Ademar Simões da Motta Junior

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3106647978468889
  • Última atualização do currículo em 09/12/2018


Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2011), possui mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2001), mestrado em Educação Física pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (1994), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996), graduação em Educação Física pela Universidade de Marília - UNIMAR (1987). Atualmente é professor titular da Faculdade de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas de Tupã (FACCAT) nos cursos de Pedagogia, Arquitetura, Administração, Ciência Contábeis, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia de Produção, Educação Física e Sistema de Informação. Professor efetivo de ensino médio do Governo do Estado de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Educação, Educação Física e Filosofia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Ademar Simões da Motta Junior
Nome em citações bibliográficas
MOTTA JUNIOR, A. S.

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Tupã, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
Cherentes, 36
Centro
17600-090 - Tupa, SP - Brasil - Caixa-postal: 205
Telefone: (14) 34962620
URL da Homepage: http://www.faccat.com.br


Formação acadêmica/titulação


2007 - 2011
Doutorado em Educação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A noção de espaço na prática desportiva: um estudo de casos múltiplos com base na Epistemologia Genética com praticantes de futsal, Ano de obtenção: 2011.
Orientador: Adrian Oscar Dongo Montoya.
Palavras-chave: Aprendizagem escolar; Atividade física; Espistemologia Genética; Piaget; Cognição.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.
Setores de atividade: Educação; Educação Pré-Escolar e Fundamental.
2002 interrompida
Doutorado interrompido em 2005 em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Epistemologia Genética no Processo de Auto-Organização nos Sistemas Biológicos,
Orientador: Prof. Dr. Maria Eunice Quilice Gonzales.
Ano de interrupção: 2005
Palavras-chave: Auto-organizaçao; Ciência cognitiva; Epistemologia Genética; Processo cognitivo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Filosofia da Educação.
Setores de atividade: Educação; Pesquisa e desenvolvimento científico.
1999 - 2001
Mestrado em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A Auto-organização no Processo Cognitivo,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Profª Drª. Maria Eunice Quilici Gonzalez.
Palavras-chave: Auto-organização; Processo cognitivo; Cibernética; Ciência cognitiva; Informação.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Outros; Outro.
1990 - 1994
Mestrado em Educacao Fisica.
Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP, Brasil.
Título: A Capoeira como atividade física na escola de primeiro grau,Ano de Obtenção: 1994.
Orientador: Prof Dr. Moacir Pazeto.
Palavras-chave: Atividade física; Capoeira; Escola de primeiro grau; Floclore brasileiro.
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação Pré-Escolar e Fundamental; Cuidado À Saúde das Populações Humanas.
1991 - 1996
Graduação em Filosofia.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
1985 - 1987
Graduação em Educação Física.
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.




Formação Complementar


2004 - 2005
Ensino Médio em Rede - 1ª Fase. (Carga horária: 90h).
Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, SEE-SP, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação para uso de Softwares Educaionais. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO DE SP, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração.
Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO DE SP, Brasil.
1996 - 1996
Atualização Técnica de Natação. (Carga horária: 30h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1994 - 1994
Hidroginástica. (Carga horária: 15h).
Fédération Internationale D'éducation Physique, FIEP, Brasil.
1993 - 1993
Fisiologia Del Ejercicio. (Carga horária: 48h).
Federacion Internacional de Educacion Fisica, FIEP, Argentina.
1993 - 1993
Tercera Edad. (Carga horária: 48h).
Federacion Internacional de Educacion Fisica, FIEP, Argentina.
1988 - 1988
Extensão universitária em Educação Psicomotora e Ginástica Olímpica Escolar. (Carga horária: 30h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1988 - 1988
Ciclo Básico Em Jornada Única. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, SECRETARIADAEDUC, Brasil.
1987 - 1987
Extensão universitária em Educação Física Pré Escolar e Escolar. (Carga horária: 30h).
Universidade de Marília, UNIMAR, Brasil.
1986 - 1986
Curso Técnico e de Arbitragem de Atletismo. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de Sp, SECRETARIADEESPO, Brasil.
1986 - 1986
Curso Técnico e de Arbitragem de Atletismo. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de Sp, SECRETARIADEESPO, Brasil.
1986 - 1986
Curso Técnico e de Arbitragem de Atletismo. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de Sp, SECRETARIADEESPO, Brasil.
1986 - 1986
Expansão Cultural de Recreação Infantil. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, SECRETARIADAEDUC, Brasil.
1985 - 1985
Curso Técnico e de Arbitragem de Natação. (Carga horária: 30h).
Secretaria de Esporte e Turismo do Estado de Sp, SECRETARIADEESPO, Brasil.


