Magdalânia Cauby França

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4941404469132818
  • Última atualização do currículo em 05/11/2018


Possui graduação em Pedagogia com ênfase em psicologia e sociologia pela Universidade de São Paulo e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia . Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e direitos humanos, diversidade,educação inclusiva, educação e trabalho, formação de professores, políticas públicas, práticas pedagógicas, e letramento. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Magdalânia Cauby França
Nome em citações bibliográficas
FRANÇA, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Campus II.
estradas das barreiras,sn
Cabula
41000-000 - Salvador, BA - Brasil
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2001
Mestrado em Educação.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Formação de educadores de jovens e adultos: em busca de suas especificidades,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Maria Ornélia Marques.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; Formação de professores; Educação continuada.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação; Mercado de Trabalho e Mão-De-Obra.
1997 - 1997
Especialização em Educação de Adultos e Treinamento. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: sem monografia.
1991 - 1995
Graduação em Pedagogia Com Habilitação Em Eja.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Sala de Recursos Multifuncionais como lócus de aprendizagem. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Pós Graduação em Educação da UNEB - Aluna especial. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2015 - 2015
Encontro Junguiano 2015. (Carga horária: 16h).
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
2014 - 2014
II Curso de Formação Docente de Educação Profissional. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2013 - 2014
Extensão universitária em LIBRAS BÀSICO. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Educação Infantil Numa Perspectiva Inclusiva. (Carga horária: 40h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2001 - 2001
EAD PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2001 - 2001
A Dinâmica dos Grupos. (Carga horária: 40h).
Agruparh Consultoria e Treinamento, AGRUPARH, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Fundamentos Em Educação a Distância. (Carga horária: 80h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1998 - 1998
Formação para o programa educação do trabalhador. (Carga horária: 142h).
Serviço Social da Indústria - SESI, SESI-BA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora na Pós-graduação, Carga horária: 8
Outras informações
Professora no curso de Especialização em Metodologia do Ensino para a educação Profissional

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 20

Atividades

08/2018 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , PROAF, PROAF.

Atividade realizada
Elaboração da resolução de inclusão e Acessibilidade da UNEB.
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROAF, .

Cargo ou função
Membro da comissão do GT inclusão e acessibilidade na UNEB.
07/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, PROAF, .

Cargo ou função
Membro da comissão do GT inclusão e acessibilidade na UNEB.
2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Administração Central da Universidade do Estado da Bahia, .

Cargo ou função
Comissão de elaboração da politica de acoes afirmativas da UNEB.
05/2017 - Atual
Direção e administração, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Cargo ou função
Coordenadora do Curso de Pedagogia.
03/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Núcleo de Educação Especial NEDE.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação (DEDC) - Campus II, .

Cargo ou função
Comissão do Núcleo de Educação Especializada - NEDE.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NEDE, .

Cargo ou função
Membro da comissão.
05/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, NEDE, .

Cargo ou função
Membro da comissão.
2/2004 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, Campus II Alagoinhas.

11/2001 - Atual
Ensino, Pedagogia Rede Uneb, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicologia I
Psicologia da Aprendizagem
2001 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação do Estado da Bahia, Faculdade de Educação do Estado da Bahia.

Atividade realizada
participação em seminários.
10/2013 - 12/2014
Ensino, CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSION, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS HISTÓRICOS E PSICOSSOCIAIS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Educação e trabalho
07/2012 - 4/2014
Direção e administração, Departamento de Educação, .

Cargo ou função
Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE).
2005 - 3/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Educação, Campus II Alagoinhas.

Cargo ou função
Membro de comissão.
05/2012 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação e diversidade
07/2011 - 07/2012
Ensino, Pedagogia PARFOR, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Especial
2/2002 - 11/2006
Ensino, Pedagogia Rede Uneb, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização
didática
Fundamentos pedagógicos
orientação monogáfica
Políticas públicas
estágio Supervisionado
2003 - 2006
Direção e administração, Proex, Fórum de Educação de Jovens e Adultos.

Cargo ou função
coordenação do Fórum de EJA da Bahia.
2003 - 2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Proex, Fórum de Educação de Jovens e Adultos.

Cargo ou função
Coordenação do Fórum de Educação de jovens e Adultos da Bahia.
2005 - 2005
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Educação, Departamento de Educação.

Atividade realizada
Parecer de Incentivo à produção científica da Profª Daisy Oliveira Fonseca.
2/2004 - 11/2004
Ensino, Licenciatura Em Letras Poesp, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Ação Pedagógica
6/1999 - 11/2004
Ensino, Especialização Educação Básica Jovens e Adultos, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria da educação de jovens e adultos
8/2003 - 6/2004
Direção e administração, Proex, Neja.

Cargo ou função
Coordenação do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos.
11/2002 - 8/2003
Direção e administração, Proex, Pronera.

Cargo ou função
Coordenação do Pronera Regional Alagoinhas.
2/2003 - 7/2003
Extensão universitária , Departamento de Educação, Campus II Alagoinhas.

Atividade de extensão realizada
curso de extensão educação de jovens e adultos.
2/2003 - 3/2003
Treinamentos ministrados , Proex, Campus II.

Treinamentos ministrados
Curso Preparatório para Exame de Certificação Ocupacional de Alfabetizadores

Açaõ Educativa Assessoria e Informação, AÇÃOEDUCATIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista de pesquisa, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
*Projeto de pesquisa - Alfabetismo funcional no munícípio de São Paulo - pesquisa latino-americana promovida pela OREALC/UNESCO * Participáção da fase piloto de elaboração da proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos: primeiro segmento do Ensino Fundamental.(RIBEIRO,1997)

Vínculo institucional

1995 - 1996
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista de iniciação tecnoógica Industrial, Carga horária: 20

Atividades

1995 - 1996
Pesquisa e desenvolvimento , OREALC/UNESCO, .

