Míria Gomes de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5707036544040784
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Míria Gomes de Oliveira possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professora na FAE-UFMG, onde coordena a área de Língua Portuguesa do PIBID-FAE/UFMG e integra a equipe de pesquisadores do CEALE e do NERA/FAE/UFMG. Possui formação na área de Linguística Aplicada e Lingüística, com ênfase em Análise Critica do Discurso. Desenvolve pesquisas em: formação inicial e continuada de professores e relações etnico-raciais, EJA, diversidade, interação em sala de aula, ensino/aprendizagem de línguas, ensino da literatura, ensino da leitura e da escrita, diversidade e letramentos. Tem especial interesse pelo estudo da formação inicial de professores e questões sobre diversidade e relações etnico-raciais, e pela perspectiva transdisciplinar e intercultural como alternativa metodológica ao ensino de línguas. Projetos de Pesquisa em andamento: DE LEITOR PARA LEITOR e ENSINAR QUAL LÍNGUA, LER QUAL LITERATURA? Livros de poesia publicados: Máscaras de Amor e Liberdade(2015); Más Intenções(2017). Livro de contos: Carmencita(2018). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Míria Gomes de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, Míria Gomes de

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
Av. Antônio Carlos, 6627 -
Pampulha
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34995329
URL da Homepage: http:///www.fae.ufmg.br


Formação acadêmica/titulação


2001 - 2005
Doutorado em Estudos Lingüísticos.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: O Professor e a Pólis: debates discursivos em torno de uma pedagogia de inclusão, Ano de obtenção: 2005.
Orientador: Hugo Mari.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Interação Discurso educação inclusiva pólis.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Interação.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Geral.
1998 - 2000
Mestrado em Lingüística Aplicada.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Shakespeare no Subúrbio:crítica, polifonia e carnaval na aula de leitura,Ano de Obtenção: 2000.
Orientador: JoAnne Marie MacCaffrey Busnardo.
Palavras-chave: Crítica análise do discurso interação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada / Especialidade: Analise do Discurso.
Setores de atividade: Educação Superior; Educação Média de Formação Técnica Ou Profissional.
1987 - 1992
Graduação em Letras.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Shakespeare: proverbios como expressão do senso comum e da literatura narcísica.
Orientador: Aimara da Cunha Resende.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.


Pós-doutorado


2014
Pós-Doutorado.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2013 - 2014
Pós-Doutorado.
Universitat Pompeu Fabra - Barcelona, UPF, Espanha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.


Formação Complementar


2001 - 2002
Extensão universitária em Frances Básico. (Carga horária: 180h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1999 - 1999
Pintura em Tecido. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Prefeitura Municipal de Contagem, PMC, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1995
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municiapl II, Carga horária: 22


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Associada, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Pibid - Lingua Portuguesa, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Câmara Departamental

Vínculo institucional

2006 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: CEALE

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-coordenação Linha Pesquisa Educ/Linguage, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2009 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Sub-chefia DMTE

Vínculo institucional

2008 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenação Institicional PIBID-FAE/UFMG

Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenaçao Central de Estagios da Fae/UFMG

Vínculo institucional

2003 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Estágio de Docência Doutorado, Enquadramento Funcional: Estágio Doutorado, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: monitoria de pós-graduação, Enquadramento Funcional: monitora da disciplina prática de ensino, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: contratada, Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40

Atividades

03/2015 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
VICE-COORDENAÇÃO DA LINHA DE PESQUISA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM FAE/UFMG.
03/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, .

03/2012 - Atual
Ensino, Letras, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
COORDENADORA PIBID-FAE -LINGUA PORTUGUESA
03/2008 - Atual
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Coordenador da Central de Estágios da FAE/UFMG.
03/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Coordenação Area de Linguagens Programa Educação Jovens e Adultos.
03/2007 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Educação, Faculdade de Educação.

Atividade realizada
Orientação de monitores do Programa Educação Jovens e Adultos.
03/2006 - 12/2012
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
COORDENAÇÃO ÁREA DE LÍNGUAS/PROEF II -EJA/UFMG.
10/2008 - 03/2011
Direção e administração, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
COORDENADORA INSTITUCIONAL DO PIBID/FAE-UFMG.
03/2007 - 12/2007
Extensão universitária , Faculdade de Educação, .

Atividade de extensão realizada
Oficina de Ensino de Língua Inglesa mediada pela linguagem fotográfica em Escolas públicas de tempo integral.
12/2006 - 04/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação, .

Cargo ou função
Comissão de Formulação do Projeto de Estágio da Licenciatura/Letras.
1/2003 - 12/2003
Estágios , Faculdade de Letras, Departamento de Lingüística.

Estágio realizado
Estágio de Doutoramento University of California Santa Barbara.
3/2002 - 7/2002
Estágios , Faculdade de Educação, Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino.

Estágio realizado
Estágio de Docência.
9/1994 - 11/1994
Extensão universitária , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Atividade de extensão realizada
William Shakespeare: Sua obra em seu tempo e em nossos dias.
4/1992 - 4/1993
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Letras, Departamento de Línguas Anglo-Germânicas.

Linhas de pesquisa
Educaçao e Linguagem

Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, P/BELO HORIZONTE, Brasil.
Vínculo institucional

1995 - 2006
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Municipal, Carga horária: 22

Atividades

1/2005 - Atual
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Serviço realizado
Formulaçao de pareceres sobre projetos pedagógicos enviados pelas escolas da Rede Municipal.
11/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Cargo ou função
Formação de Professores.
11/2004 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Cargo ou função
Formação de Formadores de Professores da Rede Municipal de BH.
6/2005 - 7/2005
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Bibliotecas Municipais de Bh.

Treinamentos ministrados
Mini-Curso Leitura e Produção de Textos
5/2005 - 7/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Cargo ou função
Comissão de formulação de projetos conveniados ao FNDE.
5/2005 - 5/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Núcleo de Bibliotecas Municipais de Bh.

Cargo ou função
Comissão de escolha de livros de literatura infantil.
3/2005 - 4/2005
Treinamentos ministrados , Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Treinamentos ministrados
Mini-curso de leitura e produção de textos
3/2005 - 4/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Cargo ou função
comissão de formulação de projetos e cursos de formaçao de professores de 1o, 2o e 3o ciclos.
3/2005 - 3/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Nucleo de Alfabetização e Letramento.

Cargo ou função
comissão de seleção de integrantes do núcleo de alfabetização e letramento.
4/1995 - 4/2001
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português
2/2000 - 2/2001
Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria Municipal de Educação, Departamento de Educação da Regional Nordeste.

Cargo ou função
Formação de Professores.
4/1995 - 12/1995
Ensino,

Disciplinas ministradas
Inglês
Português

Faculdade Pedro Leopoldo, FPL, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2005
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 8


Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MINAS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2006
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor Assistente III, Carga horária: 12



Linhas de pesquisa


1.
Educaçao e Linguagem

Objetivo: Aspectos cognitivos, sociais e históricos das práticas lingüísticas; língua portuguesa na aprendizagem escolar; linguagem verbal e outras linguagens; cultura escrita, alfabetização e letramento; ensino de literatura; oralidade e escrita; práticas de letramento em contextos de formação de professores; condições de produção e de leitura de gêneros acadêmicos em educação; a formação do professor para as práticas escolares de ensino-aprendizagem da escrita..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise do Discurso.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Relações Etnico-Raciais; AD formação de professor inclusão social; Análise Crítica do Discurso.
2.
ORIENTADORA DE MESTRADO E DOUTORADO FAE/UFMG


