Teresa Roserley Neubauer da Silva

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  • Última atualização do currículo em 14/10/2010


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988). Atualmente é conselheira do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, consultor ad-hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, membro da Academia Paulista de Educação, diretora-presidente do Instituto de Protagonismo Jovem e Educação, membro de gt - Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e consultoria ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas educacionais, ensino de 1º grau, brasil e política educacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Teresa Roserley Neubauer da Silva
Nome em citações bibliográficas
NEUBAUER, Rose

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Protagonismo Jovem e Educação.
Rua Ferreira de Araújo 221 Conj 77/78
Alto de Pinheiros
05428-000 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 30269165
URL da Homepage: http://www.protagonistes.org.br


Formação acadêmica/titulação


1984 - 1988
Doutorado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Conteúdo curricular e organização da educação básica: a experiência paulista, Ano de obtenção: 1988.
Orientador: Bernardete Angelina Gatti.
Palavras-chave: Educação básica; Conteúdo curricular; São Paulo.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1975 - 1978
Mestrado em Educação (Psicologia da Educação).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças: estudo crítico da fidedignidade e da validade preditiva de uma escala de medida,Ano de Obtenção: 1978.
Orientador: Antonieta Marília de Oswald de Andrade.
Palavras-chave: Educação; Fracasso escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação / Especialidade: Psicologia Educacional.
Setores de atividade: Educação.
1964 - 1967
Graduação em Pedagogia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, Estados Unidos.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Coordenação Executiva


Academia Paulista de Educação, APE, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - Atual
Vínculo: Mmembro, Enquadramento Funcional: Membro


Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe, PREAL, Chile.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de GT, Carga horária: 0
Outras informações
Grupo de Descentralizacion y Autonomia escolar de PREAL

Atividades

2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Grupo de Descentralizacion y Autonomia Escolar, .

Cargo ou função
Membro de GT Brasil.

Instituto de Protagonismo Jovem e Educação, PROTAGONISTÉS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretora-Presidente, Carga horária: 0

Atividades

2002 - Atual
Direção e administração, Presidência, .

Cargo ou função
Diretora-Presidente.

Conselho Nacional de Educação, CNE*, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira, Carga horária: 0
Outras informações
Ministério da Educação, Brasília - DF

Atividades

9/2001 - 3/2004
Serviços técnicos especializados , Conselho Nacional de Educação, .

Serviço realizado
Conselheira.

Fundação Faculdade de Medicina, FFM, Brasil.
Vínculo institucional

2000 - 2004
Vínculo: Membro do Conselho Consultivo, Enquadramento Funcional: Colaborador

Atividades

9/2000 - 9/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Consultivo, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Consultivo.

Governo do Estado de São Paulo, GOVERNO/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2002
Vínculo: Secretária Est da Educação, Enquadramento Funcional: Secretária Est da Educação, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

1987 - 1988
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica, Carga horária: 0

Atividades

1995 - 2002
Direção e administração, Secretaria Estadual da Educação, .

Cargo ou função
Secretária Estadual da Educação.
1987 - 1988
Direção e administração, Secretaria Estadual da Educação, Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas.

Cargo ou função
Coordenadora.
1982 - 1982
Serviços técnicos especializados , Secretaria Estadual da Educação, .

Serviço realizado
Assessoria sobre propostas de ação para curso noturno.

Instituto de Economia do Setor Público, IESP*, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1991
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Senior, Carga horária: 20

Atividades

1991 - 1991
Pesquisa e desenvolvimento .

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultoria ad-hoc, Carga horária: 0
Outras informações
Parecerista para projetos sobre currículo e política educacional do 1º Grau

Atividades

1991 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Consultora ad-hoc.

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor ad-hoc, Carga horária: 0
Outras informações
Parecerista para projetos sobre processos de ensino-aprendizagem no 1º Grau

Atividades

1988 - Atual
Serviços técnicos especializados .

Serviço realizado
Consultor ad-hoc.

Financiadora de Estudos e Projetos, FINEP, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 0
Outras informações
Consultoria sobre projetos da administração descentralizada

Atividades

1986 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Consultora.

Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 2008
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em concurso público e aposentou-se em 2008.

Vínculo institucional

1985 - 1987
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Mestre, Carga horária: 20
Outras informações
Aprovada em concurso interno realizado em junho de 1985

Atividades

1988 - Atual
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas
Avaliação do Rendimento Escolar
1990 - 1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial da Revista da FEUSP.
1985 - 1987
Ensino, Educação, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Currículos e Programas
Avaliação do Rendimento Escolar

Conselho Estadual de Educação de São Paulo, CEESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheira
Outras informações
Eleita para novo mandato com início em 05 de agosto de 2009

Vínculo institucional

1985 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro, Carga horária: 0

Atividades

1985 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, .

Cargo ou função
Conselheira.

Fundação Para o Livro Escolar, FLE, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Diretoria, Carga horária: 0

Atividades

1984 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria, .

Cargo ou função
Membro da Diretoria.

Prefeitura do Município de São Paulo, PMSP, Brasil.
Vínculo institucional

1983 - 1985
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinete da SMESP, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1981 - 1981
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessora, Carga horária: 0
Outras informações
Assessoria à equipe em pesquisa sobre causas do rendimento escolar diferenciado, sob a perspectiva do professor

Atividades

1983 - 1985
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Gabinete da Secretaria.

Cargo ou função
Chefe do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.
1981 - 1981
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, .

Cargo ou função
Assessora.

Associação Nacional de Educação, ANDE, Brasil.
Vínculo institucional

1981 - 1986
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Conselho Editorial, Carga horária: 0
Outras informações
Revista produzida com o apoio financeiro do CNPq, publicações: 22, 23 e 24

Vínculo institucional

1982 - 1983
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Co-editora, Carga horária: 0
Outras informações
Co-editora, com Guiomar Namo de Mello, dos nºs 3, 4 e 5 da Revista Ande, produzida com apoio financeiro do CNPq

Vínculo institucional

1981 - 1981
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Professora colaboradora no curso "Subsídios para Pesquisa Empírica em Educação"

Atividades

1981 - 1986
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista da Ande, .

Cargo ou função
Membro do Conselho Editorial.
1982 - 1983
Conselhos, Comissões e Consultoria, Revista da Ande, .

Cargo ou função
Co-editora.

