Silvia Martins dos Santos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5137518821794520
  • Última atualização do currículo em 25/01/2018


Possui doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É fundadora e coordenadora do Museu Diversão com Ciência e Arte ? Dica, desde 2007. Coordena as ações regionais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de ensino de ciências, com ênfase em Divulgação Científica, educação em museus e formação continuada de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: transposição museográfica, relação museu-escola, alfabetização científica, formação inicial e continuada de professores. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Silvia Martins dos Santos
Nome em citações bibliográficas
MARTINS, Silvia


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Doutorado em Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Formação de Padrões em Filmes de Copolímeros de Dibloco, Ano de obtenção: 2001.
Orientador: Monica Pereira Bahiana.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: padrão; domínio; decomposição espinodal; modelo de dinâmica celular; filmes; campo gravitacional.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1995 - 1997
Mestrado em Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Densidade Espectral no Modelo de kondo de Tunelamento,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Valter Luiz Libero.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Kondo; impurezas; tunelamento; Grupo de Renormalização.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
1991 - 1994
Graduação em Fisica.
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2001 - 2002
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2007 - Atual
Direção e administração, Instituto de Fisica, .

Cargo ou função
Coordenadora Geral do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica).
12/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Fisica, .

12/2004 - 05/2007
Extensão universitária , Instituto de Fisica, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Coordenação do Museu de Ciências: Espaço Ciência do Triângulo Mineiro.
9/2005 - 06/2006
Extensão universitária , Instituto de Fisica, Instituto de Física.

Atividade de extensão realizada
Popularização da Ciência: levando a Física para crianças do ciclo básico.
3/2004 - 5/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Física.

Cargo ou função
Consultor Ad-hoc.
7/2003 - 8/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Física.

Cargo ou função
Membro de comissão.


Linhas de pesquisa


1.
divulgação científica

Objetivo: Essa é uma linha em que a pesquisa e a extensão são indissociáveis. Dentro deste cenário venho desenvolvendo juntamente com uma equipe de colaboradores, diversas ações de popularização como a idealização, estruturação e manutenção do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA), que é um laboratório rico para as pesquisas na área de divulgação científica e oferece à população de Uberlândia e Região a oportunidade de aprender ciências de forma diferenciada e interativa. A partir das pesquisas desenvolvidas dentro do Museu DICA, objetivamos ampliar as discussões sobre as ações de divulgação científica e seu alcance para a sociedade, bem como melhorar os trabalhos de extensão desenvolvidos pela equipe..
Grande área: Outros
Setores de atividade: Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
Palavras-chave: Alfabetização Científica; fisica do cotidiano; Museu de Ciências; parque de Física.
2.
ensino de física

Objetivo: Desenvolver pesquisas relacionadas ao ensino de física, com o intuito de promover discussões sobre questões relevantes à formação básica dos estudantes, bem como contribuir para a formação inicial e continuada de professores de ensino médio..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem / Especialidade: Avaliação da Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: ensino de física; formação de professores.


Projetos de pesquisa


2013 - 2017
O Museu Dica e o Ensino Médio: Estabelecendo um programa de formação Continuada de Professores das Áreas de Ciências (Física, Química e Biologia) no Ensino Médio
Descrição: A proposta central desse projeto é a ampliação das ações de formação continuada no Museu Dica, a partir da proposta de um curso de formação continuada de periodicidade semestral, que possa contribuir para a postura crítica e reflexiva dos professores do ensino médio, ampliando o conjunto de estratégias disponíveis ao professor. Além disso, buscamos criar um ambiente adequado para discutir a interdisciplinaridade, diferentes abordagens e metodologias de ensino, bem como questões conceituais relacionadas aos conteúdos de física, química e biologia em acordo com os atuais documentos oficiais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Sorandra Correa Lima - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante / Deividi Marcio Marques - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 5
2013 - 2015
Desenvolvimento E Disponibilização De Experimentos Remotos: Avaliação Da Sua Contribuição Para A Educação Científica E Tecnológica No Ensino Médio
Descrição: Desenvolver e disponibilizar experimentos reais de Física para serem manipulados pelas escolas da região, por meio da internet, e avaliar a sua contribuição para a educação científica e tecnológica, a partir de propostas metodológicas construídas coletivamente e fundamentadas nas orientações dos documentos federais e estaduais para o ensino básico.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Coordenador / Sorandra Correa Lima - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2012 - 2015
Formação Continuada de Professores de Física, Química e Biologia da Educação Básica a partir de Tópicos Presentes em Exposições Temáticas do Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA
Descrição: O projeto pretende elaborar, a partir dos referenciais teóricos curriculares nacionais, oficinas e cursos em caráter de formação continuada para professores de física, química e biologia da educação básica de modo a fomentar discussões sobre propostas didático-pedagógico-metodológico promovendo mudanças nas práticas docente, permitindo reflexões a cerca de novas abordagens de ensino-aprendizagem tais como a incorporação da historia e filosofia da ciência no ensino de ciências, o uso das TIC´s, atividades lúdicas a partir de atividades previamente realizadas em espaços de educação não formal..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante / Deividi Marcio Marques - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2011 - 2013
O Museu Diversão com Ciência e Arte e a Formação Continuada de Professores
Descrição: a equipe do Museu Dica acredita que a relação dos professores de ciências com os conteúdos de física precisa ser avaliada e deve haver propostas de formação continuada que auxiliem o professor na tarefa de despertar no aluno o interesse pela física, a partir de atividades inovadoras. Além disso, a relação das escolas com o museu e a confiança dos professores nas ações desenvolvidas por sua equipe, deve refletir um compromisso do museu com a formação continuada dos professores. Nesse cenário, com o intuito de diagnosticar a relação dos professores de ciências em relação ao ensino de física em nível fundamental e apresentar propostas concretas para a formação continuada, foi estabelecida uma parceria entre a equipe do Museu Dica e a Coordenação de Ciências do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE). Dentro desse contexto, este projeto se apresenta como uma ação conjunta, com o intuito de fortalecer o ensino de física em nível fundamental, aproximando os jovens da física. Desse modo, será elaborado um diagnóstico da ação dos professores de ciências da rede municipal de ensino de Uberlândia, em relação aos conteúdos de física ensinados em sala de aula, bem como as metodologias aplicadas no ensino fundamental. A partir desse diagnóstico, deverá ser oferecido suporte aos professores de ciências do ensino fundamental da rede municipal de ensino, para a elaboração de atividades que incluam experimentação e contextualização, para o ensino de física. Além disso, deverá ser dado suporte aos professores por meio de um blog, ligado ao site do Museu Dica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4
2007 - 2009
Tecnologias Educacionais para a Aprendizagem de Ciências da Natureza: Desenvolvimento e Aplicação.
Descrição: Realização de pesquisas de desenvolvimento de softwares em realidade virtual voltados para o ensino, formal e não formal, de ciências da natureza. Montagem de laboratório computacional para viabilizar desenvolvimento e aplicação das tecnologias desenvolvidas pelo grupo.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Coordenador / Elise Barbosa Mendes - Integrante / Alexandre Cardoso - Integrante / Luciano Ferreira Silva - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2003 - 2004
Formação de Padrões em Sistemas Poliméricos
Descrição: Simulações de filmes de copolímeros de dibloco, cosiderando movimento de paredes. Este tipo de trabalho leva em conta um novo parâmetro para o ordenamento dos copolímeros de dibloco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Welles Antônio Martinez Morgado - Integrante / Antônio Daud Jr - Integrante / Flávio Moretti Morais - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 1
2003 - 2004
pesquisa Aplicações do Modelo de Dinâmica Celular em Sistemas Polimérico
Descrição: Simulações desistemas poliméricos, usando o modelo de dinâmica celular.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Welles Antônio Martinez Morgado - Integrante / Antônio Daud Jr - Integrante / Flávio Moretti Morais - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 2


