Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5899692676397471
  • Última atualização do currículo em 27/08/2018


Possui Licenciatura em Matemática pela Univerisidade Candido Mendes (2011); Graduação em Matemática Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996); Doutorado em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Realizou um Pós-Doutorado pelo CNPq no mesmo programa (2007). Tem experiência na área de Educação e Avaliação com ênfase em Ciências Sociais. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação; Avaliação do Ensino Superior; Escola; Desigualdades Sociais; Repetência; Ensino de Matemática; Avaliação qualitativa.. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva
Nome em citações bibliográficas
SÁ EARP, Maria de Lourdes

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Cesgranrio, Mestrado em Avaliação.
Rua Cosme Velho 155
Cosme Velho
22241-125 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 35059810
URL da Homepage: http://www.cesgranrio.org.br


Formação acadêmica/titulação


2002 - 2006
Doutorado em Antropologia Cultural.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A cultura da repetência em escolas cariocas, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Yvonne Maggie.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: cultura; Escola; repetência; fracasso escolar; ensino; cultura escolar.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
1993 - 1996
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: O projeto alunos residentes de CIEPs: Educação e Assistência?,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Sonia Kramer.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação; CIEP; internato; Projeto alunos residentes de CIEPS; Política de atendimento à infãncia.
Grande área: Ciências Humanas
1987 - 1989
Especialização em Analise de Sistemas. (Carga Horária: 720h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Sistema de controle de transplante renal.
1987 - 1987
Especialização em Informatica Educacional. (Carga Horária: 1016h).
SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
Título: Psicologia Cognitiva e Implicações Educacionais.
1994 - 1994
Aperfeiçoamento em La Educacion En Cuba. (Carga Horária: 40h).
Universidad de La Habana, UH, Cuba. Ano de finalização: 1994.
2010 - 2011
Graduação em licenciatura.
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1977 - 1981
Graduação em Ciencias Atuariais.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2007 - 2008
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.


Atuação Profissional



Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, participação e cidadania
07/2018 - Atual
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação de Desempoenho
02/2018 - 07/2018
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, participação e cidadania
01/2018 - 05/2018
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Avaliação Institucional
09/2017 - 12/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Qualitativa
08/2017 - 12/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, Participação e Cidadania
01/2017 - 07/2017
Ensino, Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociedade, participação e cidadania
01/2017 - 05/2017
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Avaliação Institucional
09/2016 - 12/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Qualitativa
01/2016 - 05/2016
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Avaliação Organizacional
01/2015 - 12/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
seminario de orientação
01/2015 - 05/2015
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Pratica de Avaliação Organizacional
09/2014 - 12/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
AVALIAÇÃO QUALITATIVA
Seminário de Orientação
01/2014 - 07/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação
01/2014 - 04/2014
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática em Avaliação
08/2013 - 12/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação
09/2013 - 11/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Qualitativa
01/2013 - 07/2013
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação
08/2012 - 11/2012
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Avaliação Qualitativa
01/2012 - 07/2012
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação
03/2012 - 06/2012
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Avaliação
08/2011 - 12/2011
Ensino, Mestrado Profissional em Avaliação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário de Orientação de Projeto de Avaliação

Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40

Atividades

3/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
3/2011 - 07/2011
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia da Educação: instituições escolares e suas práticas pedagógicas
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Instituições educacionais e práticas pedagógicas: uma abordagem sociológica
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática e suas práticas pedagógicas
08/2010 - 12/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de pesquisa
04/2010 - 07/2010
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Pesquisa

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora do Mestrado em Educação, Carga horária: 20

Atividades

02/2009 - 07/2009
Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias da Educação

Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2012
Vínculo: Professor horista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 16

Atividades

10/2002 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia e Educação
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Conteúdos e Metodologia do Ensino de Matemática
Pesquisa Educacional
Sociologia da Educação

Instituto Isabel, IS, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora Auxiliar, Carga horária: 4


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Pós Doutoranda

Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

06/2008 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de pós graduação em sociologia e antropologia, .

08/2007 - 08/2008
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução a Sociologia
Sociologia Geral
03/2006 - 08/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção do Conhecimento Matemático I e II
Iniciação da Matemática na Pré Escola

Colégio Cruzeiro, CC, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Assessoria Técnica, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 10
Outras informações
Assessoria de Matemática para professores da Educação Infantil

Atividades

08/2007 - Atual
Serviços técnicos especializados , Colégio Cruzeiro Jacarepaguá, .

Serviço realizado
Assessoria Técnico-pedagógica para professores da Educação Infantil..

Secretaria de Ação Social e Cidadania do Estado do Rio de Janeiro, SASC, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10


Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária, AAPCS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Monitoramento técnico, Enquadramento Funcional: autônomo, Carga horária: 20

Atividades

9/1999 - 2/2000
Serviços técnicos especializados , Programa de Capacitação Solidária, .

Serviço realizado
Monitoramento e Avaliação de Programas de Capacitação Profissional.

Universidade Carioca, UNICARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar, Carga horária: 10

Atividades

3/1999 - 12/2000
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Cultural
Matemática I

Centro Novamérica de Educação Popular, NOVAMERICA, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Assessoria, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 10

Atividades

10/1998 - 12/1998
Serviços técnicos especializados , Assessoria Técnica, .

Serviço realizado
Assessoria à Oficina de Educadores Sociais.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 4

Atividades

08/1998 - 12/1998
Ensino, Educação Matemática Teoria e Prática Pedagógica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Informática na Educação Matemática

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: bolsista Apoio Técnico FAPERJ, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

06/1999 - 01/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Mestrado em Educação, .

08/1998 - 12/1999
Ensino, UERJ/DEGASE - Qualificação de Profissionais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
A educação profissional no contexto da ação sócio-educativa
Adolescência e Educação Profissional
História da assitência à criança e ao adolescente no Brasil
02/1998 - 08/1998
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação e Humanidade, Faculdade de Educação.

Serviço realizado
Elaboração da proposta de capacitação para o Departamento de Ações Sócio-Educativas - DEGASE/Secretaria de Estado de Justiça e Interior.

