura Contemporânea: uma introdução (cinema). (Carga horária: 16h).
Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.
2010 - 2010
Curso de fonología, fonética y ortografía. (Carga horária: 3h).
Instituto Cervantes, INSTITUTO CERVAN, Brasil.
2010 - 2010
Curso de lengua y cultura españolas. (Carga horária: 196h).
Universidad de la Rioja, UR, Espanha.
2009 - 2010
Extensão universitária em LA ao ensino da fonologia,fonética e ortografia PT. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Fotografia. (Carga horária: 40h).
Curso de Fotografia Assis Lima, CURSO DE FOTOGRA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária/professora regente de Francês, Carga horária: 12
Outras informações
Atuação como estagiária/professora regente de Língua Francesa no projeto de extensão do Departamento de Letras, Núcleo de Línguas e Culturas.


Consultexto, CONSULTEXTO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Revisora textual, Carga horária: 20


Wizard, WIZARD, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de espanhol, Carga horária: 20
Outras informações
Além de ter ministrado aulas de língua espanhola para alunos de todos os níveis da língua, também preparei atividade extracurriculares para os discentes.


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora substituta de Francês do CAp UFRJ, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de idioma, Carga horária: 4
Outras informações
Monitora de francês, responsável por ministrar aulas no Curso de Francês para Terceira Idade do Projeto CLAC - Cursos de Línguas Abertos à Comunidade, carga horária total de 60h.



Projetos de pesquisa


2012 - Atual
LENUFLE - Letramento Numérique (Digital) em Francês como Língua Estrangeira
Descrição: Trata-se de um projeto voltado inicialmente para o mapeamento da situação do FLE em Recife, na rede de ensino pública e privada, cuja base cartográfica permitirá a implementação de ações com TICE para a região. Este trabalho está inicialmente circunscrito à linha de pesquisa 'Cartografia do ensino de francês em Recife'. A segunda linha de pesquisa do LENUFLE diz respeito ao levantamento da produção acadêmica sobre novas tecnologia, denominada 'Panorama FLE/TICE Brasil'. A terceira e quarta linhas investigativas dizem respeito a projetos experimentais, como 'Gagner le monde' e 'Français universitaire', além da quinta linha intitulada 'FLE et documents authentiques'...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Larissa de Souza Arruda - Integrante / Joice Armani Galli - Coordenador.


Projetos de extensão


2013 - 2014
FOS/FOU Génie: CAC et CTG
Descrição: O surgimento deste projeto deve-se à necessidade em sistematizar o processo de ensino e aprendizagem do francês para fins acadêmicos aos estudantes das engenharias. Constituindo o programa BRAFITEC, o CTG da UFPE demanda formandos dessa área na realização de intercâmbios entre os dois países, daí a realização deste projeto experimental em que a língua e a cultura científicas são alvo de estudo para estudantes de ambos os centros, seja o CAC, seja o CTG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2013
PET Letras UFPE
Descrição: O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da Universidade Federal de Pernambuco foi criado em janeiro de 2009 para promover atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Este programa destina-se a apoiar grupos de alunos que demonstrem potencial, interesses e habilidades destacadas em cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Busca propiciar aos alunos condições para a realização de atividades extracurriculares que complementem sua formação acadêmica, procurando atender mais plenamente às necessidades do próprio curso de graduação e/ou ampliar e aprofundar os objetivos e conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. Espera-se, com isso, contribuir para a melhoria da qualidade acadêmica dos cursos de graduação apoiados pelo PET. Ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão de maneira articulada, o programa permite uma formação global dos seus participantes.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Formação do professor de língua estrangeira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Ensino de língua estrangeira.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Aprovada no Concurso para Professor Substituto de Francês do CAp-UFRJ (Edital 455/2016), Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2016
Aprovada no Concurso para Professor Substituto de Francês do Colégio Pedro II (Edital Nº 03/2016), Colégio Pedro II - Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BEATO-CANATO, A. P. M.2017 BEATO-CANATO, A. P. M. ; ARRUDA, L. S. . O professor de francês como língua adicional construído no currículo de um curso de licenciatura em Letras. VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS, v. 21, p. 338-358, 2017.

2.
ARRUDA, L. S.2016 ARRUDA, L. S.. Lançando um olhar foucaultiano para o projeto pedagógico e organização curricular do curso de Licenciatura em Letras, da UFRJ. Cadernos Neolatinos (UFRJ), v. 1, p. 29-38, 2016.

