Julio Cesar Lemes de Castro

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  • Última atualização do currículo em 15/11/2018


Pesquisador de pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Uniso, com bolsa PNPD/Capes. Graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP, pós-doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP e pós-doutorado em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da UFRJ. Trabalhou como jornalista (Editora Abril, Círculo do Livro), foi professor de Comunicação (FAAP) e atuou como empreendedor na área de mídias digitais. Foi também Fulbright Visiting Scholar no Department of Romance Languages da University of North Carolina at Chapel Hill. Possui formação em psicanálise, integra o corpo docente da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise (Clipp), vinculada à Escola Brasileira de Psicanálise seção São Paulo (EBP-SP), e participa do grupo de pesquisa Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP). Trabalha com várias linhas de pesquisa, que abarcam diversas áreas da comunicação (jornalismo, publicidade, relações públicas, cibercultura, comunicação política, economia políica da comunicação) e mantêm interfaces com outras disciplinas (filosofia, psicanálise, ciência política, sociologia). É membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura seção Brasil (ULEPICC-Br), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR), do GT Filosofia e Psicanálise da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) e da Société Internationale de Psychanalyse et Philosophie (SIPP)/International Society for Psychoanalysis and Philosophy (ISPP). Mantém site acadêmico próprio no endereço http://www.jclcastro.com.br (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Julio Cesar Lemes de Castro
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, J. C. L.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2009
Doutorado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Modernidade e virtualização da autoridade: discursos, sociedade e tipografia, Ano de obtenção: 2009.
Orientador: Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: modernidade; autoridade; saber; tipografia; discurso; Lacan.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1984 - 1990
Mestrado em Comunicação e Semiótica.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: A alquimia do maravilhoso,Ano de Obtenção: 1990.
Orientador: Profa. Dra. Maria Lucia Santaella Braga.
Palavras-chave: surrealismo; André Breton; maravilhoso.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1977 - 1981
Graduação em Jornalismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
2014 - 2016
Pós-Doutorado.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
2010 - 2013
Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.


Formação Complementar


2009 - 2014
Seminários do Conselho e da Diretoria.
Escola Brasileira de Psicanálise, seção São Paulo, EBP-SP, Brasil.
2011 - 2013
Os casos clínicos de Freud e o ensino de Lacan.
Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise, CLIPP, Brasil.
2011 - 2011
A psicanálise das psicoses.
Núcleo de Pesquisas de Psicopatologia e Psicanálise do IPq-HC-FMUSP, NEPPSI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Membro de grupo de pesquisa, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Bolsista de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

12/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, .

Linhas de pesquisa
Patologias do social
10/2010 - 9/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho.

Linhas de pesquisa
Consumo

Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista de pós-doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

02/2014 - 01/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Comunicação, .

Linhas de pesquisa
Mídia

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2009
Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

03/2005 - 05/2009
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pós-Graduação da PUC/SP, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

Linhas de pesquisa
Modernidade

Codan Internet, CI, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 2002
Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor

Atividades

06/1996 - 12/2002
Serviços técnicos especializados , Estratégia de Negócios e Criação, .

Serviço realizado
Desenvolvimento de projetos de negócios digitais e de redes sociais.

University of North Carolina at Chapel Hill, UNC-CH, Estados Unidos.
Vínculo institucional

1992 - 1994
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Fulbright Visiting Scholar

Atividades

02/1992 - 02/1994
Pesquisa e desenvolvimento , Department of Romance Languages, .

Linhas de pesquisa
Capitalismo

Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1994
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor assistente

Atividades

08/1990 - 12/1994
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Comparada
Comunicação Comunitária

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1990
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Pesquisador

Atividades

03/1984 - 03/1990
Pesquisa e desenvolvimento , Setor de Pós-Graduação/Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, .

Linhas de pesquisa
Arte moderna

Círculo do Livro, CL, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Secretário de redação


Editora Abril, ABRIL, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Redator


Universidade de Sorocaba, UNISO, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador de pós-doutorado

Atividades

03/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, .

Linhas de pesquisa
Algoritmo


Linhas de pesquisa


1.
Patologias do social

Objetivo: Interfaces entre teoria social, filosofia e psicanálise.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: patologias do social; psicanálise; filosofia; sociologia.
2.
Consumo

Objetivo: Análise do consumo e da publicidade utilizando conceitos psicanalíticos, filosóficos e sociológicos.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: consumo; publicidade; discursos; psicanálise; Lacan.
3.
Modernidade

Objetivo: Análise da modernidade e da mídia impressa utilizando conceitos psicanalíticos, filosóficos e sociológicos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: modernidade; mídia impressa; discursos; psicanálise; Lacan.
4.
Capitalismo

Objetivo: Análise do capitalismo contemporâneo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: capitalismo; mercado; produção; consumo; contemporaneidade.
5.
Arte moderna

Objetivo: Análise dos movimentos artísticos de vanguarda.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: arte; literatura; vanguarda; modernidade.
6.
Mídia

Objetivo: Análise da comunicação midiática contemporânea com base em conceitos da filosofia e da psicanálise.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: mídia; comunicacao; contemporaneidade; filosofia; psicanálise.
7.
Algoritmo

Objetivo: Incidências do algoritmo em termos de mídia, subjetividade e sociabilidade..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: algoritmos; neoliberalismo; mídia; jornalismo; publicidade; comunicação política.