Atuação Profissional



Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Tupã, FACCAT, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

02/2015 - Atual
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Basquetebol
Práticas desportivas
Psicologia
Sociologia do Esporte
02/2015 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2011 - Atual
Ensino, Engenharia de Produção, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
03/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Ética
Filosofia da Educação
Metodologia Científica
Pesquisa em Educação e Prática Pedagógica
Prática Educacinal e Pesquisa Pedagógica - TCC
Psicomotricidade
Sociologia
03/2003 - Atual
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Sociologia
Ética Profissional
03/2003 - Atual
Ensino, Administração, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
02/2003 - Atual
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Antropologia Urbana
Metodologia e Pesquisa Científica
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
02/2003 - Atual
Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2003 - Atual
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
02/2003 - Atual
Ensino, Sistema de Informação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia Científica
Filosofia
02/2003 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Psicomotricidade
Metodologia Científica

Associação Cultural e Educacional de Garça Faef, FAEF, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

4/1998 - 4/1999
Ensino, Agronomia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física

Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus Usc, USC**, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

07/1997 - Atual
Ensino, Teologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física
7/1997 - 12/1999
Ensino, Filosofia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Física
Metodologia Científica

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de ensino médio, Carga horária: 40

Atividades

3/1988 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Banco Geral do Comercio, SANTANDER, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Chefe de Seviço, Carga horária: 30

Atividades

6/1990 - 7/1991
Direção e administração, Empresa Particular, Marília Sp.

Cargo ou função
Chefe de serviço.

Yara Clube de Marília, YARA, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Técnico de Natação, Carga horária: 20

Atividades

2/1988 - 2/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Natação


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Epistemologia.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Latim
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Grego
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


1994
1º Lugar no concurso público para professor do ensino médio na região de Marília, Governo do Estado de São Paulo (Secretaria da Educação).


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA JUNIOR, A. S.; MONTOYA, A. O. D. ; PIGOZZI, V. A. . A gênese do conhecimento humano e suas implicações nas práticas educacionais. In: XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018, Marília/SP. XVII Jornada Pedagógica: Formação de Professores e os Rumos da Educação Atual, 2018.

2.
PIGOZZI, V. A. ; MOTTA JUNIOR, A. S. . Resolução de situações-problema e a construção do conhecimento lógico-matemático. In: XV Semana da Educação em Tupã, 2017, Tupã/SP. XV Semana da Educação em Tupã, 2017.

3.
MOTTA JUNIOR, A. S.. A Epistemologia Genética piagetiana é racionalista ou empirista?. In: 1º Encontro Científico da Pós-Graduação em Filosofia, 2002, Marília. 1º Encontro Científico da Pós-Graduação em Filosofia, 2002. v. 1º. p. 12-12.

4.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Auto-organização no Processo Cognitivo. In: IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade e Produção do Conhecimento: Problemas e Perspectivas para a Construção de uma Sociedade Inclusa, 2001, Marília, 2001.

5.
MOTTA JUNIOR, A. S.. O Processo Cognitivo e a Auto-organização. In: IV ENCONTRO BRASILEIRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA COGNITIVA - INFORMAÇÃO, MENTES E COMPLEXIDADE, 2000, Marília, 2000.

6.
MOTTA JUNIOR, A. S.. A Questão da Causalidade na Epistemologia Genética de Piaget. In: I Colóquio Internacional de Filosofia da Mente, 1999, Marília. I Colóquio Internacional de Filosofia da Mente, 1999.

7.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Computabilidade e Cognição (2ª parte). In: VI Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1994, Guaratingueta, 1994.

8.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Computabilidade e Cognição. In: I Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília - UNESP, 1994, Marília, 1994.

