Carlos Aleixo dos Reis

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5317178599045800
  • Última atualização do currículo em 01/11/2018


Possui graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991), mestrado em Performance Musical-Instrumento Viola - Shenandoah University Conservatory (1995) e doutorado em Doctor of Musical Arts Performance - Shenandoah University (2006). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Execução Instrumental Viola, atuando principalmente nos seguintes temas: musica brasileira para viola, brazilian music for viola, viola, brazilian music e viola performance. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Carlos Aleixo dos Reis
Nome em citações bibliográficas
REIS, C. A.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.
Av. Antonio Carlos, 6627
Pampulha
Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34994700
Ramal: 4737
URL da Homepage: http://


Formação acadêmica/titulação


2003 - 2006
Doutorado em Doctor of Musical Arts Performance.
Shenandoah University, SU, Estados Unidos.
Título: A Performing Edition of Modern Brazilian Music for Viola, Ano de obtenção: 2006.
Orientador: Dr. Thomas Albert.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Brazilian Music for Viola; Perforamance; Musica Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Execução Instrumental Viola.
Setores de atividade: Educação Superior.
1993 - 1995
Mestrado em Performance Musical-Instrumento Viola.
Shenandoah University Conservatory, S.U, Estados Unidos.
Título: Performance e Didatica,Ano de Obtenção: 1995.
Orientador: Prof Dr Kenneth Sarch.
Palavras-chave: Performance e Didatica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1987 - 1991
Graduação em Bacharelado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Performance-viola de Orquestra.
Orientador: Prof Alberto Pinchas Jaffé.




Atuação Profissional



Orquestra Jovem de Contagem, OJC, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Shenandoah University, SU, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: ProfessorVisitante, Enquadramento Funcional: Adjunctor Instructor, Carga horária: 4

Atividades

1/2004 - 6/2006
Ensino, Applied String, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Violino/Viola

Orquestra de Camara Musicoop, MUSICOOP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2003
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: violista, Carga horária: 6

Atividades

8/1995 - 5/2003
Serviços técnicos especializados , Orquestra, Orquestra.

Serviço realizado
Chefe de naipe de violas.

Serviço Social da Industria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Musico e Professor, Carga horária: 30

Atividades

2/1986 - 8/1992
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professor de Musica
2/1986 - 8/1992
Serviços técnicos especializados , Centro Cultural Nansen Araujo, .

Serviço realizado
Musico.

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

10/2011 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Comissão: Elabração de Proposta para Avaliação de Progressão Docente Horizontal e Vertical na EMUFMG.
07/2011 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, Curso de Musicalização Infantil EMUFMG.

Atividade de extensão realizada
Coordenação: Cordas e Orquestra Jovem do CMI.
06/2009 - Atual
Ensino, Pos Graduação em Musica, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Seminario em Perfomance
Pratica Instruemntal I,II,III,IV
Seminario em Pesquisa em Musica
7/2000 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Linhas de pesquisa
Musica Brasileira
4/1998 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Linhas de pesquisa
Performance e Didatica
4/1997 - Atual
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento-Viola
Literatura do Instrumento
4/1997 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Atividade de extensão realizada
Curso Extensão Musical - Instruemnto Viola.
03/1997 - Atual
Ensino, Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Historia do Instrumento
Instrumento Complementar
Oficina de Performance
Musica de Camara
Didatica do Instrumento de Cordas Friccionadas
Literatura
Viola
10/2011 - 10/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Cargo ou função
Comissão: Avaliação Parcial Estagio Probatorio da Profa. Cybelle Loureiro.
08/2009 - 08/2011
Direção e administração, Escola de Música, Departamento de Instrumentos e Canto.

Cargo ou função
Chefe de Departamento.
08/2009 - 08/2011
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Conselho Academico.
04/2008 - 08/2009
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Chefe de Departamento.

Loudon Symphony Orchestra, LSO, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2005 - 2006
Vínculo: violista, Enquadramento Funcional: Contrato, Carga horária: 4

Atividades

4/2005 - 6/2006
Serviços técnicos especializados , Orquestra, Orquestra.

Serviço realizado
Chefe de Naipe.

Loudon County Public Schools, LCPS, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2004 - 2006
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contrato temporario, Carga horária: 3