Linhas de pesquisa
EDUCAÇÃO E TRABALHO
LEITURA
1995 - 1996
Treinamentos ministrados , Ibeac, .

Treinamentos ministrados
Assessoria a grupos de EJA do IBEAC

Serviço Social da Indústria Ba, SESI-BA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico em Educação, Carga horária: 40

Atividades

1/1998 - 7/2002
Treinamentos ministrados , Neti, Sede.

Treinamentos ministrados
Formação de Educadores de Jovens e Adultos
Programa Telecurso 2000
2/2001 - 12/2001
Outras atividades técnico-científicas , Neti, Neti.

Atividade realizada
Elaboração de Projeto de Formação continuada dos educadores do NETI.
1/1998 - 12/1998
Pesquisa e desenvolvimento , Asden, Sede.

Linhas de pesquisa
Currículo

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de iniciação científica com a Profª Marta Kohl de Oliveira

Atividades

1993 - 1995
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciência da Educação.


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

3/1997 - 11/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Departamento de Educação II.

Linhas de pesquisa
Educação e trabalho
1997 - 1997
Serviços técnicos especializados , Faculdade de Educação, Departamento de Educação I.

Serviço realizado
AVALIAÇÃO DOS PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ( UNITRABALHO/SETRAS).
1997 - 1997
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Comissão organizadora do Seminário temático.

Secretaria de Educação da Bahia, SEC, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2000
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagógico, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação pedagógica no Colégio Estadual Thales de Azevedo - Turno Noturno

Atividades

1998 - 1999
Direção e administração, Colégio Estadual Thales de Azevedo, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Secretaria de educação do estado de SP, SESP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
Outras informações
Atuei como professora substituta de Matemática no Colégio Estadual José Bonifácio na no Itaim Paulista , zona leste.


Secretaria de Educação do Município de São Paulo, SMESP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Alfabetizadora de Jovens e Adultos, Carga horária: 20
Outras informações
Atuação no programa MOVA-SP em parceria com as ONGS e Movimentos sociais.


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20
Outras informações
função monitora

Atividades

1991 - 1992
Direção e administração, Mova Sp, .

Cargo ou função
sUPERVISORA.
1990 - 1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Todas do 1º segmento do Ensino Fundamental

Unidade Baiana de Ensino Pesquisa e Extensão, UNIBAHIA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 5

Atividades

2/2002 - 2/2004
Ensino, Pedagogia Com Habilitação Em Eja, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização em EJA
Fundamentos em EJA


Linhas de pesquisa


1.
Educação de Jovens e Adultos
2.
Formação
3.
Psicologia
4.
EDUCAÇÃO E TRABALHO
5.
LEITURA
6.
Educação e trabalho
7.
Eduacação diversidade e direitos humanos

Objetivo: Investiga os fundamentos, as políticas públicas e as práticas de educação para o respeito á diversidade e os direitos humanos..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: Direitos Humanos; DIVERSIDADE; Cultura.
8.
Formação de Educadores
9.
Educação de Jovens e Adultos
10.
Currículo


