Maria do Socorro Cordeiro de Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0382401030073568
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Doutoranda em Letras no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - UERN; Graduada em Letras pela Faculdade de Milagres Ceará (2008) - Diplomada pela UNIG (Universidade Iguaçu). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura e Brasileira e Africana pela Universidade Regional do Cariri (2010). Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Vale do Acaraú ? UVA e Especialista em Gestão Escolar (Faculdade Regional de Filosofia Ciências e Letras de Candeias). Professora de Língua Portuguesa da E.E.F.M. José Matias Sampaio. Professora da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central - FACHUSC. Tem experiência na área de Letras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria do Socorro Cordeiro de Sousa
Nome em citações bibliográficas
SOUSA, M. S. C.

Endereço


Endereço Profissional
EEM ARISTARCO CARDOSO.
Rua Expedito Alves Santana
Centro
63250000 - Porteiras, CE - Brasil
Telefone: (088) 999677751


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Letras.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Orientador: Gilton Sampaio de Souza.
2015
Mestrado em andamento em Ensino.
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Título: A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS: DA PRODUÇÃO À ANÁLISE DE ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE O ?CASO FRANCISCA DO SOCORRO? EM MILAGRES/CE,Orientador: GILTON SAMPAIO DE SOUSA.
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte, FAPERN, Brasil.
2014 - 2015
Especialização em Gestão Escolar. (Carga Horária: 420h).
CENTRO EDUCACIONAL DO OESTE BAIANO, CEOB, Brasil.
Título: A GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE.
Orientador: Maria Dulcicleide Braga Leite.
2008 - 2010
Especialização em Lingua Port. e Literatura e Lit. Bras. e Africana. (Carga Horária: 540h).
Universidade Regional do Cariri, URCA, Brasil.
Título: A importancia da Leitura como fonte de informação para os jovens na escola.
Orientador: Edson Soares Martins.
2012 - 2016
Graduação em Letras - Português.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
Título: Estágio Curricular Supervisionado: das observações à prática docente.
Orientador: Lídia Coelho do Nascimento Santos.
2004 - 2008
Graduação em Licenciatura plena em Letras.
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
Título: A formação do professor crítico reflexivo uma abordagem interdisciplinar.
Orientador: Cicero Reginaldo Nascimento Santos.




Formação Complementar


2016 - 2016
Apresentação de trabalhos científicos e académicos com recurso às TIC?. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2015 - 2015
Prezi ? um novo conceito em elaboração de apresentações: teoria e prática?. (Carga horária: 10h).
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2015 - 2015
Programa de Treinamento no uso do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 16h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2014 - 2015
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2013 - 2013
Curso básico em Espanhol. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
Inglês. (Carga horária: 120h).
On Time, ON TIME, Brasil.
2010 - 2010
Auxiliar de Laboratório de Análises Físico-Quimica. (Carga horária: 60h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2009 - 2009
Tecnicas de merchandising para aumentar as vendas. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2008 - 2008
Famice English course. (Carga horária: 144h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2008 - 2008
I CONGRESSO DE GESTÃO E SAÚDE NORTE-NORDESTE. (Carga horária: 10h).
Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, UNILEAO, Brasil.
2008 - 2008
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TECENDO REFLEXÕES. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2008 - 2008
Atualização em Metodologia do Trabalho Cientifico. (Carga horária: 2008h).
Centro educacional lacerda- cell, CELL, Brasil.
2007 - 2007
Qualidade de atendimento ao publico. (Carga horária: 4h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2006 - 2006
II enc. reg. de adm. e II enc. reg. de letras. (Carga horária: 50h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2005 - 2005
Leitura e Interação na Sala de Aula. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2005 - 2005
English Club. (Carga horária: 2h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2005 - 2005
Atividades culturasis. (Carga horária: 10h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2005 - 2005
Análise critica da gramática. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2005 - 2005
O universo poético de Drummond. (Carga horária: 8h).
Faculdade de Milagres Ceará, FAMICE, Brasil.
2003 - 2003
Produtos de Limpeza. (Carga horária: 50h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2003 - 2003
Operador de Microcomputador. (Carga horária: 80h).
WORLD SISTEM & EASYCOMP, WORLD SISTEM & E, Brasil.
2001 - 2001
Biologia I. (Carga horária: 20h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2001 - 2001
Biologia II. (Carga horária: 20h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2001 - 2001
O plano de negócios. (Carga horária: 8h).
Instituto Centro de Ensino Tecnológico, CENTEC, Brasil.
2000 - 2000
Oficina de informática básica e educativa. (Carga horária: 40h).
nucleo de tecnologia educacional, NTE, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 200
Outras informações
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO


Cetecs Brasil, CETECS BRASIL, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 72


EEEP - PADRE JOÃO BOSCO DE LIMA, EEEP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


EEM Dona Antônia Lindalva de Morais), EEMALM, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TUTORA, Carga horária: 12


EEEP IRMÃ ANA ZÉLIA DA FONSECA, EEEP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


EEFM DONA ANTÔNIA LINDALVA DE MORAIS, EEFMALM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40


CERÂMICA ARTRICAL, C. ARTRICAL, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2009
Vínculo: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, Enquadramento Funcional: AUXILIAR DE ESCRITÓRIO, Carga horária: 40


Mercantil São Jorge, MSJ, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Caixa, Carga horária: 40


Banco do Estado do Ceará, BEC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40


Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, IDT, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Facilitadora, Enquadramento Funcional: Facilitadora do Projeto Jouventude Empreended, Carga horária: 72

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Facilitadora, Enquadramento Funcional: Facilitadora do módulo Pojetos Sociais Integr, Carga horária: 72


EEM. ARISTARCO CARDOSO, EEM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 32


FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL, FACHUSC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: PROFESSORA CONTRATADA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


EEM JOSÉ MATIAS SAMPAIO, EEMJMS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: PROFESSORA TEMPORÁRIA, Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 12



Projetos de pesquisa


2015 - 2017
A ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE PORTUGUÊS: DA PRODUÇÃO À ANÁLISE DE ARTIGOS DE OPINIÃO SOBRE O ?CASO FRANCISCA DO SOCORRO? EM MILAGRES/CE
Descrição: Nesta pesquisa, investigamos como alunos do Ensino Médio produzem argumentação, em artigos de opinião, sobre o caso Francisca do Socorro, no município de Milagres/CE. Para tanto, o objetivo geral cumpre analisar a construção do processo argumentativo no gênero proposto, principalmente no que diz respeito à temática cultural e ao contexto escolar dos alunos, focando nas contribuições da argumentação para ensino de Língua Portuguesa, bem como para o processo cultural do município. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos: (a) identificar e interpretar como são construídos, nos artigos de opinião, as teses, as figuras da presença, os valores e suas hierarquias; (b) compreender a cultura como inerente ao ensino de Língua Portuguesa, considerando sua contribuição para os valores e para os aspectos sociais da formação histórica dos sujeitos envolvidos nos espaços de formação humana e na construção da identidade do cidadão. A discussão, teoricamente, está fundamentada nos estudos da Argumentação da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); nos estudos relacionados a essa teoria, como no caso de Souza (2003, 2008), Abreu (2009), Reboul (2004) e Fiorin (2014); na teoria dos gêneros do discurso, desenvolvida por Bakhtin (2003) e nos estudos do Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, estabelecidos por Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (1996, 1997), dentre outros. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa interventiva, de cunho descritivo-analítica. Optamos pela abordagem qualitativa, pois abordamos a produção textual, com base: na temática cultural que remete ao contexto dos alunos; nos aspectos referentes ao interesse pela temática local; na organização dos argumentos; na valorização e no reconhecimento da cultura do município; e na motivação para a escrita. Utilizamos, também, os métodos dedutivo e indutivo, conforme discutidos por Fachin (2006), que permitiram traçar caminhos em torno do objeto de estudo. O corpus é constituído de doze (12) artigos de opinião, escritos por alunos do primeiro ano do curso de Finanças da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca, localizada no município de Milagres/CE. Os resultados apontam que os artigos de opinião, sobre a temática em foco, destacam quatro grandes teses: (1) a morte de Francisca do Socorro, além de uma marca trágica no histórico da cidade, também ampliou a fé da população, pois a tem como uma santa; (2) o ocorrido com Francisca do Socorro, mesmo não sendo em uma época em que a violência era comum, teve grande repercussão na cidade de Milagres/CE; (3) a impunidade é uma das principais causas de crimes relacionados ao estupro, à agressão e ao assassinato de mulheres; e (4) Francisca do Socorro tornou-se o símbolo das mulheres que morrem vitimadas por violência sexual. A pesquisa nos permitiu compreender que o trabalho voltado para a articulação entre argumentação e o contexto sócio-cultural, sobretudo, em aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir, significativamente, para o ensino e para a aprendizagem da produção textual no Ensino Médio e para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva sobre a realidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Planejamento Educacional.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOUZA, G. S.2018SOUZA, G. S. ; SOUSA, M. S. C. ; MOREIRA, M. C. F. . O ASSASSINATO DE FRANCISCA DO SOCORRO EM DISCURSOS E ARGUMENTOS DA POPULAÇA O CIVIL DE MILAGRES/CE E DO ACUSADO PELO CRIME. MACABÉA- REVISTA ELETRONICA DO NETLLI, v. 7, p. 107, 2018.

