Angelica Miyuki Farias

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5783763096621290
  • Última atualização do currículo em 29/08/2018


Angélica Miyuki Farias possui graduação em Bacharel em Língua e Literatura Inglesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1986), Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Atualmente é professora assistente ? FECAP - Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado e UNIFAI (Centro Universitário Assunção) nas disciplinas de Redação Empresarial, Língua Portuguesa, Técnicas de Redação e Inglês Instrumental para Biblioteconomia. Tem experiência na área de Linguística Aplicada com ênfase em ensino-aprendizagem de línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas para fins específicos, elaboração e avaliação de materiais didáticos, ensino-aprendizagem pelas múltiplas mídias, propostas didáticas pautadas pela perspectiva dialógica de linguagem. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Angelica Miyuki Farias
Nome em citações bibliográficas
FARIAS, A. M.;FARIAS, ANGÉLICA MIYUKI


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: PERSPECTIVAS DE LINGUAGEM NO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: TECENDO A TRAMA, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: FERNANDA COELHO LIBERALI.
Coorientador: ANTONIO BERBER SARDINHA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1995 - 1999
Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: ENTREVISTA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE META-CONHECIMENTO?,Ano de Obtenção: 1999.
Orientador: Maria Cecília Camargo Magalhães.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
1982 - 1986
Graduação em Letras.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.




Formação Complementar


2012
Intermediário.
Aliança Francesa, AF, Brasil.
2010 - 2010
Niviau 3. (Carga horária: 40h).
Language Studies Canada, LSC, Canadá.
2009 - 2009
Uso do LMS Moodle em Cursos à Distância e Apoio. (Carga horária: 8h).
Fecap, FECAP, Brasil.


Atuação Profissional



Fecap, FECAP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

2/2002 - Atual
Ensino, Propaganda e Publicidade, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
8/2001 - Atual
Ensino, Secretariado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês

Unifai Centro Universitário Assunção, UNIFAI, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor titular, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12
Outras informações
ensino de inglês e língua portuguesa para os cursos de biblioteconomia, secretariado, enfermagem, fisioterapia e relações internacionais

Atividades

2/2000 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Inglês
Língua Portuguesa

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - Atual
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: pesquisador, Carga horária: 6

Atividades

8/1995 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem.



Linhas de pesquisa


1.
Linguagem em Atividades no Contexto Escolar - LACE

Objetivo: O objetivo é investigar questões da sala de aula e sobre a sala de aula em uma perspectiva discursiva e sócio-histórico-cultural: interação em sala de aula, análise e construção de materiais didáticos, análise e descrição de gêneros estabelecidos e utilizados em contextos educacionais e a formação contínua de professores..
Palavras-chave: interação em sala de aula; análise de gêneros; perspectiva discursiva; perspectiva sócio-histórico-cultural.


Membro de corpo editorial


2003 - Atual
Periódico: The Especialist (PUCSP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


1999
Mestre em Linguistica Aplicada ao Ensino de Linguas, PUC-SP.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1FARIAS, ANGÉLICA MIYUKI2017FARIAS, ANGÉLICA MIYUKI. O ensino de língua portuguesa no curso de contabilidade: os primeiros passos. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, p. 114-131, 2017.

Capítulos de livros publicados
1.
DAMIANOVIC, M. C. ; SILVA, S. A. S. ; CARRIJO, V. L. S. ; FARIAS, A. M. . Argumentação Multimodal para entender Colaboração: além da materialização linguística no DIGIT-ME-D. In: Fernanda Coelho Liberali; Maria Cristina Damianovic; Maria Otília Guimarães Ninin; Elaine Mateus; Mônica Guerra. (Org.). Argumentação em Contexto Escolar: relatos de pesquisa. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 1, p. 7-266.

2.
VENTURA, C. S. M. ; FARIAS, A. M. . A construção de uma unidade didática do curso de Inglês Instrumental: Leitura para Fins Acadêmicos PUCSP. In: Rodrigo Esteves Lima-Lopes; Cynthia Regina Fischer; Maria Aparecidad Gazotti-Vallim. (Org.). Perspectivas em Línguas para Fins Específicos: Festchrift para Rosinda Ramos. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 41, p. 7-382.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, A. M.. ESPmed: curso online de leitura de abstracts em inglês para a área médica. In: 14º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísticas Aplicada - LAEL - PUC/SP 2004, 2004, São Paulo. ESPmed: curso online de leitura de abstracts em inglês para a área médica, 2004.

