Roberta Dias Campos

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9860820109311077
  • Última atualização do currículo em 11/10/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Ciências Humanas e Sociais - Paris V - René Descartes - Sorbonne (2004), doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e doutorado em Sciences humaines et sociales - Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo, comportamento, pesquisa qualitativa, beleza, método dos itinerários, consumo alimentar, marcas e cultural branding. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Roberta Dias Campos
Nome em citações bibliográficas
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.
Instituto COPPEAD de Administração
Cidade Universitária
21941918 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 39389878
URL da Homepage: http://www.coppead.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2010
Doutorado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
com período co-tutela em Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne (Orientador: Dominique Desjeux).
Título: A transmissão familiar como chave de leitura do processo de difusão de inovações, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Letícia Moreira Casotti.
Palavras-chave: Comportamento; Consumo; Inovação; difusão de inovações; influência entre gerações; Socialização.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Pesquisa de Marketing.
2006 - 2010
Doutorado em Sciences humaines et sociales.
Université Rene Descartes, Paris V, Sorbonne, UER, França.
com período co-tutela em Universidade Federal do Rio de Janeiro (Orientador: Leticia Moreira Casotti).
Título: La transmission familiale comme clé de lecture du processus de diffusion d'innovations, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Dominique Desjeux.
Palavras-chave: Consumo; Comportamento; difusão de inovações; influência entre gerações; Socialização; Produtos de Beleza.
Grande área: Ciências Humanas
2003 - 2004
Mestrado em Ciências Humanas e Sociais.
Paris V - René Descartes - Sorbonne, PARIS V, França.
Título: L?OBJET BANAL COCA-COLA COMME ANALYSEUR Des PRATIQUES ALIMENTAIRES DANS LA FAMILLE BRESILIENNE,Ano de Obtenção: 2004.
Orientador: Dominique Desjeux.
Palavras-chave: Consumo; Método dos Itinerários; Pesquisa Qualitativa; Alimentos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
1996 - 2000
Mestrado em Administração.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Mulher dos Dois lados do Espelho: a representação da mulher na propaganda,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Angela da Rocha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Comportamento do Consumidor.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas / Especialidade: Mercadologia.
1992 - 1995
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O uso de eventos como ferramenta de marketing de empresas com fins lucrativos..




Formação Complementar


2015 - 2015
Escola de Administração de Empresas de São Paulo. (Carga horária: 80h).
Fundação Getúlio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
2006 - 2006
GMAT. (Carga horária: 40h).
Gradua\te management Admission, GMAT, Estados Unidos.
2005 - 2005
As Principais Habilidades de um Professor Universi. (Carga horária: 8h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM / RJ, Brasil.
2003 - 2003
Civilisation Francaise. (Carga horária: 1000h).
Université Paris-Sorbonne, PARIS 4, França.
1985 - 1992
DALF.
Ministère de la Jeunesse de L'éducation Nationale et de la Recherche, DALF, França.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Adjunto no Instituto COPPEAD de Pós-Graduação em Administração e Colaborador do Centro de Estudos em Consumo

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
Outras informações
Colaborador da Cátedra L'Óreal de Comportamento do Consumidor no Instituto COPPEAD

Vínculo institucional

2004 - 2011
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Pesquisador da Cátedra L'Óreal de Comportamento do Consumidor

Atividades

01/2018 - Atual
Direção e administração, Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Cargo ou função
Vice-Coordenadora de Mestrado.
01/2017 - Atual
Ensino, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa 1
7/2015 - Atual
Ensino, Mestrado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ADM719 - Low Income Consumer Behavior
ADM729 - Brand Management
03/2015 - Atual
Ensino, Defesa e Gestão Estratégica Internacional, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em ADM
2/2015 - Atual
Ensino, Doutorado, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
ADM818 - Hist. comportamento do Consumidor
ADM807 - Antropologia Social
06/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .

Cargo ou função
Representante-Suplente dos profs. Adjuntos do CCJE.
01/2013 - Atual
Direção e administração, Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Cargo ou função
Coordenadora da Cátedra Coca-Cola de Cultural Branding.
2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Linhas de pesquisa
Marketing e Consumo
01/2013 - 12/2014
Direção e administração, Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Cargo ou função
Diretora acadêmica da Alumni-COPPEAD.
01/2012 - 12/2012
Direção e administração, Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, .

Cargo ou função
Coordenadora do curso Gestores da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM / RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2010
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Chefe de Departamento, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 10
Outras informações
Coordenação do Projeto de Graduação ESPM e fui Chefe de Departamento da Área de Marketing e Pesquisa.


Ceras Johson LTDA, SCJ, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2001
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Gerente de Produto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


The Coca Cola Company, COCA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Gerente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.



Linhas de pesquisa


1.
Marketing e Consumo


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Cultura de Consumo no Brasil
Descrição: Coordena trabalhos de pesquisadores brasileiros, dentro da área de comportamento do consumidor e marketing, que se articulem à perspectiva da cultura de consumo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Estudos de Consumidor Produtor
Descrição: Certos consumidores, através da acumulação de competências e habilidades específicas, atingem uma posição de mais poder em relação às marcas e empresas. Este consumidor vem sendo estudado pela literatura dentro de diversas vertentes (cocriação, do-it-yourself, prossumer, cultural branding). O presente projeto buscará investigar o fenômeno do poder do consumidor através da aquisição de competências específicas (cognitivas, físicas, etc), bem como entender as condições de aquisição destas competências..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Roberta Dias Campos - Coordenador / Maribel Suarez - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Integrante / Thaysa Costa do Nascimento - Integrante / Nilma Morcef de Paula - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 3
2014 - Atual
Cultural Branding
Descrição: Descrever como a marca se estabelece como recurso cultural no cotidiano dos consumidores e como a dinâmica sócio-cultural interfere na construção de significado da marca..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Roberta Dias Campos - Coordenador / Leticia Moreira Casotti - Integrante / Maribel Carvalho Suarez - Integrante.Financiador(es): Fundação Universitária José Bonifácio - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3
2012 - Atual
Família Gênero e Consumo
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Rituais de Consumo do Automóvel
Descrição: Investiga os aspectos simbólicos relacionados ao consumo do automóvel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Roberta Dias Campos - Integrante / marie agnes chauvel - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Integrante / Maribel Carvalho Suarez - Integrante / Luciana Velloso de Souza Araujo - Integrante / Fabricio Molica de Mendonça - Coordenador / Ana Elisa Biolchini Marcondes Ferreira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
1997 - Atual
Estudo sobre o Comportamento do Consumidor

Projeto certificado pela empresa LOreal Brasil Comercial de Cosmeticos em 08/03/2016.
Descrição: Investiga os diversos fatores envolvidos no processo de escolha, compra, uso e descarte de bens, serviços e ideias pelos consumidores.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Roberta Dias Campos - Integrante / Leticia Moreira Casotti - Coordenador / Maribel Carvalho Suarez - Integrante / Ana Elisa Biolchini Marcondes Ferreira - Integrante.Financiador(es): Fiat Automoveis - Matriz - Auxílio financeiro / LOreal Brasil Comercial de Cosmeticos - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1


Membro de corpo editorial


2013 - Atual
Periódico: Adm. MADE (Universidade Estácio de Sá)


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: PMKT: Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia
2017 - Atual
Periódico: BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW
2017 - Atual
Periódico: REMark. Revista Brasileira de Marketing


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Pesquisa de Marketing.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Comportamento do Consumidor.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Outras Sociologias Específicas/Especialidade: SOCIOLOGIA DO CONSUMO.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:46
Total de citações:1
Fator H:1
Campos, Roberta D  Data: 09/05/2018

SciELO
Total de trabalhos:2
Total de citações:2
Campos, Roberta Dias  Data: 04/05/2018

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:0
Dias Campos, Roberta  Data: 04/05/2018

Outras
Total de trabalhos:184
Total de citações:169
Roberta Dias Campos  Data: 04/05/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SCHOTT, C. S. C. M.2018SCHOTT, C. S. C. M. ; CASOTTI, Letícia Moreira ; CAMPOS, R. D. . Socialização do consumidor na vida adulta: desafios e caminhos para a pesquisa. CADERNOS EBAPE.BR (FGV), v. 16, p. 119-134, 2018.