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Clínicas da transformação
Descrição: Esta pesquisa propõe-se a investigar linhagens críticas da clínica, que concebem a transformação subjetiva articulada de alguma forma a um horizonte de transformacão social. São focados: os desdobramentos do lacanismo; a antipsiquiatria de Laing, Cooper, Basaglia, Tosquelles e Szasz; o pós-colonialismo de Fanon, Pichon e Martín-Baró; a esquizoanálise de Guattari e La Borde, junto com Reich e o freudo-marxismo; a teoria das relações de objeto de Bion e Mitchell, junto com a sociologia clínica de Dejours. Como contraponto é examinada a psiquiatria organicista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2018 - Atual
Governança algorítmica como instância de customização, veridição, performance e mobilização
Descrição: A governança algorítmica tem uma dimensão relacional, fragmentando o indivíduo em seus traços digitais, os quais são recombinados em múltiplas relações. A partir daí se desdobra a dimensão vetorial: tais relações são orientadas, captando tendências e embutindo projeções sobre o futuro. Por fim, essa orientação deslancha a dimensão agenciadora, desempenhando os papéis de amplificação de afinidades e contenção de diferenças. Articulando essas três dimensões, a governança algorítmica apresenta-se como instância de customização, veridição, performance e mobilização. No mundo do consumo a governança algorítmica aparece sobretudo como instância de customização. A dimensão relacional envolve agrupar os traços tomados ao indivíduo em perfis passíveis de vinculação a produtos e serviços; a dimensão vetorial tenta captar as possíveis direções do interesse do consumidor segmentado nesses perfis; e a dimensão agenciadora capitaliza as afinidades com produtos e serviços apontadas por tais direções. A influência dos algoritmos contribui também para a flexibilização do conceito de notícia, na medida em que se tornam porosas as fronteiras entre os que se especializam na produção e distribuição de notícias e os demais, entre o que é notícia ou não, e entre notícias de distintos tópicos e graus de importância. A flexibilização da notícia diz respeito à governança algorítmica como instância de veridição, ou estabelecimento da verdade. Em termos de subjetividade, a governança algorítmica pode ser associada à concepção neoliberal de capital humano, da qual se deriva a ideia do sujeito neoliberal como um empreendedor de si mesmo, que investe continuamente em si. Ela corresponde, assim, a uma instância de perfomance, que se manifesta em injunções de conectividade, visibilidade, agência, plasticidade, rendimento, gozo, mensurabilidade e normatividade. A governança algorítmica favorece ainda uma inclinação mimética, de redobramento do nexo com certos interesses e de convergência crescente entre pessoas unificadas em volta desses interesses, atuando como instância de mobilização política. Em contrapartida, o algoritmo tende a manter à distância quem diverge, criando câmaras de eco que contribuem para a radicalização de posições e para a polarização da sociedade entre extremos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2018
Neoliberalismo como gestão do sofrimento
Descrição: A pesquisa visa analisar como o modelo sócio-econômico hegemônico nos últimos quarenta anos, a saber, o neoliberalismo e sua psicologia implícita, pode ser compreendido como fator causal importante para transformações profundas na configuração das categorias clínicas. Essa psicologia implícita deverá ser descrita em suas relações de diferença e proximidade com a psicologia do sujeito liberal e com os sistemas de determinação de racionalidade característicos do utilitarismo e do marginalismo. Estudos demonstraram a associação entre o advento do neoliberalismo e um novo ethos do capitalismo, distinto daquele descrito pela ética do trabalho ascético de moldes weberianos. Tal ethos envolve não apenas a determinação de novas relações ao mundo do trabalho, mas também a base moral de uma psicologia implícita com forte influência na configuração dos processos de socialização e individuação presentes nos vários sistemas da vida social (família, trabalho, consumo, escola, Estado etc.). Partindo dessas elaborações, será investigado se esse ethos não representou também o advento de uma nova gramática de sofrimento psíquico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
A cumplicidade comunicativa e suas premissas teóricas
Descrição: A pesquisa focaliza um fenômeno midiático tomado como característico da contemporaneidade. Trata-se do embaralhamento de posições entre emissor e receptor, que assume várias formas e é designado como cumplicidade comunicativa. Esse fenômeno é explorado em diversas dimensões, com base em conceitos associados a algumas das abordagens teóricas mais representativas de nossa época. Assim, a dimensão retórica remete à ideologia, em Slavoj Zizek; a dimensão pragmática, ao neoliberalismo, em Michel Foucault, acoplado à reificação, em Axel Honneth; a dimensão de controle, à sociedade de controle, em Gilles Deleuze; a dimensão biopolítica, à autoimunidade, em Roberto Esposito. Como eixo unificador, em função de seu aspecto mais geral e abstrato, aparece a dimensão de laço social, que concerne ao conceito de discurso do capitalismo, em Jacques Lacan..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Consumo de massa à luz do conceito lacaniano de discurso da histeria
Descrição: A pesquisa focaliza o período de 1850 a 1970, caracterizado como segunda modernidade, quando o consumo cresce extraordinariamente em importância, adquirindo caráter de massa e passando a rivalizar com a produção como paradigma de reprodução social. A proposta é entender o processo de motivação dos consumidores à luz do conceito de discurso da histeria, que integra a matriz dos discursos de Jacques Lacan. Em linhas gerais, no arcabouço discursivo do consumo, o consumidor, como sujeito dividido, aloja-se na posição do agente, impelido pela falta, na posição da verdade. Ao questionar o publicitário sobre seu desejo, o consumidor entroniza-o como significante-mestre, na posição do outro do discurso. O mesmo papel é desempenhado pelos modelos utilizados para seduzir o consumidor e pelos alvos que este, por sua vez, é encorajado a seduzir. Urde-se na operação um saber que tenta dar conta do desejo do consumidor e que, como bateria de significantes, se rebate sobre o universo das mercadorias. A disjunção de impotência, na linha inferior, indica que nesse processo há gozo parcial bem como insatisfação, razão para que ele se repita indefinidamente. A partir desse esquema preliminar, a ideia é revisar a literatura teórica mais relevante sobre o consumo de massa e aprofundar a análise de seus mecanismos. Na execução dessa tarefa, outros elementos do arsenal conceitual lacaniano serão mobilizados. Trata-se, portanto, de um trabalho interdisciplinar ancorado na abordagem dos laços sociais via psicanálise lacaniana..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2013
Patologias do social: interfaces entre teoria social, filosofia e psicanálise
Descrição: A pesquisa pretende realizar um exame crítico das estratégias diagnósticas utilizadas pela psicanálise e de suas interfaces com a teoria social e a filosofia. O objetivo é formar um quadro de referências para o entendimento das patologias sociais. Consideram-se os trabalhos de Adorno, Foucault, Deleuze e Honneth, especificamente quanto a sua utilização e exame da prática e conceitografia psicanalítica. Pretende-se extrair implicações das teses destes autores para a própria renovação da prática diagnóstica em psicanálise bem como para o reposicionamento do alcance e limites da diagnóstica psiquiátrica. Propõe-se um protocolo clínico que reúna e organize diferentes planos de consideração da patologia social. Utiliza-se o método baseado na construção de casos clínicos para verificar a pertinência do protocolo clínico assim delimitado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2009
Modernidade e virtualização da autoridade: discursos, sociedade e tipografia
Descrição: A pesquisa mostra que o surgimento da modernidade corresponde a mudanças estruturais no estatuto da autoridade, para as quais é fundamental o concurso da primeira grande mídia moderna, a tipografia. O eixo teórico é o esquema lacaniano dos quatro discursos, modalidades primaciais de laço social. O advento da modernidade é definido como uma mudança de hegemonia, do discurso do senhor para o da universidade. Isso implica uma virtualização da autoridade: a retração do significante-mestre (S1), enquanto figura de autoridade (o senhor feudal, Deus, o rei, o pai), em prol da cadeia significante (S2), enquanto função de autoridade (o mercado, as leis da natureza, a burocracia). A ascensão do capitalismo privilegia as relações contratuais sobre as relações explícitas de poder e o valor mercantil sobre o valor de uso (Marx). A tipografia fornece o primeiro modelo de produto em massa, o livro; o primeiro modelo de obsolescência programada, o jornal; e materiais impressos básicos como o papel-moeda e os instrumentos de controle contábil e burocrático. O mundo fechado e hierarquizado do cosmos ptolomaico dá lugar ao espaço infinito e matematizado da ciência moderna (Koyré). O primeiro corresponde ao paradigma da esfera, o segundo à metáfora do livro da natureza. A Reforma, cuja eclosão constitui numa boa medida um fenômeno midiático, substitui o tempo circular e repetitivo do cristianismo medieval pelo tempo linear e cumulativo da ética protestante (Weber). No plano político, a passagem se dá entre a concepção dos dois corpos do rei (o absolutismo monárquico em Kantorowicz), e a do lugar vazio do poder (a democracia burguesa em Lefort). A liberdade de imprensa é crucial para a burguesia formular, desenvolver e promover sua ideologia triunfante. A emergência do modelo de família conjugal (Durkheim), que leva ao declínio da figura paterna, é acompanhada pela terceirização da função paterna, que implica instituições (como a escola) e conhecimentos ancorados na cultura impressa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1992 - 1994
Trends of contemporary capitalism
Descrição: This research proposes to analyse world capitalism trends since 1971, such as globalization, flexibility, concentration, diversification, technological development, and instabilities, in an attempt to get a deeper understanding of current times. Insofar as it addresses economic, social, political, and cultural issues, the nature of this research is eminently interdisciplinary. Topics of analysis are: the significant changes in the international monetary and financial system since the collapse of the Bretton Woods agreement; the impact of financial markets flexibilization on national economies, allowing gaps in savings/investments and production/demand being sustained for long periods and generating thus global imbalances; the changes in production processes in recent decades, when the rigid and detailed division of labor in Taylorism and Fordism, which characterizes the mass production prevalent in much of the twentieth century, is gradually replaced by flexible methods of organization; the new consumption patterns, expressed in advertising, marketing, and social and cultural attitudes; and changes in the cultural industry (television, radio, film, video, music, books, newspapers, magazines)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
1984 - 1990
A alquimia do maravilhoso
Descrição: A pesquisa parte da obra e da vida de André Breton, propondo-se a desvelar seu sistema subjacente, articulado em torno de um eixo dialético ? realidade cotidiana (tese), maravilhoso (antítese) e surrealidade (síntese) ?, e, aprofundando-se sobre o segundo momento desta dialética, aponta para a definição de uma dimensão humana. São investigados os diversos aspectos da tirania da realidade cotidiana (vida prática, razão convencional, instituições sagradas, repressão do desejo, arte como ofício e circuito cultural) e as formas que assume o inconformismo surrealista em relação a esta tirania (método do afastamento absoluto, humor negro, violência, escândalo e consciência e ação políticas). Explica-se a formação do maravilhoso sobre a base da realidade cotidiana, definindo no curso desse processo suas categorias objetivas (dissociação, acaso, magnetismo, analogia, síntese e eletricidade) e subjetivas (insólito, surpresa, beleza e justeza). Aborda-se a revelação do maravilhoso, por meio da análise das condições requeridas por esta revelação (sensibilidade, inocência, atitude receptiva, ambiente e objetos favoráveis e assepsia moral). São discutidos os ângulos de interpretação adotados por Breton, que fundam o maravilhoso sobre forças externas (o pensamento selvagem, o pensamento infantil, a superstição, o ocultismo, a loucura), a continuidade entre a mente e o universo (a tradição filosófica realista, o romantismo, o pensamento oriental) ou o desejo (a psicanálise), e o conhecimento trazido por esta interpretação (sobre o mundo interior, as outras pessoas, o mundo exterior, os limites da vida, o futuro e as fronteiras da condição humana). Finalmente, analisa-se a surrealidade como a síntese da realidade cotidiana e do maravilhoso e acentua-se o caráter moderno e utópico da busca da surrealidade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Revista FAMECOS (Online)
2016 - Atual
Periódico: Matrizes (USP. Impresso)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

