Claudio Marques Martins Nogueira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4616623900584215
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor associado de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, ensino superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Claudio Marques Martins Nogueira
Nome em citações bibliográficas
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (031) 34095326


Formação acadêmica/titulação


2000 - 2004
Doutorado em Educação.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior, Ano de obtenção: 2004.
Orientador: Maria Alice Nogueira.
Palavras-chave: Dilemas teóricos; Trajetórias escolares; Processo de escolha do curso superior.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
1993 - 1996
Mestrado em Sociologia.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Teoria sociológica e motivação humana,Ano de Obtenção: 1996.
Orientador: Laura da Veiga.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Teoria sociológica; ação social; Motivação humana.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia / Especialidade: Teoria Sociológica.
1989 - 1992
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Contribuições do Estruturalismo de Lévi-Strauss e da Teoria Psicanalítica para a reflexão sobre alguns problemas teóricos e epistemológicos das Ciências Sociais.
Orientador: Ana Lúcia Modesto.


Pós-doutorado


2012 - 2013
Pós-Doutorado.
Instituto de Estudos Sociais e Políticos - IESP/UERJ, IESP/UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2012 - 2012
Pós-Doutorado.
Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Argentina, FLACSO/ARGENTINA, Argentina.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas


Atuação Profissional



Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2017 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Evasão no Ensino Superior
03/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

08/2005 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Análise sociológica das desigualdades de acesso e do processo de escolha dos cursos superiores
Sociologia da Educação
Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu
Sociologia da Educação Superior
05/1997 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

05/1997 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Limites e potencialidades do conceito de capital cultural para a análise sociológica das desigualdades escolares
Análise sociológica das desigualdades de acesso e do processo de escolha dos cursos superiores
Sociologia da Educação
Sociologia de Pierre Bourdieu
09/2014 - 02/2017
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Chefe do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação.
10/2006 - 10/2008
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador do curso de Pedagogia.

Università Ca' Foscari Venezia, UNIVE, Itália.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Missão de trabalho, Carga horária: 40
Outras informações
Missão de trabalho com o objetivo de aprofundar contatos com pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Universidade Ca' Foscari dentro do projeto conjunto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Ca' Foscari de Veneza



Linhas de pesquisa


1.
Sociologia da Educação: escolarização e desigualdades sociais

Objetivo: Investigação das relações entre desigualdades sociais e desigualdades escolares na Educação Básica e no Ensino Superior. Análise sociológica de estratégias, processos e práticas de escolarização em diferentes meios sociais. Estudos sobre trajetórias escolares. Estudos sobre a relação família-escola. Estudo do efeito-estabelecimento e do efeito sala de aula..
Palavras-chave: desigualdades escolares; Sociologia da Educação; Trajetórias escolares.
2.
Coordenação da linha de pesquisa em Sociologia da Educação


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Perspectivas sobre educação profissional, trabalho e evasão estudantil
Descrição: Projeto conjunto de pesquisa desenvolvido no âmbito do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Ca' Foscari de Veneza.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
A implantação do Sisu e o acesso às universidades federais: análise sociológica dos impactos sobre o processo de escolha dos cursos e instituições de ensino superior em Minas Gerais
Descrição: Busca-se investigar como e em que medida a implantação do Sistema de seleção unificada - Sisu - como mecanismo de acesso às universidades federais interfere no processo de escolha dos cursos e das instituições de ensino superior por parte dos candidatos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudio Marques Martins Nogueira - Coordenador / Bréscia França Nonato - Integrante / Gustavo Meirelles - Integrante / Sandra Regina Dantas Flontino - Integrante / Liliane Gonçalves Fernandes de Lima - Integrante.
2012 - 2014
A escolha pelas licenciaturas e pela profissão docente: análise sociológica do processo de tomada de decisão, dos perfis sociais e das relações dos alunos de licenciatura da UFMG com seus respectivos cursos e futura profissão
Descrição: Análise sociológica das trajetórias e dos perfis sociais e escolares dos alunos matriculados nos cursos de licenciatura da UFMG, buscando compreender como eles escolheram esses cursos e como se relacionam com a perspectiva de se tornarem docentes da Educação Básica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Educação e desigualdade: o impacto das transmissões e decisoes familiares sobre o desempenho escolar de alunos do ensino fundamental
Descrição: Investiga-se, por meio de métodos qualitativos, o modo como as escolhas familiares e os processos cotidianos de socialização vividos no ambiente escolar influenciam as trajetórias de um grupo de estudantes do ensino fundamental que já havia sido investigado em pequisa quantitativa anterior. A pesquisa articula-se ao projeto de investigação interinstitucional: Geres..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2008 - 2009
A formação e a prática dos docentes que atuam no ensino básico: um estudo comparado a partir dos egressos das IES mineiras
Descrição: Projeto interinstitucional que analisa, por meio de questionários aplicados em cinco cidades mineiras, a formação e a condição de trabalho de docentes formados em Pedagogia ou Normal Superior em IES mineiras. Um dos focos da pesquisa é o processo de escolha do curso superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
A influência da família na geração escolar 2005
Descrição: Pesquisa desenvolvida de forma articulada ao ?Estudo Longitudinal da Geração escolar 2005 ? Projeto GERES?. Este projeto acompanhou por quatro anos os desempenhos escolares de cerca de 21000 alunos do Ensino Fundamental, de cinco cidades brasileiras. A partir da delimitação de uma subamostra da população GERES, aplicamos questionários a 300 famílias de Belo Horizonte, visando identificar a influência das características familiares sobre o desempenho escolar de alunos matriculados em diferentes tipos de escola (municipais, estaduais, federal e privadas). Optamos por tomar como variáveis independentes não apenas os aspectos mais objetivos das famílias (renda, ocupação, escolaridade, nº de filhos, entre outros), mas também aspectos mais difíceis de serem mensurados (modos de regulação das tarefas cotidianas, usos do tempo e relação com o futuro, formas de exercício da autoridade familiar, usos da língua escrita, etc)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Subprojeto: O processo de escolha do curso superior: análise microssociológica de um momento crucial das trajetórias escolares
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2004 - 2006
Projeto: A construção da excelência e da longevidade escolar em famílias de diferentes meios sociais: processos e práticas de escolarização
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2000 - 2004
Dilemas na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: o processo de escolha do curso superior
Descrição: Análise dos limites e potencialidades de diferentes referencias teóricos da Sociologia como instrumentos de interpretação do processo de escolha dos estudos superiores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2009 - 2015
Rede Família-escola

