Francisco de Assis OLIVEIRA

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4380083085706495
  • Última atualização do currículo em 25/10/2018


Graduado em Engenharia Florestal (Ciências Florestais), e pós-graduado (lato sensu) em Silvicultura Tropical (1980-1981) pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará-FCAP(1979)- hoje Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, mestre em Ciencias Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ_USP- Walter P Lima) em 1989 nas áreas de Hidrologia Florestal, Biogeoquímica, Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas, doutor em Ciências (Geologia e Geoquímica_UFPA-José F F Ramos) em 2005, com foco em Biogeoquímica de Ecossistemas Terrestres. Foi pesquisador contraparte e coordenador brasileiro dos convênios de cooperação científica e tecnológica com a Universidade da Flórida, UF,EUA (1992-1996, H. Gholz, K. Smith & M. Yamada) , Universidade de New Hampshire ,UNH (1998-2001, D. J. Zarin) ; Universidade da Florida,UF (2001-2005, D.J. Zarin) ; Universidade Estadual da Pensilvania (PSU)_2001-2004, C. Uhl & J. Campbell Plowden)- ; Universidade da Virginia & Virginia Technology Institute (VTech) , Charlotesville, 1990-1991, T. Beatley & S. Hodges); Universidade Nacional de Yokohama (YNU), Japão (1989-1995, Akira Miyawaki_JISE_EIDAI_Mitsubishi Corporation _Env Affairs)-Reabilitação de Ecossistemas na Amazônia oriental; e Universidade da Georgia-UGA,(2002- , D. Markewitz & L. Morris). Foi pesquisador principal da América do Sul (SA_PI) no subprojeto ND_06 (H. Gholz, C.K.Smith, D. McGrath)) no Experimento de Larga-Escala Biosfera-Atmosfera na Amazônia-LBA_NASA_INPE . Foi pesquisador visitante no Instituto de Ciências Florestais da Universidade de Oxford (Oxford Forestry Institute), Inglaterra (1994) na área de ecologia de ecossistemas florestais e silvicultura, e cientista visitante da Universidade da Flórida-UF, EUA (1998))- premio programa START-Department de Energia - DOE -EUA, na área Biogeoquímica de Ecossistemas Terrestres- florestas naturais e plantadas; bolsista de Produtividade CNPq PQ 2 RF(2013-2019). Atuou como professor de Silviicultura Geral, Silvicultura Tropical, Ecologia Geral , Ecologia Florestal, SIistemas Agroflorestais, Proteção Florestal e Política Florestal na Faculdade de Ciencias Agrárias ddo Pará (FCAP). Atualmente, é professor Titular(UFRA), orientador nos níveis de graduação (PIBICs),mestrado, doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais- (UFRA-Campus Belém.- supervisionou bolsista PRODOC- PPGCF (Dra Denise Lustosa-UFOPA), e supervisiona bolsistas de pos-doutoramento no programa Nacional de Pos-doutoramentto-PNPD- CAPES- CNPq (Livia Gabrig T Vasconcelos, Vanda Maria Andrade e Iracema Maria Castro Cordeiro), atuando no ensino, e pesquisa nas áreas de Silvicultura;Hidrologia florestal; Biogeoquímica; Teoria de Sistemas; Ecologia de Ecossistemas; Manejo de Ecossistemas e Bacias Hidrográficas, e Metodologia da Ciência; coordenou o Programa de Pós-Gradução em Ciências Florestais da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)(2005-2018) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Francisco de Assis OLIVEIRA
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, F de A.;Francisco de Assis Oliveira;OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS;ASSIS OLIVEIRA, FRANCISCO;OLIVEIRA, FRANCISCO DE A.;A. OLIVEIRA, FRANCISCO;de assis oliveira, francisco;OLIVEIRA, FRANCISCO ASSIS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto de Ciências Agrárias Ica, Área de Ciência do Solo.
Av. Perimetral, 2501
Terra Firme
66077901 - Belém, PA - Brasil - Caixa-postal: 917
Telefone: (91) 32105186
Ramal: 5186
Fax: (91) 32103814
URL da Homepage: http://www.ufra.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2005
Doutorado em Geologia e Geoquímica.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Biogeoquimica Comparativa de ecossistemas de floresta sucessional e Virola surinamensis na regiao dos tabuleiros costeiros do estuario guajarino, Amazonia oriental, Brasil, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Jose Francisco da Fonseca Ramos.
Palavras-chave: biogeoquímica; metabolismo de ecossistema; pedoquímica; liteira; Virola surinamensis; Amazônia Oriental.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.
1983 - 1989
Mestrado em Ciencias Florestais.
Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, ESALQ, Brasil.
Título: Produção e Qualidade da água em Bacias hidrográficas contendo diferentes Coberturas Vegetais na Região de Agudas , São Paulo,Ano de Obtenção: 1989.
Orientador: Walter de Paula Lima.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: bacias hidrograficas; ciclo de nutrientes; hidrologia florestal; agua fluvial; produção de água.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados.
1980 - 1981
Especialização em Silvicultura Tropical.
Universidade Federal Rural da Amazonia, UFRA, Brasil.
1976 - 1979
Graduação em Engenharia Florestal (Ciências Florestais).
Universidade Federal Rural da Amazonia, UFRA, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
Biogeoquimica e ecologia de ecossistemas florestais. (Carga horária: 800h).
Universidade da Florida-Gainesville-EUA, UF, Estados Unidos.
1994 - 1994
Ecosytem Ecology. (Carga horária: 360h).
University of Oxford, OX, Inglaterra.
1980 - 1981
Silvicultura Tropical. (Carga horária: 360h).
Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Embrapa Amazônia Oriental, EMBRAPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


University of Florida, UF, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 60

Atividades

10/1997 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , School Of Forest Resources And Conservation, Forestry.


University of Oxford, OX, Inglaterra.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor visitante, Carga horária: 60

Atividades

1/1994 - 4/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Forestry Institute, Plant Science.


Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), REUNI-UFRA, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Biogeoquímica e ecologia de ecossistemas terrestres

Objetivo: Estudar o metabolismo e desenvolvimento dos ecossistemas terrestres (florestais e agroecossistemas) no contexto de suas propriedades intensivas (concentração de elementos químicos, densidade, variáveis micrometeorológicas, taxas de fluxo de elementos litogêncisos e gasosos) entre componentes estruturais ) e extensivas (fitomassa deposicional, armazenamento de C, N,K, Ca, Mg, P ).
Grande área: Ciências Biológicas
Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.
Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Ciências Florestais / Especialidade: biogeoquímica.
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
Palavras-chave: biogeoquímica; elementos químicos; ciclo da matéria; fluxo de energia.
2.
Biogeoquímica Comparativa de Agroecossistemas na Amazônia brasileira

