Ericson Siqueira Pires

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7693952611500673
  • Última atualização do currículo em 07/02/2010


possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é - editor da Revista Global, professor adjunto da Faculdade CCAA, professor titular da Universidade Estácio de Sá, professor do curso de especialização da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras e Artes, com ênfase em Estudos de Cultura e Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, arte comtemporânea, filosofia contemporânea, resistência/criação, performance e estudos culturais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ericson Siqueira Pires
Nome em citações bibliográficas
PIRES, E. S.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Maracanâ
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 22611040


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Título: Tradição delirante: produtores e produções de arte na contemporaneidade, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Julio Cezar Valladão Diniz.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Arte Comtemporânea; Corpo; Estudos Culturais; Resistência; Rio de Janeiro; Contemporaneidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura contemporânea.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Culturais.
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação Superior; Outro.
1998 - 2000
Mestrado em Letras.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Título: Zé Celso: Oficina-Uzyna de Corpos,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: Julio.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Estudos Culturais; Teatro Brasileiro; Corpo; Literatura Brasileira; História do Brasil; Contemporaneidade.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Setores de atividade: Educação Superior; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Outros.
1991 - 1996
Graduação em História.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Título: Porque somos Tristes? Um estudo sobre o pessimismo brasileiro no fim do XIX início do XX.
Orientador: Luis Costa Lima.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.


Pós-doutorado


2005
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Atuação Profissional



Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECDR, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor assistente, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20
Outras informações
Professor Adjunto do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sem dedicação exclusiva e concursado.

Atividades

01/2008 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Arte, .

Cargo ou função
coordenador pedagógico.
01/2007 - Atual
Ensino, Linguagens Artísticas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música
Trabalho Final de Graduação
escultura no campo ampliado
performance

Faculdade CCAA, Faculdade CCAA, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 8
Outras informações
Lotado no Curso de Comunicação


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

Atividades

03/2004 - Atual
Ensino, Bacherelado em Cinema, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Leitura e Produção de Textos
03/2004 - Atual
Ensino, Bacharelado em Comunicação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Brasileira
Leitura e Produção de Textos

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Professor contratado, Enquadramento Funcional: Professor do curso de Especialização, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações
Professor no Curso de Pós-Graduação em Arte e Filosofia. Disciplina: Tópicos Especiais em Estética

Vínculo institucional

1992 - 1993
Vínculo: monitoria, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor do Departamento de História e Geografia da PUC-Rio. Área de atuação: História do Brasil e História Medieval.

Atividades

03/2004 - 12/2004
Ensino, Pós-graduação em Arte e Filosofia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos Especiais em Estética - Movimentos Culturais Contemporâneos Brasileiros
03/2002 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras, .

Cargo ou função
representante do corpo dicente junto ao departamento..
03/2000 - 03/2004
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

03/1999 - 03/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, APG Puc-Rio, .

Cargo ou função
Diretor geral do conselho estudantil de Pós-graduação.
03/1998 - 03/2000
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Letras, .

03/1998 - 03/1999
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário PUC-Rio, .

Cargo ou função
Represetante geral do corpo dicente.
03/1992 - 03/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, DCE Puc- Rio, .

Cargo ou função
Diretor geral do conselho estudantil.
03/1992 - 03/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação, .

03/1992 - 03/1993
Estágios , Departamento de História, .

Estágio realizado
Monitoria em História do Brasil e História Medieval..
03/1991 - 03/1992
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Acadêmico de História, .

Cargo ou função
Fundador do Centro Acadêmico Carlos Lamarca - História - Puc-Rio.


Linhas de pesquisa


1.
Estudos de Educação - Alfabetização Popular, Oralidade, Imagem e Escrita
2.
Cãnones e margens da Literatura
3.
Questões de Reapresentação na Literatura


Outros Projetos


Alfabetização: Oralidade, Imagem e Escrita na formação de leitores
Situação: Desativado; Natureza: Outra.

Integrantes: Ericson Siqueira Pires - Coordenador.
Zé Celso Oficina-Uzyna de corpos
Situação: Desativado; Natureza: Outra.

Integrantes: Ericson Siqueira Pires - Coordenador.
Tradição Delirante: Produtores de Produções de Arte na contemporaneidade
Situação: Desativado; Natureza: Outra.