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Tânia de Freitas Resende em 11/10/2013.
Descrição: Propõe a criação de uma rede de divulgação de conhecimentos científicos, informações, debates, reflexões, em torno da temática família-escola. Para isso, prevê atividades de comunicação diversificadas, enfatizando-se a manutenção de um site ligado ao portal da Fae-UFMG (www.fae.ufmg.br/osfe) e a realização de subprojetos como a manutenção de um banco de teses e dissertações sobre a relação família-escola...
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO)


Revisor de periódico


2007 - Atual
Periódico: Educação em Revista (UFMG. Impresso)
2007 - Atual
Periódico: Educação e Pesquisa (USP. Impresso)
2007 - Atual
Periódico: Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso)
2009 - Atual
Periódico: Faz Ciência (UNIOESTE. Impresso)
2010 - Atual
Periódico: Teoria & Sociedade (UFMG)
2011 - Atual
Periódico: Educação em Foco (Juiz de Fora)
2011 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
2013 - Atual
Periódico: Estudos de Sociologia (Recife)
2014 - Atual
Periódico: Educação & Sociedade (Impresso)
2015 - Atual
Periódico: Revista Brasileira de História da Educação
2015 - Atual
Periódico: Pró-Posições (UNICAMP. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Sociologias (UFRGS. Impresso)
2016 - Atual
Periódico: Estudos em Avaliação Educacional (Impresso)
2017 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2016 - Atual
Periódico: Revista Docência do Ensino Superior
2018 - Atual
Periódico: PERCURSOS (UDESC)
2018 - Atual
Periódico: REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Sociologia da Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Fundamentos da Sociologia/Especialidade: Teoria Sociológica.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MATOS, Daniel Abud Seabra2017MATOS, Daniel Abud Seabra ; NOGUEIRA, M. A. ; RESENDE, T. F. ; ALVES, M. T. G. ; NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS . Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 28, p. 82--, 2017.

2.
ARIOVALDO, THAINARA CRISTINA DE CASTRO2017ARIOVALDO, THAINARA CRISTINA DE CASTRO ; NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS . Nova forma de acesso ao ensino superior público: um estado do conhecimento sobre o Sistema de Seleção Unificada - SiSU. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 4, p. 152-174, 2017.

3.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2017NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; NONATO, B. F. ; MEIRELLES, G. ; FLONTINO, Sandra R. D. . Promessas e limites: o SiSU e sua implementação na Universidade Federal de Minas Gerais. EDUCAÇÃO EM REVISTA (UFMG. IMPRESSO), v. 33, p. -, 2017.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2015NOGUEIRA, Claudio M. M.; RESENDE, T. F. ; VIANA, Maria Jose Braga . School choice, family mobilization and school performance. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 749, 2015.

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2015NOGUEIRA, Claudio M. M.; NOGUEIRA, M. A. . Os Herdeiros: fundamentos para uma sociologia do Ensino Superior. Educação & Sociedade (Impresso), v. 36, p. 47-62, 2015.

6.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2015NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; RESENDE, TÂNIA DE FREITAS ; VIANA, MARIA JOSÉ BRAGA . Escolha do estabelecimento de ensino, mobilização familiar e desempenho escolar. Revista Brasileira de Educação, v. 20, p. 749-772, 2015.

7.
ALVES, M. T. G.2013ALVES, M. T. G. ; NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; RESENDE, T. F. . Fatores familiares e desempenho escolar: uma abordagem multidimensional. Dados (Rio de Janeiro. Impresso), v. 56, p. 105-135, 2013.

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2012 NOGUEIRA, Claudio M. M.. Escolha racional ou disposições incorporadas: diferentes referenciais teóricos na análise sociológica do processo de escolha dos estudos superiores. Estudos de Sociologia (Recife), v. 18, p. 10-40, 2012.

9.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2011 NOGUEIRA, Claudio M. M.; ALMEIDA, Flávia Juliana de ; QUEIROZ, Kelly Aparecida de Sousa . A escolha da carreira docente: complexificando a abordagem sociológica. Vertentes (UFSJ), v. V.19, p. 153-165, 2011.

10.
RESENDE, T. F.2011RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; NOGUEIRA, M. A. . Escolha do estabelecimento de ensino e perfis familiares: uma faceta a mais das desigualdades escolares. Educação & Sociedade (Impresso), v. 1, p. 953-970, 2011.

11.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2010 NOGUEIRA, Claudio M. M.; PEREIRA, F. G. . O gosto e as condições de sua realização: a escolha por Pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 26, p. 15-38, 2010.

12.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2009NOGUEIRA, Claudio M. M.; CUNHA, Maria Amália de Almeida ; VIANA, Maria Jose Braga ; RESENDE, T. F. . A influência da família no desempenho escolar: estudo de dados da geração escolar 2005. Revista Contemporânea de Educação, v. 04, p. 379-396, 2009.

