Thiago Moreira Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1336112925411652
  • Última atualização do currículo em 11/11/2018


Possui Graduação em licenciatura e Bacharel em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente atua como bolsista de mestrado Nota 10 (FAPERJ) no LadMol/QM (Laboratório de Diversidade Molecular e Química Medicinal), tendo sido bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC no mesmo e monitor de Química Orgânica na mesma instituição. O projeto desenvolvido no LadMol-QM tem como finalidade o desenvolvimento de novos protocolos de síntese das mais diversas classes de compostos protótipos candidatos a fármacos, principalmente com alvo anti-tumoral, anti-câncer e na síntese de novas sondas de fluorescência, com atuação na avaliação fotofísica (UV/VIS e fluorescência) de hidrazonas, semicarbazonas, tiossemicarbazonas, triazós, dihidropirimidinona e de complexos de metais de interesse biológico. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Thiago Moreira Pereira
Nome em citações bibliográficas
PEREIRA, T. M.;PEREIRA, THIAGO MOREIRA;PEREIRA, THIAGO M.;PEREIRA, THIAGO

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Ciências Exatas.
Rodovia BR-465
UFRRJ
23897000 - Seropédica, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26821080


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em Química.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS DERIVADOS CUMARÍNICOS COMO PROTÓTIPOS DE SONDAS DE FLUORESCÊNCIA,Orientador: Arthur Eugen Kümmele.
Coorientador: Fábio da Silva Miranda.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cumarina; síntse orgânica; fluorescência; Sonda.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica.
2015 - 2016
Graduação em Química - Licenciatura Ou Bacharelado.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: SÍNTESE E AVALIAÇÃO FOTOFÍSICA DE NOVAS CUMARINAS COMO PROTÓTIPOS DE TERANÓSTICOS POTENCIALMENTE ÚTEIS NO TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER.
Orientador: Arthur Eugen Kummerle.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2004 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, FAETEC, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Organic Synthesis and Drug Development. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2015 - 2015
Radicais Livres x Doenças: O que veio antes?. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2015 - 2015
Desenvolvimento de Novas Tecnologias Fotoquímicas. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2014 - 2014
Modelagem Molecular Aplicada ao Planejamento de ... (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Nuevas metodologías en síntesis orgánica y sus .... (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2014 - 2014
Highlights in Medicinal Chemistry. (Carga horária: 7h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Cromatografia Líquida e Gasosa. (Carga horária: 12h).
Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2013 - 2013
Catálise e Química verde. (Carga horária: 6h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2013 - 2013
Metabolismo de Fármacos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Introdução à Química Farmacêutica e Medicinal. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Quimica Pré-enem, Carga horária: 8
Outras informações
O monitor do Pré-Enem atua como professor do pré-vestibular da Rural durante oito horas semanais. O pré-vestibular da UFRRJ conta com quatro turmas e aproximadamente 150 alunos.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CNPq/PIBIC atuando no LadMol/QM( Laboratório de diversidade molecular e química medicinal)

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Quimica Organica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2012 - 09/2013
Estágios , Instituto de Ciências Exatas, .

Estágio realizado
estagio de Inciação científica do LadMol/QM(Laboratório de diversidade molecular e química medicinal).


