Míriam de Aguiar Barbosa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8867980552388814
  • Última atualização do currículo em 23/01/2018


Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (2006) e pós-doutorado em Sociologia Econômica pelo intercambio internacional entre CPDA/UFRRJ e UMR Innovation, França (CAPES). É coordenadora e docente do Curso de Comunicação Social, Habilitação: Publicidade e Propaganda, da Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro e Professora Titular de Enologia da Faculdade Senac Rio. Trabalha também como professora do MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Núcleo de Pós-graduação do Senac-MG. Vem atuando desde 1998 na gestão e docência do Ensino Superior em Comunicação Social, Gestão Cultural e Enogastronomia. Tem experiência na área de Comunicação, como Jornalista, Publicitaria e Pesquisadora sobre Consumo agroalimentar. Tem experiência na área de Gestão Cultural, especialmente na produção de eventos e assessoria de imprensa. Tem grande conhecimento do mercado de vinhos, tema de suas pesquisas de doutorado e pós-doutorado, sobre o qual faz colaborações para a imprensa especializada, presta consultorias e tem publicações acadêmicas. Tem tres livros publicados, além de diversos artigos acadêmicos e técnicos. É autora do Blog "Os vinhos que a gente bebe". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Míriam de Aguiar Barbosa
Nome em citações bibliográficas
BARBOSA, Míriam de Aguiar


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Integração da América Latina.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Prof. Dr. Afrânio Mendes Catani.
Palavras-chave: consumo; Comunicação Integrada; transnacionalização; Vinho; Cultura; Mitos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
Setores de atividade: Outro; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1996 - 1998
Mestrado em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Estratégias de comunicação no mercado de consumo transnacional,Ano de Obtenção: 1998.
Orientador: Prof. Ph.D. Júlio Machado Pinto.
Palavras-chave: McDonald´s; Comunicação Integrada; transnacionalização; marketing; consumo; semiótica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Semiótica.
Setores de atividade: Nutrição e Alimentação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Assessoria Ou Consultoria em Publicidade.
1992 - 1995
Graduação em Comunicação Social.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Pós-doutorado


2010 - 2012
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.


Atuação Profissional



Universidade Veiga de Almeida, UVA/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso, Carga horária: 30


Faculdade Promove de Minas Gerais, PROMOVE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Outras informações
Disciplinas: Enologia e Enogastronomia / Frances para Gastronomia Curso de Graduacao em Gastronomia

Vínculo institucional

2001 - 2010
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 30

Atividades

01/2007 - 09/2010
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Projeto Experimental 2
11/2001 - 09/2010
Direção e administração, Coordenação de Curso de Comunicação, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso.

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas, SENAC/MG, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Tema: Enologia e Enogastronomia

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
Aulas Curso Sommelier

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultoria Ensino à Distância
Outras informações
Tema: Gestão Cultural

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 4
Outras informações
Tema: Comunicação Integrada de Marketing


Siquini Editorial, SIQUINI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Editor Caderno de Vinhos


FLUTE EDUCACAO E CULTURA, FLUTE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Administrador, Enquadramento Funcional: Consultor


Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

08/2004 - 12/2004
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teorias e Técnicas de Publicidade e Propaganda

Totem Comunicação e Produção, TOTEM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2002
Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Administradora, Carga horária: 10
Outras informações
A empresa prestava serviços e consultoria em comunicação e marketing para a área cultural e de publicidade.

Atividades

12/1994 - 12/2002
Direção e administração, .

Cargo ou função
Diretora Executiva.
12/1994 - 12/2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Planejamento de Comunicação.
12/1994 - 12/2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.
12/1994 - 12/2002
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Mídia e Atendimento Publicitário.

Adega Pampulha, ADEGA PAMPULHA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Consultor em Marketing e Comunicação


Faculdade Metropolitana Belo Horizonte, METROPOLITANA, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso e Professor, Carga horária: 20

Atividades

03/2001 - 12/2001
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso e Professor.
03/2001 - 12/2001
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Comunicação Social

Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso e Professor, Carga horária: 30

Atividades

05/1999 - 07/2001
Direção e administração, .

