Marcos Antonio Carneiro da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8008334415878052
  • Última atualização do currículo em 20/10/2018


Licenciado em Educação Física e bacharel em Filosofia (UFRJ), possui doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2007) e mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Realizou Estágio Pós-doutoral, em Lisboa, no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, supervisionado pelo professor Jorge Ramos do Ó. Possui experiência em todos os níveis da educação básica, atuando por diversos anos no ensino público e privado. Ministrou diversos cursos de pós-graduação nas áreas da metodologia da pesquisa e da didática do ensino superior. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Faculdade de Educação, Departamento de Didática, ministrando, na graduação, disciplinas de didática e prática de ensino e atua também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação, integrando a linha de pesquisa Currículo e Linguagem. É pesquisador Faperj e integra também os Laboratórios de Filosofia Contemporânea do IFCS-UFRJ e o Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo (LABEC) da FE-UFRJ. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcos Antonio Carneiro da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, M. A. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação- Departamento de Didática.
Av Pasteur, 250, Fundos
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22953246
URL da Homepage: www.ufrj.br


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Doutorado em Educação Física.
Universidade Gama Filho, UGF, Brasil.
Título: Produção científica na área daeducação física escolar: os obstáculos epistemológicos nos estudos de intervenção docente, Ano de obtenção: 2007.
Orientador: Antonio Jorge Gonçalves Soares.
Palavras-chave: educação física escolar; obstáculos epistemológicos; produção de conhecimento.
Grande área: Ciências da Saúde
1992 - 1996
Mestrado em Educacao Fisica.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Educação Física hegemonia de sentidos: um estudo de representação dos professores de educação física da UFRJ,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Nilda Ferreira Teves.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: educação física; análise de discurso; imaginário social.
Grande área: Ciências da Saúde
2003 - 2009
Graduação em filosofia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1981 - 1985
Graduação em LIcenciatura em Educação Física.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Pós-doutorado


2016 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade de Lisboa, UL, Portugal.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Ministério do Esportes, MET, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Avaliador, Carga horária: 10
Outras informações
Avaliador da Equipe Colaboradora 25


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado do Rio de Janeiro
Descrição: Neste projeto pretende-se constituir o ?Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado do Rio de Janeiro?. O grupo de investigadores é formado por nove docentes doutores vinculados a três universidades públicas do Rio de Janeiro (UERJ, UFF, UFRJ; duas federais e uma estadual), ligados a diferentes áreas de conhecimento e de investigação (Educação, Educação Física, Geografia, História, Sociologia, Letras). Entre esses, há quatro bolsistas de produtividade em pesquisa ? CNPq e dois bolsistas Cientista de Nosso Estado ? Faperj Com o Centro estão envolvidos cinco grupos de pesquisa dedicados ao estudo do esporte e do lazer (Laboratório de Pesquisas em Educação do Corpo ? LABEC, Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer; Esquina: Cidade, Lazer e Animação Cultural; Megaeventos Esportivos e Cidades; Envelhecimento e atividade física). Além disso, cinco investigadores atuam em programas de pós-graduação, nas áreas de Lazer, Educação Física, Educação, Geografia, História e Enfermagem, tendo experiência na formação de recursos humanos em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado, bem como de iniciação científica. É, portanto, um grupo multidisciplinar, multiuniversitário e que tem larga experiência na investigação do assunto. Objetivos geral e específicos O ?Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede Cedes do Estado do Rio de Janeiro? tem por objetivo realizar investigações que lancem olhares sobre o passado e o presente do esporte e das práticas corporais como um todo. Entendendo que se tratam de fenômenos socioculturais plenamente articulados com questões sociais, culturais, econômicas e políticas, os estudos serão realizados a partir do arcabouço teórico e metodológico de distintas disciplinas das ciências humanas e sociais, tensionadas em seus limites epistemológicos, à busca de diálogos multi e interdisciplinares. Esperamos com essas ações abrir uma janela para que, compreendendo melhor o contexto, se possa potencializar múltiplas intervenções sociais. Vislumbramos não só contribuir com a melhor estruturação do campo dos Estudos do Esporte e do Lazer. Partindo do princípio de que as práticas corporais são um direito social e sempre fazem parte do patrimônio de um povo, sendo importantes ferramentas na construção de identidades (de classe, de gênero, de etnia, ligadas à construção da ideia de nação), um de nossos intuitos centrais é avaliar, dialogar e contribuir para a melhor construção e execução de políticas públicas de esporte e lazer. Para atingir seus fins, o Centro se organiza em núcleos que congregam pesquisadores dedicados a uma temática guarda-chuva, ao redor da qual se desenvolvem ações articuladas de pesquisa e intervenção. Deve-se ressaltar que mesmo com os investigadores divididos, há interação entre todos os envolvidos. Além disso, pretende-se atrair novos pesquisadores de forma a ampliar o escopo de atuação do Centro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Medicalização: o governamento dos corpos dos estudantes
Descrição: Michel Foucault afirma que a família moderna nasceu medicalizada.e a cruzada pela Educação nos séculos XVIII e XIX envolve uma gama de acontecimentos em torno do corpo da criança. Surge todo um edifício teórico sobre a psiquiatrização da infância. O conceito de "Estado" permite uma série de intervenções sobre o corpo da criança que ao que parece, reaparece agora numa nova medicalização dos estudantes com o uso indiscriminado de medicamentos para conter "Estados" da euforia infantil. O projeto investiga esses processos de medicalização dos estudantes, a partir das análises de Foucault e de pesquisadores ligados a outras áreas que também procuram analisar esse quadro preocupante de medicalização dos corpos das crianças nos espaços escolares.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcos Antonio Carneiro da Silva - Coordenador / Gilmar Couto - Integrante / Diogo Hersen - Integrante.