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Planejamento e Síntese de Compostos Fluorescentes Inibidores de Eventos Fibrilares para Aplicações Teranósticas e de Tratamento na Doença de Alzheimer
Descrição: O Estado do Rio de Janeiro (ERJ) possui a maior porcentagem relativa de idosos do Brasil, e o crescente aumento de doenças neuro-degenerativas é uma razão importante para o desenvolvimento de novos fármacos mais seguros e eficazes para estes pacientes. Nosso grupo de Química Medicinal da UFRRJ vêm se dedicando a pesquisas nessa área, com o intuito de obter compostos sintéticos que possuam atividades farmacológicas frente a eventos celulares oriundos de quadros neurodegenerativos presentes na Doença de Alzheimer (DA). Portanto, a obtenção e otimização de novos arcabouços moleculares e a celeridade nas análises bioquímicas são de crucial importância para a obtenção de compostos bioativos que apresentem as ações farmacológicas desejadas. Dentre os possíveis tratamentos da DA está a inibição da agregação do peptídeo Aß que, embora seja um evento fisiologicamente relevante, é patogênica quando da sua agregação em oligômeros e fibrilas. Desta forma, a estratégia de inibição da agregação do peptídeo Aß, por intercalação ou complexação a metais, emergiu como uma terapia modificadora de doença válida para DA, assim como seu entendimento por modelos como os da doença priônica. Ademais, temos explorado nossos compostos numa área de fronteira que são os teranósticos, que auxiliam no tratamento e diagnóstico ao mesmo tempo. Frente a isso, este projeto levaria a uma maior consolidação de nosso grupo de pesquisa, que vem apresentando resultados prévios frente aos alvos relacionadas, fortalecendo ainda a pesquisa científica em regiões de baixo índice socioeconômico do Estado do Rio de Janeiro e aprimorando pesquisas voltadas ao tratamento desta doença de grande impacto socioeconômico no ERJ. Além disso, este projeto está vinculado à participação de alunos de graduação e Pós da UFRRJ, que estarão inseridos num projeto de pesquisa multidisciplinar focado na Química Medicinal, tendo a oportunidade de desenvolver o senso crítico e de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Novos complexos de Cu(II) contendo híbridos cumarina-hidrazona e cumarina-imidazopiridina como sondas inorgânicas biológicas de tióis
Descrição: Os tióis constituem uma classe de biomoléculas que desempenham importante papel no sistema biológico, como regulação de processos redox e defesa antioxidante. Níveis irregulares de tióis tais como GSH, cisteína e homocisteína, estão relacionados a uma série de doenças e a detecção e a quantificação destas biomoléculas no meio celular é uma necessidade, tanto para fins de pesquisa acadêmica quanto para possível aplicação clínica. Sondas fluorescentes apresentam vantagens com relação às sondas convencionais em virtude de sua facilidade de detecção, sensibilidade e relativo baixo custo. Fluoróforos derivados de cumarinas têm sido empregados como sondas de tióis, com destaque para os sistemas inorgânicos do tipo Cu(II)-cumarinas. Estes complexos não apresentam fluorescência, no entanto, na presença do tiol pode ocorrer a demetalação e a restauração da propriedade emissiva do ligante cumarínico. Este mecanismo pode ocorrer em fração de milissegundo, devido à alta afinidade do Cu(II) pelo enxofre, aumentando a eficácia deste tipo de sonda comparada às sondas orgânicas, que muitas vezes possuem tempo de detecção mais alto. Em razão da necessidade de se desenvolver novos sistemas de detecção de tióis, mais seletivos e sensíveis, este projeto visa a obtenção de novos sistemas inorgânicos, do tipo: cumarinas-Cu(II), onde os derivados de cumarinas são moléculas fluorescentes híbridas contendo grupos hidrazona e imidazopiridina, capazes de se coordenar ao centro metálico. Os complexos metálicos serão devidamente caracterizados e sua aplicação como sonda será avaliada através de estudos de fluorescência em presença de GSH e aminoácidos contendo tióis, como L-cisteína, N-acetilcisteína e L-homocisteína, assim como em aminoácidos não baseados em tióis, como L-glicina, L-lisina e L-histidina, no intuito de verificar a especificidade da sonda para tióis..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Novos complexos de CoIII contendo cumarinas citotóxicas e fluorescentes como protótipos de pró-fármacos biorredutíveis
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
SÍNTESE DE NOVAS CUMARINAS COMO PROTÓTIPOS HETERODIMÉRICOS POTENCIALMENTE ÚTEIS NO TRATAMENTO MULTIFATORIAL DA DOENÇA DE ALZHAIMER.
Descrição: Este plano de atividades tem como objetivos relacionados ao projeto principal, o planejamento, síntese e avaliação das propriedades complexantes de metais de novos derivados heterodiméricos cumarínicos (1) como possíveis agentes simbióticos úteis no tratamento da DA.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Thiago Moreira Pereira - Integrante / Arthur Eugen Kummerle - Coordenador.
2015 - Atual
PLANEJAMENTO, SÍNTESE E AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA DE COMPOSTOS HETEROCÍCLICOS HÍBRIDOS: UMA ABORDAGEM MULTIFATORIAL NA BUSCA POR UM TRATAMENTO PARA OS SÍNTOMAS E PROGRESSÃO DA DOENÇA DE ALZHEIMER
Descrição: Este projeto tem como objetivos gerais o desenvolvimento químico e avaliação farmacológica de novos derivados heterociclos do tipo 1,2,4-triazóis-N-1,5-trissubstituídos; cumarínicos; 4-piridinilamidas e β-carbolínicos, como possíveis agentes híbridos na inibição de enzimas envolvidas na DA..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Estrutura, Conformação e Estereoquímica.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Fotoquímica Orgânica.
5.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Compostos Organo-Metálicos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2018
Convite para participar da Sessão Coordenada de Fotoquímica, 41° Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Quimica.
2018
Bolsista Nota 10 da FAPERJ, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ..
2018
Melhor painel da Sessão de Fotoquímica, SBQ 41, Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química.
2017
Capa de Novembro do periódico ACS Medicinal Chemistry Letters, ACS.
2016
Licenciatura plena em Química, UFRRJ.
2016
Bacharel em Química, UFRRJ.
2015
Melhor painel sessão de Fotoquímica, Sociedade Brasileira de Química, SBQ.
2015
Menção Honrosa, UFRRJ, XXV Jornada de Iniciação Científica & III Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação.
2014
Melhor Painel Sessão de Química Biológica, Sociedade Brasileira de Química.
2014
Melhor trabalho, II Reunião Anual de Iniciação Científica,XXIV Jornada de Cientifica.
2014
Menção Honrosa, II Reunião Anual de Iniciação Científica,XXIV Jornada de Cientifica.
2013
Melhor Painel Sessão de Química Biologica, SBQ, Sociedade Brasileira de Quimica.
2013
Honra ao Mérito: Síntese de novas cumarinas planejadas como sondas químicas e biológicas de cátions metalicos, SBQ, Sociedade Brasileira de Quimica.
2013
2º lugar na XXVI Jornada brasileira de Iniciação Científica em Química, ABQ,Associação Brasileira de Química.
2013
Menção Honrosa, UFRRJ,XXIII Jornada de Iniciação Científica I Semana de pesquisa, Tecnologia e Inovação..