Cargo ou função
Coordenador de Curso e Professor.
05/1999 - 07/2001
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Comunicação Social

Viking Comunicação e Produção Cultural, VIKING, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Produção, Carga horária: 30

Atividades

01/1992 - 12/1992
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.
01/1992 - 12/1992
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Produção Cultural.

Cabaré Mineiro, CABARÉ MINEIRO, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessora de Imprensa, Carga horária: 40

Atividades

01/1987 - 12/1990
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Assessoria de Imprensa.
01/1987 - 12/1990
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Promoção e Divulgação de Eventos.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Membro Integrante do Grupo, Enquadramento Funcional: Membro Integrante do Grupo, Carga horária: 10


Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RJ, SENAC ARRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular


Associação Brasileira de Sommeliers Minas Gerais, ABS MG, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações
Aplicação dos Módulos VINHOS DA FRANÇA e MARKETING DO VINHO no Curso de SOMMELIER, ofertado nas cidades de Belo Horizonte e Tiradentes.


CAFA FORMATIONS BRASIL WINE SCHOOL, CAFA, França.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Representante, Carga horária: 10
Outras informações
Representação das Formações Rápidas em Consumo de Vinhos da Cafa Formations, de Bordeaux, França


Université Cergy-Pontoise, UCP, França.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Representante Especialização em Gastronomia, Carga horária: 5



Projetos de pesquisa


2010 - Atual
Redes, Mercados e Valores
Descrição: Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPQ.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2014 - Atual
O vinho em nossa mesa
Descrição: Realizacao de Encontros Mensais para Degustacao de Vinhos com Pratos Brasileiros, seguido de publicacao em diferentes midias de vinho dos resultados. O projeto esta fundamentado por reflexoes academicas acerca do consumo de vinhos, em parte desenvolvidas durante pos-doutorado da autora..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Pesquisa Científica.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar2017BARBOSA, Míriam de Aguiar. Conexões entre marca, produto e suas representações para o público consumidor: uma leitura semiótica do marketing promocional de bebidas. AQUILA (RIO DE JANEIRO), v. 1, p. 142-152, 2017.

2.
1BARBOSA, Míriam de Aguiar2014 BARBOSA, Míriam de Aguiar. Mutations autour de la qualite dans la construction de l'image d'un produit differencie: le marche des vins fins au Bresil. LES TERRITOIRES DU VIN, v. 1, p. 361-376, 2014.

3.
2BARBOSA, Míriam de Aguiar2012BARBOSA, Míriam de Aguiar; NIERDELE, P. A. . INDICACOES GEOGRAFICAS, TIPICIDADE E PRODUTOS LOCALIZADOS: OS NOVOS COMPROMISSOS VALORATIVOS NA VITIVINICULTURA DO VALE DOS VINHEDOS. Revista de Economia Agrícola (Impresso), v. 2, p. 21-37, 2012.

4.
5BARBOSA, Míriam de Aguiar2003BARBOSA, Míriam de Aguiar. Leitura semiótica de processos sensoriais no consumo e discurso sobre o vinho.. Home Page: "A cultura pela cultura", www.fflch.usp.br/df/geral3, 2003.

5.
4BARBOSA, Míriam de Aguiar2003BARBOSA, Míriam de Aguiar. Elos de Dioniso na contemporaneidade. Home-page:, www.fflch.usp.br/df/geral3, v. 1, p. : A cultura pel, 2003.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. A Qualidade no Consumo do Vinho. 1. ed. Sao Paulo: Editora Senac, 2015. v. 3000. 236p .

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. O vinho na era da técnica e da informação: um estudo sobre Brasil e Argentina. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. v. 1500. 285p .

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Comunicação no mercado de consumo transnacional; McDonald's: a montagem do sabor igual sem igual. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2000. v. 1000. 137p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Comer, beber, amar e harmonizar...é só começar!. BH Sabor, Belo Horizonte, MG, p. 18 - 21, 29 jun. 2017.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. VINHO EM 24 QUADROS POR SEGUNDO. Revista Adega, Sao Paulo, Brasil, p. 64 - 71, 01 jul. 2013.

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Defina um vinho bio. Revista Menu, São Paulo, SP, p. 74 - 77, 06 mar. 2012.

