Luciano André da Silva Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2724820740454317
  • Última atualização do currículo em 27/09/2018


Possui graduação em Composição e Regência pela Universidade Federal da Bahia (1998) e Doutorado em Etnomusicologia pela mesma instituição (2010), com período de doutorado sandwich (abril de 2008 a março de 2009) no Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa, onde foi orientado pela Profa. Salwa El-Shalwan Castelo-Branco, com apoio do CNPq. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando no Curso de Licenciatura em Música, do qual também já foi coordenador e vice coordenador (2012-2016). Tem experiência na área de música, onde desenvolve atividades como professor, pesquisador, compositor, arranjador e diretor musical. É consultor do projeto ?Sambas, Rodas, Raizes?, da University of Toronto (Canadá) e orienta estudantes de música deste projeto em viagens de pesquisa ao Brasil. Desde 2006 pesquisa Xisto Bahia, seu contexto histórico-musical e os processos de transmissão de músicas envolvidos. Notadamente, sobre este tema, publicou os seguintes estudos: ?Xisto Bahia: Ilustre e desconhecido?, que discute controvérsias, equívocos e lacunas existentes nos textos acerca da biografia e da produção musical do ator baiano, ?A disseminação do lundu ?Isto é bom?: um estudo comparativo de gravações e registros gráficos?, e ?Música na base da estrutura social da Bahia urbana do século XIX: notas de contextualização?, que discute as práticas musicais de classes sociais populares da Bahia do século XIX, a partir de informações advindas de fontes bibliográficas diversas. Suas pesquisas também têm abordado os seguintes temas: etnomusicologia no ciberespaço, processos criativos e de disseminação de música, juventudes, educação e práticas culturais e mapeamento e estudo de consumo de música práticas musicais em Feira de Santana. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciano André da Silva Almeida
Nome em citações bibliográficas
CAROSO, Luciano

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.
Avenida Transnordestina, S/N
Novo Horizonte
44036900 - Feira de Santana, BA - Brasil - Caixa-postal: 252
Telefone: (75) 31618265
URL da Homepage: http://www2.uefs.br/dla/


Formação acadêmica/titulação


2006 - 2010
Doutorado em Música.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
com período sanduíche em Universidade Nova de Lisboa (Orientador: Salwa El-Shawan Castelo Branco).
Título: Etnomusicologia no ciberespaço: processos criativos e de transmissão de música em vídeos amadores, Ano de obtenção: 2010.
Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior.
Coorientador: Pablo Sotuyo Blanco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Etnomusicologia no ciberespaço; Videoclipes amadores; Processos criativos e de disseminação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Cibercultura.
Setores de atividade: Outros; Educação Superior.
1992 - 1998
Graduação em Composição e Regência.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Canções Desconexas.
Orientador: Agnaldo Ribeiro.




Formação Complementar


2012 - 2012
Mídias e Educação. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Educação, Tecnologia e Cibercultura. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2012 - 2012
Ambiente de Aprendizagem - Moodle. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2011 - 2011
Seminário Fundamentos e contextualização da EAD. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
2006 - 2006
XIX Jornada de Treinamento do Portal Periodicos. (Carga horária: 24h).
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2004 - 2004
A Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX. (Carga horária: 80h).
Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
2003 - 2003
Extensão universitária em Estudos Esp. em Composição, Análise e Bibliografia. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1999 - 1999
Musicalizando os cidadãos do Candeal. (Carga horária: 200h).
Escola Pracatum, PRACATUM, Brasil.
1998 - 1998
Master Class de Arranjo (Dori Caymmi). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1997 - 1997
Áudio - do Básico ao Avançado (F. Gundilach). (Carga horária: 60h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Master Class de Composição (Ricardo Tacuchian). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1995 - 1995
Csound (Russell Pinkston). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1993 - 1993
Música Eletroacústica. (Carga horária: 120h).
Festival de Inverno de Campos do Jordão, FIJC, Brasil.
1992 - 1992
Master Class de Composição (Jon Appleton). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1992 - 1992
Master Class de Composição (Leigh Landy). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
1992 - 1992
Master Class de Composição (Max Lifchitz). (Carga horária: 30h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/2017 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Comitê Interno de Iniciação Científica e Tecnológica.

Cargo ou função
Membro do Comitê.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Letras com Espanhol.

Cargo ou função
Membro do Conselho.
05/2013 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro.
02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Departamento de Educação.

10/2011 - Atual
Ensino, Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Apreciação Musical
Elementos de Etnomusicologia
História da Música I, II e III
História e Diversidade da Música Brasileira I e II
Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música
Metodologia da Pesquisa em Música
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.

Cargo ou função
Membro do Conselho.
10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Departamental.
05/2015 - 06/2016
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.

Cargo ou função
Coordenador do Curso de Licenciatura em Música.
06/2012 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSEPE, Universidade Estadual de Feira de Santana.

Cargo ou função
Membro Conselheiro.
06/2012 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Câmara de Graduação.

Cargo ou função
Membro Conselheiro.
09/2012 - 08/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras e Artes, .

Cargo ou função
Membro da Comissão para Elaboração do Projeto de Mestrado Profissional.
06/2014 - 05/2015
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.

Cargo ou função
Vice-coordenador do Curso de Licenciatura em Música.
03/2014 - 06/2014
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.

Cargo ou função
Coordenador pro tempore do Curso de Licenciatura em Música.
06/2012 - 03/2014
Direção e administração, Departamento de Letras e Artes, Colegiado de Licenciatura em Música.

Cargo ou função
Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Música.
02/2013 - 08/2013
Ensino, Artes, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Temático - Recursos Eletrônicos para Pesquisa e Ensino
05/2012 - 11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Centro Universitário de Cultura e Arte.

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliacão e Reformulação do Currículo do Curso Básico de Música.

Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS, FUNDECT/MS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc
Outras informações
Consultor(a) ad hoc para avaliação do mérito técnico-científico de propostas submetidas aos Editais desta FUNDECT


Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações
Vínculo estabelecido na condição de pesquisador colaborador associado ao grupo de pesquisa NEMUS - Núcleo de Estudos Musicais, coordenado pelo prf. Dr. Pablo Sotuyo Blanco.

Atividades

03/2006 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, .

2009 - 2011
Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música (REPEM)

Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


York University, YorkU, Canadá.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Bolsista - Doutorado sandwich, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Bolsista de Apoio Técnico, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 2000
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1996
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20


Fundação Cultural do Estado da Bahia, FUNCEB, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Supervisor, Enquadramento Funcional: Supervisão do Projeto "População Cultural", Carga horária: 20


Perto da Selva Produções, PS, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 20

Atividades

5/1996 - 1/2000
Serviços técnicos especializados , Setor de Informática, Gerência.

Serviço realizado
Programação de Softwares.
5/1996 - 1/2000
Treinamentos ministrados , Setor de Informática, Gerência.

Treinamentos ministrados
Treinamento os Usuários dos Sistemas
5/1996 - 1/2000
Outras atividades técnico-científicas , Setor de Informática, Setor de Informática.

Atividade realizada
Programação e Gerenciamento de Sites.


