Margareth Brainer de Queiroz Lima

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7920626340465336
  • Última atualização do currículo em 05/02/2018


Graduação em Pedagogia (UFPE, 1989), Especialização em Psicologia Escolar (UFPE, 1992), Mestrado em Psicologia Cognitiva (UFPE, 2003) e Doutorado em Educação (UFRJ, 2012). Trinta anos de atuação profissional no magistério público dos anos iniciais do Ensino Fundamental nos sistemas municipal do Recife, estadual de Pernambuco e nos Colégios de Aplicação da UFPE e da UFRJ. Atuação concomitante na formação de professores em cursos de Pedagogia presenciais - na FAFIRE, na UFRJ - e a distância - no CEDERJ/UNIRIO, bem como em projetos de formação continuada de professores em vários estados e municípios. Experiência nas áreas de alfabetização, formação de professores, saberes docentes e currículo, com ênfase no ensino e aprendizagem da leitura e da escrita; e da alfabetização matemática. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Margareth Brainer de Queiroz Lima
Nome em citações bibliográficas
Brainer, M;Margareth Brainer de Queiroz (QUEIROZ, M.B.);Margareth Brainer de Queiroz Lima (LIMA, M.B.Q.)

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, LIPEAD - UNIRIO/CEDERJ/UAB- Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Rua da Assembléia , 135/ 12º andar
Centro
20011001 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25422967
URL da Homepage: http://www.unirio.br/cead/graduacao_distancia/pedagogia-1/pedagogia


Formação acadêmica/titulação


2008 - 2012
Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Ensino de leitura e produção textual para crianças em processo de alfabetização: saberes e práticas docentes., Ano de obtenção: 2012.
Orientador: Ana Maria da Costa Monteiro.
Palavras-chave: Currículo; Alfabetização; Saberes docentes.
Grande área: Ciências Humanas
2001 - 2003
Mestrado em Psicologia Cognitiva.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Uso e compreensão das marcas de pontuação por crianças.,Ano de Obtenção: 2003.
Orientador: Alina Galvão Spinillo.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Cognitiva / Especialidade: estudos dos processos da aquisição da escrita.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Setores de atividade: Educação.
1991 - 1992
Especialização em Curso de Especialização Em Psicologia Escolar.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Título: Como se processa o ensino da matemática em turmas de alunos portadores de deficiência Mental?.
Orientador: Elizabeth Maranhão Miranda.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
1985 - 1989
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

02/2016 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Membro do Grupo de Trabalho de Currículo.
01/2015 - 08/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Matemática, ciências, história e geografia em turma de alfabetização (Ano 1 do EF)
02/2016 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colégio de Aplicação, .

Cargo ou função
Membro da Comissão de Elaboração do Regimento.
08/2014 - 03/2015
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Componente do Núcleo Docente Estruturante de Pedagogia.
02/2013 - 03/2015
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Integrante da Comissão de Estágio de Licenciatura.
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino das Séries Iniciais
Alfabetização e Letramento
02/2014 - 12/2014
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Integrante da Equipe do PRODÊNCIA do Curso de Pedagogia.
03/2014 - 07/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino das Séries Iniciais
Alfabetização e Letramento
08/2013 - 12/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino das Séries Iniciais
Alfabetização e Letramento
03/2013 - 07/2013
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Prática de Ensino das Séries Iniciais
Alfabetização e Letramento
Orientação de Monografia
08/2012 - 12/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento II
Didática da Língua Portuguesa
03/2012 - 12/2012
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
Teorias de Currículo
03/2012 - 07/2012
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento II
Orientação de Monografia
2010 - 2012
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do subprojeto Oficina da Palavra.
08/2011 - 12/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento II
03/2011 - 07/2011
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
08/2010 - 12/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento II
03/2010 - 07/2010
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Alfabetização e Letramento
Alfabetização e Letramento II
03/2009 - 07/2009
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento I
Didática
03/2009 - 07/2009
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
História e Políticas de Alfabetização
Prática Pedagógica e Alfabetização
08/2008 - 12/2008
Ensino, Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Prática Pedagógica e Alfabetização
História e Políticas de Alfabetização
08/2008 - 12/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Alfabetização e Letramento
Teoria e Prática da Alfabetização II
03/2008 - 07/2008
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Alfabetização I
Teoria e Prática da Alfabetização II
08/2007 - 12/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Alfabetização I
Teoria e Prática da Alfabetização II
03/2007 - 07/2007
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Alfabetização I
Teoria e Prática da Alfabetização II
08/2006 - 12/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria e Prática da Alfabetização I
Teoria e Prática da Alfabetização II
Didática
03/2006 - 07/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção do Conhecimento da Língua Portuguesa I
Construção do Conhecimento da Língua Portuguesa II
Didática I
Teoria e Prática da Alfabetização I

Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2005
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Básico Téc e Tecnológico, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora de Pesquisa Escolar do Ensino Fundamental. Serviço de Orientação e Experimentação Pedagógica do Colégio de Aplicação;

Vínculo institucional

1998 - 1999
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações
Professora da disciplina Metodologia de Pesquisa

Atividades

2004 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL).
06/2005 - 08/2006
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Coordenação Pedagógica do Projeto Pró-letramento - Fascículo Jogos e Brincadeiras (Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica/Ministério da Educação).
01/2005 - 01/2006
Direção e administração, Centro de Educação, Licenciaturas diversas.

Cargo ou função
Vice-coordenador Licenciaturas Diversas.
08/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, .

