Heliana Farah

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3115228002691619
  • Última atualização do currículo em 23/08/2017


Bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), Bacharel em Música (Habilitação Canto) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Mestrado em Música (Musicology) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Doutoranda em Musicologia pela Universidade Federal do Rio de janeiro (início em 2016). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Ópera, englobando o ensino de história da ópera, dramaturgia operística para cantores e diretores teatrais e fisiologia, acústica e estética vocais. Pesquisa a estética operística da virada do século XIX para o XX com ênfase na dramaturgia e especialmente a fisiologia, acústica e estética vocais segundo a bibliografia e principalmente os testemunho dos documentos fonográficos de época. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Heliana Farah
Nome em citações bibliográficas
FARAH, H.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música da UFRJ.
Rua do Passeio
Centro
20021290 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25324649
URL da Homepage: http://www.musica.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=article&id=54&Itemid=80


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Doutorado em Musicologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Manuel Patricio Rodrigues Garcia e sua família: o legado Ibero-Americano das tradições óperísticas,
Orientador: Maria Alice Volpe.
Palavras-chave: Ópera; Canto Lírico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música.
Setores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.
2008 - 2010
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Canto lírico: primazia da técnica ou da estética,Ano de Obtenção: 2010.
Orientador: André Luiz de Campello Duarte Cardoso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ópera; Canto Lírico.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2005 - 2010
Graduação em Bacharelado em Canto.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Recital de Formatura.
Orientador: Veruschka Mainhard.
1988 - 1992
Graduação em Bacharelado em Economia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Concorrência: estrutura, conduta e desempenho através da legislação antitruste.
Orientador: Luiz Roberto Azevedo Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2004
Opera Studio. (Carga horária: 15h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2004 - 2004
Canto Lirico. (Carga horária: 15h).
Serviço Social do Comércio, SESC, Brasil.
2001 - 2004
Curso Técnico de Canto.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Professora das disciplinas História da Ópera e Oficina de Ópera de 1 a 4 desde 2009 Professora das disciplinas Técnica vocal 1 e 2 desde 2012

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da COAA Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20
Outras informações
Membro do NDE: núcleo docente estruturante. Para avaliar a estrutura dos cursos e das disciplinas.


Farah e Família Estacionamento LTDA, FFE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2007
Vínculo: Microempresária-sócia gerente, Enquadramento Funcional: Gerente


Governo do Estado de Goiás, GOVERNO/GO, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Fiscal de ICMS


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1990
Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora
Outras informações
Monitora da disciplina "Introdução a Economia" com o professor e decano do Centro de Ciências Sociais, Luiz Roberto Cunha.


Università di Bologna, UNIBO, Itália.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: visiting professor, Carga horária: 20
Outras informações
Posição para desenvolver pesquisas na biblioteca da Università di Bologna e outras instituições que conservem coleções discográficas e bibliográficas relativas à história da ópera, e pesquisa de campo relativas às tradições vocais italianas.

Atividades

08/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Università di Bologna, .