Associação Projeto Roda Viva, PROJETORODAVIVA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1997
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 10

Atividades

1/1997 - 8/1997
Serviços técnicos especializados , Associação Projeto Roda Viva, .

Serviço realizado
Pesquisa sobre Instituições de Capacitação Profissional da Cidade do Rio de Janeiro.

SENAI - Departamento Nacional, SENAI/DN, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1997
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: tecnico de formação profissional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

06/1983 - 12/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento Nacional, Departamento de Pesquisa e Avaliação.


SENAI - Departamento Regional do Rio de Janeiro, SENAI/DR/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria, Carga horária: 20

Atividades

1982 - 1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, SENAI RJ, .

Cargo ou função
Consultora e Elaboradora de material didático instrucional na área de ensino-aprendizagem de Matemática.


Linhas de pesquisa


1.
Informatica Educacional
2.
Ensino-aprendizagem de matemática
3.
Infância Tutelada e Educação
4.
Produção e efeitos de desigualdades sociais

Objetivo: Esta linha de pesquisa visa conhecer os mecanismos de produção e reprodução das desigualdades sociais no Brasil, e analisar as consequências e os custos sociais destas desigualdades..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: desigualdades sociais.


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Cursos de Pedagogia. Para além do senso comum douto da baixa qualidade.
Descrição: Investigação a partir de sete instituições, privadas e públicas, com base na produção de material empírico com base em questionários, observações e entrevistas com os diversos agentes institucionais. A pesquisa parte de análises nacionais contextuais das instituições que oferecem esses cursos e seus agentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Integrante / Cecília Mafarelli - Integrante / Priscilla Rodrigues - Integrante / Romulo Nascimento - Integrante / Zaia Brandão - Coordenador.
2012 - Atual
Culturas de Avaliação: Avaliando a Avaliação escolar
Descrição: A pesquisa tem como objetivo conhecer, descrever e analisar os modos de avaliação docentes produzidos no coletivo do conselho de classe. A pesquisa pretende verificar a relação entre indicadores de qualidade da escola tais como índice de desempenho e repetência e as culturas de avaliação em escolas da cidade do Rio de Janeiro. Essa pesquisa dá continuidade a estudos empreendidos desde 2004 em escolas cariocas e focará conselhos de classe de uma escola particular com boa performance na avaliação do ENEM. Quais são os critérios de juízo professoral? Os critérios e avaliação de escolas públicas e privadas se assemelham? Em que medida a reprovação aparece como central no julgamento dos professores sobre os alunos e como esse recurso é utilizado? Existiram várias culturas de avaliação nas escolas da cidade do Rio de Janeiro?.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2012 - Atual
As Avaliações do Ensino pelos estudantes: significados e efeitos
Descrição: As avaliações de ensino feitas pelos estudantes (AEE) são um dos utensílios com utilização crescente, a nível nacional e institucional, nos processo de avaliação das instituições de ensino superior. Estas avalições são um dispositivo de regulação dos sistemas de ensino superior nas práticas gestionárias da Nova Gestão Pública. O grande objetivo desta pesquisa é compreender os significados das avaliações feitas pelos estudantes no ensino superior público brasileiro no contexto das IES Privadas. Quais os significados e efeitos das avaliações feitas pelos estudantes do ensino superior no contexto das IEs privadas? Quais as premissas, as finalidades e os discursos que presidem à concepção dos questionários aos estudantes e elaborados nas IEs estudadas? qu condicionantes influenciam as respostas dos estudantes e quais seus significados? A metodologia utiliza técnicas qualitativas (entrevistas, observação etnográfica) com o fim de compreender os significados que os estudantes atribuem às avaliações realizadas. Também procedemos à análise do conteúdo dos instrumentos de AEE. A idéia aqui é tentar descrever as concepções de avaliação das IES e dos estudantes com o objetivo de caracterizar os tipos de cultura de avaliação e de gestão institucional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Integrante / Maria Beatriz Bettencourt - Coordenador.
2010 - 2012
Concepções de Educação de Professores de Escolas de Petrópolis na contemporaneidade
Descrição: A pesquisa tem como objetivo coletar percepções de professores de escolas de Petrópolis com bons indicadores. Pretende-se focar representações sobre escola, ensino, alunos, avaliação, sala de aula e repetência bem como a questão da contemporaneidade. Além de entrevistas a metodologia da pesquisa faz uso de observações na escola e em salas de aulas dos professores entrevistados no sentido de procurar relações entre concepções e as práticas docentes..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
A Internacionalização do Campo do Currículo: condições, desafios e possibilidades de um novo paradigma.
Descrição: O objetivo geral do estudo é compreender o atual processo de internacionalização do campo do currículo tal como se está se expressando em eventos e textos associados à International Association for the Advencement of Curriculum Studies (IAACS), à American Association for the Advencement of Curriculum Studies (AAACS) e aos Colóquios Luso- Brasileiros sobre Questões Curriculares bem como nas perspectivas de seus principais promotores. Pretende-se argumentar que as categorias hibridização e cosmopolitismo reavalidads e atualizadas mostram-se úteis para compreender as condições, os desafios e as possibilidades do movimento de internacionalização em análise..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2011
Ethos Escolar: Gestão e produção da qualidade do ensino
Descrição: A pesquisa visa criar um modelo para a descrição dos diversos ethos ou culturas de gestão existentes nas escolas da rede pública do Estado do Rio de Janeiro. As escolas serão selecionadas a partir de uma amostra construída a partir das notas do Prova Brasil e de outros instrumentos de avaliação externos. Serão selecionadas escolas da rede municipal, estadual e federal e uma escola da rede particular. A hipótese mais importante é a de que as culturas de gestão estão diretamente relacionadas com a qualidade da educação oferecida pela escola. Será a cultura de gestão baseada na crença de que os estudantes podem progredir e insiste nessa meta é a que possibilita a melhoria dos indicadores de qualidade? Ou será a cultura organizacional que reforça o senso comum sobre autoridade, reprovação e meritocracia a que melhor se ajusta aos objetivos?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
As Culturas de gestão na Educação no Rio de Janeiro: a instituição escolar e a produção da qualidade do ensino
Descrição: A pesquisa verificará a relação entre os indicadores de qualidade das escolas, tais como índices de desempenho e de repetência, e as culturas de gestão das escolas no Estado do Rio de Janeiro. Existiriam várias culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro ou só existe uma cultura de gestão que é esta popularizada pela polêmica que ganhou os espaços menos intelectualizados do Estado do Rio de Janeiro? Como caracterizar as culturas de gestão nas escolas do Estado do Rio de Janeiro? A organização da escola, seus rituais cotidianos influenciam as culturas de gestão? As políticas públicas seriam capazes de influenciar efetivamente as práticas das culturas organizacionais das escolas? Em que medida as escolas que formam bem seus alunos partilham das características apontadas pela literatura sobre escolas eficazes? Os índices propostos nessa literatura seriam bons para medir a qualidade da escola existente em nosso estado? Haveria especificidades visíveis na cultura organizacional das escolas da rede estadual no Estado que tem os piores indicadores de qualidade da região sudeste do Brasil?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2010
Tema transversal orientação sexual: apropriação dos professores da educação fundamental pública acerca da documentação pedagógica oficial
Descrição: A pesquisa pretende analisar a apropriação dos professores de educação básica de escola pública estadual da cidade mineira de Barbacena-MG (anos finais do ensino fundamental e iniciais do ensino médio) da documentação pedagógica oficial, tanto nacional quanto mineira, sobre educação sexual. No âmbito nacional, educação sexual aparece definida como tema transversal "orientação sexual" e no âmbito estadual, há um programa direcionado à juventude, multitemático, no qual sexualidade aparece como tema privielgiado. Até o presente, o grupo tem investido na compreensão teórica de sexualidade, de teorias sobre sexualidade, considerando-a como dimensão histórica e cultural, ao mesmo tempo objetiva e subjetiva, ao invés de reduzir sua compreensão ao campo biológico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Integrante / Sebastião Rogério Gois Moreira - Integrante / Regina Célia Pereira Campos - Coordenador / Leila Saddi Ortega - Integrante / Rosa Maria Correa das Neves - Integrante.Financiador(es): Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - Bolsa.
2004 - 2007
A discussão sobre cotas para negros na educação brasileira
Descrição: Nesta pesquisa pretende-se verificar os reflexos dessa política nas escolas públicas da rede estadual do Rio de Janeiro nos comportamentos e valores dos diferentes atores envolvidos, alunos professores, diretores entre outros. Procura-se assim, por meio da análise de dados estatísticos, da observação participante em determinadas escolas, da realização de entrevistas em profundidade e da construção de histórias de vida, compreender o universo das pessoas que serão diretamente afetados pelas cotas, isto é, jovens estudantes dos colégios públicos do Estado do Rio de Janeiro, pertencentes às camadas mais pobres da população. Busca-se descobrir o que muda e o que permanece depois da introdução dessa política pública. Como estão se posicionando as escolas públicas, seus dirigentes e o próprio estado, através de seus representantes legais - secretarias de educação -, em relação a esta mudança de paradigma? Estarão os estudantes e os professores transformando suas representações de raça e de distribuição da justiças a partir desta nova maneira estruturar o acesso ao ensino superior?.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2000
Programa Vem Pra Casa (Criança)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1997 - 1999
Crianças e Adolescentes no mundo do trabalho: impasses e tensões em programas de atendimento e educação
Descrição: Este projeto tem como objetivo refletir e sistematizar as premissas de diferentes programas de atendimento ao adolescente que intervêem atuando quer no princípio da formação do trabalhador, quer na proteção do jovem do mundo do trabalho..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1996 - 1997
A Infância Tutelada e a Educação: um mergulho nos arquivos do Juizado de Menores do Rio de Janeiro
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1995 - 1996
Levantamento de necessidades de formação profissional no setor de couros e calçados do nordeste do Brasil
Descrição: Levantamento de necessidades de formação profissional no setor de couros e calçados do nordeste do Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Coordenador.
1993 - 1994
Elaboração do Núcleo Curricular Básico de Matemática e Atualização de professores do município
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1990 - 1995
Reestruturação do Modelo de Formação Profissional do SENAI
Descrição: Pesquisa sobre a reestruturação do modelo de formação profissional do SENAI com a participação de acadêmicos, funcionários e técnicos da instituição..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Coordenador.
1990 - 1991
Perfil Sócio-profissional dos Instrutores do SENAI
Descrição: Levantamento do perfil sócio-profissional dos instrutores do SENAI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Coordenador.
1986 - 1987
Acompanhamento de Egressos de cursos do SENAI
Descrição: Pesquisa de acompanhamento de alunos egressos de cursos do SENAI..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva - Coordenador.