2.
PONTE, L. F.2018PONTE, L. F. ; CAMPOS, R. D. . The Taste Transformation in Social Mobility Context. BAR. BRAZILIAN ADMINISTRATION REVIEW, v. 15, p. 1, 2018.

3.
CAMPOS, R. D.2017CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; MENDONCA, F. M. . Atravessando Sinais Fechados: Negociações de Gênero no Consumo Brasileiro de Automóveis. RIMAR, v. 7, p. 194-207, 2017.

4.
VALENTIM, P. P. P.2017VALENTIM, P. P. P. ; FALCAO, R. P. Q. ; CAMPOS, R. D. . O Corpo nos Estudos de Consumo: Uma revisão bibliográfica sobre o tema.. Consumer Behavior Review, v. 1, p. 32-48, 2017.

5.
SUAREZ, MARIBEL2016SUAREZ, MARIBEL ; DIAS CAMPOS, ROBERTA ; MOREIRA CASOTTI, LETICIA ; VELLOSO, LUCIANA . So hard to say goodbye? An investigation into the symbolic aspects of unintended disposition practices. Journal of Consumer Behaviour, v. 15, p. 1, 2016.

6.
MASSYLIOUK, M. F. F.2016MASSYLIOUK, M. F. F. ; CAMPOS, R. D. . FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO: A RELAÇÃO ENTRE ADULTOS NA SOCIALIZAÇÃO INFANTIL NO CONSUMO ALIMENTAR. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, p. 474-485, 2016.

7.
CAMPOS, R. D.2016CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. . Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos. RIMAR, v. 6, p. 26-39, 2016.

8.
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA2015CAMPOS, R. D.; CORDEIRO, C. A. . De prossumidoras a produtoras: a trajetória das donas de salão de beleza da Rocinha. Revista Economia & Gestão, v. 15, p. 28-56, 2015.

9.
NASCIMENTO, T. C.2015NASCIMENTO, T. C. ; CAMPOS, R. D. ; FERREIRA, A. E. B. M. . Como Escolho meu Carro? Uma Análise do Processo de Tomada de Decisão Familiar sob a Perspectiva do Paradigma de Curso de Vida. Revista ADM.MADE, v. 19, p. 63-83, 2015.

10.
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA2015CAMPOS, R. D.; SUAREZ, Maribel Carvalho ; Nascimento, Thaysa ; MENDONCA, F. M. . I Am Dreaming of a Car: Longitudinal Rites of Passage and Car Consumption. Advances in Consumer Research, v. 43, p. 324-328, 2015.

11.
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA2014CAMPOS, R. D.; ALMEIDA, V. . MÉTODO DO CASO: -NÃO SEI, NÃO ...- ENFRENTANDO AS BARREIRAS À IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), v. 15, p. 43, 2014.

12.
DESJEUX, D.2014DESJEUX, D. ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . O Método dos Itinerários: Uma Contribuição Metodológica das Ciências Sociais à Pesquisa de Consumo em Gestão. REMark. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, p. 72-81, 2014.

13.
CUPOLLILO, M.2013CUPOLLILO, M. ; CASOTTI, L. M. ; CAMPOS, R. D. . Estudos de consumo: um convite para a riqueza e simplicidade da pesquisa de rituais brasileiros. Revista ADM.MADE, v. 17, p. 27-46, 2013.

14.
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA2008CAMPOS, R. D.. O conceito de identidade: Diálogos entre Jenkins, Kaufman e Warnier. Cadernos Discentes COPPEAD, v. 31, p. 7-26, 2008.

15.
CAMPOS, R. D.;DIAS CAMPOS, ROBERTA2007CAMPOS, R. D.. As estratégias de singularização da mercadoria Coca-Cola por seus consumidores. Revista da ESPM, v. 14, p. 94, 2007.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Leticia Casotti (Org.) ; SUAREZ, M. (Org.) ; CAMPOS, R. D. (Org.) . O Tempo da Beleza: Consumo e Comportamento Feminino Novos Olhares. 1. ed. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008. v. 1. 271p .

Capítulos de livros publicados
1.
CAMPOS, R. D.; NASCIMENTO, T. ; PINHO, V. M. . Preparando o Caminho para a Chegada da Consumer Culture Theory. In: Marcelo de Rezende Pinto; Georgiana Luna Batinga. (Org.). Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas. 1ed.Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2018, v. 1, p. 55-62.

2.
Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. . Pesquisando o consumo de beleza e esbarrando no envelhecimento: histórias de pesquisa e tempo. In: Mirian Goldenberg. (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, v. , p. -.

3.
CASOTTI, L. M. ; CAMPOS, R. D. . Consumo de Beleza e Envelhecimento: histórias de pesquisa e de tempo. In: Mirian Goldenberg. (Org.). Corpo, envelhecimento e felicidade. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, v. 1, p. 109-131.

4.
BÉJI-BÉCHEUR, Amina ; CAMPOS, R. D. . La méthode des itinéraires. In: Delphine Dion. (Org.). A la recherche du consommateur: nouvelles techniques pour mieux comprendre le client. 1ed.Paris: Dunod, 2008, v. 1, p. 51-70.

5.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . A pesquisa da beleza no cotidiano feminino.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 18-29.

6.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . O momento é agora.. In: Letícia CAsotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O Tempo da Beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Naciona, 2008, v. , p. 30-47.

7.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . O tempo existe.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 48-69.

8.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . O tempo não pára.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 70-87.

9.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . Cada coisa em seu tempo.. O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 88-103.

10.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . Revendo nosso itinerário.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 104-109.

11.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . Método dos Itinerários: um olhar renovado sobre o consumo.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O tempo da beleza: consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 110-119.

12.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . Apresentação.. In: Letícia Casotti; Maribel Suarez; Roberta Dias Campos.. (Org.). O tempo da beleza, consumo e comportamento feminino, novos olhares.. 1ed.Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008, v. , p. 122-123.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CAMPOS, R. D.. As estratégias de singularização da mercadoria. Revista da ESPM, Rio de Janeiro, p. 94 - 108, 01 mar. 2007.

2.
SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. ; Leticia Casotti . Cátedra L Oréal: o que a parceria entre empresa e universidade pode trazer para o estudo do comportamento do consumidor?. Economia e Conjuntura, Rio de Janeiro, p. 41 - 43, 04 jan. 2006.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, R. D.; NASCIMENTO, T. C. ; FRACALANZZA, F. P. . The Competence System Framework in the Crafting of Expert Make-up Consumers. In: EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. Anais do EnANPAD 2017. Rio de Janeiro: ANPAD, 2017.