Integrantes: Ericson Siqueira Pires - Coordenador.


Membro de corpo editorial


2002 - Atual
Periódico: Revista Global


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Culturais.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cultura e Arte Contemporânea.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2009
Interações Estéticas, MINC: Funarte.
2007
Prêmio Cultura e Pensamento, Ministério da Cultura.
2006
Prêmio Cultura e Pensamento, Ministério da Cultura.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
PIRES, E. S.2002 PIRES, E. S.. 12 proposições: resistência, corpo, ação estratégias e forças na produção plástica atual. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, 2002.

2.
PIRES, E. S.2002PIRES, E. S.. Trabalho da multidão: resistência e criação na arte contemporânea. Revista Escrita, 2002.

3.
PIRES, E. S.2001PIRES, E. S.. Cena Contemporânea Carioca: realidades e limites. Lugar Comum (UFRJ), Rio de Janeiro, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PIRES, E. S.. Cidade Ocupada. 1. ed. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007. v. 1. 359p .

2.
PIRES, E. S.. Zé Celso: Oficina-Uzyna de corpos. São Paulo: Annablume, 2005. v. 1. 153p .

3.
PIRES, E. S.. Cinema de Garganta. Rio de janeiro: Azougue Editorial, 2002.

Capítulos de livros publicados
1.
CASTANHEIRA, D. ; PIRES, E. S. ; CAGE, J. . Transfaces: movimento forjado em musica. In: Lilian Zaremba. (Org.). Entre ouvidos: sobre radio e arte. 1ed.Rio de Janeiro: Oi Futuro Coleção Arte e Tecnologia, 2009, v. 1, p. 6-168.

2.
COHN, S. ; PIRES, E. S. . Pele Tecido (trechos). In: Sergio Cohn. (Org.). Inquietacoes guia: 15 poetas entorno da Azougue. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2009, v. 1, p. 6-185.

3.
CEZARINO, P. ; COHN, S. ; PIRES, E. S. ; SANTIAGO, S. . Entrevista Azougue. In: Sergio Conh; Pedro Cezarino; Renato Rezende. (Org.). Azougue: edição especial 2006-2008. 1ed.Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2008, v. 1, p. 13-381.

4.
PIRES, E. S.; SALOMAO, W. ; CICERO, A. ; ANTUNES, A. ; LINDSAY, A. ; FREITAS FILHO, A. ; BERG, S. ; FIGUEIREDO, L. . Walytopias. In: Luciano Figueiredo. (Org.). Waly Salomão: Babilaques: alguns cristais crivados. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007, v. 1, p. 2-144.

5.
VARDA, A. ; SALOMAO, W. ; PIRES, E. S. ; BENTES, I. ; BRUM, Thomaz. ; DELEUZE, G. ; GODARD, J. . Imagem-Resistêcia (seis canções pour Varda). In: Cristian Borges; Gabriela Campos; Ines Aisengart. (Org.). Retrospectiva Agnès Varda: o moviemnto perpétuo do olhar. 1a.ed.Rio de Janeiro/São Paulo/Brasí: CCBB edições, 2006, v. 1, p. 10-129.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
PIRES, E. S.. a invenção contidiana do cotidiano. Em Branco, Rio de Janeiro, p. 3 - 30, 01 set. 2009.

2.
PIRES, E. S.. Em busca de um modo de vida mole. Em Branco, Rio de Janeiro, p. 3 - 30, 01 ago. 2008.

3.
COHN, S. ; CEZARINO, P. ; PIRES, E. S. . Entrevista para Azougue. Azougue editorial, São Paulo/Rio de Janeiro, 05 mar. 2007.

4.
PIRES, E. S.. Por Amor à Varda. Agnes Varda, 23 jun. 2006.

5.
PIRES, E. S.. Produção de risco. Revista Global.

6.
PIRES, E. S.. Porposição de ação: forças plásticas atuais. O Pasquim.

7.
PIRES, E. S.. O que fazer? Arte e Vida diante de um impasse. Revista Global.

8.
PIRES, E. S.. Mulatizção do Mundo contra as tendências hegemônicas. Revista Global.

9.
PIRES, E. S.. 10 anos de CEP20000. Revista do CEP.

10.
PIRES, E. S.. Olha o Teatro novo chegando!. REvista CEPVintemil Quadrinhos.

11.
PIRES, E. S.. A nova cena carioca está aí!. Revista CEPvintemil quadrinhos.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SALOMAO, W. ; PIRES, E. S. ; ANTUNES, A. ; CICERO, A. ; BERG, S. ; LINDSAY, A. ; FREITAS FILHO, A. ; FIGUEIREDO, L. . Walytopias. In: Babilaques: alguns cristais crivados, 2007, Rio de Janeiro. Waly Salomão:Babilaques: alguns critais crivados. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2007. v. 1. p. 2-144.

