Denise Coelho Studart

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3218612044208090
  • Última atualização do currículo em 03/09/2018


Doutora em Museum Studies pela University College London (UCL) (2000), Inglaterra ? Reino Unido; Museóloga pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1993); Especialização em Estudos Especiais de Crítica de Arte e em Conservação de Obras de Arte pela UIA - Università Internazionale dell Arte, Itália (1988). Trabalhou em museus europeus (entre eles o Museu Britânico, Londres, desenvolveu pesquisas no Science Museum, Londres, e La Cité des Sciences et de l´Industrie, Paris). Trabalhou também em diversos museus brasileiros (Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Museu de Arte Popular Casa do Pontal, Centro Cultural Banco do Brasil e Museu de Astronomia e Ciências Afins). Foi Coordenadora do Comitê de Educação e Ação Cultural do ICOM / International Council of Museums, no Brasil (CECA-Brasil) de 2002 a 2005. Em 2002 ingressou por concurso público no Museu da Vida, Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz, como Tecnologista Pleno. Implantou o Núcleo de Estudos de Público e Avaliação (Nepam) no Museu da Vida, o qual coordenou de 2006 a 2008. Foi Secretária Geral e membro do Comitê Organizador do 4th Science Centre World Congress, realizado em abril de 2005 no Rio de Janeiro. Membro suplente do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do ICOM (2006-2009; 2012-2015). Participou da criação do Observatório de Museus e Centros Culturais (OMCC) em 2005 e atualmente integra a equipe do Observatório de Museus e Centros de CIência e Tecnologia (OMCC&T) criado em 2013. Cedida ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro para Chefiar o Museu do Meio Ambiente (2008-2009), participou da elaboração do Plano Museológico de Implantação do referido Museu (Org.). Coordenadora Geral do Simpósio Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental, realizado no Rio de Janeiro (Junho 2010). Atualmente integra a equipe do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam), Museu da Vida, realizando pesquisas, participando de comissões e da elaboração de projetos museológicos diversos. Relatora do documento "Política de Memória da Fiocruz" (2018). Colaboradora do projeto "Parques do Brasil" (Cooperação MV/COC, TV Brasil e IcmBio). Áreas de interesse e atuação: museologia, estudos de público, educação em museus, acessibilidade, meio ambiente e museus, ciência e arte. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denise Coelho Studart
Nome em citações bibliográficas
STUDART, D. C.

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Oswaldo Cruz, Museu da Vida / Casa de Oswaldo Cruz.
Av. Brasil 4365
Manguinhos
21045900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38652121
URL da Homepage: http://www.museudavida.fiocruz.br


Formação acadêmica/titulação


1995 - 2000
Doutorado em Museum Studies.
University College London, UCL, Grã-Bretanha.
Título: The Perceptions and Behaviour of Children and their Families in Child-Orientated Museum Exhibitions, Ano de obtenção: 2000.
Orientador: Dra. Paulette McManus.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: child-orientated museum exhibitions; informal education; visitor studies; exhibition planning; museum experience; hands-on exhibitions.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Educação.
1994 - 1995
Mestrado em Museum Studies.
University College London, UCL, Grã-Bretanha.
Título: To Act or Not to Act? The Use of Drama in Museum Live Interpretation Programmes,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Dra. Paulette McManus.
Palavras-chave: Museum Theatre; Live Interpretation; Museum Education; Museum Communication.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
1986 - 1988
Especialização em Studi Speciali Di Critica D'arte. (Carga Horária: 720h).
Universita Internazionale Dell'arte, UIA, Itália.
Título: Baudelaire Critico d'Arte nei Salons dell'Ottocento.
Orientador: Dra. Maria Teresa Zanobinni.
1989 - 1993
Graduação em Museologia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Casa do Pontal - Um Museu Dedicado `a Arte Popular Brasileira.
Orientador: Dr. Mario Chagas.




Formação Complementar


2011 - 2011
Science Communication in Developing Countries. (Carga horária: 40h).
the Abdus Salam ICTP - Trieste, ICTP, Itália.
2008 - 2009
Design em Sustentabilidade de Ecovilas. (Carga horária: 360h).
Educação Gaia Brasil. Parceria: Gaia Education / Terra Una / JBRJ, GEESE, Grã-Bretanha.


Atuação Profissional



Museu da Vida Casa de Oswaldo Cruz, FIOCRUZ*, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnologista Pleno, Carga horária: 40
Outras informações
Concursada - 1° lugar

Atividades

2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Núcleo de Avaliação e Pesquisa de Público, .

7/2005 - 11/2008
Direção e administração, Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Pesquisa de Público, .

Cargo ou função
Coordenação e realização de pesquisas com os públicos do Museu da Vida.
7/2005 - 11/2008
Outras atividades técnico-científicas , Membro do Observatório de Museus e Centros Culturais, Membro do Observatório de Museus e Centros Culturais.

Atividade realizada
Membro da equipe de coordenação do Observatório de Museus e Centros Culturais (convênio com o Departamento de Museus e Centros Culturais - DEMU/IPHAN).
2003 - 2005
Outras atividades técnico-científicas , Comitê Organizador do 4th Science Centre World Congress / 4SCWC, Comitê Organizador do 4th Science Centre World Congress / 4SCWC.

Atividade realizada
Secretaria Geral do Congresso. 2. Organização da programação científica do 4th Science Centre World Congress, sediado pelo Museu da Vida / Abril de 2005. 3. Interface entre o Comitê Organizador Local, o Comitê Internacional de Programação e o Comitê.
2003 - 2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo Nacional do 4th Science Centre World Congress /4SCWC, .

