André Fábio Villas-Boas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1372746712628330
  • Última atualização do currículo em 08/04/2018


Coordenador do Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas (NelGraf) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é pesquisador em design e comunicação visual. Docente do Programa de Pós-Graduação em Design da Escola de Belas-Artes (EBA) e de graduação da Escola de Comunicação (ECO), é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem seis livros publicados, todos com autoria do texto integral, em inúmeras reedições. Possui doutorado em Comunicação e Cultura (2002) e mestrado em Comunicação (1997), ambos pela UFRJ. Foi fundador da 2AB Editora, pioneira na publicação de livros brasileiros sobre design, da qual foi editor de 1997 a 2007. Tem experiência na área de Comunicação Visual, com ênfase em Design Gráfico, e também em jornalismo. Seus trabalhos abordam principalmente os seguintes temas: estudos culturais, teoria do design, design editorial, identidade visual, produção gráfica, tipografia e história do design. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
André Fábio Villas-Boas
Nome em citações bibliográficas
VILLAS-BOAS, André

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Comunicação / ECO-UFRJ.
Av. Pasteur, 250 - fundos
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 38735084
URL da Homepage: http://nelgraf.org.br


Formação acadêmica/titulação


1998 - 2002
Doutorado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Os discursos dos comunicadores visuais sobre o design gráfico brasileiro na mídia segmentada, Ano de obtenção: 2003.
Orientador: Heloísa Buarque de Hollanda.
Palavras-chave: design gráfico; desenho industrial; programação visual; comunicação visual; estudos culturais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Design Gráfico.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1992 - 1997
Mestrado em Comunicação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Utopia e disciplina: o design gráfico como síntese do imaginário modernista,Ano de Obtenção: 1997.
Orientador: Heloísa Buarque de Hollanda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: design gráfico; desenho industrial; programação visual; comunicação visual; estudos culturais; história do design.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual / Especialidade: Design Gráfico.
Setores de atividade: Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes; Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas.
1981 - 1985
Graduação em Comunicação Social.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1979 - 1979
Curso técnico/profissionalizante em Auxiliar Técnico de Publicidade.
Colégio Marista São José, CMSJ, Brasil.
1978 - 1980
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Marista São José, CMSJ, Brasil.
1970 - 1977
Ensino Fundamental (1º grau).
Colégio Marista São José, CMSJ, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Escola Superior de Desenho Industrial / Uerj, ESDI / UERJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual.
2010 interrompida
Pós-Doutorado.
Programa Avançado de Cultura Contemporânea - UFRJ, PACC-UFRJ, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Estudos Culturais.
Ano de interrupção: 2014


Formação Complementar


2011 - 2011
Editando livros digitais. (Carga horária: 22h).
Estação das Letras, ESTAÇÃO, Brasil.
2002 - 2002
Painel Interativo Tecnologia Offset. (Carga horária: 20h).
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI / RJ, Brasil.
1997 - 1997
Construção de Bibliotecas Virtuais do Prossiga. (Carga horária: 12h).
Prossiga Informação e Comunicação Para a Pesquisa Cnpq, PROSSIGA, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Produção Gráfica. (Carga horária: 20h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em A Linguagem do Lay Out. (Carga horária: 20h).
Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
1989 - 1989
Extensão universitária em Projeto Gráfico. (Carga horária: 64h).
Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.
1985 - 1985
Extensão universitária em Cultura Brasileira. (Carga horária: 20h).
Curso Organizado Pelo Professor Roland Corbisier, ROLAND CORBISIER, Brasil.
1985 - 1985
Curso Bloch de Comunicação. (Carga horária: 40h).
Bloch Editores, BLOCH, Brasil.
1985 - 1985
Aperfeiçoamento Em Mercado de Capitais Para Jornal. (Carga horária: 10h).
Associação das Empresas Distribuidoras de Valores, ADEVAL, Brasil.
1985 - 1985
Seminário de Microcomputadores. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
1985 - 1985
Cultura Brasileira Tradição Contradição. (Carga horária: 54h).
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Política Brasileira Contemporânea III. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Jornalismo Político e Internacional. (Carga horária: 10h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Estética e Política no Movimento Modernista. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
1983 - 1983
Extensão universitária em Política Brasileira Contemporânea I. (Carga horária: 20h).
Museu Histórico Nacional, MHN, Brasil.
1983 - 1983
O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira. (Carga horária: 14h).
Socii, SOCCI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Design (31001017172P3), Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Design gráfico e cultura
6/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação / ECO-UFRJ, NelGraf - Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas.

6/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação / ECO-UFRJ, NelGraf - Núcleo de Estudos em Linguagens Gráficas.

05/2010 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Escola de Comunicação / ECO-UFRJ, Escola de Comunicação / ECO-UFRJ.

Atividade realizada
Coordenador de núcleo de pesquisa.
03/2010 - Atual
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo de custos e matérias-primas
Edição gráfica
Layout Editorial
08/2009 - 12/2009
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Edição Gráfica
Layout Editorial
Programação visual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 4

Atividades

09/2014 - 02/2015
Ensino, Design, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em teoria e crítica do Design

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor agregado, Carga horária: 15

Vínculo institucional

1999 - 2002
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 12

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 8

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 4

Atividades

08/2007 - 08/2009
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DSG1303 - Cor na comunicação visual
DSG1131 - Introdução a Gráfica
ART1111 - Laboratório de Representação Gráfica I
ART1033 - Planejamento, projeto e desenvolvimento - P/ CV III
3/1998 - 08/2007
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ART1033 - Planejamento, Projeto e Desenvolvimento III
ART1110 - Introdução ao Laboratório de Representação Gráfica
8/1997 - 2/1998
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ART1033 - Planejamento, Projeto e Desenvolvimento III

2ab Editora, 2AB, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 2007
Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Editor, Carga horária: 0

Atividades

8/1997 - 8/2007
Outras atividades técnico-científicas , Editora Especializada Em Livros Sobre Design, Editora Especializada Em Livros Sobre Design.

Atividade realizada
Seleção, revisão e edição de originais para publicação.

O Globo Empresa Jornalística Brasileira, OGLOBO, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista - Redator, Carga horária: 35

Vínculo institucional

1987 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista - Repórter, Carga horária: 35

Atividades

1/1988 - 12/1990
Serviços técnicos especializados , Redação, Editoria Nacional.

Serviço realizado
Redação de textos jornalísticos.
6/1987 - 12/1987
Serviços técnicos especializados , Redação, Editoria Jornais de Bairros.

Serviço realizado
Apuração de dados e redação de textos jornalísticos.

