Naercio Aquino Menezes Filho

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7403858236965011
  • Última atualização do currículo em 31/01/2018


Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1986), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Economia pela University College London (1997). Atualmente é Professor Titular (cátedra IFB) e Coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Professor Associado da Universidade de São Paulo e Consultor da Fundação Itaú Social. Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Capital Humano e Organização Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, mercado de trabalho, distribuição de renda, produtividade, tecnologia e desemprego. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Naercio Aquino Menezes Filho
Nome em citações bibliográficas
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO

Endereço


Endereço Profissional
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa.
RUA Quatá, 300
Vila Olímpia
04546-042 - Sao Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 45042427
Ramal: 011
Fax: (11) 45042350
URL da Homepage: http://naercio.insper.edu.br/


Formação acadêmica/titulação


1992 - 1997
Doutorado em Economia.
University of London, UL, Inglaterra.
Título: Unionization, Consumer Demand and Economic Performance in the UK, Ano de obtenção: 1997.
Orientador: Prof Stephen Machin, Prof. John Van Reenen.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Microeconometria; sindicatos; desempenho; demanda; pesquisa e desenvolvimento; firmas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos / Especialidade: Sindicatos, Dissídios Coletivos, Relações de Emprego (Empregador/Empregado).
1987 - 1992
Mestrado em Economia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Kalecki, Pós-Keynesianos e Pós-Kaleckianos: Um Estudo sobbre Formação de Preços em Oligopólio,Ano de Obtenção: 1992.
Orientador: Sérgio Buarque de Hollanda Filho.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Preços; Kalecki; Mark-up; oligopólio.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1983 - 1986
Graduação em Economia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.


Livre-docência


2003
Livre-docência.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: , Ano de obtenção: 2003.


Atuação Profissional



Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, INSPER, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - Atual
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: RDIDP, Carga horária: 40


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor associado, Carga horária: 20

Atividades

3/1999 - Atual
Ensino, Economia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Econometria III
11/1998 - Atual
Ensino, Economia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Microeconomia


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Os Determinantes da Dinâmica dos Novos Exportadores
Descrição: Neste projeto, analisamos os determinantes da sobrevivência das novas firmas exportadoras na Colômbia. As evidências empíricas recentes indicam que as taxas de sobrevivência durante os primeiros anos de exportação são muito baixas, ao redor de 40%. Nessa pesquisa nós investigamos as possíveis causas para este comportamento, relacionando-o com a existência de firmas multi-produto e a importância relativa dos produtos na sua pauta de exportações. Além disso, nós exploramos o papel dos insumos importados na determinação dessa dinâmica, como por exemplo se os exportadores que importam produtos de maior qualidade são mais propensos a sobreviver e a ter um bom desempenho exportador..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Criminalidade em São Paulo: determinantes, consequências e intervenções de política
Descrição: A criminalidade é um problema de primeira ordem no Estado de São Paulo. O objetivo desta linha de pesquisa é mensurar seus determinantes, estudar possíveis consequências sobre bem-estar e, com isso, propor intervenções de política pública. Usando tanto dados públicos da polícia como a pesquisa de vitimização do CPP - Insper, faremos um amplo apanhado dos determinantes da criminalidade, incluindo: demografia e condições socioeconômicas, estrutura de mercado da distribuição de entorpecentes ilegais, disponibilidade de armas de fogo e intervenções como o ?Infocrim?. Examinamos também as consequências da criminalidade, como seus efeitos sobre o mercado de seguros e imobiliário. Por fim, analisaremos a pertinência de intervenções específicas, como bônus para policiais e estratégias de de stop-and-frisk..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - Atual
Modelagem Bayesiana de endogeneidade com muitos instrumentos fracos
Descrição: Essa pesquisa visa estudar, modelar e estimar o efeito causal de uma variável endogena (tratamento) em uma variável resposta quando a endogeneidade é tratada através de um conjunto grande de instrumentos, mas que são fracos (pouca correlação com a variável endógena). Essa classe de problemas tem recebido bastante atenção na literatura, pois sua vasta dimensão em geral requer técnicas de redução e de esparsidade. Na abordagem Bayesiana essa característica é tratada através de prioris regularizadoras. Estudamos as similaridades e diferenças de várias dessas técnicas regularizadoras..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2012
A Liberalização Comercial e as Transições Ocupacionais no Mercado de Trabalho Brasileiro
Descrição: O objetivo deste projeto é entender o efeito da liberalização comercial sobre as transições ocupacionais no mercado de trabalho brasileiro. Os principais problemas existentes no mercado de trabalho brasileiro hoje em dia são suas altas taxas de desemprego e informalidade. Esta tendência de alta começou a ocorrer mais intensamente a partir do início da década de 90, justamente o período em que se intensificou o processo de liberalização comercial no Brasil, com as reduções de tarifas de importação. A hipótese que este projeto visa testar é que a liberalização comercial, ao aumentar a demanda por trabalho qualificado no Brasil, provocou um aumento das contratações de trabalhadores mais qualificados e das demissões dos menos qualificados. De acordo com esta hipótese, os trabalhadores menos qualificados teriam sido deslocados para o setor informal e para o desemprego, aumentando a taxa de transição do setor manufatureiro formal para estes setores..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Membro de corpo editorial


2000 - Atual
Periódico: Brazilian Review of Econometrics


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Capital Humano.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Humanos/Especialidade: Mercado de Trabalho; Política do Governo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Organização Industrial e Estudos Industriais.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Métodos Quantitativos em Economia/Especialidade: Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Regional e Urbana/Especialidade: Economia Regional.
6.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Mudança Tecnológica.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Academia Brasileira de Ciências.
2008
Mario Henrique Simonsen Lecture, Latin American Econometric Society.
2006
Haralmbos Simeonides - Artigo, ANPEC.
1999
Haralambos Simeonides - Tese, ANPEC.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:26
Total de citações:47
Fator H:5
Menezes-Filho, Naercio A  Data: 24/11/2014

Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, DANILO BRAUN2017SANTOS, DANILO BRAUN ; LEICHSENRING, ALEXANDRE RIBEIRO ; MENEZES FILHO, NAERCIO ; MENDES-DA-SILVA, WESLEY . Os efeitos do Programa Bolsa Família sobre a duração do emprego formal dos indivíduos de baixa renda. RAP. Revista Brasileira de Administração Pública, v. 51, p. 708-733, 2017.

2.
VILELA, LARA2017VILELA, LARA ; TACHIBANA, THIAGO YUDI ; MENEZES FILHO, NAERCIO ; KOMATSU, BRUNO . As cotas nas universidades públicas diminuem a qualidade dos ingressantes?. Estudos em Avaliação Educacional (Online), v. 28, p. 652, 2017.

3.
MENEZES FILHO, NAERCIO2017MENEZES FILHO, NAERCIO; KOMATSU, B. K. ; ROCHA, R. H. ; OLIVEIRA, A. P. . A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E PRIVADO E A RENDA E EMPREGO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. PESQUISA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO (RIO DE JANEIRO), v. 47, p. 39-69, 2017.

4.
NUNES, D. U.2016NUNES, D. U. ; KOMATSU, B. K. ; Menezes-Filho, Naercio . Probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro. Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso), v. 46, p. 311-341, 2016.

5.
KOMATSU, B. K.2016KOMATSU, B. K. ; MENEZES FILHO, N. A. . Salário Mínimo e Desigualdade Salarial: Um Estudo com Densidades Contrafactuais nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 45, p. 365-406, 2016.

6.
CHITOLINA, L.2016CHITOLINA, L. ; FOGUEL, M. N. ; Menezes-Filho, Naércio Aquino . The impact of the expansion of the bolsa familia program on the time allocation of youths and their parents. Revista Brasileira de Economia (Impresso), v. 70, p. 183-202, 2016.

7.
Menezes-Filho, Naercio2014Menezes-Filho, Naercio; PECORA, A. . O Papel da Oferta e da Demanda por Qualificação na Evolução do Diferencial de Salários por Nível Educacional no Brasil. Estudos Econômicos (São Paulo. Impresso), v. 44, p. 205, 2014.