Revisor de periódico


2008 - Atual
Periódico: Arquivos em movimento
2013 - Atual
Periódico: Movimento (UFRGS. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Ideação (UEFS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
Edital Público da Faperj n. 08-2012 - Apoio à Produção de Material Didático. Proc. E-26/111.300/2012, Faperj. RJ.
2011
Professor Homenageado no Curso deLlicenciatura da UFRJ, Escola de Educação Física e Desportos UFRJ.
2008
Patrono do Curso de Licenciatura em Educação Física, Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. A. C.2016SILVA, M. A. C.. Os debates no campo da educação física escolar: as contribuições das teorias do currículo. Revista Contemporânea de Educação, v. 11, p. 121-135, 2016.

2.
SILVA, M. A. C.2015SILVA, M. A. C.. Prática de ensino e Estágio supervisionado: tensões e posicionamentos. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 202, p. 63-69, 2015.

3.
SILVA, M. A. C.2015SILVA, M. A. C.. Os processos de governamentalidade na escola e as lutas transversais. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 20, n.3, p. 38-55, 2015.

4.
SILVA, M. A. C.2014SILVA, M. A. C.. A escola como o primado da representação: as contribuições do pensamento de Gilles Deleuze. Conjectura: Filosofia e Educação (UCS), v. 19, p. 157-172, 2014.

5.
SILVA, M. A. C.2010SILVA, M. A. C.; Soares A. J. . REVISTA MOVIMENTO (QUALIS - B1), V. 16, N. 1(2010, ARTIGOS ORIGINAIS, ISSN 0104-754X (ONLINE 1982-8918). ARTIGO: TEMPO E ESPAÇO PARA EDUCAÇÃO CORPORAL NO COTIDIANO EM UMA ESCOLA PÚBLICA.. Movimento (UFRGS. Impresso), v. 16, p. 234-244, 2010.

6.
GONCALVESSOARES, A. J.2010GONCALVESSOARES, A. J. ; SILVA, M. A. C. . : LA EDUCACIÓN FÍSICA Y LAS POLÍTICAS CURRICULARES DEL MUNICIPIO DE BARRA DO FARNAÓ.. Educación Física y Deporte, v. 29, p. 11-22, 2010.