2.
FRACALANZZA, F. P. ; CAMPOS, R. D. . Quem são meus vizinhos? Discutindo a natureza e função dos pares na socialização de jovens consumidores. In: EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. Anais do EnANPAD 2017. Rio de Janeiro: anpad, 2017.

3.
PAULA, N. M. ; CAMPOS, R. D. ; RIBEIRO, T. F. A. . Applying netnography to identify food preferences in a virtual context: a Brazilian study. In: 10th International Conference on Culinary Arts & Sciences, 2017, Copenhaguem. Exploring Future Foodscapes Proceedings ICCAS 2017 Copenhagen. p. 407.

4.
NASCIMENTO, T. C. ; RIBEIRO, T. F. A. ; CAMPOS, R. D. . Oi Goxxxxxxxtosas! O Blog Boca Rosa e a Trajetória do Consumidor Produtor no Ambiente Digital. In: EMA 2016 - VII ENCONTRO DE MARKETING ANPAD, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO EMA, 2016.

5.
MASSYLIOUK, M. F. F. ; CAMPOS, R. D. . Faça o que eu digo, não faça o que eu faço: a relação entre adultos na socialização infantil no consumo alimentar. In: EMA 2016 - VII Encontro de Marketing ANPAD, 2016, Belo Horizonte. Anais EMA 2016 - VII Encontro de Marketing ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2016.

6.
AYROSA, E. A. T. ; CAMPOS, R. D. . Introdução Histórica e Filosófica à Consumer Culture Theory ? CCT. In: EMA 2016 - VII Encontro de Marketing ANPAD, 2016, Belo Horizonte. Anais EMA 2016 - VII Encontro de Marketing ANPAD. Rio de Janeiro: ANPAD, 2016.

7.
NASCIMENTO, T. C. ; RIBEIRO, T. F. A. ; CAMPOS, R. D. . Surfando na Onda Alheia: o processo de construção de significados entre marcas e blogueiras de maquiagem. In: XL EnANPAD - Encontro da ANPAD, 2016, Salvador. Anais do XL EnANPAD - Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: Anpad, 2016.

8.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C. ; NASCIMENTO, T. C. ; MOLICA, F. . I Am Dreaming of a Car: Longitudinal Rites of Passage and Car Consumption. In: ACR North American Conference, 2015, NOva Orleans. Advances in Consumer Research. Minessota: ACR, 2015. v. 43. p. 324-328.

9.
ALMEIDA, T. G. ; CAMPOS, R. D. ; CASOTTI, L. M. . Clube Orgânico: Produzindo, Consumindo e Compartilhando Riscos. In: V EnEPQ 2015, 2015, Bahia. V EnEPQ 2015. Rio de Janeiro: ANPAD, 2015.

10.
SCHOTT, C. S. C. M. ; CAMPOS, R. D. . Vamos ampliar a pesquisa de Socialização do Consumidor? Considerações Ontológicas e Epistemológicas em um Enfoque Cultural. In: XXXIX EnANPAD 2015, 2015, Belo Horizonte. Anais dpo EnANPAD 2015. Rio de Janeiro: ANPAD, 2015.

11.
FERREIRA, A. E. B. M. ; DIAS, P. C. B. ; CAMPOS, R. D. ; MENDONCA, F. M. . De que país é seu carro? Um mapeamento simbólico das nacionalidades das marcas de automóveis no mercado brasileiro. In: EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing, 2014, Gramado. EMA 2014. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

12.
VALENTIM, P. P. P. ; CAMPOS, R. D. . O Corpo nos Estudos de Consumo: uma Revisão dos Últimos 40 Anos do Journal of Consumer Research (JCR). In: EnANPAD 2014, 2014, Rio de Janeiro. Anais do EnANPAD 2014. Rio de Janeiro: ANPAD, 2014.

13.
DINIZ, F. J. F. S. ; SUAREZ, M. C. ; CAMPOS, R. D. . Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

14.
CAMPOS, R. D.; MENDONCA, F. M. ; Leticia Casotti . Atravessando Sinais Fechados: Fronteiras de Gênero no Consumo Brasileiro de Automóveis. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

15.
CAMPOS, R. D.; MENDONCA, F. M. . Adão, Eva e seu Carro: as Diferenças entre Homens e Mulheres no Processo de Decisão de Compra de Automóveis. In: XXXVII EnANPAD 2013, 2013, Rio de Janeiro. XXXVII EnANPAD 2013 Encontro Científico de Administração, 2013.

16.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. ; FARIA, M. D. . A Interação Familiar como Modulador do Processo de Adoção e Consumo de Inovações em Produtos de Beleza. In: XXXVI ENANPAD, 2012, Rio de Janeiro. Anais do XXXVI Enanpad 2012, 2012.

17.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, L. M. . The Itinerary Method: a methodological contribution from Sociology to Consumption Studies. In: VI Workshop on Interpretative Consumer Research, 2011, Odense. VI Workshop on Interpretative Consumer Research, 2011.

18.
SUAREZ, M. ; Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. ; BERTRAND, H. . Por que olhar a Lata de Lixo? Uma Reflexão a partir do Descarte de Cosméticos. In: Encontro de MArketing - EMA / ANPAD 2010, 2010, Florianópolis. Anais do EMA / Anpad 2010, 2010.

19.
CAMPOS, R. D.. Ser Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginário nos Textos Culturais Televisivos. In: XXXIII EnANPAD 2009, 2009, São Paulo. Anais do EnANPAD 2009, 2009.

20.
CASOTTI, L. M. ; CAMPOS, R. D. ; WALTHER, L. C. C. L. . Christmas - Not for the tropics - Not for today's youth: An exploratory Study of Rio de Janeiro Christmas Time Images and Meanings. In: Annual Conference Society for Marketing Advances, 2009, Nova Orleans. 2009 SMA Proceedings, 2009.

21.
Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. ; WALTHER, L. C. C. L. . Natal com Neve no Brasil? Um Estudo Exploratório dos Significados, do Imaginário e das Práticas de Consumo de Jovens no Rio de Janeiro. In: Encontro de Marketing - EMA / Anpad - 2008, 2008, Curitiba. Anais do EMA / Anpad 2008, 2008.

22.
SOUTO, C. P. C. O. ; Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. . Vinho Combina com Casa? Um Estudo Exploratório de Itinerários Domésticos de Consumo. In: XXXII EnANPAD 2008, 2008, Rio de Janeiro. Anais do EnANPAD 2008, 2008.

23.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. ; Leticia Casotti . Me explica o que é ser feminina? Um Estudo sobre a Influência entre Gerações no Consumo de Cosméticos.. In: XXX ENANPAD, 2006, Salvador. XXX ENANPAD, 2006.

24.
SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. ; Leticia Casotti . A beleza do Cotidiano: o consumo de produtos de beleza no universo doméstico das mulheres cariocas de classe alta.. In: Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) da UFF / UFRJ e ESPM, 2006, Rio de Janeiro. III ENEC, 2006.

25.
CAMPOS, R. D.. As estratégias de singularização da mercadoria Coca-Cola por seus consumidores.. In: Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC) da UFF / UFRJ e ESPM, 2006, Rio de Janeiro. III ENEC, 2006.