2.
SOUSA, G. S.2016 SOUSA, G. S. ; SOUSA, M. S. C. ; MOREIRA, M. C. F. . A educação como espaço de superação de ?indiferença e discriminação social?: argumentação e identidades em depoimento de uma professora universitária. Identidade! (Online), v. 21, p. 80-90, 2016.

3.
SA, C. A. A.2015SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, F. C. ; MOREIRA, I. S. . Os (des)caminhos da gestão escolar no processo de formação continuada dos docentes na escola contemporânea. REBES - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, v. 5, p. 56-60, 2015.

4.
NOBREGA, F. A.2015NOBREGA, F. A. ; SOUSA, M. S. C. ; NOBREGA, Z. F. ; SOUSA, F. C. . Formação Continuada de professores na rede pública municipal de Mauriti ? 5º ano. REBES - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, v. 5, p. 17-25, 2015.

5.
SA, C. A. A.2015SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. . O ESTATUTO DO TEXTO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS CONTEMPORÂNEOS E SUA UTILIZAÇÃO NO ENEM. Diálogo das Letras, v. 4, p. 5-19, 2015.

6.
NOBREGA, F. A.2015NOBREGA, F. A. ; SOUSA, M. S. C. ; NOBREGA, Z. F. ; SOUSA, F. C. . Formação Continuada de professores na rede pública municipal de Mauriti ? 5º ano. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, v. 5, p. 17-25, 2015.

7.
SA, C. A. A.2015SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, F. C. ; MOREIRA, I. S. . Os (des)caminhos da gestão escolar no processo de formação continuada dos docentes na escola contemporânea. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, v. 5, p. 56-60, 2015.

8.
SOUSA, M. S. C.2014SOUSA, M. S. C.; SOUSA, F. C. ; SA, C. A. A. ; SANTOS, R. N. ; SILVA, L. M. M. ; MOREIRA, I. S. . A articulação do senso crítico na formação docente. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 1-6, 2014.

9.
SA, C. A. A.2014SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, F. C. ; POSSAS, J. M. C. . Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 115-128, 2014.

10.
SOUSA, M. S. C.2014SOUSA, M. S. C.; SOUSA, F. C. ; NOBREGA, F. A. ; SA, C. A. A. ; POSSAS, J. M. C. ; SILVA, L. M. M. . Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 39-50, 2014.

11.
SOUSA, M. S. C.2014SOUSA, M. S. C.; SOUSA, F. C. ; SA, C. A. A. ; SANTOS, C. R. N. ; SILVA, L. M. M. ; MOREIRA, I. S. . A articulação do senso crítico na formação docente. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 1-6, 2014.

12.
SA, C. A. A.2014SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, F. C. ; POSSAS, J. M. C. . Divergências entre o mapeamento curricular das Escolas Profissionais e Escolas Regulares Cearenses. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 133-136, 2014.

13.
SOUSA, M. S. C.2014SOUSA, M. S. C.; SOUSA, F. C. ; NOBREGA, F. A. ; SA, C. A. A. ; POSSAS, J. M. C. ; SILVA, L. M. M. . Letramento: uso da tipologia textual narrativa no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 9, p. 68-72, 2014.