4.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Novo Mundo do Vinho: enoturismo na América do Sul oferece roteiros no Brasil, Argentina e Chile. Revista Hit Estado de Minas, Belo Horizonte, MG, p. 19 - 22, 23 set. 2010.

5.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Novo Mundo do Vinho. Revista Hit, Estado de Minas, Belo Horizonte, p. 18 - 23, 01 set. 2010.

6.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. A comunicação do novo milênio. Jornal Estado de Minas, Belo Horizonte, 02 jul. 2002.

7.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Gostoso no que a gente sabe ser. Jornal O Tempo, Belo Horizonte, 07 dez. 2000.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. O difusionismo e a difusão transnacional da cultura do vinho. In: Congreso ALAIC 2004., 2004, La Plata. GT 13 - Comunicación Publicitária. Outubro 2004. Paper 22, 2004.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Desde então, era sempre, como agora se torna Coca-Cola. É isso aí!. In: Intercom 2000 - XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000, Manaus. Intercom 2000 - XXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2000.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Semiótica das Marcas aplicada ao Mercado de Vinhos. In: 1o Simpósio Nacional sobre Transformação nas Retóricas do Consumo, 2016, RIO DE JANEIRO. 1o Simpósio Nacional sobre Transformação nas Retóricas do Consumo, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Leitura semiótica de processos sensoriais no consumo e discurso sobre o vinho. In: VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 2004, La Plata, Argentina. Listado de Trabajos Aceptados para los Grupos de Trabajo. Buenos Aires, 2004.

Artigos aceitos para publicação
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Globalização do Mercado de Vinhos Finos e o Protagonismo Promocional das Redes Sociais. LOGOS (UERJ. IMPRESSO), 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. A qualidade no consumo do vinho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Semiótica das Marcas Aplicada ao Mercado de Vinhos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Les vins au Brésil: une brève présentation sur le marché du vin brésilien. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Changement de paradigme dans la communication sur le VIN et ses impacts sur le marché mondial. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Mutations de la qualité dans la construction de l?image d?un produit différencié. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Communication et promotion du vin en réseaux : un nouveau paradigme de définition de la qualité. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; NIERDELE, P. A. . Geographical indications in the Brazilian wine production: market, values and quality disputes. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Mutations de la qualité dans la construction de l?image d?un produit différencié.. Rennes, França: Presses de l'Université de Rennes, 2013 (Collection "Les tables des hommes".).

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Preço x qualidade: a complexa equação de um bem diferenciado.. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2013 (Indicações geográficas: Qualidade e Origem nos Mercados Alimentares).

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; NIERDELE, P. A. . Indicações geográficas, tipicidade e produtos localizados: os novos compromissos valorativos na vitivinicultura da Serra Gaúcha. São Paulo: Instituto de Economia Agrícola, 2013 (Revista de Economia Agrícola: produtos locais e qualidade. São Paulo, .).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte. 1997.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Iº Festival Internacional de Dança de MG. 1996.

Trabalhos técnicos
Redes sociais, websites e blogs
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Blog do Jeriel. 2013; Tema: Assina a coluna: Wine-Bag: vinhos + viagem + diversidade. (Blog).

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Os vinhos que a gente bebe. 2011; Tema: Vinho e Cultura. (Blog).


Demais tipos de produção técnica
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Mercado Internacional de Gastronomia. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Comunicação Integrada de Marketing. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila didática).

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; PUBLICIDADE, I. . Clientes: Unipac / Faculdade Metropolitana. 2000. (Campanhas de Publicidade).

Demais trabalhos
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. A Lógica do Consumo Shopping Centers X Camelôs. 1993 (Pesquisa Científica - BIC CNPQ) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; PINTO, Júlio; MATTOS, M. A.. Participação em banca de Isabela Soares Hatem. A interação que não tem preço: O consumidor como co-produtor da mensagem publicitária (qualificação). 2010. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; SERELLE, Márcio de Vasconcelos; PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. Participação em banca de Nívea Pimenta Braga. Reconfigurações mothernas na cultura midiática: do blog à série televisiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; BARROS, J. M. P. M.; MATTOS, M. A.. Participação em banca de Sinval do Espírito Santo Neto. Gastronomídia - a midiatização da gastronomia na contemporaneidade: análise do programa televisivo Mesa pra Dois. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