Projetos de extensão


2017 - Atual
Telescópio Itinerante
Descrição: O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) consiste em um espaço interativo, que tem o intuito aproximar os temas de ciência da população, desenvolvendo ações de popularização da ciência e busca a integração com as professores e alunos do ensino fundamental e médio, buscando cooperar para a melhoria do ensino de ciências. Nessa perspectiva, as parcerias com a prefeitura tem aberto portas para ampliar o alcance das nossas ações de popularização. Entre as ações conjuntas, apresentamos esse projeto de popularização da astronomia, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia (SMGECT) e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que pretende levar a compreensão dos fenômenos das ciências a alunos das redes de ensino médio e fundamental e a sociedade em geral de maneira prazerosa, participativa e inclusiva. Essa parceria possibilitou a implementação de projetos de curto, médio e longo prazos onde, entre as ações iniciais dessa articulação, coloca-se o Projeto Telescópio Itinerante. Com o propósito de informar sobre conceitos e fenômenos da Astronomia e despertar a curiosidade científica do público em geral o projeto levará, a escolas municipais, estaduais e particulares e ao Parque do Sabiá, uma atividade de observação do céu com 02 telescópios, pertencentes ao acervo do Museu Dica, onde o público poderá contemplar os astros, com orientação e explicação das constelações pelos monitores..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2017 - Atual
A Matematica está em Tudo: A Semana Nacional de Ciência Tecnologia 2017 em Uberlândia
Descrição: A Semana Nacional de Ciê3ncia e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do MCTIC, representa a oportunidade para que possamos discutir ciência com a comuidade. Em Uberlândia, desde 2009, essa iniciativa proporcionou cooperação de três grandes instituções da região: A Universidade Federal de Uberlândfia, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). A equipe organizadora do evento na cidade tem, então, o papel de stabelecer uma ponte, atuando como mediador no diãlogo entre os pesquisadores e a população, mobilizando a população, em especial criaças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia. Assim, são organizadas mostras de popularização à ciência, bem como estimulamos e apoiamos a realização de eventos de popularização á ciência nas escolas de Uberlândia região, na UFU e o IFTM, durante a SNCT..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2016 - 2017
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016
Descrição: A Semana Nacional de Ciê3ncia e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa do MCTIC, representa a oportunidade para que possamos discutir ciência com a comuidade. Em Uberlândia, desde 2009, essa iniciativa proporcionou cooperação de três grandes instituções da região: A Universidade Federal de Uberlândfia, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). A equipe organizadora do evento na cidade tem, então, o papel de stabelecer uma ponte, atuando como mediador no diãlogo entre os pesquisadores e a população, mobilizando a população, em especial criaças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia. Assim, são organizadas mostras de popularização à ciência, bem como estimulamos e apoiamos a realização de eventos de popularização á ciência nas escolas de Uberlândia região, na UFU e o IFTM, durante a SNCT..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Adevailton Bernardo dos Santos - Integrante / Liliane Ribeiro da Silva - Integrante.
2015 - 2016
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015
Descrição: Mobilizar a população de Uberlândia, principalmente estudantes e professores da educação básica, buscando ampliar a discussão de temas ligados à ciência e à tecnologia e contribuir para a formação de cidadãos criativos, mais críticos e esclarecidos acerca das questões relacionadas ao tema ?Luz, Ciência e Vida? e aos demais temas das áreas científicas e tecnológicas. Assim, o papel da comissão organizadora da SNCT ? Uberlândia é organizar mostras de popularização à ciência, bem como estimular e apoiar a realização de eventos de popularização à ciência nas escolas de Uberlândia e região e na UFU (Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo) durante a SNCT. Nesse cenário, para viabilizar a realização dessas propostas, o tempo de realização da ?semana? será expandido, e iniciaremos as atividades uma semana antes e finalizaremos uma semana depois da data sugerida pelo MCTI..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2015 - 2016
XX Ciência Viva
Descrição: A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio, profissionalizante e da educação de jovens e adultos - EJA) das instituições de ensino público e privado do município e completará 20 anos no ano de 2015. O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes. O evento vem sendo planejado de forma a envolver a participação de equipes representantes das escolas do município de Uberlândia, que são selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento. As ações formativas, que foram uma constante ao longo das edições do evento, serão mantidas e aprimoradas nesta edição, principalmente na forma de oferta de minicursos aos professores da educação básica. Outra característica da feira que será mantida é a assessoria prestada pela equipe de pesquisadores e monitores do Museu Dica aos professores e estudantes das escolas. Como o evento desenvolve a política de feiras afiliadas, a previsão é que a XX Ciência Viva ocorra com apresentação de cerca de 80 trabalhos e com participação de pelo menos 50% das escolas da cidade. Dentre os trabalhos apresentados haverá a seleção de pelo menos para apresentação em evento de âmbito nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Liliane Ribeiro - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante / Adevailton Bernardo dos Santos - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2015 - 2015
Telescópio Itinerante
Descrição: O Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica) consiste em um espaço interativo, que tem o intuito aproximar os temas de ciência da população, desenvolvendo ações de popularização da ciência e busca a integração com as professores e alunos do ensino fundamental e médio, buscando cooperar para a melhoria do ensino de ciências. Nessa perspectiva, as parcerias com a prefeitura tem aberto portas para ampliar o alcance das nossas ações de popularização. Entre as ações conjuntas, apresentamos esse projeto de popularização da astronomia, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica, Ciência e Tecnologia (SMGECT) e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SME), que pretende levar a compreensão dos fenômenos das ciências a alunos das redes de ensino médio e fundamental e a sociedade em geral de maneira prazerosa, participativa e inclusiva. Essa parceria possibilitou a implementação de projetos de curto, médio e longo prazos onde, entre as ações iniciais dessa articulação, coloca-se o Projeto Telescópio Itinerante. Com o propósito de informar sobre conceitos e fenômenos da Astronomia e despertar a curiosidade científica do público em geral o projeto levará, a escolas municipais, estaduais e particulares e ao Parque do Sabiá, uma atividade de observação do céu com 02 telescópios, pertencentes ao acervo do Museu Dica, onde o público poderá contemplar os astros, com orientação e explicação das constelações pelos monitores..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
2015 - Atual
Proext 2015-2016:
Descrição: O Museu Dica consiste em um espaço interativo que desenvolve ações de popularização da ciência e busca a integração com as professores e alunos do ensino fundamental e médio, buscando cooperar para a melhoria do ensino de ciências (www.dica.ufu.br). Assim, esse programa envolve ações de divulgação científica, que tem como missão desmistificar a ciência, aproximandoa da população em geral e contribuir para a melhoria do ensino de ciências em Uberlândia e região Nesse cenário, a proposta aqui apresentada é composta por um programa, que contém em suas ações 6 projetos que juntos buscam desmistificar a ciência Portanto, para apresentar as ações desenvolvidas pela nossa equipe podemos classificalas, como: i Mostras e Exposições; ii Formação de Professores da Educação Básica; iii Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia; iv Ciência Viva; v Brincando e Aprendendo e; vi Comunicação científica Assim, através dos projetos desses espaços promovemos a inclusão social por meio da democratização do conhecimento científico gerando com isso uma relação transformadora entre Universidade e sociedade e garantimos a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Tomé Mauro Shmidt - Integrante / Eduardo Takahashi - Integrante / Roberto Ferreira Silvestre - Integrante / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante / Monica Cunha Ramos - Integrante / Adevailton Bernardo dos Santos - Integrante / Glauco Cocozza - Integrante / Silvana Aparecida Gonçalves da Mota - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2014 - 2015
Brincando e Aprendendo na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2014
Descrição: Este projeto tem o intuito de mobilizar a população de Uberlândia, principalmente estudantes e professores da educação básica, buscando ampliar a discussão de temas ligados à ciência e à tecnologia e contribuir para a formação de cidadãos criativos, mais críticos e esclarecidos acerca das questões relacionadas ao tema ?Ciência, Saúde e Esporte? e aos demais temas das áreas científicas e tecnológicas. O evento ?Brincando e Aprendendo?, que constitui-se de um evento de divulgação científica em que pesquisadores organizam mostra de trabalhos direcionados aos grupos escolares..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2014 - 2015
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia
Descrição: Organização de eventos e promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uberlândia 2014.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Proext 2014: ?Diversão com Ciência e Arte? Museu Dica - UFU
Descrição: O Museu Dica consiste em um espaço interativo que desenvolve ações de popularização da ciência e busca a integração com as professores e alunos do ensino fundamental e médio, buscando cooperar para a melhoria do ensino de ciências. Assim, esse programa envolve ações de divulgação científica, que tem como missão desmistificar a ciência, aproximando-a da população em geral e contribuir para a melhoria do ensino de ciências (ciências, física e química) em Uberlândia e região. Nesse cenário, a proposta aqui apresentada é composta por um programa, que contém em suas ações 6 projetos que juntos buscam desmistificar a ciência. Portanto, para apresentar as ações desenvolvidas pela nossa equipe podemos classifica-las, como: i. Mostras e Exposições; ii. Cursos de Formação; iii. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia; iv. Feira Ciência Viva; v. Mostra Brincando e Aprendendo e; vi. Comunicação científica integrada. Assim, através dos projetos desses espaços promovemos a inclusão social por meio da democratização do conhecimento científico gerando com isso uma relação transformadora entre Universidade e sociedade e garantimos a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Tomé Mauro Shmidt - Integrante / Eduardo Takahashi - Integrante / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Nilva Lombardi Sales - Integrante / Deividi Marcio Marques - Integrante / Monica Cunha Ramos - Integrante / Adevailton Bernardo dos Santos - Integrante / Glauco Cocozza - Integrante / Silvana Aparecida Gonçalves da Mota - Integrante.Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
2013 - 2014
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2013
Descrição: este projeto apresenta uma proposta para a SNCT ? Uberlândia 2013, sob a temática ?Ciência, Saúde e Esporte?, com o intuito de fortalecer os laços entre a ciência e a sociedade, por meio de ações de popularização à ciência. A equipe organizadora tem, então, o papel de estabelecer uma ?ponte?, atuando como mediador no diálogo entre os pesquisadores e a população, mobilizando a população, em especial crianças e jovens, em torno dos temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T) e mediando o diálogo entre os pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia e a população, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante / Deividi Marcio Marques - Integrante / welington Oliveira Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2013 - Atual
Ciência e Arte no Parque
Descrição: Esse projeto tem como objetivo planejar e implementar no Parque Municipal Gávea da Uberlândia - MG um Parque de Ciências interativo, por meio da parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU). A proposta é dividida em três partes: i) Implementação de uma trilha temática abordando átomos, moléculas, nanociência e nanotecnologia na pista de caminhada do Parque Municipal Gávea; ii) Adequação dos espaços do Parque para a realização de mostras, fixas e temporárias e planejamento para a instalação de um observatório integrado à trilha do Sistema Solar, já existente no parque; iii) Elaboração de um projeto de paisagismo e ambientação do parque, visando implementação das ações de educação ambiental e a integração dessas às ações educativas das trilhas temáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Takahashi - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Glauco Cocozza - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
XVIII Ciência Viva - Água, molécula da vida
Descrição: O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes. Sua realização envolve a participação de equipes representantes das escolas do município, que são selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento. Os trabalhos são desenvolvidos em conformidades com a temática definida para cada edição da Ciência Viva (neste ano: ?Água, Molécula da vida?) e, desde 2011, concorrem em duas modalidades: Modalidade I ? Apresentação de Trabalho Científico e Modalidade II ? Desafio. Os trabalhos da Modalidade I são apresentados na forma tradicional das feiras de ciências, com a exploração livre do tema pelas equipes. Podem participar dessa modalidade estudantes classificados nas seguintes categorias: categoria A, estudantes do 1o ao 5o ano do ensino fundamental; categoria B, do 6o ao 9o ano e; categoria C, do ensino médio e do ensino técnico profissionalizante. Já os trabalhos da Modalidade II devem apresentar uma solução prática e criativa de um desafio proposto pela comissão organizadora do evento, devendo, ainda, apresentar sólidos fundamentos científicos e demonstrar viabilidade técnica e econômica. O desafio é proposto na etapa de divulgação do evento e o seu julgamento ocorre em um pré-evento. As dez melhores soluções são, então, expostas na Ciência Viva. Podem participar dessa modalidade os estudantes pertencentes à categoria C ou da educação de jovens e adultos (EJA). Todos os trabalhos são avaliados por uma comissão de jurados do meio acadêmico, que recebem um treinamento para utilizar os instrumentos de avaliação. Os trabalhos das Categorias A e B são premiados de acordo com sua classificação (1º, 2º e 3º lugares). Na Categoria C, apenas o melhor trabalho será premiado. Na Modalidade II, serão premiados os trabalhos classif.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Coordenador / Liliane Ribeiro - Integrante / Deividi Marcio Marques - Integrante / welington Oliveira Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2012 - 2014
Ciência e Tecnologia para Transformação Social 2012: IV SNCT ? Uberlândia.
Descrição: O objetivo desse projeto é popularizar a ciência e a tecnologia na cidade de Uberlândia-MG a partir da realização de eventos âncora, da organização do banco de palestras e oficinas e incentivando a realização de ações pelas instituições parceiras e entidades convidadas, divulgando assim a produção cientifica e tecnológica das instituições acadêmicas e organizações para a população. Além disso, buscamos uma divulgação unificada de todas as ações de divulgação científica a serem realizadas pelas instituições parceiras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para tanto, a comissão organizadora irá trabalhar em duas frentes, uma de realização de eventos e outra de apoio e fomento à realização de eventos. Desse modo, as ações a serem realizadas podem ser resumidas como segue: Organizar quatro eventos principais, abertos ao público geral, que serão considerados como eventos âncoras da SNCT ? Uberlândia, sendo esses caracterizados como: Abertura(Lançamento oficial do evento na cidade); Astronomia no Parque; Ciência Viva (feira de ciências que reune trabalhos de estudantes de ensino médio e fundamental de Uberlândia e região); e Encerramento (Evento público, com realização de atividades culturais e mostras científicas a ser realizado em um parque municipal); Organização do Banco de Palestras (cadastro de palestras, oferecidas por pesquisadores e o agendamento dessas palestras junto às escolas de Uberlândia); Divulgar os objetivos da SNCT ? Uberlândia, junto a escolas, empresas e universidades de Uberlândia, convidando professores e pesquisadores para participar, realizando palestras, abrindo laboratórios, realizando oficinas ou organizando mostras científicas;.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Talita Tavares Mamede - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante / Sandro Canavezzi de Abreu - Integrante / Cristiane Alcantara - Integrante / Sheila Canobre - Integrante / Fábio Augusto do Amaral - Integrante / welington Oliveira Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2013
XVII Ciência Viva - Energia na Vida e na Sociedade