7.
SILVA, M. A. C.2008SILVA, M. A. C.. As tendências pós-modernas em busca de compensações: o contra-peso do multiculturalismo crítico. Revista Pedagógica (Chapecó. Impresso), v. 2, p. 7-14, 2008.

8.
SOARES, Antonio Jorge Goncalves2005SOARES, Antonio Jorge Goncalves ; SILVA, M. A. C. . Educação Física e cotidiano escolar: possibilidades e limites. Espaço (INES), Rio de Janeiro, v. 2, n.24, p. 68-73, 2005.

9.
SILVA, M. A. C.2002SILVA, M. A. C.. Tendências pós-modernas em busca de compensações: o contra-peso do multiculturalismo crítico. Espaço (INES), v. 1, p. 26-28, 2002.

10.
SILVA, M. A. C.2001SILVA, M. A. C.. Metodologias de ensino para a Educação Física Escolar. Espaço (INES), v. 1, p. 49-55, 2001.

Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, M. A. C.. Os movimentos sociais e as lutas transversais e ou antiautoritárias: uma tentativa de diagnosticar o presente. In: Marcelo Carvala; Horácio martinez. (Org.). Ética e Política Contemporânea. 2ed.Campos do Jordão: ANPOF, 2015, v. XVI, p. 313-321.

2.
SILVA, M. A. C.. Escolarização dos corpos: por uma perspectiva de educação dos corpos não-fascista. In: Marcelo Carvalho; Vinicius Figueiredo. (Org.). Filosofia Contemporânea: arte,ciências humanas, educação e religião. 1ed.São Paulo: Anpof, 2013, v. IX, p. 353-361.

3.
SILVA, M. A. C.; GONCALVESSOARES, A. J. . FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE NUMA PERSPECTIVA DE CURRÍCULO EM AÇÃO. In: Amparo Cupolillo; Aloisio Monteiro. (Org.). Formação de professores de educação física:diálogos e saberes. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2011, v. , p. -.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, A. C. E. ; Soares ; SILVA, M. A. C. . Sport vc School: conciliation strategies of yong athletes benefit from athlete scholarshipo program in Brazil. In: 20 Annual Congress of the European Collega of Sport Science, 2015, Malmo. 20 Annual Congress of the European Collega of Sport Science, 2015.

2.
Almeida, H ; SILVA, M. A. C. ; Soares . Corpos Doceis na Escola dos Joqueis. In: Congresso Internacional de Ciencias do Esporte, 2013, Brasilia. V Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2013. v. 01. p. 234-239.

3.
SILVA, M. A. C.; Silva, A. C. ; Caetano, D. . Por uma educação/educação física não fascista. In: IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2011, Porto Alegre. IV Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Porto Alegre: UFRGS, 2011. v. 01. p. 01-10.

4.
Soares ; SILVA, M. A. C. . A pedagogia esportivizante da educação física no contexto da escola eficaz. In: Encontro Nacional de didática e prática de ensino, 2010, Belo Horizonte. XV Endipe. Belo Horizonte: UFMG, 2010. v. 1. p. 1-12.

5.
SILVA, M. A. C.. Processo de governamentalidade na escola e na educação física. In: III Congresso Internacional de ciencias do Esporte, 2009, Salvador. III Congresso Internacional de Ciencias do Esporte. Salvador: UFB, 2009. v. I. p. 1-13.

6.
Soares ; SILVA, M. A. C. . Tempo e Espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública. In: Encontro Nacional de Didática e prática de ensino, 2008, Porto Alegre. XV Endipe. Porto Alegre: EdiPucrs, 2008. v. 1.

7.
SILVA, M. A. C.. Promoção da saúde e educação física escolar:a produção de conhecimento através do discurso ideológico. In: Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte., 2007, Recife. Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte [e] II Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Recife: EDUPE, 2007.