Linhas de pesquisa


1.
Música e Cultura
2.
Informática em Música
3.
Criação Musical
4.
Currículos, culturas e invenções artísticas
5.
Juventude, Cultura e Inserção Social
6.
Juventudes, educação e práticas culturais
7.
Etnomusicologia no Ciberespaço
8.
Processos criativos e de transmissão de Música
9.
Recursos eletrônicos para Pesquisa em Música
10.
Mapeamento e estudo de Práticas Musicais em Feira de Santana


Projetos de pesquisa


2016 - 2018
As cidades (des)enquadradas em imagens: experimentações (atra)versando o conceito de signo
Descrição: Com a vida, a cidade, as imagens, deslocarmo-nos junto à experimentação. Não só na ciência realizam-se experimentos, mas também na poesia e no pensamento, nos traz Agamben (2007). Propomos, assim, outras explorações com/nas/das imagens, possibilitando um ?pluri-álogo? de conhecimentos, sensações, registros, ambientes, cotidianos, pretendendo um outro procedimento. Nesta proposta, a ação e a política não se fundam apenas no estar ou não de acordo com o que se vê e fotografa, mas numa certa forma de lidar com o sentido e com a linguagem, na busca de um dizer/pensar que se aproxime do aberto, do imprevisível e do ficcional, fissurando a força da representação que mora nas imagens. O projeto de pesquisa envolve quatro grupos: estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Aristides Cedraz de Oliveira (CEACO), Ichu, BA; jovens pertencentes a coletivos ligados às artes em Feira de Santana, BA; estudantes da escola Escola Estadual Francisco Alvares, Campinas, SP e professores do Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC. São ruas, muros, janelas, superfícies, entre-lugares intensivos e convidativos a serem experimentados visualmente, enquanto espaço-visagem que possibilita abarcar as singularidades dos pesquisadores envolvidos, tais como: educação, currículo, educação ambiental e a filosofia da diferença. (Atra)versar os (des)enquadramentos que as cidades contemporâneas nos provocam em expressões imagéticas, em uma tentativa de deslocar a pesquisa em educação para outros cenários, outras possibilidades que não o lugar ?escola?, mas apostar na provocação criativa dessa experimentação junto às imagens em uma educação visual que tem a imagem não como representação fixa de uma certa visibilidade, mas como criação de novas visualidades, ?visagens? que não dão a ver o mundo, mas torna-o visível no plano das sensações. Para tal, pretendemos, como objetivo principal, interrogar a política da representação ? onde quase sempre as imagens são dadas a explicar e/ou ilustrar o mundo, sendo julgadas como fiéis ou não a uma representação de um ambiente cotidiano dado a priori ? que insistentemente percorre os encontros com imagens. Propor outras ressonâncias, atravessadas pela experimentação e sentidos emitidos pelos signos em uma outra postura estético-política que abra para outros relacionamentos com as visualidades em educação, divulgação e produção de conhecimentos. Proposta de trabalho junto a cada um desses grupos através de Oficinas, espaços de aprenderes e ensinares que podem escapar do formato escolar, nunca estando prontas, pois se fazem enquanto acontecem Lange (2010). E, esse movimento, pretendemos fazer ressoar outros sentidos, sensações, conhecimentos, no contato com artistas como Marli Wunder, Alexandre Órion, Banksy, entre outros, cujos trabalhos desenquadram as superfícies e reflexos das ruas, além de explorarem a arte no sentido de extrair, das imagens, uma representatividade, um registro, uma fidelidade com a realidade. Nos momentos das Oficinas, expor, explorar, (re)pensar, (re)fazer imagens, em uma tentativa de aproximar-se a um percurso, um road movie cultural, na vontade de não trilhar caminhos pré-determinados para os sentidos das/nas/com as imagens, mas produzir fugas. Com-vidar, para pensar as imagens produzidas, o conceito de signo (Deleuze, 2003), força expressiva e incontrolavelmente criadora ? potência para ressoar educação. Questionar, através dessa pesquisa: o que podem as imagens quando não pretendem explicar, ilustrar, registrar as cidades? Como sair do plano da representação e criar experimentações-sensações a potencializar um ?pluri-álogo? entre diferenças, culturas, imagens e conhecimentos em um movimento maquínico dos signos? O que acontece quando tais signos que circulam nas cidades e se desdobram e pluralizam em imagens são deslocados junto ao campo da educação?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Circuitos de consumo e produção cultural: investigando as dimensões sociais e formativas das práticas estéticas, éticas e políticas dos jovens em Feira de Santana-BA
Descrição: O presente projeto de pesquisa busca compreender as formas de expressão, de participação e de pertencimento social dos jovens de Feira de Santana-BA que acontecem em diferentes circuitos de produção, consumo e difusão culturais. Estes circuitos são compreendidos como importantes formas de sociabilidade, cujas dimensões formativas em seus aspectos estéticos, éticos e políticos são pouco conhecidos e estudados. Apesar de ser o segundo maior município baiano, a cidade possui uma limitada oferta de equipamentos culturais, ligados à música, ao teatro, ao cinema e às artes, de forma geral. A literatura sobre culturas juvenis aponta para a existência de uma significativa rede de iniciativas culturais gestada e protagonizada por jovens, mas que é relativamente invisibilizada pelos meios de comunicação de massa e pelas próprias instituições educacionais. A metodologia escolhida para empreender este estudo é de inspiração etnográfica, incluindo as emergentes técnicas de pesquisa no ciberespaço. Pretende-se identificar seus trajetos e circuitos, descrevendo os territórios da cidade, como cenários que se descortinam e se resignificam no compartilhamento de significados e práticas, ao deixarem-se ver e se reconhecerem através do olhar do outro. O contexto escolhido inclui os diversos espaços e circuitos de produção e consumo culturais (religiosos e laicos, formais e não-formais, presenciais e virtuais) tendo como sujeitos da pesquisa jovens ligados a grupos culturais, nas suas diferenças etárias, socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero, sexualidade e escolaridade, que tecem a trama do cotidiano através de suas práticas coletivas. As etapas de pesquisa incluirão observação participante em espaços públicos e privados, entrevistas em profundidade e grupos de discussão com coletivos juvenis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Eduardo Luedy - Integrante / Mirela Figueredo Santos Iriart - Integrante / Elenise Pires de Andrade - Coordenador / Ivan Faria - Integrante.
2006 - Atual
Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia (Orientador: Dr. Manuel Veiga)
Descrição: O DEMEM [Dicionário de Músicos e Expressões Musicais na Bahia], em segunda fase, substantiva, surgiu da necessidade de obter informações musicais confiáveis de centenas de compositores, obras e manifestações musicais na Bahia que não encontram cobertura adequada nas obras de referência geradas nos grandes centros de concentração da indústria cultural, que as subverte. Obras ditas nacionais sem o serem censuram previamente e subjetivamente ao juízo de supostos críticos da vida musical nacional. Como embasamento teórico adotou-se uma moldura etnomusicológica, admitindo-se qualquer tipo de música, e sua função, estrutura e valores na sociedade em que existe, bem como na própria ordenação dos verbetes hierarquicamente organizados em três níveis: ESTRUTURANTES, que se aproximam, sem determinismos, de verdadeiros parâmetros de produção musical: toda a obra se assenta sobre eles, em número aproximado de 30; ESPECÍFICOS, do lado oposto, de menor porte, cobrindo uma multiplicidade de aspectos: substantivos; biobibliográficos; institucionais; performativos; organológicos e terminológicos (restritos aos termos e expressões musicais locais); INTERMEDIÁRIOS, entre os extremos, desenvolvem com profundidade e extensão a abordagem de instituições, gêneros, indivíduos, organizações de maior destaque. Do ponto específico desta solicitação, a presente fase do DEMEM deverá atender a um enorme conjunto de informações já obtidas, ou em vias de sê-lo, e processá-las, registrá-las, transcrevê-las e manipulá-las por meios adequados à sua natureza, para que, vinculadas aos verbetes a que se destinam, constituam a melhor base de dados que possamos submeter aos redatores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Ângeelo Rafael Fonseca - Integrante.