13.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2007NOGUEIRA, Claudio M. M.; NOGUEIRA, M. A. . Um arbitrário cultural dominante. Educação (São Paulo), v. 5, p. 36-45, 2007.

14.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2004NOGUEIRA, Claudio M. M.; FORTES, Maria de Fátima Ansaloni . A importância dos estudos sobre trajetórias escolares na sociologia da educação contemporânea. Paidéia (Belo Horizonte), Belo Horizonte, p. 57-73, 2004.

15.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2004NOGUEIRA, Claudio M. M.. Considerações sobre o modelo de análise do discurso de Patrick Charaudeau. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), Belo Horizonte, v. 6, n.nº 1, p. 65-75, 2004.

16.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2002 NOGUEIRA, Claudio M. M.; NOGUEIRA, M. A. . A Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, v. 78, p. 15-36, 2002.

17.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS2002NOGUEIRA, Claudio M. M.. Entre o subjetivismo e o objetivismo: considerações sobre o conceito de habitus em Pierre Bourdieu. Teoria & Sociedade (UFMG), Belo Horizonte, v. 10, p. 144-167, 2002.

18.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS1999NOGUEIRA, Claudio M. M.. Considerações sobre a Sociologia de Max Weber. Caderno de Filosofia e Ciências Humanas - Unicentro Newton Paiva, Belo Horizonte, p. 12-20, 1999.

19.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS1999NOGUEIRA, Claudio M. M.; PAIVA, L. H. . Focalização ou eficácia na inserção profissional? Um trade-off na profissionalização de jovens. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n.194, p. 42-53, 1999.

20.
NOGUEIRA, Claudio M. M.;NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS1997NOGUEIRA, Claudio M. M.. Transformações no pensamento de Émile Durkheim. Caderno de Educação - UEMG/CEPEMG, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . Bourdieu & a Educação. 4ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 128p .

2.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . Bourdieu & a Educação. 3ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. v. 01. 128p .

3.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . Bourdieu & a Educação. 2ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

4.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . Bourdieu & a Educação. 1ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. v. 01. 152p .

Capítulos de livros publicados
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Bernard Lahire: contribuições e limites de uma sociologia em escala individual. In: frédéric vandenberghe; jean-françois véran. (Org.). Além do habitus. Teoria social pós-bourdieusiana. 1ªed.Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016, v. , p. 49-69.

2.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; FLONTINO, S. R. D. . A escolha dos cursos de formação de professores e da profissão docente num cenário de desvalorização do magistério: os estudantes de licenciatura da universidade federal de minas gerais. In: Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes. (Org.). Entre Crise e Euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. 1ªed.Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014, v. , p. 35-68.

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. O processo de escolha dos estudos superiores: desafios para a investigação sociológica. In: Maria Manuel Vieira (UL); José Resende (UNL); Maria Alice Nogueira (UFMG); Juarez Dayrell (UFMG); Alexandre Martins (IPP); António Calha (IPP). (Org.). HABITAR A ESCOLA E AS SUAS MARGENS - Geografias Plurais em Confronto. 1ed.Portalegre, Portugal: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação, 2013, v. , p. 73-84.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Tradição, afeto e interesse: um retrato complexo da família em Mamãe faz 100 anos, de Carlos Saura. In: Inês Teixeira; José Miguel Lopes. (Org.). A família vai ao cinema. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2012, v. , p. 47-59.

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; ALMEIDA, Flávia Juliana de ; QUEIROZ, Kelly Aparecida de Sousa . Rumo à docencia: elementos para uma análise sociológica de trajetórias de professores do Ensino Fundamental. In: CALDEIRANO, Maria da Assunção; PEREIRA, Margareth Conceição; MARQUES, Gláucia F. Carneiro.. (Org.). Campos e Vertentes: formação, trabalho docente e avaliação sistêmica. 1ªed.Juiz de Fora, MG: Editora UFJF, 2010, v. , p. 127-146.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; NONATO, B. F. ; MOURAO, J. P. M. ; FLONTINO, Sandra R. D. . SiSU e Lei de Cotas: A escolha dos cursos diante da nova forma de acesso ao Ensino Superior. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasilia. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017. v. 1. p. 1-17.

2.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; NONATO, B. F. . Sisu E Política De Reserva De Vagas: Igualdade De Oportunidades No Acesso Ao Ensino Superior Público?. In: 38ª Reunião Nacional da Anped, 2017, São Luiz. Anais da 38ª Reunião Nacional da Anped, 2017.

3.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS; NONATO, B. F. ; LIMA, L. G. ; OTONI, S. T. L. . Mudança no perfil dos estudantes de cursos seletivos da UFMG e as desigualdades educacionais: indicações para uma prática docente inclusiva. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 2017, Belo Horizonte. ANAIS DO CONGRESSO DE INOVAÇÃO E METODOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR, 2017. v. 1. p. 1-11.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Reflexões sobre a Sociologia da Educação nos cursos de licenciatura. In: I Encontro de Sociologia da Educação: O ensino de Sociologia da Educação nos cursos de licenciatura, 2014, Nitéroi. I Encontro de Sociologia da Educação. Niterói: UFF, 2014.

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; FERREIRA, Ariadia Y. ; FLONTINO, Sandra R. D. . Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura e da profissão docente por alunos da UFMG. In: XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013, Salvador. Anais do XVI Congresso Brasileiro de Sociologia, 2013.

6.
RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; VIANA, Maria Jose Braga . Origem social, escolha do estabelecimento de ensino e desempenho escolar: um estudo com famílias de alunos das redes estadual e municipal de Belo Horizonte. In: 36a Reunião Anual da Anped, 2013, Goiânia. Anais da 36a Reunião Anual da Anped, 2013.