2.
PIRES, E. S.. Arte contemporânea: é possível pensar em resistência e criação?. In: II Fórum Social Mundial, 2002, Porto Alegre. III Fórum Social Mundial, 2002.

3.
PIRES, E. S.. Táticas e forças na produção plástica atual: Atrocidades Maravilhosas. In: I Seminário O Trabalho da Multidão, 2002, Rio de Janeiro. I Seminário o Trabalho da Multidão, 2002.

4.
PIRES, E. S.. Teatro carioca: possibilidades dramaturgicas hoje. In: Projeto D - Casa da Gávea, 2001, Riode a Janeiro. Porjeto D - Casa da Gávea, 2001.

5.
PIRES, E. S.. Produzir e Resistir: a força poética da multidão. In: III Fórum Social Mundial, 2001, Porto Alegre. III Fórum Social Mundial, 2001.

6.
PIRES, E. S.. Poesia Hoje: ação e desejo. In: Festival de Inverno - UFMG, 2001, Diamantina. Festival de Inverno - Diamantina, 2001.

7.
PIRES, E. S.. 10 Rounds por Artaud: Zé Celso inventor de corpos. In: VII Congresso da ABRALIC, 2000, Salvador. VII Congresso da ABRALIC, 2002.

8.
PIRES, E. S.. O Corpo Expandido: relações entre poesia/imagem/mídia na contemporaneidade. In: III Mostra de video-arte do MIS-SP, 2000, São Paulo/Rio de Janeiro. III Mostra de Video-arte do MIS-SP, 2000.

9.
PIRES, E. S.. Para além dos limites da liguagem litero-poética: a cena contemporânea e a re-invenção da palavra. In: I semirário multidisciplinar de discussão da identidade nacional, 2000, Rio de Janeiro. I Seminário multidisciplinar de discussão da identidade nacional PUC-Rio, 2000.

10.
PIRES, E. S.. Movimento estudantil contemporâneo: formas atuais de ação. In: I Encontro de movimentos estudantis alternativos, 1999, Rio de Janeiro. I Encontro de movimentos estudantis alternativos, 1999.

11.
PIRES, E. S.. Poesia como evento: recitais poéticose novas tecnologias. In: VI Congresso da ABRALIC, 1998, Florianópolis. VI Congresso da ABRALIC, 1998.

12.
PIRES, E. S.. Formas Narrativas da História: Onde está a ficção?. In: Colóquios Interdisciplinares - PUC-Rio, 1996, Rio de Janeiro. Colóquuios Interdisciplinares - PUC-Rio, 1996.

13.
PIRES, E. S.. A luta pela terra hoje. In: Primeira Semana da Terra - PUC-Rio, 1995, Rio de Janeiro. Primeira Semana da Terra - PUC-Rio, 1995.

14.
PIRES, E. S.. O pensimismo brasileira: de Euclides da Cunha a Paulo Prado. In: Primeira Semana de História - PUC- Rio, 1995, Rio de Janeiro. Primeira Semana de História - PUC - Rio, 1995.

15.
PIRES, E. S.. Sobre a história da educação no Brasil. In: Colóquios Interdisciplinarios - PUC-Rio, 1995, Rio de Janeiro. Colóquios Interdisciplinares - PUC-Rio, 1995.

16.
PIRES, E. S.. Por que somos tristes? Um ensaio sobre o pensimismo no Brasil. In: Primeira jornada de iniciação científica, 1994, Rio deJaneiro. Primeira jornada de iniciação científica da PUC-Rio, 1994.

17.
PIRES, E. S.. Universidade: cidadania e arte. In: Festival Universotário de Nova Friburgo - UERJ, 1994, Nova Friburgo. Festival Universitário de Nova Friburgo- UERJ, 1994.

Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1.
PIRES, E. S.2003PIRES, E. S.. Registro e Resíduo: duas táticas da ação de arte. Revista Escrita, 2003.

2.
PIRES, E. S.2001PIRES, E. S.. Arte contemporânea: é possível pensar uma trabalho de resistência e criação?. Revista APós, 2001.

3.
PIRES, E. S.1999PIRES, E. S.. Zé Celso: uzina de corpos e mundos. Revista Após, 1999.

Artigos aceitos para publicação
1.
ANTUNES, A. ; SALOMAO, W. ; V. Alessandra ; PIRES, E. S. . As aventuras de um marujeiro da lua. Poesia Sempre, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Burro sem rabo: por uma´sonoridade nômade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
PIRES, E. S.; NORONHA, Fabrício. . Poeta em chamas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
PIRES, E. S.. 18//23da amizade entre as palavras e poemas e mortes. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CAMPOS, A. ; G, Allen. ; POUND, E. ; GULLAR, F. ; SANTIAGO, S. ; NOLL, J. G. ; BONASSI, F. ; BARROS, M. ; RUFFATO, L. ; BAUDRILLARD, J. ; PIRES, E. S. . Fiação. Rio De Janeiro: Confraria do Vento, 2007 (Poesia).

3.
PIRES, E. S.. Uma autobiografia de Lucas Frizzo. Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

4.
PIRES, E. S.. Pósfácio Inútil, 1997. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Burro Mobile. 2007.


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CUTZ, R. ; CASTANHEIRA, D. ; PIRES, E. S. . Transitante Hapax. 2008. (Apresentação de obra artística/Musical).

2.
CHACAL, R. ; ROCHA, P. ; PIRES, E. S. . FalaPalavra. 2008. (Apresentação de obra artística/Outra).

3.
PIRES, E. S.; ROCHA, P. . Cantata do Tecelão. 2008. (Apresentação de obra artística/Literária).

4.
PIRES, E. S.; ROCHA, P. . Pele tecido. 2008. (Apresentação de obra artística/Literária).

5.
ANDRADE, L. ; D. Ronald ; PIRES, E. S. ; VOGLER, A. . Fumacê do descarrego. 2008. (Apresentação de obra artística/Outra).

6.
PIRES, E. S.; ROCHA, P. . Cantata do tecelão (trechos). 2008. (Apresentação de obra artística/Literária).

7.
CASTANHEIRA, D. ; BOTIKA, B. ; PIRES, E. S. . LaptopViolao. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

8.
BOTIKA, B. ; CASTANHEIRA, D. ; PIRES, E. S. . Leptopviolão. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

9.
BOTIKA, B. ; CASTANHEIRA, D. ; PIRES, E. S. . Leptopviolão. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

10.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Burro sem rabo. 2007. (Apresentação de obra artística/Musical).

11.
PIRES, E. S.. Poesia para ver. 2007. (Apresentação de obra artística/Literária).

12.
PIRES, E. S.. Hapax - O que está acontecendo. 2005. (Apresentação de obra artística/Musical).

13.
PIRES, E. S.; CASTANHEIRA, D. ; MAC, M. ; CUTZ, R. . HAPAX. 2001. (Apresentação de obra artística/Musical).

14.
PIRES, E. S.. FalaPalavra. 2000. (Apresentação de obra artística/Teatral).

15.
PIRES, E. S.. FalaPalavra. 1999. (Apresentação de obra artística/Teatral).

16.
PIRES, E. S.. A Alegria ou a àrvore de Peer Gynt. 1998. (Apresentação de obra artística/Teatral).

17.
PIRES, E. S.. A Cantora Careca. 1997. (Apresentação de obra artística/Teatral).

18.
PIRES, E. S.. Cidade do Sol. 1996. (Apresentação de obra artística/Teatral).

19.
PIRES, E. S.. Filosofia antes do meio dia. 1995. (Apresentação de obra artística/Teatral).

20.
PIRES, E. S.. Os dois cavalhareiros de Verona. 1994. (Apresentação de obra artística/Teatral).

21.
PIRES, E. S.. Turandot ou o Congresso dos Intelectuais. 1992. (Apresentação de obra artística/Teatral).

22.
MELAMED, M. ; PIRES, E. S. . Entrevista no Recorte Cultural. 2006. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

23.
PIRES, E. S.; PAIVA, V. . Comentário Geral. 2006. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

24.
PIRES, E. S.. Curta Cinema. 2005. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

25.
PIRES, E. S.. Comentário Geral. 2004. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

26.
PIRES, E. S.. Comentário Geral. 2003. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

27.
PIRES, E. S.. Almanaque. 2002. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

28.
PIRES, E. S.. Atitude. 2001. (Apresentação em rádio ou TV/Outra).

29.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Fragmentos. 2009. (Obra de artes visuais/Outra).