8.
CURI, ANDRÉA ZAITUNE2014CURI, ANDRÉA ZAITUNE ; Menezes-Filho, Naercio . The relationship between school performance and future wages in Brazil. Economia (Brasília), v. 15, p. 261-274, 2014.

9.
CURI, A.2013CURI, A. ; Menezes-Filho, Naercio A. . MENSALIDADE ESCOLAR, BACKGROUND FAMILIAR E OS RESULTADOS DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 43, p. 223, 2013.

10.
BIONDI, R.2012BIONDI, R. ; VASCONCELLOS, L. ; Menezes-Filho, Naercio . Evaluating the Impact of Brazilian Public School Math Olympics on the Quality of Education. Economía (Washington, D.C.), v. 12, p. 143-170, 2012.

11.
Franco, A. M.2012Franco, A. M. ; MENEZES FILHO, N. A. . UMA ANÁLISE DE RANKINGS DE ESCOLAS BRASILEIRAS COM DADOS DO SAEB. Estudos Econômicos (USP. Impresso), v. 42, p. 263-283, 2012.

12.
TEIXEIRA, WLADIMIR MACHADO2012TEIXEIRA, WLADIMIR MACHADO ; Menezes-Filho, Naércio Aquino . Estimando o retorno à educação do Brasil considerando a legislação educacional brasileira como um instrumento. Revista de Economia Política (Impresso), v. 32, p. 479-496, 2012.

13.
FERNANDES, R.2012FERNANDES, R. ; Menezes-Filho, Naercio . Educação, Salários e Alocação de Trabalhadores entre Tarefas: Teoria e Evidências para o Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 42, p. 311, 2012.

14.
Freguglia, Ricardo S.2012Freguglia, Ricardo S. ; Menezes-Filho, Naercio A. . Inter-regional wage differentials with individual heterogeneity: evidence from Brazil. The Annals of Regional Science, v. 49, p. 17-34, 2012.

15.
COMMANDER, S.2011COMMANDER, S. ; HARRISON, R. ; MENEZES FILHO, N. A. . Ict and Productivity in Developing Countries: New Firm-level Evidence from Brazil and India. The Review of Economics and Statistics, v. 93, p. 528-541, 2011.

16.
Sakurai, Sergio Naruhiko2011Sakurai, Sergio Naruhiko ; Menezes-Filho, Naercio . Opportunistic and partisan election cycles in Brazil: new evidence at the municipal level. Public Choice, v. 148, p. 233-247, 2011.

17.
LISBOA, M.2010LISBOA, M. ; MENEZES FILHO, N. A. ; SCHOR, A. . The Effects of Trade Liberalization on Productivity Growth in Brazil: Competition or Technology?. Revista Brasileira de Economia (Impresso), v. 64, p. 277-289, 2010.

18.
CURI, A.2010CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . Determinantes dos gastos com educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 40, p. 1-39, 2010.

19.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2009MENEZES FILHO, N. A.; RODRIGUES, Eduardo Augusto de Souza . Salário Mínimo e Desigualdade no Brasil, 1981-1999: Uma Abordagem Semiparamétrica. Revista Brasileira de Economia, v. 63, p. 277-298, 2009.

20.
CURI, A.2009CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . A Relação entre Educação Pré-primária, Salários, Escolaridade e Proficiência Escolar no Brasil. Estudos Econômicos (USP. Impresso), v. 39, p. 811-850, 2009.

21.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2008 MENEZES FILHO, N. A.; MUENDLER, M. ; RAMEY, G. . The Structure of Worker Compensation in Brazil with a Comparison to France and the United States. Review of Economics and Statistics, v. 90, p. 324-346, 2008.

22.
Sakurai, Sergio Naruhiko2008Sakurai, Sergio Naruhiko ; MENEZES FILHO, N. A. . Fiscal policy and reelection in Brazilian municipalities. Public Choice, v. 137, p. 301-314, 2008.

23.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2008MENEZES FILHO, N. A.; CHAHAD, J. P. ; ZYLBERTAJN, H. ; PAZELLO, E. . Trade Unions and the Economic Performance of Brazilian Establishments. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, v. 38, p. 55-72, 2008.

24.
CURI, A.2008CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . A Relação entre Altura, Escolaridade, Ocupação e Salários no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), v. 38, p. 413-458, 2008.

25.
Freguglia, R2007Freguglia, R ; MENEZES FILHO, N. A. ; SOUZA, D. B. . Diferenciais Salariais Inter-regionais, Interindustriais e Efeitos Fixos Individuais: Uma Análise a Partir de Minas Gerais. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, v. 37, p. 129-150, 2007.

26.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2007 MENEZES FILHO, N. A.; PAZELLO, E. . Do teachers' wages matter for proficiency? Evidence from a funding reform in Brazil. Economics of Education Review, v. 26, p. 660-672, 2007.

27.
BARTALOTTI, O.2007BARTALOTTI, O. ; MENEZES FILHO, N. A. . A Relação entre o Desempenho da Carreira no Mercado de Trabalho e a Escolha Profissional dos Jovens. Revista de Economia Aplicada, v. 11, p. 487-506, 2007.

28.
SCORZAFAVE, L. G.2007SCORZAFAVE, L. G. ; MENEZES FILHO, N. A. . Famílias com Trabalho e Famílias sem Trabalho: Evidências de Polarização para o Brasil. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, v. 37, p. 563-584, 2007.

29.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2006 MENEZES FILHO, N. A.; GONZAGA, G. ; TERRA, M. C. . Trade liberalization and the evolution of skill earnings differentials in Brazil. Journal of International Economics, Estados Unidos, v. 68, n.2, p. 345-367, 2006.

30.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2006MENEZES FILHO, N. A.; CORBI, R. . "Os determinantes empíricos da felicidade no Brasil. Revista de Economia Política, v. 26, p. 120-140, 2006.

31.
CURI, A.2006CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . O Mercado de Trabalho Brasileiro é Segmentado? Alterações no Perfil da Informalidade e nos Diferenciais de Salários nas Décadas de 80 e 90. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, v. 36, p. 160-19, 2006.

32.
SCORZAFAVE, Luiz Guilherme2006SCORZAFAVE, Luiz Guilherme ; MENEZES FILHO, N. A. . Caracterização da participação feminina no mercado de trabalho: uma análise de decomposição. Revista de Economia Aplicada, v. 10, p. 41-55, 2006.

33.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2006MENEZES FILHO, N. A.; FERNANDES, R. ; PICCHETTI, P. . Rising Human Capital but Constant Inequality: The Education Composition Effect in Brazil. Revista Brasileira de Economia, v. 60, p. 200-250, 2006.

34.
GIOVANETTI, B.2006GIOVANETTI, B. ; MENEZES FILHO, N. A. . Trade Liberalization and the Demand for Skilled Labour in Brazil. Economía (Washington), v. 7, p. 1-28, 2006.

35.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005 MENEZES FILHO, N. A.. Is the Consumer Sector Competitive in the UK? A Test Using Household-Level Demand Elasticities and Firm-Level Price Equations. Journal of Business & Economic Statistics, EUA, v. 23, n.3, p. 295-304, 2005.

36.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005MENEZES FILHO, N. A.; ANDRADE, A. A. S. . O Papel da Oferta de Trabalho no Comportamento dos Retornos à Educação no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), IPEA, v. 35, n.2, p. 189-226, 2005.

37.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005MENEZES FILHO, N. A.; SCORZAFAVE, L. G. . Impacto da Participação das Mulheres na Evolução da Distribuição de Renda do Trabalho no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), IPEA-RJ, v. 35, n.2, p. 245-266, 2005.

38.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005MENEZES FILHO, N. A.; GIUBERTI, A. C. . Discriminação de Rendimentos por Gênero: Uma Comparação entre o Brasil e os Estados Unidos. Economia Aplicada, FEA-USP, v. 9, n.3, p. 369-383, 2005.