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Interlocuções entre educação em direitos humanos, currículo e formação de professores/as.
Descrição: Analisar, no cenário da produção científica na área de Educação em Direitos Humanos, as possíveis interlocuções desta área com os campos de Currículo e Formação de professores, no período de 2005 a 2015, como forma de subsidiar processos formativos de professores, com foco na educação em direitos humanos. Descritores: ?educação e direitos humanos?, educação em direitos humanos ?currículo?, ?formação de professores?, ?EDH e Educação Infantil?, ?EDH e Ensino Fundamental?, ?EDH e EJA?, ? EDH e Ensino Superior ( Licenciatura)?. Fonte de consulta: Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações e no Banco de Teses da CAPES e Domínio Público;.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Integrante / Graça do Santos Costa - Coordenador / Heldina Pereira Pinto Fagundes - Integrante.
2016 - Atual
Seminários Interno do Grupo de pesquisa
Descrição: O III Seminário Interno do GREDHI com tema central Educação em Direitos Humanos:Currículo e Formação de Professores, evento do Grupo de Pesquisa, Educação Direitos Humanos e Interculturalidade GREDHI ? tem por objetivo implementar e desenvolver os projetos e fortalecer as ações . Ao mesmo tempo em que possibilita diálogos entre pesquisadores de diversas instituições visa ampliar a discussão sobre problemas e desafios que as questões contemporâneas suscitam para o campo educacional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - Atual
formação de professores do município de Alagoinhas
Descrição: Formação dos professores de EJA do município de Alagoinhas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Coordenador.
1995 - 1996
Leitura, inserção social, qualificação profissional e analfabetismo funcional
Descrição: A pesquisa descreve estudo realizado junto à população jovem e adulta do município de São Paulo, com o objetivo de dimensionar e analisar o fenômeno do alfabetismo funcional. O conceito refere-se à possibilidade de pessoas utilizarem a leitura e a escrita em atividades da vida diária que requerem tais habilidades, além de por meio delas promover o próprio desenvolvimento ou o desenvolvimento da coletividade. A iniciativa consiste na participação brasileira em projeto latino-americano que aborda o tema numa perspectiva comparativa, reunindo dados de alguns países da região. Promovido e coordenado pela OREALC - Oficina Regional de Educación para América Latina y Caribe - órgão da UNESCO, o projeto vem sendo empreendido em cooperação por sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai e Venezuela. Considerando que limitações de ordem financeira dificultariam os procedimentos necessários para se trabalhar com amostragens nacionais, foi decidido que a pesquisa abrangeria, em cada país, a população jovem e adulta de apenas um grande centro urbano, que em todos os casos, com exceção do Brasil, foi a própria capital do país.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Integrante / Sergio Hadaad - Integrante / Vera Maria Masagão Ribeiro - Coordenador.Financiador(es): Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cooperação.
1993 - 1995
A Construção de conhecimentos em jovens e adultos pouco escolarizados
Descrição: Projeto Coordenado pela Professora Marta Kohl de Oliveira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Integrante / Marta Kohl de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Educar para a diversidade na educação: inclusão e direitos humanos
Descrição: O presente projeto de extensão visa promover diálogos entre a universidade e a educação básica na perspectiva do desvelamento e superação das teorias e crenças colonizadoras que reforçam as desigualdades evidenciadas na sociedade a partir do movimento em defesa da inclusão e do respeito aos direitos humanos.Busca discutir a concepção de diversidade humana a partir dos conceitos de diferença, colonialidade, inclusão, interculturalidade e direitos humanos evidenciando as discussões no cenário educacional.Para tal, utilizaremos de metodologia participativa, reflexiva para propor ações e estratégias de ensino aprendizagem que fomentem a reflexão-ação sobre e na diversidade na educação que considere a relevância das diferenças culturais, territoriais, étnicas, religiosas, de gênero, sexual entre outras relevantes para as vivências contemporâneas no contexto dos espaços educativos formais e não formais de atuação do Campus II da UNEB..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (28) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Coordenador / Luana de Jesus Santos - Integrante.Financiador(es): Universidade do Estado da Bahia - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2012 - 2012
Projeto Vivências: Vivenciando a Diversidade em Alagoihas
Descrição: O projeto desenvolveu ações para a realização do Projeto Vivências nas comunidade de Quizambu e Conceição situada em Alagoinhas Bahia com o objetivo de aproximar a comunidade da universidade com uma iniciativa da PROEX e desenvolvida por discentes do campus II DEDC sob a Coordenação da professora Magdalânia França no período de outubro e novembro de 2012. INTRODUÇÃO Tendo como eixo temático a diversidade, todos os trabalhos organizados pelos graduandos visaram conhecer e valorizar a diversidade cultural regional, ressaltando a importância das diversas manifestações culturais existentes na região, reconhecendo-as como parte fundamental da cultura nacional como meio para a convivência respeitosa com toda a diversidade existente no Brasil. É de extrema relevância reconhecer as diferenças, valorizando as especificidades e potencialidades de cada um, reconhecendo a importância do ser humano, lutando contra os estereótipos, as atitudes de preconceito e discriminação. Partimos do princípio de que resgatando valores de tolerância, convivência coletiva e respeito às diferenças, estaremos contribuindo para que as pessoas possam viver e construir um tipo de sociedade mais digna e justa. O projeto teve como intuito aproximar a universidade da comunidade em processo de diálogos e reflexão coletiva foram discutidos temas como: Diversidade cultural, religiosa, sexual, de gênero e étnica. Para uma intervenção eficaz foi necessário uma visão crítica por parte das pessoas envolvidas no projeto. Resultados A realização do projeto Vivências foi de grande significação para todos os envolvidos promovendo compartilhar de saberes e experiências entre a comunidade e a universidade. A comunidade nos recepcionou super bem desde o primeiro contato por telefone Bene expressou ?Estou emocionada em saber que o pessoal da Universidade lembrou da gente? Um momento expressivo foi quando a comunidade mostrou uma apresentação das suas manifestações culturais com a contação de causos,.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Coordenador.


Projetos de ensino


2017 - 2017
PROJETO INTERDISCIPLINAR DE VIAGEM PEDAGÓGICA CULTURAL
Descrição: O projeto viagem cultural foi organizado com a pretensão de promover a interdisciplinaridade entre os componentes do curso que abordam conhecimentos das áreas de sociologia, antropologia, psicologia, história e prática pedagógica utilizando a cultura como eixo aglutinador dos elementos fundantes para a compreensão dos fenômenos educacionais. A formação de professores perpassa pela ampliação cultural e experiências estéticas que ressignifiquem a compreensão e atuação na realidade. Considerando que as desigualdades sociais refletem no acesso aos bens culturais, cabe à universidade promover ações que fomentem hábitos e necessidades culturais que contribuam para a formação de agentes sociais e produtores culturais. A viagem cultural constitui em recurso pedagógico utilizada na educação para promover um conhecimento multidisciplinar possibilitando associações dos aprendizados em sala com situações da realidade. Visa despertar o senso crítico e estético dos discentes, através de fruição que despertem potencialidades de sentir, pensar e estar no mundo. Portanto, essa atividade pedagógica possibilitará aos graduandos apreciar as belezas de Salvador e ampliar o acesso ao acervo cultural, histórico, geográfico, arquitetônico de um patrimônio histórico de grande relevância para a formação do povo brasileiro. OBJETIVOS  Facilitar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nos componentes do curso de Pedagogia.  Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;  Ampliar a vivência cultural dos graduandos;  Contribuir para o fortalecimento dos vínculos entre discentes e professores..
Situação: Concluído;
É um projeto em cooperação com: Instituição de Ensino.
Em relação a temática: Ensino e aprendizagem, Formação inicial ou continuada de professores.
Natureza: Ensino.
Objetivos e metas: OBJETIVOS  Facilitar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nos componentes do curso de Pedagogia.  Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;  Ampliar a vivência cultural dos graduandos;  Contribuir para o fortalecimento dos vínculos entre discentes e professores. Meta Realizar viagem pedagógica cultural em novembro de 2017.
Alunos envolvidos: Graduação: (36) .
Integrantes: Magdalânia Cauby França - Coordenador / JOSELITO BRITO DE ALMEIDA - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Continuada/Especialidade: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Diversidade e direitos humanos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação e Trabalho.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Continuada.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FRANÇA, M. C.2012FRANÇA, M. C.; CEARON, Nelcida M. . Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: uma história contada a partir do segmento das Universidades na Bahia. Revista FAEEBA, v. 21, p. 63-70, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
AGUIAR, M. A. S. ; PACHECO E, J. A. B. ; MENDES, G. M. L. ; FRANÇA, M. C. . Currículo, cultura, inclusão e diferenças. 1. ed. Recife: ANPAE, 2017. v. 1. 1049p .