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI / RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 7

Atividades

2/2001 - 8/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Projeto de mídias impressas

Faculdade Carioca, CARIOCA, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2001
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor auxiliar, Carga horária: 16

Atividades

8/2000 - 7/2001
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DES127 - Análise Gráfica
DES132 - Produção Gráfica
DES165 - Elementos de comunicação visual e diagramação
INF140 - Editoração Eletrônica I
INF 141 - Editoração Eletrônica II
3/2000 - 7/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DES127 - Análise Gráfica
DES132 - Produção Gráfica
INF140 - Editoração Eletrônica I
INF 141 - Editoração Eletrônica II
4/2000 - 4/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Referências de comunicação visual para o projeto de interfaces gráficas
8/1999 - 2/2000
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DES127 - Análise Gráfica
DES132 - Produção Gráfica
INF140 - Editoração Eletrônica I
INF141 - Editoração Eletrônica II
INF142 - Editoração Eletrônica Avançada
8/1997 - 7/1999
Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
DES 127 - Análise Gráfica
DES132 - Produção Gráfica
INF140 - Editoração Eletrônica I
INF141 - Editoração Eletrônica II

Associação Nacional de Pesquisa Em Design, ANPED, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2000
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: 2o. Secretário, Carga horária: 0

Atividades

10/1998 - 10/2000
Direção e administração, Associação Nacional de Pesquisa Em Design, .

Cargo ou função
Administrador.
10/1996 - 10/1998
Direção e administração, Associação Nacional de Pesquisa Em Design, .

Cargo ou função
Segundo Secretário.

Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 0

Atividades

2/1993 - 1/1994
Serviços técnicos especializados , Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, .

Serviço realizado
Projeto gráfico e editoração do Jornal das Bibliotecas.
10/1992 - 2/1993
Serviços técnicos especializados , Fundação Biblioteca Nacional, .

Serviço realizado
Projeto gráfico e direção de arte da revista The Brazilian Book Magazine.

Instituto Brasileiro do Design, IBDESIGN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Sócio-diretor, Enquadramento Funcional: Diretor científico, Carga horária: 0

Atividades

8/2002 - Atual
Direção e administração, Instituto Brasileiro do Design, .

Cargo ou função
Diretor Científico.
8/2002 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Brasileiro do Design, .

Linhas de pesquisa
Cultura, política e design
8/2002 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Instituto Brasileiro do Design, Instituto Brasileiro do Design.

Atividade realizada
Planejamento e organização de eventos técnico-científicos.

Associação dos Pensionistas e Aposentados da Caixa Econômica Federal, APACEF, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico / Diagramador, Carga horária: 0

Atividades

2/1995 - 6/1998
Serviços técnicos especializados , Associação dos Pensionistas e Aposentados da Caixa Econômica Federal, .

Serviço realizado
Projetos gráficos para a instituição.
1/1993 - 1/1997
Serviços técnicos especializados , Associação dos Pensionistas e Aposentados da Caixa Econômica Federal, .

Serviço realizado
Projeto gráfico e diagramação do Jornal "O Economiário Aposentado".

Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, CDCE, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador visual, Carga horária: 0

Atividades

11/1992 - 7/1994
Serviços técnicos especializados , Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, .

Serviço realizado
Projetos gráficos para a companhia de teatro dirigida por Aderbal Freire-Filho.
1/1993 - 4/1993
Serviços técnicos especializados , Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, .

Serviço realizado
Identidade visual e peças gráficas correlatas para a instituição.

Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

9/2002 - 10/2002
Ensino, Gestão e Planejamento Educacional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Tópicos especiais em marketing

Jornal do Commercio, JCOMMERCIO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 0

Atividades

1/1986 - 12/1986
Serviços técnicos especializados , Redação, Editoria de Cultura.

Serviço realizado
Apuração e redação de textos jornalísticos.

Núcleo de Orientação Em Saúde Social, NOSS, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1997
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 0

Atividades

1/1995 - 1/1997
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Orientação Em Saúde Social, .

Serviço realizado
Projetos gráficos para projetos da ONG de prevenção a AIDS/DSTs entre populações marginalizadas.
4/1996 - 11/1996
Serviços técnicos especializados , Núcleo de Orientação Em Saúde Social, .

Serviço realizado
Identidade visual e projetos gráficos diversos para o "Safe bar', atividade da instituição para prevenção a AIDS/DSTs.

Prefeitura Municipal de Petrópolis Teatro Oikoveva, PMP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1993
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer gráfico, Carga horária: 0

Atividades

2/1993 - 4/1993
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal de Petrópolis Teatro Oikoveva, .

Serviço realizado
Identidade visual e projetos gráficos para o Festival Teatro D'Outras Terras.

Prossiga Informação e Comunicação Para a Pesquisa Cnpq, PROSSIGA, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ, Carga horária: 20

Atividades

8/1997 - 8/1998
Serviços técnicos especializados , Biblioteca Virtual de Estudos Culturais, Biblioteca Virtual de Estudos Culturais.

Serviço realizado
Curadoria e organização de dados para inclusão na biblioteca virtual.


Linhas de pesquisa


1.
Cultura, política e design

Objetivo: As relações entre o design e a cultura contemporânea, considerada como rede de significações e de relações de poder. As análises e reflexões desenvolvidas têm caráter interdisciplinar, com ênfase nos estudos culturais e na instrumentalização de referências das ciências sociais. O design é tomado tanto como objeto quanto como objetivo central das investigações, priorizando-se a experiência brasileira e/ou das sociedades periféricas afins..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Desenvolvimento de Novos Materiais; Edição, Impressão, Reprodução e Gravação Industriais de Jornais, Revistas, Livros, Discos, Fitas, Vídeos e Filmes.
Palavras-chave: design; desenho industrial; cultura; política.
2.
Representações culturais, identidades e movimentos sociais

Objetivo: Articulação entre a produção em comunicação visual e a dinâmica cultural contemporânea, com ênfase na sua relação para com a produção de sentidos em termos de identidade e representações sociais. As pesquisas privilegiam ainda estudos de caso que envolvam a comunicação visual como agente ativo nos movimentos sociais, notadamente aqueles centrados em discursos de classes, segmentos sociais específicos e grupos de interesse..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia Urbana.
Setores de atividade: Edição e edição integrada à impressão; Educação.
Palavras-chave: cultura de massa; culturas periféricas; design gráfico; estudos culturais; mídia; representações sociais.
3.
História da comunicação visual e dos processos gráficos