8.
SILVA, M. A. C.; Soares A. J. . Educação Física e Cotidiano Escolar: possibilidades e limites. In: II Congreso Latinoamericano de história de la educacion física, 2006, Paraná. I Congreso Latinoamericano de história de la educacion física. Paraná: UNICENP, 2006. v. 1. p. 43-48.

9.
SILVA, M. A. C.; Soares A. J. . As novas produções científicas em educação física escolar. In: Simpósio Luso-brasileiro de p\edagogia da Educação Física e do Esporte, 2006, Rio de Janeiro. Simpósio Luso-brasileiro de p\edagogia da Educação Física e do Esporte. Rio de Janeiro: UFRRJ, 2006. v. 28. p. 234-236.

10.
SILVA, M. A. C.. Uma breve história do mecanicismo: uma nova concepção do homem(homem-máquina. In: IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física, 2004, Recife. IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Recife: UFPE, 2004. v. 1. p. 78-81.

11.
SILVA, M. A. C.. Didática da Educação Física Escolar 25 anos depois: por uma nova organização do trabalho pedagógico e da didática. In: XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2003, Caxambú, MG. XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. São Paulo: RBCE, 2003. v. 1. p. 50-55.

12.
SILVA, M. A. C.. Uma proposta de planejamento em educação física infantil. In: II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2001, Rio Claro, São Paulo. Anais do II Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana. Rio Claro: Unesp, 2001. v. 7. p. 230-230.

13.
SILVA, M. A. C.. A metodologia da análise do discurso no estudo do imaginário social. In: I Conferência Nacional do Imaginário Social e das Representações Sociais em Educação Física, 2001, Rio de Janeiro. I Conferência Nacional do Imaginário Social e das Representações Sociais em Educação Física. Rio de Janeiro: Gama Filho, 2001. v. 1. p. 67-73.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A. C.. El control de los cuerpos delos ninos. In: International Standing Conference for history ofeducation, 2017, Buenos Aires. ISHE2017, 2017. v. 1. p. 1-456.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, M. A. C.. Medicação na educação: o governo dos corpos e das almas das crianças. In: Coloquio luso afro brasileiro de questões curriculares, 2018, Lisboa. Coloquio luso afro brasileiro de questões curriculares. Lisboa: Instituto de Educação da Univeridade de Lisboa, 2018. v. 01. p. 398.

2.
SILVA, M. A. C.. Escolarização dos corpos dóceis: os incorrigíveis e ou indisciplinados na perspectiva da psicopedagogização da infância. In: Congresso Luso-brasileiro de história da educação, 2016, Porto. Anais do XI COLUBHE. Porto: Universidade do Porto editora, 2016. v. 1. p. 272-273.

3.
SILVA, M. A. C.. Os movimentos sociais e as lutas transversais e/ou antiautoritárias: uma tentativa de diagnosticar o presente. In: XVI Encontro Nacional Anpof, 2014, Campos do Jordão, SP. XVI Encontro Nacional Anpof, 2014.

4.
SILVA, M. A. C.. Escolarização dos corpos. In: XV Encontro Nacional da Anpof, 2012, Curitiba. Caderno de Resumos da Anpof. Curitiba: Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2012. p. 518-518.

5.
SILVA, M. A. C.. Promoção da saúde e educação física escolar: a produção do conhecimento através do discurso ideológico. In: II Congresso Internacional de ciências do esporte, 2007, Recife. Livro de Resumos. Recife: EDUPE, 2007. v. I. p. 100-100.

6.
SILVA, M. A. C.. Saúde renovada, promoção da saúde e educação física escolar. In: II Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2007, Recife. Livro de Resumos. REcife: EDUPE, 2007. v. I. p. 126-126.

7.
SILVA, M. A. C.; Soares A. J. . Educação Física e Cotidiano Escolar: possibilidades e limites. In: XI Congresso de Ciências do Desporto de Países de Língua Portuguesa, 2006, São Paulo. Brazilian Journal of Physical Education and Sport. São Paulo: RBEFD, 2006. v. 20. p. 361-361.