Serviço realizado
Articulação com redes de ensino - Rede de Formação de Professores da Educação Básica / Projeto Coordenado pelo MEC.
09/2004 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Educação de Jovens e Adultos, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado.
09/2004 - 12/2005
Extensão universitária , Centro de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Projeto Centro de Formação de Professores em Alfabetização e Linguagem.
02/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Comissão de Regimento Escolar.
4/2003 - 12/2005
Direção e administração, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Chefe do Serviço de Orientação e Experimentação Pedagógica (SOEP).
04/2000 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Ensino do CAp/UFPE.
12/1999 - 12/2005
Ensino,

Disciplinas ministradas
Pesquisa no Ensino Fundamental - Pesquisa de Opinião
12/1999 - 12/2005
Serviços técnicos especializados , Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Serviço realizado
1. Orientação e Experimentação Pedagógica, prestando assessoramento e apoio técnico no planejamento, execução e avaliação dos programas, planos de ensino, metodologia didática, experiências e pesquisas pedagógicas dos professores..
12/1999 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação, Centro de Educação.

Atividade realizada
Acompanhamento a estágio curricular de alunos do curso de Pedagogia.
01/2003 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Coordenadora do Projeto Político Institucional do CAp UFPE.
1/2001 - 3/2003
Direção e administração, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Vice-chefe do Serviço de Orientação e Experimentação Pedagógica.
08/2001 - 12/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, Colégio de Aplicação.

Cargo ou função
Comissão de Estudos sobre a GID.
1999 - 2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Educação, .

Cargo ou função
Comissão Julgadora Estadual do Prêmio Incentivo à Educação Fundamental (Secretaria de Educação e Esportes de PE).
02/1998 - 03/1999
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Metodologia da Pesquisa Educacional

Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

Atividades

2/1995 - 12/1999
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Didática
Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (séries iniciais do Ensino Fundamental)
Metodologia do Ensino da Matemática (séries iniciais do Ensino Fundamental)

Governo do Estado de Pernambuco, GOVERNO/PE, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1999
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Atividades

2/1999 - 12/1999
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental
4/1999 - 6/1999
Direção e administração, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
Diretora do Departamento de Pré-Escola e Ensino Fundamental de 1 a 4 série da Secretaria de Educação de Jaboatão dos Guararapes, por ocasião de Intervenção Estadual.
1/1995 - 1/1999
Direção e administração, Secretaria de Educação, Diretoria Executiva Regional de Ensino Metropolitana Norte.

Cargo ou função
Gerente da Divisão de Ensino.
1997 - 1997
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, .

Cargo ou função
Supervisora estadual do SAEB.
1/1993 - 1/1995
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, .

Serviço realizado
Assistente Técnica do Departamento de Pré-Escolar e de 1 a 4 Séries da Secretaria de Educação Municipal do Recife (área: Língua Portuguesa) - CEDÈNCIA.
01/1992 - 01/1993
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação, .

Serviço realizado
Componente da Unidade Interdisciplinar de Apoio Psicopedagógico na função de pedagoga.
6/1988 - 12/1991
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries
6/1989 - 3/1991
Direção e administração, Secretaria de Educação, Diretoria de Educação Escolar.

Cargo ou função
Membro da Equipe de Ensino (Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries).

Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Recife, SEC/PCR, Brasil.
Vínculo institucional

1988 - 1990
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora do Ensino Fundamental, Carga horária: 20
Outras informações
Professora concursada para o ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

Atividades

1/1993 - 1/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Educação, Diretoria Geral de Ensino.

Cargo ou função
Assistente Técnico do Departamento de Pré-Escolar e de 1ª à 4ª séries - área de conhecimento: Língua portuguesa.
03/1988 - 02/1990
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora Coordenadora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora Coordenadora da disciplina Alfabetização 1 do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNIRIO.



