Ileana María Rosa Greca

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0806261613585896
  • Última atualização do currículo em 17/01/2018


possui graduação em Profesorado En Matemática Física y Cosmografía pelo Instituto Nacional Superior Del Profesorado de Paraná (1986), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é professor visitante da Universidade Federal da Bahia, e revisor dos periódicos Science & Education (Dordrecht), Ciência e Educação (UNESP) , e Investigações em Ensino de Ciências (Online). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: representações mentais, , referenciais teóricos e metodologicos para a pesquisa em ensino de ciencias, introduçao de topicos de fisica moderna-- mecanica quantica e relatividade-- , sostenibilidade e estudo e implementaçao de comunidades de pratica para o desenvolvimento profissional docente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ileana María Rosa Greca
Nome em citações bibliográficas
GRECA, I. M.;Greca, Ileana M.;GRECA ILEANA MARÍA;GRECA, ILEANA MAR?A;GRECA, ILEANA MARÍA


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Construindo significados em Mecãnica Quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de Física Geral, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: mecânica Quântica; Dificulades na aprendizagem; Física geral; Abordagem não tradicional; modelos mentais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral / Especialidade: Física Clássica e Física Quântica; Mecânica e Campos.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva.
Setores de atividade: Educação; Outros Setores.
1993 - 1995
Mestrado em Física.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Tipos de representações mentais - modelos, proposições e imagens - utilizadas por estudantes de Física Geral sobre o conceito de campo electromagnético,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Marco Antonio Moreira.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Representações mentais; modelos mentais; campo electromagnético; Dificulades na aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva / Especialidade: Modelos Mentais.
Setores de atividade: Educação.
1982 - 1986
Graduação em Profesorado En Matemática Física y Cosmografía.
Instituto Nacional Superior Del Profesorado de Paraná, INSP, Argentina.




Atuação Profissional



Universidad de Burgos, UBU, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor ajudante odutor, Regime: Dedicação exclusiva.


Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

1/2001 - 7/2001
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Física, Departamento de Física Geral e Experimental.

Linhas de pesquisa
Física Geral e Experimental

Universidad de Burgos, UB, Espanha.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Profesor Ayudante Doctor, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Escuela Politécnica Superior, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

Atividades

08/2008 - Atual
Ensino, Ingeniería Técnica de Obras Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física
09/2007 - 12/2007
Ensino, Ingeniería de Caminos, canales y Puertos, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos matemáticos de la Ingeniería
3/2000 - 8/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Universidad de Burgos, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Ciências
7/1999 - 8/2004
Ensino, Programa Internacional de Doctorado En Enseñanza d, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Representaciones mentales y la enseñanza de las Ciencias
Aprendizaje de conceptos y la enseñanza de las Ciencias
7/1999 - 8/2004
Ensino, Programa Internacional de Doctorado En Enseñanza d, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Representaciones mentales y aprendizaje de conceptos científicos (1999-2000; 2001-2002;2002-2003)

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professor visitante, Carga horária: 0
Outras informações
Desenvolvo projetos de pesquisa em colaboração com docentes do mestrado e do doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS) assim como tenho ministardo disciplinas de metodologia e palestras sobre a pesquisa em ensino de cianecias nesse programa.

Atividades

4/2001 - Atual
Ensino, Mestrado Em Ensino Filosofia e História das Ciênci, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de pesquisa em ensino de Cièncias ( 1/2001- 20 horas aula)
Teorías e modelos de aprendizagem (1/2004, 20 horas aula)
Referencias teóricos e Metodologia da pesquisa em Educaçao científica (2/2007-- 32 horas aula)
3/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física Geral.

Linhas de pesquisa
Ensino de Física

Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Porfessor do DINTER

Atividades

2008 - Atual
Ensino, DINTER, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia de pesqusia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

4/2003 - 8/2004
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumentação para laboratório I
Instrumentação para laboratório II
Seminários Tópicos II
3/2003 - 8/2004
Ensino, Mestrado Professionalizante Em Ensino de Física, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos de Física Moderna e Contemporânea
8/2002 - 8/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Física, Departamento de Física.

Linhas de pesquisa
Ensino de Física
8/2002 - 3/2003
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos em ensino de Física
Instrumentação para laboratório I

Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 40

Atividades

8/2001 - 8/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Campus Canoas.

8/2001 - 8/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós Graduação Em Ensino de Ciências e Matemática, Campus Canoas.

Cargo ou função
Membro de comissão.
4/2002 - 7/2002
Ensino, Educação Matemática, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Fundamentos metodológicos para a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática
3/2002 - 7/2002
Ensino, Mestrado Em Ensino de Ciências e Matematica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorías de Ensino e Aprendizagem para o ensino de Ciências e Matemática
Perspectivas atuais da pesquissa em Ensino de Ciências e Matemática
3/2002 - 7/2002
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física Geral I
Física III
8/2001 - 12/2001
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física III
Física Geral II

Escuela Normal Nacional Superior Alejandro Carbó, ENNSAC, Argentina.
Vínculo institucional

1987 - 1995
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular do nível médio, Carga horária: 30
Outras informações
Durante este período exerci funções como professora do nível médio.

Vínculo institucional

1991 - 1993
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor da carreira de Magistério, Carga horária: 6
Outras informações
Durante este período exerci funções como professora do curso de Magistério (formação de professores do nível fundamental)

Atividades

03/1987 - 03/1993
Ensino,

Disciplinas ministradas
Física
Matematica


Linhas de pesquisa


1.
Física Geral e Experimental
2.
Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática
3.
Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências e Matemática
4.
Ensino de Ciências
5.
Ensino de Física
6.
Ensino de Física


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Enseñanza de ciencias en Primaria mediante propuestas indagatorias e interdisciplinares STEAM: influencia en el desarrollo de competencias y viabilidad de Comunidad Virtual de Práctica para Maestros
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ileana María Rosa Greca - Coordenador / Jesús Menezes Villagrá - Integrante.Financiador(es): Ministerio de Economía y Competitividad - Auxílio financeiro.
2017 - Atual
BOTSTEM Project ( roBoTics and STEM education for children and primary schools)
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
SÁBADOS DE CIENCIAS
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Ileana María Rosa Greca - Coordenador / Jesús Menezes Villagrá - Integrante.
2014 - Atual
Inquiry in Science Primary Education: Feasibility Study of its Introduction at Schools
Descrição: Este projeto visa estudar a problematica relacioanda com a introduçao do ensino de cièncias no primeiro grau e desenvolver materail didatico apropiado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Seguimiento y análisis de tutorías PAT en titulaciones de la UBU
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Conexión desarrollo científico actual y transferencia educativa. Un ejemplo: El paleomagnetismo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Ciências na transição do século: conceitos, práticas e historicidade
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Comunidade virtusl de Prática. Investigando uma ferramenta para o desenvolvimento profissional de professores de biologia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2005
o que é um gene? Um estudo filosófico e empírico de um conceito central no pensamento biológico e no ensino de Biologia
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2003 - 2004
Modelizaçao no ensino de Física. estudo do processo de formalizaçao e de estratégias didáticas facilitadoras
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2003
Uso de modelos de simulaçao para o ensino de ciencias em nivel médio e universitário
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2006 - Atual
Periódico: Rev Electrónica de Inv.en Educación en Ciencias (ISBN 1850-6666)
2002 - 2005
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
1996 - 2005
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)


Revisor de periódico


2006 - Atual
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (Online)
2004 - Atual
Periódico: Science & Education (Dordrecht)
2004 - Atual
Periódico: Ciência e Educação (UNESP)
2000 - 2004
Periódico: Caderno Catarinense de Ensino de Física
2001 - 2004
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo)
2006 - Atual
Periódico: REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias
2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:5
Total de citações:81
Fator H:4
Greca, I  Data: 13/06/2012

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:113
Greca, I. M.., Greca, Ileana María; Greca, Ileana M.-- índice H=5  Data: 13/06/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
ORTIZ-REVILLA, J.2018ORTIZ-REVILLA, J. ; GRECA, I. M. . PROPUESTA DE UNA PROGRAMACIÓN DIDÁCTICA DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA EN EDUCACIÓN PRIMARIA A TRAVÉS DE LA INDAGACIÓN CIENTÍFICA. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 5341, 2018.