Objetivo: Estudos sobre as atividades profissionais em comunicação visual no país, com ênfase naquelas desenvolvidas para os meios impressos. Sistematização de tais estudos numa historiografia comum, na qual tais atividades possam ser periodizadas e articuladas entre si e à dinâmica social mais ampla (aspectos políticos, econômicos e culturais). Para tanto, as investigações buscam preservar o vínculo entre a análise projetual do objeto estudado e as condicionantes das tecnologias aplicadas à sua produção..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
Setores de atividade: Edição e edição integrada à impressão; Educação.
Palavras-chave: análise gráfica; design gráfico; estudos culturais; história; inovação tecnológica; produção gráfica.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Design gráfico e ideologia: Estudo de caso da revista "Filme Cultura" (1966-1975)
Descrição: Analisar o projeto gráfico, bem como sua aplicação ao longo do período de publicação estudado (1966-1975), da revista "Filme Cultura" ? periódico patrocinado pelo governo federal, por meio do Instituto Nacional do Cinema (INC) e, posteriormente, pela Embrafilme. A pesquisa se insere num objetivo maior, que é o da compreensão do design gráfico como recurso ideológico de busca de hegemonia no contexto de um regime politicamente autoritário. Neste enfoque, a análise gráfica da revista se cruza com sua análise como instrumento político. "Filme Cultura" foi publicada ininterruptamente ? embora com periodicidade variável ? de 1966 a 1975. A publicação foi retomada entre 1978 e 1980, novamente interrompida até 1983 e dada como encerrada em 1988. Voltou a ser publicada a partir de 2010, pelo CTAv ? Centro Técnico Audiovisual, órgão do Ministério da Cultura ?, tendo tido 12 edições publicadas e mantendo-se em atividade até o presente. O recorte assumido, limitando a amostra de análise às 27 primeiras edições, justifica-se por uma periodização parametrizada pelos projetos gráficos adotados pela revista. Embora no período delimitado ? 1966 a 1975 ? a publicação tenha tido dois projetos, é possível identificar uma unidade entre eles que possibilita esta periodização. Além disso, dos oito projetos gráficos aplicados ao periódico, estes dois são os que tiveram continuidade mais longa (respectivamente, 18 e 8 edições). É preciso ainda observar que o primeiro número de "Filme Cultura" ? incluído na análise justamente por se tratar do número de lançamento ? teve um projeto gráfico próprio, que não foi levado adiante. A retomada da revista, em 2010, assumiu um novo projeto que perdura até o presente, em 12 edições. Este não está incluído nesta pesquisa por fugir ao seu escopo, já que está sendo publicada em outro contexto, quase trinta anos após o fim do regime militar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2014
Tipografia no Brasil: O surto dos anos 1990-2000
Descrição: A pesquisa enfoca um movimento de clara natureza cultural na área do design gráfico no país, ainda que moldado por um ambiente enunciadamente corporativo-profissional. A renovação e inédita produção de fontes tipográficas no Brasil, ao longo das duas décadas que marcam a virada do século, tem um forte caráter contemporâneo, que se manifesta em aspectos como: Iniciativas que se apresentam para além dos veículos formais normalmente utilizados para estes fins (universo acadêmico, procedimentos mercadológicos etc.). Uso intensivo de meios digitais de produção. Uso intensivo de meios eletrônicos para a mobilização e organização de seus agentes. Convergência de mídias diversas para a consecução dos projetos e sua divulgação. Forte postura horizontal no que concerne ao intercâmbio internacional de informações e iniciativas um traço bastante original no que concerne à área da tipografia e do design gráfico como um todo. Uso de formas peculiares e originais de divulgação e comercialização da produção. Em contrapartida, o conjunto destes movimentos parece indicar uma forte postura autóctone freqüentemente balizada por pressupostos de identidade nacional e mesmo pela valorização de meios de produção de inspiração artesanal extemporâneos às características indicadas anteriormente. Esta hipótese, se confirmada, será a principal linha de abordagem do tratamento analítico do tema previsto como principal objetivo do trabalho.
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
Polo de Cultura Digital
Descrição: O Pólo de Cultura Digital desenvolve estudos, encontros e seminários orientados para as inovações na área da criação, difusão e consumo da cultura e do conhecimento em base digital. Em todas as suas ações o Pólo procura repensar os paradigmas dos estudos sobre cultura e estabelecer, de forma sistemática, o diálogo entre as áreas de cultura e tecnologia, articulando artistas, escritores, jornalistas, historiadores, músicos, designers, engenheiros, arquitetos de informação e especialistas em mídias digitais num programa de estudo e pesquisa . O Pólo , que vincula-se ao novo campo de conhecimento os Estudos Culturais do Software, tem como prioridade a produção de um pensamento teórico e a criação de modelos de análise sobre as perspectivas e o impacto cultural dos recursos oferecidos pelos softwares que estruturam as interfaces culturais, as metamídias e os processos de convergência das novas narrativas transmídias. O Pólo de Cultura Digital, uma linha de pesquisa do Programa Avançado de Cultura Contemporânea, trabalha em colaboração com diversas unidades da UFRJ, com o Projeto Espaço Alexandria/ PR2/UFRJ, com O Instituto de Projetos e Pesquisa e com o Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2014 - Atual
Jornal A Ilha - Comunicação visual e edição de jornal auto-sustentável em comunidade com forte viés identitário
Descrição: Edição e design gráfico de jornal comunitário organizado, elaborado e mantido por moradores da Ilha de Paquetá - bairro da cidade do Rio e Janeiro que, embora próximo ao centro desta metrópole, preserva uma identidade própria com relação ao restante da cidade. O projeto engloba todas as etapas de produção do periódico mensal, que são realizadas de modo voluntário por moradores - das reuniões de pauta à distribuição, passando pela edição dos textos e pelo design gráfico da publicação, com a única exceção da produção gráfica (pré-impressão, impressão e acabamento). A comunidade de Paquetá vive permanentemente ameaçada na preservação de suas tradições e no modo peculiar de vida de seus membros (muito semelhante a de uma pequena cidade do interior, com a singularidade de não contar com o trânsito de veículos a explosão, que são proibidos por lei). Malgrado sua situação insular e as dificuldades de transporte no translado para o continente, a proximidade com o centro da capital fluminense (a apenas 13km de distância) impõe uma tensão permanente, à qual o jornal - iniciativa dos próprios moradores - 'A Ilha' procura responder. O jornal tem ainda singularidades com relação ao jornalismo comunitário convencional, que vão desde seu aspecto gráfico (policromia, 16 páginas, papel offset) e seu perfil editorial, que alia material noticioso e de caráter reivindicatório a uma grande ênfase à cobertura da vida sociocultural, até seu projeto gráfico, com profusão de cores, enorme gama de recursos tipográficos e destaque para o material fotográfico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2014 - Atual
Periódico: Linguagens Gráficas
2008 - Atual
Periódico: Revista Arcos (ESDI/UERJ)


Revisor de periódico


2012 - Atual
Periódico: Revista Comunicação Midiática (Online)
2016 - Atual
Periódico: Âncora - Revista Latino-Americana de Jornalismo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Programação Visual/Especialidade: Design Gráfico.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Visual/Especialidade: Design Gráfico.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Organização Editorial de Jornais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Apuração e Redação Jornalísticas.


