Cintia Mariza do Amaral Moreira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6744020260043325
  • Última atualização do currículo em 27/04/2018


Graduada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial, ESDI, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996). Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora da Universidade Santa Úrsula, atuando no Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho para a Qualidade do Ambiente Construído MPGTQAC e no curso de Arquitetura da instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte, bem como nas de Design e de Educação. Tem ministrado disciplinas em universidades públicas e particulares, apresentado comunicações e publicado artigos nos campos em que atua. Lider do Projeto de Pesquisa: Ambiente construído, arquitetura, arte e design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Cintia Mariza do Amaral Moreira
Nome em citações bibliográficas
MOREIRA, Cíntia;MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral;MOREIRA, Cíntia do Amaral;MOREIRA, C. M. A.;MOREIRA, C.M.A;MOREIRA, C. M.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2015
Doutorado em Artes Visuais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O livro de artista como campo de expressão em Waltércio Caldas: a exposição LIVROS (1999-2002), Ano de obtenção: 2015.
Orientador: Angela Azevedo Silva Balloussier Ancora da Luz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1999 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Escrita, Oralidade e Suporte em Situações de Leitura, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Pedro Benjamim Garcia.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Escrita; Leitura; Oralidade; Suporte de escrita e leitura; Imagem; Texto e Imagem.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN.
Setores de atividade: Educação; Informação e comunicação; Atividades profissionais, científicas e técnicas.
1994 - 1996
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Amarelinhas: traçado e movimento,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Maria Apparecida Campos Mamede Neves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Amarelinha; Imagem; Jogos; Simbolismo de traçados; Brincadeira; Movimento corporal.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: DESIGN.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Educação; Artes, cultura, esporte e recreação.
1976 - 1979
Graduação em Desenho Industrial.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Design e Saúde.
Orientador: Uwe Peter Kohnen.
Bolsista do(a): UERJ/MEC/DA/DAE, UERJ/MEC/DA/DAE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Teoria e História da Art IV e V HIstória da Arte I,II, III, VI e VII HIstória da Arte VIII, IX e X

Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: Pesquisa e Prática Docente I ago a dez 2008, Manhã (1 semestre) Pesquisa e Prática Docente I ago a dez 2008, Tarde (1 semestre) Pesquisa e Prática Docente II ago a dez 2008,Manhã (1 semestre) Pesquisa e Prática Docente II ago a dez 2008, Noite (1 semestre) Pesquisa e Prática Docente III ago a dez 2008, Manhã (1 semestre) Pesquisa e Prática Docente III ago a dez 2008, Noite (1 semestre)

Atividades

03/2015 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , MGTQAC, .


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador Núcleo de Imagem e Movimento,NIM, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato de Prestação de Serviço, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas ministradas na graduação: Comunicação Visual para Licenciatura em Desenho jul a dez 2008 (Tarde) (1 semestre) Metodologia Visual para Design jul a dez 2008 (manhã) (1 semestre) Metodologia Visual para Licenciatura em Desenho jan a dez 2009 (manhã) jan a dez 2009 (tarde) (4 semestres) Laboratório Gráfico para Design jul a dez 2009 (manhã) jul a dez 2009 (tarde) (2 semestres)

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-rientadora de monografia de final de curso, Carga horária: 2
Outras informações
Co-orientadora de monografia de final de curso na Faculdade de Matemática: O uso do tangran no ensino fundamental: de Alex Alves de Magalhães dos Santos.

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Professor-bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio-docência, Carga horária: 2
Outras informações
O ´estágio docência´ foi realizado na condição de bolsista da CAPES, demanda social, durante o curso de doutorado em educação e nas Disciplinas Metodologia da Leitura e Imáginário Social, ministradas pelo Professor Pedro Garcia.

Atividades

03/2000 - 12/2000
Ensino, Curso de Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Imaginário Social e Educação, ministrada em conjunto com o Professor Pedro Garcia, na qualidade de estagiária docente, durante o curso de Doutorado em Educação.
Metodologia da Leitura, ministrada em conjunto com o Professor Pedro Garcia, na qualidade de estagiária docente, durante o curso de Doutorado em Educação.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas ministradas no Departamento de Artes da PUC-Rio: OBRIGATÓRIAS Análise Gráfica PUC /Rio mar 1993 a dez 1997 (10 semestres, 300 h/a) A Questão Metodológica PUC / Rio mar a jul 1993 (1 semestre, 60 h/a) ELETIVA CRIADA POR CÍNTIA MOREIRA Tóp Especiais:O Lúdico: O jogo, o Brinquedo e Livro PUC / Rio jan 1998 a jul 2001 (5 semestres, 420 h/a) Orientação de seis monografias de bacharelado.

Atividades

03/1993 - 01/2004
Ensino, Curso de Artes e Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A Questão Metodológica, 1996, (60 h/a)
Análise Gráfica, 1993/1997, (300h/a)
O lúdico: o jogo, o brinquedo e o livro, 1998/2001 (420 h/a)
Orientação de seis monografias de conclusão de curso,entre 1993 e 2001

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2007
Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
A vinculação á Uerj se deu nos seguintes períodos: -março a dezembro de 2001, com carga horária de 6 horas semanais, -julho de 2003 a julho de 2004, com carga horária de 10 horas semanais, -março de 2006 a março de 2007, com carga horária de 20 horas semanais. Foram ministradas as seguintes disciplinas: Prática de Ensino I FFP/UERJ jan a jul 2001 jul a dez 2003 (2 semestres) Prática de Ensino II FFP/UERJ jul a dez 2001 e jan a jun 2004 (2 semestres) Fundamentos da Educação Artística FFP / UERJ jun a dez 2003 (1 semestre) Metodologia da Educação Artística FFP / UERJ jun a dez 2003 (1 semestre) Educação e Cultura Brasileira FFP / UERJ jan a jun 2004 (1 semestre) Educação Arte e Ludicidade I (m FFP / UERJ) jul a dez 2006 (1 semestre) Educação Arte e Ludicidade I (t FFP / UERJ) jul a dez 2006 (1 semestre ) Livros, Leituras e Visualidade FFP / UERJ jan a jul 2006 (1 semestre) Apreciação da Arte e da Imagem para alunos cotistas FFP / UERJ jan a jul 2006 (1 semestre) Literatura Infanto-Juvenil II (FFP /UERJ) jul a dez 2006 (1 semestre)

Atividades

08/2006 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Formação de Professores, .


