Ligia Cristina Fascioni

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3715679112516080
  • Última atualização do currículo em 09/12/2015


Engenheira Eletricista (UFSC, 1989), Mestre em Engenharia Elétrica (UFSC, 1997), Especialista em Marketing (ESAG/UDESC, 2000) e Doutora em Engenharia de Produção com foco em Gestão Integrada do Design (UFSC, 2003). Autora dos livros "Quem sua empresa pensa que é?" (Ciência Moderna, 2006) e "O design do designer" (Ciência Moderna, 2007), "Atitude Profissional: dicas para quem está começando" (Ciência Moderna, 2009), "DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica"(Integrare, 2010), "Design desmodrômico" (2AB, 2013) e "GPS para curiosos"(E-book, 2013). Ministra cursos, workshops e palestras nas áreas de marketing, inovação, liderança, gestão do design e identidade corporativa. Desde 2011 mora em Berlim, Alemanha, onde é sócia de uma startup de tecnologia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ligia Cristina Fascioni
Nome em citações bibliográficas
FASCIONI, L. C.

Endereço


Endereço Profissional
mergedK GmbH, mergedK GmbH.
Reuchlingstr. 10-11
Moabit
10553 - Berlin, - Alemanha
Telefone: (49) 1525350316
URL da Homepage: www.mergedk.com


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2003
Doutorado em Engenharia de Produção.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: INDICADORES PARA AVALIAÇÃO DA IMAGEM CORPORATIVA DAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA INSTALADAS NA GRANDE FLORIANÓPOLIS BASEADOS NAS ANÁLISES DAS PERCEPÇÕES GRÁFICA E VERBAL UTILIZANDO LÓGICA DIFUSA, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Milton Luiz Horn Vieira.
Palavras-chave: gestao do design; imagem; design; lógica difusa; gestão; identidade corporativa.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Gestão Integrada do Design.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1994 - 1997
Mestrado em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Avaliação de arquiteturas de comunicação distribuídas para interligação de sensores/atuadores em um helicóptero não tripulado,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Marcelo Ricardo Stemmer.
Grande área: Engenharias
Setores de atividade: Aeronáutica e Espaço.
1998 - 2000
Especialização em Marketing. (Carga Horária: 390h).
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: Orientação para elaboração de um plano de negócios eficiente.
Orientador: Kleber Markus Haake.
1984 - 1989
Graduação em Engenharia Elétrica.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Arquitetura de treinamento. (Carga horária: 16h).
DMT Inspira, DMT, Brasil.
2014 - 2014
Grundlagen des Marketing. (Carga horária: 30h).
iversity.org, IVERSITY, Alemanha.
2013 - 2013
Design Thinking Action Lab. (Carga horária: 30h).
Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.
2011 - 2011
Workshop Inovação na Prática + Design Thinking. (Carga horária: 8h).
Innova Service, INNOVA SERVICE, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Workshop Design de Serviços. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2004 - 2004
Gerenciamento de projetos. (Carga horária: 24h).
Projexpert, PROJEXPERT, Brasil.
2004 - 2004
Tecnicas e Instrumentos de Planejamento, Monitoria. (Carga horária: 8h).
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.
2002 - 2002
Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia. (Carga horária: 12h).
Centro de Tecnologia em Automação e Informática, CTAI/SENAI, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Marketing. (Carga horária: 24h).
Instituto Superior da Maia, ISMAI, Portugal.
2000 - 2000
Extensão universitária em Comunicação e Propaganda. (Carga horária: 180h).
Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, ESAG, Brasil.


Atuação Profissional



mergedK GmbH, MERGEDK, Alemanha.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Sócia, Carga horária: 30


SIM Gerenciamento e Integração de Sistemas Ltda., SIM GERENCIAM., Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Consultora de Empresas, Carga horária: 10
Outras informações
Realiza consultoria, cursos e palestras nas áreas de gestão do design, marketing e identidade corporativa.

Atividades

08/2006 - Atual
Direção e administração, Diretoria, Consultoria.

