Anderson Domingues Corrêa

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  • Última atualização do currículo em 30/09/2018


Professor e pesquisador do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Doutor e mestre em Ensino de Biociências e Saúde pelo IOC/FIOCRUZ. Tendo sua tese de doutorado sido agraciada com a primeira colocação em premiação do Ministério da Saúde. Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialização em Farmacotécnica Homeopática pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil e especialização em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras. Atua como docente no IFRJ desde o ano de 1993 e atualmente leciona e orienta na pós-graduação, no mestrado em Ensino de Ciências e na graduação, no curso Bacharel em Química, editor da Revista Ciências & Ideias, líder do grupo de pesquisas Ciências, Educação e Saúde, além de coordenar o Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC-IFRJ). Ocupou funções na direção/administração do referido Instituto como: Diretor Geral do Campus Nilópolis no período de 2005 a 2010, Gerente de Ensino Superior no período de 2003 a 2005, Gerente de Integração Pedagógica no período de 2001 a 2003 e implementação e coordenação do Curso Técnico em Farmácia no período de 2000 a 2001. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização Científica, Educação em Saúde, Estratégias Lúdicas para o Ensino de Ciências, Desenvolvimento de Materiais Educativos (documentários, animações, vídeos curtas metragens, jogos de tabuleiro e eletrônicos, software educativo, histórias em quadrinhos, músicas educativas, livros didáticos, teatro, contos, literatura infantil, simulações de experimentos laboratoriais, website e blogs), Experimentação no Ensino de Ciências, Ensino-Aprendizagem, Aprendizagem Significativa, Difusão e Popularização da Ciência, História da Ciência, Saúde Coletiva, Uso Racional de Medicamentos, Homeopatia, Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos. Seus trabalhos acadêmicos compreendem quarenta e cinco artigos, três livros, um capítulo de livro e sete materiais didáticos, estando o livro - Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica - na oitava edição. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Anderson Domingues Corrêa
Nome em citações bibliográficas
CORRÊA, A. D.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Nilópolis.
Rua Lucio Tavares, 1045
Cidade Nova
26530060 - Nilópolis, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26919805
Fax: (21) 25670283
URL da Homepage: www.ifrj.edu.br


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: PROMOÇÃO DO ENSINO SOBRE O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS, Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Luiz Anastacio Alves.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Uso Racional de Medicamentos; Estratégias de ensino; Educação em Saúde; Alfabetização Científica; Material Didático Lúdico.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Materiais Educativos.
2004 - 2006
Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde.
Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Título: CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE HOMEOPATIA NAS FACULDADES DE FARMÁCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,Ano de Obtenção: 2006.
Orientador: Sidnei Quezada Meireles Leite.
Palavras-chave: Homeopatia; currículo; farmácia homeopática; educação em farmácia.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Educação.
2002 - 2003
Especialização em Farmacologia - Atualizações e Novas Perspectivas. (Carga Horária: 480h).
Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil.
Título: Inibidores de Protease do HIV-I.
Orientador: Raimundo Vicente de Souza.
1992 - 1993
Especialização em Farmacotécnica Homeopática. (Carga Horária: 530h).
Instituto Hahnemanniano do Brasil, IHB, Brasil.
Título: Proposta de tratamento homeopáticos para pacientes HIV positivos.
Orientador: Marta Côrtes Duarte.
1989 - 1992
Graduação em Farmácia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1985 - 1989
Curso técnico/profissionalizante.
Escola Técnica Federal de Química - RJ, ETFQ-RJ, Brasil.




Atuação Profissional



Instituto Federal do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Compras, Contratos e Patrimôni, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2012 - Atual
Ensino, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Produção de Material Didático
Desenvolvimento de Produtos Educacionais
02/2010 - Atual
Ensino, Bacharel em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Boas Práticas e Legislação
Fitoterapia
Tecnologia de Cosméticos
Tecnologia de Produtos Naturais
2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Nilópolis, .

12/2005 - 03/2010
Direção e administração, Campus Nilópolis, .

Cargo ou função
Diretor Geral do Campus Nilópolis.
02/2008 - 12/2009
Ensino, Farmácia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução às Ciências Farmacêuticas
12/2003 - 12/2005
Direção e administração, Diretoria de Graduação - DIGRAD, .

Cargo ou função
Gerente de Ensino Superior.
08/1996 - 12/2004
Ensino,

Disciplinas ministradas
Cosmetologia
Farmacotécnica
Homeopatia
Química Analítica Qualitativa
09/2001 - 12/2003
Direção e administração, Diretoria de Ensino Médio e Técnico - DITEC, .

Cargo ou função
Gerente de Integração Pedagógica.
1999 - 2001
Direção e administração, Diretoria de Ensino Médio e Técnico - DITEC, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.
03/1993 - 04/1996
Ensino,

Disciplinas ministradas
Físico Química
Química Analítica Qualitativa


Linhas de pesquisa


1.
Processos de ensino e de aprendizagem e produção de material didático para o Ensino de Ciências

Objetivo: Desenvolver estudos em ensino de ciências nos seus múltiplos aspectos, abordando as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula e em ambientes não formais de ensino e a produção de material didático entre outros elementos.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Estratégias de ensino; Material Didático Lúdico; Ensino de Ciências; Divulgação Científica.


