Eliana Povoas Pereira Estrela Brito

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  • Última atualização do currículo em 10/11/2018


Professora Associada da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), redistribuída, em julho de 2014, da Universidade Federal de Pelotas, onde ingressou em 1997. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade de Rio Grande - FURG/Rio Grande (1992). Especialista em Educação pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação ? GEEMPA/RS (1993). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2003). Na Universidade Federal de Pelotas, foi Pró-Reitora de Graduação entre os anos de 2007 a 2011. Em 2006, integrou a Comissão Especial para implantação da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, como professora representante da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Exerce a docência em diversos cursos de licenciaturas, ministrando disciplinas do campo de humanidades. Trabalha com pesquisas na área do Currículo, diversidade e Formação Docente, com ênfase nas políticas de formação de professores (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliana Povoas Pereira Estrela Brito
Nome em citações bibliográficas
BRITO POVOAS, E.P;BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA;BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA;PEREIRA ESTRELA BRITO, ELIANA POVOAS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa.
Rua Itabuna 10
Ferradas
45613204 - Itabuna, BA - Brasil
Telefone: (73) 36163380
URL da Homepage: www.ufpel.edu.br


Formação acadêmica/titulação


1999 - 2003
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: UMA LEITURA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA NO BRASIL: DA RADIODIFUSÃO À TELEVISÃO EDUCATIVA, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Beatriz Moreira Luce.
Palavras-chave: políticas públicas; Formação docente; história da educação; Educação a distância; governamentalidade; saber-poder.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História.
1993 - 1996
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Náu Escola: um percurso pelos saberes e poderes especializados,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Nilton Bueno Fischer.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: divisao do trabalho escolar; orientação educacional; supervisão escolar; poder; saber; políticas públicas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Orientação e Aconselhamento.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Setores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial; Outro.
1988 - 1992
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Estágio Supervisionado em Psicologia- Sem trabalho de conclusão.
Orientador: Ana Lock.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Outro (especifique) Professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora adjunta da Faculdade de Educação

Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pró-Reitora de Graduação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2005 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação - Dpto de ensino, .

10/2004 - Atual
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Política Educacionail
02/1997 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento de Ensino de 1º e 2º graus
03/2002 - 12/2003
Ensino, Gestão Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Políticas educacionais
Gestão da educação
03/1998 - 12/2003
Pesquisa e desenvolvimento .

07/1997 - 07/2003
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Educação Brasileira: organização e Políticas Públicas
03/1997 - 08/2001
Ensino, Geografia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
estrutura e Funcionamento de Ensino
1997 - 1998
Extensão universitária , Faculdade de Educação - Dpto de ensino, .

Atividade de extensão realizada
Projeto de Extensão Universitária: Grupo de trabalho: Escola, Currículo e Políticas.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: Outro- Professor concursado, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

2/1996 - 1/1997
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia.
1/1996 - 1/1997
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Iniciação às ciências e a Matemática
Metodologia do Ensino de 1º Grau: Currículo por atividades
Pricípios e Metodos de Supervisão Escolar
Políticas da Educação
Didática
Princípios e Metodos de Organização do Ensino de 1º Grau
Princípios e Metodos de Orientação Educacional
Princípios e Metodos de Supervisãso Escolar
7/1996 - 10/1996
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia.

Atividade de extensão realizada
Ciclo decEstudos para Diretores e Vice Diretores de Escolas Públicas Estaduais.
8/1996 - 8/1996
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia.

Atividade de extensão realizada
Repensando as políticasc públicas para a eDucação- SEc. MUn. de Educação.
2/1996 - 8/1996
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia.

Atividade de extensão realizada
Reestruturação Curricular- Município de Dr. Maurício Cardoso.
6/1996 - 7/1996
Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Pedagogia.

Atividade de extensão realizada
Práticas de Avaliação.

Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1995
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 40
Outras informações
Tratava-se de um Projeto pedagógico ( Projeto Ágora) mantido em parceria pela Fundação Universidade de Rio Grande e pela Secretaria Municipalç de Rio Grande- Rs.

Atividades

3/1995 - 12/1995
Direção e administração, Departamento de Educação e Ciências do Comportamento, Centro de Atenção Integral à Criança.

Cargo ou função
Coordenadora Pedagógica das Séries Iniciais.
3/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora alfabetizadora

Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenado do Curso de Licenciatura Interdisc, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenadora do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora redistribuída da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Diretora de Ensino - PROGEAC, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foi Diretora de Ensino da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica - PROGEAC - UFSB

Atividades

07/2014 - 01/2015
Direção e administração, Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica da UFESBA, Diretoria de Ensino e Aprendizagem da PROGEAC.

Cargo ou função
Diretora de Ensino.


Linhas de pesquisa


1.
Gestão e Políticas Públicas de Educaçãoo

Objetivo: Este grupo de pesquisa se propõe, por meio de pesquisas individuais ou em grupo, a contribuir para o fortalecimento do campo das políticas educacionais mediante a produção de conhecimento nas áreas do planejamento, gestão e avaliação educacionais, o desenvolvimento de metodologias de análise e avaliação de políticas, e a disseminação de metodologias de planejamento estratégico junto a órgãos públicos e organizações não-governamentais. Focando a educação desde o nível fundamental até o superior e tendo como referência os objetivos da educação nacional, questões como sua qualidade, democracia , inclusão social, gestão democrática da educação e exercício da cidadania são estudados de forma articulada às relações entre currículo, conhecimento e poder. Neste sentido, registram-se contribuições no campo da avaliação da educação básica e da educação superior, da Pedagogia universitária, do poder escolar e da educação à distância.
Grande área: Ciências Humanas
Setores de atividade: Educação Superior; Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Palavras-chave: Estado; Escola; Formação de professores/as; Governo.
2.
Currículo e políticas educacionais