2003 - 2006
Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressões musicais na Bahia. (Orientador: Dr. Manuel Veiga)
Descrição: Este projeto parte dos resultados de um anterior, Impressão Musical na Bahia (IMB), (cf. www.nemus.ufba.br e www.nemus.ufba.br/artigos/imb.htm). O problema principal revelado é o da carência e confiabilidade de informações sobre mais de 80% dos compositores levantados, a serem supridas em curto prazo. Partindo de um inventário preliminar, tal a complexidade do projeto de dicionário, vamos associá-lo a um centro de documentação e banco de dados, este a base operacional capaz de armazenar e cruzar informações de origens diversas e prover links para a articularão de verbetes relevantes para os estudos musicais e musicológicos da Bahia e de outras regiões do Brasil que desenvolveram tradições musicais filiáveis às da matriz baiana. À vertente histórica acrescentaram-se a etnomusicológica e terminológica, vez que expressões e instituições musicais tradicionais da Bahia estão igualmente negligenciadas nas obras de referência. Trata-se de pesquisa basicamente documental, mas não aleatória, a se guiar pelos trilhos do projeto anterior, por metodologias da musicologia histórica, da etnomusicologia e da lexicografia, além de intuições que o conhecimento aprofundado da cultura baiana suscitam. A fase atual é de definição de estratégias e treinamento de equipe, levantamento sistemático e crítico das fontes bibliográficas disponíveis, busca de registros das firmas impressoras e editoras baianas, consulta a inventários, testamentos, jornais e almanaques. O cruzamento da produção impressa com a manuscrita dos compositores levantados no IMB, em início, além de um acréscimo bibliográfico é também uma correção do enfoque anterior apenas em impressos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Pablo Sotuyo Blanco - Integrante / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante / Ângeelo Rafael Fonseca - Integrante.
2000 - 2003
Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia. (Orientador: Dr. Manuel Veiga)
Descrição: O estudo da modinha brasileira, com enfoque particular sobre a modinha na Bahia, bem como sobre o lundu, vem sendo feito como pesquisa individual desde 1984. Esse estudo abrangeu, necessariamente, as versões portuguesas de ambos, a partir do último quarto do século XVIII. Em 1992 passei a me concentrar no MM 4801 da Biblioteca Nacional de Lisboa, de 1799, todo ele constituído de cantigas de Domingos Caldas Barbosa. A identificação dos compositores (talvez três, nenhum dos quais teria sido o próprio Lereno), permanece em aberto. A transcrição desse material foi feita por Leandro Gazineo, bolsista de IC, com orientação de Paulo Castagna e supervisão minha, já com o Núcleo de Estudos Musicais [NEMUS] que coordeno dando seus primeiros passos como grupo de pesquisa. No ano de 1996, com o banco de dados a ser estruturado para registros, tarefa de Luciano André da Silva Almeida, mas com dificuldade para alimentação da enorme quantidade de material colhido, passaria a ter um interesse crescente sobre os impressos e materiais musicais editados na Bahia, sobre os quais quase nada se sabia. Redigi um "Ensaio preliminar para um projeto de pesquisa" (1992) eventualmente para ser encaminhado ao CNPq, tentando avaliar a viabilidade do projeto. Tendo sido aceito, a base de dados mais específica cedeu lugar ao banco de partituras impressas, abrangendo outros gêneros de música de salão..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador / Hugo Leonardo Ribeiro - Integrante / Sônia Maria Chada Garcia - Integrante / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante.
1997 - 2000
MM 4801: Viola de Lereno, Cantigas Novas (Orientador: Dr. Manuel Veiga)
Descrição: O MM 4801da Biblioteca Nacionalde Lisboa, "Muzica escolhida da Viola de Lereno", de 1799, foi totalmente transcrito por Leandro Gazineo, sob orientação preliminar de Paulo Castagna e de Manuel Veiga. Acha-se pronto para uma publicação que deveria ser facsimilar. Discussões em Lisboa com Manuel Morais, um dos mais ativos pesquisadores de Caldas Barbosa, e com Rui Vieira Nery, foram enriquecedoras..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Márcio Eduardo de Lima Valverde - Integrante / Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior - Coordenador / Leandro de Magalhães Gazineo - Integrante / Tito Baqueiro Cerejo - Integrante.
1996 - 1996
Sócio Antropologia da Música na Bahia (S.A.M.BA.) - (Orientadora: Dra. Angela Lühning)
Descrição: O Projeto S.A.M.BA propõs-se ser um núcleo interdisciplinar. Financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq - integrado ao Mestrado de Ciências Sociais da UFBA, através do Programa "A Cor da Bahia", e associado ao Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO, da UFBA. O objetivo deste projeto é coordenar e estimular novas pesquisas na área da música, produzindo, gerenciando e socializando "saberes" sobre um tema que hoje atrai os mais diversos interesses. Também é meta fundamental do S.A.M.BA a criação de um catálogo central informatizado (um banco de dados) das pesquisas, das publicações e de material áudio-visual disponível sobre a temática. Um passo seguinte seria a organização de um acervo deste material na cidade de Salvador acessível a todos os interessados no assunto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Ari Lima - Integrante / Lívio Sansone - Integrante / Angela Elisabeth Lühning - Coordenador.
1993 - 1994
Informática em Música: O Parâmetro Duração (Orientador: Dr. Jamary Oliveira)
Descrição: Desde 1978 temos realizado trabalhos relacionados com a utilização da informática em música com aplicações na composição, análise e educação musical. Nestes trabalhos defrontamo-nos muitas vezes com problemas já solucionados anteriormente mas cuja solução não satisfaz para todos os casos. Acreditamos ser possível combinar diversas soluções em um único "procedimento" o qual seria armazenado em uma "biblioteca" de "procedimentos" afins. A principal vantagem desta abordagem é que, além de facilitar o uso destes "procedimentos" em programas, facilitaria também o estudo dos algoritmos e a implementação de novas soluções. O resultado deste trabalho terá aplicações não apenas no desenvolvimento de programas para tarefas específicas, mas também em disciplinas relacionadas com a utilização da informática em música viabilizando em futuro próximo a criação de um grupo de pesquisa na área. Em 1989 submetemos ao CNPq o projeto "Informática em Música: Procedimentos e Funções Básicas", o qual concluimos em 1993 com o documento final "Informática em Música: O Parâmetro Altura", constituido de Biblioteca de Rotinas e respectiva documentação. Em 1993 submetemos o presente projeto, o qual vem sendo desenvovido até o presente momento, e o qual deverá extender-se ainda por mais um ou dois anos. Nestes dois projetos contamos sempre com o auxílio de bolsistas de Iniciação Científica e de Aperfeiçoamento-B, exceto no último ano (1994-95). Entretanto, mesmo neste período, os bolsistas que então participavam do projeto decidiram continuar com o trabalho, mesmo sem a remuneração correspondente à bolsa. O presente projeto espera continuar a contar com a colaboração destes mesmos estudantes. Jamary Oliveira.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Luciano André da Silva Almeida - Integrante / Pedro Ribeiro Kröger Júnior - Integrante / Jamary Oliveira - Coordenador / Eduardo Luedy - Integrante.