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SCOPUS
Total de trabalhos:6
Total de citações:19
Pereira, T. M.  Data: 14/08/2017

Outras
Total de trabalhos:6
Total de citações:10
Pereira, T. M.  Data: 16/08/2017

Artigos completos publicados em periódicos

1.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA2018 PEREIRA, THIAGO MOREIRA; FRANCO, DAIANA PORTELLA ; VITORIO, FELIPE ; KUMMERLE, ARTHUR EUGEN . Coumarin Compounds in Medicinal Chemistry: Some Important Examples from the Last Years. CURRENT TOPICS IN MEDICINAL CHEMISTRY, v. 18, p. 124-148, 2018.

2.
PEREIRA, THIAGO2018PEREIRA, THIAGO; FRANCO, DAIANA ; VITÓRIO, FELIPE ; AMARAL, RONALDO ; PONZONI, APARECIDA ; KÜMMERLE, ARTHUR . MICROWAVE-ASSISTED SYNTHESIS AND PKA DETERMINATION OF UMBELLIFERONE: AN EXPERIMENT FOR THE UNDERGRADUATE ORGANIC CHEMISTRY LABORATORY. QUIMICA NOVA, v. 41, p. 1205, 2018.

3.
AREAS, ESTHER S.2017 AREAS, ESTHER S. ; BRONSATO, BRUNA JULIANA DA S. ; PEREIRA, THIAGO M. ; GUEDES, GUILHERME P. ; MIRANDA, FÁBIO DA S. ; KÜMMERLE, ARTHUR E. ; DA CRUZ, ANTÔNIO G.B. ; NEVES, AMANDA P. . Novel Co III complexes containing fluorescent coumarin-N-acylhydrazone hybrid ligands: Synthesis, crystal structures, solution studies and DFT calculations. SPECTROCHIMICA ACTA PART A-MOLECULAR AND BIOMOLECULAR SPECTROSCOPY, v. 187, p. 130-142, 2017.

4.
FERREIRA, FRANCIS B.2017 FERREIRA, FRANCIS B. ; PEREIRA, THIAGO M. ; SOUZA, DAYANE L. N. ; LOPES, DAIANA S. ; FREITAS, VITOR ; ÁVILA, VERIDIANA M. R. ; KÜMMERLE, ARTHUR E. ; SANT?ANNA, CARLOS MAURICIO R. . Structure-Based Discovery of Thiosemicarbazone Metalloproteinase Inhibitors for Hemorrhage Treatment in Snakebites. ACS Medicinal Chemistry Letters, v. 8, p. 1136-1141, 2017.

