Patrícia de Werk Raubach

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

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  • Última atualização do currículo em 24/05/2018


Patrícia de Werk Raubach, cursou Graduação Sanduíche em Pedagogia - Licenciatura da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), natural de Rio Grande (RS). Com experiência voluntária na Educação Infantil. Ingressou na Universidade Federal (FURG), em 2011, neste mesmo ano participou de projetos de pesquisa ligados ao Programa de Extensão Comunidades FURG ? COMUF PROEXT/MEC/SESu. em 2012, participou de projetos, cursos e seminários, todos na linha de ?intervenção positiva?, trabalhou durante dois anos como bolsista do NUEPEC (Núcleo de Estudos e Epistemologia em Educação e Ciências), sendo este núcleo vinculado ao Observatório Nacional da Educação. Atualmente cursa Licenciatura em Matemática, atua como bolsista voluntária no LEMAFI (Laboratório de Educação Matemática e Física) e participa do Grupo RECIDADE com a pesquisa "CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA/DA CIDADE: redes de saberes, memórias, incompletudes e territorialidades". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia de Werk Raubach
Nome em citações bibliográficas
RAUBACH, P. W.;RAUBACH, Patrícia W.;RAUBACH, Patrícia de Werk


Formação acadêmica/titulação


2016
Graduação em andamento em Matemática Licenciatura.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Eduardo Mondlane (Orientador: João Alberto da Silva).
Título: O PROJETO CONSTRUINDO REDES DE SABERES NA MATEMÁTICA E NAINICIAÇÃO ÀS CIÊNCIAS: ESCOLA E UNIVERSIDADE EM CONEXÃO E OIMPACTO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOSINICIAIS SOBRE A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA.
Orientador: Simone Barreto Anadon.
2000 - 2007
Ensino Médio (2º grau).
Secretaria Estadual de Educação (RS), SECOE, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Matemática Animada I. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
CURSO DE PRÉ-CÁLCULO. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2016 - 2016
Matemática Animada II. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em A Literatura Infantil na Formação Inicial e Continuada de Professores da Ed. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em A ESCOLA QUE SE VIVE E A ESCOLA QUE SE SONHA: CULT. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em INTERVENÇÕES POSITIVAS PARA O APOIO AS FAMILIAS. (Carga horária: 80h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em II EXPEDIÇÃO DE ESTUDOS: Rota das Missões. (Carga horária: 50h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Monitora Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
VII Congresso Internacional de Estudos sobre a Diversidade Sexual e de Gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
Trata-se de um projeto formativo no qual se procura estimular e promover o diálogo e o intercâmbio de saberes entre duas turmas: 2º ano da Licenciatura em Pedagogia diurna e 2º ano da Licenciatura em História. O foco é a cidade como espaço educativo, cujas "linguagens" explicitadas por deslocamentos dos praticantes (CERTEAU, 1998), tornam-se fontes para ensinar e aprender história, geografia, sociologia... Experiências realizadas a partir de 2009 através de Projetos como Rios que se cruzam e Memórias, lugares e a cidade" indicaram aprendizagens muito significativas entre os estudantes que interagiram intensamente com a cidade de Rio Grande, através de pesquisas envolvendo memórias e histórias de vida. Entre elas pode-se citar a qualificação do olhar, a apropriação do conceito sujeito histórico, a valorização da história parental e local, o reconhecimento da cidade como lugar de convívio e produção do conhecimento. Ao resignificar a experiência com novos sujeitos pretende-se investigar a qualidade dos espaços-tempos das crianças na cidade e "decifrar" leituras da/na cidade, refletindo sobre a didática de história e propondo metodologias para o ensino de ciências sociais nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas riograndinas

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12
Outras informações
O COMUF contou como uma de suas principais ações a criação de uma lei municipal que declarou o modo de fazer jurupiga, bebida histórica da região, como patrimônio da cidade de Rio Grande, oferecendo à luta dos produtores em seu esforço de comercialização um importante instrumento. Contudo, a lei é apenas um passo inicial para se assegurar esse modo de fazer que está ameaçado, uma vez que hoje pequenos grupos de produtores ainda o realizam. O presente projeto tem por objetivo propor a geração de um inventário, seu posterior registro no IPHAN e aplicação de políticas de salvaguarda


Universidade Eduardo Mondlane, UEM, Moçambique.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: estágio de graduação-­‐sanduíche, Carga horária: 30
Outras informações
O estágio aconteceu no âmbito do Programa CAPES/AULP/Pró-Mobilidade e objetivou a coleta de dados para seu trabalho de conclusão de curso de graduação.


Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: monitora, Carga horária: 20



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO NA/DA CIDADE: redes de saberes, memórias, incompletudes e territorialidades
Descrição: A pesquisa desdobra-se de outros projetos formativos associando ensino, pesquisa e extensão. Possui relação direta com o projeto de extensão (PROEXT 2016) ?Cultura, estética e formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades? e visa potencializar aprendizagens de discentes de graduação e pós-graduação, mediante intercâmbios e interlocuções com saberes produzidos no espaço-tempo da cidade. Entre seus principais objetivos destaca-se a promoção de interlocuções e aprendizagens através de ?redes de saberes? entre ?praticantes? da cidade, suas culturas, memórias, estéticas e saberes tradicionais, junto-com a universidade, de forma a auxiliar na deshierarquização do conhecimento, disponibilizando-o como base de projetos emancipatórios da sociedade local. A pesquisa localiza-se na área das Ciências Humanas e de modo específico na Educação/Ensino e Aprendizagem, caracteriza-se como um projeto formativo e reconhece que a educação perpassa a cidade como um todo, incluindo os saberes tradicionais produzidos no local. Estes ao serem visibilizados ajudam a evitar o ?desperdício da experiência? e a criar laços de solidariedade. O grupo atualmente é composto na FURG por cinco membros, sendo três mestrandos e dois graduandos, bolsas EPEC e FAPERGS, além da coordenadora. Tem pesquisadores colaboradores na UFT, UFPel e UNISINOS e a pesquisa faz parte da ?Red de Investigación Acción Participativa y Educación Popular en Universidades Públicas ? RIAPEP? centro da Argentina (Universidad de Buenos Aires UBA), norte (Universidad Nacional de Jujuy UNJU) e (Universidad Nacional de la Patagonia Austral, Unidad Académica Río Gallegos UNPA-UARG) e Brasil (Universidade Federal do Rio Grande - FURG)...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2014
Práticas Pedagógicas para Alfabetização Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Descrição: REGISTRO PROPESP/FURG: 534276/2012. FINANCIAMENTO: Edital CNPq 18/2012 - Universal Ciências Humanas. Os anos iniciais do Ensino Fundamental se caracterizam pela introdução do estudante na escolarização obrigatória, permitindo uma alfabetização, no sentido de uma leitura de mundo, dos contextos em que vive. Em geral, essa alfabetização volta-se para a aprendizagem da leitura e da escrita, negligenciando a Matemática, cujas habilidades e competências são igualmente essenciais para a compreensão do mundo contemporâneo em que vivemos. Este projeto se propõe a realizar uma investigação-ação que se ocupe de mapear e desenvolver práticas de alfabetização matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / João Alberto da Silva - Coordenador / Fabrício Monte Freitas - Integrante / Janaína Borges da Silveira - Integrante / Greice Duarte Lopes - Integrante / Pamela Saraiva Miranda - Integrante / Daiane Sundermann Farias - Integrante / KELLY DE AGUIAR ARRUDA - Integrante / FABRICIO MEDEIROS AYRES - Integrante / PAOLA REYER MARQUES - Integrante / Sabrina Schroeder - Integrante / Vinícius Carvalho Beck - Integrante.
2013 - 2014
Observatório Nacional da Educação: Construindo Redes de Saberes na Matemática e na Iniciação às Ciências: Escola e Universidade em Conexão
Descrição: FINANCIAMENTO CAPES OE 2095/2010. O projeto, vinculado ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e ao Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC), está inserido no eixo de estudos da Educação Básica, objetivando investigar as práticas de ensino da matemática e de iniciação às ciências, os fundamentos epistemológicos do ensino e as dinâmicas de gestão educacional que subsidiam os processos educativos. Por meio da criação de redes de investigação-ação educacional, busca-se a interlocução de saberes e a integração da universidade com a rede escolar do município do Rio Grande, RS...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Interfaces Pedagógicas e Práticas Educativas na Cidade de Rio Grande: História e Pedagogia em diálogo
Descrição: Trata-se de um projeto formativo no qual se procura estimular e promover o diálogo e o intercâmbio de saberes entre duas turmas: 2º ano da Licenciatura em Pedagogia diurna e 2º ano da Licenciatura em História. O foco é a cidade como espaço educativo, cujas "linguagens" explicitadas por deslocamentos dos praticantes (CERTEAU, 1998), tornam-se fontes para ensinar e aprender história, geografia, sociologia... Experiências realizadas a partir de 2009 através de Projetos como Rios que se cruzam e Memórias, lugares e a cidade" indicaram aprendizagens muito significativas entre os estudantes que interagiram intensamente com a cidade de Rio Grande, através de pesquisas envolvendo memórias e histórias de vida. Entre elas pode-se citar a qualificação do olhar, a apropriação do conceito sujeito histórico, a valorização da história parental e local, o reconhecimento da cidade como lugar de convívio e produção do conhecimento. Ao resignificar a experiência com novos sujeitos pretende-se investigar a qualidade dos espaços-tempos das crianças na cidade e "decifrar" leituras da/na cidade, refletindo sobre a didática de história e propondo metodologias para o ensino de ciências sociais nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas riograndinas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
V Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Cidade e Escola: formação, transformação e cidadania