2.
ARRIASSECQ, Irene2017ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, ILEANA MARÍA ; CAYUL, ESTHER ELISABET . Teaching-learning sequences based on research results: proposal of a theoretical framework to addres Special Relativity Theory. Ensenanza de Las Ciencias, v. 35, p. 133, 2017.

3.
Greca, Ileana M.2017Greca, Ileana M.; HERRERO, E. J. . Propuesta para la enseñanza de Ciencias Naturales en Educación Primaria en un aula inclusiva.. REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 14, p. 385-397, 2017.

4.
Toma, R. D.2017Toma, R. D. ; Greca, Ileana M. ; VILLAGRÁ, Jesús Menezes . Dificultades de maestros en formación inicial para diseñar unidades didácticas usando la metodología de indagación. REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS, v. 14, p. 442-457, 2017.

5.
Greca, Ileana M.2017Greca, Ileana M.; VILLAGRÁ, Jesús Menezes ; María Diez Ojeda . La formación en ciencias de los estudiantes del grado en maestro de Educación Primaria. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 16, p. 231-256, 2017.

6.
ORTIZ-REVILLA, J.2017ORTIZ-REVILLA, J. ; GRECA, I. M. . Diseño, aplicación y evaluación de una propuesta de enseñanza de electricidad y magnetismo mediante indagación para la escuela. REVISTA DE ENSEÑANZA DE LA FÍSICA, v. 29, p. 25, 2017.

7.
Greca, Ileana M.2016Greca, Ileana M.. Tercer espacio discursivo para aunar teoría y práctica en la enseñanza de las ciencias durante la formación en el Grado de Maestro en Educación Primaria. Investigación en la Escuela, v. 88, p. 1-14, 2016.

8.
Greca, Ileana M.2016Greca, Ileana M.. Supporting pre-service elementary teachers in their understanding of inquiry teaching through the construction of a third discursive space. International Journal of Science Education, v. 38, p. 791-813, 2016.

9.
TEIXEIRA, E. S.2015TEIXEIRA, E. S. ; FREIRE JR, Olival ; GRECA, I. M. . : La Enseñanza de la Gravitación Universal de Newton Orientada por la Historia y Filosofía de la Ciencia: Una Propuesta Didáctica enfocada en la Argumentación. Enseñanza de las Ciencias, v. 33, p. 205-225, 2015.

10.
Greca, Ileana M.2015Greca, Ileana M.; EL-HANI, C. . Docentes e investigadores en comunidades virtuales de práctica para el desarrollo profesional docente y la mejoría de la enseñanza de las ciencias. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, p. 7-18, 2015.

11.
SEOANE, EUGENIA2015SEOANE, EUGENIA ; ARRIASSECQ, Irene ; Greca, Ileana M. . Simulaciones computacionales: un análisis fenomenográfico. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, p. 289-296, 2015.

12.
Casado Muñoz, R.2014Casado Muñoz, R. ; GRECA, I. M. ; TRICIO, V. ; Collado Fernández, M. ; PALMA, A. M. L. . Impacto de un Plan de Acción Tutorial universitario: resultados académicos, implicación y satisfacción. REDU Revista de Docencia Universitaria, v. 12, p. 323-342, 2014.

13.
Greca, Ileana M.2014Greca, Ileana M.; SEOANE, EUGENIA ; ARRIASSECQ, Irene . Epistemological Issues Concerning Computer Simulations in Science and Their Implications for Science Education. Science & Education (Dordrecht), v. 23, p. 897-921, 2014.

14.
GRECA, I. M.2014GRECA, I. M.; FREIRE JR, Olival . Teaching introductory quantum physics and chemistry: caveats from the history of science and science teaching to the training of modern chemists. Chemistry Education. Research and Practice in Europe, v. 15, p. 286, 2014.

15.
Postigo Fernández, D.2014Postigo Fernández, D. ; Greca, Ileana M. . Uso de la metodología de la indagación para la enseñanza de nociones sobre fuerzas en primer ciclo de la escuela primaria. Revista de Enseñanza de la Física, v. 26, p. Extra-, 2014.

16.
Greca, Ileana M.2014Greca, Ileana M.. Ulrich Meyer: The Nature of Time. Science & Education (Dordrecht), v. 23, p. 2161-2162, 2014.

17.
EL-HANI, C.2013EL-HANI, C. ; GRECA, I. M. . COMPRATICA: A VIRTUAL COMMUNITY OF PRACTICE FOR PROMOTING BIOLOGY TEACHERS? PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN BRAZIL. Research in Science Education, v. 43, p. 1327?1352, 2013.

18.
FREIRE JR, Olival2013FREIRE JR, Olival ; GRECA, I. M. . Informação e Teoria quântica. Scientiae Studia (USP), v. 11, p. 11-33, 2013.

19.
GRECA, I. M.2013GRECA, I. M.; SANTOS, F. M. T. . Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000.. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 19, p. 15-33, 2013.

20.
ATAIDE, A. R. P.2013ATAIDE, A. R. P. ; GRECA, I. M. . Estudo exploratório sobre as relações entre conhecimento conceitual, domínio de técnicas matemáticas e resolução de problemas em estudantes de licenciatura em Física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, p. 209-233, 2013.

21.
GRECA, I. M.2013GRECA, I. M.; Brandao, Alessandra G. ; Carvalho, V. ; Souto Dias, A. . Currículo inovador para a formação de professores em Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 538-53, 2013.

22.
TEIXEIRA, E. S.2012TEIXEIRA, E. S. ; GRECA, I. M. ; FREIRE JR, Olival . The history and Phylosophy of Science in Physics teaching: a reearch synthesis of didactic interventions. Science & Education (Dordrecht), v. 21, p. 771-796, 2012.

23.
ARRIASSECQ, Irene2012ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . A teaching learning sequence for the Special Relativity Theory at High School level historycally and epistemologically contextualized. Science & Education (Dordrecht), v. 21, p. 827-852, 2012.

24.
ATAIDE, A. R. P.2012ATAIDE, A. R. P. ; GRECA, I. M. . Epistemic views of the relationship between physics and mathematics: its influence on the approach of undergraduate students to problem solving. Science & Education (Dordrecht), v. --, p. On Line First, 2012.

