Rosangela Aparecida Ferreira Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6053649534373927
  • Última atualização do currículo em 21/02/2016


Possui Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Francesa (1992), Mestrado em Letras (1996) e doutorado em Letras pela UNESP - Assis (2002). Foi professora de Literatura e Linguística da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professora adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Foi coordenadora do curso de Graduação em Letras (2006-2008) e coordenadora do polo de EAD-Libras (2208-2012). Tem experiência na área de Língua Portuguesa, Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de texto, ensino de português, pessoa com deficiência, preconceito e visão, áudio-descrição. Atualmente é vice-coordenadora do curso de Espanhol-EAD, (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rosangela Aparecida Ferreira Lima
Nome em citações bibliográficas
LIMA, R. A. F.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação.
Av. Acadêmico Hélio Ramos s/n
Cidade Universitária
50670-901 - Recife, PE - Brasil
Telefone: (081) 21268307
Fax: (081) 21268307


Formação acadêmica/titulação


1997 - 2002
Doutorado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Dando a palavra aos Guatós: alguns aspectos sociolinguísticos, Ano de obtenção: 2002.
Orientador: Mary Francisca do Careno.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: sociolinguística; Língua Portuguesa; Língua Indígena.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1994 - 1996
Mestrado em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Aprendendo através da produção de textos: um ensino com coerência,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Célia Maria Carcagnolo Gil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: ensino de Português; ensino; lingüística textual; produção de texto.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
1993 - 1993
Especialização em Especialização em Língua Portuguesa.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
1989 - 1992
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Audio Description Training. (Carga horária: 24h).
Audio Description Associates LLC, ADP, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador de curso, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Coordenacor local do Curso de Graduação Letras Libras- Convênio entre a UFSC e a UFPE

Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Em outubro de 2003, passei a fazer parte do quadro de docentes da UFPE, através de redistribuição.

Vínculo institucional

2006 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: coordenador de curso, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

05/2004 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa
05/2004 - Atual
Ensino, Turismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental
11/2003 - 03/2004
Ensino, Artes Plásticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua portuguesa 3
11/2003 - 03/2004
Ensino, Estatística, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Português Instrumental

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2003
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2001 - 10/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Língua Portuguesa 4
Língua Portuguesa 3
Lingüística 2
Lingüística I
01/2001 - 12/2001
Ensino, Especialização em Língua Portuguesa, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos de Leitura e produção de texto
03/1997 - 12/1998
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Literatura Brasilesira 2
Literatura Brasileira 1
03/1997 - 12/1998
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e expressão
03/1997 - 12/1998
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação e Expressão

EEPSG Padre Anchieta, EEPSG PE. ANCHIE, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor 2° grau, Carga horária: 40

Atividades

03/1993 - 03/1994
Ensino,

Disciplinas ministradas
Iniciação ao Francês
Língua Portuguesa
03/1993 - 12/1993
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador do Centro de Informação e Comunicação.


Projetos de pesquisa


2009 - 2011
Acessibilidade à comunicação: promovendo a cidadania da pessoa portadora de deficiência
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Integrante / Francisco J. Lima - Coordenador / Tícia Cassiany Ferro Cavalcanti - Integrante / Rafaela Asfora - Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
2007 - 2008
Pró-Inclusão: quebrando barreiras e promovendo a formação
Descrição: O projeto objetiva despertar na Universidade uma consciência incluisva, através da formação, elaboração e finalização de instrumentos acessíveis, buscando uma maior inserção da pessoa com deficiência no ensino Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Integrante / Francisco J. Lima - Coordenador.
Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2015 - Atual
VI Curso de áudio-descrição - Imagens que falam
Descrição: Este curso de extnsão tem como objetivo geral: - Formar áudio-descritores de eventos visuais para inclusão comunicacional, social e cultural de pessoas com deficiência. Objetivos específicos: - Dar a conhecer o que é Áudio-descrição, apresentar sua história, suas bases legais para a implantação, bem como as diretrizes para sua aplicação cotidiana; - Divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na cultura, na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente para as pessoas cegas ou com baixa visão.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Coordenador / Francisco J. Lima - Integrante.
2014 - 2014
V Curso de Áudio-descrição "Imagens que Falam"
Descrição: Este curso de extensão tem como objetivo principal formar áudio-descritores de eventos visuais para inclusão comunicacional, social e cultural de pessoas com deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Coordenador / Francisco J. Lima - Integrante.
2010 - 2011
III Curso de Áudio-descrição - "Imagens que Falam"