Revisor de periódico


2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
2011 - Atual
Periódico: Revista Panamericana de Salud Pública (Impresa) / Pan American Journal of P
2007 - Atual
Periódico: Revista Contemporânea de Educação
2012 - Atual
Periódico: Revista Enfoques (Rio de Janeiro)
2017 - Atual
Periódico: ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana/Especialidade: Antropologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Escola.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Ensino de Matematica.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana/Especialidade: Desigualdades Sociais.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AVALIAÇÃO.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2010
APQ1, FAPERJ.
2006
Indicação ao prêmio CAPES de melhor tese do ano, CAPES.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BETTENCOURT, M. B.2017BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: um estudo qualitativo na educação superior brasileira. REVISTA LUSÓFONA DE EDUCAÇÃO, v. 36, p. 131-144, 2017.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2016SÁ EARP, Maria de Lourdes; PRADO, A. P. . O juízo professoral em Conselhos de Classe de escolas da cidade do Rio de Janeiro. Revista de Educação Publica (UFMT), v. 25, p. 33-53, 2016.

3.
BETTENCOURT, M. B.2015BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Aprender fazendo: O aprendizado de metodologia qualitativa de pesquisa no âmbito da disciplina de Prática de Avaliação Organizacional. CAMPO ABIERTO, v. 34, p. 71-84, 2015.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2014SÁ EARP, Maria de Lourdes. Avaliação escolar nos Conselhos de Classe:categorias do juízo professoral. Revista Avaliação de Políticas Públicas, v. 2, p. 45-62, 2014.