26.
CAMPOS, R. D.; Leticia Casotti ; SUAREZ, M. . Possibilidades de Contribuição da Sociologia ao Marketing: Itinerários de Consumo.. In: EMA - ANPAD, 2006, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de Marketin da ANPAD EMA, 2006.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. . The construction of cosmetics-consuming women through generational families in Brazil's 'New Middle Class' context. In: Annual Conference Association for Consumer Research, 2012, Vancouver. Annual Conference - Association for Consumer Research, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AVILA, T. M. S. L. ; CAMPOS, R. D. . Family perspective on consumer-brand relationship in luxury consumption: a love triangle. In: EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. Anais do EnANPAD 2017. Rio de Janeiro: ANPAD, 2017.

2.
SUAREZ, M. ; Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. . The time of beauty: an interpretation of female everyday life. In: 35th EMAC Conference, 2006, Atenas. 35th EMAC Conference Proceedings, 2006. p. 236-236.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. D. ; CAMPOS, R. D. . The 2.0 Critic: Blending Subjective and Objective Discourses in Makeup Blogging. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CAMPOS, R. D.. A Importância da Marca na Indústria da Água Mineral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CAMPOS, R. D.; NASCIMENTO, T. C. ; FRACALANZZA, F. P. . The Competence System Framework in the Crafting of Expert Make-up Consumers. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AVILA, T. M. S. L. ; CAMPOS, R. D. . Family perspective on consumer-brand relationship in luxury consumption: a love triangle. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
FRACALANZZA, F. P. ; CAMPOS, R. D. . Quem são meus vizinhos? Discutindo a natureza e função dos pares na socialização de jovens consumidores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
FERNANDES, T. ; PAULA, N. M. ; CAMPOS, R. D. . DESENVOLVIMENTO DE COMPETêNCIAS CULINáRIAS NO AMBIENTE DIGITAL: O SITE TUDO GOSTOSO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
AYROSA, E. A. T. ; CAMPOS, R. D. . Introdução Histórica e Filosófica à Consumer Culture Theory ? CCT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
MASSYLIOUK, M. F. F. ; CAMPOS, R. D. . Faça o que eu digo, não faça o que eu faço: a relação entre adultos na socialização infantil no consumo alimentar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. . Rehearsing Beauty Consumption: the consumption of the taste regime. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SCHOTT, C. S. C. M. ; CAMPOS, R. D. . Vamos ampliar a pesquisa de Socialização do Consumidor? Considerações Ontológicas e Epistemológicas em um Enfoque Cultural. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, L. M. . Rituais de Consumo do Automóvel. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. . Comportamento e Consumo em Debate. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CAMPOS, R. D.; MENDONCA, F. M. ; CASOTTI, L. M. . Atravessando Sinais Fechados: Fronteiras de Gênero no Consumo Brasileiro de Automóveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
DINIZ, F. J. F. S. ; SUAREZ, M. C. ; CAMPOS, R. D. . Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CAMPOS, R. D.; MENDONCA, F. M. . Adão, Eva e seu Carro: as Diferenças entre Homens e Mulheres no Processo de Decisão de Compra de Automóveis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
CAMPOS, R. D.; Leticia Casotti . The construction of cosmetics-consuming women through generational families in Brazil's 'New Middle Class' context. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
CAMPOS, R. D.. Ser Bela na Tela da TV: Padrões de Beleza e Imaginários nos Textos Culturais Televisivos. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
SOUTO, C. P. C. O. ; Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. . Vinho Combina com Casa? Um Estudo Exploratório de Itinerários Domésticos de Consumo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
Leticia Casotti ; CAMPOS, R. D. ; WALTHER, L. C. C. L. . Natal com Neve no Brasil? Um Estudo Exploratório dos Significados, do Imaginário e das Práticas de Consumo de Jovens no Rio de Janeiro. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
CAMPOS, R. D.. La beauté brésilienne au quotidien. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. ; Leticia Casotti . Possibilidades de Contribuição da Sociologia ao Marketing: Itinerários de Consumo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. ; Leticia Casotti . Me explica o que é ser feminina? Um estudo sobre a influência entre gerações no consumo de cosméticos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. ; Leticia Casotti . A Beleza do Cotidiano: O Consumo de Produtos de Beleza no Universo Doméstico das Mulheres Cariocas de Classe Alta. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CAMPOS, R. D.. As estratégias de singularização da mercadoria Coca-Cola por seus consumidores. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
CAMPOS, R. D.. O Alienista e Outras Histórias: a Comunicação, o Desviante e a Motivação. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
CAMPOS, R. D.. Contextos e Pesquisas. Rio de Janeiro: E-Papers, 2014 (Membro de Conselho Editorial).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. ; SCHOTT, C. S. C. M. . Treinamento Executivo Qualitativo - Jornada do Consumidor FIAT. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
CAMPOS, R. D.. Representante do COOPEAD no Seminário de Cooperação Acadêmica Brasil e Nova Zelândia. 2018.

2.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora ad hoc para Revista ALCANCE artigo 11534. 2018.

3.
CAMPOS, R. D.. Membro da Comissão Avaliadora de escolha do prêmio de Melhor Trabalho de Marketing publicado em periódicos brasileiros para o EMA 2018. 2018.

4.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de Trabalhos no EMA 2018 Tema 3, Cultura e Consumo. 2018.

5.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora para REMark- Revista Brasileira de Marketing, artigo 2018/3599. 2018.

6.
CAMPOS, R. D.. Coordenadora de sessão no IX Encontro Nacional de Estudos do Consumo ENEC - GT 6. 2018.

7.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de artigo 2018/3599 para ReMark - Revista Brasileira de Marketing. 2018.

8.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora oe artigo BAR-2018-0084 para BAR - Brazilian Administration Review. 2018.

9.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de artigos para PMKT ? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia. 2017.

10.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora para Revista ADM.MADE. do artigo #1770. 2017.

11.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de trabalhos para VIII AdCont - Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis. 2017.

12.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora do trabalho 681 para RAEP - Revista Administração: Ensino e Pesquisa.. 2017.

13.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora ad hoc para ADM.MADE do artigo #2955. 2017.

14.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora ad hoc para ADM.MADE do artigo #3457. 2017.

15.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora ad hoc para REMark artigo 2017/3599. 2017.

16.
CAMPOS, R. D.. Mentora no I Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2017.

17.
CAMPOS, R. D.. Debatedora de Sessão Tema 3 no EnANPAD 2017. 2017.

18.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de Trabalhos no Tema 7 no ENANPAD 2017. 2017.

19.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de Trabalhos no Tema 3 no ENANPAD 2017. 2017.

20.
CAMPOS, R. D.. Coordenadora e Avaliadora de sessão na 8ª Semana de Integração Acadêmica. 2017.

21.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de resumos para a 8ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2017.

22.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora ad hoc para Revista Brasileira de Marketing artigo 2017/3543. 2017.

23.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de Trabalhos no EnANPAD 2016 Temas 3 e 7. 2016.

24.
CAMPOS, R. D.. Debatedora de Sessão no EMA 2016 Tema 03. 2016.

25.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de Trabalhos no EMA 2016 Temas 3 e 7. 2016.

26.
CAMPOS, R. D.. Coordenadora no Grupo de Trabalho do ENEC 2016 : O comportamento do consumidor sob as lentes interpretativas da Consumer Culture Theory.. 2016.