Projetos de desenvolvimento


2007 - Atual
Sambas, Rodas, Raizes
Descrição: ?Sambas Rodas, Raizes? is an international, interdisciplinary study of Samba de Roda, an Afro-Diasporic music and dance from Bahia, Brazil. Through collaborative fieldwork drawing on complementary expertise and cultural perspectives, we will work with Samba de Roda practitioners to produce two journal articles and a monograph that consider the meanings, processes, and politics of embodied traditions in a changing geo-cultural context. We will also give back to Bahia and Canada by contributing material (oral histories, sound recordings, video footage, etc.) generated during field work for the creation of two research collections?one in Toronto and one in Salvador, Brazil?devoted to the study of popular music and dance..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.


Membro de comitê de assessoramento


2012 - Atual
Agência de fomento: Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS
2004 - 2006
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia Histórica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Pesquisa Em Música.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição e Arranjo Musicais.
5.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Editoração Eletrônica/Especialidade: Editoração de Música e Outros.
6.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Programação de Softwares e Sites.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende PoucoLê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2018
Paraninfo da turma de formandos de 2017.2 do Curso de Licenciatura em Música, Universidade Estadual de Feira de Santana.
2008
Finalista - 6º Festival de Música Educadora FM, Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.
2003
Finalista - 1 º Festival de Música Educadora FM, Instituto de Rádio-difusão do Estado da Bahia.
2002
Finalista - Festival Sons da Purificação, Prefeitura Municipal de Santo Amaro.
1998
Finalista - Concurso de Composição, Fundação Cultural do Estado da Bahia.
1994
XII Apresentação dos Compositores da Bahia - Prêmio Reitor Edgar Santos - 1º Lugar, UFBA - Escola de Música - FAPEX.
1992
Finalista - XI Apresentação dos Compositores da Bahia, Universidade Federal da Bahia - UFBA - Escola de Música - FAPEX.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CAROSO, Luciano2011CAROSO, Luciano. International Library of African Music (ILAM). Website review. Yearbook for Traditional Music, v. 43, p. 292-293, 2011.

2.
CAROSO, Luciano2006CAROSO, Luciano. A disseminação do lundu ?Isto é bom?: um estudo comparativo de gravações e de registros gráficos. ICTUS (PPGMUS/UFBA), v. 7, p. 151-162, 2006.

Capítulos de livros publicados
1.
CAROSO, Luciano; IRIART, M. F. S. ; LARANJEIRA, Denise ; LUEDY, Eduardo ; FARIA, I. . Cultura Alternativa: Circuitos e Práticas Culturais Híbridas entre Jovens na Cidade de Feira de Santana. In: Mirela Figueiredo Santos Iriart; Denise Helena Pereira Laranjeira; Eduardo Luedy; Ivan Faria. (Org.). Circuitos Culturais Juvenis em Feira de Santana, Bahia. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2017, v. , p. 101-114.

2.
CAROSO, Luciano. Música, tecnologia, ciberespaço: novas formas de produção, difusão e consumo. In: Mirela Figueiredo Santos Iriart; Denise Helena Pereira Laranjeira; Eduardo Luedy: Ivan Faria. (Org.). Circuitos culturais juvenis em Feria de Santana, Bahia. 1ªed.Feira de Santana: UEFS Editora, 2017, v. , p. 165-180.

3.
CAROSO, Luciano. Ethnomusicology in Cyberspace: Sampletrpofagia and Virality in YouTube Videos. In: Martha Tupinamba de Ulhoa; Cláudia Azevedo; Felipe Trotta. (Org.). Made in Brazil: Studies in Popular Music. 1ªed.London: Routledge, 2015, v. , p. 163-172.

4.
CAROSO, Luciano. Disseminação em vídeos virais: remixagem, significação, transmissão e outros aspectos. In: Susana Moreno Fernández; Pedro Roxo; Iván Iglesias. (Org.). Música e Saberes em Trânsito. 1ed.Lisboa: Edições Colibri, 2012, v. , p. 1-16.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAROSO, Luciano. Funk audiovisual: o surgimento de um gênero musical no ciberespaço. In: VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2015, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Florianópolis: PPGAS/UFSC, 2015. p. 323-335.

2.
CAROSO, Luciano. Transmissão de Música em contextos ciberespaciais: um estudo baseado em processos criativos e de disseminação em videoclipes amadores. In: X Congreso de La Asociación Internacional para el Estudio de La Música Popular - Rama Latinoamericana, 2013, Córdoba, Agentina. Enfoques interdisciplinarios sobre músicas populares en Latinoamérica: retrospectivas, perspectivas, críticas y propuestas. Actas del X Congreso de la IASPM-AL. Motevideo: IASPM-AL/CIAMEN (UdelaR), 2013. p. 236-240.

3.
CAROSO, Luciano; CARVALHO, T. Q. M. . Constatações acerca da dinâmica social de uma comunidade musicalL: o Clube Caiubi de Compositores. In: VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012, Salvador. Anais online com os trabalhos apresentados no VIII ENECULT- Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2012.

4.
CAROSO, Luciano. Por uma etnomusicologia no ciberespaço: extratextualidade, virtualidade e materialidade. In: IV Congreso de la CiberSociedad, 2009, [Living Congress]. IV Congreso de la CiberSociedad 2009, 2009.

5.
CAROSO, Luciano. Extratextualidade, virtualidade e materialidade: questões de uma etnomusicologia no ciberespaço. In: III Simpósio Nacional da ABCiber, 2009, São Paulo. III Simpósio Nacional da ABCiber, 2009.

6.
CAROSO, Luciano. Práticas musicais em comunidades virtuais: etnomusicologia do ciberespaço?. In: X CONGRESO SIBE / V Congreso de IASPM-España, 2008, Salamanca. Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social, 2008.

7.
CAROSO, Luciano; SOTUYO Blanco, P. . Música na base da estrutura social da Bahia urbana do século XIX: notas de contextualização. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, 2007, São Paulo. Anais do XVII Congresso da ANPPOM, 2007.

8.
CAROSO, Luciano. Xisto Bahia: ilustre e desconhecido. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Associação Nacional de Pesquisa em Música e Pós-Graduação Anais do XVI Congresso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.

9.
CAROSO, Luciano. A disseminação do lundu ?Isto é bom?: um estudo comparativo de gravações e de registros gráficos. In: III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2006, São Paulo. Universos da Música: cultura, sociedade e política de práticas musicais - Programa e Resumos, 2006. p. 470-477.

10.
VEIGA, Manuel ; GARCIA, S. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; CAROSO, Luciano ; GAZINEO, L. M. ; LEONI, Dennis Paz . Impressão musical na Bahia. In: XIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2003, 2003. v. 1. p. 1525-1528.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CAROSO, Luciano. Práticas musicais em comunidades virtuais: etnomusicologia do ciberespaço?. In: X CONGRESO SIBE / V Congreso de IASPM-España, 2008, Salamanca. Música, ciudades, redes: creación musical e interacción social, 2008. p. 24-24.

2.
CAROSO, Luciano. Xisto Bahia: ilustre e desconhecido. In: XVI Congresso da ANPPOM, 2006, Brasília. Associação Nacional de Pesquisa e pós-graduação em Música Anias do XVI Congresso. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. p. 79-79.

3.
CAROSO, Luciano. A disseminação pela oralidade do lundu 'Isto é Bom'. In: Seminários de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 2006, Salvador. Anais do ... Seminário de Pesquisa da Pós-Graduação em História da UFG/UCG. Salvador: EDUFBA, 2006. p. 374-374.