Atividades

7/2004 - 7/2006
Ensino,

Disciplinas ministradas
String Class


Linhas de pesquisa


1.
Performance e Didatica
2.
Musica Brasileira


Projetos de pesquisa


2011 - Atual
A Viola de Arco no Brasil
Descrição: Um panorama histórico da literatura do instrumento, compositores e obras originais escritas para viola de arco. Coleta de manuscritos de compositores modernos, incluino tratamento editorial do material..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Cenira Schreiber - Integrante / Vitor Chagas de Abreu - Integrante.
2011 - Atual
Trechos Orquestrais com acompanhamento de grupo de viola de arco: Obras de Carlos Gomes e Villa -Lobos
Descrição: Elaboracao de arranjso para grupo de violas de orquestra, tendo como base excertos orquetrais do repertorio da musica sinfonica brasileiria. Literatura esta, fundamental para a forma;cao do musico profissional e que ate a presente data nao se encontra dentre as obras solicitadas para concurso de ingresso em orquestras profissionais no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / MARTINEZ NUNES - Integrante / Gilmar Iria - Integrante.
2007 - 2011
Compositores Latinos Americanos para Viola de Arco
Descrição: Coleta, recuperação e apresentação publica de obras de compositores latino americanos escritas pra viola de orquestra..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Prevalência de desordens temporomandibulares em instrumentistas de viola e violino comparados com outros instrumentistas de corda tangenciada
Descrição: Avaliar a prevalência de desordens da articulação temporomandibular em instrumentistas de viola e violino. Apesar de musicos terem sido afetados por desordens musculares ao longo de mais de cem anos (POORE, 1887), um real interesse nessa área por todo o mundo só ocorreu nas ultimas 2 décadas. Dentistas estão tratando um número cada vez maior de músicos de todas as idades e habilidades, alguns dos quais experenciando dor orofacial resultante da carreira que escolheram e do tempo que dedicam a ela. Portanto, a compreensão e conseqüente tratamento das causas dessas dores pode ter conseqüências relevantes na carreira desses instrumentistas. ( Yeo et al, 2002)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - Atual
Orquestra Jovem CEM/INC
Descrição: O projeto Orquestra Jovem do CEM/INC na Escola de Musica da UFMG, teve seu inicio no ano de 1988, no predio do Conservatorio na Av. Afonso Penna. Idealizada pelo professor Alberto Pinchas Jaffe (prof. Visitante) e contando com o auxilio de monitores da graduação o projeto teve fundamental importancia na fomação dos musicos e publico em geral. O projeto existiu entre os anos de 1990-1992, onde, por motivo de fim de contrato do Prof. Jaffe, nao teve a devida continuidade. A Escola de Musica conta hoje com varios grupos musicais: Orquestra Jovem e Coral do CMI, Orquestra Sinfonica, Grupos de Sopros e Percução, para citar alguns. A Orquestra Juvenil do CMI atende aos alunos de 06 a 13 anos de idade e a Orquestra Sinfonica, os alunos ja inseridos no curso de Bacharelado em Musica. Identificamos assim, uma lacuna. Os alunos do curso de Extensão CEM-INC, não tem como aplicar, em um grupo, os conhecimentos adquiridos nas aulas praticas/teoricas nos curso de Extensão oferecidos na Escola. Os alunos do CMI que atingem a idade limite na Orquestra Infanto-Juvenil, tambem não encontram opção para continuidade da pratica de conjunto e, por outro lado, os alunos externos a instituição poderão tambem se beneficiar desta possibilidade de trabalho em conjunto. E' neste momento que surge a necessidade de oferecer a estes alunos a possibilidade da pratica coletiva e ao mesmo tempo, um grupo que possa receber os alunos vindos da orquestra do CMI. Sabemos que a prática musical promove o desenvolvimento das relações inter-pessoais, a capacidade de tomar decisões e é um meio para se trabalhar práticas sociais, valores e tradições culturais. A música não deve ser considerada um território de poucos, mas deve ser acessível a todos (HARGREAVES 2008). A reativação da orquestra Jovem do CEM/INC, vem proporcionar aos alunos da Extensão e externos a possibilidade desta pratica de conjunto. A orquestra estando aberta tambem ao publico em geral, estara compartilhando com a sociedade os conhecim.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Maria Betania Parizzi Fonseca - Integrante / Max Barbosa Tepich - Integrante.
2011 - Atual
Musica Brasileira para Viola e Piano Registro Fonografico
Descrição: Registro fonografico do repertório selecionado de compositores brasileiros para viola e piano, a partir de levantamento de compositores, coleta de obras e tratamento editorial do repertorio escolhido..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Cenira B Schreiber - Integrante / Joice Rafaela Coutinho - Integrante.
2011 - Atual
Musica para Todos
Descrição: Desenvolver pesquisa sobre educação musical e formação do professor de música. -Permitir que Escola de Música amplie sua atuação visando maior responsabilidade social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Especialização: (5) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Maria Betania Parizzi Fonseca - Integrante.


Outros Projetos


2011 - Atual
Orquestra Jovem das Gerais
Descrição: . Localizado na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, fagote, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e transformação da realidade e justiça social. Atualmente, o projeto atende 250 crianças e adolescentes, que, além das aulas de música, contam com acompanhamento psicopedagógico. Desde a sua fundação, já passaram pela ONG 1400 alunos. A Orquestra tem caráter permanente, ou seja, procura atualizar seu contato com a comunidade por meio de frequentes ações de sensibilização através de concertos e recitais. O projeto também estabelece parcerias com equipamentos sociais e culturais para a divulgação das oficinas, como associações e escolas públicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Cenira Schreiber - Integrante.
2009 - 2011
Orquestra Jovem de Contagem
Descrição: A partir da educação musical, a Orquestra Jovem de Contagem busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e transformação da realidade e justiça social. Atualmente, o projeto atende 250 crianças e adolescentes, que, além das aulas de música, contam acompanhamento psicopedagógico. Desde a sua fundação, já passaram pela Orquestra 1200 alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Carlos Aleixo dos Reis - Coordenador / Cenira Schreiber - Integrante / Ibere de Carvalho - Integrante / Max Barbosa Tepich - Integrante.


Membro de comitê de assessoramento


2017 - Atual
Agência de fomento: CAMARA DE EXTENSÃO/UFMG
2016 - Atual
Agência de fomento: UFMG-ICORN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Execução Instrumental Viola.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Regência.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2006
Who's Who Among Among American University, Who's Who Edition 2005-2006 USA.
2005
Award Distinguish International Student, Shenandoah University.
1995
I Premio Shenandoah Valley Competition, USA,VA, Shenandoah Valley Music Festival.
1995
Award in Excelence in Performance and Leadership, Shenandoah university,USA,VA.
1995
I Premio: Soloist Concert Competition, Fairfax Symphony Orchestra/USA,VA.
1995
Who's Who Among Students in American Universities and Colleges, Who's Who Edition 1994/95.
1994
Elected Who's Who Among American Universties and Colleges, Who's Who Edition 1994-1995 USA.
1991
I premio-viola: Concurso Nacional de Cordas de Juiz de Fora, Pro-musica de Juiz de Fora.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
REIS, C. A.2009 REIS, C. A.. Brazilian Music for Viola. Journal of the American Viola Society, v. 25, p. 09-22, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
REIS, C. A.. A Sonata para Viola e Piano de Francisco Mignone: velocidade, pressão e ponto de contato do arco no Primeiro Movimento. In: Fausto Borém e Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra. (Org.). A Sonata para Viola e Piano de Francisco Mignone: velocidade, pressão e ponto de contato do arco no Primeiro Movimento. 2ed.Belo Horizonte: Editorial dos Diálogos Musicais da Pós, 2017, v. 02, p. 129-151.