Cargo ou função
Consultora de empresas e palestrante.
03/2001 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria, Consultoria.


DMT Consulting, DMT, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Palestrante, Enquadramento Funcional: Palestrante


Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado

Atividades

08/2005 - Atual
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Emprrendedorismo
Dimensionamento e Negociação de Projetos
Gestalt e Percepção da Forma
Gestão do Design
Introdução à Biônica
Planejamento e Gestão de Projetos
Planejamento Estratégico
Prospecção e Análise de Tendências em Design

Faculdade Cenecista de Joinville, FCJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: Professor Convidado
Outras informações
Ministrou as seguintes disciplinas para o curso de pós-graduação em Design & Inovação: Design & Inovação Design & Percepção Ministrou a seguinte disciplina para o curso de pós-graduação em Marketing Empresarial Design & Inovação Orientou Trabalhos de Conclusão de Curso para 22 alunos.

Atividades

03/2006 - Atual
Ensino, Design & Inovação, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Design e Percepção
Design e Inovação

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Consultora técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Aplicou o método que criou e registrou - GIIC - Gestão Integrada da Identidade Corporativa, nas entidades: FIESC, SENAI, SESI, IEL, CIESC e PREVISC no Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Atividades

8/2003 - 8/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Projetos Especiais, .

Cargo ou função
consultora.

Acqualan Tecnologia Ambiente S A, ACQUALAN, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora de Marketing, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi engenheira contratada por um ano. Depois, tornou-se consultora sem vínculo empregatício.

Atividades

3/2001 - 7/2003
Direção e administração, Empresa, Florianópolis.

Cargo ou função
Diretora de Marketing.
3/2001 - 7/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Empresa, Florianópolis.

Cargo ou função
Diretora de Marketing.
1/2001 - 7/2003
Treinamentos ministrados , Empresa, Florianópolis.

Treinamentos ministrados
palestras institucionais
1/2001 - 10/2001
Serviços técnicos especializados , Empresa, Florianópolis.

Serviço realizado
Plano estratégico de marketing e Palno de Negócios.

Faculdades Barddal, BARDDAL, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2005
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Atividades

8/2003 - 01/2005
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Gestão do Design de Produto
Gestão do Design Gráfico
Marketing Aplicado
Qualidade e Inovação no Design

Gyron Tecnologia em Servo-Sistemas Ltda, GYRON, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1999
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Engenheira de desenvolvimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista DTI até 1995. Após término da bolsa, adquiriu vículo empregatício.

Atividades

12/1995 - 11/1999
Serviços técnicos especializados , Empresa, Florianópolis.

Serviço realizado
software para estação de terra e interface gráfica.
11/1993 - 12/1995
Serviços técnicos especializados , Empresa, Florianópolis.

Serviço realizado
software embarcado da aeronave.

Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professora convidada
Outras informações
Professora convidada para os cursos de MBA em Gestão de Vendas e Marketing.


Instituto Sustentare, SUSTENTARE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: convidada
Outras informações
Ministra as seguintes disciplinas como professora convidada no curso MBA em marketing: - Design: Cultura e Sociedade - Criação e Consolidação de Canais de Negócios


Weg Automação Ltda, WEGAUTO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1993
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Engenheira, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Analista de Hardware

Atividades

3/1990 - 3/1993
Serviços técnicos especializados , Empresa, Automação.

Serviço realizado
Start-up de equipamentos em chão de fábrica.
3/1990 - 3/1993
Treinamentos ministrados , Empresa, Automação.

Treinamentos ministrados
Operação de robôs lineares e máquinas automatizadas
3/1990 - 3/1993
Outras atividades técnico-científicas , Empresa, Empresa.

Atividade realizada
Apresentação em feiras, suporte a vendas.