2.
FARIAS, A. M.; PENNA, Luciana ; VENTURA, Carolina . Do Presencial para o Digital: o Caminho de um Curso de Inglês Instrumental de Leitura para fins acadêmicos. In: VII CBLA - LAEL - PUC/SP 2004, 2004, São Paulo, 2004.

3.
FARIAS, A. M.. Uma abordagem instrumental para o ensino de inglês no curso de Ciência da Computação: o grande link. In: 12º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísticas Aplicada - LAEL - PUC/SP, 2002.

4.
FARIAS, A. M.. Proposta de implementação do gênero artigo teórico na sala de aula de leitura em inglês. In: 12º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísticas Aplicada - LAEL - PUC/SP., 2002.

5.
FARIAS, A. M.; VENTURA, C. S. M. ; FISHER, C. R. ; WEBERSBACH, S. R. . Descrição do gênero artigo teórico para posterior aplicação na sala de aula de leitura em inglês.. In: 11º INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísticas Aplicada - LAEL - PUC/SP, 2001.

6.
FARIAS, A. M.. O olhar de uma professora/pesquisadora sobre estratégias de leitura da língua inglesa. In: XIV Seminário Nacional de Inglês Instrumental, 2000, Juiz de Fora, 2000. p. 1-48.

7.
FARIAS, A. M.; DIAS, L. V. . Expectativas de utilização de língua inglesa em programs de pós-graduação: análise de necessidades. In: XIV Seminário Nacional de Inglês Instrumental - UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, 2000.

8.
FARIAS, A. M.. Até que ponto a afetividade e as crenças do aluno influenciam o seu processo de aprendizagem de uma língua estrangeira? estudo de caso. In: XIII Jornada de Ensino de Língua Inglesa - APLIESP - PUC/SP, 1997.

9.
FARIAS, A. M.. Aprendizagem com autonomia: a orientação individual como veículo. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras - III Encontro Paulista de Pesquisadores em Tradução - UNESP- ASSIS/SP, 1995.

10.
FARIAS, A. M.. Aprendizagem com autonomia em sala de aula: ela é possível?. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras - III Encontro Paulista de Pesquisadores em Tradução - UNESP- ASSIS/SP, 1995.

11.
FARIAS, A. M.. Facilitando a aprendizagem com autonomia: estudo de caso. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras - III Encontro Paulista de Pesquisadores em Tradução - UNESP- ASSIS/SP, 1995.

12.
FARIAS, A. M.. Quebrando mitos de compreensão oral na aprendizagem de línguas. In: IV Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras - III Encontro Paulista de Pesquisadores em Tradução - UNESP- ASSIS/SP, 1995.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FARIAS, A. M.. Conhecer-se melhor para aprender a aprender uma língua estrangeira. In: VI Simpósio Multidisciplinar do UNIFAI, 2007, São Paulo. Revista Lumen, 2007.

2.
FARIAS, A. M.. Artigo relato de pesquisa:uma unidade didática. In: V Simposio Multidisciplinar do UniFAI, 2006, São Paulo, 2006.

3.
FARIAS, A. M.. aprender a aprender. In: IV Simposio Multidisciplinar do UniFAI, 2005, São Paulo, 2005.

4.
FARIAS, A. M.. O gênero Abstract na sala de aula de leitura instrumental em inglês em ambiente virtual: um exemplo de unidade didática. In: xvii seminário nacional de inglês instrumental e v seminário nacional de línguas instrumentais, 2003, uberlandia, 2003.

5.
FARIAS, A. M.; VENTURA, Carolina Siqueira . Trabalhando com o gênero artigo teórico em sala de aula de leitura em inglês. In: xvi seminário nacional de inglês instrumental e iv seminário nacional de línguas instrumentais, 2002, goiania, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
FARIAS, A. M.. Encontro - Vivência e troca de experiências em Projetos e Pesquisas da Biblioteconomia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FARIAS, A. M.. A Atividade Social ?Participar de um reunião de trabalho? no curso de Ciências Contábeis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
FARIAS, A. M.. DESENCAPSULAÇÃO ESCOLAR NA DISCIPLINA DE REDAÇÃO EMPRESARIAL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
FARIAS, A. M. ; DAMIANOVIC, M. C. ; CARRIJO, V. ; SILVA, S. ; GUIDI, F. ; FARIAS, A. M. . A ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA MULTIMODAL NOS MODOS DE SIGNIFICAR EM UM ENCONTRO DO DIGIT-M-ED. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
FARIAS, A. M.. Análise enunciativo-discursivo-linguística acerca das questões discursivas das provas do ENADE no curso de Direito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARIAS, A. M.. Análise enunciativo-discursivo-linguística acerca das questões objetivas das provas do ENADE no curso de Direito. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FARIAS, A. M.; MOTTA, M. M. ; SPARANO, C. R. ; PESSOA, E. . Recursos Semióticos em um Livro de Ciëncias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