Objetivo: Analisar as relações existentes entre as reformas de ensino propostas pela LDB (Lei 9394-96) e o cotidiano das escolas das redes públicas do município de Pelotas - RS.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Mídia, educação e relações étnico-raciais
Descrição: Este projeto de pesquisa visa compreender os processos midiáticos como produtores, nas fronteiras das pedagogias culturais, de saberes-fazeres sobre as relações étnico-raciais. Considera-se que no espaço midiático (televisão, rádio, internet) se produzem conhecimentos que levam a certas atitudes em relação às dimensões raça/etnia, desdobrando-se para violências de toda ordem. Assim compreender os discursos presentes nas ações midiáticas colabora para um entendimento amplo do que é educação, ampliando o escopo educacional para além das esferas tradicionalmente estudadas (as instituições formais e não formais), chegando à educação realizada no âmbito das mídias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Currículo: concepções e ressignificações a partir do contexto da prática escolar
Descrição: ste projeto de pesquisa, vinculado ao Grupo de Pesquisa: Práticas e Representações Culturais em um Lugar no Mundo, emerge das questões apresentadas como desmembramentos do processo de investigação que estamos realizando junto a uma escola urbana da rede pública do munícipio de Cabrália. Voltado a conhecer como são construídos, pelos docentes, os sentidos e significados atribuídos ao currículo escolar do ensino médio, busca-se, perspectiva propositiva, potencializar práticas pedagógicas comprometidas com uma sociedade plural, democrática e inclusiva. As questões ? desafios desta proposta são: Como as compreensões dos docentes acerca do currículo dialogam com a noção de currículo trabalhada pelos documentos legais que norteiam o Ensino Médio? A que teorias curriculares remetem os sentidos e significados expressos pelos professores acerca da noção de currículo? E, mais: existe uma correlação entre a teoria que subsidia a noção de currículo e a prática pedagógica realizada pelo professor? Orientado por uma perspectiva etnográfica, o projeto terá como lugar de pesquisa uma escola rural da rede municipal de educação do município de Cabrália ? Bahia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Francisco Antonio Nunes Neto - Integrante.
2016 - Atual
Educação para a diferença: contribuições da herança intelectual negra e políticas públicas para a Educação Básica no sul da Bahia
Descrição: Este projeto de pesquisa se origina no NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Sul da Bahia- e visa problematizar as políticas públicas elaboradas para o enfrentamento do racismo e das relações de gênero no âmbito da formação profissional nas regiões Sul e Extremo Sul da Bahia. Esta pesquisa articula e problematiza a criação das estratégias de promoção da igualdade racial na Educação Básica ao percurso histórico e teórico de construção das categorias analíticas etnia, etnicidade, raça, racismo e relações de gênero..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Integrante / Francisco Antonio Nunes Neto - Coordenador / Alexandre Fernandes - Integrante / Célia Regina da Silva - Integrante.
2016 - Atual
Livro das Comunidades: o saber dos povos de tradição oral e a inclusão no ensino superior e na pesquisa no sul da Bahia
Descrição: O presente Projeto de Pesquisa pretende estudar uma série de artefatos (objetos estéticos: manuscritos, cartilhas, livros e documentários), tomados como dispositivos de linguagem, de saber e de memória, produzidos pelos povos tradicionais da região sul da Bahia ou por povos tradicionais que dialogam com os povos de tradição oral do sul da Bahia. O objetivo a ser alcançado é entender, por meio da leitura analítica desses objetos, quais os processos de negociação simbólica e de ocupação territorial, de produção de memória e de devir dos referidos povos, numa perspectiva para o fortalecimento de políticas de inclusão desses autores (e dos segmentos sociais e étnicos aos quais pertencem tais autores) no ensino superior e na pesquisa. Ressaltamos que, nesta proposta de consolidação e ampliação do referido Projeto, almeja-se a criação de um Seminário de Pesquisa, de caráter interdisciplinar, com participação de pesquisadores da UFSB, integrantes do NEAB/UFSB, da UNIR, da UFBA e da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Integrante / Francisco Antonio Nunes Neto - Integrante / Rafael Siqueira Guimarães - Integrante / Maria Aparecida Lopes - Integrante / Cynthia de Cássia Santos Barra - Coordenador.
2015 - Atual
Políticas curriculares no contexto da prática: movimentos curriculares para uma educação anticolonialista
Descrição: Esta pesquisa, de cunho qualitativo, na modalidade de estudo de caso etnográfico, se apoia nos pressupostos teórico-metodológicos do ?ciclo de políticas? (BOWE; BALL; GOLD, 1992), para analisar as políticas curriculares (LOPES, 1999; 2003; 2004, MACEDO.2006; 2010, DIAS, 2011, entre outros); materializadas no cotidiano de uma escola da rede estadual de educação pública, participante da Rede de Colégios Universitários (CUNI), da UFSB, objetivando conhecer as formas pelas quais a escola vem trabalhando a articulação entre os conteúdos curriculares previstos para o ensino médio (as chamadas ?disciplinas científicas?) e os saberes emergentes das tradições e culturas locais. A pesquisa parte desta análise, para propor práticas pedagógicas, construídas com o coletivo docente da escola, que articulem as diversas áreas do conhecimento de modo a garantir um trabalho interdisciplinar e contextualizado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador.
2010 - 2015
GEPPEAD -Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Politicas de Formação de Professores e Educação a Distância
Descrição: O campo das políticas públicas a serviço da formação de professores (inicial e continuada) vem sofrendo uma série de redesenhamentos frente à consolidação da EAD como modalidade educativa/formativa. Nesse sentido, os processos de formação de professores na modalidade da EAD têm nos permitido conhecer novas arquiteturas curriculares potencializadas por estratégias didático-pedagógicas apoiadas em ferramentas de aprendizagens pouco conhecidas (analisadas/problematizadas) nas licenciaturas presenciais. Diante do crescente processo de consolidação da EAD como política educacional e sua correlata implementação nos processos de formação de professores no Estado do Rio Grande do Sul, o GEPPEAD se dedica: a) a análise das políticas públicas em EAD a serviço da formação de professores no RS a partir do acompanhamento dos dispositivos legais, das publicações de trabalhos científicos dedicada à área; b) a investigação das práticas pedagógicas realizadas nos cursos de licenciaturas desenvolvidos sob a responsabilidade da UFPEL; c) a formação/qualificação dos professores envolvidos nos cursos de licenciaturas desenvolvidos na e pela modalidade da EAD..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (35) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Paulo Granada da Silva Correa - Integrante / Mitizi Gomes - Integrante / Janaina Brum - Integrante.
2010 - 2011
Estágio na Formação Docente segundo a visão dos alunos: instrumento de reflexão para o Fórum das Licenciaturas 2010
Descrição: O projeto tem por objetivo identificar os sentidos atribuídos às práticas de estágio pelos estudantes das licenciaturas da UFPel, como forma de trazer elementos que contribuam para que o estágio curricular obrigatório possa ser repensado no âmbito dos cursos de licenciaturas da UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Maria Luiza Menna de Oliveira - Integrante / Tania Elisa Morales Garcia - Integrante.
2010 - 2011
Estágio na Formação Docente segundo a visão dos alunos: instrumento de reflexão para o Fórum das Licenciaturas 2010
Descrição: O projeto tem por objetivo identificar os sentidos atribuídos às práticas de estágio pelos estudantes das licenciaturas da UFPel, como forma de trazer elementos que contribuam para que o estágio curricular obrigatório possa ser repensado no âmbito dos cursos de licenciaturas da UFPel..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Maria Luiza Menna de Oliveira - Integrante / Tania Elisa Morales Garcia - Integrante.
2005 - 2007
Gestão da Escola Pública: uma investigação em escolas municipais de Pelotas
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (10) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Integrante / Alvaro Hypolito - Integrante / Maria Cecília Lorea Leite - Coordenador / Maria Antonieta Dalligna - Integrante / Valdinei Marcolla - Integrante / Beatriz Maria Boéssio Atrib Zanchet - Integrante.
1998 - 1999
Organização do trabalho escolar: um estudo das relações de poder-saber nas reformas educacionais
Descrição: O projeto visa acompanhar as mudanças ocorridas no cotidiano da escola estudada a partir da normatização da LDB,.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Currículo e Cultura: o local da diferença
Descrição: Este projeto de extensão origina-se como um dos desmembramentos práticos colocados pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Étnicorraciais (PPGER/UFSB) quando assume o compromisso político de contribuir para o efetivo enfrentamento do racismo que opera em conjunto com outras formas discriminatórias baseadas em dispositivos sexuais e de gênero. Cabe frisar que o racismo instaurou assimetrias entre os brasileiros e materializou e naturalizou situações de exclusão, de exploração, de precarização de direitos e de exposição à violência entre a população negra. No âmbito da educação os efeitos do racismo podem ser observados em todas as instâncias e estão diretamente articulados aos fatores que geram o insucesso escolar. Como em outras partes do Brasil, na região sul da Bahia, as imagens da democracia racial coexistem com as evidências cotidianas e midiatizadas do racismo e do sexismo, evidências que podem ser projetadas através de dados estatísticos, das denúncias e protestos públicos, dos testemunhos acerca de conflitos variados entre pessoas de ?raças?, etnias e orientações sexuais marginalizados objetiva compreender como se dá a inclusão. Frente a este cenário que por si só justifica a presente proposta e com o firme propósito de contribuir para que formas mais democráticas possam coexistir nos espaços escolares, um grupo de estudantes, mestrandos do PPGER, se prontificou, por meio da extensão universitária, a promover oficinas junto aos/as professores da rede pública do município de Santa Cruz de Cabrália (BA) com o intuito de contribuir para a qualificação da formação continuada referente às questões de gênero, corpo, sexualidade, relações étnicorraciais e identidade profissional, contribuindo para o respeito e valorização da diferença nos contextos escolares. As temáticas a serem trabalhadas nas oficinas, sob a responsabilidade dos estudantes mestrandos, encontram-se correlacionadas com os temas que serão abordados em seus trabalhos de pesquisa do mestrado. Trata-se, por consequência, de um duplo movimento pedagógico-formativo: o de aprofundamento das temáticas nas e pelas trocas com os professores das escolas públicas e a qualificação na perspectiva da formação continuada que os professores terão nestes encontros..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Maria Aparecida Lopes - Integrante / Kauan Santos Almeida - Integrante / Ivanilda Fernandes Gomes Poiares - Integrante / Dandara dos Santos Silva - Integrante / Claudia Vanessa Gomes Moura - Integrante / Amilton Pereira dos Santos - Integrante.
2013 - Atual
Ciclo de Estudos: PPP e práticas pedagógicas
Descrição: Visa desenvolver estudos teóricos e atividades práticas voltadas a avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras Espanhol ? a distância (2009-2013) de modo a extrair subsídios que apontem para as dimensões consideradas qualificadoras dos processos formativos, bem como aquelas que precisam ser redesenhadas como forma de qualificar as práticas docentes e seus processos formativos..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Especialização: (18) / Mestrado acadêmico: (15) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Mitizi Gomes - Integrante / Janaina Brum - Integrante / Paulo Granada da da Silva Correa - Integrante.