4.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; SERELLE, Márcio de Vasconcelos; PINTO, Júlio. Participação em banca de Pablo Moreno Fernandes Viana. A publicidade-entretenimento na web: Os signos apropriados pela publicidade-mídia no ciberespaço e seus recursos de produção de sentido (qualificação). 2008. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
SILVA; FIUZA; DOULA; SILVA; BOTELHO; BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Diene Ellen Tavares Silva. O consumo de alimentos sem agrotóxicos como fator de distinção social. 2007. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Viçosa.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; MATOSINHOS, L. M.. Participação em banca de Luciana Aparecida Batista. Cine-Clube Bem Viver. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; MATOSINHOS, L. M.. Participação em banca de Diógenes Alexandro Marques. MUTI ? Mostra Uberabense de Teatro Infantil. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; PÉRET, F. H. S.. Participação em banca de Thiago de Souza Rossi. Próximo Ponto. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

4.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; PÉRET, F. H. S.. Participação em banca de Lúcia Cruvínel Lacerda. Projeto de Dança de Uberaba. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

5.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; PÉRET, F. H. S.. Participação em banca de Janahina Aparecida de Araújo. Projeto ESTAR Corpo de Dança: Continuidade e Ampliação. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

6.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; PÉRET, F. H. S.. Participação em banca de Mara Porto. Festival Catavento Cultural: formação de público e educação cultural. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

7.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; LIMA, R. P.. Participação em banca de Maria Angélica Lino Calixto de Amorim. Corredor Cultural aos Domingos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

8.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; ALVARENGA, C.M.C. Participação em banca de Priscila Maria de Barros Borges. Projeto Contando Histórias: Oficina e Espetáculo Didático. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

9.
ALMEIDA, R. E.; BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALVARENGA, C.M.C. Participação em banca de Lívia Monteiro Moreira. Minas Canta Vinícius. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

10.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; ANDRADE, P. E. C.. Participação em banca de Myriam Campas de Faria. FIZ ? Festival internacional de Zines e Mídias Independentes. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

11.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; ANDRADE, P. E. C.. Participação em banca de Aparecida de Fátima Spínula. 1a Mostra da Cultura Mineira em Lisboa. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

12.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; MENICONI, J. A.. Participação em banca de Márcia Fonseca Rocha. Festival Jovem em Diamantina. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

13.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; MENICONI, J. A.. Participação em banca de Isabel de Fátima Rodrigues Silva. A Voz e a Vez da Maturidade. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

14.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; LIMA, R. P.; MENICONI, J. A.. Participação em banca de Solange Moraes Barreto Borges. Trilhas do Matição. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

15.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; ALMEIDA, R. E.; LIMA, R. P.. Participação em banca de Karen Delnia de Assis. I Semana Literária: Ler e pensar, é só começar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão Cultural) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

16.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; DEUS, Daniela. Participação em banca de Daniela Martins Figueiredo. A importância da gastonomia no sserviço de nutrição e dietética em hospitais subsidiados pelo Sistema Único de Saúde. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Gastronômica e Hoteleira) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

17.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; DEUS, Daniela. Participação em banca de Karine de Brito d'Andréa. Atendimento em bares: perfil do profissional e a busca pela qualidade de serviço. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Gestão Gastronômica e Hoteleira) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

18.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; DEUS, Daniela. Participação em banca de Daniela Muanis Fortes Nasser. Turismo de Eventos: uma análise da demanda e oferta no setor hoteleiro de Belo Horizonte. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão Empreendimentos Hoteleiros) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

19.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Rosimary Alves A. R.. Auditoria Clínica comoo proposta da atenção primária à saúde no estado de Minas Gerais. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

20.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Ana Beatriz Abreu de Assis. Projeto Academia Livre: Prevenção do Diabete Mellitus Tipo 2. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

21.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Anita Aquino Fernandes. Insumos para Glicemia Capilar para portadores de Diabetes Mellitus Tipo 2 Insulino-dependente: Projeto de Disponibilização e Acompanhamento. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

22.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Cirlene Incalado Perri. Avaliação da Longevidade do Tratamento Restaurados Atraumático como Estratégia de Controle da Cárie Dentária na Saúde Pública: a transição entre o temporário e o definitivo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