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Criação e utilização de música como material didático-pedagógico no ensino de fitoterapia
Descrição: O projeto se constitui com a produção de músicas e vídeo clipes e a a validação desse material no ensino formal e na divulgação científica. Para verificar o impacto dos materiais de ensino produzidos serão realizadas entrevistas e questionários, a serem analisados à luz do referencial teórico da análise de discurso. A nossa perspectiva é promover o ensino e a divulgação científica de fitoterapia, com vista a tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso e atrativo para os aprendizes por intermédio de músicas educativas e vídeo clipes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador / Aline dos Santos Teles - Integrante / Valéria Vieira - Integrante / Edson de Araujo Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal do Rio de Janeiro - Bolsa / Instituto Federal do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2013 - 2015
Produção e Validação de Documentário sobre a Transmissão da Cultura Popular do Uso de Plantas Medicinais
Descrição: Este estudo tem o seu foco direcionado à promoção da saúde por intermédio da divulgação científica e do ensino de ciências, que no contexto sócio educacional carece de uma maior integração com a sociedade no sentido de compreender o mundo e torná-lo melhor. O conhecimento científico precisa chegar ao cotidiano das pessoas. Grande parte da importância de discutir o uso de plantas medicinais se deve ao fato delas fazerem parte do nosso cotidiano. O uso delas constitui uma prática antiga que tem uma dimensão importante, principalmente na infância, quando os pais são os primeiros agentes a promoverem o uso indiscriminado das mesmas. O que ocorre é a transformação desse ato em um habitus ? uma disposição incorporada ? que reflete regularidades profundas e duráveis nos comportamentos dos adultos, modelando suas subjetividades. Será elaborado um documentário baseado na identificação da estrutura conceitual sobre o uso de plantas medicinais por jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.
2013 - 2014
Construção e validação de um livro infantil sobre plantas medicinais como instrumento para o ensino de ciências
Descrição: Muitas concepções sobre as plantas medicinais, a grande maioria incorreta, já faz parte do imaginário coletivo e são transmitidas de geração a geração. A escolha de materiais didáticos diferenciados, trabalhados adequadamente, podem favorecer a transformação destas concepções errôneas que muitas vezes prevalecem tornando, por si mesmas, explicações aceitas pelo senso comum, mesmo quando são abordadas na escola, por estarem, de certa forma, arraigadas na nossa cultura. Desta forma, aliar momentos lúdicos às atividades orientadas, torna a aprendizagem mais efetiva e prazerosa. Quando o professor passa a orientar uma certa atividade canaliza a construção do conhecimento levando os alunos a um estágio mais avançado de entendimento. Apenas um livro infantil pode agregar para a criança conhecimentos diversos de nossa cultura, podendo promover a aproximação e a construção do saber de forma mais ampla, pois sã abordados diversos conteúdos juntos, como por exemplo: ciência, ética, costumes, história, geografia, entre outros. Dessa forma, a obra literária pode ser uma importante ferramenta para a interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade. A construção de um livro infantil tem um grande potencial no ensino de ciências, pois o professor do ensino fundamental normalmente possui formação generalista e na maioria das escolas o mesmo professor deve ministrar diversas disciplinas. Além do mais, ainda não há uma separação disciplinar rígida e deve-se buscar um processo de ensino/aprendizagem que seja amplo para as crianças. Com essas preocupações em mente tentamos, com o presente estudo, contribuir para a promoção do ensino de ciências e da divulgação científica, com vista a minimizarmos agravos à saúde decorrentes ao uso inadequado de plantas medicinais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.
2012 - 2013
Literatura infantil como instrumento para o ensino de ciências
Descrição: Este estudo tem o seu foco direcionado ao ensino de ciências, que no contexto sócio-educacional carece de uma maior integração com a sociedade no sentido de compreender o mundo e torná-lo melhor. O conhecimento científico precisa chegar ao cotidiano das pessoas. Assim, propomos a criação e o desenvolvimento de um livro infantil com conteúdos interdisciplinares, por acreditar na eficácia desse material como instrumento catalisador da motivação de crianças da geração deste início de século..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.
2012 - 2013
Os caminhos do processo de ensino-aprendizagem sobre as plantas medicinais
Descrição: Com este projeto pretende-se realizar um levantamento sobre o conhecimento e a percepção da população sobre as plantas medicinais, propor e desenvolver estratégias lúdicas para o ensino e divulgação científica do tema. Temos como base de sustentação, neste trabalho, o uso da teoria construtivista de aprendizagem significativa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.
2012 - 2013
Produção de documentário para a divulgação científica de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos
Descrição: Este estudo tem o seu foco direcionado à promoção da saúde por intermédio da divulgação científica e do ensino de ciências. Materiais didáticos lúdicos e estratégias de ensino diferenciadas, motivadoras, coerentes com a realidade do cotidiano extraclasse da faixa etária dos alunos, são ferramentas facilitadoras da aprendizagem e também servem de pontes estabelecendo paralelos entre essas ferramentas de ensino com o prazer proporcionado por essas atividades nos momentos de lazer. Deste modo podendo ser considerados elementos essenciais para promover a reestruturação dos processos mentais e das estruturas cognitivas dos aprendizes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.
2011 - 2012
Construção e uso de histórias em quadrinhos como estratégia de divulgação científica para a promoção da saúde
Descrição: Este projeto apresenta a criação e o uso de uma história em quadrinhos, baseada em um caso real, como recurso didático para o ensino sobre os riscos da automedicação em um indivíduo que apresentou um quadro de reação adversa. O estudo foi realizado com estudantes do Ensino Médio através da aplicação de questionários e realização de entrevistas semi-estruturadas. Os participantes do estudo apreciaram e se identificaram com o caso contado através dos quadrinhos, demonstrando interesse em aprender sobre outros assuntos ligados a saúde. A História em Quadrinhos elaborada contribuiu para o aprendizado dos estudantes sobre os riscos da automedicação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2010 - 2011
Construção e Validação de um Jogo Educativo
Descrição: Este projeto constitui-se em uma continuidade do projeto anterior do autor ? 2009/2010, sobre as práticas de adolescentes do Ensino Médio em relação o uso de medicamentos e visa desenvolver um material lúdico para o ensino, composto de um jogo educativo e textos, levando, assim, à sociedade o saber desenvolvido e acumulado na academicamente, decodificando-o para o público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2009 - 2011
Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos
Descrição: Esta proposta de trabalho visou criar um vídeo educativo sobre o uso racional de medicamentos, validá-lo como estratégia de ensino para ser utilizada em divulgação científica, contribuindo, assim, com a melhoraria da qualidade de vida da população. Esse documentário foi divididos por temas, mesclando as diversas entrevistas realizadas, com animações e encenações do cotidiano de jovens e o uso de medicamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2009 - 2010
Promoção da Saúde pelo Uso Racional de Medicamentos
Descrição: Este projeto constitui-se em uma continuidade do projeto anterior do autor ? 2008/2009, sobre as práticas de adolescentes do Ensino Médio em relação o uso de medicamentos e visa desenvolver um material lúdico para o ensino, composto de histórias em quadrinhos e textos, levando, assim, à sociedade o saber desenvolvido e acumulado na academicamente, decodificando-o para o público..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal do Rio de Janeiro - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2008 - 2011
As intersecções dos temas saúde e ambiente no ensino formal: análise das práticas docentes e materiais didáticos
Descrição: A manutenção da saúde é uma grande preocupação humana tanto em âmbito coletivo (saúde pública) quanto individual. Em termos individuais, várias são as atitudes que podem ser tomadas para a sua conservação e assim, possa ser minimizada a necessidade de recorrer-se às terapêuticas vigentes. A realidade brasileira mostra que as condições de saúde da população estão relacionadas à educação. Como se tem observado, as comunidades que dispõem de pouco acesso à educação apresentam problemas no campo de saúde, principalmente devido aos hábitos e à falta de ações preventivas. Partindo desses pressupostos o presente projeto estabelece os seus referenciais epistemológicos, os quais associados à urgência das questões ambientais, servirão de base para o desenvolvimento desta investigação. A pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento dos temas educação, saúde e ambiente no currículo das escolas públicas de ensino médio. O foco da investigação dirige-se para a Baixada Fluminense, considerando os graves problemas de saneamento e de saúde pública existentes no conjunto de municípios. Com efeito, o presente projeto tem como objetivo central analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na tensão com documentos oficiais que orientam a inserção dos temas saúde e ambiente no currículo das escolas públicas de ensino médio. Para isto será empregada uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em observações e dados coletados ao longo da pesquisa com os sujeitos envolvidos. Como resultados, espera-se, ao longo de dois anos diagnosticar, avaliar, desenvolver materiais didáticos que tratem sobre a temática educação, saúde e ambiente de forma mais integrada, atendendo a proposta de transversalidade dos temas proposto pelo MEC nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Número do processo: E-26/111.502/2008 - Apoio a grupos emergentes de pesquisa..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Integrante / Rodrigo Siquira-Batista - Integrante / Giselle Rôças de Souza Fonseca - Coordenador / Marco Antônio Ferreira da Costa - Integrante / Flávia Monteiro de Barros Araújo - Integrante / Jorge Cardoso Messeder - Integrante / Jorge Luis Pinto Rodrigues - Integrante / Sheila Pressentin Cardoso - Integrante / Maylta Brandão dos Anjos - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Diagnóstico do uso racional de medicamentos em ambientes de ensino
Descrição: Esta proposta de trabalho visa caracterizar o conhecimento de indivíduos em ambientes escolares, alunos do ensino médio, alunos da graduação, professores e funcionários sobre o uso racional de medicamentos e identificar quais são os fatores que influenciam o uso inadequado de medicamentos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador / André Ricardo Filgueiras Surcin - Integrante / Bruno Campos dos Santos - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Construção de Manual com Histórias em Quadrinhos Educativas sobre o Uso Racional de Medicamentos
Descrição: Esta proposta de trabalho visa criar um manual com histórias em quadrinhos educativas sobre o Uso Racional de Medicamentos, para ser utilizado como estratégia de ensino em divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador / Maria Cecília Galacho Quaresma de Oliveira - Integrante / Gabriela Gonçalves Martins de Souza - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2007 - 2012
Diagnóstico e intervenção do uso racional de medicamentos em uma população de adolescentes: uma questão de promoção da saúde
Descrição: A ausência de informações sobre medicamentos constitui uma das principais razões pelas quais 30% a 50% dos pacientes não usam medicamentos conforme a prescrição. A Organização Mundial de Saúde vem alertando para a necessidade crescente de se ampliar os aspectos educacionais relacionados aos medicamentos.. A intoxicação por medicamentos ocupa a primeira posição dentre os agentes que mais causam intoxicação no país. Somente entre pacientes hospitalizados cerca de 30% apresentam reações adversas a medicamentos e 21% dos casos de morte estavam associados a essas reações. Esta proposta de trabalho visa investigar o conhecimento dos adolescentes sobre o uso racional de medicamentos no Ensino Médio e propor estratégias de ensino eficazes para serem trabalhadas com a divulgação científica, levando, assim, à sociedade o saber desenvolvido e acumulado na universidade, decodificando-o para o público. A construção dos conhecimentos sobre saúde proposta neste projeto pode ser multiplicada pelos próprios adolescentes, atingindo pais, familiares e amigos, promovendo desta forma a melhoria na qualidade de vida de toda a comunidade. Nesse sentido propõe-se a criação e desenvolvimento de materiais didáticos interativos como jogos de tabuleiro e computadorizados, software, folhetos, vídeos e quadrinhos, pois acredita-se na eficácia desse material como instrumento catalisador da motivação de adolescentes da geração deste início de século. Para análise do impacto dessas atividades junto ao público alvo trabalharemos com a aplicação, antes e depois das intervenções, de questionários e entrevistas de forma semi-estruturada para professores e alunos. Número do Processo: E-26/110.574/2007 - APQ3.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Integrante / Rodrigo Siquira-Batista - Integrante / Giselle Rôças de Souza Fonseca - Coordenador / Leonardo Bazilio Bentolila - Integrante / Luiz Anastácio Alves - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Divulgação científica: uma abordagem sobre os riscos do uso inadequado de plantas medicinais
Descrição: O uso plantas medicinais podem apresentar um grande risco à saúde e ter consequências como o atraso no tratamento adequado ou até a morte do indivíduo. Esta proposta de trabalho visa desenvolver um material lúdico para a divulgação científica, composto de histórias em quadrinhos e textos, levando certos conhecimentos científicos para o público leigo. O trabalho tem como objetivo, analisar a eficácia de uma história em quadrinhos. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa com apoio de dados numéricos. Acreditamos que este estudo poderá gerar uma eficaz ferramenta para divulgação científica..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador / Juliana dos Reis Caminha - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
2012 - Atual
Produção de vídeo para a divulgação científica do desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas medicinais
Descrição: Este estudo tem o seu foco direcionado à promoção da saúde por intermédio da divulgação científica, que no contexto sócio-educacional carece de uma maior integração com a sociedade no sentido de compreender o mundo e torná-lo melhor. O conhecimento sobre as plantas medicinais é milenar, sendo transmitido de geração a geração, porém nos últimos anos vem perdendo popularidade para os medicamentos alopáticos industrializados, principalmente devido à massificação da informação pelo poder da propaganda. O objetivo deste vídeo é resgatar a cultura do uso e a valoração das plantas medicinais, a partir da produção de um vídeo contendo o histórico da utilização de plantas medicinais e do desenvolvimento de novos medicamentos a partir das ervas. O vídeo será composto por dramatizações sobre os assuntos abordados, animações e narração. Para análise do impacto dessas atividades, junto ao público alvo, trabalharemos com a aplicação, antes e depois das intervenções, de questionários e entrevistas de forma semi-estruturada..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.


