Sidilene Aquino de Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6974383103784984
  • Última atualização do currículo em 11/04/2018


Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química, mestrado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É doutora em Ciências (área de concentração: Química) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente no Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com: cromatografia, separação e identificação de classes lipidicas, ácidos graxos (peixes e oleos vegetais), análise de combustíveis. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Educação Química, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino médio, materiais didáticos e experimentação no ensino. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sidilene Aquino de Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, S. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Amazonas, Departamento de Química/ICE.
Av. Rodrigo Otávio, 3000, Setor Norte - Campus Universitário.
Coroado I
69077000 - Manaus, AM - Brasil
Telefone: (92) 36474035


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Química.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: A Formação Inicial de Professores de Química na Região Norte: análise das diferentes concepções das IES públicas e de professores e estudantes de ensino médio., Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Luiz Henrique Ferreira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.
Palavras-chave: formação inicial; docência; professor de química; Licenciatura em Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Setores de atividade: Educação.
2001 - 2003
Mestrado em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Caracterização de Óleos e Gorduras de Espécies Vegetais da Região do Médio Juruá-AM,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Jamal da Silva Chaar.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: oleaginosas; triglicerídeos; ácidos graxos; óleos vegetais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Silvicultura, Exploração Florestal e Serviços Relacionados; Ensaios de Materiais e de Produtos; Análise de Qualidade.
1992 - 1997
Graduação em Licenciatura em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Estágio Docência.
Orientador: Paulo Rogério Couceiro.
1992 - 1996
Graduação em Bacharelado em Química.
Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado: Estudo dos Constituintes Lipídicos em Peixes Amazônicos de Água Doce..
Orientador: Everardo Lima Maia.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Aspectos epistemológicos da resolução de problemas. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2011 - 2011
Modelos de argumentação no ensino de ciências. (Carga horária: 8h).
Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, ABRAPEC, Brasil.
2011 - 2011
Divulgação cientifica por meio da Química. (Carga horária: 4h).
Centro de Divulgação Cientfica e Cultrual da Universidade de São Paulo, CDCC-USP, Brasil.
2010 - 2010
Ciência na tela: experimentos de química. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2008 - 2008
O que é Química Sustentável? Conceitos e Aplicaçõe. (Carga horária: 4h).
Associação Brasileira de Química, ABQ, Brasil.
2008 - 2008
Curriculo e planejamento: necessidades para um Ens. (Carga horária: 4h).
Sociedade Brasileira de Química, SBQ, Brasil.
2008 - 2008
A Articulação entre Saberes Teóricos e Práticos no. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Unesp Araraquara, UNESP ARARAQUARA, Brasil.
2007 - 2007
RPG como ferramenta ao Ensino de Química. (Carga horária: 4h).
Instituto de Química - Unesp Araraquara, UNESP ARARAQUARA, Brasil.
2007 - 2007
Formação inicial e continuada de professores. (Carga horária: 6h).
Instituto de Química - Unesp Araraquara, UNESP ARARAQUARA, Brasil.
2007 - 2007
Analise e Teoria do Discurso. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista - Julio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2004 - 2004
GC 3800, CP 8410 e Star Workstation 6.2. (Carga horária: 9h).
Varian Industria e Comércio Ltda, VARIAN, Brasil.
2004 - 2004
Densímetro Automático DMA 4500 - Anton Paar. (Carga horária: 4h).
Pensalab Equipamentos Ind. Ltda, PENSALAB, Brasil.
2004 - 2004
Analisador Portátil de Gasolina GS 1000 Plus. (Carga horária: 8h).
Pensalab Equipamentos Ind. Ltda, PENSALAB, Brasil.
2004 - 2004
Destilação Manual HDA 620 e Ponto de Fulgor. (Carga horária: 9h).
Pensalab Equipamentos Ind. Ltda, PENSALAB, Brasil.
2004 - 2004
Saturno MS Workstation 6.0 e DHA. (Carga horária: 9h).
Varian Industria e Comércio Ltda, VARIAN, Brasil.
2004 - 2004
Saturno 2100T, GC 3900 e CP 8410. (Carga horária: 24h).
Varian Industria e Comércio Ltda, VARIAN, Brasil.
2004 - 2004
Destilador Automático AD86 5G2. (Carga horária: 12h).
Pensalab Equipamentos Ind. Ltda, PENSALAB, Brasil.
1997 - 1997
Química Quantica: Teoria e Aplicação. (Carga horária: 8h).
universidade federal do amazonas, UFAM, Brasil.
1995 - 1995
Reciclagem de Polimeros. (Carga horária: 6h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA, ABQ, Brasil.
1995 - 1995
Espectrometria de Absorção Atômica. (Carga horária: 6h).
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA, ABQ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Pós-Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: Graduação - Estágio Supervisionado I, II, III e IV; Prática Curricular I e II; Instrumentação para o Ensino de Química I e II; Química Geral; Química Geral Experimental; Pós-Graduação: Teorias da Aprendizagem.

Vínculo institucional

2012 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação de Curso de Graduação, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação dos Cursos de Graduação Licenciatura em Química e Bacharelado em Química - 2012 a 2014; Atualmente coordenando os Cursos de Licenciatura em Química, Diurno e Noturno.

Vínculo institucional

2003 - 2004
Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista-Capes (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O vinculo com a Instituição foi durante o curso de Mestrado em Química de Produtos Naturais.

Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: ContratoTemporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 188
Outras informações
Monitoria na Disciplina Química Orgânica G e Química Orgânica H. Orientada pelo Prof. Ayssor Paulo Mourão.

Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Bolsista-PIBIC, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica durante 3 anos. Orientada pelo Prof. Everardo Lima Maia.

Atividades

05/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Insituto de Ciências Exatas, .

Cargo ou função
Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - Portaria no. 1409/2012.
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química/ICE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Avaliação Docente - Portaria no. 023/2012 - ICE.
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química/ICE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Laboratórios de Graduação - Portaria no. 023/2012 - ICE.
04/2012 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Química/ICE, .

Cargo ou função
Membro da Comissão do Núcleo docente Estruturante dos Cursos de Graduação em Química - Portaria no. 025/2012 - ICE.
03/2012 - Atual
Direção e administração, Departamento de Química/ICE, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso - Portaria no. 637/2012.
08/2011 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Insituto de Ciências Exatas, Insituto de Ciências Exatas.

Atividade realizada
Membro do Comite Editorial da Revista do ICE - Portaria no. 029/2011 - ICE.
04/2011 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Química/ICE, .

11/2006 - Atual
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estagio Supervisionado I (2011)
Estágio Supervisionado IV (2011)
Instrumentação para o Ensino de Química I (Teoria e Prática)
Instrumentação para o Ensino de Química II (Teoria e Prática)
Prática Curricular I (2011)
Prática Curricular II (2011)
Prática de Ensino - Estágio Supervisionado
Química Geral Experimental (2011)
04/2004 - 01/2005
Direção e administração, Laboratório de Combustíveis e Energias Alternativas, .

Cargo ou função
Coordenação Técnica do Laboratório.
4/2004 - 1/2005
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Combustíveis e Energias Alternativas, .

