Ivan Pereira Leitão

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6737401240492669
  • Última atualização do currículo em 21/10/2014


Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1979) e mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (1982). Atualmente é professor assistente da Universidade de Pernambuco. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Eletricidade e Magnetismo e Ensino Básico de Fisica> Paticipando de projeto de Ensino e Formação de professores.Paticipou como Coordenador de Tutoria no Curso de Extensão em Gênero e Diversidade na Escola, promovido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa Energia Renováveis CNPQ/UPE. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ivan Pereira Leitão
Nome em citações bibliográficas
LEITÃO, I. P.


Formação acadêmica/titulação


1980 - 1982
Mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: EStudo da viabilidade de utilização de eletreto em monitoração pessoal,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: Carlos Eduardo Velloso de Almeida.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: dosimetria; monitoração pessoal.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Nuclear / Especialidade: Desintegração Nuclear e Radioatividade.
Setores de atividade: Fabricação de Equipamentos de Instrumentação Médico-Hospitalares, Instrumentos de Precisão e Ópticos, Equipamentos Para Automação Industrial, Cronômetros e Relógios.
1975 - 1979
Graduação em Física.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Formação Complementar


1997 - 1997
Formación de Profesores Universitarios Noveles. (Carga horária: 70h).
Universidad Alcalá de Henares.


Atuação Profissional



Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Curso de Extensão em Gênero e Diversidade na Escola


Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40

Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Professo substituto, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 12

Atividades

7/2000 - Atual
Ensino, Especialização Em Qualidade e Produtividade, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa
3/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola Politécnica de Pernambuco, Edepartamento de Ensino Básico.

3/1988 - Atual
Ensino, Escola Politécnica de Pernambuco, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Física

Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

09/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências e Tecnologia, Departamento de Informatica e Estatística.

Linhas de pesquisa
Banco de Dados Interativo.
02/1989 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Nocões de Computação
Física Aplicada
laboratorio de Porgramação


Linhas de pesquisa


1.
Simulação aplicada ao Ensino Tecnológico
2.
Banco de Dados Interativo.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Celulas Empreendedoras
Descrição: O projeto aqui descrito visa a disseminação da cultura emprendedora nos jovens por meio do desenvolvimento de um ecossistema educacional criativo, libertador e interdisciplinar baseado no desenvolvimento de Células Empreendedoras. Células Empreendedoras são grupos de universitários orientados por professores que através de mídias sociais e um ecossistema de ações de fomento à criatividade são encorajados(as) a terem mais autonomia e um espírito empreendedor em parceria com empresas. As células têm como objetivo fazer com que os jovens aprendam a empreender suas ideias e vidas profissionais, e através disto desenvolverem a instituição de ensino onde convivem.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Ivan Pereira Leitão - Coordenador / Genesio Gomes da Cruz Neto - Integrante.
2009 - 2009
Telecentros e internet segura
Descrição: Projeto de extensão para desenvolvomento de instação e estudos sobre telecentro.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivan Pereira Leitão - Coordenador / maria lucia - Integrante.
2003 - 2004
Recife em Imagens: Um estudo interdisciplinar
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivan Pereira Leitão - Coordenador / João Paulo Rodrigues - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
GÊNERO E EDUCAÇÃO: MOTIVAÇÃO, CONSTRUÇÃO E DEBATE SOBRE O ACESSO DE ALUNAS DE ENSINO MÉDIO NAS CARREIRAS DE ENGENHARIA
Descrição: Motivar alunas de ensino médio para carreiras de Engenharias, a partir da produção e divulgação de materiais educativos voltados para a atração deste público ás áreas das ciências exatas, engenharias e computação..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Ivan Pereira Leitão - Coordenador / Maria do Rosario de Fátima Andrade Leitão - Integrante / José Roberto de Souza Cavalcanti - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2013
Desenvolvimento de uma proposta para oferecimento da disci plina Física Básica, no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, dentro do componente curricular de Engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco
Descrição: O desenvolvimento na utilização das tecnologias da informação e comunicação dentro do processo ensino-aprendizagem tem avançado. Desta forma, queremos construir o oferecimento de uma disciplina, Física Básica, na formação de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco. Em que uso da tecnologia, como instrumento significativo, deverá possível ser apresentar como proposta a ser pensada, estudada e avaliada, a qual será desenvolvida em três momentos diferentes: Concepção, Planificação e Avaliação. A introdução das tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, evidencia a clara necessidade de realizar mudanças significativas nas práticas educativas. Sendo que, se caracteriza , basicamente, pela separação física entre professor e aluno e a existência de algum tipo de tipo de tecnologia de mediatização para estabelecer a interação entre eles. O Ambiente Virtual de Aprendizagem, MOODLE, é um sistema de gerenciamento das atividades de aprendizagem on line, com grande embasamento na pedagógica construtivista, em que será desenvolvido as práticas pedagógicas do curso proposto. O desafio, aqui proposto, de mudança na prática pedagógica deve contemplar às exigências do discente do século XXI. .
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Ivan Pereira Leitão - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações/Especialidade: Eletricidade e Magnetismo; Campos e Partículas Carregadas.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: banco de dados.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
LEITÃO, I. P.; Lima, Claudia Maria ; Maria do Rosario de Fatima Andrade Leitão . EAD e a diversidade na escola: a especificidade e a massificação na extensão universitária. In: Maria do Rosario de Fátima Andrade Leitão; Maria Helena Santana Cruz. (Org.). Gênero e Traballho: Diversidades de Experiências em Educação e Comunidades Tradicionais. 1ed.Florianopólis: Editora das Mulheres, 2012, v. 1, p. 69-88.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, I. P.. Resolução de Problemas e a Transdisciplinaridade. In: II Congresso Internacional da Transdisicplinaridade, 2005, Vila Velha. Anais, 2005.