7.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. A abordagem de Bernard Lahire e suas contribuições para a Sociologia da Educação. In: 36a Reunião Anual da Anped, 2013, Goiania. Anais da 36a Reunião Anual da Anped, 2013.

8.
NOGUEIRA, M. A. ; RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; ALVES, M. T. G. . Família e desempenho escolar: uma análise exploratória da associação entre fatores familiares e proficiência em Língua Portuguesa. In: 35ª Reunião Anual da Anped, 2012, Porto de Galinhas. Anais da 35ª Reunião Anual da Anped, 2012.

9.
RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; CUNHA, Maria Amália de Almeida ; VIANA, Maria Jose Braga . Perfis familiares e tipos de estabelecimentos de ensino: desafios e questões para a análise sociológica. In: 32ª Reunião anual da Anped, 2009, Caxambu/MG. Anais da 32ª Reunião anual da Anped, 2009.

10.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; CUNHA, Maria Amália de Almeida ; VIANA, Maria Jose Braga ; RESENDE, T. F. . A influência da família no desempenho da geração escolar 2005. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

11.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Diferentes trajetórias rumo a um mesmo destino escolar. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007, Recife. XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2007.

12.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. O processo de escolha do curso superior: análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. In: 30 Reunião Anual da Anped, 2007, Caxambu. anped:30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

13.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Limites da explicação em sociologia da educação: considerações a partir de pesquisas sobre o processo de escolha do curso superior. In: XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005, Belo Horizonte. XII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2005.

14.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Desafios teóricos na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: a escolha do curso superior. In: 29º Encontro Anual da ANPOCS, 2005, Caxambu. Anais do 29º Encontro Anual da Anpocs, 2005.

15.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Dilemas teóricos na análise sociológica de trajetórias escolares. In: VI Encontro de pesquisa da Fae - UFMG, 2001, Belo Horizonte. Anais do VI Encontro de pesquisa da Fae - UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 1999. p. 287-294.

16.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; PAIVA, L. H. . Dilema nos programas de profissionalização de adolescentes socialmente excluídos. In: V Encontro de Pesquisa da Fae - UFMG, 1998, Belo Horizonte. V Encontro de pesquisa da Fae - UFMG. Belo Horizonte: UFMG, 1998. p. 222-232.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
NONATO, B. F. ; LIMA, L. G. ; OTONI, S. T. L. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; MOURAO, J. P. M. . Lei de Cotas e a origem escolar dos estudantes da UFMG: uma análise sobe a mudança ocorrida nos cursos de graduação. In: X Simpósio de Pedagogia: Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. Anais do X Simpósio nacional de pesquisa em Educação, 2017. v. 1. p. 3-5.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
LIMA, L. G. ; OTONI, S. T. L. ; MOURAO, J. P. M. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; NONATO, B. F. . Uma incursão nos conceitos sociológicos de democratização e massificação do ensino superior e as politicas públicas braslieiras. In: X Simpósio de Pedagogia: Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017, Belo Horizonte. Anais do X Simpósio de Pedagogia: Currículo: suas bases e suas ideologias, 2017. v. 1. p. 7-9.

2.
MOURAO, J. P. M. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . SiSU e a democratização do acesso à universidade pública: o caso do curso de Ciências Sociais da UFMG. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017, Brasilia. Anais do 18º Congresso Brasileiro de Sociologia, 2017. v. 1. p. 1-1.

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; PAIVA, L. H. . Dilema nos programas de profissionalização de adolescentes. In: 50ª reunião anual da SBPC, 1998, Natal. Anais da 50ª reuniãop anual da SBPC, 1998.

Apresentações de Trabalho
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Sisu e Lei de cotas: novas oportunidades e velhas desigualdades. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Qual acesso ao Ensino Superior: colocando a escolha dos cursos no centro do debate. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. A escolha das licenciaturas e da carreira docente num cenário de desvalorização do magistério. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Teoria sociológica e motivação humana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura e da profissão docente por alunos da UFMG. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Habitus em Pierre Bourdieu: riqueza e pobreza de um conceito. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Considerações sobre "Le Monde Pluriel", de Bernard Lahire. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. O processo de escolha do curso superior: desafios para a análise sociológica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Bernard Lahire e as disposições múltiplas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; RESENDE, T. F. ; VIANA, Maria Jose Braga ; CUNHA, Maria Amália de Almeida . A influência da família no desempenho da geração escolar 2005. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; NOGUEIRA, M. A. ; VIANA, Maria Jose Braga ; CUNHA, Maria Amália de Almeida . Perfis familiares e tipos de estabelecimentos de ensino: desafios e questões para a análise sociológica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Diferentes trajetórias rumo a um mesmo destino escolar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. O processo de escolha do curso superior: análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Diferentes trajetórias rumo a um mesmo destino escolar: análise sociológica do processo de escolha do curso de Pedagogia da UFMG. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Limites da explicação em sociologia da educação: considerações a partir de pesquisas sobre o processo de escolha do curso superior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Desafios teóricos na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: a escolha do curso superior. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. O processo de escolha do curso superior: análise microssociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Dificuldades na articulação dos planos individual e coletivo da realidade social: considerações em torno do conceito de habitus. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Limites do conceito de habitus como instrumento de interpretação de trajetórias escolares. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Dilemas teóricos na análise sociológica de trajetórias escolares. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; PAIVA, L. H. . Dilema nos programas de profissionalização de adolescentes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; PAIVA, L. H. . Dilemas nos programas de profissionalização de adolescentes socialmente excluídos. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Verbete: Ação. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (Verbete em dicionário).

2.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Verbete: Espaço Social. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (Verbete em dicionário).

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Verbete: Agente. Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017 (Verbete em dicionário).

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Verbete: Família / relação família-escola. Dicionário de trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2010 (Verbete em dicionário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2018.