27.
CAMPOS, R. D.. membro da comissão científica do VIII ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo,. 2016.

28.
CAMPOS, R. D.. Avaliador de Trabalhos no EnANPAD 2015. 2015.

29.
CAMPOS, R. D.. Debatedor de Sessão no EnANPAD 2015. 2015.

30.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de artigo para REMark - Revista Brasileira de Marketing. 2015.

31.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de sessão na JICTAC 2015. 2015.

32.
NASCIMENTO, T. C. ; CAMPOS, R. D. . Orientação de Trabalho presentado na JICTAC COMO ESCOLHO MEU CARRO? UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO SOB A PERSPECTIVA DO PARADIGMA DE CURSO DE VIDA. 2015.

33.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de artigo para a BAR-Brasilian Administration Revew. 2015.

34.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de sessão na JICTAC 2014. 2014.

35.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora de trabalhos para o EMA 2014. 2014.

36.
NASCIMENTO, T. C. ; CAMPOS, R. D. ; CASOTTI, L. M. . Orientação de Trabalho apresentado na JICTAC - DIGA COM O QUE ANDAS QUE TE DIREI QUEM ÉS: A TRAJETÓRIA DE CONSUMO DE AUTOMÓVEIS COMO RITUAL DE CICLO DE VIDA. 2014.

37.
NASCIMENTO, T. C. ; RIBEIRO, T. F. A. ; CAMPOS, R. D. ; SUAREZ, M. C. ; Leticia Casotti . Orientação de Trabalho apresentado na JICTAC COMUNIDADES DE ANTICONSUMO NA INTERNET: UM ESTUDO DE CASO SOBRE COCA-COLA. 2014.

38.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora na XXXV Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ. 2013.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, R. D.. Como usar a liberdade dentro da empresa com moderação. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CAMPOS, R. D.. Como a Crise Econômica Rouba do Cidadão a Capacidade de Planejar a vida. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CAMPOS, R. D.. Penélope Charmosa já era. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

4.
CAMPOS, R. D.. Encontro com Fatima Bernardes. 2013.

5.
CAMPOS, R. D.. Citroën Manté anúncio após prisão de 'Bauer'. 2007. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. ; SCHOTT, C. S. C. M. . Treinamento Executivo Qualitativo - Jornada de consumo do automóvel. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAMPOS, R. D.. Curso de Gestores da Prefeitura. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CAMPOS, R. D.; FIGUEIRA, A. C. R. . Gestão em Saúde - Seminário de Cultura Brasileira. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CAMPOS, R. D.. MBA Saúde - Antropologia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CAMPOS, R. D.. MBA Marketing - Gestão de Marcas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
CAMPOS, R. D.. MBA Executivo - Comportamento do Consumidor. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CAMPOS, R. D.. Faces da Beleza: consumo e mercado no Brasil. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CAMPOS, R. D.. Comportamento do Consumidor: o fenômeno social que constrói identidades. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CAMPOS, R. D.. MBA Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
CAMPOS, R. D.; BORSATTO, P. . MBA Marketing. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
CAMPOS, R. D.. Programa de Formação em Marketing. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CAMPOS, R. D.. Programa de Formação em Marketing. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
CAMPOS, R. D.. Programa de Formação em Marketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CAMPOS, R. D.. Programa de Formação em Varejo. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CAMPOS, R. D.. MBA 1a Gerência em Marketing. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

16.
CAMPOS, R. D.. Programa de Formação em Marketing. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CHIMENTI, P. C. P. S.; CAMPOS, R. D.; FERREIRA, D. A.. Participação em banca de RENAN SANTOS VITAL. TAKE A WALK ON THE BRAZILIAN MUSIC ECOSYSTEM WILD SIDE. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

2.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C.; PESSOA, L. A. G. P.. Participação em banca de Nathalia Dib da Silva. THE 2.0 CRITIC: BLENDING SUBJECTIVE AND OBJECTIVE DISCOURSES IN MAKEUP BLOGGING. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

3.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; PEPECE, O. M. C.. Participação em banca de João Pedro Edler Duarte. DESCONSTRUINDO MITOLOGIAS DE MERCADO NO SETOR DE HIGIENE E BELEZA: um estudo de caso. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

4.
SUAREZ, M. C.; CAMPOS, R. D.; ROSENTHAL, B.. Participação em banca de Beatriz Fialho Marques. BREAKING FREE ? HOW NETWORKS OF DESIRE FOSTER CHANGE IN ENTRENCHED CONSUMPTION CHOICES. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

5.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Lais Tavares e Silva. Branding e Jogos olímpicos: uma análise semiótica da mitologia de marcas esportivas no período olímpico de 2016. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
CORREA, S. B.; TEIXEIRA, E. A. S.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Veronica de Jesus Marques Pierre de Gouvêa. Causas precisam causar: método pense-viva-sinta. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (Rio).

7.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Lilian Mara Ferreira Fernandes. Espaço público reivindicado, mercado transformado: um estudo longitudinal do movimento do carnaval de rua em Belo Horizonte. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Tecnológica) - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

8.
PEREIRA, S. J. N.; SIMOES, J. M.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de André Henrique Souza Barros. Do Patriarcal ao Monoparenteral: consumo material e a construção de identidade da família monoparenteral feminina. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

9.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C.; BARROS, D. F.. Participação em banca de Amanda Brenda Vargas Caldeira. DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS DA SALIÊNCIA DA MORTALIDADE E CONSUMO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
SUAREZ, M. C.; CAMPOS, R. D.; DALMORO, M.. Participação em banca de Marcos Erbisti. A ADOÇÃO DOS AD BLOCKERS: ANTICONSUMO OU RESISTÊNCIA À PUBLICIDADE ONLINE?. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
ALMEIDA, V.; CAMPOS, R. D.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Julia Goulart da Costa. O PROCESSO DE DECISÃO DE PATROCÍNIO AO MEGAVENTO ESPORTIVO: um estudo dos Jogos Olímpicos Rio 2016 sob a perspectiva do patrocinador. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C.; BARROS, D. F.. Participação em banca de Tammy Maria Soares de Lima Avila. UMA PERSPECTIVA FAMILIAR DA RELAÇÃO CONSUMIDOR-MARCA NO CONSUMO DE LUXO. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
CHIMENTI, P.; CAMPOS, R. D.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Isabella Maria Monteiro de Castro e Abreu Rocha. NOVOS TEMPOS, NOVOS ÍDOLOS: o empreendedorismo do influenciador digital no You Tube. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
BARBOSA, W. D.; GUELMAN, L. C.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Rodrigo Cotrim de Carvalho. Narrativas gastronômicas peruanas e alguns diálogos com mercados consumidores e lutas políticas. 2017. Dissertação (Mestrado em Cultura e Territorialidades) - Universidade Federal Fluminense.