39.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005MENEZES FILHO, N. A.; SANTOS JUNIOR, E. R. ; FERREIRA, Pedro Cavalcanti . Migração, Seleção e Difrenças Regionais de Renda no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 35, n.3, p. 299-332, 2005.

40.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2005MENEZES FILHO, N. A.; SACCONATO, A. . O Que Explica a Diferença de Rendimentos entre Trabalhadores Americanos e Brasileiros: Uma Análise com Microdados. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 35, n.3, p. 333-354, 2005.

41.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2004MENEZES FILHO, N. A.; MENDES, Marcos ; ALMEIDA, Eduardo Simões . O Diferencial de Salários Formal-Informal no Brasil: Segmentação ou Viés de Seleção?. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 58, n.2, p. 235-248, 2004.

42.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2004MENEZES FILHO, N. A.; PERDOMO, J. P. J. ; SBRAGIA, R. . Os Determinantes dos Gastos em P&D no Brasil: Uma Análise com Dados em Painel. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, São Paulo, v. 34, n.4, p. 235-255, 2004.

43.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2003MENEZES FILHO, N. A.; RODRIGUES JUNIOR, M. . Tecnologia e Demanda por Qualificação na Indústria Brasileira. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 57, n.2, 2003.

44.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2003MENEZES FILHO, N. A.; GONZAGA, G. ; CAMARGO, J. M. . Os Efeitos da Redução da Jornada de Trabalho de 48 para 44 Horas Semanais em 1988. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 57, n.3, 2003.

45.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2002MENEZES FILHO, N. A.; LEON, F. L. . Reprovação, Avanço e Evasão Escolar no Brasil. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 32, n.3, 2002.

46.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2001MENEZES FILHO, N. A.; SORZAFAVE, L. . A Participação Feminina no Mercado de Trabalho Brasileiro: Evolução e Determinantes. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 31, n.3, p. 441-478, 2001.

47.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2000MENEZES FILHO, N. A.; PICCHETTI, P. . Os Determinantes da Duração do Desemprego em São Paulo. Pesquisa e Planejamento Econômico (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, v. 30, n.1, p. 23-48, 2000.

48.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO2000MENEZES FILHO, N. A.; FERNANDES, R. . A Evolução da Desigualdade no Brasil Metropolitano entre 1983 e1997. Estudos Econômicos. Instituto de Pesquisas Econômicas, São Paulo, v. 30, n.4, p. 549-569, 2000.

49.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO1998MENEZES FILHO, N. A.; ULPH, D. ; REENEN, John Van . R&D and Unionism: Comparative Evidence from British Firms and Establishments. Industrial and Labor Relations Review, Cornell University, v. 52, n.1, p. 45-63, 1998.

50.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO1998MENEZES FILHO, N. A.; ULPH, D. ; REENEN, John Van . The determinants of R&D: Empirical Evidence on the role of Unions. European Economic Review, European Economic Society, v. 42, n.3-5, p. 919-930, 1998.

51.
MENEZES FILHO, N. A.;Menezes-Filho, Naercio A.;Menezes-Filho, Naercio;Menezes-Filho, Naércio;Menezes-Filho, Naércio Aquino;MENEZES FILHO, NAERCIO1997MENEZES FILHO, N. A.. Unions and Profitability over the 1980s: Some evidence on Union-Firm Bargaining in the UK. Economic Journal (London), Royal Economic Society, v. 107, n.442, p. 651-670, 1997.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
PEIXOTO, B. (Org.) ; PINTO, C. X. (Org.) ; LIMA, L. (Org.) ; FOGUEL, M. N. (Org.) ; BARROS, R. P. (Org.) ; Menezes-Filho, Naercio (Org.) . Avaliação Economica de Projetos Sociais. 1. ed. São Paulo: Fundação Itau Social, 2012. v. 1. 186p .

2.
MENEZES FILHO, N. A.; CHAHAD, J. P. (Org.) . Mercado de Trabalho no Brasil. 1. ed. São Paulo: LTR, 2002. v. 1. 276p .

3.
MENEZES FILHO, N. A.; LISBOA, M. (Org.) . Microeconomia e Socidade no Brasil. 1. ed. Riode Janeiro: Contra-Capa, 2001. v. 1. 472p .

Capítulos de livros publicados
1.
KOMATSU, B. K. ; Menezes-Filho, Naercio A. . Um estudo sobre o impacto do crescimento do salário mínimo sobre a desigualdade salarial com dados da Pesquisa Mensal de Emprego. In: Barbosa, N; Pessoa, S; Moura, L.. (Org.). Política de Salário Mínimo para 2015-2018: Avaliações de Impacto Econômico e Social. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2015, v. 1, p. 83-101.

2.
Menezes-Filho, Naercio; KOMATSU, B. K. ; CABANAS, P. H. F. . A condição "nem-nem" entre os jovens é permanente?. In: Regis Bonelli e Fernando Veloso. (Org.). Panorama do mercado de trabalho no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2014, v. , p. 97-124.

3.
OLIVEIRA, A. P. ; Franco, A. M. ; Menezes-Filho, Naercio . Impactos do Fundef sobre matrículas, docentes e escolas em São Paulo. In: Barjas Negri; haroldo da Gama Torres; Maria Helena Guimarães de Castro. (Org.). Educação Básica no Estado de Sao Paulo: avanços e desafios. 1ed.São Paulo: FDE, 2014, v. 1, p. 37-81.

4.
Menezes-Filho, Naercio; KANNEBLEY JUNIOR, S. . Abertura Comercial, exportações e inovações no Brasil. In: Fernando Veloso; Pedro Cavalcanti Ferreira;Fabio Giambiagi; Samuel Pessoa. (Org.). Desenvolvimento Econômico: Uma perspectiva brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, v. 1, p. 405-425.

5.
MENEZES FILHO, N. A.. Pré-escola, Horas-Aula, Ensino Médio e Avaliação. In: Edmar Bacha; Simon Schwartzman. (Org.). Brasi:; A nova Agenda Social. Rio de Janeiro: LTC, 2011, v. 1, p. 270-275.

6.
MENEZES FILHO, N. A.. Os Determinantes do Desempenho Escola do Brail. In: Pedro Garcia Duarte; Sim"ao Silber; Joaquim Guilhoto. (Org.). O Brasil do século XXI. 1ed.São Paulo: Saraiva, 2011, v. 1, p. 231-256.

7.
RIBEIRO, F. P. ; MENEZES FILHO, N. A. . Os Determinantes da Melhoria do Desempenho Escolar. In: Fernando Veloso, Samuel Pessoa, Ricardo Henriques, Fabio Giambiagi. (Org.). Educação Básica no Brasil. 2ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, v. , p. 171-188.

8.
MENEZES FILHO, N. A.. Qualidade da Educação. In: João Sicsú; Armando Castelar Pinheiro. (Org.). Sociedade e Economia: Estratégias de Crescimento e Desenvolvimento. Brasilia: Ipea, 2009, v. , p. 201-210.

9.
MENEZES FILHO, N. A.; CORBI, R. . Job Insecurity and Life Satisfaction. In: Carol Graham ; Eduardo Lora. (Org.). Paradox and Perception: Measuring Quality of Life in Latin America. Washington: the Brookins Institution, 2009, v. 1, p. 227-247.

10.
CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . OS Determinanttes das Matrículas no Ensino Fundamental e Médio no Brasil. In: Paula Montagner, Silvia Velho, Tatiana de Carvalho Pires. (Org.). Análise da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílioos 2005. 1ed.Brasilia: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2007, v. 2, p. 70-102.

11.
GIOVANETTI, B. ; MENEZES FILHO, N. A. . Tecnologia e a Demanda por Qualificação na Indústria Brasileira. In: João de Negri, Fernanda de Negri, Danilho Coelho. (Org.). Tecnologia, Exportação e Emprego. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2006, v. 1, p. 315-340.