Objetivo: Estudar os elementos estruturais e processos funcionais em agroecossistemas como fator de entedimento do desenvolvimento desses sistemas; Parametrizar os processos de fluxo de elementos químicos como C, N, P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn nas matrizes bioquímicas e biogeoquímicas visando a modelagem desses sistemas complexos; e Elaborar os modelos de funcionamento que auxiliem no entendimento da maquinaria biológica em condições de manipulação humana, em contrastes com ecossistemas na mesma província biogeoquímica..
Grande área: Ciências Biológicas
Setores de atividade: Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Exploração Florestal.
Palavras-chave: ciclo de nutrientes; biogeoquímica; elementos químicos; metabolismo de ecossistema; nutrient use efficiency.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
PRECIPITAÇÃO MENSAL PROVÁVEL NO NORDESTE PARAENSE
Descrição: Descrição: Devido à carência de informações climáticas que possam contribuir para elaboração de projetos de irrigação eficientes o presente trabalho terá como objetivo a determinação da precipitação pluviométrica mensal provável em vários níveis de probabilidade para a região do Nordeste Paraense. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Estoques e fluxos de carbono e nitrogênio em sistemas de produção convencional e alternativos de palma de óleo na Amazônia Oriental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Steel Silva Vasconcelos em 28/07/2017.
Descrição: Descrição: A expansão da área cultivada com a palma de óleo nas áreas já desflorestadas da Amazônia é reconhecidamente uma excelente alternativa para produção dessa cultura para fins alimentares e energéticos, constituindo suporte tanto para o projeto governamental de ampliação e diversificação da matriz energética brasileira, quanto para a criação de empregos e aumento da renda da população local. Nesse contexto, tornase imprescindível avaliar a competitividade e a sustentabilidade ambiental do sistema atual de produção de palma de óleo em monocultivo e também de sistemas alternativos (sistemas agroflorestais) de produção dessa cultura compatíveis com o Programa de Produção Sustentável de Óleo de Palma no Brasil. Desse modo, nesta proposta pretendese avaliar variáveis ambientais fortemente relacionadas com a capacidade dos sistemas de produção de palma de óleo em mitigar efeitos de mudanças climáticas e de manter a qualidade do solo. O projeto será executado em dois sítios experimentais no Pará: (1) monocultivo, em Moju e (2) cultivos em sistemas agroflorestais, em ToméAçu. Serão quantificados estoques de carbono e nitrogênio no solo, raízes e liteira e o fluxo desses elementos entre o solo e a atmosfera; a avaliação dessas variáveis será acompanhada de medições de variáveis micrometeorológicas (radiação, temperatura, umidade, precipitação, vento), que permitirão uma melhor compreensão dos fatores controladores dos fluxos. Esperase que a base de dados gerados nesta proposta, que será inédita para diversas variáveis micrometeorológicas e para a emissão de gases do solo em cultivo de palma de óleo em sistemas agroflorestais, sirva para iniciativas de modelagem da sustentabilidade ambiental da palma de óleo nas áreas potencialmente identificadas para expansão da cultura. Um impacto adicional relevante desta proposta será a ampliação da estrutura física e consolidação de um grupo de pesquisa dedicado ao monitoramento biogeoquímico e micrometeorológico, por longo prazo, de sistemas de produção de palma de óleo..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Biogeoquímica Comparativa de Ecossistemas Sucessionais Florestais na Amazônia oriental, Brasil
Descrição: Descrição: Estudar as magnitudes e padrôes de estruturas e dos processos biogeoquímicos como: i) fluxo de fitomassa deposcional (fluxoliteira) ; ii) armazenamento da fitomassa deposicional (liteira deposicional); iii) fluxo e armazenamento de elementos químicos como C, N, P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn nos diferentes ecossistemas sucessionais; iv) elaborar a parametrizaçâo e os modelos de funcionamento desses sistemas complexos; e v) promover ou facilitar o entendimento desses ecossistemas viusando a conservação ou o apromoramento das condições técnicas de manipulação e manejo de ecossistemas florestais naturais e plantados...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
CNPq 3082/20124 Paisagens biogeoquímicas de ecossistemas sucessionais florestais em diferentes domínios de bacias hidrográficas na Amazônia oriental
Descrição: Descrição: Os ecossistemas sucessionais de florestas (capoeiras) dominam a paisagem na Amazônia oriental, como remanescente, e têm destacada importância como fonte de produtos e serviços, além de sustentar a biodiversidade. Destacase, entre outros como serviços desses ecossistemas a regulação do ciclo da água, e manutenção de reservas de elementos químicos (nutrientes), decisivos na sustentação da produtividade. Esses ecossistemas representam as reservas de metapopulaçoes de espécies estratégicas que ficaram fora do limiar de extinção do processo de colonização do nordeste paraense causada pela conversão e alteração dos ecossistemas naturais, em níveis importantes no contexto de redução de estruturas vitais de suporte. A liteira é um elemento estrutural ligado ao processo de desenvolvimento dos ecossistemas, há necesssidade de estudos da função desse componente, em diferentes regimes de manejo na região, daí elaborouse a seguinte questão científica: Qual a magnitude diferencial da contribuição em matéria orgânica e elementos químicos dessa matriz no ecossistema sucessional de floresta (ESF), em diferentes paisagens biogeoquímicas e estágios serais ? Na tentativa de explicação e entendimento dessas diferenças será examinada a seguinte hipótese: se a liteira atua como componente estrutural para o estabelecimento de processos biogeoquímicos de armazenamento da matéria orgânica e elementos químicos, sob influência da paisagem e desenvolvimento dos ecossistemas sensu Ewel (1976) e Bormann & Likens (1979), podese admitir que a eficiência desses processos cíclicos depende do estoque dos elementos na matriz, o que pode ser explicado, em grande parte, pela natureza qualitativa e quantitativa diferencial desse componente (liteira). Na execução desse projeto serão considerados os seguintes objetivos: i) avaliar as propriedades físicas e químicas da matriz biogeoquímica (fitomassa deposicional=liteira), ii) armazenamento da matriz biogeoquímica (liteira), e iii) determinar o tempo de residência desse componente estrutural, e dos elementos químicos (C, N, P, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn). Os resultados podem ser importantes no entendimento associado à biodiversidade desses ecossistemas, e concepção de componentes operativos de manejo de ecossistemas florestais sucessionais (capoeiras) na Amazônia oriental.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
Balanço de carbono do solo em cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) em sistemas agroflorestais na Amazônia oriental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Steel Silva Vasconcelos em 28/07/2017.
Descrição: Conversão de florestas e mudanças no uso da terra nos trópicos são fatores importantes de alteração da ciclagem biogeoquímica, resultando na redução de estoques de carbono (C) nos ecossistemas terrestres e no aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Práticas agrícolas levam à redução dos estoques de C, principalmente devido a remoção da biomassa da parte aérea colhida, perda de C do solo como dióxido de carbono proveniente da decomposição de resíduos e perda de compostos orgânicos por erosão. Dessa forma, é necessário desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis capazes de (1) manter e/ou aumentar o estoque de C orgânico do solo e (2) mitigar a degradação do solo e a emissão de gases de efeito estufa. Um dos sistemas promissores para seqüestrar C e reduzir a degradação do solo são os sistemas agroflorestais. No contexto da atual expansão dos cultivos de palma de óleo (Elaeis guineensis) com ênfase em áreas de agricultura familiar, como previsto no Programa de Produção Sustentável de Palma de Óleo implementado pelo governo federal, a integração desta cultura em sistemas agroflorestais pode representar uma estratégia viável na Amazônia. No entanto, existem poucos relatos na literatura científica sobre o desempenho da palma de óleo em sistemas agroflorestais, assim como sobre o balanço de carbono do solo desses sistemas. Nesta proposta, serão avaliados sistemas agroflorestais em que a palma de óleo é a espéciechave no âmbito da agricultura familiar de ToméAcu (Nordeste Paraense, Amazônia Oriental), município considerado como um dos principais pólos de expansão da dendeicultura no país. Será avaliada a variação temporal dos estoques de C na liteira, no solo e nas raízes, assim como a emissão dos gases de efeito estufa óxido nitroso (N2O) e metano (CH4). A partir dos dados de estoque de C e de emissão de gases de efeito estufa, será estimado o balanço de equivalentes de CO2 nos sistemas. Os resultados deste projeto servirão de base para entender o potencial de cultivos de palma de óleo em sistemas agroflorestais em mitigar a emissão de gases de efeito estufa do solo para a atmosfera, assim como para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a agricultura familiar. A quantificação de seqüestro de C nos sistemas estudados poderá contribuir para o desenvolvimento de metodologias específicas de quantificação de C em sistemas de agricultura familiar, contribuindo para integrar este segmento produtivo em mercados de comercialização de créditos de carbono e outros serviços ambientais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - Atual
CNPq Diversidade Estrutural e Biogeoquímica em Ecossistemas sucessionais na Amazônia oriental: Propriedades intensivas e extensivas da liteira como determinante diferencial
Descrição: Os ecossistemas sucessionais de florestas (capoeiras) dominam a paisagem na Amazônia oriental, como remanescente, e têm destacada importância como fonte de produtos e serviços, além de sustentar a biodiversidade. Destacase, entre outros como serviços desses ecossistemas a regulação do ciclo da água, e manutenção de reservas de elementos químicos (nutrientes), decisivos na sustentação da produtividade. Esses ecossistemas representam as reservas de metapopulaçoes de espécies estratégicas que ficaram fora do limiar de extinção do processo de colonização do nordeste paraense causada pela conversão e alteração dos ecossistemas naturais, em níveis importantes no contexto de redução de estruturas vitais de suporte. A liteira é um elemento estrutural ligado ao processo de desenvolvimento dos ecossistemas, há necesssidade de estudos da função desse componente estrutural, em diferentes regimes de manejo na região, daí elaborouse a seguinte questão científica: Qual a magnitude diferencial da contribuição em matéria orgânica e elementos químicos dessa matriz no ecossistema sucessional de floresta, em diferentes estágios serais (ESF)? Na tentativa de explicação e entendimento dessas diferenças será examinada a seguinte hipótese: se a liteira atua como componente estrutural para o estabelecimento de processos biogeoquímicos de armazenamento da matéria orgânica e elementos químicos, sob influência da evolução e desenvolvimento dos ecossistemas sensu Ewel (1976) e Bormann & Likens (1979), podese admitir que a eficiência desses processos cíclicos depende do estoque dos elementos na matriz, o que pode ser explicado, em grande parte, pela natureza qualitativa e quantitativa diferencial desse componente. Na execução desse projeto serão considerados os seguintes objetivos: i) avaliar as propriedades físicas e químicas da matriz biogeoquímica (fitomassa deposicional=liteira), ii) armazenamento da matriz biogeoquímica (liteira), e iii) determinar o tempo de residência desse componente.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2012
PLUPH (Poor Land Use and Poor Health)
Descrição: O uso da terra na região do baixo rio Tapajós impõe alteração estrutural importante nos ecossistemas, e os ecossistemas mergentes sucessionais podem induzir a produção de nichos de desenvolvimento de doenças cujo o vetor são insectos que ocorrem em espécies como a Attalea sp (palmeiras ), destacase, principalmente a doença de Chagas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2011
MANFLORA Produtividade de florestas secundárias na Amazônia oriental: o papel da disponibilidade de água no solo

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Steel Silva Vasconcelos em 28/07/2017.
Descrição: Previsões de modelos de mudanças globais sugerem aumento na freqüência e intensidade de secas na Amazônia devido à redução nas taxas de precipitação pluviométrica na região. Esse cenário reduzirá a disponibilidade de água no solo e, conseqüentemente, afetará o funcionamento, a produtividade e a capacidade de seqüestro de carbono em florestas secundárias, as quais representam um importante componente ecológico e sócioeconômico da paisagem na região. Dessa forma, é fundamental que se compreendam as relações entre produtividade de florestas secundárias e alteração no regime pluviométrico associado com mudanças climáticas. No entanto, existem poucos estudos sobre a relação entre produtividade de florestas secundárias e disponibilidade de água no solo. Estudos de manipulação da disponibilidade de água no solo, com caráter de longa duração, podem contribuir significativamente para aumentar o entendimento sobre a resposta da produtividade de florestas secundárias à variação intranual e interanual na disponibilidade de água do solo. A presente proposta visa a continuar um experimento em andamento de manipulação da disponibilidade de água no solo através de irrigação durante a época seca em uma floresta secundária no Pará, Amazônia oriental. Esse experimento representa a única iniciativa de manipulação da disponibilidade de água no solo em florestas secundárias tropicais registrada na literatura até o momento. Medições de componentes da produtividade da parte aérea (incremento em biomassa e deposição de material formador de serapilheira) e de raízes serão conduzidas em parcelas irrigadas e nãoirrigadas. O incremento mensal em diâmetro servirá como indicador de estresse hídrico durante a estação seca. Medições de efluxo de gás carbônico do solo (CO2) permitirão estimar o carbono total alocado no solo. Os dados obtidos no projeto proposto poderão ser utilizados para (1) refinar modelos biogeoquímicos e de crescimento de florestas que objetivam prever a resposta de florestas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2012
Contaminação de recursos hídricos em área de cultivo de citros em grande escala, Amazônia oriental
Descrição: A probabilidade de contaminação dos recursos hídricos de subsuperfície e de águas de superficie em agroecossistemas em larga escala na Amazônia oriental. Esses sistemas biológicos estão na Fazenda CITROPAR II (1o 48´11´´ S, 48o 38´11´´ W) . As questões de pesquisa foram i) quais os agroquímicos destacados na contaminação de recursos aquáticos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2013
Biogeoquimica Comparativa de Ecossistemas Sucessionais de Floresta na região Estuarina da Amazonia oriental
Descrição: Estudar o metabolismo de ecossistemas sucessionais de florestas naturais e plantadas (Virola surinamensis ) nos domínios dos sistemas pedoquímicos de solos de tabuleiros nos planaltos costeiros da Amazônia oriental. Caracterizar a base de recursos de natureza trófica pedoquímica que suporta o acúmulo de biomassa nos ecossistemas sucessionais em padrões normais. Nos ecossistemas de floresta sucessional (FSU) e Virola surinamensis (VSU), na região dos tabuleiros costeiros na Amazônia oriental serão estudados: i) os fatores que influenciaram no fluxo e estoque da matéria orgânica, potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), manganês (Mn), ferro (Fe), cobre (Cu), zinco (Zn) do solo (adição atmosférica) de cátions ocorreu com padrões semelhantes em nível de mesoescala ou na província biogeoquímica, e a ii) eficiência no uso de elementos químicos (EUE) para os cátions Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn nos ecossistemas VSU e FSU...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2010
Biogeoquimica Comparativa de Agroecossistemas na Amazonia oriental
Descrição: Estudar o metabolismo de agroecossistemas através da análise de seus elementos estruturais, e os processos funcionais, como: i) fluxo de elementos C, N, K, P, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn na fitomassa; ii) armazenamento desses elementos na liteira; e iii) processo de crescimento e desenvolvimento dos ecossistemas expressos pelas propriedades intensivas e extensivas desses ecossistemas Elaborar modelos tentativos de funcionamento desses ecossistemas, que auxilie no processo de decisão e escolha das técnicas de manipulação mais adequada, e que permita a manutenção da saúde dos ecossistemas. O componente pedoquímico dos ecossistemas abriga processos interativos entre os fatores bióticos e abióticos do sistema. Vernadsky (1986) referiuse a esse componente como corpo biolatente, mais tarde pedosfera, que implica no conceito de ente multifuncional com muitos processos físicos, químicos e biológicos. A pedosfera funciona também como reguladora do metabolismo do carbonooxigênio na biosfera, além de integrar os fluxos de matéria e energia da atmosfera, litosfera, hidrosfera e biosfera (Dobrovolsky, 1994 e Coleman & Crossley Jr, 1996). A Amazônia brasileira possui 92% de solos distróficos, onde 75% representam as classes de latossolos e podzólicos, 17% são constituídos pelas areias quartzosas, plintossolos e cambissolos e apenas 8% de solos eutróficos (Falesi, 1986). Nos solos latossólicos na região dos tabuleiros costeiros, no estuário guajarino, destacase a mineralogia da fração coloidal caulinítica e minerais acessórios como quartzo, anatásio, goethita e hematita. Esses fatores contribuem e mantém o meio pedogênico oligotrófico, como destacado por Moller et al. (1984) e Falesi (1986). A importância do estudo dos sistemas pedoquímicos nesses ecossistemas tem a ver com a caracterização da capacidade armazenadora do 17/06/2016 Currículo do Sistema de Currículos Lattes (Francisco de Assis OLIVEIRA) http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799985Y7 7/22 destacado por Moller et al. (1984) e Falesi (1986). A importância do estudo dos sistemas pedoquímicos nesses ecossistemas tem a ver com a caracterização da capacidade armazenadora do horizonte superficial como reserva de elementos químicos oriundos do fluxo da matriz biogeoquimica na liteira, e com a mineralização dessa matriz.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2014 - 2016
Periódico: Floresta e Ambiente
2010 - Atual
Periódico: Revista de Ciências Agrárias (Belém)


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: revista árvore


Revisor de projeto de fomento


2015 - 2015
Agência de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
2012 - 2012
Agência de fomento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo de ecossistemas florestais.
2.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Conservação da Natureza.
3.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.
4.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Biogeoquímica aplicada.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1998
Awards for scholarship, Department of Energy(DOE)_USA.
1994
Awards for Science Research in Forest Ecology & Methodology, British Council_Minister of State for Foreign and Commonwealth Affairs.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:11
Total de citações:285
Fator H:7

SCOPUS
Total de trabalhos:52
Total de citações:500
Oliveira, F de A; De Assis Oliveira, F Oliveira, F de Assis  Data: 02/11/2016

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTINS, WALMER BRUNO ROCHA2018MARTINS, WALMER BRUNO ROCHA ; FERREIRA, GRACILDA COSTA ; SOUZA, FERNANDA PANTOJA ; DIONISIO, LUIZ FERNANDES SILVA ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS . DEPOSIÇÃO DE SERAPILHEIRA E NUTRIENTES EM ÁREAS DE MINERAÇÃO SUBMETIDAS A MÉTODOS DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL EM PARAGOMINAS, PARÁ. FLORESTA (UFPR. IMPRESSO), v. 48, p. 37, 2018.