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2011SÁ EARP, Maria de Lourdes. Inclusão e exclusão no ensino: a sala de aula não é para todos?. Revista teias (UERJ. Online), v. 12, p. 1-19, 2011.

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2011SÁ EARP, Maria de Lourdes. Relato de um instrumento de análise da sala de aula em construção. Educação em Foco (Juiz de Fora), v. 15, p. 127-149, 2011.

7.
Monteiro, Maria da Graça T.2011Monteiro, Maria da Graça T. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Um estudo qualitativo sobre inclusão escolar. Olhar de Professor (UEPG. Impresso), v. 14, p. 183-200, 2011.

8.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2010SÁ EARP, Maria de Lourdes. Antropologia e Educação: um estudo sobre a repetência. Revista Enfoques (Rio de Janeiro), v. 9, p. 1-20, 2010.

9.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2009SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e Periferia: uma proposta de estudo da sala de aula. Educação e Cultura Contemporânea, v. 6, p. 49-75, 2009.

10.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2009 SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura da repetência em escolas cariocas. Ensaio (Fundação Cesgranrio. Impresso), v. 17, p. 613-632, 2009.

11.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2009SÁ EARP, Maria de Lourdes. Uma proposta de instrumento de análise da sala de aula. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 352-370, 2009.

12.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2008SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia na sala de aula. Olhar de Professor (UEPG), v. 11, p. 23-42, 2008.

13.
SÁ EARP, Maria de Lourdes2007SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e Periferia: Um estudo sobre a sala de aula.. Revista Contemporânea de Educação, v. 4, p. 1-14, 2007.

14.
SÁ EARP, Maria de Lourdes1999SÁ EARP, Maria de Lourdes; NORONHA, Patricia . Cidadania, educação e trabalho do adolescente: algumas iniciativas da cidade do Rio de Janeiro. Ensaios de Pedagogia do Oprimido, petropolis, v. 7, n.5, p. 13-38, 1999.

15.
SÁ EARP, Maria de Lourdes1998 SÁ EARP, Maria de Lourdes. Alunos residentes de CIEPs: Educação e assistência. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. Nº 103, n.103, p. 100-122, 1998.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
DIAS,MARIA LUCIA ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . ESTUDO AVALIATIVO DO PROGRAMA DE ESTUDANTES CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO PEC-G NA UNIRIO. 1. ed. RIO DE JANEIRO: MULTIFOCO, 2016. v. 1. 132p .

2.
MALTA, M. T. B. P. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Avaliação do Programa Renascer da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2015. v. 1. 100p .

3.
BAZILIO, Luiz Cavalieri ; SÁ EARP, Maria de Lourdes ; NORONHA, Patricia . Infância tutelada e educação: história, política e legislação. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Ravil Editora, 1998. 176p .

Capítulos de livros publicados
1.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados. Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados. 1a.ed.Curitiba: Atena Editora, 2017, v. 3, p. 9-25.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Uma aventura etnográfica: descrevendo a repetência em escolas da cidade do Rio de Janeiro. In: Hector Carcamo Vasquez. (Org.). Making of: Construciones etnograficas de la educacion. 1ed.Madrid: , 2014, v. 1, p. 123-145.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; HILDEBRAND, Luci . Abordagem qualitativa: características e procedimentos básicos. Abordagem qualitativa: características e procedimentos básicos. 3ed.Rio de Janeiro: Luminária academia, 2014, v. , p. 73-100.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Observação. In: Ligia Gomes Elliot. (Org.). Intrumentos de Avaliação e Pesquisa. 1ed.Rio de Janeiro: WAK Editora, 2012, v. , p. 193-227.

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. O juízo professoral: um estudo em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. In: Maria Guiomar Tommasiello; Alda Junqueira Martins; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carrvalho. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade educacional contemporânea constatações, análises e proposições. 1ed.São Paulo: JMARIN Editores, 2012, v. 1, p. 2006-20020.

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. É possível ensinar sem reprovar? Relato de uma investigação etnográfica na sala e aula. In: Regina Célia Passos Ribeiro de Campos. (Org.). Pesquisa, Educação e formação humana. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. , p. -.

7.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A politica de atendimento do seculo XX: a infância pobre sob a tutela do Estado. In: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva; Luiz Cavalieri Bazilio. (Org.). Infância Tutelada e Educação. 1ªed.Rio de Janeiro: Ravil coleção escola de professores, 1998, v. , p. 72-98.

8.
BAZILIO, Luiz Cavalieri ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Políticas públicas de atendimento à infância. In: Maria de Lourdes Sá Earp; Luiz Bazilio Cavalieri; Patricia Noronha. (Org.). Infância Tutelada e Educação. 1ªed.Rio de Janeiro: Ravil Editora, 1998, v. , p. 117-132.

9.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Infância, pobreza e educação: O projeto aluno residentes em CIEPS.. In: Creso Franco; Sônia Kramer. (Org.). Pesquisa e Educação. 1ªed.Rio de Janeiro: Ravil Editora, 1997, v. , p. 179-193.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Aluno sem professor faz trabalho para obter nota.. Jornal O DIA, Rio de Janeiro, p. geral 03 - geral 03, 01 jun. 2007.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Bola de Neve para o Futuro. Jornal O DIA, Rio de Janeiro, p. Geral 04 - Geral 04, 20 maio 2007.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Informática Educacional. Senai em Ação (Jornal de Integração), Rio deJaneiro, p. 5 - 5, 01 mar. 1991.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CAVALCANTE, Luiz Fernando ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . A biblioteca do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo sob o olhar do usuário. In: XX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2018, Salvador. Anais do XXXX Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 2018.