Cargo ou função
Membro.
2002 - 2003
Direção e administração, Coordenação, Circuito de Visitação do Museu da Vida, .

Cargo ou função
Coordenação da equipe de gerência dos espaços do Museu da Vida (Espaço Biodescoberta, Parque da Ciência, Ciência em Cena, Centro de Recepção e Espaço Passado e Presente).

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro, IP/JBRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe - Museu do Meio Ambiente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Elaboração do Plano Museológico do Museu do Meio Ambiente. Organização das exposições "20 Anos sem Chico Mendes" e "Visões da Terra".


Universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias, ULHT, Portugal.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Disciplina Museologia, Poder e Gênero.
Outras informações
Curso de Estudos Avançados em Museologia. Convênio ABM e ULHT.

Vínculo institucional

2000 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Corpo Docente, Doutorado em Museologia
Outras informações
Membro do Corpo Docente do Doutorado em Museologia. Professora do Mestrado em Museologia.

Atividades

2000 - 2001
Ensino, Mestrado Em Museologia Social, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminário Anual (20 horas): Estudos de Público e Avaliação em Museus: Valorizando a Experiência Museal do Visitante

Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2002
Vínculo: Bolsista recém-doutor FAPERJ, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40
Outras informações
Pesquisadora junto à Coordenação de Educação Participação nas discussões dos projetos e programas educativos e de divulgação científica do Museu; Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa para a Coordenação de Educação; Orientação de bolsistas de iniciação científica; Realização de seminários; Preparação de trabalhos para apresentação em conferências e redação de artigos para publicação.

Atividades

04/2001 - 09/2002
Pesquisa e desenvolvimento , Coordenação de Educação, .


The British Museum, BM, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

1999 - 2000
Vínculo: temporário, Enquadramento Funcional: Curador Assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Exposição Internacional do módulo Arqueologia / Artes Indígenas : ?Unknown Amazon?; projeto em colaboração com a Associação Brasil 500 Anos por ocasião das comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. A curadoria internacional ficou sob responsabilidade do Sr. Colin McEwan, do ?Department of Ethnography? do British Museum.

Atividades

9/1999 - 7/2000
Outras atividades técnico-científicas , The British Museum, The British Museum.

Atividade realizada
Curador Assistente, Exposição Internacional, Department Of Ethnography / BM. 1. Assistência aos Curadores da Exposição Unknown Amazon. 2. Interface entre a Associação Brasil 500 Anos e a Equipe Curadora, Comitê Científico e Departamentos do BM..

La Cité des Sciences et de l´Industrie, LA VILLETTE, França.
Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40

Atividades

12/1998 - 03/1999
Pesquisa e desenvolvimento , Department de Évaluation, Direction de la Stratégie, .


Science Museum, SCIENCE MUSEUM, Grã-Bretanha.
Vínculo institucional

1994 - 1995
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 16

Atividades

11/1994 - 6/1995
Estágios , Science Museum, Interpretation Unit.

Estágio realizado
Estudo de Publico: Avaliação do uso de teatro nas salas de exposição do Museu de Ciências de Londres..

Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 1994
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Museologo, Carga horária: 40

Atividades

1/1994 - 8/1994
Serviços técnicos especializados , Banco do Brasil, Museu do Banco do Brasil.

Serviço realizado
Membro da Equipe do Projeto de Documentacao Numismatica. Responsavel pelo banco de dados do projeto de catalogacao da colecao numismatica do museu..

Museu Casa do Pontal, MUSEU PONTAL, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Assistente da Direção, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento de Atividades de relações públicas. Realização de pesquisas para exposições temporárias do Museu. Suporte Administrativo.

Atividades

01/1993 - 08/1993
Direção e administração, .

Cargo ou função
Cargo administrativo.

Museu da Imagem e do Som Rio de Janeiro, MIS/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1989 - 1992
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cargo de Confiança, Assessora, Carga horária: 40

Atividades

6/1989 - 2/1992
Direção e administração, Funarj, .

Cargo ou função
Assessora da Direção. Supervisora das obras de restauracao e reestruturação do museu. Coordenadora da Exposição Inaugural do museu..


Linhas de pesquisa


1.
Divulgação Científica, Educação e Avaliação

Objetivo: É formada pelos projetos de aplicação das teorias educacionais e pela avaliação empírica de sua eficácia e eficiência. Estes projetos se caracterizam pelo estudo das relações educação-aprendizagem entre o museu e o público, levando-se em consideração as características dos processos e ações educacionais em contexto não formal e as especificidades de cada tipo de público. Neste contexto, a divulgação científica exige o estudo e a criação de estratégias singulares. Grupo de Pesquisa CNPq "Educação em Ciências em Espaços Não Formais", MAST..
2.
Ciência e Arte / Teatro
3.
Observatorio de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia
4.
Acessibilidade
5.
Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental
6.
Observatório de Museus e Centros Culturais

Objetivo: Objetivo Geral: Contribuir para a produção de dados sobre práticas e atores implicados na relação entre museus e sociedade, visando promover reflexão sobre a apropriação social e cultural dos museus e seu impacto na qualidade de vida das populações. Objetivos Específicos: Realizar análises sobre diferentes dimensões das instituições museais a partir de fontes variadas; construir e validar protocolos de pesquisa que posssam gerar séries históricas e comparabilidade sincrônica. Grupo de Pesquisa CNPq "Educação, Cultura e Saúde", Fiocruz..