2.
FONSECA, R. G.2018FONSECA, R. G. ; BRUNO, W. ; OLIVEIRA, F de A. ; DIONISIO, LUIZ FERNANDES SILVA ; NEVES, R. L. P. ; BATISTA, T. F. V. . Production and decomposition of litter in different mahogany (Swietenia macrophylla King) cropping systems. CIÊNCIA DA MADEIRA, v. 9, p. 103-110, 2018.

3.
MARTINS, W. B. R.2018MARTINS, W. B. R. ; VALE, R. L. ; Ferreira, G. C. ; ANDRADE, V. M. S. ; DIONISIO, L. F. S. ; RODRIGUES, R. P. ; OLIVEIRA, FRANCISCO ASSIS ; SOUZA, G. M. P. . Litterfa, litter stock and water holding capacity in post-mining forest restoration ecosystems, Eastern Amazon.. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS, v. 13, p. 1-9, 2018.

4.
DIONISIO, LUIZ FERNANDES SILVA2017 DIONISIO, LUIZ FERNANDES SILVA ; SCHWARTZ, GUSTAVO ; MAZZEI, LUCAS ; LOPES, JOSÉ DO CARMO ; SANTOS, GRACILIANO GALDINO ALVES DOS ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS . Mortality of stocking commercial trees after reduced impact logging in eastern Amazonia. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT, v. 401, p. 1-7, 2017.

5.
SCHMIDT, JOHN PAUL2017SCHMIDT, JOHN PAUL ; Markewitz, Daniel ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; SILA, ANDREW ; JOSLIN, AARON HOYT . Using vNIR spectroscopy to assess changes in Ultisols of Pará State, Brazil. GEODERMA REGIONAL, v. 11, p. 71-77, 2017.

6.
PEREIRA, D.2017PEREIRA, D. ; MARTINS, W. B. R. ; ANDRADE, V. M. S. ; OLIVEIRA, F de A. . Influência da remoção de serapilheira no teorde fósforo e potássio na Amazônia Oriental. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS AGRARIAS, v. 12, p. 380-385, 2017.

7.
COSTA, BEATRIZ CORDEIRO2017COSTA, BEATRIZ CORDEIRO ; SUZUKI, PATRÍCIA MIE ; MARTINS, WALMER BRUNO ROCHA ; ANDRADE, VANDA MARIA SALES ; OLIVEIRA, FRANCISCO ASSIS . Dinâmica da massa seca e propriedades químicas da liteira em Virola surinamensis e floresta sucessional na Amazônia oriental. REVISTA VERDE DE AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, v. 12, p. 23, 2017.

8.
Joslin, Aaron2016Joslin, Aaron ; Markewitz, Daniel ; MORRIS, LAWRENCE A. ; de assis oliveira, francisco ; KATO, OSWALDO . Improved fallow: growth and nitrogen accumulation of five native tree species in Brazil. Nutrient Cycling in Agroecosystems, v. 105, p. 1-14, 2016.

9.
COIMBRA, I. M. C.2016COIMBRA, I. M. C. ; LAMEIRA, Osmar Alves ; BARROS, P. L. C. ; ANDRADE, V. M. S. ; Francisco de Assis Oliveira ; OLIVEIRA, E. C. P. . The influence of different photosynthetically active radiation levels on Ananas comosus (var. erectifolius LB Smith) plants under multiple cropping systems in the upland region of the Guama River, eastern Amazonia. Australian Journal of Crop Science, v. 10, p. 272-279, 2016.

10.
PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS2016PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; DA SILVA ALVES, MARCELO AUGUSTO MORENO ; RIBEIRO, ADRIANA MELO ; FERREIRA, BRUNO MONTEIRO ; RIBEIRO, ELLEN GABRIELE PINTO . Uso da terra e degradação na qualidade da água na bacia hidrográfica do rio Peixe-Boi, PA, Brasil. Revista Ambiente & Água, v. 11, p. 472-485, 2016.

11.
LÉLIS, Félix da Silva2016LÉLIS, Félix da Silva ; Amin, Mario Miguel ; Beltrão, N. E. S ; ANDRADE, V. M. S. ; OLIVEIRA, F de A. . Dimensões do Uso e Cobertura da Terra nas Mesorregiões do Estado do Pará.. Espacios (Caracas), v. 37, p. 1-1, 2016.

12.
COIMBRA, I. M. C.2016COIMBRA, I. M. C. ; Junior Oliveira, M.C.M de ; Filho Gazel, A.B ; BARROS, P. L. C ; LAMEIRA, O. A ; Francisco de Assis Oliveira . GROWTH OF Schizolobium parahyba var. amazonicum CROPPING IN PRESENCE OF Ananas comosus var. erectifolius IN PARA STATE, BRAZIL. Agrociencia (Montecillo), v. 50, p. 78-88-78, 2016.

13.
COIMBRA, I. M. C.2016COIMBRA, I. M. C. ; LAMEIRA, OSMAR A ; de assis oliveira, francisco ; Wendling, Ivar . ENRAIZAMIENTO DE ESTACAS JUVENILES DE Bertholletia excelsa CON DIFERENTES CONCENTRACIONES DE ÁCIDO INDOL-BUTÍRICO. Agrociencia (Montecillo), v. 50, p. 227-238-238, 2016.

14.
RODRIGUES, DIEGO DE MACEDO2016RODRIGUES, DIEGO DE MACEDO ; FERREIRA, LUZIEL OLIVEIRA ; SILVA, NEILSON ROCHA DA ; GUIMARÃES, EGUINALDO DOS SANTOS ; MARTINS, IVAN CARLOS FERNANDES ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS . Diversidade de artrópodes da fauna edáfica em agroecossistemas de estabelecimento agrícola familiar na Amazônia Oriental. REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (BELÉM), v. 59, p. 32-38, 2016.

15.
ALMEIDA, L. S. de2016ALMEIDA, L. S. de ; OLIVEIRA, F de A. ; ANDRADE, V. M. S. ; GAMA, J. R. V. . Floristic, phytosociology and biomass and carbon stock estimates in agroforestry homegardens. FLORAM - Revista Floresta e Ambiente, v. 23, p. no prelo-., 2016.

16.
RANGEL-VASCONCELOS, LÍVIA GABRIG TURBAY2015RANGEL-VASCONCELOS, LÍVIA GABRIG TURBAY ; ZARIN, Daniel Jacob ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; VASCONCELOS, Steel Silva ; CARVALHO, CLÁUDIO JOSÉ REIS DE ; SANTOS, MARIA MARLY DE LOURDES SILVA . EFFECT OF WATER AVAILABILITY ON SOIL MICROBIAL BIOMASS IN SECONDARY FOREST IN EASTERN AMAZONIA. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 39, p. 377-384, 2015.

17.
PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS2015PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; SILVA, HUGO AMANCIO SALES ; BRAGA, THAIS GLEICE MARTINS ; FIGUEIREDO, DEIVISSON BACHA . Estrutura da paisagem da bacia hidrográfica do rio Peixe-Boi com base na fragmentação da vegetação. Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 58, p. 159-167, 2015.

18.
SILVA, MARISTELA MARQUES DA2015SILVA, MARISTELA MARQUES DA ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; SANTANA, ANTÔNIO CORDEIRO . Mudanças na dinâmica de uso das florestas secundárias em Altamira, Estado do Pará, Brasil. AMAZONIAN JOURNAL OF AGRICULTURAL AND ENVIRONMENTAL SCIENCES / REVISTA DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, v. 58, p. 176-183, 2015.

19.
GARCIA, B. N. R.2015GARCIA, B. N. R. ; VIEIRA, T. A. ; OLIVEIRA, F de A. . Quintais agroflorestais e segurança alimentar em uma comunidade rural na Amazônia Oriental. Facultad de Ciencias Agrarias y Forestales, v. 114, p. 67-73, 2015.

20.
SOUSA, P. C.2015SOUSA, P. C. ; ANDRADE, V. M. S. ; Francisco de Assis Oliveira ; Gama, João Ricardo Vasconcellos ; Souza, R. O. M. . A influência da pratica de manejo de açaizal na produção de açaí nas comunidades de Almeirim, PA. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1-5, 2015.

21.
FERREIRA, L. O.2015FERREIRA, L. O. ; SILVA, N. R. ; OLIVEIRA, E. S. ; Francisco de Assis Oliveira ; RODRIGUES, D. M. . Resposta sazonal de artrópodes da fauna edáfica ao uso do fogo em agroecossistemas na Amazônia oriental. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1-5, 2015.

22.
BRUNO, W.2015BRUNO, W. ; NEVES, R. L. P. ; COIMBRA, I. M. C. ; VASCONCELOS, Livia G T Rangel ; Francisco de Assis Oliveira . Distribuição espacial de Eschweilera spp. no município do Moju, Pará. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1, 2015.

23.
FERREIRA, L. O.2015FERREIRA, L. O. ; SILVA, N. R. ; OLIVEIRA, E. S. ; Francisco de Assis Oliveira ; RODRIGUES, D. M. . Resposta sazonal de artrópodes da fauna edáfica ao uso do fogo em agroecossistemas na Amazônia oriental. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1, 2015.

24.
RANGEL-VASCONCELOS, LÍVIA GABRIG TURBAY2015RANGEL-VASCONCELOS, LÍVIA GABRIG TURBAY ; ZARIN, Daniel Jacob ; OLIVEIRA, F de A. ; VASCONCELOS, STEEL SILVA ; CARVALHO, C. J. R. ; SANTOS, MARIA MARLY DE LOURDES SILVA . EFFECT OF WATER AVAILABILITY ON SOIL MICROBIAL BIOMASS IN SECONDARY FOREST IN EASTERN AMAZONIA. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 39, p. 377-384, 2015.

25.
RANGEL-VASCONCELOS, Lívia Gabrig Turbay2015RANGEL-VASCONCELOS, Lívia Gabrig Turbay ; ZARIN, Daniel Jacob ; OLIVEIRA, F de A. ; Vasconcelos, Steel S. ; de Carvalho, Cláudio José Reis ; SANTOS, Maria M. de L. S. . Effect of water availability on Soil microbial biomass in secondary forest in eastern Amazonia. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online), v. 39, p. 377, 2015.

26.
NEVES, R. L. P.2015NEVES, R. L. P. ; MARTINS, W. B. R. ; VASCONCELOS, Livia G T Rangel ; OLIVEIRA, F de A. . Fitossociologia das espécies florestais de uso não madeireiro em área de manejo florestal, Moju-PA. Cadernos de Agroecologia, v. 10, p. 1-5, 2015.

27.
SILVA, M. M.2014SILVA, M. M. ; OLIVEIRA, F de A. . A importância socioambiental das florestas secundárias em Altamira- Pará.. Revista EDUCAmazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 12, p. 195-208, 2014.

28.
Silva, E. S2014Silva, E. S ; OLIVEIRA, F de A. ; PENA, H. W. A. . USO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS FLORESTAIS NÃO MADEIREIROS DA ÁREA DE CONCESSÃO FLORESTAL MAMURU- ARAPIUNS, ESTADO DO PARÁ-AMAZÔNIA-BRASIL. Observatorio de la Economía Latinoamericana, v. 8, p. 1-20, 2014.