2.
FRANÇA, M. C.. Estudos e práticas em EJA. 1. ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2016. 328p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, M. C.. As demandas da diversidade na formação de professores. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2017, Recife. CURRÍCULO, CULTURA, INCLUSÃO E DIFERENÇAS. Recife: ANPAE, 2017. v. 1. p. 299-307.

2.
RIOS, J. A. V. P. ; FRANÇA, M. C. . Ressignificação da educação de jovens e adultos a partir de paradigmas contra-hegemônicos: diálogos com a Interculturalidade. In: III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica, 2017, Salvador. Anais do III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar. Salvador: PPGEduC/UNEB, 2017. v. 1. p. 1092-1098.

3.
FRANÇA, M. C.. Experiência de Articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão na Formação de Educadores da EJA. In: 2º Seminário de Educação De Jovens e Adultos da PUC RJ, 2014, Rio de Janeiro. Estudos e Práticas em EJA. Rio de Janeiro: editora Caetes, 2014. v. 01. p. 241-246.

4.
FRANÇA, M. C.. Formação de educadores de jovens e adultos:uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. In: I Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio, 2010, Alagoinhas. I Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio, 2010.

5.
FRANÇA, M. C.. Em busca da ( in)formação sobre a diversidade ètnico racial na educação de jovens e adultos. In: IV Colóquio Internacional saberes e Práticas, 2010, Salvador. IV Colóquio Internacional saberes e Práticas, 2010.

6.
FRANÇA, M. C.. Formação de Educadores de Jovens e Adultos: em busca de suas especificidades. In: Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste, 2003, Sergipe. Anais do XVI Encontro de Pesquisa Educacional do Norte Nordeste. Sergipe: Editora UFS, 2003.

7.
FRANÇA, M. C.; OLIVEIRA, Marta Kohl de . A organização do Conhecimento em Adultos pouco escolarizados. In: 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP, 1994. 1º Simpósio de Pesquisa da FEUSP.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, G. S. ; LIMA, I. M. S. O. ; FRANÇA, M. C. . EJA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIAS VINCULADAS. In: II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos, 2015, Salvador. Educação de jovens e adultos: protagonismo juvenil e práticas pedagógicas. Salvador: UNEB, 2015. v. 1. p. 116-119.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANÇA, M. C.. A diversidade étnica na educação de jovens e adultos. In: SEGUNDO CONGRESSO BAIANO DE PESQUISADORES NEGROS - II CBPN, 2009, Feira de Santana. ANAIS DO SEGUNDO CONGRESSO BAIANO DE PESQUISADORES NEGROS - II CBPN, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
FRANÇA, M. C.; SANTOS, Luana de Jesus . DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESVELAMENTO DAS CRENÇAS COLONIZADORAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
FRANÇA, M. C.. VIVENCIANDO A DIVERSIDADE EM QUIZAMBU: COMPARTILHAR DE EXPERIÊNCIAS E SABERES ENTRE A COMUNIDADE E A UNIVERSIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FRANÇA, M. C.. COMPREENSÃO DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS ATOS DE VIOLÊNCIA EM UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
FRANÇA, M. C.; SANTANA, J. J. . Formação de professores pela perspectiva cultural: ampliação das possibilidades de vivências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
FRANÇA, M. C.. Inclusão no Ensino Superior. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
FRANÇA, M. C.. RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE PARADIGMAS CONTRA-HEGEMÔNICOS: DIÁLOGOS COM A INTERCULTURALIDADE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
FRANÇA, M. C.. As Demandas da Diversidade na Formação de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FRANÇA, M. C.; ALMEIDA B. Joselito . Da Leitura do mundo para a leitura da palavra: encontros com o letramento nas obras de Paulo Freire. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

9.
FRANÇA, M. C.. Educação de Jovens e Adultos: território de diálogos com a interculturalide. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FRANÇA, M. C.. EJA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIAS VINCULADAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FRANÇA, M. C.. Resignificação da diversidade na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FRANÇA, M. C.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS : A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FRANÇA, M. C.. A diversidade na formação de professores de jovens e adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
FRANÇA, M. C.; COSTA, G. S. . Educação de Jovens e Adultos como Direito Humano. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
FRANÇA, M. C.. Em busca da (in)formação para a diversidade etnico-racial na educação de jovens e adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
FRANÇA, M. C.. Em busca da (in)formação para a diversidade etnico-racial na educação de jovens e adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
FRANÇA, M. C.. Letramento e diversidade cultural. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
FRANÇA, M. C.. OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO NA EJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
FRANÇA, M. C.. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: EM BUSCA DA DIVERSIDADE. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
FRANÇA, M. C.. O Fórum de Eja da Bahia: Histórico e desafios atuais. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FRANÇA, M. C.. A importância da família no desenvolvimento global do deficiente visual. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FRANÇA, M. C.. Educação de Jovens e Adultos: (des) construção de paradigmas. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FRANÇA, M. C.. Consultoria sobre a educação básica nas empresas da Organização ODEBRECHT. 1997.