Descrição: A Ciência Viva é uma feira do conhecimento, realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia-MG, aberto a estudantes da educação básica (fundamental, médio e profissionalizante) das instituições de ensino público e privado do município. Nessa nova edição, o evento será aberto também aos estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes. Sua realização envolve a participação de equipes representantes das escolas do município, que são selecionadas por uma banca avaliadora para apresentar seus trabalhos no evento. Os trabalhos são desenvolvidos em conformidades com a temática definida para cada edição da Ciência Viva (neste ano: ?Energia na Vida e na Sociedade?) e os melhores trabalhos, escolhidos por uma comissão de jurados do meio acadêmico, são premiados de acordo com sua classificação (1º, 2º e 3º lugares) e segundo o nível escolar: categoria A, do 1o ao 5o ano; categoria B, do 6o ao 9o ano e; categoria C: ensino médio e técnico profissionalizante. Também são premiados os(as) professores(as) orientadores(as) dos trabalhos vencedores, bem como a escola de origem das equipes. Além da apresentação dos trabalhos temáticos, uma novidade incorporada ao evento (experimentada na edição de 2011) é a proposta de solução criativa de um desafio por equipes representantes das escolas, envolvendo estudantes pertencentes às categorias B, C e da educação de jovens e adultos. O desafio, na forma de solução prática de uma situação-problema, será proposto na etapa de divulgação do evento e o seu julgamento ocorrerá em um pré-evento. As três melhores soluções serão, então, expostas na Ciência Viva, quando será escolhida a melhor proposta e serão premiados os estudantes, o professor-orientad.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Coordenador / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / welington Oliveira Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2013
Atividades Âncora na SNCT - Uberlândia 2012 II Brincando e Aprendendo e IV Ciência no Parque
Descrição: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Uberlândia (SNCT - Uberlândia), desde 2009 busca sintonia com a Semana Nacional de ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo MCTI desde 2004, para mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Nesse cenário, a comissão organizadora da SNCT - Uberlândia é composta por representantes da Universidade Federal de Uberlândia, da Prefeitura Municipal de Uberlândia e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro e a parceria com os setores comercial e industrial. Assim, essa comissão busca estimular escolas e instituições a realizarem atividades de divulgação científica, bem como reunir atividades desenvolvidas durantes essa semana em uma comunicação integrada buscando maior visibilidade das ações. Sendo assim, não podemos considerar apenas mérito nosso o sucesso da SNCT - Uberlândia 2012. Podemos dizer, então, que a função central dessa comissão é o gerenciamento das atividades, apoio aos realizadores e a elaboração de estratégias de divulgação. Para essa ação de gerenciamento, a equipe tem o apoio financeiro do projeto " Ciência e Tecnologia para Transformação Social 2012: IV SNCT - Uberlândia" aprovado no edital MCT/CNPq/FINEP Nº 06/2012 - ARC. Além disso, como ação integradora, buscamos organizar eventos estruturadores, que chamamos de eventos âncoras para favorecer a comunicação integrada e a participação de toda a sociedade. Nesse sentido, durante a semana, os membros da comissão organizadora são responsáveis pela organização de quatro eventos: i) Abertura Oficial; ii) Brincando e Aprendendo; iii) Ciência Viva; e iv) Ciência no Parque (Encerramento). Os eventos de abertura e encerramento são realizados desde 2009, sendo a abertura uma contrapartida das instituições envolvidas (UFU, PMU e IFTM), contando com a presença de autoridades locais e do público em geral. O encerramento (com feira científ.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante / Deividi Marcio Marques - Coordenador / welington Oliveira Cruz - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2011 - 2013
XVI Ciência Viva
Descrição: A Ciência Viva é um evento anual, realizado desde 1995 pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento Empresarial - FADE, Prefeitura Municipal de Uberlândia e Universidade Federal de Uberlândia, aberto a estudantes do ensino básico (fundamental, médio e profissionalizante) das instituições de ensino público e privado do município. O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes. Sua realização envolve a participação de equipes representantes das escolas, que serão selecionadas por uma banca, para apresentação de seus trabalhos no evento..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Rafael Porto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2011 - 2012
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2011
Descrição: O objetivo desse projeto é popularizar a ciência e a tecnologia na cidade de Uberlândia-MG a partir da realização de eventos de divulgação científica, da organização do banco de palestras e oficinas, da organização de um banco de visitas. Além disso, buscamos incentivar as instituições de ensino a realizarem atividades de divulgação científica, buscando uma divulgação unificada de todas as ações a serem realizadas durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Rafael Porto - Integrante / Talita Tavares Mamede - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2012
Enfrentando o Problema de Evasão do Curso de Física a partir de apoio aos Alunos Ingressantes
Descrição: O objetivo principal desse projeto é auxiliar os alunos dos cursos de física da Universidade Federal de Uberlândia em relação às disciplinas básicas, buscando reduzir o número de reprovações e a evasão dos estudantes, bem como aumentar a auto-estima dos estudantes, a partir da realização de cursos de nivelamento com metodologia diferenciada, que respeita o histórico dos estudantes e promove o trabalho em equipe..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Antônio Pereira Neto - Integrante / Sthanley Rita de Lima - Integrante / alexandre Leite - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
2011 - 2012
Ciência e Tecnologia para Transformação Social
Descrição: O objetivo desse projeto é popularizar a ciência e a tecnologia na cidade de Uberlândia-MG a partir da realização de eventos âncora, da organização do banco de palestras e oficinas e incentivando a realização de ações pelas instituições parceiras e entidades convidadas, divulgando assim a produção cientifica e tecnológica das instituições acadêmicas e organizações para a população. Além disso, buscamos uma divulgação unificada de todas as ações de divulgação científica a serem realizadas pelas instituições parceiras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Dalira Lúcia Carneiro - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Rafael Porto - Integrante / Talita Tavares Mamede - Integrante / Marlei José de Souza Dias - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2011 - 2011
A Física e a Experimentação: Oficinas de física para professores de ensino fundamental
Descrição: Ao avaliar a questão do ensino de física, dentro da disciplina de ciências no ensino fundamental, a equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), em parceria com a coordenação de ciências do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (CEMEPE), identificou algumas questões que têm dificultado o trabalho dos professores de ciências, em relação ao ensino de física, na rede Municipal de ensino. Diversos pontos foram levantados, desde a infra estrutura das escolas, o apoio do município e as dificuldade dos alunos e a formação dos professore (todos formados em ciências biológicas). Nesse contexto, sentiu-se a necessidade de elaborar um curso de formação para esses professores, dando apoio à elaboração de atividades diferenciadas, com foco em conceitos e experimentação, em contraponto ao formato tradicional, com ênfase em notações. Dentro desse contexto, este projeto se apresenta como uma parceria entre a equipe do Museu Dica, juntamente com a Coordenação de Ciências do CEMEPE, para a elaboração e aplicação de um curso de formação continuada junto aos professores da rede municipal. O curso tem um caráter colaborativo, onde a participação dos professores do município será ativa, tanto na elaboração quanto às avaliações contínuas das atividades durante a sua aplicação. Desse modo, esse curso será elaborado com o foco em: a) realização de oficinas de experimentos de baixo custo; a) discussão conceitual dos conteúdos a serem trabalhados e; c) propostas de atividades práticas para aplicação em sala de aula..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Antônio Pereira Neto - Integrante / Sthanley Rita de Lima - Integrante / alexandre Leite - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
2010 - 2012
XV Ciência Viva
Descrição: A Ciência Viva é um evento anual, realizado desde 1995 na cidade de Uberlândia, aberto a estudantes do ensino básico (fundamental, médio e profissionalizante) das instituições de ensino público e privado do município. O evento tem por objetivo promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa na construção do conhecimento como forma de trabalho, capaz de despertar vocações e de revelar capacidades, contribuindo ainda para a formação cidadã dos estudantes. Sua realização envolve a participação de equipes representantes das escolas, que serão selecionadas por uma banca, para apresentação de seus trabalhos no evento. Os trabalhos deverão ser desenvolvidos em conformidades com a temática definida para cada edição da Ciência Viva (neste ano: ?Tecnologia, Inovação e Sustentabilidader?) e serão julgados por uma comissão de jurados do meio acadêmico. As equipes vencedoras serão premiadas de acordo com sua classificação segundo o nível escolar: categoria A do 1o ao 5o ano; categoria B 6o ao 9o ano e; categoria C: ensino médio e técnico profissionalizante. Também serão premiados os(as) professores(as) orientadores(as) dos trabalhos vencedores, bem como a escola de origem das equipes..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / alcimar barbosa soares - Integrante / Liliane Ribeiro - Integrante / Cecília Figueira - Integrante / Rafael Porto - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2010 - 2012
DICAstronômica ? Consolidação e ampliação das ações de divulgação da astronomia do Museu Diversão com Ciência e Arte
Descrição: Tendo como ponto de partida as ações de divulgação científica, em particular de divulgação da astronomia do Museu Diversão com Ciência e Arte (DICA) este projeto tem como objetivo central ampliar o alcance das ações de divulgação de Astronomia, tendo como frente de ação a instalação de modelos e maquetes de planetas no Parque do Sabiá, ampliando o alcance das ações de divulgação do Museu DICA para novos espaços. Deste modo esperamos realizar o trabalho de divulgação científica de forma mais eficiente, atingindo toda a sociedade e estabelecer uma relação mais próxima entre o Museu DICA e a população local, integrando as ações já desenvolvidas e ampliando a visibilidade do Museu DICA em Uberlândia e região..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Takahashi - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Integrante / Flavio Cesar Freitas Vieira - Integrante / Roberto Ferreira Silvestre - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2010 - 2010
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2010
Descrição: O objetivo desse projeto é popularizar a ciência e a tecnologia na cidade de Uberlândia-MG a partir da realização de eventos âncora e incentivando a realização de ações pelas instituições parceiras e entidades convidadas, levando assim a produção cientifica e tecnológica das instituições acadêmicas e organizações para a população. Além disso, buscamos uma divulgação unificada de todas as ações de divulgação científica a serem realizadas pelas instituições parceiras durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2010 - 2010
III Semana da Física
Descrição: Este evento tem por objetivo divulgar a Física para a comunidade de Uberlândia e região, seja pela democratização dos conhecimentos científicos produzidos nos centros de pesquisa brasileiros, como para a ampliação das ações junto a escolas na busca da melhoria do ensino de Física. Além disso, este evento deverá ampliar os horizontes dos estudantes de Física (Licenciatura e Bacharelado), contribuindo para a formação de profissionais capazes de estabelecer uma relação dinâmica com as ações de ensino, pesquisa e extensão sejam elas desenvolvidas na UFU ou em outros institutos de pesquisa e ensino..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Edson Vernek - Integrante / José de los Santos - Integrante / Eduardo Duzzioni - Integrante.
2009 - 2011
NA TRILHA DO SISTEMA SOLAR SE APRENDE ASTRONOMIA:
Descrição: Tendo como ponto de partida a estrutura oferecida pelo Museu de Ciências da Dica e seu potencial na divulgação científica, e a constituição, desde há alguns anos, da ?Rede Astronômica de Uberlândia?, este projeto tem como objetivo central: Consolidar um espaço para a divulgação e ensino de Astronomia, tendo como frente de ação dois eixos principais: um, como caráter presencial, que ofereça infra-estrutura para atendimento a professores e alunos, e, outra, a distância, ampliando as ações da Rede Astronômica de Uberlândia.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2009 - 2009
Ciência e Tecnologia em Uberlândia
Descrição: Este é um projeto com o objetivo de organizar a "I Semana de Ciência e Tecnologia em Uberlândia" como parte das ações da "VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia" que ocorrerá no período de 19 a 25 de outubro.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2008 - 2010
Diversão com Ciência e Arte - A DICA e sua Imagem
Descrição: Este projeto foi aprovado pela FAPEMIG, no programa de "Popularização da Ciência e Tecnologia". Neste projeto, o Museu de Ciências da UFU será reestruturado. Estamos preparando o lançamento do novo nome: Diversão com Ciência e Arte - DICA. Será implementado um parque de diverções com temas de ciências e desenvolvida a figura da mascote da DICA..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Giuliano Buzá Jacobucci - Integrante / Daniela Jacobucci - Integrante / Hudson Rodrigues Lima - Integrante / Luciana Avellar - Integrante / Alexandre Cardoso - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2
2008 - 2010
Entre lentes, luzes e sombras: divulgando a Astronomia no Museu de Ciências da DICA.
Descrição: Este projeto tem o objetivo de implementar ações de divulgação da astronomia no Museu de Ciências da DICA, a partir da aquisição de um planetário móvel, voltado principalmente para o público escolar, bem como a implementação de atividades de pesquisa em ensino de astronomia..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Daniela Franco Carvalho Jacobucci - Integrante / Eduardo Takahashi - Integrante / Marcos Daniel Longhini - Coordenador.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2008 - 2008
Monitoria no Museu de Ciências da DICA - Formação e Atuação
Descrição: Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento e implementação de um programa de formação de monitores do Museu de Ciências da DICA, bem como a atuação desses monitores nas ações de divulgação científica do Museu..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.
2006 - 2008
Mais Ciência e Educação para a Região Oeste de Minas Gerais: Consolidação do Espaço Ciência do Triângulo Mineiro
Descrição: Através deste projeto pretende-se consolidar o centro de ciências da região Oeste de Minas Gerais com os objetivos de: - Estruturar a base física do centro de ciências, com aquisição de equipamentos e instrumentos nas áreas de biologia e física; - Promover atividades de divulgação científica para o público escolar em parceria com a Escola de Educação Básica da UFU (ESEBA); - Promover eventos de divulgação científica para o público em geral; - Propiciar a formação de pessoal técnico na área de divulgação científica através do envolvimento de alunos de graduação de disciplinas de prática de ensino; - Realizar ações de formação continuada de professores por meio da constituição de grupos de discussão; - Divulgar as atividades do centro de ciências em revistas especializadas e na mídia falada.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Giuliano Buzá Jacobucci - Coordenador / Daniela Jacobucci - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
2005 - 2006
Popularização da Ciência
Descrição: Este projeto tem como objetivo levar as crianças uma vivência significativa e prazerosa, através de experiências de Física, possibilitando a criança observar fenômenos, testar, verificar e comprovar hipóteses e teorias, fatos que estão presentes no seu cotidiano, mas que a escola transmite sem relação alguma com seus interesses. Sendo assim, buscamos o lúdico para estimular atividades que são próprias da criança, que é o brincar cooperativamente estimulando a criatividade, a motivação para a aprendizagem e a socialização da construção do conhecimento científico e moral. Este projeto vem sendo realizado com a cooperação da Escola Municipal Prof. Oswaldo Vieira Gonçalves, no bairro Custódio Pereira em Uberlândia-MG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Elise Barbosa Mendes - Integrante / Marisa Pinheiro Mourão - Integrante / Váleria Dias Lacerda - Integrante / Elisabeth Lannes Bernardes - Integrante / Rafael Apolinário de Oliveira - Integrante / Marco Aurélio Vieira - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Auxílio financeiro.Número de orientações: 3
2004 - 2006
Ciência Diversão e Arte
Descrição: Este projeto tem como objetivo difundir o conhecimento científico, transformando o saber especializado em bem comum. Produzir e expor experimentos/atividades interativas na área de Física, capazes de contribuir para a formação de cidadania; o envolvimento emocional e mental das pessoas; e a compreensão da unidade entre o homem e a natureza. Promover a inclusão social despertando a população (público leigo, estudantes e professores) para os processos e princípios da Ciência, com utilização de metodologia adequada e incentivo à aprendizagem. Manter exposição de experimentos com visitação orientada de alunos e professores das redes pública e privada. Organizar exposição itinerante em que vão conviver a ciência e a arte, explorando-se a criatividade, o equilíbrio e a beleza. Organizar oficina de produção de experimentos científicos por alunos do ensino superior, médio e fundamental, a partir de reciclagem de material descartado. Desenvolver metodologia inovadora de difusão de ciência, a partir de um conceito amplo de interatividade..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Coordenador / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Elise Barbosa Mendes - Integrante / Ademir Cavalheiro - Integrante / Nikoleta Tzvetanova Kerinska - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Uberlândia - Outra.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1