3.
ARRUDA, L. S.2014 ARRUDA, L. S.. Une réflexion sur l?enseignement du FLE à Recife. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. Especial, p. 231-246, 2014.

4.
ARRUDA, L. S.2014 ARRUDA, L. S.. Uma reflexão sobre o ensino de francês em Recife. Ao Pé da Letra (UFPE. Impresso), v. Especial, p. 249-264, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
SILVA, J. E. N. (Org.) ; ARRUDA, L. S. (Org.) ; VIANA, D. M. (Org.) ; BARROS, I. C. (Org.) . Línguas e Culturas: Contatos, Conflitos, Nomadismos. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2018. v. 1. 246p .

Capítulos de livros publicados
1.
ARRUDA, L. S.. Por uma abordagem intercultural na formação do apprenant na aula de FLE. In: SILVA, J. E. N.; ARRUDA, Larissa. S. ; ALVES, Davidson. M. V. ; BARROS, Isabela. C.. (Org.). Línguas e Culturas: Contatos, Conflitos, Nomadismos. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2018, v. 1, p. 168-179.

2.
SILVA, J. E. N. ; ARRUDA, L. S. ; VIANA, D. M. ; BARROS, I. C. . Línguas e Culturas: Contatos, Conflitos, Nomadismos - à guisa de apresentação. In: SILVA, J. E. N.; ARRUDA, Larissa. S. ; ALVES, Davidson. M. V. ; BARROS, Isabela. C.. (Org.). Línguas e Culturas: Contatos, Conflitos, Nomadismos. 1ªed.Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2018, v. 1, p. 7-21.

3.
ARRUDA, L. S.. O ensino de língua e cultura francesas para uma turma de terceira idade: um relato de experiência. In: Annita Gullo; Luiz Carlos Balga Rodrigues. (Org.). Ensinando e aprendendo línguas neolatinas. 1ªed.Rio de Janeiro: Setor de Publicações/FL ? UFRJ, 2016, v. , p. 137-147.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, L. S.. A ABORDAGEM ERGONÔMICA DO TRABALHO PRESCRITO EM DOCUMENTOS OFICIAIS DE UNIVERSIDADES PÚBLICAS FEDERAIS BRASILEIRAS: O GÊNERO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE FLE. In: XVII Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XVII Colóquio de Pós-graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas, 2017. p. 144-153.

2.
ARRUDA, L. S.. O LUGAR DO TEXTO LITERÁRIO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE FRANCÊS: UM ESTUDO DE DOIS CURRÍCULOS UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS. In: XVI COLÓQUIO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS, 2016, Rio de Janeiro. ANAIS DO XVI COLÓQUIO DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM LETRAS NEOLATINAS, 2016. p. 137-142.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARRUDA, L. S.. L?enseignement de FLE pour les âgés. In: XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês, 2017, Aracaju. Cahier de résumés, 2017.

2.
ARRUDA, L. S.; RODRIGUES, L. C. B. . Um olhar sobre o projeto pedagógico e a organização curricular do curso de licenciatura em LCaderetras da UFRJ. In: XIX Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2015, Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF - livro de resumos. Rio de Janeiro, 2015. v. XIX.