12.
MENEZES FILHO, N. A.; VASCONCELLOS, L. . Human Capital, Inequality and Pro-poor Growth in Brazil. In: Tim Besley; Louise Cord. (Org.). Delivering on the Promise of Pro-Poor Growth: Insights and Country Experiences. 1ed.Washington: World Bank, 2006, v. 1, p. 250-287.

13.
MENEZES FILHO, N. A.; PAZELLO, E. ; SOUZA, A. P. . Educando os Pobres no Brasi: Avaliação de impacto do Bolsa-Família e Fundef. In: Santiago Cueto. (Org.). Educacion y Brechas de Equidad en America Latina. 1ed.Santiago: Fondo de Investigaciones Educativas, 2006, v. 1, p. 181-221.

14.
MENEZES FILHO, N. A.; PAZELLO, E. ; ZYLBERTAJN, H. ; CHAHAD, J. P. . Unions and Economic Performanceof Brazilian Establishments. In: Petter Kuhn, Gustavo Marquez. (Org.). What Difference do Unions Make. 1ed.Whashington: Inter-American Development Bank, 2005, v. 1, p. 77-100.

15.
MENEZES FILHO, N. A.; REENEN, John Van . Unions and Innovation: A Survey of the Theory and Empirical Evidence. In: John Addison; Claus Schnabel. (Org.). International Handbook of Trade Unions. 1ed.Northampton: Edward Elgar, 2003, v. , p. 293-334.

16.
MENEZES FILHO, N. A.; WAJNMAN, Simone . OS Efeitos da Mudança Demográfica sobre a Desigualdade de Rendimentos no Brasil. In: Simone Wajnman; Ana Flávia Machado. (Org.). Mercado de Trabalho. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2003, v. 1, p. 151-1723.

17.
MENEZES FILHO, N. A.. Adolescents in Latin America and Caribbean: How do they Allocate theirTime?. In: Suzanne Dureya; Alejandra Cox Edwards; Manuelita Ureta. (Org.). Critical Decisions at Critical Age. 1ed.Washington: Inter-American Development Bank, 2003, v. 1, p. 91-144.

18.
MENEZES FILHO, N. A.. O Custo Salarial de Mudanças de Emprego no Brasil. In: Jose Paulo Chahad; Paulo PIcchetti. (Org.). Mercado de Trabalho no Brasil. 1ed.São Paulo: LTR, 2003, v. 1, p. 195-210.

19.
MENEZES FILHO, N. A.; PICCHETTI, P. . Os Determinantes do Desemprego no Brasil Metropolitano. In: Menezes-Filho, N; Chahad, J.P.. (Org.). O Mercado de Trbalho no Brasil. 1ed.São Paulo: LTR, 2002, v. 1, p. 55-78.

20.
MENEZES FILHO, N. A.; FERNANDES, R. . Escolaridade e Demanda Relativa por Trabalho. In: Menezes-Filho,N. Chahad, J.P.. (Org.). O Mercado de Trabalho no Brasil. 1ed.São PAulo: LTR, 2002, v. 1, p. 199-222.

21.
MENEZES FILHO, N. A.. Equações de Rendimentos: Questões Metdológicas. In: Corseuil, Fernandes, Menezes-FIlho, Coelho, Santos. (Org.). Estrutura Salarial. 1ed.Rio de Janeiro: IPEA, 2002, v. 1, p. 51-66.

22.
MENEZES FILHO, N. A.. Educação e Desigualdade. In: Menezes-Filho, N. e Lisboa, M.. (Org.). MIcroeconomia e Sociedade no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001, v. 1, p. 13-50.

23.
MENEZES FILHO, N. A.; PICCHETTI, P. . Desemprego. In: Menezes-Filho, N. e Lisboa, M.. (Org.). MIcroeconomia e Sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: ContraCapa, 2001, v. 1, p. 227-250.

24.
MENEZES FILHO, N. A.. Microeconometria. In: Lisboa, M. e Menezes-filho,N. (Org.). Microeconomia e Sociedade. 1ed.Rio de Janeiro: Contracapa, 2001, v. 1, p. 431-466.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MENEZES FILHO, N. A.. A DESIGUALDADE CAIU NO BRASIL?. Valor Economico, 22 set. 2017.

2.
MENEZES FILHO, N. A.. CAPITAL SOCIAL E CRESCIMENTO. Valor Economico, 25 ago. 2017.

3.
MENEZES FILHO, N. A.. BRASIL E MÉXICO. Valor Economico, 21 jul. 2017.

4.
MENEZES FILHO, N. A.. ESTADO DE CRISE PERMANENTE. Valor Economico, 23 jun. 2017.

5.
MENEZES FILHO, N. A.. QUE PAÍS É ESSE?. Valor Economico, 26 maio 2017.

6.
MENEZES FILHO, N. A.. Uma nova chance para o Brasil. Valor Economico, 11 dez. 2015.

7.
MENEZES FILHO, N. A.. Desigualdade e Ajuste Fiscal. Valor Economico, 20 nov. 2015.

8.
MENEZES FILHO, N. A.. A Desigualdade Começou a Subir. Valor Economico, 23 out. 2015.

9.
MENEZES FILHO, N. A.. Retrospectiva 2014. Valor Economico, São Paulo, 19 dez. 2014.

10.
MENEZES FILHO, N. A.. Produtividade = gestão + educaçao. Exame MEO, São Paulo, p. 62 - 66, 24 nov. 2014.

11.
MENEZES FILHO, N. A.. Educação, Salário Mínimo e o Desemprego. Valor Econômico, São Paulo, 21 nov. 2014.

12.
MENEZES FILHO, N. A.. Jovens no Mercado de Trabalho. Valor Economico, São Paulo, 17 out. 2014.

13.
MENEZES FILHO, N. A.. Desigualdade no Brasil. Valor Economico, 16 maio 2014.

14.
MENEZES FILHO, N. A.. Ensino Técnico ou Superior. Valor Economico, 11 abr. 2014.

15.
MENEZES FILHO, N. A.. Dois Milhões de Jovens em risco. Valor Economico, 21 mar. 2014.

16.
MENEZES FILHO, N. A.. Os Jovens estão trabalhando menos?. Valor Economico, 21 fev. 2014.

17.
Menezes-Filho, Naercio A.. Agenda Social. Valor Economico, São Paulo, , v. 1, p. 15 - 15, 17 jan. 2014.

18.
MENEZES FILHO, N. A.. Vamos Esquecer 2013. Valor Economico, 20 dez. 2013.

19.
MENEZES FILHO, N. A.. o Enigma do Seguro desemprego. Valor Economico, 29 nov. 2013.

20.
Menezes-Filho, Naercio A.. Impactos da Lei da Informática. Valor Economico, 18 out. 2013.

21.
MENEZES FILHO, N. A.. Políticas equivocadas para a Inovação. Valor Economico, 20 set. 2013.

22.
Menezes-Filho, Naércio. As profissões e o mercado de trabalho. Valor Economico, 26 out. 2012.

23.
MENEZES FILHO, N. A.. Qualidade na Educação e Acesso à Universidade. Harvard Business Review (Santiago. Edición en portugués), Brasil, p. 56 - 57, 01 out. 2008.

24.
Menezes-Filho, Naercio A.. Educação sem Produtividade. Valor Economico.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Freguglia, R ; MENEZES FILHO, N. A. . The earning losses after migration in Brazil. In: XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008, Salvador. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008.

2.
CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . A relação entre altura, escolaridade, ocupação e salários no Brasil. In: XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008, Salvador. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008.

3.
Franco, A. M. ; MENEZES FILHO, N. A. . Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB. In: XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008, Salvador. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008.

4.
Flori, P. ; MENEZES FILHO, N. A. . Mobilidade entre ocupações e efeitos salariais. In: XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008, Salvador. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008.

5.
Albuquerque, P. ; MENEZES FILHO, N. A. . O Papel do Capital Humano na Trajetória da Desigualdade de Salários no Brasil no Período de 1981 a 2006. In: XXX Encontro Brasileiro de Econometria, 2008, Salvador. Anais do XXX Enc Bras. Econometria, 2008.