5.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA2016 PEREIRA, THIAGO MOREIRA; VITÓRIO, FELIPE ; AMARAL, RONALDO COSTA ; ZANONI, KASSIO PAPI SILVA ; MURAKAMI IHA, NEYDE YUKIE ; KÜMMERLE, ARTHUR EUGEN . Microwave-assisted synthesis and photophysical studies of novel fluorescent N-acylhydrazone and semicarbazone-7-OH-coumarin dyes. New Journal of Chemistry (1987), v. 40, p. 8846-8854, 2016.

6.
VITORIO, FELIPE2015VITORIO, FELIPE ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; CASTRO, ROSANE NORA ; GUEDES, GUILHERME PEREIRA ; GRAEBIN, CEDRIC STEPHAN ; KUEMMERLE, ARTHUR EUGEN . ChemInform Abstract: Synthesis and Mechanism of Novel Fluorescent Coumarin-Dihydropyrimidinone Dyads Obtained by the Biginelli Multicomponent Reaction.. CHEMINFORM, v. 46, p. no-no, 2015.

7.
VITÓRIO, FELIPE2015 VITÓRIO, FELIPE ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; CASTRO, ROSANE NORA ; GUEDES, GUILHERME PEREIRA ; GRAEBIN, CEDRIC STEPHAN ; KÜMMERLE, ARTHUR EUGEN . Synthesis and mechanism of novel fluorescent coumarin-dihydropyrimidinone dyads obtained by the Biginelli multicomponent reaction. New Journal of Chemistry, v. 39, p. 2323-2332, 2015.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, T. M.; RIBEIRO, F. V. ; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese de novas cumarinas fluorescentes como sondas químicas e biológicas na detecção seletiva de íons metalicos. In: 53º Congresso Brasileiro de Química, 2013, Rio de Janeiro. Jornada de Iniciação cientifica, 2013.

2.
RIBEIRO, F. V. ; PEREIRA, T. M. ; PORTELA, D. F. ; GRAEBIN, C. S. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese multicomponente e caraterização de novos derivados cumarínicos. In: 53º Congresso Brasileiro de Química, 2013, Rio de Janeiro. Quimica Organica, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PEREIRA, THIAGO M.; MIRANDA, FÁBIO DA S. ; KUMMERLE, ARTHUR E. . Synthesis and photophysical studies of new fluorescent Nacylhydrazone and semicarbazone-7-NEt2-coumarin dyes.. In: 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018, Foz do Iguaçu. 41ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2018.

2.
SILVA, L. R. ; ALMEIDA, P. S. V. B. ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; GUEDES, GUILHERME P. ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. . SÍNTESE, CARACTERIZAÇAO E ESTRUTURA CRISTALINA DE UM NOVO COMPLEXO DE CU(II) DERIVADO DE UM LIGANTE HÍBRIDO CUMARINA E HIDRAZONA. In: XVI ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2017, RIO DE JANEIRO. XVI ENCONTRO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 2017.

3.
DIAS, J. S. ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. . OBTENÇÃO  DE  COMPLEXOS  DE  CUII  E  ZNII  COM  DERIVADOS  DE  BASE  DE MANNICH‐ CUMARINA  E  AVALIAÇÃO  DA  ATIVIDADE  CITOTÓXICA,. In: XXVII  Jornada  de  Iniciação  Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (XXVII JIC), 2017, SEROPEDICA. XXVII  Jornada  de  Iniciação  Científica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (XXVII JIC), 2017.

4.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; VITORIO, F. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese e avaliação fotofísica de novos derivados tiazol-cumarinas como protótipos de sondas 'turn-off' seletivas para Cu2+.. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016, Goiania. 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016.

5.
ARRUDA, H. J. ; NEVES, A. ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; KUMMERLE, A. E. . Estudo da complexação de um derivado de cumarina-hidrazona com PtI. In: 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016. 39ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2016.

6.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; KUMMERLE, A. E. . Microwave-assisted synthesis and photophysical studies of novel fluorescent N-acylhidrazone and semicarbazone-7-OH-coumain dyes. In: IV Reunião Anual de Iniciação científica, 2016, SEROPEDICA. IV Reunião Anual de Iniciação científica, 2016.

7.
ARRUDA, H. J. ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; KUMMERLE, A. E. ; GUEDES, GUILHERME P. ; NEVES, A. . A novel Pt II complex containing hybrid coumarin derivative: synthesis , characterization and crystal structure. In: Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2016, São Pedro. Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2016.

