Tharcísio Vaz da Costa de Moraes

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  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Tharcísio Vaz é músico compositor e sound designer há mais de uma década. Bacharel, Mestre e Doutorando em Composição Musical para Games na UFBA, trabalhou na produção de áudio em mais de 50 projetos para Games, Animação e Cinema. Seus trabalhos foram expostos e premiados em eventos como SB Games, Campus Party, Brasil Game Show e Internacionais como a Gamescon, Festival de Cannes e a exposição ?A Era dos Games?, concebida pelo instituto de artes e tecnologia Barbican Centre, de Londres. Palestrou e ministrou cursos em instituições como SENAC, UNEB, UFBA, IBM, Gamepolitan, Instituto Politécnico de Bragança (Portugal) e Hochschule für Musik und Theater (Alemanha). Dentre suas produções se destaca o Audio Game "Breu", jogo constituído exclusivamente de recursos sonoros, em que dirigiu 15 atores profissionais, compôs e gravou a trilha sonora para quinteto de cordas e piano, gravada pelo Quartetris Game Music e tocada em concerto por músicos do Royal College Music no Victoria and Albert Museum de Londres, Inglaterra. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Tharcísio Vaz da Costa de Moraes
Nome em citações bibliográficas
MORAES, T. V. C.

Endereço


Endereço Profissional
Studio Vaz.
Rua Engenheiro Alves de Souza
Praia do Flamengo
41603480 - Salvador, BA - Brasil - Caixa-postal: 41603480
Telefone: (71) 91033393


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Composição Musical no Audio Game Breu: Os desafios e processos de um jogo inclusivo,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Guilherme Bertissolo.
Coorientador: Lynn Alves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Composição Musical; Games; Áudio Dinâmico; Inclusão.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2006 - 2013
Graduação em Composição e Regência.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Embarcanção.
Orientador: Pedro Ribeiro Kroger Junior.




Formação Complementar


2017 - 2017
Acústica Básica - Módulo 1: Conceitos fundamentais e isolamento acústico. (Carga horária: 4h).
Audium, AD, Brasil.
2017 - 2017
Acústica Básica - Módulo 2: Condicionamento acústico e soluções acústicas. (Carga horária: 4h).
Audium, AD, Brasil.
2015 - 2015
Minicurso - Primeiros Passos no Motor de Jogos 3D: Unity. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2015 - 2015
I Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Liberdade, Criatividade e D. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2014 - 2014
Gestão Cultural. (Carga horária: 20h).
Rede Motiva, RM, Brasil.
2013 - 2013
Gestão de Projetos Culturais. (Carga horária: 16h).
Rede Motiva, RM, Brasil.
2011 - 2011
Curso de inglês - TOEFL Certificate. (Carga horária: 288h).
LADO College, LADO, Estados Unidos.
2009 - 2009
Curso de Composição, com Felipe Lara.. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Grupo de Pesquisa Indigente

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Voluntário

Atividades

05/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

Linhas de pesquisa
Musicologia Computacional

Studio Vaz, SV, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Empresário, Enquadramento Funcional: Diretor, Compositor e Sound Designer


Team Zeroth, TZ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Compositor de Trilhas Sonoras


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Quartetris, QT, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor e Arranjador