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: uma analise crítica do discurso sobre o ensino da história e literatura afrodescendente e africana no Brasil
Descrição: Passados nove anos da promulgação da Lei 10.639/03, e de sua atualização pela Lei 11.645/08, que estabelece o estudo da história, da cultura e das contribuições dos negros e indígenas para a História do Brasil, propomos, neste projeto de pesquisa, mapear os impactos dessas determinações legais, a partir de análise documental e da visão de licenciandos em final de curso. De acordo com as leis supracitadas, espera-se que os currículos das instituições de ensino superior trabalhem a educação das relações étnico-raciais em disciplinas curriculares, atividades complementares, conteúdos de disciplinas curriculares, iniciação científica, práticas investigativas, extensão (cursos e serviços),atividades extracurriculares, etc. Nosso objetivo é pesquisar a visão dos futuros professores sobre o ensino da história, da arte e da literatura afro-brasileira e Africana, a partir das reflexões sobre discurso e racismo no mundo contemporâneo (Rosemberg & Silva, 2008; Van Dijk, 2003), de estudos sobre estratégias discursivas de operação da ideologia ( Van Dijk, 1983; Oliveira, 2000; Silva, 2007) e de estudos do campo da formação de professores (Silva, 2000; Munanga, 2005; Martins, 2011), dentre outros..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Formação de Professores brasileiros e santomenses e o aprendizado inicial da língua portuguesa pelas crianças santomenses
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Francisca Izabel Pereira Maciel - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2013 - Atual
?Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura? Interculturalidade e relações étnico-raciais no Brasil e em Cabo Verde?
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Aracy Alves Martins - Integrante / Carlos Augusto Novais - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
2013 - Atual
Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura: Identidade, Relações Etnicorraciais e Diversidade Sociocultural na Produção Literária, em Documentos Oficiais e nos Manuais Escolares em Países de Língua Portuguesa
Descrição: Partindo das reflexoes teóricas da análise crítica do discurso (Dijk, 2008), tomamos três tipos de impressos em países de língua portuguesa que orientam os eixos de nossa pesquisa em rede. O primeiro eixo focaliza os manuais escolares de Português e de História do Ensino Básico, quanto às políticas públicas de distribuição e quanto ao conteúdo discursivo dos textos verbais e visuais neles contidos, por traduzirem traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade (Forquin, 1993). O segundo eixo, abordando o letramento literário (Paulino, 1999; Cosson, 2006), trabalha com obras literárias produzidas para crianças e jovens, com o objetivo de tentar nelas localizar e analisar, além das temáticas relacionadas à diferença, à diversidade e às relações etnicorraciais, também os aspectos culturais de cada país, as representações de infância e juventude, as concepções sobre os leitores literários em formação, bem como a materialidade discursiva das obras e, sobretudo, as suas possibilidades artísticas e literárias. O terceiro eixo, lidando com o patrimônio imaterial (Oliveira, 2009) de cada nação, busca analisar, em documentos oficiais e midiáticos, as tensões que se estabelecem, em cada contexto, entre a língua oficial e as línguas maternas, segunda língua e/ou línguas estrangeiras, considerando aspectos relativos a identidade, relações etnicorraciais, diversidade sociocultural e interculturalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Novaes, Carlos Augusto - Integrante / Aracy Alves Martins - Integrante / Vanda Lucia Praxedes - Integrante.Financiador(es): CNPQ - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 3
2013 - Atual
De leitor para leitor: letramento literário, diversidade e relações etnicorraciais no 2o Ciclo de formação do Ensino Fundamental.
Descrição: Esta pesquisa aplicada tem por principal objetivo formar leitores do 2o Ciclo do Ensino Fundamental e divulgar literatura de qualidade para crianças e jovens, a partir de três ações orientadoras: 1. Oficina ?De leitor para leitor?, em que serão ministradas e pesquisadas práticas de letramento literário (Paulino, 1999; Cosson, 2006) no 2o ciclo na E.M. Dep. Milton Salles, Belo Horizonte. 2. Registro e divulgação virtual da pesquisa. Para isso, serão produzidos vídeos com recomendação crítica dos alunos sobre os textos lidos. 3. Produção de catálogo literário comentado cujo público alvo será toda comunidade escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Aracy Alves Martins - Integrante / Celia Abicalil Belmiro - Integrante / Santusa Silva - Integrante.
2012 - Atual
Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa
Descrição: Esta pesquisa é um desdobramento da pesquisa realizada, com apoio do CNPq, sobre os discursos e representações da África e dos negros nos manuais escolares em países de língua portuguesa, em referência às leis 10.639/03 e 11.645/08. Nesta investigação, pretende-se realizar uma análise crítica do discurso (DIJK, 2008) de três tipos de impressos em países de língua portuguesa trabalhando em três eixos. O primeiro deles dá continuidade à pesquisa anterior ao focalizar os manuais escolares de Português e de História do Ensino Básico em relação às políticas públicas de distribuição e ao conteúdo discursivo dos textos verbais e visuais neles contidos que traduzem traços dominantes do sistema cultural de uma sociedade (FORQUIN, 1993). O segundo eixo, abordando o letramento literário (PAULINO, 1999; COSSON, 2006), trabalha com obras literárias produzidas para crianças e jovens, com o objetivo de localizar e analisar, além das temáticas relacionadas à diferença, à diversidade e às relações etnicorraciais, os aspectos culturais de cada país, as representações de infância e juventude, as concepções sobre os leitores literários em formação, bem como a materialidade discursiva e a elaboração artística e literária das obras. O terceiro eixo, lidando com o patrimônio imaterial (OLIVEIRA, 2009) de cada país, busca analisar, em documentos oficiais e midiáticos, as tensões que se estabelecem entre a língua oficial e as línguas maternas, segunda língua e/ou línguas estrangeiras, considerando a identidade, as relações etnicorraciais, a diversidade sociocultural e a interculturalidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Integrante / Novaes, Carlos Augusto - Integrante / Aracy Alves Martins - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 3
2010 - 2012
Dialogismo e Política no contexto acadêmico brasileiro:uma apropriação discursiva
Descrição: O principal objetivo da pesquisa é analisar a apropriação do conceito de dialogismo e outros conceitos dos trabalhos do Círculo de Bakhtin pela comunidade acadêmica brasileira. Esses trabalhos têm sido usados como um importante ponto de referência desde o início da década de 1970. Inicialmente citados apenas em estudos literários, a partir dos anos 90, percebe-se que o conceito de "gêneros do discurso" tornou-se uma importante referencia e tem sido uma amplamente utilizado como uma ferramenta metodológica no ensino da leitura e da escrita. Ao longo da última década, os trabalhos do Círculo têm sido citados em teses e dissertações de diferentes disciplinas. Nesses casos, o conceito de "dialogismo" é o mais apropriado. Se por um lado, algumas apropriações possam ser questionadas, por outro lado percebe-se também reconsiderações de posicionamentos supostamente estabilizados. Nossa principal contribuição pretende ser no sentido de expandir o conceito de dialogismo em sua propriedade heurística, tomando-se como ponto de partida as diferentes apropriações e aplicações nos textos produzidos pela comunidade discursiva, considerada como o "habitat privilegiado". A pesquisa propõe, em última instâcia, a realizar uma aborgagem sincronica dos significados de dialogismo e " o potencial dessa palavra" (BAKHTIN, 1997), com vistas a apontar as implicações geradas nas pesquisas. Com isso, realizamo, também, uma análise meta-discursiva do conceito, nele mesmo (AUTHIER-REVUZ, J., 1998b)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇAO E DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG
Descrição: O projeto visa intensificar e analisar práticas de letramento mediadas porTecnologias da Comunicação e da Informação (TCIs) a partir do ensino de língua materna e línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol) no segundo segmento do Programa de EJA da UFMG, PROEF II, no qual coordeno a Área de Linguagens. Seus principais objetivos são: problematizar discursos que usam a importância das NTCIs como fim em si mesmo; analisar as interações entre professores/alunos; analisar os processos de construção de conhecimento em LM/LEs que adotam a perspectiva metodológica dos gêneros textuais mediado pelas NTCIs e perceber como esses sujeitos percebem o papel social da escola através das possíveis relações que estabelecem entre educação, letramento e o uso destas tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Daniele Guerra - Integrante / Anne Gracielle Correia Figueiredo - Integrante.
2008 - Atual
O PIBID-FAE/UFMG e a formação inicial e continuada de professores: Práticas dialógicas e transdisciplinaridade
Descrição: O Programa Institucional de Iniciação à Docência da Faculdade de Educação-UFMG (PIBID-FAE/UFMG), criado em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, é inédito por reunir de forma sistemática, professores universitários, licenciandos em formação inicial e professores de escolas públicas da educação básica, com o objetivo de discutir e propor práticas pedagógicas contextualizadas, atrativas e que produzam aprendizagens significativas. Neste projeto, nos propomos a pesquisar as dificuldades e avanços do programa a partir da análise dos relatórios anuais escritos por todos os integrantes do programa. Nossos objetivos são: analisar as representações de ?ciência? dos sujeitos envolvidos e as implicações que essas representações exercem nas práticas pedagógicas do programa; apontar processos dialógicos de resignificação (ou não) de práticas pedagógicas diante da proposta de reorganização curricular do ?Ensino Médio Inovador?, e; pesquisar a produção de projetos transdisciplinares entre as áreas envolvidadas. Além disso, pretendemos descrever os processos de criação de sentido produzidos nos ?Atos de Escrita? (OLIVEIRA: 2009) dos relatórios, contribuindo assim, para um programa nacional de formação de professores da perspectiva dos estudos da linguagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2007 - 2009
Práticas de letramento no Programa de Jovens e Adultos da UFMG ? PROEF II
Descrição: Nesta pesquisa investigamos as concepções e práticas de letramento (atividades de leitura e escrita realizadas em sala de aula) dos professores em formação inicial do segundo segmento do programa (PROEF-II) a partir da análise dos Cadernos de Turma (CDTS) escritos por eles acerca de suas práticas pedagógicas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador.
2006 - 2008
A Formação inicial de Professores de Línguas em tempos de Globalização e Reformas Educacionais: implicações para uma proposta de Letramento Escolar
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador.