Idiomas


Inglês
Compreende PoucoLê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende PoucoLê Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2003
Paraninfo da turma de Desenho Industrial formada no segundo semestre de 2003, PUC-Rio - Departamento de Artes e Design.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science

Artigos completos publicados em periódicos

1.
VILLAS-BOAS, André2013VILLAS-BOAS, André; ESTEFANI, T. . As expressões do tempo e do espaço nos livros-imagem de Roger Mello. Revista Z Cultural (UFRJ), v. 8, p. 26-38, 2013.

2.
VILLAS-BOAS, André2009VILLAS-BOAS, André. Sobre Análise gráfica, ou Algumas estratégias didáticas para a difusão de um design crítico. Revista Arcos (ESDI/UERJ) (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1984-5596 Arcos Design (Online)), v. 5, p. 2/91-17/91, 2009.

3.
VILLAS-BOAS, André1999VILLAS-BOAS, André. O design gráfico como objeto dos estudos culturais. Estudos em Design (Impresso), Rio de Janeiro, v. 7, n.1, p. 55-66, 1999.

4.
VILLAS-BOAS, André1994VILLAS-BOAS, André. Modernismo e funcionalismo: o caminho do design não é um só. Estudos em Design (Impresso), Rio de Janeiro, v. 2, n.2, p. IX-3-IX-15, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual - 4a. edição - 3a. impressão. 4. ed. Teresópolis (RJ): 2AB, 2012. v. 1. 80p .

2.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual - 4a. edição - 2a. impressão. 5. ed. Teresópolis (RJ): 2AB, 2011. v. 1. 80p .

3.
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers - 3a. edição - 2a. impressão. 4. ed. Teresópolis (RJ): 2AB Editora, 2010. 192p .

4.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual - 4a. edição. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2009. 80p .

5.
VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura - Versão ampliada - 2a. edição. 2. ed. Teresópolis: 2AB Editora, 2009. 176p .

6.
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers - Versão ampliada - 3a. edição. 3. ed. Teresópolis (RJ): 2AB Editora, 2008. v. 1. 192p .

7.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico - Versão ampliada - 6a. edição. 6. ed. Teresópolis: 2AB Editora, 2007. v. 1. 112p .

8.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico - 5a. edição. 5. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2003. v. 1. 80p .

9.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual - 3a. edição. 3. ed. Rio de Janeiro: 2ABEditora ltda., 2003. v. 1. 104p .

10.
VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2002. v. 1. 120p .

11.
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers - 2a. edição. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2002. v. 1. 136p .

12.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico - 4a. edição. 4. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2001. 76p .

13.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual - 2a. edição. 2. ed. Rio de Janeiro: 2ABEditora ltda., 2001. v. 1. 104p .

14.
OLIVEIRA, S. ; VILLAS-BOAS, André ; BACON, B. ; ROSAURO, M. ; PORTO, Bruno ; SANTOS, C. ; RESTON, C. ; ARRUDA, F. ; BESSA, J. ; CASTRO, L. ; MARTINEZ, M. ; MARCELLI, T. . Outra música. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2000. 88p .

15.
VILLAS-BOAS, André. Produção gráfica para designers. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora ltda., 2000. v. 1. 136p .

16.
VILLAS-BOAS, André. Sistemas de identidade visual. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora ltda., 2000. v. 1. 104p .

17.
VILLAS-BOAS, André. O que é e o que nunca foi: The dub remix.. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1999. 88p .

18.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico - 3a. edição. 3. ed. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 1999. 72p .

19.
VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina.. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 152p .

20.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico - 2a. edição. 2. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1998. 72p .

21.
VILLAS-BOAS, André. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. 1. ed. Rio de Janeiro: 2AB, 1997. 72p .

Capítulos de livros publicados
1.
VILLAS-BOAS, André; BRAGA, Marcos da Costa . O objeto como norte: origens e periodização na historiografia do design gráfico. In: ALMEIDA, Marcelina das Graças; REZENDE, Edson José Carpintero; SAFAR, Giselle Hissa; MENDONÇA, Roxane Sidney Resende de. (Org.). Caderno aTempo: histórias em arte e design. 1ed.Barbacena: EdUEMG, 2013, v. 1, p. 25-45.

2.
OLIVEIRA, S. ; VILLAS-BOAS, André ; RODRIGUES, J. L. P. . O surto tipográfico e a falta de tradição. In: OLIVEIRA, Sylvio de. (Org.). Letra. 1ed.Teresópolis (RJ): 2AB, 2008, v. 1, p. 19-27.

3.
VILLAS-BOAS, André. Compaixão aos bastardos. In: Mariana Aurélio. (Org.). Pesquisa visual. 1ed.Rio de Janeiro: Horta, 2006, v. 1, p. 97-121.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
VILLAS-BOAS, André. Desconfie. Cônico- Informativo do Conselho Nacional dos Estudantes de Design, Florianópolis/SC, , v. 15, p. 2 - 2, 22 jul. 2004.

2.
VILLAS-BOAS, André. Design gráfico e identidade nacional. Dezigne, Rio de Janeiro, p. 37 - 43, 01 dez. 1999.

3.
VILLAS-BOAS, André. Lições da crise do design. Design Gráfico, São Paulo, p. 74 - 74, 07 jun. 1999.

4.
VILLAS-BOAS, André. Tipografia adequada garante eficácia na comunicação. Design gráfico, Rio de Janeiro, p. 44 - 48.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILLAS-BOAS, André; CUNHA, Isabela da ; FERNANDES, Amaury . A reformulação da identidade visual do BNDES. In: P&D Design 2010 - 9o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. Anais do P&D Design 2010. São Paulo: AEnD-BR - Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil, 2010. p. 4288-4300.

2.
VILLAS-BOAS, André. A estratégia da recentidade. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2003.

3.
VILLAS-BOAS, André. A academia que eles queriam (e que não nos serve). In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2003.

4.
VILLAS-BOAS, André. A equivalência dos discursos opostos: design como arte, design como marketing. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Design, 2003.

5.
VILLAS-BOAS, André. Design gráfico: Produção formalizada de tipo específico.. In: II Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2003, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED - Associção Nacional de Pesquisa em Design, 2003.

6.
VILLAS-BOAS, André; MARCELLI, T. . O jornal diário como objeto de design. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2002, Brasília. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design / V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 6. p. 1755-1762.