Projetos de pesquisa


2007 - 2009
Metodologia Para Produção de Conhecimentos Sobre Públicos em Museus de Ciência e Saúde
Descrição: O projeto tem como objetivo principal o estudo e a proposição de metodologias de investigação para produção de conhecimentos sobre públicos de museus de ciência e saúde. Entre as metas estão a consolidação da área de pesquisa de público e avaliação no Museu da Vida, bem como a implantação do Sistema de Avaliação e Registro de Visitas, estratégico para o trabalho cotidiano das equipes de atendimento do Museu. Além disso, o projeto permitirá o desenvolvimento de novos estudos de público e o acompanhamento dos trabalhos em curso, contribuindo assim para a produção de conhecimentos originais na área e para a formação continuada da equipe do Museu nos tópicos referentes à avaliação de atividades em museus de ciência e saúde..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Denise Coelho Studart - Coordenador / Taiana Jung - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
2003 - Atual
Sistema de Avaliação para Museus e Centros de Ciência ? financiado pelo CNPq. Linha de Pesquisa: Avaliação de Exposições
Descrição: O presente Sistema de Avaliação On-line para Museus e Centros de Ciência busca criar uma ferramenta de registro dos dados referentes à visitação em museus de ciência (visitas agendadas e livres), bem como um registro de avaliação permanente e sistemática do atendimento ao público. O registro dos dados referentes à visitação oferece a possibilidade de consulta a relatórios e estatísticas de visita ao Museu da Vida. O sistema de avaliação (ainda em fase piloto) tem o objetivo de coletar informações por meio de formulários eletrônicos que registram diariamente o relato dos profissionais e estagiários envolvidos com o atendimento do público visitante..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2001 - 2002
O aprendizado não formal de ciências no contexto familiar durante uma visita a um Museu de Ciências
Descrição: Museus e centros de ciências costumam atrair um grande número de famílias com crianças por meio de exposições interativas e programação variada. Os adultos buscam estes espaços a fim de oferecer uma experiência educativo-cultural prazerosa para a criança. Pesquisas vêm evidenciando que a família desempenha um papel fundamental na criação, junto a seus membros, de hábitos de visita a museus. No Brasil, são raras as pesquisas realizadas em museus que tenham buscado "conhecer" o público composto por grupos familiares que visitam essas instituições. Esse estudo vem preencher esta lacuna e motivar posteriores pesquisa nessa área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Denise Coelho Studart - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1
2000 - 2001
O Público dos Museus em Portugal: Caracterização e Motivações (financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia / FCT, Portugal).
Descrição: Este estudo toma por base a situação da museologia contemporânea em Portugal a qual se enquadra em um processo de mudança da sociedade portuguesa e da museologia em geral. O foco da pesquisa é a investigação dos públicos dos museus em Portugal, procurando caracterizá-los e esclarecer suas motivações e expectativas da visita efetuada nesses espaços. Os resultados da investigação pretendem oferecer subsídios para a definição de uma política museológica global..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Denise Coelho Studart - Integrante / Mário Moutinho - Coordenador.Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro.
1998 - 1999
Desenvolvimento de Projeto de Avaliação da Cité des Enfants (Cidade das Crianças), na Cité des Sciences et de l´Industrie
Descrição: O projeto buscou investigar e conhecer o comportamento das crianças na exposição Cité des Enfants e a utilização dos aparatos interativos, visando avaliar os módulos expositivos e possíveis modificações necessárias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


Museus, Sociedade e Meio Ambiente - financiado pelo CNPq
Situação: Desativado; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2005 - Atual
Periódico: Musas (IPHAN)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Estudo de Visitação/Especialidade: Avaliação de Exposições.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Comunicação em Museus.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Museologia / Subárea: Educação Não Formal.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
STUDART, D. C.2012STUDART, D. C.. Museus e Centros de Ciência na esteira da Diversidade e da Cidadania. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 1, p. 32-48, 2012.

2.
Chagas. M.S.2010Chagas. M.S. ; STUDART, D. C. ; VIEIRA, A.C.Maciel ; GELMINI, Ana Carolina ; SOARES, Newton Fabiano . Museus e Público Jovem: percepções e receptividades. Museologia e Patrimônio, v. 3, p. 41-48, 2010.

3.
Chagas. M.S.2009Chagas. M.S. ; STUDART, D. C. ; GELMINI, Ana Carolina ; ALMEIDA, Morgana Eneile Tavares ; SOARES, Newton Fabiano . Imagens do Museu: percepção de estudantes do 6. ao 9. ano do ensino fundamental do estado do Rio de Janeiro. Anais do Museu Histórico Nacional, v. 41, p. 255-270, 2009.

4.
STUDART, D. C.2005STUDART, D. C.. Museus e Famílias: Percepções e Comportamentos de Crianças e seus Familiares em Exposições para o Público Infantil. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), Rio de Janeiro, v. 12, p. 55-78, 2005.

5.
STUDART, D. C.2004STUDART, D. C.. A Produção Intelectual do CECA-Brasil nas Conferências Internacionais do Comitê de Ação e Educação Cultural do ICOM de 1996 a 2004 (Dossiê CECA-Brasil). Musas (IPHAN), Rio de Janeiro, v. 1, p. 9-18, 2004.

6.
STUDART, D. C.2004STUDART, D. C.. Educação em Museus: Produto ou Processo? (Dossiê CECA-Brasil). Musas (IPHAN), Rio de Janeiro, v. 1, p. 34-40, 2004.