8/2004 - 12/2004
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Analítica Experimental F (60h) - Prática
Química Geral (120h) - Teoria
Química Inorgânica D (60h) - Prática
3/2004 - 7/2004
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral (120h) - Teoria
Química Inorgânica E (60h) - Teoria
8/2003 - 2/2004
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Físico Química (75h) - Prática e Teoria
Química Analítica Experimental F (60h) - Prática
Química Geral II (75h) Prática e Teoria
4/2003 - 7/2003
Ensino, Licenciatura em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Química Geral I (60 h)- Teoria
Química Inorgânica I (75h) Prática e Teoria
Química Orgânica Básica (60) - Teoria
3/2001 - 3/2003
Pesquisa e desenvolvimento , Insituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

05/2002 - 09/2002
Estágios , Insituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Estágio realizado
Estágio em Docência de Nível Superior.
10/2000 - 02/2001
Ensino, Bacharelado em Química, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fisico-Química Experimental (60 h) - Prática
Química Geral (60 h) - Teoria
01/1997 - 05/1997
Extensão universitária , Insituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Atividade de extensão realizada
Monitoria.
09/1996 - 01/1997
Extensão universitária , Insituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Atividade de extensão realizada
Monitoria.
03/1996 - 07/1996
Estágios , Insituto de Ciências Exatas, Departamento de Química.

Estágio realizado
Estagio Supervisionado em Bacharelado em Química.

Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2011
Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Aluna de Doutorado em Química com desenvolvimento de pojeto em Ensino de Química na área de pesquisa de Formação Inicial de Professores

Atividades

03/2007 - 4/2011
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, .

Linhas de pesquisa
Ensino de Química

Agência Nacional do Petróleo, ANP, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágiaria, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio na Agência Nacional do Petróleo como parte do treinamento referente aos ensaios de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis.

Atividades

02/2004 - 02/2004
Estágios , Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas - CEPAT, .

Estágio realizado
Estágio referentes aos ensaios regulares para o Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, no período de 16 a 20 de fevereiro de 2004..

Associação de Educação Lato Sensu do Brasil, LATO SENSU, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

Atividades

09/1997 - 01/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Colégio Militar de Manaus, CMM, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Professor-Ensino Médio, Carga horária: 240
Outras informações
Estagio como requisito para a disciplina prática de ensino em química. Orientada pelo prof. Paulo Rogério Couceiro.

Atividades

01/1997 - 05/1997
Estágios , Seção de Química, .

Estágio realizado
Ensino Médio.

Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica, FUCAPI, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

08/1997 - 02/1998
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações
Estágio oferecido por meio de um convênio FIOCRUZ com o Programa de Pós-Graduação em Química de Produtos Naturais da Universidade Federal do Amazonas, financiado pelo projeto RENOR-CAPES. Objetivo Geral: Capacitação dos pós-graduandos; Desenvolvimento de pesquisa na área de Produtos Naturais com ênfase no estudo de plantas medicinais que apresentam prncípios bio-ativos anti-tuberculose e anti-leishmaniose.

Atividades

3/2002 - 6/2002
Estágios , Instituto de Tecnologia em Fármacos, Laboratório de Desenvolvimento Tecnolóogico.

Estágio realizado
Em Cromatografia Gasosa Acoplada a Espectrometria de Massas.

Fundação Vale do Trombetas, FVT, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/1998 - 09/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Química
02/1998 - 09/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Ciências

Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, SEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Professor de Nível Médio na área de Química.

Atividades

8/2000 - 9/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática (1a. Série)
Química (1a., 2a. e 3a. Séries)


Linhas de pesquisa


1.
Estudo de Óleos e Gorduras Vegetais

Objetivo: Caracterizar os constituintes lipídicos de oleaginosas da Região Amazônica. Identificar triglicerídeos e ácidos graxos com a finalidade de determinar a aplicabilidade dos óleos vegetais. Obter informações sobre as diversas oleaginosas amazônicas, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e tecnológico de comunidades ribeirinhas..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica.
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
Palavras-chave: oleaginosas; triglicerídeos; ácidos graxos; óleos vegetais.
2.
Ensino de Química, com ênfase nas temáticas formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de professores de Ciências e Química.
3.
2. Química Analítica de Combustíveis Renováveis
4.
1. Química Analítica de Combustíveis Derivados de Petróleo e Gás Natural
5.
Ensino de Química


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM
Descrição: Este estudo tem a sua importância uma vez que busca compreender a evasão nos Cursos de Licenciatura ? Diurno e Noturno ? para além dos dados quantitativos, pois busca conhecer na perspectiva do evadido os motivos que o levaram ao abandono do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Glaucia Carvalho de Figueiredo - Integrante / Arlan Junho Silva de Oliveira - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2014
Análise de livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2012: regionalidades e contexto amazônico
Descrição: O projeto pretende Investigar como e se as coleções de livros didáticos de Química aprovadas no PNLD 2012 abordam os contextos regionais, em particular, o contexto amazônico..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Ana Paula Costa Barros - Integrante / Beatriz Almeida de Sousa - Integrante.Número de orientações: 1
2013 - 2014
Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuição de vídeos didáticos.
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como os vídeos didáticos relacionados a disciplina Química/Ciências podem contribuir no desenvolvimento da aprendizagem significativa junto aos alunos do Ensino Médio..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Nilton França Ortiz - Integrante.Número de orientações: 1
2012 - 2013
Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus
Descrição: O projeto visa conhecer a realidade das escolas estaduais públicas, no que concerne a utilização das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino/aprendizagem, em especial, de filmes didáticos. Nesse sentido, tem-se por objetivo conhecer as experiências de professores de Química no uso de recursos multimídia relacionados ao ensino de Ciências e Química, nas escolas públicas estaduais do município de Manaus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Nilton França Ortiz - Integrante.Número de orientações: 1
2007 - 2011
A Formação Inicial de Professores de Química na Região Norte: análise das diferentes concepções das IES públicas e de professores e estudantes de ensino médio.
Descrição: O presente trabalho visa estabelecer um perfil da formação inicial dos educadores em Química na Região Norte das Instituições Ensino Superior Públicas, tomando como referencial as atuais exigências que norteiam a formação docente..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Luiz Henrique Ferreira - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas - Bolsa.
2003 - 2005
Infraestrutura de Apoio Laboratorial Voltada para o Desenvolvimento de Pesquisa e Monitoramento da Qualidade de Combustíveis Derivados de Petróleo e Gás Natural - INFRAPRETRO
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / Jamal da Silva Chaar - Coordenador / Paulo Rogerio da Costa Couceiro - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro.
2002 - 2003
DETERMINAÇÃO DO TEOR DOS METAIS FERRO, COBRE, NÍQUEL E OUTROS NOS ÓLEOS DAS SEMENTES DE ANDIROBA (Carapa guianensis) E URICURI (Cocos coronata)
Descrição: Projeto de Inciação Científica, desenvolvido pela aluna Jaqueline Bezerra e orientado pela Profa. Ivoneide Barros, teve como objetivo determinar o teor dos metais ferro, cobre, níquel e outros nos óleos vegetais de duas espécies da Região do Méido Juruá, cedidas por colaboradores da Reserva Extrativista do Município de Carauarí-AM..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / Ivoneide de Carvalho Lopes Barros - Coordenador / Jaqueline de Araújo Bezerra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
2001 - 2003
Caracterização de Óleos e Gorduras de Espécies Vegetais da Região do Médio Juruá-AM.
Descrição: O Projeto objetivou caracterizar óleos e gorduras vegetais de quatro espécies da Região do Médio Juruá da Reserva Extrativista do Município de Carauarí por meio dos índices e medidas físico-químicos. Bem como identificar por meio de cromatografia gasosa de alta resolução ácidos graxos e triglicerídeos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Jamal da Silva Chaar - Integrante / Antônio Carlos Siani - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Cooperação.
1995 - 1996
Estudo dos Consitutintes Lipídicos em Peixes Amazônicos de Água Doce.
Descrição: O projeto visou investigar os constituintes da fração lipídica, determinar os teores de umidade, proteína total, lipídios totais e cinza em músculo de peixes comercializados em Manaus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / Everardo Lima Maia - Coordenador / Iris Martins de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1994 - 1995
Separação dos lipídios totais em classes, determinação de colesterol e composição em ácidos graxos de peixes de água doce da região Amazônica.
Descrição: O trabalhou objetivou investigar a fração lipídica extraída da parte comestível do pescado (Tucunaré, Curimatã), os conteúdos de lipídios neutros, fosfolipídios, glicolipídios, determinando também suas respectivas composições em ácidos graxos e a composição centesimal do filé do peixe..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / Everardo Lima Maia - Coordenador / Iris Martins de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
1993 - 1994
Estudo Químico de Oleaginosas da Amazônia
Descrição: O projeto objetivou estudar oleaginosas da região Amazônica. A finalidade foi estudar quimicamente o óleo extraído da polpa e amêndoa das oleaginosas (Pupunha, Tucumã). Foram determinadas a composição centesimal dos frutos: Umidade; Lipídios, Cinzas; Proteínas. Os lipídios foram separados em classes e analisados por cromatografia gasosa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / Everardo Lima Maia - Coordenador / Iris Martins de Azevedo - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Formação continuada de professores de Ciências da Natureza por meio da abordagem de temas sociocientíficos regionais.
Descrição: O presente projeto tem por objetivo contribuir na formação continuada (capacitação em serviço) de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) que atuam no Ensino Médio no município de Manaus, por meio do desenvolvimento de estudos com questões sociocientíficas sobre o contexto regional amazônico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Coordenador / Denny Willian de Oliveira Mesquita - Integrante / Rafael Salgado Filho - Integrante / Raysa Emanuelle Leite Corrêa - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Bolsa.Número de orientações: 2
2013 - Atual
Químicos do amanhã: uma proposta de divulgação dos cursos de Química.
Descrição: O projeto visa apresentar os conhecimentos químicos para os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Manaus por meio da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Com isso, destacar o papel do profissional da Química dentro da sociedade e as relações do conhecimento químico com o contexto cultural, socioeconômico e político. Essa abordagem busca mostrar a importância dos conhecimentos químicos e a presença destes no cotidiano, o seu desenvolvimento ao longo da história, mostrando avanços e retrocessos. Com isso, apresentar a Química como uma ciência que é produção humana..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Sidilene Aquino de Farias - Integrante / katiuscia dos Santos de Souza - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Amazonas - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação Inicial de Professores.