4.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel ; GARCIA, S. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GAZINEO, L. M. ; LEONI, Dennis Paz . Impressão Musical na Bahia. In: XIV CONGRESSO DA ANPPOM, 2003, Porto Alegre. Programação e Resumos de Comunicações e Pôsteres, 2003. v. 1. p. 88-88.

5.
CAROSO, Luciano; GAZINEO, L. M. ; BAQUEIRO Cerejo, T. ; VEIGA, Manuel . Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: 'Viola de Lereno, Cantigas Novas'. In: XVIII Seminário Estudantil de Pesquisa, 1999, Salvador. Resumos. Salvador: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 1999. p. 710-711.

6.
CAROSO, Luciano; GAZINEO, L. M. ; BAQUEIRO Cerejo, T. ; VALVERDE, M. ; VEIGA, Manuel . Biblioteca Nacional [Lisboa], MM 4801: 'Viola de Lereno, Cantigas Novas'. In: XVII Seminário Estudantil de Pesquisa, 1998, Salvador. Resumos. Salvador: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, 1998. p. 229-230.

Apresentações de Trabalho
1.
CAROSO, Luciano. Cibercultura, Tecnocultura e Música: novas formas de criar, fruir e performar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
CAROSO, Luciano. Recursos eletrônicos como estratégia para diminuição do uso do papel no meio acadêmico. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
CAROSO, Luciano. O Google e seu grande potencial para a pesquisa em Música e Musicoterapia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CAROSO, Luciano; ROZO, Bernardo ; CUNHA, Leonardo M. ; NOBRE, Cássio . Sítio Virtual "Etnomusicologia, um laboratório em Etnomusicologia da Escola de Música da UFBA": conceitos, usos e aplicações. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CAROSO, Luciano; SOTUYO Blanco, P. . Música na base da estrutura social da Bahia urbana do século XIX: notas de contextualização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CAROSO, Luciano. Práticas Musicais em Comunidades Virtuais: uma introdução. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CAROSO, Luciano. Xisto Bahia: ilustre e desconhecido. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CAROSO, Luciano. A disseminação pela oralidade do lundu ?Isto é bom?: um estudo comparativo de gravações e de registros gráficos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CAROSO, Luciano; SODRÉ, Raimundo ; MENDES, Roberto . Pisada de Branco: uma provocação bem humorada à cantada, decantada e muito questionável influência negra na música brasileira - dentro das atividades da mesa-redonda Pisada de Preto: a influência negra na música brasileira promovida pela Secretaria de Educação de Santo Amaro da Purificação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CAROSO, Luciano. O Grupo Opera Omnia e sua experiência com Espetáculos Multimídia - dentro das atividades da Semana de Musica Nova, organizada pelo Instituto Cultural Brasil-Alemanha. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
CAROSO, Luciano. Apresentação da comunicação 'As Normas do Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada' no Fórum da Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
CAROSO, Luciano. Videoclipe amador 2009 (Hipertexto).

2.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel ; GARCIA, S. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GAZINEO, L. M. ; LEONI, Dennis Paz . Banco de Dados da Modinha Brasileira e Impressão Musical na Bahia 2002 (Banco de Dados de Partituras).

3.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel ; GARCIA, S. ; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; GAZINEO, L. M. ; LEONI, Dennis Paz . Impressão Musical na Bahia 2002 (Apresentação de Painel).

4.
CAROSO, Luciano. As Normas do Primeiro Congresso da Língua Nacional Cantada 2000 (Hipertexto).

5.
CAROSO, Luciano. A Música Eletrônica 1998 (Hipertexto).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
CAROSO, Luciano. Consultoria em tecnologia e informática associados à música para o projeto Marcos Históricos da Composição Contemporânea na Ufba coordenado pela professora Ilza Maria Costa Nogueira. 2003.

2.
CAROSO, Luciano. Transcrição, Editoração e Disponibilização na internet, através da utilização de tecnologia apropriada, de músicas do catálogo da Editora Musical Abril Music Publishing, atualmente Indie Publishing. 2001.

Programas de computador sem registro
1.
CAROSO, Luciano. Sistema de Catalogação do projeto Inventário preliminar para um dicionário de músicos e expressões musicais na Bahia, subvencionado pelo CNPq. 2005.

2.
CAROSO, Luciano; CARREIRO, Carlos Eugênio . Proshow 2003. 2001.

3.
CAROSO, Luciano. Sistema de Catalogação do Acervo de Bibliotecas de Música. 1999.

4.
CAROSO, Luciano. Banco de Dados da Modinha Brasileira. 1998.

5.
CAROSO, Luciano. ProShow - Sistema de Agenda e Produção de Shows. 1996.

6.
CAROSO, Luciano. Sistema de Catalogação do Acervo do Madrigal da Ufba. 1995.

Produtos tecnológicos
1.
CAROSO, Luciano. Professor Luciano Caroso. 2012.

2.
CAROSO, Luciano. Blog 'Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música'. 2007.

3.
CAROSO, Luciano. Site 'Manuka' - buscador especializado em recursos eletrônicos para pesquisa em música. 2007.

4.
CAROSO, Luciano; CARVALHO, T. Q. M. ; ESPINHEIRA, A. M. . Site dos Estudantes do Programa de Pós-graduação em Música da UFBA.. 2007.

5.
CAROSO, Luciano. Blog 'Samba, Rodas, Raízes'. 2007.

6.
CAROSO, Luciano; CUNHA, Leonardo M. ; NOBRE, Cássio ; ROZO, Bernardo . Wiki 'Etnomusicologia' vinculado ao laboratório de Etnomusicologia do Programa de Pós-graduação em Música da UFBA. 2006.

7.
CAROSO, Luciano. Página de Recursos do Grupo de Composição da Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA. 2000.

8.
CAROSO, Luciano. Página de Recursos do Grupo de Bibliografia da Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA. 2000.

9.
CAROSO, Luciano. Site do I Encontro Latino-Americano de Educação Musical. 1997.

10.
CAROSO, Luciano. Primeiro Site da Escola de Música da UFBA. 1996.

Trabalhos técnicos
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CAROSO, Luciano. Especial das seis. 2010.

2.
CAROSO, Luciano. Outros baianos. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CAROSO, Luciano; CARVALHO, T. Q. M. . III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET. 2012; Tema: Site do III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET. (Site).

2.
CAROSO, Luciano; WESTERMANN, B. . I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. 2012; Tema: Site do I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. (Site).

3.
CAROSO, Luciano. Curso de Licenciatura em Música da UEFS. 2011; Tema: Site do Colegiado do Curso de Licenciatura em Música da UEFS. (Site).

4.
CAROSO, Luciano; LUEDY, Eduardo . II Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural. 2011; Tema: Site do II Seminário Nacional Educação e Pluralidade Sócio-Cultural. (Site).

5.
CAROSO, Luciano; CARREIRO, Carlos Eugênio . Impressão Musical na Bahia. 2004; Tema: Site com Banco de Dados sobre a Impressão Musical na Bahia. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CAROSO, Luciano. Recursos eletrônicos para produtividade acadêmica: Zotero, Google Drive (Docs), Dropbox, JotForm, entre outros. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
CAROSO, Luciano. Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CAROSO, Luciano; RIBEIRO, Hugo Leonardo ; MELO, C. C. ; PINHEIRO, R. K. T. . Olodum, história e cultura afro-brasileiras em 30 músicas. 2010. (Editoração/Livro).