Linhas de pesquisa


1.
Identidade corporativa

Objetivo: Divulgar, aplicar e aperfeicoar o metodo GIIC - Gestao Integrada da Identidade Corporativa nas empresas. Ate nov 2008, o metodo ja foi aplicado em 21 empresas..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Design Gráfico.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Setores de atividade: Pesquisa e Desenvolvimento; Serviços Prestados Principalmente Às Empresas.
Palavras-chave: gestao do design; administração de empresas; comunicação; design; diferencial; empresas.
2.
Gestão do Design

Objetivo: Conscientizar empresarios sobre a importancia do design como diferencial competitivo para a empresa..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Design Gráfico.
Setores de atividade: Pesquisa e Desenvolvimento; Serviços Prestados Principalmente Às Empresas.
Palavras-chave: administração de empresas; comunicação; corporativa; design; diferencial; empreendedorismo.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Revista Modapalavra e-periódico


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Gestão Integrada do Design.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Gestão Integrada do Design/Especialidade: Identidade Corporativa.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Mercadologia.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação/Especialidade: Marketing.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2000
Prêmio Abril de Jornalismo, Editora Abril.
1989
Liderança de Participação, Associação Catarinense dos Engenheiros.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FASCIONI, L. C.2006 FASCIONI, L. C.. Caminho para a gestão integrada da identidade corporativa. Conexão (Caxias do Sul), v. 5, p. 154-179, 2006.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FASCIONI, L. C.. Design desmodrômico [para curiosos]. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2013. v. 1. 168p .

2.
FASCIONI, L. C.. GPS para curiosos. 1. ed. Florianópolis, SC: Ligia Fascioni, 2013. v. 1.

3.
FASCIONI, L. C.. DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. 1. ed. São Paulo: Integrare, 2010. v. 1. 168p .

4.
FASCIONI, L. C.. Atitude Profissional: dicas para quem está começando. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. v. 1. 151p .

5.
FASCIONI, L. C.. O design do designer. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007. v. 1. 176p .

6.
FASCIONI, L. C.. Quem a sua empresa pensa que é?. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. v. 1. 124p .

7.
FASCIONI, L. C.. De fila em fila - um guia de sobrevivencia. 1. ed. Florianopolis, SC: Papa-Livro, 1998. v. 1. 166p .

Capítulos de livros publicados
1.
Flávio Tófani ; FASCIONI, L. C. . Identidade corporativa e a gestão da marca. In: Sidney Ferreira Leite, Liana Gottlieb. (Org.). Encontro de Saberes: artes, arquitetura, saúde, ciências sociais e humanas | Coleção Sofia Belas Artes. 1ed.São Paulo: Ser Mais, 2015, v. 1, p. 173-182.

2.
FASCIONI, L. C.. Quando o DNA da empresa não é o que o mercado quer. In: Departamento de Design do SENAI SP. (Org.). Aspectos do design/ textos compilados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial [São Paulo]. 1ed.São Paulo: SENAI-SP Editora, 2012, v. , p. 130-134.

3.
KUNDE, M. ; ROMANO, F. V. ; PREVEDELLO, C. F. ; COGO, G. ; FASCIONI, L. C. . Identidades que marcam. In: Marcelo Kunde. (Org.). Typo gestão do design. 1ed.Santa Maria, RS: Marcelo Kunde, 2009, v. 1, p. 24-25.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FASCIONI, L. C.. Arquitetura do design. AREA - A revista de arquitetura & Design em Santa Catarina, Florianopolis, SC, p. 10 - 10, 30 set. 2008.

2.
Mazzoneto, Caroline ; FASCIONI, L. C. . Design como diferencial. Revista do Varejo, Florianopolis, SC, p. 10 - 14, 01 set. 2008.

3.
FASCIONI, L. C.. Propaganda mal-educada. Ponteio Lar Shopping, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 01 set. 2008.

4.
Marcelo, Claudia ; FASCIONI, L. C. . As empresas precisam ter identidade. Diario Catarinense & Zero Hora / Caderno de Gestao / Entrevista, Florianopolis e Porto Alegre, p. 4 - 5, 10 ago. 2006.