Prêmios e títulos


1995
Prêmio Astrolabio Passos - Melhor Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Área de Química e Tecnologia de Alimentos, Universidade Federal do Amazonas e CNPq.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MESQUITA, D. W. O.2017MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Um levantamento prévio sobre a abordagem de Questões Sociocientíficas na prática de professores do Amazonas.. REVIEW OF RESEARCH, v. 6, p. 15, 2017.

2.
FARIAS, S. A.2014FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A importância da escola e da aprendizagem em Química: concepções dos estudantes do ensino médio. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION, v. 1, p. 12016-1-12016-13, 2014.

3.
FARIAS, S. A.2012 FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Diferentes olhares acerca dos conhecimentos necessários na formação inicial do professor de Química. Química Nova (Impresso), v. 35, p. 844-850, 2012.

4.
BUENO, G. M. G. B.2012BUENO, G. M. G. B. ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . CONCEPÇÕES DE ENSINO DE CIÊNCIAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX: O OLHAR DO EDUCADOR ALEMÃO GEORG KERSCHENSTEINER. Ciência & Educação, v. 18, p. 435-450, 2012.

5.
KASSEBOEHMER, A. C.2012KASSEBOEHMER, A. C. ; FARIAS, S. A. . Conteúdos da disciplinas de interface atribuidos a Prática como Componente Curricular em Cursos de Licenciatura em Química. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 95/2-123, 2012.

6.
BARROS, I. C. L.2012BARROS, I. C. L. ; SOUZA, R. H. ; SOUZA, K. S. ; FARIAS, S. A. ; COUCEIRO, P. R. C. ; SILVA, K. R. B. ; OLIVEIRA, T. C. S. ; MONTEIRO, D. D. ; XAVIER, I. F. S. ; ORTIZ, N. F. . O Projeto ?Ações Construtivas para o Conhecimento Químico? e suas Contribuições Pedagógicas na Cidade de Manaus-AM. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 07, p. 55-66, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
SOUZA, E. S. ; FARIAS, S. A. . EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS DE UM GRUPO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PARFOR/UFAM. In: Assislene Barros da Mota. (Org.). COLETÂNEA DE TEXTOS CIENTÍFICOS: experiências pedagógicas de professores formadores do CEPAN. 1ed.Manaus: Travessia, 2017, v. 1, p. 10-119.

2.
MESQUITA, D. W. O. ; SOUZA, A. C. N. ; FARIAS, S. A. . A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO NOS ARTIGOS DA REVISTA ENSAIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. In: Daniela Frigo Ferraz; Fabio Seidel dos Santos; Antonio Carlos Francisco. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências II. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 58-69.

3.
SOUZA, A. C. N. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . REFLEXÕES E DESAFIOS ACERCA DA ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS/QUÍMICA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO. In: Daniela Frigo Ferraz; Fabio Seidel dos Santos; Antonio Carlos Francisco. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências II. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 2, p. 70-79.

4.
MOTA, F. A. C. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . USO DE MATERIAIS ALTERNATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA: O ALUNO COMO SUJEITO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. In: Daneila Frigo Ferraz; Fabio Seidel dos Santos; Antonio Carlos Francisco. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 1, p. 102-112.

5.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Formação inicial de professores de Química no Estado de Rondônia: percepção de professores e estudantes do ensino médio. In: Wilmo Ernesto Francisco Júnior; Ana Carolina Garcia de Oliveira; Elizabeth Antonia Leonel de Moraes Martines. (Org.). Educação em Ciências em Rondônia: pesquisas e interações universidade-escola. 1ed.Porto Velho-RO: EDUFRO, 2013, v. , p. 135-.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SOUZA, E. S. ; FARIAS, S. A. . Ressignificação dos saberes experienciais na formação de professores em exercício num curso de Ciências Biológicas vinculado ao PARFOR/UFAM.. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017.

2.
ANTUNES, E. P. ; MOREIRA, 1. R. ; BORGES JUNIOR, O. V. ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . Instrumentos para aferir as concepções de natureza da ciência - um estudo exploratório.. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017.

3.
MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Formação Continuada de Professores de Ciências da Natureza por meio da Abordagem de Temas Sociocientíficos Regionais.. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. 20 anos de ABRAPEC: Memórias de conquistas e movimentos de resistência, 2017.

4.
SANTOS, A. S. C. ; FARIAS, S. A. . Contribuições de simulações em vídeo para a aprendizagem significativa no ensino médio.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Contribuições de simulações em vídeo para a aprendizagem significativa no ensino médio., 2016.