Trabalhos técnicos
1.
FRANÇA, M. C.. PARECER NO PROCESSO DE INCENTIVO Á PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PROFª GRAÇA. 2008.

2.
FRANÇA, M. C.. Relatório de avaliação dos programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. 2005.

3.
FRANÇA, M. C.. Parecer do trabalho de incentivo à Produção científica da profª aisy da Costa L. Fonseca. 2004.

4.
FRANÇA, M. C.. Projeto de Formaçãocontinuada de Docentes da Educação de Jovens e Adultos. 2002.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FRANÇA, M. C.; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira . XV Seminário Interdisciplinar de Letras. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FRANÇA, M. C.; MOREIRA, Jailma dos Santos Pedreira . II Semana de Abertura do Mestrado. 2010. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
FRANÇA, M. C.. Xi Seminário Interdisciplinar de Letras. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

4.
FRANÇA, M. C.. XIII EBEL. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
FRANÇA, M. C.; SANTOS, A. S. P. . I Encontro de Leitura e Literatura Infanto-Juvenil do PROLER. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

6.
FRANÇA, M. C.. I encontro de educação de jovens e adultos da UFBA. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

7.
FRANÇA, M. C.; SOARES, L. J. G. . Seminário Nacional sobre Formação do Educador de Jovens e Adultos. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

8.
FRANÇA, M. C.. VI Encontro Nacional de EJA. 2004. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

9.
FRANÇA, M. C.. Educação de jovens e adultos adquire importância, mas não é prioridade. 1999. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
FRANÇA, M. C.; SANTOS, Luana de Jesus . Diversidade, inclusão e direitos humanos. 2017; Tema: Diversidade, inclusão e direitos humanos. (Rede social).

2.
FRANÇA, M. C.; XAVIER, C. E. S. . EJA- Educação de Jovens e Adultos. 2010; Tema: Oficinas pedagógicas sobre EJA. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
FRANÇA, M. C.. Inclusão: Convivendo na diversidade!. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
FRANÇA, M. C.. Formação do Professor de Letras : considerações sobre a diversidade. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
FRANÇA, M. C.; OLIVEIRA, M. A. J. . Educar para a diversidade: o desafio das relações étnico-racial. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
FRANÇA, M. C.. FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS DA PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
FRANÇA, M. C.. Concepções e Princípios Históricos e Psicossociais da Educação de Jovens e Adultos e sua Relação com a Educação Profissional. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
FRANÇA, M. C.. Formação de alfabetizadores do TOPA. 2013. .

7.
FRANÇA, M. C.. Formação de alfabetizadores de Jovens e Adultos. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
FRANÇA, M. C.. Prática Pedagógicas para EJA: um outro olhar. 2012. .

9.
FRANÇA, M. C.. Educação inclusiva na atualidade. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
FRANÇA, M. C.. Alfabetização e Letramento. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
FRANÇA, M. C.. Oficinas Pedagógicas: Diálogos com a Diversidade em Qizambu. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
FRANÇA, M. C.. Qual a importância de se trabalhar a diversidade de gênero e étnico-racial na EJA?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FRANÇA, M. C.. Alternativas didáticas para a educação matemática na EJA. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
FRANÇA, M. C.; ALMEIDA B. Joselito . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EJA NO BRASIL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
FRANÇA, M. C.; ALMEIDA B. Joselito . alternativas didáticas para a educação de jovens e adultos. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
FERREIRA, Ana Claudia de Souza Fernandes e José Walber de So ; FRANÇA, M. C. . FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DO TOPA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
FRANÇA, M. C.. OFICINAS: ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA A EJA. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
FRANÇA, M. C.. FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES DO TOPA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

19.
FRANÇA, M. C.. cURSO PREPARATÓRIO PARA EXAME DE CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ALFABETIZADORES DO ESTADO DA BAHIA. 2003. .

20.
FRANÇA, M. C.. Fundamentos da Educação de jovens e adultos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
FRANÇA, M. C.. Projeto político pedagógico: desafios e perspectivas para a EJA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
FRANÇA, M. C.. Proposta curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental do Programa SESI Educação do Trabalhador - Regional Bahia. 1998. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Proposta curricular).

Demais trabalhos
1.
FRANÇA, M. C.. A Educação multicultural e as vozes dos jovens da escola pública. 2002 (Conferência) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FRANÇA, M. C.. Participação em banca de José Walber Ferreira e Ana Cristina Ferreira. Fracasso escolar na educação de jovens e adultos. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Licenciatura Em Letras Poesp) - Universidade do Estado da Bahia.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, E. S.; FRANÇA, M. C.. Participação em banca de Érica Louise Santos Sales.Oralidade em sala de Aula: um olhar a partir dos parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

2.
FRANÇA, M. C.. Participação em banca de Edilene Carneiro dos Santos.Dificuldade na aprendizagem das séries multisseriadas considerando leitura e escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia.