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Professora pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Bolsista PRODOC da CAPES, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUFF, ligada ao Campo de Confluência Linguagem, Subjetividade e Cultura. Atuou na Comissão Editorial Executiva de implementação da Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF.

Atividades

12/2006 - 05/2007
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, .


Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Professor-bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a distância do PAIEF/CEDERJ, Curso de Pedagogia para as séries iniciais, da disciplina Fundamentos da Educação I. ago 2004 a jan 2005, (1 semestre, carga horária 240h/a)


Universidade do Grande Rio, UNIGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto Doutor, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas e atividades realizadas GRADUAÇÃO Disciplinas em História da Arte: História e Teoria da Arquietura I (curso de Arquitetura) (Manhã e Noite) Fev 2012 a jul 2013 (450 h/a) Ética e legislação em Design,( curso de Design) Fev 2012 a ago 2013 (150 h/a) Outras atividades Participante de NDE (Curso de Design Gráfico) PÓS_GRADUAÇÃO Professora do Mestrado em Educação em Ciência Disciplina ministrada Estágio Supervisionado Fev 2013 a jun 2013 50 h/a Outras atividades: Participante de Seminário CAPES de Avaliação, Área Interdisciplinar Ensino de Ciências, como representante do mestrado da UNIGRANRIO Integrante do Grupo de Redação do Projeto de Mestrado Profissional em Química enviado à CAPES em maio de 2013 Orientação Orientação de 1 monografia de PIBIC Jr Jogo copo d'água, da aluna Tainá dos Santos Mazioli

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: consultor
Outras informações
Disciplinas ministradas e atividades realizadas Disciplinas em História da Arte: Estética e História da Arte (curso de Arquitetura) (Manhã e Noite) fev 2012 a jul 2012 (200 h/a) História e Teoria da Arquietura I (curso de Arquitetura) (Manhã e Noite) Ago 2012 a dez 2012 (150 h/a) Ética e legislação em Design,( curso de Design) Ago 2012 a dez 2012 (50 h/a) Outras atividades: Participante de NDE (Curso de Design Gráfico)


Instituto Municipal de Arte e Cultura, RIOARTE, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1983
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Assistente da Assessoria Técnica, Carga horária: 40
Outras informações
AÇÃO DE DESIGN GRÁFICO E PRODUÇÃO EDITORIAL, RIOARTE - RJ IMPRESSOS 1.PROJETO GRÁFICO, Catálogo ARS VIVA 1982 2.DIAGRAMAÇÃO, Livro, Tempo de bambas: o carnaval da praça onze 1983 3.DIAGRAMAÇÃO, livro, BLOW APPE: Um documentário em tempo de humor 1984 4.DIAGRAMAÇÃO,livro, Musas da Matinê 1982 Coleção Cenas Cariocas 5.PROGR. VISUAL,livrete, Pai contra mãe, Machado de Assis, adaptação Chico Terto 1983 6.PROGR. VISUAL, livrete, Noite de Almirante, Machado de Assis, adaptação Aderbal Jr 1983 7.PROGR. VISUAL, livrete, Evolução, Machado de Assis, adaptação Aderbal Jr 1983 8.PROGR. VISUAL, livrete, A sereníssima República, Machado de Assis, adaptação Aderbal Jr 1983 9.PROGR. VISUAL,livrete, Fulano, de Machado de Assis, adaptado por Aderbal Jr 1983 10.PROGR. VISUAL, livrete, O dicionário, de Machado de Assis, adaptado por Aderbal Jr 1983 11.PROGR. VISUAL, livrete, Idéias de canário, de Machado de Assis, adaptada por Aderbal Jr 1983 12.PROGR. VISUAL, livrete, Caso do vestido, de Machado de Assis, adaptada por Aderbal Jr 1983 13.PROGR. VISUAL, livrete,Meninos no Corredor Cultural, adaptada por Chico Terto 1983 EXPOSIÇÕES FOTOGRÁFICAS DE RUA 14.DIAGRAMAÇÃO, Exposição, O Rio de Janeiro do Estado Novo 1982 15.DIAGRAMAÇÃO, Exposição História do SAARA 1983

Atividades

12/1980 - 03/1983
Direção e administração, .

Cargo ou função
Assistente da Assessoria Técnica.

Centro Universitário Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Contratada, Enquadramento Funcional: Professor- Assistente, Carga horária: 10
Outras informações
Disciplinas ministradas na Graduação: Editoração Eletrônica I UNICARIOCA jan a jul 2002 (1 semestre ) Editoração Eletrônica II UNICARIOCA jan a jul 2002 (1 semestre )

Atividades

03/2002 - 07/2002
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Editoração Eletrônica 2
Editoração Eletrônica 1

Composição Editora, COMPOSIÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Editoração, design, arte e educação
Outras informações
1.EDITORAÇÃO, livro, Cometas, divulgação científica,1986; 2.EDITORAÇÃO,Castelos de areia, Poesia de Ricardo Andrade,1986; 3.EDITORAÇÃO,Kit didático, Física no curso Normal, Jorge A. Silva,1986; 4.EDITORAÇÃO,Coleção de 5 Livretes Setor de Segurança, p/ Cia Atlantic de Petróleo (I.Primeiros-socorros,1988; II.Segurança em bases,1989;III. Direção Defensiva na Cidade, 1990; IV.Direção Defensiva na Estrada,1990; V.Segurança Patrimonial ,1992) 5 CRIAÇÂO E PRODUÇÃO GRÁFICA de Nove Campanhas de segurança, p/ Cia Atlantic de Petróleo (I. Cinto de segurança, cartaz-folder ,1988; II.Prevenção de incêndio, cartaz,1988; III.Prevenção acidentes EPI, plástico:Segurança não é brincadeira,1989; IV.Prevenção em viagens de férias, adesivo Segurança não tira férias, 1989; V.Prevenção de incêndio em matas: adesivo Verde quero ver-te,1990;VI.Primeiros Socorros, cartaz, 1991;VIISegurança patrimonial: cartaz,1991; VIII. Segurança doméstica: folder; IX. Uso do cinto de segurança: folder 1992). 6.EDITORAÇÃO, Livro de Recitas Casinha Torta, 1990. 7.EDITORAÇÃO Relatório anual do Clube Recreativo União e Lazer,1995. 8.CRIAÇÃO de plástico para CEAT, 1993. 9.CRIAÇÃO de fósforo de campanha antitabagismo CAEMI,1995 10.DESIGN E PRODUÇÃO,Coleção de Jogos tangram ,1996, 1998, 2000, 2002, 2005 11. DESIGN E PRODUÇÃO Jogo Pentaminó, 2001 12. CRIAÇÃO de dois Cartazes Bento Rubião, 2003 13.CRIAÇÃO de quatro cartazes White Martins, 2005 14. DIREÇÃO DE ARTE E PRODUÇÃO GRÁFICA Folder CITYCORPS, 2005 15. EDITORAÇÃO Livro Historietas do Santa Marta, 2009. 16. REDESENHO DE MARCA,CAMPANHA, FILIPETA E FOLHETOS, Consórcio Lagos São João, 2009