4.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel . Recursos Eletrônicos para Pesquisa em Música. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel . Recursos Eletrônicos para pesquisa em Música. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CAROSO, Luciano. Recursos eletrônicos para pesquisa em Música. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
CAROSO, Luciano. Recursos em informações musicais na Internet - Palestra ministrada aos estudantes dos seminários Estudos Bibliográficos e Metodológicos da Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA.. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CAROSO, Luciano. Procedimentos Básicos de Impressão e Editoração Musical no Finale 2004: 1. Inserção e Manipulação de Dados; 2. Editoração e Impressão - Colégio Teodoro Sampaio em Santo Amaro da Purificação para alunos da rede pública municipal e filarmônicas locais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

9.
CAROSO, Luciano; SANTOS, M. G. . Miniaturas: Peças para Piano. 2004. (Editoração/Livro).

10.
CAROSO, Luciano. Recursos em informações musicais na Internet - Palestra ministrada aos estudantes dos seminários Estudos Bibliográficos e Metodológicos da Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

11.
CAROSO, Luciano; OLIVEIRA, Alda de Jesus . Editoração dos exemplos musicais contidos no livro Música na Escola Brasileira: Freqüência de Elementos Musicais em Canções Vernáculas da Bahia, Alda Oliveira, ABEM, Porto Alegre. 2001. (Editoração/Livro).

12.
CAROSO, Luciano. Editoração e revisão das partituras das músicas selecionadas para gravação no CD Sílvio Deolino Fróes, Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura e Turismo, Salvador.. 2000. (Editoração/Outra).

13.
CAROSO, Luciano. Lista eletrônica da comunidade Bibliografia em Música, vinculada à Pós-Graduação da Escola de Música da UFBA. 2000. (Criação e Moderação de Lista Eletrônica).

14.
CAROSO, Luciano. Transcrição e Editoração da Música Modinha de Sérgio Bittencourt. 1998. (Transcrição de Música).

15.
CAROSO, Luciano. Urucungo - Periódico On-line de Música. 1998. (Idealização, Construção e Manutenção de Websites).

16.
CAROSO, Luciano. Editoração e Revisão das Partes e Partitura da Opereta Narizinho de Adroaldo Ribeiro Costa. 1997. (Editoração/Outra).

17.
CAROSO, Luciano; METTIG, Carmen . Transcrição e editoração das músicas do livro Canções para Coral Infanto-juvenil a 2,3 e 4 Vozes, Carmen Mettig, Musik Partituras. 1997. (Editoração/Livro).

18.
CAROSO, Luciano. Boi Bonito. 1997. (Editoração/Livro).

19.
CAROSO, Luciano. Editoração da Dissertação de Mestrado Educação Musical e Música Vernácula: Processos de Ensino/Aprendizagem de Marialva Rios. 1997. (Editoração de Tese com Música).

20.
CAROSO, Luciano. Iniciação ao Coda Finale (Editor de Partituras) - dentro dos XIV Seminários Internacionais de Música da Escola de Música. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

21.
CAROSO, Luciano. Editoração e Revisão das Partes da Ópera Lampião: Uma Ópera Nordestina de Val Macambira. 1996. (Editoração/Outra).

22.
CAROSO, Luciano. Editoração das Músicas Contidas na Dissertação de Mestrado O Processo de Transmissão do Conhecimento Musical no Ilê Axé Opo Afonjá de Adálvia Borges. 1996. (Editoração de Música).

23.
CAROSO, Luciano. Editoração da Dissertação de Mestrado A Motivação e O Desempenho Escolar na Aula de Violão em Grupo: Influência do Repertório de Interesse do Aluno de Cristina Tourinho. 1996. (Editoração de Tese com Música).

24.
CAROSO, Luciano; KRÖGER, P. ; REIS, E. . Editoração e Revisão das Partes da Ópera Lídia de Oxum. 1995. (Editoração/Outra).

25.
CAROSO, Luciano; VEIGA, Manuel ; FREITAS, Waldir . Transcrições de É Doce Morrer no Mar e Canção da Partida em A Música que Nasce do Povo: Homenagem a Caymmi. 1994. (Editoração/Livro).

26.
CAROSO, Luciano. Editoração e revisão de partes e partituras para o concerto Gilberto Gil em Sinfonia, Teatro Castro Alves, 06 de dezembro. 1994. (Editoração/Outra).

27.
CAROSO, Luciano. Editoração do Memorial de Mestrado 16 Variações sobre Um Tema de Fructuoso Vianna, OPUS 8 de Marlos Nobre: Um Estudo Crítico das Características de Raimundo Magalhães. 1994. (Editoração de Tese com Música).

28.
CAROSO, Luciano. Editoração e revisão de partes e partituras para o concerto Dorival Caymmi em Sinfonia, Teatro Castro Alves, 05 de julho. 1993. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Música
1.
CAROSO, Luciano; VALVERDE, M. ; COLAVOLPE, C. . Canção 'Bonifácio' no DVD 'Melhor Assim' de Teresa Cristina. 2010. Registro Fonográfico.

2.
CAROSO, Luciano; VALVERDE, M. ; ROSA, N. . Canção 'Nossa Canção' no CD 'Belpa' de Belpa. 2010. Registro Fonográfico.

3.
CAROSO, Luciano; VALVERDE, M. ; COLAVOLPE, C. . CD 'Nunca é Demais'. 2010. Registro Fonográfico.

4.
CAROSO, Luciano. Execução pela OSUFBA do arranjo para orquestra de cordas para obra Soledade de Márcio Valverde com texto de Édio Souza. Praça da Purificação, Santo Amaro. 2006. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
CAROSO, Luciano; VALVERDE, M. ; ROSA, N. . Canção 'Nossa Canção' no CD 'Todosamba' de Márcio Valverde. 2006. Registro Fonográfico.

6.
CAROSO, Luciano. Arranjo para a canção 'Dos Amores' no CD 'Dos Amores' de Stella Maris. 2004. Registro Fonográfico.

7.
CAROSO, Luciano. Espetáculo Palimpsestos, Pablo Sotuyo, Opera Omnia, Teatro Vila Velha, Salvador (Performance). 2001. Interpretação.

8.
CAROSO, Luciano; BRECHT, B. . Fatzer, Venha. 2001. Composição (estréia).

9.
CAROSO, Luciano. Eu Também Vou Reclamar. 1999. Arranjo.

10.
CAROSO, Luciano. Arranjo para a canção 'Outra Valsa' no CD 'Bússola' de Márcio Valverde. 1998. Arranjo.

11.
CAROSO, Luciano. Arranjo para a canção 'Soledade' no CD 'Bússola' de Márcio Valverde. 1998. Arranjo.

12.
CAROSO, Luciano. Rosário. 1996. Arranjo.

13.
CAROSO, Luciano. Valsa Dionisíaca. 1996. Arranjo.

14.
CAROSO, Luciano. Arranjo para a canção 'Assum Preto' no CD 'Janela Brasileira' de Janela Brasileira. 1995. Arranjo.

15.
CAROSO, Luciano; CAROSO, E. . Canção 'Baile no Coração' no LP 'Liberdade' de Made in Bahia. 1988. Registro Fonográfico.

Outras produções artísticas/culturais
1.
CAROSO, Luciano. Apresentação da Banda Patuá no Farol da Barra no Reveillon de 2005 (Performande e Direção Musical). 2005 (Apresentação Musical).

2.
CAROSO, Luciano. Canção Pra Quem Parou de Sonhar no CD 1º Festival de Música Educadora FM, Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação (Composição, Arranjo e Performance). 2004 (CD).