9.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Computabilidade e Cognição (1ª parte). In: V Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 1993, Bauru, 1993.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOTTA, E. S. ; MOTTA JUNIOR, A. S. ; RIBEIRO, C. E. T. ; ORCASITAS, L. J. ; MOTTA, F. G. S. . Realidade Aumentada como Ferramenta de Auxílio Pedagógico. In: V Simposio de Innovación Social y Tecnológica, 2017, Medellín - Colombia. V Simposio de Innovación Social y Tecnológica, 2017.

2.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Epistemologia Genética: interacionismo como uma forma de construção do conhecimento. In: V SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidade, 2003, Marília-SP. V SIMPÓSIO EM FILOSOFIA E CIÊNCIA - Trabalho e conhecimento: desafios e responsabilidade, 2003.

3.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Complexidade e auto-organização no processo cognitivo. In: I Encontro Científico da Pós-Graduação em Filosofia, 2002, Marília/SP. Complexidade e auto-organização no processo cognitivo, 2002.

Apresentações de Trabalho
1.
MOTTA JUNIOR, A. S.; MONTOYA, A. O. D. ; PIGOZZI, V. A. . A gênese do conhecimento humano e suas implicações nas práticas educacionais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MOTTA JUNIOR, A. S.; PIGOZZI, V. A. . Resolução de situações-problema e a construção do conhecimento lógico-matemático. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOTTA JUNIOR, A. S.. A construção moral e a noção de espaço-tempo em práticas desportivas por meio da Epistemologia Genética. 2007. (Relatório de pesquisa).

2.
MOTTA JUNIOR, A. S.. As várias maneiras de apresentar trabalhos científicos. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
MOTTA JUNIOR, A. S.; PASTORELLO, A. . Como apresentar trabalhos científicos. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
PASTORELLO, A. ; MOTTA JUNIOR, A. S. . As diversas formas de leitura. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Demais trabalhos
1.
MOTTA JUNIOR, A. S.. O Basquetebol como um dos veículos educacionais. 2005 (Educacional) .

2.
MOTTA JUNIOR, A. S.. O Basquetebol como um dos veículos educacionais. 2004 (Educacional) .

3.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Atividade Física na escola estadual como meio educacional na prevenção da violência. 2003 (Educacional) .

4.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Atividade Física na escola estadual como meio educacional na prevenção da violência. 2002 (Educacional) .

5.
MOTTA JUNIOR, A. S.. Atividade Física na escola estadual como meio educacional na prevenção da violência. 2001 (Educacional) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LOURENCO, D. M.; BERTI, V. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Filomena Maldonado Mansano Felippe.Educação ambiental: uma análise do projeto aprendendo com a natureza. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

2.
FERREIRA, D. M.; ANTUNES, S.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Aline Marquetti de Lima.Os contos de fadas na produção de textos: um estudo de casos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

3.
FERREIRA, D. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Marta Macedo.Os recursos para sensibilização à leitura. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

4.
CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Nataly Liberali Pires.A informática como recurso no ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

5.
LEAL, L. F.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Pâmela Kiara Morales Muniz.Os benefícios da leitura no desenvolvimento da leitura e da escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

6.
LEAL, L. F.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Mariana Augusta de Oliveira Perez.Dificuldade de aprendizagem da leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

7.
CRUZ, E. T. R.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rúbia Fernanda de Oliveira.A educação para o trabalho e o menor aprendiz. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

8.
ASSIZ, M. B.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Tatiane Fernandes da Silva.Pedagogia de projetos: processo de ensino aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

9.
ROSSINHOLI, M. V. F. B.; TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Viviane MIcheli Gonela Bononi.O curso de pedagogia da Faculdades FACCAT. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

10.
ROSSINHOLI, M. V. F. B.; TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Gislanine Pereira Nunes Claudino.A televisão como recurso pedagógico: um estudo sobre o seu uso no espaço escolar de 1ª à 4ª série, suas potencialidade, suas limitações e os desafios que estão postos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

11.
ROSSINHOLI, M. V. F. B.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Deise Cristiane Rosa Oliveira.Um estudo sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

12.
MOTA, M. A.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Carla Milene Almeida Gomes.Literatura infantil: uma forma motivadora de incentivar a leitura nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

13.
MOTA, M. A.; RIBEIRO, O.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rogéria Haddad Chedid.A influência da TV na 1ª e 2ª série no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

14.
MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Gabriela Sabino Gomes Conceição.A importância da literatura infantil no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