5.
MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. ; CARMO, K. A. . Abordagem de temas sociocientíficos e temas do contexto regional amazônico em escolas públicas do Amazonas.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Abordagem de temas sociocientíficos e temas do contexto regional amazônico em escolas públicas do Amazonas., 2016.

6.
SOUZA, A. C. N. ; FARIAS, S. A. ; SANTOS, S. A. . Configuração curricular e reflexões sobre a construção da identidade profissional docente no curso de Licenciatura Dupla em Biologia e Química.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

7.
SANTANA JUNIOR, J. B. P. ; FARIAS, S. A. . Abordagem temática sobre ?Energia Nuclear? a partir da utilização de vídeos: despertando o interesse e promovendo aprendizagem.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

8.
BINDA, R. S. ; FARIAS, S. A. ; PINHEIRO, D. R. P. O. ; SOUZA, P. B. A. . Uso do software ChemSketch como ferramenta na mediação da aprendizagem de hidrocarbonetos e suas estruturas.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

9.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . O currículo e as tecnologias na formação de professores de química: do currículo prescrito ao vivido na Universidade Federal do Amazonas.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

10.
MOTA, F. A. C. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Uso de Materiais Alternativos no Ensino de Química: o aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem.. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia-SP. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

11.
SOUZA, A. C. N. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Reflexões e desafios acerca da Abordagem Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente na Educação em Ciências/Química na formação do cidadão.. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia-SP. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

12.
MESQUITA, D. W. O. ; SOUZA, A. C. N. ; FARIAS, S. A. . A Formação Continuada de Professores de Ciências: uma revisão nos artigos da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências.. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

13.
RAFAEL, G. ; SOUZA, E. S. ; SILVA, G. M. ; LIMA, E. ; FARIAS, S. A. . Conhecimentos pedagógicos na formação inicial dos professores de Biologia: expectativas profissionais nas percepções dos licenciandos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia-SP. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

14.
RAFAEL, G. ; SOUZA, E. S. ; SILVA, G. M. ; LIMA, E. ; FARIAS, S. A. . Conhecimentos pedagógicos na formação inicial dos professores de Biologia: expectativas profissionais nas percepções dos licenciandos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindoia-SP. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

15.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química: concepções, percepção e preparo dos formadores. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

16.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A importância da escola e da aprendizagem em Química: concepções dos estudantes do ensino médio. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências., 2013, Manaus. Aprendizagem ativa na Educação em Ciências, 2013.

17.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Vivências dos licenciandos em Química no Estágio: aproximações do campo de atuação. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador/BA. O Ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras. Salvador/BA, 2012.

18.
TORRES NETO, P. ; MARTINS, O. ; ARAUJO, M. ; ORTIZ, N. F. ; MAGALHAES, A. ; BENTES, P. ; NEVES, K. ; BIZERRIL, Y. ; SILVA, K. R. B. ; SOUZA, R. H. ; COUCEIRO, P. R. C. ; FARIAS, S. A. ; BARROS, I. C. L. . Ações do Projeto 'Ações construtivas do conhecimento químico' e suas contribuições pedagógicas na cidade de Manaus-AM. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador. O Ensino de Química: consolidação dos avanços perspectivas futuras, 2012.

19.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Estágio Curricular: concepções presentes na formação inicial de professores de Química. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas, SP. Atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.

20.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Percepções dos estudantes do ensino médio acerca da dormação inicial do professor de Qimica: um estudo preliminar. In: XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte-MG. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas educacionais e práticas educacionais. Belo Horizonte-MG, 2010.

21.
FARIAS, S. A.; Francisco Júnior ; FERREIRA, L. H. . Motivação na escolha de um curso universitário: a valorização do diploma de nível supeiror nos cursos de Licencitura em Química. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. A formação do professor de Química e os desafios da sala de aula, 2010.

22.
FARIAS, S. A.; BUENO, G. M. G. B. ; FERREIRA, L. H. . A formação inicial do professor de quimica frente às demandas atuais da educação básica no Brasil. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica, 2009, Ribeirão Preto. A pesquisa na formação do professor. Ribeirão Preto: Departamento de Química/FFCLRP/USP, 2009. p. 01-75.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Concepções de professores de Química em exercício acerca das atividades realizadas no estágio supervisionado na formação inicial. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Divulgação Científica e Experimentação no Ensino de Química. São Carlos, 2011.

2.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Um breve diagnóstico sobre a formação do professor de química na Região Norte. In: 6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2008, Fortaleza. 6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química. Fortaleza: Associação Brasileira de Química, 2008.

3.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A Evolução dos Cursos de Licenciatura em Química no Estado do Amazonas. In: 7a. Jornada Científica da UFSCar - IV Congresso de Pós-Graduação, 2007, São Carlos. Anais de Eventos da UFSCar, 2007. v. 3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALGADO FILHO, R. ; CORTES, M. ; FARIAS, S. A. . A apropriação de conhecimentos científicos através de experimentação investigativa sobre pigmentos naturais. In: 57 Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Megatêndencias: desafios e oportunidades para o futuro da Química., 2017.

2.
SCHITZ, K. G. ; FARIAS, S. A. . Educação Ambiental nas aulas de química: conhecimento prévio dos alunos do 3º ano sobre tratamento do lixo.. In: 57 Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química., 2017.

3.
GOES, D. K. ; SOUZA, K. S. ; FARIAS, S. A. . Lixo urbano como tema sociocientífico no ensino de química.. In: 57 Congresso Brasileiro de Química, 2017, Gramado/RS. Megatendências: Desafios e oportunidades para o futuro da Química., 2017.

4.
FIGUEIREDO, G. C. ; FARIAS, S. A. . Um estudo preliminar sobre o fenômeno da evasão nos Cursos de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Amazonas. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

5.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . O uso de vídeos didáticos como organizador prévio no ensino de ácidos e bases.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

6.
SANTOS, A. S. C. ; FARIAS, S. A. . Conhecimentos prévios dos estudantes do ensino médio sobre matéria e suas propriedades.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

7.
MESQUITA, D. W. O. ; CARMO, K. A. ; FARIAS, S. A. . Características da formação continuada por professores de ciências no Estado do Amazonas.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

8.
CARMO, K. A. ; FARIAS, S. A. . Formação de professores de Ciências/Química frente à Educação Inclusiva: uma revisão de literatura nacional.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

9.
CORREA, R. E. L. ; FARIAS, S. A. . A abordagem de ensino por temática e elaboração de perguntas com respostas na aprendizagem significativa de conteúdos químicos.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

10.
MARIALVA, T. C. ; FARIAS, S. A. ; SOUZA, K. S. . Unidades de ensino potencialmente significativas ? UEPS no Ensino de Ciências e Matemática: uma revisão bibliográfica.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

11.
FARIAS, G. B. ; FARIAS, S. A. . Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: proposta de ensino de química sob o enfoque CTS.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

12.
SANTANA JUNIOR, J. B. P. ; FARIAS, S. A. . A motivação para aprendizagem: uso de vídeos, temáticas e atividades em grupos no Ensino Médio.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

13.
SOUZA, P. B. A. ; BINDA, R. S. ; FARIAS, S. A. . O que pensam os alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre ?Derivados do Petróleo??. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

14.
MENEZES, J. M. S. ; FARIAS, S. A. . Utilização de mapas conceituais como estratégia didática no ensino de ácidos e bases no Ensino Médio: mobilizando ideais prévias e ajudando a desenvolver o raciocínio.. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianopolis. Os desafios da Formação e do Trabalho do Professor de Química no mundo contemporâneo, 2016.