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - 1985
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 0

Vínculo institucional

1982 - 1982
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professo colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Professora colaboradora no curso "Teorias da Educação", Pós-graduação em Educação

Vínculo institucional

1981 - 1981
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0

Atividades

1984 - 1985
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
1984 - 1985
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos da Educação
1982 - 1983
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Metodologia da Pesquisa
1981 - 1981
Ensino, Educação: História, Política, Sociedade, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura e Funcionamento do Ensino de Primeiro e Segundo Grau

Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

1980 - 1980
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Professora colaboradora no curso "Educação escolar, reprodução e contradição", Pós-graduação em Educação, sob a coordenação da Profa. Dra. Guiomar Namo de Mello.


Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1977
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor colaborador, Carga horária: 0
Outras informações
Professora do Curso de Metodologia de Pesquisa I, ministrado sob a coordenação da Dra. Bernardete A. Gatti


Fundação Carlos Chagas, FCC, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 2003
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Senior, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1975 - 1976
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 20

Atividades

1977 - 2003
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisas Educacionais, Setor de Pesquisas.

1975 - 1976
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Pesquisas Educacionais, Setor de Pesquisas.

Linhas de pesquisa
Educação

Faculdade de Ciências e Letras Padre Anchieta, FCLPA*, Brasil.
Vínculo institucional

1972 - 1972
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

1972 - 1972
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estrutura do Ensino do 2º Grau

University of Chicago, U.C., Estados Unidos.
Vínculo institucional

1969 - 1969
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa, Carga horária: 0
Outras informações
Sob a orientação do Prof. Maurice Stern

Atividades

1969 - 1969
Serviços técnicos especializados , Human Development Center, Pesquisa.

Serviço realizado
Auxiliar em Pesquisa.

Comissão Interestadual da Bacia Paraná, CIBP, Brasil.
Vínculo institucional

1967 - 1969
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar técnico, Carga horária: 0


Centro Regional de Pesquisas Prof Queiroz Filho, CRPQF, Brasil.
Vínculo institucional

1965 - 1966
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0


Grupo Escolar Heróis da Feb, GEHFEB, Brasil.
Vínculo institucional

1963 - 1964
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0

Atividades

1963 - 1964
Ensino,

Disciplinas ministradas
Várias disciplinas


Linhas de pesquisa


1.
Educação
2.
Avaliação Educacional
3.
Formação de Professores
4.
Ensino-aprendizagem


Projetos de pesquisa


2009 - 2009
Melhores Práticas no Ensino Médio - Acre, Ceará, Paraná e São Paulo
Descrição: Pesquisa realizada pelo consórcio firmado entre a Fundação Carlos Chagas e o Instituto de Protagonismo Jovem e Educação.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


1997
Prêmio Criança e Paz - Betinho 1997, UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, Brasília, 4 de dezembro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
NEUBAUER, Rose2010NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia ; TELLES, Maria Cristina ; RESTANI, ANA LUISA ; Guereschi, Elza Maria ; JUHAS, Silvia Robles . Resultados de um trabalho de parceria da Fundação Bradesco com as escolas públicas no Vale do Ribeira/SP. Estudos em Avaliação Educacional (Impresso), v. 21, p. 297-317, 2010.

2.
NEUBAUER, Rose2003NEUBAUER, Rose. Replacing the culture os failure by the culture of success and learning at Brazilian schools. Retention Reconsidered Causes Consequences And Remedies, St Geertruid / Utrecht, v. 1, p. 27-52, 2003.

3.
NEUBAUER, Rose2000NEUBAUER, Rose. Classes de Aceleração: mais de 100 mil alunos da rede estadual paulista recuperam o atraso escolar. Em Aberto, Brasília, DF, v. 17, n.71, p. 129-133, 2000.

4.
NEUBAUER, Rose1996NEUBAUER, Rose. Estados e Municípios: parceiros na Educação. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, SP, v. 10, n.3, 1996.

5.
NEUBAUER, Rose1994NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de . Seleção competitiva de diretores: estudo de caso de uma inovação educacional no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, SP, n.10, p. 7-45, 1994.

6.
NEUBAUER, Rose1993NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia . Formação de Professores das séries iniciais. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.87, p. 31-44, 1993.

7.
NEUBAUER, Rose1993NEUBAUER, Rose. Descompromisso das políticas públicas com a qualidade do ensino. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.84, p. 5-16, 1993.

8.
NEUBAUER, Rose1993NEUBAUER, Rose. É proibido repetir. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, SP, n.7, p. 5-44, 1993.

9.
NEUBAUER, Rose1993NEUBAUER, Rose. A qualidade do sistema de ensino e a autonomia da escola. Idéias, São Paulo, SP, n.16, p. 19-27, 1993.

10.
NEUBAUER, Rose1992NEUBAUER, Rose. O nó górdio do ensino: educação fundamental. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.80, p. 28-40, 1992.

11.
NEUBAUER, Rose1991NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de . A Gestão e a autonomia da escola nas novas propostas de políticas educativas para a América Latina. Estudos Avançados, v. 5, n.12, 1991.

12.
NEUBAUER, Rose1991NEUBAUER, Rose. O que pensar da atual política educacional. Em Aberto, Brasília, DF, v. 10, p. 3-17, 1991.

13.
NEUBAUER, Rose1990NEUBAUER, Rose. Educação em São Paulo Hoje - São Paulo City Life. Guide Boock Lastri Guias, n.1, 1990.

14.
NEUBAUER, Rose1990NEUBAUER, Rose. 2º Grau: é preciso enfrentar o desafio. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.74, p. 7-14, 1990.

15.
NEUBAUER, Rose1990NEUBAUER, Rose; GATTI, Bernardete Angelina ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Alfabetização e Educação Básica no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.75, p. 7-14, 1990.

16.
NEUBAUER, Rose1990NEUBAUER, Rose. Alfabetização e educação básica: ainda um desafio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 71, n.169, 1990.

17.
NEUBAUER, Rose1989NEUBAUER, Rose. Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.70, p. 5-19, 1989.

18.
NEUBAUER, Rose1989NEUBAUER, Rose. Contextualizando o currículo escolar. Idéias, São Paulo, SP, n.6, p. 65-72, 1989.

19.
NEUBAUER, Rose1989NEUBAUER, Rose. Algumas reflexões sobre os especialistas do ensino e a divisão técnica do trabalho na escola. Cadernos do CEDES (UNICAMP), n.6, p. 3-7, 1989.