8.
SILVA, M. A. C.. Educação Física hegemonia de sentidos: um estudo de representação dos professores de educação física. In: VI Congreso de educacion física e ciências do deporte dos paises de lingua portuguesa, 1998, Galicia. Deporte e humanismo en clave de futuro- libro de resumos. Galicia: INEF, 1998. v. 1. p. 220-220.

Artigos aceitos para publicação
1.
SILVA, M. A. C.. A teatralização do poder: a questão da redução da maioridade penal. ARQUIVOS BRASILEIROS DE PSICOLOGIA, 2018.

2.
SILVA, M. A. C.. Os debates no campo da educação e da educação física escolar: as contribuições das teorias de currículo. Revista Contemporânea de Educação, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, M. A. C.. La medicalizacion e la infancia: el control de los cuerpos de los ninos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SILVA, M. A. C.. Micropolíticas disciplinares. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA, M. A. C.; Couto, G. ; D Monteiro . Como o TDAH é entendido por responsáveis e professore escolas públicas do Rio de Janeiro. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, M. A. C.. O facismo nosso de cada dia: a questão da redução da maioridade penal. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SILVA, M. A. C.. O facismo em tempos sombrios: as perspectivas de Foucault. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
SILVA, M. A. C..  EL CONTROL DE LOS CUERPOS DE LOS NIÑO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SILVA, M. A. C.. A Escolarização dos corpos dóceis: os incorrigiveis ou indisciplinados, na perspectiva da psicopedagogização da infância. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
SILVA, M. A. C.. Medicalização: o controle do corpo da criança. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
SILVA, M. A. C.. Indisciplçinas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
SILVA, M. A. C.. Os movimentos sociais e as lutas transversais e/ou antiautoritárias: uma tentativa de diagnosticar o presente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
SILVA, M. A. C.. Avaliação na contemporaneidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
SILVA, M. A. C.. Avaliar em Educação Física Escolar. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
SILVA, M. A. C.. Encontro Nacional Anpof 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
SILVA, M. A. C.. Escolarização dos corpos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
SILVA, M. A. C.; Silva, A. C. ; Caetano, D. . Por uma educação/educação física não fascista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SILVA, M. A. C.. Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
SILVA, M. A. C.; GONCALVESSOARES, A. J. . Práticas Bem Sucedidas em Educação Física Escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
SILVA, M. A. C.. Processos de governamentalidade na escola e na educação física. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
SILVA, M. A. C.. Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
Soares A. J. ; SILVA, M. A. C. . Tempo e Espaço para educação corporal no cotidiano de uma escola pública. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
SILVA, M. A. C.. Promoção da saúde e educação física escolar: a produção de conhecimento através do discurso ideológico. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
SILVA, M. A. C.. Indicação de atividade física na infância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

23.
SILVA, M. A. C.. Estilos de ensino e métodos de avaliação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

24.
SILVA, M. A. C.. Uma breve história do mecanicismo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
SILVA, M. A. C.. Educação Física Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
SILVA, M. A. C.. didática da Educação Física Escolar 25 anos depois. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
SILVA, M. A. C.. A metodologia da análise do discurso no estudo do imaginário social. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, M. A. C.. Michel Foucault: filosofia e biopolítica. Belo Horizonte, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
SILVA, M. A. C.. Revista Perspectiva Capiana. 2008.

2.
SILVA, M. A. C.. Consultor do Curso Bilingue de Pedagogia do Ines. 2007.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, M. A. C.. Metodologias de ensino em educação física escolar. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
SILVA, M. A. C.. Metodologia da pesquisa. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
SILVA, M. A. C.. Metodologia da pesquisa. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

4.
SILVA, M. A. C.. Metodologia da pesquisa. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

5.
SILVA, M. A. C.. Avaliação em Educação Física Escolar. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

6.
SILVA, M. A. C.. Didática do ensino superior. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

7.
SILVA, M. A. C.. Didática do ensino superior. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
SILVA, M. A. C.. Seis episódios do programa Nota Dez. 1999. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa Nota Dez para o Canal Futura).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
SILVA, M. A. C.. Programa Nota Dez, TV Futura. 1999.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA, M. A. C.; HILDENBRAND, L. M. A.; Aguiar, G.S. Participação em banca de Marcos Vinicius Pimental de Andrade. Normas de Avaliação de Desempenho Escolar do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2015. Dissertação (Mestrado em Curso de Mestrado Porfissional em Avaliação) - Fundação Cesgranrio.