Projetos de extensão


2012 - Atual
Programa de ações afirmativas na UFMG
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Especialização: (16) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Aracy Alves Martins - Integrante / Nilma Lino Gomes - Integrante.
2008 - Atual
PIBID-FAE/UFMG
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / ORLANDO AGUIAR - Integrante / Eduardo Mortimer - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Danusa Munford - Integrante.
2008 - Atual
PIBID-FAE/UFMG
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / ORLANDO AGUIAR - Integrante / Eduardo Mortimer - Integrante / Samira Zaidan - Integrante / Danusa Munford - Integrante.
2007 - 2009
Programa Pétalas
Descrição: O Programa de Estudos Transdisciplinares Aplicados ao Ensino de Línguas (PETALAS) é constituído por um conjunto de projetos e ações de extensão, pesquisa e ensino interdisdisciplinares que visam, sobretudo, a reflexão sobre o ensino de Línguas (Língua Materna e Línguas Estrangeiras) tendo em vista a construção de práticas pedagógicas inclusivas nos processos de letramento urbano e rural..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (6) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Míriam Lucia dos Santos Jorge - Integrante / Daniele Guerra - Integrante / Anne Gracielle Correia Figueiredo - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 2
2007 - 2008
?Práticas de letramento em Escolas Públicas de Tempo Integral: uma pesquisa-ação em tempos de globalização e reformas educacionais?
Descrição: Diante do incipiente projeto de escolas de tempo integral da RME-BH, notamos, a importância da investigação das práticas de ensino EM andamento e vislumbramos a possibilidade de diálogos com este projeto, visando a implementação de metodologias alternativas no ensino de língua materna e lingua estrangeira/Inglês..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador.Financiador(es): Pro-Reitoria de Pesquisa UFMG - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 1
2007 - 2007
Formaçao de ålfabetizadores da Rede Municipal de Contagem
Descrição: Curso de formaçao de professores alfabetizadores do Ceale-Fae/UFMG.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2006 - Atual
Programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG - Segundo segmento
Descrição: No programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG, para além de uma perspectiva compensatória inicialmente associada a esta modalidade de ensino, centrando-a nas necessidades individuais, reportando-as às demandas da sociedade, advogamos a ótica do direito à educação como restituição de uma parcela negada a determinada secção da população da cidade que historicamente coincide, em sua maioria, com os habitantes negros, pobres, portadores de necessidades especiais e alunos que não se encaixaram no ideário da educaçao tradicional excludente, que até bem pouco tempo vigorou absoluta no sistema educacional público brasileiro.O programa forma professores em cursos de graduacao para atuar na Eja e recebe em médeia 500 alunos por ano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Integrante / Carmem Lúcia Eiterer - Integrante / Maria da Conceição R. Fonseca - Coordenador / JULIO DINIZ - Integrante / Leôncio J.Gomes Soares - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Bolsa.Número de orientações: 4
2006 - Atual
PROEF II
Descrição: Programa de Educação de Jovens e Adultos da UFMG - Segundo Segmento.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (26) / Mestrado acadêmico: (6) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Integrante / Carmem Lúcia Eiterer - Integrante / Maria da Conceição R. Fonseca - Coordenador / JULIO DINIZ - Integrante / Daniele Guerra - Integrante / Leôncio J.Gomes Soares - Integrante.


Outros Projetos


2013 - Atual
Relações Etnico-Raciais em Camarões e no Brasil
Descrição: Formação de professores, ensino superior, mobilidade acadêmica de docentes e discentes.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2012 - Atual
Ensinar qual Língua, Ler qual Literatura? Interculturalidade e relações etnicorraciais no Brasil e em Cabo Verde
Descrição: Projetode mobilidade academica integrado à pesquisa Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa, realizado por docentes/pesquisadores do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas (NERA) , da Faculdade de Educação da UFMG, bem como de outras universidades no Brasil e no Exterior . Um projeto de mobilidade acadêmica configura-se, assim, como uma possibilidade de concretização desses diálogos e uma ação concreta para sanar a lacuna do conhecimento de nossa história e de nossas raízes e, nesta troca contribuir para a escrita e construção de uma Epistemologia do Sul , voltada para diálogos sul/sul, em cumprimento, no Brasil, à Lei 10.639/03, que institui o estudo da História, da Cultura e das contribuições dos africanos e dos indígenas (Lei 11.645/08), para a sociedade brasileira, ao longo das décadas..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Integrante / Novaes, Carlos Augusto - Integrante / Aracy Alves Martins - Coordenador / Victor Semedo - Integrante / Universidade de Cabo Verde - Integrante.
2006 - 2008
A Formação inicial de Professores de Línguas em tempos de Globalização e Reformas Educacionais: implicações para uma proposta de Letramento Escolar
Descrição: O projeto desenvolve estudos de formação de professores de Línguas em sua interface entre os estudos transdisciplinares da Lingüística aplicada e da Educação, a partir da investigação das representações de formação inicial de professores que vivenciam reformas educacionais nas redes municipal e estadual de Belo Horizonte..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
2006 - Atual
Coordenação Programa de Estudos Transdisciplinares Aplicados ao Ensino de Línguas (PETALAS)
Descrição: O Programa de Estudos Transdisciplinares Aplicados ao Ensino de Línguas Estrangeiras (PETALAS) é constituído por um conjunto de projetos e ações de extensão, pesquisa e ensino interdisdisciplinares que visam, sobretudo, a reflexão sobre o ensino de Línguas (Língua Materna e Línguas Estrangeiras) tendo em vista a construção de práticas pedagógicas inclusivas nos processos de letramento urbano e rural. O programa integra projetos de formação de professores, tanto no nível inicial quanto continuado, comprometidos com a melhora da qualificação docente e ações de impacto na sociedade..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Míria Gomes de Oliveira - Coordenador / Míriam Lucia dos Santos Jorge - Integrante / Carmem Lúcia Eiterer - Integrante.