2.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade. 2018.

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2018.

4.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2018.

5.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2018.

6.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Percursos - UDESC. 2018.

7.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade. 2018.

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. parecer sobre artigo para Revista Eletrônica de Educação - Reveduc. 2018.

9.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Docência do Ensino Superior. 2017.

10.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2017.

11.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Proposições. 2017.

12.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2017.

13.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade. 2016.

14.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Sociologias. 2016.

15.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2016.

16.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Estudos em Avaliação Educacional. 2016.

17.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. parecer sobre artigo para Pro-posições. 2016.

18.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2015.

19.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2015.

20.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Revista Brasileira de História da Educação. 2015.

21.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Teoria e Sociedade. 2015.

22.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Parecer sobre artigo para Pro-posições. 2015.

23.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2014.

24.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Sociedade. 2014.

25.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2014.

26.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2014.

27.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2014.

28.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2013.

29.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Estudos de Sociologia. 2013.

30.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2013.

31.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2013.

32.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. parecer sobre artigo para Educação em Revista. 2013.

33.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2013.

34.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. parecer sobre artigo para Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. 2012.

35.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecerista Anped - Gt Sociologia da Educação. 2012.

36.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa. 2012.

37.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Teoria e Sociedade. 2012.

38.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre resenha para Educação em Revista. 2012.

39.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Revista Brasiliense de Pós-graduação em Ciências Sociais. 2012.

40.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Foco. 2011.

41.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Faed - Universidade Estadual do Mato Grosso 18/03/2010. 2010.

42.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Teoria e Sociedade - UFMG 04/05/2010. 2010.

43.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista - 15/08/2010. 2010.

44.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa 01/12/10. 2010.

45.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa 24/05/2010. 2010.

46.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Revista Faed da Unversidade Estadual de Mato Grosso 05/05/2009. 2009.

47.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa 07/07/2009. 2009.

48.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Faz Ciência - UNIOESTE 04/04/2009. 2009.

49.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista 06/05/2009. 2009.

50.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista 05/08/2009. 2009.

51.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista 07/08/ 2009. 2009.

52.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecerista Anped - Gt Sociologia da Educação. 2009.

53.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecerista Anped - Gt Sociologia da Educação. 2008.

54.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Cadernos de Saúde Pública 09/07/07. 2007.

55.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação em Revista 30/09/2007. 2007.

56.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Parecer sobre artigo para Educação e Pesquisa 05/10/2007. 2007.


Demais tipos de produção técnica
1.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Texto de apresentação da proposta de reforma curricular do curso de Pedagogia da FAE/UFMG. 2007. (Texto de apresentação da proposta de reforma curricular do curso de Pedagogia da FAE/UFMG (17 pgs)).

2.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; RESENDE, T. F. ; VIANA, Maria Jose Braga . A construção da Longevidade e da excelência escolar em famílias de diferentes meios sociais: processos e práticas de escolarização Subprojeto O processo de escolha do curso superior: análise microssociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. 2006. (Relatório de pesquisa).

Demais trabalhos
1.
RESENDE, T. F. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. ; CUNHA, M. A. A. ; NOGUEIRA, M. A. ; VIANA, Maria Jose Braga . Rede família-escola. 2009 (Projeto de extensão) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Mariana De Assis Soares. O clima escolar e o som do recreio: entre escutas, observações e relatos. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Thainara Cristina de Castro Ariovaldo. O sistema de seleção unificada e a escolha pelas licenciaturas na Universidade Federal de Viçosa. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Isabela Berbert da Guia. De escolas públicas à UFV: a escolha do curso superior em uma cidade média universitária. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Eber Feliciano de Oliveira. Mobilidade internacional discente: perfis e motivações do estudante estrangeiro na UFMG. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Phelipe Rodrigues de Oliveira Pinto. A movimentação de estudantes entre diferentes cursos da Universidade Federal de Viçosa e o processo de escolha do curso superior. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

6.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Ana Paula Guedes Henrique. A entrada na educação superior pùblica e a experiência estudantil: o caso de universitários beneficiados pela política de ação afirmativa na UFV. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

7.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Sandra Regina Dantas Flontino. Profissão para homem? A escolha feminina por cursos majoritariamente masculinos na UFMG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; VIANA, Maria Jose Braga; LACERDA, Wânia. M. G.. Participação em banca de Alice Cristina Figueiredo. Processo de integração e afiliação à vida acadêmica de estudantes de camadas populares no contexto de expansão universitária. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

9.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Ariadia Ylana Ferreira. Construindo percursos acadêmicos e profissionais: diferentes trajetórias estudantis no interior do curso de Pedagogia da Fae/UFMG. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

10.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Leandro Ferreira Santos. A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de Ensino Médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

11.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; BATISTA, Antônio A. G.; LACERDA, Wânia. M. G.. Participação em banca de Flávia Goulart Pereira. Homens na Pedagogia: as razões do improvável. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

12.
SOUZA, João V. A.; NOGUEIRA, Claudio M. M.; ASCENCAO, Valéria O. R.. Participação em banca de Laís Barbosa Patrocínio. A hierarquia bacharelado/licenciatura em diferentes áreas do conhecimento: uma análise da UFMG. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

13.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Flávia Barros Fialho. "Mobilidade parental e excelência escolar: um estudo das práticas educativas de famílias das classes médias". 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

14.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Ana Donato Gomes Teixeira. A socialização em grupos religiosos católicos:repercussões nas trajetórias escolares longevas nos meios populares. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

15.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Flávio Andrade do Carmo. A opção pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas e da docência por alunos de camadas sociais favorecidas: uma escolha possível ou improvável?. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