Outros Projetos


2013 - 2013
Projeto de Ensino: rodas de conversas - a docência em baila
Descrição: O projeto tem como objetivo promover a discussão dos estudantes do Curso de Licenciatura em Letras- espanhol acerca das práticas de estágios e a docência nas escolas da rede pública estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2009 - 2011
Prodocência 2010 - Novas configurações para os Cursos de Licenciaturas - a criação da Coordenadoria das Licenciaturas da UFPel.
Descrição: Edital Prodocência MEC/CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2008 - 2008
A Antropologia no quadro das ciências: repensando o contexto brasileiro
Descrição: O projeto tem por desafio problematizar o lugar dos saberes e fazeres da antropologia no contexto das ciências..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (19) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito - Coordenador / Roberto Da Matta - Integrante.


Membro de corpo editorial


2001 - 2003
Periódico: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (1678-166X)


Membro de comitê de assessoramento


2012 - 2012
Agência de fomento: Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco
2011 - 2012
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Formação Docente.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Política Educacional.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA2017BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. A interdisciplinaridade e a arte do malabarismo na formação de professores e professoras. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, v. 33, p. 133, 2017.

2.
4BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA2017BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. A produção do/a professor/a endividado/a nos discursos do Programa: Educação ? Novos Rumo. E-Hum Revista Científica do Departamento de Ciências Humanas, Letras e Artes do UNI-BH, v. 10, p. 08-17, 2017.

3.
3BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA2017BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA. A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o projeto universidade nova: como ficam as licenciaturas?. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 3, p. 563, 2017.