Outros Projetos


2004 - 2005
Desenvolvimento de Materiais Didático Digital p/ o Ensino de Graduação 1 - Aplicação de Novas Tecnologias de Ensino p/ Curso de Graduação em Física
Descrição: Desenvolvimento de material didático digital para auxiliar o ensino de graduação em Física da UFU.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Silvia Martins dos Santos - Integrante / Eduardo Kojy Takahashi - Integrante / Elise Barbosa Mendes - Coordenador / Rodrigo Ferreira de Morais - Integrante / Sorandra Correa Lima - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, A. S.2017SILVA, A. S. ; MARTINS, Silvia . UM CURSO DE FÍSICA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. CADERNOS DA PEDAGOGIA (UFSCAR. ONLINE), v. 10, p. 43-50, 2017.

2.
Daniela Jacobucci2010Daniela Jacobucci ; Miguel Bonfá ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Eduardo Takahashi ; JACOBUCCI, Giuliano Buzá ; R. C. Oliveira ; MARTINS, Silvia . Grupo de Discussão Virtual como Espaço de Formação de Monitores/Professores de um Museu de Ciências no Brasil. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 16, p. 143-158, 2010.

3.
Miguel Bonfá2009 Miguel Bonfá ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Daniela Jacobucci ; Eduardo Takahashi ; MARTINS, Silvia . Vila da DICA - Um Jogo Colaborativo para o Museu de Ciencias da DICA. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 208-217, 2009.

4.
Jacobucci, D. F. C.2008 Jacobucci, D. F. C. ; JACOBUCCI, Giuliano Buzá ; TAKAHASHI, E. K. ; Oliveira, R. C. ; MARTINS, Silvia . A DICA Chegou! Centro de Ciências da Universidade Federal de Uberlândia - proposta, percepções dos docentes e perspectivas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, p. 354-367, 2008.

5.
CARDOSO, A.2008 CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JUNIOR, E. ; MARTINS, Silvia ; MENDES, Elise Barbosa ; TAKAHASHI, E. K. ; SILVA, L. F. ; Zorzal, E. R ; Oliveira, M. R. F . Realidade Virtual e Ferramentas Cognitivas Usadas como Auxílio para o Ensino de Física. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 6, p. 1-10, 2008.

6.
MARTINS, Silvia2007MARTINS, Silvia; DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti ; MORGADO, Welles Antônio Martinez . Dynamical pattern formation for diblock copolymer films stretched by moving walls. Physica A, v. 374, p. 405-407, 2007.

7.
DAUD JR, Antônio2004DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti ; MARTINS, Silvia ; Coimbra, D. ; MORGADO, Welles Antônio Martinez . Microphase Separation of Diblock Copolymer with Moving Walls. Brazilian Journal of Physics, v. 34, n.2A, p. 405-407, 2004.

8.
MARTINS, Silvia2002MARTINS, Silvia; J. Stilck . AttracForce Between Circular Polyion of the Same Charge. Physica. A, v. 311, p. 23, 2002.

9.
MARTINS, Silvia2000MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . Density mismatch in thin diblock copolymer films. Physical Review E - Statistical Physics, Plasmas, Fluids and Related Interdisciplinary Topics, v. 61, n.4, p. 4118-4124, 2000.

10.
MARTINS, Silvia2000MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . Diblock copolymer films: free-energy analysis. Physica. A, v. 283, p. 194-197, 2000.

11.
MARTINS, Silvia1999MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . Gravity effects on lamellar pattern formation in confined systems. Computer Physics Communications, v. 2, p. 327-329, 1999.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AUTH, M. A. (Org.) ; GARCIA, N. M. D. (Org.) ; MARTINS, Silvia (Org.) . Enfrentamentos do Ensino de Física na Sociedade Contemporânea. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. v. 1. 320p .

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, L. F. ; TAKAHASHI, E. K. ; CARDOSO, A. ; LAMOUNIER JUNIOR, E. ; MENDES, Elise Barbosa ; MARTINS, Silvia . Realidade Virtual e Ferramentas Cognitivas no Ensino de Física. In: IEEE.. (Org.). IEEE. (Org.). Sociedad de Educación Capítulos Español, Portugués y Colombiano. 1ed.IEEE: IEEE, 2009, v. 3, p. 29-36.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. ; Deividi Marques ; MARTINS, Silvia . História do Átomo. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF 2017, 2017, São Carlos. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

2.
ALVES, S. E. ; MARTINS, Silvia ; SALES, N. L. L. . RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ELETRICIDADE A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017, São Carlos, SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

3.
ARAUJO, K. B. ; MARTINS, Silvia . TELÉGRAFOS COMO ARTEFATOS MUSEAIS EM UMA EXPOSIÇÃO DE ELETROMAGNETISMO. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017, São Carlos, SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

4.
BARROS, M. ; MARTINS, Silvia ; TAKAHASHI, E. K. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E O MUSEU DE CIÊNCIAS. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017, São Carlos, SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

5.
SANTOS, A. A. M. ; MARTINS, Silvia . V BRINCANDO E APRENDENDO: UMA MOSTRA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE DIVULGADORES. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017, São Carlos, SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

6.
MOTA, S. A. G. ; MARTINS, Silvia . A ELABORAÇÃO DE UM APLICATIVO A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA FEIRA CIÊNCIA VIVA. In: XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2017, 2017, São Carlos, SP. A Física e o Cidadão Contemporâneo, 2017.