3.
ARRUDA, L. S.. A relevância da abordagem intercultural na aula de francês língua estrangeira. In: IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas, 2014, Fortaleza. IV Caderno de Programação e Resumos do Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. Fortaleza, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ARRUDA, L. S.. O PODER ENCORAJADOR DA LITERATURA NUMA TURMA DE FRANCÊS DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARRUDA, L. S.. Ateliê de literatura no ensino médio do CAp UFRJ: uma experimentação em língua francesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ARRUDA, L. S.. A abordagem ergonômica do trabalho prescrito para o professor de Francês Língua Estrangeira (FLE) em documentos oficiais de universidades públicas federais brasileiras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ARRUDA, L. S.. L'enseignement de FLE pour les âgés. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ARRUDA, L. S.. Ciclo de Palestras LENUFLE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
ARRUDA, L. S.. O lugar do texto literário na formação do professor de francês: um estudo de dois currículos universitários brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ARRUDA, L. S.. O texto literário na formação do professor de francês: um estudo de dois currículos universitários brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ARRUDA, L. S.. O ensino de língua e cultura francesas para uma turma de terceira idade: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ARRUDA, L. S.. Uma análise da estrutura curricular da licenciatura em Letras-FLE da Universidade Federal de Pernambuco. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
ARRUDA, L. S.. O ensino de língua e cultura francesas para uma turma de terceira idade: um relato de experiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ARRUDA, L. S.. O lugar do texto literário na formação do professor de Francês: um estdo de dois currículos universitários brasileiros. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
ARRUDA, L. S.; RODRIGUES, L. C. B. . Um olhar sobre o projeto pedagógico e a organização curricular do curso de licenciatura em Letras da UFRJ. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
ARRUDA, L. S.. O entrelugar do texto literário na formação de professores de francês: entre os documentos oficiais e os currículos universitários. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
ARRUDA, L. S.. O entrelugar da literatura francesa nos currículos e nas práticas pedagógicas das licenciaturas em francês língua estrangeira na cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
ARRUDA, L. S.. Por uma abordagem intercultural na formação do 'apprenant' de francês língua estrangeira. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
ARRUDA, L. S.. Formação de professor de língua francesa: o desafio do currículo para o ensino de uma língua em declínio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
ARRUDA, L. S.. A relevância da abordagem intercultural na aula de francês língua estrangeira.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARRUDA, L. S.. Gagner le Monde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
ARRUDA, L. S.. Como se chega a ser o que se é: discutindo a formação docente na área de Letras.Um panorama do ensino de francês como língua estrangeira em escolas do Recife. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
ARRUDA, L. S.. Un panorama du FLE à Recife: réalités et perspectives. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
ARRUDA, L. S.. O Poeta Luiz Gonzaga: um passeio panorâmico e literário sobre suas canções. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ARRUDA, L. S.. O Lugar do Texto Literário na Formação do Professor de Francês: Um Estudo de Dois Currículos Universitários Brasileiros. Rio de Janeiro: Palimpsesto, 2016 (Resumo de Dissertação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Congresso Interno da Faculdade de Letras da UFRJ. 2017. (Congresso).

2.
XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2017. (Congresso).

3.
7º Fórum de Licenciaturas da UFF: a formação de professores. 2016. (Outra).

4.
Colloque professeur de FLE de l'Alliance Française. 2016. (Outra).

5.
IV Fórum de Linguística Aplicada e Ensino de Línguas. 2014. (Outra).

6.
Jornada de Estudos ReFLEtindo. Entre o passado e o presente: o ensino de FLE no Brasil. 2014. (Outra).

7.
XII Fórum CLAC. 2014. (Outra).

8.
III SEPEL - Seminário Paradigmas do Ensino de Literatura. 2013. (Seminário).

9.
II Journée FLE UFPE.Gagner le Monde. 2013. (Outra).

10.
IV Encontro Acadêmico Gêneros na Linguística e na Literatura. 2013. (Encontro).

11.
XIX Congresso Brasileiro dos Professores de Francês. 2013. (Congresso).

12.
II Simpósio Nacional LAELI: Linguística Aplicada e o Educador de Língua Inglesa e I Simpósio NaNacional LIIGUE: Linguagem, Línguas, Escola e Ensino: Aprender na Atividade Argumentativa: Escola-comunidade-Universidade. 2012. (Simpósio).

13.
I Seminário de Interfaces Literárias: Literatura e Música. 2011. (Seminário).

14.
Palesta "Léxico e Gramática". 2011. (Outra).

15.
Encontro de Estudos Linguísticos. 2010. (Encontro).

16.
XI Encontro Regional de Estudantes de Letras/NE: Na Boca do Povo" Língua, Arte e Oralidade presentes na Cultura Nordestina. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARRUDA, L. S.. XVII Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas. 2017. (Congresso).

2.
ARRUDA, L. S.. XVI Colóquio de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras Neolatinas. 2016. (Outro).

3.
ARRUDA, L. S.. I Simpósio de Ensino de Línguas Estrangeiras. 2016. (Outro).

4.
SUASSUNA, Lívia ; ARRUDA, L. S. . II Jornada PET-Letras da UFPE. 2013. (Outro).

5.
SUASSUNA, Lívia ; ARRUDA, L. S. . I Jornada PET-Letras da UFPE. 2011. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/11/2018 às 10:02:30