4.
2PEREIRA ESTRELA BRITO, ELIANA POVOAS2017 PEREIRA ESTRELA BRITO, ELIANA POVOAS. A antessala do paraíso: o lugar da observação nos estágios curriculares supervisionados das licenciaturas. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 98, p. 710-728, 2017.

5.
5BRITO POVOAS, E.P2011BRITO POVOAS, E.P; HEIDEN, R. . ENTRE A REESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS: MOVIMENTOS QUE SINGULARIZAM A TRAVESSIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Didasc@alia: Didactica y Educación, v. 4, p. 15-26, 2011.

6.
6BRITO POVOAS, E.P2011BRITO POVOAS, E.P. O Sistema Universidade Aberta do Brasil e as políticas de formação de professores. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional (Curitiba. Online), v. 06, p. 97-110, 2011.

7.
9BRITO POVOAS, E.P2006BRITO POVOAS, E.P; Hypolito, A ; LEITE, M. C. L. . Gestão democrática da escola pública e universidade: uma parceria de ensino, pesquisa e extensão com a rede municipal. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, p. 36-39, 2006.

8.
7LEITE, M. C. L.2006LEITE, M. C. L. ; HYPOLITO, Álvaro Moreira ; BRITO POVOAS, E.P ; DALL'IGNA, M. A. ; MARCOLLA, V. . Gestão Democrática da Escola Pública e Universidade: uma parceria de ensino, pesquisa e extensão com a rede municipal. UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, p. p. 1-9, 2006.

9.
10BRITO POVOAS, E.P2005BRITO POVOAS, E.P; DALLONI, G. A. . A metáfora do rizoma: contribuições para uma educação apoiada em comunicações e informática. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
BRITO POVOAS, E.P. Configuração Pedagógica dos Estágios Curriculares Supervisionados na UFPEL: Passado, presente e perspectivas. 1. ed. Pelotas: Santa Cruz, 2008. v. 1. 199p .

2.
BRITO POVOAS, E.P. Educacao Brasileira: Organizacao de Politicas Publicas. 1. ed. Pelotas: Editora UFPEL, 2008. v. 500. 69p .

3.
BRITO POVOAS, E.P. Nau Escola :Um percurso pelos poderes e saberes especializados. 1. ed. IJUi: UNIJUI, 1996. v. 1000. 174p .

Capítulos de livros publicados
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA: ENTRE A AFIRMAÇÃO DA DIFERENÇA ÉTNICO-RACIAL E A VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. In: João Ferreira de Oliveira. (Org.). GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL. Ied.Brasília: ANPAE, 2018, v. III, p. 54-58.

2.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. Licenciaturas interdisciplinares: desafios e perspectivas na formação de professores. In: Claudianny Amorim Noronha; Lucrécio Araújo de Sá Júnior.. (Org.). E-Book: Por uma formação para a docência. 1ed.Natal: EDUFRN, 2017, v. 1, p. 78-106.

3.
BRITO POVOAS, E.P. Cidadania e redes sociais: ressignificações de percurso. In: Alcira Daroqui. (Org.). X Jornadas de Sociología: 20 años de pensar y repensar la sociología: nuevos desafíos académicos, científicos y políticos para el siglo XXI. 1ed.Buenos Aires: Carrera de Sociología. 2013. E-Book., 2013, v. 1, p. 156-165.

4.
BRITO POVOAS, E.P. Sistema UAB e mecanismos descentralizadores: que arquitetura política é essa?. In: Almeida, LC; Pino, IR; Pinto, JMR; Gouveia, AB (orgs.). (Org.). PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e Sistema Nacional de Educação. Ied.Campinas-SP: CEDES, 2013, v. I, p. 80-94.

5.
HEIDEN, R. ; BRITO POVOAS, E.P . Memória, cultura visual e o ensino da arte. In: Ursula Rosa da Silva.. (Org.). Diálogos interdisciplinares.. 1ed.Pelotas: Editora e gráfica universitária da UFPEL, 2011, v. 1, p. 101-110.

6.
BRITO POVOAS, E.P. O Sistema Universidade Aberta do Brasil no Contexto das Instituições Federais de Ensino Superior ? O caso da Universidade Federal de Pelotas.. In: SANTOS, Carlos Alberto; COSTA, Luciano Andreatta Carvalho da; FOOHS, Marcelo Maga-lhães. (Org.). E@D:BrEducação a distância em universidades brasileiras: desafios e perspectivas.. Ied.Porto Alegre: EDITORA - UERGS, 2008, v. 1, p. 41-56.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
FERREIRA, M. P. ; BRITO POVOAS, E.P . Reinventar a pedagogia e o/a pedagogo/a. Diário Popular, Pelotas, p. 12 - 12, 28 maio 2013.

2.
BRITO POVOAS, E.P. UFPEL: Uma história de conquistas. Diário Popular, Pelotas, p. 8 - 8, 16 jul. 2009.

3.
BRITO POVOAS, E.P. O ENEM e a aposta da Universidade Federal de Pelotas na educação básica pública e gratuita. Diario Popular, Pelotas, p. 12 - 12, 04 maio 2009.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA. O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA: ENTRE A HOMOGENEIZAÇÃO E A DIFERENÇA. In: III Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação, 2018, Brasília. Anais da III Jornada Ibero-Americana de Pesquisas em Políticas Educacionais e Experiências Interdisciplinares na Educação. BSB: even3, 2018. v. 3. p. 94-105.

2.
BRITO POVOAS, E.P. A produção do/da professor/a endividado/a nos discursos do programa : Educação: Novos Rumos.. In: XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção, 2017, João Pessoa. XXVIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação: Estado, Políticas e gestão da educação: Tensões e agendas em (des)construção. João Pessoa: Biblioteca ANPAE/Série Cadernos ANPAE, 2017. v. 45. p. 314-325.

3.
BRITO POVOAS, E.P. A construção da identidade étnico-racial nas orientações curriculares do Estado da Bahia.. In: III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares., 2017, Cidade de Praia - Cabo Verde. ?Educação, Formação e Crioulidade?, 2017. v. 1.

4.
BRITO POVOAS, E.P. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE INSTITUCIONAL FRANCESA. In: ESUD: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2014, Florianópolis. ANAIS | XI ESUD ? Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância 2014, 2014. p. 718-729.