5.
FASCIONI, L. C.. Quem a sua empresa pensa que é?. Revista Amanhã, p. 74 - 75, 21 nov. 2004.

6.
FASCIONI, L. C.. A sua empresa é esquizofrênica?. Amanhã (Porto Alegre), Porto Alegre, RS, p. 26 - 27, 20 maio 2003.

7.
FASCIONI, L. C.. A nova arma das empresas. Amanhã (Porto Alegre), Porto Alegre/RS, , v. 176, 15 maio 2002.

8.
FASCIONI, L. C.. A importância do design na administração da marca. Grandes Idéias em Marketing, Curitiba, PR, , v. 5/55, p. 6 - 9, 15 abr. 2001.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FASCIONI, L. C.. Metodo para definicao da Identidade Corporativa. In: P&D Design 2008 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008. P&D Design 2008 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Sao Paulo, SP: Associacao de Ensino e Pesquisa de Nivel Superior do Brasil (AEND).

2.
FASCIONI, L. C.. Consideracoes sobre a Formacao de Gestores do Design no Brasil. In: P&D Design 2008 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, Sao Paulo, SP. P&D Design 2008 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Sao Paulo, SP: Associacao de Ensino e Pesquisa de Nivel Superior do Brasil (AEND), 2008.

3.
FASCIONI, L. C.. Alinhamento estruturado entre a identidade corporativa de uma empresa e a sua identidade visual. In: 7° Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006, Curitiba. 7° Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design, 2006.

4.
FASCIONI, L. C.. Gestão Integrada da Identidade Corporativa®: uma ferramenta. In: 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005, Rio de Janeiro. 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005.

5.
FASCIONI, L. C.. Índice de Fidelidade à Identidade Corporativa: uma medida entre o ser e o parecer. In: 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005, Rio de Janeiro. 3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2005.

6.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. ; BARROS, V. T. O. . As cores na identidade visual de empresas de tecnologia. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design e V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design e V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002.

7.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. ; BARROS, V. T. O. . O uso das formas na identidade visual de empresas de tecnologia. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design e V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais I Congresso Internacional de Pesquisa em Design e V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002.

8.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . Exuberância visual: a influência do movimento werkbund nos dias atuais. In: III Congresso Iberoamericano de Expression Grafica para la Ingeniería y la Arquitectura, 2001, Havana. III Congresso Iberoamericano de Expression Grafica para la Ingeniería y la Arquitectura, 2001.

9.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . Implicações sociais da comunicação gráfica: o analfabetismo visual. In: III Congresso Iberoamericano de Expression Grafica para la Ingeniería y la Arquitectura, 2001, Havana. III Congresso Iberoamericano de Expression Grafica para la Ingeniería y la Arquitectura, 2001.

10.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . O analfabetismo visual das empresas de tecnologia. In: XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo, 2001.

11.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . A tipografia nas empresas de base tecnológica. In: XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo, 2001.

12.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . O kitsch na comunicação visual das empresas de base tecnológica. In: XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo, 2001.

13.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . A influência do movimento werkbund nas empresas de tecnologia. In: XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design, 2001, São Paulo. V Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. São Paulo, 2001.

14.
FASCIONI, L. C.; SEIBEL, C. W. ; FARINES, J. M. ; DALLANGNOLO, G. C. . Generating executable flight-plans for unmanned aircraft a fromal mission planning tool. In: 13th Internationalk RPV/UAV Systems Conference, 1998, Bristol. 13th Internationalk RPV/UAV Systems Conference, 1998.

15.
FASCIONI, L. C.; SEIBEL, C. W. . Sistema de Navegação de Baixo Custo Utilizando GPS Diferencial e sensores inerciais. In: Simpósio Brasileiro de Engenharia Inercial, 1996, São José dos Campos. Simpósio Brasileiro de Engenharia Inercial, 1996.