25.
EL-HANI, C.2011EL-HANI, C. ; GRECA, I. M. . PARTICIPAÇÃO EM UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE PRÁTICA DESENHADA COMO MEIO DE DIMINUIR A LACUNA PESQUISA-PRÁTICA NA EDUCAÇÃO EM BIOLOGIA. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 579-601, 2011.

26.
TEIXEIRA, E. S.2010TEIXEIRA, E. S. ; SILVA NETO, C. P. ; FREIRE JR, Olival ; GRECA, I. M. . A CONSTRUÇÃO DE UMA ARGUMENTAÇÃO SOBRE A SÍNTESE NEWTONIANA A PARTIR DE ATIVIDADES EM GRUPOS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15, p. 61-95, 2010.

27.
GRECA, I. M.2009GRECA, I. M.; EDWARDS, M. S. . Por qué enseñar inter y trasndisciplinariedade? Aproximando una visión más auténtica de la ciencia a la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3218-3221, 2009.

28.
EDWARDS, M. S.2009EDWARDS, M. S. ; GRECA, I. M. . El tratamiento de la sostenibilidad en los libros de texto: Ayuda u obstáculo para avanzar en ese sentido?. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra-, p. 2250-2255, 2009.

29.
ARRIASSECQ, Irene2009ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . La Teoría especial de la Relatividad: secuencia de enseñanza aprendizaje para el nivel de enseñanza secundaria. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2107-2111, 2009.

30.
GARCÍA, Jesús María2008GARCÍA, Jesús María ; GRECA, I. M. ; VILLAGRÁ, Jesús Menezes . Comunidades virtuales de práctica para el desarrollo profesional docente en enseñanza de las ciencias. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 10, 2008.

31.
ARRIASSECQ, Irene2007ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Approaches to the teaching of Special Relativity Theory in high school and university textbooks of Argentina. Science & Education (Dordrecht), Netherlands, v. 16, n.1, p. 65-86, 2007.

32.
ARRIASSECQ, Irene2006ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . INTRODUCCIÓN DE LA TEORÍA DE LA RELATIVIDAD ESPECIAL EN EL NIVEL MEDIO /POLIMODAL DE ENSEÑANZA: IDENTIFICACIÓN DE TEOREMAS - EN - ACTO Y DETERMINACIÓN DE OBJETIVOS ? OBSTÁCULO. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 11, n.2, 2006.

33.
LOBATO, Teresa2005LOBATO, Teresa ; CALDEIRA, Helena ; GRECA, I. M. . Mecânica Quântica no Secundário. Gazeta de Física, Lisboa, v. 28, n.2, p. 30-35, 2005.

34.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos2005SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; GRECA, I. M. . Promovendo aprendizagem de conceitos e de representaç4oes pictóricas em Química com uma ferramenta computacional. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 4, n.1, 2005.

35.
FANARO, Maria de Los Angeles2005FANARO, Maria de Los Angeles ; OTERO, Maria Rita ; GRECA, I. M. . Las imágenes en los materiales educativos: las ideas de los profesores. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 4, n.2, 2005.

36.
LOBATO, Teresa2005LOBATO, Teresa ; GRECA, I. M. . Análise da inserção de conteúdos de Teoria Quântica nos currículos de Física do ensino médio. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, 2005.

37.
ARRIASSECQ, Irene2005ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Análisis de aspectos relevantes para el abordaje de la Teoría de la Relatividad Especial en el nivel polimodal desde una perspectiva contextualizada histórica y epistemológicamente (Parte 1).. Revista de Enseñanza de la Física, v. 18, n.1, p. 17-28, 2005.

38.
GRECA, I. M.2005GRECA, I. M.; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Dificuldades da generalização das estratégias de modelaçao em Ciências: o caso da Física e da Química. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 10, n.1, 2005.

39.
ARRIASSECQ, Irene2005ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Análisis de aspectos relevantes para el abordaje de la TER en el nivel polimodal desde una perspectiva contextualizada histórica y epistemológicamente (Parte 2). Revista de Enseñanza de la Física, v. 18, n.2, 2005.

40.
GARCÍA, Jesús María2005GARCÍA, Jesús María ; GRECA, I. M. ; VILLAGRÁ, Jesús Menezes . Las comunidades virtuales de práctica para el desarrollo profesional docente en Enseñanza de las Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. número, n.extra, p. 1-6, 2005.

41.
FANARO, Maria de Los Angeles2005FANARO, Maria de Los Angeles ; OTERO, Rita ; GRECA, I. M. . Qué idea tienen los profesores acerca de las imágenes en los materiales educativos?. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. número, n.extra, p. 1-6, 2005.

42.
GRECA, I. M.2005GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Superposição linear em ensino de Mecânica Quàntica. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 5, p. 61-77, 2005.

43.
SERRANO, A.2004SERRANO, A. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; GRECA, I. M. . Teaching ionic solvation structure with a Monte Carlo Liquid simulation program. Journal of Chemical Education, v. 81, n.9, p. 1322-1329, 2004.

44.
MICHEL, R.2004MICHEL, R. ; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; GRECA, I. M. . Uma busca na Internet por ferramentas para a Educação Química no ensino médio. Química Nova na Escola, v. 19, n.maio, p. 10-14, 2004.

45.
OTERO, Maria Rita2004OTERO, Maria Rita ; GRECA, I. M. . Las imágenes en los textos de Física: entre el optimismo y la prudencia. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n.1, p. 37-67, 2004.

46.
ARRIASSECQ, Irene2004ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Enseñanza de la Teoría de la Relatividad Especial en el ciclo polimodal: dificultades manifestadas por los docentes y textos de uso habitual.. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 3, n.2, 2004.

47.
GRECA, I. M.2004GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Do saber fazer ao saber dizer: uma análise do papel da resolução de problemas na aprendizagem conceitual de Física. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 5, n.1, 2004.

48.
GRECA, I. M.2004GRECA, I. M.; FREIRE JR, Olival . A crítica forte da Ciência e implicações para a educação em Ciências. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v. 10, n.3, 2004.

49.
GRECA, I. M.2003 GRECA, I. M.; FREIRE JÚNIOR, O. . Does the emphases in the concept of quantum states enhance students'understanding of Quantum Mechanics?. Science & Education (Dordrecht), v. 12, n.5-6, p. 541-557, 2003.

50.
OTERO, Rita2003OTERO, Rita ; GRECA, I. M. ; SILVEIRA, Fernando L da . Imágenes visuales en el aula y rendimiento escolar en Fìsica. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 2, n.1, 2003.

51.
RIBEIRO, A. A.2003RIBEIRO, A. A. ; GRECA, I. M. . Simulações computacionais e ferramentas de modelização em Educação Quìmica: uma revisão da literatura publicada. Química Nova, São Paulo, v. 26, n.4, p. 542-549, 2003.

52.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos2003SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; GRECA, I. M. ; ANDRADE NETO, A. S. . Uso do software DICEWIN na Química Geral. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 58-69, 2003.

53.
MOREIRA, Marco Antonio2003MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Cambio conceptual: análisis crítico y propuesta a la luz de la teoría del aprendizaje significativo. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v. 9, n.2, 2003.

54.
GRECA, I. M.2002 GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Mental, physical and mathematical models in the teaching and learning of physics. Science Education, v. 86, p. 106-121, 2002.