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Francisco José de Lima em 21/02/2016.
Descrição: Este curso de extnsão tem como objetivo geral: - Formar áudio-descritores de eventos visuais para inclusão comunicacional, social e cultural de pessoas com deficiência. Objetivos específicos: - Dar a conhecer o que é Áudio-descrição, apresentar sua história, suas bases legais para a implantação, bem como as diretrizes para sua aplicação cotidiana; - Divulgar sua aplicabilidade e sua potencialidade na cultura, na educação, no trabalho e no lazer, como recurso de acessibilidade comunicacional para as pessoas com deficiência, principalmente para as pessoas cegas ou com baixa visão.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Integrante / Francisco J. Lima - Coordenador.
2009 - 2010
Libras na escola: formação de professores para educação inclusiva
Descrição: O projeto tem como objetivo garantir ao aluno surdo o acesso à educação, informação, comunicação e demais serviços da sociedade, através da capacitação de professores e funcionários da rede municipal de Camaragibe-PE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Coordenador / Elexandra Nascimento Bayma - Integrante.
2008 - 2009
Curso dre Língua Brasileira de Sinais para servidores e alunos da UFPE
Descrição: o curso visa garantir ao aluno surdo o acesso à educação, informação, comunicação e serviços oferecidos na UFPE através do ensino da Língua Brasileira de Sinais a funcionários e alunos da UFPE..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rosangela Aparecida Ferreira Lima - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2012 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV
2008 - Atual
Periódico: Revista Norteamentos


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.


Idiomas


Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, R. A. F.2014LIMA, R. A. F.; LIMA, Francisco José de . àudio-descrição da Capa: A efetividade da convenção sobre os direitos da pessoa com deficiência. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 17, p. 15-17, 2014.

2.
LIMA, Francisco José de2014LIMA, Francisco José de ; LIMA, R. A. F. ; GUEDES, L. C. ; ARAÚJO, Clarissa Martins de . orientações para um ambiente de trabalho inclusivo. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 17, p. 5-10, 2014.

3.
LIMA, R. A. F.2011LIMA, R. A. F.. Áudio-descrição da capa: quadro duas mulheres na praia, de Picasso. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 6, p. s/p-s/p, 2011.

4.
LIMA, R. A. F.2011LIMA, R. A. F.. áudio-descrição da capa: uma tela de Esref Armagan. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 8, p. s/p-s/p, 2011.

5.
Lima, F. J2010Lima, F. J ; LIMA, R. A. F. . O direito das crianças com deficiência visual à áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 3, p. s/p-s/p, 2010.

6.
Lima, F. J2009 Lima, F. J ; LIMA, R. A. F. ; Guedes, L. C. . Em defesa da áudio-descrição: contribuições da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 1, p. s/p-s/p, 2009.

7.
Lima, F. J2009Lima, F. J ; LIMA, R. A. F. ; VIEIRA, P. A. M. . O traço de união da áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, v. 1, p. s/p-s/p, 2009.

8.
LIMA, R. A. F.2003 LIMA, R. A. F.; Lima, F. J ; Moura, Therezinha, M. J. M. . O dito na fala de quem não o diz: uma questãode inclusão. Revista de Educação. AEC, Brasília, v. 1, n.32, p. 81-90, 2003.