7.
MARCELLI, T. ; VILLAS-BOAS, André . Design de notícias: o discurso visual da mensagem. In: I Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 2002, Brasília. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design / V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002.

8.
MARCELLI, T. ; VILLAS-BOAS, André . Design de notícias: O caso do jornal O Dia. In: P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais do I Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 1. p. 13-20.

9.
VILLAS-BOAS, André. As mudanças nos anos 90: Impressões de viagem. In: P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2002, Brasília. Anais de I Congresso Internacional de Pesquisa em Design / V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Rio de Janeiro: ANPED, 2002. v. 6. p. 2006-2014.

10.
VILLAS-BOAS, André. Autonomia Projetual: Aprendendo com Arquitetos e Funkeiros. In: P&D 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2000, Novo Hamburgo. Estudos em Design (Impresso). Rio de Janeiro: Associação de Ensino e Pesquisa de Nível Superior em Design, 2000. v. 1. p. 229-235.

11.
VILLAS-BOAS, André. Porque a identidade nacional voltou a ser uma questão importante. In: P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2000, Novo Hamburgo. Estudos em Design (Impresso). Rio de Janeiro: Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil, 2000. v. 2. p. 809-816.

12.
VILLAS-BOAS, André. Identidade nacional é invenção. In: P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2000, Novo Hamburgo. Estudos em Design (Impresso). Rio de Janeiro: Associação de Ensino/Pesquisa de Nível Superior de Design do Brasil, 2000. v. 2. p. 791-795.

13.
VILLAS-BOAS, André. X-Design, ou a periferia no poder. In: P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 1998, Rio de Janeiro. Anais do P&D Design 98. Rio de Janeiro: AEnD-BR - Associação de Ensino de Design do Brasil, 1998. v. II. p. 569-578.

14.
VILLAS-BOAS, André. subcultura. In: P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 1998, Rio de Janeiro. Anais do P&D Design 98. Rio de Janeiro: AEnD-BR - Associação de Ensino de Design do Brasil, 1998. v. II. p. 551-558.

15.
VILLAS-BOAS, André. Historinha para reflexão do design em sociedades excludentes. In: P&D Design 98 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 1998, Rio de Janeiro. Anais do P&D Design 98. Rio de Janeiro: AEnD-BR - Associação de Ensino de Design do Brasil, 1998. v. I. p. 245-254.

16.
VILLAS-BOAS, André. Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?. In: P&D Design 96 - II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 1996, Belo Horizonte. Revista Estudos em Design. Rio de Janeiro: Associação de Ensino de Design do Brasil, 1996. p. 65-73.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VILLAS-BOAS, André. O desenho gráfico (graphic design) como síntese do projeto moderno. In: 46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1994, Vitória. Anais (Comunicaçõs) da 46a Reunião Anual. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 1994. v. 1. p. 194-194.

2.
VILLAS-BOAS, André. Graphic design e paradigma: Moderno, pós-moderno. In: Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas, 1994, Rio de Janeiro. Anais da Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas. Rio de Janeiro: Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, 1994. v. 1. p. 14-14.

Apresentações de Trabalho
1.
VILLAS-BOAS, André. Análise gráfica de projetos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
VILLAS-BOAS, André. Produção editorial: Expandindo o limites do impresso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
VILLAS-BOAS, André. O insólito como variável permanente do design gráfico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
VILLAS-BOAS, André. Projeto, apropriações e cultura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
VILLAS-BOAS, André. O impulso é igual à resultante do movimento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
VILLAS-BOAS, André; PORTO, Bruno ; STOLARSKI, André . Mesa redonda Mercado editorial em design. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
VILLAS-BOAS, André. Pesquisar pra quê?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
VILLAS-BOAS, André. Design vernacular e design não canônico: relações, usos e equívocos dos termos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
VILLAS-BOAS, André. Utopia e campo no design. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
VILLAS-BOAS, André. A equivalência dos discursos opostos: design como arte, design como marketing. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VILLAS-BOAS, André. A estratégia da recentidade. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
VILLAS-BOAS, André. A academia que eles queriam (e que não nos serve). 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
VILLAS-BOAS, André. Design gráfico: Produção formalizada de tipo específico. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
VILLAS-BOAS, André; CASTELLS, E. J. F. ; BARON COHEN, D. J. . Comunicação e cultura. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
VILLAS-BOAS, André. Universidade e mercado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
VILLAS-BOAS, André. Para ser um profissional. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
VILLAS-BOAS, André. Vamos ao mercado. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
VILLAS-BOAS, André. As mudanças nos anos 90: Impressões de viagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
VILLAS-BOAS, André; MARCELLI, T. . Design de notícias: o discurso visual da mensagem. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
VILLAS-BOAS, André; MARCELLI, T. . O jornal diário como objeto de design. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
VILLAS-BOAS, André. Isolation. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

22.
VILLAS-BOAS, André. Autonomia projetual: aprendendo com arquitetos e funkeiros. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
VILLAS-BOAS, André. Identidade nacional é invenção. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
VILLAS-BOAS, André. Porque a identidade nacional voltou a ser uma questão importante. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
VILLAS-BOAS, André. Design, música e identidade cultural. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

26.
VILLAS-BOAS, André. Mesa redonda Conhecer pelo reconhecimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
VILLAS-BOAS, André. O que é e o que nunca foi design gráfico - The dub remix. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

28.
VILLAS-BOAS, André. Mercado profissional para pesquisa em design. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

29.
VILLAS-BOAS, André. Design gráfico e subculturas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

30.
VILLAS-BOAS, André. Design e subcultura. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
VILLAS-BOAS, André. X-Design, ou a periferia no poder. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
VILLAS-BOAS, André. subcultura. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
VILLAS-BOAS, André. Historinha para a reflexão do design em sociedades excludentes. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
VILLAS-BOAS, André. Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

35.
VILLAS-BOAS, André. Modernismo e funcionalismo: o caminho do design não é um só. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

36.
VILLAS-BOAS, André. Graphic design e paradigma: moderno, pós-moderno. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

37.
VILLAS-BOAS, André. O desenho gráfico (graphic design) como síntese do projeto moderno. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
VILLAS-BOAS, André; FARIAS, Priscila L. ; BARRETO, Vítor Moreira . Prefácio. Teresópolis (RJ), 2013. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

2.
CESAR, F. C. L. ; HOLLANDA, Heloísa Buarque de ; VILLAS-BOAS, André . Prefácio. Rio de Janeiro, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário ; FERNANDES, Amaury . Comissão de sindicância referente a concurso público. 2011.

2.
VILLAS-BOAS, André. Videoteca de design gráfico. 2000.

Trabalhos técnicos
1.
VILLAS-BOAS, André. Desenvolvimento de tecnologia educacional para prevenção da dengue. 2016.