15.
MOTA, M. A.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Angélica da Silva Rodrigues.Leitura Infantil: uma forma de educação. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

16.
MOTA, M. A.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Pâmela Adami de Souza.A importância dos contos de fadas nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

17.
MOTA, M. A.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rosana Candido Oliveira Alves.A importância do Jornal nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

18.
VINHOLO, M. R. N. F.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Vania Maria Barboza.Familia e suas implicações na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

19.
MOTA, M. A.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Odália Alves da Silva.Desenvolver potencialidades de leitura. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

20.
VINHOLO, M. R. N. F.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Raquel MIlan Avelar.A leitura Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento da criança. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

21.
ALMEIDA, V. A. P.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Edson da Silva.Avaliação: processo difícil de realizar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

22.
MOTA, M. A.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Maria Auxiliadora de Cara.A prátrica da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

23.
ALMEIDA, V. A. P.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Lilian LOpes da Silva Frizanco.Inclusão educacional: a escola que temos e a escola que precisamos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

24.
ALMEIDA, V. A. P.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Natália Marinho de Moura.Deficiência auditiva na comunidade escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

25.
ROSSINHOLI, M. V. F. B.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Cláudia Roso Galego Firmino.Temas transversais em geografia: vantagens, possibilidade e limitações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

26.
ALMEIDA, V. A. P.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Silvana Parada Galvão Honório.A inclusão tecnológica ao alcance educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

27.
LEAL, L. F.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Marcela de Cássia Guastalli.Alfabetização e pré-escola: algumas considerações. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

28.
PERES, W.; ROSSINHOLI, M. V. F. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Dayane Aparecida Gomes de Mello.A influência da família na aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

29.
PERES, W.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Alana de Oliveira Ruiz.Motivação nas aulas de reforço. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

30.
LEAL, L. F.; PERES, W.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Ticiane Helen dos Santos Ventura.A importância dos contos de fadas para o desenvolvimento do imaginário infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

31.
LEAL, L. F.; PERES, W.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Cristiane Teixeira Bazilio Marquetti.Literatura infantil: a contribuição dos contos de fadas no despertar do interesse pela leitura no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

32.
LEAL, L. F.; ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Marcela de Fátima Vieira da Costa.O desenvolvimento da representação gráfica para educandos nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

33.
LEAL, L. F.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Silvia Cristina Antônio.Dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

34.
PERES, W.; ROSSINHOLI, M. V. F. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Neusa Adélia Úbera Fernandes.A importância do afeto na aprendizagem do aluno nas séries iniciais do ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

35.
ASSIZ, M. B.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Ana Paula de Oliveira Almeida.Progressão continuada: uma retrospectiva histórica. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

36.
PERES, W.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Flávia Fernanda da Costa.O papel da família no processo ensino aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

37.
MAGNANI, I. M.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Renata Michelão Caffer.A importância da música no ensino fundamental. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

38.
ASSIZ, M. B.; PERES, W.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Sirlei Aparecida Rosa.O ensino e a aprendizagem pela pedagogia de projetos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

39.
ASSIZ, M. B.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Mendes dos Santos.Creche: uma instituição que vem lutando para alcançar um novo papel social. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

40.
ASSIZ, M. B.; PERES, W.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Andréa Klaic da Rocha.A inclusão de alunos portadores de necessidades especiais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

41.
ALMEIDA, V. A. P.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Andréia Fátima Monteiro Moreno de Paiva.A inclusão de alunos em escolas regulares. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

42.
MAGNANI, I. M.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Lucinês Bonacasata.A importância da arte na educação infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

43.
MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Adriana Aparfecida da Silva.As contribuições da música infantil na educação pré-escolar. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

44.
PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Thaíse Paveloski.A importância de estimular a prática da leitura no processo de ensino-aprendizagem. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

45.
PASTORELLO, A.; ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Simone Barbosa Cavalcante.Contar história: uma necessidade para professores do ensino fundamental. 2006 - FACULDADES FACCAT.