Projetos de pesquisa


2009 - 2010
A história ensinada: saber escolar e saberes docentes em narrativas da história escolar
Descrição: A pesquisa teve por objetivo investigar, analisar e caracterizar diferentes construções do saber histórico escolar, criadas e utilizadas pelos professores considerados marcantes por ex-alunos em aulas de História do Ensino Médio e em livros didáticos. Partimos do pressuposto de que os professores produzem, dominam e mobilizam, dentro de uma autonomia relativa, saberes plurais e heterogêneos para ensinar o que ensinam, e que estes saberes que ensinam são, por sua vez, uma criação da epistemologia social escolar. Utilizamos as contribuições de Shulman,Tardif, Gauthier, articuladas com aquelas sobre transposição didática e construções do saber escolar em História (Chevallard; Forquin; Lopes; Develay; Moniot; Lautier, Monteiro, Gabriel). Analisamos a mobilização dos saberes por professores de História considerando a construção discursiva realizada e as lógicas explicativas desenvolvidas o que exigiu a consideração de aspectos pertinentes ao conhecimento histórico: construções conceituais, contextualizações, exemplificações. O conceito de narrativa e suas implicações na escrita da História orientou a hipótese de que as aulas constituem construções narrativas lineares e/ou não lineares que articulam acontecimentos com elementos de ordem estrutural, de forma a configurar contextos que tornem significativos os conteúdos estudados. A pesquisa se complementou com a investigação dos saberes docentes, sua transformação e mobilização para o ensino, criando subsídios para a melhor compreensão de aspectos relacionados à produção de identidades por professores e alunos. A pesquisa confirmou as hipóteses e abriu perspectivas para nova pesquisa na qual nos voltaremos para a análise das narrativas de professores sobre e na sua atuação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Margareth Brainer de Queiroz Lima - Integrante / e outros - Integrante / Ana Maria da Costa Monteiro - Coordenador / Fernando de Araújo Penna - Integrante / Adriana Soares Ralejo - Integrante / Patricia Bastos Azevedo - Integrante.
2007 - 2008
Argumentação na escola: do diagnóstico às práticas produtivas
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é investigar as práticas de ensino da argumentação nas séries iniciais do Ensino Fundamental e analisar seqüências didáticas voltadas para o desenvolvimento de capacidades argumentativas. O estudo será desenvolvido em 4 fases: (1) investigação acerca do modo como se dá o ensino da compreensão e produção de textos orais da ordem do argumentar, por meio da análise documental de 5 livros didáticos de alfabetização e 4 coleções de língua portuguesa e da observação e análise de aulas desenvolvidas por 10 professoras de escolas públicas; (2) investigação acerca das razões para o baixo investimento em sala de aula em atividades de leitura e de produção de textos da ordem do argumentar, por meio da aplicação e análise de entrevistas com dez professoras que foram observadas em 2005 e mais quatro professoras a serem escolhidas em 2006, assim como pela análise de aulas previamente planejadas por quatro professoras, contemplando produção e compreensão de textos orais e escritos da ordem do argumentar; (3) investigação acerca das capacidades / habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos a serem desenvolvidos ao longo da escolaridade, por meio de análise documental de documentos oficiais e manuais de livros didáticos, assim como de levantamento bibliográfico; (4) investigação acerca de diferentes práticas pedagógicas que possam ajudar a desenvolver as capacidades / habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos, por meio de observação de aulas relativas a seqüências didáticas previamente planejadas com as professoras participantes de uma ação de formação continuada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (17) / Mestrado acadêmico: (5) .
Integrantes: Margareth Brainer de Queiroz Lima - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2006 - 2007
Escrita, leitura e literatura na escola: professores em formação
Descrição: Refletimos sobre a formação continuada de professores da escola básica que lidam com a linguagem e seu ensino. Em nosso trabalho de pesquisa (Andrade 2004 e 2005), temos buscado problematizar a posição de formadores na interlocução com os professores. Os agentes envolvidos nesta interação apresentam distintas preocupações de princípio. Buscamos identificar em que medida as intervenções propostas pela formação de profissionais docentes - tomando como recurso formador o exercício da escrita docente - poderiam transformar os conhecimentos que têm a respeito de suas práticas de ensino de leitura e escrita na escola os professores. As conclusões apresentadas parcialmente tomaram por campo de pesquisa um curso universitário de formação continuada (Extensão), oferecido a professores de séries iniciais. Perguntamo-nos sobre os necessários ajustes a serem efetuados na relação entre formadores e formados. Os dados são textos de docentes escritos nesta situação. A escrita como instrumento metodológico de reflexão sobre o professor e pelo próprio professor apresentou ricas possibilidades para o seu desenvolvimento profissional (Prado e Soligo, 2005; Corrêa, 2004). Ela permite uma consonância com princípios de uma formação docente que consolidem uma autonomia dos sujeitos professores, compreendidos como sujeitos ativos diante do conhecimento e transformadores de sua própria situação profissional (Pimenta, Tardif)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Margareth Brainer de Queiroz Lima - Integrante / Ludmila Thomé de Andrade - Coordenador / Monica Pinheiro Fernandes - Integrante / Ana Maria Gomes - Integrante / Cláudia Pimentel - Integrante / Cristiane Joazeiro Borralho - Integrante / Roberta Peregrino Gonçalves - Integrante / Claudia Bokel Reis - Integrante.
2005 - 2007
Argumentação na esfera escolar de interação
Descrição: A argumentação se constitui uma atividade humana especialmente relevante, já que a defesa de pontos de vista é fundamental para que se conquiste espaço social e autonomia na resolução dos problemas da vida diária. Faz-se necessário, portanto, que a escola ofereça aos alunos situações de leitura e escrita de textos que ampliem suas habilidades argumentativas. Considerando que o livro didático é um dos recursos de ensino mais utilizados pelos professores, buscaremos, com esta pesquisa, abordar aspectos relacionados ao tratamento dos processos argumentativos nos livros didáticos destinados à Alfabetização e primeiros anos do Ensino Fundamental. Serão enfocados tanto os modos de inserção dos textos da ordem do argumentar (reportagens, artigo de opinião, cartas, depoimentos...) quanto as orientações explícitas dos autores nas atividades de exploração e produção desses textos, e o tratamento dado a eles pelos autores dos livros. Com fins de ampliar o conhecimento sobre o tratamento dado à argumentação no contexto escolar, o projeto prevê também observações de salas de aula de alfabetização e 4a série. Assim serão analisadas as práticas de leitura e produção de textos, enfocando especificamente as situações em que aparecerem propostas de leitura ou de produção de textos em que os alunos são estimulados a argumentar ou a explorar estratégias argumentativas dos autores de textos lidos. Através das observações, será possível conhecer quais gêneros da ordem do argumentar são levados pelos professores em outros suportes textuais, além do livro didático, e quais os modos de exploração adotados no tratamento desses gêneros. Os textos produzidos nas aulas observadas em que as crianças tenham sido solicitadas a defender pontos de vista também serão analisados. Tal investigação ajudará a entender os impactos da intervenção do professor sobre as estratégias discursivas adotadas por seus alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Margareth Brainer de Queiroz Lima - Integrante / e outros - Integrante / Telma Ferraz Leal - Coordenador / Ana Carolina Perrusi Brandão - Integrante / Renata Maria Barros Lessa de Andrade - Integrante / Severina Érika Morais Silva Guerra - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - 2012
Oficina da Palavra: compreensão e produção de textos na escola
Descrição: O presente projeto é um desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas por docentes da Faculdade de Educação da UFRJ e que envolvem professores do Colégio de Aplicação e de mais de cem escolas da rede pública municipal, estadual e federal do Estado do Rio de Janeiro. Propõe a construção de uma articulação entre esta Faculdade e a Escola Municipal "Tenente Antônio João" (EMTAJ), pertencente à 4 º CRE e localizada na Cidade Universitária da UFRJ, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. A base para esta articulação será a realização de atividades de formação inicial e continuada, através do estágio curricular obrigatório e supervisionado, parte integrante dos cursos de Formação Inicial em Pedagogia e nas Licenciaturas, e que prevê a participação dos estagiários de diversos cursos da UFRJ no cotidiano da escola. Ao ser implementado, contribui para a formação continuada, em serviço, dos docentes da EMTAJ que, ao atuar como orientadores de estágio, passam a integrar e interagir na rede de formação criada. Através da produção e renovação de saberes possibilitadas pelas atividades de formação, são oferecidos subsídios para a transformação das ações docentes e consequente melhoria do ensino realizado. Os subprojetos: "A Educação através do Projeto Político Pedagógico", "Oficina da Palavra"; "Cinema para aprender e desaprender e Prática de Ensino de Artes Visuais"; "O trabalho com Imagem e Texto na Educação Contemporânea" serão desenvolvidos com o objetivo de criar espaços de reconstrução de perspectivas e aprofundamento de discussões e estudos de licenciandos e docentes da escola. Assim, a realização de reflexões sobre as ações desenvolvidas e sobre as propostas inovadoras frente aos desafios do cotidiano escolar diálogo possibilitará o diálogo com debates e pesquisas da universidade e também, a emergência de novas questões ancoradas na realidade escolar vivenciada. Nossa ênfase, como professoras de Alfabetização foi apoiar práticas de alfabetização e letramento nessas escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) .
Integrantes: Margareth Brainer de Queiroz Lima - Coordenador / Rejane de Almeida Ferreira Oliveira - Integrante / Irene Giambiagi - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de professores.