15.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Dificuldades vivenciadas nas Reformulações/Criação dos Cursos de Licenciatura em Química na Região Norte do País. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

16.
SOUZA, K. S. ; FARIAS, S. A. ; SOUSA, B. A. ; SOUZA, M. S. ; BRILHANTE, R. M. M. ; MACEDO, F. P. ; SANTOS, I. C. M. ; ARAUJO, M. . Percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre atividades interessantes e criativas no processo de ensino/aprendizagem. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

17.
SANTOS, S. A. ; FARIAS, S. A. . O olhar do professor de Química acerca da aprendizagem química pelos alunos nas escolas públicas de Ensino Médio em Itacoatiara-AM. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

18.
MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. ; CASTILHO, R. B. . Um breve panorama das pesquisas sobre a formação continuada de professores de Ciências/Química no Amazonas. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

19.
MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . Contribuição dos programas de iniciação científica, extensão e monitoria na formação do Bacharel em Química. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

20.
SANTOS, S. A. ; FARIAS, S. A. . (In)satisfação de professores de Química no exercício profissional: vivência no contexto educacional das escolas públicas de ensino médio do município de Itacoatiara-AM. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

21.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . Utilização de vídeo: experiências dos professores de química nas escolas estaduais públicas no município de Manaus. In: XXVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A integração entre pesquisa e escola abrindo possibilidades para um ensino de química melhor, 2014.

22.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . Principais dificuldades vivenciadas por professores de Química quanto ao uso de vídeos didáticos. In: Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências., 2013, Manaus. Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências.. Manaus, 2013.

23.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . O espaço curricular das TICs nos cursos de Licenciatura em Química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador/BA. O Ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras. Salvador/BA, 2012.

24.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Configurações curriculares da formação pedagógica nos Cursos de Licenciatura em Química. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química, 2012, Salvador/BA. O Ensino de Química: consolidação dos avanços e perspectivas futuras. Salvador/BA, 2012.

25.
FARIAS, S. A.; COUCEIRO, P. R. C. ; SILVA, K. R. B. ; SILVA, J. F. . Perfil profissional dos graduandos da segunda licenciatura em Química: buscando a melhoria da qualidade do ensino no Estado do Amazonas. In: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Divulgação Científica e Experimentação no Ensino de Química. São Carlos, 2011.

26.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Delineando a Formação Inicial do Professor de Química na Região Norte do País: configuração dos cursos nas IES públicas. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 2010, Águas de Lindoia, SP. A Química construindo um futuro melhor, 2010.

27.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Atividades realizadas nas aulas de Química segundo a percepção dos estudantes do Ensino Médio. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. A formação do professor de Química e os desafios da sala de aula, 2010.

28.
ARTHUR, T. ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . Crenças persistentes sobre o papel da experimentação no ensino de Química e a contribuição da formação inicial. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasília. A formação do professor de Química e os desafios da sala de aula, 2010.

29.
FARIAS, S. A.; BUENO, G. M. G. B. ; FERREIRA, L. H. . Concepções sobre atividades experimentais no ensino de ciências no início do século XX: a visão do pedagogo Kerschensteiner. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica, 2009, Ribeirão Preto. A pesquisa na formação do professor. Ribeirão Preto: Departamento de Química/FFCLRP/USP, 2009. p. 1-75.

30.
FARIAS, S. A.; Ferraz Júnior ; FERREIRA, L. H. . Sugestões de leituras e/ou materiais didáticos nos livros didáticos de Química publicados antes ao PNLEM/2007: um breve histórico. In: V Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Quimica, 2009, Ribeirão Preto. A pesquisa na formação do professor. Ribeirão Preto: Departamento de Química/FFCLRP/USP, 2009. p. 1-75.

31.
FARIAS, S. A.; TANCREDI, R. M. S. P ; MARQUES, C. V. V. C. O ; FERREIRA, L. H. . Coordenação de curso de graduação: perfil e papel de coordenadores da Licenciatura em Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. p. 2-123.

32.
OLIVEIRA, R. C ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . A experimentação na formação de professores de Química: concepções dos licanciandos. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. p. 2-123.

33.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A formação de professores de Química frente às demandas do Ensino Médio no Amazonas. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUIMICA, 2008, Curitiba. Connhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. p. 2-123.

34.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Uma história recente sobre a formação de professores na Amazônia: o caso do Curso de Licenciatura em Química da UNIR. In: VI Evento de Educação em Química, 2008, Araraquara. Ensino de Química: Curriculo e Políticas Educacionais, 2008.

35.
MARQUES, C. V. V. C. O ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. . Estratégia Lúdica para o Ensino de Química Geral: Uma Aplicação na Educação de Jovens e Adultos em Escolas Públicas. In: VI Evento de Educação em Química, 2008, Araraquara. Ensino de Química: Currículo e Políticas Educacionais, 2008.

36.
MARQUES, C. V. V. C. O ; FARIAS, S. A. ; FERREIRA, L. H. ; QUEIROZ, S. L ; TANCREDI, R. M. S. P . A Construção de uma Identidade Docente Bem Sucedida: Visões de um Grupo de Pós-Graduandos. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008, Curitiba. Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente.. Curitiba: UFPR/DQ, 2008. p. 2-123.

37.
FARIAS, S. A.; SIANI, A. C. ; CHAAR, J. S. . Caracterização da Composição Graxa da Gordura de Amêndoa da Espécie Astrocaryum murumuru Mart.. In: XLIII Congresso Brasileiro de Química, 2003, Ouro Preto. XLIII Congresso Brasileiro de Química - Química: Conservação e Meio Ambiente. Belo Horizonte: Segrac Editora e Gráfica Limitada, 2003. p. 25-872.

38.
FARIAS, S. A.; BEZERRA, J. A. ; BARROS, I. C. L. . Determinação do Teor dos Metais Ferro, Cobre, Níquel e Outros nos Óleos das Sementes de Andiroba (Carapa guianensis) e Uricuri (Cocos coronata). In: XII Congresso de Iniciação Científica, 2003, Manaus. XII Congresso de Iniciação Científica - Anais. Manaus: Amazon Graphic, 2003. p. 3-224.

39.
FARIAS, S. A.; SIANI, A. C. ; CHAAR, J. S. . Estudo Analítico da Composição Graxa de Espécies Vegetais da Reserva de Carauari-AM. In: 12 o.Encontro Nacional de Química Analítica, 2003, São Luis. 12 o. ENQA, 2003.

40.
FARIAS, S. A.; ROBERTO JUNIOR, L. M. ; MAIA, E. L. . Estudo dos constituintes lipídicos em peixes Amazônicos de água doce.. In: V Jornada de Inciação Científica do Estado do Amazonas, 1996, Manaus. V Jornada de Inciação Científica do Estado do Amazonas. Manaus, 1996.

41.
FARIAS, S. A.; MAIA, E. L. ; AZEVEDO, I. M. . Separação dos Lipídios Totais em Classes, Determinação de Colesterol e Composição em Ácidos Graxos de Peixes de Água Doce da Região Amazônica.. In: IV Jornada de Iniciação Científica do Estado do Amazonas, 1995, Manaus. IV Jornada de Iniciação Científica do Estado do Amazonas. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 1995. p. 3-204.