Linhas de pesquisa


1.
Tradições operísticas italianas na virada do século XIX para o XX


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A voz na tradição da ópera na virada entre os séculos XIX e XX - o testemunho dos fonogramas
Descrição: O foco principal desse trabalho é mostrar como a tradição da técnica e estética vocal do século XIX foi suplantada na virada do século XIX para o XX e no início deste século com a ajuda das verdades científicas da época, e como esse novo paradigma aos poucos se ?descola? da ciência que o originou, transformando-se na nova tradição..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2016
Revisão Bibliográfica da Literatura de Ópera e Canto Lírico
Descrição: Elaboração de um guia da bibliografia de ópera e canto lírico em português que aborde não somente o conteúdo, mas insira o autor e sua obra num contexto mais amplo. Essa revisão bibliográfica começará pelos títulos doados à Biblioteca Alberto Nepomuceno, seguidos pelos que de casa e pelo remanescente do acervo da biblioteca sobre esse assunto. Pretendo finalizar com os principais artigos sobre o tema disponíveis em revistas e sites especializados..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.
2010 - 2012
Apostila de Ópera
Descrição: Visto que a grande maioria da bibliografia sobre história da Ópera é em inglês, ou é muito limitada em seu escopo ou muito vasta (como a coleção de livros do Lauro Machado Coelho) senti a necessidade de desenvolver uma apostila para a Disciplina de História da Ópera.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - 2013
Cantatas na 5a
Descrição: Cantatas dramáticas encenadas na Quinta da Boa Vista, Museu Nacional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .
Integrantes: Heliana Farah - Coordenador / Rhoneds Aldora Rodrigues Perez da Paz - Integrante.Financiador(es): Escola de Música da UFRJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2010 - Atual
Karaoke de Ópera
Descrição: Não tenho apenas um objetivo em mente com o Karaokê de Ópera. O objetivo primeiro é integrar a universidade à sociedade por meio da ópera. Dar a oportunidade de pessoas amantes e leigas ópera de participar de um evento informal girando em torno dessa arte. Que com essa interação a paixão pelo gênero cresça em intensidade nos que já conhecem e em número nos neófitos. Muitos amadores adoram se juntar aos profissionais e alunos e soltam a voz com mais ou menos inibição. Mas também penso no alunos para quem as oportunidades formais oferecidas na Escola de Música de Provas geram uma carga de tensão bastante acentuada e ali tem um lugar descontraído para se soltar e até mesmo experimentar coisas novas. Afinal, não há nenhum exercício de relaxamento eficiente se a tensão maior não está no corpo mas na mente. Existe também a simples questão da apresentação em palco. Quanto maior o número de experiências em palco melhores elas se tornam..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2011 - 2011
Novas Cantatas Dramáticas
Descrição: Em continuidade ao Projeto Pedagógico Cantatas Dramáticas, no segundo semestre de 2011, o mesmo aluno de Filosofia se manteve na direção cênica. Um aluno do Bacharelado de Piano da UFRJ acompanhou os espetáculos e um Aluno de Composição da UFRJ compôs parte da obra que havia sido perdida e fez arranjos para uma banda de rock (o baixista também era aluno do Bacharelado da EM UFRJ) que também tocou em duas obras..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.
2010 - 2011
Cantatas Dramáticas
Descrição: A partir da experiência com três óperas dirigidas cênicamente por mim na Escola de Música da UFRJ elaborei um projeto com Cantatas Dramáticas, no qual cantatas pudessem ser de valia não só para cantores mas ajudar a formar também diretores de ópera, compositores, pianistas acompanhadores e cenógrafos, um projeto em que eu atuasse a princípio como diretora cênica e vocal coach e posteriormente como coordenadora. É preciso um pouco de coragem para assumir a responsabilidade de que o resultado artístico não é nem de longe tão importante quanto o resultado pedagógico, e que esses podem não andar lado a lado. Digo isso apesar de ter achado o resultado dos meus trabalhos, dentro das condições que tive, muito bons. E nesse projeto, além de dar oportunidade a alunos de outras especialidades, para os cantores imaginei uma temporada maior que pudesse proporcionar a eles chance de amadurecer o personagem musical e dramaticamente. Consegui replicar as cantatas apresentadas em 2010-2 com a troca de uma das integrantes em 2011-1 numa temporada de 7 apresentações no Museu da Quinta da Boa Vista. A experiência foi muito enriquecedora pois pude aproveitar um aluno de Filosofia da UFRJ que tinha se inscrito na minha disciplina História da Ópera como diretor cênico, figurinista e cenógrafo com a ajuda de uma aluna de Belas Artes da UFRJ que conheci no 1o Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. As cantoras tiveram a oportunidade de crescer a interpretação num ambiente com menos exigência que o normal e no curso de variadas circunstâncias e situações como a falta de luz, troca de pianista e de teclado, movimento da platéia (visitantes do Museu), danos no cenário e figurino e mudança de horário..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Heliana Farah - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Canto.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Ópera.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Italiano
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Outras
Total de trabalhos:1
Total de citações:2
Farah  Data: 03/08/2017

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FARAH, H.. Atualidade da Ópera. 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2012. v. 1. 398p .

Capítulos de livros publicados
1.
FARAH, H.; NEVES, M. . O esvaziamento das tradições operísticas do século XIX e a influência da mídia nos novos padrões estéticos. In: Maria Alice Volpe. (Org.). Atualidades da Ópera. 1ed.Rio de Janeiro: , 2012, v. A883, p. 295-301.

Apresentações de Trabalho
1.
FARAH, H.. Metáforas e terminologia vocal: hipóteses para uma leitura crítica. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
FARAH, H.; POSATERI, A. ; NEVES, Murilo . Gramofone, uma experiência perceptiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
FARAH, H.. A experiência do Gramophone. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
FARAH, H.; NEVES, Murilo . Mesa Redonda sobre o filme Opera Fanatic de Jan Schmidt-Garre (1999). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
FARAH, H.. Gramophone: fazendo o passado viver no presente. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
FARAH, H.. Ópera: o resgate da emoção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

7.
FARAH, H.. Verdi, um compositor de Ópera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
FARAH, H.; CAMARA, A. A. A. ; RIBEIRO, L. H. . Vozes da Ópera Italiana: Análise e Estética. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
FARAH, H.; NEVES, Murilo . A estética da música vocal do século XIX: uma visão historicamente informada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
FARAH, H.. Técnica vocal antiga nos coros religiosos - um estudo da voz de alto. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
FARAH, H.. Verdi, um compositror de Ópera. Rio de Janeiro: Faculda de Letras da UFRJ, 2013 (Resumo).