Idiomas


Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Patronesse da turma concluinte do Curso de Pedagogia -primeiro semestre, Faculdade de Educação da UFRJ.
2009
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia - turma do primeiro semestre, Faculdade de Educação da UFRJ.
2009
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia - turma do segundo semestre, Faculdade de Educação da UFRJ.
2008
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia - turma do primeiro semestre, Faculdade de Educação da UFRJ.
2008
Professora Homenageada do Curso de Pedagogia - turma do segundo semestre, Faculdade de Educação da UFRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Brainer, M2005 Brainer, M; SPINILLO, A. G. . Comment les enfants utilisent et comprennent les signes de ponctuation dans la reproduction d'histoires. Lettre de l'Association Internationale de Recherche en Didactique du Français (AIRDF),, França, v. 2, p. 18-24, 2005.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Brainer, M; TELES, R. ; CAVALCANTE, T. C. F. ; LEAL, T. F. . Ludicidade na sala de aula. 1. ed. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2012. 47p .

2.
LEAL, T. F. ; MENDONCA, M. ; MORAIS, A. G. ; Brainer, M . O Lúdico na Sala de Aula: Projetos e Jogos. 3ed. ed. Brasilia: MEC - SEEB, 2008. 38p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Brainer, M. Pontuação: o sentido é a palvra-chave para o uso dos sinais. Letra A, Belo Horizonte- Minas Gerais, p. 7 - 7, 30 ago. 2007.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Lima, J.C.do R. ; Brainer, M . Concepções sobre leitura por professoras da Educação Infantil. In: XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE, 2010. v. 1. p. 28-39.

2.
Brainer, M; Lira, R.V.G. . O Ensino do Sistema de Escrita Alfabética em Turmas de Alfabetização e de Progressão: Em que se Assemelham? Em que se Diferenciam?. In: II Congresso Internacional Cotidiano Escolar Saberes sobre Saberes, 2008, Rio de Janeiro. II Congresso Internacional Cotidiano Escolar Saberes sobre Saberes, 2008. p. 1-14.

3.
Brainer, M; Andrade, Ludmila Thomé de . Formação Continuada De Professores: A Constituição de Autores pela Interlocução. In: II Congresso Internacional Cotidiano Escolar Saberes sobre Saberes, 2008, Niterói. II Congresso Internacional Cotidiano Escolar Diálogos sobre Diálogos, 2008. p. 1-14.

4.
Brainer, M; Andrade, Ludmila Thomé de . Gêneros em constituição na escrita de portifólios por professoras alfabetizadoras em formação. In: XVI Congresso de Leitura do Brasil, 2007, Campinas, SP. Anais do 16º COLE, 2007. p. 1-10-10.

5.
Souza, Renata Alves ; Margareth Brainer de Queiroz Lima (LIMA, M.B.Q.) ; BRANDAO, A. C. P. ; LEAL, T. F. . Concepções de Argumentação das Professoras de Alfabetização. In: XVI Congresso de Leitura do Brasil, V Seminário ?Letramento e Alfabetização?, 2007, Campinas, SP. Anais do 16º COLE, 2007. p. 1-8.

6.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Corsino, Patrícia ; Brainer, M ; CASTRO, M. C. E. . Perspectivas da leitura na educação básica. In: I Seminário Leitura, Escrita e Educação: Perspectivas da Leitura na Educação Básica., 2007, Rio de Janeiro. I Seminário Leitura, Escrita e Educação: Perspectivas da Leitura na Educação Básica, 2007. v. 1. p. 1-4.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
Brainer, M; SPINILLO, A. G. . Children´s use and understanding of punctuation marks. In: University of Geneva, 2004, Genebra. Proceedings Writing 2004. Genebra: Adcom productions, 2004. p. 101-101.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Borges, J.O. ; Brainer, M . Métodos tradicionais de alfabetização em tempos de letramento. In: III Congresso Internacional Cotidiano Diálogos sobre diálogos, 2010, Rio de Janeiro. Anais do III Congresso de Cotidiano, 2010. v. 1. p. 1-1.

2.
MORAES, G. S. ; Brainer, M . Desenvolvimento de Habilidades Fonológicas: o que Professores de Educação Infantil dizem Sobre o Assunto?. In: III Congresso Internacional Cotidiano ? Diálogos sobre Diálogos, 2010, Niterói. Anais do III Congresso Internacional Cotidiano ? Diálogos sobre Diálogos, 2010.