2.
MATTOS, L. N. F. ; REIS, C. A. . Controle do timbre em duos para viola e violoncelo: similaridade, caráter, sobreposição de vozes e continuidade de linhas melódicas.. In: Fausto Borém; Luciana Monteiro de Castro. (Org.). .Diálogos Musicais da Pós: Praticas de Performance.. 1eded.BElo Horizonte: Minas de Som, 2016, v. v. 1, p. 146-157.

3.
REIS, C. A.. Influências no estilo de Radamés Gnattali no Concerto para Viola e Orquestra de Cordas: um estudo históricointerpretativo para sua performance. In: Fausto Borém e Luciana Monteiro de Castro. (Org.). Influências no estilo de Radamés Gnattali no Concerto para Viola e Orquestra de Cordas: um estudo históricointerpretativo para sua performance. 1ed.Belo Horizonte: Diálogos Musicais da Pós, 2016, v. , p. 132-145.

4.
REIS, C. A.; A.C., Vitor ; ASSIS, Ana Cláudia ; BARBEITAS, Flávio Terregno . Transcrição para viola de arco do Prelúdio no. 1, Batuque, da obra 26 Prelúdios Característicos para Violino Só, de Flausino Vale (1894-1954. In: Flavio Terreguino Barbeitas, Ana Cláudia de Assis. (Org.). Guerra-Peixe: 100 anos. 1ed.elo Horizonte: Selo Minas de Som, 2015, v. v, p. 22-30.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
REIS, C. A.. Pendereck - Concerto para Viola. Orquestra Filarmonica de Minas Gerais-Cadernos de Concertos, Instituo cultural Filarmonica, p. pagina 7 - 48, 07 ago. 2012.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
A.C., Vitor ; REIS, C. A. . A transcrição para a viola de arco do prelúdio n.6, Marcha Fúnebre, de Flausino Vale (1894-1954) e a relação com elementos musicais identificados em obras fúnebres de compositores como Beethoven, Chopin e Guerra-Peixe. In: XXVI Congresso da Anppom, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom. Belo Horizonte: ANPPON, 2016. p. n.pag.web.

2.
MATTOS, L. N. F. ; REIS, C. A. . Aplicação das técnicas e princípios de produção do som no estudo do instrumentista e no duo viola e violoncelo. In: XXVI Congresso da Anppom, 2016, Belo Hotrizonte. Anais do XXVI Congresso da Anppom. Belo Horizonte: ANPPON, 2016.

3.
Nunes, Martinez ; REIS, C. A. . A Performance das técnicas estendidas a partir dos estudos 'viola space' de Garth Knox e sua aplicabilidade na sequência VI de Luciano Bério. In: II Congresso da Associção Brasileira de Perforamnce Musical (ABRAPEM), 2014, Vitória/ES. II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical, 2014. v. v.1.

Artigos aceitos para publicação
1.
REIS, C. A.. Edino Krieger: Brasiliana para Viola e Piano. Journal of the American Viola Society, 2015.

2.
REIS, C. A.. Brazilian Music for Viola. Journal of the American Viola Society, 2009.

Apresentações de Trabalho
1.
REIS, C. A.. III Encontro Nacional de Violistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . XXVIII Semana de Musica de Câmera/FAE:Shostakovich, D.: Ùltima Obra. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; BIAGGI, E. . 43º International Viola Congress. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; BIAGGI, E. . I Mostra de Violas da UFRN. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
REIS, C. A.. I Encontro Nacional de Viola da ABRAV. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
REIS, C. A.; Iria, Gilmar ; Santiago, A.M. ; PAPINI, L. N. . Aulas coletivas de instrumento no CMI:Didática e Rotina de Estudos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
REIS, C. A.. II Encontro Nacional de violistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
Nunes, Martinez ; REIS, C. A. . A performance de técnicas estendidas a partir dos estudos ?viola spaces? de Garth Knox e sua aplicabilidade na sequenza VI de Luciano Berio. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . The 14th PRIMROSE INERNATIONAL COMPETITION & FESTIVAL. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
REIS, C. A.; A.C., Vitor . Transcrição para viola de arco do Prelúdio No. 1, Batuque, da obra '26 Prelúdios Característicos para Violino Só', de Flausino Vale (1894-1954). 2014.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira . Musica Brasileira para Viola e Piano. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira . Toru Takemitsu. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
Patricia Valerio ; REIS, C. A. . Prevalencia de dor orofacial entre musicos de violino e viola comparados com outros musicos de cordas: um estudo preliminar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
REIS, C. A.; Patricia Valerio ; PEDRO, R. V. C. . Prevalence of orofacial pain and temporomandibular disorder in violino and viola players compared to other string players: a preliminary study. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
REIS, C. A.. XXXVII International Viola Congress. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
REIS, C. A.. Brasiliana, 2013. (Partitura Musical/Outro).

2.
REIS, C. A.; NASCIMENTO, G. ; A.C., Vitor ; SCHREIBER, Cenira B . Todas as Rosas são Brancas, 2013. (Partitura Musical/Outro).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
REIS, C. A.; SILVA, U. ; BIAGGI, E. ; MEIRELES, C. . Elaboração da Associação Brasielira de Viola. 2014.