23.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Cristiane Athadeu Gontijo. Visitas Domiciliares a Gestantes no último trimestre de gravidez e no período puerperal: um projeto de intervençaõ preventiva. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

24.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Maria Cláudia Barros Arantes. A questão social, as equipes de saúde da família e o serviço social: um projeto de promoção de qualidde à inserção do profissional de assistência social na equipe multidisciplinar. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

25.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Marise Lucas Bahia Cardoso. Capacitação das ESF de Contagem sobre assédio moral. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

26.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Neise Martins. O estresse como fator de interferência na saúde mental do trabalhador de enfermagem na unidade básica de saúde do Flamengo. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

27.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Samari Aparecida Godinho Pintos. Avaliação em Saúde: uma proposta para medidas de estrutura, processo e resultado da atenção à saúde da criança. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

28.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Ana Alice Abreu Pandolfi de Abreu. O sitema integrado de gerenciamento da assistência farmacêutica - SIGAF como ferramenta para a promoção do uso racional de medicamentos. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Gestão da Clínica na At. Primária) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC Minas.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; CORREA, L. O.; CRUZ, M. M.. Participação em banca de Rafael Vasconcelos.Vissungos: interações comunicacionais em uma cultura em transição. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

2.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; André Melo Mendes; LOMBARDI, Kátia. Participação em banca de Priscila Angélica Soares Silva.A citação na publicidade impressa: o caso Duloren. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

3.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; Christiane Pitanga Serafim da Silva; Cássia Torres de Carvalho. Participação em banca de Bruna Costa Anunciação.Marketing Cultural: a importância do marketing cultural na diferenciação da imagem de uma empre. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

4.
André Melo Mendes; BARBOSA, Míriam de Aguiar; Cássia Torres de Carvalho. Participação em banca de André Oliveira Diniz.Carro, cavalo e propaganda: a imagem do cavalo nas propagandas de automóveis. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

5.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; VIANA, G. M.; Rodrigo Galvão Dias. Participação em banca de Stephanie, Fábio, Danielle, Thiago.Bhmais.com.br: propague esta novidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

6.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; OTAVIO, L.; VIANA, G. M.. Participação em banca de Vários.Campanha publicitária direcionada ao segmento de público afro-descendente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Faculdade Promove de Minas Gerais.

7.
LENTZ, Carolina; SILVA, Danilo; BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Cristina Ferreira, Leandro Nunes e Paula Mayrink.BH arte pra gente: criação de campanha para a divulgação de projeto cultural. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais.

8.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; André Melo Mendes; LOMBARDI, Kátia. Participação em banca de Carolina de Azevedo.: Fotografia Documental e suas contribuições para a linguagem publicitária: um estudo sobre a obra de David LaChapelle. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro de Ensino Superior Promove.

9.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; Renata Alencar; OTAVIO, L.. Participação em banca de Danilo César Horta.As interações de consumo no Second Life. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro de Ensino Superior Promove.

10.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; Joana Meniconi; CUNHA, Maria Helena. Participação em banca de Diego Henrique Ribeiro.Grupo Cultural NUC: O dizer e o fazer de uma periferia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

11.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; MENDONÇA, Carla; LOMBARDI, Kátia. Participação em banca de Carolina de Azevedo.Moda e fotografia: o uso da linguagem da moda para vender café. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

12.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; BASÍLIO, João; CASTRO, Maria Helena. Participação em banca de Daniel, Luiz, Miguel e Rafael.Agência Experimental ? criação de campanha para festival da música do Sul de Minas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

13.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; OTAVIO, L.; TEIXEIRA, Alexandre. Participação em banca de Érika Baroni, Fernanda Carvalhais e Luana.A apropriação da imagem pela publicidade no catálogo de moda da Patogê. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

14.
BARBOSA, Míriam de Aguiar; CASTRO, Maria Helena; ULRICH, Klaus. Participação em banca de Alessandra Bastos, Edson Luiz, Júlia.Comunicação interna na academia de ginástica By Japão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

15.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Participação em banca de Roberta Suzana Oliveira.Campanha publicitária para o reposicionamento da marca Benetton. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro Mineiro de Ensino Superior Promove.