3.
Brainer, M; Pinto, I.C.C. . Jogos e Brincadeiras na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural, 2009, Rio de Janeiro. XXXI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. v. 1. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
Brainer, M. As perspectivas avaliativas nas classes do Ciclo de Alfabetização. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
Brainer, M. Ler e ensinar a ler: reflexões sobre docência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Brainer, M; TRISOTTO, R. M. A. ; GIAMBIAGI, I. . Oficina da Palavra Compreensão e Produção de Textos na Escola. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Lima, J.C.do R. ; Brainer, M . Concepções sobre leitura por professoras da Educação Infantil. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Borges, J.O. ; Brainer, M . Métodos tradicionais de alfabetização em tempos de letramento. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
Brainer, M; Pinto, I.C.C. . Jogos e Brincadeiras na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
Brainer, M; Pinto, I.C.C. ; LEAL, T. F. . O Ensino da Produção de Textos Argumentativos: O Que Dizem e o Que Fazem Professoras em Turmas de Alfabetização e de 4ª Série?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
Souza, Renata Alves ; Brainer, M ; BRANDAO, A. C. P. ; LEAL, T. F. . Concepções de Argumentação das Professoras de Alfabetização. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
Brainer, M; Andrade, Ludmila Thomé de . Gêneros em constituição a escrita de portifólios por professoras alfabetizadoras em formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
Brainer, M; Fernández, I.L. . O que dizem as professoras sobre o ensino da argumentação em turmas de alfabetização e 4ª série do ensino fundamental?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Brainer, M; Silva, R.A. . O Ensino da Argumentação em turmas de alfabetização: o que as professoras dizem sobre isso?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Lira, R.V.G. ; Brainer, M . Práticas de professoras alfabetizadoras em turmas de alfabetização e de progressão do município do Rio de Janeiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Brainer, M. Biblioteca escolar e sala de aula: análise de dados da escola e do SAEB. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Brainer, M. O uso e a compreensão das marcas de pontuação por crianças. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
Brainer, M; LEAL, T. F. ; MENDONCA, M. ; MORAIS, A. G. . Jogos e brincadeiras no ensino da língua portuguesa. Brasília: MEC, 2005 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de vídeo).

2.
Brainer, M. Planejamento escolar. Recife: Programa Salto para o Futuro - TV Escola, 2000 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de vídeo).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
Brainer, M; Outros . Avaliadora Regional no Programa Nacional do Livro Didático 2016. 2015.

2.
Brainer, M. VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. 2014.

3.
Brainer, M; Outros . Avaliadora Regional no Programa Nacional do Livro Didático 2010. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
Brainer, M. Sistema de Avaliação SisRelat. 2017. (Relatório).

2.
Brainer, M. Sistema de Avaliação SisRelat. 2016. (Relatório).

3.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2015. (Relatório).

4.
Brainer, M. Sistema de Avaliação SisRelat. 2015. (Relatório).

5.
Brainer, M; CERDAS, L. . Aprender a ler e a escrever, ler e escrever para aprender: experiências na docência.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
Brainer, M; CERDAS, L. . . Alfabetizar brincando, brincar alfabetizando: é possível?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2014. (Relatório).

8.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; CRUZ, G.B. ; PRADO, A. P. ; AROSA, A. C. C. ; NASCIMENTO, M. G. C. A. . Relatório da Comissão de Avaliação do Currículo do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ. 2014. (Relatório).

9.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2013. (Relatório).

10.
Brainer, M; Outros . Avaliadora do PNLD. 2013. (Avalilação pedagógica de livros didáticos dos anos iniciais-Programa Nacional do Livro Didático).

11.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2012. (Relatório).

12.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2011. (Relatório).

13.
Brainer, M. Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Rio Grande do Sul). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

14.
Brainer, M. Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Mato Grosso). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

15.
Brainer, M. Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Rio de Janeiro). 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

16.
Brainer, M. Leitura e Produção de textos na Alfabetização. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

17.
Brainer, M. Programa Pró-letramento Linguagem. 2010. (Coordenação Regional).

18.
Brainer, M. Sistema de Avaliação SisRelat. 2010. (Relatório).

19.
Brainer, M. Leitura na escola: reflexões sobre a formação do leitor. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

20.
Brainer, M; Andrade, Ludmila Thomé de ; Corsino, Patrícia ; REIS, C. B. . Saberes e Práticas na Educação Básica - Alfabetização, Leitura e Escrita. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

21.
Brainer, M; LEAL, T. F. ; Albuquerque, E B ; Ferreira, A B ; Outros . Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Rio de Janeiro). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

22.
Brainer, M; Albuquerque, E B ; Amância, L N de B ; Cardoso, C J . Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Mato Grosso). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

23.
Brainer, M; LEAL, T. F. ; HEINIG, O. ; Dubeux, M H . Alfabetização e linguagem (Pró-letramento Linguagem/ Estado do Rio Grande do Sul). 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

24.
Brainer, M. O ensino e a aprendizagem do sistema de alfabético com uso de jogos e brincadeiras. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

25.
Brainer, M; CASTRO, M. C. E. ; Outros . Questões atuais da educação. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

26.
Brainer, M; e outros . Avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático. 2009. (Avalilação pedagógica de livros didáticos dos anos iniciais-Programa Nacional do Livro Didático 2010).

27.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2009. (Relatório).

28.
Brainer, M. Saberes e Práticas na Educação Básica - Alfabetização, Leitura e Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

29.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de . IV Curso de Extensão em Alfabetização Leitura e Escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

30.
Brainer, M. Oficina de Jogos na Alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

31.
Brainer, M. Sistema de avaliação SisRelat. 2008. (Relatório).

32.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de ; e outros . II Curso de Extensão em Alfabetização Leitura e Escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

33.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Brainer, M ; Corsino, Patrícia . Alfabetização, Leitura e Escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

34.
Brainer, M. Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Programa Pró-letramento. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

35.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de . III Curso de Extensão em Alfabetização Leitura e Escrita. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

36.
Brainer, M. Pró-letramento Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

37.
Brainer, M. Estratégias de Leitura na Alfabetização. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

38.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de . I Curso de Extensão em Alfabetização Leitura e Escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

39.
Brainer, M. Programa de Formação Continuada de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental - Programa Pró-letramento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

40.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Brainer, M ; Corsino, Patrícia . Alfabetização, Leitura e Escrita. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

41.
Brainer, M. O Ensino da língua portuguesa na alfabetização: planejar (não) é preciso?. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

42.
LEAL, T. F. ; BRANDAO, A. C. P. ; Brainer, M . Argumentação na esfera escolar de interação. 2006. (Relatório de pesquisa).