Trabalhos técnicos
1.
REIS, C. A.. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA. 2016.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Semana da Musica de Camera. 2017.

2.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . I Mostra de Violas da UFRN. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
REIS, C. A.. Jovens Músicos BDMG. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
REIS, C. A.; BIAGGI, E. . I Encontro Nacional de Viola da ABRAV. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

5.
REIS, C. A.. Globo Horizonte. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

6.
REIS, C. A.. Turné Internacional da O.J. das Gerais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

7.
REIS, C. A.. Projeto Brasil de Antonio e Ze Keti. 2007. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
REIS, C. A.. Abordagens Pedagógicas para o ensino e preparação de excertos orquestrais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
REIS, C. A.. Pedagogia e Didática do ensino coletido de cordas. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

3.
REIS, C. A.. Comissão Especial de Doação da EMUFMG. 2017. (Comissão).

4.
REIS, C. A.. 6º Festival Internacional de Sesc de Música/Pelotas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
REIS, C. A.. XXII Festival Insternacional -Domingos Martins. 2015. .

6.
REIS, C. A.. Oficina de cordas e Orquestra. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
REIS, C. A.. Comissão Permanente de Espaço Físico da EMUFMG. 2015. (Comissão).

8.
REIS, C. A.. Oficina Viola IV Festival Internacional Sesc de Música-Pelotas/RS. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
REIS, C. A.. Oficina Cordas Friccionadas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

10.
REIS, C. A.. XX Festival de Inverno de Domingos Martins. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
REIS, C. A.. III Festival internacional SESC de música de Pelotas. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
REIS, C. A.. 24 Festival Internacional de Música Brasileira e Música Antiga. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
REIS, C. A.. Viola Workshop. 2013. .

14.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . II Festival Nacional de Musica de Divinopolis. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
REIS, C. A.. Master Class de Viola UFRGS. 2010. .

16.
REIS, C. A.. III Encontro Nacional de Violistas. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
REIS, C. A.. Orquestra Sinfonica de Minas Gerais. 2007. .

18.
REIS, C. A.. IV Semana da Musica de Outro Branco. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
REIS, C. A.. Musica Brasileira para Viola. 2006. (Editoração/Outra).


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
REIS, C. A.. Quarteto de Cordas. 2011. Outra.

2.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Serie de Concertos Eruditos- Compositores Brasileiros. 2010. Outra.

3.
REIS, C. A.. TV Senado Cultural. 2007. Outra.

4.
REIS, C. A.. Recital Viola e Piano. 1997. Outra.

Música
1.
REIS, C. A.; NASCIMENTO, G. . Concerto para Viola e Orquestra. 2018. Interpretação.

2.
REIS, C. A.. III Encontro Nacional de violistas. 2017. Interpretação.

3.
REIS, C. A.; NASCIMENTO, G. . COMPOSITORES MINEIROS. 2017. Interpretação.

4.
REIS, C. A.. Recital palestra - FAMES/ES. 2017. Apresentação de Obra (para compositores).

5.
REIS, C. A.. III ENVIO. 2017. Interpretação.

6.
REIS, C. A.; FONSECA, M. B. P. . Concerto Orquestras do Curso de Musicalização Infantil/CMI. 2017. Diversas.

7.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Fundação de Educação Artística/Semana da Música de Camera. 2017. Interpretação.

8.
REIS, C. A.; FRANK, H. ; GUERCHFELD, M. . VI Fesitival Internacional SEsc-Pelotas. 2016. Interpretação.

9.
REIS, C. A.; FRANK, H. ; SANTOS, C. L. ; SCHAEFER, H. ; LIU, Y. . VI Fesitival Internacional SEsc-Pelotas. 2016. Interpretação.

10.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Segunda Musical. 2016. Interpretação.

11.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . 43th International Viola Congress. 2016. Interpretação.

12.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . IV Simposio de Musica Lat.Americana e I ABMUS. 2016. Interpretação.

13.
REIS, C. A.. 6º Festival Internacional Sesc de Música. 2016. Interpretação.

14.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Segunda Musical. 2016. Interpretação.

15.
REIS, C. A.. ORQUESTRA DE CORDAS DO CENTRO DE EXTENSÃO/EMUFMG. 2016. Diversas.

16.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . FAPEMIG/Concerto Didático. 2016. Interpretação.

17.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Palco Livre. 2015. Interpretação.

18.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; BIAGGI, E. . I Encontro Nacional de Viola da ABRAV. 2015. Interpretação.

19.
REIS, C. A.. Orquestra Jovem Gerais. 2015. Interpretação.

20.
REIS, C. A.. XXIII Festival Insternacional -Domingos Martins. 2015. Interpretação.

21.
REIS, C. A.. III Concerto Comemorativo dos 90 anos do Conservatório Mineiro de Música. 2015. Interpretação.

22.
REIS, C. A.. ORQUESTRA MUSICA PARA TODOS. 2015. Diversas.

23.
REIS, C. A.. Recital de Música de Camera. 2014. Interpretação.

24.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Recital Viola e Piano. 2014. Interpretação.

25.
REIS, C. A.. Fundação Cultural Carlos Drumond de Andrade/Recital. 2014. Interpretação.

26.
REIS, C. A.. Concerto Didatico. 2014. Interpretação.

27.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . III Festival Internacional SESC de Música - Pelotas/RS. 2013. Interpretação.

28.
REIS, C. A.. Trio de Camera no III Festtival Internacional SESC de Música de Pelotas. 2013. Interpretação.

29.
REIS, C. A.. Prata da Casa. 2013. Interpretação.

30.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Orquestra Jovem das Gerais na Série Prata da Casa. 2013. Interpretação.