Revisor de projeto de fomento


2013 - Atual
Agência de fomento: Pro-ex UFMG


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação d Professores.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise Crítica do Discurso.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Etnico-Racial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
FIGUEIREDO, Daniela C. C.2018FIGUEIREDO, Daniela C. C. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . SER LEITOR entre a infância e a juventude. Diálogos em Educação, v. v. 27, p. 430, 2018.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2017OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVA, P. V. B. . Educação Étnico-Racial e Formação Inicial de Professores: a recepção da Lei 10.639/03. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 42, p. 183, 2017.

3.
MARTINS, A. A.2017MARTINS, A. A. ; PRAXEDES, V. L. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . Múltiplos olhares de pesquisadores brasileiros sobre Caboverdianidades: interculturas plurais. Revista de Estudos Cabo-Verdianos, v. 1, p. 25-41, 2017.

4.
Gomes, M & PIBID 20162016Gomes, M & PIBID 2016 ; OLIVEIRA, Míria Gomes de ; COUTO, Ana Luiza S. ; SANTOS, Amanda C. S. ; MARCOLINO, Ana A. ; GUIMARAES, Juliana S. ; ALMEIDA, Mariana F. ; SILVA, Thiara R. ; GOMES, Paloma S. . Formação Inicial de Professores e o ensino da Literatura para a diversidade: Machado sem máscaras. PERCURSOS (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), v. 34, p. 9, 2016.

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2014 OLIVEIRA, Míria Gomes de. INTERAÇÃO, UTOPIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso), v. 53, p. 571-591, 2014.

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2014 OLIVEIRA, Míria Gomes de. ?O ensino da leitura no ensino médio brasileiro: controvérsias, diversidade e polifonia?. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, p. 95-110, 2014.

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2012OLIVEIRA, Míria Gomes de. O PIBID-FAE/UFMG e os processos de significação da prática docente. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 2, p. 100-125, 2012.

8.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2010OLIVEIRA, Míria Gomes de. O professor e a polis: Inclusão social na escola e na cidade.. Intercâmbio (CD-ROM), v. XXI, p. 62-77, 2010.

9.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2009 OLIVEIRA, Míria Gomes de. O professor e a Pólis: cronotopos educacionais e inclusão social na escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 9, p. 273-302, 2009.

10.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2009OLIVEIRA, Míria Gomes de. As dimensões semântico-pragmáticas da negociação e do diálogo durante reuniões de formação em serviço de professores. Scripta (PUCMG), v. 12, p. 171-189, 2009.

11.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2008OLIVEIRA, Míria Gomes de. Letramento, Utopia e Inclusão social na escola. Língua Escrita (UFMG), v. 4, p. 22-50, 2008.

12.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2008OLIVEIRA, Míria Gomes de. Bakhtin, linguagem e os processos de formação do sujeito: implicações para uma sala de aula de leitura de textos shakespeareanos. Vertentes (UFSJ), v. 31, p. 102-139, 2008.

13.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2006OLIVEIRA, Míria Gomes de. O Professor e a Pólis: antigas crenças, velhos conceitos, novas concepturalizações. Revista Intercambio. Intercâmbio (CD-ROM), v. XV, p. 245-259, 2006.

14.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2005OLIVEIRA, Míria Gomes de. Shakespeare no subúrbio: o carnaval na literatura e na aula de leitura.. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), Campinas, v. 44, n.1, p. 97-113, 2005.

15.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2004OLIVEIRA, Míria Gomes de. Tema e significação : contribuições bakhtinianas para análise crítica dos processos interativos em aulas de leitura de textos shakespeareanos. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 12, p. 115-132, 2004.

16.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2001OLIVEIRA, Míria Gomes de. - Shakespeare no Subúrbio: crítica e negociação de sentido na aula de leitura. Sínteses, Unicamp, v. 6, p. 309-320, 2001.

17.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2001OLIVEIRA, Míria Gomes de. Shakespeare no Subúrbio: crítica e negociação de sentido na aula de leitura. Sínteses (UNICAMP), v. 6, p. 309-320, 2001.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Más Intenções. 1. ed. , 2017.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Formação inicial de professores: percursos e inovações. 1. ed. , 2016.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Máscaras de Amor e Liberdade. 1. ed. , 2015. v. 1. 96p .

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; SOUZA, J. V. A. (Org.) ; DINIZ, M. (Org.) . Formação de professores(as) e condição docente. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1000. 283p .

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. A sala de aula, seus sujeitos e suas relações. In: Valdir, J;Diniz, Margareth; Oliveira, M. G.. (Org.). Formação de professores(as) e condição docente. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2014, v. 1, p. 23-39.

2.
SANTOS, L. F. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . REFLEXÕES E RESULTADOS INICIAIS DO PIBID-FAE/UFMG: O ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO. In: SANTOS, L. F.; SILVA, S. R. P & LUIS, S. M. B.. (Org.). Universidade e Escola:diálogos sobre formação docente. 1ed.Recife: Ed. Universitária UFPE, 2012, v. 1, p. 230-248.

3.
Tomasiello, M.G.C. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM E DE LEITURA: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES. In: Maria Guiomar Carneiro Tommasiello;Alda Junqueira Marin;Selma Garrido Pimenta;Luiz Marcelo de Carvalho;José Cerchi Fusari. (Org.). DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO NA REALIDADE ESCOLAR CONTEMPORÂNEA: CONSTATAÇÕES, ANÁLISES E PROPOSIÇÕES. Campinas : UNICAMP, 2012, v.1. p.1.. 1ed.Campinas: UNICAMP, 2012, v. 1, p. 639-652.

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. A perspectiva dos gêneros textuais e a identidade do professor em formação continuada refletidas na escrita do ?Projeto de Ação?. In: DALBEN, A. ;GOMES, M.F.C. (Org.). EDUCAÇÃO > CONTINUADA EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONSTRUINDO PARCERIAS. 1ed.BELO hORIZONTE: EDITORA AUTENTICA, 2009, v. 1, p. 186-204.

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O Professor e a Pólis: Intencionalidade Individual e Coletiva e o escamoteamento do conflito diante da inclusão social na escola. In: Hugo Mari. (Org.). Análise do Discurso em Perspectiva. Belo Horizonte: UFMG, 2003, v. 6, p. 281-300.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. "O PIBID-FAE/UFMG e a formação inicial e continuada de professores: práticas dialógicas e transdisciplinaridade?. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Encontro de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: 1, 2010. v. 1. p. 477-502.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. FORMAÇÃO DE LEITORES E DE PROFESSORES DE LITERATURA: PROBLEMATIZANDO RELACOES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. In: 18o AILA, 2017, RIO DE JANEIRO. ANAIS DO 18o AILA, 2017.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; NOGUEIRA, A. M. ; NEVES, S. R. ; FERREIRA, A. J. . ?Discursos sobre educação étnico-racial, formação de professores e ensino. In: GEL, 2015, CAMPINAS. ANAIS DO 63o Seminário do grupo de estudos linguísticos do Estado de São Paulo, 2015. v. 63.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Dialogism and the political dimension of works produced in Brazilian academic context. In: XVI Internatinal Bakhtin Conference, 2011, Bertinoro. XVI International Bakhtin Conference, 2011.

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Dialogism and Politics in Brazilian academic context: a dialogical appropriation. In: Dialogisme: langue discours, 2010, Montpellier. Dialogisme: langue discours, 2010.

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. (Im) possibilities of a counter-hegemonic English Teaching in Brasil. In: FEDCAN 2008, 2008. FEDCAN, 2008.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GALVAO, F. ; NEVES, S. R. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . DISCURSO PEDAGÓGICO E RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS. In: IV SIAD, 2016, BELO HORIZONTE. ANAIS DO IV AILA, 2016.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O Ensino de Línguas e o trabalho coletivo na EJA/UFMG: letramentos e projetos temáticos de ensino. In: INPLA, 2009, São Paulo. Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada, 2009.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. ?Representações sobre formação inicial de professores em formação continuada?. In: ABRALIN, 2007, Belo Horizonte. ABRALIN. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007. v. 1. p. 987.

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Estágio de LI na Educação de Jovens e Adultos: inovações metodológicas e formação inicial. In: SILEL, 2006, Uberlandia. SILEL. Uberlandia: UFU, 2006. v. 1.