Apresentações de Trabalho
1.
FASCIONI, L. C.. Metodo para definicao da identidade corporativa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
FASCIONI, L. C.. Consideracoes sobre a formacao de gestores do design no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
FASCIONI, L. C.. Criacao e Identidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FASCIONI, L. C.. Uma proposta de alinhamento estruturado entre a identidade corporativa e a identidade visual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
FASCIONI, L. C.. Atitude Profissional> DIcas para quem quer fazer a diferenca. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FASCIONI, L. C.. Gestao Integrada da Identidade Corporativa: uma ferramenta. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
FASCIONI, L. C.. Indice de Fidelidade a Identidade Corporativa: uma medida entre o ser e o parecer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FASCIONI, L. C.. Identidade Corporativa. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FASCIONI, L. C.. Marca e design - o que todo empreendedor deveria saber. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
FASCIONI, L. C.. Identidade Corporativa: Sua empresa e o que parece?. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . O kistch na comunicacao visual das empresas de tecnologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . O analfabestismo visual nas empresas de tecnologia. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . A tipografia nas empresas de base tecnologica. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
FASCIONI, L. C.; VIEIRA, M. L. H. . A influencia do movimento werkbund nos dias atuais. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Produção técnica
Processos ou técnicas
1.
FASCIONI, L. C.. Gestão Integrada da Identidade Corporativa. 2005.

Redes sociais, websites e blogs
1.
FASCIONI, L. C.. Ligia Fascioni. 2007; Tema: Design e cultura. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
FASCIONI, L. C.. Workshop Design Desmodrômico. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
FASCIONI, L. C.. Aitude Profissional. 2013. .

3.
FASCIONI, L. C.. Mercado e Mudanças. 2012. .

4.
FASCIONI, L. C.. Relacionamento: a chave para a conexão. 2012. .

5.
FASCIONI, L. C.. Método GIIC para definição da identidade corporativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
FASCIONI, L. C.. Método GIIC para definição da identidade corporativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
FASCIONI, L. C.. Marketing e gestão do varejo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

8.
FASCIONI, L. C.. Workshop método GIIC para definição da identidade corporativa. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

9.
FASCIONI, L. C.. Competências organizacionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

10.
FASCIONI, L. C.. Competências organizacionais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

11.
FASCIONI, L. C.. Design: cultura e sociedade. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

12.
Maria Augusta Orofino ; Maurício Manhães ; LIMA, G. ; FASCIONI, L. C. . Inovação na prática + design thinking. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
FASCIONI, L. C.. Criação e consolidação de canais de negócios. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

14.
FASCIONI, L. C.. Gestão de Serviços e Marketing Interno. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

15.
FASCIONI, L. C.; Alberto Costa . Atitude Pro Liderança. 2010. .

16.
FASCIONI, L. C.. Gestão de Vendas de Serviços. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

17.
FASCIONI, L. C.. Projeto Experimental de Embalagens. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

18.
FASCIONI, L. C.; Alberto Costa . Atitude Pro Liderança. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

19.
FASCIONI, L. C.. Gestão do design. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

20.
FASCIONI, L. C.. Design: cultura e sociedade. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
FASCIONI, L. C.. Empreendedorismo. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

22.
FASCIONI, L. C.. Gestão do Design para Empresas de Tecnologia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
FASCIONI, L. C.. O design como ferramenta para aumentar os lucros da sua empresa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

24.
FASCIONI, L. C.. Design e Inovação. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

25.
FASCIONI, L. C.. Gestalt e Percepcao Visual. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

26.
FASCIONI, L. C.. Design e Percepção. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

27.
FASCIONI, L. C.. Design & Inovacao. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

28.
FASCIONI, L. C.. Design & Percepcao. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

29.
FASCIONI, L. C.. Gestao do Design. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

30.
FASCIONI, L. C.. Planejamento Estrategico. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

31.
FASCIONI, L. C.. Planejamento e Gestao de Projetos. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

32.
FASCIONI, L. C.. Introducao a bionica. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

33.
FASCIONI, L. C.. Marketing para Projetos de Otimização em Sistemas Motrizes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
FASCIONI, L. C.. Marketing. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