43.
Brainer, M. Ciclos de aprendizagem. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

44.
Brainer, M. Alfabetização e letramento: O que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando?. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

45.
Brainer, M. Alfabetização de Jovens e Adultos - Projeto Tendas dos sabores e saberes da cultura popular. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

46.
Brainer, M. Formação de professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

47.
LEAL, T. F. ; MENDONCA, M. ; MORAIS, A. G. ; Brainer, M ; SILVA, R. P. . Jogos e brincadeiras. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Programa de vídeo).

48.
Brainer, M; e outros . Guia didático Formação continuada de professores : questões para reflexão.. 2005. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Guia didático).

49.
Brainer, M. Alfabetização de Jovens e Adultos - Projeto Tendas dos sabores e saberes da cultura popular. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

50.
Brainer, M. Apropriação do Sistema de Escrita. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

51.
Brainer, M. A leitura e a escrita: alguns pressupostos teóricos-metodológicos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

52.
Brainer, M. A aquisição da língua escrita pela criança. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

53.
Brainer, M. Ciclos de aprendizagem. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

54.
Brainer, M. Projeto Escola Ativa. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

55.
Brainer, M. Concepções de Ensino e Aprendizagem e suas implicações na Prática Pedagógica. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

56.
Brainer, M. Capacitação em Rede. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

57.
Brainer, M. A produção de textos a partir de obras de arte. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

58.
Brainer, M. Didática da língua portuguesa. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

59.
Brainer, M. Metodologia da língua portuguesa na educação Básica de Jovens e Adultos. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

60.
Brainer, M. Capacitação em Rede. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

61.
Brainer, M. Curso de Língua portuguesa para professores das séries iniciais. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

62.
Brainer, M. O ensino da língua portuguesa nas séries inicias do ensino fundamental. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

63.
Brainer, M. Curso de formação básica para professores de educação especial. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
LEAL, T. F.; Brainer, M; SILVA, A.; CRUZ, M. C. S.. Participação em banca de Renata Maria Barros Lessa de Andrade. Produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: efeitos da ação docente sobre os textos dos estudantes no Brasil e em Portugal. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Qualificações de Doutorado
1.
ANDRADE, R. M. B. L.; LEAL, T. F.; Brainer, M; CRUZ, M. C. S.; SILVA, A.. Participação em banca de Renata Maria Barros Lessa de Andrade. Produção de textos nos anos iniciais do Ensino Fundamental: efeitos da ação docente sobre os textos dos estudantes no Brasil e em Portugal. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
GOMES, V.L.F.; Brainer, M; AZEVEDO, L. C. S. S.; FRAGA, M. C. T. S.. Participação em banca de Vera Lúcia Ferreira Gomes. Compreensão sobre responsabilidade social: uma análise do Projeto Compartilhando. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão da Universidade Pública Federal) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
ALVES, D. M. V.; Brainer, M. Participação em banca de Daniela Mendes Vieira Alves. O ensino da leitura e da escrita inicial: o que professoras alfabetizadoras têm a dizer?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica-Alfabetizaç) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
MORAES, G. S.; Brainer, M; CRUZ, G.B.; REIS, C. B.. Participação em banca de Gisele da Silva Moraes. Desenvolvimento de atividades fonológicas: o que pensam e o que fazem professores de Educação Infantil sobre o assunto?. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica-Alfabetizaç) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Borges, J.O.; Brainer, M; PONTE, N. M.; REIS, C. B.. Participação em banca de Juliana de Oliveira Borges. Métodos tradicionais de alfabetização em tempos de letramento. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Scofano, R.; Ivenicki, A.; Brainer, M. Participação em banca de Marilane Leonido.O problema da inclusão nas escolas regulares. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

2.
JESUS, D. C. P.; Andrade, Ludmila Thomé de; SOUZA, E. C. P.; Brainer, M. Participação em banca de Dulce Cristinne Pereira de Jesus.Etapas, escalas e conexões da carreira docente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3.
SILVA, J. C. P.; Andrade, Ludmila Thomé de; SOUZA, E. C. P.; Brainer, M. Participação em banca de Jéssica Caroline Pereira da Silva.Princípios e estratégias para uma formação continuada reflexiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Corsino, Patrícia; Brainer, M; Arenhart, D.. Participação em banca de Jéssica Ribeiro Carnevale.Ouvindo crianças sobre o que é ser criança: um estudo com crianças do terceiro ano do EF.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5.
Almeida, C. G.; CASTRO, M. C. E.; Brainer, M; Pereira, A.B.. Participação em banca de Carolina Gonçalves de Almeida.Erros de ortografia na produção textual de estudantes de Pedagogia da UFRJ: percepções e propostas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

6.
OLIVEIRA, R.F.de A.; GUIMARÃES, D.O.; Brainer, M; FERNANDEZ, S.J.. Participação em banca de Rejane de Almeida Ferreira Oliveira.A brincadeira no cotidiano da Educação Infantil. 2013 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7.
CRUZ, P.G.; CRUZ, G.B.; Brainer, M. Participação em banca de Priscila Gonçalves Cruz.Avaliação no ensino de Didática em um curso de Pedagogia: relações entre concepções e práticas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Brainer, M; e outros. Seleção para professor substituto setor Multidisciplinar/Educação Especial. 2017. Colégio de Aplicação da UFRJ.

2.
Brainer, M; e outros. Banca de Seleção para professor substituto para Anos Iniciais do EF. 2016. Colégio de Aplicação da UFRJ.