Sociedade Brasileira para Solidariedade, SBS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2008
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Setor de Educação e Artes, Carga horária: 20
Outras informações
Criação do serviço regular de atendimento a crianças e jovens no período complementar ao escolar. Em agosto de 2004 havia dez alunos e em dezembro de 2008 havia 80 alunos advindos de cerca de 20 diferentes escolas da rede pública. Capacitação da equipe de cerca de quinze professores voluntários e implementação de cerca de 90 livretes produzidos com os alunos.


Flex-a Carioca Industria de Plásticos, FLEX-A, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1978
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20



Linhas de pesquisa


1.
Núcleo de pesquisa e Extensão: Vozes da Educação Memória e História das Escolas de São Gonçalo
2.
Campo de Confluência Linguagem Subjetividade e Cultura
3.
Projeto de Ambientes Acessíveis


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
projeto de pesquisa Ambiente construído, arquitetura e arte
Descrição: O projeto de pesquisa Ambiente construído, arquitetura e arte tem como objetivo o estudo de ambientes, construções arquitetônicas e objetos, os quais compõem a visualidade do Rio de Janeiro, e traços da brasileira, a fim de aprimorar, acomodar e atualizar usos no sentido da preservação, revitalização e acessibilidade. Parte-se do pressuposto que todo artefato material, ambiental e visual está inserido em um sistema de produção, consumo e uso no qual lhe são atribuídos sentidos e significados pela ação do homem, em geral, e, especificamente, pelas estruturas sociais e culturais afeitas a determinado local ou época. Acredita-se que estes sistemas e sentidos são dinâmicos e passiveis de apreciação, análise e transformação, através de ação projetual. Este projeto-mãe é subdividido em subprojetos, aplicados a situações arquitetônicas particulares quer relacionadas a técnicas construtivas, quer a localidades da cidade do Rio de Janeiro. Produções em ordem cronológica: Fundação Casa de Rui Barbosa, Botafogo, RJ: MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; MINTO, Fernando. Arquitetura com técnicas construtivas tradicionais na Fundação Casa de Rui Barbosa: apontamentos. ANPAP, 2016; Técnicas construtivas vernaculares: MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. GUIZZO, Iazana. Técnicas construtivas vernaculares em Portugal e indígena Xavante no Brasil, em dois vídeos do ?You Tube?. Avanca, Portugal: Edições Cineclube de Avanca, 2016. Morro Azul, Flamengo, RJ: MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; LINHARES, Marcos Francisco; GUARANYS, Mauro. Resgate da memória da Comunidade do Morro Azul a partir do vídeo ?Eu e o Morro Azul?. Avanca, Portugal: Edições Cineclube de Avanca, 2017. Colégio de São Bento, Praça Mauá, RJ: GUARANYS, Francisco Mauro Halfeld dos; MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. A imagem e o projeto arquitetônico do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro1967- 69: croqui, planta e fotografia. Londrina: ENEIMAGEM, 2017. (no prelo) Igreja N. S. da Gamboa, Gamboa, RJ MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Igreja Nossa Senhora da Saúde: considerações iniciais sobre domínio e visualidade. ANPAP, 2017 (no prelo).
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Cintia Mariza do Amaral Moreira - Coordenador / Teresa Cristina Menezes de Oliveira - Integrante / Fernando Cesar Negrini Minto - Integrante / Marcos Francisco Linhares - Integrante / Mauro Halfeld dos Guaranys - Integrante / Thaciana Ferreira Ainbinder - Integrante / Valéria Serrão Ribeiro - Integrante.
2013 - 2014
Educação Ciência e Arte
Descrição: Esta área interdisciplinar acolhe saberes da educação e da arte para pesquisar, desenvolver e analisar processos educativos em ciências Criar vínculos entre a teoria e a prática, entre a contextualização e a abstração ou entre a ciência pura e a ciência aplicada, ou ainda entre a tecnologia estabelecida e a inovação, pode propiciar o diálogo e oferecer integridade a ações realizadas em campos complementares. A confluência entre educação, ciência e arte permite preparar o chão sobre qual estes atores se tornam protagonistas e parceiros. O Grupo de Pesquisa Educação, Ciência e Arte foi criado para propiciar: (1) ambientes e materiais educativos; (2) metodologias de mediação pedagógica a partir de intervenções em contextos naturais (escola, universidade e serviço). LINHAS DE PESQUISA ENSINO DAS CIÊNCIAS: RELAÇÕES SOCIAIS E A CIDADANIA ENSINO DAS CIÊNCIAS: ABORDAGENS CONCEITUAIS ENSINO DAS CIÊNCIAS: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS:.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
projeto de extensão Ambiente construído, arquitetura e arte
Descrição: O projeto de extensão: Ambiente construído, arquitetura e arte tem como objetivo: a implementação de ações em ambientes, construções arquitetônicas e objetos, os quais compõem a visualidade do Rio de Janeiro, e traços da brasileira, a fim de aprimorar, acomodar e atualizar usos no sentido da preservação, revitalização e acessibilidade. Parte-se do pressuposto que todo artefato material, ambiental e visual está inserido em um sistema de produção, consumo e uso no qual lhe são atribuídos sentidos e significados pela ação do homem, em geral, e, especificamente, pelas estruturas sociais e culturais afeitas a determinado local ou época. Acredita-se que estes sistemas e sentidos são dinâmicos e passiveis de apreciação, análise e transformação, através de ação projetual. Este projeto-mãe é subdividido em subprojetos, aplicados: a situações arquitetônicas particulares relacionadas a técnicas construtivas; e a ações em localidades da cidade do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2011 - Atual
Periódico: Arete & Ensaios


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
Amarelinhas: traçado e movimento Moreira, Cíntia Mariza do Amaral. Rio de Janeiro; s.n; 1997. 134 p. ilus. Tese em Português | Coleciona SUS | ID: sus-7710 . Assuntos Criança Humanos Educação Infantil Comportamento Infantil/psicologia Biblioteca responsável: BR599.1 Localização: Acervo Biblioteca Instituto IMNS  Data: 04/03/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, Cíntia do Amaral2014MOREIRA, Cíntia do Amaral. Forma e caixa em três livros de Waltércio Caldas: livro, livro-objeto e forma-livro. História, Imagem e Narrativas, v. 18, p. 1-9, 2014.