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O Professor e a Pólis: velhas crenças, antigos conceitos e novas conceptualizações. In: Intercambio em Lingistica Aplicada, 2005, São Paulo. Inpla - Intercambio em Linguistica Aplicada. São Paulo: Cortez, 2005. v. 1. p. 31-31.

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Do olho, da imagem, do sentido: a propósito da percepção e da criação. In: Do olho, da imagem, do sentido: a propósito da percepção e da criação, 2005, Belo Horizonte, 2005.

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O professor e a Pólis:Utopia, Letramento e educação Inclusiva. In: GEL, 2004, Campinas. Anais do 52o Gel. Campinas: Unicamp, 2004. p. 207-207.

8.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O professor e a Pólis: intencionalidade individual e coletiva e o escamoteamento do conflito diante de uma política de inclusão. In: II Simpσsio Internacional de Anαlise do Discurso, 2002, Belo Horizonte. Caderno de Resumos II Simpσsio Internacional de Anαlise do Discurso, 2002.

9.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O Professor e a Pólis: Intencionalidade Individual e Coletiva e o escamoteamento do conflito diante da inclusão social na escola. In: Simpósio Internacional de Análise do Discurso, 2002, BH. Anais do Simpósio Internacional de AD. BH: UFMG, 2002. v. 1. p. 345.

10.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Por uma prática de Leitura Menor. In: COLE, 2001, Campinas. Caderno de resumos do XIII cole, 2001.

11.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Shakespeare no Suburbio: crítica e polifonia na aula de leitura. In: COLE, 1999, Campinas. Caderno de Resumos do XII Cole, 1999.

12.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Trouxemos Café para o chá das 5. In: Cole, 1997, Campinas. Anais do XI COLE, 1997. v. 1.

13.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Escola Plural. In: Congresso Nacional de Professores de Lingua Estrangeira, 1996, Florianópolis. Anais do I CNPL, 1996.

14.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Shakespeare: provérbios como expressão da literatura narcísica.. In: I Semana de Iniciação Científica da UFMG, 1992, Belo Horizonte. I Semana de Iniciação Científica da UFMG. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1992. v. 1. p. 37-37.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Educação Etnico-racial e formação inicial de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Educação Etnico-racial e formação inicial de Professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARTINS, A. A. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de ; Novaes, Carlos Augusto . Tensões Lingua Materna/Linguas Estrangeiras em Países de Lingua Portuguesa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. O currículo do Ensino Médio e o ensino da literatura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Educação Intercultural e formação inicial de professores: cânones literários no Ensino Médio brasileiro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. A Formação de professores. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Propostas para Políticas de Ensino Médio na EJA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Formação de Professores de Língua Materna e Línguas Estrangeiras em tempos de Globalização: por uma proposta trandisciplinar. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Pensar Educação: Dia da Consciência Negra. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; MARTINS, A. A. . ensinar qual lingua, ler qual literatura. 2012; Tema: ensino lingua e literatura professor@s relações etnicorraciais. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; OLIVEIRA, M. M. G. . DE LEITOR PARA LEITOR - CATÁLOGO DE LITERATURA AFRICANA, AFRODESCENTE E INDIGENA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO-Licenciatura).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. PIBID FAZ - LINGUA PORTUGUESA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO-Licenciatura).

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Manual Pibid/FAE-UFMG. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDATICO - Licenciatura).

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Manual Pibid/FAE-UFMG. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIAL DIDATICO - Licenciatura).

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; GRACIELLE, A. ; Guerra, Danielle . TICs e o Proef II. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático virtual para EJA).

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Alfabetização e Letramento no 2º ciclo. 2007. .


Produção artística/cultural
Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. NOITE DE REIS. 1997. Teatral.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. OS SALTIMBANCOS. 1997. Teatral.

Outras produções artísticas/culturais
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; PORTO, Lúcia . Mostra PIBID-FAE/UFMG. 2010 (Organização de exposições na UFMG - Jovem).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Samana Cultural Proef II. 2009 (Organização de exposições na Semana cultural Proef II).

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Semana Cultural. 2008 (Organização de exposições na Semana cultural Proef II).

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Vidas Secas. 2007 (Mostra Interativa).

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Hamlet, o príncipe da Dinamarca. 1998 (Peça de Teatro).

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Noite de Reis. 1997 (Peça de Teatro).

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Sonho de uma noite de verao. 1997 (Peça de Teatro).

8.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. os saltimbancos. 1996 (Peça de Teatro).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
CUNHA, M. A. A.; LIMA, P. L. O.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Leonardo Antonio da Costa Neto. A cidade fora da cidade: cronicas de Nova Contagem. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
SILVA, S.; OLIVEIRA, Míria Gomes de; MARTINS, A. A.; COSTA, V. A.; SOUZA, M. J. F.. Participação em banca de Bruna Mariana Matos e Souza. O graduando de pedagogia e a leitura: relações entre trajetorias praticas e significações. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; PEREIRA, J. S.. Participação em banca de Pedro Beirutti Marques. Análise da História daAfrica em Livros Didáticos em face ao conceito de civilização no contexto da recepção da leir 10.639. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; SARTORI, A.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Gasperim Ramalho Souza. Novos Significados para o ensino e aprendizagem de Inglês: o letramento critico em uma turam de aceleração. 2014. Dissertação (Mestrado em letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
NEVES, M. S.; RIOLFI, C. R.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Marilene Pereira de Oliveira. O ensino da Lingua Inglesa na escola pública: uma leitura psicanalíica do gozo. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais.

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Dafne Cortez Barbosa. CONTEXTOS INDIVIDUAIS PARA O LETRAMENTO DIGITAL NA EJA. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - CEFET.

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Hebert Timóteo de Oliveira. A POTENCIALIDADE DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE HISTÓRIA. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

8.
QUINTILIANO, Jane; HERMON, A. B.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Hermínia M. M. L. Silveira. : ? A construção da identidade do professor de língua materna na rede de atividades do codidiano escolar?. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
EITERER, C. L.; OLIVEIRA, Míria Gomes de; SOARES, L. J. G.. Participação em banca de Dotothy do Abaeté Andrade Neiva. : ? Letramento Literário e os sujeitos da EJA: práticas, eventos e significados atribuídos?. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

10.
FONSECA, MARIA DA CONCEIÇAO R; RIBEIRO, V.M.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Juliana A. Cabral. Apropriação de práticas de letramento( e de numeramento) escolares por estudantes da EJA. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.

11.
Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mendes, P.H.. Participação em banca de Adriana dos Reis Silva. A construção doA personagem agro-descendente na telenovela brasileira sob uma perspectiva discursiva. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; PINTO, Julio C. Machado; Mendes, P.H.; Mari, Hugo. Participação em banca de Priscilla Chantal Duarte Silva. A intencionalidade discursiva: Estratégias de Humor crítico usadas na produção de charges políticas. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

13.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mari, Hugo; Del'Isola. Participação em banca de Anita Maria Ferreira da Silva. A produção de sentido de metáforas no Discurso não-protocolar do Preseidente Lula. 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

14.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Ashley L. Brockman. Scaffolding the Literacy of Literature Classes. 2003 - University of California Santa Barbara.

15.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Fabiola Pacual. Numbers are Universal but language is not: Teaching academic Language and Vocabulary in L1 and L2. 2003. Dissertação (Mestrado em Mathematics) - University of California Santa Barbara.

16.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Todd S. legreid. Supporting Shy students in Science Classes. 2003. Dissertação (Mestrado em Language) - University of California Santa Barbara.

17.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Susana Rodrigues. Challenges of a new teacher: negotiating agendas and seeing classroom as a Culture. 2003. Dissertação (Mestrado em Science) - University of California Santa Barbara.