16.
MACIEL, M.; BARBOSA, Míriam de Aguiar; SANTOS, G.. Participação em banca de Mariane Maciel.Planejamento de Marketing Social para a SAMP 2000. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Marketing infantil: as estratégias das empresas para atuar no segmento infantil e atrair as crianças ao consumo. 2008. Universidade FUMEC.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
35th World Congres of Vine and Wine 2012. Changement de paradigme dans la communication sur le VIN et ses impacts sur le marché mondial. 2012. (Congresso).

2.
Colloque Internationale Les Territoires du Vin.Mutations de la qualité dans la construction de l?image d?un produit différencié. 2012. (Simpósio).

3.
IX Congres des Terroirs Vitivinicoles Bourgone et Champagne. 2012. (Congresso).

4.
LACCAVE INRA ? Long Term impacts and adaptations to climat change in Viticulture and Enology. 2012. (Seminário).

5.
Millesime Bio. 2012. (Encontro).

6.
Vinisud. 2012. (Encontro).

7.
Vinitera INRA ? Vins de terroir, vins typiques ?. 2012. (Seminário).

8.
XIII World Congres od Rural Sociology. Geographical indications in the Brazilian wine production: market, values and quality disputes. 2012. (Congresso).

9.
Missão Delphine Marie-Vivien Brasil Projeto Capes-Cofecub.Reunião com integrantes do Projeto Capes-Cofecub para discussão atividades anuais. 2011. (Encontro).

10.
Palestra Eve Anne Buhler (Université Paris 8): Liberalização e ambientalização: novos padrões da Política Agrícola Comum - O mercado dos Vinhos: entre Terroir e globalização - Recomposição social e econômica do rural francês.. 2011. (Encontro).

11.
Tópicos em Agrossistemas: Indicação Geográfica - Valorização dos produtos de origem e desenvolvimento territorial (UFSC).Os mercados dos vinhos. 2011. (Outra).

12.
II Seminário Internacional de Indicação Geográfica: produtos de origem como estratégia de desenvolvimento.Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento das IGs. 2010. (Seminário).

13.
Workshops Núcleo de Pós-graduação do Senac.Da produção à gestão cultural: dando à cultura a importância que ela merece. 2010. (Encontro).

14.
IV Congresso Brasileiro de Publicidade. 2008. (Simpósio).

15.
IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo. 2008. (Encontro).

16.
Projeto Estação do Saber.Argentina e Brasil:Vinho, Cultura e Nação. 2008. (Outra).

17.
Projeto Estação Pátio Savassi.Do velho ao novo mundo do vinho: uma mudança de paradigma.. 2006. (Encontro).

18.
I Encontro Nacional de Antropologia do Consumo. 2004. (Encontro).

19.
II Seminário do Núcleo de Pesquisa Transdisciplinar em Imagem.Debatedor da análise da campanha da Benetton - 1984 a 1994. 2004. (Seminário).

20.
Intercom 2004 - XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2004. (Congresso).

21.
Seminário de Práticas de Pesquisa. 2004. (Seminário).

22.
VII Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. O difusionismo e a difusão transnacional da cultura do vinho. 2004. (Congresso).

23.
XXVI Congresso da Intercom ?Mídia, Ética e Sociedade. 2003. (Congresso).

24.
I Fórum Internacional de Publicidade. 2002. (Encontro).

25.
II Feira Mineira de Propaganda. 2002. (Encontro).

26.
XXIII Congresso da Intercom. Desde então, era sempre, como agora se torna Coca-Cola. É isso aí!. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BARBOSA, Míriam de Aguiar. Shows de Adriana Calcanhoto, Zélia Duncan, O Rappa. 1993. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Filipe de Oliveira Borges. Campanha de Lançamento e Prospeção da Agência Habitat. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Faculdades Promove de Minas Gerais. Orientador: Míriam de Aguiar Barbosa.



Inovação



Outros projetos


Outras informações relevantes


Membro do Conselho Superior das Faculdades Promove de Minas Gerais de 2001 a 2010;
Membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão das Faculdades Promove de Minas Gerais de 2001 a 2010;
Membro do Núcleo Estruturante do Curso de Comunicação Social ds Faculdade Promove de Belo Horizonte, de 2008 a 2010.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 19:00:07