2.
MOREIRA, Cíntia;MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral;MOREIRA, Cíntia do Amaral;MOREIRA, C. M. A.;MOREIRA, C.M.A;MOREIRA, C. M.1995MOREIRA, Cíntia. Amarelinha: entre um gesto e uma escrita. Estudos em Design, RIo de Janeiroº, v. 3, n.nº2, p. 61-69, 1995.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MOREIRA, C.M.A; Isabella Massa de Campos (Org.) . Historietas do Santa Marta. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Composição Editora, 2009. v. 1. 88p .

2.
MOREIRA, Cíntia. O lúdico: as formas na amarelinha e o design. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Composição Editora, 2009. v. 1. 20p .

3.
MOREIRA, Cíntia. Cometas. 1º. ed. Rio de Janeiro: Composição Editora, 1985. v. 1. 16p .

Capítulos de livros publicados
1.
MOREIRA, Cíntia; LINHARES, M. F. ; GUARANYS, F. M. H. . Resgate da memória da Comunidade do Morro Azul a partir do vídeo ?Eu e o Morro Azul?. Resgate da memória da Comunidade do Morro Azul a partir do vídeo ?Eu e o Morro Azul?. 1ed.Avanca: Edições Cine-Clube de Avanca, 2017, v. , p. 613-617.

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; GIZZO, Iazana. . Técnicas construtivas vernaculares em Portugal e Indígena Xavante no Brasil, em dois vídeos do ?You Tube?.. In: Antônio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2016. 1ªed.Avanca, Portugal: Edições Cine-Clube de Avanca, 2016, v. 1, p. 28-35.

3.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. The flight into Egypt painting of Almeida Jr: Between Brazil and França Academies of fine Arts on late nineteeth century. In: SGEM. (Org.). .: 2nd International Multidisciplinary Scientific Conference on ocial Sciences & Artes SGEM 2015. 1ed.Albena, Bulgária: SGEM, 2015, v. 4, p. 33-40.

4.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. A aplicação ?Museu D. João VI? para iPad e iPhone: o seu desenvolvimento e uma análise do perfil dos visitantes.. In: CIneclube de Avanca. (Org.). AVANCA CINEMA 2015. 1ed.ANAVCA, Portugal: Cineclube de AVANCA, 2015, v. 1, p. 200-208.

5.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Waltércio Caldas: filme, livro e enigma. Waltércio Caldas: filme, livro e enigma. 1ed.Avanca: Edições Cineclube de Avanca, 2014, v. 1, p. 534-536.

6.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. ?A fuga para o Egito? e a formação de Almeida Jr.: entre a Academia Imperial de Belas Artes brasileira e a École de Beaux Arts.. In: Marize Malta; Sonia Gomes Pereira; Ana Cavalcanti. (Org.). Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia. 1ªed.Rio de Janeiro: EBA/CLA/UFRJ, 2013, v. 1, p. 71-80.

7.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Feira Praça e caverna: arte do livro em Dunhuang. In: Rosana Pereira de Freitas. (Org.). Oriente-se - Estado da questão. 1ed.Rio de Janeiro: EBA/CLA/UFRJ, 2012, v. 1, p. 30-31.

8.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Estudo comparativo das obras: filme de Sokurov Arca Russa e obra de Waltércio Caldas O livro Velazquez. In: Antônio Costa Valente; Rita Capucho. (Org.). AVANCA CINEMA 2012. 3rd International Conference Cinema - Art, Technology, Communication.. 1ed.AVANCA: Edições Cineclube de Avanca, 2012, v. 1, p. 145-150.

9.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Apontamentos sobre o movimento em livro de artista, a partir da biblioteca de Waltércio Caldas: o caso do livro Velazquez. In: Maria Cristina Volpi; Maria Luiza Fragoso. (Org.). Em processo - registros e pesquisas em artes visuais. 1ed.Rio de Janeiro: EBA, UFRJ, 2011, v. 1, p. 237-247.

10.
Garcia, R. L. ; VERISSIMO, A. ; CARVALHO, C. R. ; MOREIRA, Cíntia ; SIMOES, D. ; CIAVATTA, L. ; ARAUJO, M. ; CAMPOS, N. ; JESUS, R. F. ; AZEVEDO, T. M. ; FILE, V. . Aprender brincando. In: Mairce Araújo; Regina de Fátima de Jesus. (Org.). Caderno de Alfabetização I. 1ªed.Niterói: UFF, Grupalfa, 2005, v. 1, p. 23-26.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Igreja Nossa Senhora da Saúde: considerações iniciais sobre domínio e visualidade. In: ANPAP, 2017, 2017, Campinas. ANPAP, 2017. CAmpinas, São Paulo: ANPAP, PUC - CAMPINAS, 2017. v. 1. p. 3972-3986.

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; C.N.MINTO, F. . Arquitetura com técnicas construtivas tradicionais na Fundação Casa de Rui Barbosa: apontamentos. In: Anpap 2016, 2016, Porto Alegre. Anais Anpap 2016. Santa Maria,RGS: ANPAP, 2016. v. 1. p. 1256-1269.

3.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Samsor Flexor: imagem e diálogo entre tradição e modernidade.. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem, 2015, Londrina. Anais do Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina: V ENEIMAGEM, 2015. v. 01. p. 09-20.

4.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Retratos de Fan Tchunpi: Tradição e modernismo entre a pintura francesa e a chinesa. versão on line. In: XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014, Belo Horizonte. Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.versão on line. Belo Horizonte: ANPAP, 2014. v. 1. p. 53-63.

5.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Retratos de Fan Tchunpi: Tradição e modernismo entre a pintura francesa e a chinesa, versão 1 Pen card. In: XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2014, Belo Horizonte. Anais do XXIII Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belo HOrizonte: ANPAP, 2014. v. 1. p. 53-63.