Projetos de desenvolvimento


2010 - 2011
Construção de Curtas Metragens Sobre o Uso Medicamentos
Descrição: O presente projeto é uma continuidade de um projeto existente, em que um vídeo sobre o uso racional de medicamentos foi produzido..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Anderson Domingues Corrêa - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Revista Ciências & Idéias


Revisor de periódico


2010 - Atual
Periódico: Perspectivas da Ciência e Tecnologia
2013 - Atual
Periódico: Revista Ciências & Idéias


Revisor de projeto de fomento


2013 - 2013
Agência de fomento: Instituto Federal do Rio de Janeiro
2012 - 2012
Agência de fomento: Instituto Federal do Rio de Janeiro


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino de Ciências.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Ciências.
4.
Grande área: Outros / Área: Divulgação Científica.
5.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Medicamentos.
6.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Terapias Complementares Homeopatia Fitoterapia Acupuntura.


Prêmios e títulos


2013
1o colocado do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos "LENITA WANNMACHER", Ministério da Saúde.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:35
Total de citações:128
Anderson Domingues Correa  Data: 05/07/2012

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CORRÊA, A. D.2018CORRÊA, A. D.. Ensino de Homeopatia no Brasil: Histórico e Perspectivas. REVISTA ELETRÔNICA ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 11, p. 55-79, 2018.

2.
CORRÊA, A. D.2016CORRÊA, A. D.; VIEIRA, V. ; VELLOSO, V. P. . LAMLEC: a dimensão lúdica no ensino de ciências. Revista Práxis (Online), v. 8, p. 63-80, 2016.