Teses de doutorado
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; LIMA, M. E. C. C.; MIOTELLO, V.; MARTINS, I. G. R.; OLIVEIRA, B. J.; MATEUS, A. L. M. L.. Participação em banca de Luis Gustavo D´Carlos Barbosa. Circulação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar bakhtiniano. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

2.
Mari, Hugo; NASCIMENTO, M.; OLIVEIRA, Míria Gomes de; SILVEIRA, J. C. C.; CAVALCANTI, S. M. S.. Participação em banca de Vânia Lucia de Morais Ribeiro. A produção intersubjetiva de sentidos em práticas de psicoterapia: uma análise discursiva. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; Nascimento, Silvania. Participação em banca de Rodrigo Drumond Vieira. Discurso em salas de aula de ciências Uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolingüística e lingüística textual Discurso em salas de aula de ciências Uma estrutura de análise baseada na teoria da atividade, sociolingüística e lingüística textual. 2011. Tese (Doutorado em doutorado em educação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
Mari, Hugo; Nascimento, Milton; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Andrea Cattermol Izar Santos. ?Linguagem e Gêneros discursivos: sistemas adaptativos complexos?. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

5.
Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mendes, P.H.. Participação em banca de Jorge Franca de Oliveira. ?Análise do discurso e psicanálise: reflexões sobre a questão da topologia do sujeito e a transferência de sentido na enunciação. 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

6.
Mendes, P.H.; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Cavallero, J.C.. Participação em banca de Denise Brandão de Oliveira e Britto. ? Avaliação e análise do Discurso de crianças com dificuldades no processo de aquisição e desenvolvimento de lingugem?. 2010 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

7.
BERTOLDO, Ernesto; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Lusinilda Carla Pinto Martins. Estágio Supervisionado: Prática simbólica e experiência inaugural da docência. 2010. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

8.
Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Maria Regina de Carvalho Caseiro Oliveira. ?O gênero ´notícia´e suas possibilidades de modalização na construção do sensacionalismo: uma abordagem linguüístico-discursiva?. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

9.
Mendes, P.H.; Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Juliana Mendes Campos. ?Formações imaginárias e constituição do ethos em cartas de alunos do ensino médio: relação pai e filho?. 2009. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

10.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mari, Hugo; Mendes, P.H.; PINTO, Julio C. Machado. Participação em banca de Priscilla Chantal Duarte Silva. A intencionalidade discursiva: Estratégias de Humor crítico usadas na produção de charges políticas. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

11.
PAULINO, Mariangela; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mari, Hugo; Mendes, P.H.; MENEZES, W.. Participação em banca de Edna Aparecida Lisboa Soares. : ?A construção/interpretação do referente ?espetáculo político? no discurso político-presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva e no discurso da mídia impressa?. 2008. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

12.
Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mendes, P.H.; Del'Isola; MENEZES, W.. Participação em banca de Jucéia Aparecida Veiga Garbelini. Da ação e do sujeito da ação: um estudo sobre a natureza e o funcionamento do ato assertivo de crítica em intervenções responsivas. 2007. Tese (Doutorado em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Doutorado
1.
Mendes, P.H.; OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mari, Hugo; MENEZES, W.; PAULINO, Mariangela. Participação em banca de Edna Aparecida Lisboa Soares. : ?A construção/interpretação do referente ?espetáculo político? no discurso político-presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva e no discurso da mídia impressa?.. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; Mari, Hugo; Mendes, P.H.. Participação em banca de Lilian Cristina Aarão. O ato de fala pergunta. 2006 - Universidade Federal de Minas Gerais.

Qualificações de Mestrado
1.
SILVA, S.; SOUZA, M. J. F.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Participação em banca de Bruna Mariana Matos e Souza. O graduando de pedagogia e a leitura: relações entre trajetorias praticas e significações. 2014.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
SOL, V.; FERREIRA, L. S. C. M.; CAMPOS, R. C. S. E.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Adjunto Lingua Inglesa CP. 2017. Centro Pedagogico UFMG.

2.
COSCARELLI, C.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Professor adjunto Linguistica Aplicada. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

3.
ROCHA, P.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Professor adjunto História. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

4.
JORGE, M. L. S.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Professor adjunto Linguistica Aplicada. 2015. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
JORGE, M. L. S.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Mestre Língua Espanhola FAE UFMG. 2009.

Avaliação de cursos
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. PROJETO LICENCIATURA LETRAS/UFMG. 2007.

Outras participações
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Premio de Literatura da Cidade de Belo Horizonte. 2017. Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Comissao avaliação pesquisas de Iniciação Científica - FAE 2015. 2015. FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG.

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Bolsista Graduaçao. 2009.

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Seleção bolsista monitoria LINGUA INGLESA. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

5.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Supervisore PIBID-FAE/UFMG. 2008.

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; JORGE, M. L. S.. Seleção Monitor Graduação Línguas Estrangeiras. 2007. Universidade Federal de Minas Gerais.

7.
Mari, Hugo; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Seleção bolsista doutorado Puc- Minas. 2007. Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.

8.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Seleção bolsista Programa EJA. 2006.

9.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Comissao avaliação pesquisas de Iniciação Científica - FAE 2006. 2006.

10.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Seleção de Integrantes para o Núcleo de Alfabetização e Letramento da PBH. 2005. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

11.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Avaliação de Livros Literários Infantis. 2005. Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

12.
Mari, Hugo; NASCIMENTO, M.; OLIVEIRA, Míria Gomes de. Banca qualificação doutoramento. 2005. Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
18o WORLD CONGRESS AILA - 2017. FORMAÇÃO DE LEITORES E DE PROFESSORES DE LITERATURA: PROBLEMATIZANDO RELACOES RACIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. 2017. (Congresso).

2.
Cross-Cultural Research Conference. TEACHER EDUCATION PROGRAM Program at Federal University of Minas Gerais. 2017. (Congresso).

3.
FEIRA LITERÁRIA DO RIO DE JANEIRO. MÁS INTENÇOES - OUTROS IMAGINÁRIOS POÉTICOS. 2017. (Feira).

4.
I Colóquio Nepel Letramentos no contexto escolar.De Leitor para leitor: letramento literario e recepção. 2017. (Outra).

5.
VI Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita.O l etramento r acial e l iterário n o e spaço e scolar: d iálogos e ntre f ormação d e l eitores j uvenis e a s e scritas n egro - b rasileiras ,. 2017. (Outra).

6.
Conferencia.Racismo, miscigenação, identidade Nacional no Brasil. 2016. (Outra).

7.
Discurso e Racismo UFPG.Racismo, miscigenação e identidade nacional: o que há de errado nisso?. 2016. (Seminário).

8.
Higher Education Curriculum Workshop. Curriculum em resistence. 2016. (Congresso).

9.
IV SIAD 2016 UFMG.De Leitor para Leitor. 2016. (Simpósio).

10.
Workshop on The Reform of Higher Education Curriculum.Decolonizing Curriculum: National Program of Dictactic books (PNLD)/National Program of Basic School Library(PNBE). 2016. (Oficina).

11.
CONLAB. Educação Etnico-racial e formação inicial de Professores. 2015. (Congresso).

12.
Encontro comemorativo 30 Anos NEAB UFMA.Ensinar qual literatura: o que dizem os leitores do Kit Afro-PBH MG. 2015. (Encontro).

13.
Etnicidades: Vertentes e desafios.Outras vozes negras e seus desafios : a formação inicial de professores. 2015. (Seminário).

14.
SEMINÁRIO DISCURSO, HISTÓRIA E LITERATURA: INTERCULTURALIDADE, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.MOBILIDADE DOCENTE EM PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. 2015. (Seminário).

15.
SEMINÁRIO DISCURSO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL UFPR.Educação Etnicorracial e Formação Inicial: uma análise crítica do discurso da recepç∫ao da lei 10639 e 11439. 2015. (Seminário).

16.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA.MOBILIDADE DOCENTE EM PAISES DE LINGUA PORTUGUESA. 2015. (Seminário).

17.
II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções ? PUC-Minas.?Letramento acadêmico e estratégias de aprendizagem: o processo de formação dos alunos do 3o. ano do curso de Direito da Universidade Onze de Novembro?. 2014. (Simpósio).