15.
SAUERBRONN, J. F. R.; AYROSA, E. A. T.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Eduardo Salgueiro Koch. Beba Menos, Beba Melhor: um estudo da subcultura de consumo de cerveja e do sentimento de devoção do consumidor. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

16.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Eduardo de Araújo Pinheiro Silveira. Da Responsabilidade Social Corporativa à Criação de Valor Compartilhado: uma análise do Coletivo Coca-Cola Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

17.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Flavia Pimenta Fracalanzza. O Aprendizado da beleza: um estudo sobre a socialização do jovem consumidor habilidoso de maquiagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

18.
SUAREZ, M. C.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Hugo Girão Pinto. Engajamento de Marca em Mídias Sociais: um estudo netnográfico. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

19.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Bernard Calvert Sarpa. Experiências de Consumo com Jogos de Tabuleiro Modernos. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

20.
ALVARES, L. F. H.; HEMAIS, M. H.; CAMPOS, R. D.; MOTTA, P. C. M.. Participação em banca de Glayciod Oliveira de Souza. Agora nós vamos invadir sua praia: Comportamentos do consumidor da nova classe média em espaços comerciais apropriados por classes sociais mais favorecidas. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

21.
SUAREZ, M.; CAMPOS, R. D.; ROSENTHAL, B.. Participação em banca de André de Castilho Costa Pinto. ATÉ LOGO FACEBOOK ? UM ESTUDO DO PROCESSO DE ABANDONO DE UM SITE DE REDE SOCIAL.. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

22.
MATTOSO, C. L. Q.; TROCCOLI, I. R.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Felippe Reis de Britto. Camisas Oficiais de Clubes de Futebol no Mercado de Baixa Renda: significados expressos neste consumo. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial) - Universidade Estácio de Sá.

23.
ARAUJO, C. A. S.; BARROS, C. F. P.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Gabriel Costa Vaz. Distância entre normas e o uso de medicamentos: um estudo sobre a adesão ao tratamento médico na classe C brasileira. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

24.
ALMEIDA, V.; LIMA, R. C. M.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Mariana Guará Rocha Coelho. Patrocínio de Megaeventos Esportivos: Um estudo sobre a influência da reputação da FIFA e da imagem da Copa do Mundo do Brasil 2014 na percepção do valor da marca do patrocinador. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

25.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; GOLDENBERG, M.. Participação em banca de Natália Jordão Shecaira. CUIDADOS COM OS CABELOS: aspectos simbólicos e experienciais do consumo de um grupo de mulheres. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

26.
HALPERN, E.; TRINTA, J. L.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Adriana Moura e Silva. A Prática da Corrida de Rua como Valor de Ligação Entre Indivíduos que Formam uma Tribo: um estudo etnográfico. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Ibmec.

27.
ALMEIDA, V.; CAMPOS, R. D.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Rodrigo Vieira de Sousa Pons. FUTEBOL AMERICANO NO BRASIL: um estudo com inspiração etnográfica sobre as práticas de consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

28.
FIALHO, C. E. M.; GOLDENBERG, M.; CAMPOS, R. D.; FRIDMAN, L. C.. Participação em banca de Diana Felgueiras das Neves. Mulheres de Cabelos Brancos: reflexões sobre desvio, beleza, envelhecimento e feminilidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

29.
SUAREZ, M.; CAMPOS, R. D.; MATTOSO, C. L. Q.. Participação em banca de Mariana Carvalho Santos de Albuquerque. Brincando se Aprende: a disposição de brinquedos como lente investigativa sobre a socialização para o consumo. 2013. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

30.
MATTOSO, C. L. Q.; TROCCOLI, I. R.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Lucivania Filomeno Ponte. Capital cultural e o consumo de produtos: as estratégias de consumo de status entre mulheres da nova classe média no Rio de Janeiro. 2012. Dissertação (Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial) - Universidade Estácio de Sá.

Teses de doutorado
1.
ROCHA, E. P. G.; RODRIGUES, J. C. S.; AUCAR, B. S. A.; GORDON JR., C. C.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de William de Almeida Corbo. Histórias de Consumo e ilusões sociais: grandes magazines, shopping centers e classes médias. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PINTO, M. R.; LEITE, R. S.; CAMPOS, R. D.; ABREU, N. R.; REZENDE, D. C.. Participação em banca de Adriano de Mendonça Joaquim. Teoria da Prática e Socialização do Consumidor: entendendo o Processo de Mudança dos Consumidores para Alimentos Orgânicos em Circuitos Curtos de comercialização. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
ALMEIDA, V.; FIGUEIREDO, O. H. S.; CAMPOS, R. D.; MAZZON, J. A.; GOLDSMIDT, R. G. B.. Participação em banca de FLAVIA D'ALBERGARIA FREITAS. Participação e Engajamento em Comunidades de Marca. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Karin Ligia Brondino Pompeo. The Enchantment Shere: a non-dualistic approach to singularization and commoditization. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Administração de Empresas) - FGV-Escola de Administração de Empresas de São Paulo.

5.
DIAS CAMPOS, ROBERTA. Participação em banca de Luciana Bellini Rangel. Respostas afetivas de consumidores de baixa renda a perdas involuntárias de bens e posses simbólicas. 2017. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

6.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; PESSOA, L. A. G. P.; PEREIRA, R. C. F.; PINTO, M. R.. Participação em banca de MARIANA BRAGA NOGUEIRA CUPOLILLO. Consumo de Celebrações Ritualísticas e Negociações Intergeracionais. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

7.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C.; BARROS, D. F.; FONSECA, M. J.; BRITO, E. P. Z.. Participação em banca de CATIA SILVA DA COSTA MOREIRA. Socialização do Consumidor Adulto e Desdobramentos na Maternidade Independente. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

8.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; OLIVEIRA, T. M. V.; CORREA, S. B.; ABREU, N. R.. Participação em banca de THIAGO GOMES DE ALMEIDA. EXPERIÊNCIA TRANSFORMATIVA DE SERVIÇO: uma investigação etnográfica do turismo voluntário. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
PEREIRA, R. C. F.; FREITAS, S. A.; CAMPOS, R. D.; ABREU, N. R.; BISPO, M. S.. Participação em banca de ANANDA LIA SANTANA NUNESMAIA CAVALCANTI. EDUCAÇÃO DO CONSUMIDOR E SOCIALIZAÇÃO: PROCESSOS, AGENTES E CONTRIBUIÇÕES PARA GERAÇÃO DE EQUILÍBRIO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO. 2016. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal da Paraíba.

10.
ROCHA, A. M. C.; ALVARES, L. F. H.; CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; BARROS, D. F.. Participação em banca de Barbara Pagliari Levy. Compartilhamento como prática de consumo em famílias urbanas de classe média baixa: Um estudo interpretativo. 2015. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
PINTO, M. R.; CAMPOS, R. D.; BENITEZ, M. E. D.; FARIAS, R. C. P.; PRADO, M. A. M.; SILVA, R. C.. Participação em banca de Luiz Antônio Matos do Carmo. Isso é Coisa de Homem??: Produção de masculinidades por meio do consumo para o ambiente doméstico. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
AYROSA, E. A. T.; THIOLLENT, M. J. M.; BARROS, D. F.; CAMPOS, R. D.; SILVEIRA, R. A.. Participação em banca de Renata Couto de Azevedo de Oliveira. Produção de Subjetividades alheias à violência: a lógica objetivamente violenta do marketing e a socialização do consumidor. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Universidade do Grande Rio.

3.
PINTO, M. R.; LEITE, R. S.; TEODOSIO, A. S. S.; CAMPOS, R. D.; AYROSA, E. A. T.. Participação em banca de Adriano de Mendonça Joaquim. Alterações entre as práticas de consumo e os diferentes processos de socialização vividos pelos consumidores de produtos agrícolas provenientes de sistemas orgânicos de produção. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
CASOTTI, L. M.; CAMPOS, R. D.; AYROSA, E. A. T.; DALMORO, M.. Participação em banca de Débora Bogéa da Costa Tayt-son. PRÁTICAS DE CRIAÇÃO DE VALOR ASSOCIADAS AO CONSUMO DO SOL. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

5.
CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Franciani Fernandes Galvão. Liminaridade e Cultura de Consumo: objeto e expressão de consumo no neófito da religião. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Estadual de Maringá.