20.
NEUBAUER, Rose1988NEUBAUER, Rose. Educação de 1º Grau: o não-direito do não-cidadão. Em Aberto, Brasília, DF, v. Ano 7, n.39, p. 25-35, 1988.

21.
NEUBAUER, Rose1988NEUBAUER, Rose. Conhecimento socialmente produzido e conteúdos curriculares. Idéias, São Paulo, SP, n.1, 1988.

22.
NEUBAUER, Rose1987NEUBAUER, Rose; GATTI, Bernardete Angelina ; BASSO, Leny Campagno Cyrino ; BESSA, Nícia Maria . Avaliação na escola de 1º Grau: a questão crucial - promoção, repetência e evasão. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, SP, n.16, p. 77-84, 1987.

23.
NEUBAUER, Rose1984NEUBAUER, Rose. Classes homogêneas e heterogêneas: um problema mal colocado. Revista da Associação Nacional de Educação, 1984.

24.
NEUBAUER, Rose1984NEUBAUER, Rose; NOGUEIRA, Madza Julita . A escola pública e o desafio do curso noturno. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, 1984.

25.
NEUBAUER, Rose1984NEUBAUER, Rose; ARELARO, Lisete Regina Gomes . Orientações legais na área de currículo, nas esferas federal e estadual a partir da Lei 5692/71. Cadernos do CEDES (UNICAMP), n.13, p. 26-44, 1984.

26.
NEUBAUER, Rose1984NEUBAUER, Rose. Currículo para as áreas rurais: opção necessária. Cadernos do CEDES (UNICAMP), n.13, p. 64-72, 1984.

27.
NEUBAUER, Rose1983NEUBAUER, Rose. Livro didático: reflexões sobre critérios de seleção e utilização. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.44, p. 98-101, 1983.

28.
NEUBAUER, Rose1981NEUBAUER, Rose. Classes homogêneas ou heterogêneas: um dilema mal colocado. Revista da Ande, n.1(2), p. 49-51, 1981.

29.
NEUBAUER, Rose1980NEUBAUER, Rose. A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.32, p. 31-43, 1980.

30.
NEUBAUER, Rose1980NEUBAUER, Rose. Algumas sugestões metodológicas para a elaboração de perfis descritivos de nível sócio-economico. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.33, p. 70-76, 1980.

31.
NEUBAUER, Rose1980NEUBAUER, Rose. Responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.32, p. 31-44, 1980.

32.
NEUBAUER, Rose1980NEUBAUER, Rose. Democratização das oportunidades educacionais. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, n.34, p. 87-89, 1980.

33.
NEUBAUER, Rose1976NEUBAUER, Rose; ANDRADE, Antonieta Marília de Oswald de ; GUARIDO, Elza L . Percepção social da criança: desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, v. 18, p. 2-29, 1976.

34.
NEUBAUER, Rose1976NEUBAUER, Rose; ANDRADE, Antonieta Marília de Oswald de ; GUARIDO, Elza L . Estudos sobre estereótipos sexuais nas percepções dos pais em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, v. 18, p. 15-20, 1976.

35.
NEUBAUER, Rose1976NEUBAUER, Rose; ANDRADE, Antonieta Marília de Oswald de ; GUARIDO, Elza L . Percepção da criança: estereótipos sexuais na percepção da família. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, SP, v. 21, p. 16-39, 1976.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo ; BOCHIXIO, Cleide Bauab Eid . Ofício de Gestor: para dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas - Volume 1: Diagnóstico da Educação no Município. 1a.. ed. São Paulo, SP: Fundação Victor Civita, 2005. v. 1. 82p .

2.
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo ; BOCHIXIO, Cleide Bauab Eid . Ofício de Gestor: para dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas. Volume 2: Plano Municipal de Educação. 1a.. ed. São Paulo, SP: Fundação Victor Civita, 2005. v. 2. 74p .

3.
NEUBAUER, Rose. Direitos do Estudante - Um manual para pais e alunos. São Paulo, SP: , 2003.

4.
NEUBAUER, Rose; XAVIER, Antonio Carlos da R (Org.) ; MELLO, Guiomar Namo de (Org.) ; AMARAL SOBRINHO, José (Org.) . Gestão Educacional: experiências inovadoras. Brasília, DF: IPEA/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1995. v. 1. 340p .

5.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia . É proibido repetir. 1. ed. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Fundamental, 1994. v. 1. 62p .

6.
NEUBAUER, Rose. Formação de professores no Brasil, um estudo analítico e bibliográfico. São Paulo, SP: Fundação Carlos Chagas, REDUC/CIDE, 1991.

7.
NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia . Analfabetismo e subescolarização: ainda um desafio. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1990. 71p .

8.
NEUBAUER, Rose. Escola pública e o desafio do curso noturno. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1984. 60p .

9.
NEUBAUER, Rose. Orientação curricular e atuação do professor: uma avaliação crítica. São Paulo, SP: SEPLAN, 1983. 177p .

10.
NEUBAUER, Rose; NOGUEIRA, Madza Julita ; ESPOSITO, Yara Lúcia . O que foi feito e o que ainda resta fazer para alfabetizar a população brasileira. São Paulo, SP: FCC/Fundação Carlos Chagas; DPE/Depto. de Pesquisas Educacionais, 1983. 48p .

11.
NEUBAUER, Rose. Cadernos CEDES/Centro de Estudos Educação e Sociedade. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1982.

12.
NEUBAUER, Rose; POPPOVIC, Anna Maria ; ESPOSITO, Yara Lúcia ; ROSENBERG, Lia ; GROSBAUM, Marta Wolak ; BUENO, Maria Inês Silveira . Programa Alfa I e III - um programa cognitivo para as primeiras séries do Ensino Fundamental. São Paulo, SP: Editora Abril e Fundação Carlos Chagas, 1977. v. 6.

Capítulos de livros publicados
1.
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo . Gestão dos sistemas escolares - Quais caminhos perseguir?. In: iFHC/Instituto Fernando Henrique Cardoso. (Org.). Políticas Educacionais e Coesão Social - Uma agenda latino-americana. 1aed.Rio de Janeiro; São Paulo: Elsevier; iFHC, 2009, v. , p. 81-124.