18.
Encontro da pesquisa em rede "Ensinar qual língua ler qual literatura".Formação inicial de professores:identidade e etnia.. 2013. (Seminário).

19.
Encontro da pesquisa em rede "Ensinar qual língua ler qual literatura".Formação Etnicorracial de professores em cursos de licenciatura no Brasil. 2013. (Seminário).

20.
IV SIMELP ? Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.MANUAIS ESCOLARES, RELAÇÕES RACIAIS E INTERCULTURALIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: ENSINAR QUAL LÍNGUA, LER QUAL LITERATURA?,. 2013. (Simpósio).

21.
APSA CONFERENCE. Formação inicial de professores e ensino da literatura: relações interculturais no Ensino medio. 2012. (Congresso).

22.
Colóquio Luso-Brasileiro Curriculo. O Ensino da literatura no Ensino Médio. 2012. (Congresso).

23.
ENDIPE. CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM E DE LEITURA: IMPLICAÇÕES PARA AS PRÁTICAS ESCOLARES. 2012. (Congresso).

24.
IV Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita. 2012. (Outra).

25.
uFMG-JOVEM.Ensino da Literatura e inclusão: o que "eles" dizem, o que temos a dizer.. 2012. (Encontro).

26.
?English in the World ? varieties and ideologies?. 2011. (Seminário).

27.
"Políticas Linguísticas". 2011. (Seminário).

28.
CÍRCULO DE ESTUDOS PRODOC/PIBID.A sala de aula seus sujeitos e suas relações. 2011. (Seminário).

29.
III Simpósio Sobre Linguagem, cognição e Cultura. 2011. (Simpósio).

30.
Semana de Graduação.?Significados do letramento no ensino de Língua Portuguesa e na formação de professores?. 2011. (Encontro).

31.
XVI Internatinal Bakhtin Conference. Dialogism and the political dimension of bakhtinian researches in Brazilian academic context. 2011. (Congresso).

32.
Dialogisme: langue discours. Dialogism and Politics in Brazilian academic context: a dialogical appropriation. 2010. (Congresso).

33.
ENDIPE. "O PIBID-FAE/UFMG e a formação inicial e continuada de professores: práticas dialógicas e transdisciplinaridade?. 2010. (Congresso).

34.
ENDIPE. Significando a prática docente: o que dizem os licenciandos do PIBID-FaE/UFM. 2010. (Congresso).

35.
Semana de Graduação.Monitoria em Disciplinas de Ensino de Línguas Estrangeiras na FaE/UFMG. 2010. (Encontro).

36.
UFMG-JOVEM.Iniciação à Docência : a experiência do PIBID-FAE/UFMG. 2010. (Outra).

37.
I Encontro de coordenadores Institucionais do PIBID.PIBID-FAE/UFMG: primeiros passos. 2009. (Encontro).

38.
INPLA. Práticas de Letramento no Programa de Jovens e Adultos PROEF II/UFMG. 2009. (Congresso).

39.
Seminário Nacional de políticas para o Ensino Médio.EJA e Ensino Médio. 2009. (Seminário).

40.
UFMG-JOVEM.Pibid-FAE faz. 2009. (Outra).

41.
FEDCAN 2008. (Im) possibilities of a counter-hegemonic English Teaching in Brasil. 2008. (Congresso).

42.
Semana de Graduação.Monitoria de Graduaçao em Lingua Inglesa: a EJA. 2008. (Encontro).

43.
ABRALIN. ?Representações sobre formação inicial de professores em formação continuada?. 2007. (Congresso).

44.
Encontro Ibero-Americano de Educação.Formação de Educadores, Política e Linguagem. 2007. (Simpósio).

45.
Semana de Graduação.Monitoria em Disciplinas de Ensino de Línguas Estrangeiras na FaE/UFMG. 2007. (Encontro).

46.
XiV Seminário do Curso de Letras PUCMINAS.Formação de Professores de Língua Materna e Línguas Estrangeiras em tempos de Globalização : por uma proposta transdisciplinar. 2007. (Seminário).

47.
Leitura e Produção de textos: perspectivas metodológicas atuais. II Congresso Internacional de Alfabetização e Letramento da Prefeitura Municipal de BH. 2006. (Congresso).

48.
Letramentos.XI Seminário do Curso de Letras da PUC-MINAS São Gabriel. 2006. (Seminário).

49.
SILEL.Estágio de LI na Educação de Jovens e Adultos: inovações metodológicas e. 2006. (Simpósio).

50.
Apresentação de Teses de educadores da PBH.Palestra: O Professor e a Pólis: debates discursivos em torno de uma Pedagogia de Inclusão.Ministrada para bibliotecários e assistentes de bibliotecas da RME-BH. 2005. (Encontro).

51.
IX Seminário do Curso de Letras PUC-MG SG.Mini Curso Leitura e Produção de Textos. 2005. (Seminário).

52.
VIII Seminário do Curso de Letras PUC-MINAS SG.Mini Curso Leitura e Produção de Textos. 2005. (Seminário).

53.
VII Seminário do Curso de Letras PUC-MG SG.Mini-Curso Leirura e Produção de Sentidos. 2005. (Seminário).

54.
GEL. O professor e a Pólis: Letramento, Utopia e Escolarização. 2004. (Congresso).

55.
IISeminário do Curso de Letras da FCDPL.Shakespeare no Subúrbio: o carnaval na literatura e na aula de leitura. 2004. (Seminário).

56.
II Seminário do Curso de Letras F. Pedro Leopoldo.A prática oral em aulas de Língua Inglesa. 2004. (Oficina).

57.
Seminar. 2003. (Seminário).

58.
Seminar Ethografic Perspectives.Ethografic Perspectives. 2003. (Seminário).

59.
URBAN SITES. 2003. (Congresso).

60.
Conceitos de Lingua Materna e Lingua Estrangeira. 2002. (Encontro).

61.
Simpósio Internacional de Análise do Discurso.O Professor e a Pólis: Intencionalidade Individual e Coletiva e o escamoteamento do conflito diante da inclusão social na escola. 2002. (Simpósio).

62.
COLE. Por uma Prática de Leitura Menor. 2001. (Congresso).

63.
Congresso Nacional de Lingüística aplicada. 2001. (Congresso).

64.
De Nietzche a Foucault. 2001. (Seminário).

65.
I Semana de Estudos Shakespeareanos do Departamento de Letras da UFV.Comentário do filme Shakespare Apaixonado. 2001. (Encontro).

66.
COLE. Shakespeare no Subúrbio: leitura crítica e produçào de sentidos. 1999. (Congresso).

67.
Congresso Nacional de História Oral. 1999. (Congresso).

68.
O Jogo do Livro Infantil. 1999. (Congresso).

69.
Relações Entre Lingua Materna e Língua Estrangeira.Ceale Debate. 1998. (Encontro).

70.
Cole. Shakespeare no subúrbio: trouxemos café para o chá da 5. 1997. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Psiu Poético. 2018. (Festival).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; SCARASSATTI, M. . VIII Seminário Internacionacional Educação Relações Etnico-Raciais. 2017. (Exposição).

3.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; NEVES, S. R. ; GALVAO, F. ; NOGUEIRA, A. M. ; MAGRI, A. ; ESPINHEIRA, I. ; SANTANA, A. ; SARTORI, S. . VIII Seminário Internacionacional Educação Relações Etnico-Raciais. 2017. (Congresso).

4.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. SARAU - DE LEITOR PARA LEITOR. 2017. (Outro).

5.
SCARASSATTI, M. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . IV Seminário Ensinar Qual Língua Ler qual Literatura. 2015. (Exposição).

6.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. SARAU - MÁSCARAS DE AMOR E LIBERDADE. 2015. (Outro).

7.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. II Seminário Internacional Ensinar Qual Língua Ler qual Literatura. 2014. (Congresso).

8.
MARTINS, A. A. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . Ensinar qual língua, ler qual literatura?. 2012. (Congresso).