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Ação de extensão voltada à formação de professores. Visa evidenciar conhecimentos produzidos nas licenciaturas; promover interlocuções entre diferentes áreas; favorecer intercâmbios com a escola; reconhecer a escola como produtora de conhecimento. Em 2017 ocorreu a sua quinta edição com a participação de mais de 200 pessoas, e com cerca de 100 trabalhos apresentados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Denise Aquino Alves Martins - Integrante / Carmo Thum - Integrante / Ivana Maria Nicola Lopes - Integrante / Marcio Rodrigo Vale Caetano - Integrante / Orlando Ednei Ferretti - Integrante / Cláudia da Silva Cousin - Integrante / Júlia Silveira Matos - Integrante / Leila Cristiane Pinto Finoqueto - Integrante.
2017 - Atual
Movimento Interfaces: Conhecimentos para além dos muros

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Trata-se de um projeto formativo que encoraja e dá visibilidade a projetos educativos e culturais da cidade em diálogo com a Universidade. Compreende que a educação é um processo largo e ocorre o tempo todo. Nesse sentido, trata-se de evitar o "desperdício da experiência", como tem destacado o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, na medida em que propõe ultrapassar os "muros" acadêmicos e conhecer conhecimentos, iniciativas e projetos da/na cidade. Em 2017 ratifica a experiência ocorrida em 2016, quando pela primeira vez tomou corporeidade. Neste ano destaca "invisibilidades, epistemologias e racionalidades plurais" e confirma seu compromisso com a cidade educadora..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Luiz Paulo da Silva Soares - Integrante / Emanuele Dias Lopes - Integrante / Andressa Farias Barrios - Integrante / Rosana Oroski - Integrante / Felipe Treviso Bresolin - Integrante / Ana Roberta Machado Siqueira - Integrante / Denise Aquino Alves Martins - Integrante / Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Vinicius Ramos Puccinelli - Integrante / Orlando Ednei Ferretti - Integrante / Jéssica Santos - Integrante.
2016 - 2016
Movimento Interfaces: Conhecimentos para além dos muros

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Projeto desdobrado do Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo, que após quatro edições consolida-se como movimento formativo que envolve docentes e discentes da universidade e da escola. Em sua primeira edição, discutiu relações entre ética e estética, literatura e ciência, além de trazer nova edição de Conversas com a cidade, modalidade presente no IV Interfaces. Tanto o Movimento quanto o Seminário fazem parte do projeto de extensão "Cultura, Estética e Formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades" - EDITAL PROEXT 2016..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Luiz Paulo da Silva Soares - Integrante / Emanuele Dias Lopes - Integrante / João Vitor Xavier de Lima - Integrante / Ana Roberta Machado Siqueira - Integrante / Priscila Wally - Integrante / Samuel Crissandro Tavares Ferreira - Integrante / Renata Ávila Troca - Integrante.
2016 - 2016
IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Escola e Universidade: utopias, tempos e experiências

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Descrição: Trata-se de um evento, em sua quarta edição consecutiva, voltado a evidenciar a produção de licenciandos, promover a integração entre distintos cursos e entre a Escola e a Universidade. É organizado por discentes e docentes da FURG. Esta edição aprofunda a relação com a escola e a evidencia como produtora de conhecimentos e locus de formação de professores em parceria com a universidade..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2016 - Atual
Cultura, Estética e Formação: redes de saberes, incompletudes e territorialidades - EDITAL PROEXT 2016

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 13/11/2017.
Descrição: A ação de extensão ?CULTURA, ESTÉTICA E FORMAÇÃO: redes de saberes, incompletudes e territorialidades? insere-se na necessidade contemporânea de produzir interlocuções da Academia com a Sociedade Civil e seus 'praticantes' (CERTEAU, 1998) seja através de grupos e associações populares ou sujeitos sociais engajados em processos de cidadania ativa baseada na tradição e/ou cultura local. Quer potencializar conhecimentos de modo a produzir movimentos e ações que repercutam na qualidade das aprendizagens de jovens estudantes universitários/as incorporando nelas porções generosas de saberes e relações invisibilizadas sob o peso do ?imperialismo cultural e epistemicídios? (SOUSA SANTOS, 1997) que tem sido pródigos em apagar a produção social/cultural de populações inteiras ao longo de muitos séculos, gerando desidentificações e (alguns) imobilismos. O trabalho a princípio pensado para o início de 2016, foi implantado em novembro desse ano...
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2015 - 2015
III Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Protagonismos, culturas e incompletudes