6.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Livros? de Waltércio Caldas e o livro de artista: relação com a História do Livro, a história da arte e a poética do artista. In: Colóquio Histórias da Arte em exposições., 2014, Campuinas. ANAIS Colóquio Histórias da Arte em exposições.. Campinas: Instituto de Artes UNICAMP, 2014. v. 1. p. 264-272.

7.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. A forma-livro em Waltércio Caldas.. In: XXXII Colóquio Comitê CBHA, Arte Direções e Sentidos da História da Arte, 2013, Brasília. Anais do XXXII Colóquio do CBHA. Brasília: CBHA / UNB, 2013. v. 1. p. 975-999.

8.
MOREIRA, C. M.. Arte e leitura na apropriação artística de livros e livros de artista Waltércio Caldas: uma discussão. versão eletrônica. In: 20º Encontro Nacional ANPAP, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS do 20º Encontro Nacional da ANPAP: Subjetividades, Utopias e Fabulações. Rio de Janeiro: ANPAP, 2011. v. 1. p. 1547-1559.

9.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Arte e leitura na apropriação artística de livros e livros de artista de waltércio caldas: uma discussão. Versão CD rom. In: 20º Encontro Nacional da ANPAP: Subjetividades, Utopias e Fabulações, 2011, Rio de Janeiro. ANAIS do 20º Encontro Nacional da ANPAP: Subjetividades, Utopias e Fabulações. RIo de Janeiro: ANPAP, 2011. v. 1. p. 1547-1559.

10.
MOREIRA, Cíntia. Parlenda:oralidade, escrita-leitura e suporte. In: Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2005, Niterói. Anais do Congresso Diálogos sobre Diálogos. Niterói: Grupalfa.

11.
MOREIRA, Cíntia. Parlenda e letramento: entre a oralidade, o jogo e a escrita. In: Parlenda e letramento: entre a oralidade, o jogo e a escrita, 2005, Niterói. Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos. Niterói, RJ: GRUPALFA Grupo de Pesquisa Alfabetização dos Alunos das Classes Populares / UFF, 2005. v. 1. p. 36-36.

12.
MOREIRA, Cíntia; Isabella Massa de Campos . A biblioteca comunitária, a literatura infantil e o livro artesanal na Associação de Moradores de Água Mineral. In: 15º Congresso de Leitura do Brasil, 2004, Campinas. Pensem nas crianças mudas telepáticas : caderno de resumos 15º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB Faculdade de Educação UNICAMP, 2004. v. 1. p. 37-37.

13.
MOREIRA, Cíntia. De rodas de leitura ao caleidoscópio. In: 13º Congresso de Leitura do Brasil, 2001, Campinas. 13º Congresso de Leitura do Brasil: Com todas as Letras, para todos os nomes. Campinas: Associação de Leitura do Brasil, 2001. v. 1. p. 155-155.

14.
MOREIRA, Cíntia. O lúdico, as formas na amarelinha e o design. In: 3º Congresso Bresileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 1998, Rio de Janeiro. P&D Design, Anais P&D Design 98, 3º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: Associação de Estudos em Design; Faculdade da Cidade, 1998. v. 1. p. 0116-0127.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, Cíntia; Celeida Temporal . Do Reforço Escolar ao Projeto Integrado de Educação e Cultura na SBS: vozes e imagens de situações de leitura. In: III Seminário de Educação - Memórias, histórias e formação de professores, 2007, São Gonçalo. Vozes da Educação: Anais do III Seminário de Educação. Rio de Janeiro: HP Comunicação Editora, 2007.

2.
MOREIRA, Cíntia; CRISTINA, M. ; et alii . Casas de leitura: lugares de leitura, letramento e alfabetização. In: II Seminário de Educação: Memória (s), História(s) e Educação: Fios e desafios na formação de Professores, 2004, São Gonçalo. Anais II Seminário de Educação: Memória(s), História(s) e Educação: Fios e desafios na formação de professores. Rio de Janeiro: UERJ, 2004. v. 1. p. 106-106.

3.
MOREIRA, Cíntia; TAVARES, M. T. G. . Contando histórias com o ´cineminha´.. In: UERJ sem muros, 14ª edição, 2003, São Gonçalo. UERJ sem muros 2003, 14º edição, Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. Rio de Janeiro: UERJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2003. v. 1. p. 294-294.

4.
MOREIRA, Cíntia; Isabella Massa de Campos . Preliminares de uma Biblioteca comunitária: sensibilização com adultos e com crianças. In: 14º Congresso de Leitura no Brasil, 2003, Campinas. As coisas, que tristes são as coisas consideradas sem ênfase: 14º Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB, 2003. v. 1. p. 37-37.

5.
MOREIRA, Cíntia. Amarelinha: jogo nuclear. In: 1º Simpósio de Psicopedagogia da FEUC, 2002, Rio de Janeiro. Programa e Resumos do I Congresso de Pós-Graduação da FEUC. Rio de Janeiro: CEPOPE FEUC, 2002. v. 1. p. 8-8.

6.
MOREIRA, Cíntia; et alii . Criando e recriando o espaço de circulação em sala de aula. In: I Seminário Paulo Freire na Contemporaneidade, 2001, São Gonçalo. Programação e Resumos: Seminário Paulo Freire na Contemporaneidade. Sâo Gonçalo: FFP, 2001. p. 22-22.

Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, C.A.. Conteúdo do livro: da primeira à quarta capa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; MINTO, F. C. N. . Arquitetura com Técnicas Construtivas Tradicionais na Fundação Casa de Rui Barbosa: Apontamentos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. A exposição ?Livros? de Waltércio Caldas e o livro de artista: relação com a História do Livro, a história da arte e a poética do artista. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Tradição e modernismo europeu e chinês em retratos de Fan Tchunpi: uma introdução. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Waltercio caldas: filme, livro e enigma. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Livro 'Aparelhos' de Waltércio Caldas: um lugar de 'dar a ver' na arte contemporÂnes brasileira. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOREIRA, C. M.. ?A Fuga para o Egito? e a formação de Almeida Jr. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. Estudo comparativo das obras: filme de Sokurov Arca Russa e obra de Waltércio Caldas O livro Velazquez. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Feira Praça e caverna: arte do livro em Dunhuang. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. A forma-livro em Waltércio Caldas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MOREIRA, C. M.. Flexor: Informalismo e conciliação. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
MOREIRA, C. M.. Arte e leitura na apropriação artística de livros e livros de Waltércio Caldas: uma discussão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
MOREIRA, C. M.. Apontamentos sobre o movimento em livro, a partir da biblioteca de Waltércio Caldas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Gestos de leitura e suportes de escrita: Notas sobre o surgimento do livro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MOREIRA, Cíntia; Celeida Temporal . Palestra Amarelinhas, tangrans e dominós: o corpo no jogo em trilhas de abstração. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
MOREIRA, Cíntia. Parlenda e letramento: entre a oralidade, o jogo e a escrita. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
MOREIRA, Cíntia. Parlenda: oralidade, escrita-leitura e suporte. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
MOREIRA, Cíntia. Casas de leitura: lugares de leitura, letramento e alfabetização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
MOREIRA, Cíntia. Casas de leitura: lugares do diálogo leitura-brincadeira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
MOREIRA, Cíntia. Livros de rolo na alfabetização. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
MOREIRA, Cíntia. Preliminares de uma biblioteca comunitária: sensibilização com adultos e com crianças. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
MOREIRA, Cíntia. O livro artesanal como suporte da narrativa oral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
MOREIRA, Cíntia. A biblioteca comunitária, a literatura infantil e o livro artesanal na Associação de Moradores de Água Mineral. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

24.
MOREIRA, Cíntia. Jogos de trilha e a alfabetização. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
MOREIRA, Cíntia. Criação coletiva de figuras com o Tangram. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
MOREIRA, Cíntia. A psicopedagogia e o brincar. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
MOREIRA, Cíntia. O tangram e a roda de leitura. 2002. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
MOREIRA, Cíntia. Do rolo ao códice. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
MOREIRA, Cíntia. De rodas de leitura ao caleidoscópio. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

30.
MOREIRA, Cíntia. Amarelinha e outra brincadeiras. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
MOREIRA, Cíntia. Criando e recriando o espaço de circulação em sala de aula. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
MOREIRA, Cíntia. Prática de Ensino: proposta e parcerias. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
MOREIRA, Cíntia. O tangram e a roda. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
MOREIRA, Cíntia. A importância do brincar na educação infantil. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
MOREIRA, Cíntia. Tangram em Movimento: Espaço, Forma e Narrativa. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

36.
MOREIRA, Cíntia. Os sentidos da arte no cotidiano escolar. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
MOREIRA, Cíntia. Amarelinhas: Traçado e Movimento. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
MOREIRA, Cíntia. O ato de brincar como objeto de estudos e pesquisas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

39.
MOREIRA, Cíntia. O lúdico, as formas na amarelinha e o design. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

40.
MOREIRA, Cíntia. O lúdico e suas dimensões pedagógicas. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
MOREIRA, Cíntia. Amarelinha e os jogos de trilha na Pré-escola. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

42.
AZAMBUJA, C. ; MOREIRA, Cíntia . Cartilha de Primeiros Socorros. 1994. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
MOREIRA, Cíntia. Representação, apropriação e poder. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais / Escola de Belas Artes, UFRJ, 2011. (Tradução/Artigo).

2.
MOREIRA, Cíntia; et alii . If countries could be people. Rio de Janeiro: SBS/Eira College /Mondialogo/UNESCO, 2006 (Brochura).

3.
MOREIRA, Cíntia; et alii . Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Edições Artesanais SBS, 2006 (Brochura).

4.
MOREIRA, Cíntia; et alii . Histórias Figuradas. Rio de Janeiro: Composição Editora / FFP- UERJ, 2006 (Livro Artesanal de Sanfona).

5.
MOREIRA, Cíntia. Casas de leitura: lugares do diálogo leitura-brincadeira. Rio de Janeiro: SME,Rio de Janeiro, 2004 (Fotocópia grampeada).

6.
MOREIRA, Cíntia. Roda de leitura com o tangram. Rio de Janeiro: Projeto Alfbetização,DEF, DGE, SME, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2002 (Fotocópia grampeada).

7.
MOREIRA, Cíntia. Amarelinhas: traçado e movimento. Rio de Janeiro: Composição Editora, 1997 (Brochura).

8.
MOREIRA, Cíntia; NEVES, M. A. M. ; Porto, Cristina ; MACHADO, M. T. C. . Tal pai, tal filho?brincadeiras e brinquedos das camadas populares urbanas. Rio de Janeiro: Departemento de Educação PUC/Rio, 1996 (Bibliografia comentada).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; SEYDI, L. . Assessoria ao Curso de empreendedorismo Comunitário Inclusivo, SMASDH RJ. 2017.

Programas de computador sem registro
1.
LINHARES, M. F. ; MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral . Curso on line em apoio ao ensino presencial: Circuitos Elétricos II. 2016.

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; LINHARES, M. F. . Curso on line em apoio ao ensino presencial: Números Complexos. 2016.

3.
LINHARES, M. F. ; MOREIRA, Cíntia do Amaral . EDUVUSU: Implementação do Ambiente Moodle na USU. 2016.

Produtos tecnológicos
1.
MOREIRA, Cíntia. Jogo pentaminó. 2001.

2.
MOREIRA, Cíntia. Jogo tangram coração. 2000.

3.
MOREIRA, Cíntia. Tangram retangular. 2000.

4.
MOREIRA, Cíntia. Jogo tangram oval. 1999.

5.
MOREIRA, Cíntia. Jogo tangram quadrado. 1998.

Trabalhos técnicos
1.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Listagem de teses e dissertações PPGAV 1986-2011. 2012.

2.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Projeto Memória CEAT: O surgimento de uma escola experimental na década de 1970 no Rio de Janeiro.. 2011.

3.
MOREIRA, Cíntia. Anteprojeto Editorial da Revista Eletrônica CONFLUIR do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF. 2006.

4.
MOREIRA, Cíntia. Portinari e iniciação científica: unindo PCNs de 5ª a 8ª séries e arte-educação, através de jogos eletrônicos.. 2006.

5.
MOREIRA, Cíntia; Celeida Temporal . Taiguara: Capacitação de Agentes Sociais que atuam com adolescentes de rua em Laranjeiras. 2006.

6.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Campanha de Segurança para Cia Atlantic de Petróleo. 1989.