2.
FARAH, H.. Ópera Fanatic. Rio de Janeiro: Legenda do filme, 1999. (Tradução/Outra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
FARAH, H.; Volpe, M.A. ; CAMARA, A. A. A. ; POSATERI, A. ; NEVES, Murilo . ?Implicações da pesquisa musicológica para a pedagogia e a performance vocal?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
FARAH, H.; NEVES, Murilo . Exibição do filme Opera Fanatic de Jan Schmidt-Garre de 1999. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
FARAH, H.; Tuttman, R. ; CAMARA, A. A. A. ; Nonno, I. ; Coutinho, M. . Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam).

2.
FARAH, H.. Apostila de História da Ópera. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila para disciplina de Bacharelado em Música).

3.
FARAH, H.. Apostila de História da Ópera. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaparadisciplinadeBachareladoemMúsica).


Produção artística/cultural
Música
1.
FARAH, H.; CAMARA, A. A. A. ; ADOUR, F. ; TONOMURA, E. T. . Karaoke de Ópera. 2017. Interpretação.

2.
FARAH, H.. Cantatas Dramáticas 2017. 2017. Interpretação.

3.
FARAH, H.. Recital de cenas operísticas. 2017. Interpretação.

4.
FARAH, H.; CAMARA, A. A. A. ; ADOUR, F. ; TONOMURA, E. T. . Karaoke de Ópera. 2016. Interpretação.

5.
FARAH, H.. Karaoke de ópera. 2015. Interpretação.

6.
RIBEIRO, L. H. ; FARAH, H. . Orientação Vocal para Prova de Seleção na Academia de Ópera Bidú Sayão do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. 2015. Outra.

7.
RIBEIRO, L. H. ; FARAH, H. . Orientação Vocal de aluno finalista em Concurso Internacional de Canto. 2015. Outra.

8.
FARAH, H.. Karaokê de Ópera. 2014. Interpretação.

9.
FARAH, H.. Recital de Abertura da Exposição Fome de Arte. 2014. Interpretação.

10.
FARAH, H.. Cortina Lírica Junho 2014. 2014. Interpretação.

11.
FARAH, H.; Sanches, Daniel SD . Cortina lírica novembro de 2014 dentro da 1a semana de voz cantada. 2014. Interpretação.