29.
SILVA, M. M.2014SILVA, M. M. ; OLIVEIRA, F de A. . Importância socioambiental das florestas secundárias em Altamira-Pará.. Revista Educamazônia, v. 7, p. 195-208, 2014.

30.
Santana, A.C. de2014Santana, A.C. de ; BENTES, E. S. ; HOMMA, A. K. O. ; OLIVEIRA, F de A. ; OLIVEIRA, C. M. . Influência da Barragem de Tucuruí no Desempenho da Pesca Artesanal, Estado do Pará. Revista de Economia e Sociologia Rural (Impresso), v. 52, p. 249-266, 2014.

31.
COMTE, IRINA2013COMTE, IRINA ; LUCOTTE, MARC ; DAVIDSON, ROBERT ; REIS DE CARVALHO, CLAÚDIO JOSÉ ; ASSIS OLIVEIRA, FRANCISCO ; ROUSSEAU, GUILLAUME X. . Impacts of Land Uses on Mercury Retention in Long-Time Cultivated Soils, Brazilian Amazon. Water, Air and Soil Pollution (Print), v. 224, p. 1515-1529, 2013.

32.
COSTA, CRISTIANE F. G. DA2013COSTA, CRISTIANE F. G. DA ; FIGUEIREDO, RICARDO DE O. ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE A. ; SANTOS, IZABELA P. DE O. . Escoamento superficial em Latossolo Amarelo distrófico típico sob diferentes agroecossistemas no nordeste paraense. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online), v. 17, p. 162-169, 2013.

33.
JOSLIN, AARON H.2013JOSLIN, AARON H. ; Markewitz, Daniel ; MORRIS, LAWRENCE A. ; A. OLIVEIRA, FRANCISCO ; FIGUEREIDO, RICARDO O. ; KATO, OSWALDO R. . Soil and plant N-budget 1 year after planting of a slash-and-mulch agroforestry system in the eastern Amazon of Brazil. Agroforestry Systems (Print), v. 2013, p. 12-18, 2013.

34.
KRAG, MÁRCIA NÁGEM2013KRAG, MÁRCIA NÁGEM ; VALE, RODRIGO SILVA DO ; SILVA, ELIAS ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; GAMA, MARCOS ANDRÉ PIEDADE ; SILVA, Paulo de Tarso Eremita da . Avaliação qualitativa de impactos ambientais considerando as etapas de limpeza e preparo do terreno em plantios florestais no Nordeste paraense. Revista Árvore (Impresso), v. 37, p. 725-735, 2013.

35.
Almeida, L.S. de2013Almeida, L.S. de ; GAMA, J. R.V. ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; Ferreira, M. do S. G ; MENEZES, A. J. E. A. ; Gonçalves, D. C. M. . Uso de espécies da flora na comunidade rural Santo Antônio, BR 163, Amazônia Brasileira. FLORAM, v. 20, p. 435-446, 2013.

36.
Gonçalves, D. C. M.2012Gonçalves, D. C. M. ; GAMA, J. R.V. ; OLIVEIRA, F de A. ; OLIVEIRA, F de A ; Araújo, Giovânia Carvalho ; Almeida, L.S. de . Aspectos Mercadológicos dos Produtos não Madeireiros na Economia de Santarém-Pará, Brasil. FLORAM, v. 19, p. 9-16, 2012.

37.
COMTE, I.2012COMTE, I. ; Davidson ; Lucotte ; carvalho, C J R ; OLIVEIRA, F de A. ; OLIVEIRA, F de A ; Da Silva, B. P. ; Rousseau, G. X. . Physicochemical properties of soils in the Brazilian Amazon following fire-free land preparation and slash-and-burn practices. Agriculture, Ecosystems & Environment (Print), v. 156, p. 108-115, 2012.

38.
Almeida, Larissa Santos de2012Almeida, Larissa Santos de; Gama, João Ricardo Vasconcellos ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; CARVALHO, João Olegário Pereira de ; Gonçalves, Danielly Caroline Miléo ; Araújo, Giovânia Carvalho . Fitossociologia e uso múltiplo de espécies arbóreas em floresta manejada, comunidade Santo Antônio, município de Santarém, estado do Pará. Acta Amazonica (Impresso), v. 42, p. 185-194, 2012.

39.
Souza, S. R. de2012Souza, S. R. de ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; OLIVEIRA, F de A. ; Jesuino, S. de A. . Caracterização do conflito de uso e ocupação do solo nas áreas de preservação permanente do rio Apeú, Nordeste do Pará. Floresta (Online) (Curitiba), v. 42, p. 701-710, 2012.

40.
Araújo, Giovânia Carvalho2012Araújo, Giovânia Carvalho ; OLIVEIRA JUNIOR, RAIMUNDO COSME DE ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; GAMA, JOÃO RICARDO DE VASCONCELLOS ; Gonçalves, Danielly Caroline Miléo ; Almeida, Larissa Santos de . Comparação entre floresta primária e secundária com ocorrência de Attalea maripa (Aubl.) Mart.: estudo de caso na Amazônia Oriental . Floresta e Ambiente, v. 19, p. 325-335, 2012.

41.
ARAUJO, P. P.2011ARAUJO, P. P. ; OLIVEIRA, F de A. ; Cavalcante, I. N. ; Queiroz ; Carneiro, B. S. ; Tancredi, A. C. F. N. . Classificação hidroquímica e contaminação por nitrato no aquífero livre Barreiras na bacia do rio Capitão Pocinho região do médio rio Guamá, na Amazônia oriental. Revista Ambiente & Água, v. 6, p. 266-281, 2011.

42.
Joslin, Aaron2011Joslin, Aaron ; Markewitz, D. ; Morris, L. A. ; OLIVEIRA, F de A. ; Figueiredo, R. O. ; Kato, Osvaldo . Five native tree species and manioc under slash-and-mulch agroforestry in the eastern Amazon of Brazil: plant growth and soil responses. Agroforestry Systems (Print), v. 81, p. 1-14, 2011.

43.
Souza, S. R. de2011Souza, S. R. de ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; OLIVEIRA, F de A. ; OLIVEIRA, F de A ; Jesuino, S. de A. . Dinâmica da paisagem na bacia hidrográfica do rio Apeú, nordeste do Pará, Brasil. Revista Acadêmica: Ciências Agrárias e Ambientais (PUCPR. Impresso), v. 9, p. 141-150, 2011.

44.
Gomes, P.W. S.2010Gomes, P.W. S. ; Santana, A.C. de ; OLIVEIRA, F de A. ; Magalhães, M. A. D. . Análise sistêmica do Arranjo Produtivo Local (APL) de móveis de Santarém, estado do Pará. Teoria e Evidencia Economica (UPF), v. 16, p. 86-123, 2010.

45.
Freitas, J. L.2010Freitas, J. L. ; SANTOS, Maria Marly de Lourdes S ; OLIVEIRA, F de A. . Fenologia reprodutiva de espécies potenciais para arranjo em sistemas agroflorestais, na Ilha de Santana, Amapá. Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 1, p. 78-86, 2010.

46.
oliveira, P.C. G. de2009oliveira, P.C. G. de ; Farias, P. R.S. ; Rodrigues, A. F. ; OLIVEIRA, F de A. ; Pita, J. D. . Variabilidade espacial de propriedades químicas do solo e da produtividade de citros na Amazônia Oriental.. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Impresso), v. 13, p. 708-716, 2009.

47.
VASCONCELOS, S V2008VASCONCELOS, S V ; ZARIN, D J ; ARAUJO, M M ; RANGELVASCONCELOS, Livia Gabrig ; CARVALHO, C J R ; STAUDHAMMER, C. L ; OLIVEIRA, F de A. . Effects of seasonality, litter removal and dry-season irrigation on litterfall quantity and quality in eastern Amazonian forest regrowth, Brazil. Journal of Tropical Ecology, v. 24, p. 27-38, 2008.

48.
VASCONCELOS, S S2007VASCONCELOS, S S ; ZARIN, Daniel Jacob ; Rosa, M. B. S. da ; OLIVEIRA, F de A. ; CARVALHO, Claudio José R de . Leaf decomposition in a Dry Season Irrigation Experiment in Eastern Amazonia. Biotropica (Lawrence, KS), v. 39, p. 593-600, 2007.

49.
Freitas, J. L.2006Freitas, J. L. ; OLIVEIRA, F de A. ; BARROS, P L C . Processos fenológicos de taperebá (Spondias mombin L.) e pracaxi (Pentaclethra macroloba (Wild) O.Kuntze) em ecossistema florestal de várzea na Ilha do Pará, Afuá, Pará.. Belém. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 2, p. 52-60, 2006.

50.
Freitas, J. L.2006Freitas, J. L. ; OLIVEIRA, F de A. ; BARROS, P L C . Processos fenológicos de Symphonia globulifera L. e Calycophyllum spruceanum (Benth)K.Schum em ecossistema florestal de várzea na Ilha do Pará, municípío de Afuá, no Estado do Pará.. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 2, p. 25-32, 2006.

51.
ARAUJO, Maristela Machado2005ARAUJO, Maristela Machado ; TUCKER, Joanna Marie ; VASCONCELOS, Steel Silva ; ZARIN, Daniel Jacob ; OLIVEIRA, Wilson ; SAMPAIO, Patricia Delamonica ; RANGELVASCONCELOS, Livia Gabrig ; OLIVEIRA, F de A. ; COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues ; ARAGÃO, Débora Veiga ; MIRANDA, Izildinha . Padrão e processo sucessionais em florestas secundárias de diferentes idades na Amazônia oreintal. Ciência Florestal, v. 15, n.4, p. 343-357, 2005.

52.
VASCONCELOS, L G T R2005VASCONCELOS, L G T R ; ZARIN, Daniel Jacob ; CARVALHO, C J R ; SANTOS, Maria Marly de Lourdes S ; VASCONCELOS, S S ; OLIVEIRA, F de A. . Carbono, Nitrogênio e atividade da biomassa microbiana de um solo sob vegetação secundária de diferentes idades na Amazônia oriental. Revista do Setor de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Paraná, 2005.

53.
VASCONCELOS, S V2004 VASCONCELOS, S V ; ZARIN, Daniel ; CAPANU, Marinela ; LITTEL, Ramon ; DAVIDSON, Eric A ; ISHIDA, Francoise Y ; SANTOS, Elisana B ; ARAUJO, Maristela M ; ARAGAO, Debora V ; VASCONCELOS, Livia G T Rangel ; OLIVEIRA, F de A. ; MCDOWELL, William H ; CARVALHO, Claudio José R de . Moisture and substrate availability constrain soil trace gas fluxes in an eastern Amazonian regrowth forest. Global Biogeochemical Cycles, Washington, v. 18, p. 1-10, 2004.

54.
PLOWDEN, C2004PLOWDEN, C ; UHL, C ; OLIVEIRA, F de A. . Alipumilio (Diptera: Syrphidae) fly association with Burseraceae tree resins in the eastern brazilian Amazon. Journal of Natural History, Estados Unidos, v. 38, p. 1941-1947, 2004.

55.
SMITH, C.K.2002 SMITH, C.K. ; OLIVEIRA, F de A. ; H., F Gholz, ; BAIMA, A. . Soil carbon stocks after forest conversion to tree plantations in lowland Amazonia, Brazil. Forest Ecology and Management, Estados Unidos, v. 164, p. 257-263, 2002.

56.
PLOWDEN, C2002 PLOWDEN, C ; UHL, C ; OLIVEIRA, F de A. . The ecology and harvest potential of titica vine roots (Heteropsis flexuosa: Araceae) in the eastern Brazilian Amazon. Forest Ecology and Management, EUA, v. 182, p. 59-73, 2002.