7.
Lima, S. R. ; MARTINS, Silvia . O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DAS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS E CULTURAIS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE MUSEUS DE CIÊNCIA DO BRASIL NO SÉCULO XXI. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis - SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017.

8.
BARROS, M. ; MARTINS, Silvia ; TAKAHASHI, E. K. . UM QUIZ PARA ELETROSTÁTICA: CONSTRUINDO ARTEFATO DE MUSEU DE CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA O APRENDIZADO. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017, Florianópolis - SC. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2017.

9.
MOTA, S. A. G. ; MARTINS, Silvia . A FEIRA CIÊNCIA VIVA: DESAFIOS E MOTIVAÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2016, Cuiabá - MT. Anais do XVIII Endipe, 2016.

10.
NUNES, N. A. ; MARTINS, Silvia . Alternativas à Popularização da Ciência entre Museus e Espaços Urbanos no Município de Uberlândia. In: VI Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2015, Uberaba. Anais do VI Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2015.

11.
NUNES, N. A. ; MARTINS, Silvia . Estreitando a Relação Museu-Escola pelo 'Pensar e Fazer' Museal. In: II Encontro de Educação em Ciências e Matemática, 2015, Uberlândia. Anais do II Encontro de Educação em Ciências e Matemática, 2015.

12.
BARROS, M. ; MARTINS, Silvia . O Museu Dica e a Escola: A Percepção dos Professores. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. Anais do XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

13.
SILVA, A. L. S. ; MARTINS, Silvia . Formação Continuada no Museu Dica: Os professores de Ciências da Rede Pública escolar e a Física. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

14.
SOUZA, F. A. M. ; MARTINS, Silvia . Uma proposta de Ensino de Física Utilizando a Elaboração de Vídeo-Experimentos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2015, Águas de Lindóia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2015.

15.
MOTA, S. A. G. ; MARTINS, Silvia . A Feira Ciência Viva: Percepções e motivações dos professores da Educação Básica. In: II Encontro de Educação em Ciências, 2015, Uberlândia. II Encontro de Educação em Ciências, 2015.

16.
Ramos, M. C. ; MARTINS, Silvia . Luz e Vida: Discussões sobre a Natureza da Luz com Professores do Ensino Fundamental em um Curso de Formação Continuada. In: XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015, Uberlândia-MG. XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2015.

17.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Scientific Jornalism at Diversão com Ciência e Arte Museum. In: 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014, Salvador. 13th International Public Communication of Science and Technology Conference, 2014.

18.
Leite, A. ; MARTINS, Silvia . Formação Continuada no Museu Dica: Os professores de Ciências e a Física. In: V Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2014, Uberlândia. Anais do V Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2014.

19.
SILVA, A. L. S. ; MARTINS, Silvia . Formação Continuada no Musue Dica: Os professores de Ciências de Uberlândia e o Ensino de Física. In: XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014, Maresias-SP. XV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2014.

20.
Ramos, M. C. ; MARTINS, Silvia . Relato de um curso de Formação Continuada de Ciências: O olhar do professor. In: V Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2014, Uberlândia. Anais do V Encontro Mineiro de Investigação na Escola, 2014.

21.
MARTINS, Silvia; Leite, A. . A Física do Ar e da Água. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

22.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Cecília Figueira ; Cruz, W. O. ; Rafael Porto ; Carneiro, D. L. ; Dias, M.J.S . Ciência e Tecnologia para Transformação Social: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011em Uberlândia-MG. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

23.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MARTINS, Silvia ; Liliane Ribeiro . CIÊNCIA VIVA 2012 - ANÁLISE DE UMA CONCEPÇÃO DIFERENCIADA PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013, São Paulo. Anais do Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2013.

24.
MARTINS, Silvia; TAKAHASHI, E. K. . ANÁLISE DO COMPONENTE CURRICULAR ?PROJETO INTEGRADO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS? À LUZ DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE FÍSICA. In: XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011.

25.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Divulgação Científica: os reflexos da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Ensino de Física. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife, PE. XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.

26.
MARTINS, Silvia; Jacobucci, D. F. C. ; TAKAHASHI, E. K. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá . Diversão com Ciência e Arte ? o Nascimento de um Museu de Ciências. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009, Vitória - ES. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009. p. T0746-1.

27.
Neres,J. M. ; Dantas, P ; Souza, F. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá ; Pereira Neto, A ; MARTINS, Silvia ; LIMA, Sorandra Correa ; Carvalho, Dayane ; Oliveira, W. ; TAKAHASHI, E. K. . VÍDEO DE FÍSICA SEM FICÇÃO: PRODUÇÃO DE VÍDEOS SOBRE TÓPICOS DE MECÂNICA CLÁSSICA. In: XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física ? SNEF 2009, 2009, Vitória - ES. Anais do XVIII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2009.

28.
Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá ; Rafaella Librelon ; DANIELA, ; Daniela Jacobucci ; MARTINS, Silvia . Formação de Monitores do Museu de Ciências da DICA ? o Preparo Além da Prática. In: Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

29.
Silvia Martins ; MARTINS, Silvia ; MENDES, Elise Barbosa ; TAKAHASHI, E. K. ; LIMA, Sorandra Correa ; Carvalho, Dayane ; Gargiulo Victor . TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS APLICADAS À APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM FÍSICA. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. Atas do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008.

30.
Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá ; Rafaella Librelon ; Jacobucci, D. F. C. ; JACOBUCCI, Giuliano Buzá ; MARTINS, Silvia . A FÍSICA NA DICA: ACERVO, PROPOSTA DE UM JOGO INTERATIVO E EVENTOS. In: XII Seminário de Iniciação Científica - UFU, 2008, Uberlândia - MG. Anais do XII Seminário de Iniciação Científica - UFU, 2008.

31.
MARTINS, Silvia; SILVA, Franciscarlos Gomes da ; OLIVEIRA, Luiz Fernando . O Espaço Ciência do Triângulo Mineiro. In: XVII simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007, São Luiz. Anais do XVII simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007.

32.
SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; MENDES, Elise Barbosa ; LAMOUNIER JUNIOR, E. ; MARTINS, Silvia . Pedagogical Design for E-learning Virtual Reality Software. In: 2007 International Conference on Artificial Intelligence and Pattern Recognition, 2007, Orlando. Proceedings of the 2007 International Conference on Artificial Intelligence and Pattern Recognition, 2007. v. 01. p. 470-475.

33.
SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; MENDES, Elise Barbosa ; TAKAHASHI, E. K. ; MARTINS, Silvia . Associating non-immersive virtual reality and cognitive tools for Physics Teaching.. In: 9th International Conference on Engineering Education, 2006, San Juan. Proceedings of 9th International Conference on Engineering Education, 2006.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, F. A. M. ; MARTINS, Silvia . Ensino de Força Elástica Utilizando os Recursos do Simulador PHET. In: 67a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2015, São Carlos - SP. Anais da 67a. Reunião Anual da SBPC, 2015.

2.
LIMA, S. C. ; Ramos, M. C. ; Ivair Gonzaga ; MARTINS, Silvia . Training Course for Teachers: Reflections on Astronomy Teaching. In: 2nd International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2nd International Congress of Science Education, 2014.

3.
Ivair Gonzaga ; Pedro Maestri ; MARTINS, Silvia . Astronomical Track - An Educational Action in Gavea Park. In: 2nd International Congress of Science Education, 2014, Foz do Iguaçu. 2nd International Congress of Science Education, 2014.

4.
Ivair Gonzaga ; MARTINS, Silvia . ASTROS NO PARQUE ? UMA CAMINHADA PELO SISTEMA SOLAR. In: II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013, Rio de Janeiro. anais do II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013. p. 133.

5.
Casassanta, P. C. ; MARTINS, Silvia . Título: Questionnaires as an Instrument of a Rating Training Course for Teachers. In: VIII Encontro Iberoamericando de Educação, 2013, Bauru. Anais do VIII Encontro Iberoamericando de Educação, 2013.

6.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: OS REFLEXOS DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO DO MUSEU DIVERSÃO COM CIÊNCIA E ARTE. In: II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013, Rio de Janeiro. anais do II Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, 2013.

7.
SILVA, L. R. ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MARTINS, Silvia . ANÁLISE DE UMA CONCEPÇÃO DIFERENCIADA PARA UMA FEIRA DE CIÊNCIAS. In: I Workshop de Ilustração e Divulgação Científica, 2013, Uberlãndia. Anais do I Workshop de Ilustração e Divulgação Científica, 2013.

8.
Ivair Gonzaga ; MARTINS, Silvia . ASTROS NO PARQUE: A TRILHA DO SISTEMA SOLAR COMO FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA. In: I Workshop de Ilustração e Divulgação Científica, 2013, Uberlândia. Anais do I Workshop de Ilustração e Divulgação Científica. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2013.

9.
LIMA, Sorandra Correa ; Ramos, M. C. ; MARTINS, Silvia . ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. In: VIII Encontro Iberoamericando de Educação, 2013, Bauru. Anais do VIII Encontro Iberoamericando de Educação, 2013.

10.
MARTINS, Silvia; DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti ; MORGADO, Welles Antônio Martinez . Diblock Copolymer Films under Stretch. In: XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004, Poços de Caldas - MG. Anais do XXVII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2004.

11.
MARTINS, Silvia; DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti . Análise da Formação de Padrões em Filmes de Copolímeros de Dibloco Utilizando Paredes Fixas e Móveis. In: IV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Física em Minas Gerais, 2003, São João Del Rei. Anais do IV Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Física em Minas Gerais.

12.
MARTINS, Silvia; DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti . Estudo da Formação de Padrões em Filmes de Copo´límeros de Dibloco com Estiramento. In: I Mostra de Pós Graduação em Física da Universidade Federal de Uberlândia, 2003, Uberlândia. Anais da I Mostra de Pós Graduação em Física da Universidade Federal de Uberlândia, 2003.

13.
MARTINS, Silvia; DAUD JR, Antônio ; MORAIS, Flávio Moretti . Microphase Separation of Confined Diblock Copolymers, with moving walls. In: XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2003, Caxambu. Anais do XXVI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2003.

14.
MARTINS, Silvia; J. Stilck . Attractive forces between circular polyions of the same charge. In: XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002, Caxambu - MG. Anais do XXV Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2002.

15.
Massunaga, M. S. O. ; MARTINS, Silvia ; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Bahiana, M. . KINETICS OF PHASE SEGREGATION FOR CROSS-LINKED POLYMER BLENDS. In: XXIII ENCONTRO NACIONAL DE FISICA DA MATERIA CONDENSADA, 2000, São Lourenço, 2000.

16.
MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . FREE-ENERGY ANALYSIS OF CONFINED COPOLYMER SYSTEMS. In: XXIII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 2000, São Lourenço, 2000.