30.
ANDRADE, L. ; D. Ronald ; PIRES, E. S. ; VOGLER, A. . Fumace do Descarrego (Carnaval). 2009. (Obra de artes visuais/Outra).

31.
ANDRADE, L. ; BENTES, I. ; D. Ronald ; PIRES, E. S. ; VOGLER, A. . Fumace do Descarrego (Brasilia). 2009. (Obra de artes visuais/Outra).

32.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Transitante Hapax. 2008. (Obra de artes visuais/Instalação).

33.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Transitente - burro sem rabo/gps. 2008. (Obra de artes visuais/Vídeo).

34.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Múltiplo. 2008. (Obra de artes visuais/Escultura).

35.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Burro sem rabo: ação pública. 2008. (Obra de artes visuais/Vídeo).

36.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Burro sem rabo assemblage. 2008. (Obra de artes visuais/Escultura).

37.
ANDRADE, L. ; PIRES, E. S. ; VOGLER, A. ; D. Ronald . Fumacê do descarrego. 2008. (Obra de artes visuais/Outra).

38.
ANDRADE, L. ; D. Ronald ; PIRES, E. S. ; VOGLER, A. . Fuamacê do Descarrego (Carnaval). 2008. (Obra de artes visuais/Outra).

39.
PIRES, E. S.. Poema múltiplo em movimento. 2007. (Obra de artes visuais/Escultura).

40.
PIRES, E. S.. Ouvido água. 2006. (Obra de artes visuais/Escultura).

41.
CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. ; PIRES, E. S. . Chapa Quente. 2006. (Obra de artes visuais/Instalação).

42.
PIRES, E. S.; CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. . Assemblagem Multiplo. 2006. (Obra de artes visuais/Escultura).

43.
PIRES, E. S.; CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. . Burro sem rabo. 2006. (Obra de artes visuais/Instalação).

44.
PIRES, E. S.; CASTANHEIRA, D. ; CUTZ, R. . Poema Multiplo Estático. 2006. (Obra de artes visuais/Escultura).

45.
PIRES, E. S.. A instantaneidade do instante. 2005. (Obra de artes visuais/Instalação).

46.
PIRES, E. S.. Quantos Corpos Seus Corpos São. 2004. (Obra de artes visuais/Cinema).

47.
PIRES, E. S.. Zé Celso - Oficina Uzyna de Corpos. 2000. (Obra de artes visuais/Vídeo).

48.
PIRES, E. S.. Parangolé Daspu. 2006.

49.
PIRES, E. S.. Centro de Experimentação Poética 20000. 1990 (Poesia).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BENTES, I.; OSORIO, L. C.; PIRES, E. S.. Participação em banca de Ricardo Cutz Gaudenzi. Paisagens sonoras contemporâneas. 2008 - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ.

2.
PIRES, E. S.; DINIZ, J. C. V.; ROTHIER, M.. Participação em banca de Mila Alves Prata. As novas sonoridades do Brasil. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
PIRES, E. S.; ZARVOS, G.; DINIZ, J. C. V.; Santos, R. Correa. Participação em banca de Guilherme Zarvos. Branco sobre o branco. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
PIRES, E. S.; BENTES, I.; MACHADO, A.; MACHADO, M.; FERREIRA, G.; ZILIO, C.. Participação em banca de Simone Michlin. ´Domínio Público. 2006. Tese (Doutorado em Doutorado em Linguagens Artísticas) - Escola de Belas Artes - UFRJ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Bergson, H.; Gierón, R.; PIRES, E. S.. Participação em banca de Elizelma Garcia Peres.Arte com Caleidoscópio. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj.

2.
PAULA, R. C.; PIRES, E. S.. Participação em banca de Anderson Lopes Araújo.Alegoria da Sombra. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj.