SciELO
Total de trabalhos:3
Total de citações:0
CASTRO, Julio Cesar Lemes de  Data: 27/11/2016

SCOPUS
Total de trabalhos:1
Total de citações:1
CASTRO, Julio Cesar Lemes de  Data: 18/05/2018

Outras
Total de trabalhos:64
Total de citações:82
CASTRO, Julio Cesar Lemes de  Data: 06/10/2018

Artigos completos publicados em periódicos

1.
4CASTRO, J. C. L.2018CASTRO, J. C. L.. Père-version: a relativização do Nome-do-Pai. ÁGORA ( PPGTP/UFRJ), v. 21, p. 233-243, 2018.

2.
2CASTRO, J. C. L.2018CASTRO, J. C. L.. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. MATRIZES (USP. IMPRESSO), v. 12, p. 165-191, 2018.

3.
3CASTRO, J. C. L.2018CASTRO, J. C. L.. Père-version: a função paterna na era do Outro algorítmico. Carta de São Paulo impressa, v. 25, p. 112-116, 2018.

4.
1CASTRO, J. C. L.2018CASTRO, J. C. L.. Social networks as a model of algorithmic governance. MATRIZES (USP. IMPRESSO), v. 12, p. 165-191, 2018.

5.
6CASTRO, J. C. L.2017CASTRO, J. C. L.. Between material and virtual worlds: fetishism and the discourse of capitalism. American Imago, v. 74, p. 23-39, 2017.

6.
5CASTRO, J. C. L.2017CASTRO, J. C. L.. Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. TEORIA & PESQUISA, v. 26, p. 199-234, 2017.

7.
8CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Discourse of hysteria as the logic of mass consumption. Psychoanalysis, Culture & Society, v. 21, p. 403-421, 2016.

8.
13CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. Interin (UTP), v. 22, p. 145-163, 2016.

9.
10CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo. Sofia (Vitória), v. 5, p. 48-58, 2016.

10.
12CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Aplicações da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. Intercom (São Paulo. Impresso), v. 39, p. 99-113, 2016.

11.
11CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Applications of the Lacanian discourse theory in the field of communication. Intercom (São Paulo. Impresso), v. 39, p. 99-112, 2016.

12.
9CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Social networks as dispositives of neoliberal governmentality. Journal of Media Critiques, v. 2, p. 85-102, 2016.

13.
7CASTRO, J. C. L.2016CASTRO, J. C. L.. Estratégias retóricas da publicidade: uma proposta de matriz classificatória. E-Compós (Brasília), v. 19, p. 1-18, 2016.

14.
14CASTRO, J. C. L.2015CASTRO, J. C. L.. The consumer as agent in neoliberalism. Matrizes (USP. Impresso), v. 9, p. 273-288, 2015.

15.
17CASTRO, J. C. L.2015CASTRO, J. C. L.. Império das imagens e fluidez das identificações. Flash - Boletim Eletrônico do VII ENAPOL, v. 10, p. -, 2015.

16.
16CASTRO, J. C. L.2015CASTRO, J. C. L.. El imperio de las imágenes y la fluidez de las identificaciones. Flash - Boletín Electrónico del VII ENAPOL, v. 10, p. -, 2015.

17.
15CASTRO, J. C. L.2015CASTRO, J. C. L.. O consumidor como agente no neoliberalismo. Matrizes (USP. Impresso), v. 9, p. 273-288, 2015.

18.
18CASTRO, J. C. L.2014CASTRO, J. C. L.. O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação. Galáxia (São Paulo. Online), v. 14, p. 72-84, 2014.

19.
19CASTRO, J. C. L.2014CASTRO, J. C. L.. A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão. Comunicação, Mídia e Consumo (São Paulo. Impresso), v. 11, p. 181-198, 2014.

20.
21CASTRO, J. C. L.2013CASTRO, J. C. L.. Cibercultura e a matriz lacaniana dos discursos. In Texto (UFRGS. Online), v. 28, p. 118-136, 2013.

21.
20CASTRO, J. C. L.2013CASTRO, J. C. L.. Imaginário moderno e o mundo do consumo. Revista FAMECOS (Impresso), v. 20, p. 603-617, 2013.

22.
24CASTRO, J. C. L.2012CASTRO, J. C. L.. A dualidade do imaginário, entre Eros e Tânatos. Psicanálise & Barroco em Revista, v. 10, p. 122-137, 2012.

23.
23CASTRO, J. C. L.2012CASTRO, J. C. L.. Fetichismo e fantasmagoria no mundo do consumo. Alceu (PUCRJ), v. 13, p. 144-153, 2012.