17.
MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . Energia Livre para Sistemas de Copolímero de Dibloco com Densidades Desiguais. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999, São Lourenço, 1999.

18.
MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez ; Massunaga, M. S. O. ; Bahiana, M. . Copolímeros com Blocos de Densidades Diferentes: Comparação entre interação superficial e gravitacional. In: XXII Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1999, São Lourenço, 1999.

19.
Massunaga, M. S. O. ; MARTINS, Silvia ; Bahiana, M. . Scaling Relations in Confined Copolymer Systems Under Gravity. In: XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1998, Caxambu, 1998.

20.
MARTINS, Silvia; LÍBERO, V. L. . Densidade Espectral no Modelo de Kondo de Tunelamento. In: XX Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada, 1997, Caxambu, 1997.

Apresentações de Trabalho
1.
BARROS, M. ; MARTINS, Silvia ; TAKAHASHI, E. K. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E O MUSEU DE CIÊNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, A. A. M. ; MARTINS, Silvia . V BRINCANDO E APRENDENDO: UMA MOSTRA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE DIVULGADORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
MOTA, S. A. G. ; MARTINS, Silvia . A ELABORAÇÃO DE UM APLICATIVO A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA FEIRA CIÊNCIA VIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
OLIVEIRA, G. ; Deividi Marques ; MARTINS, Silvia . História do Átomo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ARAUJO, K. B. ; MARTINS, Silvia . TELÉGRAFOS COMO ARTEFATOS MUSEAIS EM UMA EXPOSIÇÃO DE ELETROMAGNETISMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, S. E. ; MARTINS, Silvia ; SALES, N. L. L. . RELATO DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A ELETRICIDADE A PARTIR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
MARTINS, Silvia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
SILVA, L. F. ; CARDOSO, A. ; MENDES, Elise Barbosa ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; LAMOUNIER JUNIOR, E. ; MARTINS, Silvia . Software de Ensino de Física. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
MOTA, S. A. G. ; DANTAS, A. C. ; MARTINS, Silvia . Aplicativo Ciência Viva. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
Cruz, L ; MARTINS, Silvia . MUSEU E ESCOLA: UMA IMENSIDÃO DE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MARTINS, Silvia. Museu DICA oferece vagas para curso gratuito de formação continuada. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
MARTINS, Silvia. De Bairro em Bairro - Museu Dica. 2017.

4.
MARTINS, Silvia. Apresentação do VII Brincando e Aprendendo. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ROCHA, M. ; NASCIMENTO, S. S. ; MURAMATSU, M. ; MARTINS, Silvia . O Ensino de Física Para Além da Sala de Aula: Museus de Ciências e Outros Espaços Interativos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
MARTINS, Silvia; SANTOS, A. A. M. . Bairro em Bairro ? Ep. 44: Museu DiCA (Diversão com Ciência e Arte) no Santa Mônica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
MARTINS, Silvia; Sampaio, G . Museu Dica em novo endereço. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, Silvia; DANTAS, A. C. ; TARDIVO, M. C. . Museu Diversão com Ciência e Arte. 2016. (Site).

2.
Carneiro, D. L. ; Cardoso, I ; MARTINS, Silvia . Blog do Museu Dica. 2016; Tema: Divulgação de pesquisas desenvolvidas na UFU, Temas atuais de ciência e divulgação das ações desenvolvidas pelo Museu Dica. (Blog).

3.
MARTINS, Silvia; Deividi Marques . Página do Museu Dica no Facebook. 2012; Tema: Tópicos de divulgação científica e divulgação das atividades do Museu Dica. (Rede social).

4.
MARTINS, Silvia; Carneiro, D. L. . Museu Diversão com Ciência e Arte. 2012; Tema: Página institucional do Museu Dica. (Site).

5.
MARTINS, Silvia; Leite, A. . Formação Continuada no Museu Dica. 2011; Tema: Formação continuada de professores. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2016. (Editoração/Periódico).

2.
MARTINS, Silvia; SALES, N. L. L. ; TAKAHASHI, E. K. . O Museu Dica e o Ensino Médio: Estabelecendo um programa de formação continuada de professores das áreas de ciências (física, química e biologia) no Ensino Médio. 2016. (Relatório de pesquisa).

3.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Ciência e Tecnologia para Transformação social. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
MARTINS, Silvia; Ramos, M. C. . Luz e Vida. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2014. (Editoração/Periódico).

6.
MARTINS, Silvia; LIMA, Sorandra Correa ; Ramos, M. C. . Formação de Professores: Astronomia. 2013. .

7.
MARTINS, Silvia; Lima, S. R. ; Ivair Gonzaga ; Athos Machado ; Pedro Maestri . Cursos de Formação de Monitores do Museu Dica. 2013. .

8.
Carneiro, D. L. ; MARTINS, Silvia . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2013. (Editoração/Periódico).

9.
MARTINS, Silvia; Silvestre, R. F. ; Mercaldi, N. . Trilha do Sistema Solar. 2013. (Maquete).

10.
MARTINS, Silvia; TAKAHASHI, E. K. ; Deividi Marques ; Liliane Ribeiro . O Museu Diversão com Ciência e Arte e a Formação Continuada de Professores. 2013. (Relatório de pesquisa).

11.
MARTINS, Silvia; Nilva Sales ; Deividi Marques ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Itamar Salles . Curso de Formação de Professroes: Leis de Conservação. 2012. .

12.
MARTINS, Silvia; Leite, A. ; Itamar Salles ; Liliane Ribeiro . Formação de Professores: A Física no Ensino Fundamental. 2012. .

13.
MARTINS, Silvia; Lima, S. R. ; Athos Machado ; Ivair Gonzaga ; Pedro Maestri . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2012. .

14.
MARTINS, Silvia; Carneiro, D. L. . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2012. (Editoração/Periódico).

15.
MARTINS, Silvia; Longhini, M. D. . Dicastronômica: Consolidação e Ampliação das ações de astronomia do Museu Diversão com Ciência e Arte. 2012. (Relatório de pesquisa).

16.
MARTINS, Silvia; Leite, A. ; Liliane Ribeiro . Formação de Professores: Física e Experimentação. 2011. .

17.
MARTINS, Silvia; Pereira Neto, A . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2011. .

18.
MARTINS, Silvia; Carneiro, D. L. . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2011. (Editoração/Periódico).

19.
MARTINS, Silvia; Pereira Neto, A . Formação de Monitores do Museu Dica. 2010. .

20.
MARTINS, Silvia; Carneiro, D. L. . Ciência e Tecnologia para Transformação Social. 2010. (Editoração/Outra).

21.
Oliveira, P ; MARTINS, Silvia . Ed e Alice e os Pilares da Física Moderna. 2010. (Editoração/Outra).

22.
MARTINS, Silvia; Jacobucci, D. F. C. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2009. .

23.
MARTINS, Silvia; Longhini, M. D. ; Silvestre, R. F. . Sistema Solar - Itinerante. 2009. (Maquete).

24.
MARTINS, Silvia; Jacobucci, D. F. C. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2008. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARCI, D. E. T.; MARTINS, Silvia; MENEZES, P. H. D.. Participação em banca de Leonardo Tavares de Paula. Ensino de Física por Projetos: A Física do Forno Solar. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

2.
SANTOS, A. B.; MARTINS, Silvia; NASCIMENTO, S. S.. Participação em banca de Thaiane Lopes de Souza. Concepções dos Professores da Educação Básica sobre as Feiras de Ciências. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia.

3.
HUGUENIN, J. A. O.; MARTINS, Silvia; AULER, L. T. S.; ESPINDOLA, A. L.. Participação em banca de Ricardo Monteiro da Silva. Sequência Didática Multimídia para o Ensino do Efeito Fotoelétrico. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense.

4.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy; MARTINS, Silvia; FERRAZ, Armando Corbani. Participação em banca de João Batista de Oliveira. Estudo da reconstrução (2x6) em GaSb(001). 2004. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal de Uberlândia.

5.
MORGADO, Welles Antônio Martinez; MARTINS, Silvia; FREIRE, Rosane Rieira. Participação em banca de Adriano José Aguiar Marçal. Um Modelo de Células Dinâmicas Aplicado ao Gás Granular na Presença de Aglomerados. 2004. Dissertação (Mestrado em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
MARTINS, Silvia; MORGADO, Welles Antônio Martinez; LOURO, Sônia Renaux. Participação em banca de Felipo Lemos Lívio luz. Segregação em Misturas de Sistemas Granulares como um Problema de Difusão. 2004. Dissertação (Mestrado em Física) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Longhini, M. D.; NARDI, R.; BISCH, S. M.; MARTINS, Silvia; CUNHA, A. M. O.. Participação em banca de Dalira Lúcia Maradei Carneiro. Divulgação Científica: As Representações Sociais de Pesquisadores Brasileiros que Atuam no Campo da Astronomia. 2014. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Deividi Marques; MARTINS, Silvia; FERREIRA, G. M.. Participação em banca de Emily Alves Almeida.Elaboração de Material Didático para Aulas de Química na Educação Básica - O Conceito de Tensão Superficial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Uberlândia.

2.
SALES, N. L. L.; MARTINS, Silvia; BARBOSA, L. G.. Participação em banca de Sabrina Eleutério Alves.Discutindo o Ensino Investigativo com Professores em Exercício de Ciências da Natureza. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

3.
SALES, N. L. L.; MARTINS, Silvia; DONIZETE JUNIOR, P. C.. Participação em banca de Ricardo André Ferreira de Oliveira Santos.Construindo o Diálogo em Aulas de Física: Uma Proposta a partir dos Momentos Pedagógicos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

4.
SALES, N. L. L.; MARTINS, Silvia; BARBOSA, L. G.. Participação em banca de Thais Balada Castilho.Construindo um Material de Apoio para Professores sobre Física Moderna e Contemporânea nos Livros Didáticos: Comparando o PNLD 2012 e 2015. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

5.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy; MARTINS, Silvia; KAGIMURA, R.. Participação em banca de Hermes Gustavo Fernandes Neri.Utilização da plataforma arduino para controle de experimentos remotos de física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia.

6.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy; MARTINS, Silvia; KAGIMURA, R.. Participação em banca de Hermes Gustavo Fernandes Neri.Utilização da plataforma arduino para controle de experimentos remotos de física. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia.

7.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy; MARTINS, Silvia; CAVALHEIRO, Ademir. Participação em banca de Severina Rodrigues de Lima.O Perfil da Aula e do Professor de Física da Rede Pública de Esnino do Município de Uberlândia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia.

8.
MARTINS, Silvia; CAVALHEIRO, Ademir; MARLETTA, Alexandre. Participação em banca de Jair Rodrigues de Andrade.Determinação dos coeficientes da série de Fourier de funções periódicas no laboratório de vibrações e ondas: teoria e prática. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
DINIZ, Omar de Oliveira; MARTINS, Silvia; SHMIDT, Tomé Mauro. Processo Seletivo Simplificado para Docente Substituto. 2004. Universidade Federal de Uberlândia.