6.
Leticia Casotti; CAMPOS, R. D.; PESSOA, L. A. G. P.; PEREIRA, R. C. F.. Participação em banca de Mariana Braga Nogueira Cupolillo. Transmissões Intergeracionais de Significados e Práticas de Consumo em uma Celebração Ritualística: Casamento, um assunto em família. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD.

7.
BRITO, E. P. Z.; HECK, M. C.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Karin Ligia Brondino Pompeo. Magical Meaning in Consumer Products. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Administração de Empresas) - Fundação Getúlio Vargas - SP.

8.
ROCHA, A. M. C.; ALVARES, L. F. H.; CAMPOS, R. D.; BARROS, D. F.. Participação em banca de Barbara Pagliari Levy. Posse e Partilha: um estudo sobre o compartilhamento como modo de consumo nas famílias. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
ROCHA, E. P. G.; AUCAR, B. S. A.; CAMPOS, R. D.. Participação em banca de Carina Borges Rufino. As Garotas do Alceu: jornalismo de moda e consumo feminino no Brasil (1938-1964). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
FIALHO, C. E. M.; GOLDENBERG, M.; CAMPOS, R. D.; FRIDMAN, L. C.. Participação em banca de Diana Felgueiras das Neves. Grisalhas: um estudo sobre mulheres que não pintam os cabelos brancos. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMPOS, R. D.; CHIMENTI, P. C. P. S.; HEMAIS, M. H.. Participação em banca de Carolina de Oliveira Brandão.A INTERNACIONALIZAÇÃO DA CULTURA: PROPAGAÇÃO CULTURAL E OS BLOGS DE MODA COMO RECURSOS DE SOFT POWER. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
CHIMENTI, P.; CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M.. Participação em banca de Thaysa Costa do Nascimento.O Impacto da Entrada das Montadoras Chinesas no Brasil: Mudanças na Estratégia do Setor Automobilístico.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
Sá Rego, K; CAMPOS, R. D.; AMBROSIO, A.. Participação em banca de Rachel Aragão, Roberta Barros, Camila Portugal, Natalia.THUM. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

4.
CAMPOS, R. D.; HALPERN, E.; BORSATTO, P.. Participação em banca de Beatiz Vianna Martins Moura / Bianaca Carvalho Recarey Eiras.Sábia Forma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora Congresso EnANPAD 2013. 2013. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

2.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora EnANPAD 2011. 2011. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

3.
CAMPOS, R. D.. Avaliadora EnANPAD 2009. 2009. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CCT 2018 - Consumer Culture Theory Conference. Digital Consumer Culture Theory ? Research Methods. 2018. (Congresso).

2.
CCT 2018 - Consumer Culture Theory Conference. The 2.0 Critic: Blending Subjective and Objective Discourses in Makeup Blogging.. 2018. (Congresso).

3.
Consumption Theory: Canon of Classics.Consumption Theory: Canon of Classics. 2018. (Seminário).

4.
Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Research on Intersectional Structuring of Consumption. 2018. (Outra).

5.
Seminário de Cooperação Acadêmica Brasil e Nova Zelândia. 2018. (Seminário).

6.
10th International Conference on Culinary Arts & Sciences. Applying netnography to identify food preferences in virtual context: a brazilian study. 2017. (Congresso).

7.
1º Seminário de Gestão nas Empresas de Águas Minerais do Estado do Rio de Janeiro.A Importância da Marca na Indústria da Água Mineral. 2017. (Seminário).

8.
8ª Semana de Integração Acadêmica. Avaliadora e Coordenadora de sessão. 2017. (Congresso).

9.
Ciclo Internacional de Palestras Consumo, Cultura Material e Transição Energética.Material Self: Uma nova história dos seres humanos e das coisas. 2017. (Outra).

10.
EnANPAD 2017. The Competence System Framework in the Crafting of Expert Make-up Consumers. 2017. (Congresso).

11.
I Encontro Cultura e Consumo Brasil - CCB.Abertura e apresentação do evento.. 2017. (Encontro).

12.
ISONEC - International Social Networks Conference. 2017. (Congresso).

13.
13th Conference on Gender, Marketing and Consumer Behaviour. 2016. (Outra).

14.
Consumer Culture Theory Conference.Rehearsing Beauty Consumption: the consumption of the taste regime. 2016. (Outra).

15.
EMA 2016 - VII Encontro de Marketing ANPAD.Oi Goxxxxxxxtosas! O Blog Boca Rosa e a Trajetória do Consumidor Produtor no Ambiente Digital. 2016. (Encontro).

16.
Paper Development Workshop.Paper Development Workshop. 2016. (Outra).

17.
Theoretical Perspectives of Research in Consumption, Markets and Culture Workshop.Theoretical Perspectives of Research. 2016. (Outra).

18.
VIII Encontro Nacional de Estudos do Consumo,.O comportamento do consumidor sob as lentes interpretativas da Consumer Culture Theory.. 2016. (Encontro).

19.
XXXIX EnANPAD 2015.Debatedor MKT - Tema 03. 2015. (Encontro).

20.
XXXIX EnANPAD 2015.Divisão de MKT , Tema 07 e Tema 03. 2015. (Encontro).

21.
XXXIX EnANPAD 2015.Vamos ampliar a pesquisa de Socialização do Consumidor? Considerações Ontológicas e Epistemológicas em um Enfoque Cultural. 2015. (Encontro).

22.
EMA-ANPAD VI Encontro de Marketing.De que país é seu carro? Um mapeamento simbólico das nacionalidades das marcas de automóveis no mercado brasileiro. 2014. (Encontro).

23.
3º Workshop Edital FIat/FAPEMIG.Rituais de Consumo do Automóvel. 2013. (Outra).

24.
7º Seminário Internacional SENAI de Comportamento do Consumidor. 2013. (Seminário).

25.
Consumer-Brand Relationships. 2013. (Congresso).

26.
XXXVII EnANPAD 2013. Atravessando Sinais Fechados: Fronteiras de Gênero no Consumo Brasileiro de Automóveis. 2013. (Congresso).

27.
XXXVII EnANPAD 2013. Consumption Grief: How Consumers Cope With the Disadoption of Their Car Brand. 2013. (Congresso).

28.
XXXVII EnANPAD 2013.Adão, Eva e seu Carro: as Diferenças entre Homens e Mulheres no Processo de Decisão de Compra de Automóveis. 2013. (Encontro).

29.
1º Encontro Internacional de Marketing Esportivo. 2012. (Encontro).

30.
Annual Conference Association for Consumer Research. The construction of cosmetics-consuming women through generational families in Brazil's "New Middle Class" context. 2012. (Congresso).

31.
IV Encontro Internacional de COPPEAD de Comportamento do Consumidor.Significado das Posses e Trocas - O que meus carros falam sobre mim?. 2012. (Encontro).