2.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: relato de um processo de análise qualitativa. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Salamanca. Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1, 2017. v. 1. p. 1709-1714.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; MARAFELLI, C. M. ; RODRIGUES, P. . Projeto e Circunstância: tipologia da escolha de estudantes pelo curso de Pedagogia. In: 6º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2017) e 2nd International Symposium on Qualitative Research, 2017, Salamanca. Investigação Qualitativa em Educação//Investigación Cualitativa en Educación//Volume 1, 2017. v. 1. p. 1715-1724.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; AGUIAR, G. S. . Avaliação e Repetência: juizo professoral nos Conselhos de Classe e Dados da Prova Brasil. In: IV CONAVE, 2016, BRASILIA. ANAIS DO IV CONGRESSO DE AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO:AVALIAÇÃO E CURRICULO: RELACOES E ESPECIFICIDADE, 2016.

5.
Santos, Maria Lucia Brandão ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Avaliação do Curso de Extensão: 'Formação Continuada e Curriculos Praticados': memórias e narrativas. In: IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV Reunião de Avaliação: contribuições e perspectivas. Trabalhos apresentados, 2015. p. 227-241.

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. 'VAMOS SALVAR?': OBSERVAÇÃO ETNOGRÁFICA NO CONSELHO DE CLASSE. In: IV REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: contribuições e perspectivas. Trabalhos apresentados, 2015. p. 242-255.

7.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . A Disciplina de Prática de Avaliação Organizacional no Mestrado Profissional em Avaliação: uma experiência de formação em metodologias qualitativas. In: IV REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: contribuições e perspectivas, 2015, Rio de Janeiro. IV REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: contribuições e perspectivas. Trablhos apresentados, 2015. p. 362-372.

8.
MARAFELLI, C. M. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes ; RODRIGUES, P. . ?PROJETO? OU ?CIRCUNSTÂNCIA?? REPRESENTAÇÕES DA ESCOLHA PROFISSIONAL DE ESTUDANTES DE CURSOS DE PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADES CARIOCAS. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE, 2015, Curitiba. ANAIS DO XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO- EDUCERE, 2015.

9.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Análise de uma prática formativa em metodologia qualitativa: Contexto, conteúdo e problemática. In: VII SEMINÁRIO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO, 2015, BELO hORIZONTE. ANAIS DA VII SEMINÁRIO DA REDE BRASILEIRA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO, 2015.

10.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia no conselho de classe: Avaliação e juízo professoral. In: IV Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Adminstração da Educação, 2014, Porto. Políticas e Práticas de Administração e Avaliação na Educação Ibero Americana, 2014.

11.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Una aventura etnografica:descripción de la repetência en las escuelas de Rio de Janeiro. In: III CONGRESO INTERNACIONAL DE ETNOGRAFIA Y EDUCACIÓN, 2013, Madrid. III Congreso Internacional de Etnografia y Educación, 2013.

12.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; EARP, Maria de Lourdes Sá ; Conselhos de classe: avaliação da aprendizagem e juízo professoral. In: VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP, 2012, Campinas. VIII Encontro Regional da ANPAE SUDESTE e XII Encontro Estadual da ANPAE-SP: Gestão de Sistemas, Redes de Ensino e de Escolas: Desafios para o campo de pesquisa e para os Profissionais da Educação, 2012.

13.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Aprovação Automática e Cultura da Repetência: um estudo em escolas da cidade do Rio de Janeiro. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre Diálogos, 2010.

14.
PRADO, A. P. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . SÁ EARP, Maria de Lourdes, PRADO, Ana Pires ; Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção das desigualdades na escola? In: 33ª Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o Balanço de uma década. 0.. In: 33ª Reunião Anual da Anped, 2010, Caxambu. Educação no Brasil: o Balanço de uma década., 2010, Caxambu. Os Conselhos de Classe: mecanismos de produção de desigualdades sociais?, 2010.

15.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. O modelo "centro- periferia": uma proposta de estudo da sala de aula. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. O modelo centro-periferia: uma proposta de estudo da sala de aula, 2009.

16.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro-periferia: um estudo do modelo de ensino da sala de aula. In: ANPOCS, 2008, Caxambu. ANPOCS, 2008.

17.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro-periferia: um estudo antropológico da sala de aula. In: IV Jornada Pedagógica da UNESA, 2008, Rio de Janeiro. IV Jornada Pedagógica da UNESA, 2008.

18.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A Gestão da sala de aula: um estudo de caso em duas escolas. In: II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008, Rio de Janeiro. II SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA DO CFCH, 2008.

19.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura de gestão da sala de aula. In: I Reunião em Avaliação, 2008, Rio de Janeiro. Fundação Cesgranrio, 2008.

20.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia na sala de aula. In: II Colóquio Educação, 2007, Rio de Janeiro. II Colóquio educação, cidadania e exclusão, 2007.

21.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e Periferia: Um estudo sobre a sala de aula.. In: ANPED - 30ª Reunião anual da ANPED, 2007, Caxambu / MG. ANPED - 30ª Reunião anual da ANPED, 2007.

22.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; EARP, Maria de Lourdes Sá ; Cidadania, educação e trabalho do adolescente. In: Terceira Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro, 1998, Rio de Janeiro. Cidadania, educação e trabalho do adolescente, 1998.

23.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Infância excluída e educação. In: 20ª Reunião Anual da ANPED, 1997, Caxambu. 20ª Reunião Anual da ANPED, 1997.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; BETTENCOURT, M. B. . Elementos para Avaliação de uma Política de Garantia de qualidade do Ensino Superior no contexto sul-americano. In: 56o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2018, Salamanca. Anais do 56o. CONGRESSO INTERNACIONAL DE AMERICANISTAS, 2018.

2.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Uma experiência inovadora no aprendizado de metodologia qualitativa: a disciplina de Prática de Avaliação na Pós graduação strictusenso em Avaliação. In: 4o. Congresso Ibero-Americano em de Investigação Qualitativa, 2015, Aracaju. Uma experiência inovadora no aprendizado de metodologia qualitativa: a disciplina de Prática de Avaliação na Pós graduação strictusenso em Avaliação, 2015.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Descrevendo o fenômeno da repetência na escola brasileira: etnografia da escola. In: VII Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, 2005, Rio de Janeiro. VII Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, 2005.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Trabalho do Adolescente. In: III conferência dos direitos da criança e do adolescente, 1998, Rio de Janeiro. III Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente, 1998.