8.
ALMEIDA, P. S. V. B. ; PEREIRA, THIAGO MOREIRA ; KUMMERLE, A. E. ; GUEDES, GUILHERME P. ; NEVES, A. . A novel Ru II complex containing a hybrid coumarin derivative : synthesis , characterization and crystal structure. In: Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2016, São Pedro. Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry, 2016.

9.
PEREIRA, T. M.; VITORIO, F. ; AMARAL, R. ; ZANONI, K. ; IHA, N. M. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese assistida por micro-ondas e estudo fotofísico de novos derivados fluorescentes de 7-OH cumarinas. In: 38° Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Aguas de Lindoia. 38° Reuniao Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015.

10.
PEREIRA, T. M.; KÜMMERLE, ARTHUR EUGEN . Síntese e Avaliaçao Fotofísica de Novos Derivados cumarínicos que atuam como sondas fluorescentes seletivas de acetato de zinco. In: XXV Jornada de Iniciação Científica & III Semana de Pesquisa, Tecnologia e Inovação, 2015, Seropedica. Reunião Anual de Iniciaçao Científica da UFRRJ, 2015.

11.
AREAS, ESTHER S. ; PEREIRA, T. M. ; DA CRUZ, ANTÔNIO G.B. ; KÜMMERLE, ARTHUR E. ; NEVES, A. . Estudo das propriedades redox e fluorescentes de novos complexos de CoIII e cumarinas como modelos de pró-fármacos biorredutíveis. In: 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Aguas de Lindóia. 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015.

12.
AREAS, ESTHER S. ; PEREIRA, T. M. ; DA CRUZ, ANTÔNIO G.B. ; KÜMMERLE, ARTHUR E. ; NEVES, A. . Estudo das propriedades redox e fluorescentes de novos complexos de CoIII e cumarinas como modelos de pró-fármacos biorredutíveis. In: 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015, Aguas de Lindóia. 38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2015.

13.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; AMARAL, R. ; IHA, N. M. ; KUEMMERLE, ARTHUR EUGEN . SÍNTESE ASSISITIDA POR MICROONDAS E ESTUDO FOTOFÍSICO DE NOVOS HETEROCICLOS DERIVADOS DE N-ACILHIDRAZONAS E SEMICARBAZONA COM DUPLO ESTADO EMISSIVO. In: REUNIAO ANUAL DE INICIAÇAO CIENTIFICA DA UFRRJ, 2015, SEROPEDICA. REUNIAO ANUAL DE INICIAÇAO CIENTIFICA DA UFRRJ, 2015.

14.
PEREIRA, T. M.; VITORIO, F. ; CESARIN SOBRINHO, D. ; NEVES, A. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE DE NOVAS 7-OH E 7-N(CH2CH3)2 CUMARINAS COMO SONDAS FLUORESCENTES SELETIVAS DE Zn2+ EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. In: 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014, Natal. 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014.

15.
RIBEIRO, F. V. ; PEREIRA, T. M. ; CHAVES, O. A. ; GRAEBIN, C. S. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese e caracterização fotofísica de novas cumarinas fluorescentes de Biginelli. In: 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014, Natal. 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014.

16.
BRONSATO, B. J. ; PEREIRA, T. M. ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. . Modelos de pró-drogas de Co(III) contendo derivados de cumarina: estudo redox e propriedades fluorescentes.. In: 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014, Natal. 37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Química no cenario atual: Competitividade com responsabilidade, 2014.

17.
BRONSATO, B. J. ; PEREIRA, T. M. ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. . Modelos de pró-drogas de Co(III) contendo derivados de cumarina: estudo redox e propriedades fluorescentes.. In: XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014, Seropédica. XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014.

18.
ARRUDA, H. J. ; PEREIRA, T. M. ; KUMMERLE, A. E. ; NEVES, A. . SÍNTESE DE COMPLEXOS DE PTII CONTENDO DERIVADOS DE CUMARINA COM POSSÍVEL ATIVIDADE CITOTÓXICA. In: XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014, Seropédica. XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014.

19.
PEREIRA, T. M.; NEVES, A. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE ASSISTIDA POR MICROONDAS DE NOVOS HETEROCICLOS PLANEJADOS COMO SONDAS COLORIMÉTRICAS DE CU+2 EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.. In: XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014, Seropédica. XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ.