31.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Viva Música. 2013. Diversas.

32.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Neurociências UFMG - Orquestra Jovem das Gerais. 2013. Interpretação.

33.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; NASCIMENTO, G. . Solista na Turnè Internacional da Orquestra jovem das Gerais - USA. 2013. Interpretação.

34.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; NASCIMENTO, G. . Turne Internacional da Orquestra Jovem das Gerais nos Estados Unidos. 2013. Interpretação.

35.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; NASCIMENTO, G. . Solista com Orquestra na Turnè Internacional da Orquestra Jovem das Gerais. 2013. Interpretação.

36.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; NASCIMENTO, G. . Regente na Turné Internacional da Orquestra Jovem das Gerais. 2013. Interpretação.

37.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; NASCIMENTO, G. . Turnè (15 de Set a 23 de Setembro) Internacional da Orquestra jovem das Gerais. 2013. Interpretação.

38.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade . Eu Gostaria de Ouvir - CD Eduardo Bertola. 2012. Interpretação.

39.
REIS, C. A.. Serie Sinfonica no Museu. 2012. Interpretação.

40.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira . Recital de Viola. 2012. Interpretação.

41.
REIS, C. A.. Festival. 2012. Interpretação.

42.
REIS, C. A.. Ballet do Teatro Scala de Milão Turne Brasileira. 2012. Interpretação.

43.
REIS, C. A.. Concerto Na Cidade - Orquestra Jovem das Gerais. 2012. Interpretação.

44.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade . CD Eduardo Bertola. 2012. Registro Fonográfico.

45.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . II Festival Nacional de Musica de Divinopolis. 2011. Interpretação.

46.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade . Concerto Solo Tempora 2011 - Orquestra de Camara OPUS. 2011. Interpretação.

47.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade . Tempora 2011 Orquestra de Camara OPUS. 2011. Interpretação.

48.
REIS, C. A.. Concerto Solo Sinfonica no Museu. 2011. Interpretação.

49.
SCHREIBER, Cenira ; NASCIMENTO, G. ; REIS, C. A. . VII Semana da Musica de Ouro Branco. 2010. Interpretação.

50.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Serie de Concertos Eruditos. 2010. Interpretação.

51.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B ; VASCONCELOS, A. . . Concertos de Primavera2010. 2010. Interpretação.

52.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Sexta Cultural PUC MINAS. 2010. Interpretação.

53.
REIS, C. A.. Concerto para Viola e Orquestra. 2009. Interpretação.

54.
NASCIMENTO, G. ; REIS, C. A. . Concerto para viola e Orquestra. 2009. Interpretação.

55.
REIS, C. A.. Segunda Musical. 2009. Interpretação.

56.
REIS, C. A.. Filarmonica de Minas Gerais Temporada 2009. 2009. Interpretação.

57.
REIS, C. A.. XXXI Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2009. Interpretação.

58.
REIS, C. A.. XXXI Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2009. Interpretação.

59.
REIS, C. A.. XXXI Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2009. Interpretação.

60.
REIS, C. A.. 30 Curso Internacional de Verão de Brasilia. 2008. Interpretação.

61.
REIS, C. A.. OSEMG - Orquestra Sinfonica do Estado de Minas GErais. 2008. Interpretação.

62.
REIS, C. A.. 19 Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga. 2008. Interpretação.

63.
NASCIMENTO, G. ; REIS, C. A. . Recital Viola e Piano. 2008. Interpretação.

64.
REIS, C. A.. Oficina Viva a Musica. 2008. Interpretação.

65.
REIS, C. A.. Ressureicao. 2008. Interpretação.

66.
REIS, C. A.; NASCIMENTO, G. . Eu Gostaria de Ouvir. 2008. Interpretação.

67.
REIS, C. A.; Ian Guest . 30 Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2008. Interpretação.

68.
Oilian Lanna ; REIS, C. A. . Segunda Musical - Trio Viola, Violao e Flauta. 2008. Interpretação.

69.
REIS, C. A.; Oilian Lanna . Quarta Erudita. 2008. Interpretação.

70.
REIS, C. A.. Orquestra Sinfonica do Estado de Minas Gerais. 2008. Interpretação.

71.
REIS, C. A.; Edino Krieger . Musica em Pauta. 2008. Interpretação.

72.
REIS, C. A.. Concertos BNB/Serie cordas. 2008. Interpretação.

73.
REIS, C. A.. Orquestra Filarmonica do Estado de Minas Gerais. 2008. Interpretação.

74.
REIS, C. A.. Musica em Pauta. 2008. Interpretação.

75.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . V Semana da Musica de ouro Branco. 2008. Interpretação.

76.
REIS, C. A.. 30 Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2008. Interpretação.

77.
REIS, C. A.. 19 Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira e Musica Antiga. 2008. Interpretação.

78.
REIS, C. A.. Musicos de Minas. 2008. Interpretação.

79.
REIS, C. A.. FESTIVAL INTERNACIONAL DE INVERNO DE BRASILIA. 2007. Interpretação.

80.
REIS, Carllos Aleixo dos ; REIS, C. A. . 29 Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2007. Interpretação.

81.
REIS, C. A.. 29 Curso Internacional de Verao de Brasilia. 2007. Interpretação.

82.
REIS, C. A.. 29 Curso de Verão de Brasilia. 2007. Interpretação.

83.
REIS, C. A.. Projeto Orquestrando o Brasil. 2007. Interpretação.

84.
REIS, C. A.. Orquestrando o Basil. 2007. Interpretação.

85.
REIS, C. A.. Oficina Musica Viva. 2007. Interpretação.

86.
REIS, C. A.. Oficina Musica Vica. 2007. Interpretação.

87.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Concertos de Outono. 2007. Interpretação.