14.
SA, C. A. A.2013SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. . Avaliação do processo ensino-aprendizagem na escola Marieta Cals: uma proposta instigadora. Revista Brasileira de Educação e Saúde, v. 3, p. 1-14, 2013.

15.
SOUSA, M. S. C.2012SOUSA, M. S. C.; SA, C. A. A. ; SANTOS, R. N. . O papel da tradição filosófica na construção da atitude crítica. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v. 07, p. 41-45, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUSA, M. S. C.; SOUZA, G. S. . ARGUMENTAÇÃO E ENSINO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS ARTICULADO À CULTURA LOCAL: UMA PROPOSTA COM A TEMÁTICA DA ?CRUZ DA MENINA? DE MILAGRES/CE. In: Francisco Vieira da Silva, Luiz Henrique Santos de Andrade, Marcos Antônio da Silva. (Org.). Teórias Linguísticas em contexto de ensino: diversas abordagens, múltiplos objetos. 1ed.São Carlos: Pedro &Joaão Editores, 2018, v. 1, p. 117-142.

2.
SA, C. A. A. ; SILVA, P.J ; SOUSA, M. S. C. . A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE DIRETRIZES OFICIAIS, AVALIAÇÕES EXTERNAS, LIVRO DIDÁTICO E CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM. In: Aluízio Lendl; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; Marcos Nonato de Oliveira. (Org.). A LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: relações entre diretrizes oficiais, avaliações externas, livro did´patico e concepções de linguagem. 1ed.Curitiba: EDITORA CRV, 2017, v. 1, p. 108-119.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, G. S. ; SOUSA, M. S. C. . PROCESSOS ARGUMENTATIVOS EM DEPOIMENTOS SOBRE ?A CRUZ DA MENINA? DE MILAGRES/CE. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO, 2016, SÃO CRISTOVÃO. Anais do III Seminário Internacional de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr). ILHEUS: Editus- Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. v. 3. p. 1824-1834.

2.
SOUSA, M. S. C.; SANTOS, N. F. ; SA, C. A. A. ; SOUZA, A. R. A. ; SOUSA, G. S. . ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ?CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO? EM MILAGRES/CE'. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.

3.
SANTOS, N. F. ; SOUSA, M. S. C. ; BEZERRA, F. A. S. ; CIDELINO, T. K. O. ; SANTOS, S. C. M. . INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.

4.
SOUZA, A. R. A. ; SA, C. A. A. ; SOARES, A. C. R. O. ; SOUSA, M. S. C. . GESTÃO PEDAGÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALENCAR ALVES DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA/CEARÁ: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS DE LEITURA R. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.

5.
SA, C. A. A. ; SOUZA, A. R. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SOARES, A. C. R. O. . O ENFOQUE DO TEXTO EM UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.

6.
BEZERRA, F. A. S. ; PONTES, M. M. L. ; SOUSA, M. S. C. ; OLIVEIRA, W. M. . SABERES DOCENTES E ENSINO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grande: Realize Eventos, 2016. v. 1.

7.
SOUSA, M. S. C.; SANTOS, N. F. ; OLIVEIRA, W. M. ; BEZERRA, F. A. S. ; CAVALCANTI, M. P. . O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA DO TRABALHO INTERDISICIPLINAR COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. In: III CONEDU, 2016, NATAL. A EDUCAÇÃO E SUAS MULTIPLICIDADES. Campina Grnde: Realize Eventos, 2016. v. 1.

8.
SOUSA, M. S. C.; SA, C. A. A. ; CARVALHO, M. M. F. ; CARVALHO, P. C. F. . DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS, 2015.

9.
SOUSA, M. S. C.; SA, C. A. A. ; CARVALHO, M. M. F. ; CARVALHO, P. C. F. . LETRAMENTO: A LITERATURA COMO RECURSO DE APRENDENZAGEM E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS, 2015.

10.
CARVALHO, M. M. F. ; SILVEIRA, A. P. ; VIEIRA, F. B. A. ; SOUSA, M. S. C. . A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECILIZADO. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS, 2015.

11.
SA, C. A. A. ; SOUSA, M. A. ; SOUSA, M. S. C. . PACTO SISMÉDIO: IMPACTOS DA FORMAÇÃO DE DOCENTES E COORDENADORES MEDIADA POR PROFESSOR. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS, 2015.