2.
VILLAS-BOAS, André. Validação de Diploma. 2010.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLAS-BOAS, André; BERCLAZ, A. P. S. ; PITHAN, F. A. . História Audiovisual do Design. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VILLAS-BOAS, André; MOURA, M. ; BLUCHER, E. ; CAPANO, A. . Editoria de design no Brasil ? ofício e mercado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 28. 2015. (Editoração/Periódico).

2.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 29. 2015. (Editoração/Periódico).

3.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 30. 2015. (Editoração/Periódico).

4.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 33. 2015. (Editoração/Periódico).

5.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 32. 2015. (Editoração/Periódico).

6.
VILLAS-BOAS, André; RESENDE, Andréia . Jornal A Ilha - número 31. 2015. (Editoração/Periódico).

7.
VILLAS-BOAS, André. Jornal A Ilha - número 25. 2014. (Editoração/Periódico).

8.
VILLAS-BOAS, André. Jornal A Ilha - número 26. 2014. (Editoração/Periódico).

9.
VILLAS-BOAS, André. Jornal A Ilha - número 27. 2014. (Editoração/Periódico).

10.
VILLAS-BOAS, André. Elaboração de questões de prova para o Senado Federal. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Elaboração de questões de prova para o serviço público).

11.
VILLAS-BOAS, André. História do design gráfico. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
VILLAS-BOAS, André. Design sem a universidade. 2006. (palestra).

13.
VILLAS-BOAS, André. Identidade e cultura no design. 2006. (palestra).

14.
VILLAS-BOAS, André. Delimitação disciplinar. 2006. (palestra).

15.
VILLAS-BOAS, André. Produção Gráfica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
VILLAS-BOAS, André. Estudos culturais e design gráfico. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
VILLAS-BOAS, André. Produção Gráfica. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

18.
VILLAS-BOAS, André. Utopia e disciplina: o design gráfico sob a abordagem dos estudos culturais. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
NOJIMA, V.; BRAIDA, Frederico; LEONÍDIO, O.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Samuel Florensio Rodrigues Otaviano. Para além da dimensão verbal: As linguagens do signo tipográfico no design. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

2.
MORES, H. J. P.; SA, J. B.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Rafael Hoffman Maurilio. Música colorida: Uma viagem cultural e estética pelo movimento psiodélicode São Francisco e seus reflexos na linguagem gráfica dos pôsteres e shows entre 1965 e 1969. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

3.
MOURA, M.; LANDIM, P. C.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Márcio Antonio Fernandes Duarte. Capas de Vicente di Grado na década de 1960: Análises e leituras. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
FREITAS, S. F.; NIEMEYER, Lucy; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Rodrigo Schoenacher Pacheco. Design de jornal impresso: A relação entre formato e usabilidade. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em design) - Escola Superior de Desenho Industrial / Uerj.

5.
VILLAS-BOAS, André; NIEMEYER, Lucy; LESSA, Washington Dias. Participação em banca de Jeanine Torres Geammal. O surgimento da marca Daspu e a projeção de sua imagem através da imprensa. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em design) - Escola Superior de Desenho Industrial / Uerj.

6.
NIEMEYER, Lucy; VILLAS-BOAS, André; LESSA, Washington Dias. Participação em banca de Cibele Bustamante. As cores na revista "Senhor". 2007. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

7.
SOARES, Luís Felipe G.; VILLAS-BOAS, André; SANTOS, Antonio Carlos G. dos. Participação em banca de Álvaro Roberto Dias. (Des)leituras de uma identidade visual. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

8.
KATINSKY, Julio; VILLAS-BOAS, André; LOURENÇO, Maria Cecilia França. Participação em banca de Ethel Leon. IAC / Instituto de Arte Contemporânea - Escola de Desenho Industrial do MASP (1951-1953): Primeiros estudos. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de São Paulo.

9.
VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Bárbara Ribeiro. Design e comunicação na análise de três marcos referenciais urbanos.. 2005. Dissertação (Mestrado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Teses de doutorado
1.
NIEMEYER, Lucy; CAMPOS, Jorge Lucio de; MEDEIROS, L. M. S.; MONCORES, A. M.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Ana Paula Zarur de Andrade Silva e Salz. Juventude como um valor para o design contemporâneo. 2018. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
NIEMEYER, Lucy; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Raquel Ferreira da Ponte. Design sob uma perspectiva peirciana: o processo de criação de existências e suas consequências práticas. 2017. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

3.
GAMBA JR., N. G.; FARBIARZ, Jackeline Lima; CHAGAS, Maria das Graças de Almeida; SILVA, J.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Eliane Garcia Pereira. Videodesign - O audiovisual e o ensino do projeto. 2014. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
VILLAS-BOAS, André; NOJIMA, V.; BRAGA, Marcos da Costa; NIEMEYER, Lucy; LIMA, Edna Lucia Cunha. Participação em banca de Ary Pimenta de Moraes Filho. O design e a forma da notícia. 2010. Tese (Doutorado em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

5.
VILLAS-BOAS, André; PINHEIRO, A.; GABRIELLI, L. M.; GOLOBOVANTE, M. C. C.; HOFF, T. M. C.. Participação em banca de Fernanda Henriques. Lugares à venda - A construção de um processo visual a partir das marcas-território. 2010. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
VILLAS-BOAS, André; NOJIMA, V.; FARIAS, Priscila L.; GRUSZYNSKI, A. C.; DUBEUX, Veranise. J. C.; LIMA, Edna Lucia Cunha. Participação em banca de Mirella Menezes Migliari. Um olhar sobre a tipografia pós-moderna no Brasil: Origens e rumos. 2010. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

7.
VILLACA, N. M. S.; NIEMEYER, Lucy; KUPERMAN, P. S.; MAIA, João Luís de Araújo; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Maria Regina Machado Soares. Estratégias comunicacionais na agregação de valores simbólicos no consumo contemporâneo. 2009. Tese (Doutorado em COMUNICAÇÃO E CULTURA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Qualificações de Doutorado
1.
NIEMEYER, Lucy; CAMPOS, Jorge Lucio de; MARTINS, Marcos André Franco; MONCORES, A. M.; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Ana Paula Zarur de Andrade Silva e Salz. A juventude como um valor para o design contemporâneo. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
VILLAS-BOAS, André; GAMBA JR., N. G.; FARBIARZ, Jackeline Lima; CHAGAS, Maria das Graças de Almeida. Participação em banca de Eliane Garcia Pereira. Videodesign: O ensino do vídeo no design. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

3.
VILLAS-BOAS, André; MORAES, A.; MONT'ALVÃO, C. R. Participação em banca de Eliana de Lemos Formiga. Avaliação, reformulação e comparação de métodos para testar compreensibilidade das ilustrações e usabilidade de folhetos de instruções de uso usando o caso exemplar de colorantes de cabelos. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