24.
22CASTRO, J. C. L.2012CASTRO, J. C. L.. Consumo contemporâneo e discurso do capitalismo. Lumina (UFJF. Online), v. 6, p. 1-7, 2012.

25.
25CASTRO, J. C. L.2012CASTRO, J. C. L.. A histeria entre a clínica e o laço social. aSEPHallus (Online), v. VIII, p. _, 2012.

26.
26CASTRO, J. C. L.2011CASTRO, J. C. L.. A palavra é a morte da coisa: simbólico, gozo e pulsão de morte. Revista Mal-Estar e Subjetividade (Impresso), v. 11, p. 1405-1428, 2011.

27.
27CASTRO, J. C. L.2010CASTRO, J. C. L.. Eros e seus descontentes: da Reforma Protestante ao sexo virtual. Sexualidad, Salud y Sociedad (Rio de Janeiro), v. 4, p. 105-126, 2010.

28.
31CASTRO, J. C. L.2009CASTRO, J. C. L.. O paradigma da esfera na Antiguidade: mito, filosofia e psicanálise. Notandum (USP), v. 19, p. 45-52, 2009.

29.
28CASTRO, J. C. L.2009CASTRO, J. C. L.. Sob o signo de Narciso: identidade na sociedade de consumo e no ciberespaço. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 23, p. -, 2009.

30.
30CASTRO, J. C. L.2009CASTRO, J. C. L.. O inconsciente como linguagem: de Freud a Lacan. CASA (Araraquara), v. 7, p. 1-12, 2009.

31.
29CASTRO, J. C. L.2009CASTRO, J. C. L.. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. Esboços (UFSC), v. 22, p. 127-138, 2009.

Capítulos de livros publicados
1.
AMBRA, P. E. S. ; CASTRO, J. C. L. ; CATANI, J. ; CONCEICAO, L. H. P. ; MOREIRA, L. E. V. ; PORCHAT, P. ; ROCHA, T. H. R. ; SILVA JUNIOR, N. . A histeria como questão de gênero. In: SAFATLE, V.; SILVA JUNIOR, N.; DUNKER, C.. (Org.). Patologias do social: arqueologias do sofrimento psíquico. 1ed.Belo Horizonte (MG): Autêntica, 2018, v. , p. 289-313.

2.
CASTRO, J. C. L.. Antecedentes do homo oeconomicus neoliberal. In: Correia, Adriano; Nascimento, Daniel; Müller, Maria Cristina. (Org.). Filosofia política contemporânea. 1ed.São Paulo (SP): ANPOF, 2017, v. , p. 92-109.

3.
CASTRO, J. C. L.. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. In: JESUS, Eduardo; TRINDADE, Eneus; JANOTTI, Jeder; ROXO, Marcos. (Org.). Reinvenção comunicacional da política: modos de habitar e desabitar o século XXI. 1ed.Salvador (BA): EDUFBA/Brasília (DF): Compós, 2016, v. , p. 149-166.

4.
CASTRO, J. C. L.. Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo. In: TRIVINHO, E.. (Org.). A condição glocal: configurações tecnoculturais, sociopolíticas e econômico-financeiras na civilização mediática avançada. 1ed.São Paulo (SP): Annablume/FAPESP, 2015, v. , p. 89-106.

5.
CASTRO, J. C. L.. Cinema, consumer society and spectacle. In: DRUMMOND, P.. (Org.). The London film and media reader 3: the pleasures of the spectacle. 1ed.London: The London Symposium, 2015, v. , p. 111-121.

6.
CASTRO, J. C. L.. Freudian mass psychology in the age of networks. In: TORRES, E. C.; MATEUS, S.. (Org.). From multitude to crowds: collective action and the media. 1ed.Frankfurt am Main: Peter Lang, 2015, v. , p. 143-154.

7.
CASTRO, J. C. L.. A histeria como discurso: da estrutura clínica ao laço social. In: AMBRA, P. E. S.; SILVA JUNIOR, N.. (Org.). Histeria e gênero: sexo como desencontro. 1ed.São Paulo (SP): nVersos Editora, 2014, v. , p. 83-106.

8.
CASTRO, J. C. L.. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. In: RIBEIRO, J. C.; MIRANDA, T.; SOARES, A. T.. (Org.). Práticas interacionais em rede. 1ed.Salvador (BA): Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), 2014, v. , p. 89-101.

9.
CASTRO, J. C. L.. Escrita, tipografia e inflexões do simbólico na tradição judaico-cristã. In: GOMES, P. G.; FAUSTO NETO, A.; SBARDELOTTO, M.; SOUZA, T. M.. (Org.). Mídias e religiões: a comunicação e a fé em sociedades em midiatização. 1ed.São Leopoldo (RS): Editora Unisinos/Casa Leiria, 2013, v. , p. 0-0.

10.
CASTRO, J. C. L.. Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. In: TRINDADE, E.; PEREZ, C.. (Org.). Há momentos em que precisamos parar: parar para pensar os rumos da publicidade contemporânea. 1ed.Salto (SP): Editora Schoba, 2010, v. , p. 461-469.

11.
CASTRO, J. C. L.. Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos. In: MARCONDES FILHO, C. J. R.. (Org.). Transporizações: 10 Anos de FiloCom e a Nova Teoria da Comunicação. 1ed.São Paulo (SP): ECA-USP, 2010, v. , p. 355-368.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
CASTRO, J. C. L.; FRANCO, F. L. F. N. ; MANZI, R. F. ; ABDOLLAHYAN, Y. A. F. . O utilitarismo britânico e a gênese disciplinar do sujeito liberal. Lavra Palavra, 01 jul. 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, J. C. L.. Interpelação, perfilamento e performatividade em plataformas algorítmicas. In: XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2018. Anais do XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Belo Horizonte (MG).

2.
CASTRO, J. C. L.. O consumo na era da interpelação algorítmica. In: XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), 2018, Joinville (SC). Anais do XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018). Joinville (SC).

3.
CASTRO, J. C. L.. Redes sociais como modelo de governança algorítmica. In: XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2017. Anais do XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). São Paulo (SP).

4.
CASTRO, J. C. L.. A flexibilização da notícia na era dos algoritmos. In: XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), 2017. Anais do XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Curitiba (PR).

5.
CASTRO, J. C. L.. Pós-verdade e o papel do jornalismo: neoliberalismo, Brexit/Trump e redes sociais. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2017. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo (SP).

6.
CASTRO, J. C. L.. Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. In: IV Seminário Mídia, Política e Eleições, 2017. Anais do IV Seminário Mídia, Política e Eleições. São Paulo (SP).

7.
CASTRO, J. C. L.. Redes sociais como dispositivos de governamentalidade neoliberal. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016), 2016. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016). São Paulo (SP).

8.
CASTRO, J. C. L.. As injunções de performance nas redes sociais. In: VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br), 2016. Anais do VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br). Brasília (DF). v. 5. p. 64-78.

9.
CASTRO, J. C. L.. Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal. In: VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), 2015. Anais do VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica). Rio de Janeiro (RJ).

10.
CASTRO, J. C. L.. Entre escândalos e silêncios: a fetichização da corrupção no discurso jornalístico. In: III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR), 2015. Anais do III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR). Florianópolis (SC).

11.
CASTRO, J. C. L.. Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015), 2015. Anais do XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015). Rio de Janeiro (RJ).