2.
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo . Gestión de los sistemas escolares: uqe caminhos seguir?. In: Simon Schwartzman; Cristián Cox. (Org.). Politics Educativas y Cohesion Social en America Latina. 1aed.Santiago, Chile: uqbar Editores, 2009, v. I, p. 89-130.

3.
NEUBAUER, Rose. Clases de aceleración: estrategia para la correción de la multirepitencia y la exclusión. In: Universidad Alberto Hurtado; UNESCO; UNICEF; Fundação Ford. (Org.). Políticas Educativas y Equidad. 1ªed.Santiago, Chile: Funny, 2005, v. 1, p. 143-154.

4.
NEUBAUER, Rose. Descentralização da educação no Estado de São Paulo. In: Vera Lúcia Cabral Costa. (Org.). Descentralização da Educação - Novas formas de coordenação e financiamento. 2ªed.São Paulo, SP: Fundap, 2001, v. , p. -.

5.
NEUBAUER, Rose. La gestión educativa en el Estado de San Pablo, Brasil. In: UNESCO. (Org.). La Gestion - en busca del sujeto. Santiago, Chile: UNESCO, 1999, v. 1, p. 93-117.

6.
NEUBAUER, Rose. A identidade profissional do educador e as políticas da SEE - SP. In: Maria Aparecida Viggiani Bicudo; Celestino Alves da Silva Junior. (Org.). Formação do Educador. 1ed.São Paulo, SP: Editora da UNESP, 1996, v. 1, p. 69-77.

7.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia ; ESPOSITO, Yara Lúcia . O Ciclo básico do Estado de São Paulo: um estudo sobre os professores que atuam nas séries iniciais. In: Raquel Volpato Serbino; Ricardo Ribeiro; Raquel Lazzari Leite Barbosa; Raimundo Abou Gebran. (Org.). Formação de Professores. 1ed.São Paulo, SP: Editora da UNESP, 1996, v. , p. 249-280.

8.
NEUBAUER, Rose; CRUZ, Neide . Política educacional: redefinição de competências e novos modelos de gestão. In: Rui de Britto Álvares Affonso; Pedro Luiz Barros Silva. (Org.). Descentralização e Políticas Sociais. 1ed.São Paulo, SP: FUNDAP, 1996, v. 1, p. 189-222.

9.
NEUBAUER, Rose; NOGUEIRA, Madza Julita . Novo modelo de gestão educacional: o município de São Paulo no início dos anos 80. In: Antonio Carlos da R. Xavier; Guimar Namo de Mello; José Amaral Sobrinho; Rose Neubauer da Silva. (Org.). Gestão educacional: experiências inovadoras. 1ed.Brasília, DF: IPEA/Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 1995, v. 1, p. 221-260.

10.
NEUBAUER, Rose. Características de Professores(as) de 1º Grau: perfil e expectativas. In: Raquel Volpato Serbino; Ricardo Ribeiro; Raquel Lazzari Leite Barbosa; Raimundo Abou Gebran. (Org.). Formação de professores. 1ed.São Paulo, SP: Editora da UNESP, 1994, v. 1, p. 237-248.

11.
NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de . Política educacional para os anos 90. In: Estado e Educação. (Org.). Estado e Educação. : , 1992, v. , p. -.

12.
NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de . La gestión de la escuela en las nuevas perspectivas de las politicas educativas. In: Justa Ezpeleta; Alfredo Furlán. (Org.). La gestion pedagógica de la escuela. Santiago, Chile: UNESCO/OREALC, 1992, v. , p. 44-63.

13.
NEUBAUER, Rose. Ensino médio: uma nova concepção unificada de ciência, técnica e ensino. In: Walter Garcia; Célio da Cunha. (Org.). Politécnica no Ensino Médio. São Paulo, SP: Cortez Editora, 1991, v. , p. -.

14.
NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia . Litteracy: the challenge of the 90's. In: Marian Croff; Tan Mugridge; John Daniel; Allan Hershfield. (Org.). Distance Education: Development and access. : , 1990, v. , p. -.

15.
NEUBAUER, Rose. Lo ya hecho y lo queda por hacer para alfabetizar a la problacion brasileira. In: UNESCO/OREALC. (Org.). Alternativas de alfabetizacion en America Latina y el caribe. : , 1988, v. , p. -.

16.
NEUBAUER, Rose. Melhoria da qualidade no 1º Grau: o conteúdo e as condições concretas da escola. In: Autores Associados. (Org.). Educação e Transição Democrática. Campinas, SP: Autores Associados, 1985, v. , p. -.

17.
NEUBAUER, Rose; GUARIDO, Elza L ; GRACIANO, M . Estudos sobre estereótipos sexuais nas percepções dos pais em relação a comportamentos de seus filhos. In: Eunice M. Soriano de Alencar. (Org.). A criança na família e na sociedade. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1982, v. , p. 126-134.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
NEUBAUER, Rose. Sete anos de retrospectiva na educação. Band - Órgão informativo do Colégio Bandeirantes, Colégio Bandeirantes, p. 3 - 4, 15 jul. 2002.

2.
NEUBAUER, Rose. Educação em branco e preto na República Collorida. Folha de São Paulo, São Paulo, SP, 15 fev. 1990.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
NEUBAUER, Rose. A gestão educacional no Estado de São Paulo. In: Seminário Internacional - Reformas de la gestion de los sistemas educativos en la decada de los noventa, 1997, Santiago, Chile. Seminário Internacional - Reformas de la gestion de los sistemas educativos en la decada de los noventa, 1997.

2.
NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de ; FARIA, Lia Ciomar M de . Políticas governamentais para a educação básica. In: 6ª Conferência Brasileira de Educação, 1992, Campinas, SP. 6ª Conferência Brasileira de Educação. Campinas, SP: Papirus, 1992.

3.
NEUBAUER, Rose; CRUZ, Neide . Algumas reflexões sobre currículo do 2º Grau. In: Ensino de 2º Grau: perspectivas, 1988, São Paulo. Seminário: Ensino de 2º Grau: perspectivas, 1988. v. 1. p. 154-171.

4.
NEUBAUER, Rose. Pensando os aspectos teóricos da Supervisão Educacional. In: V Encontro Nacional de Supervisores da Educação - ASSERJ, 1982, Rio de Janeiro, RJ. V Encontro Nacional de Supervisores da Educação, 1982. p. 29-34.