88.
SCHREIBER, Cenira ; REIS, C. A. . Nucleo de Musica Brasileira da Escola de Musica da UEMG. 2007. Interpretação.

89.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira . Ciclo de Concertos a Musica do Seculo XX. 2007. Interpretação.

90.
REIS, C. A.. Manhas Musicais. 2007. Interpretação.

91.
REIS, C. A.. IV Semana de Musica de Ouro Branco. 2007. Interpretação.

92.
REIS, C. A.. Estado das Artes - Viola e orquestra. 2007. Interpretação.

93.
REIS, C. A.. Concerto na Catedral de Mariana. 2007. Interpretação.

94.
REIS, C. A.. Temporada de Opera. 2007. Interpretação.

95.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Recital. 2006. Interpretação.

96.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Recital Didatico/ Duo VioliPiano. 2006. Interpretação.

97.
REIS, C. A.. Recital Palestra. 2006. Interpretação.

98.
REIS, C. A.; REIS, Carllos Aleixo dos ; SCHREIBER, Cenira . Festival de Inverno da Uni-BH. 2006. Interpretação.

99.
REIS, C. A.; REIS, Carllos Aleixo dos ; SCHREIBER, Cenira . Festival de Inverno Uni-BH. 2006. Interpretação.

100.
REIS, C. A.; REIS, Carllos Aleixo dos ; SCHREIBER, Cenira . Manhas Musicais. 2006. Interpretação.

101.
REIS, C. A.. Recital. 2005. Interpretação.

102.
REIS, C. A.. Reicital. 2004. Interpretação.

103.
REIS, C. A.; VASCONCELOS, A. . . Recital. 2004. Interpretação.

104.
REIS, C. A.. Recital Viola e Piano. 2004. Interpretação.

105.
REIS, C. A.. Recital. 2003. Interpretação.

106.
REIS, C. A.. Recital Viola e Piano. 2002. Interpretação.

107.
REIS, C. A.. Recital de viola e piano. 2002. Interpretação.

108.
REIS, C. A.. Duo Recital. 2002. Interpretação.

109.
REIS, C. A.. Concerto Orquestra de Camara Musicoop. 2001. Interpretação.

110.
REIS, C. A.. Solista com Orquestra de Camara Musicoop. 2000. Interpretação.

111.
REIS, C. A.. Recital Viola e Piano. 1999. Interpretação.

112.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira . Recital. 1998. Interpretação.

113.
REIS, C. A.. Solista com Orquestra de Camara SESI Minas. 1997. Interpretação.

114.
REIS, C. A.. Concerto para viola e Orquestra. 1995. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
Araújo, J. ; REIS, C. A. . PESQUISA: VIOLA URBANA III. 2015 (REGISTRO FONOGRÁFICO/dvd).

2.
REIS, C. A.. 30 Festival Internacional de Verao de Brasilia. 2008.

3.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Latin American Heritage. 2005 (Concerto).

Demais trabalhos
1.
REIS, C. A.. A Performing Edition of Brazilian Music for Viola. 2006 (Cientifica) .

2.
REIS, C. A.. L;E.R. em Instrumentistas de Cordas. 1998 (Cientifica) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade. Participação em banca de Àlisson Carvalho Berbert. Análise, classificação e contextualização das 60 Varições Barucabá, Op 14, de Nicoló Paganini. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

2.
REIS, C. A.. Participação em banca de Daniel Ramalho Prazeres. Sonata para viola (1962) de Francisco Mignone: a teoria do contorno e os aspectos de mão direita na preparação de uma performance.. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

3.
REIS, C. A.. Participação em banca de Bruna Caroline de Souza Berbert. Methode de Violon (1858) de Chharles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

4.
Franco, P.F.; REIS, C. A.. Participação em banca de Paula Cordeiro Franco. A Coleçõao de Seis Peças para Principiantes, para violino e piano, de George Marinuzzi.. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

5.
Araújo, G.A.P.; REIS, C. A.. Participação em banca de Glaucia Aparecida Furtado de Araújo. Concerto para violoncello e orquestra (1966/67). 2016. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
Edson Queiroz de Andrade; REIS, C. A.. Participação em banca de MARIJA MIHAJLOVIC PEREIRA. SONATA OP 36 PARA VIOLINO E PIANO DE HENRIQUE OSWALD: ASPECTOS TÉCNICOS E INTERPRETATIVOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

7.
REIS, C. A.. Participação em banca de Leonardo Lopes. Movimentos básicos na performance do contrabaixo: descrição e análise cinesiológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

8.
REIS, C. A.. Participação em banca de Carlos Márcio Norberto Bicalho. Considerações sobre Ponteio e Dança para Violoncelo de Camargo Guarnieri. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

9.
REIS, C. A.. Participação em banca de Maria Fernanda Leitão Canabarro. Scordatura na performance: o uso da scordatura na versão para viola na Suite n. 5 de J.S. BAch.. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

10.
REIS, C. A.. Participação em banca de Ivan Zandonati. Concerto para Viola de Mario Ficarelli. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
Borem, F.; REIS, C. A.. Participação em banca de Raquel Almeida Rohr de oliveira Isodoro. A obra para violoncello de Alceu Camargo: estudo didatico. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

12.
Borem, F.; REIS, C. A.. Participação em banca de Pedro Francisco Mota Junior. Flamengo de Bonfiglio de oliveira e Peguei a Reta de Porfirio Costa: dois estudos de caso historico de trompete no choro.. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

13.
Mizael, D. Hellen; REIS, C. A.. Participação em banca de Hellen dias Mizael. Sonata para Viola e Piano (1950) de Camargo Guarnieri: Uma analise tecnico-interpretativa. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

14.
REIS, C. A.. Participação em banca de Aureliano Afonso de Araujo. Pedagogia e Didática do violino. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

Teses de doutorado
1.
I.O., RAQUEL; REIS, C. A.; Borem, F.. Participação em banca de RAQUEL ALMEIDA ROHR DE OLIVEIRA ISIDORO. O violoncelo de Jaques Morelenbaum: uma investigação acerca da performance do instrumento na música popular brasileira. 2017. Tese (Doutorado em MUSICA) - Escola de Musica da UFMG.