3.
CORRÊA, A. D.2016CORRÊA, A. D.; RÔÇAS, G. ; LOPES, R. M. ; ALVES, L. A. . A utilização de uma história em quadrinhos como estratégia de ensino sobre o Uso Racional de Medicamentos. Alexandria (UFSC), v. 9, p. 83-102, 2016.

4.
CORRÊA, A. D.2015CORRÊA, A. D.; VIEIRA, V. ; LEITE, S. Q. M. ; CORREA, F. P. . Percepções dos discentes das graduações em farmácia sobre o ensino de homeopatia. Revista Práxis (Online), v. 07, p. 91-103, 2015.

5.
CORRÊA, A. D.2013CORRÊA, A. D.; CAMINHA, J. R. ; SOUZA, C. A. M. ; ALVES, L. A. . Uma Abordagem sobre o Uso de Medicamentos nos Livros Didáticos de Biologia como Estratégia de Promoção de Saúde. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso), v. 18, p. 3071-3081, 2013.

6.
CORRÊA, A. D.2008CORRÊA, A. D.; LEITE, S. Q. M. . Ensino da homeopatia na graduação em farmácia: concepções e práticas pedagógicas em instituições do estado do Rio de Janeiro. Interface. Comunicação, Saúde e Educação, v. 12, p. 269-282, 2008.

7.
CORRÊA, A. D.2006CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. . Similia Similibus Curentur: revisitando aspectos históricos da homeopatia nove anos depois. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 13, n.1, p. 13-31, 2006.

8.
SIQUEIRA-BATISTA, R.1998SIQUEIRA-BATISTA, R. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; HUGGINS, D. W. . Trypanosoma rangeli. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), v. 55, p. 423-426, 1998.

9.
SIQUEIRA-BATISTA, R.1998SIQUEIRA-BATISTA, R. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. . Modelo da Aglomeração: conceitos de saúde cardiovascular. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 74, p. 70-79, 1998.

10.
CORRÊA, A. D.1998CORRÊA, A. D.; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; HUGGINS, D. W. . Papel dos reservatórios na moléstia de Chagas. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), v. 55, p. 414-420, 1998.

11.
CORRÊA, A. D.1997CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. . Similia Similibus Curentur: notação histórica da medicina homeopática. Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 43, n.4, p. 347-351, 1997.

12.
CORRÊA, A. D.1997CORRÊA, A. D.. Epidemiologia, Ciência e Saúde. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 72, n.1/2, p. 79-81, 1997.

13.
CORRÊA, A. D.1997CORRÊA, A. D.; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; QUINTAS, L. E. M. . Aspectos Epidemiológicos da Infecção pelo Schistosoma mansoni. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 54, n.8, p. 663-664, 1997.

14.
QUINTAS, L. E. M.1997QUINTAS, L. E. M. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; CORRÊA, A. D. ; VON-JUPTER-PACHECO, A. C. ; NANHAY, A. ; MOUTINHO, M. A. E. . Farmacologia do Infarto Agudo do Miocárdio. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 72, n.1/2, p. 18-37, 1997.

15.
FARINAZZO, R. J. M.1997FARINAZZO, R. J. M. ; BATISTA, R. S. ; LOPES, F. ; RAMOS JUNIOR, A. N. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. . Bases patológicas da esquistosssomose mansoni. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 71, n.3, p. 107-110, 1997.

16.
QUINTAS, L. E. M.1997QUINTAS, L. E. M. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; CORRÊA, A. D. . Aspectos imunológicos da infecção aguda pelo Trypanosoma cruzi. Revista Goiana de Medicina, v. 42, p. 27-33, 1997.

17.
CORRÊA, A. D.1997CORRÊA, A. D.. Ciência e Pesquisa: uma abordagem metodológica. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 54, n.9, p. 764-768, 1997.

18.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; MENEZES, F. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. . Allium sativum - Aspéctos Clínico-Terapêutico. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.12, p. 613-614, 1996.

19.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. . Paracelso - "O médico maldito" - principais contribuições para o desenvolvimento da Química e Medicina. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.12, p. 641-643, 1996.

20.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; MENEZES, F. S. ; OLIVEIRA JUNIOR, W. . Digitalis e os glicosídeos cardiotônicos. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.9, p. 473-476, 1996.

21.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.; QUINTAS, L. E. M. ; VON-JUPTER-PACHECO, A. C. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. . Aspectos Gerais da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.6, p. 319-321, 1996.

22.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.. O grande Brasileiro Carlos Chagas. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 70, n.5, p. 124-132, 1996.

23.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.. Sobre os Aspectos Políticos e Sócio-Econômicos da Moléstia de Chagas. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 70, n.4, p. 98-101, 1996.

24.
CORRÊA, A. D.1996CORRÊA, A. D.; PINTO, F. P. . Os Primórdios da Medicina. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.11, p. 571-572, 1996.

25.
QUINTAS, L. E. M.1996QUINTAS, L. E. M. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; VON-JUPTER-PACHECO, A. C. ; CORRÊA, A. D. . Mecanismo de Imunossupressão na Infecção Aguda pelo ?Trypanosoma cruzi?. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 71, n.4, p. 113-118, 1996.

26.
BATISTA, R. S.1996BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. . Moléstia de Chagas, sociedade e saúde. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.8, p. 423-424, 1996.

27.
PINTO, C. N.1996PINTO, C. N. ; QUINTAS, L. E. M. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; CORRÊA, A. D. . Bases da quimioprofilaxia da enfermidade de Chagas. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 70, n.5, p. 140-145, 1996.

28.
VON-JUPTER-PACHECO, A. C.1996VON-JUPTER-PACHECO, A. C. ; CORRÊA, A. D. ; QUINTAS, L. E. M. ; VAHIA-LOUREIRO, A. M. . Resposta Imune Humoral. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, n.6, p. 299-302, 1996.

29.
VAHIA-LOUREIRO, A. M.1996VAHIA-LOUREIRO, A. M. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; CORRÊA, A. D. ; RAMOS JUNIOR, A. N. ; HUGGINS, D. W. ; QUINTAS, L. E. M. . Biologia dos triatomíneos. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 70, p. 623-625, 1996.

30.
QUINTAS, L. E. M.1995QUINTAS, L. E. M. ; BATISTA, R. S. ; CORRÊA, A. D. . Biguanidas e o diabetes mellitus. Arquivos Brasileiros de Medicina, v. 69, n.3, p. 131-133, 1995.

31.
CORRÊA, A. D.1995CORRÊA, A. D.; MIRANDA FILHO, N. . A propósito das vias de transmissão da moléstia de Chagas. Jornal Brasileiro de Medicina, v. 69, n.4, p. 150-154, 1995.

32.
BATISTA, R. S.1995BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; PICCIANINI, A. B. . Hipertensão arterial: I. Epidemiologia, Fisiopatologia e Complicações. Ars Cvrandi, v. 28, n.8, p. 47-70, 1995.