12.
FARAH, H.. Karaoke de Ópera. 2013. Interpretação.

13.
FARAH, H.. Vozes da Ópera Italiana. 2013. Interpretação.

14.
FARAH, H.. Meio Ambiente: Covergências Possíveis. 2013. Interpretação.

15.
FARAH, H.. Cantatas Cênicas na Uni-Rio. 2012. Interpretação.

16.
FARAH, H.. Karaoke de Ópera. 2012. Interpretação.

17.
FARAH, H.. VI Simpósio de Convenção e Artes Musicais. 2011. Interpretação.

18.
FARAH, H.. Karaokê de ópera. 2011. Interpretação.

19.
FARAH, H.. Cantatas Dramáticas - Museu da Quinta da Boa Vista. 2011. Interpretação.

20.
FARAH, H.. Novas Cantatas Dramáticas - Museu da Quinta da Boa Vista. 2011. Interpretação.

21.
FARAH, H.. Novas Cantatas Dramáticas Na UFRJ. 2011. Interpretação.

22.
FARAH, H.. Karaokê de ópera. 2010. Interpretação.

23.
FARAH, H.. Projeto de Ópera na UFRJ - Il Segreto de Susanna. 2010. Interpretação.

24.
FARAH, H.. Música no IBAM - Il Segreto di Susanna. 2010. Interpretação.

25.
FARAH, H.. Série Talentos UFRJ - Cantatas Dramáticas. 2010. Interpretação.

26.
FARAH, H.. Ópera! 162º Aniversário da Escola de Música da UFRJ. 2010. Interpretação.

27.
FARAH, H.. Festa do Sagrado Coração de Jesus. 2010. Interpretação.

28.
FARAH, H.. Projeto Ópera na UFRJ - La Serva Padrona. 2009. Interpretação.

29.
FARAH, H.. Projeto Ópera na UFRJ - Un Mari à la Porte. 2009. Interpretação.

30.
FARAH, H.. Música no IBAM - Un Mari à la Porte. 2009. Interpretação.

31.
FARAH, H.. Música no IBAM - La Serva Padrona. 2009. Interpretação.

32.
FARAH, H.. Recital Lírico no Clube Monte Líbano. 2004. Interpretação.

33.
FARAH, H.. II Festival de Inverno do Rio de Janeiro - Concertos ao Meio Dia. 2003. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CAMARA, A. A. A.; CHEVITARESE, M. J.; FARAH, H.. Participação em banca de Carla Antunes.Recital de formatura de Carla Antunes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
L E; I R; FARAH, H.. Participação em banca de Robson Lemos.Recital de Formatura de Robson Lemos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FARAH, H.; CAMARA, A. A. A.; CHEVITARESE, M. J.. Participação em banca de Cassia Raquel Vieira.Recital de Formatura de Cassia Raquel Vieira. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FARAH, H.. Participação em banca de Jessé Bueno.Recital de Formatura de Jessé Bueno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FARAH, H.. Participação em banca de Marcela Duarte.Recital de Formatura de Marcela Duarte. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
FARAH, H.. Participação em banca de Patrick de Oliveira.Recital de Formatura Patrick de Oliveira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
FARAH, H.. Participação em banca de Rejane Ruas.Recital de Formatura de Rejane Ruas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
FARAH, H.. Participação em banca de Anne C. Meyer.Recital de Formatura de Anne C. Meyer. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
FARAH, H.. Participação em banca de Heloísa Tenório.Recital de Formatura de Heloisa Tenório. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
FARAH, H.. Participação em banca de Danielle de Pinho Mello.Recital de Formatura Danielle de Pinho Mello. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música - Canto (3203010300)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2015. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FARAH, H.; MAINHARD, Veruschka; VELHO, Homero. Banca para Concurso de Professor Substituto de Dicção Lírica em 2012. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2011. 2011. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
FARAH, H.. Banca do Teste de Habilidade Específica de Música-Canto da UFRJ 2010. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
FARAH, H.; VELHO, Homero; MAINHARD, Veruschka. Banca do Concurso para Professor Substituto de Canto em 2009. 2009. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
FARAH, H.; VELHO, Homero; MAINHARD, Veruschka. Concurso Nacional de Canto Lírico/Ópera. 2010. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II.III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II. 2017. (Encontro).

2.
II Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz.Metáforas e terminologia vocal: hipóteses para uma leitura crítica. 2017. (Outra).

3.
A ciência da voz cantada. 2014. (Outra).

4.
Colóquio Internacional - Homenagem a Boccacio, Machiavelli e Verdi.Verdi, um compositor de Ópera. 2013. (Outra).

5.
IV Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.Opera: o resgate da emoção. 2013. (Simpósio).

6.
Vozes da Ópera Italiana: Análise e estética.Palestra: a Estética Vocal do Romantismo. 2013. (Outra).

7.
8o Congresso de Extensão da UFRJ em 04/10/2011. Cantatas na Quinta (da Boa Vista). 2011. (Congresso).

8.
I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ.A estética da música vocal do século XIX: uma visão históricamente informada / MAMMA- Movimento dos Artistas pela Música Menos Antiga. 2010. (Simpósio).

9.
8o Colóquio de pesquisa.Técnica vocal antiga nos coros religiosos - um estudo da voz de alto. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Volpe, M.A. ; POSATERI, A. ; FARAH, H. . II Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz. 2017. (Outro).

2.
FARAH, H.; Volpe, M.A. ; POSATERI, A. . III Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz II. 2017. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renato Dias das Neves. ENSINAR OU APRISIONAR: O ENSINO da técnica vocal NO CANTO POPULAR. Início: 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Renato Dias das Neves. ENSINAR OU APRISIONAR: O ENSINO DA TÉCNICA VOCAL NO CANTO POPULAR. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Música) - Escola de Musica da UFRJ. Orientador: Heliana Farah.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
FARAH, H.. Atualidade da Ópera. 1. ed. Rio de Janeiro: Escola de Música da UFRJ, 2012. v. 1. 398p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
FARAH, H.; Tuttman, R. ; CAMARA, A. A. A. ; Nonno, I. ; Coutinho, M. . Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Comissão de revisão e atualização das Ementas, Bibliografias e Programas das disciplinas do Departam).

2.
FARAH, H.. Apostila de História da Ópera. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - ApostilaparadisciplinadeBachareladoemMúsica).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Volpe, M.A. ; POSATERI, A. ; FARAH, H. . II Jornada do Grupo de Pesquisa ?Novas Musicologias? Musicologia da Voz. 2017. (Outro).


Musica
1.
RIBEIRO, L. H. ; FARAH, H. . Orientação Vocal de aluno finalista em Concurso Internacional de Canto. 2015. Outra.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/10/2018 às 21:37:48