Apresentações de Trabalho
1.
NEUBAUER, Rose; SILVEIRA, Ghisleine Trigo . Gestão dos sistemas escolares - Quais caminhos perseguir?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
NEUBAUER, Rose. Descentralizacion de los Sistemas Educativos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
NEUBAUER, Rose. Gestão de Ensino: aprendizagem continuada. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
NEUBAUER, Rose. Ofício de Gestor: programa de capacitação para gestores municipais de educação e suas equipes técnicas. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
NEUBAUER, Rose. Gestão para o Sucesso Escolar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
NEUBAUER, Rose. Avaliação do Programa Gestão para o Sucesso Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
NEUBAUER, Rose. Parcerias do Sucesso. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
NEUBAUER, Rose. Avaliação do Programa Gestão para o Sucesso Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
NEUBAUER, Rose. Avaliação do Programa Gestão para o Sucesso Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
NEUBAUER, Rose. Gestão Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
NEUBAUER, Rose. Classes de aceleração - estratégia para correção da multirepetência e exclusão escolar . 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
NEUBAUER, Rose. Educação Infantil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
NEUBAUER, Rose. LDB e Ideologia: uma reflexão necessária. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
NEUBAUER, Rose. Problemas educacionais como tema: problemas educacionais. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
NEUBAUER, Rose. Gestão de sistemas estaduais de educação: políticas, resultados e desafio. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

16.
NEUBAUER, Rose. El caso de Brasil. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

17.
NEUBAUER, Rose. Lourenço Filho e a educação no Estado de São Paulo. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
NEUBAUER, Rose. Plano de Metas da Atual Gestão do Perfil da Secretaria. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
NEUBAUER, Rose. A identidade profissional do educador. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
NEUBAUER, Rose. Seminário Internacional sobre Políticas Públicas no Ensino Médio. 1996. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
NEUBAUER, Rose. A supervisão de Ensino e a Educação no 3º milênio. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
NEUBAUER, Rose. Processos educativos e integración regional. 1995. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

23.
NEUBAUER, Rose. Parcerias Estado - Município. 1995. (Apresentação de Trabalho/Outra).

24.
NEUBAUER, Rose. A qualidade do sistema de ensino e a autonomia da escola. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

25.
NEUBAUER, Rose. SECOM - Seleção competitiva de diretores: estudo de uma inovação educacional no Brasil. 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
NEUBAUER, Rose. Tendência da pesquisa sobre o ensino de Primeiro Grau na década de 80. 1992. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
NEUBAUER, Rose. La gestion de la escuela en las nuevas propostas de política educativa. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

28.
NEUBAUER, Rose. Formacão de professores no Brasil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
NEUBAUER, Rose. O descompromisso das políticas públicas brasileiras com a qualidade do ensino. 1991. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

30.
NEUBAUER, Rose. Formação de professores no Brasil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

31.
NEUBAUER, Rose. Formação de professores no Brasil. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

32.
NEUBAUER, Rose. Formação dos Profissionais da Educação e o Projeto de LDB. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

33.
NEUBAUER, Rose. Formação dos Profissionais da Educação e o Projeto de LDB. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

34.
NEUBAUER, Rose. Analfabetismo e subescolarização no Brasil. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

35.
NEUBAUER, Rose. Algumas reflexões sobre o conceito de alfabetização. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
NEUBAUER, Rose. Alfabetização: o desafio dos anos 90. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

37.
NEUBAUER, Rose. Alternativas à crise escolar: alfabetizando. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

38.
NEUBAUER, Rose. O Professor alfabetizados - os dados. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

39.
NEUBAUER, Rose. A nova Lei de Diretrizes e Bases: propostas e encaminhamentos. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

40.
NEUBAUER, Rose. Segundo Grau: é preciso enfrentar o desafio. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

41.
NEUBAUER, Rose. Currículo do Ensino de 2º Grau. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

42.
NEUBAUER, Rose. Democratização da Educação Básica e Organização do Conteúdo. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

43.
NEUBAUER, Rose. O conhecimento social e os conteúdos curriculares. 1988. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

44.
NEUBAUER, Rose. O que foi feito e o que ainda é necessário fazer para alfabetizar a população brasileira. 1987. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

45.
NEUBAUER, Rose. Vídeo e Currículo Escolar. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

46.
NEUBAUER, Rose. Currículos e Programas atuais. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

47.
NEUBAUER, Rose. Educação: o não direito do não cidadão. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

48.
NEUBAUER, Rose. Pressupostos teóricos das propostas curriculares de 1973 a 1986. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

49.
NEUBAUER, Rose. Propostas curriculares atuais. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

50.
NEUBAUER, Rose. O que é Educação. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

51.
NEUBAUER, Rose. Descentralização da função pedagógica. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

52.
NEUBAUER, Rose. A questão dos recursos pedagógicos da municipalização. 1987. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

53.
NEUBAUER, Rose. Democratização da Educação Básica e o Momento Histórico Atual. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

54.
NEUBAUER, Rose. Políticas de Educação Municipal. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

55.
NEUBAUER, Rose. Debate de 1º Grau no Estado de Santa Catarina: balanço e perspectiva. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

56.
NEUBAUER, Rose. Fortalecimento do processo ensino-aprendizagem e produtividade escolar na 1ª série. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

57.
NEUBAUER, Rose. Administração da educação e o desafio da mudança: a experiência do Município de São Paulo. 1984. (Apresentação de Trabalho/Outra).

58.
NEUBAUER, Rose. Alfabetização e política educacional. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

59.
NEUBAUER, Rose. Situação Geral do Ensino de 1º Grau. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

60.
NEUBAUER, Rose. Adequação da escola de 1º Grau às classes populares e mecanismos de seletividade. 1983. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

61.
NEUBAUER, Rose. A divisão do trabalho escolar. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

62.
NEUBAUER, Rose. Treinamento de professores: uma alternativa crítica. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

63.
NEUBAUER, Rose. Pensando os aspectos teóricos da Supervisão Educacional. 1982. (Apresentação de Trabalho/Outra).

64.
NEUBAUER, Rose. Currículo para as zonas rurais: uma opção necessária?. 1982. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

65.
NEUBAUER, Rose. Livro didático: reflexão sobre critérios de seleção e utilização. 1982. (Apresentação de Trabalho/Outra).