2.
LEITÃO, I. P.. Estudo do raciocinio lógico em estudantes universitario. In: VII Simpósio de Ensino de Física, 1999, BraSILIA. Anais do VII Simpósio de Ensino de Física. Brasilia: Universidade de Brasilia, 1999. v. 1. p. 245-246.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LEITÃO, I. P.. Recife em Imagem: um banco de dados interativo. In: Jornada de Iniciação Cientifica, 2001, Recife. Resumos da Jornada de Iniciação Científica da FACEPE/CNPq. Recife: FACEPE, 2001. v. 1. p. 12.

2.
LEITÃO, I. P.. Recife em Imagens: um banco de dados interativo. In: XXI ENCPNTRO ANULA DA ANPUH, 2001, NIteroi. XXI ENCONTRO ANUL DA ANPUH. Niteroi: Editora da Universidade Federal Fluminensse, 2001. v. 1. p. 186-186.

Apresentações de Trabalho
1.
LEITÃO, I. P.. Educação para a inclusão : Programa Pescando Letras. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
José Roberto de Souza Cavalcanti ; José Claudio Maciel Freire ; LEITÃO, I. P. . Curso de Matemática Básica. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LEITÃO, I. P.; José Roberto de Souza Cavalcanti . I Matemática Básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LEITÃO, I. P.. Professor Assistente. 2004. Universidade de Pernambuco.

Outras participações
1.
LEITÃO, I. P.. Seleção edital 003/2011 Inovação Pedagógica. 2011. Universidade de Pernambuco.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V JOrnada Interdisicplinar de las Ciencias Agrarias. 2007. (Congresso).

2.
Encontro Nacional de Didática e Práticas Educacionais.XIII ENDIPE. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
LEITÃO, I. P.; Romildo Nogueira . Compreendendo a teoria geral dos sistemas. 2012. (Outro).

2.
LEITÃO, I. P.. Ação Projeto Gênero, raça e Pesca. 2010. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Samuel José de Lima. Alfabetização tecnológica e inclusão social. Início: 2005. Iniciação científica (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

2.
Luana Andreza Guerra. Alfabetização Tecnológica e o Computador. Início: 2005 - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).

3.
Silvio Rogério Feitosa. A internet na alfabetização tecnológico. Início: 2005 - Universidade Católica de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Gislene Pires Pereira. Qualidade da Planejamento Urbano. 2005. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Qualidade e Produtividade) - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ivan Pereira Leitão.

Iniciação científica
1.
Maria Alcimerer Magalhães. Informatização de imagens. 2003. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Ciência da Computação) - Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Católica de Pernambuco. Orientador: Ivan Pereira Leitão.

Orientações de outra natureza
1.
Kerllyngton Lima de Freitas. PROTÓTIPO DE USINA DE RECICLAGEM DE E-LIXO. 2010. Orientação de outra natureza - Universidade de Pernambuco. Orientador: Ivan Pereira Leitão.

2.
João Paulo Rodrigues. Digitalização de Imagens. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Orientador: Ivan Pereira Leitão.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 13:24:09