Linhas de pesquisa


1.
Musicologia Computacional


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Criação de ferramentas para ensino de música interativa e técnicas estendidas em composição musical e instrumentação
Descrição: O projeto visa desenvolver ferramentas para o ensino de composição musical e instrumentação, produzindo ao mesmo tempo estratégias para o compor a partir de processos derivados das noções de mente incorporada e semântica cognitiva e das implicações relacionadas às técnicas instrumentais estendidas e dos recursos computacionais. Os objetivos secundários são compor 3 obras musicais para instrumentos e eletrônica veiculando conceitos específicos do compor desenvolvidos durante a pesquisa de doutorado do orientador, com base em uma pesquisa experimental sobre técnicas estendidas e relação intérprete-computados, possibilitando a criação de recursos para o ensino de composição e instrumentação..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tharcísio Vaz da Costa de Moraes - Coordenador / Guilherme Bertissolo - Integrante.
2013 - 2014
Repertório para flauta solo de 1710 a 1810: levantamento, análise e composição
Descrição: O objetivo deste projeto é levantar, classificar e analisar as características musicais de um grupo de obras para flauta solo compostas entre 1710 e 1810 armazenadas na base de dados do IMSLP, criar ferramentas composicionais com base nos dados destas análises, utilizar essas ferramentas para compor obras musicais, e apresentar estas obras publicamente. Este projeto está dividido em quatro subprojetos específicos: 1. Levantamento, Classificação e Análise de Repertório Erudito para Flauta Solo: 1710-1810; 2. O estudo dos contornos musicais de obras para flauta solo com auxílio de ferramentas computacionais; 3. Criação de ferramentas composicionais interativas a partir de um processo colaborativo; 4. Análise estatística das características musicais das obras para flauta solo do período entre 1710 e 1810. Espera-se com esse projeto organizar o repertório de flauta do período mencionado, analisar estatisticamente as características musicais do repertório, criar ferramentas composicionais para interação em tempo real entre a flauta solo e computador programado para reconhecer os padrões levantados na análise estatística, e finalmente, difundir a produção artística e científica desenvolvida durante o projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Tharcísio Vaz da Costa de Moraes - Integrante / Marcos da Silva Sampaio - Coordenador / Pedro Ribeiro Kroger Junior - Integrante / Alisson Gonçalves da SIlva - Integrante / Simei Ferreira de Queiroz - Integrante / Eduardo Lago Nunes - Integrante / José Rodrigues Martinez Neto - Integrante / Menahem Hein de Oliveira Farias - Integrante / Danilo Abrahão Faria - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2015 - Atual
Breu - Um Audio Game para dispositivos móveis
Descrição: Breu é um jogo que não possui interface visual e sua narrativa é criada exclusivamente através de sons. O jogo coloca um jovem deficiente visual como protagonista de uma história de suspense, trazendo uma proposta inclusiva, onde deficientes visuais possuem o mesmo nível de interação e entretenimento que usuários não deficientes..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (2) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Tharcísio Vaz da Costa de Moraes - Coordenador / Felipe Barros de Souza - Integrante.
2013 - Atual
MusiCloud
Descrição: O MusiCloud é um aplicativo online que integra duas funções básicas: i. Ferramenta de criação musical; ii. Rede social. Trata-se de um primeiro aplicativo que permitirá aos seus usuários criarem músicas e compartilharem suas criações com outros internautas e uma ferramenta capaz de unir os recursos de uma rede social e de um programa de criação musical acessível a todos em um só lugar..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Audiovisual.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Implementação de Audio para Games.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção de Audio.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa Artigo "Composição musical no Audio Game Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo", Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SB Games.
2018
Bolsa de Doutorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes.
2018
1o lugar Seleção Doutorado em Composição Musical, Programa de Pós-Graduação em Música - PPGMus UFBA.
2017
Melhor Jogo Mostra de Artes SB Games 2017 (Audio Game Breu), SBC - Sociedade Brasileira de Computação.
2017
Melhor Trilha Sonora Mostra de Artes SB Games 2017 (Audio Game Breu), SBC - Sociedade Brasileira de Computação.
2017
Seleção Mostra de Jogos "A Era dos Games", Barbican Centre, Londres.
2017
1o lugar projeto de Inovação Campus Future: Audio Game Breu, Campus Party.
2016
Seleção Festival de Cannes - Categoria Short Corner (Curta-metragem "Domingo"), Festival de Cannes.
2016
Editoral Setorial de Culturas Digitais - Audio Game Breu, Secult BA - Secretária de Cultura do Estado da Bahia.
2016
Seleção Mostra de Artes - Game Waiter Pro, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2016
Seleção Festival de Jogos SB Games - Game Retroboy, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2015
Best Paper trilha Artes & Design, Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital - SB Games.
2015
Bolsa de Mestrado, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
2015
2o lugar Concurso Ideias Inovadoras 2015, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia.
2015
Finalista Mostra de Artes - Game Ghost Memories, Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.
2015
Indicação Melhor Jogo Brasileiro BGS 2015 - Guerreiros Folclóricos, UOL Jogos.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MORAES, T. V. C.2018MORAES, T. V. C.. Composição musical no Audio Game Breu: os desafios e processos de um jogo inclusivo. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 17, p. https://www.sbg, 2018.