2.
SILVA, M. A. C.; SOUZA, M. H. V.; MOARES, J. D.. Participação em banca de Daniel San Gil. Capoeira de Angola não se aprende na escola. 2014.

3.
SILVA, M. A. C.; AVELAR, K. S.; FORTES, M. S. R.; MIRANDA, M. G.. Participação em banca de Jorge Alberto Lourenço. Educação ambiental como conteúdo interdisciplinar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional Multidisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

4.
CUPOLILLO, A. V.; SOUZA, N. P.; SILVA, M. A. C.. Participação em banca de Guilherme Lumina Pupatto Júnior. A Educação Física no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso. 2013. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo)) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

5.
SILVA, M. A. C.; GONCALVESSOARES, A. J.; RESENDE, H.; Mourão. Participação em banca de Simone Lopes da Costa. A influência dascondições físicas e materiais das Escolas do Município de Duque de Caxias, na qualidade das aulas de Educação Física. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

6.
SILVA, M. A. C.. Participação em banca de Bruno Barbosa Giudicelli. Significados da cultura corporal no discurso de professores de Educação Física. 2006. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Educação Física) - Universidade Gama Filho.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, M. A. C.; AVELAR, K. S.; MIRANDA, M. G.. Participação em banca de Jorge Alberto Frederico Lourenço. Educação Ambiental Interdisciplinar no Ensino Médio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado profissional Multidisciplinar em desenvol) - Centro Universitário Augusto Motta.

2.
SILVA, M. A. C.; MIRANDA, M. G.; MOARES, J. D.. Participação em banca de Daniel San Gil. Capoeira de Angola não se aprende na escola. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILVA, M. A. C.; Castro. Participação em banca de Fátima Holtz Caffe. Conselho Escolar: participação efetiva da comunidade. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SILVA, M. A. C.. Participação em banca de Renata Trisciuzzi.A importância do fortalecimento muscular no tratamento da lesão do ligamento cruzado anterior e a atuação do professor de educação física. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. A. C.. Participação em banca de Marcelo Dominguez Rodrigues Moreira.Proposta para revitalização do tenis na EEFD através da concepção critico-emancipatória. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SILVA, M. A. C.; LOURENCO, J. A.. Concurso Público para professor efetivo de Educação Física da Escola Técnica Federal CEFET. 2014. Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca.

2.
CUPOLILLO, A. V.; Cupolillo, M; SILVA, M. A. C.. Concurso para professor de Educação Física para o Colégio de Aplicação da UFF. 2013. Universidade Federal Fluminense.

3.
RESENDE, H.; SILVA, M. A. C.; Lacerda. Concurso para professor adjunto de Educação Física Escolar da UFJF. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
SILVA, M. A. C.; Ceivdanes; Loureiro. Membro de banca do concurso público para professor adjunto de didática e estágio supervisionado da UFES. 2011.

5.
SILVA, M. A. C.; NAZARENO, C.; Lacerda. Concurso Público para professor do Ensino Básico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2010. Universidade Federal de Juiz de Fora.

6.
CUPOLILLO, A. V.; SILVA, M. A. C.; SANCHES, C.; TERRA, D.; SOUZA, N. P.. Participaçaõ como membro efetivo do Concurso público para professor adjunto de Didática e prática de Ensino de Educação Física. 2009. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

7.
SILVA, M. A. C.. Comissão de Seleção de Professor Substituto de didática Especial e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Didática da UFRJ. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
SILVA, M. A. C.. Presidente de Comissão de Seleção de Concurso Público para professor substituto de Didática e Prática de Ensino da Educação Física. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
SILVA, M. A. C.. Processo Seletivo para Curso de Especialização Saberes e Práticas. 2008.