20.
PEREIRA, T. M.; VITORIO, F. ; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS E 7-N(CH2CH3)2 PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE Zn2 EM SISTEMAS HETEROGÊNEOS. In: XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014, Seropédica. XXIV Jornada de Iniciação científica, UFRRJ, 2014.

21.
PEREIRA, T. M.; VITORIO, F. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese de novas cumarinas fluorescentes planejadas como sondas químicas e biológicas de íons metálicos. In: 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindóia. 36ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

22.
PEREIRA, T. M.; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE Zn2+: EMISSÕES SELETIVAS NAS FAIXAS DO AZUL AO AMARELO DEPENDENTE DE SOLVENTES. In: XXIII Jornada de Iniciação Científica-UFRRJ, 2013, Seropedica. XXIII Jornada de Iniciação Científica-UFRRJ.

23.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; VITORIO, F. ; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . Síntese de 7-OH-cumarinas planejadas como sondas fluorescentes para detecção seletiva de Zn2+ em sistemas químicos e biológicos. In: XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Rio de Janeiro. XIV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
PEREIRA, THIAGO M.; KUMMERLE, A. E. . Microwave-assisted synthesis and photophysical studies of novel fluorescent N-acylhidrazone and semicarbazone-7-OH-coumain dyes. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
PEREIRA, T. M.; KÜMMERLE, ARTHUR EUGEN ; AMARAL, R. ; ZANONI, K. ; IHA, N. M. . Síntese assistida por micro-ondas e estudo fotofísico de novos derivados fluorescentes de 7-OH cumarinas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
PEREIRA, THIAGO M.; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE E AVALIAÇÃO FOTOFÍSICA DE NOVOS DERIVADOS CUMARÍNICOS QUE ATUAM COMO SONDAS FLUORESCENTES SELETIVAS DE ACETATO DE ZINCO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; AMARAL, R. ; IHA, N. M. ; KÜMMERLE, ARTHUR EUGEN . Síntese assisitida por microondas e estudo fotofísico de novos heterociclos derivados de n-acilhidrazonas e semicarbazona com duplo estado emissivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
PEREIRA, T. M.; NEVES, A. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE ASSISTIDA POR MICROONDAS DE NOVOS HETEROCICLOS PLANEJADOS COMO SONDAS COLORIMÉTRICAS DE CU+2 EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
PEREIRA, T. M.; KUMMERLE, A. E. ; VITÓRIO, FELIPE . SÍNTESE DE NOVAS 7-OH E 7-N(CH2CH3)2 CUMARINAS COMO SONDAS FLUORESCENTES SELETIVAS DE Zn2+ EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
PEREIRA, T. M.; VITÓRIO, FELIPE ; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS E 7-N(CH2CH3)2 PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE Zn2 EM SISTEMAS HETEROGÊNEOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
PEREIRA, T. M.; KUMMERLE, A. E. . Sintese de Novas cumarinas fluorescentes como sondas quimicas e biologicas na detecçao seletiva de íons metalicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
PEREIRA, T. M.; VITÓRIO, FELIPE ; KUMMERLE, A. E. . Síntese de novas cumarinas fluorescentes planejadas como sondas químicas e biológicas de íons metálicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
PEREIRA, THIAGO MOREIRA; CESARIN SOBRINHO, D. ; KUMMERLE, A. E. . SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE Zn2+: EMISSÕES SELETIVAS NAS FAIXAS DO AZUL AO AMARELO DEPENDENTE DE SOLVENTES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Patentes e registros



Patente

A Confirmação do status de um pedido de patentes poderá ser solicitada à Diretoria de Patentes (DIRPA) por meio de uma Certidão de atos relativos aos processos
1.
 SANTANNA, C. M. R. ; KUMMERLE, A. E. ; FERREIRA, F. B. ; AVILA, V. M. R. ; PEREIRA, T. M. ; SOUZA, D. L. N. . CRIAÇÃO DE INIBIDORES DE METALOPROTEASES PARA O TRATAMENTO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES OFÍDICOS. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160034, título: "CRIAÇÃO DE INIBIDORES DE METALOPROTEASES PARA O TRATAMENTO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES OFÍDICOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/02/2016



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brazilian Symposium on Medicinal Chemistry. 2016. (Simpósio).

2.
38° Reunião anual da sociedade brasileira de química. Síntese assistida por micro-ondas e estudo fotofísico de novos derivados fluorescentes de 7-OH cumarinas. 2015. (Congresso).