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Trata-se de um execício de interlocução entre as diferentes licenciaturas que confere visibilidade às pesquisas na graduação realizadas por discentes. A terceira edição teve mais de 70 trabalhos inscritos, 65 dos quais foram aprovados. Contou com Mesas, performances, cinema, literatura, mostras e vem se consolidando como um dos espaços acadêmicos que aposta e estimula o protagonismo de estudantes de Licenciaturas na interlocução com colegas e professores de escolas públicas. O Projeto não conta com financiamento externo, mas tem apoio institucional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Carmo Thum - Integrante.
2014 - 2014
II Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo - Memórias, tecnologias e ludicidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: Evento destinado a estudantes de licenciaturas e professores da escola básica cujo objetivo é promover a interlocução entre diferentes campos do conhecimento e áreas de ensino, além de evidenciar a produção do conhecimento na graduação.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Luiz Paulo da Silva Soares - Integrante / Carmo Thum - Integrante / Ivone Regina Porto Martins - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante.
2012 - 2013
I Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo; II Mostra O Lugar da Memória na escola - Coisas de Criança

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vânia Alves Martins Chaigar em 12/02/2018.
Descrição: O projeto colocou em diálogo atividades de ensino, pesquisa e extensão de estudantes de licenciaturas da FURG e outras instituições formadoras do RS. Desenvolvido ao longo do ano letivo de 2012, culminou com o evento voltado prioritariamente à socialização de projetos investigativos desenvolvidos por estudantes de Licenciaturas em disciplinas, grupos de estudos e outros espaços formativos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Integrante / Vânia Alves Martins Chaigar - Coordenador / Luiz Paulo da Silva Soares - Integrante / Ivone Regina Porto Martins - Integrante / Simone Barreto Anadon - Integrante.
2011 - 2011
O modo de fazer jurupiga: inventário, registro e salvaguarda de uma produção artesanal
Descrição: O COMUF contou como uma de suas principais ações a criação de uma lei municipal que declarou o modo de fazer jurupiga, bebida histórica da região, como patrimônio da cidade de Rio Grande, oferecendo à luta dos produtores em seu esforço de comercialização um importante instrumento. Contudo, a lei é apenas um passo inicial para se assegurar esse modo de fazer que está ameaçado, uma vez que hoje pequenos grupos de produtores ainda o realizam. O presente projeto tem por objetivo propor a geração de um inventário, seu posterior registro no IPHAN e aplicação de políticas de salvaguarda..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Patrícia de Werk Raubach - Coordenador / Helissa Renata Gründemann - Integrante / Jean Tiago Baptista - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
CHAIGAR, V. A. M ; MIRANDA, P. S. ; RAUBACH, Patrícia de Werk . A produção do conhecimento por licenciandas de Pedagogia: interlocuções com o tempo- espaço das crianças da/na cidade. In: Lígia Cardoso Carlos. (Org.). Ciências Humanas no Ensino Fundamental: reflexões, iniciativas e propostas. 1ed.Pelotas: Editora UFPel, 2015, v. 1, p. 111-126.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RAUBACH, Patrícia de Werk; GAUTERIO, V. L. B. .  RESGATANDO E RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGENS. In: V SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade e Escola: Formação, Transformação e Cidadania, 2018, Rio Grande. V SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade e Escola: Formação, Transformação e Cidadania. Rio Grande: Pluscom Editora, 2018. v. 1. p. 116-120.

2.
SANTOS, J. ; SOARES, L. P. S. ; RAUBACH, Patrícia de Werk ; CHAIGAR, V. A. M . Múltiplas faces do ?Interfaces?: Protagonismos de licenciaturas e licenciandos. In: III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017, Jaguarão. III Encontro Humanístico Multidisciplinar e II Congresso Latino-Americano de Estudos Humanísticos Multidisciplinares, 2017. p. 1-6.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ANTUNES, G. T. ; RAUBACH, Patrícia de Werk . A AUTONOMIA DO ALUNO E O PROFESSOR COMO MEDIADOR FRENTE À TECNOLOGIA DIGITAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO. In: 16ª Mostra da Produção Universitária - MPU, 2017, Rio Grande. Anais MPU 2017 - Seminário de Ensino, 2017.