57.
Rabelo, F.G.2002Rabelo, F.G. ; ZARIN, Daniel Jacob ; OLIVEIRA, F de A. . Diversidade, composição florística e distribuição diamétrica do povoamento com DAP => 5 cm na região de estuário no Amapá [Diversity, floristic composition and diameter distribution of stems > 5 cm DBH in the Amapá estuário]. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 37, p. 91-112, 2002.

58.
MCGRATH, D.2001MCGRATH, D. ; GHOLZ, H.l. ; SMITH, C.k. ; OLIVEIRA, F de A. . Land use effects on soil nutrient dynamics in Amazonia: A review of previous works. Ecosystems (New York), United States, v. 4, p. 625-645, 2001.

59.
ARAUJO, M M2001ARAUJO, M M ; OLIVEIRA, F de A. ; VIEIRA, I C G ; BARROS, P L C ; LIMA, C A T . Densidade e composição florístico do banco de sementes do solo de florestas sucessionais na região do baixo rio guamá, Amazônia Oriental. Scientia Forestalis (IPEF), Piracicaba, SP, v. 59, p. 115-130, 2001.

60.
Rabelo, F.G.2000Rabelo, F.G. ; ZARIN, Daniel ; JARDIM, Fernando Cristóvam da Silva ; OLIVEIRA, F de A. . Regeneração natural de florestas estuarinas na região do Baixo Rio Amazonas, Amapá, Brasil. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 34, p. 129-137, 2000.

61.
MACIEL, Maria de Nazaré Martins2000MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; Queiroz, W.T. ; OLIVEIRA, F de A. . Parâmetros fitossociológicos de uma floresta tropical de terra firme na Floresta Nacional de Caxiuanã(PA). Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 34, p. 85-106, 2000.

62.
SMITH, C.k.1998SMITH, C.k. ; H., F Gholz, ; OLIVEIRA, F de A. . Litterfall and nitrogen-use efficiency of plantations and primary forest in the eastern Brazilian Amazon. Forest Ecology and Management, Amsterdam, v. 109, p. 209-220, 1998.

63.
SMITH, C.k.1998 SMITH, C.k. ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Fine litter chemistry, early-stage decay, and nitrogen dynamics under plantations and primary forest in Lowland Amazonia. Soil Biology & Biochemistry, Inglaterra, v. 30, n.14, p. 2159-2169, 1998.

64.
JARDIM, F C da S1997JARDIM, F C da S ; ARAUJO, M M ; OLIVEIRA, F de A. . Estrutura e sucessão em florestas secundarias no municipio de Benevides, Pará. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 28, p. 63-80, 1997.

65.
Corrêa, C. A.1997Corrêa, C. A. ; OLIVEIRA, F de A. ; Dias, A. da C. P. . Fluxo de liteira e teores de nutrientes em eucalipto (Eucalyptus citriodora Hook) em um ecossistema da Amazônia oriental. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 27, p. 89-103, 1997.

66.
Corrêa, C. A.1997Corrêa, C. A. ; Dias, A. da C. P. ; OLIVEIRA, F de A. . Produção de liteira e teores de nutrientes de tatapiririca (Tapirira guianensis Aubl.) em um ecossistema da Amazônia oriental. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 27, p. 139-151, 1997.

67.
Bemergui, A.F.S.1984Bemergui, A.F.S. ; BARROS, P L C ; OLIVEIRA, F de A. . Relação hipsométrica para pinheiro (Pinus caribaee var hondurensis) no nodrdeste paraense, Brasil. Revista de Ciências Agrárias (Belém), v. 14, p. 71-83, 1984.

Capítulos de livros publicados
1.
PLOWDEN, C ; UHL, C ; OLIVEIRA, F de A. . Breu resin harvest by Tembé Indians and its dependence on a bark-boring beetle. In: J. R. Stepp; F. S. Windham; R. K. Zarger. (Org.). Ethonobiology and biocultural diversity. 1ed.Athens: University of Georgia Press, 2002, v. 1, p. 365-380.

2.
OLIVEIRA, F de A.; OLIVEIRA, F de A . Potential of tropical tree species for rehabilitation of degraded lands in the humid tropics of eastern Amazonia. In: Ministry of Resource Planning, Sarawak & Yohama National University, Japan. (Org.). Proceedings of International Symposium on Rehabilitation of Tropical Rainforest Ecosystems: Research and Development Priorities. Selangor: Faculty of Forestry, Univ Pernanian Malaysia, 1992, v. 1, p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ANDRADE, V. M. S. ; SANTOS, L. L. C. ; Francisco de Assis Oliveira ; RANGEL-VASCONCELOS, L. G. T. ; ALMEIDA, R. S. . Armazenamento de Água na Liteira, em Ecossistemas Sucessionais na Amazônia Oriental. In: XI SICOOPES - Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável Cooperativismo e Economia Solidária, 2018, Castanhal. XI SICOOPES, 2018.

2.
ANDRADE, V. M. S. ; OLIVEIRA, F de A. ; LIMA, J. C. M. ; COSTA, B. C. ; MARTINS, W. B. R. ; COSTA, I. M. N. . DIVERSIDADE ESTRUTURAL EM ECOSSISTEMAS SUCESSIONAIS NA AMAZÔNIA ORIENTAL. In: Anais do VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2017., 2017, Belem. Anais do VI Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2017., 2017.

3.
AMARAL, L. F. F ; MARTINS, W. B. R. ; OLIVEIRA, F de A. ; ANDRADE, V. M. S. . Deposição de Serapilheira em Áreas de Mineração Submetidas a Métodos de Restauração Florestal em Paragominas-PA. In: V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016,, 2016, Belém. Impactos Ambientais das Atividades Humanas,, 2016.

4.
COSTA, B. C. ; SUZUKI, P. M. ; MARTINS, W. B. R. ; ANDRADE, V. M. S. ; OLIVEIRA, F de A. . Dinâmica das Propriedades Químicas da Liteira em um Plantio de Virola surimanensis e Floresta Sucessional na Amazônia Oriental. In: V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016, Belém. Impactos Ambientais das Atividades Humanas, 2016. V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016, Belém. Impactos Ambientais das Atividades Humanas, 2016.

5.
SOUZA, W. L. A. E ; OLIVEIRA, F de A. ; MARTINS, W. B. R. ; ANDRADE, V. M. S. . Distribução Espacial dos Atributos do Solo em Ecossistemas de Virola surinamensis e de Floresta Sucessional na Região dos Tabuleiros Costeiros na Amazônia Oriental. In: V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016, Belem. V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016.

6.
RIBEIRO, E. G. P ; MARTINS, W. B. R. ; FERREIRA, G.C ; OLIVEIRA, F de A. . Deposição de Nitrogênio e Fósforo da Serapilheira em Áreas de Restauração Floresta. In: V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia,, 2016, Belem. Belém. Impactos Ambientais das Atividades Humanas, 2016.

7.
RIBEIRO, ELLEN GABRIELE PINTO ; COIMBRA, I. M. C. ; OLIVEIRA, F de A. . Deposição de Nitrogênio e Fósforo da Serapilheira em Áreas de Restauração Florestal. In: V Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2016, Belem. Belém. Impactos Ambientais das Atividades Humanas, 2016.

8.
ALMEIDA, R. S. ; LIMA, J. C. M. ; ANDRADE, V. M. S. ; Francisco de Assis Oliveira . Elementos Climáticos no Estoque de Carbono em Ecossistemas Sucessionais no Nordeste do Pará. In: XXIX Congresso Brasileiro de Agronomia- Desafios e Oportunidades Profissionais,, 2015, Foz do Iguaçu-PR. Desafios e Oportunidades Profissionais, 2015.

9.
ANDRADE, V. M. S. ; FERREIRA, W. P. M. ; COSTA, J. M. N. ; SILVA, M. V. ; Francisco de Assis Oliveira . VARIÁVEIS METEOROLóGICAS ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR FLUXOS DE CO2, NA CULTURA DE MILHO (BR106). In: XIX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia - O DESAFIO DO USO SUSTENTÁVEL DOS BIOMAS BRASILEIROS, 2015, Lavras-MG. O DESAFIO DO USO SUSTENTÁVEL DOS BIOMAS BRASILEIROS, 2015.

10.
MARTINS, W. B. R. ; COIMBRA, I. M. C. ; OLIVEIRA, F de A. . Adubação orgânica de resíduo de Ananas comosus var. erectifolius sob diferentes sistemas de cultivo. In: 4° Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, 2015, Belem. O Papel da Sociedade na Sustentabilidade da Amazônia, 2015.

11.
SOUSA, P. C. ; ANDRADE, V. M. S. ; OLIVEIRA, F de A. . A influência da pratica de manejo de açaizal na produção de açaí nas comunidades de Almeirim, PA. In: Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver, 2015, Belem. IX Congresso Brasileiro de Agroecologia, 2015.

12.
LÉLIS, Félix da Silva ; OLIVEIRA, F de A. ; ANDRADE, V. M. S. . Análise da disposição a receber dos proprietários rurais por preservação florestal no município de Moju-pa. In: 53° Congresso da SOBER, 2015, 2015, João Pessoa. Meio Ambiente, e Desenvolvimento, 2015.

13.
SMITH, C K ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Mechanism of soil nitrogen transformations under monocultures and primary forest in lowland Amazonia. In: Annual Meeting 81th, Ecological Society of America, 1996, Providence. Bulletin of Ecological of America, 1996. v. 77. p. 155-158.

14.
OLIVEIRA, F de A.; Miyawaki, A. ; Silva, R. M. G. ; Costa, M. S. . Perspectives of tropical trees species for rehabilitation of degraded lands in the humid tropiccs in eastern Amazonia. In: International Symposium on Rehabilitation of Tropical Rainforest Ecosystems: Research & Developmen Priorities, 1992. Proceedings of Internacional Symposium on Rehabilitaion of Tropical Rainforest Ecosystems: Research and Development Priorities, 1992. v. 1. p. 225-230.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MARTINS, W. B. R. ; RAMOS, H. M. N ; OLIVEIRA, F de A. . Ferro na Liteira de Três Sistemas de Manejo em um Ecossistema Sucessional de Floresta Equatorial.. In: XXX Reunião Brasileira de Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas,, 2012, Maceio. A Responsabilidade Socioambiental da Pesquisa Agrícola, 2012.

2.
VASCONCELOS, S S ; Lopes, M.S. ; Oliveira, K. E. H. ; Valente, T. dos S. ; Carvalho, J. C. R. ; OLIVEIRA, F de A. ; Zarin, D, J. . Long-term manipulation of soil moisture availability alters ecosystem processes in eastern Amazonian forest regrowth, Brazil.. In: Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008, Manaus. Conferência Científica Internacional Amazônia em Perspectiva: Ciência Integrada para um Futuro Sustentável, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, I. M. N. ; RODRIGUES, R. P. ; OLIVEIRA, F de A. . Avaliação Florística de Espécies Nativas e Exóticas ocorrentes na Praça Batista Campos Belém, Pará. In: XVI Seminário Anual de Iniciação Científica da UFRA, 2017, Belem. Pesquisa para o Desenvolvimento e Inovação Científica, 2017.

2.
JOSLIN, AARON H. ; Markewitz, Daniel ; Morris, L. A. ; Francisco de Assis Oliveira ; Figueiredo, R. O. ; KATO, Osvaldo Ryohei . Growth Response and nitrogen accumulation of 5 native especies 6 years after planting of improved fallow. In: Grand Challenges Great Solutions, 2014, Long Beach. Grand Challenges Great Solutions, 2014.

3.
COSTA, Cristiane Formigosa Gadelha da ; Figueiredo, R. O. ; Francisco de Assis Oliveira . Hidrogeochemistry of the overland flow in soil at agroecossistems ins eastern Amazonia. In: AGU FALL MEETING., 2014, San Francisco. AGU FALL MEETING, 2014, 2015.

4.
BARROS, Katiane Raquel Mendes ; OLIVEIRA, F de A. . Processo de fluxo da liteira e elementos químicos no ecossistema sucessional de floresta na região do médio rio Apeú, Amazônia oriental. In: 4a Seminário de Iniciação Cientifica da UFRA, 2007, Belém. 4a Seminário de Iniciação CiNetifica da UFRA, 2007.