3.
Brainer, M; GUIMARÃES, D.O.; Corsino, Patrícia; CONDE, D. L. G.. Professor substituto Departamento de Didática/Educação Infantil. 2012. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4.
Brainer, M. Banca de Seleção para professor Substituto. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

5.
Brainer, M. Banca de Seleção para Professor Substituto. 2005. Universidade Federal de Pernambuco.

6.
Brainer, M. Banca de Seleção para Professor Substituto. 2003. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco.

7.
Brainer, M. Banca de Seleção para Professor Substituto. 2003. Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

8.
Brainer, M. Banca de Seleção para Professor Substituto. 2001. Universidade Federal de Pernambuco.

9.
Brainer, M. Banca de Seleção de Professor Substituto. 2001. Universidade Federal de Pernambuco.

10.
Brainer, M. Seleção para professor substituto/ disciplina: Metodologia da Língua Portuguesa 1 e 2. 2000. Universidade Federal de Pernambuco.

Outras participações
1.
Brainer, M. Banca Examinadora de Processo Seletivo para Curso de Especialização em Saberes na Educação Básica - Alfabetização , Leitura e Escrita (CESPEB). 2008. Faculdade de Educação da Universidade Federal do rio de Janeiro.

2.
Silva, T M; Corsino, Patrícia; Brainer, M. As colaborações da literatura infantil no processo de desenvolvimento da linguagem: uma abordagem vigotskiana.. 2008. Universidade Federal do Rio de Janeiro.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
33º Encontro do Projeto Fundão - Setor Matemática.1 tigre, 2 tigres, 3 tigres: propostas de numeramento na alfabetização. 2015. (Encontro).

2.
Aula Magna do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ.Desafios na formação do pedagogo. 2015. (Outra).

3.
II Simpósio sobre Ensino de Didática do LEPED.Didática e docência: da didática geral às didáticas específicas - a formação em questão.. 2014. (Simpósio).

4.
I Jornada de Prática de Ensino da Faculdade de Educação da UFRJ.O estágio escolar: desafios da prática.. 2014. (Encontro).

5.
VI Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Alfabetização e Letramento. 2014. (Seminário).

6.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Atuação como coordenadora e avaliadora de sessão.. 2014. (Outra).

7.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Leitura, ensino da leitura e criança de 6 anos em documentos curriculares oficiais. 2014. (Outra).

8.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Interdisciplinaridade em livro didático de língua portuguesa de 1º ano do EF (Lorelay Brandão). 2014. (Outra).

9.
Seminário Anísio Teixeira - Ciclo de palestras.Conhecimento e docência no currículo de pedagogia: entre o pedagógico e o disciplinar.. 2013. (Seminário).

10.
XXXIV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.Atuação como coordenadora e avaliadora de sessão.. 2012. (Outra).

11.
8° Congresso de Extensão.Oficina da Palavra: compreensão e produção de textos na escola. 2011. (Oficina).

12.
Encontro de Educação.O ensino da leitura e da escrita inicial e a avaliação. 2010. (Seminário).

13.
Formação de Professores da Educação Básica.Leitura na escola: desafio docente?. 2010. (Encontro).

14.
Encontro de formação de professores.Leitura na escola: reflexões sobre a formação do leitor. 2009. (Encontro).

15.
III Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Avaliação de rede e prática pedagógica. 2007. (Seminário).

16.
I Seminário Leitura, Escrita e Educação: perspectivas da leitura na Educação Básica. Ensino de leitura: educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio.. 2007. (Congresso).

17.
I Seminário Leitura Escrita e Educação.Ensino de leitura: educação infantil, alfabetização, ensino fundamental e médio.. 2007. (Seminário).

18.
IX Semana de Educação e Cultura da UFRJ.Contexto de Alfabetização no Brasil: A influência dos métodos de alfabetização e seus resultados. 2007. (Seminário).

19.
XXIX Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.O ensino da argumentação em turmas de alfabetização: o que as professoras dizem sobre isso? (Rodrigo de A. Silva). 2007. (Outra).

20.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem. O uso e a compreensão das marcas de pontuação por crianças. 2006. (Congresso).

21.
II Seminário de Estudos em Educação e Linguagem.Esrever na escola a partir da noção de gêneros textuais. 2006. (Seminário).

22.
Encontro de formação de professores.Avaliação da língua portugues na alfabetização. 2005. (Encontro).

23.
Seminário Políticas públicas em educação: letramento e formação de professores.Avaliação na alfabetização de jovens e adultos. 2005. (Seminário).

24.
I Semana Luso Brasileira de Educação.O ensino das ciências na educação infantil: uma nova proposta curricular. 2000. (Outra).

25.
I Semana Luso Brasileira de Educação.A formação do professor da educação infantil. 2000. (Outra).

26.
I Semana Luso Brasileira de Educação.A nova LDB e a educação infantil no Brasil e em Portugal. 2000. (Outra).

27.
44º Salão Infantil de Arte da DERE Recife Norte.A expressão infantil: pensamento e sentimento. 1997. (Outra).

28.
Conferência Municipal de educação de Orobó.Capacitação de professores. 1997. (Outra).

29.
I Seminário Caminhos da Educação.A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Sistemas Estaduais de Educação. 1997. (Seminário).

30.
IV Feira Latino-Americana de Alfabetização.A imagem e o verbo: um momento de leiura e de escrita. 1997. (Outra).

31.
VII Festival de Inverno Garanhuns - PE.A produção de textos a partir de obras de arte. 1997. (Outra).

32.
III Encontro estadual de Inspeção Escolar.Regime de dependência: proteção ao direito de aprender. 1996. (Encontro).

33.
III Seminário de Educação Especial.Distúrbios de Aprendizagem. 1989. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Brainer, M; GUIMARÃES, D.O. ; SILVA, S. L. B. ; CARDOSO JUNIOR, W. . I Jornada de Prática de Ensino da Faculdade de Educação da UFRJ. 2014. (Outro).

2.
Brainer, M; CRUZ, G.B. ; NASCIMENTO, M. G. C. A. ; GUIMARÃES, D.O. . II Encontro de Práticas de Ensino, II Encontro PIBID UFRJ Pedagogia e I Encontro Prodocência. 2014. (Outro).