7.
STUDART, D. C.2004STUDART, D. C.. Conceitos que transformam o Museu, suas Ações e Relações (Dossiê CECA-Brasil). Musas (IPHAN), Rio de Janeiro, v. 1, p. 41-48, 2004.

8.
STUDART, D. C.2003STUDART, D. C.. Famílias, Exposições Interativas e Ambientes Motivadores em Museus: o que dizem as pesquisas?. Cadernos do Museu da Vida Avaliação e Estudos de Públicos no Museu da Vida, Rio de Janeiro, v. 1, p. 33-42, 2003.

9.
STUDART, D. C.1997STUDART, D. C.. Educational or Just Fun? The Perceptions of children and their families in child-orientated museum exhibitions.. Journal Of Education In Museums, UK (Warwick Business Centre), n.18, p. 26-28, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Chagas. M.S. ; STUDART, D. C. ; STORINO, C. . Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Museologia, 2014. v. 1. 207p .

2.
STUDART, D. C.. Exposições participativas e educativas em museus. 1. ed. Fortaleza - CE: Secretaria de Cultura do Estado do Ceará/Museu do Ceará, 2006. v. 8. 36p .

Capítulos de livros publicados
1.
STUDART, D. C.. Um panorama dos museus que trabalham com a questão ambiental no Brasil. In: CHAGAS, M.; STUDART, D.; STORINO, C.. (Org.). Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 1ed.Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Museologia, 2014, v. 1, p. 108-120.

2.
RAMOS, M. ; MASSARANI, L. ; STUDART, D. C. ; UZIEL, D. . Una aventura por el cuerpo humano: relatos de una experiencia en Brasil. In: Claudia Aguirre Rios. (Org.). El museo y la escuela. 01ed.Medellin: Parque Explora, 2013, v. , p. 65-81.

3.
STUDART, D. C.. Conceitos que transformam o museu, suas ações e relações. In: Maria Cristina O. Bruno. (Org.). O ICOM/Brasil e o pensamento museológico brasileiro : documentos selecionados. 1ed.São Paulo: inacoteca do Estado / Secretaria de Estado de Cultura / ICOM-Brasil, 2010, v. 1, p. 148-157.

4.
STUDART, D. C.. Educação em museus: produto ou processo?. In: Maria Cristina O. Bruno. (Org.). O ICOM/BRasil e o pensamento museológico brasileiro:documentos selecionados. São Paulo: Pinacoteca do Estado : Secretaria de Estado de Cultura : ICOM-Brasil, 2010, v. 1, p. 139-147.

5.
STUDART, D. C.. O Público de Famílias em Museus de Ciência. In: Marandino, M.; Almeida, A. e Valente, M.E.. (Org.). Museu: Lugar do Público. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. , p. 95-120.

6.
STUDART, D. C.. Conhecendo a experiência museal das crianças por meio de desenhos. In: Massarani, Luisa. (Org.). Ciência e Criança. A divulgação científica para o público infanto-juvenil.. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008, v. , p. -.

7.
STUDART, D. C.; MANO, S. M. F. ; PEREIRA, M. . The development of a digital evaluation and registration system for museum visits. In: Emma Nardi. (Org.). Pensare, valutare, ri-pensare. 1aed.Milano: FrancoAngeli, 2007, v. 1, p. -.

8.
STUDART, D. C.. Aparatos Interativos e o Público Infantil em Museus: características e abordagens. In: Luisa Massarani;. (Org.). O Pequeno Cientista Amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent : UFRJ, Casa da Ciência : Fiocruz, 2005, v. , p. 65-76.

9.
STUDART, D. C.; ALMEIDA, Adriana Mortara ; VALENTE, Maria Esther Alvarez . Pesquisa de Público em Museus: desenvolvimento e perspectivas. In: Guaracira Gouvêa; Martha Marandino; Maria Cristina Leal. (Org.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. 01ed.Rio de Janeiro: Editora Access, 2003, v. , p. 129-157.

10.
STUDART, D. C.; MARANDINO, Martha ; CAZELLI, Sibele . Educação e Comunicação nos Museus de Ciência: aspectos históricos, pesquisas e prática. In: Martha Marandino; Guaracira Gouvêa; Maria Cristina Leal. (Org.). Educação e Museu: a construção social do caráter educativo dos museus de ciência. Rio de Janeiro: Editora Access, 2003, v. , p. 83-106.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
STUDART, D. C.. Revista de História da Biblioteca Nacional. Pedagogia da Emoção: idéias do educador paulo freire aplicadas aos museus facilitam o ensino informal da História, Rio de Janeiro, p. 82 - 85, 01 jul. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MANO, Sonia ; SILVA, L. ; CRUZ, W. ; GUIMARAES, V. F. ; STUDART, D. C. ; COSTA, A. F. . Perfil-opinião de visitantes de cinco museus e centros de ciência do Rio de Janeiro. In: 15º Congreso de la RedPOP, 2018, Buenos Aires. Conexiones : nuevas maneras de popularizar la ciencia. RedPop2017, 2018.

2.
GUIMARAES, V. F. ; CAZELLI, Sibele ; STUDART, D. C. ; MACHADO, C. ; DAHMOUCHE, M. S. ; MANO, Sonia ; DAMICO, José Sérgio ; SILVA, L. ; CRUZ, W. ; COSTA, A. F. . Observatório de Museus e Centros de Ciência & Tecnologia - OMCC&T. In: 15º Congreso de la RedPOP, 2018, Buenos Aires. Conexiones: nuevas maneras de popularizar la ciencia. RedPop2017, 2017.