Outras participações
1.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy; MARTINS, Silvia; MIWA, Roberto Hiroki. Exame de qualificção - João Batista de Oliveira. 2004. Universidade Federal de Uberlândia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. O PAPEL DO PROFESSOR DENTRO DAS PERSPECTIVAS EDUCATIVAS E CULTURAIS DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE MUSEUS DE CIÊNCIA DO BRASIL NO SÉCULO XXI. 2017. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Cecília Figueira ; TAKAHASHI, E. K. ; Dias, M.J.S . VII Brincando e Aprendendo. 2017. (Exposição).

2.
MARTINS, Silvia. O Estranho Mundo da Física Quântica. 2016. (Exposição).

3.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; NUNES, N. A. ; Freitas, D. . VI Brincando e Aprendendo. 2016. (Exposição).

4.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MURAMATSU, M. ; AUTH, M. A. ; GARCIA, N. M. D. ; MIRANDA, D. ; ORSTEMANN, F. ; SASSERON, L. H. ; Longhini, M. D. ; NASCIMENTO, S. S. ; MARTINS, Silvia ; SALES, N. L. L. ; ARANTES, A. R. ; LIMA, S. C. ; COLOMBO JR, P. D. ; BOSS, S. L. B. ; OVIGLI, D. F. B. ; SANTOS, A. B. ; SILVA, L. R. ; MOREIRA, M. D. . XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015. (Congresso).

5.
SANTOS, A. B. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XX Ciência Viva. 2015. .

6.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Dias, M.J.S . V Brincando e Aprendendo. 2015. (Exposição).

7.
SANTOS, A. B. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XIX Ciência Viva. 2014. .

8.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Dias, M.J.S . IV Brincando e Aprendendo. 2014. (Exposição).

9.
XAVIER, J. C. ; Sanz, L ; MARTINS, Silvia ; Cunha, D. M. . VI Semana da Física. 2013. (Congresso).

10.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; TAKAHASHI, E. K. ; Dias, M.J.S . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia. 2013. (Exposição).

11.
TAKAHASHI, E. K. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XVIII Ciência Viva. 2013. .

12.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Dias, M.J.S . II Brincando e Aprendendo. 2013. (Exposição).

13.
MARTINS, Silvia; soares, a. b. ; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; Deividi Marques ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Liliane Ribeiro ; Longhini, M. D. ; Dias, M.J.S ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; CANOBRE, S. ; AMARAL, F. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia. 2012. (Outro).

14.
Deividi Marques ; MARTINS, Silvia ; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Liliane Ribeiro ; Dias, M.J.S ; ABREU, S. C. ; ALCANTARA, C. . II Brincando e Aprendendo. 2012. (Exposição).

15.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MARTINS, Silvia ; Liliane Ribeiro . XVII Ciência Viva. 2012. (Exposição).

16.
BOSELLI, M. A. ; Adamo Ferreira Gomes do Monte ; MARTINS, Silvia ; XAVIER, J. C. ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . V Semana da Física. 2012. (Congresso).

17.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Rafael Porto ; Cecília Figueira ; Talita Mamede . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia 2011. 2011. (Outro).

18.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; soares, a. b. . XVI Ciência Viva. 2011. (Exposição).

19.
MARTINS, Silvia; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; Liliane Ribeiro ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; Dias, M.J.S . Brincando e Aprendendo. 2011. (Exposição).

20.
Duzzioni, Eduardo ; MARTINS, Silvia ; Adamo Ferreira Gomes do Monte ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . IV Semana da Física. 2011. (Congresso).

21.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Emanoela Alves ; Cecília Figueira ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; Eduardo Galassi . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2010. 2010. (Outro).

22.
MARTINS, Silvia; Vernek, Edson ; Santos, José ; Duzzioni, Eduardo . III Semana da Física. 2010. (Congresso).

23.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Emanoela Alves ; Rafael Porto ; Carneiro, D. L. ; Cecília Figueira . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2009. 2009. (Outro).

24.
Newton Martins Barbosa Neto ; MARTINS, Silvia ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MILLA, A. A. ; Adamo Ferreira Gomes do Monte . II Semana da Física. 2007. (Concurso).

25.
MARTINS, Silvia; JACOBUCCI, Daniela ; JACOBUCCI, Giuliano Buzá ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . A DICA no Parque Siquierolli. 2007. (Exposição).

26.
MARTINS, Silvia; JACOBUCCI, Giuliano Buzá . Brincando de Ciências com a DICA. 2007. (Exposição).

27.
MARTINS, Silvia; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; CAVALHEIRO, Ademir . I Mostra de Ensino de Ciências da UFU. 2007. (Congresso).

28.
MARTINS, Silvia; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Lima, H R . O Espaço Ciência do Triângulo Mineiro na ESEBA!. 2006. (Outro).

29.
MARTINS, Silvia; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . Pré-Inauguração do Espaço Ciência do Triângulo Mineiro. 2005. (Exposição).

30.
MARLETTA, Alexandre ; MARTINS, Silvia ; SHMIDT, Tomé Mauro . III Mostra da Pós-Graduação em Física. 2004. (Congresso).

31.
MARTINS, Silvia; MARLETTA, Alexandre ; MIWA, Roberto Hiroki . II Mostra da Pós graduação em Física da UFU. 2003. (Congresso).

32.
SHMIDT, Tomé Mauro ; MIWA, Roberto Hiroki ; MARTINS, Silvia ; MARLETTA, Alexandre . I Mostra da Pós Graduação em Física. 2002. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Pedro Felipe Maestri. Formação Continua de Professores: Ensino de Astronomia. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Severina Rodrigues. O Espaço do Professor do Museu Dica: Uma Estratégia de aproximação Museu-Escola. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Joao Vitor Crisostomo da Costa. Monitoria do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

2.
Grabriela Buzo. Monitoria do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

3.
Arthur Estevam Ramos. Monitoria do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

4.
Humberto Torres Gonzales. Comunicação visual do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

5.
Winnie Liliane Defino Gomes. Comunicação visual do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).

6.
Juliane Karine Carvalho Silva. Monitoria do Museu DICA. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Uberlândia. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Flávio Antônio Martins Souza. Uma Sequência de Ensino-Aprendizagem sobre interações e forças utilizando estratégias interativas e participativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Silvia Martins dos Santos.

2.
Natália de Andrade Nunes. Praça Passarinhar: Investigando os Bastidores da Transposição Museográfica de uma Exposição do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Silvia Martins dos Santos.

3.
Silvana Aparecida Gonçalves da Mota. A FEIRA CIÊNCIA VIVA E OS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Silvia Martins dos Santos.

4.
Monica Cunha Ramos. Formação de Continuada de professores de Ciências no Ensino Fundamental - Reflexões sobre os PCN's e o CBC. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, . Orientador: Silvia Martins dos Santos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Leonardo Batista Neto. Estratégias de Divulgação das Exposições do Museu DICA: Como aproximar a Escola do Museu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

2.
Matheus Barros. A construção de artefatos digitais para um museu de ciências como estratégia para a formação inicial de professores: discutindo a relação museu-escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

3.
Guilherme Oliveira. A História do Átomo: Uma exposição. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

4.
Pedro Felipe Maestri. Dos Planetas Anões às Galáxias: Ampliando as ações de divulgação da Astronomia na Trilha do Sistema Solar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

5.
Juliana Dias Moraes. O CRV como ferramenta de apoio ao ensino de Física nos anos finais do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

6.
Marcela Costa Guedes. UMA PROPOSTA DIALÓGICA NO ENSINO DE FORÇA EMBASADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

7.
Priscila Castilho Casassanta. O programa de formação continuada do Museu DICA: Contribuições do primeiro curso temático sobre leis de conservação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

8.
Pablo Marques Ferreira. Impressões do Professor na relação Museu Escola. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

9.
Alexandre Leite dos Santos Silva. A Física e o Ensino Fundamental: Formação Continuada de Professores no Museu DICA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

10.
Antônio Pereira Siqueira Neto. Museu DICA: A construção de uma identidade. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

11.
João Marcus Neves. Monitores do DICA: Vicência e preparação. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

12.
Miguel Mandu Bonfá. Vila da DICA: Um jogo colaborativo para a abordagem da Física do cotidiano em um Museu de Ciências. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

13.
Thonson Ferreira da Costa. Capacitação de Monitores voluntários do DICA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

14.
Fllipe Plácido Batista. Cotidiano para o Ensino de Física: Ênfase - Movimento Ondulatório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

15.
Robson Humberto Rosa. Experimentos Simples e o Ensino de Física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

16.
Alessandro Gontijo da Costa Dias. O uso do computador no ensino de física - Experimentação ou recursos audio-visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

17.
Julio Cezar Deczka Telles. Motivação para o ensino de Física no Ensino Médio. 2003. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

Iniciação científica
1.
Analice Alves. Formação de Professores no Museu DICA: Ampliando o diálogo entre o Museu e a Escola. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

2.
Priscila Castilho. O uso Questionário como Instrumento de Avaliação das Ações de Formação Continuada do Museu Dica. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

3.
Ivair Gonzaga. Ação Educativa para a Trilha do Sistema Solar: Elaboração, Aplicação e Avaliação. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

4.
Ivair Gonzaga. Elaboração de atividades de divulgação da astronomia, integrando as atividades do Dicastronômica à Maquete do Sistema Solar no Parque da Gávea. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

5.
Gabriel Prizzi. Visita guiada ao Sistema Solar do Parque da Gávea: proposta de mediação para alunos do ensino básico. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

6.
Alexandre Leite da Silva. O Museu Diversão com Ciência e Arte e os Professores de Ensino Fundamental: Uma Análise Diagnóstica e Proposta de Ações. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

7.
Thonson Ferreira Costa. O papel do Monitor no Museu de Ciencias da DICA. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

8.
Miguel Mandú Bonfá. Museu de Ciencias da DICA - Historico e perspectivas. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

9.
Thonson Ferreira. Consolidação do Espaço Ciência do Triângulo Mineiro. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

10.
Miguel Mandú Bonfá. Produção de novas Atividades para o Museu de Ciências da DICA. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

11.
Franciscarlos Pereira da Silva. Ciência, Diversão e Arte - produção de experimentos demonstrativos. 2006. Iniciação Científica - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

12.
Luiz Fernando de Oliveira. Diversão com Ciência e Arte - abordagem de apresentação de experimentos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

13.
Antônio Daud Jr. Dinâmica de Separação de Fase em Sistemas Complexos. 2005. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

14.
Rodrigo Ferreira de Morais. Aprendizagem Cooperativa por Meio de Tecnologias Digitais. 2005. Iniciação Científica - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

15.
Flávio Moretti Morais. Formação de Padrões em Sistemas Poliméricos incluindo Interações de Longo Alcance. 2004. 20 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

16.
Antônio Daud Jr. Formação de Padrões em Filmes de Copolímeros de Dibloco com Paredes Móveis. 2003. 30 f. Iniciação Científica. (Graduando em Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