6.
Amaral, L.F.L.E ; MENEZES FILHO, N. A. . A Relação entre Gastos e Desempenho Educacional. In: XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008, Salvador. Anais do XXXVI Encontro Nacional de Economia, 2008.

7.
BINELLI, C. ; MEHIR, C. ; MENEZES FILHO, N. A. . Education and Wages in Brazil. In: XXVIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2006, Salvador. Anais do XXVIII Encontro Brasileiro de Econometria. São Paulo: Sociedade Brasileira de Econometria, 2006. v. 1.

8.
MENEZES FILHO, N. A.; Marcondes, R. ; PAZELLO, E. ; SCORZAFAVE, L. G. . "Instituições e Diferenças de Renda entre os Estados Brasileiros: Uma análise histórica. In: XXXIV Encontro Nacional de Economia, 2006, Salvador. Anais do XXXIV Encontro Nacional de Economia. São Paulo: ANPEC, 2006. v. 1.

9.
CURI, A. ; MENEZES FILHO, N. A. . OS EFEITOS DA PRÉ-ESCOLA SOBRE OS SALÁRIOS, A ESCOLARIDADE E A PROFICIÊNCIA ESCOLAR. In: XXXIV Encontro Nacional de Economia, 2006, Salvador. Anais do XXXIV Encontro Nacional de Economia. São Paulo: ANPEC, 2006. v. 1.

10.
MENEZES FILHO, N. A.; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme . Csamento por Interesse?Evolução da Desigualdade das Mulheres Casadas de Acordo com a Renda dos Maridos. In: XXXI Encontro Nacional de Economia, 2003, Porto Seguro. Anais do XXXI Encontro Nacional de Economia. Belo Horizonte: ANPEC, 2003. v. 1.

11.
MENEZES FILHO, N. A.; LIBANIO, Rita . Indicadores Sociais e3 Desempenho nas Eleições Estaduais. In: XXXI Encontro Nacional de Economia, 2003, Porto Seguro. Anais do XXXI Encontro Nacional de Economia. Belo Horizonte: ANPEC, 2003. v. 1.

12.
MENEZES FILHO, N. A.; FERREIRA, Pedro Cavalcanti . MIgração, Seleção e Diferençcas Regionais no Brasil. In: XXXI Encontro Brasileiro de Economia, 2003, Porto Seguro. Anais do XXXI Encontro Nacional De Economia. Belo Horizonte: ANPEC, 2003. v. 1.

13.
MENEZES FILHO, N. A.; FERRUA NETO, L. . Irreversibildiade de Custos e as Decisões de Investimento das Firmas Brasileiras. In: XXIV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Econometria, 2002, Nova Friburgo. Anais do XIV Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Econometria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Econometria, 2002. v. 1. p. 123-154.

14.
MENEZES FILHO, N. A.; LISBOA, M. ; SCHOR, A. . Efeitos da Liberalização Comercial sobre a Produtividade: Competição ou Tecnologia. In: XXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria, 2002, Nova Friburgo. Anais do XXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Econometria, 2002. v. 1. p. 187-200.

15.
MENEZES FILHO, N. A.; CHAHAD, J. P. ; ZYLBERTAJN, H. ; PAZELLO, E. . Trade Uniins and economic Performance of Brazilian Establishments. In: XXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria, 2002, Nova Friburgo. Anais do XXIV Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria. RIo de Janeiro: Sociedade Brasileira de Econometria, 2002. v. 1. p. 456-477.

16.
MENEZES FILHO, N. A.; MENDES, Marcos ; SIMOES, E. . Os Diferenciais de Salários Formal- Informal no Brasil: Segmentação ou Viés de Seleção. In: XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001, Salvador. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001.

17.
MENEZES FILHO, N. A.; GONZAGA, G. ; TERRA, M. C. . Wage Inequality in Brazil: The Role of Trade Liberalization. In: XXIII Encontro Nacional de Econometria, 2001, Salvador. Anais do XXIII Encontro Nacional de Econometria, 2001.

18.
MENEZES FILHO, N. A.; FERNANDES, R. . Escolaridade e Demanda Relativa por Trabalho: Uma Avaliação para o brasil nas Décadas de 80 e 90. In: XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001, Salvador. Anais do XXIII Encontro Brasileiro de Econometria, 2001.

19.
MENEZES FILHO, N. A.; SACCONATO, A. . O Diferencial de Salários entre o Trabalhador Brasileiro e o Americano. In: XXIV Encontro Nacional de Economia, 2001, Salvador. Anais do XXIV Encontro Nacional de Economia, 2001.

20.
MENEZES FILHO, N. A.; GONZAGA, G. ; CAMARGO, J. M. . Os Efeitos da Redução da Jornada de Trabalho em 1988 sobre o mercado de Trabalho no Brasil. In: XXII Encontro Brasileiro de econometria, 2000, Campinas. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000.

21.
MENEZES FILHO, N. A.; PICCHETTI, P. . Os Determinantes da Duração do Desemprego em São Paulo. In: XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000, Campinas. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000.

22.
MENEZES FILHO, N. A.; SORZAFAVE, L. . A Evolução da Participação Feminina no Mercado de Trabalho Brasileiro. In: XXIV Encontro Nacional de Economia, 2000, Campinas. Anais do XXIV Encontro Nacional de Economia, 2000.

23.
MENEZES FILHO, N. A.; ARBACHE, J. . Rent Sharing in Brazil: Using Trade lIberalization as a Natural Experiment. In: XXII Encontro Brasileiro de Econometria, 2000, Campinas. Anais do XXII Encontro Brasileiro de Econometria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Econometria, 2000. v. 1.

24.
MENEZES FILHO, N. A.; AZZONI, C. ; MENEZES, T. ; SILVEIRA NETO, R. . Regional Income Convergence among Brazilian States, 1981-1996: A Study Using Micro Dataa nd Pseudo Panel. In: XXVI Encontro Nacional de Economia, 1999, Belem. Anais do XXVI Encontro Nacional de Economia. Rio de Janeiro: SBE, 1999. v. 2. p. 1401-1418.

25.
FERNANDES, R. ; MENEZES FILHO, N. A. . A Evolução da Distribuição dos Rendimentos do Trabalho no Brasil Metropolitano: Uma Análise para o Período de 1983 a 1997. In: XXVII Encontro Nacional de Economia, 1999, Belem. Anais do XXVII Encontro Nacional de Economia. RIo de Janeiro: ANPEC, 1999. v. 3. p. 1887-1902.

26.
MENEZES FILHO, N. A.; FERNANDES, R. ; PICCHETTI, P. . The Distribution of Male Wages in Brazil:Some Stylised Facts. In: XXI Encontro Brasileiro de Econometria, 1999, Belém. Anais do XXI Encontro Brasileiro de Econometria. Rio de Janeiro: SBE, 1999. v. 2. p. 813-832.

27.
MENEZES FILHO, N. A.; MACHIN, S. ; REENEN, John Van . R&D, Pay and Performance: Evidence from a Panel of UK Companies. In: XXVI Encontro Nacional de Economia, 1998, Vitória. Anais do XXVI Encontro Nacional de Economia. Niteroi: ANPEC, 1998. v. 2. p. 1077-1100.

28.
MENEZES FILHO, N. A.. Quasi-Differences Specification Using Panel data. In: XX Encontro Brasileiro de Econometria, 1998, Vitória. Anais do XX Encontro Nacional de Econometria. Rio de Janeiro: SBE, 1998. v. 2. p. 347-356.

Outras produções bibliográficas
1.
MENEZES FILHO, N. A.. Importância dos vínculos familiares na primeira infância. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2016 (Estudo).

2.
MENEZES FILHO, N. A.. Funções executivas e desenvolvimento infantil: habilidades necessárias para a autonomia. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2016 (Estudo).