9.
LIMA, R. A. F.2000 LIMA, R. A. F.; Lima, F. J ; DA SILVA, José . A preeminência da visão: crença, filosofia, ciência e o cego. Arquivos Brasileiros de Psicologia, Rio de |Janeiro, v. 52, p. 51-61, 2000.

Capítulos de livros publicados
1.
Lima, F. J ; LIMA, R. A. F. ; ARAUJO, C. M. ; AZEVEDO, Gustvo M. E. . Orientações para um ambiente de trabalho inclusivo. In: Rita Mandonça, Francisco J. Lima. (Org.). A efetividade da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. 1ed.Recife: Editora Universitaria UFPE, 2013, v. 1, p. 251-282.

2.
LIMA, F. J. ; LIMA, R. A. F. . A educação inclusiva se faz, fazendo: dicas para professores. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; SILVA, Luzia Guacira dos Santos. (Org.). Múltiplos Olhares sobre a Inclusão. 1ed.João Pessoa: Editora da UFPB, 2009, v. 1, p. 105-117.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Lima, F. J ; LIMA, R. A. F. ; Guedes, L. C. . Em defesa da áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, p. - - -, 15 dez. 2009.

2.
LIMA, R. A. F.; Lima, F. J ; VIEIRA, P. A. M. . O Traço de União da Áudio-descrição. Revista Brasileira de Tradução Visual - RBTV, p. - - -, 15 dez. 2009.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Qualificações de Doutorado
1.
Lima, F. J; LIMA, R. A. F.; ARAUJO, C. M.. Participação em banca de Neulia do Carmo Pereira da Silva Cavalcanti. O papel do professor itinerante face à inserção da pessoa com deficiência na sala de aula do ensino regular: ressignificando a itinerância (qualicação do projeto de dissertação). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
ARAUJO, C. M.; LIMA, R. A. F.; Lima, F. J. Participação em banca de Lívia Couto Guedes. A barreira atitudinal e a empregabilidade da pessoa com deficiência (exame de qualificação de projeto de mestrado). 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LIMA, R. A. F.. Participação em banca de Getúlio Ferreira dos Santos.O gênero música: um recurso didático no ensino de língua portuguesa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Pernambuco.

2.
Batista; LIMA, R. A. F.; Lima, F. J. Participação em banca de Paulo Marcelo Pontes.Alternativas para a inclusão de pessoas com deficiências visuais através do ensino de química. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal de Pernambuco.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
LIMA, A. M. C. A.; LIMA, R. A. F.; GOMES, V. S.. Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de cargo docente da Carreira do Magistério Superior. 2015.

2.
LIMA, R. A. F.; CAVALCANTI, W. M. A.; STUMPF, M.. Concurso Público de Provas eTítulos do Cargo da Educação Superior. 2009.

3.
LIMA, R. A. F.; Renzo; Oliveira. Concurso Público de Provas eTítulos do Cargo da Educação Superior. 2006. Universidade do Estado de Mato Grosso.



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Edineide Maria Santos de Lacerda. Atividade de produção textual na 8ª série, em uma escola estadual do Recife. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Compreensão e Produção textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosangela Aparecida Ferreira Lima.

2.
Maria de Fátima Alves da Cunha. Interação professor-aluno na aula de Língua Portuguesa. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Compreensão e Produção textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosangela Aparecida Ferreira Lima.

3.
Martha Maria de Oliveira de Santana. Conto: uma análise em livros didáticos de português. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Compreensão e Produção textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosangela Aparecida Ferreira Lima.

4.
Silvia Cristiane de Oliveira Santana. O tratamento teórico metodológico dos gêneros textuais no livro "português para todos", de Ernani Terra e Floriana Cavallete. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Compreensão e Produção textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosangela Aparecida Ferreira Lima.

5.
Nizelia Azevedo de Lima Oliveira. o livro didático de português e a formação de leitores: decodificação da escrita ou compreensão textual. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Compreensão e Produção textual) - Universidade Federal de Pernambuco. Orientador: Rosangela Aparecida Ferreira Lima.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 10:51:37