32.
XXXVI ENANPAD.A Interação Familiar como Modulador do Processo de Adoção. 2012. (Encontro).

33.
XXXIII EnANPAD - Encontro da ANPAD.Ser bela na tela da tv: padrões de beleza e imaginário nos textos culturais televisivos. 2009. (Encontro).

34.
Encontro de Marketing - ANPAD.Natal com Neve no Brasil? Um Estudo Exploratório dos Significados, do Imaginário e das Práticas de Consumo de Jovens no Rio de Janeiro. 2008. (Encontro).

35.
VI Fórum ABA Rio de Branding. 2008. (Outra).

36.
XXXII EnANPAD.Vinho Combina com Casa? Um Estudo Exploratório de Itinerários Domésticos de Consumo. 2008. (Encontro).

37.
II Semana de Administração e I Semana de Relações Internacionais.Marketing e entretenimento. 2007. (Outra).

38.
Méthodes d ' enquêtes qualitatives appliqées à la compréhension du consommateur.La beaut[e brésilienne au quotidien. 2007. (Seminário).

39.
Méthodes d'Enquêtes Qualitatives Appliquées à la Compréhension du Consommateur.La beauté brésilienne au quotidien. 2007. (Seminário).

40.
Pensando o consumo hoje: novas abordagens. 2007. (Outra).

41.
VI Workshop em Internacionalização de empresas. 2007. (Outra).

42.
EMA - Encontro de Marketing.Possibilidades de contribuição da sociologia ao marketing: Itinerários de consumo. 2006. (Encontro).

43.
III Encontro Nacional de Estudos do Consumo.A beleza do cotidiano: o consumo de produtos de beleza no universo doméstico das mulheres cariocas de classe alta. 2006. (Outra).

44.
XXX EnANPAD - Encontro da ANPAD."Me Explica o que é ser Feminina?" Um Estudo sobre a Influência entre Gerações no Consumo de Cosméticos. 2006. (Encontro).

45.
Fórum de Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor. 2005. (Outra).

46.
XVII Congres de L' A.I.S.L.F.. L' Individu social: autres réalités, autres sociologie?. 2004. (Congresso).

47.
VI Congresso de Administração. O alienista e outras histórias: A comunicação, o desviante e a motivação. 1996. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, L. M. ; CAMPOS, R. D. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Research on Intersectional Structuring of Consumption. 2018. (Outro).

2.
CAMPOS, R. D.; PORTILHO, F. . Ciclo Internacional de Palestras Consumo, Cultura Material e Transição Energética. 2017. (Outro).

3.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, L. M. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Theorizing from the context com Guliz Ger. 2017. (Outro).

4.
CAMPOS, R. D.; DALMORO, M. ; QUINTAO, R. T. . CCB - I Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2017. (Outro).

5.
CAMPOS, R. D.. Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Theoretical Perspectives of Research in Consumption, Markets and Culture com Guliz Ger. 2016. (Outro).

6.
CAMPOS, R. D.; SUAREZ, M. C. ; CASOTTI, L. M. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Technology, Luxury and the Poor com Russel Belk. 2016. (Outro).

7.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Paper Development com Guliz Ger. 2016. (Outro).

8.
CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . V Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor. 2014. (Outro).

9.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: CCT Research - Past, Presente & Future com Russel Belk. 2014. (Outro).

10.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Netnography com Robert Kozinets. 2014. (Outro).

11.
CAMPOS, R. D.; CASOTTI, L. M. ; SUAREZ, M. C. . Encontros COPPEAD Comportamento do Consumidor Contemporâneo: Paper Development, com Lisa Penalosa. 2014. (Outro).

12.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . IV Encontro Internacional COPPEAD de Comportamento do Consumidor. 2012. (Outro).

13.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . II Encontro Internacional Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor. 2008. (Outro).

14.
Leticia Casotti ; SUAREZ, M. ; CAMPOS, R. D. . I Encontro Cátedra L´Oréal de Comportamento do Consumidor. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Juliana Fazeh. O corpo como mediador ativo do consumo. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Luiz Antonio Mattos do Carmo. A coisa do gênero: performances de masculinidades via consumo de commodities. Início: 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (Coorientador).

2.
Valéria Moreira de Pinho. Consumer-brand loyalty in the digital era. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

3.
Flavia Pimenta Fracalanzza. Homens na cozinha: um estudo sobre a formação do gosto em processos de ressignificação cultural. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

4.
Lucivania Filomeno Ponte. Construção do Gosto na Baixa Renda. Início: 2016. Tese (Doutorado em Doutorado) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Beatriz Barros Azevedo. A função do ambiente digital na formação do consumidor produtor de alimento. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Tammy Avila. UMA PERSPECTIVA FAMILIAR DA RELAÇÃO CONSUMIDOR-MARCA NO CONSUMO DE LUXO. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberta Dias Campos.

2.
Amanda Vargas. DINÂMICAS SOCIOCULTURAIS DA SALIÊNCIA DA MORTALIDADE E CONSUMO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberta Dias Campos.

3.
Isabella Monteiro. NOVOS TEMPOS, NOVOS ÍDOLOS: o empreendedorismo do influenciador digital no You Tube. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Roberta Dias Campos.

4.
Nathalia Dib. Influenciadores digitais e a construção de seu discurso de tecnicidade - um estudo sobre a criação e utilização de argumentos de autoridade em resenhas de produtos de beleza. 2017. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, . Orientador: Roberta Dias Campos.

5.
Hugo Girão Pinto. ANÁLISE DO DISCURSO E ENGAJAMENTO DE MARCA EM MÍDIAS SOCIAIS, UM ESTUDO NETNOGRÁFICO. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberta Dias Campos.

6.
Flavia Pimenta Fracalanzza. O aprendizado da beleza: um estudo sobre as formas de construção de conhecimento sobre maquiagem pela jovem consumidora. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Orientador: Roberta Dias Campos.

7.
Renata Erlich Joseph. A Construção Sociocultural de Marcas por Meio do Diálogo entre Empresas e Árbitros Culturais: um estudo de caso Porta dos Fundos.. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, . Orientador: Roberta Dias Campos.

8.
Maria Fernanda da Fonseca Massyliouk. Como pais e filhos constroem práticas e significados associados à marca Coca-Cola. 2015. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Roberta Dias Campos.

9.
Camilla de Araujo Cordeiro. Consumidoras e Produtoras do Setor de Beleza nas Camadas Populares. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração - Mestrado Acadêmico) - Instituto de Pós-Graduação em Administração - COPPEAD, . Orientador: Roberta Dias Campos.

Tese de doutorado
1.
Catia Silva da Costa Moreira Schott. Envelhecimento e socialização: consumo de saúde, beleza e mobilidade. 2017. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Coorientador: Roberta Dias Campos.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carolina de Oliveira Brandão. A Internacionalização da cultura: dominação cultural através da moda e o papel dos blogs na difusão e reprodução de um padrão.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberta Dias Campos.

2.
Beatriz Moura, Bianca Eiras, Roberta Meniuk. Sábia Forma. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Administração) - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Orientador: Roberta Dias Campos.

Iniciação científica
1.
Beatriz Barros Azevedo. O Poder do Consumidor. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberta Dias Campos.

2.
Thayna Fernandes Alves Ribeiro. O Poder do Consumidor. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Defesa e Gestão Estratégica Internacional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Roberta Dias Campos.



Educação e Popularização de C & T



Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAMPOS, R. D.. Encontro com Fatima Bernardes. 2013.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/10/2018 às 6:00:23