10.
SILVA, M. A. C.. Concurso Público para Professor Assistente Didática e prática de ensino de Educação Física, Departamento de Didática. 2007. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
SILVA, M. A. C.. Concurso Público para Professores de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Fundação Cesgranrio.. 2005. Fundação Cesgranrio.

12.
SILVA, M. A. C.. Concurso para Professor Assistente de Didática Especial e Prática de ensino de Ciências Biológicas, nos termos do edital 111 de 13 de junho de 2005, do Departamento de Didática da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
SILVA, M. A. C.. Seleção de Professor Substituto do Setor Curricular de Educação Física do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
SILVA, M. A. C.. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENAD) dos Cursos Superiores de Educação Física.. 2004. Fundação Cesgranrio.

15.
SILVA, M. A. C.. Comissão de Seleção de Professor Substituto de didática Especial e Prática de Ensino de Educação Física do Departamento de Didática da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
SILVA, M. A. C.. Comissão de Seleção de Professor Substituto de Práticca de Ensino do Ensino Fundamental do Departamento de Didática da UFRJ. 2001. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
SILVA, M. A. C.. XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2005. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
SILVA, M. A. C.. XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ. 2004. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Encontro Nacional de Pos-graduação em Filosofia.Escolarização dos Corpos. 2012. (Encontro).

2.
Semana de capacitação dos professores do município do Rio de Janeiro.Palestra com o tema: Educação Física Escolar: possibilidades e desafios. 2011. (Outra).

3.
XV ENDIPE.Práticas Curriculares Bem Sucedidas em educação Fisica Escolar. 2010. (Encontro).

4.
III Congresso Internacional de Ciencias do Esporte. Processos de governamentalidade na escola e na educação física. 2009. (Congresso).

5.
Seminário Parâmetros Qualitativos para Avaliação da Educação Física Escolar.Parâmetros Qualitativos para Avaliação da Educação Física: Ensino Fundamental segundo ciclo de formação. 2008. (Seminário).

6.
II Congresso Internacional de Ciências do Esporte. Promoção da saúde e educação física escolar: a produção de conhecimento através do discurso ideológico. 2007. (Congresso).

7.
II Conferência Municipal do Esporte.políticas Públicas de esporte e lazer: o espaço do esporte educacional, da iniciação esportiva e da descoberta do talento. 2006. (Outra).

8.
XXXV Encontro Anual IEDE.Indicação de atividade física na infância. 2006. (Encontro).

9.
XXVII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Política Educacional. 2005. (Outra).

10.
VI Encontro de educação física.Educação Física Escolar: o real, o ideal e o possível. 2004. (Encontro).

11.
XXVI Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural da UFRJ.Exclusão Social e Projetos Sociais. 2004. (Outra).

12.
XIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. Parecerista do Grupo de Trabalho Temático Escola. 2003. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castelo Branco ; SILVA, M. A. C. ; YAZBEK, A. ; CELSO, L. P. . 1 Colóqui Nacional de Filosofia Michel Foucault. 2016. (Congresso).

2.
Castelo Branco ; SILVA, M. A. C. ; Porcel, B. . Colóquio Internacional Micropolíticas. 2015. (Outro).

3.
Soares A. J. ; SILVA, M. A. C. ; Gois Junior . I Seminário do Laboratório de Pesquisa em Educação do Corpo. 2013. (Outro).