55.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Construyendo significados en Mecánica Cuántica: fundamentación y resultados de una propuesta innovadora para su introducción en el nivel univeritario. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 20, n.2, p. 327-338, 2002.

56.
ARRIASSECQ, Irene2002ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Algunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la Teoría de la Relatividad Especial en el nivel medio y polimodal. Ciência e Educação (UNESP), São Paulo, v. 8, n.1, p. 55-70, 2002.

57.
OTERO, Rita2002OTERO, Rita ; MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . El uso de imágenes en textos de Física para la enseñanza secundaria y universitaria. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 7, n.2, 2002.

58.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Além da detecção de modelos mentais dos estudantes. Uma proposta representacional integradora. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 7, n.1, 2002.

59.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.; COSTA, S. S. C. ; MOREIRA, Marco Antonio . Análise descritiva e crítica dos trabalhos de pesquisa submetidos ao III ENPEC. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 2, n.1, p. 60-65, 2002.

60.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.. Discutindo aspetos metodológicos da pesquisa em ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 2, n.1, p. 74-83, 2002.

61.
MOREIRA, Marco Antonio2002MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. ; PALMERO, Ma Luz Rodríguez . Modelos mentales y modelos conceptuales en la enseñanza/aprendizaje de las Ciencias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 2, n.3, p. 36-56, 2002.

62.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.. Construyendo significados en Mecánica Cuántica: resultados de una propuesta aplicada a estudiantes de Física General. Enseñanza de las Ciencias, v. 20, p. 179-180, 2002.

63.
GRECA, I. M.2001GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Uma revisão da literatura sobre estudos relativos ao ensino de Mecânica Quântica Indrodutória. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 6, n.1, p. 1-29, 2001.

64.
GRECA, I. M.2001GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . O uso da análise multidimensional na pesquisa em Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Porto Alegre, v. 1, n.3, p. 99-110, 2001.

65.
GRECA, I. M.2001GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio ; HERSCOVITZ, Victoria e . Uma proposta para o ensino de Mecânica Quântica.. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), Porto Alegre, v. 1, n.23, p. 444-457, 2001.

66.
GRECA, I. M.2000GRECA, I. M.. Es posible hacer comprensible la Mecánica Cuántica?. Revista de Enseñanza de la Física, Córdoba, v. 13, n.2, p. 13-19, 2000.

67.
GRECA, I. M.2000 GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Mental models, conceptual models, and modelling. International Journal of Science Education, Londres, v. 22, n.1, p. 1-11, 2000.

68.
GRECA, I. M.1998GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Modelos mentales, modelos conceptules y modelización. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n.2, p. 107-120, 1998.

69.
GRECA, I. M.1998 GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Modelos mentales y aprendizaje de Física en Electricidad y Magnetismo. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 16, n.2, p. 289-303, 1998.

70.
GRECA, I. M.1997 GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . The kinds of mental representations - models, propositions and images - used by college physics students regarding the concept of field. International Journal of Science Education, Londres, v. 19, n.6, p. 711-724, 1997.

71.
GRECA, I. M.1996GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Un estudio piloto sobre representaciones mentales - imágenes, proposiciones y modelos mentales - respecto del concepto de campo electromagnético en alumnos de Física general, estudiantes de postgrado y físicos profesionales.. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 1, n.1, p. 95-108, 1996.

72.
MOREIRA, Marco Antonio1996MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Concept mapping and mental models. Meaningful Learning Forum, v. 1, n.1, p. 1-25, 1996.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FREIRE JR, Olival (Org.) ; Greca, Ileana M. (Org.) ; EL-HANI, C. (Org.) . Ciências na transição dos séculos : conceitos, práticas e historicidade. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2014. v. 1. 328p .

2.
SANTOS, F. M. T. (Org.) ; GRECA, I. M. (Org.) . A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. 2. ed. Ijuí: UNIJUI, 2011. v. 1. 440p .

3.
Casado Muñoz, R. ; Collado Fernández, M. ; GRECA, I. M. ; Lara Palma, A. M. ; TRICIO, V. . GUÍA de apoyo a los tutores. Burgos: Universidad de Burgos-- Servicio de publicaciones, 2010. v. 1. 52p .

4.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos (Org.) ; GRECA, I. M. (Org.) . A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. v. 1. 440p .

5.
MOREIRA, Marco Antonio (Org.) ; GRECA, I. M. (Org.) . Sobre cambio conceptual, obstáculos representacionales, modelos mentales, esquemas de asimilación y campos conceptuales.. 1. ed. Porto Alegre: Instituto de Física-- UFRGS, 2004. v. 1. 121p .

6.
MOREIRA, Marco Antonio (Org.) ; GRECA, I. M. (Org.) ; COSTA, S. C. (Org.) . Atas do III Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Porto Alegre: IF-UFRGS, 2001. v. 1.

Capítulos de livros publicados
1.
Greca, Ileana M.; ATAIDE, A. R. P. . The Influence of Epistemic Views About the Relationship Between Physics and Mathematics in Understanding Physics Concepts and Problem Solving.. In: Tomasz Greczyło ? Ewa Dębowska. (Org.). Springer Proceedings in Physics 190 Key Competences in Physics Teaching and Learning Selected Contributions from the International Conference GIREP EPEC 2015, Wrocław Poland, 6?10 July 2015. 1ed.: Springer, 2017, v. , p. 55-66.

2.
GRECA, I. M.; FREIRE JR, Olival . Meeting the challenge: Quantum Physics in introductory physics courses. In: Matthwes, Michael R.. (Org.). Handbook on History, Philosophy and Science Teaching Research. 1ed.New York: Springer Dordrecht Heidelberg New York London, 2014, v. 1, p. 183-210.

3.
FREIRE JR, Olival ; Greca, Ileana M. ; EL-HANI, C. . Apresentação Ciências na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade. In: Olival Freire Jr.; Ileana M. greca; Charbel N. El-Hani. (Org.). Ciências na transição dos séculos: conceitos, práticas e historicidade. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 7-28.

4.
FREIRE JR, Olival ; Greca, Ileana M. . Informação e Teoria Quântica. In: Olival Freire Jr.; Ileana M. Greca; Charbel N. El-Hani. (Org.). Ciências na transição dos séculos : conceitos, práticas e historicidade. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2014, v. 1, p. 29-56.

5.
TEIXEIRA, E. S. ; GRECA, I. M. ; FREIRE JR, Olival . Uma revisão sistemática das pesquisas publicadas no Brasil sobre o uso didático de História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física. In: Luiz O. Q. Peduzzi; André Ferrer P. Martins; Juliana M. Hidalgo Ferreira. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed.Natal: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012, v. 1, p. 9-40.

6.
GRECA, I. M.; SANTOS, F. M. T. . : Research methods in Science Education in Latin America: How we are carrying out research in this last decade.. The World of Science Education. : , 2011, v. , p. -.

7.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Teaching and learning the Special Relativity Theory at high school level.. Education in a Competitive and Globalizing World. New York: Nova Publishers, 2010, v. , p. -.

8.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . La integración de modelos mentales y esquemas de asimilación para la comprensión de procesos de aprendizaje significativo. In: Ma. Luz Rodríguez Palmero. (Org.). La teoría del aprendizaje significativo en la perspectiva de la Psicología Cognitiva. Barcelona: Octaedro, 2008, v. 1, p. 133-158.