33.
BATISTA, R. S.1995BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; PICCIANINI, A. B. . Hipertensão arterial: II. Emergências Hipertensivas e Hipertensão em Grupos Especiais. Ars Cvrandi, v. 28, n.8, p. 71-100, 1995.

34.
BATISTA, R. S.1995BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; PICCIANINI, A. B. . Hipertensão arterial: III. Diagnóstico e tratamento. Ars Cvrandi, v. 28, n.8, p. 103-124, 1995.

35.
CORRÊA, A. D.1995CORRÊA, A. D.. Samuel Hahnemann. Scientia Medica, v. 1, n.1, p. 130-132, 1995.

36.
BATISTA, R. S.1995BATISTA, R. S. ; CORRÊA, A. D. . Carlos Chagas: Uma vida de Amor à Ciência. Scientia Medica, Rio de Janeiro, v. 1, n.1, p. 126-129, 1995.

37.
CORRÊA, A. D.1994CORRÊA, A. D.; QUINTAS, L. E. M. . Princípios e conceitos atuais da medicina homeopática. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 51, n.7, p. 914-920, 1994.

38.
QUINTAS, L. E. M.1994QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. . Evidências científicas da eficácia do tratamento homeopático em reumatologia. Revista Brasileira de Reumatologia, v. 34, n.4, p. 169-172, 1994.

39.
QUINTAS, L. E. M.1994QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; PICCIANINI, A. B. ; BRANDAO-ROSA, A. B. ; MIRANDA FILHO, N. . Pacientes cardiopatas - Avaliação pré-cirurgica. Ars Cvrandi, v. 27, n.3, p. 51-53, 1994.

40.
SIQUEIRA-BATISTA, R.1994SIQUEIRA-BATISTA, R. ; QUINTAS, L. E. M. ; MARTINEZ, A. M. B. ; CORRÊA, A. D. ; STORINO, R. A. . Alterações mitocondriais e subcelulares tempo-dependentes após breve oclusão coronariana seguida de reperfusão em coração de rato. Revista da SOCERJ, v. 7, p. 88-91, 1994.

41.
QUINTAS, L. E. M.1993QUINTAS, L. E. M. ; CORRÊA, A. D. ; BATISTA, R. S. . Farmacologia das sulfaniluréias. Folha Médica, v. 106, n.3, p. 91-95, 1993.

42.
QUINTAS, L. E. M.1993QUINTAS, L. E. M. ; BATISTA, R. S. ; LEMOS-DA-SILVA, O. ; CORRÊA, A. D. . Tratamento da esquistossomose. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), v. 50, n.6, p. 683-684, 1993.

43.
BATISTA, R. S.1992BATISTA, R. S. ; RODRIGUES, C. M. ; CORRÊA, A. D. ; QUINTAS, L. E. M. . Estudo comparativo das drogas nifedipina, verapamil e nitroglicerina no infarto agudo do miocárdio (IAM). Folha Médica, Rio de Janeiro, v. 104, n.1-2, p. 35-37, 1992.

44.
QUINTAS, L. E. M.1992QUINTAS, L. E. M. ; BATISTA, R. S. ; MIRANDA FILHO, N. ; CORRÊA, A. D. . Digitálicos. RBM. Revista Brasileira de Medicina (Rio de Janeiro), v. 49, n.5, p. 157-159, 1992.

45.
QUINTAS, L. E. M.1992QUINTAS, L. E. M. ; BATISTA, R. S. ; CORRÊA, A. D. . Farmacologia dos nitratos. Folha Médica, v. 105, n.3, p. 157-159, 1992.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. v. 1. 247p .

2.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 1. 247p .

3.
Siqueira-Batista, Rodrigo ; GOMES, A. P. ; CORRÊA, A. D. ; GELLER, M. . Moléstia de Chagas. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2007. v. 1. 248p .

4.
CORRÊA, A. D.; BATISTA, R. S. ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 1. 247p .

5.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. v. 1. 247p .

6.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. v. 1. 247p .

7.
BATISTA, R. S. ; BATISTA, R. S. ; SFORZA-DE-ALMEIDA, M. P. ; CORRÊA, A. D. . Ensaios sobre o átomo. 1. ed. Rio de Janeiro: Litteris, 2000. v. 1. 144p .

8.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2000. v. 1. 247p .

9.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. v. 1. 247p .

10.
CORRÊA, A. D.; Siqueira-Batista, Rodrigo ; QUINTAS, L. E. M. . Plantas Medicinais: do Cultivo à Terapêutica. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. v. 1. 247p .

11.
BATISTA, R. S. ; CORRÊA, A. D. ; HUGGINS, D. W. . Moléstia de Chagas. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 1996. v. 1. 184p .

Capítulos de livros publicados
1.
JUNQUEIRA, T. S. ; CORRÊA, A. D. ; GONCALVES, L. P. ; VINHA, R. ; CORONA, J. S. ; PEREIRA, R. ; HERNANDEZ, D. P. . Esquistossomoses humanas - Breve Resenha Histórica. In: Rodrigo Siqueira-Batista; Alberto Novaes Ramos Junior; Andréia Patrícia Gomes; Luzidalva Barbosa de Medeiros; Fernando Schemelzer M Bezerra. (Org.). Esquistossomoses humanas. 1ed.Rio de Janeiro: Rubio, 2013, v. , p. 01-06.

2.
CORRÊA, A. D.; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; RAMOS JUNIOR, A. N. ; GUIMARÃES, A. P. O. ; FONSECA, M. S. ; GOMES, A. P. . Epidemiologia. In: HUGGINS, D. W. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; MEDEIROS, L. B. ; RAMOS JÚNIOR, A. N.. (Org.). Esquistossomose Mansoni. 1ed.São Paulo: Editorial Moreira Júnior, 1998, v. 1, p. 19-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORRÊA, A. D.. A origem do Uso de Plantas Medicinais. Jornal Voz do Barreto, Niterói.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TELES, A. S. ; REIS, M. F. ; CORRÊA, A. D. . As percepções de ética profissional e moral dos discentes do curso de Bacharel em Química do IFRJ (Campus Nilópolis) com a utilização de um material lúdico de ensino.. In: 53º Congresso Brasileiro de Quimica, 2013, Rio de Janeiro. Anais do 53º Congresso Brasileiro de Quimica, 2013. v. 1.

2.
GOMES, A. P. ; RÔÇAS, G. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; PINTO, R. C. T. ; VIANA, L. E. O. ; CORRÊA, A. D. ; LEITE, S. Q. M. . Bioética e educação médica: a questão das pesquisas envolvendo seres humanos. In: 45o Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2007, Uberlândia. Revista Brasileira de Educação Médica, 2007. v. 31. p. 83-84.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, A. O. ; CAMINHA, J. R. ; CORRÊA, A. D. . A visão dos alunos do Curso de Bacharelado em Química do IFRJ (Campus Nilópolis) sobre Ética em Pesquisa. In: 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindoia. 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

2.
CAMINHA, J. R. ; GOMES, A. O. ; Amaral, D. K. P. ; CORRÊA, A. D. . O uso de quadrinhos para estudantes do curso técnico em química do IFRJ Campus Nilópolis. In: 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2013, Águas de Lindoia. 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química, 2013.