3.
Chagas. M.S. ; STUDART, D. C. ; GELMINI, Ana Carolina ; SOARES, Newton Fabiano ; ALMEIDA, Morgana Eneile Tavares . A imagem dos museus. In: XVI Congresso Nacional de Museus:Museus, Memória e Movimentos Sociais, 2007, Recife. Anais XVI Congresso Nacional de Museus:Museus, Memória e Movimentos Sociais, 2007.

4.
STUDART, D. C.. The Influence of Paulo Freire´s Thinking on Education in Museums in Brazil. Panel: Museums and Social Change: International Perspectives. In: American Association of Museums Conference, 2006, Boston. American Association of Museums 2006 Conference CD-Rom. Washington DC: AAM, 2006.

5.
STUDART, D. C.. Reflexões sobre o papel educativo e comunicativo dos museus e sobre o trabalho do Comitê de Educação e Ação Cultural (CECA-Brasil).. In: Encontro de Profissionais de Museus - A Comunicação em Questão: Exposição e Educação - Propostas e Compromissos, 2003, São Paulo / Brasília. CURY, M.X. (org) Encontro de Profissionais de museus - A Comunicação em Questão: Exposição e Educação - propostas e compromissos. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia/USP, AMAE e STJ, 2003. p. 137-150.

6.
STUDART, D. C.. Understanding through Interviews the Museum Experience of Children and their Adult relatives in Child-Orientated Museum Exhibitions. In: DUFRESNE-TASSÉ, C. (org) Evaluation: Multi Purpose Applied Research, 2002, Barcelona. Dufresne-Tassé, C. (ed.) Evaluation: Multi Purpose Applied Research. ICOM/CECA. Porto Alegre, 2002. p. 191-212.

7.
STUDART, D. C.. Visitors Research about Exhibitions Planned for Children in British Museums. In: Evaluation of Education and Cultural Action in Museums - Theory and Practice. Annual Conference of the Committee for Education and Cultural Action (CECA, Rio de Janeiro, 1997), 1998, Rio de Janeiro. CECA/ICOM. Evaluation of Education and Cultural Action in Museums - Theory and Practice. Rio de Janeiro: Fundeação Casa de Rui Barbosa, 1998. p. 76-78.

8.
STUDART, D. C.. The use of computer-based exhibits in a children's gallery: a case study. In: Annual Conference of the Committee for Education and Cultural Action (CECA, Vienna, 1996)., 1997, Vienna. KRAUTLER, H. (org) New Strategies for Communications in Museums. Proceedings of ICOM/CECA '96 Austria. Austria: WUV-Universitatsverlag, 1996. p. 94-98.

9.
STUDART, D. C.. Discourse and trajectory of the museological thought in Brazil as of the knowledge's production analysis. In: Symposium: Museological Research, 1992. : ICOFOM/ICOM. Symposium: Museological Research, ICOFOM Studies Series 21. Quebec. p. 75-79.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
STUDART, D. C.; PEREIRA, M. . Online System for Evaluation of Visits in Science Museums. In: Committee for Education and Cultural Action. International Council of Museums, 2006, Roma. CECA / ICOM 2006 Annual Meeting Program, 2006.

2.
STUDART, D. C.. Personal, Social and Museum Aspects affecting the Museum Experience in Children's Galleries. In: CECA/ICOM 2001, 2001, Barcelona. Research Papers Abstracts. Barcelona. p. 10-10.

3.
STUDART, D. C.. The Perceptions of Children and Members of their Families in Child-Orientated Museum Exhibitions. In: Visitor Studies Conference, 1997, Birmingham, Alabama. Visitor Studies Conference Program, 1997. p. 12-12.

Outras produções bibliográficas
1.
STUDART, D. C.. Depoimento sobre a política nacional de museus. Política Nacional de Museus - Relatório de Gestão 2003 / 2004. P. 32. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura, IPHAN, Departamento de Museus e Centros Culturais/DEMU, 2005 (Depoimentos publicados).

2.
STUDART, D. C.. Entrevista para a jornalista Katherine Funke para a matéria ?Forum discute integração dos museus com a comunidade". Salvador: Correio da Bahia.? Caderno Aqui Salvador?, 2004 (Jornal/Entrevista).

3.
STUDART, D. C.. PhD Thesis: The Perceptions of Children and their Families in Child-Orientated Museum Exhibitions. London: Museum and Heritage Studies Department, University College London, 2000 (Tese de Doutorado).

4.
STUDART, D. C.. M.A. Dissertation: The Use of Drama and Live Interpretation Programmes. London: Museum and Heritage Studies Department, University College London, 1995 (Dissertação de Mestrado).

5.
STUDART, D. C.. Monografia de Graduação: Casa do Pontal - Um Museu Dedicado à Arte Popular Brasileira. Rio de Janeiro: Escola de Museologia, UNI RIO, 1993 (Monografia de Graduação).

6.
STUDART, D. C.. Monografia de Especialização: Baudelaire Critico d'Arte nei Salons dell'Ottocento. Firenze, Itália: Universitá Internazionale dell?Arte, 1988 (Monografia do Curso de Especialização).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
STUDART, D. C.; MANO, S. M. F. ; PEREIRA, M. ; OROFINO, F. ; BARROS, Y. . Sistema de Avaliação e Registro de Visitas ao Museu da Vida. 2006.

2.
STUDART, D. C.; MANO, Sonia ; PEREIRA, M. . Multimídia Interativo de Opinião e Satisfação do Visitante. 2006.

Produtos tecnológicos
1.
STUDART, D. C.; Chagas. M.S. ; STORINO, C. . Simposio Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010.