42.
FARIAS, S. A.; AZEVEDO, I. M. ; OLIVEIRA, M. K. S. ; LIBORIO, M. V. ; MAIA, E. L. . Estudo químico de oleaginosas da Amazônia.. In: 3 o. Congresso de Iniciação Científica do Amazonas, 1994, Manaus. 3 o. Congresso de Iniciação Científica do Amazonas. Manaus, 1994.

Apresentações de Trabalho
1.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . O currículo e as tecnologias na formação de professores de Química: do currículo prescrito ao vivido na Universidade Federal do Amazonas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SOUZA, E. S. ; FARIAS, S. A. . A investigação como princípio formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas no PARFOR/UFAM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . Preparo na utilização de recursos didáticos na formação inicial de professores de Química a partir do olhar do licenciando2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Química na UFAM: um estudo a partir do currículo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Temas Sociocientificos abordados em periódicos de ensino de ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOUZA, E. S. ; RAFAEL, G. ; SILVA, G. M. ; LIMA, E. ; FARIAS, S. A. . Conhecimentos Pedagógicos na Formação Inicial dos Professores de Biologia: expectativas profissionais nas percepções do licenciando. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MOTA, F. A. C. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Uso de Materiais Alternativos no Ensino de Química: O aluno como sujeito ativo no processo de ensino e aprendizagem. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOUZA, A. C. N. ; MESQUITA, D. W. O. ; FARIAS, S. A. . Reflexões e desafios acerca da Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na Educação em Ciências/Química na formação do cidadão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MESQUITA, D. W. O. ; SOUZA, A. C. N. ; FARIAS, S. A. . A Formação Continuada de Professores de Ciências: uma revisão nos artigos da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, S. A. ; FARIAS, S. A. . Configuração Curricular da Licenciatura Dupla em Química e Biologia: concepções epistemológicas sobre a formação do professor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
FARIAS, S. A.. Pesquisa em Educação em Ciências: compromisso com a formação cidadã. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
FARIAS, S. A.. A formação do professor de Química para Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A importância da escola e da aprendizagem em Química: concepções dos estudantes do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . Principais dificuldades vivenciadas por professores de Química quanto ao uso de vídeos didáticos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
MACEDO, F. P. ; FARIAS, S. A. ; AMARAL, A. . Utilização de Atividades Lúdicas: uma alternativa para aprender nomenclatura de compostos orgânico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
SOUZA, M. S. ; FARIAS, S. A. ; LESCA, D. . Aprendizagem de conceitos científicos: contribuições pedagógicas de atividades experimentais de Química no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação no currículo de Formação Inicial de Professores de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . Uso de Recursos Audiovisuais na Prática Educativa: vivências dos professores de Química nas escolas públicas de Manaus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
MARIALVA, T. C. ; FARIAS, S. A. ; VELOSO, A. S. . Leitura de textos com abordagem histórica auxiliando na aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

20.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Configurações curriculares da formação pedagógica nos Cursos de Licenciatura em Química (poster). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Vivências dos licenciandos em Química no Estágio: aproximações do campo de atuação (Comunicação Oral). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Concepções de professores de Química em exercício acerca das atividades realizadas no estágio supervisionado na formação inicial. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
FARIAS, S. A.; COUCEIRO, P. R. C. ; SILVA, K. R. B. ; SILVA, J. F. . Perfil profissional dos graduandos da segunda licenciatura em Química: buscando a melhoria da qualidade do ensino no Estado do Amazonas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . Estágio Curricular: concepções presentes na formação inicial de professores de Química. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
FARIAS, S. A.; Francisco Júnior ; FERREIRA, L. H. . Motivação na escolha de um curso universitário: a valorização do diploma de nível supeiror nos cursos de Licencitura em Química. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
FARIAS, S. A.; COUCEIRO, P. R. C. ; PASSOS, R. R. ; SOUZA, R. H. . Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. 2016.


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, S. A.. XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2016. (Participação em Comitê Científico de Evento).

2.
FARIAS, S. A.. I Encontro Nacional de Química da Região Norte - SBQ Norte. 2014. (Participação em Comitê Científico de Evento).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
FARIAS, S. A.; SILVEIRA, H. E.; SOUZA, K. S.. Participação em banca de KÁCIA ARAÚJO DO CARMO. EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM SURDOS: ESTRATÉGIAS E METODOLOGIAS MEDIADORAS PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
FARIAS, S. A.; AZEVEDO, R. O. M.; ANTUNES, E. P.. Participação em banca de Jean Michel dos Santos Menezes. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE PROPRIEDADES COLIGATIVAS: POSSIBILIDADES PARA APRENDER SIGNIFICATIVAMENTE. 2018. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

3.
FARIAS, S. A.; PIO, J. L. S.; KALHIL, J. B.. Participação em banca de Alberdan Eupídio Magalhães da Silva. Abordagem das questões sociocientíficas (QSC's): estudo de implementação no processo de ensino e aprendizagem da Física em Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
GASNIER, T. R. J.; SERRAO, C. M. E.; FARIAS, S. A.. Participação em banca de Edilene da Silva Souza. Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores de Ciências Biológicas em Cursos de Graduação do PARFOR/UFAM. 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
FARIAS, S. A.; SOUZA, K. S.; GASNIER, T. R. J.. Participação em banca de Ana Cris Nunes de Souza. Identidade Profissional Docente do Egresso do Curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química do ISB/UFAM Coari-AM. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H.; SOUZA, R. H.. Participação em banca de Dayan de Araujo Marques. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemokógicos. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Teses de doutorado
1.
FARIAS, S. A.; SOUZA, R. H.; SOUZA, K. S.; Francisco Júnior; MOL, G. S.. Participação em banca de DENNY WILLIAM DE OLIVEIRA MESQUITA. CONTEXTO E REALIDADE AMAZÔNICA: QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE QUÍMICA/CIÊNCIAS. 2017. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Doutorado
1.
CHASSOT, A. I.; FARIAS, S. A.; SOUZA, R. J.; VALENTE, W. R.; KALHIL, J. B.; TEIXEIRA, A. F.; SANTOS, A. M.. Participação em banca de Celia Maria Serrão Eleuterio. De saberes primevos a saberes escolares: proposta de formação inicial e continuada de professores de Química na Amazônia. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.

2.
GHEDIN, E.; CAVALCANTE, L. I. P.; FARIAS, S. A.. Participação em banca de Ireuda da Costa Mourão. O Ensino de Didática na Licenciatura em Química no Brasil. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Amazonas.

Qualificações de Mestrado
1.
FARIAS, S. A.; AZEVEDO, R. O. M.; OLIVEIRA, K. M. T.. Participação em banca de Jean Michel dos Santos Menezes. Atividades experimentais investigativas no ensino de Propriedades Coligativas: possibilidades para aprender significativamente.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

2.
FARIAS, S. A.; PASSOS, R. R.; FERREIRA, L. H.. Participação em banca de Gabriela Batista de Farias. Práticas Educativas e o Livro Didático no Ensino de Química: vivências e possibilidades na vivência do contexto regional amazônico. 2017.