5.
COSTA, Cristiane Formigosa Gadelha da ; OLIVEIRA, F de A. . Dinâmica de fósforo total (P) em duas microbacias hidrográficas na região do alto rio Uraim, Amazônia oriental. In: 4a Seminário de Iniciação Científica da UFRA, 2007, Belém. Anais do 4a Seminário de Iniciação Científica da UFRA, 2007.

6.
Arivaldo Junielson Oliveira de Brito ; OLIVEIRA, F de A. . Biogeoquímica comparativa de agroecossistemas na Amazônia oreintal. In: 4o Seminário de Iniciação Científica da UFRA, 2007, Belém. Anaisl do 4o Seminário de Iniciação Científica da UFRA, 2007.

7.
CABALLERO, Augusto Assunção ; OLIVEIRA, F de A. . Biogeoquimica comparativa de agroecossistemas na Amazônia oriental: Dispersão de elementos químicos no sistema pedoquímico. In: Seminário de Iniciação Científica da Amazônia_CNPq_UFRA_EMBRAPA, 2006, Belém. Anais do Simpósio de Iniciação Cientifica da Amazonia oriental, 2006.

8.
Rosa, M. B. S ; OLIVEIRA, F de A. ; Vasconcelos, S. ; Zarin, D. J ; Araujo, M. M ; Santos, E. do S. P . DECOMPOSIÇÃO FOLIAR DE Annona paludosa e Stryphnodendron pulcherrimum EM FLORESTA SUCESSIONAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL SOB MANIPULAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA NO SOLO. In: 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, 2003.

9.
Santos, E. do S. P ; OLIVEIRA, F de A. ; Vasconcelos, S. S ; Zarin, D. J ; Araujo, M. M ; Rosa, M. B. S . PRODUÇÃO DE FITOMASSA DEPOSICIONAL EM ECOSSISTEMA SUCESSIONAL, SOB MANIPULAÇÃO DA DIPONIBILIDADE DE ÁGUA NA REGIÃO DO MÉDIO APEÚ, CASTANHAL, PARÁ. In: 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, 2003.

10.
Modesto, E. L. dos A. R ; Vasconcelos, S. S ; OLIVEIRA, F de A. ; Zarin, D. J ; Araujo, M. M ; Dias, H. K. O . CRESCIMENTO DE RAÍZES FINAS EM FLORESTA SUCESSIONAL NA AMAZÔNIA ORIENTAL SOB MANIPULAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE NUTRIENTES DO SOLO. In: 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, 2003.

11.
Dias, H.K.O ; Araujo, M. M. ; Tucker, J. M ; OLIVEIRA, F de A. ; Oliveira, W. J. D ; Modesto, E. L. dos A. R . SÍNDROME DE DISPERSÃO DE ESPÉCIES FLORESTAIS EM FRAGMENTO DE FLORESTA SUCESSIONAL, CASTANHAL, PARÁ, BRASIL. In: 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, 2003.

12.
Araujo, M. M ; Fortini, L ; Tucker, J.M ; Zarin, D. J ; OLIVEIRA, F de A. ; Oliveira, W.J.D . FENOLOGIA DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM ECOSSISTEMA DE FLORESTA SUCESSIONAL SOB MANIPULAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE ÁGUA E NUTRIENTES, CASTANHAL, PARÁ, BRASIL. In: 54 Congresso Nacional de Botânica, 2003, Belém, 2003.

13.
ZARIN, D J ; MULKEY, S S ; VASCONCELOS, S S ; FORTINI, L ; CARVALHO, C J R ; OLIVEIRA, F de A. . Moisture stress constrains carbon flux rates in an eastern Amazonian regrowth forest. In: NASA LBA Science Comference, 2002, Manaus. NASA LBA Science Conference, 2002. v. 1.

14.
OLIVEIRA, F de A.. Projeto Manflora: baseline data on litterfall and soil respiration in a twelve-year-old regrowth forest in eastern Amazonia. In: NASA LBA_ Ecology Open Meeting, 2001, Atlanta. NASA LBA_ Ecology Open Meeting, 2001.

15.
MCGRATH, D A ; SMITH, C K ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Land use effects on soil nutrient dynamics in Amazonia. In: First LBA Scientific Conference, 2000, Belem. The Large Scale Biosphere-Atmosphere Experiment in Amazonia (LBA), 2000. v. 1. p. 59-59.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
SMITH, C K1997SMITH, C K ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Plant-induced changes of forest floor and soil nitrogen dynamics in lowland Amazonia. Bulletin Ecological Society of America, Washington, v. 78, n.4, p. 187-187, 1997.

Artigos aceitos para publicação
1.
Joslin, A. H. ; Morris, L. ; Markewitz, Daniel ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; KATO, Osvaldo Ryohei ; Figueiredo, R. O. . Growth Response and Nitrogen Accumula¬¬¬¬tion of 5 Native Tree Species 6 Years After Planting of Improved Fallow. Agroforestry Systems (Print), 2014.

2.
Flores, O M das ; Queiroz, W. T. de ; Pinheiro, J. G. ; OLIVEIRA, F de A. ; OLIVEIRA, F de A ; Morfaes, A. ; Valente, M. D. R. . Comparação de tamanhos e distâncias de subparcelas aplicadas em processo de amostragem por conglomerado. Acta Amazonica (Impresso), 2012.

3.
Joslin, A. H. ; Markewitz, D. ; Morris, L. A. ; OLIVEIRA, F de A. ; Figueiredo, R.O. ; Kato, O. R. . Two-Year Growth Response of Five Native Tree Species and Manioc Grown in Mixed-Culture in Eastern Brazil. Agroforestry Systems, 2009.

4.
Joslin, A. H. ; Markewitz, D. ; Morris, L. A. ; OLIVEIRA, F de A. ; Figueiredo, R. O. ; KATO, Osvaldo Ryohei . SOIL RESPONSES ONE YEAR AFTER INSTALLATION OF AN AGROFORESTRY SYSTEM IN THE EASTERN AMAZON OF BRAZIL. Agroforestry Systems, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
Joslin, Aaron ; Markewitz, Daniel ; Morris, L. ; Kato, Osvaldo ; Figueiredo, R. O. ; OLIVEIRA, F de A. . Mixed Species Agroforestry Systems in the Humid Tropics of Brazil: First_Year Growth and biomass production.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
ZARIN, Daniel Jacob ; Rabelo, F.G. ; OLIVEIRA, F de A. . The ecology of tidal floodplain forest ecosystem in the estuarine region of the Amazon river, Amapa, Brazil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MCGRATH, D A ; SMITH, C.k. ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Cnages in soil N, P, and Ca cycling after forest conversion to other land uses in the Amazonia Basin: A literature review. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SMITH, C K ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Plant-induced changes of forest floor and soil nitrogen dynamics in lowland Amazonia. 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
SMITH, C K ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Fine litter nitrogen dynamics under monocultures and primary forest in lowland Amazonia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SMITH, C.k. ; GHOLZ, H L ; OLIVEIRA, F de A. . Mechanisms of soil nitrogen transformations under monocultures and native forest in the central brazilian Amazonia. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, F de A.; Oliveira, P. M. de ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; Peres, A. S. G. ; Maciel, M. de N. M. ; Baima, A. M. V. ; Bentes, M. P.M ; Gama, J. R. V. ; Sobrinho, S. S. O. . Zoneamento de ecossistemas na Floresta Nacional do Tapajós, Santarém, Brasil. 1994. (Relatório de pesquisa).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
Ruivo, M. L.; Neu, V.; MACIEL, Maria de Nazaré Martins; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Helen Monique Nascimento Ramos. Dinâmica de micronutrientes na liteira de um ecossistema sucessional da Amazonia oreintal. 2011. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

2.
Vale, R. S. do; OLIVEIRA, F de A.; Ferreira, G. C.. Participação em banca de Clivia Bezerra Araújo. Composição floristica e estrutura de uma floresta densa de terra firme explorada seletivamente no município de Moju, Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

3.
COELHO, Roberta de Fatima Rodrigues; Ferreira, M. do S. G; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Simone Marinho de Oliveira. Determinação botânica de espécies arbóreas comerciais da empresa Izabel Madeiras do Brasil LTDA, municipio nde Breu Branco, PA. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

4.
Piccolo, M. de C.; Garcia-Montiel, D.; Baker, T.; Aidar, M. P. M.; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Gabriela Farias Asmus. Influência da topografia na disponibilidade de nitrogênio mineral e na assimilação de nitrato por árvores nativas da floresta de terra firme da Amazônia Central. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

5.
OLIVEIRA, F de A.; Cattaneo, J. H.; VASCONCELOS, Steel Silva; ARAUJO, Ana Regina Martins. Participação em banca de Roberta da Silva Pinheiro. Influência da varaição sazonal e espacial na hidroquímica de ecossistemas aquáticos na Amazônia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

6.
VASCONCELOS, Steel Silva; Cattaneo, J. H.; MARTINS, Ana Regina Araujo; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Roberta da Silva Pinheiro. Influência da variação sazonal na hidroquímica de ecossistemas aquáticos na Amazônia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

7.
SILVA, Manoela Ferreira Fernandes da; OLIVEIRA, F de A.; MACIEL, Maria de Nazaré Martins. Participação em banca de Albanise Ferreira Sousa. Caracterização florística e estrutural da mata ciliar do rio Parafuso na bacia hisdrográfica do rio Ubá, Moju, Pará. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

8.
Rosa, L dos S.; SILVA, Manoela Ferreira Fernandes da; MACIEL, Maria de Nazaré Martins; OLIVEIRA, F de A.; OLIVEIRA, F de A. Participação em banca de Maria Betânia Araújo da Silva. Composição florística e estrutura fitossociológica de uma floresta ripária as margens do rio Ubá, Moju, Pará.. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Florestais) - Instituto de Ciencias Agrarias.

9.
Kern, D. C.; Fernandes, A. R.; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Paulo Custódio Gomes de Oliveira. Variabilidade espacial de macronutrientes correlacionados com a produtividade e tamanho dos frutos em pomares de citros do município de Capitão Poço,PA. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

10.
Rodrigues, T. E.; Souza, G. F. de; Carvalho, E. J. M.; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Alcione Santos de Souza. Caracterização e classificação dos solos antropogênicos dos municípios de Barcarena e breu branco, Pará.. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

11.
FARIAS, Paulo Roberto Silva; Kern, D. C.; Fernandes, A. R.; OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Paulo Custódio Gomes de Oliveira. Variabilidade espacial de macronutrientes correlacionados com a produtividade e tamanho dos frutos em pomares de citros no município de Capitão Poço-PA. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

12.
Lima, W. N. de; OLIVEIRA, F de A.; Cattaneo, J. H.. Participação em banca de Eliete dos Santos Sousa. Dinâmica do carbono dissolvido no rio Acre: variações espaciais e sazonais. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Pará.