9.
GRECA, I. M.. Algumas metodologias para o estudo de modelos mentais. In: Flavia maría Teixeira dos Santos; Ileana M. Greca. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2006, v. 1, p. 391-428.

10.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Integrando modelos mentales y esquemas de asimilación. Un referencial posible para la investigación en enseñanza de las ciencias?. In: Marco Antonio Moreira. (Org.). La teoría de los campos conceptuales de Vergnaud, la enseñanza de las ciencias y la investigación en el área. 1ed.Porto Alegre: Instituto de Física, 2004, v. 1, p. 67-92.

11.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Obstáculos representacionales mentales en el aprendizaje de conceptos cuánticos. In: Marco Antonio Moreira; Ileana María Greca. (Org.). Sobre cambio conceptual, obstáculos representacionales, modelos mentales, esquemas de asimilación y campos conceptuales.. 1ed.Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004, v. 1, p. 26-43.

12.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. ; PALMERO, Ma Luz Rodríguez . Modelos mentales y modelos conceptuales en la enseñanza-aprendizaje de las ciencias. In: Marco Antonio Moreira; Ileana María Greca. (Org.). Sobre cambio conceptual, obstáculos represesntacionales, modelos emntales, esquemas de asimilación y campos conceptuales. 1ed.Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2004, v. 1, p. 44-66.

13.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Cambio conceptual: análisis crítico y propuestas a la luz de la teoría del aprendizaje significativo.. In: Marco Antonio Moreira; Ileana María Greca. (Org.). Sobre cambio conceptual, obstáculos representacionales, modelos mentales, esquemas de asimilación y campos conceptuales. 1ed.Porto Alegre: Instituto de Física. UFRGS, 2004, v. 1, p. 7-25.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRECA, I. M.. The influence of epistemic views about the relationship between physics and mathematics in understanding physics concepts and problem solving. In: GIREP-EPEC CONFERENCE, 2015, Wroclaw, Polland. GIREP-EPEC CONFERENCE, 2015.

2.
TOMA, R. B. ; GRECA, I. M. . Enseñanza de las Ciencias naturales a través de la metodología de indagación: un estudio de las unidades didácticas elaboradas por el alumnado del grado en maestro de educación primaria. In: V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2015, Burgos, Espanha. Actas del V Encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2015.

3.
GRECA, I. M.. Pre-service curriculum for elementary science teaching by inquiry. In: International Conference ?Engaging Pedagogy for Science Education? organized in the frameworks of the project ?Teamwork, Training and Technology Network?, EC under LLP, ref. No 540029-LLP-1-2013-1-IT-COMENIUS-CNW, 2015, Sevilla, Espanha. Proceedings of. ., 2015.

4.
ESCUDERO, L. M. ; Greca, Ileana M. . Secuencia por cambio conceptual para nutrición en Enseñanza Primaria Obligatoria. In: II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2014), 2014, Vigo, Espanha. La enseñanza de las Ciencias: desafios y perspectivas, 2014. v. 1. p. 353-357.

5.
SEOANE, EUGENIA ; ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . La noción de simulación computacional en investigadores novatos. In: II Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2014), 2014, Vigo. Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias., 2014. p. 29-33.

6.
SEOANE, EUGENIA ; ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Implicancias epistemológicas en la utilización de simulaciones computacionales en diversas disciplinas científicas?.,. In: VIII Reunião Latino-Americana sobre Ensino de Física, 2014, Salvador. Atas da, 2014.

7.
ATAIDE, A. R. P. ; GRECA, I. M. . Teoremas em ação relativos ao conceito de calor na resolução de problemas. In: : I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2012, Vigo, Espanha. Actas del . ., 2012.

8.
GRECA, I. M.; Brandao, Alessandra G. . Currículo inovador para a formação de professores em Ciências da Natureza do Ensino Fundamental. In: I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias, 2012, Vigo, Espanha. Actas del, 2012.

9.
TEIXEIRA, E. S. ; GRECA, I. M. ; FREIRE JR, Olival . O layout de argumentação de Toulmin e suas implicações para o ensino de física. In: XIV EPEF?Encontro de Pesquisa en Ensino de Física, 2012, Maresias, Sao Paulo. Atas do, 2012.

10.
Brandao, Alessandra G. ; GRECA, I. M. . Aquecimento e política globais: pistas ideológicas no discurso do IPCC. In: 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), 2011, Sergipe. Anais do 1º Encontro Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (EICA), 2011.

11.
ATAIDE, A. R. P. ; GRECA, I. M. . The historical relations between Physics and Mathematics and their implications for the teaching of thermodynamics. In: Eleventh International IHPST Conference, 2011, Tesalónica, Grecia. Proceedings of Eleventh International IHPST Conference, 2011.

12.
GRECA, I. M.; TRICIO, V. ; Collado Fernández, M. ; Casado Muñoz, R. ; Lara Palma, A. M. . Impacto de la acción tutorial sobre el rendimiento académico del alumnado de Grado: un estudio de caso. In: I Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad, 2011, Madrid. Proceedings of I Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad. Madrid: Universidad Politécnica de Madrid, 2011. v. 1. p. 540-545.

13.
Lara Palma, A. M. ; Collado Fernández, M. ; TRICIO, V. ; GRECA, I. M. ; Casado Muñoz, R. . Bolonia, un año después. Evaluación de la implantación del EEES en la Universidad de Burgos. In: I Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad, 2011, Madrid. Proceedings of I Congreso Internacional sobre Aprendizaje, Innovación y Competitividad. Madrid: Universidad Politécnica de Madrid, 2011. v. 1. p. 216-219.

14.
Collado Fernández, M. ; TRICIO, V. ; Casado Muñoz, R. ; GRECA, I. M. ; Lara Palma, A. M. . Evaluation of University Tutorial Plan. In: ICERI2011, 2011, Madrid. ICERI2011 PROCEEDINGS. Madrid: International of Technology, Education and Development (IATED)., 2011. v. 1.

15.
CARVALHO NETO, R.A ; GRECA, I. M. ; FREIRE JR, Olival ; MORENO,R.R . PROCESSO DE MEDIDA EM MECÂNICA QUÂNTICA: POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA NO CONTEXTO DO BACHARELADO. In: VIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências), 2011, Campina, SP, Brasil. Atas do VIII ENPEC, 2011.

16.
EL-HANI, C. ; GRECA, I. M. . Bridging the research-practice gap in Science education with a virtual community of practice. In: XIV IOSTE 2010-- Socio cultural & Human values in Science and Technology Education, 2010, Bled, Slovenia. Socio cultural & Human values in Science and Technology Education-- proceedings of the XIV IOSTE. Ljubljana, Slovenia: Institute for Innovation & Development of University of Ljubljana, 2010. v. 1. p. 408-420.

17.
ATAIDE, A. R. P. ; GRECA, I. M. . Relações entre conhecimento conceitual, domínio de técnicas matemáticas e visões do papel da Matemática na Física e na resolução de problemas sobre a Primeira Lei da Termodinâmica. In: XII Encontro de pesquisa em ensino de ciencias, 2010, Aguas de Lindóia. Atas.