16.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; NOGUEIRA, M. A.; BATISTA, A. A. G.; BICALHO, D. C.. Participação em banca de Roberto Cezar de Souza Silva. Universidade, diversidade social e diploma de licenciatura: estratégias de rentabilização do título por estudantes de letras. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

17.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; Souza, J. v. A.. Participação em banca de Elenice de Brito Teixeira Silva. Condição docente na educação infantil: representações do presente. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

18.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; VIANA, Maria Jose Braga. Participação em banca de Ana Beatriz Ratton Ferreira. Impactos da inserção em escolas da rede privada de alto prestígio acadêmico sobre jovens populares e suas famílias: o programa Bom Aluno de Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

19.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; NOGUEIRA, M. A.. Participação em banca de Andréa Aparecida de Araújo Zica. O projeto "Incubadora de Talentos": a experiência escolar e familiar dos bolsistas. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

20.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; Souza, J. v. A.. Participação em banca de Daniel Antunes Ataides. A educação confessional face ao princípio da laicidade: uma análise da pedagogia adventista em Belo Horizonte. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

21.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Erika Nogueira de Almeida Soares. Da construção do "ofício de aluno" - observando, ouvindo e interpretando visões e versões de jovens alunos: uma pesquisa em duas séries da Educação Básica de uma escola particular de Belo Horizonte - MG. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

22.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Márcia Fontoura Trad. O sucesso escolar de alunos dos meios populares na década de 60, no Colégio Estadual de Minas Gerais:reconstruindo as suas trajetórias. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

23.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Alexandre Guilherme de Araújo Compart. O riso e o sorriso nos processos de socialização e construção identitária. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

24.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Juliana da Silva Sardinha pinto. A escolha das escolas Waldorf por famílias das camadas médias. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

25.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Solange Aparecida Fonseca Lopes. Origem geográfica e estratégias de escolarização - um estudo sobre estudantes migrantes do interior de Minas Gerais para a capital. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

26.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Elânia Duarte Diniz. Relação família-escola e avaliação escolar: um estudo no contexto de ciclos. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

27.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; MODESTO, A. L.; NORONHA, R.. Participação em banca de Carlos Wagner Jota Guedes. Essa moça tá diferente: debates sobre a representação da sexualidade feminina. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

28.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Welessandra Aparecida Benfica. A escola rural na década de 90: expectativas e significados da experiência escolar para os alunos e suas famílias. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

29.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Mônica Cristina Ferreira. Leitores em formação individual entre a biblioteca escolar, a família e outros apelos socioculturais. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

30.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Francisca Schaich Prates. A melodia da informação: um estudo das trajetórias de formação musical de estudantes da escola de música da UFMG. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Teses de doutorado
1.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Adilson Pereira dos Santos. Implementação da lei de cotas em três universidades federais mineiras. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Denise Bianca Maduro Silva Passades. Estudo comparado sobre evasão na educação profissional - Brasil e Argentina. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Cibele Noronha de Carvalho. Nascer em berço de ouro: os quartos infantis como instância de socialização de crianças pertencentes a estratos sociais favorecidos. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Gustavo Meirelles Ribeiro. O processo de escolha do curso de Medicina por alunos de duas instituições federais de Minas Gerais, no contexto da implantação de políticas de democratização do acesso ao Ensino Superior. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Bréscia França Nonato. Cota e Sisu: Análise dos processos de escolha dos cursos e do perfil dos estudantes da UFMG antes e após as mudanças na forma de acesso às instituições federais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Rebeca Contrera Avila. Tornar-se cirurgiã no Brasil: um estudo sobre a construção das disposições de gênero quanto à aspiração profissional e à escolha da especialidade médica". 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educaçãqo) - Universidade Estadual de Campinas.

7.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Michely de Lima Ferreira Vargas. Formação e atuação profissional do egresso de Pedagogia da Faculdade de Educação da. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Débora Fernandes de Miranda. Rendimentos materiais e simbólicos do diploma de licenciatura em língua inglesa: estudo sobre egressos do curso de Letras da UFMG. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

9.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Roberto Cezar de Souza Silva. Motivações para a leitura e promoção do acesso a livros:três casos "improváveis" dos meios populares celebrizados pela mídia. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Ronaldo Castro D`ávila. A reforma curricular no curso de licenciatura em Educação Física 2004/2006: o caso da Universidade de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

11.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Carla Silva Reis. Trajetórias em contraponto:uma abordagem microssociológica da formação superior em piano em duas universidades brasileiras. 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

12.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; BATISTA, A. A. G.; SANTOS, L. L.; VOVIO, C. L.; ANDRADE, L. T.; BICALHO, D. C.. Participação em banca de Maura Maria dos Santos. Relações de estudantes de letras com a leitura literária: entrre leituras profissionais e comuns.. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Doutorado
1.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Letícia Pereira de Sousa. Assistência estudantil: um olhar sobre os programas de moradia universitária de três universidades federais mineiras. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

2.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Bréscia França Nonato. Agora ta mais fácil para entrar? Mudanças na forma de acesso ao ensino superior e suas repercussões sobre os processos de escolha dos cursos de graduação. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social) - Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Adilson Pereira dos Santos. A implementação da Lei das Cotas em três universidades federais mineiras. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

4.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Denise Bianca Maduro Silva Passades. Estudo comparado sobre evasão na educação profissional - Brasil e Argentina. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Kátia de Oliveira Rodrigues. O acúmulo do capital científico no campo da cancerologia: um estudo a partir de análise de citações. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação da UFMG.

6.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Rodrigo Pelegrini Ratier. O (a) jornalista de educação no Brasil: práticas, valores e estruturas de um campo. 2014 - Faculdade de Educação da USP.