46.
CAMARGO, N. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Claudia Regina Zoratto Romoli.A auto-estima saudável superando problemas de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

47.
CAMARGO, N. L.; PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Debora Cristina Manfré Martins.A sexualidade no 1º ciclo do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

48.
ASSIZ, M. B.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Roselaine Aparecida Alves Meira.Inclusão de alunos deficientes físicos em sala regular do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

49.
ASSIZ, M. B.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rita de Cássia Donato.A avaliação e a aprendizagem escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

50.
PASTORELLO, A.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Orlene Rodrigues Borborema da Silva.A música complementando a prática pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

51.
ASSIZ, M. B.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rogéria Santos Pessegheni Mendes May.Avaliação escolar: a busca de novos pressupostos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

52.
PASTORELLO, A.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Elaine Cristina Ferreira Luiz.Proposta para a formação de alunos leitores na 2ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

53.
ASSIZ, M. B.; VINHOLO, M. R. N. F.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Ana Paula Rodrigues Freitas Galli.Leitura: um instrumento para a aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

54.
CAMARGO, N. L.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rosana Serra Martins Qualharello.A personalidade no contexto escolar. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

55.
CAMARGO, N. L.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Isabel Cristina Tosqui Correia.Dificuldade na aprendizagem ou hiperatividade no ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

56.
CAMARGO, N. L.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Ana Beatriz Oliveira Machado.A família como promotora no processo de aprendizagem escolar no ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

57.
ALMEIDA, V. A. P.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Sonia Beatriz IgnoveskyHanamoto.Refletindo sobre a sexualidade e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

58.
TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Valquiria Cristina Martins.A informática na educação: proposta de um recurso didático para o ensino fundamental nas séries iniciais no município de Tupã. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

59.
ASSIZ, M. B.; SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Patrícia Gava Teixeira.Qual conceito de alfabetização é difundida nas escolas brasileira da atualidade?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

60.
ALMEIDA, V. A. P.; ROSSINHOLI, M. V. F. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Monize Pizza Belo."Autista" portadores de deficientes, portadores de direito. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

61.
MOTA, M. A.; MARQUEZIM, S. A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Maria de Lousdes Veiga.Literatura Infantil: contribuição para o estímulo a leitura. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

62.
MOTA, M. A.; MARQUEZIM, S. A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Maria Aparecida Alvim Garrossini.A prática de leitura e a formação de leitores competentes: uso da literatura infantil dos contos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

63.
MOTA, M. A.; MARQUEZIM, S. A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Heloisa Keli Bolzani.Motivação e leitura no ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

64.
MOTA, M. A.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Eliane Camargo Moreno Mendonça.A presença da literatura infantil brasileira no currículo do ensino fundamental da 1ª a 4ª série. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

65.
MOTA, M. A.; PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Eliana Mayumi Iwami.O cômico e o humor na literatura infantil: estratégias para despertar na criança o gosto pela leitura e o senso crítico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

66.
MOTA, M. A.; PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Roserly Zequini Quiqueto Abe.A representação da morte na literatura infanto-juvenil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

67.
MOTA, M. A.; PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Marcelina Aparecida Rosa.A relação adulto/criança na literatura infantil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

68.
ALMEIDA, V. A. P.; TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rita de Cássia Fatarelli Lopes de Araújo.Gravidez na adolescência e suas implicações na Educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

69.
ALMEIDA, V. A. P.; TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Andressa Aparecida da Silva Soares.Inclusão de portadores de deficiência mental nas escolas regulares. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

70.
ALMEIDA, V. A. P.; TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Roseli Aparecida Baptistão Betelli.A importância dos jogos matemáticos na primeira série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

71.
PASTORELLO, A.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Elen Cristina Santos Bertoli.A construção da linguagem escrita no processo de alfabetização de crianças de 1ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

72.
LEAL, L. F.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Angélica Arroio Quiqueto de Souza.A influência dos contos de fadas no desenvolvimento das crianças do ensino fundamental nas séries iniciais. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

73.
TEIXEIRA JUNIOR, J. R. M.; ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Angélica Moreno Sanches.A inclusão de crianças portadores de deficiências físicas nas escolas de ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

74.
MOTA, M. A.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Aline Cristina Ciaramicoli.O lúdico como estratégia de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

75.
SILVA, M. R. L.; ROSSINHOLI, M. V. F. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Daniel Paulo Silvério.A influência de contos religiosos na formação moral de crianças da 4ª série do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