2.
MORAES, T. V. C.2017MORAES, T. V. C.. Conceitos de Temporalidade em música de Jonathan Kramer aplicados aos jogos eletrônicos - Audio Game Breu: um estudo de caso. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 1, p. www.sbgames.org-282, 2017.

3.
MORAES, T. V. C.2017MORAES, T. V. C.. A importância da composição musical na imersão dos jogos eletrônicos: audiogame Breu​ , um estudo de caso. Congresso da ANPPOM, v. 1, p. anppom.com.br-8, 2017.

4.
MORAES, T. V. C.2016MORAES, T. V. C.. Proposições de metodologias para o ensino de composição musical aplicada aos jogos eletrônicos: dois estudos de caso. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 15, p. 1276-1279, 2016.

5.
MORAES, T. V. C.2016MORAES, T. V. C.. FMOD Studio Unity Integration: Criac¸ao de eventos de ? Audio no Unity 5 ´ para a construc¸ao de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 2016, p. 1416-1426, 2016.

6.
MORAES, T. V. C.2015MORAES, T. V. C.. Ludum, uma composição ?jogo? - Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 14, p. 730-733, 2015.

7.
MORAES, T. V. C.2015MORAES, T. V. C.. Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, v. 14, p. 714-717, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MORAES, T. V. C.. Ludum, uma composição ?jogo? - Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. In: Simpósio Brasileiro, 2015, Teresina - PI. XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015. p. 730-733.

2.
MORAES, T. V. C.; SAMPAIO, M. S. . Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros.. In: XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2015, Teresina. Proceedings of SBGames 2015, 2015. p. 714-717.

Artigos aceitos para publicação
1.
MORAES, T. V. C.. Proposições de metodologias para o ensino de composição musical aplicada aos jogos eletrônicos: dois estudos de caso. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2016.

2.
MORAES, T. V. C.. FMOD Studio Unity Integration: Criac¸ao de eventos de ? Audio no Unity 5 ´ para a construc¸ao de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. XI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2016.

3.
SAMPAIO, M. S. ; MORAES, T. V. C. . Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

4.
MORAES, T. V. C.. Ludum, uma composição 'jogo' - Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, T. V. C.. Game Audio Meeting. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MORAES, T. V. C.. Aula Produção de Áudio para Games - Graduação Jogos Digitais UNEB. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MORAES, T. V. C.. Curso de Produção Sonora para Games - Instituto Politécnico de Bragança (Portugal). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MORAES, T. V. C.; FARIAS, V. R. S. . O papel da imersão nos jogos eletrônicos: Audio Game Breu, um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MORAES, T. V. C.. Processos e Desafios Composicionais do Audio Game 'BREU?: Jogo Eletrônico Inclusivo para Dispositivos Móveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MORAES, T. V. C.; ABREU, J. N. S. ; SOUZA, R. R. G. E. . Teste de Arrumação do Armário. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
MORAES, T. V. C.; SANTOS, VICTOR ; FARIAS, V. R. S. . FMOD Studio Unity Integration: Criação de eventos de Áudio no Unity 5 para a construção de um Audio Game utilizando o middleware FMOD Studio. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
MORAES, T. V. C.. Aula Produção de Áudio para Games - Pós Graduação em Game Design UNEB. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MORAES, T. V. C.. Bahia Indie Developers - Desenvolvendo jogos em Salvador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MORAES, T. V. C.. Ludum, uma composição 'jogo' - Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
MORAES, T. V. C.. Relações de Contornos entre Elementos Sonoros e Visuais do jogo Super Mario Bros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MORAES, T. V. C.. O Mercado de Produção de Áudio para Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MORAES, T. V. C.. Produção Sonora para Games. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
MORAES, T. V. C.. Breu - Audio Game para dispositivos móveis. 2015.

Trabalhos técnicos
1.
MORAES, T. V. C.. Avaliação de projetos para Seminário de Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC). 2017.