3.
ANDRADE, L.; PIRES, E. S.. Participação em banca de Gilberto Cezar Costa.A Nau de ânus. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
ANDRADE, L.; FATORELI, M.; PIRES, E. S.. Seleção de monitoria. 2008. Instituto de artes da Uerj.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Fórum de Mídia Livre. A Morte do PopStar. 2009. (Congresso).

2.
Inverno SESC : Poesia.Poesia e Cidade. 2009. (Simpósio).

3.
Poéticas: SESC.Poesia e Performance. 2009. (Simpósio).

4.
BalacoBaco.Poesia contemporânea latino americana. 2008. (Encontro).

5.
Encontro de Poetas latino americanos.Poesia e ação no contexto contemporâneo. 2008. (Encontro).

6.
Encontro do Programa Avançado de Cultura Contemporânea.Perspectivas da arte contemporânea: Alexandre Vogler e Guga Ferraz. 2008. (Seminário).

7.
Festival Poquita Fé.Poesia e performance contemporânea. 2008. (Encontro).

8.
TEIA -Encontro nacional dos pontos de cultura.Debate sobre ações de arte em contexto público. 2008. (Simpósio).

9.
UniRio: teatro, música e debate.Teatro, performance e arte pública: reflexões. 2008. (Seminário).

10.
VI Fórum Social Mundial.debate. 2008. (Encontro).

11.
GLOBALIZAÇÃO: DINÂMICAS SOCIAIS E CULTURAIS.GLOBALIZAÇÃO: DINÂMICAS SOCIAIS E CULTURAIS. 2006. (Seminário).

12.
Mídia da Crise ou Crise da Mídia? Seminário Internacional sobre Mídia e Democracia e novas formas de ativismo político.Mídias de Resistência. 2006. (Seminário).

13.
PARADIGMAS PARA AS ARTES VISUAIS NO SÉCULO XXI: SEMINÁRIO INTERNACIONAL.Novas Tecnologias: High - Tech X Low -Tech (forças de resistência). 2006. (Seminário).

14.
Bienal do Livro de São Gonçalo.Arte e Resistência: formas atuais de ocupar uma cidade. 2005. (Simpósio).

15.
Estética da Periferia.A instantaneidade do instante: coletivos e o trabalho de arte na contemporaneidade.. 2005. (Seminário).

16.
Seminário sobre Estética na Periferia.Formação de Redes. 2005. (Seminário).

17.
Cultura Brasileira Hoje - diálogos.Antonio Manuel: diálogos. 2004. (Seminário).

18.
Cultura Brasileira Hoje - Diálogos.Zé Celso e o contemporâneo. 2004. (Seminário).

19.
Seminários Nômades.A Universidade estatal é pública?. 2003. (Simpósio).

20.
Seminários Nômades.Universidade, Resistência e Criação: uma proposta. 2003. (Simpósio).

21.
11 de setembro: queda ou ascenção do Império.Universidade Nômade: por uma universidade criativa. 2002. (Seminário).

22.
18 Festival de Inverno de Diamantina - UFMG.Poesia e contemporaneidade. 2002. (Seminário).

23.
Colóquio Internacional Resistências. Resistências: o caso da arte contemporânea. 2002. (Congresso).

24.
I Fórum Social Mundial - Regional.Projeto Rede Universidade Nômade. 2002. (Encontro).

25.
Seminários Internacionais.Cultura e arte contemporânea carioca: uma investigação. 2001. (Seminário).

26.
Seminário Internacional de Cultura Luso-Brasileira. Quantos corpos seus corpos são?. 2000. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SALOMAO, W. ; PIRES, E. S. . Babilaques: alguns cristais crivados. 2007. (Exposição).

2.
ROQUE, T. ; BENTES, I. ; PIRES, E. S. ; FERREIRA, G. ; NEGRI, T. . Colíquio Internacional Resistências. 2003. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Roberta Arante. Antonioni: cinema-necessidade. Início: 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-graduação em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Vanessa Soares. Processos em arte contemporânea. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj. (Orientador).

2.
Carolina Beatriz Monteiro. Processos em Arte Contemporânea. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj. (Orientador).

3.
Lorena Silveira Serafim. Processos em Arte Contemporânea. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Elizelma Garcia Péres. Processos em Arte Contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Linguagens Artísticas) - Instituto de artes da Uerj. Orientador: Ericson Siqueira Pires.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/02/2019 às 11:34:02