4.
Castelo Branco ; SILVA, M. A. C. . VI Colóquio Internacional Michel Foucault. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Gilmar Couto. Medicalização dos estudantes do ensino publico. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

2.
Diogo Hersen Monteiro. O uso abusivo de metilfenidato nas escolas do Rio de Janeiro. Início: 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

3.
Jessica Costa de Araujo. Ensino de Sociologia na imprensa brasileira. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

4.
Isabele Santos. Percepção corporal no Ensino Médio. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Hermínio Brasil. Programas progessistas em Educação Física Escolar: um estudo de cas. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Yago Carvalho. Percepção dos alunos do ensino médio sobre o poder disciplinar numa escola publica do Rio de Janeiro. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Eduardo França. Livros didáticos de educação física e currículo mínimo. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

2.
Beatriz Sampaio. Metodologia de ensino por projetos nas aulas de educação física. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

3.
Hallana de Souza. Métodos de intervenção educacional: a cartilha do aluno nas aulas de ed. física. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

4.
Paola Freitas. Percepção dos alunos do Ensino Médio sobre a ed. física escolar. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

5.
Mauro Pacheco. Buscando caminho para as aulas de ed. física do EJA. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

6.
Bruna Dias Lemos. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na ed. física. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

7.
Sergio Souza Ferreira. Práticas corporais como fator de inclusão. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

8.
Mike Pontes Conrado. A educação física para adolescentes em conflito com a lei no Rio de Janeiro. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia Crítica da Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

9.
Rodrigo Tenedini Lopes. A Ètica e a transversalidade dentro das aulas de Educação Física. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

10.
Marcio Perim Mariz. Entre a legalidade e a legitimidade: o estudo comparativo das Leis 5692-71, 9394-96, 10793-03 e Decerto-lei 69450-71. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

11.
Marcelle Gomes Sanuto. Conselho Escolar: participação efetiva da cominidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

12.
Lucilene Aparecida Nascimento. Gestão Financeira Instrumento de Democracia da Educação. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

13.
Dilvanete dos Santos. Educação Integral: a comunidade dentro da escola. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

14.
Iara Paes Silva. O papel social da escola no processo da conquista da cidadania. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

15.
Adriana Lin Gonçalves. Avaliação: uma ferramenta para a qualidade no processo educacional. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

16.
Elisabete Cardoso Barbosa. Escola Pública com autonomia e responsabilidade. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

17.
Fátima Vargas. Projeto Político Pedagógico. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

18.
Jaqueline Lopes Mattos. Apropriação democrática do espaço público. 2009. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Hermínio de Almeida Brasil. A avaliação nas aulas de educação física no Ensino Fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

2.
Alexandre Vieira Gurgel. A educação física escolar e as diferenças. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

3.
Luana Torquato. As abordagens da educação física escolar na Revista Brasileira de Ed. Física. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

4.
Ana Luisa Wanderley. Avaliação na Educação Física Escolar. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

5.
Ana Luisa Ferreira. Avaliação na educação física escolar. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

6.
Maria Alice Ferreira Coelho. O portal do professor: uma análise descritiva, discutida a partir da problemática curricular da formação de professor.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

7.
Rafael Della Trindade. Análise curricular da EEFD: a visão dos licenciandos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

8.
Fabio Gandra. A Escalada na Escola Municipal de Pescadores de Macaé. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

9.
Renzo Mancuso. Tendências da Educação Física Escolar nos trabalhos do CBCE. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

10.
Henrique Lott. A Educação Física cuida do corpo e "mente". 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

11.
Patricia Castro Cavaliere. O Estudo da avaliação escolar na educação física. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

12.
Daniel Esteban. A formação através de cursos de extensão: o caso do cilcismo indoor. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

13.
Wladmir Fialho. Temas Transversais e a capoeira. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

14.
Marcio Cardoso. Metodologia do ensino da hidroginástica. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em LIcenciatura em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

Iniciação científica
1.
Isabele Santos. Capacitação de professores da rede estadual pública da cidade de Petrópolis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

2.
Thais Correa. Capacitação de professores da rede pública estadual na cidade de Petrópolis. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.

3.
Deborah Caetano. Educação Física vivida e representada nas escolas do Rio de Janeiro. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Marcos Antonio Carneiro da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Castelo Branco ; SILVA, M. A. C. ; Porcel, B. . Colóquio Internacional Micropolíticas. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 15/12/2018 às 14:30:11