7.
MOREIRA, Cíntia. Comunicação Visual da Exposição Fotográfica de Rua: História do Saara. 1980.

8.
MOREIRA, Cíntia. Comunicação Visual da Exposição Fotográfica de Rua: O Rio de Janeiro do Estado Novo. 1980.


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral. A forma das fachadas e telhados e o uso da terra, na edificação de três casas-museus no bairro de Botafogo: Museu Casa de Rui Barbosa, casa do Museu do Índio e casa do Museu Villa Lobos. 2016. (Projeto de pesquisa).

2.
MOREIRA, Cíntia; COSTA, A. . Relatório Institucional para o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Bento Rubião. 1995. (Editoração/Outra).

3.
MOREIRA, Cíntia. Jornal de Santa Teresa. 1993. (Editoração/Outra).

4.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Direção Defensiva na Estrada. 1990. (Editoração/Livro).

5.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Kit de treinamento para a White Martins. 1990. (Editoração/Outra).

6.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Kit de transparências para o setor de treinamento da Atlantic. 1990. (Editoração/Outra).

7.
MOREIRA, Cíntia. Receitas da Casinha Torta. 1990. (Editoração/Livro).

8.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Fichas de Emergência para a White Martins. 1990. (Editoração/Outra).

9.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Direção Defensiva na Cidade. 1990. (Editoração/Livro).

10.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Primeiros Socorros. 1989. (Editoração/Livro).

11.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Segurança em Bases. 1989. (Editoração/Livro).

12.
MOREIRA, Cíntia; AZAMBUJA, C. . Segurança Patrimonial. 1989. (Editoração/Livro).

13.
MOREIRA, Cíntia. Cometas. 1986. (Editoração/Livro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; GARCIA, P. B.; OLIVEIRA, R. B. C.. Participação em banca de Josimar Gonçalves Ribeiro Moreira. BOLIN (Boletim Linguístico e Literário): um jornal escolar no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Rio Pomba. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; FILIPPO, D. R.; MOTTA, A. C. G. D.. Participação em banca de Marcos Francisco Linhares. Análise dos ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) AULANET, Moodle e Teleduc e implementação do ambiente Moodle na Universidade Santa Úrsula. 2017. Dissertação (Mestrado em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula.

3.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; SABOYA, L. A.; MARTINS, E. F.. Participação em banca de Francisco Mauro Halfeld dos Guaranys. Entretempos: diálogo plástico e ambiental entre a arquitetura do séc. XVII e atual no projeto do Colégio de São Bento: uma reflexão a partir de memórias e comentários históricos. 2017. Dissertação (Mestrado em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula.

4.
MOREIRA, Cíntia; GUIZZO, Iazana. Participação em banca de Carla Lobo da Cunha Mondini Belletti Lioi. O conforto no habitar: Um estudo sobre o conforto subjetivo e sua aplicação no processo de projeto arquitetônico. 2017. Dissertação (Mestrado em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula.

5.
GARCIA, P. B. C. S.; MOREIRA, A. F. B.; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Clóvis Machado Moraes. A formação do leitor do Ensino Médio em duas escolas públicas do Rio de Janeiro nas perspectivas docente e discente.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
MOREIRA, Cíntia; Cipiniuk, AlbertoCIPINIYK, A.; Gamba Júnior, Niltom Gonçalves. Participação em banca de Bárbara Necyk. Texto e imagem:um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
MOREIRA, Cíntia do Amaral; Azambuja, C.; LUZ, A. A. S. B. A.; OLIVEIRA, R.; Eliana Yunes. Participação em banca de Maria da Graça Muniz Lima. Companhia Editora Melhoramentos: A construção de uma identidade através da ilustração - 1915 / 1940. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
Azambuja, C.; Enrique Antoun; MOREIRA, C. M.. Participação em banca de Clarisse Siqueira Conceição. Tempo fantástico. 2009. Tese (Doutorado em Comunicação Visual) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MOREIRA, Cíntia. Participação em banca de Marcus Vinicius Dohmann Brandão. Um olhar etnográfico sobre as inscrições vernaculares urbanas. 2005. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
MOREIRA, Cíntia; GIZZO, Iazana.. Participação em banca de Carla Lobo da Cunha Mondini Belletti Lioi. O conforto no habitar: Um estudo sobre o conforto subjetivo e sua aplicação no processo de projeto arquitetônico. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula.

2.
MOREIRA, C. M.; SALDANHA, G.. Participação em banca de Andrea Barbosa. Livro de artista a partir do fundo Paulo Herkenhoff da coleção do Museu de Arte do Rio: um estudo conceitual. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MOREIRA, C. M.; MEDICI, G. L. W. Y.. Comitê Institucional de Avaliação no Programa de Iniciação Científica, na XIX Jornada de Iniciação Científica , da Universidade Católica de Petrópolis. 2017. Universidade Católica de Petrópolis.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Seminário de Educação - Memórias, histórias e formação de professores.Do Reforço Escolar ao Projeto Integrado de Educação e Cultura na SBS: vozes e imagens de situações de leitura. 2007. (Seminário).

2.
Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos. Parlenda: oralidade, escrita-leitura e suporte. 2005. (Congresso).

3.
I Encontro da Produção Acadêmica do PPGE 2005.Parlenda e letramento: entre a oralidade, o jogo e a escrita. 2005. (Encontro).

4.
IV Seminário de Educação Infantil SME RJ: Revendo Percursos no Diálogo com os Educadores.Dominós, narrativa e número, a partir da colagem. 2005. (Seminário).

5.
15º Congresso de Leitura do Brasil. A biblioteca comunitária, a literatura infantil e o livro artesanal na Associação de Moradores de Água Mineral. 2004. (Congresso).

6.
2ª Conferência Internacional Crianças e Adolescentes Crescendo em Contexto de Pobreza, Marginalidade e violência, na América Latina.Bola Sapeca e Cadê: criação de livro artesanal em período complementar ao escolar. 2004. (Outra).

7.
III Seminário de Educação Infantil: Discutindo uma proposta curricular para a educação infantil, SME RJ.Casa de leitura: lugares do diálogo leitura-brincadeira. 2004. (Seminário).

8.
II Seminário de Educação: Memória(s) História(s) e Educação: fios e desafios na formação de professores, UERJ.Casa de Leitura: lugares de leitura, letramento e alfabetização. 2004. (Seminário).

9.
14º Congresso de Leitura no Brasil. Preliminares de uma Biblioteca comunitária: sensibilização com adultos e com crianças. 2003. (Congresso).