3.
CAROSO, Luciano. CD Uma Voz Solta no Ar, Gabriel Musse, independente (Performance, Direção Musical, Mixagem e Arranjos). 2004 (CD).

4.
CAROSO, Luciano. Canção Pra Quem Parou de Sonhar no CD Sons da Purificação, Prefeitura Municipal de Santo Amaro da Purificação (Composição, Arranjo e Performance). 2003 (CD).

5.
CAROSO, Luciano. CD Músicas para Coro Infantil, Keiler Rego, EMTURSA (Performance). 2002 (CD).

6.
CAROSO, Luciano; MASCARENHAS, G. . Terra da Felicidade (Ópera de Bolso). 2001.

7.
CAROSO, Luciano. Espetáculo 5 Óperas de Bolso, Ópera Terra da Felicidade (para Conjunto de Câmara e Solistas) com libreto de George Mascarenhas, Vários, Teatro Vila Velha, Salvador. 2001 (Apresentação Musical).

8.
CAROSO, Luciano. Espetáculo Vozes, Cantigas e Risos, Graça Reis, Opera Omnia, Teatro Vila Velha (Composição e Performance). 2001 (Apresentação Musical).

9.
CAROSO, Luciano. Canção para os Tristes. 1999.

10.
CAROSO, Luciano. Canções Desconexas. 1999.

11.
CAROSO, Luciano. Ave Maria. 1999.

12.
CAROSO, Luciano. Espetáculo Sala de Concertos - Raul Seixas, Orquestra Sinfônica da Bahia e Madrigal da UFBA,Teatro Castro Alves, Salvador (Arranjos de A Maça e Eu Também Vou Reclamar). 1999 (Apresentação Musical).

13.
CAROSO, Luciano. Apresentação da obra Canções Desconexas (para Orquestra, Coro e Solistas) - Concerto de Formatura, Reitoria da UFBA, Salvador. 1999 (Apresentação Musical).

14.
CAROSO, Luciano. Projeto Boa Praça, Orquestra Sinfônica da UFBA, Solista: Tuzé de Abréu, Campo Grande, Salvador (Arranjo de Drão). 1998 (Apresentação Musical).

15.
CAROSO, Luciano. Sonata. 1996.

16.
CAROSO, Luciano. Seca Sapato. 1996.

17.
CAROSO, Luciano. Ópera Lampião, Uma Ópera Nordestina de Val Macambira, Teatro Castro Alves, Salvador (Arranjo de Rosário). 1996 (Apresentação Musical).

18.
CAROSO, Luciano. Apresentação da obra Sólito I (para Grande Orquestra de Cordas), XIV Seminários Internacionais de Música, Orquestra Sinfônica da UFBA, Reitoria da UFBA, Salvador. 1996 (Apresentação Musical).

19.
CAROSO, Luciano. Miniaturas para Orquestra. 1995.

20.
CAROSO, Luciano. Kyrie. 1995.

21.
CAROSO, Luciano. XV Seminários Internacionais de Música, Grupo Janela Brasileira, Reitoria da UFBA, Salvador (Arranjo de Assum Preto). 1995 (Apresentação Musical).

22.
CAROSO, Luciano. Trissonância. 1994.

23.
CAROSO, Luciano. Inner Side. 1994.

24.
CAROSO, Luciano. Apresentação da obra Sonabru Sohlirt (para Soprano e 4 Violoncelos), XIII Seminários Internacionais - Reitoria da UFBA, Salvador. 1994 (Apresentação Musical).

25.
CAROSO, Luciano. Espetáculo Sala de Concertos - Gilberto Gil (Solista), Orquestra Sinfônica da Bahia, Madrigal da UFBA e outros, Teatro Castro Alves, Salvador (Arranjo de Drão). 1994 (Apresentação Musical).

26.
CAROSO, Luciano. Apresentação da obra Inner Side, Bahia Ensemble, XI Bienal de Música Contemporânea, Sala Cecília Meireles, Rio de Janeiro. 1994 (Apresentação Musical).

27.
CAROSO, Luciano. Duossonância. 1993.

28.
CAROSO, Luciano. O Dia de 25 Horas. 1993.

29.
CAROSO, Luciano. Contraste. 1993.

30.
CAROSO, Luciano. Canção Barbarela no CD Kássia, Kássia, BMG Ariola Discos (Composição). 1993 (CD).

31.
CAROSO, Luciano. Sonabru Sohlirt. 1993.

32.
CAROSO, Luciano. Estudo nº 1. 1992.

33.
CAROSO, Luciano; ALMEIDA, M. G. R. ; ALMEIDA, E. ; VALVERDE, M. . Espetáculo Cantamaro, Grupo Cantamaro, Praça da Purificação, Santo Amaro (Performance, Composições e Arranjos). 1992 (Apresentação Musical).

34.
CAROSO, Luciano; ALMEIDA, M. G. R. ; ALMEIDA, E. ; VALVERDE, M. . Espetáculo Particípio Presente, Grupo Cantamaro, Teatro ICBA, Salvador (Peformance, Composições e Arranjos). 1991 (Apresentação Musical).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth; ROSA, L. A. C.. Participação em banca de Adriano Réa. Em busca do violão baiano: sobre musicalidades, identidades e concepções musicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth; ROSA, L. A. C.. Participação em banca de Eric Hora Fontes Pereira. Falas e sonoridades do blues em Salvador: uma identidade musical dos anos 80 até os dias atuais. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Teses de doutorado
1.
TOURINHO, Cristina; CAROSO, Luciano; NUNES, Helena; BARBOSA, Joel; BRAGA, S. M.. Participação em banca de Bruno Westermann. As coisas e o ensino do violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da Educação a Distância. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
BARBOSA, Joel; CAROSO, Luciano; BOCCIA, Leonardo; TRIGO, Isa; QUEIROZ, Flávio. Participação em banca de Alex Augusto Mesquita Costa. Atuação de um guitarrista em Salvador: pesquisa autobiográfica docente. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

3.
SOTUYO Blanco, P.; CAROSO, Luciano; CARVALHO, João B.; PERRONE, Conceição; MENDES, Wellington. Participação em banca de Amarílis Rebuá de Mattos. A Novena de Nossa Senhora do Carmo de João Pessoa: A Obra, Autoria e Recepção. 2016. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

4.
SOTUYO Blanco, P.; CAROSO, Luciano; MENDES, Wellington; VEIGA, Manuel; LAZO, Silvia. Participação em banca de Guilherme Frosi Benetti. Guilherme de Mello Revisitado: uma Análise da obra "A Música no Brasil". 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

5.
LÜHNING, Angela Elisabeth; CAROSO, Luciano; LUEDY, Eduardo; CANDUSSO, Flávia; SANTANA, Marilda. Participação em banca de Aaron Lopes. Tudo nosso, nada deles: a relação de um grupo de crianças com o pagode baiano. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

6.
CAROSO, Luciano; SOTUYO Blanco, P.; PERRONE, Conceição; PÁSCOA, Luciane; FREIRE, Luiz. Participação em banca de Wellington Mendes da Silva Filho. A iconografia musical da sala do Capítulo do Convento da Ordem Primeira de São Francisco em Salvador - Bahia. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

7.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth; LIMA, P. C.; MIGUEZ, Paulo; LIMA, Ari. Participação em banca de José Álvaro Lemos. Paroano Sai Milhó 50 anos: percurso histórico e identidades no carnaval de Salvador. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Doutorado
1.
TOURINHO, Cristina; CAROSO, Luciano; NUNES, Helena; RIBEIRO, GIan. Participação em banca de Bruno Westermann. As coisas e o ensino do violão: relação entre tecnologias digitais e características do ensino do instrumento no contexto da Educação a Distância. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Qualificações de Mestrado
1.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth; ROSA, L. A. C.. Participação em banca de Adriano Réa. Em busca do violão baiano: sobre musicalidades, identidades e concepções musicais. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal da Bahia.