2.
RAUBACH, Patrícia de Werk; GAUTERIO, V. L. B. . O LÚDICO E A MATEMÁTICA: A BUSCA PELA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. In: 16ª Mostra da Produção Universitária - MPU, 2017, Rio Grande. Anais MPU 2017 - Seminário de Extensão, 2017.

3.
LOMBARDI, R. S. ; ANTUNES, G. T. ; RAUBACH, Patrícia de Werk . PONTO CEGO: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. In: 16ª Mostra da Produção Universitária - MPU, 2017, Rio Grande. Anais MPU 2017 - Seminário de Ensino, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
ANTUNES, G. T. ; RAUBACH, Patrícia de Werk . A AUTONOMIA DO ALUNO E O PROFESSOR COMO MEDIADOR FRENTE À TECNOLOGIA DIGITAL: PERCEPÇÕES DE DOCENTES EM FORMAÇÃO,. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RAUBACH, Patrícia de Werk; GAUTERIO, V. L. B. ; LAURINO, D. P. . O LÚDICO E A MATEMÁTICA: A BUSCA PELA PRODUÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
RAUBACH, Patrícia de Werk; GAUTERIO, V. L. B. .  RESGATANDO E RESSIGNIFICANDO APRENDIZAGENS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
LOMBARDI, R. S. ; ANTUNES, G. T. ; RAUBACH, Patrícia de Werk . PONTO CEGO: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MENDES, E. L. G. ; RAUBACH, P. W. . EXISTENCIAR-SE COM O OUTRO? MALUQUICES DE UM PRÍNCIPE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
RAUBACH, P. W.; UAMUSSE, V. G. . ANÁLISE COMPARATIVA DE ASPECTOS EDUCACIONAIS HERDADOS DE PORTUGAL POR BRASIL E MOÇAMBIQUE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
RAUBACH, P. W.; ARRUDA, K. A. ; AYRES, F. M. ; MARQUES, P. R. . O GRUPO DE PESQUISA DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM EPISTEMOLOGIA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - NUEPEC - E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MIRANDA, P. S. ; RAUBACH, P. W. ; BEIERSDORF, D. . Rodas de aprendizagem: reflexões e possibilidades do fazer docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RAUBACH, Patrícia de Werk; MENDES, E. L. G. . I Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo; II Mostra O Lugar da Memória na escola - Coisas de Criança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
RAUBACH, P. W.. A importância do elo de gerações para o desenvolvimento da cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
RAUBACH, Patrícia de Werk. Membro do Comitê Científico do SINTEC3. 2014.


Demais tipos de produção técnica
1.
RAUBACH, P. W.; OLIVEIRA, C. B. . OS JOGOS E O DESENVOLVIMENTO PLENO DA CRIANÇA. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
RAUBACH, P. W.; MIRANDA, P. S. ; SILVA, J. A. ; BEIERSDORF, D. . Tangran e suas possibilidades. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Cidade e Escola: Formação, Transformação e Cidadania."INTERFACES PEDAGÓGICAS: CIDADE E ESCOLA - O QUE ESTAMOS APRENDENDO?. 2017. (Seminário).

2.
IV SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Utopias, Tempos e Experiências. At.INTERFACES PEDAGÓGICAS: ESCOLA E UNIVERSIDADE - O QUE ESTAMOS APRENDENDO?. 2016. (Seminário).

3.
II SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Memórias, tecnologias e ludicidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias. 2014. (Seminário).

4.
X Jornada de Estudos do CEP-Rua.A importância do elo de gerações para o desenvolvimento da cidadania. 2012. (Outra).

5.
1º encontro sobre violência na escola: um desafio a ser enfrentado. 2011. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
RAUBACH, Patrícia de Werk. MOVIMENTO INTERFACES: CONHECIMENTOS PARA ALÉM DOS MUROS. 2018. (Outro).

2.
RAUBACH, Patrícia de Werk.  IV SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Utopias, Tempos e Experiências. 2016. (Outro).

3.
RAUBACH, Patrícia de Werk. III SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Protagonismos, Culturas e Incompletudes. 2015. (Outro).

4.
RAUBACH, P. W.. II SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO: Memórias, tecnologias e ludicidade: ressignificando tempos, espaços e infâncias. 2014. (Outro).

5.
RAUBACH, P. W..  I SEMINÁRIO INTERFACES PEDAGÓGICAS: LICENCIATURAS EM DIÁLOGO; II Mostra O Lugar da Memória Na Escola - Coisas de Crianças. 2013. (Outro).




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