10.
II Seminário de Educação Infantil SME RJ.O livro artesanal como suporte da narrativa oral. 2003. (Seminário).

11.
1º Simpósio de Psicopedagogia da FEUC.Amarelinha: jogo nuclear. 2002. (Simpósio).

12.
Capacitação de Professores para a Prefeitura de São Gonçalo.Formação coletiva de figuras com o tangram. 2002. (Oficina).

13.
I Seminário de Educação Infantil SME RJ.O tangram e a roda de leitura. 2002. (Seminário).

14.
Seminário de alfabetização, SME RJ.Jogos de trilha e alfabetização. 2002. (Seminário).

15.
12ª UERJ sem Muros.Prática de Ensino: Proposta e parcerias. 2001. (Encontro).

16.
13º Congresso de Leitura do Brasil. De rodas de Leitura ao Caleidoscópio. 2001. (Congresso).

17.
I Seminário Paulo Freire na Contemporaneidade.Criando e recriando o espaço de circulação em sala de aula. 2001. (Seminário).

18.
IV Semana de Educação da UFRJ.Do rolo ao códice. 2001. (Oficina).

19.
Palestra promovida pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre a Infância CESPI.A importância do brincar na Educação Infantil. 2001. (Encontro).

20.
Palestra promovida pelo Curso de Especialização Instituto de Matemática UFRJ.O tantgram e a roda. 2001. (Outra).

21.
Seminário de Alfabetização SME RJ.Amarelinha e outras brincadeiras. 2001. (Seminário).

22.
Seminário Internacional OMEP.Tangram em movimento: espaço, forma e narrativa.. 2000. (Seminário).

23.
Mesa redonda promovida pelo CEAT.Os sentidos da arte no cotidiano escolar. 1999. (Encontro).

24.
P&D Design 98, III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Comunicação em mesa redonda: O lúdico, as formas na amarelinha e o design.. 1998. (Congresso).

25.
Palestra promovida no Centro de Estudos do Hospital Psiquiátrico Pedro II.Centro de Estudos do Hospital Psiquiátrico Pedro II. 1998. (Outra).

26.
Palestra promovida pelo CEAT.A amarelinha e os jogos de trilha na pré-escola. 1998. (Outra).

27.
Seminário: O Direito de Brincar OMEP.Tema apresentado em mesa redonda: O ato de brincar como objeto de estudos e pesquisas. 1998. (Seminário).

28.
VII Semana da Educação, UERJ.o lúdico e suas dimensões pedagógicas. 1998. (Encontro).

29.
Exposiçao ESDI 30 anos.Cartilha de Primeiros-Socorros produzida para a companhia Atlantic de Petróleo. 1994. (Outra).

30.
IV Encontro Nacional de Desenho Industrial, PUC-Rio.Design de Jogos. 1993. (Encontro).

31.
I Encontro de Meninas de Rua, RJ.Sensibilização com o uso de barro. 1990. (Encontro).

32.
I Feirarte/Educação, Faculdade de Educação, UFRJ.Sensibilização com o uso de fitas. 1987. (Outra).

33.
Seminário de Educação Física SESC Tijuca.Sensibilização com o uso de varas. 1987. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Mauro Francisco Halfeld dos Guaranys. Entretempos: diálogo plástico ambiental entre a arquitetura do séc. XVII e atual no projeto do Colégio de São Bento: uma reflexão a partir de memórias e comentários históricos. 2017. Dissertação (Mestrado em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

2.
Marcos Francisco Linhares. Análise dos ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) AULANET, Moodle e Teleduc e implementação do ambiente Moodle na Universidade Santa Úrsula. 2017. Dissertação (Mestrado em MPGTQAC/USU) - Universidade Santa Úrsula, . Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alex C. Alves dos Santos. O uso do tangram no ensino fundamental. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto de matemática,UFRJ. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

2.
Alexandre Petrone. Imagens projetadas através de sombras. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

3.
Pedro Toledo. Os quadrinhos e a comunicação visual. 1996. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

4.
João Pedro Jacques. Tipografia pós-moderna. 1995. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

5.
Vitor Pedro Guimarães. O mundo das cores. 1994. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

6.
Luciano Boiteux. Projeto gráfico de revista mensal dirigida aos usuários de computadores Amiga. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

7.
Carla Duque Tavaes e Karina R. M. Farias. O febeapá do DTP. 1993. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Curso de Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.

Iniciação científica
1.
TAINÁ DOS SANTOS MAZIOLI. Jogo Copo d?Água. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade do Grande Rio. Orientador: Cintia Mariza do Amaral Moreira.



Inovação



Programa de computador sem registro
1.
LINHARES, M. F. ; MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral . Curso on line em apoio ao ensino presencial: Circuitos Elétricos II. 2016.

2.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; LINHARES, M. F. . Curso on line em apoio ao ensino presencial: Números Complexos. 2016.

3.
LINHARES, M. F. ; MOREIRA, Cíntia do Amaral . EDUVUSU: Implementação do Ambiente Moodle na USU. 2016.


Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
MOREIRA, Cíntia do Amaral. Gestos de leitura e suportes de escrita: Notas sobre o surgimento do livro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Programa de Computador sem registro de patente
1.
MOREIRA, Cíntia Mariza do Amaral; LINHARES, M. F. . Curso on line em apoio ao ensino presencial: Números Complexos. 2016.



Outras informações relevantes


Aprovação em Concursos Públicos

Ainda durante o curso de mestrado fui aprovada em concurso para o cargo de designer-tecnologista pleno, para atuar com jogos e experimentos, no Museu da Vida / Fiocruz.

No início de 2008 fui aprovada no concurso para o Magistério em Editoração e Edição de Livros, ECO, UFRJ. 
 
Em 29 de jun de 2010 foi publicada no DOU seç 1 p.11. aprovação no concurso para o Magistério Superior público como Professor Adjunto em Artes Visuais, no Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design da UFJF setor Artes Visuais, 
 
Em 16 de nov de 2010 foi publicada no DOU seç 1 p.11. aprovação no concurso para o Magistério Superior em Artes Visuais, no Bacharelado Interdisciplinar de Artes e Design da UFJF setor Artes Visuais, sub-área Poéticas Visuais.

Em 05 de maio de 2011 foi publicada no DOU seç 1 p.31. aprovação no concurso público como Professor Adjunto para o Magistério Superior da Escola de Belas Artes, UFRJ, Setor Metodologia e Teoria do Design.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/10/2018 às 19:56:52