Artigos aceitos para publicação
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; MARAFELLI, C. M. ; RODRIGUES, P. . ?PROJETO OU CIRCUNSTÂNCIA? ? RELATO DA ANÁLISE QUALITATIVA DA ESCOLHA PELO CURSO DE PEDAGOGIA. REVISTA FÓRUM IDENTIDADES, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; BETTENCOURT, M. B. . ELEMENTOS PARA AVALIAÇÃO DE UMA POL´TICA DE GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO SUL-AMERICANAO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; MARAFELLI, C. M. ; ANDRADE, P. . Projeto e Circunstância: tipologia da escolha de estudantes pelo curso de Pedagogia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: relato de um processo de análise qualitativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Avaliação de politicas de ensino superior:descrição e aplicação de uma metodologia qualitativa inovadora. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Significados das avaliações do ensino pelos estudantes: resultados de um estudo qualitativo na educação superior brasileira. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . AS AVALIAÇÕES DO ENSINO PELOS ESTUDANTES: SIGNIFICADOS E EFEITOS NO CONTEXTO DA POLÍTICA REGULATÓRIA DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . A Disciplina de Prática de Avaliação Organizacional no Mestrado Profissional em Avaliação: uma experiência de formação em metodologias qualitativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Santos, Maria Lucia Brandão ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Avaliação do Curso de Extensão - Formação Continuada e Currículos Praticados: memória e narrativas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. 'Vamos salvar': Observação Etnográfica em Conselhos de Classe. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Uma experiência inovadora no aprendizado de metodologia qualitativa: a disciplina de Prática de Avaliação Organizacional na pós graduação strictu senso em Avaliação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BETTENCOURT, M. B. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Análise de uma Prática Formativa em Metodologia Qualitativa: contexto, conteúdo e problematica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Resignificando conceitos e reconstruindo o familiar: um novo olhar para a repetência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia no conselho de classe: avaliação e juízo professoral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Una aventura etnografica: descrevendo la repetência en escuelas da ciudad do Rio de Janeiro. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; EARP, Maria de Lourdes Sá ; O ensino da Matemática na Educação Infantil e séries iniciais do Fundamantal: limites e possibilidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; EARP, Maria de Lourdes Sá ; Conselhos de Classe: Avaliação da aprendizagem e juízo professoral. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Concepções de Educação de Professores de escolas de Petrópolis: uma proposta de metodologia de avaliação qualitativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
Monteiro, Maria da Graça T. ; SÁ EARP, Maria de Lourdes . Um estudo avaliativo sobre inclusão escolar:o caso das escolas de Petrópolis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; PRADO, A. P. . Pesquisa etnográfica em instituições escolares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Mandelert, Diana ; NADAL, Beatriz Nadal . Por dentro do conselho de classe. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia da Repetência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Aprovação Automática e Cultura da Repetência: um estudo em escolas da cidade do Rio de Janeiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Cultura da repetência e aprovação automática: antônimos ou sinônimos?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Fracasso escolar:uma pesquisa etnográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

25.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Oficina de matemática: como trabalhar geometria na Educação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. As Ciências Sociais vão à escola. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A cultura de gestão da sala de aula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e Periferia: um estudo sobre a sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Etnografia na sala de aula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Apresentação e discussão de dissertações e teses em andamento. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

31.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Centro e periferia : um estudo sobre a sala de aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Palestra proferida: Centro e Periferia:um estudo sobre a sala de aula.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

33.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Descrevendo o fenômeno da repetência na escola brasileira: etnografia da escola.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Infância, Pobreza e Educação. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

35.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Mesa Redonda: Com a palavra, a criança... 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).

36.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Trabalho do Adolescente. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Palestra Proferida: Projeto Alunos Residentes de CIEPS: Educação ou Assistência?. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Palestra proferida: O Programa dos CIEPs: concepções e princípios. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Infância Excluída e Educação. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

40.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Palestra proferida:O Estatuto da Criança, considerações atuais durante o Forum Permanente de Educação e Saúde. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

41.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Palestra proferida:Projeto Alunos Residentes de CIEPS: Educação ou Assistência?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Assessoria em Matemática para professores do Colégio Notre Dame. 2013.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Anastasio, Maria Queiroga . Consultoria em Matemática para o projeto de educação financeira. 2011.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Assessoria para Gestores e Professores de Escolas da rede municipal de Petrópolis. 2011.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Assessoria para o ensino de matemática da Educação Infantil do Colégio Cruzeiro. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Parecerista da Revista Panamerican de Saude Publica. 2018.

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Parecerista da Revista Antropolítica da UFF. 2017.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Parecerista da REvista Meta-Avaliação. 2015.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Entrevista para Educação para Todos. 2015.

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Revista Enfoques. 2012.

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Programa de televisão veiculado no Canal Futura. 2012.

7.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Relatório técnico para a FAPERJ- APQ2. 2012.

8.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2011.

9.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Revista Panamericana de Salud Pública. 2011.

10.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Educação no Rio de Janeiro. 2008. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).. 2008.

11.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Revista Contemporânea de Educação (Parecerista). 2007.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. A repetência no Brasil. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Resignificando conceitos e reconstruindo o familiar: um novo olhar para a repetência. 2014. .

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Matemática nos anos iniciais: Educação Infantil e primeiras séries. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; PRADO, A. P. . Pesquisa Etnográfica em instituições escolares: observando o familiar. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Concepções de Educação de Professores de Escolas de Petrópolis na contemporaneidade. 2012. (Relatório de pesquisa).

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Oficina: Como trabalhar a geometria na Educação Infantil?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Capacitação de professores do Colégio Miraflores no ensino de Matemática para crianças. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Reciclagem de professores da Escola Nova em ensino de matemática para crianças. 2009. (Capacitação de professores).

8.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Coleção de matemática aplicada a soldagem.. 1985. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MEDEIROS, C. C. C.; SÁ EARP, Maria de Lourdes; KNOBLAUCH, A.; EYNG, A. M.. Participação em banca de Jaqueline Maas Oliveira. Categorias do Juízo Professoral em Conselhos de Classe de turmas do sexto ano de uma escola pública estadual do Paraná: entre interpretações, julgamentos e implicações. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Universidade Federal do Paraná.