3.
III Reunião Anual de Iniciação Científica.SÍNTESE ASSISITIDA POR MICROONDAS E ESTUDO FOTOFÍSICO DE NOVOS HETEROCICLOS DERIVADOS DE N-ACILHIDRAZONAS E SEMICARBAZONA COM DUPLO ESTADO EMISSIVO. 2015. (Encontro).

4.
III Reunião Anual de Iniciação Científica.SÍNTESE E AVALIAÇÃO FOTOFÍSICA DE NOVOS DERIVADOS CUMARÍNICOS QUE ATUAM COMO SONDAS FLUORESCENTES SELETIVAS DE ACETATO DE ZINCO. 2015. (Encontro).

5.
37ª Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química: O papel da Quimica no cenario economico atual. SÍNTESE DE NOVAS 7-OH E 7-N(CH2CH3)2 CUMARINAS COMO SONDAS FLUORESCENTES SELETIVAS DE Zn2+ EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. 2014. (Congresso).

6.
II Reunião Anual de Iniciação Científica.Modelos de pró-drogas de Co(III) contendo derivados de cumarina: estudo redox e propriedades fluorescentes. 2014. (Encontro).

7.
II Reunião Anual de Iniciação Científica.SÍNTESE DE 7-OH-CUMRINAS E 7-N(CH2CH3)2 PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE ZN2 EM SISTEMAS HETEROGÊNEOS. 2014. (Encontro).

8.
XX Escola de Verão em Química Farmacêutica e Medicinal e da II Escuela Internacional de Química Medicinal y Farmacología. 2014. (Simpósio).

9.
,XXIII Jornada de Iniciação Científica I Semana de pesquisa, Tecnologia e Inovação... SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO DE Zn2+: EMISSÕES SELETIVAS NAS FAIXAS DO AZUL AO AMARELO DEPENDENTE DE SOLVENTES.. 2013. (Exposição).

10.
36 Reunião anual da Sociedade Brasileira de Quimica. Síntese de novas cumarinas planejadas como sondas químicas e biológicas de íons metalicos. 2013. (Congresso).

11.
53º Congresso brasileiro de Quimica. Síntese de novas cumarinas fluorescentes como sondas químicas e biológicas na detecção seletiva de íons metalicos. 2013. (Congresso).

12.
53º Congresso brasileiro de Quimica. Síntese multicomponente e caraterização de novos derivados cumarínicos. 2013. (Congresso).

13.
XIV Encontro Regional da SBQ-Rio SBQ-Rio. SÍNTESE DE 7-OH-CUMARINAS PLANEJADAS COMO SONDAS FLUORESCENTES PARA DETECÇÃO SELETIVA DE Zn2+ EM SISTEMAS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS. 2013. (Congresso).

14.
XIX Escola de Verão em Química Farmaceutica e Medicinal. 2013. (Outra).



Inovação



Patente
1.
 SANTANNA, C. M. R. ; KUMMERLE, A. E. ; FERREIRA, F. B. ; AVILA, V. M. R. ; PEREIRA, T. M. ; SOUZA, D. L. N. . CRIAÇÃO DE INIBIDORES DE METALOPROTEASES PARA O TRATAMENTO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES OFÍDICOS. 2016, Brasil.
Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020160034, título: "CRIAÇÃO DE INIBIDORES DE METALOPROTEASES PARA O TRATAMENTO DE VÍTIMAS DE ACIDENTES OFÍDICOS" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 19/02/2016



Outras informações relevantes


Aprovado em concurso publico para professor substituto de Química para o CTUR (Colégio Técnico da Universidade Rural) - Homologado através do Edital nº 45 de 16/05/2018 - publicado no D.O.U. de 17/05/2018, Seção 3, pág. 75.

Aprovado em primeiro lugar em seleção da UFRRJ para bolsa de excelência FAPERJ nota 10.

Aprovado em primeiro lugar no concurso de mestrado da UFRRJ. 

Aprovado no concurso de monitoria para Química Orgânica 1.

 O LadMol/QM desenvolve um trabalho de parceria com o laboratório de química Inorgânica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde a professora Amanda Neves utiliza hidrazonas e tiossemicarbazonas sintetizadas no LadMol/QM para complexação com Co+³ e Pt+² planejados para atuarem com alvo anti-câncer e como sondas de fluorescência de celulas tumorais através de processo de biorredução.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 5:22:54