76.
SILVA, M. R. L.; ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Tatiane Cristina Rodrigues Rufino.Como e ECA vê e responde a violência infantil no Brasil. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

77.
MOTA, M. A.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rosana Felix Valões Amorosine.Os contos de fadas e sua importância no desenvolvimento moral da criança. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

78.
LEAL, L. F.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Ilca Teresa Ruiz e Silva.Poesia na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

79.
LEAL, L. F.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Carla Auxiliadora Fugineri Moreti.A literatura infantil: a bolsa amarela e o sofá estampado de Lygia Bojunga Nunes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

80.
LEAL, L. F.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Flávia Valias Meirelles.História em quadrinhos: motivação para a formação de leitores competentes. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

81.
LEAL, L. F.; ZANINI, P. R. G.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Gislaine Rodrigues Daniel.Evolução da escrita. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

82.
MAGNANI, I. M.; ROSSINHOLI, M. V. F. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Silvia Yui Koyama.Os problemas do ensino de arte nas séries primárias do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

83.
MAGNANI, I. M.; ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Silvia Pricila Yunomae.A indisciplina dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental na escola pública. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

84.
MOTA, M. A.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Márcia Cristina da Silva Rosa.As contribuições da literatura infantil brasileira para os alunos com dificuldades de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

85.
CRUZ, E. T. R.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Fabiana Ruiz da Costa.Municipalização do ensino: estância turistica de Tupã. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

86.
ALMEIDA, V. A. P.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Rosa Aoki.O ensino de ciências naturais na 4ª série do ensino fundamental: uma análise do projeto. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

87.
ROSSINHOLI, M. V. F. B.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Vânia Ribeiro Vargas Martins.Projetos de trabalho interdisciplinar nas séries iniciais do ensino fundamental: um caminho possível rumo à melhoria da qualidade de ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

88.
ALMEIDA, V. A. P.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Lélia Liemi Takeda.Violência e drogas nas escolas: PROERD. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

89.
LEAL, L. F.; MAGNANI, I. M.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Eviane Medina Simão.Pré-escola particular e municipal: algumas considerações. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

90.
LEAL, L. F.; CRUZ, E. T. R.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Gláucia Delgado de Melo.Leitura e escrita na pré-escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

91.
PASTORELLO, A.; PESOTI, P.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Leila Aparecida dos Santos Menegati.As implicações da progressão continuada no fracasso/sucesso escolar nas séries iniciais do ensino fundamental. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

92.
CAMARGO, N. L.; ASSIZ, M. B.; MOTTA JUNIOR, A. S.. Participação em banca de Daniela Minhoto Fernandes Seissentos.A autonomia da criança: auxiliando em sua construção. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

93.
CAMARGO, N. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Luciana Gonçalves Morini.Indiciplina na escola: de quem é a culpa?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

94.
PASTORELLO, A.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Adriana Arroio Quiqueto Sobhie.A educação infantil no processo de alfabetização. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

95.
ALMEIDA, V. A. P.; MOTTA JUNIOR, A. S.; SILVA, M. R. L.. Participação em banca de Ana Lúcia Fernandes Rodrigues.O conceito de número como fundamento de aprendizagem. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.

96.
SILVA, M. R. L.; MOTTA JUNIOR, A. S.; PASTORELLO, A.. Participação em banca de Isabel Cristina Ribeiro Souza.A perspectiva de vida de um menor abandonado. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genética: atualidades da obra de Jean Piaget. 2009. (Outra).

2.
7ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília - Teoria Histórico-Cultural: objetivações contemoporâneas para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento humano. 2008. (Outra).

3.
Encontros do grupo GEPEGE.Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2005. (Outra).

4.
Encontros do grupo GEPEGE.Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2004. (Outra).

5.
Encontro do grupo GEPEGE.Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2003. (Outra).

6.
1º Encontro Científico da Pós-Graduação em Filosofia.1º Encontro Científico da Pós-Graduação em Filosofia. 2002. (Encontro).

7.
Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE).Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2002. (Outra).

8.
Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC).Membro participante do Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC). 2001. (Outra).

9.
Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE).Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2001. (Outra).

10.
IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade E Produção do Conhecimento: Problemas e Perspectivas para a Construção de uma Sociedade Inclusa.IV Simpósio em Filosofia e Ciência - Universidade E Produção do Conhecimento: Problemas e Perspectivas para a Construção de uma Sociedade Inclusa. 2001. (Seminário).