3.
MENEZES FILHO, N. A.. O Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem. São Paulo: Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, 2015 (Estudo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
Menezes-Filho, Naercio. Fundação itau Social. 2014.

2.
MENEZES FILHO, N. A.. Fundação Itau Social. 2013.

3.
Menezes-Filho, Naercio. Fundação Itau Social. 2012.

Trabalhos técnicos
1.
Menezes-Filho, Naercio; KOMATSU, B. K. ; ANAZAWA, L. S. . Relatório da Pesquisa de Vitimização em São Paulo ? 2003-2013. 2013.

2.
Menezes-Filho, Naercio; KOMATSU, B. K. . Panorama Educacional Brasileiro. 2013.

3.
Menezes-Filho, Naercio; KOMATSU, B. K. ; CABANAS, P. H. F. . A Condição ?Nem-nem? entre os Jovens é Permanente?. 2013.

4.
MENEZES FILHO, N. A.; KOMATSU, B. K. ; LEE, M. K. H. . MUDANÇAS NA SITUAÇÃO DE ESTUDO E TRABALHO DOS JOVENS NO BRASIL. 2013.

5.
MENEZES FILHO, N. A.; KOMATSU, B. K. ; CAMPOS, G. S. . A Evolução da Produtividade no Brasil. 2013.

6.
Menezes-Filho, Naercio; KOMATSU, B. K. . Políticas de Inovação no Brasil. 2013.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
MENEZES FILHO, N. A.. Participação em banca de ESMERALDA CORREA MACANA. O PAPEL DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO: O CUIDADO DA PRIMEIRA INFÂNCIA E A FORMAÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS. 2014. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
MENEZES FILHO, N. A.. Prêmio BNDES. 2001. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

2.
MENEZES FILHO, N. A.. Prêmio Haralambos Simeonides. 2000. Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia.

3.
MENEZES FILHO, N. A.. Prêmio BNDES. 2000. Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
World Meeting of the Econometric Society. 2005 World Meeting of the Econometric Society. 2005. (Congresso).

2.
2004 Meeting of the Latin American and Caribbean Economic Association. 2004 Lacea Meeting. 2004. (Congresso).

3.
2005 Latin-American Meeting of the Econometric Society. 2004 Latin-American Meeting of the Econometric Society. 2004. (Congresso).

4.
. 2002 Latin American Meeting of the Econometric Society. 2002. (Congresso).

5.
. 2001 Latin American Meeting of the Econometric Society. 2001. (Congresso).

6.
56th Meeting of the Econometric Society. 56th European Meeting of the Econometric Society. 2001. (Congresso).

7.
. 2000 LACEA Meeting. 2000. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Tese de doutorado
1.
Andre Luiz Sacconatto. Desigualdade no Brasil e nos Estados Unidos. Início: 2002. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1.
Daniel Miorando Morita. AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE UM PROGRAMA DE CRÉDITO PARA INOVAÇÃO NO BRASIL. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

2.
KELLY MIDORI MIZUTANI. Impacto das notas do 9o ano do Ensino Fundamental sobre a proficiência do 3o ano do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

3.
Guilherme Ribeiro dos Santos. QUALIDADE DO CAPITAL HUMANO E DIFERENÇAS NA RENDA AGREGADA: DECOMPOSIÇÃO DO PRODUTO PER CAPITA PARA OS ESTADOS BRASILEIROS. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

4.
Leonardo Santana Nunes Rosa. Avaliação de Impacto do Programa Jovem de Futuro. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

5.
Alison Pablo de Oliveira. CHOQUES NO MERCADO DE TRABALHO E A REDUÇÃO RECENTE DOS DIRENCIAIS SALARIAIS - UM ESTUDO DAS MICRORREGIÕES BRASILEIRAS. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

6.
RACHEL CANDIDO UBRIACO GARCIA. Cálculo do retorno econômico do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) após o ano de 2010.. 2015. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

7.
JOÃO HENRIQUE CHAER DIB NETTO. ECONOMIA DO BEM-ESTAR SUBJETIVO: UMA ABORDAGEM INTERGERACIONAL PELO MÉTODO DE PSEUDOPAINEL. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

8.
Guilherme Ramos Rocha. AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

9.
Bruna Pugialli da Silva Borges. Violência contra a mulher: uma análise do caso brasileiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

10.
Luisa de Azevedo Senra Soares. A Oferta de Trabalho Voluntário no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

11.
Evandro Gambra Buccini. O impacto das importações chinesas na produtividade setorial no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

12.
Tassyo Clemente De Pietro. Analfabetismo Funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel. 2014. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

13.
André Mercadante Américo. Entrada de empresas aéreas brasileiras em mercados domésticos competitivos. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

14.
Bruno Kawaoka Komatsu. Salário Mínimo, Desigualdade e Informalidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

15.
Jean Felipe N. Torquato. Uso do crédito: Abordagem sobre consumos individuais. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

16.
MARINA MACIEL SANTOS. O IMPACTO DA SINDICALIZAÇÃO NOS SALÁRIOS NO BRASIL DO SÉCULO XXI. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

17.
Gustavo Bueno Garcia. Evolução das elasticidades renda e preço de produtos alimentícios na primeira década dos anos 2000. 2013. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

18.
Marcelo Glina Levi Bianchini. O IMPACTO DA QUALIDADE EDUACIONAL SOBRE O CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS ESTADOS BRASILEIROS. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

19.
LIA SANTOS CHITOLINA. EFEITO DA AMPLIAÇÃO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SOBRE A ALOCAÇÃO DE TEMPO DOS JOVENS. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

20.
Alexandre Reggi Pecora. O PAPEL DA OFERTA E DA DEMANDA POR QUALIFICAÇÃO NA EVOLUÇÃO DO DIFERENCIAL DE SALÁRIOS POR NÍVEL EDUCACIONAL NO BRASIL. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

21.
Michelle Schuindt do Carmo. AVALIAÇÃO EMPÍRICA DA DESONERAÇÃO DA FOLHA SALARIAL. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

22.
André Lahóz Mendonça de Barros. UMA AVALIAÇÃO EMPÍRICA DO PEER EFFECT NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: O CASO DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. 2012. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

23.
Luiz Felipe Leite Estanislau do Amaral. Os Determinantes dos Gastos Educacionais e seus Impactos sobre o Aprendizado. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

24.
Fabiano Yasuda. Determinantes do uso do crédito no Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

25.
Luiz Alberto Rocha Junqueira. IMPACTOS ECONÔMICOS DOS MEGAEVENTOS: UMA ABORDAGEM ECONOMÉTRICA. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

26.
Alessandro Ribeiro de Carvalho Casalecchi. EFEITO DO TAMANHO DO ESTABELECIMENTO SOBRE OS SALÁRIOS: UMA ANÁLISE COM UM PAINEL DE ESTABELECIMENTOS E DE SEUS TRABALHADORES. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

27.
Helena de Angelo e Lizo. Os Efeitos do Bolsa Família na Qualidade do Ensino Público. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

28.
Vitor Matsuda Azeka. Os determinantes para pagamento de dividendos na América Latina: uma análise com dados em painel. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

29.
Mateus Cyrineu Munhoz. METODOLOGIA DE ESTIMAÇÃO DE CREDIT RATINGS UMA ABORDAGEM EM PAINEL. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

30.
Douglas Uemura Nunes. PROBABILIDADES DE ADMISSÃO E DESLIGAMENTO NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO. 2010. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

31.
Andre Marinho da Silva. A DESIGUALDADE DE RENDA NO BRASIL ESTÁ REALMENTE DECLINANDO? UMA ABORDAGEM CONSIDERANDO O PROBLEMA DE SELEÇÃO. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

32.
FABRICIO HENRIQUE TRINDADE. Gestão Educacional e a Qualidade do Aprendizado: uma Análise com Dados do PISA 2006. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

33.
MARCELO GUTERMAN. A RELAÇÃO CONVEXA ENTRE DESEMPENHO E CAPTAÇÃO DE FUNDOS DE INVESTIMENTO NO BRASIL. 2009. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