5.
BRITO POVOAS, E.P; HEIDEN, R. . Entre a reestruturação e a expansão das universidades federais: movimentos que singularizam a travessia da UFPEL. In: XXV Simpósio brasileiro II Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação, 2011, Sao Paulo. Políticas Públicas e Gestão da Educação: Construção histórica, debates contemporâneos e novas perspectivas. Sao Paulo: PUCSP, 2011. v. 1. p. 1-11.

6.
BRITO POVOAS, E.P. Da Educação a Distância a Educação on line: um percurso sobre o espaço social. In: IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América Latina, 2009, Florianopolis. REVISTA DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Florianopolis /SC, 2009.

7.
BRITO POVOAS, E.P. DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À EDUCAÇÃO ON LINE: UM PERCURSO PELO ESPAÇO. In: IX Coloquio Internacional sobre Gestao Universitaria na America do Sul, 2009, Florianopolis. Expansão da Educação Superior: experiências e perspectivas.. Florianopolis: meio digital, 2009. v. 1. p. 43-51.

8.
BRITO POVOAS, E.P. A EAD na cultura universitaria: um estudo de caso. In: 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008, Santos. Anais do 14º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2008.

9.
BRITO POVOAS, E.P. CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA UM NOVO PLANEJAMENTO CURRICULAR DAS LICENCIATURAS. In: 4º Seminário Nacional de Educação a Distância, 2006, Brasília. 4º Seminário Nacional de Educação a Distância, 2006.

10.
BRITO POVOAS, E.P; Hypolito, A ; zanchet, B.M.B. ; DALLIGNA, M. A. ; LEITE, M. C. L. ; MARCOLLA, V. . Gestão Democrática da Escola Pública e Universidade: uma parceria de ensino, pesquisa e extensão com a rede municipal.. In: IV Congresso Internacional de Educação A Educação nas Fronteiras do Humano, 2005, São Leopoldo. IV Congresso Internacional de Educação A Educação nas Fronteiras do Humano, 2005.

11.
BRITO POVOAS, E.P. A metáfora do rizoma: contribuições para uma educação apoiada em comunicações e informática. In: VI CICLO DE PALESTRAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2005, Porto Alegre. CINTED, 2005.

12.
BRITO POVOAS, E.P. A TRAVESSIA DOS JECAS: ENTRECRUZAMENTOS DISCURSIVOS QUE NACIONALIZAM A EDUCAÇÃO BRASILEIRA. In: I Seminário Brasileiro de Estudos Culturais, 2004, Canoas - RS. I SBEC; Poder, identidade e diferença, 2004.

13.
BRITO POVOAS, E.P. Políticas de formação docente, educação a distância e usos do impresso. In: http://endipe.org.br/, 2004, Curitiba Paraná. 12º ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2004.

14.
BRITO POVOAS, E.P. Psicotecnologia: Um novo regime de poder social?. In: Seminário Internacional Michel Foucault : perspectivas, 2004. Seminário Internacional Michel Foucault : perspectivas. v. 1.

15.
BRITO POVOAS, E.P. Estudando na Escola da Imaginação;Estudando na Escola para ser cidadão:Construindo a Educação a Distância no Brasil. In: IX Endipe, 2002, Goiania. Igualdade E Diversidade na Educação. Goiania: CD Room, 2002. v. 1.

16.
BRITO POVOAS, E.P. Programando a tela nas amarras da arte de governar a distância:um estudo do Curso de extensão Tv na escola e os desafios de hoje.. In: ANPED, 2002, Caxambú. Anais da Anped, 2002.

17.
BRITO POVOAS, E.P. Discursos que profissionalizam a docência no Brasil: da política da identidade docente à identidade da política. In: Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente, 2001, Niterói. Simpósio Internacional Crise da Razão e da Política na Formação Docente. Niterói: Ágora da Ilha, 2001. v. 1. p. 164-174.

18.
BRITO POVOAS, E.P. Regulação da Escola: Mesclando desigualdade e Exclusão. In: XX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2001, Salvador. XX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. v. 1. p. 27-34.

19.
BRITO POVOAS, E.P. Políticas Educacionais Brasileiras: mapenado a territoriedade. In: III CONED FORÙM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PÙBLICA, 1999, Porto Alegre-RS. III CONED FORÙM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PÙBLICA, 1999.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA: ENTRE A AFIRMAÇÃO DA DIFERENÇA ÉTNICO-RACIAL E A VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. In: VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2018, LLeida. GESTÃO PEDAGÓGICA, ORGANIZAÇÃO CURRICULAR, QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE CULTURAL E INCLUSÃO SOCIAL. DF - BRASÌLIA: ANPAE, 2018. v. 3. p. 54-58.

2.
BRITO POVOAS, E.P. SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB) E REGIME DE COLABORAÇÃO: LIÇÕES EXTRAÍDAS DO PERCURSO. In: Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5. : 201 : Canoas, RS) Caderno de resumos do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: nas contingências do espaço-tempo., 2013, Universidade Luterana do Brasi. Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (5. : 201 : Canoas, RS) Caderno de resumos do 5º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e 2º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação: nas contingências do espaço-tempo. /. Canoas: Editora da UlBRA, 2013.

3.
BRITO POVOAS, E.P. Sistema UAB e mecanismos descentralizadores: que arquitetura política é essa?. In: IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA ? CEDES ?PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação?, 2013, Unicamp - Campinas. IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA ? CEDES ?PNE em foco: Políticas de responsabilização, regime de colaboração e sistema nacional de educação?. Campinas: CEDES, 2013.

4.
BRITO POVOAS, E.P. Movimentos de formacao/transformacao /transfiguracao da identidade social do coordenador de polo UAB. In: VII Congresso Internacional de Educacao: profissao docente: Ha futuro para esse oficio?, 2011, Sao Leopoldo. VII Congresso Internacional de Educacao: profissao docente: Ha futuro para esse oficio?. Sao Leopoldo: Casa Leiria, 2011. v. 1. p. 173.