66.
NEUBAUER, Rose. Orientação curricular - uma avaliação crítica. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

67.
NEUBAUER, Rose. Consequências práticas do processo de pesquisa: produção de material didático a partir de resultados de pesquisa. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

68.
NEUBAUER, Rose. Fundamentos para a construção de materiais didáticos e currículos para as primeiras séries do 1º Grau. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

69.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa em Educação: integração teórico-prática. 1982. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

70.
NEUBAUER, Rose. Ensino básico para todos: ainda o maior desafio. 1981. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

71.
NEUBAUER, Rose. Programas de treinamento de professores para as primeiras séries do 1º Grau. 1981. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

72.
NEUBAUER, Rose. A democratização das oportunidades educacionais. 1980. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

73.
NEUBAUER, Rose. Análise crítica do Ensino de 1º Grau. 1980. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

74.
NEUBAUER, Rose. A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. 1979. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

75.
NEUBAUER, Rose. A responsabilidade pelo sucesso e fracasso escolar em crianças. 1979. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

76.
NEUBAUER, Rose. A escola e a criança culturalmente marginalizada. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

77.
NEUBAUER, Rose. Percepção social da criança: estereótipos sexuais na percepção da família. 1977. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

78.
NEUBAUER, Rose. Percepção social da criança: desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa. 1976. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

79.
NEUBAUER, Rose. Estudos sobre estereótipos sexuais nas percepções dos pais em relação a comportamentos e atitudes de seus filhos. 1976. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

80.
NEUBAUER, Rose. Percepção social da criança: desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa. 1976. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções bibliográficas
1.
NEUBAUER, Rose. Quem tem medo da progressão continuada? ou melhor, A quem interessa o sistema de reprovação ou exclusão social?. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, 2000 (Texto integral).

2.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Inovações no Ciclo Básico: avaliação do impacto. São Paulo, SP: Secretaria Estadual da Educação de São Paulo, 1996 (Texto integral).

3.
NEUBAUER, Rose; GATTI, Bernardete Angelina ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Características de professores(as) de 1º Grau: perfil e expectativas. São Paulo, SP: UNESP, 1996 (Texto integral).

4.
NEUBAUER, Rose; CRUZ, Neide . Política Educacional: redefinição de competências e novos modelos de gestão. São Paulo, SP: FUNDAP, 1996 (Texto integral).

5.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia ; GATTI, Bernardete Angelina ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Características de professor(es) e da profissão de professor(a) de 1º Grau no Brasil. Fundação Carlos Chagas, 1993 (Texto integral).

6.
NEUBAUER, Rose; GATTI, Bernardete Angelina ; ESPOSITO, Yara Lúcia . O Ciclo básico do Estado de São Paulo: um estudo sobre os professores que atuam nas séries iniciais. São Paulo, SP: UNESP, 1993 (Texto integral).

7.
NEUBAUER, Rose; GATTI, Bernardete Angelina ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Características de professores(as) e da profissão de professor(a) de 1º Grau no Brasil. São Paulo, SP: FCC/Fundação Carlos Chagas; DPE/Depto. de Pesquisas Educações, 1993 (Texto integral).

8.
NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de . Competitive selection of scholl principals: case study of an innovation in Brazil. Paris, França: UNESCO; IIEP, 1993 (Monografia).

9.
NEUBAUER, Rose. Política educacional no Governo Collor: antecedentes e contradições. TD/IESP, 1992 (Texto integral).

10.
NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia . Políticas públicas em educação: municipalização e gestão democrática. São Paulo: FCC/Fundação Carlos Chagas; DPE/Depto. de Pesquisas Educacionais, 1989 (Texto integral).

11.
NEUBAUER, Rose. Algumas reflexões sobre os especialistas do ensino e a divisão do trabalho na escola. CENAFOR, 1983 (Texto integral).

12.
NEUBAUER, Rose. Orientação curricular e atuação do professor: uma avaliação crítica, em Educação e Desenvolvimento Social. São Paulo, SP: ATPCE, 1983 (Texto integral).

13.
NEUBAUER, Rose. Curso noturno um desafio. FCC/Fundação Carlos Chagas; DPE/Depto. de Pesquisas Educacionais, 1983 (Texto integral).

14.
NEUBAUER, Rose; POPPOVIC, Anna Maria ; ROSENBERG, Lia ; GROSBAUM, Marta Wolak ; ESPOSITO, Yara Lúcia . Pensamento e Linguagem: programa de aperfeiçoamento para professoras das primeiras séries. São Paulo, SP: FCC/Fundação Carlos Chagas; DPE/Depto. de Pesquisas Educacionais, 1981 (Relatório).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
NEUBAUER, Rose. Assessoria junto à UNICEF - Programa de Estímulo ao desenvolvimento da educação básica. 1992.

2.
NEUBAUER, Rose. Assessoria ao Dr. José Goldenberg, Secretário Estadual da Educação, para elaboração de propostas de política educacional para a Secretaria. 1991.

3.
NEUBAUER, Rose. Projetos e Pesquisas relacionados com política de 1º Grau, alfabetização, currículo e gestão da educação. 1991.

4.
NEUBAUER, Rose. PNUD/Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, para elaboração, junto ao MEC e às Secretarias Estaduais do Nordeste, do II Projeto de Educação Básica para o Nordeste. 1991.

5.
NEUBAUER, Rose. Assessora Legislativa junto à Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo para assuntos ligados à área de Educação e elaboração da Lei Orgânica do Ensino. 1989.

6.
NEUBAUER, Rose. Assessoria ao Banco Mundial - Avaliação crítica do relatório Issues in Brazilian Secondary Education. 1989.

7.
NEUBAUER, Rose. Assessoria ao Ministério da Educação para elaboração de documento sobre relações entre o Ministério, os Estados e Municípios ao Dr. Aloísio Sotero (Secretário Geral do MEC). 1986.

8.
NEUBAUER, Rose. Assessoria solicitada pelo INEP - Levantamento e Estudos de escolas experimentais que se propõe a corresponder às necessidades das comunidades. 1983.

9.
NEUBAUER, Rose. Assessoria sobre treinamento em serviço de professores primários. 1982.

10.
NEUBAUER, Rose. Assessoria sobre a nova proposta do plano de ação da COEPE. 1982.

11.
NEUBAUER, Rose. Assessoria à equipe de currículo sobre avaliação de novas propostas curriculares implantadas na Rede Municipal. 1982.