3.
FRANÇA, M. C.. Participação em banca de Ana Maria da Silva.O desenvolvimento da leitura e da produção textua lno Ensino Fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
FRANÇA, M. C.; CARDOSO, Flávia Lima. Participação em banca de Flávia Lima Cardoso.Educação Matemática na EJA: analisando a formação do professor de Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia.

5.
FRANÇA, M. C.; BATISTA, Sara Mendes. Participação em banca de SARA MENDES BATISTA.EVASÃO ESCOLAR DA EJA NO COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR BARBOSA NO MUNICÍPIO DE MATA DE SÃO JOÃO-BA / ANO. 2007. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

6.
FRANÇA, M. C.; PEREIRA, Marilene de Santana. Participação em banca de Marilene de Santana Pereira.RENDIMENTO ESCOLAR NO ENSINO DE EJA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Letras) - Universidade do Estado da Bahia.

7.
FRANÇA, M. C.; CARDOSO, Ana Paula de Souza. Participação em banca de Ana Paula de Souza Cardoso.A FORMAÇÃO CONTÍNIA DE PROFESSORES NO ÂMBITO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SÁTIRO DIAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia.

8.
FRANÇA, M. C.; SANTOS, Silvia Aparecida. Participação em banca de SILVIA APARECIDA DOS SANTOS.A EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE SÁTIRO DIAS.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia.

9.
FRANÇA, M. C.. Participação em banca de AVANETE DOS REIS DAMIÃO GUEDES.O PROCESSO DA ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS, DA REDE MUNICIPAL DE ALAGOINHAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FRANÇA, M. C.; SEDRAZ, Felipe. Seleção pública para Professor Substituto. 2003. Universidade do Estado da Bahia.

Outras participações
1.
RODRIGUES, R. M. C.; FRANÇA, M. C.. Comitê científico do II Encontro Baiano de Educação do Campo. 2018. Universidade do Estado da Bahia.

2.
FRANÇA, M. C.; SILVA, D. A. A.. Comissão para avaliar trabalho de Incentivo à Produção Científica. 2017.

3.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A.. Comissão de avaliação de projetos de extensão DEDC II. 2014.

4.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A.. Comissão de avaliação e seleção dos projetos de extensão do DEDC II. 2013.

5.
FRANÇA, M. C.; LIMA, Ariosvaldo; MACEDO, Marluce. Comissão para seleção de pesquisadores discentes para o Programa AFROUNEB. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

6.
FRANÇA, M. C.; SOARES, Maria Do Socorro. Seleção de monitores para atuar no PROESP de História. 2004. Universidade do Estado da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos - ALFAEJA. 2018. (Congresso).

2.
II Encontro Baiano de Educação do Campo - Ataques do conservadorismo e experiências contra-hegemônicas.DIÁLOGOS ENTRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: DESVELAMENTO DAS CRENÇAS COLONIZADORAS. 2018. (Encontro).

3.
II Simpósio de letramento, identidades e formação de educadores.Formação de professores pela perspectiva cultural: ampliação das possibilidades de vivências. 2018. (Simpósio).

4.
I SEMINÁRIO SOBRE INCLUSÃO UNEB DEDC II - Diálogos sobre a Inclusão: sensibilizar, conhecer e intervir.Inclusão, direito e diversidade no ensino superior. 2018. (Seminário).

5.
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA. COMPREENSÃO DOS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AOS ATOS DE VIOLÊNCIA EM UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ESCOLAR. 2018. (Congresso).

6.
V INFORMACCE - Colóquio de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Currículo e Formação.Formação de professores pela perspectiva cultural: ampliação das possibilidades de vivências. 2018. (Simpósio).

7.
XII Fórum de Formação Permanente em Educação Inclusiva. 2018. (Seminário).

8.
XIX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino.VIVENCIANDO A DIVERSIDADE EM QUIZAMBU: COMPARTILHAR DE EXPERIÊNCIAS E SABERES ENTRE A COMUNIDADE E A UNIVERSIDADE. 2018. (Encontro).

9.
Forum de Educação Inclusiva: deficiência múltipla numa perspectiva multidisciplinar. 2017. (Seminário).

10.
I Encontro da Rede de Educação Inclusiva no Ensino Superior. 2017. (Encontro).

11.
III Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: diferenças e desigualdades no cotidiano escolar.RESSIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A PARTIR DE PARADIGMAS CONTRA-HEGEMÔNICOS: DIÁLOGOS COM A INTERCULTURALIDADE. 2017. (Simpósio).

12.
II Seminário Todxs por uma Educação Inclusiva. 2017. (Seminário).

13.
II Simpósio: "Meu aluno tem Autismo. Como ele aprende?". 2017. (Simpósio).

14.
I Seminário Interdisciplinar de Pedagogia. 2017. (Seminário).

15.
Seminário Diálogos sobre Educação em Direitos Humanos.EJA, EDUCAÇÃO POPULAR E DIREITOS HUMANOS: nenhum direito a menos. 2017. (Seminário).

16.
V Congresso Baiano de Educação Inclusiva e III de Educação EspecialSimpósio Brasileiro. 2017. (Congresso).

17.
I Congresso Internacional Epistemologias do Sul: perspectivas críticas. Educação de Jovens e Adultos: território de diálogos com a interculturalide. 2016. (Congresso).

18.
II Café Pedagógico: os desafios da Educação Inclusiva em Salvador. 2016. (Outra).

19.
III Diálogos sobre educação Inclusiva e Encontro de Educadores. 2016. (Encontro).

20.
I Simpósio de Letramento, Identidade e Formação de Educadores.Da Leitura do mundo para a leitura da palavra: encontros com o letramento nas obras de Paulo Freire. 2016. (Simpósio).