Orientações de outra natureza
1.
Kelvin Barbosa Araújo. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

2.
Nicolas Bruno Santos Pereira. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

3.
Renata dos Santos Melo. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

4.
Sirlene Silva de Souza. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

5.
Ivair Ribeiro Gonzaga. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

6.
Sttephany Silva Bernardino. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

7.
Arthur Henrique Resende Vieira. Monitoria do Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

8.
Maísa Carvalho Tardivo. Formalizando processos e comunicando o Museu DICA. 2016. Orientação de outra natureza. (Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

9.
Sttephany Silva Bernardino. Monitoria do Telescópio Itinerante. 2015. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

10.
Arthur Henrique Resende Vieira. Monitoria do Telescópio Itinerante. 2015. Orientação de outra natureza. (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

11.
Daízi de Freitas Alves. Contando a história do Eletromagnetismo: História da Ciência como Ferramenta Pedagógica em uma Exposição num Museu de Ciências. 2014. Orientação de outra natureza. (História) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

12.
Itamar Salles. Discutindo Leis de Conservação com Professores de Ciências no Ensino Fundamental. 2012. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

13.
Antônio Pereira Siqueira Neto. Enfrentando o Problema de Evasão do Curso de Física a partir de apoio aos Alunos Ingressante. 2011. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

14.
Sthanley Rita de Lima. A Física e a Experimentação: Oficinas de física para professores de ensino fundamental. 2011. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

15.
João Marcus Neres. Reformulação do Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2011. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

16.
Rafaella Librelon Faria. Monitoria no Museu de Ciências da DICA - Formação e Atuação. 2008. Orientação de outra natureza. (Biologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

17.
João Marcus Neres. Monitoria no Museu de Ciências da DICA - Formação e Atuação. 2008. Orientação de outra natureza. (Licenciatura Em Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

18.
Marisa Pinheiro Mourão. Popularização da Ciência. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

19.
Rafael Apolinário de Oliveira. Popuarização da Ciência. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

20.
Marco Aurélio Vieira. Popularização da Ciência. 2005. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

21.
Robson Humberto Rosa. Proporcionando Interação Efetiva entre os Estudantes das Disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física II com Estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 2005. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

22.
Alessandro Gontijo da Costa Dias. Proporcionando Interação Efetiva entre os Estudantes das Disciplinas de Instrumentação para o Ensino de Física I com Estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 2005. Orientação de outra natureza. (Fisica) - Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Federal de Uberlândia. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

23.
Luiz Fernando Lopez Oliveira. Implantação do Espaço Ciência do Triângulo Mineiro: Projeto Ciência, Diversão e Arte.. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.

24.
Franciscarlos Gomes da Silva. Implementação do Espaço Ciência do Triângulo Mineiro: Projeto Ciência Diversão e Arte. 2004. 0 f. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Uberlândia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Silvia Martins dos Santos.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MARTINS, Silvia. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Uberlândia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARROS, M. ; MARTINS, Silvia ; TAKAHASHI, E. K. . DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES ENTRE O ENSINO DE FÍSICA E O MUSEU DE CIÊNCIAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, A. A. M. ; MARTINS, Silvia . V BRINCANDO E APRENDENDO: UMA MOSTRA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE DIVULGADORES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MOTA, S. A. G. ; MARTINS, Silvia . A ELABORAÇÃO DE UM APLICATIVO A PARTIR DAS NECESSIDADES DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DA FEIRA CIÊNCIA VIVA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
OLIVEIRA, G. ; Deividi Marques ; MARTINS, Silvia . História do Átomo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARAUJO, K. B. ; MARTINS, Silvia . TELÉGRAFOS COMO ARTEFATOS MUSEAIS EM UMA EXPOSIÇÃO DE ELETROMAGNETISMO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
MARTINS, Silvia; Jacobucci, D. F. C. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2009. .

2.
MARTINS, Silvia; Jacobucci, D. F. C. ; Rafaella Librelon ; Thonson Ferreira ; Miguel Bonfá . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2008. .

3.
MARTINS, Silvia; Ramos, M. C. . Luz e Vida. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
MARTINS, Silvia; Leite, A. ; Itamar Salles ; Liliane Ribeiro . Formação de Professores: A Física no Ensino Fundamental. 2012. .

5.
MARTINS, Silvia; Leite, A. ; Liliane Ribeiro . Formação de Professores: Física e Experimentação. 2011. .

6.
MARTINS, Silvia; Lima, S. R. ; Ivair Gonzaga ; Athos Machado ; Pedro Maestri . Cursos de Formação de Monitores do Museu Dica. 2013. .

7.
MARTINS, Silvia; Lima, S. R. ; Athos Machado ; Ivair Gonzaga ; Pedro Maestri . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2012. .

8.
MARTINS, Silvia; Pereira Neto, A . Curso de Formação de Monitores do Museu Dica. 2011. .

9.
MARTINS, Silvia; Pereira Neto, A . Formação de Monitores do Museu Dica. 2010. .


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, M. ; NASCIMENTO, S. S. ; MURAMATSU, M. ; MARTINS, Silvia . O Ensino de Física Para Além da Sala de Aula: Museus de Ciências e Outros Espaços Interativos. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
MARTINS, Silvia; SANTOS, A. A. M. . Bairro em Bairro ? Ep. 44: Museu DiCA (Diversão com Ciência e Arte) no Santa Mônica. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
Cruz, L ; MARTINS, Silvia . MUSEU E ESCOLA: UMA IMENSIDÃO DE POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
MARTINS, Silvia; Sampaio, G . Museu Dica em novo endereço. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
MARTINS, Silvia. Museu DICA oferece vagas para curso gratuito de formação continuada. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Emanoela Alves ; Rafael Porto ; Carneiro, D. L. ; Cecília Figueira . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2009. 2009. (Outro).

2.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Emanoela Alves ; Cecília Figueira ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; Eduardo Galassi . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ? Uberlândia 2010. 2010. (Outro).

3.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Rafael Porto ; Cecília Figueira ; Talita Mamede . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia 2011. 2011. (Outro).

4.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; soares, a. b. . XVI Ciência Viva. 2011. (Exposição).

5.
MARTINS, Silvia; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; Liliane Ribeiro ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; Dias, M.J.S . Brincando e Aprendendo. 2011. (Exposição).

6.
MARTINS, Silvia; soares, a. b. ; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; Deividi Marques ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Liliane Ribeiro ; Longhini, M. D. ; Dias, M.J.S ; Rafael Porto ; Talita Mamede ; CANOBRE, S. ; AMARAL, F. A. . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia. 2012. (Outro).

7.
Deividi Marques ; MARTINS, Silvia ; Cecília Figueira ; Carneiro, D. L. ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; Liliane Ribeiro ; Dias, M.J.S ; ABREU, S. C. ; ALCANTARA, C. . II Brincando e Aprendendo. 2012. (Exposição).

8.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MARTINS, Silvia ; Liliane Ribeiro . XVII Ciência Viva. 2012. (Exposição).

9.
Duzzioni, Eduardo ; MARTINS, Silvia ; Adamo Ferreira Gomes do Monte ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . IV Semana da Física. 2011. (Congresso).

10.
BOSELLI, M. A. ; Adamo Ferreira Gomes do Monte ; MARTINS, Silvia ; XAVIER, J. C. ; TAKAHASHI, Eduardo Kojy . V Semana da Física. 2012. (Congresso).

11.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; TAKAHASHI, E. K. ; Dias, M.J.S . Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia. 2013. (Exposição).

12.
TAKAHASHI, Eduardo Kojy ; MURAMATSU, M. ; AUTH, M. A. ; GARCIA, N. M. D. ; MIRANDA, D. ; ORSTEMANN, F. ; SASSERON, L. H. ; Longhini, M. D. ; NASCIMENTO, S. S. ; MARTINS, Silvia ; SALES, N. L. L. ; ARANTES, A. R. ; LIMA, S. C. ; COLOMBO JR, P. D. ; BOSS, S. L. B. ; OVIGLI, D. F. B. ; SANTOS, A. B. ; SILVA, L. R. ; MOREIRA, M. D. . XXI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2015. (Congresso).

13.
TAKAHASHI, E. K. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XVIII Ciência Viva. 2013. .

14.
SANTOS, A. B. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XIX Ciência Viva. 2014. .

15.
SANTOS, A. B. ; MARTINS, Silvia ; SILVA, L. R. . XX Ciência Viva. 2015. .

16.
MARTINS, Silvia; Liliane Ribeiro ; Dias, M.J.S . II Brincando e Aprendendo. 2013. (Exposição).

17.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Dias, M.J.S . IV Brincando e Aprendendo. 2014. (Exposição).

18.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Dias, M.J.S . V Brincando e Aprendendo. 2015. (Exposição).

19.
MARTINS, Silvia. O Estranho Mundo da Física Quântica. 2016. (Exposição).

20.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; Cecília Figueira ; TAKAHASHI, E. K. ; Dias, M.J.S . VII Brincando e Aprendendo. 2017. (Exposição).

21.
MARTINS, Silvia; SILVA, L. R. ; NUNES, N. A. ; Freitas, D. . VI Brincando e Aprendendo. 2016. (Exposição).

22.
MARTINS, Silvia; Vernek, Edson ; Santos, José ; Duzzioni, Eduardo . III Semana da Física. 2010. (Congresso).


Redes sociais, websites e blogs
1.
MARTINS, Silvia; Deividi Marques . Página do Museu Dica no Facebook. 2012; Tema: Tópicos de divulgação científica e divulgação das atividades do Museu Dica. (Rede social).

2.
MARTINS, Silvia; Carneiro, D. L. . Museu Diversão com Ciência e Arte. 2012; Tema: Página institucional do Museu Dica. (Site).

3.
Carneiro, D. L. ; Cardoso, I ; MARTINS, Silvia . Blog do Museu Dica. 2016; Tema: Divulgação de pesquisas desenvolvidas na UFU, Temas atuais de ciência e divulgação das ações desenvolvidas pelo Museu Dica. (Blog).

4.
MARTINS, Silvia; Leite, A. . Formação Continuada no Museu Dica. 2011; Tema: Formação continuada de professores. (Blog).



Outras informações relevantes


Desde 2005 venho trabalhando com ações de popularização da ciência. A partir da aprovação de diversos projetos FAPEMIG e CNPq, foi possível elaborar uma ação que deu início ao Museu Diversão com Ciência e Arte - DICA, que tem o objetivo de ser um canal para a população, em especial jovens e crianças, para o aprendizado de ciências e a discussão de temas de ciência, a partir de exposições fixas, itinerantes, palestras em escolas, oficinas e mini-cursos. Dentro dessa perspectiva de trabalhar para a popularização da ciência, coordeno a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Uberlândia desde 2009, em uma parceria que reuniu diversos setores (públicos e privados) da sociedade local em prol de um objetivo comum de divulgar a ciência, democratizando o conhecimento científico e atraindo jovens para a carreira técnica e científica, ampliando os possibilidades de crescimento para a cidade de Uberlândia.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 7:11:46