13.
OLIVEIRA, F de A.; ARAUJO, Ana Regina Martins; TAXI, Cristina Maria Araujo Dib; AUGUSTO, Sebastião Geraldo. Participação em banca de Raimundo Sátiro dos Santos Ramos. Biomassa, concentração e conteúdo de nutrientes em diferentes compartimentos de uma floresta secundária (Capoeira). 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

14.
OLIVEIRA, F de A.; MARTINS, Ana Regina Araujo; TAXI, Cristina Maria Araujo Dib; AUGUSTO, Sbastião Geraldo. Participação em banca de Dionilson cardoso da Cunha. Produção de tubérculo e de óleo essencial de Cyperus articulatus (priprioca) em função da adubação orgânica e calgem. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

15.
OLIVEIRA, F de A.; ARAUJO, Maristela Machado; SILVA, Manoela Ferreira Fernandes da; CARVALHO, João Olegário Pereira de; JARDIM, Fernando Cristóvam da Silva. Participação em banca de Helaine Kéllem Oliveira Dias. Vegetação,chuva de sementes e banco de sementes do solo em floresta secundária sob manipulação de água na Amazônia oriental,Pará,Brasil.. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

16.
CARVALHO, João Olegário Pereira de; VILHENA, Raimunda Conceição de; MARCIEL, Maria Nazaré Martins; OLIVEIRA, F de A.; ROSA, Leonilde dos Santos. Participação em banca de Kleber Farias Perotes. estudo da composição florística e estrutura da vegetação do parque zoobotânico do Museu Emilio Goeldi. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

17.
VIEIRA, I C G; OLIVEIRA, F de A.; KATO, Osvaldo Ryohei. Participação em banca de Sanae Nogueira Hayashi. Dinâmica da serapilheira em um cronossequência de florestas no município de Capitão Poço-PA.. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

18.
OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Cleo Marcelo de Araújo Souza. Mobilização de Fósforo e Crescimento de leguminosas submetidas a diferentes níveis de adubação com fosfato de rocha. 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

19.
CARVALHO, João Olegário Pereiara de; MACIEL, Maria de Nazaré Martins; OLIVEIRA, F de A.; POTIGUARA, Raimunda Conceição de Vilhena. Participação em banca de Kleber Farias Perote. Estudo da composição florística e estrutura da vegetação do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

20.
OLIVEIRA, F de A.. Participação em banca de Raimundo Sátiro dos santos Ramos. Biomassa, concentração e conteúdo de nutrientes em diferentes compartimentos de uma floresta secundária(capoeira). 2006. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

Teses de doutorado
1.
CARVALHO, Claudio José R de; Kato, O. R.; VASCONCELOS, Steel Silva; OLIVEIRA, F de A.; Sousa, G. F. de. Participação em banca de Débora Veiga de Aragão. Recuperação e indicadores da fertilidade do solo em sistema agrícola de substência no nordeste paraense. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

2.
Menezes Neto; Conceição; OLIVEIRA, F de A.; Silva Junior. Participação em banca de Manoel Tavares de Paula. Atributos Edáficos e Ecofisiológicos em Plantas de Mogno Brasileiro (Swietenia macrophylla King) em Sistemas Agroflorestais no Município de Santa Bárbara, PA. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

3.
Brienza Junior; MIRANDA, Izildinha; Conceição; OLIVEIRA, F de A.; Ferreira. Participação em banca de Gladys Beatriz Martinez. Estudos de Espécies Florestais er Forrageiras de Áreas várzeas do baixro- Amazonas Pará para uso em sistemas silvipastoris. 2008. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia.

4.
Silva Neto; OLIVEIRA, F de A.; Rodrigues; Silva Junior. Participação em banca de João da uz Freitas. Sistemas agroflorestais e sua utilização como instrumento de uso da terra: O caso dos pequenos agricultires da Ilha de Sanatana, Amapá. 2008.

Qualificações de Doutorado
1.
Sousa, G. F. de; OLIVEIRA, F de A.; SANTOS, Maria Marly de Lourdes S. Participação em banca de Elineuza Faria da Silva Trindade. Avaliação do solo em função do uso em longo prazo do sistema de plantio direto na capaoeira. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

2.
Veiga, J.B.; OLIVEIRA, F de A.; Ruivo, M. L.. Participação em banca de Livia Gabrig Turbay Rangel Vaconcelos. Estoque de carbono e nutrientes em pousio enriquecido com ingá (Inga edulis Mart) e tachi (Sclerolobium panicunlatum L Vogel) de um sistema agroflorestal sequencial de corte-e-trituração no município de Marapanim, noredeste do Pará. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
OLIVEIRA, F de A.; Cohen, A.; Meigins, A. M.. Participação em banca de Emilene Moreira Santos. Recomposição de matas ciliares. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Hídrica & Ambiental) - Universidade Federal do Pará.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
MARTINS, Paulo Fernandes da Silva; MIRANDA, Izildinha; CARVALHO, C J R; OLIVEIRA, F de A.; FARIAS, Paulo Roberto Silva; LAMEIRA, Osmar Alves. Processo Seletivo do Curso de Pós-Graduação em Ciências Agrárias. 2006. Universidade Federal Rural da Amazônia.

2.
OLIVEIRA, F de A.. Professor universitário. 2005. Universidade Federal Rural da Amazonia.

3.
OLIVEIRA, F de A.; SILVA, Manuel Fernandes da; SILVA, Paulo de Tarso Eremita da. Professor universitário. 2005. Universidade Federal Rural da Amazonia.

Outras participações
1.
Cattaneo, J. H.; OLIVEIRA, F de A.. Ciclagem de carbono e nitrogenio em plantio de Paricá (Schizolobium parahyba var amazonicum. 2008. Universidade Federal do Pará.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Brasileiro de Geologia. Comportamento dos compostos nitrogenados no aquífero livre barreiras: Estudo de caso nas nascentes do rio Capitão pocinho, região do médio Guamá na Amazõnia oriental. 2012. (Congresso).

2.
XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Vulnerabiliodade drastic e drastic pesticida em plantio de citros na Amazonia oriental. 2012. (Congresso).

3.
II International Congress on Subsurface Environment. Evolução Hidroquímica Temporal das águas subterrâneas rasas nas nascentes da microbacia hidrográfica do rio Capitão Pocinho, Amazõnia oriental. 2011. (Congresso).

4.
VIII Congresso de Ecologia do Brasil. Biogeoquímca da liteira em ecossistemas de Virola Surinamensis L e de floresta sucessional na região dos tabuleiros costeiros na Amazônia oriental. 2007. (Congresso).

5.
Annual Meeting 81th, Ecological Society of America.Mechanism of soil nitrogen transformations under monocultures and primary forest in lowland Amazonia. 1996. (Encontro).

6.
International Symposium on Rehabilitation of Tropical Rainforest Ecosystems: Research & Developmen Priorities.Perspectives of tropical trees species for rehabilitation of degraded lands in the humid tropiccs in eastern Amazonia. 1992. (Simpósio).

7.
Air Quality Problems in Denver, Colorado. 1990. (Seminário).

8.
Biological Problems in the Yellowstone National Park,. 1990. (Seminário).

9.
International Meeting Programs on Forest Nutrient Cyclin, Agroforestry, Biodiversity, GIS Remote Sensing and Global Change. 1990. (Seminário).

10.
National Problem in Saving the Chesapeake Bay System, Univ of Maryland Eastern Shore. 1990. (Seminário).

11.
North Amercican Conference on Forestry Response to Cliamte Change. 1990. (Outra).

12.
Symposium on Forest Resource Management. 1990. (Seminário).

13.
Water and Air Pollution Problems and Controls. 1990. (Seminário).

14.
Workshop on Biogeochemistry of Tropical Rain Forest: Problems For Research. 1985. (Oficina).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Walmer Bruno Rocha Martins. Influência de diferentes períodos de armazenamento do topsoil para germinação de sementes em áreas de mineração para restauração florestal, Paragominas -PA. Início: 2016. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2.
Luiz Fernandes Silva Dionisio. PERFORMACE SILVICULTURAL DE ESPÉCIES FLORESTAIS EM PLANTIOS A PLENO SOL E EM FAIXAS DE ENRIQUECIMENTO DE CAPOEIRA NO MUNICÍPIO DE AURORA DO PARÁ.. Início: 2015. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

3.
Carla Kelen de Andrade Moraes. GESTÃO DE ECOSSISTEMAS E SUSTENTABILIDADE: SUBSÍDIO PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS PARA A COSSERVAÇÃO DE ECOSSISTEMAS (FLORESTA E ÁGUA) DO MUNICIPIO DE CAPANEMA.. Início: 2015. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Supervisão de pós-doutorado
1.
Vanda Maria Sales de Andrade. Ecossistemas em transição na Amazônia oriental : Processos funcionais. Início: 2013. Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Walmer Bruno Rocha Martins. Dinâmica de liteira em áreas de mineração submetidas a métodos de restauração florestal, Nordeste do Pará. 2016. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Mayra Piloni Maestri. Efeito da remoção da camada de liteira sobre as concentrações de carbono e nitrogênio em vegetação secundária, Amazônia Oriental. 2016. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

3.
Denise Nunes Pereira. Influência da remoção de liteira na concentração de fósforo e potássio em floresta sucessional na Amazônia Oriental. 2016. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

4.
Ellen Gabrielle Ribeiro. Vulnerabilidade ambiental de ecossistemas sucessionais na microbacia do rio Murucutum usando análise espacial multicritério. 2016. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

5.
Sabrina Santos Ribeiro. Avaliação da restauração florestal por meio de indicadores de monitoramento em áreas degradadas pela mineração de bauxita em Paragominas-PA. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

6.
Mábia Maria Duarte Alcântara. Produção de liteira, Fluxo de Óxido Notroso N20 do Solo em Sistema Agroflorestal em Tomé- Açu. 2015. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

7.
Pollyanna Coêlho de Sousa. Diagnostico do sistema de produção de açaizais em comunidades do municipio de aAlmerim, Pará. 2015. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

8.
Nayara Nazaré Arraes Araújo. ANALISE DE QUALIDADE DE LITEIRA NOS PROCESSOS BIOGEOQUÍMICOS EM PLANTIO DE TECA (Tectona grandis L.F) NA REGIÃO DO RIO CAPIM, MUNICIPIO DE AURORA DO PARÁ, PARÁ.. 2015. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

9.
Afonso Raniery Gomes Pinto. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO JABORANDI NATIVO DA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS-Pilocarpus spp. (RUTACEAE-PROPED 012013-323. 2015. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

10.
André Salgado de Andrade Sandim. Diagnostico de cadeia produtiva de biomassa de origem florestal na região do município de Imperatriz no Maranhão.. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

11.
Nere Leila Alves Ribeiro. Eficiencia nutricional e biomassa de diferentes clones de Tectona grandis Linn. f no municipio de Capitão Poço, nordeste do Pará. 2014. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

12.
Pamela Daniely dos Santos Ribeiro. PROGRAMA DE CONSERVAÇÃO DO JABORANDI NATIVO DA FLORESTA NACIONAL DE CARAJÁS-Pilocarpus spp. (RUTACEAE-PROPED 012013-323. 2014. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

13.
Suany Couto Teixeira. Fertilidade do solo, eficiência de utilização de nutrientes e produção de plantios de eucalipto em função de diferentes espaçamentos, em dom Eliseu, Pará. 2014. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

14.
Luciana Gonçalves Cardoso Creão. Indicadores fisico-químicos da qualidade das águas superficiais e subterrâneas da microbacia do rio Capitão Pocinho, Capitão Poço- PA. 2012. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

15.
Iran Paz Pires. Viabilidade econômica do Desbastes de Liberação em ecossistemas de florestas no planalto do alto rio Capim, Amazônia orie. 2012. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

16.
Maria Kelliane Valentim dos Santos. Capacidade produtiva em floresta em floresta planalto no baixo Tapajos, Amazônia oriental. 2012. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

17.
Bruna Naiara Rocha Garcia. Socioeconomia e segurança alimentar e biodiversidade de quintais agroflorestais. 2012. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

18.
Helen Monique Nascimento Ramos. Dinâmica de micronutrientes na liteira de um ecossistema sucessional da Amazonia oreintal. 2011. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal Rural da Amazonia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

19.
Eliana Nobre da Silva. Natureza estrutural da liteira em ecossistemas sucessionais de floresta na região do baixo rio Apeú, Amazônia oriental. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

20.
Josiel Carneiro Pinheiro. Estrutura e Valoração de Floresta Ombrófila Densa, Comunidade São Mateus, PA Mojú I e II, Placas - PA. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

21.
Oberdan Muller Moraes das Flores. Utilização de Sensoriamento Remoto para Identificação do Uso da terra no Assentamento de Reforma Agrária São Mateus na Cidade de Santarém - Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, . Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

22.
Nisangela Severino Lopes. Biogeoquímca da liteira em ecossistemas sucessionais na região nordeste do Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

23.
Etiane de Souza Silva. Estrutura fitossociológica e uso tradicional de espécies não madeireiras na áreas de concessão florestal Mamuru-Arapiuns, Pará.. 2011. Dissertação (Mestrado em ciências florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