12.
SA, C. A. A. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, M. A. ; SOUSA, M. S. C. . O (DES)COMPASSO ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM E O LIVRO DIDÁTICO. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2015, CAMPINA GRANDE. POLÍTICAS, TEORIAS E PRÁTICAS, 2015.

13.
SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SOUSA, M. A. . O PACTO SISMÉDIO E A AMPLIAÇÃO DOS INDICADORES DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA. In: SIDIS, 2015, FORTALEZA. IV SIMPÓSIO NACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DISCURSO, IDENTIDADE E SOCIEDADE, 2015.

14.
SOUSA, M. S. C.; CARVALHO, P. C. F. ; SA, C. A. A. . O USO DA ARGUMENTAÇÃO NOS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA. In: II ENELF, 2015, FORTALEZA. Romantismo: desdobramentos contemporâneos., 2015. v. 1.

15.
SOUSA, M. S. C.. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS JOVENS NA ESCOLA. In: I Colóquio Nacional de Análise do Discurso, 2014, Pau dos Ferro - RN. DISCURSO, PODER E HETEROGENEIDADE, 2014.

16.
SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SOUSA, F. C. . REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO NOVO ENEM. In: I CONEDU, 2014, Campina Grande. CONEDU - Inovação, Ciência e Tecnologia: Desafios e Perspectiva, 2014.

17.
SOUSA, M. S. C.; SA, C. A. A. ; NASCIMENTO, B. G. ; SOUSA, F. C. . FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSO INTERDISCIPLINAR. In: Conedu - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. CONEDU - Inovação, Ciência e Tecnologia: Desafios e Perspectiva, 2014. v. 1.

18.
NASCIMENTO, B. G. ; SOUSA, M. S. C. ; SOUSA, R. G. ; NASCIMENTO, C. M. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. In: Conedu - Congresso Nacional de Educação, 2014, Campina Grande. CONEDU - Inovação, Ciência e Tecnologia: Desafios e Perspectiva, 2014. v. 1.

19.
SOUSA, M. S. C.; SOUSA, F. C. ; SA, C. A. A. . PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PESQUISA PARTICIPATIVA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.. In: IV EXPO PEP, 2014, Campina Grande. IV EXPO PEP: PESQUISA, EXTENSÃO E GRUPOS PET, 2014.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SA, C. A. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, J. R. R. . 'A Relevância dos multiletramentos para a consolidação do eixo cognitivo do ENEM dominar linguagem'. In: XVI Encontro Regional dos Estudantes de Letras, 2014, Crato. XVI EREL Nordeste Cariri, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SOUSA, M. S. C.; SILVA, P.J . PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FERREIRA, E. F. A. ; SOUSA, M. S. C. ; SILVA, P.J ; FERNANI, J. P. S. . O TEATRO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NOVAIS, M. B. G. ; SOUSA, M. S. C. ; VIEIRA, M. G. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS À PRÁTICA DOCENTE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SOUSA, M. S. C.. O TCC - DA MITOLOGIA AO PRAGMATISMO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VIEIRA, M. G. ; SOUSA, M. S. C. ; PACHECO, M. L. . UMA ANÁLISE CONTEXTUAL DAS QUESTÕES DE LITERATURA DO ENEM. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUSA, M. S. C.. ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS RETÓRICOS NA SOCIEDADE MODERNA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SA, C. A. A. ; SILVA, J. R. R. ; SOUSA, M. S. C. . CONEXÃO ENTRE OS DOMÍNIOS CONCEPTUAIS DA LINGUÍSTICA COGNITIVA E A COMPETÊNCIA II DA REDAÇÃO DO ENEM. 2014. .



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DE DISCURSO & ENSINO.Valorese Argumentos em Depoimentos sobre a Comunidade Quilombola Conceição das Crioulas. 2018. (Seminário).

2.
II SEMINÁRIO DE DISCURSO & ENSINO.Os Discursos sobre o Protagonismo Feminino em Conceição das Crioulas: Memória, Oraidade e Identidade étnica. 2018. (Seminário).