18.
Casado Muñoz, R. ; TRICIO, V. ; GRECA, I. M. ; Collado Fernández, M. ; Lara Palma, A. M. . A SUPPORT GUIDE FOR UNIVERSITY TUTORS. In: 3rd.International Conference of Education, Research and Innovation, 2010, Madrid. Proceedings of ICERI2010 Conference. Madrid, 2010. v. 1. p. 6530-6534.

19.
EL-HANI, C. ; GRECA, I. M. . Uma comunidade virtual de prática como meio de diminuir a lacuna pesquisa-prática na educaçao científica. In: VII ENPEC, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC, 2009.

20.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . ELABORACIÓN DE MATERIAL DIDÁCTICO PARA LA ENSEÑANZA DE LA TEORÍA ESPECIAL DE LA RELATIVIDAD EN EL NIVEL MEDIO/POLIMODAL. In: Primer Congreso Internacional de Didácticas Específicas, 2008, Buenos Aires. Actas del primer Congreso Internacional de Didácticas específicas. Buenos Aires: Universidad Nacional de San Martín, 2008. v. 1.

21.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Diseño de una propuesta didáctica para la enseñanza de la teoría especial de la relatividad en el nivel de enseñanza secundaria. In: 9° Simposio de Investigación en Educación en Física, 2008, Rosario, Santa Fe, Argentina. Actas del Noveno Simposio de Investigación en Educación en Física. Rosario: Universidad Nacional de Rosario, 2008.

22.
GRECA, I. M.; FREIRE JR, Olival . Ënfasis conceptual e interpretaciones en la enseñanza de la Mecánica Cuántica. In: Workshop Quantum Theory: historical studies and cultural implications, 2008, Campina Grande. Atas, 2008.

23.
FANARO, Maria de Los Angeles ; OTERO, Maria Rita ; GRECA, I. M. . Ideas de los profesores acerca de las imágenes: un estudio exploratorio.. In: II Encuentro Iberoamericano sobre Investigación básica en Educación en Ciencias, 2005, Burgos. Actas del II EIBIEC. Burgos: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 2004. v. 1. p. 1-10.

24.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Análisis de algunos aspectos de la enseñanza de la Teoría de la Relatividad Especial en el nivel polimodal argentino a partir de un estudio de caso. In: II Encuentro Iberoamericano sobre Investigación básica en Educación en Ciencias, 2005, Burgos. Actas del II EIBIEC. Burgos: Servico de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 2004. v. 1. p. 1-10.

25.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Elaboración de un instrumento para analizar teoremas-en-acto en el campo conceptual de la mecánica clásica y su relación con la enseñanza de la Teoría de la Relatividad Especial. In: Décimocuarta Reunión Nacional de Educación en Física, 2005, Barioche. Memorias de la XIV Reunión Nacional de Educación en Física. bariloche: Instituto Balseiro, 2005. v. 1.

26.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Teoremas-en-acto en el campo conceptual de la mecánica clásica y su relación con la enseñanza de la teoría de la relatividad especial. In: Décimocuarta Reunión Nacional de Educación en Física, 2005, Bariloche. Memorias de la XIV Reunión Nacional de Educación en Física. Bariloche: Instituto Balseiro, 2005. v. 1.

27.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. ; STIPICICH, Maria Silvia . Dificultades para la conceptualización de algunos tópicos de la Teoría de la Relatividad Especial en alumnos de nivel polimodal. In: Séptimo Simposio de Investigación en Enseñanza de la Física, 2004, La Pampa. Memotias del SIEF 7. La Pampa: Facultad de Ciencias Exactas y Naturales- Universidad Nacional de La Pampa, 2004. v. 1. p. 1-10.

28.
GRECA, I. M.; FREIRE JÚNIOR, O. . Does an emphasis on the concept of quantum states enhance students´ understanding of quantum mechanics?. In: 6th Intenacional History, Philosophy and Science Teaching Conference, 2003, Denver. Proceedings 6th Intenacional History, Philosophy and Science Teaching Conference, 2001.

29.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Integrando modelos mentales y esquemas de asimilación. Un referencial posible para la investigación en enseñanza de las ciencias?. In: I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación Básica en Educación en Ciencias, 2003, Burgos. Actas del I encuentro Iberoamericano sobre Investigación en Educación en Ciencias. Burgos: Universidad de Burgos, 2002. v. 1. p. 23-50.

30.
GRECA, I. M.; SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos . Modelação em Física e em Química: diferenças e similaridades. In: II Encontro Internacional Linguagem, Cognição e Cultura, 2003, Belo Horizonte. II Encontro Internacional Linguagem, Cognição e Cultura. Reflexões para o ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2003. v. 1. p. 1-15.

31.
OTERO, Maria Rita ; GRECA, I. M. ; SILVEIRA, Fernando L da . Imágenes y rendimiento escolar en Física. In: I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación básica en Educación en Ciencias, 2003, Burgos. Actas del I Encuentro Iberoamericano sobre Investigación básica en educación en ciencias. Burgos: Servicio de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 2002. v. 1. p. 291-308.

32.
OTERO, Maria Rita ; GRECA, I. M. ; SILVEIRA, Fernando L da . El uso demostrativo de Imágenes y el rendimiento escolar en Física. In: Décimotercera Reunión Nacional de Educación en Física, 2003, Rio Cuarto. Actas de la (CdRom). Rio Cuarto: Universidad Nacional de Rio Cuarto, 2003. v. 1.

33.
OTERO, Maria Rita ; MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Cómo usan imágenes los textos de Física para la enseñanza secundaria y universitaria?. In: Décimotercera Reunión Nacional de Educación en Física, 2003, Rio Cuarto. Actas de la (CdRom). Rio Cuarto: Universidad Nacional de Rio Cuarto, 2003. v. 1.

34.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Enseñanza de la Teoría de la Relatividad Especial en el ciclo polimodal: dificultades manifestadas por los docentes y textos de uso habitual. In: Décimotercera Reunión Nacional de Educación en Física, 2003, Rio Cuarto. Actas de la (CdRom). Rio Cuarto: Universidad Nacional de Rio Cuarto, 2003.

35.
GRECA, I. M.; GONZÁLEZ, E. M. . Comunidades de aprendizaje en desarrollo sustentable. In: XX Encuentros de Didáctica de las Ciencias Experimentales, 2002, La Laguna. Actas de los. La Laguna: Universidad de la La Laguna, 2002. v. 1. p. 231-238.

36.
GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Mecânica Quântica e Intuição. In: Fundamentos da Física - Simpósio David Bohm, 2001, São Paulo. Fundamentos da Física 2 - Simpósio David Bohm. São Paulo: Livraria da Física, 1998. v. 2. p. 81-86.

37.
GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Teaching quantum mechanics at an introductory level to science undergraduate students. In: International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000, 2001, Barcelona. Proceedings of the International Conference Physics Teacher Education Beyond 2000. Barcelona: r. Pints & S. Suriqach, 2000.

38.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . O Uso da Análise Multidimensional na Pesquisa em Ensino de Ciências. In: III Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2001, Atibaia. Electronic Proceedings. Porto Alegre: ABRAPEC, 2001. v. 1.