34.
Jaqueline Maria de Oliveira. ANÁLISE CUSTO-EFETIVIDADE DE POLÍTICAS DE REDUÇÃO DO TAMANHO DE CLASSE E AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR UTILIZANDO O MÉTODO DE PROPENSITY SCORE MATCHING.. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

35.
HELOISA POZZI. Avaliação de Impacto dos Programas Educacionais do Governo Federal no Desempenho dos Alunos. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

36.
RENATO PREYER VELONI. ALOCAÇÃO ÓTIMA DE RECURSOS ENTRE ENSINOS FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

37.
LEONEL AUGUSTO FIGUEIRA. IMPACTO DO USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA RENTABILIDADE ? EVIDÊNCIAS DO BRASIL E DA ÍNDIA AO NÍVEL DA FIRMA. 2008. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

38.
Raphael Botura Corbi. Liberdade, Economia e Felicidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

39.
Priscila de Albuquerque Tavares. O Papel da Educação e Experiência na Redução da Desigualdade de Rendimentos no Brasil. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

40.
Andrea Zaitune Curi. A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil. 2006. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

41.
Bruno Cara Giovanetti. Abertura, Tecnologia e Desigualdade Salarial na Indústria Brasileira. 2006. Dissertação (Mestrado em Economia) - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

42.
EDSON ROBERTO DA SILVA. Aplicação de Metodologia de Dados em Painel em Modelos de Behaviour Score do Varejo. 2006. Dissertação (Mestrado em Economia) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

43.
Rita LIbanio. A Probabilidade de Reeleição nos Governos dos Estados. 2003. 150 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

44.
Eduardo Augusto de Souza ROdrigues. Salário Mínimo e Desigualdade no Brasil, 1981-1999: Uma Abordagem Semi-Paramétrica. 2003. 178 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

45.
Alexandre Augusto Seijas Andrade. O Papel da Oferta de Trabalho no COmportamento dos Retornos à Educação no Brasil. 2003. 221 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

46.
Sergio Conti. COMO AS PESSOAS VOTAM? ?UMA APLICAÇÃO DO MODELO DE INFERÊNCIA ECOLÓGICA PARA A CIDADE DE SÃO PAULO. 2003. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

47.
Luiz Ferrua Neto. Irreversibilidade de Custos e as Decisões de Investimento das Firmas Brasileiras. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

48.
Fernanda Leite Lopez de Leon. Repetência, Avanço e Evasão Escolar no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

49.
Andre Luiz Sacxconato. A Diferença Salarial entre os Trabalhadores Americanos e Brasileiros. 2002. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

50.
Ricardo Avelino. Os Determinantes da Duração do Desemprego em São Paulo. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

51.
Juan Pedro Jensen Perdomo. Os Determinantes de P&D para Firmas Brasileiras: Uma Análise de Painel. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

52.
Mauro Rodrigues Junior. Abertura, Tecnologia e Qualificação. 2001. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

53.
Luiz Guilherme Dácar da SIlva Scorzafave. A Evolução da Participação Feminina no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

Tese de doutorado
1.
Maria Micheliana da Costa Silva. PADRÃO DE CONSUMO ALIMENTAR E ESTADO NUTRICIONAL DOS JOVENS BRASILEIROS. 2017. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

2.
Solange Ledi Gonçalves. Choques de renda, procura familiar por emprego e oferta de trabalho. 2017. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

3.
Vinícius de Araújo Mendes. ENSAIOS EM MICROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO: DEMOGRAFIA, EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. 2017. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

4.
Andrea Lucchesi. ENVIRONMENTAL INNOVATIONS: EVIDENCE ON BRAZILIAN MANUFACTURING FIRMS. 2013. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

5.
Ana Maria de Paiva Franco. OS DETERMINANTES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2009. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

6.
Wladimir Machado Teixeira. Equações de rendimentos e a utilização de instrumentos para o problema de endogeneidade da educação. 2007. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

7.
Sergio Naruhiko Sakurai. Ciclos eleitorais, reeleição e déficit fiscal nos municípios brasileiros: uma análise via dados em painel. 2007. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

8.
Pricilla Matias Flori. Polarização Ocupacional? Entendendo o Papel da Ocupação no Mercado de Trabalho Brasileiro. 2007. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

9.
Ricardo da Silva Freguglia. Migrações e Seleção no Brasil. 2007. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

10.
André Luiz Sacconato. Heterogeneidade de Estabelecimentos e Trabalhadores na Equação de Rendimentos da Indústria do Estado de São paulo. 2006. Tese (Doutorado em Economia) - Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

11.
Luiz Guilherme Scorzafave. Caracterização da Inserção Feminina no Mercado de Trabalho e seus Efeitos sobre a Distribuição de Renda. 2004. 87 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

12.
Ana Carla Abrão Guinle. Ensaios em Microeconomia Bancária. 2004. 255 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

13.
Adriana Schor. Produtividade e Liberalização Comercial no Brasil. 2003. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
STEPHANIE BADER. AUMENTOS NO APREDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL AFETAM O APRENDIZADO NO ENSINO MÉDIO?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

2.
Marx Silveira Gonçalves. OS CUSTOS DA APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO EM TERMOS DO PIB. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

3.
GUSTAVO DIMAS DE MELO PIMENTA. A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DO SESI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

4.
ISIS VENDRAMI GONÇALVES FERNANDES. AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS SOCIAIS DE EDUCAÇÃO: ESTUDO DO PROGRAMA PARCERIA VOTORANTIM PELA EDUCAÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

5.
Renato Menezes Casagrande Herdeiro. O impacto da recessão no negro brasileiro. Uma análise do mercado de trabalho nos anos 2014-2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

6.
KELLY GONÇALVES DOS SANTOS. Círculo virtuoso - o impacto do ganho do salário mínimo real sobre o consumo, a produção e o emprego dos trabalhadores nos anos 2000. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

7.
Maria Julia de Barros Ferreira. INOVAÇÕES AGRÍCOLAS E AUTO-SELEÇÃO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

8.
Pedro Henrique Vieira de Lima Veloso. Habilidades Socioemocionais e Analfabetismo no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

9.
Murilo Sepulvida Cardoso. O impacto dos Programas de Transfer^encia Condicional de Renda na aloca c~ao de tempo no mercado de trabalho informal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

10.
Tatiana Kaori Hatanaka. O IMPACTO DA AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS NA EVASÃO E REPROVAÇÃO DO ESTUDANTE. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

11.
Lucas Consiglio. O Impacto do Salário Mínimo na Taxa de Participação dos Jovens no Mercado de Trabalho. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

12.
IEDA RODRIGUES MATAVELLI. SALÁRIO MÍNIMO OU EDUCAÇÃO. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

13.
Fernando de Andrade Zorzi. O IMPACTO DA CONSOLIDAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR SOBRE O DESEMPENHO DOS ALUNOS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

14.
Amanda Maria de Souza Scupinar. O impacto dos gastos públicos com a infância nos indicadores de saúde dos municípios brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

15.
Tomas Davidowicz. Desigualdade de Renda e IPTU nos Municípios Brasileiros. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

16.
Pedro Soldani Nicida Soares. Os Efeitos da Expansão da Frequência Pré-Escolar sobre o Aprendizado no Ensino Fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

17.
Mizael Silva Alves. Prouni: estudo sobre o desempenho dos alunos bolsistas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

18.
Túlio Sálvio Dias de Sousa. Efeitos de aumentos do salário mínimo sobre a participação dos jovens no mercado de trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

19.
Caio de Castro Guerra Baldorini. Estudo dos efeitos das tarifas efetivas sobre a produtividade total dos fatores da indústria brasileira e sua competitividade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

20.
João Moraes Abreu. Distribuição de renda e riqueza no Brasil: cenário atual e tendências. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

21.
Roberto Hsu Rocha. EFEITOS LOCAIS DA VARIAÇÃO DE PESSOAS COM ENSINO SUPERIOR NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ENTRE 2000 E 2010.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