35.
FASCIONI, L. C.. Marketing Aplicado. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - apostila).

36.
FASCIONI, L. C.. Qualidade e Inovacao no Design. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
FASCIONI, L. C.. Fila do ponto de ônibus. 2002.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
FASCIONI, L. C.; ULBRICHT, Vânia Ribas; GONÇALVES, Marília Matos; PADOVANI, Stephania; PEREIRA, Alice T. C.; VANZIN, Tarcisio; GAUTHIER, Fernando A. O.. Participação em banca de Cláudia Regina Batista. Modelo e diretrizes para o processo de design de interface web adaptativa. 2008. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FIALHO, F. A. P.; VIEIRA, J. W.; FASCIONI, L. C.. Participação em banca de Lauren Beron Kassick.Plano de negócios: Escritório de Design. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Santa Catarina.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
FASCIONI, L. C.. Conselho Editorial da Revista MODAPALAVRA. 2008. Universidade do Estado de Santa Catarina.

2.
FASCIONI, L. C.. Conselho Editorial da Revista MODAPALAVRA. 2006. Universidade do Estado de Santa Catarina.

3.
FASCIONI, L. C.. Conselho Editorial da Revista MODAPALAVRA. 2005. Universidade do Estado de Santa Catarina.

4.
FASCIONI, L. C.; Outros. Comissão Julgadora do Carnaval da Alegria - Quesito Alegorias e Adereços. 2005. Prefeitura Municipal de Florianópolis.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
P&D 2008 - Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Metodo para Definicao da Identidade Corporativa / Consideracoes sobre a formacao dos gestores de design no Brasil. 2008. (Congresso).

2.
7° Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Uma proposta para o alinhamento estruturado entre a identidade corporativa e a identidade visual. 2006. (Congresso).

3.
3o Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Gestão Integrada da Identidade Corporativa®: uma ferramenta. 2005. (Congresso).

4.
XV Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico e IV International Conference on Graphics Engineering for Arts and Design. O analfabetismo visual das empresas de tecnologia; A tipografia nas empresas de base tecnológica; O kitsch na comunicação visual das empresas de base tecnológica. 2001. (Congresso).

5.
RPVs/UAVs Thirteenth Internacional Conference.Generating executable flight-plans for unmanned aircraft a fromal mission planning tool. 1998. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriano Rodrigo Ferreira. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NOS ESCRITÓRIOS DE DESIGN EM JOINVILLE.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

2.
Alana Cibele Scheller. SENTE-SE, POR FAVOR! EVOLUÇÃO DO DESIGN DE CADEIRAS E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS E SUSTENTABILIDADE. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

3.
Andre Luis Orthey. ESTUDO DE CASO " EMBALAGEM DE HEMEROCALLIS". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

4.
Antonio Jorge Pietruza. CONSIDERAÇÕES PARA GERAÇÃO DE IDENTIDADE NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO DE CONSUMO. ESTEENS TO CREATE IDENTITY ACROSS PRODUCT. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

5.
Carlos Eduardo Nass. APLICAÇÃO DA FERRAMENTA MAPA MENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

6.
Claudia Cristina Henklein. ESCOLA DE INFORMÁTICA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS: UM PLANO DE NEGÓCIOS NA REGIÃO DE SÃO BENTO DO SUL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

7.
Edson Luiz Izui. OS BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA DFMA ( DESIGN FOR MANUFACTURABILITY AND ASSEMBLY) APLICADOS NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

8.
Fabiana Silveira De Souza. O DESIGN SENSORIAL NOS PONTOS DE VENDA. CONSTRUINDO LIGAÇÕES EMOCIONAIS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

9.
Gabriela Fiamoncini. DESIGN COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO EM MICROEMPRESAS.. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

10.
Gean Ricardo Hay. FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

11.
Gilson Ricardo Odvazeni Gomes. PROPOSTA PARA INTERAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DE DESIGN E MARKETING APLICADO PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

12.
Giovanna Fiamoncini. ESTUDO DE CASO - PRODUÇÃO DE MÍDIAS ALTERNATIVAS EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS PARA DIVULGAÇÃO DO FILME " HOMEM-ARANHA 3 ". 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