12.
CASTRO, J. C. L.. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. In: XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2015. Anais do XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Brasília (DF).

13.
CASTRO, J. C. L.. O consumidor como agente no neoliberalismo. In: IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon), 2014. Anais do IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon). São Paulo (SP).

14.
CASTRO, J. C. L.. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. In: V Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil ? União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura, 2014, Rio de Janeiro (RJ). Anais do V Encontro Nacional da ULEPICC-Brasil ? União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Rio de Janeiro (RJ): UFRJ. p. 867-877.

15.
CASTRO, J. C. L.. Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. In: XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2013. Anais do XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Salvador (BA).

16.
CASTRO, J. C. L.. Edward Bernays and Freudian group psychology. In: International History of Public Relations Conference, 2013. Proceedings of the International History of Public Relations Conference. Bournemouth. p. 188-193.

17.
CASTRO, J. C. L.. Instances of reification in contemporary society: work, consumption, cyberculture, and body. In: International Society for the Social Studies Annual Conference, 2013. The International Society for the Social Studies Annual Conference Proceedings. Orlando, FL (Estados Unidos). p. 85-90.

18.
CASTRO, J. C. L.. A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas. In: XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013), 2013. Anais do XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013). Manaus (AM).

19.
CASTRO, J. C. L.. Sujeito, desejo e identidade no discurso da histeria. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS), 2012. Anais do III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS). Campinas (SP).

20.
CASTRO, J. C. L.. Consumo, publicidade e estrutura perversa. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012), 2012. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012). Fortaleza (CE).

21.
CASTRO, J. C. L.. A morte em vida do neurótico obsessivo. In: V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, 2012. Anais do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. Fortaleza (CE): Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF).

22.
CASTRO, J. C. L.. Reforma Protestante, tipografia e virtualização do simbólico. In: I Jornada de Mídias e Religiões, 2012. Anais da I Jornada de Mídias e Religiões. São Leopoldo (RS).

23.
CASTRO, J. C. L.. Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012), 2012. Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012). Salvador (BA).

24.
CASTRO, J. C. L.. Relações fetichistas entre o ciberespaço e o mundo offline. In: Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2011), 2011, Salvador (BA). Anais do Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2011).

25.
CASTRO, J. C. L.. Gozo do consumo e discurso do capitalismo. In: I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade, 2011. Anais do I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. Rio de Janeiro (RJ).

26.
CASTRO, J. C. L.. A tipografia e seu impacto na modernidade. In: I Congresso de História da Mídia do Sudeste, 2010. Anais do I Congresso de História da Mídia do Sudeste. São Paulo (SP). p. 320-330.

27.
CASTRO, J. C. L.. Consumo de massa e discurso da histeria. In: II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação, 2009. Anais do II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação. São Paulo (SP).

28.
CASTRO, J. C. L.. O maravilhoso em André Breton. In: I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura, 2009. Anais do I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura. Araraquara (SP): Laboratório Editorial. p. 629-640.

29.
CASTRO, J. C. L.. Capitalismo e discurso da universidade: Marx com Lacan. In: VI Colóquio Internacional Marx e Engels, 2009. Anais do VI Colóquio Internacional Marx e Engels. Campinas (SP).

30.
CASTRO, J. C. L.. Cibercultura e a matriz lacaniana dos quatro discursos. In: III Simpósio Nacional ABCiber, 2009. Anais do III Simpósio Nacional ABCiber. São Paulo (SP).

31.
CASTRO, J. C. L.. Imaginário e (neo)liberalismo. In: II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2006. Anais do II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. São Paulo (SP).

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, J. C. L.. As estratégias retóricas da publicidade. In: VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP), 2016. Caderno de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP). Rio de Janeiro (RJ). p. 3-4.

2.
CASTRO, J. C. L.. Social media and public interest: an alternative to mainstream journalism in Brazil. In: Producteurs d'Information Publique et Intérêt Public, 2015. Book of abstracts of News Producers and the Public Interest. Montreal (Canadá).

3.
CASTRO, J. C. L.. Between material and virtual places: fetishism and hybridization. In: Media and Place Conference, 2014. Book of abstracts of the Media and Place Conference. Leeds (Inglaterra). p. 1-2.

4.
CASTRO, J. C. L.. Building identities through composites of data. In: Ray Browne Conference on Popular Culture, 2013. Book of abstracts of the Ray Browne Conference on Popular Culture. Bowling Green (OH).

5.
CASTRO, J. C. L.. A sociedade de consumo entre a lógica da histeria e a lógica da perversão. In: Colóquio Patologias do Social, 2013. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social. São Paulo (SP). p. 11-12.

6.
AMBRA, P. E. S. ; CASTRO, J. C. L. ; CATANI, J. ; CONCEICAO, L. H. P. ; MOREIRA, L. E. V. ; PORCHAT, P. ; ROCHA, T. H. R. ; SILVA JUNIOR, N. . A histeria e a questão de gênero. In: Colóquio Patologias do Social, 2013. Caderno de Resumos do Colóquio Patologias do Social. São Paulo (SP). p. 18-19.

7.
CASTRO, J. C. L.. Cinema, consumer society and spectacle. In: III Annual London Film and Media Conference, 2013. Book of abstracts of the III Annual London Film and Media Conference. Londres. p. 60.

8.
CASTRO, J. C. L.. Imunização e laço social: aproximações entre Esposito e Lacan. In: V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2013. Caderno de Resumos do V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. São Paulo (SP). p. 95-96.

9.
CASTRO, J. C. L.. Discourse of hysteria as the logic of consumption. In: Discourse - Communication - Conversation, 2012. Book of abstracts of Discourse - Communication - Conversation. Loughborough.

10.
CASTRO, J. C. L.. Lacanian discourses and rhetorical strategies in advertising. In: Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR), 2012. Book of abstracts of the Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Durban. p. 671-672.

11.
CASTRO, J. C. L.. Laços sociais na sociedade de consumo. In: VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012. Caderno de Resumos do VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo (SP).

12.
CASTRO, J. C. L.. Sexualization of advertising and the imperative of enjoyment. In: Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference, 2011. Book of abstracts of Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference. Londres.

13.
CASTRO, J. C. L.. Tânatos e a ordem simbólica. In: IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte, 2010. Caderno de resumos do IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte. Niterói (RJ): Universo. p. 84.

14.
CASTRO, J. C. L.. Deus, ciência moderna e discurso da universidade. In: VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise, 2009. Caderno de resumos do VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Curitiba (PR): Editora Champagnat. p. 124.

15.
CASTRO, J. C. L.. Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. In: III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise, 2008. Caderno de resumos do III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise. Rio de Janeiro e Niterói (RJ). p. 82-83.