2.
BETTENCOURT, M. B.; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Ana Luiza Santos Pereira. Avaliação de Disciplina Online em Curso presencial de Graduação: a perspectiva dos alunos. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; GARCIA, Pedro; Novicki, Victor. Participação em banca de Dimarina Figueredo Gomes Lima. Programa Estadual Educação Ambiental e Agenda 21 Escolas na Escola Leonel Moura Brizola. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Ludke, Menga. Participação em banca de Rachel Leao de Oliveira Pereira. Avaliação no ensino fundamental: do prescrito ao real. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; GARCIA, Pedro; Ludke, Menga. Participação em banca de Vivian Portilho Bambino. O Estágio Supervisionado e as instituições responsáveis em diálogo. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

6.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; TUTTMAN, Malvina. Participação em banca de Lizander Augusto da Costa Lopes. Avaliação da Efetividade de um programa de reforço de Matemática Básica por tecnologia de ensino a distÂncia. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

7.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Faria, Lia. Participação em banca de Maria da Conceição Monteiro Magalhães. Políticas da Educação em Petrópolis: a presença feminina. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

8.
MILLER, I. K.; Ludke, Menga; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Francisca Cristina de Oliveira Pires. O papel do orientador na efetiva-ação do estágio:múltiplas visões. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

9.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Ludke, Menga; Baraúna, Silvana Malusá. Participação em banca de Mariana de Paula Leite. O que representa a formação para o trabalho de bons diretores?. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

10.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Mignot, Ana Chrystina Venâncio; Vasconcelos, Maria Celi. Participação em banca de Maria José Senra de Carvalho Leal. Educação Física Feminina: experiências de educação do corpo no Colégio Santa Catarina em Juiz de Fora nas décadas de 1940 e 1950.. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

11.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Novicki, Victor; Silva, C.M.T.. Participação em banca de Andrea Nunes da Silva. Avaliação da gestão do instituto federal de educação: ciência e tecnologia do Rio de Janeiro/Campus Nilópolis. 2011. Dissertação (Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

12.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Novicki, Victor. Participação em banca de Ana Kyssy Fachetti. Concepções em disputa na produção discente de curso lato sensu em educação ambiental. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

13.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Elliot, Ligia. Participação em banca de Anne Louise Gester de Souza. Avaliação da Educação Infantil em Escolas Montessorianas: elaboração e validação de instrumento. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

14.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Mamede, Apparecida. Participação em banca de Alexandra Maria de Abreu Rocha. A implantação do ambiente virtual de aprendizagem em um centro universitário e as mudanças no comportamento organizacional do docente do curso de Administração de Empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

15.
GARRANCHO, Angela; Elliot, Ligia; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Delcy Lacerda de Oliveira. Construção de instrumento de avaliação da aprendizagem em escola montessoriana. 2010. Dissertação (Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

16.
MOREIRA, A. F. B.; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Henrique Guilherme David Zacarias. Os rumos do ensino de Física no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

17.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Sabrina Galeno da Costa. Uma escola de luta: os significados da educação em análise num estudo de drama social. 2009 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
FIRME, Thereza Penna; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Joelson Bernardes Albuquerque. Diretrizes para a avaliação de projetos culturais. 2009. Dissertação (Mestrado em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

19.
PRADO, A. P.; BARBOSA, M. L.; Maggie,Yvonne; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de André da Silva Nunes. Uma escola de comunidade ou a comunidade na escola? Um estudo de caso no Rio de Janeiro. 2008. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Antropologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
Wanderley, Sergio; SÁ EARP, Maria de Lourdes; CARANCHO, A. S.; Barros, Denise F.; Deborah Moraes Zouain; OLIVEIRA, F. B.. Participação em banca de Adriana Amadeu Garcia Torres. Avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); medir o quê para quem, eis a questão!. 2018. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade do Grande Rio.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Cidnéia Francisca Moreira. A criança e a creche: um direito ou uma necessidade?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Treinamento Desportivo) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Mataruna, Hylisson; SANTOS, O. O.; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Sergio Ignacio Amato.Relatorio do Projeto Futebol e Cidadania. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

2.
Aguiar, Marcia; Mataruna, Hylisson; SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Alessandra Faria Alves.Avaliar a avaliação: a meta-avaliação do Programa Nacional da tuberculose. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Avaliação) - Faculdade Cesgranrio.

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Lima, Maria Cristina. Participação em banca de Carla Martins Ramos.O jogo no ensino de matemática na Educação Infantil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Gisele da Cruz Gonçalves.O Lúdico e a Matemática. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.

5.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Participação em banca de Luciana Sampaio Vieira Lins.O Planejamento na escola Piagetiana. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estácio de Sá.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; BARBOSA, M. L.. Um estudo de caso de uma escola do Rio de Janeiro: o ritual e a profecia que se cumpre. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Ibero Americano de Investigação Qualitativa. Uma experiência em investigação qualitativa: a discipplina Prática de Avaliação no Mestrado Profissional de Avaliação. 2015. (Congresso).

2.
Congresso Nacional da RBMA. Análise de uma prática formativa em metodologia qualitativa: contexto, conteúso e problemática. 2015. (Congresso).

3.
EDUCERE. "Projeto" ou "Circunstância": Representações da escolha profissional de estudantes de cursos de Pedagogia de universidades cariocas. 2015. (Congresso).

4.
IV Encontro em Avaliação: temas da atualidade.Uma experiência de formação em avaliação qualitativa. 2015. (Encontro).

5.
ANPAE. Conselho de Classe: avaliação e juízo professoral. 2013. (Congresso).

6.
ANPED. Mini curso. 2012. (Congresso).

7.
II Reunião em Avaliação: Temas da Atualidade.Um estudo avaliativo sobre inclusão escolar. 2012. (Outra).

8.
VIII Encontro REgional da ANPAE SUDESTE.Conselhos de Classe: avaliação da aprendizagem e juízo professoral. 2012. (Encontro).