21.
Seminários de Letras Contemporâneas: interdisciplinaridade entrelinhas de pesquisa da graduação e pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB ? Alagoinhas.Seminario Interdisciplinar de Letras. 2016. (Seminário).

22.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro de Curriculo/ II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. As Demandas da Diversidade na Formação de Professores. 2016. (Congresso).

23.
XII Colóquio sobre Questões Curriculares/ VII Colóquio Luso-Brasileiro de Curriculo/ II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares. 2016. (Congresso).

24.
II Fórum Baiano de Educação em Direitos Humanos.EJA E EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: TRAJETÓRIAS VINCULADAS. 2015. (Seminário).

25.
III Colóquio de Prática Pedagógica e Estágio. A Diversidade na Formação do Professor de Letras. 2015. (Congresso).

26.
vIII Encontro de Formação dos Coordenadores de Colegiado. 2015. (Encontro).

27.
2º Seminário de Educação de Jovens e Adultod da PUC RJ.Experiência de Articulação entre Ensino , Pesquisa e e Extensão na Formaçãode Educadores da EJA. 2014. (Seminário).

28.
2º Seminário de Educação De Jovens e Adultos da PUC RJ.A Diversidade na Formação de Professores de Jovens e Adultos. 2014. (Seminário).

29.
Aula Inaugural do Mestrado Profissional de EJA.Relato de Experiências e estudos na área de EJA. 2014. (Encontro).

30.
i Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Formação de educadores de jovens e adultos: a relevância da educação em direitos humanos. 2014. (Congresso).

31.
I Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Articulação entre ensino, pesquisa e extensão na formação de professoress da Educação de Jovens e adultos. 2014. (Congresso).

32.
IV Simpósio : Memória, (Auto)biografia e Documentação Narrativa.Ressignificação da diversidade na formação de Professores. 2014. (Simpósio).

33.
V Encontro da Consciência Negra: Ação afirmativa, resistência e outras travesiasssie.A UNEB vai á escola: oficina de diversidade. 2014. (Encontro).

34.
ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA FORMAÇÃO, AUTOBIOGRAFIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2013. (Encontro).

35.
I Colóquio docência e diversidade na Educação Básica. 2013. (Simpósio).

36.
III Colóquio de Práticas Inovadoras na Universidade. 2013. (Simpósio).

37.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID.Formação de Educadores de Jovens e Adultos: uma proposta de articulação entre ensino, pesquisa e extensão. 2011. (Seminário).

38.
XV Seminário Interdisciplinar de Letras.Universidade, Educação Básica e comunidade. 2011. (Seminário).

39.
AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ALAGOINHAS. 2010. (Oficina).

40.
Fórum Nacional de Critica Cultural 2. DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Congresso).

41.
I COLÓQUIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO. EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Congresso).

42.
I COLOQUIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ESTÁGIO. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DE ARTICULAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2010. (Congresso).

43.
I CONFERENCIA INTERNACIONAL DE AFRICANIDADES. 2010. (Outra).

44.
III Seminário Modos de lutas pelo fim da violência contra a mulher e pela afirmação dos direitos humanos.A dor e a beleza e a beleza de ser mulher. 2010. (Seminário).

45.
II Semana de abertura do mestrado de Crítica Cultural e XII Seminário Interdisciplinar de Letras.Africanidades em questão: politizando os saberes escolares. 2010. (Seminário).

46.
I SIMPOSIO INTERNACIONAL DE MULTIRREFERENCIALIDADE E ETNICIDADE: REDES DE COLABORAÇÃO SOLIDÁRIA. 2010. (Simpósio).

47.
IV COLOQUIO INTERNACIONAL DE SABERES E PRÁTICAS. EM BUSCA DA (IN)FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2010. (Congresso).

48.
ENCONTRO DE EJA REGIONAL ALAGOINHAS.OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO NA EJA. 2009. (Encontro).

49.
ENCONTRO DE LEITURA E LITERATURA INFANTO-JUVENIL - PROLER.OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO. 2009. (Encontro).

50.
II CONGRESSO BAIANO DE PESQUISADORES NEGROS. FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE JOVENS E ADULTOS: EM BUSCA DA DIVERSIDADE. 2009. (Congresso).

51.
PROLER.OS SIGNIFICADOS DO LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. (Encontro).

52.
SALA INTERCULTURAL. 2009. (Outra).

53.
XIII EBEL - ENCONTRO BAIANO DOS ESTUDANTES DE LETRAS.LETRAMENTO E DIVERSIDADE CULTURAL. 2009. (Encontro).

54.
XI Semnário Interdisciplinar de Letras.Ensino, pesquisa e extensão: (des)construindo práticas. 2009. (Seminário).

55.
FÓRUM REGIONAL DE EJA JEQUIÉ.DIRETRIZES PARA IMPLEMENTAÇÃO E A IMPORTÃNCIA DOS FÓRUNS DE EJA ENQUANTO ESPAÇO PÚBLICO DE DISCUSSÕES. 2008. (Encontro).

56.
I Encontro Estadual de Alfabetização, Letramento e inclusão Social. Fóruns de Educação de Jovens e Adultos: articulação, discussão e intervenção nas Políticas Públicas de Alfabetização/Letramento. 2008. (Congresso).

57.
?Perspectivas da EJA na Construção do Plano Municipal de Educação.Políticas Públicas da Educação de Jovens e Adultos. 2007. (Seminário).