3.
FARIAS, S. A.; ODA, W. Y.; OLIVEIRA, I. M.. Participação em banca de Andressa Pereira Primavera. Iniciação Científica no Ensino Médio: contribuições do Programa Ciência na Escola.. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

4.
FARIAS, S. A.; ODA, W. Y.; OLIVEIRA, I. M.. Participação em banca de Ralkma Belchó Santos. Não Era bem o que Eu Queria: A Evasão em uma Licenciatura em Ciências Naturais sob Efeito do Tipo de Ingresso e de uma Mudança Curricular. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

5.
NICOT, Y. E.; SOUZA, K. S.; FARIAS, S. A.. Participação em banca de Elize Farias de Carvalho. A Metodologia de Projetos na Educação Profissional. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

6.
SOUZA, K. S.; FARIAS, S. A.; MATOS, M. A. S.. Participação em banca de Kacia Araujo do Carmo. Educação inclusiva com surdos: estratégias e metodologias mediadoras na aprendizagem de conceitos químicos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

7.
SOUZA, K. S.; PASSOS, R. R.; FARIAS, S. A.. Participação em banca de Hermínia da Silva Marques. Aspectos qualitativos nas transformações químicas: um olhar sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos do ensino médio na perspectiva bachelardiana. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

8.
FARIAS, S. A.; VASCONCELOS, E. R.; ODA, W. Y.. Participação em banca de Carmel do Nascimento Pereira. A importância de um ensino da ecologia com foco no contexto socioambiental amazônico na visão de professores de Biologia do ensino médio. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

9.
FARIAS, S. A.; FOSBERG, M. C.; ODA, W. Y.. Participação em banca de Jardel Claudino Pereira Santos. Atitudes, Motivação e Evasão de Alunos em um Curso de Licenciatura em Biologia na Amazônia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

10.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H.; SOUZA, L. O.. Participação em banca de Suelene Amazonas dos Santos. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Formação e Exercício do Professor de Química. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

11.
BRITO, L. C. C.; NICOT, Y. E.; FARIAS, S. A.. Participação em banca de Willam Dantas Oliveira. Concepções sobre a formação interdisciplinar nos Cursos de Licenciatura em Ciências: Matemática e Física/Química e Biologia do ICET. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas.

12.
SOUZA, K. S.; FARIAS, S. A.; GASNIER, T. R. J.. Participação em banca de Ana Cris Nunes de Souza. Um estudo da identidade docente e profissional do egresso do Curso de Licenciatura Dupla em Biologia e Química/UFAM Coari-AM. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.

13.
FARIAS, S. A.; SOUZA, K. S.; SOUZA, R. H.. Participação em banca de Dayan de Araujo Marques. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Universidade Federal do Amazonas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
FARIAS, S. A.; AZEVEDO, M. S.; PETERNELE, W. S.. Processo Seletivo Edital No 07/GR/UNIR/2014. 2014. Universidade Federal de Rondônia.

2.
FARIAS, S. A.; SOUZA, K. S.; COSTA, T. O. G.. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM. 2014. Universidade Federal do Amazonas.

3.
FARIAS, S. A.; MARQUES, C. V. V. C. O; SOUZA, M. C.. Banca Examinadora de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

4.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H.; MARQUES, D. M.. Banca Examinadora de Concurso Público para Carreira do Magistério Superior. 2013. Universidade Federal do Amazonas.

5.
COSTA, T. O. G.; FARIAS, S. A.; Francisco Júnior. Concurso Público para Professor do Magistério Superior - Área de Conhecimento: Química (Educação em Química). 2012. Universidade Federal do Amazonas.

6.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H.; GALOTTA, A. L. Q. A.. Processo de Concurso Público para a Carreira do Magistério Superior da UFAM. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

Outras participações
1.
SOUZA, K. S.; SOUZA, R. H.; FARIAS, S. A.. III Jornada do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. 2012. Universidade Federal do Amazonas.

2.
PASSOS, R. R.; SILVA, M. S.; FARIAS, S. A.. Banca Examinadora de Professor do Magistério Superior (Substituto/Temporário). 2012. Universidade Federal do Amazonas.

3.
SILVA, M. S.; FARIAS, S. A.; COUCEIRO, P. R. C.. Banca Examinadora de Professor Substituto/Temporário. 2011. Universidade Federal do Amazonas.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Química.Educação científica e ensino por investigação nas aulas de química: desenvolvendo capacidades em alunos do Ensino Médio. 2017. (Outra).

2.
II Simpósio Maranhense de Pesquisa e Ensino de Química.Professor de Química: formação, atuação e pesquisa. 2017. (Outra).

3.
I Seminário de Multidisciplinar de Pesquisa e Pós-graduação da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia.Relações entre a pós-graduação e outros níveis de formação na Amazônia. 2017. (Outra).

4.
Seminários do Curso de Licenciatura em Química.Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 2017. (Seminário).

5.
Seminários do Curso de Licenciatura em Química.Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química. 2017. (Seminário).

6.
Encontro Nacional de Ensino de Química.O currículo e as tecnologias na formação de professores de Química: do currículo prescrito ao vivido na Universidade Federal do Amazonas. 2016. (Encontro).

7.
III Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto de Ciências Exatas da UFAM.Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Química - 2016. 2015. (Outra).

8.
X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Conhecimentos Pedagógicos na Formação Inicial dos Professores de Biologia: expectativas profissionais nas percepções do licenciando. 2015. (Encontro).

9.
I CINC- Congresso do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisa em Educação em Ciências: compromisso com a formação cidadã. 2014. (Congresso).

10.
I Encontro de Química da Região Norte-SBQ Norte.A formação do professor de Química para Educação Básica. 2014. (Encontro).

11.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Percepção dos estudantes do Ensino Médio sobre atividades interessantes e criativas no processo de ensino/aprendizagem.. 2014. (Congresso).

12.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Dificuldades vivenciadas nas Reformulações/Criação dos Cursos de Licenciatura em Química na Região Norte do País. 2014. (Congresso).

13.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Estágio Curricular nos Cursos de Licenciatura em Química: concepções, percepção e preparo dos formadores. 2014. (Congresso).

14.
XVII Encontro Nacional de Ensino de Química. Utilização de vídeo: experiências dos professores de química nas escolas estaduais públicas no município de Manaus. 2014. (Congresso).

15.
Conferência da Associação Latinoamericana de Investigação em Educação em Ciências. A importância da escola e da aprendizagem em Química: concepções dos estudantes do ensino médio. 2013. (Congresso).

16.
I Semana de Ciência e Tecnologia do ICE.Uso de Recursos Audiovisuais na Prática Educativa: vivências dos professores de Química nas escolas públicas de Manaus. 2013. (Outra).

17.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química.Configurações curriculares da formação pedagógica nos Cursos de Licenciatura em Química. 2012. (Encontro).

18.
3o. Seminario sobre Estagio Supervisionado nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado da UFAM.Relato de Experiência dos Estágios Supervisionados nos Cursos de Licenciatura em Química. 2011. (Seminário).

19.
Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e Congresso IberoAmericano de Investigación en Ensenanza de las Ciencias.Estágio Curricular: concepções presentes na formação inicial de professores de Química. 2011. (Encontro).

20.
Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino.Concepções de professores de Química em exercício acerca das atividades realizadas no estágio supervisionado na formação inicial. 2011. (Encontro).

21.
I Olimpiada de Quimica do ISB/Coari.Desafios no Ensino de Química: formação e atuação de professores de Química no contexto regional.. 2011. (Encontro).