9.
VII SIMPOED.A cultura da repetência na sala de aula. 2009. (Simpósio).

10.
ANPED - 30ª Reunião anual da ANPED. " Centro e Periferia": um estudo sobre a sala de aula.. 2007. (Congresso).

11.
II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão Etnografia em Educação: fracasso escolar Conversas sobre teoria e prática.Etnografia na sala de aula. 2007. (Outra).

12.
Apresentação e discussão de dissertações e teses em andamento.Encontros de Pesquisa (Pesquisadores do Grupo de Estudos dos Sistemas Educacionais - GESEd). 2006. (Seminário).

13.
Seminário - A escola no seu ambiente: Políticas Públicas e seus impactos.Palestra proferida: Centro e Periferia:um estudo sobre a sala de aula. 2006. (Seminário).

14.
VII Jornada Interna dos Alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ.Descrevendo o fenômeno da repetência na escola brasileira: etnografia da escola.. 2005. (Encontro).

15.
III Seminário Estatuto do Futuro."10 anos de ECA - Conquistas e Desafios". 2000. (Seminário).

16.
III conferência dos direitos da criança e do adolescente.Trabalho do Adolescente. 1998. (Outra).

17.
Mesa Redonda: Com a palavra, a criança..Participação na mesa redonda Com a Palavra, a Criança, no Curso de Pós-Graduação latu-sensu Educação Infantil:Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas. 1998. (Outra).

18.
Palestra proferida no Curso de Pedagogia e Licenciatura da PUC-Rio.Infância, Pobreza e Educação. 1998. (Simpósio).

19.
20ª Reunião Anual da ANPED.Infância Excluída e Educação. 1997. (Encontro).

20.
Fórum Permanente de Educação e Saúde.Palestra proferida:O Estatuto da Criança, considerações atuais durante o Forum Permanente de Educação e Saúde. 1997. (Outra).

21.
Palestra proferida no Curso de Licenciatura em Psicologia da PUC-Rio.O Projeto Alunos Residentes de CIEPS: Educação ou Assistência?. 1997. (Simpósio).

22.
Palestra proferida no Curso de Pedagogia e demais Licenciaturas da PUC-Rio.O programa dos CIEPs: concepções e princípios. 1997. (Simpósio).

23.
Palestra proferida no Curso de Licenciatura em Psicologia da PUC-Rio.O Projeto Alunos Residentes de CIEP's: Educação e assistência?. 1996. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Elliot, Ligia ; SÁ EARP, Maria de Lourdes ; AGUIAR, G. S. . IV Reunião em Avaliação. 2015. (Outro).

2.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. III Encontro em Avaliação. 2014. (Outro).

3.
SÁ EARP, Maria de Lourdes; Silva, C.M.T. . II REUNIÃO DE AVALIAÇÃO: TEMAS DA ATUALIDADE. 2012. (Outro).

4.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. Material Dourado e o Sistema de Numeração Decimal. 2006. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Andrea Neumann Andretti. Avaliação da percepção de professores de Petropolis sobre o IDEB. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio. (Orientador).

2.
Katia Taucel Perez. Avaliação da Biblioteca Professor Alfredo Galvão: a visão dos alunos de graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Fabio Paiva de Souza. Avaliação do Clima Organizacional do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a voz dos servidores técnico-administrativos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

2.
Nicaulis Costa Conserva. Avaliação do Ensino da Arte à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais: a voz de professores de escolas municipais de Campos de Goytacazes. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

3.
Luiz Fernando Corrêa da Silva Cavalcante. A Biblioteca do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ: um estudo avaliativo sob o olhar do usuário. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Faculdade Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

4.
Tania Russo Machado. Intenção de Rotatividade em uma empresa de prestação de serviços de limpeza hospitalar: um estudo avaliativo. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

5.
Maria Lucia de Oliveira Dias. Avaliação do Programa de Estudantes-convênio de Graduação PEC-G: o olhar dos alunos da UNIRIO. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

6.
Claudia Maria de Alvarenga Dantas. Avaliação do Conselho de Classe do Colégio Pedro II à luz da Portaria no 1.200/96. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

7.
Carina Gomes de Oliveira. O Projeto Realfabetização 2 no Município do Rio de Janeiro: um estudo avaliativo. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

8.
Maria Theresa Abs da Cruz. Informação aos pacientes e familiares: como este direito é avaliado nas instituições de saúde?. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

9.
Rogerio Corrêa Braga. Avaliação do Projeto Universidade das Quebradas:o olhar dos quebradeiros. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

10.
Maria Lucia Brandão dos Santos. Avaliação do Curso de Extensão "Formação continuada e currículos praticados". 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

11.
Sandra Cristina Motta Bortolotti. O espaço e o lugar na Educação Infantil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

12.
Geralda do Nascimento Sá. Da merenda à Alimentação Escolar: um estudo em escolas públicas de Petrópolis. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

13.
Maria Tércia Barroso Pereira Malta. Avaliação das ações do Programa Interdisciplinar de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida do Idoso - Grupo Renascer: a voz e a vez dos idosos. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

14.
Maria da Graça Tavares Monteiro. Inclusão Escolar: percepções e práticas docentes. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

15.
Fábio Vieira Wandermurem. A Olimpíada de Integração do município de Duque de Caxias: Concepções em jogo. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis, . Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Viridiana Alves de Lara. Avaliação da aprendizagem escolar: concepção de professores em foco. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade EStadual de Ponta Grossa UEPG. Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

2.
Liliane Dobzinski Maior. Organização Escolar e Trablaho Pedagógico. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Bianca F. Salgueirinho da Silva. Sala de aula: um espaço de construção do número. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.

2.
Fernanda Menezes Maia. Crenças sobre o ensino de Matemátia de professores da Eduação Infantil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Maria de Lourdes Sá Earp de Mello e Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SÁ EARP, Maria de Lourdes. O juízo professoral: um estudo em uma escola pública da cidade do Rio de Janeiro. In: Maria Guiomar Tommasiello; Alda Junqueira Martins; Selma Garrido Pimenta; Luiz Marcelo de Carrvalho. (Org.). Didática e práticas de ensino na realidade educacional contemporânea constatações, análises e proposições. 1ed.São Paulo: JMARIN Editores, 2012, v. 1, p. 2006-20020.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 15:45:00