3.
BITTENCOURT-COSTA, J. R. ; MUKAMAL, R. C. ; GARCIA, V. ; CORRÊA, A. D. ; COTTA, R. M. M. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. . Malária humana: compreensão à luz da Homeopatia. In: 4º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2008, São Paulo. Anais do 4º Congresso Internacional de Clínica Médica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Clínica Médica, 2008.

4.
MUKAMAL, R. C. ; BITTENCOURT-COSTA, J. R. ; GARCIA, V. ; PESSAMILIO, P. R. ; CORRÊA, A. D. ; COTTA, R. M. M. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. . Malária humana: fisiopatologia e clínica à luz da Medicina Tradicional Chinesa.. In: 4º Congresso Internacional de Clínica Médica, 2008, São Paulo. anais do 4º Congresso Internacional de Clínica Médica. São Paulo: Sociedade Brasileira de Clínica Médica, 2008.

Apresentações de Trabalho
1.
GOMES, A. O. ; CAMINHA, J. R. ; CORRÊA, A. D. . PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO SOBRE A TRANSMISSÃO DA CULTURA POPULAR DO USO DE PLANTAS MEDICINAIS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
GOMES, A. O. ; TELES, A. S. ; Rodrigues, E.A. ; CORRÊA, A. D. . PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE PLANTAS MEDICINAIS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
LEITE, D. O. ; CAMINHA, J. R. ; CORRÊA, A. D. . LITERATURA INFANTIL COMO INSTRUMENTO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, A. C. S. E. ; CAMINHA, J. R. ; CORRÊA, A. D. . Construção de uma história em quadrinho como estratégia de divulgação científica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BENTOLILA, L. B. ; CORRÊA, A. D. . Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional De Medicamentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
OLIVEIRA, M. C. G. Q. ; SOUZA, G. G. M. ; CORRÊA, A. D. . Uso de história em quadrinho como estratégia de divulgação científica sobre o uso racional de medicamentos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
SANTOS, B. C. ; OLIVEIRA, M. C. G. Q. ; CORRÊA, A. D. . Diagnóstico sobre o uso de medicamentos em ambientes de ensino. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SOUZA, G. G. M. ; CORRÊA, A. D. . Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde - Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
BENTOLILA, L. B. ; CORRÊA, A. D. . PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS EM TRÊS NÍVEIS DE ENSINO - Vídeo Educativo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
Santos, P.H. ; CORRÊA, A. D. . PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS EM TRÊS NÍVEIS DE ENSINO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
BENTOLILA, L. B. ; CORRÊA, A. D. . ESTUDAR, APRENDER E BRINCAR: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL DE HOMEOPATIA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
Freitas, L.M.R. ; SIQUEIRA-BATISTA, R. ; Guedes, A. G. M. ; BEVILAQUA, A. A. T. ; CORRÊA, A. D. . Tuberculose: recomendações para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção - Participação como colaborador. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil - RJ, 2008 (Manual Médico).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
CORRÊA, A. D.. Membro do comitê de pareceristas ad hoc de Relatórios de Pesquisa. 2012.

2.
CORRÊA, A. D.. Membro do comitê de pareceristas ad hoc do programa de bolsas de Iniciação científica. 2012.

3.
CORRÊA, A. D.. Parecerista de artigo para a revista Perspectivas da Ciência e Tecnologia. 2010.


Demais tipos de produção técnica
1.
PERES, E. C. M. ; CORRÊA, A. D. . Canções dos parasitas: as paródias no ensino fundamental. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CDMusical).

2.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . SNC. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

3.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Prá curar um resfriado. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

4.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Antibióticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

5.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Antibióticos. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

6.
CORRÊA, A. D.; RODRIGUES, E. A. . CD - O Segredo das Plantas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD Musical).

7.
CORRÊA, A. D.; RODRIGUES, E. A. . CD - LAMLEC, ciência, arte e educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD Musical).

8.
CORRÊA, A. D.. Cuidados com os medicamentos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Erva da boa. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

10.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . A folha da pele. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

11.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Xote dos enfezados. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

12.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Tremendo de frio. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

13.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . O doce amargo. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

14.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Alfabetário da plantas. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

15.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Parodiando. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

16.
VIEIRA, V. ; CORRÊA, A. D. . LAMLEC - Laboratório de Materiais Didáticos Lúdicos para o Ensino de Ciências. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site).

17.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . LAMLEC - Ciência, arte e educação. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

18.
CORRÊA, A. D.; Rodrigues, E.A. . Bota Pressão. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MúsicaEducativa).

19.
CORRÊA, A. D.. Contextualização do Ensino de Ciências no Brasil. 2014. (Editorial).

20.
CORRÊA, A. D.; GOMES, A. O. . Passo a passo da construção de um vídeo educativo. 2014. (Vídeo Educativo).

21.
CORRÊA, A. D.; CAMINHA, J. R. ; Amaral, D. K. P. . Dicas de Plantão. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

22.
Rodrigues, E.A. ; CORRÊA, A. D. . O Segredo das Plantas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Música Educativa).

23.
CORRÊA, A. D.. Uma experiência nada fortificante. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

24.
CORRÊA, A. D.. Os quilos de Clara. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

25.
CORRÊA, A. D.. A Menina Anjo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

26.
CORRÊA, A. D.; RÔÇAS, G. ; CAMINHA, J. R. ; SILVA, A. C. S. E. . A Cidade do Medicamento. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Educativo).

27.
CORRÊA, A. D.; OLIVEIRA, M. C. G. Q. ; SOUZA, G. G. M. ; RÔÇAS, G. ; BENTOLILA, L. B. ; ALVES, L. A. . Alimento e Medicamento. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

28.
CORRÊA, A. D.. Fitoterapia - http://sites.google.com/site/fitoterapiaocidental/. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site).

29.
CORRÊA, A. D.. A Alquimia e os Verdadeiros Alquimistas - http://sites.google.com/site/sabiosalquimistas/. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Site).

30.
CORRÊA, A. D.; BENTOLILA, L. B. . O Jogo da Saúde pela Homeopatia. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Educativo).


Produção artística/cultural
Artes Visuais
1.
CORRÊA, A. D.; BENTOLILA, L. B. ; RÔÇAS, G. ; ALVES, L. A. . Medicamento: da Saúde à Doença. 2010. Vídeo.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CORRÊA, A. D.; RÔÇAS, G.; CARDOSO, S. P.. Participação em banca de Amanda Torres Vieira da Costa. Concepções dos graduandos de Educação Física sobre o tema esteróides anabolizantes androgênicos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.