Artigos aceitos para publicação
1.
CASTRO, J. C. L.. Mídia hegemônica e blogs progressistas: uma disputa de enquadramento. Eptic On-Line (UFS), 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CASTRO, J. C. L.; ABDOLLAHYAN, Y. A. F. ; FRANCO, F. L. F. N. ; MANZI, R. F. . Marché, jouissance et pulsion de mort dans la genèse théorique du néolibéralisme. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
CASTRO, J. C. L.. Fake news e algoritmos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
CASTRO, J. C. L.. Governança em plataformas algorítmicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CASTRO, J. C. L.. O impacto dos algoritmos no jornalismo: da lógica editorial à lógica algorítmica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CASTRO, J. C. L.. Sujeito neoliberal: entre performance e gozo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
CASTRO, J. C. L.. Mídia brasileira e campanha presidencial. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASTRO, J. C. L.. Fake news e pós-verdade: neoliberalismo, polarização ideológica e algoritmos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
CASTRO, J. C. L.. Père-version: a função paterna na era do Outro algorítmico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CASTRO, J. C. L.. Antecedentes do homo ?conomicus neoliberal. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CASTRO, J. C. L.. A cultura neoliberal da performance. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CASTRO, J. C. L.. Freudian mass psychology in the age of networks. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CASTRO, J. C. L.. Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CASTRO, J. C. L.. Père-version: a relativização do Nome-do-Pai. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CASTRO, J. C. L.. O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
CASTRO, J. C. L.. Injunção de performance e imperativo do gozo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
CASTRO, J. C. L.. Corpo feminino sob o discurso do capitalismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
CASTRO, J. C. L.. Das massas às redes: comunicação e mobilização política. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
CASTRO, J. C. L.. From Freudian mass psychology to Laclau?s populism. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

19.
CASTRO, J. C. L.. Ideology and discourse of capitalism in contemporary media: the illusion of subjective agency. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
CASTRO, J. C. L.. Representation and experience: Susan Sontag, photography, and social networks. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CASTRO, J. C. L.. Trauma e economia libidinal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
CASTRO, J. C. L.. Modelos conceituais da filosofia e da psicanálise para pensar o consumo contemporâneo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
CASTRO, J. C. L.. Normatividade e contingência na sociedade de consumo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
CASTRO, J. C. L.. Struggle for recognition and discourse of hysteria in consumer society. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
CASTRO, J. C. L.. Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

26.
CASTRO, J. C. L.. Fetichismo e visualidade no mundo do consumo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
CASTRO, J. C. L.. Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
CASTRO, J. C. L.. Glocal e o fetichismo contemporâneo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
CASTRO, J. C. L.. Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
CASTRO, J. C. L.. O imaginário lacaniano: entre Eros e Tânatos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

31.
CASTRO, J. C. L.. Comunicação, disciplina e sedução na modernidade. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

32.
CASTRO, J. C. L.. Imaginário, modernidade e consumo: uma abordagem lacaniana. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Produtos tecnológicos
1.
CASTRO, J. C. L.. Criação de Web site acadêmico próprio. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso IAMCR/Journalism Research and Education section. 2018.

2.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Famecos. 2018.

3.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Famecos. 2018.

4.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso IAMCR/Journalism Research and Education section. 2018.

5.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso IAMCR/Journalism Research and Education section. 2017.

6.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso IAMCR/Journalism Research and Education section. 2017.

7.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Famecos. 2017.

8.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Famecos. 2016.

9.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Famecos. 2016.

10.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc revista Matrizes. 2016.

11.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso Intercom Sul. 2011.

12.
CASTRO, J. C. L.. Parecer de assessoria científica ad hoc congresso Intercom Sul. 2011.

Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Medium (https://medium.com/@jclcastro). 2018; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Blog).

2.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro na Redalyc (http://www.redalyc.org/autor.oa?id=7563). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

3.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Labii (https://www.labii.com/profiles/view/public/wzCF0a40x339yDINSX38/Julio%20Cesar%20Lemes%20de%20Castro/). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

4.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Figshare (https://figshare.com/authors/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro/2919632). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

5.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro na Social Science Research Network (SSRN) (https://papers.ssrn.com/sol3/cf_dev/AbsByAuth.cfm?per_id=2579225). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

6.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no LinkedIn (https://br.linkedin.com/in/juliocesarlemesdecastro). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

7.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Escavador (http://juliocesarlemesdecastro.escavador.com/). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

8.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Loop (http://loop.frontiersin.org/people/266057/overview). 2015; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

9.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Mendeley (https://www.mendeley.com/profiles/julio-cesar-lemes-de-castro/). 2015; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

10.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Microsoft Academic (https://academic.microsoft.com/#/search?iq=Composite(AA.AuN%3D%3D'julio%20cesar%20lemes%20de%20castro')&q=julio%20cesar%20lemes%20de%20castro&filters=&from=0&sort=0). 2015; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

11.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Faculty Row (http://facultyrow.com/profile/JulioCesarLemesdeCastro). 2015; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

12.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Google Plus (http://www.google.com/+JulioCesarLemesdeCastro). 2014; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

13.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Facebook (https://www.facebook.com/julio.cesar.lemes.de.castro). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

14.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no ResearchGate (http://www.researchgate.net/profile/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro/). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

15.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Google Scholar (http://scholar.google.com.br/citations?user=bIl1VZIAAAAJ). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

16.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no ResearcherID (http://www.researcherid.com/rid/I-7265-2013). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

17.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro na Academia.edu (http://ufrj.academia.edu/JulioCesarLemesdeCastro). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

18.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro (http://www.jclcastro.com.br/). 2009; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, J. C. L.. Curso O neoliberalismo e a gestão do sofrimento: análise e estratégias de cuidado - Raízes do neoliberalismo (APSP - primeira edição). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CASTRO, J. C. L.. Curso O neoliberalismo e a gestão do sofrimento: análise e estratégias diagnósticas - Raízes do neoliberalismo (IEL/Unicamp). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
CASTRO, J. C. L.. Curso O neoliberalismo e a gestão do sofrimento: análise e estratégias de cuidado - Raízes do neoliberalismo (APSP - segunda edição). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
CASTRO, J. C. L.. GT Comunicação e Cibercultura, XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2018. (Participação como relator).

5.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Visão geral do grafo do desejo. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Esquema R. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Esquema I. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
CASTRO, J. C. L.. GT Comunicação e Cibercultura, XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2017. (Participação como relator).

9.
CASTRO, J. C. L.. Debate Gênese da Concepção Neoliberal de Sujeito: Ludwig von Mises. 2017. (Participação como debatedor).

10.
CASTRO, J. C. L.. Debate Um Esboço da Genealogia do Sujeito Neoliberal. 2017. (Participação como debatedor).

11.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

12.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Teoria do jogos e cibernética. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

13.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Articulação entre os três registros no Seminário sobre a Carta Roubada. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Metáfora e metonímia. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
CASTRO, J. C. L.. Relatório científico de pesquisa de pós-doutorado com apoio do CNPq. 2016. (Relatório de pesquisa).

16.
CASTRO, J. C. L.. Debate Gênese da Concepção Neoliberal de Sujeito: o Utilitarismo Britânico. 2016. (Participação como debatedor).

17.
CASTRO, J. C. L.. Debate Gênese da Concepção Neoliberal de Sujeito: o Marginalismo. 2016. (Participação como debatedor).

18.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Subversão do sujeito e dialética do desejo no inconsciente freudiano. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
CASTRO, J. C. L.. Curso Lacan, para Começar - Visão geral do grafo do desejo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
CASTRO, J. C. L.. GT Comunicação e Sociabilidade, XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2015. (Participação como relator).

21.
CASTRO, J. C. L.. Debate com Isleide Arruda Fontenelle. 2015. (Participação como debatedor).

22.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações sobre o tema 'Filosofia, psicanálise e corpo', VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. 2015. (Participação como coordenador).