7.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Participação em banca de Roberto Cezar de Souza Silva. Leitores (im)prováveis nos meios populares: gênese das exceções. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

8.
BATISTA, A. A. G.; VIANA, Maria Jose Braga; NOGUEIRA, Claudio M. M.; SILVA, Luciano. C.; PAIVA, Vera M. O. E.. Participação em banca de Débora Fernandes de Miranda. O valor do diploma de licenciatura em inglês: estudo sobre egressos do curso de letras da UFMG. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG.

Qualificações de Mestrado
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Ana Paula Guedes Henrique. A entrada na universidade pública e a experiência estudantil: o caso de universitários beneficiados pela ação afirmativa na Universidade Federal de Viçosa. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.

2.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Participação em banca de Júlia da Silva Rigo. As trajetórias escolares dos alunos da licenciatura noturna da UFV. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Viçosa.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
NOGUEIRA, CLÁUDIO MARQUES MARTINS. Concurso para seleção de professor adjunto. 2017. Universidade Federal Fluminense.

2.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor substituto. 2012. Faculdade de Educação da UFMG.

3.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor adjunto. 2011. Universidade Federal de Juiz de Fora.

4.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; CUNHA, Maria Amália de Almeida; PAULA, Luiz Roberto de. concurso para seleção de professor substituto. 2010. Faculdade de Educação da UFMG.

5.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor adjunto. 2009. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor adjunto. 2008. Universidade Federal de Ouro Preto.

7.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor substituto. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor adjunto. 2006. Universidade Federal de Ouro Preto.

9.
NOGUEIRA, Claudio M. M.. Concurso para seleção de professor adjunto. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
NOGUEIRA, Claudio M. M.; RESENDE, T. F.; M. NETO, A. J.. Concurso para seleção de professor substituto. 2005. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XII Encontro de Pesquisa em Educação - Fae/UFMG.O Sisu e sua implementação na UFMG. 2016. (Encontro).

2.
Colóquio temas, problemas e percursos transversais da Educação Superiorioor. Qual acesso ao Ensino Superior: colocando a escolha dos cursos no centro do debate. 2015. (Congresso).

3.
I Encontro de Sociologia da Educação.O ensino de Sociologia da Educação nos cursos de licenciatura. 2014. (Encontro).

4.
IV Colóquio Luso Brasileiro de Sociologia da Educação.A escolha dos cursos de formação de professores e da profissão docente num cenário de desvalorização do magistério: os estudantes de licenciatura da universidade federal de minas gerais. 2014. (Encontro).

5.
Semana acadêmica da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense.Análise sociologica do processo de escolha dos cursos de licenciatura. 2014. (Seminário).

6.
36a Reunião Anual da Anped. A abordagem de Bernard Lahire e suas contribuições para a Sociologia da Educação. 2013. (Congresso).

7.
Quem ainda quer ser professor?.Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura e da profissão docente por alunos da UFMG. 2013. (Encontro).

8.
Seminário Internacional sobre democratizaçao do Ensino Superior.Pesquisas sobre egressos, acesso e permanência no Ensino Superior. 2013. (Seminário).

9.
Simpósio Internacional sobre Pierre Bourdieu e a Educação. A sociologia da educação de Pierre Bourdieu: limites e contribuições. 2013. (Congresso).

10.
XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura e da profissão docente por alunos da UFMG. 2013. (Congresso).

11.
2nd International Sociological Association Forum of Sociology. 2012. (Congresso).

12.
35ª Reunião Anual da Anped. Família e desempenho escolar: uma análise exploratória da associação entre fatores familiares e proficiência em Língua Portuguesa. 2012. (Congresso).

13.
34ª Reunião anual da Anped. Coordenação de sessões de apresentações de trabalhos no Gt de Socioloiga da Educação. 2011. (Congresso).

14.
33ª Reunião Anual da Anped. Coordenação de sessões de apresentação de trabalhos no GT de Sociologia da Educação. 2010. (Congresso).

15.
II Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação - Habitar a escola e as suas margens: geografias plurais em confronto."O processo de escolha do curso superior: desafios para a análise sociológica". 2010. (Encontro).

16.
32ª Reunião anual da Anped. Perfis familiares e tipos de estabelecimentos de ensino: desafios e questões para a análise sociológica. 2009. (Congresso).

17.
33º Encontro Anual da Anpocs.Bernard Lahire e as disposições múltiplas. 2009. (Encontro).

18.
XIV Congresso brasileiro de Sociologia. A influência da família no desempenho da geração escolar 2005. 2009. (Congresso).

19.
I Colóquio Luso-brasileiro de Sociologia da Educação - Família, Escola e Juventude.A teoria da legitimidade cultural em questão. 2008. (Encontro).

20.
30 Reunião Anual da Anped. O processo de escolha do curso superior: análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares. 2007. (Congresso).

21.
XII Congresso Brasileiro de Sociologia. Diferentes trajetórias rumo a um mesmo destino escolar. 2007. (Congresso).

22.
28º Encontro Nacional da ANPOCS.Desafios teóricos na análise sociológica de um momento crucial das trajetórias escolares: a escolha do curso superior. 2005. (Encontro).

23.
Encontro Brasileiro de Sociologia.Limites da explicação em sociologia da educação: considerações a partir de pesquisas sobre o processo de escolha do curso superior. 2005. (Encontro).

24.
Encontro de pesquisa da Fae/UFMG.O processo de escolha do curso superior: análise microssociológica deum momento crucial das trajetórias escolares. 2004. (Encontro).

25.
X Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste.Dificuldades na articulação dos planos individual e coletivo da realidade social: considerações em torno do conceito de habitus. 2001. (Encontro).

26.
VII Encontro de Pesquisa da Fae - UFMG.Limites do conceito de Habitus como instrumento de interpretação de trajetórias escolares. 2000. (Encontro).