2.
VIEIRA, V.; OLIVEIRA, A. L.; CORRÊA, A. D.. Participação em banca de Elisa Soares de Lima Caetano. Particularidades no ensino de ciências: a EJA e os desafios na formação docente. 2018.

3.
VIEIRA, V.; BENTO, M. S. N.; CORRÊA, A. D.. Participação em banca de Júlia Aparecida Carneiro. Aedes em jogo: Uma webquest para aperfeiçoar conhecimentos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
MAIA, E. D.; BAPTISTA, M. H. F.; CORRÊA, A. D.. Participação em banca de Camille Paola Monteiro Baptista. Produção de histórias em quadrinhos curtas para a interlocução entre ciência e arte no 7 ano do ensino fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, A. D.; CASTRO, D. L.; MACHADO, L. C. F.. Participação em banca de Aline dos Santos Teles. Abecedário de Plantas Medicinais: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização - lingua portuguesa com turma de 1 ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
MESSEDER, J. C.; CORRÊA, A. D.; BERBEL, N. A. N.. Participação em banca de Silvana Machareth. Metodologia da Problematização e recursos midiáticos num curso de farmácia: aplicações na disciplina de estágio em análises clínicas. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
BARBOSA, J. V.; NERY, J. A. C.; CORRÊA, A. D.. Participação em banca de Juliana Ribeiro Gomes. "Desatando nós" no diálogo entre equipe e usuários: Subsídios para a captação dos contatos de pacientes portadores de hanseníase do Ambulatório Souza Araújo. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

8.
RODRIGUES, D. C. G. A.; CORRÊA, A. D.; BENTO, M. S. N.. Participação em banca de Afranio Teodoro Moutinho. Eco oficinas ? ferramentas de incentivo ao reaproveitamento de materiais descartados na escola. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Mestrado em Ensino Ciências, Saúde e Meio Ambiente) - Centro Universitário de Volta Redonda.

Qualificações de Mestrado
1.
CORRÊA, A. D.; VIEIRA, V.; PEREIRA, M. V. S.. Participação em banca de Lucas Vailante Teles. Desenhos animados e a aprendizagem significativa de ciências. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.

2.
VIEIRA, V.; CORRÊA, A. D.; VELLOSO, V. P.. Participação em banca de Verônica López Gonçalves. Mochileiros científicos: o ensino de ciências na educação infantil. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.

3.
MAIA, E. D.; CORRÊA, A. D.; CARDOSO, S. P.. Participação em banca de Mariana Nogueira da Motta. Educação especial para surdos e o ensino de ciências. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.

4.
VIEIRA, V.; CORRÊA, A. D.; WALVY, O. W. C.. Participação em banca de Júlia Aparecida Carneiro. Aedes Aegypti em jogo: webquest para aperfeiçoar conhecimentos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, A. D.; OLIVEIRA, A. L.; MESSEDER, J. C.. Participação em banca de Greiciele da Silva Dias. (En)cantando com a ciência: a utilização da música como contribuição para a alfabetização científica. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
CORRÊA, A. D.; MAIA, E. D.; AGUIAR, L. E. V.. Participação em banca de Camille Paola Monteiro Baptista. A utilização e a produção de histórias em quadrinhos curtas "tirinhas" para uma interlocução entre ciência e arte no 7o ano do Ensino Fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
CORRÊA, A. D.; MESSEDER, J. C.; CASTRO, D. L.. Participação em banca de Aline Teles dos Santos. Alfabetário de plantas medicinais: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização - língua portuguesa com turmas de 1o ano do ensino fundamental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

8.
CORRÊA, A. D.; RÔÇAS, G.; PEREIRA, P. C.. Participação em banca de Lucilene Aparecida e Lima do Nascimento. Qual a medida de sua avaliação?. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

9.
CORRÊA, A. D.; MESSEDER, J. C.; NUNES, W. V.. Participação em banca de Silvana Machareth. Metodologia da Problematização e Recursos Midiáticos num curso de farmácia: aplicações na disciplina de estágio em análises clínicas. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CORRÊA, A. D.; VELLOSO, V. P.; COUTINHO, A. M. C. E. S.. Participação em banca de Marizângela Faustino França. O Homem Dipirona: a influência dos artistas na construção do mito da saúde. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
BEZERRA, R. J. S.; CORRÊA, A. D.; REBELO, M. C.. Participação em banca de Priscilla Dévaud. Uma medida educacional na prevenção da tuberculose com a utilização de dados epidemiológicos no município de Itaguaí. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CORRÊA, A. D.; SOUZA, P. H. G.. Participação em banca de Sarah Barreto Oliveira de Christo.Influência da forma cosmética no FPS de um fotoprotetor. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CORRÊA, A. D.; SOUZA, P. H. G.; SILVA, C. G.. Participação em banca de Giselle de Sant'Anna dos Santos.Uso de parabenos como conservantes em cosméticos e sua relação com o câncer de mama. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CORRÊA, A. D.; SOUZA, P. H. G.. Participação em banca de Anna Camila Simões.Avaliação da atividade fotoprotetora do extrato de própolis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
SOUZA, P. H. G.; CORRÊA, A. D.; MARTINS, D. S.. Participação em banca de Sayonara Silva de Queiroz.Estudo da Atividade antibacteriana in vitro de soluções com diferentes concentrações de papaína. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
VELLOSO, V. P.; CORRÊA, A. D.; SILVA, I. G.. Participação em banca de Yasmim Pussente Pimentel Lima.Ensino de química e história da ciência através de esquetes teatrais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
SOUZA, P. H. G.; CORRÊA, A. D.; NERY, I. A.. Participação em banca de Raquel dos Santos Martins.Educação alimentar no ensino médio: Uma alternativa no combate à obesidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

7.
CORRÊA, A. D.. Participação em banca de Isabel Cristina Lemos Baltazar.Controle da Qualidade Microbiológica de Águas Potáveis do Rio de Janeiro. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CORRÊA, A. D.; MAIA, E. D.; RÔÇAS, G.; CARDOSO, S. P.. Processo seletivo para a pós-graduação stricto sensu - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CORRÊA, A. D.; BOMFIM, A. M.; SILVA, A. M. T. B.. Educação em Ciências - concurso para professor com Doutorado em Ensino de Ciências ou Educação. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CORRÊA, A. D.; ANJOS, M. B.; CASTRO, D. L.. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PROPEC). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
CORRÊA, A. D.; Ribeiro, R.P.; Garcia, S.. Professor de Farmácia Industrial. 2005. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
Ferreira, E. F.; CORRÊA, A. D.; Maia, M. C. A.. Professor de Bioquímica e Cosmetologia. 2005. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

6.
CORRÊA, A. D.; QUARESMA, C. H.; CHIAVEGATTO, L. F. S.. Professor de Farmacotécnica. 2003. Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ.