39.
GRECA, I. M.. Teorias sobre conceptos y cambio conceptual. In: IV Escuela Latinoamericana de Investigación en Enseñanza de la Física, 2001, Puerto de la Cruz. Atas da IV Escuela Latinoamericana de Investigación en Enseñanza de la Física. Caracas: Universidad Pedagógica Experimental Libertador, 2001. v. 1. p. 57-99.

40.
GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Construindo intuição em Mecânica Quântica. In: VII Interamerican Conference on Physics Education, 2000, Porto Alegre (Canela). Proceedings. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 2000. v. 1.

41.
GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Mecânica Quântica para não físicos: avaliação de uma proposta didática.. In: VII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2000, Florianópolis. Atas do (CdRom). Florianópolis: Sociedade Brasileira de Física, 2000. v. 1.

42.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Introdução à Mecânica Quântica: seria o caso de evitar a aprendizagem significativa (subordinada)?. In: III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativo, 2000, Peniche. Atas do III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significativo, 2000. v. 1.

43.
GRECA, I. M.. El pluralismo libertario de Paul Feyerabend. In: Í Escuela de Verano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias, 2000, Burgos. Atas da Í Escuela de Verano sobre Investigación en Enseñanza de las Ciencias. Burgos: Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1999. v. 1. p. 201-209.

44.
GRECA, I. M.. Representaciones Mentales. In: ì Escuela de Verano sobre investigación en Enseñanza de las ciencias, 2000, Burgos. Atas da ì Escuela de Verano sobre investigación en Enseñanza de las ciencias. Burgos: Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1999. v. 1. p. 253-296.

45.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . O quê estão entendendo alunos universitários nas aulas de Mecânica Quântica?. In: II Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências, 1999, Valinhos, São Paulo. Atas do. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1999. v. 1.

46.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Modelos mentais e modelos físicos no ensino e na aprendizagem da Física.. In: VI Encontro de Pesquisadores em Ensino de Física, 1998, Florianópolis. Atas do. Florianópolis: Sociedade Brasileira de Física, 1998. v. 1.

47.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio ; LAGRECA, M. C. ; ANDRADE, M. ; MALLMANN, L. ; BUCUSSI, A. ; KREY, I. . Representações mentais utilizadas por alunos de Física geral na área da Mecânica. In: Encontro sobre teoria e pesquisa em Ensino de Ciências: linguagem, cultura e cognição. Reflexões para o ensino de Ciências, 1997, Belo Horizonte. Atas do. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 1997. v. 1. p. 312-327.

48.
GRECA, I. M.; MALLMANN, L. . Modelos mentais do conceito de força. In: Primeiro Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 1997, Águas de Lindoia (São Paulo). Atas do. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1997. v. 1. p. 280-293.

49.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Mapas conceptuales como indicadores del nivel de representación mental en tareas instruccionales en Física. In: International meeting on meaningful learning, 1997, Burgos. Proceedings of. Burgos: Servicio de publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. v. 1. p. 183-193.

50.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Modelos mentales, modelos conceptuales y modelización. In: X Reunión Nacional de Enseñanza de la Física, 1997, Mar del Plata. Actas de la, 1997. v. 2.

51.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Tipos de modelos mentais utilizados por físicos en actividad. In: Tercer Simpósio de Investigadores en Física, 1996, La Falda, Córdoba. Anales del, 1996. v. 1.

52.
GRECA, I. M.. Representaciones mentales. In: III Escola Latinoamericana sobre Pesquisa em Ensino de Física, 1996, Porto Alegre (Canela). Atas da. Porto Alegre: Instituto de Física - UFRGS, 1996. v. 1. p. 51-62.

53.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . La Psicologia Cognitiva: un referencial posible para la investigación en Enseñanza de las Ciencias. In: IX Reunión Nacional de Enseñanza de la Física, 1995, Salta. Anales de la. Salta: Editora de la Universidad de Salta, 1995. v. 1.

54.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Representaciones mentales - imágenes, proposiciones y modelos mentales - de estudiantes y físicos, sobre el concepto de campo electromagnético. In: Segundo Simpósio de Investigadores en Física, 1994, Buenos Aires. Anales del. Buenos Aires: Facultad de Ingeniería de la UBA, 1994. v. 1. p. 81-84.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TEIXEIRA, E. S. ; GRECA, I. M. ; FREIRE JR, Olival . History and philosophy of science in science teaching: a meta-analysis. In: International Congress of Science Education -- 10 years of the Journal of Science Education, 2009, Cartagena, Colombia. Proceedings of the International Congress of Science Education, 2009. v. 1. p. 179.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SERRANO, A. ; SANTOS, F. ; PERRY, G. ; GRECA, I. M. ; BOITA, L. . Adaptação de um software científico de modelagem de líquidos moleculares para uso em ensino de Química: perspectivas e problemas. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2002, Recife. Anais do XI ENEQ. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 2002. v. 1. p. 154-154.

2.
SERRANO, A. ; BONENBERGER, C. ; SANTOS, F. ; GRECA, I. M. ; BOITA, L. ; SILVEIRA, M. . Uso do software DICEWIN na Química geral. In: XI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2002, Recife. Anais do XI ENEQ. Recife: Imprensa universitária da UFRPE, 2002. v. 1. p. 166-166.

3.
RIBEIRO, A. A. ; GRECA, I. M. . Simulações computacionais e ferramentas de modelização em Educação Quìmica: Uma revisão de literatura publicada. In: XI Encontro nacional de Ensino de Quìmica, 2002, Recife. Anais do XI ENEQ. Recife: Imprensa universitária da UFRPE, 2002. v. 1. p. 163-163.

4.
GRECA, I. M.; RIZZATTI, M. . Dificuldades com analogias de modelos atômicos. In: XIV Simpósio nacional de Ensino de Física, 2001, Natal. Anais do XIV Simpósio nacional de Ensino de Física, 2001.

5.
SERRANO, A. ; SANTOS, F. M. T. ; GRECA, I. M. . Uso de modelos de simulação para o Ensino de Química em Nível Médio e Universitário. In: 21 EDEQ, 2001, Santa Maria. Livro de Resumos. Santa Maria: UFSM, 2001. v. 1.

6.
ARRIASSECQ, Irene ; GRECA, I. M. . Algunas consideraciones históricas, epistemológicas y didácticas para el abordaje de la teoría de la relatividad especial (TER) en el nivel medio y polimodal. In: Duodécima Reunión Nacional de educación en Física, 2001, Buenos Aires. Memorias (CdRom), 2001. v. 1.

7.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Kinds of mental representations - models, propositions and images, used by physics students and physicist regarding the concept of field. In: NARST Annual Meeting 1995, 1995, San Francisco -- California. Abstracts, 1995. v. 1. p. 146.

8.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Imagens e Modelos mentais sobre o conceito de campo em alunos de Física geral, estudantes de Pós-Graduação em Física e físicos profissionais. In: IV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 1994, Florianópolis. Resumos, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
GRECA, I. M.2002GRECA, I. M.. Construyendo significados en Mecánica Cuántica: resultados de una propuesta aplicada a estudiantes de Física General I. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 20, n.1, p. 179-180, 2002.