2.
MORAES, T. V. C.. Avaliação de projetos para Seminário de Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação (SJEEC). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAES, T. V. C.. Mercado de Games na Bahia. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MORAES, T. V. C.. Ideias Inovadoras Fapesb - Breu: Um AudioGame para dispositivos moveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MORAES, T. V. C.. Processos Artísticos do Game Ghost Memories - Mostra de Artes SB Games. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
MORAES, T. V. C.. Mesa sobre Processos Artísticos do Game Ghost Memories - Mostra de Artes SB Games. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
MORAES, T. V. C.. Palestra 'Sound Game' - Graduação Tecnológica em Jogos Digitais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
MORAES, T. V. C.. Palestra - Produção de Áudio para Games - IPB Portugal. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
MORAES, T. V. C.. Curso de Adobe Audition - SENAC BA. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
MORAES, T. V. C.. Curso Intensivo de Produção de Áudio para Games. 2016. .

5.
MORAES, T. V. C.. Curso de Produção Sonora para Games - SENAC BA. 2016. .

6.
MORAES, T. V. C.. Palestra 'Produção Sonora para Games' - Pós-Graduação em Game Design. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
MORAES, T. V. C.. Curso de Produção de Audio. 2015. .

8.
MORAES, T. V. C.. Palestra 'O Mercado de Produção de Áudio para Games'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
MORAES, T. V. C.. Curso de Finale. 2014. .

10.
MORAES, T. V. C.. Curso de Finale. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
MORAES, T. V. C.. Curso de Criação de Trilhas Sonoras. 2014. .

12.
MORAES, T. V. C.. Curso de Preparação para Vestibular de Música. 2014. .


Produção artística/cultural
Música
1.
MORAES, T. V. C.. Breu. 2016. Trilha Sonora.

2.
MORAES, T. V. C.. Luminos. 2016. Trilha Sonora.

3.
MORAES, T. V. C.. Battle of Glory. 2016. Trilha Sonora.

4.
MORAES, T. V. C.. Leave me alone. 2016. Trilha Sonora.

5.
MORAES, T. V. C.. Game 'Waiter Pro'. 2015. Trilha Sonora.

6.
MORAES, T. V. C.. Game 'Retroboy'. 2015. Trilha Sonora.

7.
MORAES, T. V. C.. Ludum para flauta, violino e cello. 2015. Registro Fonográfico.

8.
MORAES, T. V. C.. Animação 'Baiana Iaiá'. 2015. Audiovisual.

9.
MORAES, T. V. C.. Guerreiros Folclóricos. 2015. Trilha Sonora.

10.
MORAES, T. V. C.. Ghost memories. 2015. Trilha Sonora.

11.
MORAES, T. V. C.. Aplicativo Ben e a Bisa. 2015. Trilha Sonora.

12.
MORAES, T. V. C.. Gamebook Guardiões da Floresta. 2015. Registro Fonográfico.

13.
MORAES, T. V. C.. Cosmopolitan. 2015. Audiovisual.

14.
MORAES, T. V. C.. The Lost Zombies. 2015. Trilha Sonora.

15.
MORAES, T. V. C.. Fate. 2015. Trilha Sonora.

16.
MORAES, T. V. C.. Violin Street. 2015. Trilha Sonora.

17.
MORAES, T. V. C.. Cosmus. 2015. Trilha Sonora.

18.
MORAES, T. V. C.. Banana Boat. 2015. Trilha Sonora.

19.
MORAES, T. V. C.. Curta-Metragem 'Recém-Paridos'. 2015. Trilha Sonora.

20.
MORAES, T. V. C.. Quartetris - 'Medley temas da Nintendo'. 2015. Arranjo.

21.
MORAES, T. V. C.. Game 'Bubble Fish'. 2014. Trilha Sonora.

22.
MORAES, T. V. C.. Torch Lighter. 2014. Trilha Sonora.

23.
MORAES, T. V. C.. That Night. 2014. Trilha Sonora.

24.
MORAES, T. V. C.. Super Monkey Boy. 2014. Trilha Sonora.

25.
MORAES, T. V. C.. The Tap Masters. 2014. Trilha Sonora.

26.
MORAES, T. V. C.. Game BIS. 2014. Trilha Sonora.

27.
MORAES, T. V. C.. Teaser 'Cosmo Defender 2'. 2014. Audiovisual.

28.
MORAES, T. V. C.. Espetáculo de teatro 'Morte e vida Severina'. 2014. Audiovisual.

29.
MORAES, T. V. C.. Insomnia: The Sleep of Reason Produces Monsters. 2013. Arranjo.

Outras produções artísticas/culturais
1.
MORAES, T. V. C.. Curta-metragem: 'O melhor dia do ano'. 2017 (Curta-metragem).