Outras participações
1.
CORRÊA, A. D.. IX Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica. 2015. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

2.
CORRÊA, A. D.; VELLOSO, V. P.. VIII Jornada Interna de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ - SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS. 2014. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

3.
CORRÊA, A. D.. Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica / PIVICT. 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

4.
CORRÊA, A. D.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2013/ 2014) e ao Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA 2013/ 2014). 2013. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

5.
CORRÊA, A. D.. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT 2012/ 2013) e ao Programa Institucional de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Artístico-Cultural (PROCIÊNCIA 2012/ 2013). 2012. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.Construção de uma história em quadrinho como estratégia de divulgação científica. 2012. (Simpósio).

2.
IV JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.Uso de história em quadrinho como estratégia de divulgação científica sobre o uso racional de medicamentos. 2010. (Simpósio).

3.
III JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.DIAGNÓSTICO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS EM AMBIENTES DE ENSINO. 2009. (Simpósio).

4.
II JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.PERCEPÇÃO DOS INDIVÍDUOS SOBRE O USO DE MEDICAMENTOS EM TRÊS NÍVEIS DE ENSINO (como Orientador). 2008. (Simpósio).

5.
I JORNADA INTERNA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.ESTUDAR, APRENDER E BRINCAR: CONSTRUÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL DE HOMEOPATIA. 2007. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amanda Torres Vieira da Costa. Esteróides Anabolizantes no Ensino de Ciências. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Leandra Laurentino da silva. A metodologia da problematização no ensino de ciências. Início: 2016. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Edson de Araujo Rodrigues. Produção e Validação de Documentário sobre a Transmissão da Cultura Popular do Uso de Plantas Medicinais. Início: 2014. Iniciação científica (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Priscilla Dévaud. A utilização da metodologia da problematização para promover a construção do conhecimento em saúde pelos Agentes de Endemias do município de Itaguaí. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

2.
Erika Coelho Mirre. Canções dos parasitas: As paródias no ensino fundamental. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

3.
Lucas Vailante Teles. A utilização de desenhos animados como organizador prévio no ensino de biologia. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

4.
Aline dos Santos Teles. Abecedário de Plantas Medicinais: uma proposta de ensino de ciências e alfabetização - lingua portuguesa com turma de 1 ano do Ensino Fundamental. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, . Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

Iniciação científica
1.
Talis Uelisson da Silva. Produção e Validação de Documentário sobre a Transmissão da Cultura Popular do Uso de Plantas Medicinais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

2.
Juliana dos Reis Caminha. Produção e Validação de Documentário sobre a Transmissão da Cultura Popular do Uso de Plantas Medicinais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

3.
Edson de Araujo Rodrigues. Construção e validação de um livro infantil sobre plantas medicinais como instrumento para o ensino de ciências. 2013. Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

4.
Alex de Oliveira Gomes. Produção e Validação de Documentário sobre a Transmissão da Cultura Popular do Uso de Plantas Medicinais. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

5.
Juliana dos Reis Caminha. Construção e uso de histórias em quadrinhos como estratégia de divulgação científica para a promoção da saúde. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

6.
Alessandra Carvalho de Souza e Silva. Construção e uso de histórias em quadrinhos como estratégia de divulgação científica para a promoção da saúde. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

7.
Alex de Oliveira Gomes. Produção de documentário para a divulgação científica de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

8.
Juliana dos Reis Caminha. Literatura infantil como instrumento para o ensino de ciências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

9.
Diogo de Oliveira Leite. Literatura infantil como instrumento para o ensino de ciências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Gestão da Produção Industrial) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

10.
Lohan Chaves Sessa. Literatura infantil como instrumento para o ensino de ciências. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

11.
Aline dos Santos Teles. Produção de documentário para a divulgação científica de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

12.
Edson de Araujo Rodrigues. Produção de documentário para a divulgação científica de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

13.
Rodrigo Ferreira Oliveira. Criação e Validação de plataforma de jogo educativo digital. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

14.
Douglas Klem Portugal do Amaral. Construção de Curtas Metragens Sobre o Uso Medicamentos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

15.
Juliana dos Reis Caminha. Construção de Curtas Metragens Sobre o Uso Medicamentos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

16.
Lais Ramos de Mello. Construção e Validação de um Jogo Educativo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

17.
Alessandra Carvalho de Souza e Silva. Construção e Validação de um Jogo Educativo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

18.
Agatha Moura Mesquita. Construção de Curtas Metragens Sobre o Uso Medicamentos. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

19.
Leonardo Bazilio Bentolila. Construção e Validação de um Jogo Educativo. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

20.
Maria Cecília Galacho Quaresma de Oliveira. Promoção da Saúde pelo Uso Racional de Medicamentos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

21.
Gabriela Gonçalves Martins de Sousa. Promoção da Saúde pelo Uso Racional de Medicamentos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

22.
Bruno Campos dos Santos. Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde - Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Química de Produtos Naturais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

23.
Leonardo Bazilio Bentolila. Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde - Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

24.
Gabriela Gonçalves Martins de Souza. Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

25.
Bruno Campos dos Santos. Diagnóstico sobre o uso de medicamentos em ambientes de ensino. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

26.
Marcela Silva de Souza. Construção de Vídeo Educativo sobre o Uso Racional de Medicamentos. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Técnico em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

27.
Maria Cecília Galacho Quaresma de Oliveira. Diagnóstico sobre o uso de medicamentos em ambientes de ensino. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Farmácia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

28.
Paulo Henrique dos Santos. Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

29.
Leonardo Bazilio Bentolila. Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde no Uso Racional de Medicamentos. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

30.
Leonardo Bazilio Bentolila. Estratégias de Ensino e Divulgação Científica em Saúde / Homeopatia. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

Orientações de outra natureza
1.
Raquel Gomes da Silva. Produção de documentário para a divulgação científica de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos. 2012. Orientação de outra natureza. (Produção Cultural) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.

2.
Mayara Faria dos Reis. Produção de vídeo para a divulgação científica do desenvolvimento de medicamentos a partir de plantas medicinais. 2012. Orientação de outra natureza. (Bacharel em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Instituto Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Anderson Domingues Corrêa.



Educação e Popularização de C & T



Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CORRÊA, A. D.. A origem do Uso de Plantas Medicinais. Jornal Voz do Barreto, Niterói.


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CORRÊA, A. D.. Uma experiência nada fortificante. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

2.
CORRÊA, A. D.. Os quilos de Clara. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

3.
CORRÊA, A. D.; CAMINHA, J. R. ; Amaral, D. K. P. . Dicas de Plantão. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - História em Quadrinhos).

4.
Rodrigues, E.A. ; CORRÊA, A. D. . O Segredo das Plantas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Música Educativa).

5.
CORRÊA, A. D.; RODRIGUES, E. A. . CD - O Segredo das Plantas. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD Musical).

6.
CORRÊA, A. D.; RODRIGUES, E. A. . CD - LAMLEC, ciência, arte e educação. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CD Musical).

7.
PERES, E. C. M. ; CORRÊA, A. D. . Canções dos parasitas: as paródias no ensino fundamental. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - CDMusical).




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