13.
Juarez Medeiros De Souza. MÉTODO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

14.
Lysandro Santos Lima Neto. ESTUDO DE VIABILIDADE PARA IMPLANTAÇÃO DE NEGÓCIOS ON-LINE NO PORTAL RADAR SUL WWW.RADARSUL.COM.BR. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

15.
Monique Rosa Junkes. DIFERENTES ABORDAGENS DE COMPOSIÇÕES CROMÁTICAS EM AMBIENTES. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

16.
Priscilla Carvalho Valente. ANÁLISE DE INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS NO DESIGN DE MOBILIÁRIO NÁUTICO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

17.
Sérgio Corumba Dos Santos. O DESIGN DOS FOGÕES POPULARES NO BRASIL. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

18.
Simone Zapelini. COMO REDESENHAR MARCAS COM SUCESSO. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

19.
Tatiane Baumer. O DESIGN DE EMBALAGEM FOCADO NA TRANSPARÊNCIA DAS INFORMAÇÕES. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

20.
Lyssandra Macedo Pereira. AS FORMAS DE EXPRESSÃO DO TEMA BRASILIDADE EM DESIGN GRÁFICO - THE WAYS OF EXPRESSION OF BRASILIDADE THEME IN GRAPHIC DESIGN. 2007. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Design & Inovação) - Faculdade Cenecista de Joinville. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Tamara Monteiro. Desenvolvimento e embalagens para produtos naturais integrais da empresa Vida Natural Emporium. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

2.
Renan Bitencourt Olivo. Branding: estratégias de marca para esportes de habilidade. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sul de Santa Catarina. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

3.
Daniel Borchert Avalone. Uma análise crítica: a dificuldade de aculturação em relação ao design no mercado brasileiro. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Barddal. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

4.
Thais Dimatos Nápoli. O perfil gráfico das marcas odontológicas de Florianópolis. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Barddal. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

5.
Larissa Kleis Pereira. Critérios de concepção de produtos gráficos e estratégias de negociação com o cliente, com base nos pressupostos da programação neurolingüística. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Barddal. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

6.
Oriovaldo Madureira Junior. Gesto de amor. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Faculdades Barddal. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.

7.
Marcos Marcondi de Lino. Design na Iluminação Bucal. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design de produto) - Faculdades Barddal. Orientador: Ligia Cristina Fascioni.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FASCIONI, L. C.. Quem a sua empresa pensa que é?. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. v. 1. 124p .

2.
FASCIONI, L. C.. DNA Empresarial: identidade corporativa como referência estratégica. 1. ed. São Paulo: Integrare, 2010. v. 1. 168p .

3.
FASCIONI, L. C.. Design desmodrômico [para curiosos]. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2013. v. 1. 168p .

4.
FASCIONI, L. C.. GPS para curiosos. 1. ed. Florianópolis, SC: Ligia Fascioni, 2013. v. 1.

1.
FASCIONI, L. C.. Quando o DNA da empresa não é o que o mercado quer. In: Departamento de Design do SENAI SP. (Org.). Aspectos do design/ textos compilados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial [São Paulo]. 1ed.São Paulo: SENAI-SP Editora, 2012, v. , p. 130-134.


Cursos de curta duração ministrados
1.
FASCIONI, L. C.. Método GIIC para definição da identidade corporativa. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).


Redes sociais, websites e blogs
1.
FASCIONI, L. C.. Ligia Fascioni. 2007; Tema: Design e cultura. (Site).



Outras informações relevantes


Ilustracao de livro: 20 ilustracoes coloridas de pagina inteira e 4 de pagina dupla. 

ORTIGARA, Anacleto Angelo. A cabeca do empreendedor - o pensamento do fundador de uma empresa de sucesso. Florianopolis: Insular, 2008, 288 p.

Publica semanalmente uma coluna no portal www.AcontecendoAqui.com.br, especializado em marketing e propaganda. Mantém um site especializado em identidade corporativa (www.ligiafascioni.com.br) e um blog sobre design (www.ligiafascioni.com.br/blog).



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/01/2019 às 18:17:41