Trabalhos técnicos
1.
STUDART, D. C.. Plano Museológico do Museu do Meio Ambiente (Implantação): diagnóstico e programas. 2009.

2.
STUDART, D. C.. Comitê externo de Avaliação do PIBIC, da XII Jornada Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. 2007.

3.
STUDART, D. C.; DAMICO, José Sérgio ; JUNG, Taiana . Análise de Viabilidade Técnica do Formulário de Atendimento, Museu da Vida. 2007.

4.
STUDART, D. C.; JUNG, Taiana ; DAMICO, José Sérgio . Relatório de Desempenho n.1 do Sistema de Avaliação e Registro (SAR) das Visitas ao Museu da Vida. 2007.

5.
STUDART, D. C.; DAMICO, José Sérgio ; JUNG, Taiana . Relatório de Desempenho n.2 do Sistema de Avaliação e Registro (SAR) das Visitas ao Museu da Vida. 2007.

6.
STUDART, D. C.; DAMICO, José Sérgio ; JUNG, Taiana . Relatório Técnico de Avaliação: Exposição: ?Paleopatologia: O estudo da doença no passado?. 2007.

7.
STUDART, D. C.. O aprendizado não formal de ciências no contexto familiar durante uma visita a um museu de ciências.(Relatório de Pesquisa, FAPERJ). 2002.

8.
STUDART, D. C.. Expertise: Observation et Diagnostic des Élements d'Exposition - L'Espace 3-5 Ans de la Cité des Enfants (Relatório, Consultoria, La Cité des Sciences et de l?Industrie). 1999.

9.
STUDART, D. C.. Le Garden des moins de six ans à Londres. Artigo em Boletim Mensal. La Cité des Sciences et de l?Industrie. 1999.

10.
STUDART, D. C.. Drama Exit Poll: Audience's Interaction with the Drama Programme in the Science Museum (Relatório, Estágio Curricular de Mestrado, Science Museum, London).. 1995.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
STUDART, D. C.. Entrevista sobre IV Congresso Mundial de Centros de Ciência e a Expo Interativa Ciência para Todos. Programa Com Ciência no Ar. Rádio Maré-Manguinhos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
STUDART, D. C.. Entrevista para o GLOBO COMUNIDADE. Tema: Educação e Entretenimento no Museu da Vida. 2003. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
STUDART, D. C.. Entrevista sobre o Encontro "Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação Científica em Museus", Rio de Janeiro. RÁDIO MEC. 2001. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
STUDART, D. C.; FIRER, M. ; GRANATO, M. . Mini Forum de Museus de Ciência e Tecnologia / 4 FNM - Ibram. 2010. (Coordenação de Grupo de Trabalho).

2.
STUDART, D. C.. Plano Museológico do Museu do Meio Ambiente - Diagnóstico e Programas. 2009. (Relatório de pesquisa).

3.
JUNG, Taiana ; STUDART, D. C. ; DAMICO, José Sérgio . ?Multimídia Interativo para Registro da Opinião e Satisfação do Público?. Estudo Piloto I. 2007. (Relatório de pesquisa).

4.
STUDART, D. C.. Mini-curso: Comunicação e Educação em Museus. Forum Nacional de Museus. Salvador. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Demais trabalhos
1.
STUDART, D. C.. Membro do ICOM - International Council of Museums desde 1991. 2006 (Participação em Sociedades Científicas) .

2.
STUDART, D. C.. Membro do Conselho Consultivo do Comitê Brasileiro do ICOM - International Council of Museums. 2006 (Participação em Sociedades Científicas) .

3.
STUDART, D. C.. Coordenadora do CECA-Brasil - Grupo de trabalho no Brasil Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus, CECA/ICOM (Setembro 2001 a Abril de 2005). 2005 (Participação em Sociedades Científicas) .

4.
STUDART, D. C.. Membro Pleno do Centro de Estudos em SocioMuseologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal. 2005 (Participação em Sociedades Científicas) .

5.
STUDART, D. C.. Membro. Museums Association, Inglaterra (membro de 1996 a 2000). 2000 (Participação em Sociedades Científicas) .

6.
STUDART, D. C.. Membro. British Interactive Group, Inglaterra (membro de 1999 a 2000). 2000 (Participação em Sociedades Científicas) .

7.
STUDART, D. C.. Membro. Visitor Studies Association, Estados Unidos (membro de 1997 a 1999). 1999 (Participação em Sociedades Científicas) .

8.
STUDART, D. C.. Membro. Hands-On Europe Association of Children's Museums (membro de 1998 a 1999). 1999 (Participação em Sociedades Científicas) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
MARANDINO, Martha; STUDART, D. C.; M A Pinazza. Participação em banca de Cynthia Iszlaji. A Criança nos museus de ciências: análise da exposição Mundo da Criança do MCT PUCRS. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade de São Paulo.

2.
STUDART, D. C.; VALENTE, Maria Esther Alvarez; CAZELLI, Sibele. Participação em banca de Eliane Ezagui Frenkel. Famílias no Museu Nacional. 2012. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimönio) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

3.
MARANDINO, Martha; STUDART, D. C.; M T Motokane. Participação em banca de Maurício de Mattos Salgado. A Transposição Museolgráfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia)) - Universidade de São Paulo.

4.
KRAPAS, S.T.; SEMERARO, G.; STUDART, D. C.. Participação em banca de Alessandro Machado Franco Batista. Confiabilidade na Ciência: a Revolta da Vacina na Visita ao Museu da Vida. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense.