3.
Brainer, M; GUIMARÃES, D.O. . 1o SEPEG Seminário de Práticas de Ensino e Gestão do Curso de Pedagogia. 2013. (Outro).

4.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de ; GUIMARÃES, D.O. ; OLIVEIRA, R.F.de A. ; GIAMBIAGI, I. . I Seminário Alfabetizações nas cidades do Rio de Janeiro. 2013. (Outro).

5.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de ; REIS, C. B. . II Seminário Leitura, Escrita e Educação: Cultura Escrita na Educação Básica. 2008. (Outro).

6.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de ; REIS, C. B. . Leduc na pauta: Os bebês: suas interações e linguagem. 2008. (Outro).

7.
Brainer, M; Corsino, Patrícia ; Andrade, Ludmila Thomé de ; REIS, C. B. . Leduc na pauta: Projeto sala de leitura: concepção e implementação nas escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. 2008. (Outro).

8.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Brainer, M ; Corsino, Patrícia . Curso de Extensão em Alfabetização, Leitura e Escrita. 2007. (Outro).

9.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Brainer, M ; Corsino, Patrícia ; CASTRO, M. C. E. . I Seminário Leitura, Escrita e Educação: Perspectivas da leitura na Educação Básica. 2007. (Congresso).

10.
Andrade, Ludmila Thomé de ; Brainer, M ; Corsino, Patrícia . Alfabetização, leitura e escrita (Curso de extensão para professores alfabetizadores do sistema público de ensino do município do Rio de Janeiro). 2006. (Outro).

11.
Brainer, M. Capacitação de Diretores e Conselhos Escolares. 1997. (Outro).

12.
Brainer, M. VI Encontro Nacional de Coordenadorias, Conselhos e Entidades de Pessoas portadoras de deficiência. 1989. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Eunice Pinheiro Ponciano dos Santos. Alfabetização e letramento: indícios na prática de um professor alfabetizador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

2.
Elen Vaz d´Avila da Silva. Ensino da leitura e os cadernos pedagógicos do 1º ano do Ensino Fundamental: algumas considerações. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

3.
Carolina Bellintani Fleury. Práticas pedagógicas e formação do leitor: saberes docentes em questão. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

4.
Caroline Matos de Carvalho. Leitura, ensino da leitura e criança de 6 anos em documentos curriculares oficiais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

5.
Sthephany M de Queiroz Pontes. Compreensão de professor alfabetizador acerca de práticas pedagógicas que tomam por base o letramento. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

6.
Lorelay Pereira Brandão. O tempo e gêneros textuais com estrutura narrativa: as possibilidades de um trabalho interdisciplinar em um livro didático de 1º ano do ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

7.
Renata Brêda Teixeira. Reflexões sobre o uso da cópia em atividades de apropriação do SEA através do Livro Didático de Alfabetização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

8.
Rachel Mazzaro de Sá e Melo. Os jogos e as brincadeiras nos livros didáticos de alfabetização. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

9.
Sanydier de Menezes Faria Barreto. Escrever e ler em aulas de ciências e de matemática: um desafio para os alunos que não dominam a leitura e a escrita. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

10.
Silvia Kirschbaum. Ensino da escrita e suas compreensões por crianças.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

11.
Janaina Cristina do Rosário Lima. Práticas e concepções de leitura literária de docentes da educação infantil. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

12.
Beila Kano. A importância do uso de jogos no ensino da leitura e da escrita iniciais.. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

13.
Isabella Cruzeiro Cayres Pinto. Jogos e brincadeiras na formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

14.
Priscila Alves Rodrigues. O ensino do sistema de escrita alfabética: o que fazem as professoras?. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

15.
Rodrigo de Almeida Silva. Formação inicial, formação continuada e prática docente em alfabetização: o que professoras recém-ingressas no curso de pedagogia buscam em cursos de extensão oferecidos pela mesma instituição?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

16.
Rafaela Viana. O ensino do Sistema de Escrita Alfabética em turmas de Progressão e de alfabetização.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

17.
Ana Paula de Souza. Leitura e produção de textos argumentativos na prática de professor e na proposta curricular de 4ª série.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

Iniciação científica
1.
Lorelay Pereira Brandão. Interdisciplinaridade em livro didático de língua portuguesa de 1º ano do ensino fundamental. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

2.
Caroline Matos de Carvalho. Leitura, ensino da leitura e crianças de 6 anos em documentos curriculares oficiais. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

3.
Renata Alves de Souza. Concepções de argumentação de professoras alfabetizadoras. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

4.
Isabel López Fernandéz. O que Dizem as Professoras sobre o Ensino da Argumentação em Turmas de Alfabetização e da 4a série do Ensino Fundamental?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

5.
Rafaela Viana Gonzaga de Lira. Prática de Professoras Alfabetizadoras em Classe de Alfabetização e Progressão no Município do Rio de Janeiro. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

6.
Isabella Cruzeiro Cayres Pinto. O ensino da produção de textos argumentativos: o que dizem e o que fazem professoras em turmas de alfabetização e de 4a. série?. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.

7.
Rodrigo de Almeida Silva. Oralidade e argumentação: relações entre a proposta curricular e a prática de professor de 4ª série.. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Orientador: Margareth Brainer de Queiroz Lima.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
Brainer, M; TELES, R. ; CAVALCANTE, T. C. F. ; LEAL, T. F. . Ludicidade na sala de aula. 1. ed. Brasília: MEC: Secretaria de Educação Básica, 2012. 47p .


Apresentações de Trabalho
1.
Brainer, M; Andrade, Ludmila Thomé de . Gêneros em constituição a escrita de portifólios por professoras alfabetizadoras em formação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Cursos de curta duração ministrados
1.
Brainer, M; CERDAS, L. . Aprender a ler e a escrever, ler e escrever para aprender: experiências na docência.. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
Brainer, M; CERDAS, L. . . Alfabetizar brincando, brincar alfabetizando: é possível?. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 10:21:56