5.
BRITO POVOAS, E.P. Quando novos atores entram em cena: desafios para a administracao educacional. In: IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2007, Lisboa. O governo das escolas: os novos referenciais, as práticas e a formação, 2007. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA: ENTRE A AFIRMAÇÃO DA DIFERENÇA ÉTNICO-RACIAL E A VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
BRITO POVOAS, E.P. A produção do/da professor/a endividado/a nos discursos do programa : Educação: Novos Rumos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
BRITO POVOAS, E.P. A construção da identidade étnico-racial nas orientações curriculares do Estado da Bahia.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BRITO POVOAS, E.P. Licenciaturas interdisciplinares: desafios e perspectivas na formação de professores. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
BRITO POVOAS, E.P. POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO E A UAB: QUE ARQUITETURA É ESSA?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BRITO POVOAS, E.P; HEIDEN, R. . Entre a reestruturação e a expansão das universidades federais: movimentos que singularizam a travessia na UFPEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
BRITO POVOAS, E.P; HEIDEN, R. . ENTRE A REESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: MOVIMENTOS QUE SINGULARIZAM A TRAVESSIA DA UFPEL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BRITO POVOAS, E.P. Formacao de Professores e EaD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
BRITO POVOAS, E.P. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS PÓLOS MUNICIPAIS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
BRITO POVOAS, E.P. Desarrollo Sustentable de la Frontera Brasil- Uruguay. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
BRITO POVOAS, E.P. A historia da EAD no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
BRITO POVOAS, E.P. Vestibular: uma invencao necessaia?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
BRITO POVOAS, E.P; Borges, A.C. . Expansão da Educação Superior no Brasil:perspectivas e desafios. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
BRITO POVOAS, E.P. EAD e politicas de inclusao social. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
BRITO POVOAS, E.P. Educação a distância na docência: o professor e o novo caminho na educação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
BRITO POVOAS, E.P. CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA UM NOVO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
TAVARES, C. P. ; BRITO POVOAS, E.P ; OLIVEIRA, M. L. M. . Regulamento do Ensino de Graduação. Pelotas: Edt. UFPel, 2011 (Coletânea Pedagógica).

2.
BRITO POVOAS, E.P. Projeto Pedagógico de Curso. Pelotas: UFPEL, 2008 (Coletânea Pedagógica).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2018.

2.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 2017.

3.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. 2017.

4.
BRITO POVOAS, E.P. V ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES INDÍGENAS - Espaço de Afirmação, protagonismo e diálogos interculturais: descolonizado o pensamento,. 2017.

Trabalhos técnicos
1.
Pereira, I.C. ; Silva, L. H. da ; Sena, M.J ; Serra, M.T ; BRITO POVOAS, E.P . Comissão de Acompanhamento do SISU. 2010.

2.
BRITO POVOAS, E.P. Comissao Nacional de Avaliadores Externos do Sistema UAB. 2008.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
BRITO POVOAS, E.P. Conversa com o Reitor. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
GRANADA, P. R. ; BRITO POVOAS, E.P . Metodologia de Ensino e Pesquisa - trajetórias. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

2.
BRITO POVOAS, E.P. Educação Brasileira: organização e políticas educacionais. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - livro didático).

3.
BRITO POVOAS, E.P. PPP dos cursos de graduação: um dispositivo de gestão acadêmica. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BRITO POVOAS, E.P. Práticas pedagógicas e figuras docentes.. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material didático).

5.
BRITO POVOAS, E.P; AZEVEDO, H. D. . Pressupostos teórico-práticos da Gestão de Polos. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Borges, A.C. ; BRITO POVOAS, E.P ; Manzke, V. . Projeto de Hidrovias do Mercosul. 2007. (Comissão especial).

Demais trabalhos
1.
BRITO POVOAS, E.P. Discursos que profissionalizam a docência no Brasil: o pensamento das reformas e as reformas de pensamento. 2003 (Projeto de Tese) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA; GUIMARAES, R. S.. Participação em banca de Débora Ribeiro. ?EUROCENTRISMO E CURRÍCULO: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES CURRICULARES CRÍTICAS E NÃO CRÍTICAS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL E DA ECOLOGIA DE SABERES. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

2.
BRITO POVOAS, E.P. Participação em banca de Júlia Victoria Casalinho. POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA ANÁLISE JUNTO A ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE PELOTAS-RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Pelotas.

3.
NOGUEIRA, V.M.R; SILVA, V.R da; BRITO POVOAS, E.P. Participação em banca de Joao Carlos de Oliveira Koglin. O Programa de Restruturação e Expansão das Universidades Brasileiras na UFPEL: a construção de uma metodologia de avaliação. 2011. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Católica de Pelotas.

4.
BRITO POVOAS, E.P; GHIGGI, G.; OLIVEIRA, A. R.; PADOIN, M. M.; Kieling, Fernando. Participação em banca de Claudete Lima da Silva Martins. As possibilidades dialógicas do Curso de formação docente em educação especial. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pelotas.

Teses de doutorado
1.
BRITO POVOAS, E.P. Participação em banca de Cinara Ourique do Nascimento. Histórias que contam o engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica a distância do IFSUL/CAVG. 2015. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Doutorado
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA; RODRIGUES, S. C.. Participação em banca de Cinara Ourique do Nascimento. ?Histórias que contam o engendramento coletivo da educação profissional e tecnológica do IfSul/CAVG. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Rio Grande.

Qualificações de Mestrado
1.
FEUGAIN, M.; BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA. Participação em banca de Carlos Augusto R. Magalhães. O LUGAR DAS RELAÇÕES INTERÉTINICAS NA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DOS POLICIAIS MILITARES DA BAHIA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

2.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA; GUIMARAES, R. S.. Participação em banca de Débora Ribeiro. Aprender a desaprender e reaprender. 2017.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
FELIX, N.; BORBAS, A.; BRITO POVOAS, E.P. Participação em banca de Gabriel Abad. Proposta de Contextualização de Conteúdos e Seqüência de práticas para uma Oficina de Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital a Distância? - apresentado ao curso de especialização em Gráfica Digital ? UFPel. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gráfica digital) - Universidade Federal de Pelotas.

2.
BRITO POVOAS, E.P; VERGARA, E.; SOUZA, J. A.. Participação em banca de Cristiana Winter Albernaz. A informática na educação: uma experiência com alunos de terceira série da Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em letras) - Universidade Federal de Pelotas.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
BRITO POVOAS, E.P. CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UFSB - EDITAL 05/2014. 2014.