5.
MARTELETO, R.M.; OLINTO, G.; STUDART, D. C.. Participação em banca de Beatriz Schwenck. Ciência Movel: a mediação informacional nas exposições de um museu itinerante. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
STUDART, D. C.. Participação em banca de Sergio Damico. Uma Nova Relação Estrutural para a Sustentabilidade do Museu da Vida. 2004. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Teses de doutorado
1.
PAVÃO, A.C.; STUDART, D. C.. Participação em banca de Fábio Castro Gouveia. Estudos webométricos de associação de museus e centros de ciências. 2007. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
BIZERRA, A. F.; MARANDINO, Martha; STUDART, D. C.. Participação em banca de Bruna Pozzi Rufato. As Ações Interativas de pais e mães com seus filhos durante visita ao Museu Catavento. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
STUDART, D. C.; H S Gomes; N B B Pelliccione. Participação em banca de Monique Ramos Garcia da Silva0. A Biodiversidade sob o Olhar das Crianças - o conhecimento do público infantil revelado em desenhos. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
STUDART, D. C.; SANTOS, Maria Célia T. Moura; RANGEL, A. M. S.; Kuniyoshi, C.. Comissão Especial do Prêmio Darcy Ribeiro de Ação Educativa em Museus. 2009. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF.

2.
STUDART, D. C.. Comitê externo de avaliação do PIBIC da XII Jornada Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2007. Museu de Astronomia e Ciências Afins.

3.
STUDART, D. C.. Avaliação Externa. Edital FAPERGS ? ProMuseu ? Programa de Apoio a Qualificação dos Museus do Rio Grande do Sul. Projeto de Criação do Museu Interativo de Ciências. Museu de Ciências Naturais, Universidade de Caxias do Sul. 2002. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontro de Culturas do Mundo. 2017. (Encontro).

2.
Ciência e Públicos: interações possíveis.Avaliando a Divulgação Científica em museus e exposições. 2012. (Seminário).

3.
3o. Forum Nacional de Museus (Apresentação) Org. DEMU/IPHAN.. Comunicação: Estratégias Colaborativas entre Museus de Ciência e Comunidades para construção de saberes e ações. 2008. (Congresso).

4.
5th Science Centre World Congress (Convidada para Painel).. Radical Community Action.. 2008. (Congresso).

5.
Seminário Desvelando a História (Conferencista). Museu Paranaense..A Dimensão Educativa, Comunicativa e Social do Museu. 2008. (Seminário).

6.
Seminário Internacional Ciência e Museologia - Universo Imaginário (Apresentação).Pesquisa de Público de Museus de Ciência no Rio de Janeiro: quem são seus visitantes?. 2008. (Seminário).

7.
XI Forum Estadual de Museus/RS (Conferencista). Maio.Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento. 2008. (Encontro).

8.
3º Encontro de Museus de Cultura Militar (Oficineira).Oficina sobre Educação e Comunicação em Museus. 2007. (Encontro).

9.
Curso de Especialização em Museologia, UFAM (Conferencista)..Museologia: Gestão, Comunicação e Educação.. 2007. (Outra).

10.
Fóruns Permanentes- UNICAMP (Palestrante).Ações Educativas em Museus de Ciências. 2007. (Outra).

11.
História e Memória da Ciência e da Saúde: Balanço e Perspectiva (Palestrante). 8º Encontro de História e Saúde.Desafios para os Museus e Centros de Ciência no Século XXI: diversidade e responsabilidade cidadã. 2007. (Encontro).

12.
I Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais - REM.O Público infantil no Museu da Vida: desafios e estratégias na elaboração de atividades. 2007. (Encontro).

13.
XVI Congresso Nacional de Museus:Museus, Memória e Movimentos Sociais. A imagem dos museus. 2007. (Congresso).

14.
2º Fórum Nacional de Museus (Coordenadora Mesa Redonda). Org. DEMU/IPHAN.Painel sobre o Observatório de Museus e Centros Culturais/OMCC. 2006. (Outra).

15.
4a. Semana Nacional de Museus (Mesa Redonda).Coordenadora: ?Pesquisa e Projeto Envolvendo Os Jovens e Os Museus?. 4a. Semana Nacional de Museus. 15 de Maio de 2006. 2006. (Outra).

16.
4ª. Semana Nacional de Museus (Debatedora).?Mostra Curiosidade e Memória: A Produção de Vídeos por Jovens no VCF". 2006. (Outra).

17.
American Association of Museums Conference 2006 (Convidada para Painel).. Mesa: Museums and Social Change. "The Influence of Paulo Freire?s Thinking on Museum Education in Brazil". 2006. (Congresso).

18.
CECA/ICOM - Roma (Apresentação).The development of a digital evaluation and registration system for museum visits. 2006. (Outra).

19.
V Semana Paulo Freire no Museu do Ceará (Oficineira).Comunicação e Educação em Museus. 2006. (Outra).

20.
2º Encontro Nordestino de Museus (Palestrante).Avaliação e Pesquisa de Público com Instrumento de Aprimoramento e Diálogo na Relação Museu-Sociedade. 2005. (Encontro).

21.
6º Encontro de Museus do Paraná (Conferencista).?Museus ? Ampliando o Diálogo com a Sociedade?. 6o. Encontro de Museus do Paraná. 2005. (Encontro).

22.
Encontro Regional de Ação Educativa em Museus do Nordeste (Palestrante).?Visão Teórico-histórica sobre Avaliação Educativa e Exposições em Museus?. Encontro Regional de Ação Educativa em Museus do Nordeste. Museu de Arqueologia do Xingó. 2005. (Encontro).