2.
Borem, F.; REIS, C. A.. Participação em banca de MARCOS FLAVIO DE AGUIAR FREITAS. O ESTILO DE ZÉ DA VELHA NO CD GAFIERAL: PRATICAS DE PERFORMANCE DO TROMBONE NO CHORO. 2017. Tese (Doutorado em MUSICA) - Escola de Musica da UFMG.

3.
REIS, C. A.. Participação em banca de FERNANDO ARAÚJO DE PÁDUA. FRANCISCO MIGNONE E OS MANUSCRITOS DE BUENOS: contexto histórico, interpretação e edição de obras para duo de violões recém-descobertas. 2017.

Qualificações de Mestrado
1.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade. Participação em banca de Ana Cielo Guerra. Concerto para viola de Radamés Gnatali. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.

2.
REIS, C. A.. Participação em banca de Luiza Gaspar Anastácio. Carlos Aleberto Pinto Fonseca: um estudo de suas composições para cordas. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
REIS, C. A.; Borem, F.; Edson Queiroz de Andrade. Concurso Publico Professor Substituto Violino. 2017. Escola de Musica da UFMG.

2.
REIS, C. A.. Banca Concurso Público Universidade do Estado de Minas Gerais. 2016. Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
REIS, C. A.. Departamento de Musica do Centro de Artes UFPE. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

4.
REIS, C. A.. Banca de Concurso na UniversidadeFederal de Minas Gerais. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

Outras participações
1.
REIS, C. A.. XX Semana de Extensão. 2017. Escola de Musica da UFMG.

2.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade. Exame final: Prática Instrumental Avançada II (Doutorado). 2017. Escola de Musica da UFMG.

3.
REIS, C. A.. Jovem Músico BDMG. 2017. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

4.
REIS, C. A.; Glaura Lucas. Comissão de Avaliação Final Estagio Probatório. 2014. Escola de Musica da UFMG.

5.
REIS, C. A.. XV Encontro de Extensão. 2012. Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
REIS, C. A.. Consultoria Ad-hoc Capes. 2012. CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social.

7.
REIS, C. A.. XIV Encontro de Extensão da UFMG. 2011. Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
REIS, C. A.. Selecao de Jovens Artistas para o Programa Segunda Musical. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.

9.
REIS, C. A.. Avaliação Parcial Estagio Probatorio. 2007. Escola de Musica da UFMG.

10.
REIS, C. A.; Edson Queiroz de Andrade. XVI Semana de Iniciação Cientifica. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
III Envio/Encontro Nacional de Violistas. Pedagogia, Didática e Performance do Instrumento de Cordas Friccionadas. 2017. (Congresso).

2.
43th International viola congress. Brazilian Music for Viola and Piano. 2016. (Congresso).

3.
6º Festival Internacional Sesc de Musica.Pedagogia e Didática da Viola. 2016. (Outra).

4.
II Congresso Nacional de Viola/ABRAV.Oficina de Perfomance. 2016. (Oficina).

5.
SEMANA DE MUSICA DE CAMERA/ FAE.Sonata para Viola e piano: Shostakovich. 2016. (Oficina).

6.
XXVI Congresso da Anppom. Criacão musical, criacões artistica e a pesquisa academica. 2016. (Congresso).

7.
I Encontro Nacional de Viola/ABRAV. Didática do Instrumento de cordas/Viola. 2015. (Congresso).

8.
35th Primrose Competition and Festival. Exploring New Music. 2014. (Congresso).

9.
II Mostra de Viola da UFRN.Performance e Didática da Viola. 2014. (Encontro).

10.
IV Festival SESC Internacional de Música.Oficina de Viola. 2014. (Oficina).

11.
Festival Internacional de Musica de Juiz de Fora.Didática e Perforamance do Instrumento de Cordas. 2013. (Oficina).

12.
XX Festival de Música de Domingos Martins.Ofinca de Viola de Arco. 2013. (Oficina).

13.
II Festival Internacional Sesc de Musica.Pedagogia e Didatica do Instruemento de Cordas Friccionadas. 2012. (Oficina).

14.
XIX Festival de Inverno de Domingos Martins.didatica e Performance do Instrumento de Cordas Friccinonadas-Viola. 2012. (Oficina).

15.
II Festival Nacional de Musica de Divinopolis.Curso Ministrado de Didatica e Performance do Instrumento. 2011. (Oficina).

16.
IV Seminario de Musica Brasileira.Musica Brasileira para Viola e Piano -Recital Palestra. 2011. (Seminário).

17.
XXI Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira.Curso ministrado de Didatica e Performance do instrumento Viola. 2011. (Oficina).

18.
VII Semana da Musica de Ouro Branco.Oficina de Viola e Musica de Camera (Musica Brasileira). 2010. (Oficina).

19.
XXI Festival Internacional de Musica Colonial Brasileira.Didatica e Perfomance da Viola: Basico, Intermediario e Profissional (Curso Ministrado). 2010. (Oficina).

20.
XXXI Curso Internacional de Verao de Brasilia.Didatica da viola de Arco e Literatura na Musica Brasileira. 2009. (Oficina).

21.
30 Curso Internacional de Verão de Brasilia.Didatica e performance da Viola de Arco. 2008. (Oficina).