2.
FIALHO, N. H.; FERREIRA, M. S. F. D.; BRITO POVOAS, E.P. Concurso público para professor efetivo da UFSB - Area: Educação: saberes e práticas. 2014. Universidade Federal do Sul da Bahia.

3.
BRITO POVOAS, E.P; TRINDADE, I.; CRISTOFOLI, M. C.; D?AVILA, I.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente, área de Teoria e Prática Pedagógica. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

4.
BRITO POVOAS, E.P; WEYH, C.; MOUSQUIER, M. E.; LIMEIRA, L.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, área de Fundamentos da Educação ? Filosofia. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

5.
Dalla Vecchia, A. M.; BRITO POVOAS, E.P; GIESTA, N.. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Adjunto, área Educação ? Fundamentos da Educação. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

6.
RIBEIRO, M.; BASTOS, F. P.; LIZETY, E.; BRITO POVOAS, E.P. Comissão Examinadora do Concurso Público para Professor Assistente, área Educação ? Fundamentos da Educação c. 2006. Universidade Federal de Pelotas.

7.
BRITO POVOAS, E.P; FUGITA, T.. Professor Substituto departamento de Ensino Faculdade de Educação. 2005. Fundação Universidade Federal de Pelotas.

Outras participações
1.
LUCENA, E. A. R. M.; SILVA, F. A.; BRITO, ELIANA POVOAS PEREIRA ESTRELA. Promoção na Carreira da Docente Maíra Tavares Mendes. 2017. Universidade Estadual de Santa Cruz.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VI Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação e IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. POLÍTICAS CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DA BAHIA: ENTRE A AFIRMAÇÃO DA DIFERENÇA ÉTNICO-RACIAL E A VALORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS. 2018. (Congresso).

2.
XXVIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍ?TICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.A produção do/a professor/a endividado/a nos discursos do programa: Educação Novos Rumos. 2017. (Simpósio).

3.
Seminário Nacional sobre a Implementação das DCNs para a Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério. 2016. (Seminário).

4.
3. Seminário Internacional Paulo Freire: conhecimentos, currículo e cultura. 2015. (Seminário).

5.
Fórum de Educação Superior ? Desafios e Perspectivas da Universidade Pública Brasileira no Marco do PNE. 2015. (Seminário).

6.
I Fórum Social da UFSB.GT: Educação básica. 2015. (Outra).

7.
Rodas de conversas com as escolas do campo do município de Cabrália.Nós estamos aqui: cadê os/as outros/outras?. 2015. (Oficina).

8.
Encontro de Saberes na UFSB.Encontro de Saberes Nas Licenciaturas Interdisciplinares - UFSB. 2014. (Encontro).

9.
ESUD: X CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: UM ESTUDO À LUZ DA ANÁLISE INSTITUCIONAL FRANCESA. 2014. (Congresso).

10.
V Encontro Nacional das Licenciaturas/V Encontro Nacional das Licenciaturas.Licenciaturas interdisciplinares: desafios e perspectivas na formação de professores. 2014. (Encontro).

11.
25º Simpósio Brasileiro e 2º Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação. ENTRE A REESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: MOVIMENTOS QUE SINGULARIZAM A TRAVESSIA DA UFPEL. 2011. (Congresso).

12.
ForGRAD SUDESTE 2011. 2011. (Encontro).

13.
FORGRAD SUL. 2011. (Encontro).

14.
InnoEd'2011. ENTRE A REESTRUTURAÇÃO E A EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. 2011. (Congresso).

15.
?O SINAES e a Estrutura Regulatória Vigente. 2010. (Oficina).

16.
16º Congresso Internacio​nal de Educação a Distância. 2010. (Congresso).

17.
OFICINA PET. 2010. (Oficina).

18.
Seminário sobre Formação de Professores e Estágio. 2010. (Seminário).

19.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. Comissao cientifica. 2010. (Congresso).

20.
VIII Seminário Nacional do Reuni: Universidades Federais: Consolidação e Expansão 2011-2020: subsídios para o Plano Nacional de Educação. 2010. (Seminário).

21.
XXIII Encontro Nacional de Pró-Reitores. 2010. (Encontro).

22.
15º Congresso Internacio​nal de Educação a Distância. 2009. (Congresso).

23.
IX Coloquio Internacional sobre Gestao Universitaria na America do Sul.DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À EDUCAÇÃO ON LINE: UM PERCURSO PELO ESPAÇO. 2009. (Outra).

24.
VII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD. omissao Cientifica. 2009. (Congresso).

25.
VII Seminario Nacional do Reuni: A Universidade e suas relações com o meio externo. 2009. (Seminário).

26.
VI Seminário Nacional do Reuni: Autonomia Universitária. 2009. (Seminário).

27.
ESUD e 6 Seminario Nacional de Educacao a Distancia.Painel: formacao de professores. 2008. (Seminário).

28.
V ESUD E 6º SENAED. Painel Temático: Formação de Professores. 2008. (Congresso).

29.
XX ForGrad Regiao Sul. Mesa Redonda: Educação a Distância. 2008. (Congresso).

30.
2º Foro Interdisciplinario Sobre Educación. Formación docente, conflictos y desafíos. 2007. (Congresso).

31.
IV Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. uando novoa atoresentram em cena desafios para a gestao educacional. 2007. (Congresso).

32.
XVII Encontro da AULP.A EaD no Brasil: problemáticas e possibilidades. 2007. (Encontro).

33.
XXIII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação V Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Expansão da Educação Superior no. 2007. (Congresso).

34.
22ind icde word conference.participante. 2006. (Seminário).

35.
4º Seminário Nacional de Educação a Distância ABED.CONTRIBUIÇÕES DA EAD PARA UM NOVO PLANEJAMENTO CURRICULAR DAS LICENCIATURAS. 2006. (Seminário).

36.
CINTED. A metáfora do rizoma: contribuições para uma educação apoiada em comunicacoes e informatica. 2005. (Congresso).

37.
4º Encontro estadual sobre o poder escolar.4º Encontro estadual sobre o poder escolar. 2004. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BRITO, ELIANA PÓVOAS PEREIRA ESTRELA; LOPES, M. A. . Congresso Baiano de Pesquisadores Negros. 2017. (Congresso).