22.
Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Delineando a Formação Inicial do Professor de Química na Região Norte do País: configuração dos cursos nas IES públicas. 2010. (Congresso).

23.
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.Percepções dos estudantes do ensino médio acerca da dormação inicial do professor de Qimica: um estudo preliminar. 2010. (Encontro).

24.
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Motivação na escolha de um curso universitário: a valorização do diploma de nível supeiror nos cursos de Licencitura em Química. 2010. (Encontro).

25.
6o. Simpósio Brasileiro de Educação Química.Um breve diagnóstico sobre a formação do professor de química na Região Norte. 2008. (Simpósio).

26.
VI Evento de Educação em Química.Uma história recente sobre a formação de professores na Amazônia: o caso do Curso de Licenciatura em Química da UNIR.. 2008. (Encontro).

27.
XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUIMICA.Conhecimento Químico: Desafios e Possibilidades da Pesquisa e da Ação Docente. 2008. (Encontro).

28.
7a. Jornada Científica da UFSCar - IV Congresso de Pós-Graduação. A Evolução dos Cursos de Licenciatura em Química no Estado do Amazonas. 2007. (Congresso).

29.
V Evento de Educação em Química - Ensino de Química: Perspectivas e Aplicações. 2007. (Encontro).

30.
5 Workshop Regional para Profissionais de Laboratórios. 2004. (Outra).

31.
XLIII Congresso Brasileiro de Química. Caracterização da compsição graxa da gordura de amendoa da espécie Astrocaryum murumuru mart. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
FARIAS, S. A.. I Encontro Nacional de Química da Região Norte - SBQ Norte. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gabriela Batista de Farias. Práticas Educativas e o Livro Didático no Ensino de Química: Vivências e Possibilidades na Perspectiva do Contexto Regional Amazônico. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

2.
Andressa Pereira Primavera. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
Danielle de Oliveira Vieira. Estudo da Aprendizagem Conceitual em Físico-Química: Correlações entre Modelos Mentais e Perfil Conceitual. Início: 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Ettore Antunes Paredes. Estágio Probatório. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Amazonas. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
João Bosco Paulain Santana Júnior. Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Química e a motivação para aprender. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

2.
Jean Michel dos Santos Menezes. Experimentação investigativa no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

3.
Kácia Araújo do Carmo. Aprendizagem de conceitos químicos na Educação Inclusiva: compreensões sobre ligações químicas e modelos explicativos por alunos surdos. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

4.
Hermínia da Silva Marques. Aspectos qualitativos nas transformações químicas: um olhar sobre as dificuldades de aprendizagem de alunos do Ensino Médio na perspectiva Bachelardiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

5.
Darling Katiuscia de Goes Borges. Aprender e exercitar a cidadania estudando Química por meio da Educação Ambiental sob o enfoque CTSA: um estudo de caso com alunos do Ensino Médio de uma escola pública em Manaus. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Coorientador: Sidilene Aquino de Farias.

6.
Tatiana Cavalcante Marialva. Contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa na Formação de Licenciandos Ingressantes em Química. 2015. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Coorientador: Sidilene Aquino de Farias.

7.
Suelene Amazonas dos Santos. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Formação Inicial do Professor de Química no Estado do Amazonas. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

8.
Edilene da Silva Souza. Saberes docentes produzidos e mobilizados na formação de professores em exercício: contribuições do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas vinculado ao PARFOR/UFAM. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

9.
Ana Cris Nunes de Souza. Identidade Profissional Docente do Egresso do Curso de Licenciatura Dupla em Ciências: Biologia e Química do ISB/UFAM Coari-AM. 2014. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

10.
Dayan de Araujo Marques. Estudo do desenvolvimento de modelos mentais sobre o conceito de ligações químicas e sua relação com obstáculos epistemológicos. 2013. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

Tese de doutorado
1.
Denny William de Oliveira Mesquita. Contexto e realidade amazônica: questões sociocientíficas na formação continuada de professores de Ciências da Natureza no Ensino Médio. 2013. Tese (Doutorado em Programa de pós graduação em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

Iniciação científica
1.
Otaniel Vaz Borges Junior. Estudo das concepções sobre a Natureza da Ciência dos alunos de pós-graduação em Química da UFAM. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

2.
Ana Paula Costa Barros. Análise de livros didáticos de Química aprovados no PNLD 2012: regionalidades e contexto amazônico. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

3.
Nilton França Ortiz. Aprendizagem significativa de conceitos científicos em Química: contribuição de vídeos didáticos. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

4.
Glaucia Carvalho de Figueiredo. Estudo da evasão nos cursos de Licenciatura em Química da UFAM. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

5.
Nilton França Ortiz. Utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Química: disponibilidades e dificuldades vivenciadas por professores das escolas públicas no município de Manaus. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

Orientações de outra natureza
1.
Raysa Emanuelle Leite Correa. Formação continuada de professores de ciências da natureza por meio da abordagem de temas sociocientíficos regionais. 2016. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.

2.
Rafael Salgado Silva. Estágio Probatório. 2015. Orientação de outra natureza. (Química) - Universidade Federal do Amazonas. Orientador: Sidilene Aquino de Farias.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BARROS, I. C. L.2012BARROS, I. C. L. ; SOUZA, R. H. ; SOUZA, K. S. ; FARIAS, S. A. ; COUCEIRO, P. R. C. ; SILVA, K. R. B. ; OLIVEIRA, T. C. S. ; MONTEIRO, D. D. ; XAVIER, I. F. S. ; ORTIZ, N. F. . O Projeto ?Ações Construtivas para o Conhecimento Químico? e suas Contribuições Pedagógicas na Cidade de Manaus-AM. Revista Brasileira de Ensino de Química, v. 07, p. 55-66, 2012.


Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, S. A.; FERREIRA, L. H. . A importância da escola e da aprendizagem em Química: concepções dos estudantes do ensino médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MACEDO, F. P. ; FARIAS, S. A. ; AMARAL, A. . Utilização de Atividades Lúdicas: uma alternativa para aprender nomenclatura de compostos orgânico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SOUZA, M. S. ; FARIAS, S. A. ; LESCA, D. . Aprendizagem de conceitos científicos: contribuições pedagógicas de atividades experimentais de Química no Ensino Médio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . A presença das Tecnologias da Informação e Comunicação no currículo de Formação Inicial de Professores de Química. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
ORTIZ, N. F. ; FARIAS, S. A. . Uso de Recursos Audiovisuais na Prática Educativa: vivências dos professores de Química nas escolas públicas de Manaus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
MARIALVA, T. C. ; FARIAS, S. A. ; VELOSO, A. S. . Leitura de textos com abordagem histórica auxiliando na aprendizagem de conteúdos de Química Orgânica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FARIAS, S. A.. Pesquisa em Educação em Ciências: compromisso com a formação cidadã. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
FARIAS, S. A.. A formação do professor de Química para Educação Básica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SOUZA, E. S. ; FARIAS, S. A. . A investigação como princípio formativo na Licenciatura em Ciências Biológicas no PARFOR/UFAM. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . Preparo na utilização de recursos didáticos na formação inicial de professores de Química a partir do olhar do licenciando2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
PINHEIRO, D. R. P. O. ; CAVALHEIRO, E. T. ; FARIAS, S. A. . O currículo e as tecnologias na formação de professores de Química: do currículo prescrito ao vivido na Universidade Federal do Amazonas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/10/2018 às 6:31:13