22.
Curso de Capacitacao da Orquestra Filarmonica do Espirito santo.Capacitacao e Aperfeicoamento profissional do naipe de violas. 2008. (Oficina).

23.
Master Class Viola.Tecnia e performance da Viola. 2008. (Oficina).

24.
V Semana de Musica de Ouro Branco.Tecnicas interpretativas na Viola de Arco. 2008. (Oficina).

25.
29 Curso Internacional de Verão de Brasilia.Performance (curso ministrados aos participantes). 2007. (Outra).

26.
Festival de Internacional de Musica Barroca e Colonial Mneira de Juiz de Fora (16 a 28 Julho). Viola e Violino - Origem e suas diferenças. 2007. (Congresso).

27.
Festival de Internacional de Musica Barroca e Colonial Mneira de Juiz de Fora (16 a 28 Julho).Didatica e Perfomance da Viola (aulas ministradas). 2007. (Outra).

28.
Festival internacional de Inverno de Brasilia.Didatica e Perfomance do instrumento. 2007. (Outra).

29.
IV Semana de Musica de Ouro Branco.Didatica e Performance da Viola (aulas ministradas aos participantes). 2007. (Outra).

30.
Projeto Viva a Musica.Os Intrumentos de Cordas Friccionadas. 2007. (Seminário).

31.
Coordination. Coordination - Viola Workshop with Karen Tuttle. 2006. (Congresso).

32.
Master Class.Viola master Class. 2004. (Seminário).

33.
The Inner Game of Music. 2004. (Oficina).

34.
CIVEBRA.Curso Interncaional de Verao de Brasila. 2003. (Encontro).

35.
Festival de Inverno de Juiz de Fora.Curso Internacional de Inverno de Juiz de Fora. 2003. (Encontro).

36.
II Encontro de Violas da cidade de Brasilia.II Encontro de Violas de Brasilia. 2002. (Seminário).

37.
Viola Master Class.Seminario de Instrumentos de Cordas. 2002. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
REIS, C. A.; BIAGGI, E. ; A.C., Vitor . IV ENCONTRO NACIONAL DE VIOLAS. 2018. (Congresso).

2.
REIS, C. A.. III ENVIO - ENCONTRO NACIONAL DE VIOLISTAS. 2017. (Congresso).

3.
REIS, C. A.. II Encontro Nacional de Violistas. 2016. (Congresso).

4.
REIS, C. A.. Nokuthula Viola Master class. 2014. (Outro).

5.
REIS, C. A.. Jennifer Stunm/Viola Master class. 2014. (Outro).

6.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Organização da turnè Internacional da Orquestra Jovem das Gerais. 2013. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Sofia von Atzingen Drake Cardozo. Concerto moderno para Viola. Início: 2017. Tese (Doutorado em MUSICA) - Escola de Musica da UFMG. (Orientador).

Monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
KAIO CÉSAR BALDOTTO DELBONI. PARTITA Nº 5 PARA VIOLINO E BAIXO CONTÍNUO DE TELEMANN: uma análise histórico-interpretativa da obra. Início: 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em MUSICA) - FACI - FACULDADE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Ana Cielo Guerra. O concerto para Viola de Radamés Gnatalli: Uma análise tecnico-interpretativa. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

2.
Daniel Ramalho Prazeres. A Sonata para viola de Francisco Mignone. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, . Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

3.
Larissa Natália Ferreira de Mattos. O REPERTÓRIO DOS SÉCs. XX E XXI PARA O DUO VIOLA E VIOLONCELO: UM CATÁLOGO DE OBRAS E A CONSTRUÇÃO DA SONORIDADE DO DUO NA INTERPRETAÇÃO. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, . Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

4.
Gláucia Aparecida Furtado de Araújo. Concerto para violoncelo e orquestra de José Guerra Vicente: Aspectos analíticos, técnicos- interpretativos, históricos e Biografia.. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, . Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

5.
Vitor Chagas de Abreu. ?Prelúdios Característicos para violino só?, de Flausino Vale ? expandindo através de transcrições e análise interpretativa a literatura da viola de arco. 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

6.
Marie Staphanie Jeanne Bernard. A Sonata N 2 para Violoncelo e Piano de Glauco Velasquez: estudo interpretativo e tratamento editorial da obra.. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, . Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

7.
Hellen Diaz Mizael. Sonata para Viola e Piano - Camargo Guarnieri. 2011. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

8.
Maria Fernanda Canabarro. A Scordatura para Viola em seus diversos aspecto na Performance. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

9.
Martinez Galimberti Nunes. Viola Spaces - Abordagem sobre a performance de técnicas expandidas a partir dos estudos de Garth Knox. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Escola de Musica da UFMG, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
SILAS DE ANDRADE NETO. PROCEDIMENTOS TÉCNICOS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS APLICADOS NOS ENSAIOS DA ORQUESTRA EXPERIMENTAL DE CORDAS DA FAMES: um relato de experiência. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MUSICA) - FACI - FACULDADE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

2.
LEONARDO DAVID NASCIMENTO DE SOUZA. AS OBRAS DE MÚSICA DE CÂMARA DE ALCEU CAMARGO: Revisão e edição das obras para quarteto e orquestra de cordas. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em MUSICA) - FACI - FACULDADE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.

3.
Edson Goya. Problemas de Postura na pratica do violao. 1997. 100 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Musica) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Carlos Aleixo dos Reis.



Inovação



Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
REIS, C. A.. Abordagens Pedagógicas para o ensino e preparação de excertos orquestrais. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
REIS, C. A.. Turné Internacional da O.J. das Gerais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
REIS, C. A.; SCHREIBER, Cenira B . Semana da Musica de Camera. 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 17:02:45