23.
Seminário Museologia e Comunicação: as muitas linguagens da exposição (Palestrante).?A importância dos estudos de visitação, pesquisas de púbico e avaliação para o trabalho comunicativo e educativo dos museus?. Seminário Museologia e Comunicação: as muitas linguagens da exposição. Universidade do Rio de Janeiro / UNI-RIO. 2005. (Seminário).

24.
3º Encontro Regional da América Latina e Caribe CECA/ICOM. 2004. (Encontro).

25.
MAST Colloquia (Palestrante).?Museografia e Público?. Museu de Astronomia e Ciências Afins. 2004. (Seminário).

26.
Museu Lasar Segall (Palestrante).?Público de Famílias em Museus de Ciência?. 2004. (Outra).

27.
Observatório de Públicos de Museus e Centros de Ciência. Oficina de Petrópolis.?Pareceres e Discussão sobre o projeto do Observatório de Públicos". 2003. (Oficina).

28.
Seminário Museologia Contemporânea: Gestão, Comunicação e Ação Cultural (Palestrante).?Os Desafios da Educação e da Comunicação em Museus?. Seminário Museologia Contemporânea: Gestão, Comunicação e Ação Cultural. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2002. (Seminário).

29.
Seminários Museus e Públicos (Palestrante).Mesa Redonda: ?Públicos de Museus?. Seminários Museus e Públicos. Instituição organizadora: IG/ Unicamp. 2002. (Seminário).

30.
Comemoração do Dia Internacional dos Museus (Conferencista)."Políticas e Estratégias de Ação em Museus na Virada do Milênio - A Experiência Britânica". UNI-RIO. 2001. (Outra).

31.
ECSITE Annual Conference ? European Collaborative for Science Industry and Technology Exhibitions (Convidada para Painel). Mesa:An Armchair Tour of Children?s Exhibitions. Título da apresentação: ?What Research Says About The Child and Family Experience in Exhibitions Designed for Children and About the Specifics of Such Galleries?. 2001. (Congresso).

32.
Encontro de Profissionais de Museus ? A Comunicação em Questão (Palestrante).?Educação e Comunicação em Museus e as Propostas do Comitê de Educação e Ação Cultural (CECA-Brasil)?. Encontro de Profissionais de Museus ? A Comunicação em Questão. Brasília. 2001. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
STUDART, D. C.; Chagas. M.S. ; STORINO, C. . Simposio Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 2010. (Congresso).

2.
Machado, Carmen ; Alfaia, Ana ; STUDART, D. C. . Ciclo de Palestras Visões da Terra. 2009. (Outro).

3.
WILLMARKETING, ; STUDART, D. C. . 20 Anos sem Chico Mendes. 2009. (Exposição).

4.
MENEGAT, R. ; EVOLUTIVA ; STUDART, D. C. . Visões da Terra - A Aventura Humana em Conhecer o Planeta. 2009. (Exposição).

5.
MASSARANI, L. ; MARANDINO, Martha ; STUDART, D. C. . Seminário Internacional de Mediação em Museus e Centros de Ciência. Workshop Sul-Americano e Escola de Mediação. 2008. (Outro).

6.
FONSECA, Maria Rachel fróes ; VENÂNCIO, Ana Teresa ; FONSECA, Cristina Maria Oliveira ; SANGLARD, Gisele ; STUDART, D. C. ; MACIEL, Laurinda Rosa . 8º Encontro de História e Saúde : História e memória da ciência e da saúde. 2007. (Outro).

7.
STUDART, D. C.; JUNG, Taiana ; DAMICO, José Sérgio . Seminário "Avaliação de Exposições e da mediação em Museus. 2007. (Outro).

8.
STUDART, D. C.; Köptcke, Luciana Sepúlveda . Encontro do Observatório de Museus 2007 Rio. 2007. (Outro).

9.
GADELHA, Paulo ; Klein, Lisabel ; STUDART, D. C. . 4th Science Centre World Congress / 4SCWC. 2005. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Carol Gelmini. Museu: Coisa Velha Coisa Antiga? Estudo Comparativo das Percepções sobre o Museu. Início: 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações de outra natureza
1.
Newton Fabiano. As Imagens do Museu. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Departamento de Museus e Centros Culturais. (Orientador).

2.
Ingrid Silva de Lima. Conhecendo as Percepções, Expectativas e Opiniões dos Públicos de Museus de Ciência e Saúde. Início: 2008. Orientação de outra natureza. Museu da Vida Casa de Oswaldo Cruz. Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Marcos José Gomes Cristóvão. O Aprendizado Não-Formal de Ciências no Contexto Familiar. 2001. Iniciação Científica - Museu de Astronomia e Ciências Afins, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Denise Coelho Studart.

Orientações de outra natureza
1.
Taiana S Jung Teodosio. Metodologias para Produção de Conhecimentos sobre Públicos em Museus de Ciência e Saúde. 2007. Orientação de outra natureza - Museu da Vida Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Denise Coelho Studart.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Chagas. M.S. ; STUDART, D. C. ; STORINO, C. . Museus, Biodiversidade e Sustentabilidade Ambiental. 1. ed. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Museologia, 2014. v. 1. 207p .

1.
RAMOS, M. ; MASSARANI, L. ; STUDART, D. C. ; UZIEL, D. . Una aventura por el cuerpo humano: relatos de una experiencia en Brasil. In: Claudia Aguirre Rios. (Org.). El museo y la escuela. 01ed.Medellin: Parque Explora, 2013, v. , p. 65-81.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:18:52