4.
VILLAS-BOAS, André; NOJIMA, V.; NIEMEYER, Lucy; FARIAS, Priscila L.. Participação em banca de Mirella de Menezes Migliari. Tipografia pós-moderna no Brasil: Origens e rumos. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Qualificações de Mestrado
1.
VILLAS-BOAS, André; FREITAS, S. F.; NIEMEYER, Lucy. Participação em banca de Rodrigo Schoenacher Pacheco. Design estratégico e jornais impressos: A relação entre formato e usabilidade. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em design) - Escola Superior de Desenho Industrial / Uerj.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
KAPLAN, S.; FEIJÓ, Mário; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de William Silveira Bastos.A produção editorial do livro Infanto-juvenil "Luciana vê uma pomba". 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
FEIJÓ, Mário; RESENDE, Andréia; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Felipe Rodrigues Teles Nunes.Estudo de caso da editora independente NerdBooks: Um novo olhar sobre o mercado editorial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
FERNANDES, Amaury; RESENDE, Andréia; VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Dhyana Barreira de Oliveira.Design gráfico para identidade visual do Sítio Nova Vida. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
VILLAS-BOAS, André; DANTAS, Marcos; DAMARAL, M. T.. Participação em banca de Julia Viegas de Mello.A produção poética no Facebook: Uma análise do fenômeno da audiência no contexto da sociedade contemporânea. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; FEIJÓ, Mário. Participação em banca de Dayanna Lopes Chang.O livro flexográfico e o sistema poligráfico Cameron: Análise das características de impressão. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; DAMARAL, M. T.. Participação em banca de Isabela Sampaio de Carvalho Braga.A tradução do humor: Uma análise de 'A poderosa chefona', autobiografia de Tina Fey. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
VILLAS-BOAS, André; COSTA, C. H.. Participação em banca de Miriam Vieira do Paço.O desenho da reportagem: Estruturas narrativas e análise da obra ?O Fotógrafo? no universo jornalístico seqüencial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

8.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; BASTOS, Maria Teresa Ferreira. Participação em banca de Camilla Savoia / Camila Dias da Cruz.Coleção ?Blooks?: Blogs que viram livros. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

9.
VILLAS-BOAS, André; ARAGÃO JÚNIOR, O.C.; FEIJÓ, Mário. Participação em banca de Bianca Souza e Souza.A representação do governo Lula (2003-2006) nas charges de Chico Caruso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

10.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; MACHADO, Monica. Participação em banca de Deborah Viviani da Silva.?Discover, explorer, play: Uma análise semiótica da campanha Melissa Amazonista?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

11.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; CASTRO, Paulo César. Participação em banca de Flora Borges Pinheiro.?Vira-vira? da BestBolso: Uma estratégia para livro de bolso. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

12.
VILLAS-BOAS, André; CASTRO, Paulo César; COSTA, C. H.. Participação em banca de Nícolas Ramos Mihl.?K-World Brazil: Jornalismo especializado sobre o pop coreano na forma de revista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

13.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; Eduardo Refkalefsky. Participação em banca de Juliana Silva Fontoura.Análise semiológica do ?Catálogo Avon?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

14.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; FERNANDES, Amaury. Participação em banca de Maristella Ranucci Cardoso.Design como ferramenta para agregar valor a um produto - Estudo de caso: Tok&Stok. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

15.
VILLAS-BOAS, André; COSTA, C. H.; FEIJÓ, Mário. Participação em banca de Juliana Ferreira Pitanga.O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o mercado brasileiro de livros didáticos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

16.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; CASTRO, Paulo César. Participação em banca de Mariana Araújo Caldas.Victor Burton e o mercado editorial brasileiro. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

17.
VILLAS-BOAS, André. Participação em banca de Heloísa Granja de Almeida.?Youtube? : interação e participação 2.0. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Radialismo) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

18.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; ARAGÃO JÚNIOR, O.C.. Participação em banca de Yasmin Campbell.Tipografia ? Onde, quando e como? A importância do projeto tipográfico na comunicação visual. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

19.
VILLAS-BOAS, André; AMOÊDO, Sebastião; STROZENBERG, I.. Participação em banca de Maristela Abreu Vasconcellos / Paloma Freire Kreja Meireles.Seja um torcedor de primeira ? Uma proposta de comunicação para captação de doadores da VRECE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

20.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; TABOADA, M.. Participação em banca de Amanda Meirinho de Mello.O design editorial de Elaine Ramos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

21.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; ARAGÃO JÚNIOR, O.C.. Participação em banca de Isabela Vieira da Cunha.Desenvolvimento de nova Identidade Visual: Estudo de caso do BNDES. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
VILLAS-BOAS, André; FEIJÓ, Mário; ARAGÃO JÚNIOR, O.C.. Membro de banca de concurso para Professor Substituto do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO/UFRJ (edital UFRJ no. 420 de 25/11/2013).. 2013. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VILLAS-BOAS, André; ARAGÃO JÚNIOR, O.C.; LUZ, Cristina Rego Monteiro da. Membro de banca de concurso para Professor Substituto do Departamento de Expressão e Linguagens da ECO/UFRJ (edital UFRJ no. 06 de 06/01/2012), conforme a Portaria UFRJ no.541, de 26 de janeiro de 2012.. 2012. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Outras participações
1.
VILLAS-BOAS, André; MOURTHE, C. R.; PIRES, J.. Processo de seleção para ingresso no curso de mestrado em design. 2017. Escola de Belas-Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
VILLAS-BOAS, André; TRAVANCAS, I. S.; CASTRO, Paulo César. Concurso de seleção pública para edital de transferência externa, isenção de vestibular e mudança de curso para o primeiro e o segundo semestres de 2012. 2012. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
VILLAS-BOAS, André; FERNANDES, Amaury; CASTRO, Paulo César. Concurso de seleção pública para edital de transferência externa, isenção de vestibular e mudança de curso para o segundo semestre de 2011. 2011. Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
6o ETD-17 ? Ergotrip Design. Avaliação de trabalhos submetidos nas áreas de design & teoria, design & comunicação e design & inovação.. 2017. (Congresso).

2.
Seminário dos Docentes do PPGD.Design e cultura. 2017. (Seminário).

3.
VIII Suldesign - Encontro Sul-Americano de Design.Conferência "Identidade visual: Da rigidez à maleabilidade". 2017. (Encontro).

4.
VIII Suldesign - Encontro Sul-Americano de Design.Mesa-redonda "Design hoje". 2017. (Encontro).

5.
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design ? P&D Design. Avaliação dos trabalhos submetidos. 2014. (Congresso).