9.
MARTINS, A. A. ; Novaes, Carlos Augusto ; PRAXEDES, V. L. ; SILVA, P. V. B. ; OLIVEIRA, Míria Gomes de . I Seminário Ensinar Qual Língua Ler qual Literatura. 2012. (Exposição).

10.
Martins, Aracy Alves ; OLIVEIRA, Míria Gomes de ; Novaes, Carlos Augusto . I Seminário de Pesquisa Integrada Ensinar qual Língua, Ler qual literatura: Identidade, Relações Etnicorraciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa. 2012. (Outro).

11.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. I Seminário de Formação Inicial de Professores do PIBID-FAE/UFMG. 2011. (Outro).

12.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Circulo de Estudos PIBID-PRODOC. 2011. (Outro).

13.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; Nascimento, Silvania . Semana Pop Astronomia. 2009. (Outro).

14.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Samana Cultural Proef II. 2009. (Outro).

15.
FONSECA, MARIA DA CONCEIÇAO R ; OLIVEIRA, Míria Gomes de ; DINIZ, J. . Semana Cultural. 2007. (Exposição).

16.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. II Congresso Internacional de Alfabetização e Letramento da PBH-MG. 2006. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1.
Melina Souza da Rocha. Narrativas de mestres de ofício sobre a religiosidade afro-brasileiras e a escola.. Início: 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
Franz Galvão. Quilombo Urbano. Início: 2017. Dissertação (Mestrado profissional em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

3.
André Magri Ribeiro de Melo. DOS ENREDOS DA MEMÓRIA, A LITERATURA COMO EXPERIÊNCIA: itinerários formativos de jovens leitores do campo. Início: 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Tese de doutorado
1.
SIDNEI MARINHO. RACISMO E NOVAS ICONOGRAFIAS DO LIVRO DIDATICO. Início: 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).

2.
IVAN DE PINHO ESPINHEIRA FILHO. Relações Etnico-Racias e livro didático do Ensino Medio. Início: 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Silvia Regina de Jesus Costa. LEI Nº 10.639/2003 ? DESLOCAMENTOS DISCURSIVOS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES RACIAIS NO BRASIL: TENSÕES E SILENCIAMENTOS NO CONTEXTO ESCOLAR DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE.. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

2.
Silvia Regina de Jesus Costa Galvão. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PUBLICA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

3.
Audrey Michele Nogueira. A Implementeção Da Lei 10.639/03 Nos Cursos De Formação De Pedagogos: Apontamentos Do Discurso. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

4.
Virgínia José Baptista Cá. Língua e ensino em contexto de diversidade linguística e cultural: o caso de Guiné-Bissau. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

5.
Inácio da Ressureição Mamboma Luemba. Letramento Acadêmico e estratégias de aprendizagem: linguagem e discurso na formação dos alunos de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Onze de Novembro. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

6.
Daniela Chaves Correa de Figueiredo. Critérios de escolhas de leituras literárias dos adolescentes em bibliotecas públicas de Belo Horizonte. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

7.
VIRGÍNIA JOSÉ BAPTISTA CÁ. Desafios dos processos de alfabetização em Guiné-Bissau: uma perspectiva a partir da teoria do Paulo Freire. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

8.
Marcos Moraes Calazans. AS PERGUNTAS DO PROFESSOR DE FÍSICA E O CRUZAMENTO DE FRONTEIRAS ENTRE AS CULTURAS DOS ESTUDANTES DO CAMPO E A CULTURA DA CIÊNCIA ESCOLAR. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Míria Gomes de Oliveira.

9.
Susana Rodrigues. Challenges of a new teacher: negotiating agendas and seeing classroom as a culture. 2003. 52 f. Dissertação (Mestrado em Mathematics) - University of California Santa Barbara, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

10.
Fabíola Pascoal. Numbers are Universal but language is not: teaching academic language and vocabulary in L1 and L2. 2003. 47 f. Dissertação (Mestrado em Mathematics) - University of California Santa Barbara, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

11.
Ashley Brockman. Scaffolding the Literacy of Literature Classes. 2003. 97 f. Dissertação (Mestrado em Language) - University of California Santa Barbara, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

12.
Todd Legreid. Supporting shy students in science classes. 2003. 39 f. Dissertação (Mestrado em Science) - University of California Santa Barbara, . Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

Tese de doutorado
1.
Ivan de Pinho Espinheira Filho. O POVO NEGRO BRASILEIRO E SUA PÓETICA NA FORMAÇÃO LEITORA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E APRECIAÇÕES DE BENS SIMBÓLICOS REPRODUZIDOS PELO LIVRO DIDÁTICO. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
8 orientandos. Curso Especializaçao EJA- MG. 2011. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Especializacao em EJA) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

2.
Tuma 04. Orientação de Curso Institucional de Especialização em Educação - LASEB/FAE-UFMG 2010. 2010. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

3.
Professores da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte. Projetos de Ação em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-Graduação em Estudos Lingüísticos) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

4.
Alunas Curso 2 e 3. Especialização em Educação Básica Laseb/FAE-UFMG. 2008. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em LASEB) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

Iniciação científica
1.
Caroline Borges de Oliveira. Práticas de Letramento no Programa de Jovens e Adultos PROEF II/UFMG. 2009. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Santander. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

Orientações de outra natureza
1.
anne Gracielle. TICs e o Proef II. 2010. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

2.
Kênya do Espirito Santo. Práticas Transdisciplinares aplicadas ao ensino de L[inguas. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

3.
Lorena Coelho. Material Didático e ensino de Línguas na EJA. 2008. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

4.
Juliana Rodrigues Gomes de Mello. Estratégias de aprendizagem, colaboração e memória em salas de aula inclusivas. 2008. Orientação de outra natureza. (Pedagogia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Projeto Pró-Noturno. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

5.
Alisson, Luis, Viviane, Dafne, Lindiane, Sheilla, Renata. Formação professores EJA. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

6.
Renata, Grazziela, Percia, Rafael, Cristiano, Cibele, Dafne. Coordenação Area Linguagem Programa EJA. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

7.
Andreico Souza. Monitoria Graduação LE. 2007. Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

8.
DAFNE CORTEZ BARBOSA. O ensino de Línguas na Eja. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Pro-ex UFMG. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.

9.
Andreico Souza. O estágio de língua inglesa e uma prática transdisciplinar de ensino de línguas. 2007. Orientação de outra natureza. (Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento. Orientador: Míria Gomes de Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão

Outros projetos


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2014 OLIVEIRA, Míria Gomes de. INTERAÇÃO, UTOPIA E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA INCLUSIVA. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Impresso), v. 53, p. 571-591, 2014.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de2014 OLIVEIRA, Míria Gomes de. ?O ensino da leitura no ensino médio brasileiro: controvérsias, diversidade e polifonia?. Revista Portuguesa de Educação, v. 27, p. 95-110, 2014.


Livros e capítulos
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Más Intenções. 1. ed. , 2017.

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; SOUZA, J. V. A. (Org.) ; DINIZ, M. (Org.) . Formação de professores(as) e condição docente. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2014. v. 1000. 283p .


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de; OLIVEIRA, M. M. G. . DE LEITOR PARA LEITOR - CATÁLOGO DE LITERATURA AFRICANA, AFRODESCENTE E INDIGENA. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO-Licenciatura).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. PIBID FAZ - LINGUA PORTUGUESA. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MATERIALDIDATICO-Licenciatura).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. SARAU - MÁSCARAS DE AMOR E LIBERDADE. 2015. (Outro).

2.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. Psiu Poético. 2018. (Festival).


Artes Cênicas
1.
OLIVEIRA, Míria Gomes de. OS SALTIMBANCOS. 1997. Teatral.



Outras informações relevantes


Coordenação Institucional do PIBID-FAE/UFMG - 2008 a 2011
Vice-chefia do Departamento de Métodos de Ensino da FAE/UFMG 2009-2011
Coordenação de equipe e da área de Linguagem do PROEF-II/FAE-UFMG - 2006-2012



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 23:34:52