24.
Amanda Alves Coelho. Estrutura populacional e comercilalização do óleo de Andiroba (Carapa guianensis AUBL.)em área de assentamento no municipio de Santarém ,Pará. 2011. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS FLORESTAIS) - Universidade Federal Rural da Amazônia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

25.
Giovânia de Carvalho Araújo. Ciclagem de nutrientes e processos biogeoquímicos nos sistemas agroflorestais, capoeira e floresta Natural na região do baixo rio Tapajós, Amazonia oriental. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Université du Quebec Montreal _PLUPH. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

26.
Amanda Maria de Sousa Diogenes Ferreira. Processos biogeoquímicos em ecossistemas sucessionais na região do médio rio Apeú,Amazônia oriental. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

27.
Eliane Cristina Soares Ribeiro. Caracterização hidroquímica em dois ecossistemas aquáticos no nordeste paraense. 2009. Dissertação (Mestrado em agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

28.
Ademir Alberto Souto de Jesus. Geoprocessamento aplicado ao mapeamento da estimativa de perda de solos por erosão laminar na bacia hidrográfica do rio Apeú, nordeste do Pará, Amazônia oriental. 2009. Dissertação (Mestrado em agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

29.
Rosigrêde Lima da Silva. Dinâmica da matéria orgânica e relações com propriedades químicas em um latossolo sob diferentes usos da terra na Amazônia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

30.
Roberta da Silva Pinheiro. Influência da variação sazonal e espacial na hidroquímica de ecossistemas aquáticos na Amazonia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

31.
Shislene Rodrigues de Souza. Dinâmica da paisagem na bacia do rio Apeu no baixo rio Inhangapi, Amazônia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

32.
Critiane Formigosa Gadelha da Costa. Processos biogeoquímicos de elementos químicos em ecossistemas florestais no Planalto do Tapajós, Amazônia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

33.
Danielly Caroline Miléo Gonçalves. Palmeiras como reservatório de triatromideos em áreas de ecossistemas alterados por comunidades rurais na região do baixo rio Tapajós, Amazonia oriental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Université du Quebec Montreal _PLUPH. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

34.
Larissa Santos de Almeida. Produtos Florestais Não Madeireiros em uma Floresta Explorada nos Projetos de Assentamento Mojú I e II, no Estado do Pará. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, . Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

35.
Eliane Cristina Soares Ribeiro. Processos biogeoquímicos de metais alcalinos e alcalino-terrosos em ecossistemas florestais no planalto do Tapajós, Amazônia oriental. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

36.
Ademir alberto Souto de Jesus. Geoprocessamento aplicado ao mapeamento da estimativa de perda de solos por erosão laminar na microbacia do rio Apeu, Amazonia oriental. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Insituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

37.
Amir da Silva Lima. Banco de sementes do solo em florestas sucessionais na região nordetes do Pará. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

38.
Ari Sousa da Silva. Performance Silvicultural de Euclyptus pellita F. Muell. em diferentes espaçamentos, Barcarena, Pará. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

39.
Fernando Galvão Rabelo. Composição floristica, esturutura e regeneração de ecossistemas florestais na região esturarina na Amazônia, Amapa, Brasil.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade de New Hamphsire. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

40.
Maristela Machado Araujo. Vegetação e banco de sementes do solo de florestas sucessionais na região do baixo rio Guamá, Benevides, Pará. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Técnica de Dresden. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

41.
Carlos Alberto Correa. Fluxo da liteira e teores de nutrientes em ecossistemas sucessionais e plantados de florestas na Amazônia oriental. 1997. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

42.
João da Luz Freitas. Fenologia de espécies arbóreas tropicais na Ilha do Pará no estuário do rio Amazonas. 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

43.
Luciana Gonçalves Cardoso Creão. Indicadores físico-químicos da qualidade das águas superficiais e subterrâneas, da microbacia do rio capitão pocinho, Capitão Poço PA,. 1982. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

Tese de doutorado
1.
Félix Lelis da Silva. Análise dos indicadores de serviços ambientais aplicados para mensurar custo de oportunidades em propriedades rurais do Município de Moju-pa.. 2016. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Larissa Santos de Almeida. Análise de serviços dos ecossistemas na região do alto rio Curuá-Una, região do médio rio Amazonas. 2015. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

3.
Antonio Lopes dfo Bonfim Neto. Agroecossistemas no contexto da produção de alimentos na região do médio mearim, Maranhão. 2015. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

4.
Diego de Macedo Rodrigues. Artópodes da fauna edáfica associados a agroecossitemas em estabelecimentos agrícolas familiares na Amaônia Oriental. 2015. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

5.
Odineila Martins Monteiro. Biogeoquímica de liteira em monocultivo e sistemas integrados com eucalipto em São Domingos do Araguaia. 2015. Tese (Doutorado em Programa de Pos-Graduação em Ciências Florestais) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

6.
Maristela Marques da Silva. Evolução dos ecossistemas sucessionais e serviços ambientais na região do médio rio Xingu, Amazônia oriental. 2014. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

7.
Valéria Pereira Braz Homci. Vulnerabilidade da microbacia do rio praquiquara, médio apeú, Amazônia Oriental. 2014. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

8.
Ruy Guilherme Correia. PROCESSOS BIOGEOQUÍMICOS, ENTOMOFAUNA E MACROFAUNA EM CULTIVOS DE Swietenia macrophylla (King) NA REGIÃO DO BAIXO RIO CAPIM, AMAZÔNIA ORIENTAL,. 2014. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

9.
Klewton Adriano Oliveira Pinheiro. Manutenção da cobertura florestal e seleção de espécie com potencial para fornecimento de uma produção sustentável de madeira. 2012. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

10.
Francymary da Silva Carneiro. Resiliência ecossistemas florestais explorados na Amazônia oriental .. 2012. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

11.
Paulo Pontes Araujo. Avaliação dos compostos nitrogenados no aquífero livre em agroecossistemas de citros no alto rio Capitão Pocinho, Amazônia oriental,. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

12.
Diego de Macedo Rodrigues. Serviços de ecossistemas e manejo sustentável em agroecossistemas na Amazônia oriental. 2011. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

13.
Heriberto Wagner Amanajás Pena. Modelagem da conversão de ecossistemas na região do baixo rio Moju, Amazonia oriental. 2010. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazonia, . Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

14.
Valeria Homci. Natureza e sustentabilidade de recursos hidricos nos domínios da bacia do rio Apeu, Amazônia oriental. 2010. Tese (Doutorado em ciencias agrárias) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

15.
Masaaki Yamada. Socioeconomic and ecological characteristics of the agroforestry systems in the Lower Acará river, eastern Amazonia, Brazil. 1999. Tese (Doutorado em Ecology & Conservation) - School of Forest Resources and Conservation_University of Florida, National Geographic Society. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

16.
Charles Kenneth Smith. Plant induced changes of soil carbon and nitrogen dynamics in lowland Amazonia, Brazil. 1996. Tese (Doutorado em Ecology & Conservation) - School of Forest Resources and Conservation_University of Florida, United States Department of Agriculture_Forest Service. Coorientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

Supervisão de pós-doutorado
1.
Lívia Gabrig Turbay Rangel Vasconcelos. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Iracema Maria Castro Coimbra Cordeiro. 2015. Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Francisco de Assis OLIVEIRA.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
John da Silva Araujo. Armazenamento de Liteira em diferentes ecossistemas florestais e agroecossistemas na região de Belém, Amazonia oriental. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Máteria Orgânica em Ambientes Tropicais) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Simone Penante de Lima. Armazenamento da liteira em diferentes ecossistemas na mesorregião de Belem, Amazonia oriental. 2000. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Mareria Organica em Ambientes Tropicais) - Universidade Federal Rural da Amazonia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

3.
Iracema Maria Castro Coimbra Cordeiro. Performance Diferencial de Crescimento de Schizolobium amazonicum Huber & Ducke em sitios degrados sob diferentes regimes de preparação de área na microrregião do Guamá, Aurora do Pará, Brasil. 1999. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Recupraçao e Manejo de Áreas Degradadas) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ruan Silva de Oliveira. Estoque de massa seca e nutrientes de liteira em áreas submetidas a diferentes técnicas de restauração florestal, Paragominas, Pará,Orientador. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Juliana Machado Lima. Acúmulo sazonal de liteira em ecossistema sucessional no baixo Guamá.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

3.
Jonatas Silva Costa. Acúmulo da liteira em áreas sob diferentes métodos de restauração de áreas degradadas por mineração em Paragominas,Pará. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

Iniciação científica
1.
Juliana Cristina Machado Lima. Estoque da matriz biogeoquímica em ecossistemas sucessionais na Amazônia Oriental. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

2.
Tainara Miranda da Siva. Determinação de atributos físicos de serrapileira deposicional em floresta sucessional no município de Igarapé-Açu.. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

3.
Greiziany Soares Paulino. Análise de desempenho de sustentabilidade através de estudos de processos biogeoquímicos da liteira deposicional em diferentes ecossistemas da Amazônia oriental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

4.
Ruan Silva de Almeida. Análise de performance de sustentabilidade através de estudos de processos biogeoquímicos da liteira deposicional em diferentes ecossistemas da Amazônia oriental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

5.
Cristiane Formigosa Gadelha da Costa. Dinâmica de fósforo total (P) em duas microbacias hidrográficas localizadas na região do alto rio Uraim, Amazônia oriental.. 2011. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

6.
Cristiane Formigosa Gadelha Costa. Dinâmica de fósforo (P) total em duas microbacias hidrográficas na região do alto rio Uraim, Amazônia. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

7.
Katiane Raquel Mendes de Barros. Processo de fluxo da liteira e elenmentos químicos no ecossistema sucessional de floresta na região do médio Apeú, Amazônia oriental. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

8.
Arivaldo Junielson Oliveira de Brito. Biogeoquímica comparativa de ecossistemas sucessionais na Amazônia oriental. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

9.
Augusto Roberto Assunção Caballéro. Biogeoquimica comparativa de agroecossistemas na Amazônia oriental. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

10.
katiane Raquel Mendes Barros. Processo de fluxo da liteira e elementos químicos na ecossistemas sucessionais. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

11.
Felipe Ferreira Borges. Geoestatística aplicada ao estudo dos modelos de dispersão de elementos químicos no solo e sua correlação com o processo de produção primária. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal Rural da Amazonia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.

Orientações de outra natureza
1.
Anna Carolina da Silva do Espirito Santo. Análise de performace de sustentabilidade através de estudos de processos biogeoquímicos da liteira deposicional em diferentes ecossistemas da Amazônia oriental. 2012. Orientação de outra natureza. (Ciencias Florestais ) - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Francisco de Assis OLIVEIRA.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS2015PEREIRA, BRUNO WENDELL DE FREITAS ; MACIEL, Maria de Nazaré Martins ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; SILVA, HUGO AMANCIO SALES ; BRAGA, THAIS GLEICE MARTINS ; FIGUEIREDO, DEIVISSON BACHA . Estrutura da paisagem da bacia hidrográfica do rio Peixe-Boi com base na fragmentação da vegetação. Revista de Ciências Agrárias / Amazonian Journal of Agricultural and Environmental Sciences, v. 58, p. 159-167, 2015.

2.
Araújo, Giovânia Carvalho2012Araújo, Giovânia Carvalho ; OLIVEIRA JUNIOR, RAIMUNDO COSME DE ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; GAMA, JOÃO RICARDO DE VASCONCELLOS ; Gonçalves, Danielly Caroline Miléo ; Almeida, Larissa Santos de . Comparação entre floresta primária e secundária com ocorrência de Attalea maripa (Aubl.) Mart.: estudo de caso na Amazônia Oriental . Floresta e Ambiente, v. 19, p. 325-335, 2012.

3.
SCHMIDT, JOHN PAUL2017SCHMIDT, JOHN PAUL ; Markewitz, Daniel ; OLIVEIRA, FRANCISCO DE ASSIS ; SILA, ANDREW ; JOSLIN, AARON HOYT . Using vNIR spectroscopy to assess changes in Ultisols of Pará State, Brazil. GEODERMA REGIONAL, v. 11, p. 71-77, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:14:21