2.
BRITO POVOAS, E.P. Programa de formação de professores ingressantes na UFPEL. 2011. (Outro).

3.
IRIONDO, W. ; BRITO POVOAS, E.P . I Congresso Internacional de Educação a Distância da Universidade Federal de Pelotas. 2010. (Congresso).

4.
BRITO POVOAS, E.P. Forum Permanente de Graduacao. 2008. (Outro).

5.
BRITO POVOAS, E.P. II Forum das Licenciaturas da UFPEL: estagios e praticas de ensino. 2007. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Amilton Pereira dos Santos. Educação Quilombola e o Currículo: contribuição aos processos de formação identitário dos estudantes do quilombo Tomé Nunes.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

2.
Dandara dos Santos Silva. Museu Virtual das Manifestações Afro carnavalesca de Belmonte-Bahia.Uma proposta pedagógica para o ensino de História e das Relações Étnico Raciais. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

3.
Ivanilda Fernandes Gomes Poiares. Emponderamento das relações Etnico-Raciais no Projeto Político Pedagógico nas Escolas do Campo do Ensino Fundamental I da Rede Pública Municipal de Santa Cruz Cabrália-BA.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - PIBIPCI/UFSB. (Orientador).

4.
Claudia Vanessa Gomes Moura. O Ensino da Cultura e História Afro Brasileira nas Escolas de Eunápolis. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais) - Universidade Federal do Sul da Bahia. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Kauan Santos Almeida. Práticas curriculares e diferença. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Saúde) - Universidade Federal do Sul da Bahia, PIBIPCI/UFSB. (Orientador).

2.
Beatriz Andrade Barreto. Currículo e práticas escolares. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e Suas Tecnologias) - Universidade Federal do Sul da Bahia, PIBIPCI/UFSB. (Orientador).

3.
Jefferson dos Santos Oliveira. Currículo: cartografias dos saberes. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Abi - Licenciaturas Interdisciplinares) - Universidade Federal do Sul da Bahia, PIBIPCI/UFSB. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Kelly Silva Sandres. CURRÍCULO: CONCEPÇÕES E RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DO CONTEXTO DA PRÁTICA ESCOLAR.. Início: 2017. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bolsa de Auxílio Permanência. (Orientador).

2.
Marcos dos Santos Miranda. Currículo: saberes e práticas. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bolsa de Auxílio Permanência. (Orientador).

3.
BRUNO BRITO DA SILVA. Conhecendo os currículos escolares: saberes, poderes e identidades. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bolsa de Auxílio Permanência. (Orientador).

4.
Carina Oliveira de Carvalho. Currículo: saberes e poderes. Início: 2016. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bolsa de Auxílio Permanência. (Orientador).

5.
NATIARA PROESCHOLDT LITTIG. Diversidade na Educação Básica. Início: 2015. Orientação de outra natureza. Universidade Federal do Sul da Bahia. Bolsa de Auxílio Permanência. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Mônica Riveiro Santos Dutra. O Polo de São Lourenço Do Sul no contexto do sistema UAB: construindo significados. 2012. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Universidade Federal de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Rochely Henrique de Rosso. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: A mudança no ensinar e aprender.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

2.
Tais da Silva Paes. Implantação da língua espanhola em cidades fronteiriças, visando à inclusão social de crianças e adolescentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

3.
María Emilia Cacheiro Almeida. A integração cultural no ensino do idioma espanhol como língua estrangeira no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

4.
Sandra Regina Oliveira Baldez. A Dificuldade da Linguagem em alunos da região fronteiriça: A Influência do Portunhol e sua relação com a aprendizagem.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

5.
Tamires Teixeira das Neves. Contribuições das tecnologias áudio visuais para uma língua estrangeira. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

6.
Suzana Machado Terra. As contribuições advindas da presença de dois professores no ensino da língua Espanhola.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

Iniciação científica
1.
Sergio Ricardo Pereira Cardoso. FSHFE NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EAD DA UFPEL. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

2.
Carolina Butow. Políticas Educacionais: a nova LDB no contexto da escola pública. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

Orientações de outra natureza
1.
Simone Magalhaes. Práticas pedagógicas e de gestão em educação: laços possíveis?. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

2.
Andreza Moraes. Práticas pedagógicas: construindo projetos políticos pedagógicos. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

3.
Gisele Bubolz. Projetos de ensino: construindo possibilidades. 2012. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

4.
Eduardo Roveré. TICs e educação. 2011. Orientação de outra natureza. (Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pelotas, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

5.
Adriana de Freitas Farias. Estagio Extra-Curricular: levantamento dos indices de evasao nos cursos de graduacao da UFPEL. 2008. Orientação de outra natureza - UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.

6.
Daniele Castro da Luz. Pesquisando os motivos da evasao nos cursos de graduacao da UFPEL. 2008. Orientação de outra natureza - UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao, UFPEL - Programa de Bolsas de Graduacao. Orientador: Eliana Povoas Pereira Estrela Brito.



Outras informações relevantes


Iniciou sua docência no magistério superior na Universidade de Ijuí (UNIJUI/RS), onde ingressou por concurso público em 2005. Lecionou diferentes disciplinas presentes nos currículos de formação dos Cursos de Licenciaturas ofertados pela UNIJUI. Em 2006, prestou seleção pública para o cargo de professor da carreira do ensino superior na Universidade Federal de Pelotas onde exerceu suas atividades ate o ano de 2014. No ano de 2014, foi redistribuída para a Universidade Federal do Sul da Bahia onde atuou como Diretora de Ensino da Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) de maio a dezembro de 2014.
Em 2006, integrou a Comissão de Implantação da UNIPAMPA (Universidade Federal do Pampa), tendo contribuído para consolidar as atividades do Campus Jaguarão (RS). Foi Pró-reitora de Graduação da UFPel, no período compreendido entre 2007 a 2012. Contribuiu significativamente para a consolidação do Programa REUNI no âmbito institucional.
Como Coordenadora UAB, trabalhou ativamente nos processos de implantação de cursos e criação de polos de apoio presencial na abrangência do Estado do Rio Grande do Sul.



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