23.
CASTRO, J. C. L.. Relatório científico de pesquisa de pós-doutorado com apoio do CNPq. 2014. (Relatório de pesquisa).

24.
CASTRO, J. C. L.. Seminário Além do Digital II: Descontruindo a Mídia, a Economia e a Política na Campanha Eleitoral Brasileira. 2014. (Participação como debatedor).

25.
CASTRO, J. C. L.. Relatório científico de pesquisa de pós-doutorado com apoio da Fapesp. 2013. (Relatório de pesquisa).

26.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações, Colóquio Patologias do Social. 2013. (Participação como debatedor).

27.
CASTRO, J. C. L.. GT Epistemologia da Comunicação, XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). 2013. (Participação como relator).

28.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações sobre o tema 'Relações entre publicidade e consumidor'. 2013. (Participação como coordenador).

29.
CASTRO, J. C. L.. Relatório científico de pesquisa de pós-doutorado com apoio da Fapesp. 2012. (Relatório de pesquisa).

30.
CASTRO, J. C. L.. Ciclo de Debates A Condição Glocal: Vida Humana na Civilização Mediática Avançada. 2011. (Participação como debatedor).

31.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações sobre o tema 'Pensar a morte em dois tempos: filosofia, epistemologia e psicanálise', IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte. 2010. (Participação como coordenador).

32.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações sobre o tema 'Redes sociais, identidade e sociabilidade', III Simpósio Nacional ABCiber. 2009. (Participação como coordenador).

33.
CASTRO, J. C. L.. Sessão de comunicações sobre o tema 'Psicanálise', VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. 2009. (Participação como moderador).

34.
CASTRO, J. C. L.. Ciclo de workshops acadêmicos Horizontes do Objeto. 2007. (Participação como debatedor).

35.
CASTRO, J. C. L.. Ciclo de workshops acadêmicos Horizontes do Objeto. 2006. (Participação como debatedor).

36.
CASTRO, J. C. L.. Ciclo de workshops acadêmicos Horizontes do Objeto. 2005. (Participação como debatedor).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
SILVA JUNIOR, N.; CASTRO, J. C. L.; DUNKER, C. I. L.. Participação em banca de Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira. Corpo, discurso e laço social: uma leitura dos Seminários XVI, XVII e XVIII de Jacques Lacan. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

2.
PACHECO FILHO, R. A.; CASTRO, J. C. L.; FURTADO, O.. Participação em banca de Lilian Clementoni Batista. O sujeito diante das transformações histórico-econômicas do capitalismo: um estudo do Seminário 17 de Jacques Lacan. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Mestrado
1.
CASTRO, J. C. L.; SOUZA, L. C. P.; DRIGO, Maria Ogécia. Participação em banca de Luís Roberto Albano Bueno da Silva. Comunicação e cognição: aproximações entre máquina semiótica e inteligência artificial, via semiótica peirceana. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação e Cultura) - Universidade de Sorocaba.

2.
SILVA JUNIOR, N.; CASTRO, J. C. L.; DUNKER, C. I. L.. Participação em banca de Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira. Discurso e laço social no Seminário XVII de Jacques Lacan. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Social) - Universidade de São Paulo.

3.
PACHECO FILHO, R. A.; CASTRO, J. C. L.; FURTADO, O.. Participação em banca de Lilian Clementoni Batista. O sujeito do inconsciente diante das transformações histórico-econômicas no capitalismo. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia (Psicologia Social)) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
10ème Rencontre de la Société Internationale de Psychanalyse et Philosophie (SIPP).Marché, jouissance et pulsion de mort dans la genèse théorique du néolibéralisme. 2018. (Encontro).

2.
II Seminário Ciência, Políticas e Metodologias de Pesquisa: Diálogos Brasil e Portugal.Mídia brasileira e campanha presidencial. 2018. (Seminário).

3.
Semana de Jornalismo ASI/Uniso 2018.Mesa-redonda Fake News (noite, com Renata Mielli, Nágila Maria e Marcel Stefano). 2018. (Outra).

4.
Semana de Jornalismo ASI/Uniso 2018.Mesa-redonda Fake News (manhã, com Lídice Leão e Marcel Stefano). 2018. (Outra).

5.
VII Seminário de Produção em Linguística da UFSCar/XII Seminário de Pesquisas em Linguística da UFSCar.Fake news e pós-verdade: neoliberalismo, polarização ideológica e algoritmos. 2018. (Seminário).

6.
XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018). O consumo na era da interpelação algorítmica. 2018. (Congresso).

7.
XVIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof.Sujeito neoliberal: entre performance e gozo. 2018. (Encontro).

8.
XXVII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).Interpelação, perfilamento e performatividade em plataformas algorítmicas. 2018. (Encontro).

9.
IV Seminário Mídia, Política e Eleições.Neoliberalismo bricoleur: o imaginário político de Marina Silva. 2017. (Seminário).

10.
VII Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise seção São Paulo (EBP-SP).Père-version: a função paterna na era do Outro algorítmico. 2017. (Outra).

11.
XL Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). A flexibilização da notícia na era dos algoritmos. 2017. (Congresso).

12.
XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo.Pós-verdade e o papel do jornalismo: neoliberalismo, Brexit/Trump e redes sociais. 2017. (Encontro).

13.
XXVI Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).Redes sociais como modelo de governança algorítmica. 2017. (Encontro).

14.
III Colóquio Anual do Latesfip.A cultura neoliberal da performance. 2016. (Outra).

15.
VI Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br).As injunções de performance nas redes sociais. 2016. (Encontro).

16.
VI Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (Pró-Pesq PP).As estratégias retóricas da publicidade. 2016. (Encontro).

17.
XVII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof).Antecedentes do homo oeconomicus neoliberal. 2016. (Encontro).

18.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2016). Redes sociais como dispositivos de governamentalidade neoliberal. 2016. (Congresso).

19.
Colóquio Neoliberalismo como Gestão do Sofrimento.Injunção de performance e imperativo do gozo. 2015. (Outra).

20.
From Multitude to Crowds in Social Movements ? Publics, Gatherings, Networks and Media in the 21th Century. Freudian mass psychology in the age of networks. 2015. (Congresso).

21.
III Colóquio Internacional Mudanças Estruturais no Jornalismo (MEJOR).Entre escândalos e silêncios: a fetichização da corrupção no discurso jornalístico. 2015. (Outra).

22.
Producteurs d'Information Publique et Intérêt Public. Social media and public interest: an alternative to mainstream journalism in Brazil. 2015. (Congresso).

23.
VI Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. O corpo entre o empreendedorismo de si e as patologias contemporâneas do gozo. 2015. (Congresso).

24.
VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica).Marina Silva e o aggiornamento do imaginário neoliberal. 2015. (Encontro).

25.
VIII Meeting of the International Society of Psychoanalysis and Philosophy.From Freudian mass psychology to Laclau?s populism. 2015. (Encontro).

26.
VI Jornada de Apresentação de Monografias da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise (CLIPP).Père-version: a relativização do Nome-do-Pai. 2015. (Outra).

27.
V Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise seção São Paulo (EBP-SP).Corpo feminino sob o discurso do capitalismo. 2015. (Outra).

28.
XXIV Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).Das massas às redes: comunicação e mobilização política. 2015. (Encontro).

29.
XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2015). Mídia hegemônica, blogs progressistas e disputa de enquadramento. 2015. (Congresso).