12.
NEUBAUER, Rose. Assessoria na elaboração do material A vida na escola e a escola na vida . 1982.

13.
NEUBAUER, Rose. Assessoria em pesquisa sobre fatores de seletividade nas escolas de periferia urbana. 1982.

14.
NEUBAUER, Rose. Assessoria à equipe em pesquisa sobre causas do rendimento escolar diferenciado sob a perspectiva do professor. 1981.

15.
NEUBAUER, Rose. Assessoria sobre treinamento em serviços de professores. 1981.

Trabalhos técnicos
1.
NEUBAUER, Rose. 1ª Reunião da Equipe Gestora - Grupo de Trabajo sobre Descentralización Educativa y Autonomia Escolar (GDyA). 2004.

2.
NEUBAUER, Rose. Gestão para o Sucesso Escolar. 2003.

3.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa para avaliar os resultados da introdução de inovações educacionais decorrentes de políticas implantadas nas escolas estaduais a partir de 1983. 1992.

4.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia . Pesquisa sobre as experiências do Ciclo Básico de Alfabetização (CB em São Paulo e Minas Gerais). 1992.

5.
NEUBAUER, Rose; DAVIS, Claudia ; GATTI, Bernardete Angelina . Pesquisa sobre perfil dos professores primários na América Latina . 1992.

6.
NEUBAUER, Rose. Grupo de Trabalho instituído pela Portaria nº 054 de 14/05/1992 das Secretarias Nacionais de Educação Básica e Superior do MEC. 1992.

7.
NEUBAUER, Rose. Projeto de Avaliação de Inovações no Ciclo Básico e seu impacto sobre o ensino-aprendizagem. 1992.

8.
NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia . Pesquisa para aprofundamento dos resultados da pesquisa sobre produção do conhecimento sobre formação de professores. 1991.

9.
NEUBAUER, Rose; ESPOSITO, Yara Lúcia . Pesquisa sobre a produção do conhecimento sobre formação de professores. 1990.

10.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre políticas e experiências de municipalização. 1988.

11.
NEUBAUER, Rose. O que foi e o que ainda é necessário fazer para alfabetizar a população brasileira. 1987.

12.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre currículos e programa: uma abordagem histórica - Análise das principais modificações ocorridas nos currículos das 1ªs séries das escolas estaduais de São Paulo nos últimos 60 anos. 1986.

13.
NEUBAUER, Rose. Estudo analítico das propostas curriculares do Estado de São Paulo - 1949, 1968, 1973. 1984.

14.
NEUBAUER, Rose. Seminário Multidisciplinar de Alfabetização - Depoimentos de Experiências Profissionais em Alfabetização. 1984.

15.
NEUBAUER, Rose. Currículo para as áreas rurais - opção necessária?. 1983.

16.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre estrutura e funcionamento do ensino de 1º Grau. 1982.

17.
NEUBAUER, Rose. Orientação curricular: uma avaliação crítica. 1981.

18.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa para a elaboração e avaliação iluminativa para professores das primeiras séries do 1º Grau. 1979.

19.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre estrutura e funcionamento do ensino de 1º Grau em especial à orientação curricular presente na legislação e na prática da sala de aula. 1979.

20.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa para elaboração de um currículo cognitivo para as primeiras séries do 1º Grau. 1977.

21.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre percepção social na criança. 1975.

22.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre interação professor-aluno na sala de aula. 1973.


Demais tipos de produção técnica
1.
NEUBAUER, Rose. Inglês no mundo contemporâneo: ampliando oportunidades sociais por meio da educação. 2005. (Participação).

2.
NEUBAUER, Rose. Encontro de Consórcio de Pesquisas Digital Nations. 2004. (Participação).

3.
NEUBAUER, Rose. Seminário Índice Paulista de Responsabilidade Social - Aspectos Metodológicos. 2004. (Debatedora).

4.
NEUBAUER, Rose. Congresso Undime/SP. 2003. (Abertura).

5.
NEUBAUER, Rose. Programa de Trabalho da Missão Técnica de Secretários da Educação a Países Asiáticos. 1997. (Participação).

6.
NEUBAUER, Rose. Contribuições da avaliação para a melhoria das escolas. 1997. (Participação em debate).

7.
NEUBAUER, Rose. Dia Internacional da Mulher. 1996. (Participação).

8.
NEUBAUER, Rose. Dia Internacional da Mulher. 1996. (Participação).

9.
NEUBAUER, Rose. Study Tour of Educational Evaluating and Assessment in the United States: theory and practice. 1996. (Participação).

10.
NEUBAUER, Rose. XI Encontro de Delegados de Ensino do Interior. 1996. (Participação).

11.
NEUBAUER, Rose. Experiências de Alfabetização de Jovens e Adultos nos Países Desenvolvidos. 1996. (Coordenação de mesa).

12.
NEUBAUER, Rose. Reinventando o Ensino Superior: o impacto da alta tecnologia na Educação. 1996. (Participação em debate).

13.
NEUBAUER, Rose. Livro e Educação. 1996. (Participação em mesa-redonda).

14.
NEUBAUER, Rose. 1º Encontro Estadual de Conselheiros Municipais de Educação. 1996. (Participação).

15.
NEUBAUER, Rose. Aula inaugural do ano letivo de 1995. 1995. (Aula).

16.
NEUBAUER, Rose. IX Encontro Estadual de Supervisores de Ensino. 1995. (Participação).

17.
NEUBAUER, Rose. Seminário: Novas Formas de Gestão na Educação: as propostas de São Paulo e Minas Gerais. 1995. (Participação).

18.
NEUBAUER, Rose. Seminário: Equidade entre os sexos: uma agenda para a virada do século. 1995. (Coordenação de sessão).

19.
NEUBAUER, Rose. A política do Ensino Médio no Estado de São Paulo. 1995. (Participação em painel).

20.
NEUBAUER, Rose. VIII Mostra Nacional da Ciranda da Ciência. 1995. (Participação).

21.
NEUBAUER, Rose. Apresentação da Experiência da Escola Nova na Colombia. 1995. (Coordenação de mesa).

22.
NEUBAUER, Rose. 9º Congresso Estadual de Educação. 1995. (Participação).

23.
NEUBAUER, Rose. Seminário de Formação de Professores para a Educação Básica: experiência no Brasil e na França. 1992. (Participação).