22.
Samanta Oliveira Imbimbo. Política de Bonificação de Professores no Estado de São Paulo: uma análise dos resultados intermediários. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

23.
Pedro Henrique Fonseca Cabanas. Crescimento da Renda e as Escolhas dos Jovens entre os Estudos e o Mercado de Trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

24.
Mariana Marchesoni Hernandes. OS DETERMINANTES DA EVOLUÇÃO RECENTE DA OFERTA DE TRABALHO NO BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

25.
Bruno Santos de Souza. Estimação da Produtividade Total dos Fatores na Economia Brasileira com Ênfase no Capital Humano.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

26.
Thomas Rothschild. A RELAÇÃO ENTRE A DESIGUALDADE E O CRESCIMENTO NO BRASIL. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

27.
Pedro Molina Ogeda. Impactos das Ações Afirmativas na Qualidade dos Cursos de Ensino Superior no Bras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

28.
Vinícius Borges Pecoraro. TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: ESTIMAÇÃO E PREVISÃO DA OFERTA DE TRABALHO NO BRASIL 2014-2050. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

29.
Lara Oliveira Vilela. O debate sobre a aplicação de cotas no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

30.
Lucas Reis Correia. DESCENTRALIZAÇÃO E POLÍTICAS SOCIAIS: A eficácia de transferências intergovernamentais na redução da pobreza. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

31.
Guilherme Denes. Avaliação do impacto econômico do Programa Bolsa Família entre 2004 e 2010: uma abordagem municipal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

32.
Rubens Sanghikian. VIABILIDADE DO SISTEMA DE VOUCHERS PARA A EDUCAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

33.
Gabriela do Couto Fonseca. Avaliação Econômica do Programa Saúde da Família. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

34.
Lucas Sidrim Lôpo. O Impacto da Escolaridade Básica no Alfabetismo no Brasil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

35.
Matheus dos Santos Matioli. Novas evidências sobre ciclos políticos nas regiões brasileiras. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

36.
Gabriela de Melo Basso. AVALIAÇÃO DE IMPACTO DO USO DE COMPUTADORES NA SALA DE AULA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

37.
Leandro Seiti Anazawa. Desenvolvimento infantil e diferenças educacionais. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

38.
Leonardo de Cicco Tangza. A Dinâmica da Produtividade do Setor de Serviços no Brasil. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

39.
Sérgio Fernando Soboll Reganati. TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DO MERCADO DE TRABALHO SETORIAL BRASILEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

40.
Sara Brolhato de Oliveira. TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL E PRODUTIVIDADE NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

41.
Bruna Pugialli da Silva Borges. O Impacto do Número de Escolas em que o Professor Leciona sobre o Aprendizado dos seus Alunos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

42.
Mayna Campos Queiroz. Alguns Determinantes da Evolução do IDEB. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

43.
Gustavo Batista Araujo. As Contribuições de Campanha Influenciam a Alocação de Contratos Públicos no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

44.
STEPHANIE NAKAMURA RUAS. O IMPACTO DA VIRADA DEMOGRAFICA SOBRE OS INVESTIMENTOS PÚBLICOS EM EDUCAÇÃO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

45.
Caetano Pansani Siqueira. Impactos da idade de ingresso no ensino fundamental sobre o desempenho dos alunos da rede pública de São Paulo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

46.
Mayara de Almeida Landucci. PROUNI E NOVAS UNIVERSIDADES FEDERAIS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE DUAS POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

47.
Sérgio Fernando Soboll Reganati. TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL DO MERCADO DE TRABALHO SETORIAL BRASILEIRO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

48.
Vinícius Borges Pecoraro. TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA: ESTIMAÇÃO E PREVISÃO DA OFERTA DE TRABALHO NO BRASIL 2014-2050. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

49.
Sara Brolhato de Oliveira. TRANSFORMAÇÃO ESTRUTURAL E PRODUTIVIDADE NO BRASIL. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

50.
George Tan San Chen. O IMPACTO DO RODÍZIO SOBRE A COMPRA DE AUTOMÓVEIS EM SÃO PAULO. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

51.
Karen Dias Mendes. O Impacto do Programa Mais Educação no Desempenho dos Alunos da Rede Pública Brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

52.
Diana Fekete Nuñez. CARACTERIZAÇÃO E DETERMINANTES DOS GASTOS PRIVADOS COM EDUCAÇÃO NO BRASIL. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

53.
Fernanda Patriota Salles Ribeiro. IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NOS HÁBITOS DE CONSUMO DO BRASILEIRO. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

54.
Camilla Bovino Aduan. CONSUMO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DO CRÉDITO E DO GRAU DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

55.
Sarah Bretones de Paula. Os Determinantes da Qualidade da Educação Municipal no Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

56.
Renata Mayer Gukovas. Avaliação econômica de impacto da adoção da Proposta Curricular do Estado de São Paulo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

57.
Victor Almeida Santos de Freitas. OS DETERMINANTES DO APROVEITAMENTO DOS ALUNOS BRASILEIROS NO EXAME DO PISA 2003. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

Iniciação científica
1.
Bruno Santos de Souza. Estimação da Produtividade Total dos Fatores na Economia Brasileira. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

2.
ANDREI FOKIN TEIXEIRA. AS NOVAS DEMANDAS DE CONSUMO DO MERCADO BRASILEIRO. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

3.
Gabriel Sousa Araujo. Avaliando o Impacto do Projeto Fênix sobre o Ingresso dos Alunos no Ensino Superior. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

4.
Gabriela de Melo Basso. Avaliação de impacto do uso de computadores na sala de aula das escolas públicas de São Paulo. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

5.
Leandro Seiti Anazawa. Análise da Queda na Participação no Ensino Superior das Gerações de 1950 a 60 no Brasil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

6.
Leandro Seiti Anazawa. Análise da Queda na Participação no Ensino Superior das Gerações de 1950 a 60 no Brasil. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

7.
: Sarah Bretones de Paula. Os Determinantes da Qualidade da Educação Municipal no Estado de São Paulo. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

8.
Anna Olimpia de Moura Leite. Os Determinantes do Desempenho Escolar dos Alunos da 4ª Série. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

9.
Luiz Felipe Leite Estanislau do Amaral. TESTANDO A RELAÇÃO ENTRE AUMENTO DE GASTOS EDUCACIONAIS E QUALIDADE DO ENSINO PARA OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Ciências Econômicas) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.

10.
Anna Olimpia de Moura Leite. Os Determinantes do Desempenho Escolar dos Alunos da 4ª Série. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Economia) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. Orientador: Naercio Aquino Menezes Filho.



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
KOMATSU, B. K. ; Menezes-Filho, Naercio A. . Um estudo sobre o impacto do crescimento do salário mínimo sobre a desigualdade salarial com dados da Pesquisa Mensal de Emprego. In: Barbosa, N; Pessoa, S; Moura, L.. (Org.). Política de Salário Mínimo para 2015-2018: Avaliações de Impacto Econômico e Social. 1ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2015, v. 1, p. 83-101.


Textos em jornais de notícias/revistas
1.
Menezes-Filho, Naércio. As profissões e o mercado de trabalho. Valor Economico, 26 out. 2012.

2.
MENEZES FILHO, N. A.. Educação, Salário Mínimo e o Desemprego. Valor Econômico, São Paulo, 21 nov. 2014.

3.
MENEZES FILHO, N. A.. Retrospectiva 2014. Valor Economico, São Paulo, 19 dez. 2014.

4.
MENEZES FILHO, N. A.. Jovens no Mercado de Trabalho. Valor Economico, São Paulo, 17 out. 2014.

5.
MENEZES FILHO, N. A.. Produtividade = gestão + educaçao. Exame MEO, São Paulo, p. 62 - 66, 24 nov. 2014.



Outras informações relevantes


Editor da Brazilian Review of Econometrics - 2002-2005
Membro do Conselho Superior de Economia - FIESP
Consultor - Fundação Itau Social



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 20:17:54