11.
Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC).Membro participante do Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC). 2000. (Outra).

12.
Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE).Membro participante do Grupo de Estudos e Pesquisas de Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE). 2000. (Outra).

13.
IV ENCONTRO BRASILEIRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA COGNITIVA - Informação, Mentes e Complexidade.IV ENCONTRO BRASILEIRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA COGNITIVA - Informação, Mentes e Complexidade. 2000. (Encontro).

14.
Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC).Membro participante do Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (GAEC). 1999. (Outra).

15.
I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA MENTE - EXTERNALISMO x INTER-NALISMO.I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA MENTE - EXTERNALISMO x INTERNALISMO. 1999. (Outra).

16.
3ª Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília.3ª Jornada de Iniciação Científica do Campus de Marília. 1996. (Outra).

17.
1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA COGNITIVA.1º ENCONTRO INTERNACIONAL DE CIÊNCIA COGNITIVA. 1995. (Encontro).

18.
1ª Jornada de Iniciação Científica.1ª Jornada de Iniciação Científica. 1994. (Outra).

19.
6º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 6º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 1994. (Congresso).

20.
9º CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCACÃO FÍSICA, DESPORTO E RECREAÇÃO E 2º CONGRESSO DE EDUCACÃO FÍSICA. 9º CONGRESSO INTERNACIONAL EDUCACÃO FÍSICA, DESPORTO E RECREAÇÃO E 2º CONGRESSO DE EDUCACÃO FÍSICA. 1994. (Congresso).

21.
XVIII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS - Marxismo Ocidental.XVIII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS - Marxismo Ocidental. 1994. (Outra).

22.
5º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 5º CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. 1993. (Congresso).

23.
PRIMER ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCACION FISICA.PRIMER ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCACION FISICA. 1993. (Encontro).

24.
XVII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS.XVII JORNADA DE FILOSOFIA E TEORIA DAS CIÊNCIAS HUMANAS. 1993. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MOTTA JUNIOR, A. S.. I Colóquio Internacional de Epistemologia e Psicologia Genética: atualidades da obra de Jean Piaget. 2009. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Meire Elen da Silva Gomes. A melhoria na qualidade da aprendizagem através da leitura. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Ensino) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

2.
Vera Lucia Amorim de Souza. A melhoria na qualidade da aprendizagem através da leitura. 2013. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Ensino) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

3.
Bruna Natalie Silva dos Reis Santana. A relação familiar e as dificuldades no processo de aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Educacional e Empresarial) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

4.
Larissa Cristiane dos Santos. A relação familiar e as dificuldades no processo de aprendizagem. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Educacional e Empresarial) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

5.
Ana Cristina Morais Brito Oliveira. Constribuição dos jogos e brincadeiras na aquisição da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiência intelectual. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

6.
Dorian Regina Batista Simões Primo. A influência da ludicidade na aquisição da aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais nas séries iniciais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

7.
Jucilene de Oliveira Santos. Educação inclusiva: realidade ou ilusão. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

8.
Kátia Cilene Cordeiro Lins Monticelli. Brincadeiras como instrumento pedagógico na sala de atendimento educacional especializado. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

9.
Marília Caixeta Nunes. O processo de inclusão no ensino regular. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

10.
Marione dos Santos Drebel. O professor e a inclusão escolar. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

11.
Marisa Alcidea Beraldo. A socialização de alunos com necessidades educacionais especiais na escola por meio de brincadeiras e jogos. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

12.
Patrícia de Assis Almeida Oliveira. Formação de professores e educação inclusiva: a práxis no atendimento educacional especializado. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

13.
Rita Maria Conceição Marques Machado. O brincar e as necessidades especiais. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

14.
Sayonara Escalante Farias. A educação física e suas contribuições para educação especial. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

15.
Teresa de Fátima Ulian Silva. A importância do brincar no desenvolvimento de crianças com deficiência mental. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jacqueline Chinelli Porto. A música como recurso pedagógico nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

2.
Caroline da Silva Cardoso. A importância da leitura no processo de alfabetização nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

3.
Maria Isabel Sebastiana Ferreira da Silva. A importância da família no processo da alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