3.
III CONEDU. O ENFOQUE DO TEXTO EM UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO MÉDIO. 2016. (Congresso).

4.
III CONEDU. GESTÃO PEDAGÓGICA DA PROPOSTA CURRICULAR DE LÍNGUA PORTUGUESA DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ ALENCAR ALVES DO MUNICÍPIO DE NOVA OLINDA/CEARÁ: UM ENFOQUE NAS PRÁTICAS DE LEITURA. 2016. (Congresso).

5.
III CONEDU. O USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA DO TRABALHO INTERDISICIPLINAR COM A LITERATURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. 2016. (Congresso).

6.
III CONEDU. INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE ENSINO DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO. 2016. (Congresso).

7.
III CONEDU. SABERES DOCENTES E ENSINO: UMA ABORDAGEM TEÓRICA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA. 2016. (Congresso).

8.
III CONEDU. ARGUMENTAÇÃO EM ARTIGOS DE OPINIÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: O ?CASO DE FRANCISCA DO SOCORRO? EM MILAGRES/CE. 2016. (Congresso).

9.
ENELF.O USO DA ARGUMENTAÇÃO NOS SERMÕES DE PADRE ANTÔNIO VIEIRA. 2015. (Encontro).

10.
EREF.Organização estrutural da redação do ENEM: uma abordagem funcionalista.. 2015. (Simpósio).

11.
EREF.Dos Saberes Docentes às Práticas Educativas na contemporaneidade. 2015. (Simpósio).

12.
EREF.As concepções de linguagem e o Programa Nacional do Livro Didático 2015. 2015. (Simpósio).

13.
II CONEDU. DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: O USO DAS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE. 2015. (Congresso).

14.
II CONEDU. O (DES)COMPASSO ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA NA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO ENEM E O LIVRO DIDÁTICO. 2015. (Congresso).

15.
II CONEDU. LETRAMENTO: A LITERATURA COMO RECURSO DE APRENDENZAGEM E HUMANIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2015. (Congresso).

16.
II CONEDU. A CONTRIBUIÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA AÇÃO DOCENTE NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECILIZADO. 2015. (Congresso).

17.
II CONEDU. PACTO SISMÉDIO: IMPACTOS DA FORMAÇÃO DE DOCENTES E COORDENADORES MEDIADA POR PROFESSOR. 2015. (Congresso).

18.
I SEMITE.TECNOLOGIA ACESSÍVEL: A RELAÇÃO POSSÍVEL ENTRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AÇÃO DOCENTE FRENTE AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. 2015. (Seminário).

19.
I SEMITE.DO LIVRO IMPRESSO AO LIVRO DIGITAL: REFLEXÕES ACERCADO USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE LEITURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Seminário).

20.
I SEMITE.DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO DOS PROFESSORES ACERCA DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO. 2015. (Seminário).

21.
CINTEDI: Congresso Internacional de Educação e Inclusão. 2014. (Congresso).

22.
I CNAD - Colóquio Nacional de Análise do Discurso.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS JOVENS NA ESCOLA. 2014. (Outra).

23.
I COLOQUIO NACIONAL DE ANÁLISE DO DISCURSO.A IMPORTÂNCIA DA LEITURA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA OS JOVENS NA ESCOLA. 2014. (Outra).

24.
I CONEDU. REFLEXÃO ACERCA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA MATRIZ DE REFERÊNCIA DO NOVO ENEM. 2014. (Congresso).

25.
I CONEDU. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOB A PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE. 2014. (Congresso).

26.
I CONEDU. FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSO INTERDISCIPLINAR. 2014. (Congresso).

27.
I CONEDU - Congresso Nacional de Educação. FORMAÇÃO DOCENTE: PROCESSO INTERDISCIPLINAR. 2014. (Congresso).

28.
IV EXPOPEP. PRODUÇÃO TEXTUAL: UMA PESQUISA PARTICIPATIVA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.. 2014. (Congresso).

29.
XVI EREL Nordeste Cariri."A Relevância dos multiletramentos para a consolidação do eixo cognitivo do ENEM dominar linguagem". 2014. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SOUSA, M. S. C.. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENSINO E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E LUSITANAS. 2018. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
SOUSA, M. S. C.. ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS RETÓRICOS NA SOCIEDADE MODERNA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:02:34