2.
MORAES, T. V. C.. Curta-Metragem 'Domingo'. 2016 (Produção de Áudio (Gravação, Edição e Mixagem de Áudio)).

3.
MORAES, T. V. C.. TAA - Teste de Arrumação do Armário. 2016 (Aplicativo).

4.
MORAES, T. V. C.. Game 'Guerreiros Folclóricos'. 2015 (Produção de Áudio (Trilhas sonoras e implementação)).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ludomusicology 2018. 'Aleatoric Music Composition Techniques Applied in Computer Games - Audio Game Breu: A Study Case'. 2018. (Congresso).

2.
XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital.Conceitos de Temporalidade em música de Jonathan Kramer aplicados aos jogos eletrônicos - Audio Game Breu: um estudo de caso. 2017. (Simpósio).

3.
Congresso UFBA 2016. TESTE DE ARRUMAÇÃO DO ARMÁRIO. 2016. (Congresso).

4.
Congresso UFBA 2016. PROCESSOS E DESAFIOS COMPOSICIONAIS DO AUDIO GAME ?BREU?: JOGO ELETRÔNICO INCLUSIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS. 2016. (Congresso).

5.
XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SB Games 2.Proposições de metodologias para o ensino de composição musical aplicada aos jogos eletrônicos: dois estudos de caso. 2016. (Simpósio).

6.
Global Game Jam 2015.Global Game Jam 2015. 2015. (Encontro).

7.
I Workshop de Pesquisa e Extensão Onda Digital: Liberdade, Criatividade e Diversidade. 2015. (Outra).

8.
XIV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SB Games 2.Mesa da Mostra de Artes do SB Games: Processos Artísticos. 2015. (Simpósio).

9.
BIND Game Jam 1a Edição.Protótipos de Jogos Mobile - Harmerway. 2014. (Encontro).

10.
Game Dev Day.Projeto de Jogo - Oficina de Game Design. 2014. (Outra).

11.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014. Exposição de jogos do coletivo BIND. 2014. (Exposição).

12.
Feira do Empreendedor - SEBRAE.Palestra "I Encontro de Música e Empreendedorismo". 2013. (Outra).

13.
Feira do Empreendedor - SEBRAE.Palestra "Administração do Tempo: Alcançando seus Objetivos de Forma Eficaz". 2013. (Outra).

14.
Feira do Empreendedor - SEBRAE.Palestra "Como vender através de um Marketplace". 2013. (Outra).

15.
Feira do Empreendedor - SEBRAE.Palestra - Planejando o Futuro do meu Negócio". 2013. (Outra).

16.
Feira do Empreendedor - SEBRAE.Palestra "Como me Planejar para Montar uma Empresa". 2013. (Outra).

17.
Oficina de Música para teatro. 2013. (Oficina).

18.
I Festival da Música do IMUCSal.O louco e a bicicleta - ROCK Night Club. 2012. (Outra).

19.
A Língua Estrangeira como Instrumento de Saber e Ascensão Social. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MORAES, T. V. C.. BIND Global Game Jam 2016. 2016. (Outro).



Inovação



Produto tecnológico
1.
MORAES, T. V. C.. Breu - Audio Game para dispositivos móveis. 2015.


Projetos de pesquisa

Projeto de desenvolvimento tecnológico


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos aceitos para publicação
1.
SAMPAIO, M. S. ; MORAES, T. V. C. . Relações de contornos entre elementos sonoros e visuais do jogo Super Mario Bros. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2015.


Apresentações de Trabalho
1.
MORAES, T. V. C.. Ludum, uma composição 'jogo' - Técnicas de Áudio Dinâmico para Games aplicadas em outro contexto. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MORAES, T. V. C.. Curso de Finale. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
MORAES, T. V. C.. Palestra 'O Mercado de Produção de Áudio para Games'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MORAES, T. V. C.. Ideias Inovadoras Fapesb - Breu: Um AudioGame para dispositivos moveis. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MORAES, T. V. C.. Mesa sobre Processos Artísticos do Game Ghost Memories - Mostra de Artes SB Games. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




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