24.
NEUBAUER, Rose. GT Política de Ensino de 1º Grau. 1991. (Coordenação).

25.
NEUBAUER, Rose. GT Política de Ensino de 1º Grau. 1991. (Organização e Coordenação).

26.
NEUBAUER, Rose. GT Política de Ensino de 1º Grau. 1990. (Coordenação).

27.
NEUBAUER, Rose. Educação a distância e alfabetização. 1990. (Coordenação de Workshop).

28.
NEUBAUER, Rose. I Curso Internacional de Planejamento de Educação. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

29.
NEUBAUER, Rose. GT Política de Ensino de 1º Grau. 1989. (Coordenação).

30.
NEUBAUER, Rose. Assuntos de currículo. 1986. (Convidada especial).

31.
NEUBAUER, Rose. A política educacional no contexto das políticas públicas no Brasil. 1986. (Coordenação de mesa).

32.
NEUBAUER, Rose. Balanço Crítico da Educação Pré-Escolar. 1985. (Coordenação de mesa).

33.
NEUBAUER, Rose. GT Educação de 1º Grau. 1982. (Coordenação).

34.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre Implantação do Programa Alfa nos Estados de Goiás, Piauí e Rio Grande do Norte. 1981. (Coordenação).

Demais trabalhos
1.
NEUBAUER, Rose. Seminário Nacional de Avaliação para Certificação de Competências. 2002 (Participação) .

2.
NEUBAUER, Rose. Seminário: Educação, Saúde e Segurança como fatores de desenvolvimento municipal. 1995 (Participação) .

3.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre qualidade de ensino. 1994 (Participação) .

4.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre Modelos de Análises de Fluxo Escolar. 1992 (Debatedora) .

5.
NEUBAUER, Rose. Políticas governamentais para a educação básica. 1991 (Coordenação de mesa-redonda) .

6.
NEUBAUER, Rose. GT Política de Ensino de 1º Grau. 1991 (Coordenação e organização) .

7.
NEUBAUER, Rose. GT Formação Continuada de Professores. 1990 (Participação) .

8.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre situação e perspectivas do ensino superior no Brasil. 1989 (Participação) .

9.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1989 (Participação) .

10.
NEUBAUER, Rose. Diretrizes e Bases da Educação: propostas específicas e Pós-Graduação em Educação. 1989 (Participação) .

11.
NEUBAUER, Rose. Fórum Nacional - Políticas sociais para os anos 90. 1989 (Participação) .

12.
NEUBAUER, Rose. Seminário sobre políticas de remuneração e formação de professores. 1989 (Participação) .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CACETE, N. H.; NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de. Participação em banca de Lucilene Schunk Costa Pisaneschi. O Instituto Superior de Educação no contexto da produção dos ambientes institucionais de formação dos professores das séries iniciais: uma abordagem histórica. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Sonia Ribeiro. Falta título. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Ana Maria Oliveira Mantovani. Falta título. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Marlene Silva de Oliveira Santos. Falta título. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Maria Dirce Federighi. Falta título. 1989. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

6.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Olinda Evangelista. Falta título. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

7.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Maria Ribeiro Teixeira Duarte. Falta título. 1988. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

8.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Nilza Marua Cury Queiroz. Falta título. 1986. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

9.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Maria Cristina Cavalcanti Calixto. Falta título. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

10.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Mitsuko Aparecida Makino Antunes. Falta título. 1985. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Qualificações de Doutorado
1.
NEUBAUER, Rose; BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho; CAIADO, Kátia Regina Moreno. Participação em banca de Danilo Namo Costa. Família e a Inclusão. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de São Paulo.

2.
NEUBAUER, Rose; BAUMEL, Roseli Cecília Rocha de Carvalho; CAIADO, Kátia Regina Moreno. Participação em banca de Danilo Namo Costa. Família e inclusão. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Outros tipos
1.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Marlene Silva de Oliveira Santos. Falta título. 1990. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

2.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Ana Maria de Oliveira Mantovani. Falta título. 1989. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

3.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Nilza Maria Cury. Falta título. 1986. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

4.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Mitsuko Aparecida Makino Antunes. Falta título. 1984. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

5.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Maria Cristina Calixto. Falta título. 1984. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

6.
NEUBAUER, Rose. Participação em banca de Maria Inês Portugal de Figueiredo Dias. Falta título. 1982. Outra participação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
NEUBAUER, Rose; MELLO, Guiomar Namo de; CASTRO, Claudio Moura; MARANHÃO, Éfrem de Aguiar; CORDÃO, Francisco Aparecido; QUEIROZ, Lininalva R; VIEIRA, Manoel Luis Luciano; GOUVEIA, Silvia Figueiredo. Comissão Julgadora Final - Professor Nota 10. 2002. Fundação Victor Civita.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Avaliação de Impacto: transformando promessas em evidências.Avaliação de Impacto: transformando promessas em evidências. 2010. (Seminário).

2.
Seminário Internacional de Políticas de Melhores Práticas no Ensino Médio.Mudando as práticas pedagógicas e a gestão por resultados nas escolas - Os motores da mudança desde a escola. 2010. (Seminário).

3.
Seminário Paulista de Formação de Professores de Educação Básica.Experiências paulistas: CEFAMs e Instituições Superiores de Educação. 2009. (Seminário).

4.
6o. Congresso Internacional sobre Avaliação na Educação. Quem tem medo da progressão continuada? Ou melhor, a quem interessa o sistema de reprovação e exclusão social?. 2008. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NEUBAUER, Rose. As experiências inglesa e brasileira em avaliação educacional e conteúdo curricular das primeiras séries do 1º Grau. 1992. (Outro).

2.
NEUBAUER, Rose. Pesquisa sobre fluxo escolar na década de 80 dos alunos de 1º Grau de São Paulo. 1992. (Outro).

3.
NEUBAUER, Rose. Coordenadora da Comissão Organizadora dos Eventos do Cinquentenário da Pré-Escola Municipal da Cidade de São Paulo. 1985. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
José Carlos Libâneo. A prática pedagógica de professores na escola pública. 1984. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, . Orientador: Teresa Roserley Neubauer da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
José Carlos Libâneo. Falta título. 1984. 0 f. Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientador: Teresa Roserley Neubauer da Silva.




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