6.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Subjetividades 4. 2014. (Encontro).

7.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Cultura 2. 2013. (Encontro).

8.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Poder 1. 2013. (Encontro).

9.
10º. P&D Design ? Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliação dos trabalhos submetidos. 2012. (Congresso).

10.
4º. Congresso Brasileiro de Design da Informação (4º. InfoDesign Brasil). Avaliação de trabalhos. 2011. (Congresso).

11.
5º. Congresso Internacional de Design da Informação (5º. CIDI). Avaliação dos trabalhos submetidos. 2011. (Congresso).

12.
5º. Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação (5º. Congic). Avaliação dos trabalhos submetidos. 2011. (Congresso).

13.
9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Sessões Comunicações Livres 01 e 23. 2011. (Encontro).

14.
XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Linguagens Midiáticas 2. 2011. (Encontro).

15.
P&D Design 2010 - 9o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliação de trabalhos.. 2010. (Congresso).

16.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Movimentos Sociais 2. 2010. (Encontro).

17.
XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural.Sessão Cognição 1. 2010. (Encontro).

18.
P&D Design 8 - VIII Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Sessões técnicas 02G e 04K. 2008. (Congresso).

19.
P&D Design 8 - VIII Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design. Membro do comitê de avaliação dos trabalhos. 2008. (Congresso).

20.
I Seminário de Produção Acadêmica em Design.Sessão III de apresentação de trabalhos. 2007. (Seminário).

21.
Seminário de Estudos e Pesquisas em Design.Design, identidade, cultura. 2007. (Seminário).

22.
XVII Encontro Nacional de Estudantes de Design.Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura?. 2007. (Encontro).

23.
III Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Avaliação de trabalhos.. 2005. (Congresso).

24.
P&D Design 2004 - 6o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliação de trabalhos.. 2004. (Congresso).

25.
Rio de Janeiro: O cenário e seus personagens.Identidade e invenção no design de jóias. 2004. (Seminário).

26.
II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. A equivalência dos discursos opostos: design como arte, design como marketing. 2003. (Congresso).

27.
II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Avaliação de trabalhos. 2003. (Congresso).

28.
II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. A estratégia da recentidade. 2003. (Congresso).

29.
II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. A academia que eles queriam (e que não nos serve). 2003. (Congresso).

30.
II Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Design gráfico: Produção formalizada de tipo específico. 2003. (Congresso).

31.
I Congresso Internacional de Pesquisa em Design. Design de notícias: o discurso visual da mensagem. 2002. (Congresso).

32.
I Congresso Internacional de Pesquisa em Design. O jornal diário como objeto de design. 2002. (Congresso).

33.
P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design de notícias: O caso do jornal O Dia. 2002. (Congresso).

34.
P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design de notícias: O caso do jornal O Dia. 2002. (Congresso).

35.
P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliador de trabalhos.. 2002. (Congresso).

36.
P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. As mudanças nos anos 90: Impressões de viagem. 2002. (Congresso).

37.
P&D Design 2002 - V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Design de notícias: O caso do jornal O Dia. 2002. (Congresso).

38.
Seminário Internacional de Design.Perspectivas, novas estratégias e a cara brasileira (mediação de mesa redonda). 2002. (Seminário).

39.
XIII IDEM - International Design Education Meeting.Isolation. 2001. (Encontro).

40.
P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Avaliação de trabalhos.. 2000. (Congresso).

41.
P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Autonomia projetual: aprendendo com arquitetos e funkeiros.. 2000. (Congresso).

42.
P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Por que a identidade nacional voltou a ser uma questão importante. 2000. (Congresso).

43.
P&D Design 2000 - IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Identidade nacional é invenção. 2000. (Congresso).

44.
P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em design. Historinha para a reflexão do design em sociedades excludentes. 1998. (Congresso).

45.
P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. X-Design, ou a periferia no poder. 1998. (Congresso).

46.
P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. subcultura. 1998. (Congresso).

47.
P&D Design 96 - II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Van Gogh gostava de amarelo porque só enxergava amarelo?. 1996. (Congresso).

48.
46a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O desenho gráfico (graphic design) como síntese do projeto moderno. 1994. (Congresso).

49.
Jornada de Pesquisadores em Ciências Humanas.Graphic design e paradigma: Moderno, pós-moderno. 1994. (Encontro).

50.
P&D Design 94 - I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Graphic design e paradigma: moderno, pós-moderno. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VILLAS-BOAS, André. VII SIAC - Semana de Integração Acadêmica. 2016. (Congresso).

2.
VILLAS-BOAS, André. P&D Design 2000 - 4o. Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2000. (Congresso).

3.
VILLAS-BOAS, André. B-Design 2. 2000. (Outro).

4.
VILLAS-BOAS, André; OLIVEIRA, S. . B-Design. 1999. (Outro).

5.
VILLAS-BOAS, André. P&D Design 98 - III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 1998. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
André Vieira Queiroz. Design e visgo: Autonomia projetual numa iconografia grapiúna. Início: 2018. Dissertação (Mestrado profissional em Design (31001017172P3)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Anna Beatriz Seilhe do Nascimento da Cruz. A vida como ela é... Em cem inéditos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

2.
Cássia Ferreira Andrade. Da narrativa do cotidiano à mágia: Projeto do livro "Contos fantásticos do bruxo do Cosme Velho". 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

3.
Thales Estefani Pereira. As expressões do tempo e do espaço nos livros-imagem de Roger Mello. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

4.
Adriana Perim Duarte. Carpintaria do ator ? Relatório Técnico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

5.
Aline Martins Faria Ferraz. A forma do livro digital: Análise gráfica de e-books no formato ePub. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação - Produção Editorial) - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

6.
Vítor Moreira Barreto. Dicionário Wilson Barreto de Palavras Cruzadas.. 2005. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

7.
Marcus Welby Dias de Oliveira. Produção gráfica: Abordagens em offset.. 2004. 121 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

8.
Maria Cláudia Viçoso Silva. Imagens do samba.. 2003. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

9.
Tathiana Marcelli. Design de notícias: o discurso visual da mensagem. 2001. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Desenho Industrial) - Centro Universitário Carioca. Orientador: André Fábio Villas-Boas.

10.
Daniela Scharra. Josué de Castro - 90 anos. 1998. 0 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Desenho Industrial) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientador: André Fábio Villas-Boas.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VILLAS-BOAS, André. Produção editorial: Expandindo o limites do impresso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
VILLAS-BOAS, André; BERCLAZ, A. P. S. ; PITHAN, F. A. . História Audiovisual do Design. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
VILLAS-BOAS, André; MOURA, M. ; BLUCHER, E. ; CAPANO, A. . Editoria de design no Brasil ? ofício e mercado. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 11:19:00