58.
1º Congresso Nordestino de Extensão Universitária - CNEU. Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia: um espaço permanente de interlocução com a universidade. 2007. (Congresso).

59.
II Seminário Nacional de Formação de educadores de Jovens e adultos.Socialização das ações de EJA na UNEB. 2007. (Seminário).

60.
IX Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos: A atualidade do pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA.Relatório do IX ENEJA. 2007. (Encontro).

61.
Jornada Pedagógica do Município de Sátiro Dias.Alternativas metodólogicas para classes multisseriadas. 2006. (Seminário).

62.
Seminário Nacional sobre Formação do educador de jovens e adultos.contribuições das universidades para a EJA. 2006. (Seminário).

63.
Seminário Nacional Diferentes Diferenças.Desafios para o Fórum de EJA na Bahia. 2005. (Seminário).

64.
Oficinas pedagógicas.Oficina pedagógica: temas transversais dos PCN. 2004. (Oficina).

65.
VI ENcontro de Educação de Jovens e Adultos.VI ENcontro de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Encontro).

66.
Seminário Multidisciplinar sobre identidade e consciência étnica do povo negro.Seminário multidisciplinar sobre identidade étnica do povo negro. 2003. (Seminário).

67.
Seminário multidisciplinar sobre identidade étnica do povo negro.Consciência e identidade ètnica do povo negro. 2003. (Seminário).

68.
V Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos.Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Encontro).

69.
I Encontro de Educação de Jovens e Adultos: Construindo uma relação dialética entre o homem e o mundo.Projeto político Pedagógico: desafios e perspectivas para a a EJA. 2002. (Encontro).

70.
Seminário de Pesquisa da UNEB.Seminário de Pesquisa da UNEB. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, M. C.. Semana de Abertura do Semestre Todos iguais-uns mais iguais do que outros?. 2018. (Outro).

2.
FRANÇA, M. C.; OLIVEIRA, M. A. J. . I Seminário sobre inclusão UNEB DEDC II - Diálogos sobre a Inclusão: sensibilizar, conhecer e intervir. 2018. (Outro).

3.
COSTA, G. S. ; FRANÇA, M. C. . Seminário sobre Educação em Direitos Humanos. 2017. (Outro).

4.
FRANÇA, M. C.. Aula inaugural do curso de Pedagogia e História do Campus II. 2017. (Outro).

5.
FRANÇA, M. C.; COSTA, G. S. . Seminário Interno do GREDHI. 2016. (Outro).

6.
FRANÇA, M. C.. III COLÓQUIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA E ESTÁGIO. 2015. (Congresso).

7.
FRANÇA, M. C.; OLIVEIRA, M. A. J. . 5º Encontro da Consciência Negra da UNEB. 2014. (Congresso).

8.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A. . II Painel de socialização da produção docente - NUPE. 2013. (Outro).

9.
FRANÇA, M. C.. Projeto Vivências: Diálogos com a comunidade de Quizambu. 2013. (Outro).

10.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A. . I PAINEL DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS II UNEB. 2012. (Outro).

11.
FRANÇA, M. C.. Exposição de Práticas bem sucedidas no TOPA - núcleo de Alagoinhas. 2012. (Exposição).

12.
FRANÇA, M. C.. Encontro Estadual do Fórum de Educação de Jovens e Adultos. 2004. (Outro).

13.
FRANÇA, M. C.. Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Deusa Maria Barbosa e Joilda da Silva. A PRÁTICA PEDAGÓGICA NUMA AÇÃO LIBERTADORA: A VIVÊNCIA DO PROFESSOR DO ENSINO PÚBLICO NÍVEL MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DE SALVADOR NO TURNO NOTURNO. 2002. 72 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Básica Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

2.
Ana Claudia de Souza Fernandes e José Walber de Souza Ferrei. A Evasão Escolar No Curso de Aceleração Iii No Colégio Rubén Dario: Um Estudo De Caso. 2002. 58 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Básica Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

3.
Carmem Gladys Nemem Pinto e Helenira Francisco dos Santos. FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EJA A PARTIR DA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE JOVENS E ADULTOS. 2002. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Educação Básica Jovens e Adultos) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Amália da Cruz. Desafios no ensino e na aprendizagem na educação de jovens e adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

2.
Jaciara Costa da Silva; Marília Boaventura Coutinho;Silvana. Evasão na Educação de Jovens e Adultos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

3.
Daiane Matos da Mota. Letramento Digital: práticas escolares com os alunos do 1º ano do Colégio Estadual Polivalente de Alagoinhas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

4.
Edna Cerqueira, Conceição Cristo e Raimunda Ribeiro. A importância da família no processo de aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia Rede Uneb) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

5.
Maria de Lourdes da Conceição. O ohar do professor sobre a EJA: o desejo de mudanças. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Língua Francesa e Literatura) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

6.
Flávia Lima Cardoso. Educação Matemática na EJA: analisando a formação do professor de Matemática. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

7.
Marilene de Santana Pereira. Rendimento escolar na educação de jovens e adultos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

8.
ISABELA SANTOS ARAÚJO. O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA VOLTADO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.

Iniciação científica
1.
Luzia Martins dos Santos. O curriculo da educação de jovens e adultos. 2006. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura Em Letras) - Universidade do Estado da Bahia. Orientador: Magdalânia Cauby França.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A. . I PAINEL DO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO CAMPUS II UNEB. 2012. (Outro).

2.
FRANÇA, M. C.; MENEZES, U. A. . II Painel de socialização da produção docente - NUPE. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 7:44:39