30.
Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Representation and experience: Susan Sontag, photography, and social networks. 2014. (Congresso).

31.
II International Zizek Studies Conference. Ideology and discourse of capitalism in contemporary media: the illusion of subjective agency. 2014. (Congresso).

32.
IV Congresso Internacional em Comunicação e Consumo (Comunicon). O consumidor como agente no neoliberalismo. 2014. (Congresso).

33.
IV Jornadas da Escola Brasileira de Psicanálise seção São Paulo (EBP-SP).Trauma e economia libidinal. 2014. (Outra).

34.
Media and Place Conference. Between material and virtual places: fetishism and hybridization. 2014. (Congresso).

35.
V Encontro Nacional da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura capítulo Brasil (ULEPICC-Br).Neoliberalismo, autoimunidade e redes sociais. 2014. (Encontro).

36.
Colóquio Normatividade e Contingência.Normatividade e contingência na sociedade de consumo. 2013. (Outra).

37.
Colóquio Patologias do Social.A histeria e a questão de gênero. 2013. (Outra).

38.
Colóquio Patologias do Social.A sociedade de consumo entre a lógica da histeria e a lógica da perversão. 2013. (Outra).

39.
III Annual London Film and Media Conference. Cinema, consumer society and spectacle. 2013. (Congresso).

40.
International History of Public Relations Conference. Edward Bernays and Freudian group psychology. 2013. (Congresso).

41.
International Society for the Social Studies Annual Conference. Instances of reification in contemporary society: work, consumption, cyberculture, and body. 2013. (Congresso).

42.
Ray Browne Conference on Popular Culture. Building identities through composites of data. 2013. (Congresso).

43.
Seminário do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip-USP).Modelos conceituais da filosofia e da psicanálise para pensar o consumo contemporâneo. 2013. (Seminário).

44.
V Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Imunização e laço social: aproximações entre Esposito e Lacan. 2013. (Congresso).

45.
XXII Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós).Questões epistemológicas em torno do uso da teoria lacaniana dos discursos na área de comunicação. 2013. (Encontro).

46.
XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2013). A cumplicidade entre a publicidade e o consumidor e suas abordagens teóricas. 2013. (Congresso).

47.
Annual Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Lacanian discourses and rhetorical strategies in advertising. 2012. (Congresso).

48.
Discourse - Communication - Conversation. Discourse of hysteria as the logic of consumption. 2012. (Congresso).

49.
III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade (SIDIS).Sujeito, desejo e identidade no discurso da histeria. 2012. (Simpósio).

50.
I Jornada de Mídias e Religiões.Reforma Protestante, tipografia e virtualização do simbólico. 2012. (Outra).

51.
Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2012).Amor virtual: empreendedorismo pessoal e reificação. 2012. (Simpósio).

52.
V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental. A morte em vida do neurótico obsessivo. 2012. (Congresso).

53.
VI Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Laços sociais na sociedade de consumo. 2012. (Congresso).

54.
V International Conference for Philosophy and Psychoanalysis. Struggle for recognition and discourse of hysteria in consumer society. 2012. (Congresso).

55.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2012). Consumo, publicidade e estrutura perversa. 2012. (Congresso).

56.
Ciclo de Debates A Condição Glocal: Vida Humana na Civilização Mediática Avançada.Glocal, fetichismo cruzado e discurso do capitalismo. 2011. (Outra).

57.
Complicating Debates about the Sexualisation of Culture: an International Conference. Sexualization of advertising and the imperative of enjoyment. 2011. (Congresso).

58.
I Congresso Internacional em Comunicação e Consumo. Fetichismo e visualidade no mundo do consumo. 2011. (Congresso).

59.
I Congresso Latino-Americano de Psicanálise na Universidade. Gozo do consumo e discurso do capitalismo. 2011. (Congresso).

60.
Simpósio de Pesquisa em Tecnologias Digitais e Sociabilidade (Simsocial 2011).Relações fetichistas entre o ciberespaço e o mundo offline. 2011. (Simpósio).

61.
10 Anos de FiloCom: a Nova Teoria nos 44 Anos de ECA.Comunicação como laço social: funções da mídia à luz da teoria lacaniana dos discursos. 2010. (Seminário).

62.
Colóquio O Fenômeno Glocal.Glocal e o fetichismo contemporâneo. 2010. (Outra).

63.
I Congresso de História da Mídia do Sudeste. A tipografia e seu impacto na modernidade. 2010. (Congresso).

64.
I Pró-Pesq PP - Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Publicidade e psicanálise: desejo e gozo no mundo do consumo. 2010. (Encontro).

65.
IV Congresso Latino-Americano de Ciências Sociais e Humanidades Imagens da Morte. Tânatos e a ordem simbólica. 2010. (Congresso).

66.
I Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura.O maravilhoso em André Breton. 2009. (Outra).

67.
II Colóquio Binacional Brasil-México de Ciências da Comunicação.Consumo de massa e discurso da histeria. 2009. (Outra).

68.
III Simpósio Nacional ABCiber.Cibercultura e a matriz lacaniana dos quatro discursos. 2009. (Simpósio).

69.
VI Colóquio Internacional Marx e Engels.Capitalismo e discurso da universidade: Marx com Lacan. 2009. (Outra).

70.
VII Congresso Nacional de Filosofia Contemporânea / III Congresso Internacional de Filosofia da Psicanálise. Deus, ciência moderna e discurso da universidade. 2009. (Congresso).

71.
III Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Dos dois corpos do rei à democracia burguesa. 2008. (Encontro).

72.
II Seminário de Pesquisa por Linha.Comunicação, disciplina e sedução na modernidade. 2008. (Seminário).

73.
IV Congresso Internacional de Comunicação, Mídia e Cultura (coMcult). O imaginário lacaniano: entre Eros e Tânatos. 2008. (Congresso).

74.
II Encontro Nacional de Pesquisadores em Filosofia e Psicanálise.Imaginário e (neo)liberalismo. 2006. (Encontro).

75.
III Encontro Nacional de Estudos do Consumo (ENEC).Imaginário, modernidade e consumo: uma abordagem lacaniana. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CASTRO, J. C. L.. XII Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (Epecom). 2018. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Redes sociais, websites e blogs
1.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Facebook (https://www.facebook.com/julio.cesar.lemes.de.castro). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

2.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no ResearchGate (http://www.researchgate.net/profile/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro/). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

3.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Google Scholar (http://scholar.google.com.br/citations?user=bIl1VZIAAAAJ). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

4.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no ResearcherID (http://www.researcherid.com/rid/I-7265-2013). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

5.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro na Academia.edu (http://ufrj.academia.edu/JulioCesarLemesdeCastro). 2013; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

6.
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7.
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8.
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9.
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10.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Faculty Row (http://facultyrow.com/profile/JulioCesarLemesdeCastro). 2015; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Rede social).

11.
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12.
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13.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Figshare (https://figshare.com/authors/Julio_Cesar_Lemes_de_Castro/2919632). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

14.
CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro na Social Science Research Network (SSRN) (https://papers.ssrn.com/sol3/cf_dev/AbsByAuth.cfm?per_id=2579225). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).

15.
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CASTRO, J. C. L.. Julio Cesar Lemes de Castro no Escavador (http://juliocesarlemesdecastro.escavador.com/). 2016; Tema: Divulgação de produção acadêmica. (Site).




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