8.
FARIAS, A. M.. uma reflexão sobre a elaboração de uma atividade na disciplina de língua portuguesa no curso de comunicação socilal sob as lentes da complexidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
FARIAS, A. M.; FORTE, Itala . A interface blog como diário de leiturana perspectiva da complexidade: uma reflexão. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
FARIAS, A. M.; PENNA, Luciana ; VENTURA, Carolina . O Uso da Língua Inglesa num contexto específico: análise de necessidade de profissionais da área da beleza e estética para atender turistas durante a Copa do Mundo de 2014. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
FARIAS, A. M.. CONSTRUINDO UMA ATIVIDADE COMPLEXA POR MEIO DE INTERFACES DIGITAIS: UM RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
FARIAS, A. M.; VENTURA, C. S. M. . um exemplo de unidade didática do curso de Inglês Instrumental: Leitura para Fins Acadêmicos da PUCSP. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
FARIAS, A. M.. retificação ou ratificação? fazem dez anos ou faz dez anos?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
FARIAS, A. M.. Laboratório de Leitura e Produção de Textos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARIAS, A. M.. the ESPecialist. 2012. (Editoração/Periódico).

2.
BONAMIN, Marcia ; DIAS, L. V. ; FARIAS, A. M. ; FISCHER, C. R. ; FREIRE, M. ; GEALIN, ; LIMALOPES, R. ; PENNA, Luciana ; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra ; VENTURA, C. S. M. ; WEBERSBACH, S. R. . ESP módulo I. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático).

3.
FARIAS, A. M.; GEALIN, . The Especialist. 2007. (Editoração/Periódico).

4.
FARIAS, A. M.. ESP online - módulo II. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso online).

5.
FARIAS, A. M.. THE ESPecialist. 2006. (Editoração/Periódico).

6.
FARIAS, A. M.; VENTURA, Carolina Siqueira ; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra ; BONAMIN, Marcia ; WEYERSBACH, Riyadh ; PENNA, Luciana . Inglês Instrumental Online: Leitura para Fins Acadêmicos (Nivel 2). 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso online).

7.
FARIAS, A. M.. ESPonline. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso a distancia).

8.
FARIAS, A. M.; RAMOS, Rosinda de Castro Guerra ; LIMALOPES, R. ; FISCHER, C. R. ; DIAS, L. V. ; FREIRE, M. ; WEYERSBACH, Riyadh . ESPmed. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - curso a distancia).

9.
FARIAS, A. M.. The ESPecialist. 2003. (Editoração/Periódico).

10.
FARIAS, A. M.. the ESPecialist. 2002. (Editoração/Periódico).

11.
FARIAS, A. M.. the ESPecialist. 2001. (Editoração/Periódico).

12.
FARIAS, A. M.. the ESPecialist. 2000. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FARIAS, A. M.; CARVALHO, M. D.; XAVIER, R.. Participação em banca de Cíntia de Lima Barros.A atuação das bibliotecas dos ceus, enquanto bibliotecas públicas e escolares na periferia da cidade de São Paulo.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

2.
FARIAS, A. M.. Participação em banca de Michelle Silva Galvão.Censura e silêncio: a circulação de ideias proibidas na Ditadura no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.

3.
FARIAS, A. M.; FARIAS, A. M.; farias, angélica miyuki. Participação em banca de Brígida Veiga.Iletrados e Bibliotecas Públicas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Centro Universitário Assunção.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Encontro de Pesquisadores da Abordagem Hermenêutico_Fenomenológica: Estabelecendo Interlocuções: A pesquisa qualitativa sob múltiplos olhares. 2010. (Encontro).

2.
I Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. 2010. (Outra).

3.
Oficina Introdutória para uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). 2010. (Oficina).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1FARIAS, ANGÉLICA MIYUKI2017FARIAS, ANGÉLICA MIYUKI. O ensino de língua portuguesa no curso de contabilidade: os primeiros passos. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 3, p. 114-131, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:29:10