4.
Crislaine Regina da Silva. O papel da família no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

5.
Natália Alves Ferreira de Moura. A influência da família no desenvolvimento educacional da criança de ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

6.
Lucimara Aparecida do Nascimento Guastale. A avaliação como ferramenta a favor da aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

7.
Aline da Silva Luis. A influência da indisciplina na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

8.
Jaqueline Cristina de Almeida Silva. A violência no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

9.
Micaela da Silva Lima Buque. A importância da família no processo de aprendizagem da criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

10.
Rainara Jhenifer Lima. A influência da alimentação no processo de ensino e aprendizagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

11.
Deise Maira Zanon. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

12.
Maria Madalena Lopes Amaral. Pedagogia Hospitalar. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

13.
Natalia Cristina dos Santos Oliveira Marquesi. A importância do brincar na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

14.
Natália de Souza de Oliveira Almeida. As contribuições da psicomotricidade na aprendizagem na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

15.
Franciele de Cássia Silva Souza. O uso da informática no auxílio de ensino-aprendizagem nas series iniciais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

16.
Aline Tartarini. A informática na educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

17.
Brisa Benites Morini. O construtivismo na formação docente e as práticas educacionais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

18.
Camila dos Santos Guedes. A construção do juízo moral na criança. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

19.
Maira Dias. A importância do lúdico na educação infantil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

20.
Marlucy Gomes Dias Loureiro. A importância da informática como recurso pedagógico nas séries iniciais. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

21.
Michele Luana Catelli da Silva. A importância da família no desempenho escolar dos alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

22.
Daiani Fernanda de Oliveira Pereira. A tecnologia e suas implicações na educação infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

23.
Silmara Leite da Silva. As contribuições do brincar na Educação Infantil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

24.
Maria Aparecida Reis de Araujo Lopes. A informática como ferramenta para a alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

25.
Maria Campos José. As contribuições da epistemologia genética para a educação. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

26.
Adriano Alves Ferreira. A importância da Filosofia na Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

27.
Angela Maria Candido do Nascimento. A música como recurso pedagógico na Educação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

28.
Valdemir Ferreira Mandu. A psicomotricidade e sua importância para o ensino e aprendizagem. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

29.
Daiane Silva Ribeiro Dias. A importância do brincar na Educação Infantil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

30.
Rosana da Silva Thometi. O papel da educação física no ensino fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

31.
Raquel Tronchini Tavares. A importância da atividade física no ciclo I do Ensino Fundamental. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

32.
Gisele Aparecida Paião. A importância das atividades físicas nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

33.
Juliana Carnauba Perceguini. A informática como instrumento de apoio nas séries iniciais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

34.
Eliane Aparecida Costa de Brito. A formação continuada de professores e seus reflexos em sala de aula. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

35.
Fabiana de Oliveira Ponte. Práticas pedagógicas em classes hospitalares. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

36.
Mara Fabiana de Souza. A importância dos jogos no ciclo I do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

37.
Cícera Donizeti Magalhães Gonçalves. A informática como recurso pedagógico na escola de ensino fundamental: a importância da formação docente. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

38.
Angélica Luchi Debório. Análise literária da intertextualização contida no "conto de fadas Shrek 2". 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

39.
Jaqueline Soares de Oliveira Fernandes. Informática: recurso na recuperação de crianças do ciclo I do ensino fundamental com déficit de aprendizagem. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

40.
Gisane Salustiano. A importância da psicomotricidade na aquisição da escrita na 1ª série do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

41.
Sônia Aparecida Violin de Melo. Poetas Mirins na 4ª série do ensino fundamental. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

42.
Alcides Pinto de Miranda Junior. A atuação do professor frente a Pssicomotricidade no ensino fundamental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

43.
Míriam Carvalho dos Santos. As contribuições da informática na formação de leitores nas séries iniciais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

44.
Elisângela Cristina da Cruz. A informática na Educação: o preparo dos professores para utilizar a informática como recurso educacional. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.

45.
Ana Cláudia Cerini Trevisan. Estatuto da criança e do adolescente na educação: aplicabilidade, utopia ou realidade?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - FACULDADES FACCAT. Orientador: Ademar Simões da Motta Junior.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/02/2019 às 19:19:11