Artigos aceitos para publicação
1.
TOMA, R. B. ; GRECA, I. M. . The Effect of Integrative STEM Instruction on Elementary Students? Attitudes toward Science. Eurasia Journal of Mathematics Science and Technology Education, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
GRECA, I. M.. Uma nova abordagem para o Ensino de Mecânica Quântica em cursos de Física Básica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
GRECA, I. M.. Introducción en la mecánica cuántica mediante una aproximación no tradicional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
GRECA, I. M.. Construyendo significados em Mecánica Cuántica: resultados de una propuesta innovadora para estudiantes de Ciencias Exactas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
GRECA, I. M.. Modelos mentais e aprendizagem em Física. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Kinds of mental representations -models, propositions and imges- used by students and physicists regarding the concept of field. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GRECA, I. M.; GANGOSO, Z. . Experiencia sobre mapas conceptuales, trabajo cualitativo y resolución de problemas en el nivel medio. 1992. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
GRECA, I. M.. Construindo significados em Mecânica Quântica: resultados de uma proposta didática aplicada a estudantes de Física Geral. Porto Alegre: UFRGS, 2000 (Tese de Doutoramento).

2.
GRECA, I. M.. Tipos de representações mentais -modelos, proposições e imagens - utilizadas por estudantes de Física Geral sobre o conceito de campo eletromagnético. Porto Alegre: IF_UFRGS, 1995 (Dissertação de Mestrado Física).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
GRECA, I. M.. Avaliação do projeto Observatório Educativo Itinerante (convênio UFRGS-VITAE). 2000.

Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos ; GRECA, I. M. ; ANDRADE NETO, A. S. . USO DE MODELOS DE SIMULAÇÃO PARA O ENSINO DE CIENCIAS EM NIVEL MÉDIO E UNIVERSITÁRIO. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
GRECA, I. M.; HERSCOVITZ, Victoria e . Introduçao à Mecànica quàntica:notas de curso. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - texto de apoio ao professor).

2.
GRECA, I. M.. Fundamentos metodológicos para a pesquisa em ensino de ciências.. 2001. .

3.
GRECA, I. M.. Aprendizaje de conceptos y la enseñanza de las ciencias. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
GRECA, I. M.. El aprendizaje de conceptos, cambio conceptual y Enseñanza de la Física. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Conceptos. 2001. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Polígrafo).

6.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 2001. (Editoração/Periódico).

7.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 2000. (Editoração/Periódico).

8.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Representaciones mentales y modelos mentales. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

9.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 1999. (Editoração/Periódico).

10.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 1998. (Editoração/Periódico).

11.
GRECA, I. M.. Modelos mentales en la Mecánica. 1997. .

12.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 1997. (Editoração/Periódico).

13.
GRECA, I. M.; MOREIRA, Marco Antonio . Representações mentais e aprendizagens de Física. 1996. .

14.
MOREIRA, Marco Antonio ; GRECA, I. M. . Cognição, Representações mentais e Ensino. 1996. .

15.
GRECA, I. M.. Investigações em Ensino de Ciências. 1996. (Editoração/Periódico).

16.
GRECA, I. M.; OSTERMANN, F. . Tópicos em Psicologia Cognitiva e a pesquisa em Ensino de Física. 1995. .

17.
OSTERMANN, F. ; GRECA, I. M. ; MOREIRA, Marco Antonio . Tópicos em Psicología Cognitiva. 1995. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
GRECA, I. M.; Bispo, A. P.; FREIRE, M. L. F.. Participação em banca de Luciano Feitosa de nascimento. História e natureza da Ciència: um roteiro para análise de livro didático. 2011. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e matemática) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
GRECA, I. M.. Participação em banca de Vanessa Carvalho dos Santos. Genes, Informaçao e semiose: do conhecimento de referencia ao Ensino de biologia. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia.

3.
FREIRE JR, Olival; GRECA, I. M.; SERPA, Felippe. Participação em banca de Elder Sales Teixeira. A influência da uma abordagem contextual nas concepções sobre a natureza ds ciências: um esudo de caso com estudantes de Física da UEFS. 2003 - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
GRECA, I. M.; Ribeiro, A.; Bispo, A. P.; Thurler, D.; Cyrino, T.; FREIRE JR, Olival. Participação em banca de Alessandro Frederico da Silveira. Teatro como instrumento de humanizaçao e divulgaçao da ciència: um estudo de texto ao ato da obra Copenhague de Michael Frayn. 2011. Tese (Doutorado em DINTER) - Universidade Estadual da Paraíba.

2.
GRECA, I. M.. Participação em banca de Jesús Lucio. Modelos estocásticos para el análisis de contaminantes fotoquímicos atmosféricos. 2004. Tese (Doutorado em Física) - Universidad de Valladolid.

Qualificações de Doutorado
1.
GRECA, I. M.; Zylberstajn, A.; Martins, M. C.; Mota, L. L.. Participação em banca de Ana Raquel Pereira de Ataíde. O papel da matemática na compreensao de conceitos e resoluçao de problemas de termodinamica. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em DINTER) - Universidade Estadual da Paraíba.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
GRECA, I. M.. Avaliadora do Comitê de Ensino de Ciencias e Matemática da CAPES. 2001. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior.

Outras participações
1.
GRECA, I. M.. 53a. Reunião Anual da SBPC. 2001. Universidade Federal da Bahia.



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Marluce Santos. A produçao no ensino de matemticas. Início: 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).

2.
Rodolfo Carvalho Neto. O ensino de mecanica quantica. Início: 2011. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Tese de doutorado
1.
Alessandra Gomes Brandao. Ciência e Política Climática: Uma análise do discurso sobre o Aquecimento da Terra. 2013. Tese (Doutorado em DINTER) - Universidade Estadual da Paraíba, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. Orientador: Ileana María Rosa Greca.

2.
Ana Raquel Pereira de Ataide. O papel das matemáticas na compreenssao de conceitos da termodinámica. 2008. Tese (Doutorado em DINTER) - Universidade Estadual da Paraíba, . Orientador: Ileana María Rosa Greca.

3.
Elder Sales Teixeira. A abordagem contextualizada no ensino de Física Geral. 2006. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) - Universidade Federal da Bahia, . Coorientador: Ileana María Rosa Greca.

4.
Maria Rita Otero. Imágenes y Enseñanza de la Física: una visión cognitiva. 2003. 375 f. Tese (Doutorado em Programa Internacional de Doctorado En Enseñanza d) - Universidad de Burgos, . Coorientador: Ileana María Rosa Greca.

Iniciação científica
1.
Angela A Ribeiro. Uso de simulação para o ensino de Ciencias para o ensino médio e Universitário. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul. Orientador: Ileana María Rosa Greca.

2.
Rosângela Michel. Avaliação de material educativo disponível na Internet para o ensino de química. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Luterana do Brasil, Universidade Luterana do Brasil. Orientador: Ileana María Rosa Greca.

Orientações de outra natureza
1.
Teresa Lobato. Introducción de Conceptos Cuánticos en la Enseñanza Secundaria: Análisis de Currículos y Opiniones de Profesores. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidad de Burgos. Orientador: Ileana María Rosa Greca.

2.
Irene Arriassecq. Análissi del abordaje de la Teoria de la Relatividad Especial por docentes del nivel polimodal en la República Argentina. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidad de Burgos. Orientador: Ileana María Rosa Greca.



Inovação



Projetos de pesquisa



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 5:49:17