2.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth; ROSA, L. A. C.. Participação em banca de Eric Hora Fontes Pereira. Blues em Salvador: um estudo sobre a prática e apropriação de uma identidade musical dos anos 80 ao dias atuais. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Música) - Universidade Federal da Bahia.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
CAROSO, Luciano; RIBEIRO, Hugo Leonardo; IYANAGA, M.. Concurso Público para Ingresso na Carreira do Magistério Superior nas Classes para as áreas História da Música / Música e Cultura (edital nº 04/2018) da Universidade Estadual de Feira de Santana. 2018. Universidade Estadual de Feira de Santana.

2.
CAROSO, Luciano; WESTERMANN, B.; SANTANA, R. E. V. B. M.. Seleção Pública para Professor Substituto de Composição / Arranjo. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

3.
CAROSO, Luciano; LIMEIRA, D. T. S.; VASCONCELOS, M. C. S.. Seleção Pública para Professor Substituto de Etnomusicologia / História da Música. 2013. Universidade Estadual de Feira de Santana.

4.
CAROSO, Luciano; CARNEIRO, P. A. O.; BRAGA, S. M.. Seleção Pública para Professor Substituto de Estruturação Musical. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

5.
CAROSO, Luciano; LIMEIRA, D. T. S.; VASCONCELOS, M. C. S.. Seleção Pública de Oficineiros do Centro Universitário de Cultura e Arte. 2012. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Outras participações
1.
CAROSO, Luciano. Edital de Crítica de Artes. 2012. Fundação Cultural do Estado da Bahia.

2.
CAROSO, Luciano; TAVARES, Tom; AGUIAR, Luciano; RODRIGUES, M.; MONTEIRO, M. C. C.. Jurado da 8ª edição do Festival de Música Educadora FM. 2010. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.

3.
CAROSO, Luciano; TAVARES, Tom; GABRIELLI, Moisés; ALMEIDA, Arnaldo; DIAS, P. A.. Jurado da 5ª edição do Festival de Música Educadora FM. 2007. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.

4.
CAROSO, Luciano; TAVARES, Tom; SARTORELI, Mário; GABRIELLI, Moisés; AGUIAR, Luciano. Jurado da 3ª edição do Festival de Música Educadora FM. 2005. Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Funk audiovisual: o surgimento de um gênero musical no ciberespaço. 2015. (Congresso).

2.
I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. [Não procede no caso de Avaliador. Vários trabalhos foram avaliados]. 2012. (Congresso).

3.
III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABETBET. [Não procede no caso de Avaliador. Vários trabalhos foram avaliados]. 2012. (Congresso).

4.
X Congresso da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular ? Seção Latino-Americana (IASPM-AL). Música Popular e meios de transmissão - Transmissão de música em contextos ciberespaciais: uma reflexão a partir da observação de vídeos publicados no YouTube. 2012. (Congresso).

5.
V ENABET - Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2011. (Congresso).

6.
Músicas e Saberes em Trânsito: XI Congresso da SIBE ? Sociedad de Etnomusicología. Vídeos virais e música: disseminação, remixagem, significação, transmissão e outros aspectos. 2010. (Congresso).

7.
III Simpósio Nacional da ABCiber.Extratextualidade, virtualidade e materialidade: questões de uma etnomusicologia no ciberespaço. 2009. (Simpósio).

8.
IV Congreso de la CiberSociedad. Por uma etnomusicologia no ciberespaço: extratextualidade, virtualidade e materialidade. 2009. (Congresso).

9.
VII Fórum Baiano de Musicoterapia.Google e seu grande potencial para pesquisa em Música e Musicoterapia. 2009. (Outra).

10.
As Músicas Luso-Brasileiras no Final do Antigo Regime: Repertórios, Práticas e Representações. 2008. (Simpósio).

11.
Fado Percursos e Perspectivas. 2008. (Simpósio).

12.
X CONGRESO SIBE / V Congreso de IASPM-España. Práticas musicais em comunidades virtuais: etnomusicologia do ciberespaço?. 2008. (Congresso).

13.
I Encontro de Mídia e Música Popular Massiva. 2007. (Encontro).

14.
XVII Congresso da ANPPOM. Música na base da estrutura social da Bahia urbana do século XIX: notas de contextualização. 2007. (Congresso).

15.
III Encontro Internacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.A disseminação do lundu ?Isto é bom?: um estudo comparativo de gravações e de registros gráficos. 2006. (Encontro).

16.
Seminários de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.A Disseminação pela Oralidade do Lundu Isto é Bom. 2006. (Seminário).

17.
XVI Congresso da ANPPOM. Apresentação da Comunicação Xisto Bahia: ilustre e desconhecido. 2006. (Congresso).

18.
XVI Congresso da ANPPOM - Grupo de trabalho Musicologia. 2006. (Congresso).

19.
XVI Congresso da ANPPOM - Work Shop IBICT: demonstração sobre sistemas OPEN ARCHIVES. 2006. (Congresso).

20.
XVII Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.Banco de Dados da Modinha Brasileira. 1999. (Seminário).

21.
XVII Seminário Estudantil de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA.Viola de Lereno: Cantigas Novas. 1998. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CAROSO, Luciano; LÜHNING, Angela Elisabeth ; CARVALHO, T. Q. M. ; IYANAGA, M. ; DINIZ, F. C. ; LEMOS, J. A. ; LOPES, A. R. M. ; ROSA, L. A. C. . III Encontro Regional Nordeste da ABET / I Encontro Regional Norte da ABET. 2012. (Congresso).

2.
CAROSO, Luciano; WESTERMANN, B. ; LIMEIRA, D. T. S. ; SANTANA, R. E. V. B. M. ; BRAGA, S. M. ; VASCONCELOS, M. C. S. . I Congresso Nacional de Educação Musical da UEFS. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Luiz Orlando Souza Santana. O YouTube como Instrumento de Ensino e Aprendizado do Trobone: Análise de videoaulas em 4 canais do Site. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).

2.
Guibson Matheus de Souza da Cruz Coelho. O pagode em encontro de paredões: um estudo de comportamento e impacto musical. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise Ferreira Marques de Almeida. Filarmônica Minerva Cachoeirana: um Resgate Pedagógico dos seus 139 Anos de História. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Luciano André da Silva Almeida.

2.
Joedson Cezar Barbosa da Silva. O Arranjo como Ferramenta Pedagógica no Contexto de Bandas Filarmônicas: uma Experiência na Filarmônica de Irará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Luciano André da Silva Almeida.

3.
William Albert Nunes de Carvalho Silva. Repertório Musical: Uma Investigação de Tipos e Atividades a partir das Aulas do Subprojeto do PIBID. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Luciano André da Silva Almeida.

4.
Jeanderson Santos Bulhões de Jesus. Processos de Ensino-Aprendizagem na Transmissão do Conhecimento Musical no Terreiro de Candomblé ?ILÊ ASÉ IGJIFÁRÔMIM?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana. Orientador: Luciano André da Silva Almeida.

Iniciação científica
1.
Artur Araújo Silva. Disseminação e Interação da. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Luciano André da Silva Almeida.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 3:46:08