27.
VI Encontro de pesquisa da Fae - UFMG.Dilemas teóricos na análise Sociológica de trajetórias escolares. 1999. (Encontro).

28.
50ª Reunião Anual da SBPC.Dilema nos programas de profissionalização de adolescentes. 1998. (Encontro).

29.
V Encontro de Pesquisa da Fae.Dilemas nos prograas de profissionalização de adolescentes socialmente excluídos. 1998. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Gustavo Bruno de Paula. Hierarquias no Ensino Superior. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

2.
Telma Pimenta. Sucesso e insucesso na disciplina de Cálculo: análise sociológica. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Sabrina Fortunato Martins. A implantação do SiSU e o acesso às universidades federais: análise sociológica dos impactos sobre o processo de escolha dos cursos e instituições de ensino superior em Minas Gerais. Início: 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Alejandro Schugurensky. Social inclusion policies and access to Higher Education: the case of Brazil. Início: 2018. Orientação de outra natureza. Universidade Federal de Minas Gerais. Fulbright. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Thainara Cristina de Castro Ariovaldo. A escolha das licenciaturas na UFV após a adoção do Sisu. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

2.
Sandra Regina Dantas Flontino. A construção de trajetórias escolares e profissionais: aspira~ções e expectativas de futuro entre mulheres estudantes do Ensino Médio em Belo horizonte/MG. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

3.
Ariadia Ylana Ferreira. Construindo rumos, planos, estratégias: uma análise sociológica de diferentes trajetórias acadêmicas de egressos do curso de Pedagogia da Fae/UFMG. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

4.
Leandro Ferreira Santos. A construção de aspirações e expectativas escolares e profissionais em uma escola pública de Ensino Médio de Belo Horizonte: uma análise sociológica sobre a experiência escolar. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

5.
Flávia Goulart Pereira. Homens na Pedagogia: as razões do improvável. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

6.
Solange Aparecida Fonseca Lopes. Origem geográfica e estratégias de escolarização - um estudo sobre estudantes migrantes do interior de Minas Gerais para a capital. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Coorientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

Tese de doutorado
1.
Gustavo Meirelles Ribeiro. Perfil socioeconômico do estudante de Medicina em escolas de Minas Gerais e fatores que influenciam a escolha da instituição de Ensino Superior. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

2.
Bréscia Nonato. Lei de cotas e Sisu: análise dos processos de escolha dos cursos e do perfil dos estudantes da UFMG antes e após as mudanças na forma de acesso às instituições federais. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

3.
Débora Fernandes de Miranda. O diploma de licenciatura em inglês: impactos na vida profissional e pessoal de egressos do curso de letras da UFMG. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da UFMG, . Coorientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Jonatas Bastos Pinto. Escolha do curso superior e perfil socioeducacional dos alunos que ingressam no curso de Geografia da UFMG. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

2.
Marcelo Braga Araujo. E a família, como vai?. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

3.
Walter Batista Maia. Uma análise crítica da perspectiva tecnicista no ensino de matemática: contribuições para uma nova prática pedagógica. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

Iniciação científica
1.
Liliane Gonçalves Fernandes de Lima. Efeitos do Sisu sobre a escolha dos cursos superiores. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

2.
Hannah Machado Cepik. A implantação do SiSU e o acesso às universidades federais: análise sociológica dos impactos sobre o processo de escolha dos cursos e instituições de ensino superior em Minas Gerais. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

3.
João Pedro Marques Mourão. A implantação do SiSU e o acesso às universidades federais: análise sociológica dos impactos sobre o processo de escolha dos cursos e instituições de ensino superior em Minas Gerais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Faculdade de Educação da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

4.
Cecília Nogueira Rezende. A implantação do SiSU e o acesso às universidades federais: análise sociológica dos impactos sobre o processo de escolha dos cursos e instituições de ensino superior em Minas Gerais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Sociais) - Faculdade de Educação da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

5.
Bruno Michael Pereira de Abreu. O processo de escolha dos cursos de licenciatura na UFMG. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

6.
Ygor Bernardes. Análise sociológica do processo de escolha dos cursos de licenciatura na UFMG. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Abi - Física) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

7.
Scheila Ferreira Lopes. A escolha pelas licenciaturas e pela profissão docente. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da UFMG. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

8.
Camila Mattarelli de Abreu e Silva. O conceito de capital cultural na Sociologia da Educação contemporânea: indo além de Pierro Bourdieu. 2009. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

9.
Flávia Almeida. Análise sociológica do processo de escolha do curso superior. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

10.
Poliana Janaína Prates de Oliveira. O conceito de capital cultural em Pierre Bourdieu. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

11.
Tatyane Andrade. A influência da família no desempenho da geraçãoescolar 2005. 2008. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

12.
Flávia Goulart Pereira. Caracterização dos alunos do 1º ano do curso de Pedagogia da UFMG e análise sociológica do processo de escolha do curso superior. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

13.
Flávia Goulart Pereira. Perfil sociológico dos alunos de Pedagogia e análise do processo de escolha do curso superior. 2006. Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.

Orientações de outra natureza
1.
Maria Paula de Azambuja de Ávila. Monitoria de Sociologia da Educação. 2016. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Claudio Marques Martins Nogueira.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
NOGUEIRA, M. A. ; NOGUEIRA, Claudio M. M. . Bourdieu & a Educação. 4ª. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. v. 1. 128p .



Outras informações relevantes


Vice-coordenador do GT de Sociologia da Educação da Anped - 2009/2011

Pesquisador Mineiro - Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais - Fapemig - 2012/2014

Vice-coordenador da linha de Sociologia da Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Fae/UFMG



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/10/2018 às 18:03:37